guia+básico+para+entender+o+projeto+esocial

Upload: oliveiraguimaraes

Post on 06-Jul-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    1/45

    1/metadadosrh

    GUIA BÁSICOPARA ENTENDER OPROJETO eSOCIAL

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    2/45

    2/metadadosrh

    Página 03 | O QUE É eSOCIAL?

    Página 04 | OBJETIVO GERAL

    Página 05 | ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    Página 06 | EVENTOS INICIAIS

    Página 08 | EVENTOS DE TABELAS

    Página 14 | EVENTOS NÃO PERIÓDICOS

    Página 23 | EVENTOS PERIÓDICOS

    Página 29 | eSOCIAL PORTAL DO GOVERNO FEDERAL

    Página 33 | TRANSMISSÃO DE DADOS PARA O eSOCIAL

    ÍNDICE

    2/metadadosrh

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    3/45

    3/metadadosrh

    O QUE É eSOCIAL?

    É o projeto do governo federal que vai unificar o envio de informaçõespelo empregador em relação aos seus empregados. Este, então, integra osistema público de escrituração digital – SPED (decreto nº 6.022/2007).

    Trata-se da geração digital da folha de pagamento e demais informaçõesfiscais, previdenciárias, trabalhistas e de apuração de tributos e doFGTS com a padronização das rubricas da folha de pagamento, de layoute de registro de empregados. Substituindo, portanto, gradualmenteas obrigações acessórias atuais existentes no âmbito dos órgãos

    participantes.

    3/metadadosrh

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    4/45

    4/metadadosrh

    OBJETIVO GERAL

    O eSocial, então, tem como objetivo racionalizar e uniformizar asobrigações relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa,com ou sem vínculo empregatício e também de outras obrigaçõesprevidenciárias e fiscais.

    Através do cruzamento de dados, fiscaliza o cumprimento da legislaçãoenvolvendo a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, a PrevidênciaSocial e a Caixa Econômica Federal.

    As obrigações acessórias que serão substituídas gradualmente são:

    - Livro de Registro de Empregado.- Folha de Pagamento – Estabelecimentos/Obras.- GFIP.- RAIS.- CAGED.- DIRF.- Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT).- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).- Formulário do Seguro Desemprego.

    /metadadosrh

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    5/45

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    6/45

    6/metadadosrh

    6/metadadosrh

    EVENTOS INICIAIS

    Os eventos iniciais são os que identificam o empregador/contribuinte,contendo dados básicos de sua classificação fiscal, estruturaadministrativa e respectivo cadastramento inicial dos vínculos(empregados ativos e afastados). Sendo estes transmitidos primeiramenteao eSocial.

    É composto por:

    - Cadastramento Inicial do Vínculo.

    O cadastramento inicial dos vínculos somente deve ser enviado após ogrupo de eventos de Tabelas.Confira as principais informações de cada evento.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    7/45

    7/metadadosrh

    7/metadadosrh

    EVENTOS INICIAIS

    CADASTRAMENTO INICIAL DO VÍNCULO

    São as informações dos trabalhadores com ou sem vínculos empregatíciosativos/afastados no momento do envio das primeiras informaçõescadastrais para alimentar a base de dados do eSocial.

    Composto pelo evento S-2100 – Cadastramento Inicial do Vínculo.

    Este evento contém:

    - Informações de identificação do Evento.- Informações de identificação do empregador.- Informações pessoais do trabalhador.

    Obs.: As informações prestadas neste evento podem ser alteradas nodecorrer do tempo. Portanto, o evento específico modificado deve serencaminhado para o eSocial.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    8/45

    8/metadadosrh

    8/metadadosrh

    EVENTOS DE TABELAS

    São os eventos que montam as tabelas do empregador, responsáveispor informações necessárias para validar os eventos não periódicos eperiódicos. Estes são fundamentais para a recepção dos eventos do eSociale cálculos corretos das bases de cálculo e dos valores devidos, devendo serobservados os respectivos tempos de vigência.

    São compostos por:

    - S-1000 – Informações Empregador/Contribuinte.

    - S-1005 - Tabela de Estabelecimentos e Obras de Construção Civil.- S-1010 – Tabela de Rubricas.- S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias.- S-1030 – Tabela de Cargos/Empregos Públicos.- S-1040 – Tabela de Funções / Cargos em Comissão.- S-1050 – Tabela de Horários /Turnos de Trabalho.- S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho.- S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais.- S-1080 – Tabela de Operadores Portuários.

