histÓria - s3.amazonaws.com · proenem.com.br histÓria exercÍcios de histÓria no canto...

51
proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA 1. (Enem 2015) TEXTO I Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. TEXTO II Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional. SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902. Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da a) manipulação e incompetência. b) ignorância e solidariedade. c) hesitação e obstinação. d) esperança e valentia. e) bravura e loucura. 2. (Enem PPL 2015) Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As consequências logo se refletiram nas estatísticas. Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado). Nas últimas décadas do século XIX, o Império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a a) ascensão dos “homens bons”. b) restrição dos direitos políticos. c) superação dos currais eleitorais. d) afirmação do eleitorado monarquista. e) ampliação da representação popular. 3. (Enem PPL 2014) Canto dos lavradores de Goiás Tem fazenda e fazenda Que é grande perfeitamente Sobe serra desce serra Salta muita água corrente Sem lavoura e sem ninguém O dono mora ausente. Lá só tem caçambeiro Tira onda de valente Isso é que é grande barreira Que está em nossa frente Tem muita gente sem terra Tem muita terra sem gente. MARTINS, J. S. Cativeiro da terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

Upload: danghuong

Post on 09-Sep-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

1. (Enem 2015) TEXTO I Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.

CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.

TEXTO II Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional.

SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902.

Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da a) manipulação e incompetência. b) ignorância e solidariedade. c) hesitação e obstinação. d) esperança e valentia. e) bravura e loucura. 2. (Enem PPL 2015) Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As consequências logo se refletiram nas estatísticas. Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Nas últimas décadas do século XIX, o Império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a a) ascensão dos “homens bons”. b) restrição dos direitos políticos. c) superação dos currais eleitorais. d) afirmação do eleitorado monarquista. e) ampliação da representação popular. 3. (Enem PPL 2014)

Canto dos lavradores de Goiás

Tem fazenda e fazenda Que é grande perfeitamente

Sobe serra desce serra Salta muita água corrente

Sem lavoura e sem ninguém O dono mora ausente. Lá só tem caçambeiro Tira onda de valente

Isso é que é grande barreira Que está em nossa frente

Tem muita gente sem terra Tem muita terra sem gente.

MARTINS, J. S. Cativeiro da terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

Page 2: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século XX destacada é a a) atuação da bancada ruralista. b) expansão da fronteira agrícola. c) valorização da agricultura familiar. d) manutenção da concentração fundiária. e) implementação da modernização conservadora. 4. (Enem 2014)

A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta a) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel. b) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas. c) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos. d) restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país. e) possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional. 5. (Enem PPL 2014) Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. “O Rio civilizava-se” era frase célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade.

OLIVEIRA, L. L. Sinais de modernidade na Era Vargas: vida literária, cinema e rádio. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que se expressava no(a) a) substituição de vielas por amplas avenidas. b) impossibilidade de se combaterem as doenças tropicais. c) ideal de civilização acompanhado de marginalização. d) sobreposição de padrões arquitetônicos incompatíveis. e) projeto de cidade incompatível com a rugosidade do relevo.

Page 3: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

6. (Enem 2014) Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).

Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a) a) atração de empresas estrangeiras. b) reformulação do sistema fundiário. c) incremento da mão de obra imigrante. d) desenvolvimento de política industrial. e) financiamento de pequenos agricultores. 7. (Enem 2014) O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.

CARVALHO, J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).

Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de a) governar com a adesão popular. b) atrair o apoio das oligarquias regionais. c) conferir maior autonomia às prefeituras. d) democratizar o poder do governo central. e) ampliar a influência da capital no cenário nacional. 8. (Enem 2013) Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou “a política dos governadores”. Em círculos concêntricos esse sistema vem cumular no próprio poder central que é o sol do nosso sistema.

PRADO, P. Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

A crítica presente no texto remete ao acordo que fundamentou o regime republicano brasileiro durante as três primeiras décadas do século XX e fortaleceu o(a) a) poder militar, enquanto fiador da ordem econômica. b) presidencialismo, com o objetivo de limitar o poder dos coronéis. c) domínio de grupos regionais sobre a ordem federativa. d) intervenção nos estados, autorizada pelas normas constitucionais. e) isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais. 9. (Enem PPL 2013)

Eu mesmo me apresento: sou Antônio: sou Antônio Vicente Mendes Maciel

(provim da batalha de Deus versus demônio Com a res publica marca de Caim).

Moisés, do Êxodo ao Deuteronômio, Sou natural de Quixeramobim,

O Antônio Conselheiro deste chão Que vai ser mar e o mar vai ser sertão.

ACCIOLY, M. Antônio Conselheiro. In: FERNANDES, R. (Org.).

O clarim e a oração: cem anos de Os sertões. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

Page 4: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

O poema, escrito em 2001, contribui para a construção de uma determinada memória sobre o movimento de Canudos, ao retratar seu líder como a) crítico do regime político recém-proclamado. b) partidário da abolição da escravidão. c) contrário à distribuição da terra para os humildes. d) defensor da autonomia política dos municípios. e) porta-voz do catolicismo ortodoxo romano. 10. (Enem 2013) No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles. PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M. C. P. Carnavais e

outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).

Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as a) distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração. b) aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes. c) liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas. d) tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais. e) perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras. 11. (Enem PPL 2013) No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população.

BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e seu resultado social encontram-se na: a) Cobrança de impostos — ocupação da periferia. b) Destruição de cortiços — revolta da população pobre. c) Criação do transporte de massa — ampliação das favelas. d) Construção de hospitais públicos — insatisfação da elite urbana. e) Edificação de novas moradias — concentração de trabalhadores. 12. (Enem 2011) Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado).

O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social a) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda. b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes. c) tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica. d) ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia. e) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.

Page 5: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

13. (Enem 2011)

A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela a) a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária. b) a consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias. c) a garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população. d) o planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral. e) o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite. 14. (Enem 2011) Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado).

A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior.

TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado).

Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilização: a) A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência, sem necessidade de

alianças. b) As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para este

período. c) As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas. d) A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias. e) A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias. 15. (Enem 2010) As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de a) objetos arqueológicos e paisagísticos. b) acervos museológicos e bibliográficos. c) núcleos urbanos e etnográficos d) práticas e representações de uma sociedade. e) expressões e técnicas de uma sociedade extinta.

Page 6: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

16. (Enem 2ª aplicação 2010) Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se a lei.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega.

Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada a) pela força política dos burocratas do nascente Estado republicano, que utilizavam de suas prerrogativas para controlar e dominar

o poder nos municípios. b) pelo controle político dos proprietários no interior do país, que buscavam, por meio dos seus currais eleitorais, enfraquecer a

nascente burguesia brasileira. c) pelo mandonismo das oligarquias no interior do Brasil, que utilizavam diferentes mecanismos assistencialistas e de favorecimento

para garantir o controle dos votos. d) pelo domínio político de grupos ligados às velhas instituições monárquicas e que não encontraram espaço de ascensão política na

nascente república. e) pela aliança política firmada entre as oligarquias do Norte e Nordeste do Brasil, que garantiria uma alternância no poder federal

de presidentes originários dessas regiões. 17. (Enem 2010) A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição de trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento.

MACHADO P. P. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp. 2004 (adaptado).

No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina – ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se a) a absorção dos trabalhadores rurais como trabalhadores da serraria, resultando em um processo de êxodo rural. b) o desemprego gerado pela introdução das novas máquinas, que diminuíam a necessidade de mão de obra. c) a desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região. d) a diminuição do poder dos grandes coronéis da região, que passavam disputar o poder político com os novos agentes. e) o crescimento dos conflitos entre os operários empregados nesses empreendimentos e os seus proprietários, ligados ao capital

internacional. 18. (Enem 2010) I – Para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói cívico religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.

CARVALHO, J. M. C. A formação das almas: O imaginário da Republica no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

I – Ei-lo, o gigante da praça, / O Cristo da multidão! É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão.

ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas. In:

CARVALHO. J. M. C. A formação das almas: O imaginário da Republica no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

A 1ª República brasileira, nos seus primórdios, precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenças e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A transformação do inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um simbolismo por parte da República estava relacionado a) ao caráter nacionalista e republicano da Inconfidência, evidenciado nas ideias e na atuação de Tiradentes. b) à identificação da Conjuração Mineira como o movimento precursor do positivismo brasileiro. c) ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava de legitimação. d) à semelhança física entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo católico como o brasileiro, uma fácil identificação. e) ao fato de Frei Caneca e Bento Gonçalves terem liderado movimentos separatistas no Nordeste e no Sul do país.

Page 7: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

19. (Enem 2010) O artigo 402 do Código penal Brasileiro de 1890 dizia: Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens. Pena: Prisão de dois a seis meses.

SOARES, C. E. L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado).

O artigo do primeiro Código Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal regulamento expressava a) a manutenção de parte da legislação do Império com vistas ao controle da criminalidade urbana. b) a defesa do retorno do cativeiro e escravidão pelos primeiros governos do período republicano. c) o caráter disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilíbrio entre progresso e civilização. d) a criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão. e) o poder do regime escravista, que mantinha os negros como categoria social inferior, discriminada e segregada. 20. (Enem 2ª aplicação 2010)

O mestre-sala dos mares

Há muito tempo nas águas da Guanabara O dragão do mar reapareceu

Na figura de um bravo marinheiro A quem a história não esqueceu

Conhecido como o almirante negro Tinha a dignidade de um mestre-sala

E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas

Jovens polacas e por batalhões de mulatas Rubras cascatas jorravam nas costas

dos negros pelas pontas das chibatas...

BLANC, A.; BOSCO, J. O mestre-sala dos mares. Disponível em: www.usinadeletras.com.br. Acesso em: 19 jan. 2009.

Na história brasileira, a chamada Revolta da Chibata, liderada por João Cândido, e descrita na música, foi a) a rebelião de escravos contra os castigos físicos, ocorrida na Bahia, em 1848, e repetida no Rio de Janeiro. b) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o tráfico negreiro. c) o protesto, ocorrido no Exército, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai. d) a rebelião dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na Marinha de Guerra. e) o protesto popular contra o aumento do custo de vida no Rio de Janeiro, em 1917, dissolvido, a chibatadas, pela polícia. 21. (Enem 2010) As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana. Para reagir à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas.

Disponível em: www.mre.gov.br. Acesso em: 03 nov. 2008 (adaptado)

Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro a) pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava o Brasil pela sua anexação. b) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região. c) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais. d) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região. e) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.

Page 8: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

22. (Enem cancelado 2009) A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Normalmente, tratava-se de grandes fazendeiros que utilizavam seu poder para formar uma rede de clientes políticos e garantir resultados de eleições. Era usado o voto de cabresto, por meio do qual o coronel obrigava os eleitores de seu “curral eleitoral” a votarem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscal izados por capangas, para que votassem de acordo com os interesses do coronel. Mas recorria-se também a outras estratégias, como compra de votos, eleitores-fantasma, troca de favores, fraudes na apuração dos escrutínios e violência.

Disponível em: http://www.historiadobrasil.net/republica. Acesso em: 12 dez. 2008 (adaptado).

Com relação ao processo democrático do período registrado no texto, é possível afirmar que a) o coronel se servia de todo tipo de recursos para atingir seus objetivos políticos. b) o eleitor não podia eleger o presidente da República. c) o coronel aprimorou o processo democrático ao instituir o voto secreto. d) o eleitor era soberano em sua relação com o coronel. e) os coronéis tinham influência maior nos centros urbanos. 23. (Enem cancelado 2009) Houve momentos de profunda crise na história mundial contemporânea que representaram, para o Brasil, oportunidades de transformação no campo econômico. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova Iorque (1929), por exemplo, levaram o Brasil a modificar suas estratégias produtivas e a contornar as dificuldades de importação de produtos que demandava dos países industrializados. Nas três primeiras décadas do século XX, o Brasil a) impediu a entrada de capital estrangeiro, de modo a garantir a primazia da indústria nacional. b) priorizou o ensino técnico, no intuito de qualificar a mão de obra nacional direcionada à indústria. c) experimentou grandes transformações tecnológicas na indústria e mudanças compatíveis na legislação trabalhista. d) aproveitou a conjuntura de crise para fomentar a industrialização pelo país, diminuindo as desigualdades regionais. e) direcionou parte do capital gerado pela cafeicultura para a industrialização, aproveitando a recessão europeia e norte-americana. 24. (Enem cancelado 2009) A industrialização do Brasil é fenômeno recente e se processou de maneira bastante diversa daquela verificada nos Estados Unidos e na Inglaterra, sendo notáveis, entre outras características, a concentração industrial em São Paulo e a forte desigualdade de renda mantida ao longo do tempo. Outra característica da industrialização brasileira foi a) a fraca intervenção estatal, dando-se preferência às forças de mercado, que definem os produtos e as técnicas por sua conta. b) a presença de políticas públicas voltadas para a supressão das desigualdades sociais e regionais, e desconcentração técnica. c) o uso de técnicas produtivas intensivas em mão de obra qualificada e produção limpa em relação aos países com indústria

pesada. d) a presença constante de inovações tecnológicas resultantes dos gastos das empresas privadas em pesquisa e em

desenvolvimento de novos produtos. e) a substituição de importações e a introdução de cadeias complexas para a produção de matérias-primas e de bens

intermediários. 25. (Enem 2015) A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político...” In: MAZRUI, A., WONDJI, C. (Org.). Historia geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram: a) Comunismo / rejeição da democracia liberal. b) Capitalismo / devastação do ambiente natural. c) Fascismo / adoção do determinismo biológico. d) Socialismo / planificação da economia nacional. e) Colonialismo / imposição da missão civilizatória.

Page 9: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

26. (Enem 2014) Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).

Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a) a) atração de empresas estrangeiras. b) reformulação do sistema fundiário. c) incremento da mão de obra imigrante. d) desenvolvimento de política industrial. e) financiamento de pequenos agricultores. 27. (Enem 2013) As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo — incluindo 40 brasileiros — tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.

SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a) a) crítica ao stalinismo. b) combate ao fascismo. c) rejeição ao federalismo. d) apoio ao corporativismo. e) adesão ao anarquismo. 28. (Enem PPL 2012) Em 1937, Guernica, na Espanha, foi bombardeada sob o comando da força aérea da Alemanha nazista, que apoiou os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Page 10: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

A pintura-mural de Picasso e a fotografia retratam os efeitos do bombardeio, ressaltando, respectivamente: a) Crítica social – conformismo político. b) Percepção individual – registro histórico. c) Realismo acrítico – idealização romântica. d) Sofrimento humano – destruição material. e) Objetividade artística – subjetividade jornalística. 29. (Enem PPL 2012) A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. “Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto”. In: Educando para a cidadania e a democracia. 6ª

Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun 2009 (fragmento).

Os Rotschiids foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi a) defender a liberdade religiosa. b) controlar o genocídio racial. c) aprofundar a intolerância étnica. d) legitimar o expansionismo territorial. e) contestar o nacionalismo autoritário. 30. (Enem 2012)

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Furer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.

COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

Page 11: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial. b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial. c) o poder soviético, durante a Guerra Fria. d) o movimento comunista, na Segunda Guerra do Vietnã. e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001. 31. (Enem cancelado 2009) A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933 -- 1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.

EDSFORD, R. America’s response to the Great Depression. Blackwell Publishers, 2000 (tradução adaptada).

A partir do texto, conclui-se que a) o fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em ampla escala, na economia. b) a crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para diminuir a produção e o consumo. c) os programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram ineficazes no combate à crise econômica. d) o desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt e gerou uma corrida armamentista. e) a intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi bem sucedida, apoiando- se em suas

necessidades. 32. (Enem 2009) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em

torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma

pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a

sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime. b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos. c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir. d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras. e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

33. (Enem 2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo. b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear. c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana. d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético. e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

Page 12: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

34. (Enem cancelado 2009) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã. Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi a) a ocupação de todo o território francês, usando-o como base para a conquista da Suíça e da Espanha durante a segunda fase da

guerra. b) a tomada do território francês, que foi então usado como base para a ocupação nazista da África do Norte, durante a guerra de

trincheiras. c) a posse de apenas parte do território, devido à resistência armada do exército francês na Linha Maginot. d) a vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar, devido à resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940. e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês. 35. (Enem cancelado 2009) O Massacre da Floresta de Katyn foi noticiado pela primeira vez pelos alemães em abril de 1943. Numa colina na Rússia, soldados nazistas encontraram aproximadamente doze mil cadáveres. Empilhado em valas estava um terço da oficialidade do exército polonês, entre os quais, vários engenheiros, técnicos e cientistas. Os nazistas aproveitaram-se ao máximo do episódio em sua propaganda antissoviética. Em menos de dois anos, porém, a Alemanha foi derrotada e a Polônia caiu na órbita da União Soviética — a qual reescreveu a história, atribuindo o massacre de Katyn aos nazistas. A Polônia inteira sabia tratar-se de uma mentira; mas quem o dissesse enfrentaria tortura, exílio ou morte.

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 19 maio 2009 (adaptado). Disponível em: http://dn.sapo.pt. Acesso em: 19 maio 2009 (adaptado).

Como o Massacre de Katyn e a farsa montada em torno desse episódio se relacionam com a construção da chamada Cortina de Ferro? a) A aniquilação foi planejada pelas elites dirigentes polonesas como parte do processo de integração de seu país ao bloco soviético. b) A construção de uma outra memória sobre o Massacre de Katyn teve o sentido de tornar menos odiosa e ilegítima, aos

poloneses, a subordinação de seu país ao regime stalinista. c) O exército polonês havia aderido ao regime nazista, o que levou Stalin a encará-lo como um possível foco de restauração do Reich

após a derrota alemã. d) A Polônia era a última fronteira capitalista do Leste europeu e a dominação desse país garantiria acesso ao mar Adriático. e) A aniquilação do exército polonês e a expropriação da burguesia daquele país eram parte da estratégia de revolução permanente

e mundial defendida por Stalin. 36. (Enem cancelado 2009) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”. A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Corea. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Sobre a expansão japonesa, infere-se que a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe. b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam. c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia. d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois. e) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países.

Page 13: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

37. (Enem PPL 2015) As superbactérias respondem por um número crescente de infecções e mortes em todo o mundo. O termo superbactérias é atribuído às bactérias que apresentam resistência a praticamente todos os antibióticos. Dessa forma, no organismo de um paciente, a população de uma espécie bacteriana patogênica pode ser constituída principalmente por bactérias sensíveis a antibióticos usuais e por um número reduzido de superbactérias que, por mutação ou intercâmbio de material genético, tornaram-se resistentes aos antibióticos existentes.

FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. Superbactérias: o problema mundial da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, n. 287, nov. 2011 (adaptado).

Qual figura representa o comportamento populacional das bactérias ao longo de uma semana de tratamento com um antibiótico comum? a)

b)

c)

d)

e)

38. (Enem 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação). Essa especiação não ocorre devido ao(a) a) oscilação genética das raças. b) convergência adaptativa entre raças. c) isolamento geográfico entre as raças. d) seleção natural que ocorre entre as raças. e) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

Page 14: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

39. (Enem 2014) Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a a) capacidade de produzir moléculas de ATP. b) presença de parede celular semelhante à de procariontes. c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma. d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano. e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio. 40. (Enem 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por a) modificação de características. b) incremento no tamanho corporal. c) complexificação de seus sistemas. d) melhoria de processos e estruturas. e) especialização para uma determinada finalidade. 41. (Enem 2013) As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera aridofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.

BORGES, J. C. “Jogo mortal”. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque a) promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie. b) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais. c) impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole. d) impede a sobrevivência e reprodução futura do macho. e) reduz a variabilidade genética da população. 42. (Enem PPL 2013) Lobos da espécie Canis lycaon, do leste dos Estados Unidos, estão intercruzando com coiotes (Canis latrans). Além disso, indivíduos presentes na borda oeste da área de distribuição de C. lycaon estão se acasalando também com lobos cinzentos (Canis lupus). Todos esses cruzamentos têm gerado descendentes férteis.

Scientific American Brasil, Rio de Janeiro, ano II, 2011 (adaptado).

Os animais descritos foram classificados como espécies distintas no século XVIII. No entanto, aplicando-se o conceito biológico de espécie, proposto por Ernst Mayr em 1942, e ainda muito usado hoje em dia, esse fato não se confirma, porque a) esses animais são morfologicamente muito semelhantes. b) o fluxo gênico entre as três populações é mantido. c) apresentam nichos ecológicos muito parecidos. d) todos têm o mesmo ancestral comum. e) pertencem ao mesmo gênero.

Page 15: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

43. (Enem 2012) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera. De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que a) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético. b) reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas. c) causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos. d) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de

rios e lagos. e) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo

hidrológico. 44. (Enem PPL 2012) Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou, em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos. O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria? a) A sobrevivência dos mais aptos. b) A origem das variações entre os indivíduos. c) O crescimento exponencial das populações. d) A herança das características dos pais pelos filhos. e) A existência de características diversas nos seres da mesma espécie. 45. (Enem 2ª aplicação 2010) A perda de pelos foi uma adaptação às mudanças ambientais, que forçaram nossos ancestrais a deixar a vida sedentária e viajar enormes distâncias à procura de água e comida. Junto com o surgimento de membros mais alongados e com a substituição de glândulas apócrinas (produtoras de suor oleoso e de lenta evaporação) por glândulas écrinas (suor aquoso e de rápida evaporação), a menor quantidade de pelos teria favorecido a manutenção de uma temperatura corporal saudável nos trópicos castigados por calor sufocante, em que viveram nossos ancestrais.

Scientific American. Brasil, mar. 2010 (adaptado).

De que maneira o tamanho dos membros humanos poderia estar associado à regulação da temperatura corporal? a) Membros mais longos apresentam maior relação superfície/volume, facilitando a perda de maior quantidade de calor. b) Membros mais curtos têm ossos mais espessos, que protegem vasos sanguíneos contra a perda de calor. c) Membros mais curtos desenvolvem mais o panículo adiposo, sendo capazes de reter maior quantidade de calor. d) Membros mais longos possuem pele mais fina e com menos pelos, facilitando a perda de maior quantidade de calor. e) Membros mais longos têm maior massa muscular, capazes de produzir e dissipar maior quantidade de calor. 46. (Enem 2ª aplicação 2010)

Page 16: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

A tirinha mostra que o ser humano, na busca de atender suas necessidades e de se apropriar dos espaços, a) adotou a acomodação evolucionária como forma de sobrevivência ao se dar conta de suas deficiências impostas pelo meio

ambiente. b) utilizou o conhecimento e a técnica para criar equipamentos que lhe permitiram compensar as suas limitações físicas. c) levou vantagens em relação aos seres de menor estatura, por possuir um físico bastante desenvolvido, que lhe permitia muita

agilidade. d) dispensou o uso da tecnologia por ter um organismo adaptável aos diferentes tipos de meio ambiente. e) sofreu desvantagens em relação a outras espécies, por utilizar os recursos naturais como forma de se apropriar dos diferentes

espaços. 47. (Enem 2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que a) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural. b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. c) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes. d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então

transmitida aos descendentes. e) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por

serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram. 48. (Enem 2ª aplicação 2010) Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.

VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde. Companhia das Letras, 2006 (adaptado).

Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é a) transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e

deixar descendentes com as mesmas características. b) transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a

característica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas. c) determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no período gestacional, portanto todos os

descendentes receberão as características. d) determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos

mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional. e) determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem,

os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.

Page 17: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

49. (Enem 2009) Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de

ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito

semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também

apresenta a mesma variação de cor, distribuída ao longo de um gradiente sul norte. Na figura, encontram-se representadas sete

diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua

posição geográfica no mapa.

O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é

a) a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores. b) o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional. c) a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características

distintas. d) a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar

significativamente a cor da pelagem dos animais. e) a herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas

características genéticas aos descendentes. 50. (Enem cancelado 2009) A maior parte dos mamíferos — especialmente os grandes — não pode viver sem água doce. Para os mamíferos marinhos, água doce é ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões-marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha.

WONG, K. Os mamíferos que conquistaram os oceanos. In: Scientific American Brasil. Edição Especial, nº 5: Dinossauros e Outros Monstros (adaptado).

Page 18: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

A grande quantidade de sal na água do mar a) torna impossível a vida de animais vertebrados nos oceanos. b) faz com que a diversidade biológica no ambiente marinho seja muito reduzida. c) faz com que apenas os mamíferos adaptados à ingestão direta da água salgada possam viver nos oceanos. d) faz com que seja inapropriado seu consumo direto como fonte de água doce por mamíferos marinhos, por exemplo, as baleias. e) exige de mamíferos que habitam o ambiente marinho adaptações fisiológicas, morfológicas ou comportamentais que lhes

permitam obter água doce. 51. (Enem cancelado 2009) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conservar-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a a) lei do uso e desuso. b) atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele. c) transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes. d) futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados. e) seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem. 52. (Enem cancelado 2009) No Período Permiano, cerca de 250 milhões de anos atrás (250 m.a.a.), os continentes formavam uma única massa de terra conhecida como Pangeia. O lento e contínuo movimento das placas tectônicas resultou na separação das placas, de maneira que já no início do Período Terciário (cerca de 60 m.a.a.), diversos continentes se encontravam separados uns dos outros. Uma das consequências dessa separação foi a formação de diferentes regiões biogeográficas, chamadas biomas. Devido ao isolamento reprodutivo, as espécies em cada bioma se diferenciaram por processos evolutivos distintos, novas espécies surgiram, outras se extinguiram, resultando na atual diversidade biológica do nosso planeta. A figura ilustra a deriva dos continentes e suas posições durante um período de 250 milhões de anos.

De acordo com o texto, a atual diversidade biológica do planeta é resultado a) da similaridade biológica dos biomas de diferentes continentes. b) do cruzamento entre espécies de continentes que foram separados. c) do isolamento reprodutivo das espécies resultante da separação dos continentes. d) da interação entre indivíduos de uma mesma espécie antes da separação dos continentes. e) da taxa de extinções ter sido maior que a de especiações nos últimos 250 milhões de anos.

Page 19: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

53. (Enem cancelado 2009) As células possuem potencial de membrana, que pode ser classificado em repouso ou ação, e é uma estratégia eletrofisiológica interessante e simples do ponto de vista físico. Essa característica eletrofisiológica está presente na figura a seguir, que mostra um potencial de ação disparado por uma célula que compõe as fibras de Purkinje, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos para o tecido cardíaco, possibilitando assim a contração cardíaca. Observa-se que existem quatro fases envolvidas nesse potencial de ação, sendo denominadas fases 0, 1, 2 e 3.

O potencial de repouso dessa célula é 100mV, e quando ocorre influxo de íons Na e 2Ca , a polaridade celular pode atingir

valores de até 10mV, o que se denomina despolarização celular. A modificação no potencial de repouso pode disparar um

potencial de ação quando a voltagem da membrana atinge o limiar de disparo que está representado na figura pela linha pontilhada. Contudo, a célula não pode se manter despolarizada, pois isso acarretaria a morte celular. Assim, ocorre a repolarização celular, mecanismo que reverte a despolarização e retorna a célula ao potencial de repouso. Para tanto, há o efluxo celular de íons

K . Qual das fases, presentes na figura, indica o processo de despolarização e repolarização celular, respectivamente? a) Fases 0 e 2. b) Fases 0 e 3. c) Fases 1 e 2. d) Fases 2 e 0. e) Fases 3 e 1.

Page 20: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

FÍSICA EXERCÍCIOS DE FÍSICA

54. (Enem 2015) Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.

Nessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos?

a) 3,00 kg

b) 3,75 kg

c) 5,00 kg

d) 6,00 kg

e) 15,00 kg

55. (Enem PPL 2013) Retirar a roda de um carro é uma tarefa facilitada por algumas características da ferramenta utilizada, habitualmente denominada chave de roda. As figuras representam alguns modelos de chaves de roda:

Em condições usuais, qual desses modelos permite a retirada da roda com mais facilidade? a) 1, em função de o momento da força ser menor. b) 1, em função da ação de um binário de forças. c) 2, em função de o braço da força aplicada ser maior. d) 3, em função de o braço da força aplicada poder variar. e) 3, em função de o momento da força produzida ser maior.

Page 21: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

FÍSICA EXERCÍCIOS DE FÍSICA

56. (Enem 2012) O mecanismo que permite articular uma porta (de um móvel ou de acesso) é a dobradiça. Normalmente, são necessárias duas ou mais dobradiças para que a porta seja fixada no móvel ou no portal, permanecendo em equilíbrio e podendo ser articulada com facilidade. No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em a)

b)

c)

d)

e)

57. (Enem 2015) O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar

restante é resfriada até 198 C. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando

um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada

quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.

MACHADO, R. Disponível em www.correiobraziliense.com.br Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).

No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pela a) expansão do nitrogênio durante a ebulição. b) absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição. c) realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação. d) retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento. e) liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação.

Page 22: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

FÍSICA EXERCÍCIOS DE FÍSICA

58. (Enem 2014) Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema

como hermético, o objeto elevou-se em valores h,Δ como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades

equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.

A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar a) maior pressão de vapor. b) menor massa molecular. c) maior compressibilidade. d) menor energia de ativação. e) menor capacidade calorífica. 59. (Enem 2012) Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores à combustão e reduzir suas emissões de poluentes são a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar.

Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010 (adaptado).

No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante a) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumo não renovável, em algum momento estará esgotado. b) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual o rendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal. c) o funcionamento cíclico de todo os motores. A repetição contínua dos movimentos exige que parte da energia seja transferida ao

próximo ciclo. d) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer material

à fadiga e ruptura. e) a temperatura em que eles trabalham. Para atingir o plasma, é necessária uma temperatura maior que a de fusão do aço com que

se fazem os motores. 60. (Enem 2011) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma.

CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).

De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de a a) liberação de calor dentro do motor ser impossível. b) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável. c) conversão integral de calor em trabalho ser impossível. d) transformação de energia térmica em cinética ser impossível. e) utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.

Page 23: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

FÍSICA EXERCÍCIOS DE FÍSICA

61. (Enem 2003) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é

convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece

a) na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor. b) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo. c) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho. d) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás. e) na carburação, com a difusão do combustível no ar. 62. (Enem 2002) O diagrama mostra a utilização das diferentes fontes de energia no cenário mundial. Embora aproximadamente

um terço de toda energia primária seja orientada à produção de eletricidade, apenas 10% do total são obtidos em forma de energia

elétrica útil.

A pouca eficiência do processo de produção de eletricidade deve-se, sobretudo, ao fato de as usinas

a) nucleares utilizarem processos de aquecimento, nos quais as temperaturas atingem milhões de graus Celsius, favorecendo perdas por fissão nuclear.

b) termelétricas utilizarem processos de aquecimento a baixas temperaturas, apenas da ordem de centenas de graus Celsius, o que impede a queima total dos combustíveis fósseis.

c) hidrelétricas terem o aproveitamento energético baixo, uma vez que parte da água em queda não atinge as pás das turbinas que acionam os geradores elétricos.

d) nucleares e termelétricas utilizarem processos de transformação de calor em trabalho útil, no qual as perdas de calor são sempre bastante elevadas.

e) termelétricas e hidrelétricas serem capazes de utilizar diretamente o calor obtido do combustível para aquecer a água, sem perda para o meio.

63. (Enem 2001) A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia

elétrica numa residência típica.

Para diminuir as perdas térmicas de uma geladeira, podem ser tomados alguns cuidados operacionais:

I. Distribuir os alimentos nas prateleiras deixando espaços vazios entre eles, para que ocorra a circulação do ar frio para baixo e do

quente para cima.

II. Manter as paredes do congelador com camada bem espessa de gelo, para que o aumento da massa de gelo aumente a troca de

calor no congelador

III. Limpar o radiador ("grade" na parte de trás) periodicamente, para que a gordura e o poeira que nele se depositam não reduzam

a transferência de calor para o ambiente.

Para uma geladeira tradicional é correto indicar, apenas,

a) a operação I b) a operação II. c) as operações I e II. d) as operações I e III. e) as operações II e III.

