hip-hoplnx.subportela.com/images/sampledata/boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · no passado...

8
Ano 15, nº 54 - janeiro 2017 Publicação trimestral - Distribuição gratuita Edição: ISSN 1645-6289 AS - Associação Subportela Novo Logótipo da Associação Concurso No sentido de inovar e ajustar o logótipo da Associação aos seus valores de juventude e modernidade e à marca recentemente criada “AS - Associação Subportela” foi aberto em abril do ano passado um concurso para apresentação de propostas. Apesar da considerável aderência ao concurso, que queremos agradecer, nenhum dos projetos apresentados foi aprovado na Assembleia Geral, realizada no dia 20 de novembro de 2016 pelas 10 horas, por não ter reunido o consenso necessário e desejável. Assim informamos que o concurso mantém-se aberto e que aguardamos novas propostas, que serão motivo de discussão, votação e aprovação na próxima Assembleia Geral, marcada para dia 19 de fevereiro do presente ano. O logótipo deve ser simples e adequado aos valores, imagem e missão da Associação, sendo que estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional. 2017 Desejamos aos nossos prezados leitores, estimados sócios e apoiantes desta publicação um Feliz Ano Novo cheio de sonhos, alegrias, realizações, sucesso e muito amor. Hip-Hop Todos os sábados, pelas 14horas no salão multiusos da Associação em Subportela Sem qualquer compromisso, vem experimentar. Informações: 965110121. Melhor qualidade de vida GINÁSTICA Todas as 2.ª e 4.ª Feiras com início às 21 horas

Upload: others

Post on 27-Sep-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

Ano 15, nº 54 - janeiro 2017 Publicação trimestral - Distribuição gratuita

Edição:

ISSN 1645-6289

AS - Associação Subportela

Novo Logótipo da AssociaçãoConcursoNo sentido de inovar e ajustar ologótipo da Associação aos seusvalores de juventude e modernidadee à marca recentemente criada “AS- Associação Subportela” foi abertoem abril do ano passado umconcurso para apresentação depropostas.

Apesar da considerável aderênciaao concurso, que queremosagradecer, nenhum dos projetosapresentados foi aprovado na

Assembleia Geral, realizada no dia20 de novembro de 2016 pelas 10horas, por não ter reunido oconsenso necessário e desejável.

Assim informamos que o concursom a n t é m - s e a b e r t o e q u eaguardamos novas propostas, queserão motivo de discussão, votaçãoe aprovação na próxima AssembleiaGeral, marcada para dia 19 defevere i ro do presente ano.

O logótipo deve ser simples eadequado aos valores, imagem emissão da Associação, sendo queestaremos disponíveis para qualqueresclarecimento adicional.

2017

Desejamos aos nossos prezadosleitores, estimados sócios e apoiantesdesta publicação um Feliz Ano Novoche io de sonhos , a legr ias ,realizações, sucesso e muito amor.

Hip-HopTodos os sábados, pe las14horas no salão multiusos daAssociação em Subportela

Sem qualquer compromisso, vemexperimentar. Informações: 965110121.

Melhor qualidade de vida

GINÁSTICA

Todas as 2.ª e 4.ª Feirascom início às 21 horas

Page 2: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

Página 2 | Ano 15, nº 54 | janeiro 2017

Saúde oral/saúde globalA saúde oral está intimamente relacionada com a qualidadede vida e saúde geral de cada pessoa. As doenças da cavidadeoral são muito comuns na população, resultando num impactonegativo a nível social, psicológico e económico na vida demilhares de pessoas.De forma a diminuir a ocorrência de doenças e complicaçõesna cavidade oral, devemos adotar comportamentos preventivosque permitam a manutenção de uma boa saúde oral.

1. Consultas regulares com o médicodentistaO médico dentista é o profissional mais qualificado paradiagnosticar e tratar doenças associadas à cavidade oral. Arealização de consultas pelo menos 2 vezes por ano permite uma intervenção atempada do médico dentista evitandoo aparecimento de futuras complicações.

