guia de fontes

24
Guia de fontes Sistema Findes

Upload: nicoli-ferraz

Post on 28-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Guia de Fontes do Sistema Findes.

TRANSCRIPT

Guia defontes

SistemaFindes

2

O Sistema Findes é composto por enti-dades que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento da indústria ca-pixaba.

Juntas, elas promovem ações para garan-tir uma posição de destaque para o Estado nos níveis político, econômico e social.

Conheça as entidades que compõem o Sistema Findes:

QUEM É QUEM DO

SISTEMA FINDES

1

A Findes é uma entidade sindical de grau superior, que cuida dos interesses institucionais dos industriais. Ela desenvolve e coordena estudos, pesquisas e projetos para orientar as ações de promoção in-dustrial e novos investimentos no Estado. Seus Conselhos Técnicos discutem tendências e lançam diretrizes para ações de apoio e as-sessoria às indústrias. E suas cinco Diretorias Regionais garantem a proximidade da entidade com o empresário nos pólos industriais do Estado: Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Ara-cruz e um núcleo regional em Venda Nova do Imigrante. Por meio do Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS), a Findes coloca à disposição dos sindicatos filiados uma equipe de especialistas que presta servi-ço nas áreas institucional, administrativa e financeira.

LUCAS IZOTON Presidente do Sistema Findes

ERNESTO MOSANER JUNIOR2º Vice-presidente

SERGIO ROGERIO DE CASTRO1º Vice-presidente

ARISTOTELES PASSOS COSTA NETO3º Vice-presidente

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (FINDES)

2

PAULO JOAQUIM DO NASCIMENTO

Diretor Regional NorteLinhares

DIRETORIAS E NÚCLEOS REGIONAIS

FERNANDO SCHNEIDER KUNSCH

Diretor Regional SudesteAnchieta

JOÃO BAPTISTA DEPIZZOL NETO

Diretor Regional Norte Aracruz

ADENILSON ALVES DA CRUZDiretor do Núcleo Regional

SudesteVenda Nova do Imigrante

ÁUREO VIANNA MAMERIDiretor Regional Sul

Cachoeiro de Itapemirim

MARCOS GUERRADiretor Regional Noroeste

Colatina

3

CENTRO DA INDÚSTRIA DO ESPÍRITO SANTO

O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) foi constituído em outubro de 1969, durante a adminis-tração Jones Santos Neves Filho. A entidade surgiu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba.

Para isso, promove ações e eventos econômicos e po-líticos, entre outros, que visam ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo. O Cindes é o ponto de encontro do empresariado capixaba, auxiliando-o no desenvolvimento de empreendedores para o futuro e se posicionando politicamente em diversos projetos voltados para a indústria local.

O Cindes conta também com o Cindes Jovem e Cin-des Mirim que visam a fomentar o empreendedo-rismo nos jovens capixabas, a fim de formar novos líderes e gestores para influir no desenvolvimento sustentável do Estado.

LUCAS IZOTONPresidente do Cindes

ARISTOTELES PASSOS COSTA NETO

Diretor para Assuntos do Cindes

4

RICARDO RIBEIRO BARBOSA

Diretor para Assuntos do Sesi

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

SOLANGE SIQUEIRASuperintendente

do Sesi

O Serviço Social da Indústria (Sesi) tem como objetivo promo-ver a qualidade de vida do trabalhador da indústria e de seus dependentes com soluções em educação, saúde, responsabili-dade social, cultura, esporte e lazer.

A Divisão de Educação do Sesi possui 10 unidades escolares em todo o Espírito Santo e atende a 10 mil alunos por ano na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com o diferencial do Ensino Integrado Sesi Senai sem custos à men-salidade escolar.

A Divisão de Responsabilidade Social Empresarial presta ser-viços em consultoria e incentiva projetos culturais para a in-dústria que visam à educação continuada, inclusão digital e outras ações área social. Um dos projetos de maior sucesso, o “Luzes e Aplausos”, foi criado para oferecer espetáculos cultu-rais a preço popular ao trabalhador da indústria.

A Divisão de Saúde do Sesi promove soluções ligadas à saúde e segurança do trabalhador da indústria, oferecendo exames médicos e laboratoriais, além das ações educativas de preven-ção a acidentes no trabalho. A Divisão de Esporte e Lazer re-aliza atividades esportivas com foco na saúde do trabalhador da indústria, oferecendo a manutenção e a qualificação dos programas “Ginástica na Empresa” e “Atleta do Futuro”.

