guia da casa - 2011

20
Casa Casa Edição nº 27 - Dezembro 2011 Construção - Reforma - Decoração - Paisagismo Guia da Dezembro de 2011 - 1ª edição

Upload: bella-grupo-cg-de-comunicacao

Post on 26-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Guia da Casa 2011 publicado em 16 de dezembro de 2011 pelo Grupo CG de Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: Guia da Casa - 2011

CasaCasaEdição nº 27 - Dezembro 2011

Construção - Reforma - Decoração - Paisagismo

Guia daDezembro de 2011 - 1ª edição

Page 2: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011Casa / 02

Guia da

Casa 2011

Ao completarmos dois anos de circulação do caderno Casa, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Desenvolvemos um produto que corresponde às necessidades de nossos leitores e clientes e que, a cada nova edição, agrega novos parceiros e ganha mais visibilidade no setor da construção.

Para comemorarmos esta data, entregamos hoje a primeira edição do GUIA DA CASA, publicação especial e semestral do Caderno Casa, que tem como principal objetivo informar aos leitores os serviços e produtos comercializa-dos e oferecidos em nossas ci-dades. Também serve como meio de comunicação entre os profis-sionais e lojistas das cidades de Gravataí, Cachoeirinha e Viamão.

Artigos de decoração, móveis, tintas, metais, acabamentos, pisos paisagismo profissionais e projetos inovadores fazem desta publicação inédita, com tiragem de 12 mil exemplares, a maior da região do Vale do Gravataí.

Agradecemos a confiança de nossos parceiros por acreditarem em nosso trabalho e desejamos a todos um Próspero 2012, com muita saúde e bons negócios.

Uma boa leitura a todos

Guia da

O azul do fundo já não mais en-canta, as bordas estão gastas e a piscina perdeu seu encanto. Com o passar dos anos a ação do tempo é inevitável. Porém, reformas em piscinas pos-suem custos elevados, mas o mercado já oferece uma linha de produtos que ajudam na prevenção e na restauração deste produto.

O Kit PU Piscinas Industintas é uma alternativa prática e econômica para quem quer renovar o visual da piscina e aproveitar o verão que esta chegando. São varias as cores disponíveis na cartela da empresa, mas se o cliente preferir pode criar uma personalizada. Seu uso é indicado para piscinas de alvenaria e em fibra de vidro. Porém, alguns cuidados são necessários para sua aplicação, entre eles uma boa lim-peza da superfície.

O Kit PU Piscinas Industintas foi desenvolvido especialmente para este

tipo de situação, pois não é qualquer tinta que pode ser usada nestes locais, porque são superfícies permanente-mente úmidas ou imersas e, principal-mente por estar em contato direto com água. Após aplicação da tinta o ideal é aguardar sete dias para depois encher a piscina com água.

O produto é encontrado exclusi-vamente nas seguintes revendas das cidades de Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre: Ferragem São Vicente, Caio Tintas, Ferragem Villa Branca, Aquarela Tintas, Colormix Tintas, En-contro das Cores e Tintas Shop.

A Industintas também realiza os serviços de revestimento Epóxi, que é a pintura de pisos e paredes. Para maiores informações entre em contato pelos telefones (51) 3469.4668/3469.4979 ou [email protected]. Visite também o nosso site www.industintas.com.br.

Azulda cor do mar

Page 3: Guia da Casa - 2011
Page 4: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011Casa / 04Guia da

A casa já não é um espaço que serve apenas para nos abrigar, é um espaço para relaxar e renovar as energias, por isso a decoração deve ser assim também, algo que nos faça sentir a felicidade.

Hoje em dia há muitas ideias e sugestões para poupar espaço e conseguir fazer uma decoração bonita e funcional. Ao utilizar objetos lúdicos, coloridos e sur-preendentes, criamos uma atmosfera de descontração e se a ideia é decorar com criatividade, a Di Casa Decorações e Presentes tem tudo pra você transformar a sua casa numa verdadeira obra de arte.

Brinque na horade decorar

Foto

: Elp

ídio

For

tes

Jr/G

rupo

CG

Page 5: Guia da Casa - 2011

Foto

: Elp

ídio

For

tes

Jr/G

rupo

CG

Dezembro de 2011 Casa / 05Guia da

As tendências para a decoração deste ano estão inspiradas nos anos 70 e o amarelo, laranja e o verde, são cores dos destaques na decoração. Para os criadores das novas tendências deste ano, a simplicidade é o ponto forte. Vale mais uma peça grande e que seja bonita, do que muitas pequenas e com pouco significado.

Passe na Di Casa Decoração e Presentes e con-fira todas as novidades em objetos decorativos que irão deixar a sua casa muito mais linda. Di Casa Decoração e Presentes fica no cen-tro de Gravataí. Informações pelo fone: 3484.9170

Um vaso com uma planta é algo que torna os ambientes calmos e faz com que as pessoas se sintam bem quando entram. Mas, os vasos já não se limitam apenas a servir para colo-car flores e plantas, são utilizados de maneira diferente no que diz respeito á decoração das nossas casas. Mo-delos em vidro, cerâmica, acrílicos e madeira em diferentes tamanhos, dos mais simples aos mais arrojados fazem a diferença na hora de decorar.

Tendências para 2012

Page 6: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011Casa / 06Guia da

Na medida certaPara concepção, elaboração e

execução deste projeto a arquiteta Carolina Piloneto, da Constru-tora Casa das Casas, precisou realizar um minucioso estudo do espaço físico do local e verificou alguns pontos importantíssimos para uma boa realização da obra. Um deles foi o tamanho do ter-reno, que mede 10m X 20m e que teoricamente era pequeno para abrigar uma residência que previa garagem para dois carros, espaço para lazer, espaço gourmet, cozi-nha ampla, 4 suítes, piscina, entre outros espaços.

A residência localizada em Canoas foi construída numa área de 8m X 16m, ficando com área total de 206m², respeitando os recuos obrigatórios estabelecidas pela prefeitura local. “Este foi o grande desafio do projeto. Ide-alizar todos os ambientes de uma forma harmoniosa dentro das me-didas pré-estabelecidas.” ressalta Carolina.

Fotos: Arquivo Construtora Casa das Casas

Page 7: Guia da Casa - 2011

Fotos: Arquivo Construtora Casa das Casas

Dezembro de 2011 Casa / 07Guia da

““

Os materiais utilizados na obra remetem a uma linguagem mais moderna, telha de concreto plana, revestimentos em pedras palito compondo com as aberturas e bei-rais em madeira e bastante vidro para a parte externa da casa. Na parte interna Carolina trabalhou com o piso laminado, porcelanato, espaços com gesso e uma escada em granito com guarda corpo em vidro e corrimão em metal. Arquiteta Carolina Piloneto

Acredito que o fundamental para a boa elaboração deste projeto e

também um bom resultado final, foi

a união do profissional com

o cliente.

Diante deste desafio a união en-tre a profissional e os proprietários foi fundamental na concepção da obra. Segundo Carolina, levando em consideração todos os pontos colocados, o projeto conseguiu contemplar cada espaço, incluindo o que realmente era importante e o que poderia ser adaptado ou descartado. Desta forma o projeto atendeu as reais necessidades da família.

Integração

Acabamentos

Page 8: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011Casa / 08

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Um convite ao convívio familiar

Guia da

Fachada contemporânea e elementos em madeira são marcas do projeto desta residência localizada no condomínio Alphaville, em Gravataí. Projetada para uma família de quatro pessoas a casa têm 540m², pé direito duplo em madeira, ambientes amplos e integrados, que a tornam um convite ao convívio familiar e ao lazer. O projeto é assinado pela arquiteta Kátia Martins e ex-ecutado pela Construtora Vacariense.

Conforme a arquiteta, todo o andar térreo da residência se comunica através do estar, que tem altura dupla fazendo cone-xão entre os demais ambientes do térreo e o mezanino. Grandes aberturas de PVC favorecem a iluminação e ventilação natural.

Considerado um dos espaços mais importantes da casa, a co-zinha foi projeta com ilha central e integrada com outros ambi-entes, criando um clima descontraído e informal, o que favorece o prazer de preparar as refeições em família ou quanto recebem os amigos.

Na sala de estar, aproveitando o pé direito duplo, estofados, lareira e TV completam o espaço.

Já para o banheiro social e a suíte do casal, a proposta de Ká-tia foi usar o predomínio de paredes brancas, mesclando reves-timentos com cores alegres e grandes bancadas de granito com móvel, favorecendo a limpeza e a organização. Cubas de apoio e grandes espelhos dão elegância aos ambientes.

Page 9: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011 Casa / 09Guia da

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Usando como principio o Feng Shui, a arquiteta idealizou para o hall de entrada uma fonte com bro-mélias, pedriscos e bambu-mossô, intercalada com pedra caxambu cortada em filetes na parede, criando um espaço agradável e acolhedor, onde o barulho da água corrente auxilia na neutralização de energias negativas e atrai energias de prosperidade, sugerindo fluidez.

