hexyl.4r kit clareador profissional - · pdf filetes, uso de medicamentos, entre outros....

5
Introdução A hipercromia é uma das disfunções estéticas que mais incomodam aqueles que procuram tratamentos em cabi- ne. No entanto, tratar manchas é sempre um desafio, uma vez que elas são desencadeadas por diversos fatores e nem sempre é possível diagnosticar sua origem com precisão. Para tratá-las com mais segurança é necessário primeira- mente saber sua etiologia (origem da mancha) para então, diagnosticar o fator desencadeante e em seguida escolher os recursos cosméticos ideais para o tratamento. Entendendo o processo de formação da mancha A cor da pele é dada principalmente pela quantidade de melanina presente em sua composição. A melanina é o pigmento principal e tem como função fundamental a proteção, porém seu excesso ou falta desencadeiam pro- blemas indesejáveis. A melanina é produzida por meio de um processo bio- químico chamado melanogênese que acontece no interior dos melanócitos, células que compõem 13% do total das células da epiderme e estão localizados na camada basal. O número de melanócitos nos indivíduos de cor de pele diferentes (fototipos) é basicamente o mesmo, o que dife- rencia a coloração de cada um é a quantidade de melanina produzida e seus subtipos, a EUMELANINA (pigmento mar- rom- preto) e FEOMELANINA (pigmento amarelo-vermelho), que produzidos em diferentes quantidades, determinam o fototipo da pele de cada indivíduo. A melanogênese ocorre quando uma enzima catalizadora chamada tirosinase, na presença de oxigênio oxida um ami- noácido que o corpo sintetiza chamado tirosina, formando os neurotransmissores, L-dopa, dopaquinona, entre outros, dando origem a melanina. Esse é um processo que ocorre naturalmente na pele e é necessário para a proteção dela. Após ser produzida, a melanina é transferida para os que- ratinócitos, conferindo coloração à pele. Mas quando esta produção, por alguma interferência, acontece desordena- damente, ocorre a falta ou excesso de melanina. O excesso da melanina dá origem a hipercromia, que é a hiperpigmen- figura 1: biossíntese da melanina¹ Departamento Técnico Bel Col v02.2015 Hexyl.4R Kit Clareador Profissional Ficha técnica de produto Nome Hexyl.4R Kit Clareador Profissional Conteúdo Peeling Clareador Bel Col 15 ml | Máscara Peeling Bel Col 15 ml | Fluido Antioxidante Bel Col 15 ml | Cápsulas Antioxidantes Bel Col 30 cápsulas | Complexo Clareador Bel Col 15 ml EAN13 7898918417 84 2 EAN14 1 789891841784 9 Referência P0179 NCM 3304.99.90 Embalagem Frascos PET + cartucho de cartolina Peso bruto 0,324 kg Dimensões 185 x 250 x 40 mm Segmento Profissional Linha Facial Destaque Clareamento eficaz da pele em 3 etapas: Etapa Peeling |Etapa Antioxidante| Etapa Modulação gênica e clareamento global, com a exclusiva Tecnologia White Active 3.6 Ativos Ácido Mandélico, Hexylresorcinol, Alfahidroxiácidos, Enzima, Polifenois, Flavonoides, Vitamina E, Colágeno, Rhamnosoft, Arbutin, Ácido Cítrico, Extrato de Boerhavia Lançamento Abril / 2014

Upload: lamtruc

Post on 05-Feb-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hexyl.4R Kit Clareador Profissional - · PDF filetes, uso de medicamentos, entre outros. É sempre importante verificar a causa da hipercromia, mas para as manchas que já estão instaladas

IntroduçãoA hipercromia é uma das disfunções estéticas que mais

incomodam aqueles que procuram tratamentos em cabi-ne. No entanto, tratar manchas é sempre um desafio, uma vez que elas são desencadeadas por diversos fatores e nem sempre é possível diagnosticar sua origem com precisão. Para tratá-las com mais segurança é necessário primeira-mente saber sua etiologia (origem da mancha) para então, diagnosticar o fator desencadeante e em seguida escolher os recursos cosméticos ideais para o tratamento.

