guião r.av 2ºp 08-09

6
Escola Básica 2, 3 Pêro de Alenquer 2008/2009 GUIÃO PARA AS REUNIÕES DE AVALIAÇÃO 2º / 3º CICLOS (2º PERÍODO) SUMÁRIO: I - Antes da reunião II - Durante a reunião III - No final da reunião IV - A acta I 1 - FALTAS: Introduzir e/ ou justificar no computador as faltas relativamente ao 2º período, até ao dia 27 de Março. 2 – SÍNTESES DESCRITIVAS/REGISTO DE AVALIAÇÃO: O Director de Turma regista os parâmetros na sua disciplina e nas áreas não disciplinares que eventualmente leccione (inclui a área “o aluno precisa de”). A avaliação nas disciplinas semestrais (ET, OT e EM) assume carácter descritivo , no final do 2º Período e consta nas fichas de registo de avaliação (preencher apenas a ficha síntese). Os professores das respectivas disciplinas devem atribuir a alínea e), em vez da classificação. Cada professor deverá registar, no PCT, as actividades/estratégias a implementar nas respectivas Áreas Curriculares Disciplinares e Não Disciplinares (vide 1ª intercalar e reunião de avaliação 1º Período). O DT pode preencher uma proposta de apreciação global (imprimir) que deve ser aprovada/ reformulada em Conselho de Turma (FC). Verificar se todos os professores da turma introduziram no programa a avaliação dos parâmetros e os níveis das respectivas áreas curriculares disciplinares/ não disciplinares, bem como as actividades/estratégias no PCT. Nota: Nas Áreas Curriculares Não Disciplinares (AP, FC e EA) não preencher o parâmetro SMB . O modelo de acta está disponibilizado em suporte informático no server H, na pasta dos Directores de Turma e na página da escola, através do Moodle. - Caberá a cada um dos elementos do Conselho de Turma reflectir sobre a atribuição dos níveis da turma, bem como sobre a sua apreciação global. 3- DOCUMENTOS A LEVAR PARA A REUNIÃO: Listagem de notas/ alunos/ disciplinas, com os níveis previamente introduzidos (A4). Impressos Plano de Apoio DL 3/2008 (impresso 30), por aluno. Termo de compromisso (impresso nº18). Ficha de apoios (impresso nº25). Ficha de encaminhamento de alunos - Oficina do Bem-Estar (se for caso disso). Folha de comunicação - Plano de Intervenção Comportamental (se for caso disso). Dossier de turma. Folha do registo das aulas previstas/ dadas (impressos nº26, 2º ciclo e nº 27, 3º ciclo). Folha registo dos conteúdos não leccionados (PCT). Folha de registo de Quadro de Mérito (impresso nº28). Folha de verificação de documentos (impresso nº29). II 1 - NÍVEIS: Os níveis devem ser previamente lançados pelo professor da disciplina. NOTA: Ter em conta os critérios de avaliação aprovados pelo Conselho Pedagógico e definidos nas reuniões de grupo.

Upload: mariara19555866

Post on 10-Jun-2015

875 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guião R.Av 2ºP 08-09

Escola Básica 2, 3 Pêro de Alenquer2008/2009

GUIÃO PARA AS REUNIÕES DE AVALIAÇÃO 2º / 3º CICLOS(2º PERÍODO)

SUMÁRIO:I - Antes da reuniãoII - Durante a reuniãoIII - No final da reuniãoIV - A acta

I1 - FALTAS: Introduzir e/ ou justificar no computador as faltas relativamente ao 2º período, até ao dia 27 de Março.

2 – SÍNTESES DESCRITIVAS/REGISTO DE AVALIAÇÃO: O Director de Turma regista os parâmetros na sua disciplina e nas áreas não disciplinares que eventualmente leccione (inclui a

área “o aluno precisa de”). A avaliação nas disciplinas semestrais (ET, OT e EM) assume carácter descritivo, no final do 2º Período e consta nas fichas de

registo de avaliação (preencher apenas a ficha síntese). Os professores das respectivas disciplinas devem atribuir a alínea e), em vez da classificação.

