guia

27
Guia de Instalação do Oracle Developer Suite 10g Esta aplicação é de instalação mais fácil do que o Oracle 10g. Contudo, os passos seguintes devem ser seguidos na totalidade. Em primeiro lugar, deve-se assegurar que a instalação da base de dados Oracle 10g decorreu sem problemas. A instalação completa requer 1.3Gb de espaço em disco. O processo completo de instalação demora entre 30 a 45 minutos.

Upload: paulo-novoa

Post on 10-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

guia devkkjknnk

TRANSCRIPT

Guia de Instalação do Oracle Developer Suite 10g

Esta aplicação é de instalação mais fácil do que o Oracle 10g. Contudo, os passos seguintes devem ser seguidos na totalidade. Em primeiro lugar, deve-se assegurar que a instalação da base de dados Oracle 10g decorreu sem problemas.

A instalação completa requer 1.3Gb de espaço em disco. O processo completo de instalação demora entre 30 a 45 minutos.

Instalação do Developer Suite 10g

Colocar o primeiro CD de instalação, abrir o folder e correr a aplicação setup.exe.Nos dois ecrãs seguintes, manter as opções por defeito, carregando em Next.

No ecrã seguinte optar pela instalação completa, caso contrário o Forms Builder não será instalado! Após esta selecção, pressionar Next.

No ecrã seguinte deixar o campo em branco e pressione novamente Next.

Após a selecção da configuração de instalação, deverá aparecer o ecrã seguinte, devendo-se premir em Install para iniciar o processo de instalação propriamente dito.

Quando aparecer o ecrã seguinte, deverá colcoar o disco 2 e premir OK.

Mais tarde deverá aparecer uma caixa de diálogo semelhante, pedindo para colocar novamente o disco 1. Efectuar essa operação e carregar novamente em OK.

Deverá aparecer no final do processo a janela

Configurar o Forms

Antes de utilizar o Forms pela primeira vez, deverão efectuar a seguinte configuração através do menu Start->Oracle DevSuiteHome1->Configuration and Migration Tools-> Oracle Net Configuration Assistant. O seguinte ecrã deverá aparecer, devendo optar-se pela 3ª opção (Local Net Service Name configuration) e depois carregar em Next (ou Seguinte).

Vamos adicionar um novo “Service Name”:

Para sermos consistentes, vamos designar o Service Name por ORCL.

O protocolo de rede utilizado é o TCP/IP:

O hostname a colocar poderá ser “localhost” ou o nome da vossa máquina.

Indicar como SID da Base de Dados: ORCL.

O serviço poder ser agora testado, carregando no botão Test:

Se tudo correr bem deverá aparecer uma janela:

Fechar a janela com o botão “Close” e carregar em “Finish”. Confirmar as alterações com Save na janela seguinte:

Podemos agora testar toda a instalação do Forms.

Criação de um Formulário

Lançar OC4J Instance antes de utilizar o Forms, no menu Start-> Oracle Developer Suite - DevSuiteHome1->Forms Developer. Deverá aparecer uma janela com o aspecto:

Esta janela NUNCA deverá ser fechada enquanto se estiver a utilizar o Forms.Vamos agora arrancar a ferramenta de desenvolvimento Forms Builder, disponível no mesmo Menu do Windows XP.

Vamos agora criar um pequeno formulário, criando um bloco tal como fizemos na aula prática. Fazemos Next nos dois ecrãs seguintes:

Vamos juntar um bloco para a tabela EMP do utilizador scott. Para o efeito carregar em Browse.

Ligar à base de dados e escolher a tabela EMP:

Vamos seleccionar todas as colunas do Data Block (fazer sempre assim, para não se esqueceram de alguma delas). Para isso carrega no botão “>>”

E carregar em Next/Seguinte:

Deixar no exrã seguinte sempre o nome sugerido pelo Forms, carregando em Seguinte/Next.

O Data Block fica assim concluído, e podemos carregar em Terminar se desejarmos criar imediatamente os controlos associados ao Data Block, recorrendo ao Layout Wizard.

Nos dois ecrãs seguintes carregar em Seguinte/Next:

Na janela abaixo indicada podemos escolher os controlos que são apresentados no formulário. Para não haver surpresas desagradáveis, optem sempre por colocar todos os Itens.

Não alterar nada neste formulário, e passar à frente. Quaisquer ajustamentos visuais poderão ser efectuados posteriormente.

No ecrã seguinte, optem pelo modelo de formulário pretendido:

Dar um título ao bloco, escolher o número de registos simultâneos a mostrar e e indicar se pretendem uma barra de deslocamento:

E já está!

Poderão efectuar qualquer ajuste sempre no “Layout Editor”, acessível com F2 ou através do menu Tools->Layout Editor. Em particular, caso pretendam esconder algum controlo, coloquem o parâmetro de Visibilidade a No de cada controlo que pretendam omitir recorrendo à Property Pallete do Layout Editor (F4 ou botão direito do rato).

Carregar no semáforo (Run Form) para testar o Formulário. Ao contrário do que aconteceu na aula prática, o formulário não é executado imediatamente pois é ainda necessário efectuar uma configuração final, explicada na secção seguinte.

Configuração Final do Forms

Após se ter carregado no semáforo, e só da primeira vez, é necessário instalar um PlugIn do Internet Explorer. Deverá aparecer a seguinte caixa, devendo-se carregar em Sim/Yes.

Carregar em Next na janela seguinte:

E esperar pelo final da instalação:

O Browser deverá ficar com

Carregar em Execute Query para ver se está tudo a funcionar correctamente: