guia de iniciantes irb

16
Guia de Principiantes do Rugby Union

Upload: panteras-negras

Post on 23-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Guia para iniciantes do rugby em português.

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do

Rugby Union

Page 2: Guia de Iniciantes IRB

Segurançacomo prioridadeRugby é um jogo com umnível elevado de contatofísico.Para apreciá-lo ao máximoé necessário estar física ementalmente preparado.E também compreendercomo praticá-lo comsegurança.

Rugby história e éticaA lenda reza que em 1823,durante um jogo escolar defutebol na cidade inglesa deRugby, um jovem chamadoWilliam Webb Ellis pegou abola com as mãos e correu emdireção ao gol dosadversários.

Dois séculos mais tarde, o rugbytornou-se um dos esportes maispopulares do mundo, commilhões de pessoas jogando,assistindo, e apreciando o Jogo.

www.irbrugbyready.com

O programa IRB RugbyReady educa, auxilia eapóia atletas, treinadores,árbitros e Uniões sobre aimportância de existir umasuficiente preparação paratreinar e jogar de modo aque o Rugby sejapraticado e apreciado emum ambiente com riscosreduzidos.

O Rugby baseia-se numa éticaúnica que se manteve com opassar do tempo. O Jogo nãoapenas é praticado de acordo asLeis, como também dentro doespírito das Leis.

Através da disciplina, controle,respeito mútuo e camaradagemé forjado o senso de fair play,definindo o Rugby como o Jogoem si.

Desde a pré-escola até á final daCopa do Mundo, o Rugby Unionoferece uma experiência única erecompensadora para todos osenvolvidos no Jogo.

O web site permite aleitura do material, avisualização de vídeos, eum teste completo on-lineque gera um certificado deconclusão. Contate a suaFederação local para maisdetalhes sobre cursospresenciais na sua região.

AvisoO Guia dos Principiantes do RugbyUnion IRB foi desenvolvido dentro docontexto das leis aplicando os conceitosde prevenção de acidentes e práticasmédicas na Irlanda. As informações esugestões incorporadas nestedocumento sobre estes assuntos foramdisponibilizadas tendo como base que aIRB e a sua entidade operacional a IRFBServices e suas associadas estãosediadas neste pais. Desta forma o IRBnão aceita qualquer tipo deresponsabilidade para com pessoasfísicas ou jurídicas por perdas e danosrelativos ao uso das informações esugestões contidas neste produto emoutros países.

A Cartilha do Jogo do IRBA International Rugby Board publicoua Cartilha do Jogo definindo osprincípios básicos do Rugby:

Conduta, espírito, contato físicocontrolado e disputa pela posse dabola. O objetivo desta Cartilha é deassegurar que o Rugby mantenha assuas características únicas tantodentro como fora do campo.

Os princípios do Rugby são os elementos fundamentais sobre os quais oJogo se baseia e eles permitem aos participantes imediatamenteidentificarem o caráter do Jogo, e o que o distingue como um esporte queé praticado por pessoas de todos os biótipos idades e gêneros.

A Cartilha do Jogo está incorporada às Leis do Jogo do IRB e pode serfeito o seu download do site www.irb.com em Inglês, Francês, Espanhol,Russo, Chinês, Japonês e Italiano.

2

JMN / MM / XTV

Page 3: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do Rugby Union

O JogoRugby é um Jogo no qual o objetivo é levar a bola para além dalinha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo para marcarpontos.

É simples... mas complexo

A descrição acima pode parecer simples, mas tem duas peculiaridades.Embora se tenha que avançar com a bola só pode ser passada com asmãos para trás. A bola pode ser chutada para frente, mas os atletas daequipe do chutador para poderem jogá-la necessitam estar atrás da bolano momento em que ela é chutada.Esta aparente contradição cria a necessidade de um bom trabalho deequipe e uma enorme disciplina, uma vez que pouco resultado pode serobtido por um atleta individualmente. Somente trabalhando em equipe osatletas conseguem mover a bola para frente na direção da linha de goldos adversários e eventualmente vencer o jogo.

Marcando pontosTry - 5 pontos

Um try é marcadoquando a bola éapoiada contra osolo na área alémda linha de in-goaldos adversários.

Um try depenalidade podeser marcado se umatleta tivessemarcado o try, masfoi impedido poruma penalidade doadversário. Sina l de Try

O campo de Jogo

O Rugby tem suascaracterísticas impares, mascomo muitos outros esportestrata essencialmente dacriação e utilização doespaço. Os vencedores deum jogo de Rugby serão osatletas da equipe queconseguir colocá-los noespaço criado e utilizá-lo comsabedoria, e que consigamtambém negar aos seusadversários tanto a posse dabola quanto o espaço parautilizar essa posse.