Page 24: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

QUÍMICA EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

64. (Enem PPL 2012) O polímero PET (tereftalato de polietileno), material presente em diversas embalagens descartáveis, pode levar centenas de anos para ser degradado e seu processo de reciclagem requer um grande aporte energético. Nesse contexto, uma técnica que visa baratear o processo foi implementada recentemente. Trata-se do aquecimento de uma mistura de plásticos em um reator, a 700 °C e 34 atm, que promove a quebra das ligações químicas entre átomos de hidrogênio e carbono na cadeia do polímero, produzindo gás hidrogênio e compostos de carbono que podem ser transformados em microesferas para serem usadas em tintas, lubrificantes, pneus, dentre outros produtos.

Considerando o processo de reciclagem do PET, para tratar 1 000 g desse polímero, com rendimento de 100%, o volume de gás hidrogênio liberado, nas condições apresentadas, encontra-se no intervalo entre Dados: Constante dos gases R = 0,082 L atm/mol K; Massa molar do monômero do PET = 192 g/mol; Equação de estado dos gases ideais: PV = nRT a) 0 e 20 litros. b) 20 e 40 litros. c) 40 e 60 litros. d) 60 e 80 litros. e) 80 e 100 litros. 65. (Enem 2012) Aspartame é um edulcorante artificial (adoçante dietético) que apresenta potencial adoçante 200 vezes maior que o açúcar comum, permitindo seu uso em pequenas quantidades. Muito usado pela indústria alimentícia, principalmente nos refrigerantes diet, tem valor energético que corresponde a 4 calorias/grama. É contraindicado a portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental. O IDA (índice diário aceitável) desse adoçante é 40 mg/kg de massa corpórea.

Disponível em: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com. Acesso em: 27 fev. 2012.

Com base nas informações do texto, a quantidade máxima recomendada de aspartame, em mol, que uma pessoa de 70 kg de massa corporal pode ingerir por dia é mais próxima de Dado: massa molar do aspartame = 294g/mol a) 1,3 10

–4.

b) 9,5 10–3

. c) 4 10

–2.

d) 2,6. e) 823.

66. (Enem 2015) Vários ácidos são utilizados em indústrias que descartam seus efluentes nos corpos d'água, como rios e lagos, podendo afetar o equilíbrio ambiental. Para neutralizar a acidez, o sal carbonato de cálcio pode ser adicionado ao efluente, em quantidades apropriadas, pois produz bicarbonato, que neutraliza a água. As equações envolvidas no processo são apresentadas:

I. 23(s) 2(g) 2 ( ) (aq) 3(aq)CaCO CO H O Ca 2 HCO

II. 23(aq) (aq) 3(aq)HCO H CO 11

1K 3,0 10

III. 2 23(s) (aq) 3(aq)CaCO Ca CO 9

2K 6,0 10

IV. 2(g) 2 ( ) (aq) 3(aq)CO H O H HCO 73K 2,5 10

Page 25: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

QUÍMICA EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

Com base nos valores das constantes de equilíbrio das reações II, III e IV a 25 C, qual é o valor numérico da constante de equilíbrio

da reação I?

a) 264,5 10

b) 55,0 10

c) 90,8 10

d) 50,2 10

e) 262,2 10

67. (Enem PPL 2014) A formação de estalactites depende da reversibilidade de uma reação química. O carbonato de cálcio

3(CaCO ) é encontrado em depósitos subterrâneos na forma de pedra calcária. Quando um volume de água rica em 2CO

dissolvido infiltra-se no calcário, o minério dissolve-se formando íons 2Ca e 3HCO . Numa segunda etapa, a solução aquosa

desses íons chega a uma caverna e ocorre a reação inversa, promovendo a liberação de 2CO e a deposição de 3CaCO , de acordo

com a equação apresentada.

23 3 2 2Ca (aq) 2HCO (aq) CaCO (s) CO (g) H O( ) H 40,94kJ molΔ

Considerando o equilíbrio que ocorre na segunda etapa, a formação de carbonato será favorecida pelo(a)

a) diminuição da concentração de Íons OH no meio.

b) aumento da pressão do ar no interior da caverna.

c) diminuição da concentração de 3HCO no meio.

d) aumento da temperatura no interior da caverna.

e) aumento da concentração de 2CO dissolvido.

68. (Enem 2013) Uma das etapas do tratamento da água é a desinfecção, sendo a cloração o método mais empregado. Esse método consiste na dissolução do gás cloro numa solução sob pressão e sua aplicação na água a ser desinfectada. As equações das reações químicas envolvidas são:

2 2 3

2 3 a a

C (g) 2H O( ) HC O(aq) H O (aq) C (aq)

HC O(aq) H O( ) H O (aq) C (aq) pK logK 7,53

A ação desinfetante é controlada pelo ácido hipocloroso, que possui um potencial de desinfecção cerca de 80 vezes superior ao ânion hipoclorito. O pH do meio é importante, porque influencia na extensão com que o ácido hipocloroso se ioniza. Para que a desinfecção seja mais efetiva, o pH da água a ser tratada deve estar mais próximo de a) 0. b) 5. c) 7. d) 9. e) 14.

Page 26: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

QUÍMICA EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

69. (Enem 2ª aplicação 2010) O pH do solo pode variar em uma faixa significativa devido a várias causas. Por exemplo, o solo de

áreas com chuvas escassas, mas com concentrações elevadas do sal solúvel carbonato de sódio 2 3(Na CO ), torna-se básico devido

à reação de hidrólise do íon carbonato, segundo o equilíbrio:

2

2 3 aq aq3 aqCO H O HCO OH

Esses tipos de solo são alcalinos demais para fins agrícolas e devem ser remediados pela utilização de aditivos químicos.

BAIRD, C. Química ambiental. São Paulo: Artmed, 1995 (adaptado).

Suponha que, para remediar uma amostra desse tipo de solo, um técnico tenha utilizado como aditivo a cal virgem (CaO). Nesse

caso, a remediação a) foi realizada, pois o caráter básico da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a direita, em decorrência da

elevação de pH do meio. b) foi realizada, pois o caráter ácido da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a esquerda, em decorrência

da redução de pH do meio. c) não foi realizada, pois o caráter ácido da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a direita, em decorrência

da redução de pH do meio. d) não foi realizada, pois o caráter básico da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a esquerda, em

decorrência da elevação de pH do meio. e) não foi realizada, pois o caráter neutro da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a esquerda, em

decorrência da manutenção de pH do meio.

Page 27: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

70. (Enem PPL 2015) O sindicato de trabalhadores de uma empresa sugere que o piso salarial da classe seja de R$ 1.800,00,

propondo um aumento percentual fixo por cada ano dedicado ao trabalho. A expressão que corresponde à proposta salarial (s),

em função do tempo de serviço (t), em anos, é ts(t) 1.800 (1,03) .

De acordo com a proposta do sindicato, o salário de um profissional dessa empresa com 2 anos de tempo de tempo de serviço será, em reais,

a) 7.416,00.

b) 3.819,24.

c) 3.709,62.

d) 3.708,00.

e) 1909,62.

71. (Enem PPL 2015) Uma empresa que embala seus produtos em caixas de papelão, na forma de hexaedro regular, deseja que seu logotipo seja impresso nas faces opostas pintadas de cinza, conforme a figura:

A gráfica que fará as impressões dos logotipos apresentou as seguintes sugestões planificadas:

Que opção sugerida pela gráfica atende ao desejo da empresa? a) I b) II c) III d) IV e) V

Page 28: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

72. (Enem 2015) Uma fábrica de sorvetes utiliza embalagens plásticas no formato de paralelepípedo retangular reto. Internamente,

a embalagem tem 10 cm de altura e base de 20 cm por 10 cm. No processo de confecção do sorvete, uma mistura é colocada na

embalagem no estado líquido e, quando levada ao congelador, tem seu volume aumentado em 25%, ficando com consistência

cremosa.

Inicialmente é colocada na embalagem uma mistura sabor chocolate com volume de 31.000 cm e, após essa mistura ficar cremosa,

será adicionada uma mistura sabor morango, de modo que, ao final do processo de congelamento, a embalagem fique completamente preenchida com sorvete, sem transbordar.

O volume máximo, em 3cm , da mistura sabor morango que deverá ser colocado na embalagem é

a) 450.

b) 500.

c) 600.

d) 750.

e) 1.000.

73. (Enem PPL 2015) Uma fábrica que trabalha com matéria-prima de fibra de vidro possui diversos modelos e tamanhos de caixa-d’água. Um desses modelos é um prisma reto com base quadrada. Com o objetivo de modificar a capacidade de armazenamento de água, está sendo construído um novo modelo, com as medidas das arestas da base duplicadas, sem a alteração da altura, mantendo a mesma forma. Em relação ao antigo modelo, o volume do novo modelo é a) oito vezes maior. b) quatro vezes maior. c) duas vezes maior. d) a metade. e) a quarta parte. 74. (Enem 2015) O tampo de vidro de uma mesa quebrou-se e deverá ser substituído por outro que tenha a forma de círculo. O

suporte de apoio da mesa tem o formato de um prisma reto, de base em forma de triângulo equilátero com lados medindo 30 cm.

Uma loja comercializa cinco tipos de tampos de vidro circulares com cortes já padronizados, cujos raios medem 18 cm, 26 cm,

30 cm, 35 cm e 60 cm. O proprietário da mesa deseja adquirir nessa loja o tampo de menor diâmetro que seja suficiente para

cobrir a base superior do suporte da mesa.

Considere 1,7 como aproximação para 3.

O tampo a ser escolhido será aquele cujo raio, em centímetros, é igual a

a) 18.

b) 26.

c) 30.

d) 35.

e) 60.

75. (Enem PPL 2015) Uma empresa necessita colorir parte de suas embalagens, com formato de caixas cúbicas, para que possa colocar produtos diferentes em caixas distintas pela cor, utilizando para isso um recipiente com tinta, conforme Figura 1. Nesse recipiente, mergulhou-se um cubo branco, tal como se ilustra na Figura 2. Desta forma, a parte do cubo que ficou submersa adquiriu a cor da tinta.

Page 29: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

Qual é a planificação desse cubo após submerso? a)

b)

c)

d)

e)

76. (Enem PPL 2014) Um agricultor possui em sua fazenda um silo para armazenar sua produção de milho. O silo, que na época da colheita é utilizado em sua capacidade máxima, tem a forma de um paralelepípedo retângulo reto, com os lados da base medindo

L metros e altura igual a h metros. O agricultor deseja duplicar a sua produção para o próximo ano e, para isso, irá comprar um novo silo, no mesmo formato e com o dobro da capacidade do atual. O fornecedor de silos enviou uma lista com os tipos disponíveis e cujas dimensões são apresentadas na tabela:

Tipo de silo Lado (em metros)

Altura (em metros)

I L 2h II 2L h III 2L 2h IV 4L h V L 4h

Para atender às suas necessidades, o agricultor deverá escolher o silo de tipo a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.

