guia do ramo

31
G U I A D O RAMO

Upload: vuongdieu

Post on 07-Jan-2017

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia do Ramo

G U I A D O

RAMO

Page 2: Guia do Ramo

Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Salt Lake City, Utah

G U I A D O

RAMO

Page 3: Guia do Ramo

© 1993, 1999, 2001 Intellectual Reserve, Inc.Todos os direitos reservados

Impresso no Brasil

Aprovação do inglês: 3/01Aprovação da tradução: 3/01

Tradução de Branch GuidebookPortuguese

Page 4: Guia do Ramo

SumárioO Propósito de um Ramo 1

A Presidência do Ramo 3

Entrevistas 7

O Chamado de Membros para Servirem em Cargos na Igreja 9

Apoios e Desobrigações 10

A Designação de Membros para Chamados 12

Ordenanças e Bênçãos 13

Responsabilidades dos Membros 14

Reuniões 15

Locais de Reuniões 20

Materiais de Referência 21

Atividades 22

Música 23

Registros e Relatórios 24

Finanças 25

Treinamento de Liderança 26

Obtenção de Materiais da Igreja e Localização deInformações a respeito de História da Família 27

DistribuiçãoO Guia do Ramo é para líderes de ramos que sejam membros novos e comexperiência limitada na Igreja. Será também útil para líderes em áreas mais bempreparadas. Ele esboça o propósito, a organização e os procedimentos para ofuncionamento de um ramo.

Page 5: Guia do Ramo

Durante Seu ministério mortal, JesusCristo organizou Sua Igreja na Terra.Depois de Sua morte, congregações depessoas que creram Nele reuniam-separa adoração; para aprenderem epraticarem Seus ensinamentos; e paraservirem, inspirarem e fortalecerem-se uns aos outros. O Salvadorprometeu: “(...) onde estiverem doisou três reunidos em meu nome, aíestou eu no meio deles”. (Mateus18:20)

Hoje em dia, os membros da Igreja deJesus Cristo dos Santos dos ÚltimosDias são organizados emcongregações. Pequenas congregaçõessão chamadas de ramos e cada ramo épresidido por um presidente de ramo.Se aprovado pela Presidência de Área,

um presidente de missão podeorganizar um ramo quando pelomenos duas famílias de membrosviverem em uma área e onde um dosmembros for um homem digno quepossua o Sacerdócio deMelquisedeque ou seja um sacerdotedigno no Sacerdócio Aarônico. Umapessoa digna é aquela que tenha feitoconvênios com o Senhor, como oconvênio batismal e esforça-sediligentemente para guardar essesconvênios.

O presidente da missão supervisionao ramo e o presidente do ramo prestacontas a ele. Quando um númerosuficiente de ramos tiver sidoorganizado de forma a seencontrarem próximos

O Propósito de um Ramo

1

Page 6: Guia do Ramo

geograficamente em uma missão, opresidente da missão, com aaprovação da Presidência de Área,poderá organizar esses ramos em umdistrito. Quando o ramo é parte deum distrito organizado, o presidentedo ramo é supervisionado pelapresidência do distrito, que, por suavez, reporta-se ao presidente damissão.

A Igreja preparou este guia paraajudar os líderes do ramo aaprenderem as responsabilidades deseus chamados e como cumpri-las.Todos os líderes e outros membrosdevem ajudar a cumprir a missão daIgreja, que é convidar todas aspessoas para: “[virem] a Cristo, [eserem] [aperfeiçoadas] nele”. (Morôni10:32) Para realizar essa missão, oslíderes ajudam os membros a:

• Proclamar o evangelho de JesusCristo a toda nação, tribo, língua epovo. Compartilhar o evangelhoprestando testemunho conformeinspirado pelo Espírito. Osmissionários devem continuar aapoiar os novos conversos durante oprocesso em que se tornammembros da Igreja.

• Aperfeiçoar os Santos. Ajudar novosconversos a progredirem na Igreja,assegurar-se de que tenham umamigo e uma designação e de quesejam nutridos pela boa palavra deDeus. Receber as ordenanças e fazeros convênios do evangelho, esforçar-se por cumprir os mandamentoscomo foi prometido, servir seusemelhante, cuidar dos pobres enecessitados e unirem-se uns aosoutros para edificar umacomunidade de santos.

• Redimir os mortos. Identificarantepassados falecidos até a geraçãomais distante possível e realizar asordenanças do templo preparando-se para a exaltação familiar.