Not exceeding22m

Conversão - 2 pontosApós a marcação de um try, aequipe pode tentar aconversão de mais doispontos chutando a bola sobreo travessão e entre os postesa partir de um ponto na linhaque passa pelo local onde otry foi marcado.

Penalidade - 3 pontosQuando é concedida umapenalidade após ocorrer umainfração dos adversários, aequipe pode optar por chutarpara os postes.

Drop goal - 3 pontosA drop goal é marcadoquando um atleta chuta parao gol durante o jogo abertoimediatamente após a bolacair e tocar o solo.

3

Não exceder 100m

Linha de Lateraldo In-Goal

LATERAL DO IN-GOAL

LINHA LATERAL

LATERAL

Os pontos vermelhos são os postes e a linha o travessão do gol

Linha de Lateraldo In-Goal

LATERAL DO IN-GOAL

Não exceder10mNão exceder 22m

Page 4: Guia de Iniciantes IRB

Chutar Jogo abertoSe um atleta optar por nãopassar a bola a umcompanheiro de equipe oucorrer com ela, esse atletapode chutá-la.O chute pode ser feito emdireção ao in-goal doadversário, mas qualqueratleta da sua equipe nafrente da bola no momentodo chute está fora de jogoaté que se retirem para trásdo chutador ou sejamcolocados em jogo por umcompanheiro de equipe.

Manuseio

Reter a posse da bola apósum chute é um desafio. Aestratégia de chute inclui:

• chutar para o espaço, demodo a que oscompanheiros de equipetenham tempo para correraté à bola antes de umadversário poder retomá-la;

• Chutar em profundidade,em um ângulo obliquo aocampo, de forma a que oponta oposto ou osegundo-centro possamretomar a posse;

• chutar a bola para a lateral(fora do campo de jogo) oque resulta em umalinhamento lateral (verpág. 9) com introdução dosadversários. Esta açãoconcede a posse da bolaaos adversários, maspermite que a equipe quechuta dispute a posse emuma melhor posição nocampo.

PasseUm atleta pode passar (jogar a bola)para um companheiro de equipeque esteja melhor posicionado paracontinuar o ataque, mas a bola nãopode ser passada em direção àlinha de in-goal dos adversáriosapenas lateralmente ou em direçãoà linha de in-goal da equipe dopassador.

Ao portar a bola para frente oupassando para trás, o território éconquistado.

Se um passe é efetuado para frente, o árbitro para o jogo e concede umscrum (ver página 8) cuja introdução será da equipe que não estava deposse no momento do passe. Desta forma, um passe para frente épunido com a perda de posse da bola da equipe.

Knock-onQuando um atleta manuseia mal abola, como exemplo deixa-a cair ourebater nas mãos e braços e estatoca o solo indo na direção do in-goaladversário, esta ação é denominadaknock-on.Esta ação é punida com um scrumpara os adversários e desta formaocorre uma mudança de posse.

4

JMN / MM / XTV

O termo ‘jogo aberto’ refere-se a qualquer fase do jogo em que abola esteja sendo passada ou chutada entre os atletas de uma, oudas duas equipes ou enquanto exista a disputa pela posse da bola.Durante o jogo aberto, a equipe de posse da bola tenta colocar osseus atletas no espaço em que seja possível progredir em direção àlinha de in-goal adversária.

Saída de JogoCada meio tempo de jogo é iniciadocom um chute de drop no centro dalinha de meio campo. A equipe quenão chuta a bola tem que estarposicionada a 10 metros de onde ochute será efetuado e a bola tem quepercorrer pelo menos 10 metros emdireção à linha do in-goal adversário.

Page 5: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do Rugby Union

Tackle, ruck e maul VantagemAssim como é um jogo de evasão que requer a criação e o uso doespaço, o Rugby é também um esporte de contato. De fato, assituações de contato são o mecanismo pelo qual os atletas criam oespaço que necessitam para atacar. As três situações mais comunsde contato que podem ocorrer durante o jogo aberto são o tackle, oruck e o maul.

O Tackle

Apenas o portador da bola pode serderrubado com um tackle de umatleta adversário. O tackle ocorrequando o portador da bola é seguropor um ou mais adversários e levadopara o solo, ou seja, tocar com um oudois joelhos o solo, sentar-se no soloou tocar outro atleta que esteja nosolo. Para manter a continuidade dojogo, o portador deve soltar a bolaimediatamente após o tackle, otackleador deve soltar o portador dabola e afastar-se dela. Isto permite que outros atletas se envolvam edisputem a da bola, porém iniciando uma nova fase de jogo.