LUCAS IZOTONDiretor Regional do Sesi

5

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

MANOEL DE SOUZA PIMENTA NETO Diretor para

Assuntos do Senai

ROBSON CARDOSODiretor-regional do

Senai

Com mais de meio século de existência no Espí-rito Santo, o Senai mantém seu foco principal na educação profissional, atendendo às principais de-mandas do setor industrial, atuando, também, em serviços técnicos e tecnológicos especializados, exercendo um importante papel de difusor de ino-vações tecnológicas.

Neste caminho, a entidade trabalha em parceria com diversas empresas, desde as pequenas e médias às de grande porte, oferecendo qualificação profissional, de acordo com as demandas da cadeia produtiva e com os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Atualmente, são nove unidades do Senai no Esta-do voltadas para a educação profissional, instaladas em Vitória, Vila Velha, Serra, Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, São Mateus e Anchieta. O Senai disponibiliza também uma outra unidade focada em Serviços Técnicos e Tecnológi-cos - STT. Trata-se do Centro Integrado de Gestão e Tecnologia (Ciget), com atendimento a empresas de todas as regiões do Espírito Santo.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

LUCAS IZOTONPresidente do Conselho do Senai

6

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), entidade do Siste-ma Findes, desenvolve soluções empresariais; capa-citação de empresários, executivos e gestores no de-senvolvimento e implantação de técnicas modernas de gestão; programas de estágios; bolsas de iniciação tecnológica; promove inovação e empreendedorismo e, ainda, produz informações estratégicas para fomen-to de negócios.

Atua também em cooperação com centros tecnológi-cos e de pesquisa, no Brasil e no exterior, para o desen-volvimento de projetos para atendimento das deman-das empresariais. Sintonizado com as necessidades do setor industrial, o IEL promove o diálogo e a constru-ção de projetos em parceria com as universidades e demais centros geradores de conhecimento, além de entidades de fomento e órgãos de governo.

Para atender à exigência de inserção da indústria capi-xaba no mercado internacional, o IEL-ES realiza inte-ligência comercial, capacitação em comércio exterior. Desta forma, organiza missões empresariais, rodadas de negócios e programas de capacitação empresarial no Brasil e no exterior, por meio do seu Centro Inter-nacional de Negócios (CIN).

INSTITUTO EUVALDO LODI

ALEJANDRO DUENASDiretor para

Assuntos do IEL

BENILDO DENADAISuperintendente

do IEL

LUCAS IZOTONPresidente doConselho do IEL

7

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO ESPÍRITO SANTO

LUCIANO RAIZER MOURADiretor para

Assuntos do Ideies

DORIA PORTOGerente executivo

do Ideies

É a entidade do Sistema Findes responsável pelo apoio à Federação em questões estratégicas voltadas paras as áreas de competitividade e de defesa dos interesses da indústria capixaba, composta por qua-tro núcleos: Núcleo de Competitividade Industrial (NUCOMPI), Núcleo de Defesa de Interesses (NDI), Núcleo Estratégico de Conjuntura (NEC) e Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC).

Além disso, o Ideies apoia as ações referentes aos as-suntos legislativos; as ações para o desenvolvimento regional do Espírito Santo e o crescimento das micro, pequenas e médias indústrias. A entidade também é responsável por estruturar um sistema de informações técnicas de interesse da indústria capixaba, publican-do o Informativo Ideies Notícias, que divulga os prin-cipais projetos e realizações do Ideies, e pelo Boletim Ideies, que informa sobre os reflexos da crise financei-ra e econômica internacional no Brasil, sua repercus-são e impactos para o desenvolvimento da economia capixaba.

LUCAS IZOTONPresidente do Conselho do Ideies

8

INSTITUTO ROTA IMPERIAL

Unir história, cultura, turismo e desenvolvimento econômico. Com esse objetivo, o Instituto Rota Impe-rial, administrado pela Findes com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e do Ministério do Tu-rismo, convida a uma viagem no tempo. A aventu-ra pela Estrada São Pedro D’Alcântara, criada entre 1814 e 1816, passa pelos encantos da Mata Atlântica e paisagens exuberantes. E os caminhos, que ligam Vitória-ES a Ouro Preto-MG, originalmente abertos em busca de riquezas, recuperam sua função origi-nal: desenvolver ainda mais 31 cidades do Espírito Santo e Minas Gerais, expandindo suas cadeias pro-dutivas através do turismo.