Cada professor deverá registar, no PCT, as actividades/estratégias a implementar nas respectivas Áreas Curriculares Disciplinares e Não Disciplinares (vide 1ª intercalar e reunião de avaliação 1º Período).

O DT pode preencher uma proposta de apreciação global (imprimir) que deve ser aprovada/ reformulada em Conselho de Turma (FC).

Verificar se todos os professores da turma introduziram no programa a avaliação dos parâmetros e os níveis das respectivas áreas curriculares disciplinares/ não disciplinares, bem como as actividades/estratégias no PCT.Nota: Nas Áreas Curriculares Não Disciplinares (AP, FC e EA) não preencher o parâmetro SMB. O modelo de acta está disponibilizado em suporte informático no server H, na pasta dos Directores de Turma e na página da escola, através do Moodle.- Caberá a cada um dos elementos do Conselho de Turma reflectir sobre a atribuição dos níveis da turma, bem como sobre a sua apreciação global.

3- DOCUMENTOS A LEVAR PARA A REUNIÃO: Listagem de notas/ alunos/ disciplinas, com os níveis previamente introduzidos (A4). Impressos Plano de Apoio DL 3/2008 (impresso 30), por aluno. Termo de compromisso (impresso nº18). Ficha de apoios (impresso nº25). Ficha de encaminhamento de alunos - Oficina do Bem-Estar (se for caso disso). Folha de comunicação - Plano de Intervenção Comportamental (se for caso disso). Dossier de turma. Folha do registo das aulas previstas/ dadas (impressos nº26, 2º ciclo e nº 27, 3º ciclo). Folha registo dos conteúdos não leccionados (PCT). Folha de registo de Quadro de Mérito (impresso nº28). Folha de verificação de documentos (impresso nº29).

II1 - NÍVEIS: Os níveis devem ser previamente lançados pelo professor da disciplina.NOTA: Ter em conta os critérios de avaliação aprovados pelo Conselho Pedagógico e definidos nas reuniões de grupo.

Alterar os níveis directamente no computador, se necessário.

2- SÍNTESES E APRECIAÇÃO GLOBAL: Alterar directamente no computador, se necessário (aprovar/ reformular a apreciação global). Verificar se o aluno cumpre os requisitos para entrar no Quadro de Mérito. Quadro de Mérito: Entram automaticamente para o Quadro de Mérito da escola os alunos nas seguintes situações:

- os que, na grelha de Apreciação Global, apresentem todos os parâmetros “Satisfaz Muito Bem”. - os que, a partir da grelha de Classificação (conhecimentos, capacidades e aptidões), apresentem tudo nível 5 e dois níveis 4 ou

tudo nível 5 e um nível 3. Nas observações da Apreciação Global, registar: “Por apresentar (em) uma intervenção responsável e solidária na comunidade educativa e/ ou revelar(em) bons conhecimentos, capacidades e aptidões, é (são) proposto(s) para o Quadro de Mérito da Escola o(s) aluno(s)……….”. Imprimir 1 pauta (A3) em sala a confirmar. Confirmar a pauta (2 professores do Conselho de Turma) e no final imprimir outra pauta (A3). Assinar a pauta (2 professores do Conselho de Turma). Entregar na secretaria a folha referente ao Quadro de Mérito (D. Sónia).

Page 2: Guião R.Av 2ºP 08-09

3 - FICHA DE APOIO: Registar no impresso n.º 25 o(s) aluno(s) com actividades (modalidades) a desenvolver no âmbito do Apoio DL 3/2008 (ano

lectivo de 2008-2009). - Pedagogia Diferenciada, Aulas de Reforço e Assessoria (Mat.), Aulas de Recuperação (LP, Ing).

Nota: - Para os alunos que venham a integrar o DL 3/2008 de 7 de Janeiro, os Conselhos de Turma deverão formalizar os respectivos planos na reunião de avaliação do 2º período.

4 - OFICINA do BEM-ESTAR Encaminhamento de alunos para a Oficina do Bem-Estar.

5 - PLANO de INTERVENÇÂO COMPORTAMENTAL Comunicação de situações consideradas graves e/ou reincidentes.

6 - PLANOS DE APOIO/ RELATÓRIOSO Despacho Normativo n.º 50/2005 define, no âmbito da avaliação sumativa interna, princípios de actuação e normas orientadoras para a implementação, acompanhamento e avaliação dos Planos de Recuperação, de Acompanhamento e de Desenvolvimento, como estratégia de intervenção com vista ao sucesso educativo dos alunos. (relembra-se que o Conselho Pedagógico definiu as modalidades a implementar na nossa escola, de acordo com a legislação em vigor). Obs.: Esclarecimento sobre o Despacho Normativo n.º 50/2005, de 9 de Novembro – Circular n.º 7/2006.

- Os Planos de Apoio são elaborados, realizados e avaliados, quando necessário, em articulação com outros técnicos de educação. Efectuar a Avaliação Intercalar do Plano de Apoio (2º período) em Conselho de Turma (tendo em conta o registo/parecer do professor de apoio).

- Os Relatórios de Apoio serão elaborados pelos professores das disciplinas proponentes em Conselho de Turma. Os professores de apoio, que não pertencem ao Conselho de Turma, devem elaborar um relatório referente às respectivas aulas (server H, pasta dos Dts (Impressos) - relatório apoio ao estudo – impresso 22).

- O professor do apoio deverá manter um contacto permanente com o Director de Turma/ Professor da disciplina e vice-versa. - O professor de apoio/acompanhamento de OBE deverá elaborar o relatório e manter um contacto permanente com o

Director de Turma (server H, pasta OBE).

7- CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS / DADAS: Registar os conteúdos não leccionados e as aulas dadas no documento que se encontra no PCT disponibilizado para o efeito. Os

conteúdos não leccionados deverão ficar anexos à acta, para além de serem registados no PCT. Não esquecer de levar para a reunião a folha de registo das aulas previstas e dadas, utilizada nos Conselhos de Turma anteriores.

8 – ALUNOS EM RISCO DE RETENÇÃO Estão em risco de retenção os seguintes alunos:

- Nos 5º/ 7º e 8º anos de escolaridade ficarão retidos todos os alunos que apresentem mais de 3 níveis inferiores a 3.- No 6º ano ficarão retidos todos os alunos que apresentem 3 níveis inferiores a 3, se dois deles foram cumulativamente Matemática e Língua Portuguesa (inclui a Área de Projecto).

No 6º ano a decisão de progressão dos alunos que apresentem 2 níveis inferiores a 3 (Língua Portuguesa e Matemática), deve ser tomada por unanimidade.

No 6º ano a decisão de progressão dos alunos que apresentem 3 níveis inferiores a 3 (que não incluam cumulativamente Língua Portuguesa e Matemática), deve ser tomada por unanimidade.

NOTAS:- Elaborar uma listagem (informal) de possíveis casos/previsão de alunos (14 anos - 5º e 6º anos, 15 anos com conclusão de 6º ou frequência de 7º e 8º anos) que possam ficar não aprovados no final das reuniões de avaliação do 3º período e entregar ao professor Luís Vicente, a fim de possível encaminhamento para CEF.

9º ANO Classificação de frequência - ficarão retidos os alunos que apresentem: nível 1 a Língua Portuguesa e Matemática; 3 níveis

inferiores a 3 (inclui Área de Projecto) excepto se alguma delas for Português e ou Matemática ou 2 níveis inferiores a 3 (inclui Área de Projecto) e apresentem nível 1 a Língua Portuguesa ou a Matemática.

Classificação final - ficarão retidos os alunos que apresentem 2 níveis inferiores a 3 (Língua Portuguesa e Matemática, cumulativamente) ou 3 níveis inferiores a 3 (que não incluam cumulativamente Língua Portuguesa e Matemática).

NOTA: Os alunos que apresentem 3 níveis inferiores a 3, se nos mesmos se incluir Língua Portuguesa e/ ou Matemática, podem apresentar-se a exame.

Page 3: Guião R.Av 2ºP 08-09

9 - OUTRAS INFORMAÇÕES: As reuniões são presididas pelo Director de Turma ou, na falta deste, pelo professor com mais anos de serviço. Nelas devem

participar todos os professores até ao fim dos trabalhos, sendo o correcto preenchimento de toda a documentação da responsabilidade do Conselho de Turma.

O professor de E. M.C. poderá estar ausente da reunião se houver coincidência, mas terá de fornecer ao Director de Turma todos os elementos de avaliação antes da reunião e não pode deixar de assinar as actas.

Todos os documentos devem ser conferidos na reunião por uma equipa de docentes, ficando os seus nomes registados em acta. A pauta é rubricada no verso pelos conferentes. A acta e respectiva cópia são rubricadas pelo Secretário e pelo Director de Turma, no canto superior direito.

III A acta, em duplicado, é entregue no Conselho Executivo. O secretário faz uma cópia da acta para o PCT da respectiva turma (server H). A pauta (A3) é reduzida (A4) e ambas são entregues no Conselho Executivo (2 pautas A3 e 1 pauta A4). A fotocópia da Ficha de Apoio impresso n.º 25 (se existir), é entregue às Coordenadores e o original fica no dossier do D.T. Os planos de apoio (se existirem), dos alunos que venham a integrar o DL 3/2008 são arquivados no dossier do Director de

Turma. Deverá, ainda, ser tirada uma cópia da 1ª folha do Plano e colocada no dossier da respectiva turma, o qual se encontra na sala de trabalhos. Obs.: Devem ser arquivados os relatórios do professor de apoio (se existirem), no final de cada período (depois de apresentado em Conselho de Turma).

Fotocópia da ficha de registo de avaliação; a cópia, depois de assinada pelo Encarregado de Educação, será guardada no dossier do Director de Turma; o original será entregue ao Encarregado de Educação para que este tome conhecimento da situação escolar do seu Educando.Obs.: Não esquecer de efectuar o termo de compromisso do Encarregado de Educação, em reunião a realizar no início do 3º período (só para os E.E. que ainda não assinaram o termo ou novos planos).

Dar conhecimento da avaliação das disciplinas semestrais (apenas 7º e 8º Anos), alertando, no entanto, os Encarregados de Educação que estes níveis estão sujeitos a ratificação nos Conselhos de Turma de avaliação do 3º período.NOTA: As reuniões com os Encarregados de Educação devem ser realizadas, mediante convocatória, nas duas primeiras semanas do 3º período (contactar previamente a D. Armanda).

IV - A ACTA

ACTA DE REUNIÃO DE CONSELHO DE TURMAAVALIAÇÃO DE ALUNOS – 2º/ 3ºCiclos

De acordo com os critérios de avaliação definidos nas reuniões de grupo e aprovados pelo Conselho Pedagógico, procedeu-se à avaliação

dos alunos tendo o Conselho de Turma ponderado a situação individual e global dos mesmos.

Foi (foram) considerado(s) caso(s) grave(s) de falta de aproveitamento o(s) aluno(s)………….. (nº/ nome/ disciplina, 3 ou mais níveis

inferiores a 3). Foram delineadas as seguintes estratégias:……………………………………….

Foram registadas as estratégias/actividades a implementar, no decurso do terceiro período, nas Áreas Curriculares Disciplinares e Não

Disciplinares, as quais se encontram arquivadas em suporte digital no respectivo Projecto Curricular de Turma.

