guia do investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação...

11
Guia do Investidor CANAÃ DOS CARAJÁS ESTADO DO PARÁ

Upload: hoangcong

Post on 07-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Guia doInvestidor

Canaã dos Cara jásEstado do Pará

Page 2: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Palavra do PrefeitoJeová Andrade

Palavra do Diretor-Superintendente do Sebrae no ParáFabrizio Guaglianone

O objetivo deste Diagnóstico Socioeconômico e Guia do Inves-tidor é reunir informações sobre o município para facilitar a identi-ficação de oportunidades de inves-timento. Este é o resultado de um convênio de cooperação técnica, feito com o SEBRAE, que operacio-nalizou o estudo e nos traz uma visão ampla, de fácil leitura e que nos mantém atualizados sobre a nova realidade do município.

Canaã dos Carajás tem atraí-do a atenção de todo o país e au-mentado muito a população. É uma realidade natural, em função da implantação de grandes projetos minerais. Isso torna o mercado lo-cal mais dinâmico e as mudanças são rápidas. Essas são as razões que nos levaram a elaborar este estudo. Nele, temos uma visão cla-ra sobre a economia do município, da região do Polo Carajás e do Es-tado do Pará. Todos os aspectos são abordados, desde demografia, relevo, clima e evolução da popu-

lação. Analisamos ainda o mercado de trabalho, a evolução dos esta-belecimentos comerciais e indus-triais e a oferta de serviços.

Neste estudo demonstramos os investimentos feitos pelo muni-cípio para melhorar a infraestrutura oferecida a população nas áreas de saúde, educação, asfalto e sanea-mento básico, segurança pública, tu-rismo, cultura, lazer e qualidade de vida. Muito já foi feito e você poderá perceber as obras em andamento e as que estão previstas para até 2020. Por falar em futuro, é bom lembrar que este é um assunto importante pra nós. O governo municipal cons-truiu um plano chamado “Canaã 2035”, que norteia nossas ações para a construção de um futuro melhor.

Enfim, o resultado desta par-ceria com o SEBRAE vem para nos mostrar que Canaã dos Carajás não é apenas uma terra prometida, mas sim a terra da promessa que se cumpre. Um abraço e seja bem-vindo a Canaã dos Carajás.

Quando falamos que o Se-brae no Pará deve estar em todos os cantos do Estado não é porque acreditamos que conseguiremos chegar a todos os municípios so-zinhos. Com isso, implicitamente, reafirmamos a importância e a ne-cessidade de firmarmos parcerias para melhor cumprirmos nossa missão de promover a competiti-vidade e o desenvolvimento sus-tentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo.

O ‘Guia do Investidor – Canaã dos Carajás’ é prova disso. Ao nos unir ao poder público municipal para produzir a publicação, soma-mos forças para atrair investimen-tos e contribuir para a criação de um ambiente favorável aos peque-nos negócios paraenses, por meio da disseminação de informações estratégicas.

A publicação é um convite a quem está disposto a crescer com o município e aproveitar as opor-tunidades para se empreender em uma cidade que nasceu de proje-tos de colonização agrícola e que

hoje se destaca como uma das mais desenvolvidas do Pará em vá-rios segmentos econômicos.

Vale ressaltar que o Guia é apenas uma das ações do Sebrae em benefício dos empreendedo-res do município. Em 2015, ofere-cemos, entre outras atividades, 600 orientações, mais de duas mil horas de consultoria, 738 infor-mações e 26 cursos, contribuindo para que eles, no campo ou na área urbana, estejam mais pre-parados para gerir seus negócios e atender às demandas geradas pelos investimentos econômicos, sendo, com isso, mais competiti-vos no mercado.

Por isso, desejamos a todos os que pretendem expandir os ne-gócios ou iniciar algum empreen-dimento que explorem bastante o ‘Guia do Investidor – Canaã dos Ca-rajás’, lembrando que ele é parte de um projeto maior, que é o diag-nóstico socioeconômico do muni-cípio, também fruto da nossa par-ceria com a prefeitura municipal.

Bons negócios!

2 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 3

ExpEdiEntE • Diagnóstico Socioeconômico do Município de Canaã dos Carajás, Estado do Pará | Versão Revista | Fevereiro/2016Realização: SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Prefeitura de Canaã dos Carajás – Secretaria de Desenvolvimento Econômico.Concepção: ONG Extensão Amazônia | produção: Planet Comunicação | tiragem: 1.000 exemplares

Page 3: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Crescimento para todos os lados

2 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

Situado na Mesorregião Sudeste Paraense e Microrregião Parauapebas, o município de Canaã dos Carajás foi criado em 05/10/1994, tendo sido desmembrado do município de Parauapebas.

