hpm informa - pol??cia militar de minas gerais - …...programa “anjos da guarda” com o processo...

12
HPM Informa HPM Informa Seção de Comunicação Organizacional – 21ª edição Fevereiro/Março de 2019 Formatura dos Residentes págs 4 a 6 Operação Brumadinho págs 8 e 9 Programa “Anjos da Guarda” pág 7

Upload: others

Post on 28-May-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HPM Informa

HPM Informa

Seção de Comunicação Organizacional – 21ª edição Fevereiro/Março de 2019

Formatura dos Residentes

págs 4 a 6

Operação Brumadinhopágs 8 e 9 Programa

“Anjos da Guarda”pág 7

2

HPM Informa

2

Acontece no HPM

Reunião da Clínica Médica promove palestras sobre riscos em Brumadinho

No dia 06 de fevereiro, Oficiais médicos do Hospital da Polícia Militar, do Núcleo de Assistência Integral à Saúde – NAIS e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – CBMMG participaram de palestras, realizadas no HPM, acerca dos riscos pelos quais os militares que atuam em Brumadinho estão expostos desde o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro.

O contato com a lama de rejeitos que vazou da barragem pode provocar doenças infectocontagiosas, além de conter altas concentrações de metais pesados que, se ingeridos em alta quantidade ou caso fiquem em contato com o corpo humano por períodos prolongados, podem ser catalisadores de doenças.

Os infectologistas 2º Ten PM QOS Guenael Freire de Souza, da 1ª Cia PM Ind da PMMG, e o Cap BM QOS Laudo Yogui, da 4ª RPM do CBMMG, ministraram, respectivamente, palestras sobre leptospirose e outras doenças infectocontagiosas, como diarreia aguda, hepatite A, parasitoses intestinais, febre tifóide, esquistossomose, dentre outras. Como forma de prevenção, os militares que se encontram em Brumadinho estão tomando medicamentos para minimizar os efeitos do contato com material orgânico.

Em seguida, o Auditor Fiscal do Trabalho, Mario Parreiras de Farias, falou sobre a composição de rejeitos de mineração de ferro e fez uma apresentação geral sobre a exposição ocupacional a metais pesados como arsênico, chumbo, cadmio, manganês, mercúrio e cromo. Segundo Mário, os efeitos adversos à saúde humana relacionados a estes metais ocorrem em exposição de longa duração, especialmente, pela vias respiratória e digestiva.

A médica infectologista 2º Ten PM QOS Cintia Faiçal Parenti encerrou as palestras apresentando o "Protocolo Clínico para acompanhamento dos militares que participaram da ocorrência do rompimento da barragem de Brumadinho – MG". No protocolo são apresentadas as medidas preventivas que devem ser adotadas, tais como descontaminação cutânea imediata após a atividade diária, uso de antibiótico profilático que ajuda na prevenção da leptospirose, monitoramento clínico e laboratorial nos NAIS, etc. Em caso de sintomas, os militares são encaminhados ao Pronto Atendimento do HPM para avaliação e tratamento, e, em caso de identificação de agravo relacionado a essa exposição, são direcionados ao Centro de Referência, Controle e Tratamento – CRCT do hospital.

HPM Informa

3

DS realiza encontro entre Oficiais psicólogos no Hospital Militar

Com o objetivo de nivelar informações e compartilhar experiências entre os Oficiais psicólogos do Sistema de Saúde – SISAU da Polícia Militar de Minas Gerais nos protocolos de procedimentos em cenários de desastres, a Diretoria de Saúde da PMMG realizou no Hospital da Polícia Militar, no dia 07 de fevereiro, o “Nivelamento Técnico para Atuação de Psicólogos Militares em Cenários de Desastres”. O Diretor de Saúde da PMMG, Cel PM Welson Barbosa Rezende, ressaltou, na abertura do evento, as ações da Polícia Militar na Operação Brumadinho, após o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro.

Em seguida, os Oficiais assistiram às palestras ministradas pela Assessora de Assistência à Saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG, Cel BM QOS Andreia Geraldo Batista; pelo Cel QOPM Res Olavo Sant Anna Filho; pelo Ten Cel QOPM Res Aurélio Sant Anna Neto; pela Maj QOPM Res Maria Aparecida Silva de Oliveira Lima – os três últimos do Estado de São Paulo. Apresentaram-se, ainda, a Ten Cel QOBM QC Daniela Lopes, do Distrito Federal; a Ten Cel QOSBM Eliane Cristina Bezerro de Lima e a Cap QOSPM Alexandra Valéria, ambas do Rio de Janeiro.