O ruck

Um ruck é formado se a bolaestiver no solo e um ou maisatletas de ambas as equipesque estejam em pé entrem emcontato ao redor da bola. Osatletas não podem usar as mãospara manusear a bola no ruck.Os atletas podem utilizar os péspara mover a bola no ruck epodem empurrar os adversáriospara além da bola de forma queela emirja após o ultimo pé epossa ser jogada com as mãos.

O maulUm maul ocorre quando o portadoré seguro por um ou mais atletasadversários e um ou mais atletasda sua equipe entram em contatocom ele. A bola não pode estar emcontato com o solo.

A equipe de posse da bola pode tentarganhar território empurrando os seus adversários em direção à linha de in-goal adversária. A bola pode ser passada para trás entre os atletas nomaul, e eventualmente, passada para outro atleta que não estejaparticipando do maul, ou um atleta pode deixar o maul portando a bolae correr com ela.

A Lei da vantagem permiteque o jogo tenha maiscontinuidade e menosinterrupções.

Algumas vezes durante umjogo, uma infração às Leispode ser cometida na qual ainterrupção do jogo prejudiquea equipe que não cometeu afalta ou lhe retire umaoportunidade de marcarpontos.

Nestas situações, embora asLeis declarem que à equipenão infratora deve serconcedida uma penalidade,free kick, ou scrum, lhe édada a oportunidade decontinuar o jogo aberto paratentar marcar um try.

Nestas ocasiões, o árbitrodeixa que o jogo continue emvez de penalizar a infração.

OffsideA Lei do Offside do Rugbyrestringe o posicionamentodos atletas no campo, paraassegurar que exista espaçopara atacar e defender.

Como regra geral, um atletaestá em uma posição de forade jogo (offside) se estiver àfrente (mais próximo da linhade in-goal dos adversários) doque seu companheiro queporta a bola, ou que a tenhajogado por ultimo.

Estar em uma posição de forade jogo (offside) não é, em siuma infração, mas um atletafora de jogo não podeparticipar de nenhuma açãoaté que retorne a uma posiçãode jogo (on side) novamente.

Se um atleta fora de jogotoma parte das ações, elepode ser penalizado.

5

Page 6: Guia de Iniciantes IRB

As posiçõesO Rugby Union sempre foicaracterizado pelo conceitode que é um esporte paratodos os tamanhos e físicos.

Na realidade, cada posiçãorequer um conjunto distintode aptidões físicas eatributos técnicos e é estadiversidade que o torna umjogo acessível a todos.

Desde a potência dosforwards até a velocidade dostrês-quartos, existe espaçonuma equipe de Rugby paraqualquer um que queira umpouco de ação.

Pilares

1 3

Hooker

2O que fazem: O seu papel primário é fornecer aestabilidade à formação ordenada ou scrum e proverforça para levantar e apoiar os saltadores noalinhamento lateral. Ser os pivôs de rucks e mauls.O que necessitam: Parte superior do corpo fortepara gerar estabilidade no scrum, resistência,mobilidade e boas mãos para manter a continuidade.

O que faz: O hooker tem dois papéis únicos nocampo por ser atleta que obtém a posse no scrum eintroduz geralmente a bola no alinhamento lateral.O que necessita: Muita força para conviver com oesforço físico exigido pela primeira linha aliado avelocidade para se deslocar pelo campo e uma boatécnica de arremesso para o alinhamento lateral.

Segundas-Linhas

4 5

Asas

6 7O que fazem: Segundas-linhas obtém a posse nosinícios, reinícios e laterais. É sua responsabilidade omovimento para frente no scrum, ruck e maulsgerando plataformas de ataque.O que necessitam: A sua característica principal é aaltura. Os segundas-linhas são os gigantes daequipe e combinam o físico com grande habilidadede recepção e mobilidade.

O que fazem: O papel principal dos asas è ganhar abola nas situações de retomada de posse, usandocapacidade física no tackle e nas situações dedisputa de posse.O que necessitam: Ter um desejo insaciável defazer bons tackle e uma destemida vontade deretomar a posse da bola. Uma combinação develocidade, força, resistência e manuseio de bola.

6

Forwards

Três-quartos

PilarEsquerdo

Hooker

Oitavo

PrimeiroCentro

Abertura

Full back

Médio Scrum

PontaDireita

Os nomes das posições apresentados são os mais utilizados em geral no nosso país.Contudo, algumas variações regionais podem existir.

SegundaLinha

Asa

PilarDireito

SegundaLinha

Asa

SegundoCentro

PontaEsquerda

JMN / MM / XTV

Page 7: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do Rugby Union

Oitavo

8

Médio Scrum

9O que faz: O número 8 deve assegurar a posse nabase do scrum carregar a bola no jogo aberto, eprovidenciar a ligação entre os forwards e os três-quartos nas fases de ataque e defenderagressivamente.O que necessita: Habilidade manual com a bola éessencial, assim como uma grande percepção deespaço. Potência e velocidade em distâncias curtassão cruciais – ganhar território, posição no campo eentregar a bola para os três-quartos no ataque.