Entendendo o processo de formação da manchaA cor da pele é dada principalmente pela quantidade

de melanina presente em sua composição. A melanina é o pigmento principal e tem como função fundamental a proteção, porém seu excesso ou falta desencadeiam pro-blemas indesejáveis.

A melanina é produzida por meio de um processo bio-químico chamado melanogênese que acontece no interior dos melanócitos, células que compõem 13% do total das células da epiderme e estão localizados na camada basal.

O número de melanócitos nos indivíduos de cor de pele diferentes (fototipos) é basicamente o mesmo, o que dife-rencia a coloração de cada um é a quantidade de melanina produzida e seus subtipos, a EUMELANINA (pigmento mar-rom- preto) e FEOMELANINA (pigmento amarelo-vermelho), que produzidos em diferentes quantidades, determinam o fototipo da pele de cada indivíduo.

A melanogênese ocorre quando uma enzima catalizadora chamada tirosinase, na presença de oxigênio oxida um ami-noácido que o corpo sintetiza chamado tirosina, formando os neurotransmissores, L-dopa, dopaquinona, entre outros,

dando origem a melanina. Esse é um processo que ocorre naturalmente na pele e é necessário para a proteção dela.

Após ser produzida, a melanina é transferida para os que-ratinócitos, conferindo coloração à pele. Mas quando esta produção, por alguma interferência, acontece desordena-damente, ocorre a falta ou excesso de melanina. O excesso da melanina dá origem a hipercromia, que é a hiperpigmen-

figura 1: biossíntese da melanina¹

Departamento Técnico Bel Colv02.2015

Hexyl.4R Kit Clareador Profissional

Ficha técnica de produto

Nome Hexyl.4R Kit Clareador Profissional

Conteúdo Peeling Clareador Bel Col 15 ml | Máscara Peeling Bel Col 15 ml | Fluido Antioxidante Bel Col 15 ml | Cápsulas Antioxidantes Bel Col 30 cápsulas | Complexo Clareador Bel Col 15 ml

EAN13 7898918417 84 2

EAN14 1 789891841784 9

Referência P0179

NCM 3304.99.90

Embalagem Frascos PET + cartucho de cartolina

Peso bruto 0,324 kg

Dimensões 185 x 250 x 40 mm

Segmento Profissional

Linha Facial

Destaque Clareamento eficaz da pele em 3 etapas: Etapa Peeling |Etapa Antioxidante| Etapa Modulação gênica e clareamento global, com a exclusiva Tecnologia White Active 3.6

Ativos Ácido Mandélico, Hexylresorcinol, Alfahidroxiácidos, Enzima, Polifenois, Flavonoides, Vitamina E, Colágeno, Rhamnosoft, Arbutin, Ácido Cítrico, Extrato de Boerhavia

Lançamento Abril / 2014

Page 2: Hexyl.4R Kit Clareador Profissional - · PDF filetes, uso de medicamentos, entre outros. É sempre importante verificar a causa da hipercromia, mas para as manchas que já estão instaladas

Ficha técnica de produto | Hexyl.4R Kit clareador Profissional

tação da pele. Essa desordem na produção da pigmentação se deve a fatores genéticos, hormonais, exposição à radia-ção ultravioleta, exposição à substâncias fotossensibilizan-tes, uso de medicamentos, entre outros.

É sempre importante verificar a causa da hipercromia, mas para as manchas que já estão instaladas existem trata-mentos cosméticos que conseguem clareá-las, amenizan-do sua coloração e uniformizado a pele.

Para o tratamento eficaz das manchas em cabine, a Bel Col apresenta a Linha Hexyl.4R Profissional.

Hexyl. 4R é um tratamento cosmético de clarea-mento global das manchas que apresenta a inovadora Tecnologia White Active 3.6 - 3 etapas de tratamento com 6 mecanismos de ação para o clareamento eficaz da pele. O kit é composto por cinco produtos: Peeling Clarea-dor, Máscara Peeling Clareadora, Fluido Antioxidante, Cáp-sulas Antioxidantes e Complexo Clareador.

Conheça o Tratamento

Etapa Peeling - Renovação celularÉ a primeira etapa do tratamento, onde é realizada a es-

foliação da pele e a renovação celular de fora para dentro, com o objetivo de alcançar o clareamento da mancha. Nes-ta etapa serão usados dois produtos: um peeling químico, que faz a esfoliação química da pele, estimulando a reno-vação celular e uma máscara peeling, que combina a ação química e enzimática por conter ativos das duas naturezas.