HPM Informa

4

Plataforma de Gerenciamento de Riscos é apresentada em palestra no HPM

No dia 26 de fevereiro, o Hospital da Polícia Militar recebeu o professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, para ministrar a palestra sobre “Eficiência e Gestão de Riscos na Administração Pública”, na reunião de Apresentação da Plataforma de Gerenciamento de Riscos “ForRisco” no hospital.

Gestão de riscos é o processo de organizar e planejar os recursos humanos e materiais de forma a reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos na organização. O principal objetivo é avaliar as incertezas de forma a tomar a melhor decisão possível.

Após a palestra, os presentes puderam tirar suas dúvidas, oportunidade em que o professor Bermejo apresentou o livro em que participa como um dos autores - “ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática”.

O Chefe da Seção de Auditoria de Contratos do Centro de Serviços Compartilhados de Saúde – CSC-Saúde, Cap PM Igor Kaiser Gomes, enalteceu a presença do professor Bermejo e fez o encerramento do evento.

Formatura dos médicos residentes

Foi realizada no dia 28 de fevereiro a formatura dos médicos residentes do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais. A solenidade, realizada no HPM, contou com a presença da Subdiretora de Saúde da PMMG, Ten Cel PM Elaine Aparecida Rocha Teixeira de Andrade, do Diretor Geral do HPM, Ten Cel PM Alex Louzada de Souza, e de familiares dos formandos.

HPM Informa

5

A Diretora Técnica do hospital, Maj PM QOS Cheila Batista de Faria Lucarini, foi homenageada pelos formandos que a escolheram como paraninfa da turma. Em seu discurso, ela ressaltou a importância da Residência Médica no Hospital Militar e para os profissionais. “A residência é a etapa mais intensa e significativa da vida profissional do médico. Para o HPM é motivo de orgulho e desafio”, disse.

No Hospital da Polícia Militar, a Residência Médica teve início no ano de 1982, sendo credenciado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC e pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM para os cursos de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Endoscopia e Dermatologia.

“Parabéns aos formandos! Vocês venceram mais uma etapa na vida pessoal e

profissional e encaminham-se para exercer uma linda profissão, exigente, mas

recompensadora.”

Maj PM QOS Juliana Ribeiro Rêgo, Presidente da Comissão de

Residência Médica do HPM

“Temos vários exemplos aqui no HPM. Profissionais que nos cativaram e nos

ensinaram em vários momentos. (…) Hoje saímos com a certeza de que levamos um pedaço de cada um de vocês em nossas condutas médicas, no nosso olhar clínico

e na nossa vida.”

Poliana Alves de Sousa, médica Pediatra

HPM Informa

6

HPM Informa

7

Por dentro do HPM

Programa “Anjos da Guarda”

Com o processo de implantação iniciado neste mês de março, pela Seção de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do Hospital da Polícia Militar, o Programa “Anjos da Guarda” tem como objetivo implementar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA no hospital nos padrões militares.

Conforme a Norma Regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a CIPA tem como principal objetivo preservar a integridade física dos funcionários através de ações que minimizem situações de riscos de acidentes e doenças no trabalho. Todas as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a ter a CIPA independente do grau de risco que a empresa ofereça ao trabalhador.

O programa consiste na designação de “Anjos da Guarda” - pelos Chefes dos setores do HPM - que atuarão, em um mandato de um ano, prorrogável por igual período, como copartícipes na fiscalização dos riscos ocupacionais em seu ambiente de trabalho e na notificação e estudo de acidentes de trabalho que ocorrerem em sua área de atuação e responsabilidade.

Os militares serão designados de acordo com um perfil adequado para as atribuições inerentes, tais como prestabilidade, iniciativa, capacidade de observação, cooperação e urbanidade. Serão treinados pela Seção de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e a cada três meses, o “Anjo da Guarda” será avaliado quanto à sua participação e, de acordo com sua eficiência e eficácia na atuação, ao final do mandato, será agraciado.

A cada final do mandato, novos militares serão designados “Anjos da Guarda”, mantendo o programa sempre em funcionamento e a Unidade na busca do risco e acidentes ZERO.

HPM Informa

8

HPM Acontece

O rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG, ocorrido no dia 25 de janeiro deste ano, motivou a adoção de diversas medidas pelo Sistema de Saúde – SISAU da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – CBMMG e do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais – IPSM, para apoio técnico especializado aos militares que atuam, desde aquela data, no local da tragédia.

Um Posto de Saúde Avançado (PSA) foi montado, em local seguro e adequado, contando com efetivo de militares médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, dentre eles, equipes do Hospital Militar, que realizaram os mais diversos tipos de atendimentos e abordagens: desde orientações de como fazer a descontaminação da lama de rejeitos e acerca do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apropriados, curativos e simples medicações a atendimentos de casos mais graves, que necessitaram de pronta intervenção da equipe assistencial. Houve também abordagem psicológica em alguns casos conforme a demanda, e intervenções da equipe de fisioterapia do HPM nos casos demandados.

Operação Brumadinho

HPM Informa

9

HPM Informa

10

IPSM realiza cadastro biométrico

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais – IPSM iniciou o cadastro biométrico dos beneficiários do Sistema de Saúde - SISAU da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – CBMMG.

A coleta dos dados biométricos também está sendo realizada no posto avançado do IPSM no Hospital da Polícia Militar, próximo ao Setor de Vacinação.

O IPSM solicita aos usuários e seus dependentes que levem o documento de identificação constando o CPF para registro dos dados.

O prazo para o cadastramento biométrico vai até o dia 1º de junho.

HPM participa de curso de Prevenção à Violência Doméstica

O Hospital da Polícia Militar, representado pela psicóloga Maj PM QOS Cláudia Pedrosa Soares, participou do Curso de Formação para Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, realizado entre os dias 18 e 22 de março, no Hotel Fazenda Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Com o objetivo de preparar os militares para a atuação na Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), o curso teve a participação de militares de nove Regiões e das Diretorias de Saúde – DS, de Apoio Operacional – DAOP e Educação Escolar e Assistência Social – DEEAS, além de psicólogos e assistentes sociais da PMMG.

A PPVD foi criada em 2010 para desestimular ações de violência no ambiente familiar, para proteção da mulher.

A Maj Cláudia preside a Comissão de Violência Doméstica do HPM – um serviço multidisciplinar de intervenção e assistência aos beneficiários do Sistema de Saúde – SISAU da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – CBMMG e do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais – IPSM vítimas de violência doméstica em suas várias faces.

HPM Informa

11

Calendário da Saúde

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

No dia 24 de março comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data criada no ano de 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, pelo médico Robert Koch.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a doença.

Os sintomas mais frequentes são:

- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;- cansaço excessivo e prostração;- febre baixa, geralmente no período da tarde;- suor noturno;- falta de apetite;- emagrecimento acentuado;- rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamentoA vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as

formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da tuberculose é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento, baseado no uso de antibióticos, deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, e só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Fontes: http://bvs.saude.gov.br e http://www.minhavida.com.br

HPM InformaHPM InformaHPM Informa

Você no HPM!

Ajude-nos a fazer nossojornal. Envie sugestões de

pautas para matérias eentrevistas; o que você gostaria de ver no

“HPM Informa”. Dê sua sugestão, participe!

PA: P5/HPMCalendário da Saúde

06.04 - Dia Mundial da Atividade Física 07.04 - Dia Mundial da Saúde17.04 - Dia Internacional da Hemofilia 26.04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial12.05 - Dia da Enfermagem 15.05 - Dia do Assistente Social 15/5 - Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares 18.05 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 18.05 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial26.05 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma 28.05 - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher 28.05 - Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna 29.05 - Dia Mundial da Saúde Digestiva 31.05 - Dia Mundial sem Tabaco

EXPEDIENTESeção de Comunicação Organizacional – HPM

Ten Cel Alex Louzada de SouzaDiretor Geral do HPM

1º Sgt Marlene da Silva Respondendo pela SCO

Texto e diagramação: FC Alessandra IacominiFotos: FC Alessandra Iacomini FC Daisy Carvalho (DS) Arquivos HPM Site CBMMG Contatos: telefone - 30715224Painel Administrativo: P5/HPM

Opiniões, elogios ou sugestões!

Agenda

Simpósio de Trombose Venosa Profunda (TVP) e Troboembolismo Pulmonar (TEP)Data: 10.05.2019Local: HPM

XXXI Semana da Enfermagem Data: 13, 14, 16 e 17.05.2019Local: HPM

12