Conheça a Rota Imperial. São muitos lugares para descobrir, muita beleza para apreciar e muita his-tória para contar.

Instituto Rota Imperial. Desenvolvimento turístico, econômico e resgate histórico.

LUCAS IZOTONDiretor Geral do IRI

ARISTOTELES PASSOS COSTA NETO

Diretor do IRI

9

As Câmaras Setoriais Industriais são compostas pe-los sindicatos patronais da indústria, instituições e entidades que desenvolvem trabalhos junto aos principais arranjos produtivos locais (APLs) do Esta-do do Espírito Santo, articulando-se com os Consats, que são responsáveis por ações voltadas para a eli-minação de gargalos inibidores da competitividade dos APL’s, através do Sistema Integrado de Gestão e Acompanhamento do Mapa Estratégico da Indústria Capixaba 2010/2015 - Siga-Capixaba. Atualmente, encontram-se em funcionamento, em vários níveis de atividade, cinco Câmaras Setoriais Industriais: de Alimentos e Bebidas, de Base, da Construção, Move-leira e do Vestuário . Quanto aos Conselhos Superio-res de Assessoria Técnica (Consats), estes são órgãos de assessoria da Findes para monitorar os diversos temas de interesse do setor industrial, objetivando o desenvolvimento econômico e social, bem como o estímulo à indústria. Atualmente, encontram-se em funcionamento, em vários níveis de atividade, nove Conselhos: Assuntos Legislativos (Coal), Comércio Exterior (Concex), Educação (Conedu), Infraestru-tura (Coinfra), Meio Ambiente (Consuma), Micro e Pequena Empresa (Compem), Política Industrial e Inovação Tecnológica (Conptec), Relações do Traba-lho (Consurt) e Responsabilidade Social (Cores).

CÂMARAS SETORIAIS INDUSTRIAIS E CONSELHOS SUPERIORES DE ASSESSORIA TÉCNICA - CONSATS

SERGIO ROGERIO DE CASTRO1º Vice-presidente da FindesCoordenador das Câmaras Setoriais Industriais e Consats

10

CÂMARAS SETORIAIS INDUSTRIAIS

Câmara Setorial das Indústrias de Alimentos e BebidasA Câmara Setorial das Indústrias de Alimentos e Be-bidas objetiva propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades dos setores a ela re-lacionados, formular e propor políticas públicas, fixar diretrizes e prioridades para a consecução de ações e a captação de recursos, dentre outros. A Câmara Se-torial de Alimentos e Bebidas é composta por órgãos setoriais e por sete sindicatos patronais: Sindimassas

(Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos), Sindibebidas (Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral), Sincongel (Sindicato da In-dústria Alimentar de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concen-trados e Liofilizados), Sindicacau (Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau e Balas, Doces e Conservas Alimentícias), Sincafé (Sindicato da In-dústria de Torrefação e Moagem de Café), Sindifrio (Sindicato da Indústria de Frio) e Sindipães (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria). Presidente: Vladimir Rossi

Câmara Setorial das Indústrias de BaseA Câmara Setorial das Indústrias de Base tem por objetivo identificar os obstáculos e as oportunidades que impac-tam os segmentos das indústrias de base (petróleo e gás, metalmecânico, químico e petroquímico, sucroalcoolei-ro, papel e celulose), liderando o processo de alavanca-gem do setor. A Câmara Setorial das Indústrias de Base é composta por quatro sindicatos: Sindiquímicos (Sindica-to das Indústrias de Produtos Químicos para fins indus-

triais, de produtos farmacêuticos, preparação de óleos vegetais e animais de sabão e velas, da fabricação de álcool, de tintas e vernizes e de adubos e corre-tivos agrícolas do Estado Espírito Santo), Sindifer (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico), Sindipapel (Sindicato da Indústria de Papel e Celulose do Estado do Espírito Santo) e Sindimecânica (Sindicato da Indústria Mecânica do Estado do Espírito Santo) e pelas grandes empresas dos setores de petróleo e gás, metalurgia, minério, papel e sucroalcooleiro. Presidente: Rusdelon Rodrigues de Paula

Câmara Setorial da Indústria da ConstruçãoA Câmara Setorial da Indústria da Construção foi criada para representar e defender os interesses do segmento da construção capixaba (civil e monta-gem) com o objetivo de melhorar sua competitividade, fortalecer os sindica-tos e possibilitar o desenvolvimento do setor no Espírito Santo.

