guimaraesportugal

31

Upload: filipe-almeida

Post on 22-Dec-2014

1.326 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Fotos das principais atracções de Guimarães! Castelo de Guimarães, Paço dos Duques...

TRANSCRIPT

Page 1: Guimaraesportugal
Page 2: Guimaraesportugal

Castelo de Guimarães

Mandado construir no século X pela Condessa Mumadona Dias para defesa do povoado, à volta do qual cresce um núcleo populacional.Este castelo está intimamente relacionado com a fundação da nacionalidade. Para lá terão ido viver os progenitores daquele que viria a consagrar-se primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques; reza também a tradição que aqui terá nascido D. Afonso Henriques.O Campo de S. Mamede, junto ao Castelo, é apontado como um dos palcos da Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de Junho de 1128.

Page 3: Guimaraesportugal
Page 4: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 5: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 6: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 7: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 8: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 9: Guimaraesportugal
Page 10: Guimaraesportugal

Paço dos Duques de Bragança

Paço do século XV, mandado construir por D. Afonso, futuro duque de Bragança, onde é possível observar a influência da arquitectura senhorial da Europa Setentrional.No século XIX foi convertido em quartel.Em meados do século XX, após um período de abandono, foi restaurado e posteriormente convertido em Museu, albergando um espólio do século XVII e XVIII. Das várias colecções que possui, umas retratam os contributos dos portugueses na época dos Descobrimentos Portugueses; outras narram alguns dos passos das conquistas no Norte de África. Possui também colecções de armas dos séculos XV a XIX e colecções de mobiliário do período pós-descobertas.Para além da sua função museológica, este palácio foi adaptado, no seu segundo andar, a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, aquando das suas deslocações ao Norte de Portugal.

Page 11: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 12: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 13: Guimaraesportugal

Foto de João Soares

Page 14: Guimaraesportugal

Capela de S. Miguel

Construção do século XII de estilo românico.De acordo com a tradição, D. Afonso Henriques terá sido aqui baptizado.O interior desta capela é lageado com sepulturas que se atribuem a guerreiros ligados à fundação da nacionalidade.

Page 15: Guimaraesportugal

Claustros

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e Padrão do Salado

Igreja Nossa Senhora da Oliveira

Foi mandada reedificar pelo rei D. João I no século XIV, em consequência de uma promessa feita à Virgem Maria pela sua vitória da Batalha de Aljubarrota.Igreja de Nossa Senhora da Oliveira ou da ColegiadaA Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, que começou por ser Colegiada de Guimarães, primaz das Colegiadas de Portugal, teve um cabido que no séc. XV chegou a ser igual ao cabido da Sé de Braga. Centro nacional de peregrinação, teve um vasto património urbano, na vila de Guimarães; e rural, espalhado por cento e vinte e sete freguesias nas regiões de Entre Douro e Minho. Como padroeiro tinha o próprio Rei de Portugal. É por isso uma instituição muito importante na História de Portugal.

Page 16: Guimaraesportugal
Page 17: Guimaraesportugal

Padrão do Salado

Monumento mandado erguer por D. Afonso IV no século XIV para comemorar a vitória obtida na Batalha do Salado.Localizado na principal praça da cidade medieval, a Praça de Santa Maria – centro nevrálgico do burgo desde, pelo menos, o século XII , o Padrão do Salado é um dos mais emblemáticos monumentos de Guimarães e uma das obras de maior simbolismo do Portugal medieval.A sua construção remonta a 1340, ano da Batalha do Salado, em que tomou parte D. Afonso IV, conjuntamente com exércitos de Castela e de Aragão, contra tropas muçulmanas do reino de Granada e do Norte de África. Este feito, que estará na origem do cognome “o Bravo” de D. Afonso IV, motivou uma série de construções comemorativas, em várias partes do reino, sendo esta de Guimarães uma das mais célebres. Diante da principal instituição da cidade – e uma das que estava seguramente conotada com os períodos condal e de autonomização do reino – o Padrão do Salado é uma obra gótica relativamente modesta.Compõe-se de um espaço quadrangular abobadado, aberto nas suas quatro faces através de arcarias quebradas, assentes em colunas adossadas, a partir das quais partem as nervuras da abóbada.

Page 18: Guimaraesportugal
Page 19: Guimaraesportugal

Muralhas de Guimarães

Representam vestígios das muralhas que envolviam a urbe vimaranense nos reinados de D. Dinis e D. João I – séculos XIV e XV. Alguns historiadores remetem as origens destas muralhas para o século X.

Page 20: Guimaraesportugal
Page 21: Guimaraesportugal

Largo da Oliveira

Page 22: Guimaraesportugal
Page 23: Guimaraesportugal

Igreja de São Pedro

Page 24: Guimaraesportugal

Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Page 25: Guimaraesportugal
Page 26: Guimaraesportugal

Teleférico de Guimarães

Page 27: Guimaraesportugal
Page 28: Guimaraesportugal
Page 29: Guimaraesportugal
Page 30: Guimaraesportugal

Oliveira à noite

Toural

Praça de Santiago

Muralha do Toural

Page 31: Guimaraesportugal

D. Afonso Henriques

Claustro do Paço dos Duques

Laranjais

Oliveira