    Confira abaixo as principais informações de cada evento.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    9/45

    9/metadadosrh

    S-1000 - INFORMAÇÕES EMPREGADOR/CONTRIBUINTE

    Evento onde são fornecidas pelo empregador/contribuinte as informações cadastrais, aldemais dados necessários ao preenchimento e validação dos demais eventos do eSocialpara apuração das contribuições.Este é o primeiro evento que deve ser transmitido pelo empregador/contribuinte.

    S-1005 - TABELA DE ESTABELECIMENTOS E OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

    O evento identifica os estabelecimentos e obras de construção civil da empresa, detalhainformações de cada estabelecimento (matriz e filiais) do empregador/contribuinte, com- FPAS/Outras Entidades e Fundos.- Informações relativas ao CNAE Preponderante.- Alíquota GILRAT.- Indicativo de substituição da contribuição patronal de obra de construção civil.

    As informações prestadas no evento são utilizadas na apuração das contribuições incideas remunerações dos trabalhadores dos referidos estabelecimentos e obras.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    10/45

    10/metadadosrh

    S-1010 - TABELA DE RUBRICAS

    Apresenta o detalhamento das informações das rubricas constantes da folha de pagameempresa, permitindo a correlação destas com as constantes da tabela de natureza das folha de pagamento do eSocial.As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação do evento de Redos Trabalhadores.

    S-1020 - TABELA DE LOTAÇÕES TRIBUTÁRIAS

    Identifica a classificação da atividade para f ins de atribuição do código FPAS:- A obra de construção civil.- O contratante de serviço.- Ou uma condição diferenciada de tributação, quando uma determinada unidade da emum código de FPAS/Outras Entidades e Fundos distintos.

    Lotação tem conceito estritamente tributário e não físico. Lotação influi no método de cáda contribuição previdenciária para um grupo de segurados específicos, não refletindo,necessariamente, o local de trabalho do empregado.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    11/45

    11/metadadosrh

    S-1030 - TABELA DE CARGOS/EMPREGOS PÚBLICOS

    São as informações de identificação do cargo, apresentando código e período de validadAs informações consolidadas nesta tabela são utilizadas para validação de diversos evedo eSocial, entre os quais os eventos de cadastramento inicial, admissão, alteração de dcontratuais, etc.

    S-1040 - TABELA DE FUNÇÕES/CARGOS EM COMISSÃO

    São as informações de identificação da função, apresentando código e período de validaregistro.As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação de outros event(admissão, alteração contratual,etc.).

    S-1050 - TABELA DE HORÁRIOS/TURNOS DE TRABALHO

    São as informações de identificação do horário contratual, apresentando o código e perívalidade do registro. Detalha também os horários de início e término do intervalo para atrabalho.As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação dos eventos do e

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    12/45

    12/metadadosrh

    S-1060 - TABELA DE AMBIENTES DE TRABALHO

    As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação do evento de CoAmbientais do Trabalho.Devem ser informados na tabela apenas os ambientes de trabalho que possuem exposiçfatores de risco constantes na tabela 21:– Tabela de Fatores de Riscos Ambientais.

    S-1070 - TABELA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS/JUDICIAIS

    Evento utilizado para inclusão, alteração e exclusão de registros na Tabela de ProcessosAdministrativos/Judiciais do empregador/contribuinte, de entidade patronal com represcoletiva, de trabalhador contra um dos órgãos governamentais envolvidos no projeto e qinfluência no cálculo das contribuições, dos impostos ou do FGTS, e de outras empresasinfluenciem no cumprimento das suas obrigações principais e acessórias.As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação de outros evente influenciam na forma e no cálculo dos tributos devidos e FGTS.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    13/45

    13/metadadosrh

    S-1080 - TABELA DE OPERADORES PORTUÁRIOS

    Evento utilizado pelo Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, as informações consolidadatabela são utilizadas para apuração da contribuição incidente sobre a remuneração de tavulsos para o financiamento dos benefícios relacionados ao grau de incapacidade labodecorrente dos riscos ambientais do trabalho.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    14/45

    14/metadadosrh

    14/metadadosrh

    EVENTOS NÃO PERIÓDICOS

    Os eventos não periódicos são as informações resultantes da relação jurídica entre otrabalhador e o empregador durante todo o período laboral.

    São compostos por:- S-2190 - Admissão de Trabalhador - Registro Preliminar.- S-2200 – Admissão de Trabalhador.- S-2205 – Alterações de Dados Cadastrais do Trabalhador.- S-2206 – Alterações de Contrato de Trabalho.- S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho.