O nome Canaã tem origem bíblica e significa “Terra Prometida”. Seus solos sempre foram con-siderados um dos mais férteis das regiões Sul e Sudeste do Pará. As produtividades de determi-nados cultivos agrícolas eram consideradas acima da média estadual e até nacional, a exemplo da mandioca, feijão e milho. O significativo número de evangélicos e a influência dos mesmos no cenário político local a época de sua emancipação, tam-

bém parece ter sido decisivo para a escolha desse nome.

Canaã dos Carajás tem uma formação agrícola, haja vista que sua base econômica, inicialmente, girava em torno das culturas do arroz, milho, banana, feijão e da criação bovina, sendo que essa última atingiu seu auge em 2004. A atividade madeireira também se fazia expressiva na região, onde ainda se podia encontrar es-pécies nobres, a exemplo do mogno.

A base econômica do setor secundário está na indústria extrativa mineral, voltada, principalmente para a exploração comercial da calcopirita (miné-rio de cobre), em suas formas oxidada e sulfetada.

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 5

Canaã dos Carajás tem experimentado do mesmo “elixir” que outras tantas cidades consideradas prósperas no seu entorno. O setor industrial é a mola

propulsora de todo esse grandioso e rápido crescimento econômico.

No solo do município também é possível encontrar diamantes, bauxita, níquel vermelho, ferro e ouro.

A indústria da construção civil também tem se mostrado forte nos últimos anos, incluindo ai o grande volume de obras civis destinadas a instala-ção da planta do Projeto Ferro Carajás S11D.

Quanto ao comércio e serviços é possível identifi-car que Canaã do Carajás, pela proximidade que tem do município de Parauapebas – distante 67 km, em estrada pavimentada – guardava certa dependência deste, vis-to que o vizinho se apresenta com um comércio mais maduro e diversificado. Mesmo assim o setor em Canaã vem ganhando força ao longo dos anos.

Canaã dos Carajás tem experimentado do mes-mo “elixir” que outras tantas cidades consideradas prósperas no seu entorno, deixando de ser aquela pacata localidade habitada por colonos vindos de outras regiões para “ganhar a vida” por meio de culti-vos e criações, vivendo hoje seu ciclo econômico com base na indústria extrativa mineral.

Passados 21 anos de sua emancipação políti-ca e administrativa, Canaã dos Carajás surpreende, despontando dentre os municípios mais promissores do estado do Pará ocupando posição estratégica no âmbito da Região de Integração Carajás, por conta de suas riquezas minerais, a maioria ainda por explorar.

Page 4: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Promessa que se cumprePassados 21 anos de sua amancipação política e administrativa, Canaã dos Carajás

surpreende despontando dentre os municípios mais promissores do estado do Pará, ocupando posição estratégica no âmbito da Região de Integração Carajás, por conta de suas riquezas minerais.

Origem AgrícolaA cidade originou-se em projetos de colonização agrícola, constituídos a partir de colonos emigrados das regiões Sudeste e Sul do país nos anos 80. Conta atualmente com culturas de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão.

Riquezas Minerais abundantesO solo do município é rico em diamantes, bauxita, níquel vermelho, ferro, cobre e ouro. O cobre já é explorado economicamente desde 2004. Já o ferro deve ter iniciada sua industrialização a partir de 2016.

Crescimento PopulacionalEm apenas 15 anos, o município obteve a surpreendente taxa

de crescimento próxima a 384%, quando comparados dados do IBGE no Censo de 2000 e da Prefeitura de Canaã no Censo de 2014.

Área GeográficaPossui área de 3.146 Km2, com altitude média de 286 m

Temperatura média anualO Clima em Canaã dos Carajás é tropical com estação seca emédia anual de pluviosidade de 1.766mm.

População Urbanada população vive em área urbana e este número não para de crescer.

384%

3.146 Km2

25.4°C

86,5%

6 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

O município se encontra em situa-ção geográfica privilegiada, visto que seu núcleo urbano se interliga com as várias cidades importantes, as quais integram o conjunto de municípios com grande dinâ-mica econômica, por conta da indústria extrativa mineral ou pela pujança da agro-pecuária. Em muito breve Canaã dos Cara-jás poderá se apresentar e se consolidar como rota alternativa para interligar essas regiões, criando uma infraestrutura logís-tica que servirá de base para multiplicar as riquezas no setor terciário da economia.

