guia para relatórios

2
 RELATÓRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS BB048 Ecologia Básica Para as aulas em que forem solicitados relatórios, elaborem um texto seguindo os itens detalhados abaixo, observando a estrutura básica de um texto acadêmico/científico. 1) Capa contendo título, identificação dos autores e professor responsável 2) Introdução: 2.1. Texto discursivo contextualizando o tema do estudo e a bibliografia relacio nada. Deve haver uma abordagem mais ampla sobre os temas envolvidos na aula. Por exemplo: a importância de se mensurar variáveis ambientais que definem o padrão geral das condições físicas de um ambiente, que  podem favorecer ou restringir a ocorrência de determinados organismos; como muitas características (morfológicas, fisiológicas, comportamentais, etc.) revelam adaptações destes organismos ao ambiente em que se encontram, etc. Citar bibliografia (fonte da informação mencionada) ao final das frases ou  parágrafos a que se referem. 2.2. Formalização das hipóteses do estudo e detalhamento das previsões (quando for caso). 2.3. Objetivo do estudo: frases curtas e diretas, normalmente usando verbos no infinitivo, descreven do o que estudo pretendeu responder. 3) Material e Métodos: 3.1. Descrição do delineamento experimental proposto para testar as hipóteses (quando for caso). 3.2. Lista de material e descrição dos métodos de coleta de dados. 3.3. Descrição de como foram feitas as análises dos dados. 4) Resultados: Descrição dos dados coletados em texto discursivo, acompanhado de figuras (mapas, fotos, gráficos,  pranchas , organogramas, etc.) e tabelas. Figuras e tabelas devem ser numeradas sequencialmen te, referidas no texto e acompanhadas de legenda. 5) Discussão: Texto argumentativo contendo a interpretação dos resultados, conforme a contextualização teórica do assunto. Deve haver uma abordagem mais relacionada aos próprios resultados obtidos em comparação ao que já se conhece na literatura, a padrões esperados ou interpretações inovadoras sobre o que foi encontrado. Citar bibliografia (fonte da informação mencionada) ao final das frases ou parágrafos a que se referem. 6) Referências Bibliográficas. Atentem para a utilização de bibliografia científica válida e publicada em revistas científicas e livros acadêmicos , evitando AO MÁXIMO a utilização de sites da internet. Exemplo de como listar a bibliografia citada: DITTRICH, V. A. O.; C. KOZERA & S. M. SILVA. 1999. Levantamento florístico dos epífitos vasculares do Parque Barigüi, Curitiba, Paraná, Brasil.  Iheringia, Sér. Bot. 52: 11-22. LORENZI, H. 2000.  Manual de identificação e controle de plantas daninhas . 5.ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum. 385 p.

Upload: antonio-arr

Post on 18-Feb-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Para Relatórios

7/23/2019 Guia Para Relatórios

http://slidepdf.com/reader/full/guia-para-relatorios 1/1

 

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS BB048 Ecologia Básica

Para as aulas em que forem solicitados relatórios, elaborem um texto seguindo os itens detalhadosabaixo, observando a estrutura básica de um texto acadêmico/científico.

1)  Capa contendo título, identificação dos autores e professor responsável

2)  Introdução:2.1. Texto discursivo contextualizando o tema do estudo e a bibliografia relacionada. Deve haver

uma abordagem mais ampla sobre os temas envolvidos na aula. Por exemplo: a importância de semensurar variáveis ambientais que definem o padrão geral das condições físicas de um ambiente, que

 podem favorecer ou restringir a ocorrência de determinados organismos; como muitas características(morfológicas, fisiológicas, comportamentais, etc.) revelam adaptações destes organismos ao ambienteem que se encontram, etc. Citar bibliografia (fonte da informação mencionada) ao final das frases ou

 parágrafos a que se referem.2.2. Formalização das hipóteses do estudo e detalhamento das previsões (quando for caso).

2.3. Objetivo do estudo: frases curtas e diretas, normalmente usando verbos no infinitivo,descrevendo o que estudo pretendeu responder.

3)  Material e Métodos:3.1. Descrição do delineamento experimental proposto para testar as hipóteses (quando for caso).3.2. Lista de material e descrição dos métodos de coleta de dados.3.3. Descrição de como foram feitas as análises dos dados.

4) Resultados:Descrição dos dados coletados em texto discursivo, acompanhado de figuras (mapas, fotos, gráficos,

 pranchas, organogramas, etc.) e tabelas. Figuras e tabelas devem ser numeradas sequencialmente,

referidas no texto e acompanhadas de legenda.

5) Discussão:Texto argumentativo contendo a interpretação dos resultados, conforme a contextualização teórica do

assunto. Deve haver uma abordagem mais relacionada aos próprios resultados obtidos em comparaçãoao que já se conhece na literatura, a padrões esperados ou interpretações inovadoras sobre o que foiencontrado. Citar bibliografia (fonte da informação mencionada) ao final das frases ou parágrafos a quese referem.

6) Referências Bibliográficas.Atentem para a utilização de bibliografia científica válida e publicada em revistas científicas e livros

acadêmicos, evitando AO MÁXIMO a utilização de sites da internet.Exemplo de como listar a bibliografia citada:

DITTRICH, V. A. O.; C. KOZERA & S. M. SILVA. 1999. Levantamento florístico dos epífitosvasculares do Parque Barigüi, Curitiba, Paraná, Brasil. Iheringia, Sér. Bot. 52: 11-22.

LORENZI, H. 2000.  Manual de identificação e controle de plantas daninhas. 5.ed. Nova Odessa:Instituto Plantarum. 385 p.