história - caderno de resoluções - apostila volume 3 - pré-universitário - hist3 aula15

2

Click here to load reader

Upload: geografia-caderno-de-resolucoes-historia

Post on 06-Jun-2015

2.322 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: História - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 3 - Pré-Universitário - hist3 aula15

3ª SÉRIE E EXTENSIVO | VOLUME 3 | HISTÓRIA 3 1

História 3 aula 15 COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PARA SALA

1. A Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na Península Itálica durante o século VIII a.C.. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural.

Resposta correta: C 2. O Senado tornou-se, na fase republicana (510 a 27 a.C.), a

mais alta autoridade do Estado, tendo os senadores carácter vitalício. Nesse período, o Senado romano fiscalizava os cônsules (autoridades executivas máximas), controlava a justiça, as finanças públicas, as questões religiosas e dirigia a política externa, incluindo a convocação militar – vital num momento de conquistas expansionistas. O Império (27 a.C. a 476 d. C.) foi funesto com o Senado, afastando-o gradualmente da administração dos assuntos e questões de Roma, dimi-nuindo a sua importância enquanto assembleia política.

Resposta correta: E

3. O domínio político e militar de Roma sobre outras áreas levou-a a incorporar vários aspectos da cultura dos po-vos dominados.

Resposta correta: D 4. O fragmento se refere ao conflito entre romanos e car-

taginenses conhecido como Guerras Púnicas. Resposta correta: C

5. Os três principais órgãos da República Romana foram o Senado, as magistraturas e a assembléia popular, se-gundo Políbio. Resposta correta: B

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PROPOSTAS

1. Para Roma, o Estado estava acima de tudo e quem esti-vesse a serviço da res publica (coisa pública) deveria respeitar os deuses, ser leal e corajoso e ambicionar a glória – virtudes que evidenciam o caráter guerreiro que logo se manifestou entre os romanos. A vida do cidadão era regulamentada por leis, que podiam dizer respeito aos negócios do Estado (direito público) e às relações entre famílias e particulares (direito privado). Vale à pena notar a importância dessa distinção, até ho-je fundamental para o funcionamento do estado de di-reito. No entanto, essas noções bem como as institui-ções que as traduziram na prática não datam do primei-ro momento da história romana, o período monárquico, mas sim do período republicano.

Resposta correta: C

2. A guerra social eclodiu na Itália quando os habitantes da península exigiram a cidadania romana para terem acesso à distribuição das terras públicas. Em 91 a.C., estendeu-se pela península uma verdadeira guerra civil que só terminou quando, ao fim de três anos, foi concedida a cidadania ro-mana a todos os italianos. No ano 88 a.C. rebentou na Ana-tólia uma rebelião contra o poder de Roma. A revolta de camponeses foi o estopim para as crises que originaram a decadência da República.

Resposta correta: D 3. As conquistas romanas provocaram transformações na

sociedade: os ricos nobres romanos, em geral pertencentes ao Senado, tornaram-se donos de grandes latifúndios, que eram cultivados pelos escravos. Obrigados a servir no exér-cito, muitos plebeus regressaram à Itália de tal modo em-pobrecidos que, para sobreviver, passaram a vender seus bens. Sem terras, inúmeros camponeses plebeus emigra-ram para a cidade, passando a viver em torno de Roma com o pão e o circo fornecidos pelo Estado.

Resposta correta: C 4. Desde o período republicano de sua história, Roma

empreendeu uma política expansionista, tendo como objetivo a conquista de terras férteis, visando o abastecimento diante do crescimento demográfico e a defesa frente às investidas de povos vizinhos, como os etruscos, sabinos, equos e volscos, e escravos, uma vez que possuía uma economia agrária e essa política atendia ao interesse da elite: os patrícios. A política de conquista iniciou-se no século V a.C. .

Resposta correta: A 5. A Lei Licínia, aprovada em 367 a.C., aboliu a escravidão

por dívidas, proibindo que os plebeus endividados fos-sem escravizados pelos proprietários rurais. Esta lei era conferida apenas aos cidadãos romanos. Inúmeros habi-tantes das províncias, endividados, continuaram sendo submetidos à escravidão, até que em 326 a.C. esse be-nefício se estendeu a todos o povo que comprovasse ter se tornado cativo por dívidas.

Resposta correta: B 6. A Roma republicana (509 a 27 a.C.) teve o Senado como

órgão supremo de governo, onde os senadores exerci-am sua função em caráter vitalício. Eram responsáveis pela preservação da religião, supervisionavam as finan-ças públicas, dirigiam a política externa e administravam as províncias.

Resposta correta: B 7. A opção correta refere-se à vitória romana sobre Carta-

go nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), que deu aos ro-manos o controle do comércio no mar Mediterrâneo.

Resposta correta: B

Page 2: História - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 3 - Pré-Universitário - hist3 aula15

3ª SÉRIE E EXTENSIVO | VOLUME 3 | HISTÓRIA 3 2

8. Os irmãos Graco foram idealizadores das Leis Agrária e Frumental, que visavam alterar a estrutura agrária e me-lhorar as condições gerais da plebe romana.

Resposta correta: A 9. Durante o período republicano, que inicialmente foi

controlado pelos patrícios, os plebeus conquistaram vários direitos políticos passando a nomear, inclusive, um cônsul. Além disto, os plebeus conquistaram uma série de direitos, como a permissão para casar com patrícios, leis escritas e participação política, com a criação do Comício da Plebe e o direito de eleger cônsules plebeus. Resposta correta: B

10. Durante o período republicano os romanos empreenderam

uma série de conquistas, culminando, ao final do século I a.C., com o controle de toda a costa mediterrânea. O ex-pansionismo trouxe muitas conseqüências a níveis externo e interno, como a concentração de riquezas e terras e a uti-lização em larga escala do trabalho escravo. Resposta correta: D