2. Higiene oral regularA escovagem dos dentes deve ser realizada 2 a 3 vezes por dia utilizando uma pasta dentífrica fluoretada. Adicionalmente,a utilização de fio dentário ou escovilhão, pelo menos 1 vez por dia, é essencial para a remoção de restos alimentaresque ficam entre os dentes após as refeições.

3. Alimentação equilibrada e diversificadaUma alimentação saudável é um aspeto muito importante para se atingir um bom nível de saúde oral. Assim, deveser evitada a ingestão diária de alimentos açucarados como refrigerantes, sumos, bolachas, geleias e doces, de modoa diminuir a ocorrência da cárie dentária. Adicionalmente, uma alimentação diversificada, que inclua vegetais e frutas,apresenta benefícios protetores contra o cancro oral.

4. Diminuição da ingestão de álcool e do consumo de tabacoO consumo elevado de álcool e tabaco estão fortemente associados com uma maior incidência de cancro oral. Estetipo de cancro pode manifestar-se através de lesões malignas na cavidade oral, estando associado a elevados índicesde mortalidade. Desta forma, o consumo de tabaco deve ser reduzido ou, preferencialmente, anulado e o consumode álcool deve ser moderado.

5. Inspeção regular da cavidade oralOs elevados índices de mortalidade do cancro oral devem-se em grande parte ao seu diagnóstico tardio. Cada pessoadeve ter um papel ativo no diagnóstico precoce do cancro oral ao realizar um autoexame da sua cavidade oral. Oautoexame deve ser realizado mensalmente, frente ao espelho, através da observação de todas as estruturas dacavidade oral (lábios, bochechas, língua, gengivas, “céu da boca”), procurando qualquer tipo de alteração comoinchaços, manchas, feridas ou placas.Para consulta mais pormenorizada de algum dos aspetos apresentados, pode contactar através do [email protected].

5 Aspetos fundamentais para a sua saúde oral

Lénia Rego

Gonçalo Maia Rego

Florinda BarbosaAna Maia RegoCipriano Costa

Heitor Ramos

Andreia Belo

Page 3: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

Página 3 | Ano 15, nº 54 | janeiro 2017

O tradicional magusto deS. Martinho aconteceu nodia 13 de novembro e teved i re i to a uma ta rdelindíssima de outono, estafoi aquecida com o Sol dumverão que teimava em nãonos deixar.

Na Associação Subportela,

num excelente espaço paraa realização destes eventos,várias dezenas de pessoasjuntaram-se para desfrutardeste convívio socialmentesaudável.

Neste evento não faltaramteimosias competitivas,sempre amigáveis, nas

provas do melhor vinhonovo, que concorria emcima da mesa repleta decastanhas acabadas de sairdo fogareiro capitaneadopor Horácio Gri lo. Ascastanhas, quentinhas eboas, não foram a concursoporque foram ofertadaspela Junta de Freguesia quefez questão de se juntar aoconvívio.

O início da festa ficoumarcado pelo desfile dasconcert inas da nossaAssoc iação, que nostrouxeram vários temas

alegres de música popular.Seguiu-se o magusto ecomeçou o ba i lar i co,animado pelo grupo musicalque avivou a vontade dequalquer um para entrar naroda ou para dar a mão aoseu par.

A festa, como habitual-m e n t e , t e r m i n a a oanoitecer, mas nunca semantes sair o caldo verde quevai acompanhar mais umatigela de vinho, a meio daconversa que acalenta odesejo de repetir o eventono próximo outono.

Em dezembro, naturalmente, todospensam no Natal e o espírito natalícioleva as pessoas a pensarem na união,no convívio, na amizade, nafraternidade e em tudo aquilo queas faça mais felizes. Neste contexto,a Associação também quis, pelaprimeira vez, saciar essa ansiedadesaudável dos seus associados,organizando um jantar/convívio paraos mesmos, que se realizou no dia7 de dezembro.

O prato principal foi o tradicional

" c o z i d o àp o r t u g u e s a " ,confecionado porgente da casa nac o z i n h a d aassociação. Entreas sobremesas,não faltaram asiguarias própriasd a q u a d r anatalícia, como oarroz doce, o leite-creme, asrabanadas e o bolo-rei. Uma ceia que

a todos deixoup l e n a m e n t esaciados.

A A s s o c i a ç ã oSubportela (AS)agradece aos seusa s s o c i a d o s apresença nesteconv í v i o , pe l ae s p o n t â n e adisponibilidade quemanifestaram paraa s danças deg r u p o ; p e l o sc a n t a r e s à

desgarrada que entoaram emuníssono; pelo tocar das alegradorasconcert inas; pelas apet itosasent radas e sobremesas quetrouxeram para partilhar; em suma,pelo bom ambiente vivido nesta noite.

A elevada participação neste eventoe a qualidade do serviço prestado,deixou todos com vontade de repetirnuma próxima oportunidade. Adireção dá os parabéns a todos osparticipantes, regista este desejomanifestado de que este evento serepita e agradece pelo facto de teremfeito desta vossa Associação umespaço de amizade, de partilha e defraterno convívio.

Jantar para associadosUma iniciativa de sucesso

Page 4: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

Página 4 | Ano 15, nº 54 | janeiro 2017

A Associação, como habitualmente,promoveu no passado dia 11 dedezembro, pelas 15h30, a Festa deNatal, aberta a toda a comunidadeem geral, sendo que os destinatáriosespecíficos não poderiam deixar deser as crianças.

Com o salão de festas decorado apreceito e com pontualidade nohorário, deu-se início ao l indoespectáculo de variedades condizentecom a quadra natalícia.

A f e s t a t eve i n í c i o com arepresentação dos alunos da classede cordas da Escola de Música daAssociação, que tocaram lindamente,como resultado do trabalho doprofessor Ângelo Costa, que lecionaa turma de guitarras na nossa Escolade Música. Seguiu-se a festa com aatuação da turma de concertinas daEscola de Música da Associação, quede momento está a cargo do professorLuís Pinheiro. Continuamos de seguidacom a atuação da escola Open DanceSchool, que é a escola de dança queestá responsável pelo ensino edesenvolvimento desta atividade, namodalidade do Hip-Hop na nossa

A s s o c i a ç ã o .A p r e s e n t a r a mtemas com osalunos da escola etambém com anossa turma daAssociação, quet e m c o m omonitora, desdeo u t u b r o , aprofessora SofiaMiranda.

A s c r i a n ç a s ,ansiosas com achegada do Pai

Natal, chamavam por ele bem alto,mas para grande surpresa de todosapareceram dois amigos palhaços,que animaram não só as crianças

como também os adultos. As criançasda Escola E.B.1/J.I. de Subportelaabrilhantaram a festa quando subiramao palco e cantaram várias músicasde Natal.

No fim, chamaram o Pai Natal e eleapareceu, para grande alegria dosmais novos, distribuindo prendinhaspara todos. A festa terminou por voltadas 17 horas.

Mais uma vez, a Associação deSubportela agradece a todos aquelesque passaram pe lo pa l co eproporcionaram a toda a comunidadeuma tarde recreativa bem divertida;aos nossos apoiantes e colaboradores;aos organizadores desta festa; àAssociação de Pais da Escola E.B.1/J.I.de Subportela que prepararam aapresentação musical dos alunos; eà Junta de Freguesia que ofereceu oschocolates que o Pai Natal distribuiuàs crianças.

A todos o nosso muito obrigado porterem participado na festa, pois coma plateia cheia o espetáculo assumiuoutra grandiosidade de sucesso.

Page 5: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

No passado mês de outubro, nos dias14, 15 e 16, a Associação comemorouo seu 35.º aniversário. O programados festejos teve início no dia 14 comdemostrações de atividades físicas,como a dança e a ginástica. No dia15, a noite foi reservada para o teatrocom uma divertida peça, "RestauranteEuropa"a cargo da Companhia deTeatro "Dupla Face", uma sátira aomundo das aparências onde apreocupação é mostrar mais do queaquilo que se é e parecer ter-se maisdo que aquilo que se tem. O pontoalto da efeméride foi oficialmenteatingido na tarde de domingo, dia 16,com um espectáculo de variedadesonde se fizeram representar váriasesco las de mus i ca e dançanomeadamente a Banda Amadeus -Os Magna, a Open Dance School, oGrupo de Cavaquinhos da AssociaçãoJuveni l de Deão, o Grupo deCavaquinhos da Associação Culturalde Mujães, A Escola de Concertinasda AS – Associação Subportela e aOLEMS - Orquestra Ligeira da Escolade Música de Subportela.