O que faz: Providencia a ligação entre os forwards etrês-quartos nos scrums, alinhamentos laterais e jogoaberto. É o tomador de decisões da equipe, o 9 avalia edecide se é melhor distribuir uma bola rapidamente paraos três-quartos ou mantê-la próxima com os forwards.O que necessita: É uma posição multifacetada, omédio srcum tem que ser forte, ter uma velocidadeexplosiva, possuir todas as habilidades de manuseio echutes de bola. Todos os grandes números 9 temelevada auto-confiança e excelente compreensão dojogo.

Abertura

10

Centros

12 13O que faz: Sendo o atleta que orquestra aperformance da equipe, o 10 recebe a bola do 9 edecide chutar, passar ou tentar romper a linha dedefesa em uma fração de segundo da fase do jogo.O que necessita: Ter habilidade de chutar quandotem a bola na mão com ambos os pés, o manuseioperfeito da bola, velocidade, visão, criatividade,comunicação, percepção tática e alto desempenhosobre pressão .

O que fazem: Os centros são os atletas chave tantoem defesa como no ataque. Na defesa eles tentamtacklear enquanto em ataque eles utilizam a suavelocidade, potência e criatividade para romper adefesa.O que necessitam: O centro moderno é magro forte eextremamente rápido. A posição exige grandesproezas ofensivas, aliada a intensidade no contatotanto para reter como para retirar a posse da bola.

Pontas

11 14

Full back

15O que fazem: Os pontas entram em campo para daruma dose de velocidade necessária para abrirespaços na defesa e marcar pontos. E também paraserem sólidos defensores.O que necessitam: Velocidade. Os pontasfrequentemente se encontram em espaço aberto, noqual a sua prioridade número um é acelerar e correrpara a linha de in-goal. Força e bom manuseio debola são boas vantagens também.

O que faz: Geralmente é visto como o ultimodefensor. O full back deve ter confiança na recepçãode bolas altas, ter um bom chute para aliviar a pressãoe gostar do contato físico para executar os tacklessalvadores de trys.O que necessita: Enormes habilidades manuais,velocidade no ataque e potência na defesa. Habilidadede se juntar á linha de ataque com velocidade paracriar superioridade numérica nos flancos da defesa e aoportunidade do ponta marcar pontos. Habilidadestáticas e faro de jogo.

7

Page 8: Guia de Iniciantes IRB

Equipamento O scrumSinais de scrumconcedido (esquerda)e formar um scrum(direita)

Antes de jogar Rugby, éimportante compreenderque equipamento seránecessário.

O scrum é o meio de reiniciar o jogo após uma interrupção que tenhasido causada por uma infração leve às Leis (um passe para frente ouuma bola derrubada) ou por que a bola não pode continuar a serjogada em um ruck ou maul. O scrum serve para concentrar todos osforwards e os médios scrum em um local do campo, proporcionandoa oportunidade para os três-quartos prepararem um ataque usando oespaço criado em outro lugar.

Primeiro, você necessita deum par de chuteiras comcravos apropriados para opiso. Elas são essenciaispara a tração que vocênecessitará nas situaçõesde contato.

A bola é introduzida em jogo no túnel entre as primeiras-linhas, num localonde os dois hookers possam disputar a posse, tentando puxar a bolacom os pés em direção aos seus companheiros de equipe. A equipe queintroduz a bola em geral retém a posse, porque seu médio scrum ehooker podem sincronizar as suas ações.

Recomenda-se o uso de umprotetor bucal de modo aproteger os dentes e maxilar,e alguns atletas decidem pelautilização de equipamentosacolchoados segundo asnormas do IRB comoombreiras, protetores de tóraxe capacetes.

Uma vez que a posse tenha sido assegurada, uma equipe pode manter abola no solo dentro do scrum e tentar empurrar os adversários ao longo docampo. Como alternativa, podem trazer a bola até o ultimo pé no scrum,de onde é passada para os três-quartos e inicia uma nova sequência defases de jogo aberto.

O médio scrum

O atleta chave no scrum é o médioscrum. Este atleta introduz a bola notúnel e desloca-se para trás do ultimo péda formação, e geralmente é o atleta querecolhe a bola e a passa para o aberturaque então a distribui para os três-quartos. Assim que o médio scrum, tocaa bola, os adversários podem disputa-la.

8

JMN / MM / XTV

Page 9: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do Rugby Union

O lateralO juiz de linha sinalizaque a bola está nalateral e qual equipetem a posse paraintroduzi-la no jogo Penalidade e

free kickInfrações às Leis quetenham materialidade eimpacto significativo nosadversários são punidascom uma penalidade.