Page 30: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

77. (Enem 2014) Conforme regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro que embarcar em voo doméstico poderá transportar bagagem de mão, contudo a soma das dimensões da bagagem (altura + comprimento + largura) não pode ser

superior a 115cm.

A figura mostra a planificação de uma caixa que tem a forma de um paralelepípedo retângulo.

O maior valor possível para x, em centímetros, para que a caixa permaneça dentro dos padrões permitidos pela Anac é

a) 25.

b) 33.

c) 42.

d) 45.

e) 49.

78. (Enem PPL 2014) Uma pessoa comprou um aquário em forma de um paralelepípedo retângulo reto, com 40 cm de

comprimento, 15 cm de largura e 20 cm de altura. Chegando em casa, colocou no aquário uma quantidade de água igual à

metade de sua capacidade. A seguir, para enfeitá-lo, irá colocar pedrinhas coloridas, de volume igual a 350 cm cada, que ficarão

totalmente submersas no aquário.

Após a colocação das pedrinhas, o nível da água deverá ficar a 6 cm do topo do aquário.

O número de pedrinhas a serem colocadas deve ser igual a

a) 48.

b) 72.

c) 84.

d) 120.

e) 168.

79. (Enem 2014) O condomínio de um edifício permite que cada proprietário de apartamento construa um armário em sua vaga de

garagem. O projeto da garagem, na escala 1:100, foi disponibilizado aos interessados já com as especificações das dimensões do

armário, que deveria ter o formato de um paralelepípedo retângulo reto, com dimensões, no projeto, iguais a 3cm, 1cm e 2cm.

O volume real do armário, em centímetros cúbicos, será

a) 6.

b) 600.

c) 6.000.

d) 60.000.

e) 6.000.000.

Page 31: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

80. (Enem PPL 2014) Corta-se um cubo ABCDEFGH por um plano ortogonal às faces ABCD e EFGH que contém os pontos

médios I e J das arestas CD e BC e elimina-se, em seguida, o prisma IJCLKG, obtendo-se o prisma ABJIDEFKLH.

A planificação da superfície do prisma resultante ABJIDEFKLH corresponde à figura

a)

b)

c)

d)

e)

Page 32: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

81. (Enem PPL 2014) Um lojista adquiriu novas embalagens para presentes que serão distribuídas aos seus clientes. As embalagens foram entregues para serem montadas e têm forma dada pela figura.

Após montadas, as embalagens formarão um sólido com quantas arestas?

a) 10

b) 12

c) 14

d) 15

e) 16

82. (Enem 2014) Na alimentação de gado de corte, o processo de cortar a forragem, colocá-la no solo, compactá-la e protegê-la com uma vedação denomina-se silagem. Os silos mais comuns são os horizontais, cuja forma é a de um prisma reto trapezoidal, conforme mostrado na figura.

Considere um silo de 2m de altura, 6m de largura de topo e 20m de comprimento. Para cada metro de altura do silo, a largura do

topo tem 0,5m a mais do que a largura do fundo. Após a silagem, 1 tonelada de forragem ocupa 32m desse tipo de silo.

EMBRAPA. Gado de corte. Disponível em: www.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

Após a silagem, a quantidade máxima de forragem que cabe no silo, em toneladas, é

a) 110.

b) 125.

c) 130.

d) 220.

e) 260.

Page 33: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

83. (Enem PPL 2014) A caixa-d'água de uma casa tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo e possui dimensões externas

(comprimento, largura e altura) de, respectivamente, 4,0 m, 3,0 m e 2,5 m. É necessária a impermeabilização de todas as faces

externas dessa caixa, incluindo a tampa. O fornecedor do impermeabilizante informou ao dono da casa que seu produto é fornecido

em galões, de capacidade igual a 4,0 litros. Informou, ainda, que cada litro impermeabiliza uma área de 217.700 cm e são

necessárias 3 demãos de produto para garantir um bom resultado.

Com essas informações, para obter um bom resultado no trabalho de impermeabilização, o dono da casa precisará comprar um número mínimo de galões para a execução desse serviço igual a

a) 9.

b) 13.

c) 19.

d) 25.

e) 45.

84. (Enem 2014) Uma lata de tinta, com a forma de um paralelepípedo retangular reto, tem as dimensões, em centímetros, mostradas na figura.

Será produzida uma nova lata, com os mesmos formato e volume, de tal modo que as dimensões de sua base sejam 25% maiores

que as da lata atual. Para obter a altura da nova lata, a altura da lata atual deve ser reduzida em

a) 14,4%

b) 20%

c) 32,0%

d) 36,0%

e) 64,0%

85. (Enem 2014) Um fazendeiro tem um depósito para armazenar leite formado por duas partes cúbicas que se comunicam, como indicado na figura. A aresta da parte cúbica de baixo tem medida igual ao dobro da medida da aresta da parte cúbica de cima. A

torneira utilizada para encher o depósito tem vazão constante e levou 8 minutos para encher metade da parte de baixo.

Quantos minutos essa torneira levará para encher completamente o restante do depósito?

a) 8. b) 10. c) 16. d) 18. e) 24.

Page 34: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

86. (Enem PPL 2014) Uma fábrica de rapadura vende seus produtos empacotados em uma caixa com as seguintes dimensões:

25 cm de comprimento; 10 cm de altura e 15 cm de profundidade. O lote mínimo de rapaduras vendido pela fábrica é um

agrupamento de 125 caixas dispostas conforme a figura.

Qual é o volume do lote mínimo comercializado pela fábrica de rapaduras?

a) 33.750 cm

b) 318.750 cm

c) 393.750 cm

d) 3468.750 cm

e) 32.343.750 cm

87. (Enem 2014) Um carpinteiro fabrica portas retangulares maciças, feitas de um mesmo material. Por ter recebido de seus

clientes pedidos de portas mais altas, aumentou sua altura em 1

,8

preservando suas espessuras. A fim de manter o custo com o

material de cada porta, precisou reduzir a largura. A razão entre a largura da nova porta e a largura da porta anterior é

a) 1

8

b) 7

8

c) 8

7

d) 8

9

e) 9

8

Page 35: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

88. (Enem PPL 2013) Um trabalhador possui um cartão de crédito que, em determinado mês, apresenta o saldo devedor a pagar no vencimento do cartão, mas não contém parcelamentos a acrescentar em futuras faturas. Nesse mesmo mês, o trabalhador é demitido. Durante o período de desemprego, o trabalhador deixa de utilizar o cartão de crédito e também não tem como pagar as faturas, nem a atual nem as próximas, mesmo sabendo que, a cada mês, incidirão taxas de juros e encargos por conta do não pagamento da dívida. Ao conseguir um novo emprego, já completados 6 meses de não pagamento das faturas, o trabalhador procura renegociar sua dívida. O gráfico mostra a evolução do saldo devedor.

Com base no gráfico, podemos constatar que o saldo devedor inicial, a parcela mensal de juros e a taxa de juros são a) R$ 500,00; constante e inferior a 10% ao mês. b) R$ 560,00; variável e inferior a 10% ao mês. c) R$ 500,00; variável e superior a 10% ao mês. d) R$ 560,00; constante e superior a 10% ao mês. e) R$ 500,00; variável e inferior a 10% ao mês. 89. (Enem PPL 2013) Em um experimento, uma cultura de bactérias tem sua população reduzida pela metade a cada hora, devido à ação de um agente bactericida. Neste experimento, o número de bactérias em função do tempo pode ser modelado por uma função do tipo a) afim. b) seno. c) cosseno. d) logarítmica crescente. e) exponencial. 90. (Enem PPL 2012) Em uma aula de matemática, a professora propôs que os alunos construíssem um cubo a partir da planificação em uma folha de papel, representada na figura a seguir.

Após a construção do cubo, apoiou-se sobre a mesa a face com a letra M. As faces paralelas deste cubo são representadas pelos pares de letras a) E-N, E-M e B-R. b) B-N, E-E e M-R. c) E-M, B-N e E-R. d) B-E, E-R e M-N. e) E-N, B-M e E-R.

Page 36: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

91. (Enem 2012) Alguns objetos, durante a sua fabricação, necessitam passar por um processo de resfriamento. Para que isso ocorra, uma fábrica utiliza um tanque de resfriamento, como mostrado na figura.

O que aconteceria com o nível da água se colocássemos no tanque um objeto cujo volume fosse de 2 400 cm

3?

a) O nível subiria 0,2 cm, fazendo a água ficar com 20,2 cm de altura. b) O nível subiria 1 cm, fazendo a água ficar com 21 cm de altura. c) O nível subiria 2 cm, fazendo a água ficar com 22 cm de altura. d) O nível subiria 8 cm, fazendo a água transbordar. e) O nível subiria 20 cm, fazendo a água transbordar. 92. (Enem PPL 2012) Em um terreno, deseja-se instalar uma piscina com formato de um bloco retangular de altura 1 m e base de

dimensões 20m 10m. Nas faces laterais e no fundo desta piscina será aplicado um líquido para a impermeabilização. Esse líquido

deve ser aplicado na razão de 1 L para cada 1 m2 de área a ser impermeabilizada. O fornecedor A vende cada lata de

impermeabilizante de 10 L por R$ 100,00, e o B vende cada lata de 15 L por R$ 145,00. Determine a quantidade de latas de impermeabilizante que deve ser comprada e o fornecedor a ser escolhido, de modo a se obter o menor custo. a) Fabricante A, 26 latas. b) Fabricante A, 46 latas. c) Fabricante B, 17 latas. d) Fabricante B, 18 latas. e) Fabricante B, 31 latas. 93. (Enem 2ª aplicação 2010) A figura seguinte ilustra um salão de um clube onde estão destacados os pontos A e B.

Nesse salão, o ponto em que chega o sinal da TV a cabo fica situado em A. A fim de instalar um telão para a transmissão dos jogos de futebol da Copa do Mundo, esse sinal deverá ser levado até o ponto B por meio de um cabeamento que seguirá na parte interna da parede e do teto. O menor comprimento que esse cabo deverá ter para ligar os pontos A e B poderá ser obtido por meio da seguinte representação no plano: a)

b)

c)

d)

e)

Page 37: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

MATEMÁTICA EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

94. (Enem 2010) Uma fábrica produz barras de chocolates no formato de paralelepípedos e de cubos, com o mesmo volume. As arestas da barra de chocolate no formato de paralelepípedo medem 3 cm de largura, 18 cm de comprimento e 4 cm de espessura. Analisando as características das figuras geométricas descritas, a medida das arestas dos chocolates que têm o formato de cubo é igual a a) 5 cm. b) 6 cm. c) 12 cm. d) 24 cm. e) 25 cm. 95. (Enem 2010) Um porta-lápis de madeira foi construído no formato cúbico, seguindo o modelo ilustrado a seguir. O cubo de dentro e vazio. A aresta do cubo maior mede 12 cm e a do cubo menor, que e interno, mede 8 cm.