Produtos

Após a Etapa Peeling, a pele está preparada para receber os próximos produtos, que vão agir de dentro para fora na pele, controlando o processo de pigmentação e reduzindo a pigmentação excessiva.

Etapa AntioxidanteÉ a etapa que ajuda controlar a oxidação de substâncias

presentes na melanogênese e a liberação de mediadores inflamatórios que estimulam a pigmentação cutânea. Esta etapa é composta por dois produtos:

Um fluido antioxidante e uma cápsula antioxidante eferves-cente, que devem ser mesclados no momento da aplicação.

Como funciona? A presença de radicais livres em excesso oxida a tirosi-

na e outras substâncias presentes na melanogênese de forma desordenada, contribuindo para o surgimento das manchas. Se inibirmos a ação descontrolada desses radi-cais livres, conseguiremos controlar a oxidação da tirosina e de todas as substâncias intermediárias, controlando assim o excesso da melanina na pele que contribui para o surgi-mento das manchas.

Produtos

Etapa Modulação Gênica e Clareamento GlobalCom um modo de ação inovador, esta etapa conclui o

tratamento através de um complexo clareador que reúne a ação de dois extratos naturais biotecnológicos, que vão agir em diversas fases da produção excessiva de melanina, tratando o processo como um todo, antes, durante e após o surgimento da mancha. Uma dessas fases é a modulação gênica de melanócitos, que controla a produção de mela-nina antes mesmo que o processo se inicie, atuando direta-mente nos níveis de tirosinase, enzima chave para o início da melanogênese.

Como funciona?O fator de transcrição MITF é o fator formador da ti-

rosinase. Estudos demonstram que a ativação de um receptor chamado PPARγ reduz os níveis de MITF nos me-lanócitos e inibe a produção da tirosinase, equilibrando a produção desordenada de melanina e clareando a mancha.

Produto

Modo de UsoVide prospecto informativo ou consulte protocolo com-

pleto com a equipe Bel Col.

CONHEÇA OS SEIS MECANISMOS DE AÇÃO

Princípios ativos

Ácido MandélicoO ácido mandélico é um alfahidroxiácido, obtido da hi-

drólise das amêndoas amargas, que possui propriedades ideais para várias aplicações cosméticas.

1. Promove renovação celular;

2. Reduz os mediadores pró-inflamatórios;

3. Inibe a ação de radicais livres;

4. Reduz a atividade das enzimas tirosinase e peroxidase;

5. Reduz a transferência da melanina para os queratinócitos;

6. Previne o acúmulo de melanina na pele.

1. Peeling Clareador (com Ácido mandélico e Hexylresorcinol) - Poderoso esfoliante químico que auxilia na renovação celular e no clareamento geral da pele, uniformizando o seu aspecto

2. Máscara Peeling Clareadora (com Alfahidroxiácidos, Enzima e Hexylre-sorcinol) - Máscara enriquecida com enzima e alfahidroxiácidos para com-pletar o processo de esfoliação. Atua fortemente na renovação celular a par-tir da ação simultânea da esfoliação química e enzimática na pele.

1. Fluido Antioxidante (com Polifenois e Flavonoides, Vitamina E, Rhamnosoft e Colágeno) - Apresenta uma fórmula especial que combate a ação dos radicais livres atuantes no processo de melanogênese, promovendo o clareamento da pele. Deve ser usado em conjunto com as Cápsulas Antioxidantes.

2. Cápsulas Antioxidantes (com Arbutin e Ácido cítrico) - Controlam a atividade de enzimas responsáveis pela melanogênese, contribuindo forte-mente para o clareamento da pele.

1. Complexo Clareador (com Extrato de Boerhavia e Hexylresorcinol) - atua na modulação gênica dos melanócitos e no clareamento global da pele, intensificando o resultado dos produtos utilizados durante a aplicação em cabine.

Departamento Técnico Bel Colv02.2015

acido mandélico

Page 3: Hexyl.4R Kit Clareador Profissional - · PDF filetes, uso de medicamentos, entre outros. É sempre importante verificar a causa da hipercromia, mas para as manchas que já estão instaladas

Ficha técnica de produto | Hexyl.4R Kit clareador Profissional

Devido ao seu alto peso molecular, o ácido mandélico pro-move um peeling gradativo, com permeação mais lenta que os AHA´s comuns, podendo ser mais facilmente controlado.

