historia da ordem unida

19
HISTÓRIA DA ORDEM UNIDA 3º Sgt Marcelo Dias Elias - PMMG

Upload: policia-militar

Post on 19-Mar-2017

84 views

Category:

Career


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Historia da ordem unida

HISTÓRIA DAORDEM UNIDA3º Sgt Marcelo Dias Elias - PMMG

Page 2: Historia da ordem unida

INTRODUÇÃO

CONCEITO:

É um conjunto harmonioso, cadenciado e equilibrado de movimentos.

A ordem unida é uma das atividades militares, na qual são treinadas as marchas

militares e desfiles cívicos.

É a aptidão individual e consciente altamente motivada pelo policial-militar,para a obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade,disciplina, sincronismo, coesão e garbo.

Page 3: Historia da ordem unida

A ordem unida é inerente a qualquer força militar – Além de ser utilizada para organizar a tropa no terreno também é utilizada como estratergia de

persuasão e demonstração de força.

Page 4: Historia da ordem unida

A ordem unida bem executada denota poder

ORDEM UNIDA SENDO UTILIZADA COMO GUERRA PSCOLÓGICA

Page 5: Historia da ordem unida

OBJETIVOS DA ORDEM UNIDA NA PMMG

- Trabalhar no policial-militar o sentimento de unidade, os reflexos de

pronto acatamento às ordens e o espírito de cooperação, como fatores

preponderantes na sua formação.

- Constituir uma verdadeira escola de disciplina e coesão.

- Proporcionar aos policiais militares e às frações constituídas, os meios

e formas de se apresentarem e de se deslocarem em perfeita ordem e

harmonia.

- Capacitar os oficiais e graduados para o exercício do comandamento

de tropa.

- Fazer com que a tropa formada se apresente em público nas

solenidades, desfiles e deslocamentos formados, pautando pelo

aspecto enérgico, marcial e uniforme.

Page 6: Historia da ordem unida

Desde o início dos tempos, quando o homem se preparava para combater, ainda com armas rústicas e formações incipientes, já estava presente a Ordem Unida, padronizando procedimentos, movimentos e formas de combate, disciplinando homens, seja nas falanges, seja nas legiões.

Falangens: pequena formação de combate (Pelotão) – Grecia.Legião: formação militar de combate (batalhão)

Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.Juízes 20:16

HISTÓRICO

Page 7: Historia da ordem unida

FREDERICO II, Rei da PRÚSSIA - 1700

Dava grande importância à Ordem Unida, e determinava que diariamente seus súditos executassem movimentos a pé firme e em marcha com a finalidade de desenvolver, principalmente, a disciplina e o espírito de corpo.

“A prosperidade de um Estado tem por base a disciplina dos seus Exércitos" Frederico II

Page 8: Historia da ordem unida

Na PMMG, o treinamento militar tem como fato marcante a contratação doCapitão Roberto Drexler, do Exército Suíço, pelo Estado de Minas Gerais, pordois anos, de 24 de dezembro de 1912 a 1914, para ministrar todo tipo detreinamento necessário à Força Pública. Recebeu, para tanto, a patente deCoronel da PMMG, com todos os direitos e vantagens do posto e alicerçou,38POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAISna Corporação, as bases da ordem unida que vigoram até os dias presentes.Em 1913, Drexler conseguiu, também, a contratação de seu filho, RodolphoDrexler, para assessorá-lo no trabalho.

A “Instrução Suíça”, de acordo com Oliveira Sobrinho (1992, p. 26), perduroupor mais de um quarto de século, com seus métodos e sua justa forma,até que, com a criação do antigo Departamento de Instrução (D.I.) e achegada, a Minas, de uma missão professora do Exército Brasileiro paradirigir os ensinamentos técnicos profissionais da Corporação, extinguiu-seo predomínio da “Instrução Suíça”.

