história - vestibular uerj · vestibular uerj 98 – 2ª fase página 10 questão 01 criada no...

2

Click here to load reader

Upload: hacong

Post on 11-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: História - VESTIBULAR UERJ · Vestibular Uerj 98 – 2ª fase Página 10 Questão 01 Criada no período da Reforma Católica do século XVI, a Companhia de Jesus teve papel preponde-

Vestibular Uerj 98 – 2ª fase

Página 10

Questão 01Criada no período da Reforma Católica do século XVI, a Companhia de Jesus teve papel preponde-rante na expansão da religião católica, tanto no campo europeu, quanto nas missões do norte daÁfrica, da Ásia e da América. No Brasil, a chegada dos jesuítas (1549) inaugurou um novo períodode conquista espiritual, em virtude, entre outros aspectos, da atuação de seus padres junto aos indíge-nas e aos colonos.

A) Caracterize a atuação dos jesuítas em relação aos colonos no Brasil.

B) Cite duas outras ações da Igreja Católica em seus esforços para conter a Reforma Protestante doséculo XVI.

Questão 02

Em 1815, Napoleão Bonaparte, considerado o herdeiro da Revolução Francesa, foi derrotado, proce-dendo-se a uma restauração dos "legítimos soberanos" na França e em todos os países europeus ondeo Antigo Regime havia sido destronado. Essa Restauração não desfez, porém, a obra liberal jáconstruída. Em tal perspectiva, conservadorismo e liberalismo tornaram-se as palavras-chave para osdebates políticos que permearam a primeira metade do século XIX.

A) Cite duas características do liberalismo político.

B) Entre as ações realizadas pelas forças de conservação na primeira metade do século XIX, encontra-se a política de intervenção da Santa Aliança. Conceitue essa política, identificando um de seusobjetivos.

Questão 03(...) A imprensa de todo o Império revela que o espírito público vai-se esclarecendo, e que os brasi-leiros em sua maioria já se vão convencendo que da monarquia não podem esperar a salvação do país.Venha pois a república e quanto antes. Venha a república sem revolução armada, sem derramamentode sangue de irmãos, venha ela do triunfo das idéias democráticas da grande maioria do país, e daprofunda convicção de que a monarquia é incapaz de salvar o país.

(Ada(Ada(Ada(Ada(Adaptado do jornalptado do jornalptado do jornalptado do jornalptado do jornal A R A R A R A R A Reeeeepúbpúbpúbpúbpúblicalicalicalicalica - pr - pr - pr - pr - propriedade do Club Ropriedade do Club Ropriedade do Club Ropriedade do Club Ropriedade do Club Reeeeepubpubpubpubpublicano de São Plicano de São Plicano de São Plicano de São Plicano de São Pauloauloauloauloaulo. 08 de de. 08 de de. 08 de de. 08 de de. 08 de dezzzzzembrembrembrembrembro de 1870, nº 3, ano I.)o de 1870, nº 3, ano I.)o de 1870, nº 3, ano I.)o de 1870, nº 3, ano I.)o de 1870, nº 3, ano I.)

As décadas de 1870 e 1880 assistiram a um afastamento do Estado Imperial em relação às suas basesde sustentação e foram marcadas pelo crescimento do ideal republicano. Contudo, a República espe-rada não tinha o mesmo significado para todos os republicanos.

A) Cite um dos segmentos sociais que serviram de sustentação à monarquia brasileira e explique omotivo do afastamento desse segmento em relação à sorte do Império.

B) Enumere duas características da República idealizada pela elite agrário-exportadora.

História

Page 2: História - VESTIBULAR UERJ · Vestibular Uerj 98 – 2ª fase Página 10 Questão 01 Criada no período da Reforma Católica do século XVI, a Companhia de Jesus teve papel preponde-

Vestibular Uerj 98 – 2ª fase

Página 11

Questão 04

(MO(MO(MO(MO(MOTTTTTA,BecA,BecA,BecA,BecA,Becho Myriam & BRAICK, Pho Myriam & BRAICK, Pho Myriam & BRAICK, Pho Myriam & BRAICK, Pho Myriam & BRAICK, Paaaaatrícia Rtrícia Rtrícia Rtrícia Rtrícia Ramosamosamosamosamos. . . . . História - Das caHistória - Das caHistória - Das caHistória - Das caHistória - Das cavvvvvernas ao Ternas ao Ternas ao Ternas ao Ternas ao Terererererceirceirceirceirceiro Milênioo Milênioo Milênioo Milênioo Milênio. . . . . São PSão PSão PSão PSão Pauloauloauloauloaulo, Moderna, p, Moderna, p, Moderna, p, Moderna, p, Moderna, p. 355.). 355.). 355.). 355.). 355.)

A atuação do imperialismo sobre a China, a partir de meados do século XIX, resultou em muitos tratadosque transformaram o governo chinês em simples fantoche dos interesses das potências capitalistas e divi-diram o seu território em diversas "áreas de influência".

No ano de 1997, a China recebeu de volta a ilha de Hong-Kong, que havia passado ao controle inglês como Tratado de Nanquim, em 1842, resultado da derrota chinesa na Guerra do Ópio.

A) Descreva a situação política e econômica da China após a sua divisão em "áreas de influência".

B) Explique o motivo que levou a Inglaterra a declarar a Guerra do Ópio ao império chinês.

Questão 05

O ano de 1946 traz de volta as eleições para o cenário político brasileiro, com o fim do Estado Novo. Ogoverno Dutra (1946 - 1951), contudo, reflete sua participação nos quadros da Guerra Fria, caracterizadapela Doutrina Truman e pelo Plano Marshall.

A) Explique o significado do Plano Marshall, relacionando-o ao surgimento da Guerra Fria.

B) Cite dois acontecimentos ocorridos durante o governo Dutra que evidenciem a influência do contexto daGuerra Fria.

"O declínio do fumador de ópio". A mãe espanca o fumador, a mulher quebrao cachimbo, o pai deleita-se com a cena e o filho chora. (gravura de 1860)

Hong-Kong, enclave britânico na China, foi devolvido em 1997.

(F(F(F(F(Foto de Dutroto de Dutroto de Dutroto de Dutroto de Dutra com Eisenhowa com Eisenhowa com Eisenhowa com Eisenhowa com Eisenhower no Per no Per no Per no Per no Palácio do Caalácio do Caalácio do Caalácio do Caalácio do Catetetetetetetetetete, a, a, a, a, agggggosto de 1946. In: SANTosto de 1946. In: SANTosto de 1946. In: SANTosto de 1946. In: SANTosto de 1946. In: SANTOSOSOSOSOS, Joel R, Joel R, Joel R, Joel R, Joel Rufufufufufinoinoinoinoinodosdosdosdosdos. . . . . História do BrHistória do BrHistória do BrHistória do BrHistória do Brasilasilasilasilasil. São P. São P. São P. São P. São Pauloauloauloauloaulo, FTD, FTD, FTD, FTD, FTD, p, p, p, p, p. 211.). 211.). 211.). 211.). 211.)