Seu uso tópico promove redução da espessura da cama-da córnea e da coesão entre os corneócitos e suas camadas, sendo indicado para o tratamento de hipercromias (melas-mas, hiperpigmentação pós-inflamatória, lentigens, entre outros), sinais do envelhecimento e melhora da qualidade geral da pele. Atua também como antisséptico, melhorando o quadro da acne em peles acometidas por este processo.

HexylresorcinolÉ uma substância do grupo dos alquil resorcinóis, presen-

tes em cereais como trigo, centeio, entre outros, que apre-sentam diversas propriedades medicinais e são de grande importância para a nutrição humana.

O Hexylresorcinol é o alquil resorcinol mais conhecido e estudado, com uma história de 80 anos de uso, como anes-tésico e antisséptico, indicado para pequenas infecções de pele, entre outras propriedades.

Para utilização em cosméticos, Hexylresorcinol é in-dicado como clareador e anti-idade, devido à sua ação antioxidante. Ele regula pelo menos cinco diferentes etapas do processo de melanogênese e dentre seus mecanismos de ação:

Hexylresorcinol é um ativo com 99% de pureza, que de-monstrou segurança e eficácia clinicamente comprovadas no clareamento da pele, sendo um agente despigmentante até 4x mais eficaz que a hidroquinona, sem causar toxicidade e irritação à pele. Ensaios realizados in vitro e in vivo, com-provaram a excelente atividade da substância no processo inibitório de formação da melanina.

AlfahidroxiácidosSão conhecidos como “ácido de frutas”, derivados do limão,

laranja, abacaxi, cana-de-açúcar, uva, beterraba, entre outros.

É um complexo composto pelos ácidos glicólico, lático, tartárico e cítrico, esfoliantes químicos que aceleram o tur-nover celular, promovendo a renovação da pele.

Indicados para tratamento de hipercromias, acne, enve-lhecimento cutâneo e peles desidratadas. Apresentam pro-priedades antioxidante, hidratante e adstringente.

EnzimaA abóbora é muito utilizada como alimento por diversas

culturas. Uma de suas características interessantes são suas sementes, que, quando amadurecem, iniciam uma rápida autodegradação que proporciona um ambiente fértil para o desenvolvimento das novas sementes.

A abóbora possui seu próprio conjunto de proteases, que são enzimas responsáveis pela quebra de outras proteínas. A Enzima da abóbora é obtida através da fermentação do fruto da abóbora, que quebra as biomoléculas liberando fitoquímicos, dos quais são isoladas as frações proteolíticas.

O estrato córneo é formado por células mortas (corne-ócitos), que se originam na camada basal, sendo denomi-nados inicialmente, queratinócitos. Eles sofrem diferencia-ção e alcançam a camada mais externa da pele da qual se desprendem num processo conhecido como descamação. Caso não ocorra a descamação, a pele terá um aspecto seco e áspero, que tende ao aparecimento de manchas e rugas superficiais.

A enzima de abóbora realiza a renovação das camadas mais superficiais e danificadas do estrato córneo da pele, removendo as células mortas. Como resultado, há o estí-mulo da renovação celular, obtendo-se uma pele mais hidratada, com tonalidade mais uniforme, lisa e macia ao toque. Além disso, o afinamento da camada córnea per-mite que os princípios ativos de tratamento sejam melhor permeados através da pele.

As enzimas tradicionais como papaína e bromelina po-dem causar irritação na pele, devido à natureza muito agressiva destes materiais. Diferentemente deles, a Enzi-ma de abóbora exibe um perfil de irritação extremamente baixo, sendo indicada para todos os tipos de pele (normal,

Estimula a produção e protege enzimas antioxidantes, como a glutationa, inibindo a melanogênese;

Inibe a atividade da tirosinase e peroxidase (enzimas que fazem parte da síntese de melanina);

Protege o DNA contra danos oxidativos da radiação UV.

hexylresorcinol

alfahidroxiácidos

enzima

Departamento Técnico Bel Colv02.2015

Page 4: Hexyl.4R Kit Clareador Profissional - · PDF filetes, uso de medicamentos, entre outros. É sempre importante verificar a causa da hipercromia, mas para as manchas que já estão instaladas

Ficha técnica de produto | Hexyl.4R Kit clareador Profissional

seca, sensível e oleosa), que apresentem perda de viço, manchas e sinais envelhecimento cutâneo.