Este guia pode ajudar os líderes doramo, os indivíduos e as famílias aaprenderem a viver sob a influência doEspírito Santo para que ocumprimento de seus chamados naIgreja sejam um privilégio e umaalegria. Além desse guia, as escrituras,o Guia do Sacerdócio e das Auxiliares(31178 059), Guia da Família (31180 059),Guia de Ensino (34595 059), Princípios doEvangelho (31110 059), Informações paraLíderes do Sacerdócio e das Auxiliaressobre Currículo (36363 059), e outraspublicações da Igreja poderão ser úteis.

2

Page 7: Guia do Ramo

Ao organizar um ramo, o presidentede missão ou o presidente do distritocom a aprovação do presidente demissão, sob a inspiração do Senhor,chama e designa um homem dignoque possua o Sacerdócio deMelquisedeque para ser o presidentedo ramo. O presidente de missão oudistrito confere as chaves dapresidência ao presidente do ramo. Senão houver nenhum homem dignocom o Sacerdócio de Melquisedequedisponível, um sacerdote digno podeser chamado e designado comopresidente de ramo.

Até que pelo menos dois membros doramo tenham o Sacerdócio deMelquisedeque, o presidente do ramoprotege e fortalece os membros, visita

os lares, com freqüência, como mestrefamiliar, conduz reuniões sacramentais,dirige as atividades do ramo ecompleta relatórios. À medida quemais membros receberem o sacerdócio,o presidente de missão poderá, sob adireção do Espírito do Senhor, chamardois conselheiros para o presidente doramo e um secretário para auxiliá-locom os registros do ramo. O presidentee os dois conselheiros compõem apresidência do ramo.

O presidente do ramo é o pastor deum ramo, presidindo todos osmembros do ramo com amor ebondade. Ele estabelece um exemploao oferecer um “coração quebrantadoe um espírito contrito” como sacrifícioao Senhor (3 Néfi 9:20) e testifica da

A Presidência do Ramo

3

Page 8: Guia do Ramo

divindade do Senhor Jesus Cristo. Noramo, o presidente do ramo:

• É o líder presidente do sacerdócio.

• É juiz comum.

• Responsável pelo cuidado do aflito edo necessitado.

• Responsável pelas finanças e pelosregistros do ramo.

Os membros da presidência do ramoprotegem e fortalecem os membros doramo, conduzem os exercícios deabertura, presidem o SacerdócioAarônico e conduzem as reuniõessacramentais.

O Líder Presidente doSacerdócioComo líder presidente do sacerdócio, opresidente do ramo recebeu as chavesda presidência para administrar a obrado Senhor no ramo. Ele preside,protege e fortalece todos os membrosdo ramo e ensina-os a seremresponsáveis em seus chamados. Àmedida que o ramo cresce em númerode membros, os conselheiros napresidência do ramo, os líderes dequórum do sacerdócio e os mestresfamiliares o auxiliam. Ele incentiva opresidente do quórum de élderes aassegurar-se de que mestres familiaressejam designados e que cada lar sejavisitado regularmente. Os relatóriosperiódicos preparados pelo presidentedo quórum de élderes ajudam opresidente do ramo a estar alertaquanto às necessidades dos membros.

O presidente do ramo supervisiona osquóruns, as auxiliares e as atividadesno ramo, com ênfase nos rapazes doSacerdócio Aarônico e nas moças damesma faixa etária. Ele é o presidentedo Sacerdócio Aarônico no ramo. Nocuidado que dispensa aos rapazes emoças, entre 12 e 18 anos de idade, eleos entrevista regularmente, ajuda-os aviverem de acordo com os preceitosdo evangelho e prepara-os para ofuturo. Ele enfatiza a preparação paraa missão e a missão de tempo integralpara os rapazes e para as moças quese interessarem por ela. Chamarapazes para liderarem os quóruns doSacerdócio Aarônico. Ele tambémchama membros para liderarem asauxiliares do ramo (Sociedade deSocorro, Rapazes, Moças, Primária eEscola Dominical). (Ver Guia para osLíderes do Sacerdócio e dasAuxiliares para mais detalhes arespeito das auxiliares.) Auxiliado porseus conselheiros, ele chama membrospara que ensinem e trabalhem emoutros cargos no ramo. Ele entrevistaos líderes de quórum e das auxiliaresregularmente para receber relatórios

4

Page 9: Guia do Ramo

do chamado desses líderes e paraaconselhar-se com eles.

O presidente do ramo presidereuniões sacramentais, reuniões dosacerdócio e outras reuniões do ramode que participe, a menos que ummembro da presidência do distrito ouda missão, um Setenta-Autoridade deÁrea ou uma Autoridade Geral estejapresente. O presidente do ramoconvida essas autoridades presidentesvisitantes a sentarem-se ao púlpito.Ele trabalha diligentemente paraassegurar-se de que todas as reuniõese atividades ajudem os membros avirem a Cristo.