O alinhamento lateral é o meio de reiniciar o jogo quando a bola saipela lateral (do campo de jogo) . O alinhamento lateral concentra osforwards em um local próximo à linha, de modo que os três-quartospossuam o restante da largura do campo para utilizar no ataque. Achave para os forwards é obter a posse e distribuir a bolaefetivamente para os três-quartos.

Sinal depenalidade

Se o localonde apenalidade for

marcada estiverao alcançe dogol, a equipegeralmenteescolhe chutardo chão com abola colocada emum tee, areia e ochutador tentaráchutar a bola demodo a que estapasse acima do

Os forwards distribuem-se em duas linhas, perpendiculares à linhalateral, distantes um metro entre si. O hooker arremessa a bola nocorredor formado entre as duas linhas de atletas. Como os companheirosde equipe do arremessador sabem onde e quando a bola seráarremessada, esta equipe possui uma vantagem para reter a posse.Contudo, com os reflexos rápidos e boa movimentação, os opositorespodem disputar a posse da bola e os laterais frequentemente resultamem retomadas de posse.

O atleta que tiver sucesso em pegar a bola pode mantê-la consigo eestabelecer um maul, ou pode passá-la para o receptor (atleta que se situapróximo ao alinhamento para receber este passe) que então a transfere parao abertura e este para a linha de ataque.

Apoio no alinhamento lateralPara permitir que atletas peguemarremessos altos no alinhamentolateral, permite-se que o saltadorseja apoiado ao pular para a bola.

Segurança é a principalpreocupação aqui, qualquer atletaque esteja no ar deve ser seguroaté que retorne ao solo.

Um atleta não pode ser tackleadono ar, e segurar, empurrar oudesequilibrar um adversário no arsão faltas punidas com umpontapé de penalidade.

A equipe pode optar pornão chutar ao gol.Outras opções incluem umscrum, uma cobrançarápida levando a bola parao jogo aberto, ou chutarpara fora pela lateral (noalinhamento lateralresultante esta equipe teriao direito à introdução dabola).

Um free kick éconcedido parainfrações menosgraves. Aequipe não podemarcar pontosdiretamente deum free kick.

A equipe podeoptar por umscrum no localdo free kick.

Sinal deFree kick

9

travessão e entre os postes.Em caso de sucesso aequipe marcará três pontos

Page 10: Guia de Iniciantes IRB

Tornando-seum árbitroTornar-se um árbitro ou juizde linha é uma formadiferenciada de viver oRugby.

Os árbitrosO jogo é controlado pelo árbitro e pelos dois juizes de linha.Dependendo do nível do jogo, poderemos ter outros oficiais de jogonos bastidores como o controlador de tempo, o quarto-árbitro decampo e o oficial de jogo da televisão para auxiliar o árbitro nasdecisões utilizando o vídeo tape.

A maioria das pessoas quese tornaram árbitrospraticaram o esporte eprocuram devolver algo aoJogo que tanto amam, maseste não tem que sernecessariamente o únicocaso. Qualquer um podeaprender a arbitrar, mesmoos jovens. De fato, paraquem queira atingir o topo dacarreira profissionalmentecomo árbitro iniciar aatividade ainda jovem éfundamental.

Como árbitro, você está comcentro da ação, e destaforma você verá o jogo deuma perspectiva única. Éuma boa forma de exerceruma grande quantidade deexercício físico, e se testarem uma série de situaçõesdesafiadoras. Arbitrar não éuma atividade fácil, mas éaltamente recompensadora.

Para se tornar um árbitroqualificado, pergunte nosclubes, nas federaçõesregionais ou na AssociaçãoNacional sobre cursos dearbitragem. O IRBprovidencia cursos para osdiversos níveis departicipantes, desde novatosaté para mais experientes.

O curso do nível básico oupara iniciantes pode ser feitoem dois dias, porém aexperiência no Jogo só podeser adquirida com o tempoao se trabalhar em campo naarbitragem, em contato comas partidas não apenas comoespectador e jogador, mascomo juiz de linha e árbitro.

O árbitroAntes do jogo, o árbitro deve falar com os atletas das primeiras linhas(pilares e hoockers) de ambas as equipes, para repassar osprocedimentos de engajamento do scrum. Isto auxilia a focar as mentesdos principais envolvidos nesta fase essencial do jogo. Em seguida oárbitro deverá realizar o sorteio com os capitães das equipes para definirquem terá a posse da bola ou o direito de escolher o campo. Durante apartida em si, o árbitro é o único juiz dos fatos e das Leis. É essencial quetodos os atletas respeitem as decisões do árbitro todo o tempo.