O Conselho de Turma analisou ainda o(s) caso(s) do(s) aluno(s)------------que se encontra (m) abrangido(s) pelo regime de Apoios Educativos,

tendo concluído………………. (referir todos os aspectos abordados relativamente à situação actual do(s) aluno(s). Em acta devem especificar-se as

condições especiais na realização dos exames de 9º Ano bem como as propostas para Planos de Apoio, (indicar o n.º , nome e disciplinas).

Em anexo seguem as justificações de níveis inferiores a três, iguais ou superiores a 50% às disciplinas de……………………

Não foi (foram) atribuído(s) nível (níveis) ao(s) aluno(s) número(s) nome(s) porque……………………

O Conselho de Turma leu e apreciou os relatórios das aulas de Apoio de …………………… (especificar as várias Modalidades) e avaliou

globalmente as medidas propostas nos Planos. Em conjunto com a Directora de Turma, na área curricular não disciplinar de Formação Cívica os

alunos avaliaram as medidas da sua responsabilidade.

No âmbito do Plano de Acção da Matemática, o(s) aluno(s) número(s) ………………… está(ão) a beneficiar de aulas de Reforço da disciplina.

Page 4: Guião R.Av 2ºP 08-09

O aproveitamento global da turma foi considerado……….…… e o comportamento …….……… (definir estratégias para não satisfatório)

Foi (foram) transferido(s) o(s) aluno(s)…………………….

Anulou(aram) a matrícula o(s) aluno(s)………………………. no dia……………………..

Alunos que se aproximaram/atingiram o triplo de faltas justificadas……………………………………… (mencionar medidas aplicadas)

Alunos que se aproximaram/atingiram o dobro de faltas injustificadas ……………..….. (mencionar medidas correctivas aplicadas)

Alunos que se aproximaram/atingiram o triplo de faltas justificadas e injustificadas…………… . (mencionar medidas correctivas aplicadas)

Alunos que se encontram em situação de abandono escolar…………… (referir comunicação à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens)

Foi (foram) encaminhado(s) para atendimento na Oficina do Bem-Estar, o(s) aluno(s) número(s) nome(s) …………

Revela(m) situação (situações) grave(s) de indisciplina o(s) aluno(s)……….. pelo que foi (foram) delineada(s) a(s) seguinte(s) estratégia(s):

………………………………….(encaminhar para o Plano de Intervenção Comportamental)

Salienta(m)-se por apresentar(em) uma intervenção responsável e solidária na comunidade educativa o(s) aluno(s)……………

e revela (revelam) bons conhecimentos, capacidades e aptidões, pelo que é (são) proposto(s) para o Quadro de Mérito da Escola.

Salienta(m)-se por apresentar(em) uma intervenção responsável e solidária na comunidade educativa o(s) aluno(s)………. Escolher a opção

O(s) aluno(s)…………………. revela (revelam) bons conhecimentos, capacidades e aptidões, pelo que é (são) proposto(s) correcta

para o Quadro de Mérito da Escola.

O Director de Turma efectuou contacto(s) com o(s) Encarregado(s) de Educação do(s) aluno(s)………………………………….

Procedeu-se ao levantamento dos conteúdos não leccionados nas diferentes disciplinas, seguindo documento em anexo (numerar

anexo). Foi, ainda, efectuado o registo das aulas dadas que irá ser arquivado em suporte digital no respectivo Projecto Curricular de

Turma.

Por último, o Conselho de turma tratou ainda dos seguintes assuntos: ……………………………………………

Procedeu-se à distribuição pelos professores presentes, dos seguintes documentos para verificação:

Pauta - professor (a)

Ficha de Apoio - professor (a)

Acta - professor (a)

E nada mais havendo a tratar, foi lida e aprovada a presente acta e deu-se por terminada a reunião.