O presidente do ramo dirige arealização da maior parte dasordenanças. (Ver o Guia da Família.)Assegura-se de que cada pessoa querealiza a ordenança tenha a necessáriaautoridade do sacerdócio, que sejadigna e siga o procedimentoadequado. Ele aprova as ordenações eos avançamentos no SacerdócioAarônico. Depois de conferenciar como presidente do distrito ou da missão,recomenda irmãos para que recebamo Sacerdócio de Melquisedeque esejam ordenados ao ofício de élder.Com a aprovação do presidente damissão, o presidente do distrito, opresidente do ramo ou outros homensdignos que possuem o Sacerdócio deMelquisedeque podem conferir oSacerdócio de Melquisedeque eordenar élderes.

Juiz ComumO presidente do ramo é o juiz comumdos membros do ramo. Ele osentrevista para julgar sua dignidadepara receber recomendação para otemplo, ordenações, ordenanças,chamados e bênção patriarcal. Podeaconselhar os membros que buscamorientação espiritual.

Para ajudar o presidente do ramo emsuas responsabilidades como juizcomum, o Senhor promete a ele odom do discernimento. Por ser dignode recebê-lo, esse dom irá ajudá-lo asaber o que vai no coração de umapessoa. Ajuda-o a saber o que dizer efazer para ajudar uma pessoa.

Quando os membros da Igrejatransgridem, o presidente do ramopode incentivá-los e ajudá-los aarrependerem-se ao confessar ospecados a ele e ao Senhor.

Se um membro comete um pecadograve, a disciplina formal da Igreja,incluindo período probatório oficial,desassociação ou excomunhão,podem ser necessários. O presidentedo ramo revisa o assunto com opresidente de missão, que decidirá seo conselho disciplinar é necessário.Sob a orientação do presidente damissão, um presidente de distrito ouum presidente de ramo que possua oSacerdócio de Melquisedeque poderápresidir o conselho disciplinar. Essesconselhos são conduzidos com um

5

Page 10: Guia do Ramo

espírito de amor. São realizados paraajudar o transgressor a arrepender-see uma vez mais desfrutar as bênçãosplenas do evangelho.

Se o presidente do ramo for umsacerdote, ele não está autorizadopara agir como juiz comum. Nessasituação, o presidente da missão é ojuiz comum dos membros do ramo.

Cuidar dos Pobres e dosNecessitadosO presidente do ramo ensina osmembros a serem auto-suficientes e acontribuírem com ofertas de jejumpara ajudar a cuidar dos necessitados.Ele tem a responsabilidade sagrada delocalizar os pobres e os necessitadosdignos no ramo e usar as ofertas dejejum para ajudar a cuidar deles. Opresidente do quórum de élderes e apresidente da Sociedade de Socorropoderão ajudá-lo.

Agindo de acordo com as normas daIgreja, o presidente do ramodetermina como as ofertas de jejumsão utilizadas para ajudar a cuidardos pobres e dos necessitados.

Supervisionar as Finanças eos RegistrosO presidente do ramo recebe e prestacontas dos dízimos e ofertas dos

membros do ramo. Ele orienta o uso ea disposição de todos os fundos doramo, realiza o acerto anual de dízimoe assegura-se de que os registros e osrelatórios do ramo sejam precisos eatualizados de acordo com as normasda Igreja conforme orientação dopresidente de distrito ou missão. Sobnenhuma condição qualquer líderpoderá usar os fundos da Igreja parabenefício pessoal.

Ele assegura-se de que o ramo reúnaas ofertas de jejum mensais de formaordenada. Quando os membrosjejuam, eles devem ficar semalimentos e líquidos por duasrefeições consecutivas e fazer umaoferta de jejum de valor no mínimoigual ao alimento e líquido que teriamconsumido.

Quando o presidente do ramo for umsacerdote, o presidente de missãosupervisiona as doações e gastos doramo.

Assim que for viável, o presidente doramo deve chamar e treinar umsecretário que tenha o sacerdócio,pague dízimo integral, tenha grandetestemunho do evangelho edemonstre disposição de obedecer osmandamentos do Senhor. Opresidente de ramo assegura-se deque o secretário siga a norma da Igrejaquanto ao trato dos fundos da Igreja.