Pelas 17h teve lugar a sessão solene

onde tomou a palavra o Sr. Presidenteda Associação que fez um brevehistorial da vida associativa dacolectividade, contextualizando oimpacto no desenvolvimento dacomunidade local e apelou àparticipação nas diversif icadasat iv idades que a assoc iaçãodesenvolve “… ocupem os temposlivres dos vossos filhos com atividadessaudáveis repletas de benefícios nopresente e muito mais no futuro!...Esta mensagem também serve paravós adultos, tantas actividades que a

vossa associação vos oferece!...Aproveitem, para combater osedentarismo…” "…Queremos deixaraqui, uma homenagem bem merecidaa todos aqueles que durante estes 35anos, através de diferentes formasde part ic ipação, deram o seucontributo no movimento associativodesta coletividade...”. A sessãocontinuou com o uso da palavra doSr. Presidente da Câmara Municipalde Viana do Castelo que, depois desaudar os corpos gerentes e os sóciosfundadores, valorizou o trabalho bemreconhecido da nossa associação comvotos de sucesso nos projetos futurose deixou os parabéns a todos aquelesque, de uma maneira ou de outra,contribuem para o crescimento destacoletividade.

Estiveram também presentes nestace r imón ia , vá r i os d i r i gen tesassociativos, representantes de outrasassociações e federações e a autarquialocal que, depois de apagar as velas,fizeram um brinde ao desenvolvimentoassociativo.

Página 5 | Ano 15, nº 54 | janeiro 2017

35ANOS

Page 6: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

Página 6 | Ano 15, nº 54 | janeiro 2017

Page 7: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

Página 7 | Ano 15, nº 54 | janeiro 2017

SAÚDE

A Associação celebrou o seu trigésimoquinto aniversário e estas datasredondas são sempre um tempopropício para um balanço. Ajustandoa sua ação ao mundo presente,mutável e cheio de novos desafios,as instituições com décadas deexistência não podem deixar de seinterrogar: Qual a missão daassociação e que serviço pretendeoferecer à comunidade onde estáinserida?A atual direção sentiu-se na obrigaçãolegal* de alterar os estatutos pelofacto de os mesmos estaremcompletamente desadequados faceàs atividades que a Associaçãodesenvolve actualmente, contrariandoos fins e objectivos previstos. “ …Para a realização dos seus objetivosa Associação tem como principal fim:- Primeiro - criar de forma prioritária:a) Centro de Dia; b) Centro deConvívio; c) Apoio Domiciliário;A.T.L….”.Recorde-se que a sete de julho dedois mil e três, no decorrer de umareunião da Associação com a Fábricada Igreja, o Pároco fez saber que "...afábrica da Igreja não vai abdicar dequalquer valência respeitante à partesocial…” posteriormente salientouainda “…o futuro Centro Social serálocalizado junto à igreja paroquial…”sublinhando que era “uma decisãodefinitiva”. Com base na análise feitaao resultado desta reunião a direçãoda associação propôs o abandono doprojeto que existia para a construçãodo Centro Social e Cultural deSubportela no Monte de S. João,avançando com um novo projeto epor consequênc ia com novosobjectivos.Deste modo o projeto de construçãodo Centro de Dia foi assumido pelaParóquia de Subportela de modounilateral.Nenhuma das instituições, Igreja eAssociação, tem uma ambiçãomaterialista, mas ambas buscamservir e assistir aqueles que na nossacomunidade precisam de um bomacolhimento no entardecer da vida,e quando se visa servir não se buscacompetir por protagonismo ouliderança. A vontade de ter um Centrode Dia que desfrutasse do miradourode São João Novo e do seu terreirosoalheiro foi um projeto parcialmentecumprido, isto é, temos um Centrode Dia que satisfaz uma necessidade

da nossa comunidade, pese emboranão se localize no nosso belo montee tenha excluído a colaboração daAssociação. Acreditando que as boassoluções são erguidas em conjunto,a Associação não pode levar a cabouma política de atropelos, mas semprede colaboração e se existe outrainstituição que assume servir estesfins, pois que os sirva, respondendoao apelo da nossa comunidade coma dignidade que ela merece, sobretudona aposentadoria.Deste modo, como é um imperativolegal presente que as Associaçõeslevem a efeito os seus fins (n.º 2 doartigo 182.º do Código Civil)*, ousejam extintas, fomos forçados aalterar os estatutos que estavam emvigor.Neste contexto, a alteração dosestatutos, tem a seguinte redação noque diz respeito aos fins e ojetivos:“ A AS tem por fim contribuir para apromoção do movimento desportivo,cultural, recreativo e social, ecolaborar com o Estado, autarquiase demais entidades públicas eprivadas em prol do desenvolvimentoe do bem comum, reforçando aimportância do associativismo comoescola de cidadania participativa efomentando a integração social, emcontexto de igualdade.A AS tem como objetivos específicos:1 - Desenvolver ações de carizdesportivo, cultural e recreativo e deintervenção social, quer por iniciativaprópria, quer de acordo e emarticulação com outras entidades;2 - Exercer outras atividades regularesem benefício da cultura física dos seusassociados e outras no âmbitodesportivo e cultural;3 - Apoiar e incentivar a participaçãodos assoc iados nas ações, adesenvolver pela AS, com vista asatisfazer as suas necessidadesdesportivas, culturais e sociais;4 - Valorizar o papel dos jovens napromoção dos valores democráticose na participação ativa, em igualdadede oportunidades na sociedade, dandovisibilidade ao movimento associativojuvenil;5 - Cooperar com entidades públicasou privadas visando a integração dosjovens e o desenvolvimento depolíticas adequadas à juventude;6 - Fomentar o associativismo comoespaço de so c i a l i z a ção , deaprendizagem democrática, e fator

de combate a todas as formas deexclusão e discriminação;7 - Promover a igualdade de género;8 - Fomentar o empreendedorismo ea inovação.”De salientar ainda que a novaredacção dos Estatutos, aprovada emreunião da Assemble ia Gera lExtraordinária a oito de abril de doismil e dezasseis, delibera também, aalteração da denominação daassociação para “AS – AssociaçãoSubportela”. Esta decisão visadescomplicar todos os procedimentosligados ao manuseamento do nomeda associação.Com o objetivo de servir mais esempre melhor, esperamos continuara poder contar com os nossos sóciose demais conterrâneos.

*"ARTIGO 182.º do código civil(Causas de extinção) 2. As associações extinguem-se ainda pordecisão judicial: a) Quando o seu fim se tenha esgotadoou se haja tornado impossível; b) Quando o seu fim real não coincidacom o fim expresso no acto de constituição

O Presidente da Mesa da Assembleiada AS - Associação Subportela, nostermos do artigo décimo sétimo dosEstatutos em vigor, convoca aAssembleia Geral, para uma reuniãoordinária, na sua Sede, na AlamedaS. João Novo, nº 330, código postal4905-625 da União de Freguesiasde Subportela, Deocriste e PortelaSusã, pelas 10 horas do dia 19 defevereiro de 2017, com a seguinteordem de trabalhos:

1 – Apresentação, discussão eaprovação do Relatório de Contasdo ano 2016.

2 – Apresentação, discussão eaprovação de proposta de alteraçãodo logót ipo da Assoc iação.

Se no dia e hora acima designadosa reunião não puder realizar-se porfalta de maioria dos sócios inscritos,far-se-á com qualquer número desócios trinta minutos depois, nostermos do número três do artigodécimo sétimo dos Estatutos.

o Presidente da Assembleia Geral

ASSEMBLEIA GERALCONVOCATÓRIA

Page 8: Hip-Hoplnx.subportela.com/images/sampledata/Boletins/54_janeiro... · 2017. 1. 31. · No passado mês de outubro, nos dias 14, 15 e 16, a Associação comemorou o seu 35.º aniversário

21 horas