    - S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador.- S-2230 - Afastamento Temporário.- S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco.- S-2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial.- S-2250 – Aviso Prévio.- S-2298 – Reintegração.- S-2299 – Desligamento. - S-3000 - Exclusão de Evento Enviado Indevidamente- S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo (Início).- S-2305 – Trabalhador Sem Vínculo (Alteração Contratual).- S-2399 – Trabalhador Sem Vínculo (Término).

    - S-3000 – Exclusão de evento enviado indevidamente.- S-4000 - Solicitação de Totalização de Eventos, Bases e Contribuições.

    Confira as principais informações de cada evento.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    15/45

    15/metadadosrh

    S-2190 - ADMISSÃO DE TRABALHADOR – REGISTRO PRELIMINAR

    Este evento é opcional, a ser utilizado quando não for possível enviar todas as informaçõevento S-2200 – Admissão de Trabalhador até o final do dia imediatamente anterior ao drespectiva prestação do serviço.

    Para tanto, deve ser informado:- CNPJ/CPF do empregador.- CPF do trabalhador.- Data de nascimento do trabalhador.

    - Data de admissão do empregado.

    É imprescindível o envio posterior do evento S-2200 - Admissão de Trabalhador para comas informações da admissão e regularizar o registro do empregado.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    16/45

    16/metadadosrh

    S-2200 - ADMISSÃO DE TRABALHADOR

    Este evento registra a admissão do empregado. Trata-se do primeiro evento relativo a udeterminado vínculo – excetuada a situação prevista para o evento S-2190 – Admissão dTrabalhador - Registro Preliminar, registrando as informações cadastrais e do contrato Pode ocorrer também quando o empregado é transferido de uma empresa do mesmo geconômico ou em decorrência de uma sucessão, fusão ou incorporação.Obs.: Deve ser transmitido em período anterior ao início da atividade do trabalhador.

    S-2205 - ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS DO TRABALHADOR

    Este evento registra as alterações de dados cadastrais do trabalhador, tais como: documpessoal, endereço, escolaridade, estado civil, contato, etc.Deve ser utilizado tanto para segurados empregados, quanto para outros trabalhadoresde emprego cuja informação foi enviada originalmente através do evento específico de STrabalhador Sem Vínculo - Início.

    S-2206 - ALTERAÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

    Este evento registra as alterações do contrato de trabalho, tais como: remuneração e pede pagamento, duração do contrato, local, cargo ou função, jornada,etc.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    17/45

    17/metadadosrh

    S-2210 – COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

    Evento a ser utilizado para comunicar acidente de trabalho envolvendo empregado e/ouavulso, ainda que não haja afastamento de suas atividades laborais.

    S-2220 - MONITORAMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR

    O evento detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador, dtodo o vínculo laboral com a empresa, incluindo os atestados de saúde ocupacional exig

    periodicamente, por trabalhador, no curso do vínculo empregatício, bem como os examecomplementares ao Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.O atestado admissional e demissional serão informados nos eventos S-2200 – AdmissãoTrabalhador e S-2299-Desligamento.

    S-2230 - AFASTAMENTO TEMPORÁRIO

    Evento utilizado para informar os afastamentos temporários dos empregados, por qualqmotivos elencados na tabela 18 – Motivos de Afastamento, bem como eventuais alteraçõ

    prorrogações.Caso o empregado possua mais de um vínculo empregatício, é necessário o envio do evecada um dos vínculos.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    18/45

    18/metadadosrh

    S-2240 - CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – FATORES DE RISCO

    Este evento é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho do empregadtrabalhador avulso e cooperado de cooperativa de trabalho, indicando a prestação de seambientes com exposição a fatores de risco, descritos na Tabela 21 - fatores de risco amO mesmo é utilizado também para comunicar mudança dos ambientes com exposição arisco e para comunicar o encerramento de exercício das atividades do trabalhador nesteAs informações prestadas neste evento integrarão o Perfil Profissiográfico Previdenciárempregado.

    S-2241 - INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE E APOSENTADORIA ESPECIAL

    Este evento é utilizado para registrar os fatores de risco descritos na Tabela 22 que criade insalubridade ou periculosidade no ambiente de trabalho, bem como a sujeição aos farisco descritos na Tabela 23 que propiciam a concessão da aposentadoria especial ao emO mesmo é utilizado também para comunicar mudança nas condições e dos ambientes fatores de risco e para comunicar o encerramento de exercício das atividades do trabalhambientes.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    19/45

    19/metadadosrh

    S-2250 - AVISO PRÉVIO

    Este evento tem como objetivo registrar a comunicação e o possível cancelamento do aviniciativa do empregador ou do empregado. Aviso prévio é o documento de comunicaçãoe obrigatória, em que uma das partes contratantes (empregador ou empregado) deseja sem justa causa, o contrato de trabalho vigente.