6

Page 11: Guia do Ramo

Uma entrevista é uma reunião entreum líder e outra pessoa. Em umaentrevista, o líder faz perguntas,escuta, ensina e dá orientação a outrapessoa. As entrevistas são umaoportunidade para compartilharinformações ou prestar contas de umadesignação ou chamado. Elas sãotambém uma oportunidade para sedar instruções e conselhos. Umaentrevista é uma boa ocasião para olíder ensinar aos membros asdoutrinas, princípios e práticas daIgreja, usando as escrituras e osensinamentos dos profetas modernoscomo recursos.

O presidente do ramo entrevista ascrianças que se aproximam dos oitoanos de idade para determinar se

estão preparadas para serembatizadas e confirmadas membros daIgreja quando pelo menos um dospais é membro da Igreja e ambosconcordam com o batismo. (Os líderesmissionários entrevistam oscandidatos ao batismo que tenhamnove anos de idade ou mais e criançasde oito anos de idade cujos pais nãosejam membros para determinar adignidade do candidato para obatismo e confirmação.) O presidentedo ramo entrevista os membros doramo para determinar a dignidadepara receber o sacerdócio, seravançado no sacerdócio ou servir emum chamado da Igreja. O presidentede ramo e o presidente de missãoentrevistam os membros do ramo e

Entrevistas

7

Page 12: Guia do Ramo

determinam a dignidade dos mesmospara receberem uma recomendaçãopara o templo.

As seguintes sugestões ajudarão oslíderes a tornarem as entrevistas maisúteis e produtivas.

1. Escolha um lugar tranqüilo onde aentrevista não será interrompida.

2. Informe a pessoa por que ela estásendo entrevistada.

3. Faça perguntas de forma direta ebondosa.

4. Permita que a pessoa façaperguntas e expresse sentimentos.

5. Escute o que a pessoa fala.

6. Aconselhe, instrua e façadesignações de forma clara.

7. Agradeça e incentive a pessoa e,conforme a inspiração do Espírito,preste testemunho, leia passagensdas escrituras e ore com ela. Ajudea pessoa a sair sentindo-sefortalecida e esperançosa.

8. Planeje o tempo de duração daentrevista de maneira a nãopressionar a pessoa entrevistada.

Ao entrevistar uma mulher, opresidente de ramo deve pedir queum homem portador do sacerdóciopermaneça em uma sala próxima, novestíbulo ou no corredor, quando forpossível.

8

Page 13: Guia do Ramo

Ao chamar membros para serviremem cargos na Igreja, os líderes dosacerdócio devem entrevistar cadapessoa em particular, para determinarse a pessoa é digna para servir; sepossui capacidade, desejo e tempopara realizar o trabalho referente aoseu chamado; se sua situação familiarpermite que ela sirva.

Se o líder sentir, por intermédio dainspiração, que a pessoa é a certa paraa posição, ele pede que a pessoa aceiteo chamado, deixando claro que estevem do Senhor. Ele explica

claramente os deveres e as bênçãos dochamado e informa a pessoa que elaserá desobrigada após servir por umdeterminado tempo.

Antes de chamar uma mulher casadapara uma posição, o líder deveconversar com o marido e assegurar-se de que ele a apoiará. Ao chamarum homem para uma posição, o líderdeve assegurar-se de que a esposa iráapoiá-lo. O líder deve conversar comos pais antes de chamar uma criançaou um jovem para servir em umaposição na Igreja.

O Chamado de Membros para Servirem emCargos na Igreja

9

Page 14: Guia do Ramo

Quando os membros tiverem aceitadoos chamados ou estiverem para serordenados a ofícios do SacerdócioAarônico, um membro da presidênciado ramo deve pedir o apoio duranteuma reunião da Igreja para aqueles aquem servirão. Para tal, o líder queestiver presidindo ou dirigindo areunião apresenta os nomes (nareunião sacramental para chamadosno ramo ou em uma classe ou quórumpara os líderes de um quórum ouclasse) e pede que os membros recém-chamados se levantem enquanto acongregação, classe ou quórum osapóia. A pessoa que apresenta osnomes de quem está sendo apoiadopode dizer:

“Está sendo chamado [fala o nome dapessoa] para servir como [indica ocargo para o qual ele estiver sendochamado] e propomos que sejaapoiado nesse chamado. [Aguardepara que os que estiverem de acordoergam a mão.] Os que se opuserem, sehouver, manifestem-se pelo mesmosinal. [Aguarde um momento paraque os que se opuserem ergam amão.]”

Um membro da presidência do ramopoderá conversar em particular comqualquer um que se tenha oposto. Osmembros que forem apoiados devemerguer a mão concordando com oapoio. Se o nome de duas pessoas oumais for indicado, eles poderão serapoiados em conjunto.

Apoios e Desobrigações

10

Page 15: Guia do Ramo

Ao desobrigar os membros de cargosna Igreja, um líder do sacerdócio deveentrevistá-los, agradecer-lhessinceramente pelo serviço e explicarque chegou a hora da desobrigação.Na reunião sacramental, o líder quepresidir ou dirigir a reunião anunciaas desobrigações de cargos do ramo.Quando os membros forem

desobrigados de cargos de uma classeou quórum, o líder que estiverpresidindo ou dirigindo a reuniãoanuncia a desobrigação em uma classeou quórum. Ao anunciar asdesobrigações, os líderes pedem queos membros demonstrem sua gratidãopelo serviço realizado, erguendo amão.

11

Page 16: Guia do Ramo

Os membros chamados para cargosna Igreja devem ser designados antesque comecem a servir (ver D&C42:11). Sob a direção da autoridadepresidente, um homem ou mais quepossua o Sacerdócio deMelquisedeque, incluindo um pai ouesposo digno, podem participar dadesignação. Eles colocam as mãoslevemente sobre a cabeça da pessoa. Apessoa que fizer a designação:

1. Chama a pessoa pelo nomecompleto.

2. Declara que ele está designando-opela autoridade do Sacerdócio deMelquisedeque.

3. Designa a pessoa para o cargo a quefoi chamada.

4. Dá uma bênção conformeorientação do Espírito.

5. Encerra em nome de Jesus Cristo.

Ao ser designado um presidente dequórum de élderes, mestres oudiáconos, o presidente de missão oude ramo confere as chaves dapresidência do quórum sobre a pessoasendo designada.

A Designação de Membros para Chamados

12

Page 17: Guia do Ramo

As ordenanças do sacerdócio são atossagrados dados pelo Senhor erealizados pela autoridade dosacerdócio. As bênçãos do sacerdóciosão dadas pela autoridade dosacerdócio para cura, consolo eânimo. Os irmãos que realizamordenanças e bênçãos têm aresponsabilidade de se prepararempara viver de acordo com osprincípios do evangelho e de seesforçarem para serem guiados peloSanto Espírito. Eles realizam cadaordenança e bênção de maneirahonrosa. Cada ordenança e bênçãodeve ser realizada:

1. Em nome de Jesus Cristo.

2. Pela autoridade do sacerdócio.

3. Com os procedimentos que foremnecessários, como palavrasespecíficas ou com óleo consagrado.

4. Onde requerido, as ordenançasprecisam ser realizadas pelo líderdo sacerdócio designado, quepossui as chaves adequadas. Asordenanças que requerem a autorizaçãodo líder do sacerdócio são dar nomes eabençoar as crianças, realizar batismose confirmações, conferir o sacerdócio eordenar a um ofício do sacerdócio,bênçãos e distribuição do sacramento ededicação de sepulturas.

Ver o Guia da Família para instruçõesde ordenanças e bênçãos específicas.

Ordenanças e Bênçãos

13

Page 18: Guia do Ramo

Os líderes da Igreja convidam todosos membros da Igreja, onde quer queresidam, a apoiarem a missão daIgreja cumprindo responsabilidadesbásicas que incluem (1) compartilharo evangelho ao prestar testemunhoconforme inspirado pelo Espírito; (2)ajudar pessoas e famílias a seaperfeiçoarem em sua jornada rumo àimortalidade e à vida eternaesforçando-se por viver osmandamentos, servir o próximo e

receber as ordenanças e convênios doevangelho; e (3) ajudar os indivíduose as famílias em sua busca dosantepassados e incentivá-los a receberas ordenanças do templo. Todos osmembros da Igreja apóiam a missãoda Igreja cumprindo essasresponsabilidades. Para maisinformações a respeito dessasresponsabilidades, ver o Guia daFamília.

Responsabilidades dos Membros

14

Page 19: Guia do Ramo

Os ramos em que o presidente doramo seja o único portador doSacerdócio de Melquisedeque ou queseja um sacerdote no SacerdócioAarônico terão reunião sacramental euma reunião para instrução doevangelho aos domingos para osmembros.

