história de fortaleza

41
HISTÓRIA DE FORTALEZA

Upload: junior-oliveira

Post on 20-Jul-2015

81 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

HISTÓRIA DE FORTALEZA

• Fortaleza e os fortes: Em 1603, com as invasões dos franceses nas terras entre o Ceará e o Maranhão, Portugal

começa a demonstrar interesse pelas terras cearenses. Em 1603, Pero Coelho constrói o fortim de São Thiago na atual Barra do Ceará, mas 3 anos depois é obrigado a abandonar o forte devido a uma grande seca que mata seus três filhos. As terra do entorno do forte foram nomeadas de Nova Lisboa.

Em 1612, Martim Soares Moreno (o mesmo Matim de Iracema), constrói o forte de São Sebastião no mesmo local do antigo forte de São Thiago, deixando o Ceará em 1631 para combater os holandeses em Pernambuco.

Em 1649, o holandês Mathias Beck resolve instalar seu forte na enseada do Mucuripe. O abandono da Barra do Ceará se dá porque dali não era possível avistas os navios de guerra que se aproximavam do território. Com pedaços do forte de São Sebastião, ergue o Forte Schoonenborch no morro de Majaratiba, no leito do Rio Pajeú. O aldeamento da Barra do Ceará continua a existir, agora com o nome de Vila Velha.

Em 1664, os holandeses são expulsos pelos portugueses e o forte é totalmente destruído. É erguido em 1664 o forte de Assunção

Só em 1726, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção se torna uma vila e capital do Ceará. Somente em no final do século XVIII, a capitania do Ceará se desmembra da capitania de Pernambuco, aumentando a importância do futuro Estado e da futura capital.

• FORTALEZA NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O XX

• Fortaleza e as tentativas de disciplinar o crescimento.

Planta de Fortaleza de 1875, de Adolfo Herbster

• Fortaleza – Paris

• A disciplinarização do espaço urbano da Capital cearense a partir do final do século XIX se relaciona com as medidas e técnicas voltadas para o reajustamento social das camadas populares, sobretudo por meio do controle da saúde, dos corpos, gestos e comportamentos.

• Lazer e sociabilização para as elites.

• Inauguração de prédios e espaços públicos: Santa Casa de Misericórdia (1861), Passeio Público (1864), Mercado de Ferro (1897), Praça do Ferreira, Teatro José de Alencar (1910), Praça Marquês do Herval (José de Alencar), Avenidas, orla.

Praia de Iracema

R. Major Facundo

• Tipos populares: Bem-bem garapeiro

Vaia ao sol

Bode Yoyô – 1915

• Fortaleza hoje – desenvolvimento, progresso e destruição da memória.

• Que cidade queremos para nós?