historia da arte - · pdf filepretendiam com isso traduzir, na pedra, uma ilusão de...

33
ARTE PRÉ-HISTÓRICA NEOLÍTICO aproximadamente 10.000 a 5.000 a.C. instrumentos de pedra polida, enxada e tear; início do cultivo dos campos; artesanato: cerâmica e tecidos; construção de pedra; e primeiros arquitetos do mundo. IDADE DOS METAIS aproximadamente 5.000 a 3.500 a.C. aparecimento de metalurgia; invenção da roda; PALEOLÍTICO INFERIOR •aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.C.; •controle do fogo; e •instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados. PALEOLÍTICO SUPERIOR •instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha; e •desenvolvimento da pintura e da escultura.

Upload: lamthien

Post on 07-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

ARTE PRÉ-HISTÓRICA

NEOLÍTICO aproximadamente 10.000 a 5.000 a.C. instrumentos de pedra polida, enxada e tear; início do cultivo dos campos; artesanato: cerâmica e tecidos; construção de pedra; e primeiros arquitetos do mundo.

IDADE DOS METAIS aproximadamente 5.000 a 3.500 a.C. aparecimento de metalurgia; invenção da roda;

PALEOLÍTICO INFERIOR

•aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.C.; •controle do fogo; e •instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados. PALEOLÍTICO SUPERIOR

•instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha; e •desenvolvimento da pintura e da escultura.

ARTE EGÍPICIAARQUITETURA

As características gerais da arquitetura egípcia são:* solidez e durabilidade;* sentimento de eternidade; e* aspecto misterioso e impenetrável.

ESCULTURA

Pretendiam com isso traduzir, na pedra, uma ilusão de imortalidade. Com esse objetivo ainda, exageravam freqüentemente as proporções do corpo humano, dando às figuras representadas uma impressão de força e de majestade.

PINTURA

Suas características gerais são:* ausência de três dimensões;* ignorância da profundidade;* colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo; e* Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.

ARTE GREGAARQUITETURA

a) Templosb) Teatrosc) Ginásiosd) Praça

PINTURA1) figuras negras sobre o fundo vermelho 2) figuras vermelhas sobre o fundo negro 3) figuras vermelhas sobre o fundo branco

ESCULTURA

Teatro: Foi criada a comédia e a tragédia. Entre as mais famosas: Édipo Rei de Sófocles. Música: Significa a arte das musas, entre os gregos a lira era o instrumento nacional.

A estatuária grega representa os mais altos padrões já atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento.

ARTE ROMANA

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca

popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-

helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Arquitetura* busca do útil imediato, senso de realismo;* grandeza material, realçando a idéia de força;* energia e sentimento;* predomínio do caráter sobre a beleza;* originais: urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.

PinturaO Mosaico foi muito utilizado na decoração dos muros e pisos da arquitetura em geral.A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 a.C.

ESCULTURA

Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade.Mais realista que idealista, a estatuária romana teve seu maior êxito nos retratos.

Com a invasão dos bárbaros as preocupações com as artes diminuíram e poucos monumentos foram realizados pelo Estado. Era o começo da decadência do Império Romano que, no séc. V -precisamente no ano de 476 - perde o domínio do seu vasto território do Ocidente para os invasores germânicos.

ARTE PALEOCRISTÃ

Surge a arte cristã primitiva.

ARTE BIZANTINAA arte bizantina está dirigida pela religião

ARTE ISLÂMICA

ARQUITETURATAPETESPINTURA E GRÁFICA

ARTE ROMÂNICA

Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido por Idade Média

ARTE GÓTICA

No século XII, entre os anos 1150 e 1500, tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e apareça a burguesia urbana. No começo do século XII, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas jácomeçaram a aparecer as primeiras mudanças que conduziram a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.

RENASCIMENTO

Características gerais: * Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana

ARQUITETURA

* Ordens Arquitetônicas * Arcos de Volta-Perfeita * Simplicidade na construção * A escultura e a pintura se desprendem

da arquitetura e passam a ser autônomas * Construções; palácios, igrejas, vilas

(casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)

PINTURA

* Perspectiva* Uso do claro-escuro* Realismo* Inicia-se o uso da tela e da tinta à

óleo. * Tanto a pintura como a escultura

que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes. * Surgimento de artistas com um estilo pessoal

Música e Teatro

ESCULTURA

* Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade * Proporção da figura mantendo a sua

relação com a realidade * Profundidade e perspectiva * Estudo do corpo e do caráter humano

BarrocoSuas características gerais são: * emocional sobre o racional; seu

propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. * busca de efeitos decorativos e visuais,

através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; * entrelaçamento entre a arquitetura e

escultura; * violentos contrastes de luz e sombra; * pintura com efeitos ilusionistas, dando-

nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

NEOCLASSICISMO

Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, .

Principais características:

* retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;* academicismo nos temas e nas técnicas;* arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.

ARQUITETURA

Modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento.

PINTURAInspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italia

ROMANTISMO

Características gerais: * a valorização dos sentimentos e da

imaginação;* o nacionalismo;* a valorização da natureza como

princípios da criação artística; e* os sentimentos do presente tais como:

Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

REALISMO 1850 e 1900

São características gerais:

* o cientificismo* a valorização do objeto* o sóbrio e o minucioso* a expressão da realidade e dos aspectos descritivos

ARQUITETURANecessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.

ESCULTURAProcurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.

PINTURA

* Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;* Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; e.* Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

IMPRESSIONISMO

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

EXPRESSIONISMO

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

CUBISMOPrincipais características:geometrização das formas e volumes renúncia à perspectiva o claro-escuro perde sua função representação do volume colorido sobre superfícies planas sensação de pintura escultórica cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave