guia do profissional -...

16
GUIA DO PROFISSIONAL

Upload: duongphuc

Post on 11-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GUIA DO PROFISSIONAL

Objetivosdo CREF2/RS

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região - CREF2/RS é uma autarquia federal que exerce e observa, no Rio Grande do Sul, as competências, vedações e funções atribuídas ao Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, no que couber e no âmbito de sua competência, e as normas estabelecidas na Lei Federal nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, em seu Estatuto, e nas Resoluções do CONFEF.

Sua finalidade é de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional da Educação Física, sendo responsável pelo registro profissional e a fiscalização do seu exercício, defendendo a regulamentação, o respeito e a ética profissional.

O CREF2/RS deve fiscalizar se os profissionais que atuam na área da Educação Física estão habilitados para o exercício de suas funções, ou seja, se têm registro, se estão regulares junto ao Conselho e se cumprem o Código de Ética.

Além disso, cabe também ao CREF2/RS verificar se os locais onde são oferecidos os serviços dos profissionais registrados estão em plenas condições de funcionamento (desde equipamentos até a limpeza).

Registroprofissional

Todas as pessoas que atuam nas áreas próprias da Educação Física (profissionais formados em Curso Superior nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, bem como Provisionados) precisam ser habilitados através do Registro Profissional, obtido junto aos Conselhos Regionais de Educação Física.

O CREF2/RS é o responsável pela registro e fiscalização de Pessoas Físicas e Jurídicas no estado do Rio Grande do Sul. O registrado Pessoa Física recebe o nome de profissional de Educação Física.

O documento que comprova o registro da Pessoa Física é a Cédula de Identidade Profissional (CIP), que deve ser portada sempre que o registrado estiver trabalhando.

Não há registro para estudantes de Educação Física no Sistema CONFEF/CREFs, pois a conclusão do curso é obrigatória para a habilitação.

Todas as informações necessárias para realizar o registro estão disponíveis no site do CREF2/RS - www.crefrs.org.br.

Categorias de registro de profissional de Educação Física e suas áreas de atuação

Ícon

e po

r Vic

tor A

kio

Zuke

ran

- Nou

n Pr

ojec

t

No Sistema CONFEF/CREFs, existem duas categorias de registro de profissional de Educação Física definidas pela Lei Federal 9.696/1998: os graduados e os não graduados. Veja abaixo o que diz a Lei sobre o tema:

“Art. 1º O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmen-te registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.

Art. 2º Apenas serão inscritos nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física os seguintes profissionais:

I - os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, oficial-mente autorizado ou reconhecido;

II - os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da Legislação em vigor;

III - os que, até a data do início da vigência desta Lei, tenham comprovada-mente exercido atividades próprias dos profissionais de Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de Educação Física.”

Desta forma, os graduados são os portadores de diploma, Licenciados e Bacharéis - inclusive possuidores de diploma estrangeiro revalidado - e os não graduados, conhecidos como Provisionados, são os profissionais que exerciam atividades na área quando do advento da Lei Federal 9.696/1998.

Registro de Graduado

Categoria Licenciado

Os profissionais registrados na categoria Licenciado são formados conforme as Resoluções 1/2002 e 2/2002 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e estão habilitados para atuar na Educação Básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Categoria Bacharel

Os profissionais registrados na categoria Bacharel são formados conforme a Resolução 07/2004 do CNE e estão habilitados para atuar no âmbito não escolar: musculação, ginástica laboral, esporte, preparação física, ou seja, todo o mercado de trabalho, exceto na Educação Básica.

Categoria Licenciado/Bacharel

Os profissionais registrados na categoria Licenciado/Bacharel são formados conforme a Resolução Conselho Federal de Educação (CFE) 03/1987, cujo currículo está extinto, não havendo mais ingresso ou formatura. Estes profissionais estão habilitados para atuar no âmbito escolar e no âmbito não escolar.

A universidade é responsável por determinar a categoria em que o profissional poderá atuar, conforme a base legal (Resolução).

Cursos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutora-do) não habilitam para a atuação profissional.

Registro de não graduado

Categoria Provisionado

Conforme o art. 2º, inciso III da Lei Federal 9.696/1998, é garantido o registro e a atuação de todos que, até a data do início de sua vigência, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos profissionais de Educação Física. Estes são enquadrados na categoria Provisionado. A partir desta comprovação, é indicada uma área específica, própria de profissional de Educação Física, em que o mesmo pode atuar. A área está indicada na Cédula de Identidade Profissional.

O prazo de requerimento de registro na categoria Provisionado já está encerrado no Sistema CONFEF/CREFs. De acordo com Resolução do CONFEF, não são mais aceitos pedidos de registro nesta categoria.

NOME

REGISTRO

Assinatura do Portador

Esta Cédula tem fé pública, como documento de identidade, nos termos da Lei 6.206 de 07/05/75.

CATEGORIA

EXPEDIÇÃO

FILIAÇÃO

VALIDADE

VIA

NASCIMENTO

INDENTIDADE

EMISSOR

EXPEDIÇÃO

NACIONALIDADE

NATURALIDADE

CPF

Presidente

CÉDULA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

Conselho Regional de Educação Física - CREFNOME

REGISTRO

Assinatura do Portador

Esta Cédula tem fé pública, como documento de identidade, nos termos da Lei 6.206 de 07/05/75.

CATEGORIA

EXPEDIÇÃO

FILIAÇÃO

VALIDADE

VIA

NASCIMENTO

INDENTIDADE

EMISSOR

EXPEDIÇÃO

NACIONALIDADE

NATURALIDADE

CPF

Presidente

CÉDULA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

Conselho Regional de Educação Física - CREF

Cédula de Identidade Profissional

A Cédula de Identidade Profissional - CIP - é o documento expedido pelos Conselhos Regionais de Educação Física que habilita o profissional ao exercício da profissão. A CIP tem fé pública, constituindo Documento de Identidade Civil, conforme dispõe a Lei Federal nº 6.206/1975.

Os profissionais graduados recebem a CIP verde e os não graduados (Provisionados) a vermelha. Em ambas, está designado a categoria e a área de atuação do registrado.

Renovação

As CIPs têm validade, então fique atento ao vencimento da sua. A renovação somente deve ser solicitada após o vencimento da mesma.

2ª via

Na ocorrência de perda, roubo - mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência - ou danificação do documento, é possível realizar o pedido de 2ª via de sua CIP. Para esses casos, há pagamento de taxa.

Sempre que for necessário realizar algum procedimento quanto a sua CIP, é indispensável que você entre em contato acessando a página do CREF2/RS - www.crefrs.org.br.

É obrigatório o porte da CIP durante suas atividades profissionais.

Procedimentos do CREF2/RS

Foto

s: s

chan

tala

o (p

.2),

javi

_ind

y (p

.6) e

Kat

eman

gost

ar (p

.12)

- Fr

eepi

k.co

m

Requerimento de Registro O registro profissional é obrigatório para todas as pessoas que atuam nas áreas da Educação Física e deve ser requerido no CREF de sua abrangência. Caso o seu domicílio seja no Rio Grande do Sul, deve ser solicitado ao CREF2/RS.

Inclusão de nova área de atuaçãoO profissional de Educação Física pode atuar em duas formações (por exemplo, ter graduação em Licenciatura e em Bacharelado), ou mesmo, ser Provisionado e graduado (por exemplo, ser Provisionado em musculação e ser graduado em Licenciatura). Em qualquer uma das situações, o profissional deve requerer ao CREF2/RS a inclusão de uma nova área de atuação. A inclusão não gera um novo registro, apenas confere ao profissional a habilitação para atuar em uma outra área da Educação Física.

Registro SecundárioO Registro Secundário é obrigatório quando o profissional exerce a profissão de forma permanente e cumulativa em área de abrangência de outro CREF, além daquele em que é registrado e domiciliado. Atividade profissional permanente é aquela exercida por prazo superior a 180 dias.

Transferência de RegistroQuando o profissional de Educação Física mudar seu domicílio para a área de abrangência de outro CREF, é necessário que o mesmo solicite a sua transferência. A transferência é solicitada no CREF de destino, que fica responsável por realizar seus procedimentos de efetivação.

Atualização CadastralO profissional deve informar sempre que houver qualquer mudança em seu cadastro (endereço, e-mail, nome, área de atuação, entre outras). Manter o cadastro atualizado evita transtornos e facilita a comunica-ção. A atualização é feita no Autoatendimento, na página do CREF2/RS.

Baixa de RegistroSempre que o profissional não estiver atuando na área da Educação Física poderá requerer a sua baixa de registro. A baixa é temporária e, ao retornar às atividades, o profissional deverá solicitar seu revigoramento.

Revigoramento de RegistroAo retornar as atividades na área da Educação Física é imprescindível que o profissional solicite o revigoramento do seu registro. O revigora-mento é imediato e pode ser solicitado a qualquer tempo.

Cancelamento de RegistroO cancelamento de registro é a baixa definitiva do registro profissional. Ele se dá em casos de penalidade proveniente de processo ético, apresentação de documentação falsa ou falecimento.

Inscrição e AnuidadeA inscrição é paga ao CONFEF, uma única vez, no momento da solicita-ção do registro. A anuidade, emitida pelo CREF2/RS, é o pagamento rea-lizado para manutenção do registro. Ela foi instituída pela Lei Federal nº 12.197/2010 e seu pagamento é obrigatório. A cessação do pagamento só é permitida durante a baixa de registro ou por meio de isenção.

Isenção de Anuidade Após a realização do registro, o profissional passa a pagar a anuidade do CREF2/RS. No entanto, alguns profissionais têm direito à isenção. São requisitos para isenção: ter mais de 65 anos de idade; com mínimo de 5 anos ininterruptos de registro, estar em dia com documentos e obrigações estatutárias e não estar cumprindo sanção disciplinar.

Multas e TaxasAs multas são penalidades provenientes de processo de fiscalização ou ético, aplicadas com base no Código de Ética Profissional e de Resolução editada anualmente, respectivamente. As taxas, também regidas por Resolução, são pagas no momento da solicitação dos procedimentos junto ao CREF2/RS.

Todas as informações relativas aos procedimentos do CREF2/RS estão disponíveis no site www.crefrs.org.br.

No Autoatendimento da página do CREF2/RS podem ser realiza-dos serviços como emissão de boletos e atualização cadastral. Acesse e confira!

CREF2/RS

Conselho Regional deEducação Física da 2ª Região

www.crefrs.org.br