““Arquiteta Kátia Martins

Energias positivas O pé direito duplo em

madeira mescla o estilo contemporâneo com o rústico, assim como os metais que contornam

a escada.

Page 10: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011Casa / 10Guia da

Conforto e praticidade

Por conta da grande quanti-dade de aberturas a ventilação é constante e a entrada de luz natural acontece com abundan-cia. O jardim central garante ilu-minação em todos os ambientes da casa e mantém a natureza inserida no dia-a-dia da família.

O mezanino é um espaço para ser desfrutado com amigos e dá acesso ao terraço que circunda o pátio interno. Os grandes vãos garantem uma vista privilegiada da região e através do pé direito duplo mantém contatos com a sala de estar e demais ambientes da casa.

A escada tipo helicoidal foi a opção escolhida para não deixar espaço em demasia e manter seu ar coadjuvante nos papeis de cada detalhe da casa.

Um jardim central, inspirado nas residên-cias espanholas - herança da cultura moura- foi o ponto de partida que as arquitetas Carol Peres e Daisy Braun tiveram para idealizarem o projeto desta residência rústica, compacta e integrada à natureza. Trata-se de uma cons-trução aconchegante, confortável e moderna que mescla materiais naturais como a madeira e pedra- tipologia campeira. As aberturas dos dormitórios são inspiradas nas aberturas das estrebarias e materiais de demolição restau-rados, as janelas da sala pertenceram a uma residência datada no sec. XVIII.

A primeira vista é uma casa de campo anti-ga, devido ao piso de cimento queimado, o uso de móveis antigos restaurados, o pé direito alto e a amplitude dos ambientes, porém, olhando com mais atenção, observa-se a praticidade de limpeza e manutenção, o conforto e aconchego que apenas os materiais mais rústicos são capazes de transmitir. “Os proprietários que-riam ambientes amplos e totalmente integrados onde estar, jantar e cozinha fosse um único espaço, separado apenas pelos móveis que indicariam o uso de cada ambiente.” explicam as arquitetas.

Apenas a área íntima ficou isolada, porém, suas grandes portas dão a sensação de amplia-ção dos dormitórios e integram com o quintal, sem perder a privacidade. A varanda em “L” desenha um estar aberto. Devido à continui-dade do piso e do pergolado os ambientes se integram fazendo a transição interior-exterior.

Diferenciais

““Os proprietários queriam ambientes amplos e totalmente

integrados...

Arquitetas Carol Peres e Daisy Braun

Page 11: Guia da Casa - 2011
Page 12: Guia da Casa - 2011
Page 13: Guia da Casa - 2011
Page 14: Guia da Casa - 2011
Page 15: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011 Casa / 11Guia da

Integradas, mas comprivacidade

Dois lotes lado a lado no con-domínio Villagio Ferenze, em Cachoeirinha, foram escolhidos por mãe e filha para a construção de suas novas residências. Porém, o desejo é de manter a mesma integração que possuem hoje. Ambas moram no mesmo prédio, uma no térreo e outra no primeiro andar.

O desafio das arquitetas Thiele König e Mariana Herzog, foi de criar um projeto moderno e contemporâ-neo, mas que mantivesse a integra-ção e ao mesmo tempo proporcio-nasse privacidade a cada uma das famílias. Então, projetaram cada residência com aproximadamente 300,00m², as duas contemplam telhado escondido com platibandas e muito vidro. Os lotes virados para as divisas do condomínio favoreceram a utilização de grandes painéis em vidro. As duas casas são interligadas pelo jardim, onde as arquitetas pro-jetaram um Recanto Zen juntamente com a piscina que fica na residência da filha.

Imagens: Arquivo König e Herzog Arquitetura

A pedido da cliente uma porta imponente da às boas vindas aos visitantes, que ao chegarem ao hall de entrada se deparam com um enorme lustre, que pode ser visto de fora através dos enormes painéis de vidros. “Na esquina da casa, a ideia foi usar grandes painéis de vidro, formando uma “vitrine”, pois a moradora gosta de fazer grandes arranjos e de decorar a casa para as datas especiais” explicam as arquitetas.

No interior da casa, a lareira foi projetada de forma convencional com grandes rasgos de vidro no entorno.

A escada iluminada pelo painel de vidro leva ao andar superior, onde es-tão os dormitórios. Sendo um dos am-bientes uma suíte com closet e lareira.

Já na varanda, na parte de trás, o es-paço é contemplado com churrasqueira e um estar com poltronas de madeira e o espaço Recanto Zen, que faz a inte-gração das residências.