11

A Câmara Setorial da Construção é composta por nove sindicatos: Sinduscon (Sindicato da Indústria da Cons-trução Civil), Sindicopes (Sindicato da Indústria da Cons-trução Pesada no Estado do Espírito Santo), Sindipedrei-ras (Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areias de Vitória), Sinprocim (Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Espírito Santo), Sin-diolaria Sul (Sindicato das Indústrias de Olaria da Região

Sul do Estado do Espírito Santo), Sindiolaria Norte (Sindicato das Indústrias de Olaria da Região Norte do Estado do Espírito Santo), Sindirochas (Sindi-cato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Es-pírito Santo), Sindifer (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo e Sindicig (Sindicato da Construção Ci-vil de Guarapari). Destes sindicatos apenas o Sindicig não é filiado à Findes. Presidente: Aristóteles Passos Costa Neto

Câmara Setorial da Indústria MoveleiraA Câmara Setorial da Indústria Moveleira foi criada para representar e defender os interesses do segmento move-leiro capixaba, melhorar sua competitividade, fortalecer os sindicatos e possibilitar o desenvolvimento do setor no Espírito Santo. A Câmara Setorial Moveleira é com-posta por três sindicatos: Sindmadeira (Sindicato da In-dústria de Madeiras e Atividades Correlatas em Geral da Região Centro Sul), Sindimol (Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário de Linhares) e Sindmóveis

(Sindicato da Indústria Moveleira de Colatina) e por órgãos setoriais. Presidente: Luiz Rigoni

Câmara Setorial da Indústria do VestuárioA proposta da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário é articular ações

para melhorar a competitividade empresarial, estrutural e sistêmica do segmento. A Câmara Setorial do Vestuário é composta por seis sindicatos: Sinvesco (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina), Sindicalçados (Sin-dicato da Indústria de Calçados), Sinconfec (Sindicato da Indústria de Alfaiataria e Confecções de Roupas em Ge-ral), Sindutex (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecela-gem, Estamparia e Beneficiamento de Fibras Artificiais e

Sintéticas e do Vestuário), Sinconsul (Sindicato das Confecções do Sul) e o Sinvel (Sindicato da Indústria do Vestuário de Linhares) e por órgãos seto-riais. Destes sindicatos, dois não são filiados à Findes: o Sinconsul e o Sinvel . Presidente: Paulo Roberto Almeida Vieira

12

CONSELHOS TEMÁTICOS DE ASSESSORIA TÉCNICA (CONSATS)

Conselho Superior de Assuntos Legislativos - CoalO Coal objetiva analisar e orientar as ações vol-tadas para a defesa dos interesses da indústria ca-pixaba acompanhando a tramitação de projetos de lei junto à Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), com a finalidade de arti-cular apoio e/ou parceria, no processo legislativo, quando de interesse do segmento empreendedor. Presidente: Marcos Guerra

Conselho Superior de Comércio Exterior - ConcexO Concex tem como objetivo tratar as questões relacio-nadas ao comércio exterior, analisando as oportunidades e os obstáculos de promoção dos produtos capixabas em novos mercados, bem como as potencialidades locais para novos investimentos, sobretudo aqueles que contribuirão para consolidar as cadeias e arranjos produtivos locais. Presidente: Andreas Schilte

Conselho Superior de Educação - ConeduO Conedu tem como objetivo assessorar a diretoria da Findes e das demais entidades do Sistema Fin-des; promover o debate sobre a educação brasileira, em particular no Espírito Santo, em todos os seus ní-veis e que interessem à industria capixaba; manter informações atualizadas, quantitativas e qualitativas, sobre a educação no Estado, em todos os seus níveis; difundir as “boas práticas” em educação; priorizar es-tratégias e acompanhar as ações previstas no Mapa

Estratégico da Indústria Capixaba 2007-2015 voltadas para a educação; e articular-se com as Câmaras Setoriais Industriais e Consats da Findes nos assuntos referentes à educação e, também, com o Conselho Temáti-co de Educação (Coed) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).Presidente: Augusto Henrique Brunow Barbosa