O Clima em Canaã dos Carajás é tropical com estação seca e temperatu-ra média anual de 25.4ºC e média anual de pluviosidade de 1.766mm. Essas con-dições naturais, aliadas a boa qualidade dos solos, favorecem a implementação

de grande variedade de negócios agro-pecuários.

Canaã dos Carajás cresce de maneira sur-preendente e em consonância com o aumento populacional, ambos diretamente influencia-dos pelas obras de construção e implantação do Projeto Sossego, no início dos anos 2000, e mais recentemente com o processo de insta-lação do projeto S11D, destinado a extração de minério de ferro.

De 2000 a 2010, Canaã dos Carajás ex-perimentou um incremento populacional da ordem de 142%, passando de 10.992 para 26.716 habitantes. Quatro anos mais tarde, em 2014, levantamento censitário realiza-do pela Prefeitura Municipal apurou uma população de 52.862 habitantes. Trata-se, portanto, de um novo e surpreendente in-cremento de 98%.

Aspectos geográficos de Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 7

Page 5: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

8 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

A Região de CarajásNa Região de Carajás estão alguns

dos entes municipais que concentram as maiores riquezas minerais do país e do mundo, portanto, com imenso potencial de crescimento e desenvolvimento, já que a exploração racional dessas riquezas, na sua maioria, ainda está por acontecer, apesar de já provocar a vinda de grandes contingentes populacionais e de novos ne-gócios para muitos desses municípios.

Essa região é uma das mais promis-soras no que concerne a dinâmica econô-mica, sendo responsável por 25,19% do PIB estadual (IBGE, PIB 2013).

Perspectivas deInvestimentos emTerritório Paraense

O número de investimentos vem evo-luindo a cada ano no Pará. A FIEPA – Federa-ção das Indústrias do Estado do Pará, dispo-nibilizou informações de investimentos dos grandes projetos em curso ou em previsão até o ano de 2020 resultando assim no mon-tante de mais de R$ 178,2 bilhões em investi-mentos. Este recurso vem, em grande parte, da iniciativa privada.

A região de Carajás, no seu sentido mais amplo, vai receber inúmeros projetos, sobretudo nas áreas mineral e energética, promovendo investimentos expressivos para os próximos anos.

Somados, os projetos previstos para a região de Carajás prometem ge-rar um montante de investimentos na ordem de R$ 92,6 bilhões, bem como, abrir mais de 44 mil postos de trabalho formais diretos, e tendo a expectativa de criar mais de 90 mil oportunidades de trabalhos indiretos, além de fomen-tar o empreendedorismo nos municípios envolvidos com os projetos, bem como nas localidades do entorno. O segmen-to de Infraestrutura e Logística lidera a previsão de investimentos, seguido por Energia e Mineração.

Incentivos FiscaisBuscando fomentar os diversos se-

tores da economia, incluindo pequenos e grandes negócios em desenvolvimento, bem como, a atração de novos investimen-tos, o Governo do Estado promoveu a pror-rogação de incentivos fiscais por mais 15 anos às empresas paraenses.

Os benefícios destas leis podem ser concedidos nos casos de implantação de novos empreendimentos, modernização ou diversificação daqueles já instalados e para aquisição de maquinas e equipa-mentos para implantação ou moderniza-ção do parque industrial dos empreen-dimentos.

A Política de Incentivos Fiscais do Es-tado do Pará consiste na aplicação de tra-tamento tributário (desoneração do ICMS), podendo chegar até 95% de desoneração.

Crescendo com o Pará

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 9

Page 6: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Crescendo com o ParáCanaã dos Carajás cresce de maneira surpreendente e em consonância com o aumento

populacional, ambos diretamente influenciados pelas obras de construção e implantação de projetos de grande porte.

Participação IndustrialÉ o que o setor industrial representa na composição do PIB municipal (2013).80,5%

Crescimento do PIBVolume percentual do incremento nominal das riquezas produzidas localmente entre 2002 e 2013.8.348%

PIB Per CapitaO município lidera os 144 municípios paraenses quanto ao PIB per capita, com valor acima de R$ 118 mil/habitante.

10 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

Investimentos na Região

R$ 92,6 bilhões Somados, os projetos previstos para a região de Carajás prometem gerar um montante representativo de investimentos.

PIB IndustrialIncremento Porcentual do PIB do setor Industrialem Canaã dos Carajás entre 2002 e 2013.75.022,6 %

Ranking do PIB MunicipalO PIB Municipal de Canaã passou da 76ª colocação em 2003 para o 5º lugar no ranking estadual, com valor próximo a R$ 3,7 bilhões (2013).

A análise do Produto Interno Bruto – PIB e do Valor Adicionado Bruto – VA, es-tabelece condições básicas para um bom entendimento da dinâmica econômica local.

Uma das muitas análises possíveis leva a constatação de que a partir de 2004 o quadro econômico de Canaã sofre alte-rações drásticas que permaneceriam ao longo dos próximos anos. De 2003 a 2004 o setor Indústria tem incremento de qua-se 1.193% e o setor de Serviços apresentou aumento nominal expressivo de 294% no mesmo intervalo de tempo.

Ao comparar a série histórica do PIB compreendida entre os anos de 2002 e 2013, obtém-se dados tão interessantes quanto surpreendentes. Entre 2002 e 2013 a soma das riquezas produzidas localmen-te alcançou um incremento nominal per-centual de 8.348%.

É interessante analisar as nuances re-lacionada a participação percentual dos três

setores econômicos de Canaã no PIB muni-cipal ao longo de alguns anos. A análise leva a constatação daquilo que todos percebem no cotidiano do município, ou seja, que o setor rural, apesar de ter seu valor nominal ampliado ao longo dos anos, cedeu muito espaço no comparativo com os outros dois setores – indústria e serviços. Quando com-parado aos 144 municípios paraenses, Canaã dos Carajás ocupa a 5ª colocação no ranking do PIB Municipal e 1º no ranking do PIB per capita.

Em 2015, Canaã dos Carajás pos-sui 3.385 empresas ativas registradas no cadastro da Receita Federal, levando o mesmo a ocupar a 17ª posição no ranking dentre os 144 municípios paraenses. Entre 2014 e 2015 o percentual de crescimento foi de 18,11%. Isso no momento em que a dinâmica econômica do país e no estado encontra-se claramente em retração, o que faz de Canaã uma das exceções à re-gra, nesse momento.

Uma economia em ascensão

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 11

Page 7: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

12 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

Crescimento no número de empresas por setor

Receitas Municipais de Canaã dos Carajás

2012 a 2015 e 2016 (prevista, em reais).

De acordo com dados vinculados a RAIS (MTE, 2014), a variação na quantida-de de empregos formais ocorrida entre DEZ/2013 e DEZ/2014, no município de Canaã dos Carajás, foi de 23,66%. Para se ter uma ideia comparativa, no mesmo período a variação no estado do Pará foi de apenas 2,02. Constata-se que o maior volume de contratação do período cou-be ao setor indústria, mais precisamente a construção civil, a qual, sozinha, teve saldo positivo de 2.048 empregos, o que equivale a quase 67% do total das vagas de emprego agregadas ao mercado de trabalho local.

Informações atualizadas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, divulgadas em Janeiro/2016, colocam o município de Canaã dos Carajás em destaque dentre os municípios brasi-leiros. Enquanto o país e a quase totalida-de de suas unidades federativas amargam saldos negativos quanto a evolução dos

postos de trabalho no ano de 2015, Canaã dos Carajás apresentou saldo positivo de 2.801 empregos formais. Ao comparar a performance da dinâmica dos empregos formais de Canaã com alguns outros muni-cípios paraenses, os quais também foram destaques em anos anteriores, em virtude de vultosos investimentos no setor indús-tria, não resta dúvida de que a “Terra Pro-metida” encontra-se na sua melhor fase nos quesitos empregos gerados e produ-ção de riqueza (PIB).

Na construção do orçamento, a Pre-feitura Municipal considerou o comporta-mento de alta da economia local, apresen-tado em 2015, como tendência para 2016. Essa característica se dá principalmente devido a continuação da implantação do projeto S11D da empresa VALE e o incre-mento do ISSQN. Na estimativa de arre-cadação da Receita Própria, tomou-se por base a média de crescimento os últimos três anos e a arrecadação efetivamente re-alizada no exercício de 2014.