Juizes de linhaDois juizes, um em cada lateral docampo de jogo, auxiliam o árbitrono tocante a onde e quando a bolasai pela lateral e outros assuntossobre os quais o árbitro requeirainformações. Os juizes de linhatambém informam sobre o sucessoou não dos chutes ao gol.

Jogo sujoJogo sujo é tudo o que um atleta façaque contrarie o texto e o espírito dasLeis do Jogo, incluindo obstrução,jogo ilegal, jogo desleal e máconduta. O árbitro deve sancionarapropriadamente quando o jogo sujo.

10JMN / MM / XTV

Page 11: Guia de Iniciantes IRB

Porque o apito soa?Para qualquer pessoa que não esteja familiarizada com as sutilezas das Leis do Rugby é muitas vezesdifícil de explicar por que o árbitro interrompeu o jogo devido a uma infração. Aqui abordaremos algunsdos motivos mais comuns que levam o árbitro a soprar o apito. Inicialmente deve-se procurar observar osinal que o árbitro faz para cada circunstância que ocorre durante o jogo. Os sinais de penalidade e freekick são mostrados na página 9.

Vantagem sendo jogada Passe para frente ou knock on

A vantagem pode ser aplicada parainfrações leves (knock on), ou faltasque implicariam na marcação deuma penalidade (e.g. offside). Adecisão tem que ser efetuada peloárbitro sobre se pode existir umbenefício para a equipe nãoinfratora se o jogo tivercontinuidade. Se essa vantagemnão se materializar, o árbitro devesoprar o apito e retornar o jogo ao local onde ainfração que originou a vantagem inicialmenteocorreu e estipular a punição adequada.

Algumas vezes umataque que parece irem direção a linhade in-goal éinterrompido peloapito do árbitro.

Se um passe foiefetuado para frenteou um erro demanuseio resultou Passe para frente Knock on

em um knock-on, um scrum será concedido para aequipe não infratora.

Não soltar o atleta ou a bola no tackle Não se afastar do tackle

Após um tackle, o tackleadordeve soltar imediatamente oportador da bola, e oportador deve soltar a bolaimediatamente.

Qualquer falha em umadestas ações limita a disputajusta pela posse da bola. Seas duas ações nãoocorrerem em um espaçorazoável de tempo, o árbitromarcará uma penalidadepara a equipe não infratora.

Não soltar oportador

Não soltara bola

Qualquer atleta que estejano solo quando um ruckou maul se forma ouquando há uma situaçãode tackle deve afastar-seimediatamente da bola, demodo a permitir acontinuidade do jogo pelaequipe com a posse.

Não o fazer implica namarcação de umapenalidade para a equipeque não cometeu ainfração.

Entrar no ruck/maul pela lateral Bola presa num ruck ou maul

Quando se juntam a um ruck oumaul, todos os atletas devemfazê-lo por trás do último pé doseu companheiro de equipe queparticipa da formação.

Se entrarem pela lateral, elesestarão em uma posição deoffside e isto imediatamentedeve ser punido concedendo-seuma penalidade para a equipenão infratora.

Bola presa no ruck Bola presa no maul

os atletas e o solo, sem que nenhuma equipe cometauma infração, o árbitro marcará um scrum para a equipeque estava de posse antes do ruck se formar, ou para aequipe que não tinha a posse antes do maul se iniciar.

11

Quando nãoexiste maispossibilidadeda bola serjogada em umruck ou maul,como porexemplo quandofica presa entre

Page 12: Guia de Iniciantes IRB

Tornando-seum treinador

O treinador

Tornar-se um treinador, edesta forma auxiliar osdemais a apreciar o Jogo,pode ser um modogratificante para se envolvere apreciar o Rugby.

Muitas das pessoas que setornam treinadores são ouex-atletas que querem dealguma forma devolveralgo para o Rugby ou paisque querem auxiliar seusfilhos a experimentar oRugby.

Treinar uma equipe podeser uma experiência rica esatisfatória, mas é tambémuma responsabilidade muitogrande.

O papel do treinador varia muito dependendo do nível em que suaequipe compete. O nível de iniciação e introdução diz respeito aodesenvolvimento de atletas –técnica e pessoalmente – já no extremooposto o nível de competição internacional o treinador é responsávelpela seleção da equipe, performance e resultados.

Os jovens a cargo dostreinadores hoje, são apróxima geração de atletas,árbitros e voluntários, e asatitudes que aprendem apartir de suas experiênciasatuais podem afetar muitosaspectos de suas vidas.Como treinador, você podeauxiliá-los a ter confiança nosucesso, não apenas norugby, mas também na suavida pessoal.