13

Conselho Superior de Infraestrutura - CoinfraO Coinfra procura identificar as demandas, as dis-ponibilidades, os investimentos necessários, as con-dições de oferta e de manutenção dos equipamentos de infraestrutura e logística. Os estudos produzidos visam a contribuir para o crescimento do setor pro-dutivo do Estado. O Coinfra é constituído por quatro comitês: Energia, Portos, Transportes e Saneamento. Presidente: Ernesto Mosaner Júnior

Conselho Superior de Meio Ambiente - ConsumaO Consuma orienta o posicionamento do empre-sariado sobre as políticas de gestão ambiental, acompanha as legislações federal, estadual e mu-nicipais que tratam desse tema, avalia as ações de ins-tituições públicas e privadas que buscam incorporar a sustentabilidade como condição do desenvolvimento econômico e social, produz estudos sobre o licencia-mento dos investimentos, sobre as necessidades de sa-

neamento, sobre o planejamento e as políticas de gestão dos recursos hídri-cos e sobre as possibilidades da gestão dos resíduos industriais e urbanos. Presidente: Loreto Zanotto

Conselho Superior de Micro e Pequena Empresa - CompemO Compem tem por finalidade atender às necessida-des das microempresas e empresas de pequeno porte capixabas. O Conselho realiza estudos e propõe estra-tégias relacionadas ao segmento, bem como discute questões relacionadas ao tratamento fiscal diferencia-do, acesso ao microcrédito, políticas de inovação tec-nológica, capacitação empresarial, acesso ao mercado internacional e tratamento trabalhista diferenciado.

O Compem é constituído por cinco comitês setoriais: Comitê para a Dimi-nuição da Burocracia e da Carga Tributária; Comitê para a Capacitação Em-preendedora e a Gestão Empresarial, Comitê para a Inserção Internacional; Comitê para Inovação Tecnológica e Comitê para Ampliação do Crédito. Presidente em exercício: Kleber de Jesus Duarte

14

Conselho Superior de Política Industrial e Inovação Tecnológica - Conptec

O Conptec está atento à inovação tecnológica como instrumento do desenvolvimento econômico e so-cial, bem como às ações de estímulo à expansão da in-dústria capixaba. O seu interesse está concentrado na aplicação da tecnologia da informação para orientar o setor empresarial sobre oportunidades de investimen-to, potencialidades setoriais e fontes de financiamen-to. Outro objetivo é a articulação com instituições de

pesquisa e financiamento (nacionais e internacionais) para a viabilização de projetos locais de inovação. A área de interesse do Conptec inclui te-mas complementares como os de metrologia e propriedade intelectual. Presidente: Luciano Raizer Moura

Conselho Superior de Relações do Trabalho - ConsurtO Consurt visa a acompanhar as alterações da legis-lação trabalhista e sindical e as inovações que ocor-rem no mundo do trabalho, além de orientar o se-tor industrial para iniciativas que contribuam com a qualidade das relações do trabalhador com a sua em-presa. Os temas de interesse são: política salarial, ne-gociação de acordos coletivos, prevenção de acidentes, qualificação dos trabalhadores e benefícios sociais.

Presidente: Manoel de Souza Pimenta Neto

Conselho Superior de Responsabilidade Social - CoresO Cores foi criado para ser o fórum do debate empresarial capixaba em torno da Responsabilidade Social. Seu obje-tivo é desenvolver mecanismos de orientação das empre-sas, de intercâmbio entre elas e de divulgação dos trabalhos desenvolvidos nessa área no Estado, com a participação e integração do primeiro, segundo e terceiro setor. O Cores é constituído pelos Grupos Gestores de Sustentabilida-de, de Desenvolvimento Institucional e de Capacitação.

Presidente: Jeferson Cabral

15

SINDICATOS

Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo – Sinduscon

ARISTOTELES PASSOS COSTA NETOPresidente

Sindicato da Indústria de Panifi cação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo

– Sindipães

FLÁVIO SÉRGIO ANDRADE BERTOLLOPresidente

Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado do Espírito Santo - Sincafé

EGIDIO MALANQUINIPresidente

Sindicato da Indústria de Madeiras e Atividades Correlatas em Geral da Região Centro Sul do

Estado do Espírito Santo - Sindmadeiras-ES

ALVARO JOSE BASTOS MIRANDAPresidente

Sindicato da Indústria Mecânica do Estado do Espírito Santo – Sindimecânica

ENNIO MODENESI PEREIRA IIPresidente

16

Sindicato da Indústria de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Espírito Santo - Sinconfec