Page 9: Historia da ordem unida

De acordo com Oliveira Sobrinho (1992, p. 26), com a criação do D.I. peloDecreto nº 11.252, de 03 de março de 1934, destinado basicamentea ministrar conhecimentos fundamentais às praças e conhecimentoscomplementares aos oficiais, ocorreu uma irradiação das doutrinas enormas da então Força Pública para as unidades da capital e do interior doestado, dentre elas a doutrina de ordem unida vigente à época, que utilizavacomo referência toda a doutrina existente no Exército Brasileiro.

Page 10: Historia da ordem unida

7 Como valentes correrão, como homens de guerra subirão os muros; e marchará cada um no seu caminho e não se desviará da sua fileira.

8 Ninguém apertará a seu irmão; marchará cada um pelo seu caminho; sobre a mesma espada se arremessarão, e não serão feridos.

Joel 2:7,8

CITAÇÕES DA BIBLIA SOBRE RITUAIS DE ORDEM UNIDA

Page 11: Historia da ordem unida

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais.

E, quando as tocarem, então toda a congregação se reunirá a ti à porta da tenda da congregação.Mas, quando tocar uma só, então a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.

Quando, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do oriente.

Mas, quando a segunda vez retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do sul;

retinindo, as tocarão para as suas partidas.Porém, ajuntando a congregação, as tocareis; mas sem retinir.E os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e a vós serão por estatuto perpétuo nas vossas gerações.

E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos oprime, também tocareis as trombetas retinindo, e perante o Senhor vosso Deus haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos.

Números 10:1-36

Page 12: Historia da ordem unida

ORDEM UNIDA NAS FORÇAS DE SEGURANÇA CIVIS

Polícia Federal;

Policias Civis;

Escolteiros;

Guardas Municipais.

Page 13: Historia da ordem unida

CURIOSIDADES DA ORDEM UNIDA

Cerimônia da troca da Guarda da Rainha (The Queen’s Guard), realizada no Palácio de Buckingham, em Londres

Page 14: Historia da ordem unida

SIMBOLOGIA NA ORDEM UNIDA

O Exército Brasileiro, historicamente, teve seus primeiros movimentos de Ordem Unida herdados do Exército Português. Além disso, sofreu também duas grandes influências, no início do século passado: a germânica, antes da 1ª Guerra Mundial, com a Missão Militar de Instrução de brasileiros na ALEMANHA; e a francesa, no início dos anos 20, com a participação de militares daquele País em missão no Brasil.

Page 15: Historia da ordem unida

Como exemplo, dessa influência, pode-se citar o apresentar armas com espada (movimento utilizado apenas por militares), que se identifica com o juramento feito pelos militares gauleses.

- O 1º tempo, com a espada na vertical e com o copo na altura da boca, significava o juramento pela própria HONRA, - No 2º tempo, o juramento por DEUS, apontando para o céu,

- No 3º tempo, o juramento pela PÁTRIA, apontando a espada para o solo.

Page 16: Historia da ordem unida

CONTINÊNCIA

Page 17: Historia da ordem unida

Essa “saudação militar universal é uma reminiscência do antigo costume (...) dos combatentes medievais, [que,] quando vestidos com suas armaduras (...), [levavam] a mão à têmpora direita, para suspender a viseira, permitindo sua identificação”.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/08/16/No-p%C3%B3dio-e-no-quartel.-De-onde-vem-o-ritual-militar-de-bater-contin%C3%AAncia-e-o-que-ele-significa

1ª TERCEIRA HISTÓRIA:

Page 18: Historia da ordem unida

2ª TERCEIRA HISTÓRIA:

Page 19: Historia da ordem unida

a mão na têmpora é também um sinal de que o militar - ou o cavaleiro, da hipótese relativa à Idade Média - não tem a intenção de sacar a arma, portanto, denota uma atitude amistosa e de confiança em relação a quem se cumprimenta.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/08/16/No-p%C3%B3dio-e-no-quartel.-De-onde-vem-o-ritual-militar-de-bater-contin%C3%AAncia-e-o-que-ele-significa

3ª TERCEIRA HISTÓRIA: