higiene das mÃos - nutes – núcleo de telessaúde da

31
Enf Josilene Suassuna Enf Josilene Suassuna HIGIENE DAS MÃOS HIGIENE DAS MÃOS Baseado no Manual Técnico de Higienização das Mãos em Serviços de Saúde da ANVISA Baseado no Manual Técnico de Higienização das Mãos em Serviços de Saúde da ANVISA

Upload: others

Post on 12-Nov-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Enf Josilene SuassunaEnf Josilene Suassuna

HIGIENE DAS MÃOSHIGIENE DAS MÃOS

Baseado no Manual Técnico de Higienização das Mãos em Serviços de Saúde da ANVISABaseado no Manual Técnico de Higienização das Mãos em Serviços de Saúde da ANVISA

Page 2: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Em 1846, Ignaz Semmelweis, médico húngaro, reportou a redução no número de mortes maternas por infecção puerperal após a implantação da prática de higienização das mãos em um hospital em Viena. Desde então, esse procedimento tem sido recomendado como medida primária no controle da disseminação de agentes infecciosos.

A legislação brasileira, por meio da Portaria n. 2.616, de 12 de maio de 1998, e da RDC n. 50, de 21 de fevereiro 2002, estabelece, respectivamente, as ações mínimas a serem desenvolvidas com vistas à redução da incidência das infecções relacionadas à assistência à saúde e as normas e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Page 3: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Esses instrumentos normativos reforçam o papel da Esses instrumentos normativos reforçam o papel da higienização das mãos como ação mais importante na higienização das mãos como ação mais importante na prevenção e controle das infecções em serviços de prevenção e controle das infecções em serviços de saúde. Entretanto, apesar das diversas evidências saúde. Entretanto, apesar das diversas evidências científicas e das disposições legais, nota-se que científicas e das disposições legais, nota-se que grande parte dos profissionais de saúde ainda não grande parte dos profissionais de saúde ainda não segue a recomendação de Semmelweis em suas segue a recomendação de Semmelweis em suas práticas diárias.práticas diárias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio A Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, também tem dedicado esforços na elaboração de também tem dedicado esforços na elaboração de diretrizes e estratégias de implantação de medidas diretrizes e estratégias de implantação de medidas visando à adesão à prática de higienização das mãos.visando à adesão à prática de higienização das mãos.

Page 4: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Relaciona a mortalidade na clínica das parturientes tratadas pelos estudantes de medicina, com as partículas cadavéricas trazidas pelas mãos.

Page 5: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Estratégia Multimodal da OMSEstratégia Multimodal da OMS

O objetivo é reduzir a disseminação de infecçõe e de

microorganismos multirresistentes, bem como o

número de pacientes que adquire uma infecção

relacionada à assistência à saúde prevenível.

Page 6: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Estratégia Multimodal da OMSEstratégia Multimodal da OMS

A OMS PROPÔS NO ÂMBITO MUNDIAL UMAA OMS PROPÔS NO ÂMBITO MUNDIAL UMA

“ “ALIANÇA MUNDIAL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE “ALIANÇA MUNDIAL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE “

Assinatura pelo ministro da saúde, Assinatura pelo ministro da saúde, em 2007, do termo de compromisso em 2007, do termo de compromisso com a aliança mundial com a aliança mundial

Page 7: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

ImportanteImportante

• No caso de torneiras com contato manual para No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha. fechamento, sempre utilize papel-toalha.

• • O uso coletivo de toalhas de tecido é contra-O uso coletivo de toalhas de tecido é contra-indicado, pois estas permanecem úmidas, indicado, pois estas permanecem úmidas, favorecendo a proliferação bacteriana.favorecendo a proliferação bacteriana.

• • Deve-se evitar água muito quente ou muito Deve-se evitar água muito quente ou muito fria na higienização das mãos, a fim de prevenir fria na higienização das mãos, a fim de prevenir o ressecamento da pele. o ressecamento da pele.

Page 8: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOSHIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS

Finalidade

Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.

Duração do procedimento: 40 a 60 segundos.

Page 9: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Cinco Momentos para Higienização das Cinco Momentos para Higienização das Mãos da Estratégia Multimodal - OMSMãos da Estratégia Multimodal - OMS

1 Antes do contato com o Paciente

2 Antes da realização de Procedimentos Assépticos

3 Após Risco de Exposição à Flúidos

4 Após Contato com o paciente

5 Após contatos com áreas próximas ao Paciente

Page 10: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

É a medida individual mais simples e menos É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. infecções relacionadas à assistência à saúde.

Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimentomaior abrangência deste procedimento. .

O termo engloba a higienização simples, a O termo engloba a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos, que serão anti-sepsia cirúrgica das mãos, que serão abordadas mais adiante. abordadas mais adiante.

O que é Higienização das Mãos?O que é Higienização das Mãos?

Page 11: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Por que Fazer? Por que Fazer?

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Page 12: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

A pele das mãos alberga, principalmente, duas A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.camadas mais internas da pele.

HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS

Page 13: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Microbiota Microbiota

A microbiota transitória coloniza a A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção que permite sua remoção mecânica pela higienização das mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução quando se utiliza uma solução anti-séptica. É representada, anti-séptica. É representada, tipicamente, pelas bactérias tipicamente, pelas bactérias Gram-negativas, como Gram-negativas, como enterobactériasenterobactérias(Ex: (Ex: Escherichia coliEscherichia coli), bactérias não ), bactérias não fermentadoras (Ex: fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosaPseudomonas aeruginosa), ), além de fungos e vírus.além de fungos e vírus.

Page 14: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Por que Fazer? Por que Fazer?

Os patógenos hospitalares mais relevantes são:Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis,Enterococcus spp., Pseudomonas aeruginosa, Klebsiellaspp., Enterobacter spp. e leveduras do gêneroCandida. As infecções relacionadas à assistência à saúde geralmente são causadas por diversos microrganismos resistentes aos antimicrobianos, tais como S. aureus e S. epidermidis, resistentes a oxacilina/meticilina; Enterococcus spp., resistentes a vancomicina; Enterobacteriaceae, resistentes a cefalosporinas de 3a geração e Pseudomonas aeruginosa, resistentes a carbapenêmicos.

Page 15: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Quem deve higienizar as mãos?

Page 16: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Para que higienizar as mãos? Para que higienizar as mãos?

A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:

Page 17: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Uso de Água e SabãoUso de Água e Sabão

Page 18: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 19: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Em todo o mundo, serão promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos.

O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Dia 5 de maio é o Dia Mundial de Dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Higienização das Mãos.

Page 20: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

A Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe, nesta data, o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente - uma jornada de mobilização para a higienização das mãos.

A meta de 2010 é a paticipação de 10.000 hospitais no mundo

A proposta em 2011 é a alpicação de um Questionário “ ESTRUTURA DE AVALIAÇÃO PARA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS”

Ferramenta sistemática de análise situacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) A Organização Mundial da Saúde (OMS)

Page 21: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 22: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 23: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 24: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 25: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 26: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 27: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 28: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 29: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 30: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da
Page 31: HIGIENE DAS MÃOS - NUTES – Núcleo de Telessaúde da

Lavar as Lavar as mãos: um mãos: um

gesto simples gesto simples que salva que salva

vidas! vidas!