    S-2298 –REINTEGRAÇÃO

    São as informações de reintegração de empregado previamente desligado da empresa.A reintegração ao trabalho é o ato que restabelece o vínculo de emprego tornando sem edesligamento.

    S-2299 - DESLIGAMENTO

    São as informações destinadas a registrar o desligamento do trabalhador da empresa.É nesse evento que a empresa deve informar os valores das verbas rescisórias, individuapor itens da remuneração do trabalhador que, por sua vez, devem estar de acordo com a

    Rubricas cadastrada pela empresa.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    20/45

    20/metadadosrh

    S-2300 - TRABALHADOR SEM VÍNCULO - INÍCIO

    Este evento é utilizado para prestar informações cadastrais relativas a trabalhadores qupossuem vínculo empregatício com a empresa. Tais como:

    - Trabalhadores avulsos portuários e não portuários.- Dirigentes sindicais.- Estagiários.- Cooperados.- Servidores públicos indicados para Conselho ou Órgão Administrativo.- Membros de conselho tutelar.- Trabalhadores cedidos.

    S-2305 - TRABALHADOR SEM VÍNCULO – ALTERAÇÃO CONTRATUAL

    São as informações utilizadas para a atualização dos dados contratuais relativos aos traque não possuem vínculo empregatício com a empresa.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    21/45

    21/metadadosrh

    S-2399 - TRABALHADOR SEM VÍNCULO DE EMPREGO - TÉRMINO

    São as informações utilizadas para o encerramento de contrato/prestação de serviço cotrabalhador sem vínculo empregatício.

    S-3000 – EXCLUSÃO DE EVENTO ENVIADO INDEVIDAMENTE

    Evento utilizado para tornar sem efeito um evento enviado indevidamente, o qual deve eentre as faixas:• S-1200 a S-2399.

    • Com exceção dos eventos S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos e S-1298 – Re

    Eventos Periódicos.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    22/45

    22/metadadosrh

    S-4000 - SOLICITAÇÃO DE TOTALIZAÇÃO DE EVENTOS, BASES E CONTRIBUIÇÕES

    Evento utilizado para consultar as totalizações, bases de cálculo, contribuições previdene outras entidades e fundos (terceiros), após a transmissão do primeiro evento periódicodeterminado período de apuração (competência).

     Este evento pode ser encaminhado:a) Para o movimento atual, a qualquer tempo após a abertura do movimento.b) Para períodos anteriores, a qualquer tempo desde que este período seja igual ou anteperíodo atual, respeitando-se o início da utilização do eSocial.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    23/45

    23/metadadosrh

    23/metadadosrh

    EVENTOS PERIÓDICOS

    Os eventos periódicos são os necessários para compor a folhade pagamento digital, suas contribuições e outras informaçõesprevidenciárias ou fiscais.

     São compostos por:

    - S-1200 - Remuneração do Trabalhador.- S-1202 - Remuneração do Trabalhador RPPS- S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho.- S-1220 - Pagamentos a Beneficiários Não Identificados.- S-1250 - Aquisição de Produção Rural.- S-1260 - Comercialização da Produção Rural Pessoa Física.- S-1270 - Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários.- S-1280 - Informações Complementares aos Eventos Periódicos.- S-1298 - Reabertura dos Eventos Periódicos.- S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos.- S-1300 - Contribuição Sindical Patronal.

     Confira as principais informações de cada evento.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    24/45

    24/metadadosrh

    S-1200 - REMUNERAÇÃO DO TRABALHADOR

    Deve ser utilizado para todos os trabalhadores a serviço do empregador/contribuinte, coTabela 1 – Categorias de Trabalhadores.

    S-1202 - REMUNERAÇÃO DO TRABALHADOR RPPS

    São as informações da remuneração de cada trabalhador no mês de referência. Este evser utilizado para os trabalhadores filiados ao Regime Próprio de Previdência Social – Rpertencentes as categorias 301, 303 (sub judice no STF para parlamentares estaduais) eque seja servidor público efetivo oriundo de ente que possua RPPS) na Tabela 1 – CategTrabalhadores a serviço do empregador/contribuinte. 

    S-1210 - PAGAMENTOS DE RENDIMENTOS DO TRABALHADOR

    São as informações prestadas relativas aos pagamentos referentes aos rendimentos docom ou sem vínculo empregatício e o pagamento de Participação nos Lucros ou Resultaobjeto de negociação entre a empresa e seus empregados.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    25/45

    25/metadadosrh

    S-1220 - PAGAMENTOS A BENEFICIÁRIOS NÃO IDENTIFICADOS

    São as informações prestadas relativas aos pagamentos efetuados pela pessoa jurídica não identificação dos beneficiários das despesas a título de remuneração indireta corres

    1) Contraprestação de arrendamento mercantil ou o aluguel ou, quando for o caso, os reencargos de depreciação.a) De veículo utilizado no transporte de administradores, diretores, gerentes e seus asseterceiros em relação a pessoa jurídica.b) De imóvel cedido para uso de qualquer pessoa dentre as referidas na alínea preceden

    2) Despesas com benefícios e vantagens concedidas pela empresa a administradores, diretoreseus assessores, pagas diretamente ou mediante a contratação de terceiros, tais como:a) A aquisição de alimentos ou quaisquer outros bens para utilização pelo beneficiário fora doestabelecimento da empresa.b) Os pagamentos relativos a clubes e assemelhados.c) O salário e respectivos encargos sociais de empregados postos à disposição ou cedidos, peladministradores, diretores, gerentes e seus assessores ou de terceiros.d) A conservação, o custeio e a manutenção dos bens referidos no item 1.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    26/45

    26/metadadosrh

    S-1250 - AQUISIÇÃO DE PRODUÇÃO RURAL

    São as informações relativas à aquisição de produção rural de origem animal ou vegetalde responsabilidade tributária por substituição a que se submete, em decorrência da leifísica (o intermediário), a empresa adquirente, consumidora ou consignatária, ou a coop

    S-1260 - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUÇÃO RURAL PESSOA FÍSICA

    São as informações relativas à comercialização da produção rural prestadas pelo produtpessoa física e pelo segurado especial.

    S-1270 - CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES AVULSOS NÃO PORTUÁRIOS

    São informações prestadas exclusivamente pelos tomadores de serviços de trabalhadornão portuários.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    27/45

    27/metadadosrh

    S-1280 - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES AOS EVENTOS PERIÓDICOS

    Evento utilizado para prestar informações que afetam o cálculo da contribuição previdenpatronal sobre as remunerações pagas, devidas ou creditadas por empregadores/contrifunção da desoneração de folha de pagamento e atividades concomitantes dos optantesNacional com tributação previdenciária substituída e não substituída.

    S-1298 - REABERTURA DOS EVENTOS PERIÓDICOS

    Indica que o movimento Eventos Periódicos, que foi fechado para determinado período dcom o envio do evento S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos, será reaberto paraenvio de retificações ou novos eventos periódicos referentes àquele período de apuração

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    28/45

    28/metadadosrh

    S-1299 - FECHAMENTO DOS EVENTOS PERIÓDICOS

    Destina-se a informar ao ambiente do eSocial o encerramento da transmissão dos evenperiódicos, no período de apuração.Neste momento são consolidadas todas as informações prestadas nos eventosA aceitação deste evento pelo eSocial, após processadas as devidas validações, conclui adas bases de cálculo relativas à remuneração dos trabalhadores e possibilita a integraçrespectiva DCTF. Neste momento, o contribuinte pode gerar as guias de recolhimento.

    S-1300 - CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL

    Este evento registra o valor das contribuições sindicais da empresa e a identificação dospara os quais o empregador/contribuinte está obrigado a fazer ditas contribuições, seja ou facultativamente.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    29/45

    29/metadadosrh

    eSOCIALPORTAL DO GOVERNOFEDERAL

    29/metadadosrh

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    30/45

    30/metadadosrh

    01. Qual é o canal oficial de informações sobre o eSocial?

    O governo federal lançou em maio/2013 o Portal do eSocial, link http://www.esocial.gov.br Necomunicação são disponibilizadas informações gerais como:

    - Legislação.- Perguntas Frequentes.- Notícias.- Leiaute do eSocial – Manual de Orientação do eSocial.

    02. Qual a lei que regulamenta o eSocial?

    O que regulamenta o eSocial é o decreto nº 8.373. Tem como base as seguintes emendadecretos:

    Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014 –Institui o Sistema de Escrituração Digital das ObrigFiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial e dá outras providências.

    Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007 - Institui o Sistema Público de Escrituração Digital – Sppelo Decreto nº 7.979, de 8 de abril de 2013.

    Decreto nº 7.979, de 8 de abril de 2013 - Altera o Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, que instituiu oPúblico de Escrituração Digital – Sped.:

    http://www.esocial.gov.br/http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8373.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Decreto/D6022.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7979.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7979.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Decreto/D6022.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Decreto/D6022.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7979.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7979.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Decreto/D6022.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8373.htmhttp://www.esocial.gov.br/

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    31/45

    31/metadadosrh

    EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 72, DE 2 DE ABRIL DE 2013 - Altera a redação do parágrafo único do Constituição Federal para estabelecer a igualdade de direitos trabalhistas entre os trabadomésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais.