Os ramos que possuam um quórumde élderes organizado realizam asseguintes reuniões além das indicadasno parágrafo anterior:

1. Reunião do sacerdócio

2. Reunião dominical para mulheres,moças e crianças

3. Reunião do comitê executivo dosacerdócio

4. Reunião de conselho do ramo

Onde o número de membros for obastante e onde houver líderes e locaisdisponíveis para reuniões, o ramopode cancelar a reunião dominicalpara as mulheres, moças e crianças erealizar as seguintes reuniões alémdas relacionadas no parágrafoanterior:

1. Sociedade de Socorro

2. Sacerdócio Aarônico (Rapazes)

3. Primária

4. Escola Dominical

5. Moças

Reuniões

15

Page 20: Guia do Ramo

6. Mutual, onde os rapazes em idadede Sacerdócio Aarônico e Moças damesma idade reúnem-seseparadamente ou em conjunto emum dia da semana à noite ousábado para as atividades dosjovens e para receberem instruçõessob a direção e a supervisão dapresidência do ramo.

Opções para a Programaçãodas Reuniões DominicaisAs Informações para Líderes doSacerdócio e das Auxiliares sobreCurrículo contêm as opções para aprogramação das reuniõesdominicais.

Noite FamiliarCada família realiza a noite familiarem sua própria casa pelo menos umavez por semana. (Ver Guia da Família.)

Reunião SacramentalO presidente de ramo preside areunião sacramental, durante a qualirmãos dignos que possuem osacerdócio adequado abençoam edistribuem o sacramento. Ummembro da presidência do ramoconduz a reunião e empenha-se paraassegurar-se de que ela seja iniciadano horário. A seguir há um modelo deagenda:

1. Boas-vindas e o estabelecimento deuma atmosfera espiritual

2. Anúncios breves

3. Hino e oração de abertura

4. Assuntos do ramo

5. Hino sacramental e administraçãodo sacramento

6. Oradores que discorram sobretemas baseados nas escrituras e nosensinamentos de apóstolos eprofetas modernos.

7. Entre os oradores, um hino pelacongregação ou pelo coro do ramo,em geral um hino do hinário(optativo)

8. Hino de encerramento e oração

Uma vez ao mês, normalmente noprimeiro domingo, a reuniãosacramental é também uma reuniãode jejum e testemunho. Os membrossão convidados a comparecerem emespírito de jejum e oração depois de seabsterem dos alimentos e líquidos deduas refeições caso a saúde permita.

Depois de o sacramento serabençoado e distribuído o membro dapresidência do ramo que estiverdirigindo a reunião de jejum etestemunho presta seu testemunho deJesus Cristo e do evangelho e convidaoutros membros a prestarem seutestemunho no restante da reunião. Areunião termina com um hino eoração. O sacramento é abençoado edistribuído durante cada reuniãosacramental. (Ver “Ordenanças eBênçãos”, neste guia.)

16

Page 21: Guia do Ramo

Reunião do SacerdócioA reunião do sacerdócio é realizadaantes ou depois da reuniãosacramental. Um membro dapresidência do ramo dirige osexercícios de abertura. A seguir há ummodelo de agenda:

1. Boas-vindas e o estabelecimento deuma atmosfera espiritual

2. Anúncios breves e assuntos do ramo

3. Hino e oração de abertura

4. Separação em quóruns paraassuntos do sacerdócio e instrução

5. Oração de encerramento nosquóruns

Depois dos exercícios de abertura,todos os homens adultos (19 anos e

mais) participam da reunião doquórum de élderes, presidida pelopresidente do quórum de élderes.

Todos os rapazes (entre 12 e 18 anosde idade) participam da reunião dequórum do Sacerdócio Aarônico, queé presidida pelo presidente do ramo.Quando as salas para reunião e onúmero de membros são limitados, osrapazes do Sacerdócio Aarônicopodem reunir-se com os irmãos doSacerdócio de Melquisedeque.Contudo, quando o número derapazes for suficiente e houverliderança suficiente e salas de reuniãodisponíveis, os diáconos, mestres esacerdotes reúnem-se em seusquóruns individuais. (Ver Guia paraLíderes do Sacerdócio e das Auxiliares.)

17

Page 22: Guia do Ramo

Reunião Dominical paraMulheres, Moças e CriançasEm ramos pequenos com bem poucasirmãs para organizarem e se reuniremem auxiliares separadas, a presidenteda Sociedade de Socorro dirige osexercícios de abertura. A reuniãopode incluir:

1. Boas-vindas e o estabelecimento deuma atmosfera espiritual

2. Anúncios breves e assuntos daorganização

3. Hino e oração de abertura

4. Hinos e músicas para crianças

5. As instruções da presidente daSociedade de Socorro ou separaçãode classes

6. Oração de encerramento

Quando não houver espaçodisponível para aberturas separadasdos exercícios de abertura em ramospequenos, os homens, as mulheres eas crianças se reúnem para osexercícios de abertura dirigidos pelopresidente de ramo.

À medida que o ramo crescer, asmoças (de 12 a 18 anos de idade)poderão se reunir com a Sociedade deSocorro, enquanto que as crianças(entre 3 e 11 anos de idade) se reúnemsob a direção de uma irmã indicadapelo presidente de ramo.

Quando a Sociedade de Socorro, asMoças, a Primária e a Escola Dominicalestão organizadas em um ramo, a

Sociedade de Socorro e as Moças sereúnem separadamente no domingo, nomesmo horário da reunião dosacerdócio. A Escola Dominical sereúne após a reunião do sacerdócio. APrimária é realizada no mesmo horáriodo sacerdócio, da Sociedade de Socorro,das Moças e da Escola Dominical. Aabertura e o tempo de compartilhar daPrimária são realizados durante ametade do tempo e a aula, durante asegunda metade. Nas reuniões dasauxiliares os membros oram, cantamhinos, ensinam e aprendem oevangelho usando os materiaisespecificados nas Informações para osLíderes do Sacerdócio e das Auxiliares sobreCurrículo.

Reunião do ComitêExecutivo do SacerdócioA presidência do ramo, o secretário, osecretário executivo, o presidente doquórum de élderes, o presidente daOrganização dos Rapazes e o líder daobra missionária do ramo (quandochamado) compõem o comitêexecutivo do sacerdócio do ramo. Ocomitê se reúne sempre que fornecessário para coordenar asatividades do ramo, os programas eserviços para assegurar-se de que elesfortalecerão as famílias e as pessoas eatenderão as necessidades dosmembros. O presidente do ramo équem preside. O comitê discute ecoordena tais responsabilidades dosacerdócio como visita de mestrefamiliar, obra missionária e a obra dotemplo e da história da família.

18

Page 23: Guia do Ramo

Reunião do Conselho deRamoA presidência de ramo, o secretário, osecretário executivo, o presidente doquórum de élderes, o presidente dosRapazes do ramo, o líder da obramissionária do ramo (quandochamado), a presidente das Moças, daPrimária, o presidente da EscolaDominical e o coordenador deaperfeiçoamento didático do ramo sãoos integrantes do conselho do ramo.Nessas reuniões, o conselho buscafortalecer indivíduos e famíliasespiritualmente; procura ajudá-los a seprepararem para receber asordenanças do templo; a melhorar a

retenção de novos conversos; a ensinarprincípios de como cuidar dosnecessitados; a correlacionarprogramas do ramo, atividades eserviços; e a resolver problemas doramo. A presidente da Sociedade deSocorro discute as necessidades dasmulheres, das moças e das crianças noramo, no caso de não haver presidentenem para a Organização das Moçasnem da Primária. O presidente doramo pede idéias e sugestões e ajudaoutras pessoas a participaremplenamente nas discussões, decisões eplanos. Ele considera suas sugestõescuidadosamente ao planejar e fazerdesignações.

19

Page 24: Guia do Ramo

As noites familiares são realizadas nacasa dos membros. Todas as outrasreuniões do ramo são realizadas emuma casa, em um edifício alugado ouem um edifício de propriedade daIgreja. A presidência da missão podeprover informações quanto à obtenção

e manutenção de um local de reuniõespara o ramo. Esses líderes podemtambém fornecer informações sobre oaluguel de um local para reuniões esobre as qualificações para aconstrução de um edifício depropriedade da Igreja.

Locais de Reuniões

20

Page 25: Guia do Ramo

A Igreja publica materiais dereferência para ajudar os membros aaprenderem e viverem o evangelho deJesus Cristo. Esses materiais incluemas escrituras, os manuais de lições, ALiahona, gravuras do evangelho eguias. Os materiais da Igreja baseiam-se nas escrituras e nas palavras deprofetas dos últimos dias. Osmateriais para o ramo consistem demateriais de currículo básico ou geralou uma combinação de ambos. (VerInformações para Líderes do Sacerdócio edas Auxiliares sobre Currículo.) Ondehouver A Liahona disponível, cadafamília no ramo deve ter umaassinatura.

Todos os anos o escritório de área ouo centro de distribuição envia o

manual de lições, outros materiais dereferência e informações a respeito decomo se requisitar mais cópias ououtros materiais aprovados.

Os líderes do ramo devem mantermateriais de referência no edifícioonde as reuniões do ramo foremrealizadas ou na casa de um membro.Os líderes devem informar osmembros de que os materiais estãodisponíveis e deve incentivar seu usopara preparar as lições e discursos epara estudo pessoal. Os professorespoderão receber os manuais de classeou quórum, mas devem serincentivados a devolverem-nos aoramo ou ala quando foremdesobrigados.

