hamurabimesseder conhecimentospedagogicos completo 069 educacao indigena

10
1 Todas as constituições republicanas brasileiras (exceto a de 1891) reconheceram aos povos indígenas direitos sobre os territórios por eles habitados. Não obstante elas estavam sempre guiadas pelo pressuposto de que esses povos estavam fadados à perda gradual de sua identidade, mediante uma sistemática absorção pela sociedade dos "brancos". Entretanto, a Constituição de 1988 vai mais longe que todas as outras, no tocante aos direitos indígenas, reconhecendo a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições desses povos, além dos "direitos originários sobre as terras que ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e respeitar todos os seus bens." É responsabilidade da União, através da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), assegurar aos povos indígenas o exercício desses direitos. www.hmconcursos.com.br 2 Dados Epidemiológicos www.risolidaria.org.br Apesar disso, durante séculos, os povos indígenas foram culturalmente massacrados e marginalizados pela maioria "branca". Assim, esses povos vêm perdendo sua identidade, sua cultura, sua história - quando não são exterminados fisicamente pelo "homem branco". www.hmconcursos.com.br 5 Historicamente falando, a educação indígena esteve ligada à catequese dos índios, apaziguando-os, tornando-os dóceis e submissos às necessidades do colonizador. Ensinava-se a Língua Portuguesa, desconsideravam-se os mitos, as crenças, os hábitos indígenas, e as aulas eram ministrados por professores brancos. Robert De Niro (Rodrigo Mendoza) Jeremy Irons (Padre Gabriel) Liam Neeson (Fielding) 6

Upload: kcoalassis

Post on 20-Jan-2016

14 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

1

û Todas as constituições republicanas brasileiras (exceto ade 1891) reconheceram aos povos indígenas direitossobre os territórios por eles habitados. Não obstanteelas estavam sempre guiadas pelo pressuposto de queesses povos estavam fadados à perda gradual de suaidentidade, mediante uma sistemática absorção pelasociedade dos "brancos".

û Entretanto, a Constituição de 1988 vai mais longe quetodas as outras, no tocante aos direitos indígenas,reconhecendo a organização social, costumes, línguas,crenças e tradições desses povos, além dos "direitosoriginários sobre as terras que ocupam, competindo àUnião demarcá-las, proteger e respeitar todos os seusbens." É responsabilidade da União, através da FundaçãoNacional do Índio (FUNAI), assegurar aos povosindígenas o exercício desses direitos.

www.hmconcursos.com.br 2

Dados Epidemiológicos

www.risolidaria.org.br

ûApesar disso, durante séculos, os povosindígenas foram culturalmente massacrados emarginalizados pela maioria "branca". Assim,esses povos vêm perdendo sua identidade, suacultura, sua história - quando não sãoexterminados fisicamente pelo "homembranco".

www.hmconcursos.com.br 5

û Historicamente falando, a educação indígena esteve ligadaà catequese dos índios, apaziguando-os, tornando-os dóceis esubmissos às necessidades do colonizador. Ensinava-se aLíngua Portuguesa, desconsideravam-se os mitos, as crenças,os hábitos indígenas, e as aulas eram ministradospor professores brancos.

Robert De Niro (Rodrigo Mendoza)Jeremy Irons (Padre Gabriel)

Liam Neeson (Fielding)6

Page 2: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

2

ûAlgumas tribos passaram a viver mais comobrancos do que como os índios, maravilhadospelas novidades e comodidades da vida fora daaldeia.

ûOutros foram incansáveis e defenderam seumodo de vida, usando o processo de educaçãodos jovens, exatamente para manter a culturade seu povo. Devido à realidade de exploraçãoque a maioria das tribos vivia, os própriospovos sentiram a necessidade de aprender aescrita de sua língua moderna.

www.hmconcursos.com.br 7

ûAtualmente, a escola indígena, para a maiorparte dos povos que mantêm contato coma civilização, tem como objetivo manter oscostumes desses povos e ensinar a sua línguajunto com outras matérias.