    LEI Nº 5.859, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1972 - Dispõe sobre a profissão de empregado doméstico outras providências.

    LEI Nº 8.036, DE 11 DE MAIO DE 1990 - Dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço eoutras providências.

    DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 - Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.

    LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991 - Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institCusteio e oferece outras providências.

    LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991 - Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Soferece outras providências.

    DECRETO No 3.048, DE 6 DE MAIO DE 1999 - Aprova o Regulamento da Previdência Social e ofereprovidências.

    DECRETO Nº 3.000, DE 26 DE MARÇO DE 1999 - Regulamenta a tributação, fiscalização, arrecadaçadministração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc72.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5859.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8036consol.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8212cons.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3000.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3000.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8212cons.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8036consol.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5859.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc72.htm

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    32/45

    32/metadadosrh

    INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 971, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2009 - DOU DE 17/11/2009 - Dispõe sobre nde tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais destinadas à PrSocial e as destinadas a outras entidades ou fundos, administradas pela Secretaria da RFederal do Brasil (RFB).

    Mais informações, acesse:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3000.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8036consol.htm

    03. Existe um layout com as informações que devem ser enviadas ao eSocial?

    Sim,e esse layout contém a especificação técnica do que deve ser enviado sendo disponno site do eSocial, através do link http://www.esocial.gov.br/Leiautes.aspx. Deve-se acompanhar alterações nesse layout até a sua publicação oficial.

    04. Onde encontro um repositório com perguntas frequentes respondidas pelos entes

    No site do eSocial tem um link específico que trata essas perguntas frequentes, no endehttp://www.esocial.gov.br/Faq.aspx.

    http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=15937&https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3000.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8036consol.htmhttp://www.esocial.gov.br/Leiautes.aspxhttp://www.esocial.gov.br/Faq.aspxhttp://www.esocial.gov.br/Leiautes.aspxhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8036consol.htmhttps://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3000.htmhttp://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=15937&

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    33/45

    33/metadadosrh

    TRANSMISSÃO DE DADOSPARA O eSOCIAL

    33/metadadosrh

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    34/45

    34/metadadosrh

    01. Como será a entrega do eSocial?

    Está em desenvolvimento pela Receita Federal do Brasil, um módulo completo do eSociempresas deverão transmitir suas informações através de arquivos gerados em seus sisinformática, utilizando layouts padronizados. Haverá, então, integração direta entre o sistema informatizado do empregador e o ambinacional do eSocial para a transmissão dos arquivos, sem necessidade de preenchimenna internet ou de programas geradores de escrituração ou declaração. Para utilização das empresas deverão possuir serviços web de conexão webservice. 

    Em resumo, o empregador poderá acessar o site www.esocial.gov.brpara enviar os dados ouconexão webservice. Após a verificação da integridade das informações, a Receita Federvai emitir um protocolo de recebimento e o enviará ao empregador. As informações ficarão disponíveis para os entes após a sua transmissão ao Ambiente NeSocial. Veja na página a seguir uma ilustração deste modelo operacional:

    http://www.esocial.gov.br/http://www.esocial.gov.br/

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    35/45

    35/metadadosrh

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    36/45

    36/metadadosrh

    02. Qual será a sequência lógica da transmissão de arquivos?

    A transmissão dos arquivos do eSocial deverá ser feita seguindo uma sequência lógica, oa seguinte ordem:1- Eventos Iniciais.2- Eventos de Tabelas.3- Eventos Não Periódicos.4- Eventos Periódicos.

    03. Quais são as principais novidades na transmissão do eSocial?

    As principais novidades na transmissão do eSocial são: - O detalhamento mais minucioso das informações que já eram solicitadas anteriormendeclarações atuais.- Os prazos de transmissão serão menores que os mensais. Como os eventos de admissdeverão ser antes do início da atividade do contrato.- A transmissão das informações de: atestados de saúde ocupacional, estabilidades, preserviços em condições insalubres e/ou perigosas e avisos prévios de rescisão.- A transmissão das informações mensais de trabalhador sem vínculos empregatícios c

    exemplo, o estagiário.- As informações de todos os processos administrativos e judiciais.- Todos os dados dos tomadores de serviços.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    37/45

    37/metadadosrh

    04. Para a transmissão de arquivos ao eSocial é obrigatório o certificado digital?

    Será obrigatório o uso de certificado digital ICP-Brasil: A1 ou A3 (PF e PJ).