O volume de madeira utilizado na confecção desse objeto foi de a) 12 cm

3.

b) 64 cm3.

c) 96 cm3.

d) 1 216 cm3.

e) 1 728 cm3.

96. (Enem 2010) A siderúrgica “Metal Nobre” produz diversos objetos maciços utilizando o ferro. Um tipo especial de peça feita nessa companhia tem o formato de um paralepípedo retangular, de acordo com as dimensões indicadas na figura que segue.

O produto das três dimensões indicadas na peça resultaria na medida da grandeza a) massa. b) volume. c) superfície. d) capacidade. e) comprimento. 97. (Enem 2009) Uma empresa que fabrica esferas de aço, de 6 cm de raio, utiliza caixas de madeira, na forma de um cubo, para

transportá-las.

Sabendo que a capacidade da caixa é de 13.824 cm3, então o número máximo de esferas que podem ser transportadas em uma

caixa é igual a

a) 4. b) 8. c) 16. d) 24. e) 32.

Page 38: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

GABARITO

Resposta da questão 1: [E] No primeiro texto, na afirmação “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo” podemos notar uma conotação de bravura em referência aos sertanejos. Já no segundo texto, na afirmação “que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses” podemos notar uma conotação de loucura em referência aos sertanejos. Resposta da questão 2: [B] A exigência da alfabetização para ser eleitor acabou por restringir a participação popular no direito ao voto. Resposta da questão 3: [D] A concentração fundiária, ou seja, a concentração de muitas terras nas mãos de poucos proprietários, sempre foi uma característica presente na História do Brasil. No século XX, ela também se fez presente, como mostra a letra da canção: “tem muita gente sem terra”. Resposta da questão 4: [E] Como bem dizem a charge e sua legenda, a implantação da rede telefônica no Brasil possibilitaria a integração nacional. Resposta da questão 5: [C] O ideal modernizador aplicado pelo prefeito Pereira Passos na cidade do Rio, então capital da República, contava com mecanismos como a política do bota-abaixo, que esvaziava os cortiços para demolição, marginalizando boa parte da população de baixa renda da cidade. Resposta da questão 6: [D] Durante a Grande Depressão, no chamado período entre-guerras, o Brasil se viu obrigado a promover o que foi chamado de processo de industrialização de substituição de importações, ou seja, na falta de produtos vindos de fora, o país teve que suprir a produção. Esse processo ajudou a amenizar os prejuízos advindos do café, uma vez que os países em crise suspenderam a compra do nosso principal produto de exportação. Resposta da questão 7: [B] A política dos governadores, instituída no governo Campos Salles, era um arranjo governamental entre o governo Federal, os governos Estaduais e os governos Municipais, visando uma constante troca de favores e benefícios. Nesse sentido, as oligarquias regionais eram peça fundamental do esquema, uma vez que elas detinham o controle eleitoral no Brasil. Resposta da questão 8: [C] A "Política dos Governadores" foi uma aliança formada entre os presidentes da República, os governadores e os coronéis no Brasil durante a República Velha. Tal política, baseada no apoio mútuo entre as partes envolvidas, garantia o aumento do poder de influência dos líderes regionais, ou seja, dos coronéis. Resposta da questão 9: [A] Antônio Conselheiro e o movimento criado por ele eram monarquistas e, logo, antirrepublicanos. Resposta da questão 10: [D] Como o texto deixa claro, havia uma disputa social em torno de que tipo de carnaval deveria ser adotado: o similar ao de Veneza (valorizado pelas camadas superiores) ou o entrudo (valorizado pelas camadas populares).

Page 39: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 11: [B] O texto faz referência à reforma urbana promovida pelo prefeito Pereira Passos a pedido do presidente Rodrigues Alves. A reforma ficou a cargo de Oswaldo Cruz e previa a derrubada dos cortiços da cidade e a vacinação obrigatória para a erradicação de algumas doenças. Essa reforma provocou a revolta da população, que acabou por promover a Revolta da Vacina. Resposta da questão 12: [E] Durante a Primeira República, também denominada de República Velha, o país manteve sua estrutura agrária tradicional, em diversas regiões, tendo substituído a escravidão por um modelo assalariado precário. A estrutura exportadora e de concentração de terras permaneceu e, a adoção de novo modelo eleitoral, no qual o homem pobre poderia votar – desde que alfabetizado – exigiu que os latifundiários se preocupassem em estabelecer controle sobre o voto de seus trabalhadores. Os grandes latifundiários, os “coronéis” eram aqueles que possuíam poder econômico, dada a concentração de terras, poder político local – dominando as prefeituras e, na prática, o poder de polícia e de justiça, uma vez que delegados e juízes eram normalmente indicados por eles. Resposta da questão 13: [A] O Rio de Janeiro era a capital do Brasil, cidade onde se encontravam representações diplomática e empresarial e padecia da falta de infraestrutura básica. A política dos governos federal e municipal de promover o saneamento e embelezamento da cidade, entendidos como modernização, foi implementado de maneira autoritária, com a demolição de casas populares e a vacinação forçada promovida pelo ministro Oswaldo Cruz. Resposta da questão 14: [C] Apesar de apelido dado “café com leite”, vale a pena lembrar que parte da elite mineira estava ligada à produção de café, enquanto a importância da pecuária leiteira crescia. Os cafeicultores mineiros tinham maiores vínculos com os paulistas, enquanto que os pecuaristas, que produziam para o mercado interno, possuíam maiores contradições. Além disso, a aliança procurava garantir o controle sobre a Presidência da República e necessitava do apoio das oligarquias estaduais – e, portanto dos coronéis – para que tivessem o apoio do Congresso Nacional. Resposta da questão 15: [A] A questão permite uma dupla interpretação. O ENEM considera a alternativa “A” como correta, pois a preocupação do Iphan foi preservar as ruínas, nas quais não se encontram elementos bibliográficos ou técnicos e não nos permite a compreensão de questões étnicas. No entanto, a alternativa “D” também pode ser considerada, pois as ruínas das construções de Canudos refletem o modo de vida da população daquela comunidade. Resposta da questão 16: [C] Os chefes políticos da República Velha ficaram conhecidos como “coronéis” e suas práticas cotidianas como “coronelismo”. Grandes proprietários rurais em áreas do interior se tornaram na prática líderes políticos locais, controlando as prefeituras, sendo que na prática detinham o poder de polícia e o poder de justiça, pois normalmente nomeavam delegados e juízes, além de se imporem aos líderes religiosos. Do ponto de vista político, organizaram verdadeiros “currais eleitorais”, controlando a massa de eleitores através do voto de cabresto. Resposta da questão 17: [C] A Guerra do Contestado ocorreu no interior de Paraná e Santa Catarina e envolveu pequenos proprietários e principalmente a população sertaneja. Do ponto de vista econômico, a situação de pobreza da grande massa camponesa levou-os a contestar a política do governo federal de construir uma ferrovia na região, uma vez que todo o processo de derrubada da mata para a construção afetou a economia local, conforme descreve o texto, “os ervais nativos (...) eram destruídos”. Normalmente a Guerra do Contestado é apresentada apenas do ponto de vista ideológico, destacando-se a religiosidade, o messianismo, da população local. Resposta da questão 18: [C] É muito comum que aqueles que chegam ao poder busquem a figura de um herói, que de alguma forma simbolize o novo poder e possa congregar a maior parte da sociedade. Nesse sentido percebemos a escolha de Tiradentes como herói republicano. Um herói que não pegou em armas – diferentemente de Frei Caneca e Bento Gonçalves – e que pode ser associado a uma maior dimensão e não apenas a uma região.

Page 40: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 19: [D] Ao observar os artigos citados, percebe-se a preocupação em criminalizar atitudes comuns a uma parcela da população negra, como a capoeira, vista pela elite branca como uma ameaça. É interessante notar que o Código foi elaborado apenas dois anos depois do fim da escravidão e reflete a necessidade da criação de novos mecanismos, teoricamente democráticos, que mantivessem a população negra, assim como suas expressões culturais, marginalizada. Resposta da questão 20: [D] A rebelião dos marinheiros foi um dos acontecimentos sociais mais importantes do início do século XX. Liderada por João Candido, os marinheiros tomaram os navios de guerra, aprisionaram os comandantes e exigiram mudanças no Regimento Interno da corporação, em especial o fim dos castigos físicos, prática comum para aqueles que eram considerados marinheiros faltosos, normalmente amarrados no convés, onde eram chicoteados, numa prática típica da época da escravidão. Resposta da questão 21: [C] Questão de interpretação de texto. Atenção com a alternativa “A”, pois na realidade a Bolívia foi indenizada. O chamado “boom” da borracha – e não ciclo da borracha – atraiu para o oeste da região amazônica milhares de brasileiros, principalmente nordestinos, antes do Tratado de Petrópolis. Aliás, foi a grande presença de brasileiros efetivamente ocupando e trabalhando na região que possibilitou as negociações coma Bolívia, francamente favoráveis ao Brasil. Resposta da questão 22: [A] As informações contidas no texto contextualizam-se no período da chamada República das Oligarquias ou República Velha no Brasil entre 1894 e 1930. Em razão de o voto ser aberto, os coronéis influenciavam o processo eleitoral em seus domínios através do chamado “voto de cabresto” e de fraudes, constituindo-se em importante base de sustentação do poder das oligarquias. Resposta da questão 23: [E] Por eliminação, a alternativa E é única pertinente em relação ao enunciado, porém cabe ressalvar que se considerar a recessão europeia e norte-americana identificada na década de 1930, investimentos com capitais provenientes da cafeicultura antecedem a esse período, sobretudo durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando se levou a cabo a política de substituição das importações. Resposta da questão 24: [E] O processo de industrialização do Brasil iniciou-se concretamente nas duas primeiras décadas do século XX em um contexto de modernizações no sudeste, proporcionadas pelos investimentos de parte dos lucros do café em diferentes atividades. Foi impulsionado pela necessidade de substituição das importações por decorrência da Primeira Guerra Mundial e mais tarde, da crise de 1929. Nas décadas de 1930 e 1940, com forte intervenção do Estado, promoveu-se a indústria de base e a partir da década de 1950, cresceu a indústria de bens de consumo duráveis com expressiva participação de empresas multinacionais.

Resposta da questão 25: [C] Apesar de estarem vivenciando o chamado neocolonialismo, os países africanos, durante a Segunda Guerra, se engajaram em lutar ao lado das forças imperialistas contrárias à Alemanha e à Itália, uma vez que a política fascista, em especial o Nazismo, adotava o discurso do determinismo biológico e da hierarquização das raças, colocando a raça negra como uma raça inferior. Resposta da questão 26: [D] Durante a Grande Depressão, no chamado período entre-guerras, o Brasil se viu obrigado a promover o que foi chamado de processo de industrialização de substituição de importações, ou seja, na falta de produtos vindos de fora, o país teve que suprir a produção. Esse processo ajudou a amenizar os prejuízos advindos do café, uma vez que os países em crise suspenderam a compra do nosso principal produto de exportação. Resposta da questão 27: [B] O movimento fascista – incorporado pela Itália e pela Alemanha, onde ficou conhecido como Nazismo – ganhou corpo na Europa a partir da década de 1930. Sistematizado a partir de atitudes autoritárias (como o unipartidarismo, a censura e o racismo), o fascismo foi responsável por alguns episódios violentos no Velho Continente, o que fez surgir uma série de movimentos contrários a ele.

Page 41: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 28: [D] O conhecimento histórico, nessa questão, não influencia na resposta, que deve ser apenas baseada na capacidade do aluno que interpretar imagens, identificando que o quadro de Picasso mostra pessoas em sofrimento e que a fotografia do bombardeio mostra uma cidade destruída. Resposta da questão 29: [C] Umas das principais “frentes” do Nazismo de Hitler era o racismo, praticado, principalmente, contra judeus, africanos e ciganos. Esses grupos eram acusados de serem os responsáveis pelos males da Alemanha e, por isso, eram perseguidos, torturados e mortos. Estima-se que o Nazismo tenha matado 5 milhões de judeus. Resposta da questão 30: [B] Questão de resolução mais objetiva, a imagem e o texto destacam a figura de Hitler, e cabe ao estudante associá-la ao nazismo e à liderança da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Resposta da questão 31: [A] Orientado pelas teorias do economista John Maynard Keynes, o New Deal, plano de recuperação da economia norte-americana implementado pelo presidente Franklin Roosevelt a partir de 1933 para reduzir os efeitos da depressão desencadeada pela crise de 1929, teve como principal característica a intervenção do Estado na economia contrariando preceitos do liberalismo econômico. Resposta da questão 32: [A]

A mobilização da juventude através da imposição de dogmas e condutas, levando-a ao sectarismo e por decorrência ao emprego da violência contra opositores, é uma característica básica dos regimes fascistas e uma prática presente também na União Soviética. Resposta da questão 33: [A]

Na alternativa correta a expressão “crise do colonialismo” torna-se discutível, pois em se tratando do processo colonialista sobre a

África e a Ásia (Neocolonialismo) ocorrido na segunda metade do século XIX, a crise desse processo, denominada “Descolonização

Afro-asiática”, iniciou-se a partir da independência da Índia em 1947 estendendo-se até a década de 1970, tendo os conflitos dela

decorrentes, ocorridos na segunda metade do século XX.

Os fatos mencionados na alternativa E, podem ser considerados válidos para a origem dos conflitos do início do século XX, sobretudo as grandes guerras mundiais, pois disputas imperialistas e consequências da unificação alemã ocorridas no final do século XIX são apontadas como causa da Primeira Guerra Mundial e a polarização ideológica entre socialismo e capitalismo, decorrentes da Revolução Bolchevique, como um dos fatores da Segunda. Resposta da questão 34: [E] Após a ocupação da França pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, a França ficou dividida entre a colaboração com os nazistas (França de Vichy), governada por Philipe Petáin e a resistência na qual se destacou a liderança de Charles De Gaulle. Resposta da questão 35: [B] O massacre de Katyn foi um genocídio perpetrado pela União Soviética sobre cerca de 22 mil cidadãos poloneses, após a invasão da Polônia pelo Exército Vermelho a 17 de setembro de 1939.

Page 42: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 36: [A] A Doutrina Monroe, proferida pelo presidente James Monroe em 1823, estabelecia que o continente americano não devesse aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, caracterizando-se como uma reação à proposta de recolonização da América por parte da Santa Aliança formada por países europeus como Áustria, Rússia, e França durante o Congresso de Viena de 1815. Tinha por lema “A América para os americanos” e evidenciava pretensões imperialistas dos Estados Unidos em relação ao continente americano. Já a defesa da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental” por parte do Japão caracterizou-se como uma política imperialista apoiada na expansão militar sobre territórios vizinhos na Ásia Oriental. Resposta da questão 37: [B] O gráfico representado na alternativa [B] mostra que o antibiótico comum, utilizado durante uma semana, consegue diminuir a população de bactérias sensíveis, porém, não elimina as resistentes, as quais continuam a se multiplicar. Resposta da questão 38: [E] Cães de tamanhos extremos são raças de uma mesma espécie, porque mantêm o fluxo gênico com cães de tamanhos intermediários. Resposta da questão 39: [D] A capacidade de autoduplicação comandada por DNA circular próprio e semelhante ao DNA bacteriano é uma característica que apoia a origem, por endossimbiose, de organelas de eucariontes, como as mitocôndrias e os cloroplastos. Resposta da questão 40: [A] A evolução biológica é um processo contínuo envolvendo modificações de características e os seres humanos estão inseridos nesse contexto natural. Resposta da questão 41: [B] O canibalismo sexual favorece o sucesso reprodutivo dos parentais. Alimentando-se do macho, a fêmea aumenta a produção de ovos. Para o macho devorado durante a cópula, fica a garantia de que a maior parte da descendência terá o seu material genético. Resposta da questão 42: [B] No caso descrito, o conceito biológico de espécie proposto por Ernst Mayr, em 1942, segundo o qual espécies distintas estão isoladas reprodutivamente, não se confirma. Em certos casos de acasalamento de indivíduos considerados de espécies diferentes, a descendência é fértil. Resposta da questão 43: [B] A colisão de um asteroide com a Terra provocou a formação de uma grande camada de poeira na atmosfera que reduziram a penetração de luz até a superfície do planeta. Consequentemente, houve redução da taxa de produção de matéria orgânica pela fotossíntese, fato que interferiu severamente no fluxo de energia nas cadeias e teias alimentares terrestres. A queda de um corpo celeste pode ter provocado a extinção em massa no fim do período Cretáceo da era Mesozoica. Resposta da questão 44: [B] Charles R. Darwin não pode explicar a origem das variações entre os indivíduos porque em sua época não eram conhecidos os princípios genéticos que determinam as diferenças entre os organismos. Resposta da questão 45: [A] Os membros longos e afinados nas extremidades conferem aos mamíferos que os possuem uma maior relação superfície em relação ao seu volume. Dessa forma, esses animais conseguem perder calor em ambientes quentes e sobreviver nas regiões tropicais da Terra.

Page 43: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 46: [B] O homem desenvolveu tecnologia sofisticada para modificar o ambiente onde vive. Resposta da questão 47: [B] Lamarck defendia a lei de uso e desuso, segundo ele, adaptados à vida subterrânea os anfíbios e répteis não precisariam usar seus olhos e patas. A falta de uso desses órgãos levaria a um desaparecimento dos mesmos. Lamarck não conhecia os conceitos de gene e mutação, o que excluem as alternativas “d” e “e”. Resposta da questão 48: [A] O comportamento inato das fêmeas capazes de coletar alimentos e proteger sua prole é uma característica favorável para a sobrevivência em ambientes onde os filhotes podem ser atacados por predadores. Resposta da questão 49: [C] As diferentes tonalidades na pigmentação da pelagem dessa espécie de ratos é uma adaptação do indivíduo ao meio onde vive. Tonalidades de pelagem mais próximas às tonalidades do solo permitem maior sobrevivência e, portanto, a geração de um número maior de descendentes com as mesmas características. A seleção natural explica muito bem esse processo de sobrevivência dos indivíduos melhores adaptados ao ambiente. Resposta da questão 50: [E] Mamíferos marinhos, como baleias e golfinhos, são obrigados a sofrer adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais para conseguir sobreviver submersos em água salgada. Obtêm água dos alimentos que ingerem e o sal, da pequena quantidade de água do mar que ingerem, é eliminada junto com a urina, após ser filtrada pelo rim. Resposta da questão 51: [E] A Teoria Evolutiva de Darwin baseia-se na seleção natural, a seleção dos indivíduos que possuam características e que permitam sua sobrevivência no meio ambiente em que vivem e, consequentemente, gerem descendentes que possuam essas mesmas características. Resposta da questão 52: [C] A separação dos continentes provocou o isolamento reprodutivo que propiciou a formação de novas espécies ao longo do tempo. Resposta da questão 53: [B] A despolarização ocorre na fase em que o potencial sobe, que é a fase 0. A repolarização ocorre quando o potencial está voltando ao potencial de repouso, o que ocorre na fase 3. Resposta da questão 54: [E]

Na barra agem as três forças mostradas na figura: peso do saco arroz a(P ), o peso da barra b(P ), agindo no centro de gravidade

pois a barra é homogênea e a normal (N), no ponto de apoio.

Page 44: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Adotando o polo no ponto de apoio, chamando de u o comprimento de cada divisão e fazendo o somatório dos momentos, temos:

b a

b a b bP PM M m g u m g 3 u m 3 5 m 15 kg.

Resposta da questão 55: [B] Para forças de mesma intensidade (F), aplicadas perpendicularmente nas extremidades das alavancas, para os três modelos, 1, 2 e 3, temos os respectivos momentos:

1

2 1 2 3

3

M F 40

M F 30 M M M .

M F 25

Resposta da questão 56: [D] A figura mostra as componentes horizontal e vertical das forças exercidas por cada dobradiça, A e B, sobre a porta. As componentes verticais equilibram o peso, enquanto as componentes horizontais impedem o movimento de rotação no sentido horário, provocada também pela ação da força peso.

Resposta da questão 57: [C] Para haver resfriamento e liquefação do nitrogênio, o sistema de refrigeração deve realizar trabalho sobre o gás. Resposta da questão 58: [E]

Como mostrado no gráfico, para uma mesma elevação h,Δ a quantidade calor absorvido pelo gás M é menor do que a absorvida

pelo gás M VV Q Q .

Mas, para uma mesma variação h,Δ temos também uma mesma variação de volume ( V).Δ Como se trata de transformações

isobáricas, os trabalhos realizados (W) também são iguais.

Supondo gases ideais:

Page 45: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

M MM V M V

V V

W n R T W p V n R T n R T n R T T T T.

W n R T

ΔΔ Δ Δ Δ Δ Δ Δ

Δ

Assim:

M V M V M VQ Q n C T n C T C C .Δ Δ

Resposta da questão 59: [B] A segunda lei da Termodinâmica afirma: “É impossível uma máquina Térmica, operando em ciclos, transformar integralmente calor em trabalho”.

Em termos de cálculo, ela pode ser traduzida pela expressão do ciclo de Carnot, que dá o máximo rendimento ( )η possível para

uma máquina térmica operando em ciclos entre uma fonte quente e uma fonte fria, respectivamente, a temperaturas absolutas T1 e T2:

2

1

T1 .

Para transformar integralmente calor em trabalho, o rendimento teria que ser igual 1.η

Nesse caso:

2 22

1 1

T T1 1 0 T 0 K.