ûO currículo é diferenciado não apenas porqueinclui o ensino da língua materna, mas porquedeve incluir disciplinas que respondam ademandas, necessidades e interesses daprópria comunidade.

www.hmconcursos.com.br 8

û A situação dos povos indígenas é poucoconhecida na sociedade brasileira. A idéiageral é de que falam a mesma língua, vivemda mesma forma e têm a mesma cultura. Noentanto o panorama é outro como já vimosanteriormente.

û São 220 etnias que falam 180 idiomas,excetuando-se aquelas que somente falam oportuguês porque perderam suas línguas deorigem. Atualmente são cerca de 370 mil(estimativas apontam entre 2 e 4 milhões depessoas na época do descobrimento)ocupando uma área correspondente a 13%do território nacional em 580 áreas definidascomo terras indígenas.

www.hmconcursos.com.br 9

û"Cada um desses povos é único, temuma identidade própria, fundada naprópria língua, no território habitado eexplorado, nas crenças, costumes,história, organização social."

www.hmconcursos.com.br 10

ûCom base no princípio de que as minoriasétnicas do país devem ser contempladas poruma política pública apropriada, foramelaboradas as Diretrizes para a Política Nacionalde Educação Escolar Indígena. Segundo essasdiretrizes, a definição do currículo de uma escolarequer "o conhecimento da prática cultural dogrupo a que a escola se destina (...) Para umaação educacional efetiva, requer-se, não apenasuma intensa experiência em desenvolvimentocurricular, mas também métodos de investigaçãoe pesquisa para compreender as práticasculturais do grupo.

www.hmconcursos.com.br 11

ûAssim, para a definição e desenvolvimento docurrículo da escola de uma determinadacomunidade indígena é necessária a formaçãode uma equipe multidisciplinar, constituídapor antropólogos, linguistas e educadores,entre outros, de maneira a garantir que oprocesso de ensino-aprendizagem se insiranum contexto mais amplo do que umprocesso paralelo e dissociado de outrasinstâncias de apreensão e compreensão darealidade."

www.hmconcursos.com.br 12

Page 3: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

3

û Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'é Katu (29/01/2010)

www.hmconcursos.com.br 13

ûArt. 210. § 2º - O ensino fundamentalregular será ministrado em línguaportuguesa, assegurada àscomunidades indígenas também autilização de suas línguas maternas eprocessos próprios de aprendizagem.

www.hmconcursos.com.br 14

www.hmconcursos.com.br 15

Seção IIIDo Ensino Fundamental

ûArt. 32. O ensino fundamental obrigatório,com duração de 9 (nove) anos, gratuito naescola pública, iniciando-se aos 6 (seis)anos de idade, terá por objetivo aformação básica do cidadão, mediante:(Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)

Ø § 3º O ensino fundamental regular seráministrado em língua portuguesa,assegurada às comunidades indígenas autilização de suas línguas maternas eprocessos próprios de aprendizagem.

www.hmconcursos.com.br 16

TÍTULO VIII

Das Disposições Gerais

û Art. 78. O Sistema de Ensino da União, com a colaboração dasagências federais de fomento à cultura e de assistência aos índios,desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisa, para ofertade educação escolar bilingue e intercultural aos povos indígenas,com os seguintes objetivos:

û I - proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperaçãode suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidadesétnicas; a valorização de suas línguas e ciências;

û II - garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso àsinformações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedadenacional e demais sociedades indígenas e não-índias.

û Art. 79. A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas deensino no provimento da educação intercultural às comunidadesindígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa.

û § 1º Os programas serão planejados com audiência das comunidadesindígenas.

www.hmconcursos.com.br 17

û § 2º Os programas a que se refere este artigo, incluídos nosPlanos Nacionais de Educação, terão os seguintesobjetivos:

û I - fortalecer as práticas sócio-culturais e a língua maternade cada comunidade indígena;

û II - manter programas de formação de pessoalespecializado, destinado à educação escolar nascomunidades indígenas;

û III - desenvolver currículos e programas específicos, nelesincluindo os conteúdos culturais correspondentes àsrespectivas comunidades;

û IV - elaborar e publicar sistematicamente material didáticoespecífico e diferenciado.