Período: 2003 a 2013

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 13

MEI – Micro Empreendedor Individual

Em Canaã dos Carajás, desde a criação do MEI, segundo o Portal do Empreendedor, foram inscritas como optantes do simples 935

empresas. Analisando os empreendimentos por seus CNAEs e as tendências verificadas no muni-cípio, fica o destaque para atividades como:

Serviços relacionados a cuidados com a beleza e a estética, incluindo cabeleireiros, bem como a comercialização a varejo de produtos de higiene pessoal e beleza;

Construção civil, incluindo obras e reparos em alvenaria; venda a varejo de materiais de construção; serviços de manutenção de

equipamentos de centrais de ar; instalação elétrica; pintura e manutenção predial; carpintaria; serralheria; vidraçarias e outros.

Atividades relacionadas à manutenção de veículos automotores, motos e motonetas – comércio varejista de peças e acessórios; serviços de consertos; pinturas; lanternagem; lavagem; borracharia; dentre outros;

Serviços de bares; lanchonetes; pequenos restaurantes; casas de doces e chás; vendas ambulantes; fabricação e

entrega de refeições a domicílio (residencial e empresas);

Varejo destinado a comercialização de produtos alimentícios e bebidas – minimercados; armazéns; mercearias; frutarias;

Atividades relacionadas à moda – fabricação de roupas sob medida e acessórios; vendas a varejo de roupas, calçados,

acessórios; armarinhos, incluído artigos de cama, mesa e banho. Destinada as diversas classes sociais.

Atividades relacionadas telefonia e/ou informática, tais como: varejo de equipamentos e suprimentos; serviços de manutenção e reparação de computadores e periféricos; instalação de redes; reparação de aparelhos de telefones e smartfones, etc.

Page 8: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

14 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

Setor Secundário: A Indústria

Trata-se do setor da economia que transforma as matérias-primas em produ-tos industrializados. Incluem-se também as riquezas minerais que passam por pro-cessos industriais de transformação. Loca-lidades com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econô-mica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera

riquezas para as indústrias destes municí-pios, estado e país.

Indicadores do IBGE e FAPESPA reve-lam que Canaã do Carajás, que em 2009, ocupava a 6ª colocação no ranking do Va-lor Adicionado (VA) do setor indústria do Estado do Pará, chega em 2013 ocupando o 3º lugar, superado apenas pela capital Be-lém e o município vizinho de Parauapebas.

Caracterizado pelo uso de recursos naturais para a produção de alimentos ou matérias primas, o Setor Primário da Eco-nomia pode ser visto como o de maior vul-nerabilidade, já que está na dependência direta de fenômenos da natureza, da di-versidade das florestas, riquezas do solo e subsolo, dentre outras variáveis.

A riqueza abundante dos solos da chamada Região de Carajás, incluindo o município de Canaã dos Carajás, em mi-nerais de elevado valor de mercado, faz desse território um dos mais promissores em âmbito mundial. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Pará - FIEPA, o Pará, caminha a passos largos na direção de se tornar o maior produtor mineral do País, se já não for essa uma realidade, e isto se deve exatamente as riquezas natu-rais desta região.

Com relação à agropecuária, o por-tfólio e o volume de produção oferecido atualmente são considerados incipientes, resultando na importação da maior parte dos hortifrutigranjeiros e cereais deman-dados localmente. A exceção se dá para a bovinocultura, a qual tem sua cadeia razo-avelmente estruturada na região, particu-larmente para gado de engorda (produção de carne). Apesar do município não ter em sua base territorial frigoríficos de porte para o abate e o processamento desses em cortes específicos de carne ou seus deriva-

dos, estrutura essa que é encontrada em outros entes municipais avizinhados.

A criação de abelhas para a produção de mel é outra atividade que se apresen-ta com relativa importância. Esta atividade vem sendo praticada e expandida no en-torno da cidade e alguns pequenos vila-rejos próximos. Em certos casos ela tem contribuído para complementar a renda das famílias criadoras.

Na pauta do extrativismo vegetal e silvicultura do município de Canaã dos Ca-rajás aparecem basicamente quatro pro-dutos: a castanha-do-pará, a madeira em tora, em lenha e o carvão vegetal. Este últi-mo tem sua evolução lastreada pela insta-lação das indústrias de transformação do minério de ferro e ferro gusa no município de Marabá (distante cerca de 235 km do centro urbano de Canaã dos Carajás).

O setor primário da economia no que tange a produção de alimentos se mostra com imenso potencial para novos empre-endimentos, haja vista existir demanda crescente por uma infinidade de produtos, quer para consumo direto ou mesmo como matéria prima para a indústria. Cabe dar destaque a possibilidade da criação de um polo para a produção de alimentos – hor-tifrutigranjeiros – tomando por base um conjunto de chácaras que se encontram no entorno do núcleo urbano de Canaã dos Carajás.

Os setores da economia em CanaãSetor primário: A Agropecuária

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 15

Setor Terciário: Comércio e Serviços

Este setor econômico está relaciona-do basicamente aos serviços, os quais são caracterizados por produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas ne-cessidades.

Este setor é marcante em países, es-tados e municípios de alto grau de desen-volvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de ativi-dades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo. Isso não foi di-ferente em Canaã dos Carajás onde houve um incremento de quase 550% de cresci-mento do número de empresas no setor em uma década. Como nos demais casos, o aquecimento desse setor também se deu a partir da implantação do Projeto Sossego e mais adiante pela implantação do S11D, ambos empreendidos pela empresa Vale.

Remotas são as chances de erro na afirmação de que o setor comércio e ser-viços é que que vai apresentar maior vo-lume de crescimento nos anos vindouros, quer no quantitativo de novas empresas ou no volume de empregos gerados. Além do mercado em Canaã dos Carajás já se

encontrar relativamente aquecido quanto ao setor comercio e serviços, é quase cer-to que já a partir do segundo semestre de 2016, ao se confirmar a entrada em opera-ção do Projeto Ferro S11 D, os negócios, em particular nesse setor, deverão passar por adequações gradativas, mas substanciais.

Atividades voltadas a saúde, estética e beleza; alimentação; estruturas voltadas ao lazer e bem estar em geral; educação (formal ou não); serviços de construção e manutenção predial (residencial ou cor-porativo); meios de transporte; serviços de informática, telefonia e telecomuni-cações em geral; serviços de limpeza dos mais variados tipos; serviços administrati-vos e bancários; reparos e manutenção de motos, bicicletas e veículos automotores, dentre outros.

Inclui-se também a necessidade de ofertas de produtos de movelaria; auto-peças variadas; roupas de cama, mesa e banho; vestimentas, sapatos e acessórios pessoais; fardamentos em geral; comércio de secos e molhados; medicamentos em geral (prontos ou manipulados no local); produtos voltados a beleza e estética; ali-mentos naturais ou industrializados com apelo a “geração saúde”.

O Projeto Sossego, o qual iniciou sua fase de implantação no ano de 2000 e operação a partir de 2003, é tida como a maior jazida de cobre já descoberta no país. É justamente em Canaã dos Carajás onde ocorre a maior operação desse miné-rio em território nacional, incluindo a mina e o beneficiamento.

Outra indústria que continua apre-sentando crescimento surpreendente no município é a construção civil. Além das grandes obras de infraestrutura que pos-sibilitaram o desenvolvimento dos proje-tos da indústria extrativa mineral, tem-se o aparecimento, nos últimos anos, de di-versos condomínios e bairros planejados, sem falar no aquecimento de reformas e ampliação de imóveis residenciais e co-merciais por toda a cidade. A cidade volta a se transformar em um imenso canteiro de obras, tanto propiciado pelo governo quanto pela iniciativa privada. São obras comerciais e residenciais, fato este que

promoveu ainda mais impulso a indústria da construção civil, movimentando tam-bém o comércio local e regional.

Segundo dados do Ministério do Tra-balho e Emprego, entre janeiro e dezembro de 2015, o município de Canaã dos Carajás foi destaque nacional dentre os municí-pios com maior saldo positivo de empregos (pessoal contratado menos pessoal admi-tido).

Sobre tendências e oportunidades no setor, tecnologia e inovação são as palavras de ordem. Esse olhar necessário e diferen-ciado para os negócios é que vão manter ou potencializar os ganhos financeiros e dar maior sustentabilidade aos empreen-dimentos. O destaque quanto às oportu-nidades deverá se manter nos empreendi-mentos voltados direta ou indiretamente a construção civil, porém com maior foco em construções residenciais. Atividades volta-das para alimentação também terão seu espaço garantido de expansão.

Page 9: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Um ambiente que favorece bons negócios

No que se refere a mobilidade de transporte Canaã dos Carajás se apre-senta com boa cobertura de estradas pavimentadas, as quais ligam seu núcleo urbano ao município polo de Marabá e a Capital Belém, além do acesso as de-mais regiões do país. A partir de Mara-bá é possível contar com ampliação da malha multimodal com acessos por via terrestre, aérea e hidroviária. A BR-230, Rodovia Federal: (Transamazônica) corta o município polo de Marabá no sentido horizontal, ligando a região nordeste com o noroeste do país. A BR-155 corta o mes-mo município no sentido vertical, ligando a capital Belém ao norte do Estado com o centro-oeste do país.