Materiais de Referência

21

Page 26: Guia do Ramo

Sob a direção dos líderes do ramo, oramo planeja e realiza atividades queatendam as necessidades dosmembros. Contudo, as atividades doramo não devem competir comatividades da família nem perturbar avida familiar. Todas as atividadesdevem ser gratuitas de forma a nãoexcluir ninguém devido ao custo.

Todas as despesas debitadas dosfundos requerem aprovaçãoantecipada da presidência do ramo.As atividades planejadas para odomingo devem ser adequadas para oDia do Senhor. Nenhuma atividadedeve ser planejada para as segundas-feiras à noite porque elas sãoreservadas para a noite familiar.

Atividades

22

Page 27: Guia do Ramo

Os hinos da Igreja e outras músicasadequadas, quer cantadas ou tocadas,são importantes nas reuniões daIgreja, no lar e na vida pessoal.Músicas adequadas são encontradasem Princípios do Evangelho, Hinos eMúsicas para Crianças, que se

encontram disponíveis em algunsidiomas. O ensino de música e do usode teclados podem serdisponibilizados para os que servemou poderão vir a servir em chamadosligados à música no futuro.

Música

23

Page 28: Guia do Ramo

O Senhor ordenou que a Igrejamantivesse registros. São quatro osregistros, elaborados para ajudar oslíderes a apoiarem os membros e quepossuem formulários:

• Registros financeiros (contribuiçõesde membros e relatório financeiromensal).

• Relatórios de progresso de membros(freqüência dos membros e o ofíciodo sacerdócio de novos conversos).

• Ficha de membros (informações demembros, inclusive de ordenanças).

• Registros históricos (apoio deoficiais e registro de atividades).

Ao manter esses registros e prepararos relatórios, o presidente de ramodeve seguir as instruções dopresidente de missão. Ele poderáchamar um secretário do ramo paraajudá-lo a manter registros.

Sob a direção do presidente damissão, os líderes do ramo aprendema importância do uso de registros e derelatórios e devem registrar osacontecimentos históricos importantesda ala ou ramo. As informaçõesconfidenciais nos registros da Igrejadevem ser guardadascuidadosamente por aqueles quetrabalham com esses registrossagrados.

Registros e Relatórios

24

Page 29: Guia do Ramo

O Senhor dá a cada membro da Igrejaa oportunidade de receber ricasbênçãos ao pagar os dízimos e asofertas e ao fazer outras doações. Osmembros pagam um décimo de suarenda como dízimo. Além disso, sãoconvidados a jejuarem durante duasrefeições uma vez por mês nodomingo de jejum e dar pelo menos ovalor dessas refeições à Igreja para ocuidado dos pobres e necessitados doramo. Também, os membros recebem

o convite para doar fundos à Igrejapara a obra missionária, construçãode templos e outros trabalhos daIgreja.

Onde for possível, dois irmãos quepossuem o sacerdócio devem abrir osenvelopes com o dízimo, ofertas eoutras doações, devem preencher osrecibos e depositar o dinheiro oucuidar do mesmo conforme orientadopelo presidente de missão.

Finanças

25

Page 30: Guia do Ramo

Os líderes do sacerdócio da missãoensinam os líderes do sacerdócio doramo a como liderar no ramo,cumprir responsabilidades básicas dosacerdócio e ajudar os membros ausarem o sacerdócio em sua vida. Oslíderes do sacerdócio da missãotambém oferecem liderança para oslíderes das auxiliares do ramo nocumprimento de suasresponsabilidades.

Os líderes do sacerdócio da missãoasseguram-se de que cada ramo tenhaos materiais necessários para o ramoser bem-sucedido como uma unidadeda Igreja.

Para informações adicionais a respeitode liderança, ver o Guia para os Líderesdo Sacerdócio e das Auxiliares.

Treinamento de Liderança

26

Page 31: Guia do Ramo

Os líderes locais e outros membrospodem conseguir materiais da Igreja,incluindo as escrituras, cursos deestudo, revistas da Igreja, garments eroupas do templo, de seu centro dedistribuição ou centro de serviços daIgreja, do Centro de Distribuição deSalt Lake ou por meio do site oficialda Igreja via Internet, que é localizadoem www.lds.org

As informações a respeito do trabalhode história da família encontram-se nosite da Internet, que se encontra emwww.familysearch.org

Obtenção de Materiais da Igreja e Localizaçãode Informações a respeito de História da Família

27