û § 3o No que se refere à educação superior, sem prejuízo deoutras ações, o atendimento aos povos indígenas efetivar-se-á, nas universidades públicas e privadas, mediante aoferta de ensino e de assistência estudantil, assim como deestímulo à pesquisa e desenvolvimento de programasespeciais. (Incluído pela Lei nº 12.416, de 2011)

www.hmconcursos.com.br 18

Page 4: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

4

www.hmconcursos.com.br 19

û Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 dejaneiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir nocurrículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

û Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

û Art. 1º O art. 26-A da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com aseguinte redação:

û "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos eprivados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

û § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos dahistória e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dessesdois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dosnegros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e oíndio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreassocial, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

û § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenasbrasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreasde educação artística e de literatura e história brasileiras." (NR)

û

û Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

û Brasília, 10 de março de 2008; 187º da Independência e 120º da República.

www.hmconcursos.com.br 20

www.hmconcursos.com.br 21

û Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, definesua organização em territórios etnoeducacionais,e dá outras providências.

û O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso daatribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, etendo em vista o disposto no art. 231, ambos daConstituição, e nos arts. 78 e 79 da Lei no 9.394,de 20 de dezembro de 1996, na Lei no 10.172, de9 de janeiro de 2001, e no Decreto no 5.051 de19 de abril de 2004,

û DECRETA:û Art. 1o A educação escolar indígena será

organizada com a participação dos povosindígenas, observada a sua territorialidade erespeitando suas necessidades e especificidades.

www.hmconcursos.com.br 22

û Art. 2o São objetivos da educação escolar indígena:

û I - valorização das culturas dos povos indígenas e aafirmação e manutenção de sua diversidade étnica;

û II - fortalecimento das práticas socioculturais e dalíngua materna de cada comunidade indígena;

û III - formulação e manutenção de programas deformação de pessoal especializado, destinados àeducação escolar nas comunidades indígenas;

û IV - desenvolvimento de currículos e programasespecíficos, neles incluindo os conteúdos culturaiscorrespondentes às respectivas comunidades;

û V - elaboração e publicação sistemática de materialdidático específico e diferenciado; e

û VI - afirmação das identidades étnicas e consideraçãodos projetos societários definidos de forma autônomapor cada povo indígena.

www.hmconcursos.com.br 23

û Art. 3o Será reconhecida às escolas indígenas a condição deescolas com normas próprias e diretrizes curricularesespecíficas, voltadas ao ensino intercultural e bilíngue oumultilíngue, gozando de prerrogativas especiais paraorganização das atividades escolares, respeitado o fluxo dasatividades econômicas, sociais, culturais e religiosas e asespecificidades de cada comunidade, independentemente doano civil.

û Art. 4o Constituirão elementos básicos para a organização, aestrutura e o funcionamento da escola indígena:

û I - sua localização em terras habitadas por comunidadesindígenas;

û II - exclusividade de atendimento a comunidades indígenas;û III - ensino ministrado nas línguas maternas das comunidades

atendidas; eû IV - organização escolar própria.

û Parágrafo único. A escola indígena será criada por iniciativa oureivindicação da comunidade interessada, ou com suaanuência, respeitadas suas formas de representação.

www.hmconcursos.com.br 24

Page 5: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

5

ûArt. 5o A União prestará apoio técnico efinanceiro às seguintes ações voltadas àampliação da oferta da educação escolar àscomunidades indígenas, entre outras queatendam aos objetivos previstos nesteDecreto:

û I - construção de escolas;û II - formação inicial e continuada de

professores indígenas e de outrosprofissionais da educação;

û III - produção de material didático;û IV - ensino médio integrado à formação

profissional; eûV - alimentação escolar indígena.

www.hmconcursos.com.br 25

û § 1o O apoio financeiro do Ministério daEducação será orientado a partir das açõesprevistas e pactuadas no plano de ação decada território etnoeducacional, previstosnos arts. 6o, 7o e 8o, e veiculadas pelo Planode Ações Articuladas - PAR de que trata oDecreto no 6.094, de 24 de abril de 2007.

û § 2o As ações apoiadas pelo Ministério daEducação deverão estar em conformidadecom as diretrizes curriculares nacionais daeducação escolar indígena, estabelecidaspelo Conselho Nacional de Educação.

www.hmconcursos.com.br 26

û Art. 6o Para fins do apoio de que trata o art. 5o, a organizaçãoterritorial da educação escolar indígena será promovida apartir da definição de territórios etnoeducacionais peloMinistério da Educação, ouvidos:

û I - as comunidades indígenas envolvidas;

û II - os entes federativos envolvidos;û III - a Fundação Nacional do Índio - FUNAI;

û IV - a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena;

û V - os Conselhos Estaduais de Educação Escolar Indígena; eû VI - a Comissão Nacional de Política Indigenista - CNPI.

û Parágrafo único. Cada território etnoeducacionalcompreenderá, independentemente da divisão político-administrativa do País, as terras indígenas, mesmo quedescontínuas, ocupadas por povos indígenas que mantêmrelações intersocietárias caracterizadas por raízes sociais ehistóricas, relações políticas e econômicas, filiaçõeslinguísticas, valores e práticas culturais compartilhados.

www.hmconcursos.com.br 27

ûArt. 7o Cada território etnoeducacionalcontará com plano de ação para a educaçãoescolar indígena, nos termos do art. 8o,elaborado por comissão integrada por:

û I - um representante do Ministério daEducação;

û II - um representante da FUNAI;û III - um representante de cada povo indígena

abrangido pelo território etnoeducacional oude sua entidade; e

û IV - um representante de cada entidadeindigenista com notória atuação na educaçãoescolar indígena, no âmbito do territórioetnoeducacional.

www.hmconcursos.com.br 28

û § 1o Serão obrigatoriamente convidados para integrar acomissão os Secretários de Educação dos Estados, doDistrito Federal e Municípios, sobre os quais incidam oterritório etnoeducacional.

û § 2o A comissão poderá convidar ou admitir outrosmembros, tais como representantes do Ministério Público,das instituições de educação superior, da rede de formaçãoprofissional e tecnológica, além de representantes deoutros órgãos ou entidades que desenvolvam açõesvoltadas para a educação escolar indígena.

û § 3o A comissão deverá submeter o plano de ação por elaelaborado à consulta das comunidades indígenasenvolvidas.

û § 4o Será assegurado às instâncias de participação dospovos indígenas acesso às informações sobre a execução eresultados das ações previstas nos planos.

û § 5o A comissão elaborará suas normas internas defuncionamento e reunir-se-á, no mínimo semestralmente,em sessões ordinárias, e, sempre que necessário, emsessões extraordinárias.

û § 6o A comissão acompanhará a execução do plano epromoverá sua revisão periódica.

www.hmconcursos.com.br 29

û Art. 8o O plano de ação deverá conter:

û I - diagnóstico do território etnoeducacional com descriçãosobre os povos, população, abrangência territorial,aspectos culturais e lingüísticos e demais informações decaráter relevante;

û II - diagnóstico das demandas educacionais dos povosindígenas;

û III - planejamento de ações para o atendimento dasdemandas educacionais; e

û IV - descrição das atribuições e responsabilidades de cadapartícipe no que diz respeito à educação escolar indígena,especialmente quanto à construção de escolas indígenas, àformação e contratação de professores indígenas e deoutros profissionais da educação, à produção de materialdidático, ao ensino médio integrado à educaçãoprofissional e à alimentação escolar indígena.

û Parágrafo único. O Ministério da Educação colocará àdisposição dos entes federados envolvidos equipe técnicaque prestará assistência na elaboração dos planos de açãoe designará consultor para acompanhar sua execução.

www.hmconcursos.com.br 30

Page 6: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

6

û Art. 9o A formação de professores indígenas serádesenvolvida no âmbito das instituições formadorasde professores e será orientada pelas diretrizescurriculares nacionais da educação escolar indígena.

û § 1o Os cursos de formação de professores indígenasdarão ênfase à:

û I - constituição de competências referenciadas emconhecimentos, valores, habilidades e atitudesapropriadas para a educação indígena;

û II - elaboração, ao desenvolvimento e à avaliação decurrículos e programas próprios;

û III - produção de material didático; eû IV - utilização de metodologias adequadas de ensino

e pesquisa.û § 2o A formação dos professores indígenas poderá ser

feita concomitantemente à sua escolarização, bemcomo à sua atuação como professores.

www.hmconcursos.com.br 31

û Art. 10. A produção de material didático e para-didático para as escolas indígenas deverá apresentarconteúdos relacionados aos conhecimentos dos povosindígenas envolvidos, levando em consideração a suatradição oral, e será publicado em versões bilíngües,multilíngües ou em línguas indígenas, incluindo asvariações dialetais da língua portuguesa, conforme anecessidade das comunidades atendidas.

û Parágrafo único. As propostas de elaboração eprodução de material didático para as escolas indígenasapoiadas com recursos do Ministério da Educação serãosubmetidas à análise e aprovação de comissão instituídapara apoio à produção de material didático indígena.

û Art. 11. As propostas pedagógicas para o ensino médiointegrado à formação profissional dos alunos indígenasdeverão articular as atividades escolares com osprojetos de sustentabilidade formulados pelascomunidades indígenas e considerar as especificidadesregionais e locais.

www.hmconcursos.com.br 32

û Art. 12. A alimentação escolar destinada àsescolas indígenas deve respeitar os hábitosalimentares das comunidades, consideradoscomo tais as práticas tradicionais que fazemparte da cultura e da preferência alimentarlocal.

û Art. 13. As despesas da União com educaçãoescolar indígena correrão à conta das dotaçõesorçamentárias anualmente consignadas aoMinistério da Educação, devendo o PoderExecutivo compatibilizar a quantidade deprojetos a serem aprovados com as dotaçõesorçamentárias existentes, observados os limitesestipulados pelo Poder Executivo, na forma dalegislação orçamentária e financeira.

www.hmconcursos.com.br 33

û Art. 14. O Ministério da Educação coordenará aimplantação, o acompanhamento e a avaliação daeducação escolar indígena, respeitada a autonomia emantidas as responsabilidades e competências dos entesfederativos.

û Art. 15. O § 2o do art. 11 do Decreto no 5.773, de 9 demaio de 2006, passa a vigorar com a seguinte redação:

û “§ 2o A instituição que oferecer curso antes da devidaautorização, quando exigida, terá sobrestados os processosde autorização e credenciamento em curso, pelo prazoprevisto no § 1o do art. 68.” (NR)

û Art. 16. Este Decreto entra em vigor na data de suapublicação.

û Brasília, 27 de maio de 2009; 188o da Independência e 121o

da República.

û LUIZ INÁCIO LULA DA SILVATarso Genro

Fernando Haddad

www.hmconcursos.com.br 34

û Para qualificação profissional existemos cursos de ensino médio que habilitampara o magistério indígena no ensino de1ª a 4ª séries. Além deles, os cursos deensino superior em LicenciaturasIndígenas têm formado docentes paraatuarem no ensino fundamental (5ª a8ª séries) e no ensino médio.

ûAtualmente, professores deaproximadamente 90 etnias cursam aLicenciatura Específica para Indígenasem Universidades Federais e Estaduaisdas mais diferentes regiões do país

www.hmconcursos.com.br 35 www.hmconcursos.com.br 36

Page 7: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

7

û Fixa Diretrizes Nacionais para ofuncionamento das escolas indígenas e dáoutras providências.

ûO Presidente da Câmara de Educação Básicado Conselho Nacional de Educação, no uso desuas atribuições regimentais e com base nosartigos 210, § 2º, e 231, caput, daConstituição Federal, nos arts. 78 e 79 daLei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, naLei 9.131, de 25 de novembro de 1995, eainda no Parecer CEB 14/99, homologadopelo Senhor Ministro de Estado da Educação,em 18 de outubro de 1999,

www.hmconcursos.com.br 37

ûRESOLVE:

ûArt. 1º Estabelecer, no âmbito da educaçãobásica, a estrutura e o funcionamento dasEscolas Indígenas, reconhecendo-lhes acondição de escolas com normas eordenamento jurídico próprios, e fixando asdiretrizes curriculares do ensinointercultural e bilíngüe, visando àvalorização plena das culturas dos povosindígenas e à afirmação e manutenção de suadiversidade étnica.

www.hmconcursos.com.br 38

û Art.2º Constituirão elementos básicos para aorganização, a estrutura e o funcionamento daescola indígena:

û I - sua localização em terras habitadas porcomunidades indígenas, ainda que se estendampor territórios de diversos Estados ou Municípioscontíguos;

û II – exclusividade de atendimento a comunidadesindígenas;

û III – o ensino ministrado nas línguas maternasdas comunidades atendidas, como uma dasformas de preservação da realidadesociolingüística de cada povo;

û IV – a organização escolar própria.

www.hmconcursos.com.br 39

ûParágrafo Único. A escola indígenaserá criada em atendimento àreivindicação ou por iniciativa decomunidade interessada, ou com aanuência da mesma, respeitadassuas formas de representação.

www.hmconcursos.com.br 40

û Art. 3º Na organização de escola indígena deverá serconsiderada a participação da comunidade, nadefinição do modelo de organização e gestão, bemcomo:

û I- suas estruturas sociais;û II- suas práticas sócio-culturais e religiosas;û III- suas formas de produção de conhecimento,

processos próprios e métodos deensinoaprendizagem;

û IV- suas atividades econômicas;û V- a necessidade de edificação de escolas que

atendam aos interesses das comunidades indígenas;û VI- o uso de materiais didático-pedagógicos

produzidos de acordo com o contexto sóciocultural decada povo indígena.

www.hmconcursos.com.br 41

û Art 4º As escolas indígenas, respeitados os preceitosconstitucionais e legais que fundamentam a suainstituição e normas específicas de funcionamento,editadas pela União e pelos Estados, desenvolverãosuas atividades de acordo com o proposto nosrespectivos projetos pedagógicos e regimentosescolares com as seguintes prerrogativas:

û I – organização das atividades escolares,independentes do ano civil, respeitado o fluxo dasatividades econômicas, sociais, culturais ereligiosas;

û II – duração diversificada dos períodos escolares,ajustando-a às condições e especificidades própriasde cada comunidade.

www.hmconcursos.com.br 42

Page 8: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

8

û Art. 5º A formulação do projeto pedagógicopróprio, por escola ou por povo indígena, terápor base:

û I – as Diretrizes Curriculares Nacionaisreferentes a cada etapa da educação básica;

û II – as características próprias das escolasindígenas, em respeito à especificidadeétnicocultural de cada povo ou comunidade;

û III - as realidades sociolíngüística, em cadasituação;

û IV – os conteúdos curriculares especificamenteindígenas e os modos próprios de constituiçãodo saber e da cultura indígena;

û V – a participação da respectiva comunidade oupovo indígena.

www.hmconcursos.com.br 43

ûArt. 6º A formação dos professores dasescolas indígena será específica, orientar-se-á pelas Diretrizes Curriculares Nacionais eserá desenvolvida no âmbito das instituiçõesformadoras de professores.

û Parágrafo único. Será garantida aosprofessores indígenas a sua formação emserviço e, quando for o caso,concomitantemente com a sua própriaescolarização.

www.hmconcursos.com.br 44

ûArt. 7º Os cursos de formação de professoresindígenas darão ênfase à constituição decompetências referenciadas emconhecimentos, valores, habilidades, eatitudes, na elaboração, no desenvolvimentoe na avaliação de currículos e programaspróprios, na produção de material didático ena utilização de metodologias adequadas deensino e pesquisa.

ûArt. 8º A atividade docente na escolaindígena será exercida prioritariamente porprofessores indígenas oriundos da respectivaetnia.

www.hmconcursos.com.br 45

û Art. 9º São definidas, no plano institucional,administrativo e organizacional, as seguintes esferasde competência, em regime de colaboração:

û I – à União caberá legislar, em âmbito nacional, sobreas diretrizes e bases da educação nacional e, emespecial:

û a) legislar privativamente sobre a educação escolarindígena;

û b) definir diretrizes e políticas nacionais para aeducação escolar indígena;

û c) apoiar técnica e financeiramente os sistemas deensino no provimento dos programas de educaçãointercultural das comunidades indígenas, nodesenvolvimento de programas integrados de ensinoe pesquisa, com a participação dessas comunidadespara o acompanhamento e a avaliação dosrespectivos programas;

www.hmconcursos.com.br 46

û d) apoiar técnica e financeiramente ossistemas de ensino na formação deprofessores indígenas e do pessoal técnicoespecializado;

û e) criar ou redefinir programas de auxílio aodesenvolvimento da educação, de modo aatender às necessidades escolares indígenas;

û f) orientar, acompanhar e avaliar odesenvolvimento de ações na área daformação inicial e continuada de professoresindígenas;

û g) elaborar e publicar, sistematicamente,material didático específico e diferenciado,destinado às escolas indígenas.

www.hmconcursos.com.br 47

û II - aos Estados competirá:

û a) responsabilizar-se pela oferta e execuçãoda educação escolar indígena, diretamenteou por meio de regime de colaboração comseus municípios;

û b) regulamentar administrativamente asescolas indígenas, nos respectivos Estados,integrando-as como unidades próprias,autônomas e específicas no sistema estadual;

û c) prover as escolas indígenas de recursoshumanos, materiais e financeiros, para o seupleno funcionamento;

www.hmconcursos.com.br 48

Page 9: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

9

û d) instituir e regulamentar aprofissionalização e o reconhecimentopúblico do magistério indígena, a seradmitido mediante concurso públicoespecífico;

û e) promover a formação inicial e continuadade professores indígenas.

û f) elaborar e publicar sistematicamentematerial didático, específico e diferenciado,para uso nas escolas indígenas.

www.hmconcursos.com.br 49

û III - aos Conselhos Estaduais de Educaçãocompetirá:

û a) estabelecer critérios específicos paracriação e regularização das escolas indígenase dos cursos de formação de professoresindígenas;

û b) autorizar o funcionamento das escolasindígenas, bem como reconhecê-las;

û c) regularizar a vida escolar dos alunosindígenas, quando for o caso.

www.hmconcursos.com.br 50

û § 1º Os Municípios poderão oferecer educaçãoescolar indígena, em regime de colaboração comos respectivos Estados, desde que se tenhamconstituído em sistemas de educação próprios,disponham de condições técnicas e financeirasadequadas e contem com a anuência dascomunidades indígenas interessadas.

û § 2º As escolas indígenas, atualmente mantidaspor municípios que não satisfaçam as exigênciasdo parágrafo anterior passarão, no prazo máximode três anos, à responsabilidade dos Estados,ouvidas as comunidades interessadas.

www.hmconcursos.com.br 51

û Art.10 O planejamento da educação escolarindígena, em cada sistema de ensino, devecontar com a participação de representantes deprofessores indígenas, de organizações indígenase de apoio aos índios, de universidades e órgãosgovernamentais.

û Art. 11 Aplicam-se às escolas indígenas osrecursos destinados ao financiamento público daeducação.

û Parágrafo Único. As necessidades específicas dasescolas indígenas serão contempladas porcusteios diferenciados na alocação de recursos aque se referem os artigos 2º e 13º da Lei9424/96.

www.hmconcursos.com.br 52

ûArt. 12 Professor de escola indígena que nãosatisfaça as exigências desta Resolução terágarantida a continuidade do exercício domagistério pelo prazo de três anos, exceçãofeita ao professor indígena, até que possua aformação requerida.

ûArt. 13 A educação infantil será ofertadaquando houver demanda da comunidadeindígena interessada.

www.hmconcursos.com.br 53

ûArt. 14 Os casos omissos serão resolvidos:û I - pelo Conselho Nacional de Educação,

quando a matéria estiver vinculada àcompetência da União;

û II - pelos Conselhos Estaduais de Educação.ûArt. 15 Esta Resolução entra em vigor na

data de sua publicação.ûArt. 16 Ficam revogadas as disposições em

contrário.ULYSSES DE OLIVEIRA PANISSET

Presidente da Câmara de Educação Básica

www.hmconcursos.com.br 54

Page 10: Hamurabimesseder Conhecimentospedagogicos Completo 069 Educacao Indigena

10

www.hmconcursos.com.br 55