    As seguintes empresas poderão utilizar código de acesso:

    - Empresas optantes pelo Simples Nacional, pequeno produtor rural e CI equiparado à etodos com até 7 empregados.- MEI.- Empregador doméstico.

    O serviço de procuração eletrônica está em fase final de definição. Serão aceitas as procemitidas pela CAIXA por meio da Conectividade Social e pela Receita Federal.

    Será ainda permitido ao outorgante repassar os poderes para transmissão de eventos dpara um CNPJ ou CPF. Deste modo, o outorgado poderá enviar todos os eventos do eSo

    Fonte: Pergunta 1 - Perguntas e Respostas do eSocial – Versão 2.0 de 29 de agosto de 2014

    http://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdf

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    38/45

    38/metadadosrh

    05. As informações dos arquivos transmitidos serão validadas no Ambiente Nacional

    Sim. Inclusive, as informações dos Eventos Trabalhistas alimentarão uma base de dadodenominada RET – Registro de Eventos Trabalhistas. Todos os arquivos de eventos, ao serem transmitidos, passarão por validação e somenteaceitos se estiverem consistentes com o RET. Por exemplo, um evento de desligamento de empregado só será aceito se para aquele etiver sido enviado anteriormente o evento de admissão. Outro exemplo, um evento de aftemporário somente será aceito se o empregado já não estiver afastado.

     O RET também será utilizado para validação da folha de pagamento, que só será aceita trabalhadores constantes no RET como ativos constarem na mesma. Além dos empregados, outras categorias de trabalhadores também serão objeto de infoalimentarão o RET, como os: trabalhadores avulsos, dirigentes sindicais e algumas catecontribuintes individuais como diretores não empregados e cooperados.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    39/45

    39/metadadosrh

    06. Qual o prazo para transmissão dos arquivos de eventos não periódicos?

    A definição dos prazos de envio dos eventos não periódicos respeita regras que assegurdireitos dos trabalhadores. Os eventos não periódicos sem prazo diferenciado devem sequando ocorrerem, porém antes dos eventos mensais da folha de pagamento.

    Exemplos:Admissão do Trabalhador - deve ser enviado até o final do dia imediatamente anterior aprestação do serviço pelo trabalhador admitido.

    Alteração de Contrato de Trabalho - deve ser transmitido até o dia 07 (sete) do mês subda competência informada no evento ou até o envio dos eventos mensais de folha de pa

    competência em que ocorreu a alteração contratual, para evitar inconsistências entre otrabalho e a folha de pagamento. Antecipa-se o vencimento para o dia útil imediatamenquando não houver expediente bancário.

    Comunicação do acidente de trabalho - deve ser comunicada até o primeiro dia útil segocorrência e, em caso de morte, de imediato.

    Aviso Prévio - deve ser enviado em até 10 (dez) dias de sua comunicação.Desligamentos - devem ser enviadas até o 1º dia útil seguinte à data do desligamento, naviso prévio trabalhado ou do término de contrato por prazo determinado. Para os dema10 (dez) dias seguintes à data do desligamento, desde que não ultrapasse a data do envS-1200 - Remuneração, para o trabalhador a que se refere o desligamento.

    Fonte: Manual de Orientação do eSocial versão 2.1 de julho/2015.

    http://www.esocial.gov.br/leiautes.aspxhttp://www.esocial.gov.br/leiautes.aspx

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    40/45

    40/metadadosrh

    07. Qual o prazo para transmissão dos arquivos de eventos periódicos?

    A folha de pagamento e outras informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais serãode diversos arquivos, cujo número vai variar de acordo com o conteúdo a ser transmitid

    Os eventos periódicos devem ser transmitidos até o dia 07 do mês seguinte, antecipandvencimento para o dia útil imediatamente anterior, em caso de não haver expediente ba

    Fonte: Manual de Orientação do eSocial versão 2.1 de julho/2015.

    08. As empresas sem movimento deverão transmitir o eSocial?

    Sim. Neste caso, a empresa deverá enviar o evento S-1299 - “Fechamento dos Eventos com o indicador de “SEM MOVIMENTO”.