T T

Ou seja, temperatura da fonte fria deveria ser zero absoluto, o que é um absurdo. Resposta da questão 60: [C] De acordo com a segunda lei da termodinâmica. “È impossível uma máquina térmica, operando em ciclos, converter integralmente calor em trabalho. Resposta da questão 61: [A] Os motores utilizados em veículos queimando combustíveis são máquinas térmicas que aproveitam o calor gerado na combustão para produzir trabalho. Resposta da questão 62: [D] O rendimento das máquinas térmicas é bastante baixa. Resposta da questão 63: [D] I. Correta. Há necessidade de correntes de convecção para uniformizar a temperatura. II. Errado. A formação de gelo impede a circulação do calor. III. Correto. A limpeza facilita a troca de calor retirado do interior com o meio externo. Resposta da questão 64: [C]

10 8 41mol do polímero (C H O )n 24 mols H

192n g 4 mols

1000 g2

2

H

H

n

n 20,8n mols

P V n R T

34 V 20,8n 0,082 (700 273)

V 48,8n L

Para n 1 V 48,8 L

Page 46: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 65: [B] De acordo com o enunciado o IDA (índice diário aceitável) desse adoçante é 40 mg/kg de massa corpórea:

1kg (massa corporal) 40 mg (aspartame)

70 kg (massa corporal) aspartame

aspartame

m

m 2800 mg 2,8 g

294 g

1mol (aspartame)

2,8 g aspartame

3aspartame

n

n 9,5 10 mol

Resposta da questão 66: [B]

[I] 23(s) 2(g) 2 ( ) (aq) 3(aq)CaCO CO H O Ca 2 HCO

2 23

reação I2

[Ca ][HCO ]K

[CO ]

[II] 23(aq) (aq) 3(aq)HCO H CO

23

1

3

[H ][CO ]K

[HCO ]

[III] 2 23(s) (aq) 3(aq)CaCO Ca CO

2 22 3K [Ca ][CO ]

[IV] 2(g) 2 ( ) (aq) 3(aq)CO H O H HCO

33

2

[H ][HCO ]K

[CO ]

Observa-se que:

2 23

reação I2

2 23

reação I

[Ca ][HCO ]K

[CO ]

[Ca ] [CO ]

K

[H ]

3

2

[HCO ]

[CO ]

[H ] 23[CO ]

2 23

2

3

2 3reação I

1

9 7

reação I 11

5reação I

[Ca ][HCO ]

[CO ]

[HCO ]

K KK

K

6,0 10 2,5 10K

3,0 10

K 5,0 10

Page 47: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 67: [D]

Endotérmico;favorecido peloaumento datemperatura2

3 3 2 2Exotérmico;favorecido peladiminuição datemperatura

Ca (aq) 2HCO (aq) CaCO (s) CO (g) H O( ); H 40,94kJ molΔ

A formação de carbonato será favorecida pelo aumento da temperatura, ou seja, o equilíbrio será deslocado para a direita. Resposta da questão 68: [B] Teremos:

2 3 a a

3a a 3

HC O(aq) H O( ) H O (aq) C (aq) pK logK 7,53

[H O ][C ] [C ]K K [H O ]

[HC O] [HC O]

O ácido hipocloroso possui um potencial de desinfecção cerca de 80 vezes superior ao ânion hipoclorito, então:

[HC O] 80[C ]

[C ] 1

[HC O] 80

Aplicando -log, vem:

a 3

a 3

pKa pH

[C ]logK log [H O ]

[HC O]

[C ]logK logH O log

[HC O]

[C ]pKa pH log

[HC O]

3 3

2

7,53 pH

2

7,53 pH

17,53 pH log

80

17,53 pH log

80

10 0,0125

0,0125 12,5 10 10 10 10

10 10

pH 7,53 2

pH 7,53 2 5,53 5

Resposta da questão 69: [D]

Com a adição de CaO ao solo, teríamos a seguinte reação:

2 2CaO H O Ca(OH)

Consequentemente o equilíbrio:

2

2 3 aq aq3 aqCO H O HCO OH seria deslocado para a esquerda.

Page 48: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 70: [E] Fazendo os cálculos:

t

2

s(t) 1.800 (1,03)

s(2) 1.800 (1,03)

s(2) 1909,62

Resposta da questão 71: [C] A planificação deve apresentar duas bases impressas opostas e quatro laterais na visão tridimensional. A única alternativa que apresenta tal imagem é a alternativa [C]. Resposta da questão 72: [C] Seja v o volume da mistura sabor morango que será colocado na embalagem. Tem-se que

31,25 (1000 v) 20 10 10 v 600cm .

Portanto, a resposta é 3600cm .

Resposta da questão 73: [B]

Sendo a o comprimento das arestas da base e b a altura, pode escrever:

2antigo

2 2novo novo

novo antigo

V a b

V 2a b V 4a b

V 4 V

Resposta da questão 74: [A]

O raio r do círculo circunscrito a um triângulo equilátero de lado 30 cm é dado por

30 30r 17,6cm.

2 sen60 3

Portanto, dentre os tampos disponíveis, o proprietário deverá escolher o de raio igual a 18cm.

Resposta da questão 75: [C] A planificação deve apresentar uma base e quatro “meia laterais” adjacentes pintadas na visão tridimensional. A única alternativa que apresenta tal imagem é a alternativa [C]. Resposta da questão 76: [A]

O volume do silo que o agricultor possui é igual a 2 3L h m . Desse modo, o silo a ser comprado deverá ter volume igual a 2 32L h m .

Portanto, dentre as opções apresentadas pelo fornecedor, a única que apresenta a capacidade desejada é o silo I. Resposta da questão 77: [E]

De acordo com a figura, tem-se que a altura da caixa mede 24cm. Além disso, a largura mede 90 2 24 42cm. Daí, o

comprimento x, em centímetros, deve ser tal que

0 x 42 24 115 0 x 49.

Portanto, o maior valor possível para x, em centímetros, é 49.

Page 49: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 78: [A] Lembrando que o volume de líquido deslocado é igual ao volume do corpo submerso, segue que o número de pedrinhas a serem

colocadas deve ser igual a 40 15 (10 6)

48.50

Resposta da questão 79: [E]

Seja V o volume real do armário.

O volume do armário, no projeto, é 33 2 1 6cm . Logo, temos

3

36 1V 6.000.000cm .

V 100

Resposta da questão 80: [E]

Iniciando a planificação pela face ABFE, e observando as coincidências entre as arestas, podemos concluir que a planificação

correta é a apresentada na alternativa [E]. Resposta da questão 81: [D] O sólido formado será um prisma pentagonal. Logo, o número de arestas é igual a 3 5 15.

Resposta da questão 82: [A]

Como h 2 m, segue-se que b 6 2 0,5 5 m. Logo, segue que o volume total do silo é igual a 36 520 220 m .

2

Em

consequência, sabendo que 1 tonelada de forragem ocupa 32 m , podemos concluir que o resultado pedido é 220

1102

toneladas. Resposta da questão 83: [D] A área que deverá ser impermeabilizada corresponde a

2 22 (4 3 4 2,5 3 2,5) 59 m 590.000cm .

Portanto, o número mínimo de galões para a execução do serviço é igual a

3 59000025.

4 17700

Resposta da questão 84: [D]

Se H é a altura da lata atual, então seu volume é igual a 2 324 Hcm . Agora, sabendo que as dimensões da nova lata são 25%

maiores que as da lata atual, e sendo h a altura da nova lata, temos 2

25 1624 h 24 H h H h 64% H,

4 25

isto é, a

altura da lata atual deve ser reduzida em 100% 64% 36%.

Resposta da questão 85: [B]

Sendo a medida da aresta da parte cúbica de cima, tem-se que a aresta da parte cúbica de baixo mede 2 .

Por conseguinte, se a torneira levou 8 minutos para despejar 3

3(2 )4

2 unidades de volume, então ela levará

3 3

3

48 10

4

minutos para encher completamente o restante do depósito.

Page 50: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 86: [D]

O volume pedido é dado por 3125 25 10 15 468.750cm .

Resposta da questão 87: [D] Sejam x, y e z, respectivamente, a altura, a espessura e a largura da porta original. Logo, segue que o volume da porta original é

igual a x y z.

Aumentando-se em 1

8 a altura da porta e preservando a espessura, deve-se ter, a fim de manter o custo com o material,

1 19x 8z

y z x y z z ,8 9

com 1z sendo a largura da nova porta.

Portanto, a razão pedida é 1z 8.

z 9

Resposta da questão 88: [C]

Do gráfico, tem-se que o saldo devedor inicial é R$ 500,00. Além disso, como a capitalização é composta, podemos concluir que a

parcela mensal de juros é variável. Finalmente, supondo uma taxa de juros constante e igual a 10% ao mês, teríamos, ao final de 6

meses, um saldo devedor igual a 6500 (1,1) R$ 885,78. Portanto, comparando esse resultado com o gráfico, podemos afirmar

que a taxa de juros mensal é superior a 10%.

Resposta da questão 89: [E]

O número de bactérias N(t), em função do tempo t, em horas, pode ser modelado por uma função do tipo t0N(t) N 2 , com

0N sendo a população inicial. A função N é exponencial.

Resposta da questão 90: [C] Construindo o cubo temos:

Portanto, as faces paralelas desse cubo são E-M, B-N e E-R. Resposta da questão 91: [C]

O nível da água subiria 2400

2cm,40 30

fazendo a água ficar com 25 5 2 22cm de altura.

Page 51: HISTÓRIA - s3.amazonaws.com · proenem.com.br HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século

proenem.com.br

Resposta da questão 92: [A]

Área a ser impermeabilizada: 2A 20 10 2 20 ,1 2 10 1 260m onde serão usados 260 L de impermeabilizante.

Valor gasto com o fornecedor A:

Número de ladas necessárias: 260 :10 26 latas.

Valor das latas: 100 26 2600 reais.

Valor gasto com o fornecedor B:

Número de latas necessárias: 260 :15 17,3333..., ou seja, serão necessárias 18 latas.

Valor das 19 latas: 145 18 2610 reais.

Resposta da questão 93: [E] Sabendo que a menor distância entre dois pontos é o segmento de reta que os une, segue que a representação exibida na

alternativa (E) é a única que ilustra corretamente a menor distância entre A e B. Resposta da questão 94: [B] Sendo a a aresta do cubo, temos: a

3 = 4.18.3

a3 = 216

a = 6 Resposta da questão 95: [D] V = volume do cubo maior – volume do cubo menor V = 12

3 - 8

3

V = 1728 – 512 V = 1216 Resposta da questão 96: [B] Multiplicando as dimensões temos o valor de seu volume em m

3.

Resposta da questão 97: [B]

a 3

= 13.824 a = 24cm. Diâmetro da esfera = 12cm

No comprimento do cubo podemos colocar 2 esferas

Na largura do cubo podemos colocar 2 esferas

Na altura do cubo podemos colocar 2 esferas

Logo o número de esferas será 2.2.2 = 8