O seu clube, federaçãoregional e ou nacionalpoderão auxiliá-lo a iniciar ea desenvolver-se comotreinador. Um bom meio deiniciar este projeto é atravésdo programa Rugby Readydo IRB (ver pagina 2) e emseguida participar do cursode qualificação CoachingNível 1 que tem apenas doisdias de duração e lhe iráproporcionar os princípiosbásicos de treinamento deatletas.

O treinador desempenha diversos papéis intercambiáveis, como líder,gerente, professor, organizador. Para executá-los necessita de umconhecimento do Jogo e de suas Leis, motivação, preparação física eentender como um treinador melhora o desempenho dos atletas.

Substituições e trocasAssim como os 15 atletas que iniciam o jogo, uma equipe também podeter reservas. O treinador pode fazer um numero pré-acordado desubstituições, por motivos táticos, durante o decorrer do jogo. Osatletas também podem ser trocados quando machucados, ficandotemporariamente em campo enquanto este recebe tratamento, oupermanentemente se o atleta não tiver mais condições de jogo.

Team spirit

Outro papel importante do treinador é incutir o espírito de equipe nos atletas.Isto é especialmente importante nos níveis onde os atletas participam pordiversão e para participarem de algo e não com o objetivo de vencer.

12JMN / MM / XTV

Page 13: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do Rugby Union

Táticas de equipe AssistindoRugbyO ritmo e velocidade doRugby moderno tornaram-no um dos mais excitantesesportes para osexpectadores no mundointeiro. Na verdade, váriosaspectos do Jogo evoluíramcomo resultado dos apelosdessa audiência em massa.

A fonte de um debate sem fim, igualmente controversa e aclamada, odesenvolvimento das táticas corretas de jogo pode desenvolver ouprejudicar a performance de uma equipe. Longe de ser uma simplesproposição, desenvolva uma correta, e você será o maior visionáriodo mundo do Rugby – pelo menos para os seus atletas.

TelõesMuitos estádios atualmentepossuem telões nos quaisos replays podem ser vistosmomentos após a açãoocorrer.

Desenvolver táticas exige uma compreensão profunda da sua equipe e deseus pontos fortes. Estas táticas terão em parte foco nos forwards ebaseadas na potência, e dependerão também de criação de espaço eutilização da velocidade. Também muito importante , é ter consciência daequipe e dos indivíduos que sua equipe irá enfrentar – e as táticas queestes utilizam.

Utilizando a potência

Criando espaçoApesar de suas muitascomplexidades, o Rugbypermanece um jogo simples emsua essência. Os pontos sãomarcados quando um atleta écolocado num espaço e a equipeatacante supera em números osdefensores. Deste modo o cálicesagrado do Rugby é a busca

Utilizar a força física dosforwards, em scrums e mauls,pode resultar em significativosganhos de território. Os atletaspodem ‘pegar e empurrar’(recolher a bola do solo e levá-laadiante com o apoio dos seuscompanheiros de equipe), até aomomento em que sejaapropriado liberá-la para o usodos três-quartos..

Oficial de TelevisãoEm jogos televisionadosexiste um árbitro que utilizaos recursos de vídeo tapepara auxiliar o árbitro dojogo em decisões com basenos replays.

No entanto quando vocêdecidir assistir a um jogo,não se foque apenas nabola, tente concentrar-se noalinhamento dos atacantese defensores e oposicionamento de certosatletas, como abertura,número 8, fullback.constante da criação do espaço. Existem muitas táticas orientadas para

isso, mas essencialmente trata-se de obter a bola rapidamente e movê-lapara longe da concentração de atletas injetando ritmo e criatividade noataque para criar espaço para um atleta marcar.

13

JMN / MM / XTV

Page 14: Guia de Iniciantes IRB

VariaçõesExperimentaisdas Leis

Rugby e a sua diversidade

Muitas vezes o IRB testamudanças na Leis, antes dedecidir se essas mudançasdevem ser implementadasem âmbito global eaceitadas totalmente nasLeis. Estas leis em teste sãodenominadas VariaçõesExperimentais das Leis(VEL).

Algumas vezes, VariaçõesExperimentais das Leis sãotestadas em apenas certasregiões, ou por exemplo,somente no hemisfério norteou sul.

SevensO Sevens Rugby é praticado num campo normal por equipes de seteatletas ao invés de quinze. O jogo tem uma duração menor, onde cadameio tempo dura sete minutos. Exceto por isto, as Leis variam muitopouco do jogo de 15, embora, naturalmente, devido à quantidade deespaço disponível no campo, é um jogo muito diferente de se assistir.Algumas vezes as equipes decidem mover-se para trás inicialmente, demodo a atrair os adversários para si, criando espaço em outras áreas irãoatacar avançando então.