POLIFENOIS E FLAVONOIDESComplexo de polifenóis e flavonoides derivados da uva,

maracujá e cassis, os polifenóis podem ser encontrados em uma ampla gama de alimentos como frutas, cereais, hortali-ças e leguminosas, e também nas bebidas, tais como vinho, cerveja, chá, entre outros. Estudos mostram que o con-sumo de alimentos e bebidas ricos em polifenóis podem prevenir o surgimento de doenças e proteger os tecidos contra o estresse oxidativo, devido à sua ação antioxidante.

Os polifenóis constituem um grupo heterogêneo, com-posto de várias classes de substâncias com propriedade an-tioxidante, dentre estas classes estão os flavonoides.

Os flavonoides são moléculas que possuem inúmeras atividades, dentre estas: atuam como antirradicais livres, vasoprotetores, anti-inflamatórios e estimulam a micro cir-culação cutânea. São apontados ainda, como inibidores da ação de enzimas envolvidas no processo de degradação da elastina. Sua ação inibitória sobre os radicais livres, impede a oxidação da tirosina e inibe o processo de melanogênese, clareando a pele.

VITAMINA EA Vitamina E é um antioxidante muito utilizado e de-

monstra ter efeitos contra a deterioração das células pelos radicais livres e contra o envelhecimento. Protege as células contra o estresse oxidativo, permitindo a manutenção da saúde e bom funcionamento do organismo.

É uma vitamina lipossolúvel bem absorvida pela pele e sua ação antioxidante retarda a formação de peróxidos e a oxidação de lipídios, protegendo as lipoproteínas da pare-

de celular e retardando o envelhecimento cutâneo.

Sua ação antioxidante inibe a oxidação da tirosina pela tirosinase, controlando o início do processo de melanogê-nese e pigmentação excessiva da pele. Possui ainda ação umectante e hidratante.

Colágeno BiotecnológicoO Colágeno é uma proteína presente em todo o organis-

mo e é considerada uma das principais proteínas da pele, sendo responsável por sua firmeza e sustentação.

O Colágeno Biotecnológico utilizado pela Bel Col é um ativo altamente hidratante que apresenta tamanho reduzi-do e é encapsulado em ciclodextrinas, o que garante alto poder de permeação cutânea, potencializando a hidrata-ção e melhorando a qualidade da pele.

RHAMNOSOFTÉ um polissacarídeo biotecnológico obtido por fermen-

tação bacteriana e apresenta estrutura rica em açúcares participantes da comunicação celular.

Rhamnosoft se fixa sobre a membrana dos queratinóci-tos, inibindo a liberação de mediadores pró-inflamatórios, como a fosfolipase e prostaglandina. Desta forma, limita a propagação de mensagens entre as células da pele e da resposta inflamatória após exposição a um agente agressor (ex. radiação UV, poluição, produtos químicos ou agente particular), atenuando a ocorrência de reações inflamató-rias e acalmando a pele.

Seu mecanismo de ação frente às agressões UV é particular-mente interessante no tratamento das manchas, pois reduz a liberação de agentes pró-inflamatórios que estimulam a pig-mentação cutânea, inibindo o processo de melanogênese.

ARBUTINÉ um ativo naturalmente presente nas folhas da

Uva-ursi, utilizada por séculos na medicina devido às suas diversas propriedades.

O Arbutin inibe fortemente a ação da tirosinase no processo de oxidação da tirosina a DOPA, bloqueando a reação em ca-

polifenois e flavonoides

vitamina E

colágeno biotecnológico

rhamnosoft

Departamento Técnico Bel Colv02.2015

Page 5: Hexyl.4R Kit Clareador Profissional - · PDF filetes, uso de medicamentos, entre outros. É sempre importante verificar a causa da hipercromia, mas para as manchas que já estão instaladas

Ficha técnica de produto | Hexyl.4R Kit clareador Profissional

deia da melanogênese através da ação direta na enzima chave para a ocorrência do processo de pigmentação.