    Fonte: Manual de Orientação do eSocial versão 2.1 de julho/2015.

    http://www.esocial.gov.br/leiautes.aspxhttp://www.esocial.gov.br/leiautes.aspxhttp://www.esocial.gov.br/leiautes.aspxhttp://www.esocial.gov.br/leiautes.aspx

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    41/45

    41/metadadosrh

    09. O sistema do eSocial corre o risco de ficar sobrecarregado no dia do envio da folhapagamento?

    Segundo previsão da Receita Federal, todas as empresas brasileiras devem gerar e envmilhões de arquivos por mês. A expectativa é que 50% deste volume mensal seja enviaddia de fechamento da folha de pagamento. Para atender esta demanda estimada, a Recacredita que o sistema do eSocial estará preparado tecnologicamente para receber esteinformações sem erro.

    10. Como será a entrega dos arquivos?

    Não existirá um arquivo único em formato texto da folha de pagamento. Logo, os arquiventregues no formato XML.

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    42/45

    42/metadadosrh

    11. Quais contribuintes poderão acessar o eSocial sem certificação digital, por meio dacesso?

    As seguintes empresas poderão utilizar código de acesso:

    - Empresas optantes pelo Simples Nacional, pequeno produtor rural e contribuinte indiequiparado à empresa, todos com até 7 empregados.- Micro Empreendedor Individual - MEI.- Contribuinte individual equiparado à empresa.- Empregador doméstico - com até 7 empregados.- Pequeno Produtor Rural.

    - Segurado especial.

    O serviço de procuração eletrônica está em fase final de definição. Serão aceitas as procemitidas pela CAIXA por meio da Conectividade Social e pela Receita Federal.

    Será ainda permitido ao outorgante repassar os poderes para transmissão de eventos dpara um CNPJ ou CPF. O outorgado, portanto, poderá enviar todos os eventos do eSocia

    Fonte: Pergunta 1 - Perguntas e Respostas do eSocial – Versão 2.0 de 29 de agosto de 2014

    http://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdf

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    43/45

    43/metadadosrh

    12. A utilização do certificado digital no eSocial será o mesmo padrão da NF-e?

    Sim, no padrão A-1 ou A-3.

    Fonte: Pergunta 2 - Perguntas e Respostas do eSocial – Versão 2.0 de 29 de agosto de 2014

    13. Existem situações em que será necessária a utilização do portal web para inclusãinformações?

    Qualquer empresa pode utilizar o portal web. A decisão de uso do web service ou portal

    conveniência da empresa.

    As funcionalidades serão disponibilizadas na implantação do eSocial.

    Fonte: Pergunta 3 - Perguntas e Respostas do eSocial – Versão 2.0 de 29 de agosto de 2014

    http://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdf

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    44/45

    44/metadadosrh

    14. Para evitar erro de identificação do trabalhador, estas informações (CPF, nome enascimento) deverão ser validadas na base de dados do CPF. Todavia, atualmente, calegal tem uma quantidade diferente de caracteres para este registro. E caso o númercaracteres seja maior, o dado não é transmitido. Como realizar esse controle? E comnos casos de mudança de nome por casamento ou divórcio?

    A validação do nome permite variações. Não é uma validação textual, mas fonética. Logas grandes mudanças não serão acatadas.

    Fonte: Pergunta 15 - Perguntas e Respostas do eSocial – Versão 2.0 de 29 de agosto de 2014.

    15. Como será o canal de comunicação entre o eSocial e os usuários quanto ao envio,consulta dos arquivos transmitidos? O usuário poderá consultar o conteúdo ou extraitransmitidos do banco de dados do eSocial? Por quanto tempo o eSocial manterá os aenviados disponíveis no banco de dados para consulta e extração?

    Não haverá banco de dados com informações completas dos arquivos. Haverá apenas inpara referência aos arquivos, que ficarão à disposição do usuário para captura pelo praz

    Fonte: Pergunta 99 - Perguntas e Respostas do eSocial – Versão 2.0 de 29 de agosto de 2014

    http://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdfhttp://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdf

  • 8/17/2019 Guia+Básico+para+Entender+o+Projeto+eSocial

    45/45

    UNIDADE CAXIAS DO SULFone: (54) 3026-9900E-mail: [email protected]

    UNIDADE PORTO ALEGREFone: (51) 3519-9909E-mail: [email protected]

    UNIDADE SÃO PAULOFone: (11) 3198-0699

    E-mail: [email protected]

    Pessoas indo além.

    www.metadados.com.br

    /metadadosrh

    https://www.linkedin.com/company/1124780%3Fgoback%3D.fps_PBCK_metadados_%2A1_%2A1_%2A1_%2A1_%2A1_%2A1_%2A2_%2A1_Y_%2A1_%2A1_%2A1_false_1_R_%2A1_%2A51_%2A1_%2A51_true_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2_%2A2%26trk%3Dpro_other_cmpyhttp://www.twitter.com/metadadosrhhttp://www.facebook.com/metadadosrh