Hoje o acesso a Estrada de Ferro Ca-rajás mais próximo a Canaã se dá a partir de Parauapebas, porém, encontra-se em fase de conclusão as obras de ampliação da Estrada de Ferro Carajás - EFC que li-gará Canaã a Parauapebas. A linha férrea

possui atualmente 892 quilômetros e liga a mina de ferro de Carajás, em Parauape-bas (PA), ao Porto Ponta da Madeira, em São Luís/MA, passando por Marabá.

Para realizar sua rotina de transa-ções financeiras o município de Canaã dos Carajás conta com uma boa rede de instituições bancárias e de crédito.

Segundo o Inventário Turístico de Canaã dos Carajás (Novembro/2015), o sistema de comunicação municipal pos-sui uma emissora de rádio, seis provedo-res de internet, uma agência postal, cinco jornais, uma revista, treze cybers.

Um dos programas estratégicos pensado pela Prefeitura Municipal de Ca-naã dos Carajás é exatamente a demo-cratização dos serviços de comunicação por meio de fibra ótica, o que deverá beneficiar o ambiente de negócios, as-sim como o uso pessoal desses serviços, gerando grande vantagem competitiva ao município.

ComunicaçãoO sistema de comunicação municipal possui uma emissora de rádio, seis provedores de internet, uma agência postal, cinco jornais, uma revista, treze cybers.

FinanceiroEstrutura bancária composta por 5 agências e 1 cooperativa de crédito;

Tranportes

Pode-se chegar a Canaã via aéreo, rodoviário, ferroviário(aéreo e ferroviário via Parauapebas);

TelefoniaO serviço de telefonia móvel tem a cobertura das seguintes operadoras: TIM, VIVO, OI e CLARO. (Vivo e TIM tem cobertura 3G)

MobilidadeEstá prevista a implantação de aproximadamente 20 Km de ciclo-faixas, as quais deverão interligar os principais bairros do núcleo urbano da sede.

16 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás além dos negóciosSaúde e saneamento básico

Para atender à população Canaã conta em Nível de Atenção Primária com 6 Unidades de Saúde da Família - USF (5 Unidades Urbanas e 1 Unidade Rural) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF.

Após o concurso público ocorrido no final de 2014 e o reordenamento de seus agentes, o município conta hoje com 92 Agentes Comunitários de Saúde – ACS e 21 Agentes de Combate a Endemias - ACE, quantidade que segundo a OMS, garante 100% de cobertura da população de Canaã dos Carajás.

Segundo o Inventário Turístico de Canaã dos Carajás, foi identificada a exis-

tência de 2 hospitais, 4 clínicas médicas, 9 postos de saúde, 36 farmácias/drogarias, 25 clínicas odontológicas, 1 clínica veteri-nária e 4 laboratórios.

Para cada 10 Mil Habitantes Canaã dos Carajás possui:

Com relação ao sistema de saneamen-to básico tem-se que o Município de Canaã dos Carajás tem feito significativo esforço no sentido cumprir metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, realizado em 2013, abrangendo não apenas o núcleo urbano da sede, mas qua-tro vilas rurais do município.

O que se tem de concreto é a signifi-cativa melhoria e ampliação das redes de água e esgoto da cidade-sede, de vilas e distritos. Em 2015 o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Canaã dos Carajás instalou 200 Km de redes. Isso junto com a pavimentação asfáltica de diversas ruas e avenidas.

As discussões que fundamentaram o

plano se basearam a partir dos eixos temá-ticos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resí-duos sólidos, drenagem e manejo de águas fluviais.

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 17

Page 10: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Canaã dos Carajás conta com boa rede hoteleira e de bares e restaurantes. A cidade também dispõe de outras inú-meras opções de lazer possibilitadas por seus belos recursos naturais, com desta-que para as lagoas Serra Sul e Peladão; os rios Plaquê e Parauapebas; o córrego Grotão; as cachoeiras do Racha Placa, da Pedra e Três Braços; e as serras dos Cara-jás e da Estrela.

O fomento da cultura canaense se fortaleceu a partir de 2004 com a inaugu-ração da Casa da Cultura, espaço multifun-cional que recebe cerca de 4 mil visitantes todos os meses. Mantido pela Empresa Vale e Associação Itakyra, o empreendi-mento possui 1 biblioteca com cerca de 6 mil livros; 1 Auditório (capacidade para 60

pessoas); 1 sala de reunião; 2 salas multiu-so (onde são realizadas oficinas diversas); área externa que comporta a realização de eventos para até 400 pessoas. O local ain-da mantém duas exposições permanentes.