Variações Experimentaisdas Leis criam desafiostanto para atletas como paratreinadores, uma vez que asalterações às Leis geramoportunidades para que asequipes ajustem suastáticas de modo a usufruirvantagem de algumaliberdade ou restriçãoadicionais introduzidas comas mudanças.

Por isso, é importante paratodos os envolvidos com oRugby manter-se a par dequaisquer alterações dasLeis.

Detalhes de qualquer VELem curso ou planejadaspodem ser encontrados emwww.irb.com/elvs.

Outras variações e jogos reduzidosExistem varias formas modificadasdo Rugby que foram desenvolvidaspara permitir que qualquer umpossa praticá-lo em diversascircunstâncias com um gradualdesenvolvimento das habilidades.Como exemplos dessas variaçõestemos o Tag, Touch, Tip, Flag eBeach Rugby. No tag por exemploos atletas utilizam tiras de panopenduradas na cintura em um cinto. Remover um desses tags constituium tackle, e o portador tem que passar a bola. O principal atrativo destasversões de Rugby é que a ausência de contato permite que sejampraticados por pessoas de todas as idades, ambos os sexos e comqualquer nível de preparo físico em diversos tipos de superfícies.

M19 e idades menoresMesmo após os adolescentesterem atingido o estágio de jogode 15, existem modificações dasLeis que suavizam a transiçãopara a versão completa doRugby. Detalhes e as variaçõesdas Leis de M19 podem serencontradas no Livro de Leis doJogo do IRB.

14

JMN / MM / XTV

Page 15: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do Rugby Union

Recursos de treinamentodo IRBPara onde ir a partir daqui.

O IRB publicou uma série de recursos de treinamento e educaçãodesenvolvidos para auxiliar atletas, treinadores, árbitros e entusiastas aconhecer mais a respeito de Rugby Union e se envolverem mais com oJogo.

As Leis do Rugby Union - livro e DVD

Encontrar umclubeA ética do Rugby abrange ainclusão, e certamente vocêreceberá calorosas boasvindas em um clube deRugby local, eprovavelmente em qualqueroutro lugar no mundo.

O Livro das Leis do IRB é publicado todos o anos e é também disponibilizadosob a forma de um PC DVD-ROM interativo. A sua União nacional devepoder providenciar-lhe uma copia das leis na sua língua, oualternativamente você poderá fazer o download da sua copia em Inglês,Francês, Espanhol, Russo, Chinês Tradicional, Japonês ou Italiano nosite www.irb.com.

Cursos de Treinadores

Independente se é para oseu próprio envolvimento, ouporque você gostaria deintroduzir seu filho ou filha noJogo, o clube mais próximo éo melhor local para iniciar.A sua União nacional deveráfornecer-lhe uma lista dosclubes no seu país.

INTERNATIONAL RUGBY BOARDLEVEL 1 COACHINGINTRODUCING RUGBY INTERNATIONAL RUGBY BOARD

LEVEL 2 COACHINGDEVELOPING RUGBY SKILLS

Cursos de Coaching sãoministrados em vários locais nomundo inteiro de forma regular.

Cada nível de qualificação (1,2, 3 e Sevens) possui recursosde acompanhamento ereferência que fazem parte doManual.

Voluntariado no RugbyUm dos mais gratificantesmodos de se envolver com oRugby é como voluntário.Existe um amplo leque depapéis para os voluntários,que podem ser desdeorganização e secretariaaté cuidados com o campose auxiliar técnicos e atletas.

Cursos de Arbitragem

INTERNATIONAL RUGBY BOARDLEVEL 1 OFFICIATINGINTRODUCING OFFICIATING

INTERNATIONAL RUGBY BOARDLEVEL 2 OFFICIATING

DEVELOPING OFFICIATING SKILLS

Para árbitros, e todos quequerem trabalhar comotreinadores de árbitros, existemuma série de cursos detreinamento e recursos deacompanhamento disponíveis.O seu clube, federaçãoregional ou União nacionaldeverão lhe explicar o processopara se envolver em um cursodesta natureza.

15JMN / MM / XTV

Page 16: Guia de Iniciantes IRB

Guia de Principiantes do Rugby UnionINTERNATIONAL RUGBY BOARD

Huguenot House, 35-38 St. Stephen’s Green, Dublin 2, IrelandTel. +353-1-240-9200 Fax. +353-1-240-9201 Web. www.irb.com

Tradução

João NogueiraMauricio Migliano

Xavier Vouga

Copyright © International Rugby Board 2008. É permitida areprodução deste trabalho para uso pessoal e educacional somente. É proibido copiar,locar, comodato ou a distribuição deste trabalho para quaisquer fins comerciais.

Se desejar conhecer mais, contate o clube mais próximo, a sua união nacional acesse www.irb.com