CLARA THAIS REZENDE CARDOSO ORLANDIPresidente

Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Espírito Santo – Sindicalçados

ALTAMIR ALVES MARTINSPresidente

Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado do Espírito Santo - Sindibebidas

ROBERTO ANSELMO KAUTSKY JUNIORPresidente

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo – Sindifer

MANOEL DE SOUZA PIMENTA NETOPresidente

Sindicato das Indústrias Gráfi cas do Espírito Santo – Siges

TULLIO SAMORINIPresidente

17

Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Espírito Santo - Sinprocim

THARCICIO PEDRO BOTTIPresidente

Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem, Tinturaria, Estamparia e Benefi ciamento de Fibras Artifi ciais e Sintéticas e do Vestuário do Estado do Espírito Santo - Sindutex

MARILUCE POLIDOPresidente

Sindicato da Indústria de Frio no Estado do Espírito Santo – Sindifrio/ES

ARTHUR ARPINI COUTINHO Presidente

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito

Santo – Sindirepa

WILMAR BARROS BARBOSAPresidente

Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Espírito Santo – Sindicopes

WILMAR DOS SANTOS BARROSO FILHOPresidente

18

Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areias de Vitória - Sindipedreiras

LORETO ZANOTTOPresidente

Sindicato da Indústria Alimentar de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados

e Liofi lizados do Estado do Espírito Santo - Sincongel

VLADIMIR ROSSIPresidente

Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau e Balas, Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Espírito Santo - Sindicacau

ADONIAS MARTINS DA SILVAPresidente

Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo - Sindirochas

EMIC MALACARNE COSTAPresidente

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina – Sinvesco

EDVALDO ALMEIDA VIEIRAPresidente

19

Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário de Linhares ES - Sindimol

ADEMILSE GUIDINIPresidente

Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para fi ns Industriais, Produtos Farmacêuticos, Preparação de Óleos Vegetais e Animais, Sabão e Velas, Fabricação de Álcool, Tintas e Vernizes e de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado Espírito Santo - Sindiquímicos

ERNESTO MOSANER JUNIORPresidente

Sindicato da Indústria Moveleira de Colatina - Sindmóveis

MARIO SÉRGIO DO NASCIMENTOPresidente

Sindicato da Indústria de Olaria da Região Sul do Estado do Espírito Santo - Sindiolaria–Sul

BETTINA COSTA SARTÓRIOPresidente

Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado do Espírito Santo – Sindimassas

ALEJANDRO DUENASPresidente

20

Sindicato da Indústria de Embalagens, Tubos Flexíveis, Frascos e Componentes, Artefatos

Injetados e de Fibra de Vidro do Estado do Espírito Santo - Sindiembalagens

LEONARDO SOUZA ROGÉRIO DE CASTROPresidente

Sindicato da Indústria de Informática (Hardware e Software), Robótica, Manutenção

e Desenvolvimento de Hardware, Atividades Correlatas, Similares e Conexas do Estado do

Espírito Santo - Sindinformática

BENÍZIO LÁZAROPresidente

Sindicato das Indústrias de Olaria da Região Centro Norte do Estado do Espírito Santo – Sindiolaria-Norte

PAULO CÉZAR CORADINIPresidente

Sindicato da Indústria de Papel e Celulose do Estado do Espírito Santo - Sindipapel

CARLOS AUGUSTO LIRA AGUIARPresidente

Sindicato da Indústria da Borracha e da Recauchutagem de Pneus no Estado do Espírito Santo - Sindibores

ROGÉRIO PEREIRA DOS SANTOSPresidente

21

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING FINDES

CAROLINA VEIGAAssessora de Imprensa Sesi / IRI3334-5615 8111-9722

TATIANA RIBEIRO Assessora de Imprensa Senai / Cindes3334-5735 9941-0275

HERIBERTO SIMÕESGerente da Unidade de Marketing e Comunicação3334-5710 8818-2923

EVELYN TRINDADEAssessora de Imprensa Findes / Ideies / IEL3334-56149938-6765

LAURINHO GOLTARAAssessor de Imprensa Presidência e vice-presidentes3334-5637 9971-1158

VITALINO FLÁVIO ABREU DE ARAÚJO

Superintendente Corporativo

FINDES

LAILA PONTESCoordenadora de Jornalismo - Interina3334-56378818-2945

www.sistemafindes.org.br

Art

e: m

ktF

indes

nfe

rraz

- Im

pre

ssão

: Esp

írito S

anto