Turismo, cultura e lazer

Segurança Pública

Educação e qualificação de Recursos Humanos

A rede de educação existente no mu-nicípio melhorou sensivelmente nos últi-mos anos e continua a ser ampliada para fazer frente a crescente demanda de pes-soas que continuam a migrar para Canaã. O setor conta hoje com os equipamentos estatais e privados em todos os níveis de escolaridade.

Com relação aos Recursos Huma-nos, a pouca oferta de mão de obra es-pecializada é, em geral, um dos principais obstáculos a superar em localidades cuja dinâmica econômica é tida como elevada e, de modo muito particular, naqueles mu-nicípios que estão distantes dos grandes centros econômicos do território nacional, como é o caso de Canaã dos Carajás. Além dessa demanda vinculada aos empreen-dimentos na região foco, tem-se o sonho corrente de boa parte das pessoas quanto a conquista de um diploma escolar. Como resultante dessas duas vias, aliado a ex-

pansão da renda média dos trabalhadores e a chegada contínua de novos residentes no município, é possível constatar uma crescente procura por cursos técnicos, de graduação ou pós. Para fazer frente a essa clientela, segundo o Inventário Turístico Municipal – 2015, o município conta com significativa diversidade de cursos técni-cos profissionalizantes, bem como cursos de graduação e pós-graduação.

Por ser esta uma das temáticas mais sensíveis à maioria da sociedade, visto se tratar da preservação do patrimônio e da integridade física dos indivíduos, é natu-ral e esperado que o poder público bus-que não apenas ter, manter e ampliar os aparatos e efetivos militares e civis de re-

pressão, mas trabalhar na direção de for-talecer e/ou implementar políticas públi-cas que atinjam direta e verdadeiramente as causas da violência, priorizando assim medidas mais preventivas que coercitivas. É esse caminho que o município de Canaã dos Carajás parece trilhar.

18 • Guia do Investidor • Canaã dos Carajás

Venha crescer conosco!

Feira de negócios

Como parte do esforço local em fortalecer os empreendimentos já exis-tentes e promover a atração de outros tantos negócios para o município, desde o ano de 2014 é realizada a “Feira de Ne-gócios e Festival Gastronômico de Canaã dos Carajás”. Promovido pela Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEMDEC, em parceria com apoiadores como: SE-BRAE, Vale, FIEPA, ACIACCA, SENAI, FUNCEL, Sindicatos e a Agência Canaã. O evento já se constitui num dos principais ícones do calendário de eventos do município, e busca firmar-se como referência em fei-ras de negócios na Região do Carajás, até o ano de 2018.

Na sua segunda edição, em Novem-

bro de 2015, a Feira e Festival, contou com a presença de 82 expositores, os quais foram visitados por um público estimado em 25 mil pessoas, distribuídas nos três dias de sua realização.

Projetos e Obras em Construção• Asfaltamento de 50 Km de Vias no Núcleo Urbano e Zona Rural (Com rede de água/esgoto, meio fio e sinalização de transito)• Revitalização da Avenida Weyne Cavalcante • Construção de três Academias de Saúde • Feira Municipal do Produtor Rural• Construção de três Postos de Saúde • Reforma e Ampliação do Hospital Municipal• Praça de Esportes da Juventude• Praça da Vila Planalto• Implantação de 4 Quadras de Esporte Sintéticas nos Bairros• Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Jardim das Palmeiras.• Construção da Sede do IDURB• Construção da Casa do Artesão

Potencialidades e Investimentos Previstos – até 2020• Implantação do Anel Viário• Implantação da Rodovia TransCarajás• Escola na Vila Planalto – 6 salas• Escola Nova Jerusalém• Construção de duas Creches • Construção de um Mirante com Complexo Turístico• Implantação do Polo Universitário• Implantação do Distrito Industrial e de Serviços de Canaã

Canaã dos Carajás • Guia do Investidor • 19

Page 11: Guia do Investidor - canaadoscarajas.pa.gov.br · de arroz, milho, banana, feijão e criação bovina, sendo esta última de maior expressão. Riquezas Minerais abundantes O solo

Realização:

Mais informações e download do documento completowww.canaadoscarajas.pa.gov.br