É um ingrediente ativo puro e biosintético que clareia e uniformiza a tonalidade da pele, promovendo clareamento efetivo, rápido e seguro. Em sua forma alfa, presente na Li-nha Hexyl.4R, oferece maior estabilidade e eficácia do que a forma beta, mais comumente encontrada.

EXTRATO DE BOERHAVIAExtrato biotecnológico da planta Boerhavia difusa, rico

em diversos compostos químicos e dentre eles as boe-ravinonas, compostos fenólicos com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Apresenta um inovador mecanismo de ação, que con-siste na modulação gênica dos melanócitos, ou seja, atua sobre os genes que regulam a atividade do melanócito na pele. O fator de transcrição MITF é o fator formador da tirosinase, estudos demonstraram que a ativação de um receptor chamado PPARγ reduz os níveis de MITF nos me-lanócitos e inibe a produção da tirosinase, controlando a produção desordenada de melanina.

O receptor PPARγ também aumenta a diferenciação dos queratinócitos reduzindo o acúmulo de melanina na epi-derme, clareando a mancha.

Além desse mecanismo de ação inovador, o Extrato de Boerhavia ainda:

Desta forma, o Extrato de Boerhavia é um ativo clarea-dor eficaz, que atua antes mesmo que a melanogênese se inicie, evitando o surgimento de hipercromias e agindo também após a formação da mancha, clareando e unifor-mizando a sua tonalidade.

GLOSSÁRIO

Referências

Imagens¹FIGURA 1: Junqueira, L.C. & Carneiro, J. Histologia Básica.

10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Acido mandélico - http://www.henrifarma.com.br

Hexylresorcinol - http://www.newdruginfo.com

Alfahidroxiácidos http://medicinaesteticabarcelona.wor-dpress.com

Enzima - http://www.americanfoodroots.com/

Polifenois e Flavonoides - http://www.viafarmanet.com.br

Vitamina E http://cyberdiet.terra.com.br

Uva-Ursi: fonte de arbutin - http://easttowestskincare.com/2011/11/14/250

Extrato de Boerhavia - http://opendata.keystone-founda-tion.org

Colágeno - http://www.performaxxstrings.com/historyo-fnaturalgutstrings.html

Rhamnosoft® HP - http://www.solabia.com

Conteúdo técnicoLaboratório Bel Química

Ratan Ratan K. Chaudhuri PhD – Sytheon, US Effecti-ve skin lightening with protective properties - PERSONAL CARE, May 39 -46 , 2010.

BioExtract Farma Service. Alfahidroxiácidos

HIGH CHEM COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PRODUTOS QUÍ-MICOS LTDA. Enzima da Abóbora

Solabia Group. Polifenois E Flavonoides

COENTRÃO, Patrícia de Abreu Marques. Avaliação de três técnicas de isolamento de polifenóis: aplicação em amostras de chocolate meio amargo. Niterói, 2005. Dissertação (Mes-trado em Química Analítica) – Universidade Federal Flumi-nense.

PENTAPHARM. Alpha-arbutin.

Provital, S.A. Pol. Ind. Can Salvatella – Extrato de Boerhavia

VIA FARMA. Rhamnosoft® HP

extrato de boerhavia

Departamento Técnico Bel ColAv. Cachoeira, 463 - Vila Pindorama - Barueri -SP

(55 11) 4161-8450 | www.belcol.com.br

Departamento Técnico Bel Colv02.2015

Melanogênese > processo de produção da melanina

Glutationa > agente redutor que ajuda inibir a ação da tirosinase

Melanina > Pigmento que dá a cor a pele

Tirosina > Aminoácido que inicia a melanogênese

Tirosinase > Enzima responsável pela síntese de melanina

Peroxidase > Participa da produção da eumelanina

arbutin

Reduz a transferência da melanina para os queratinócitos, evitando o acú-mulo de pigmento na epiderme.

Atua sobre diferentes tipos de manchas, reduzindo seu tamanho e intensi-dade, independentemente da sua origem.

É um ativo inteligente, com ação potencializada sobre as regiões hiperpig-mentadas, uniformizando a tonalidade da pele.