Foi escolhido o porcelanato que imita a madeira para as fachadas, dan-do um toque de rusticidade ao projeto contemporâneo. ““

Arquitetas Thiele König e Mariana Herzog

A ideia foi usar grandes painéis

de vidro, queformaram uma enorme vitrine.

Uma grande vitrini

Espaço lazerNa residência da filha as arquitetas

idealizaram uma área mais jovial, com piscina e espaço gourmet/churrasqueira, onde o casal e os filhos podem receber os amigos para desfrutarem de momen-tos agradáveis. Integrado ao espaço também esta a sala de games. Na parte interna, a lareira é diferenciada, ficando aberta entre o jantar e o living, que possui pé-direito duplo e grande painel de vidro. A residência tem três dor-mitórios, todos suítes. “Pensamos em ambientes amplos, tanto para o casal quanto para os dois filhos.” diz Thiele. “Todas as suítes possuem sacada, sendo a suíte principal com um grande terraço para frente.” completa Mariana.

Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 16: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011Casa / 12Guia da Dezembro de 2011 Casa / 13Guia da

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Ducha e torneira na mesma peça, diferentes tipos de jato, flexibilidade no manuseio, design inovador, durabilidade e garantia de 10 anos são características dessas peças, que de simples elementos tornaram-se valiosos itens na deco-ração de cozinhas, banheiros e lavabos.

Acionadas por toque ou um leve giro, tor-neiras e monocomandos proporcionam maior conforto ao lavar as mãos e maior economia. Produzidas em sua maioria em latão cromado, traduzem uma tendência de que os metais com-põem cada vez mais a decoração.

Para Lusivani Milhão, diretora da SOS Tor-neiras Acqua Store, loja especializada na venda e manutenção dessas peças, o design inovador e as novas cores disponíveis em algumas mar-cas vieram para atender as necessidades dos clientes, que buscam inovação aliada ao custo benefício do produto.

Modelos aliamdesign e tecnologia

Nos últimos tempos os fabricantes investiram muito em design e tecnologia, como o arejador econômico, que restringe a vazão de água, chegan-do a proporcionar até 40% de economia, inde-pendentemente da pressão. Outro item que chama atenção são as válvulas de descargas econômicas, onde as peças são constituídas por uma regulagem de acionamento de 3 ou 6 litros de vazão de água. Inclusive a marca Docol também oferece este produto nas cores preto e branco,

Para ajuda-lo na escolha desses itens, selecio-namos alguns modelos de torneiras, misturadores e monocomandos da SOS Torneiras Acqua Store. Outras informações podem ser obtidas pelo fone: 3043.2223.

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Inovação

Page 17: Guia da Casa - 2011

Dezembro de 2011Casa / 12Guia da Dezembro de 2011 Casa / 13Guia da

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Ducha e torneira na mesma peça, diferentes tipos de jato, flexibilidade no manuseio, design inovador, durabilidade e garantia de 10 anos são características dessas peças, que de simples elementos tornaram-se valiosos itens na deco-ração de cozinhas, banheiros e lavabos.

Acionadas por toque ou um leve giro, tor-neiras e monocomandos proporcionam maior conforto ao lavar as mãos e maior economia. Produzidas em sua maioria em latão cromado, traduzem uma tendência de que os metais com-põem cada vez mais a decoração.

Para Lusivani Milhão, diretora da SOS Tor-neiras Acqua Store, loja especializada na venda e manutenção dessas peças, o design inovador e as novas cores disponíveis em algumas mar-cas vieram para atender as necessidades dos clientes, que buscam inovação aliada ao custo benefício do produto.

Modelos aliamdesign e tecnologia

Nos últimos tempos os fabricantes investiram muito em design e tecnologia, como o arejador econômico, que restringe a vazão de água, chegan-do a proporcionar até 40% de economia, inde-pendentemente da pressão. Outro item que chama atenção são as válvulas de descargas econômicas, onde as peças são constituídas por uma regulagem de acionamento de 3 ou 6 litros de vazão de água. Inclusive a marca Docol também oferece este produto nas cores preto e branco,

Para ajuda-lo na escolha desses itens, selecio-namos alguns modelos de torneiras, misturadores e monocomandos da SOS Torneiras Acqua Store. Outras informações podem ser obtidas pelo fone: 3043.2223.

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Inovação

Page 18: Guia da Casa - 2011

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Concebido para lembrar um bosque, este jardim de 4500m² esta localizado num condomínio fechado na cidade de Gravataí.

Como esculturas a mata nativa, os arbustos e flores pontuam o gramado extremamente verde, dosando a luz, a sombra e o calor. Gramado que induz as pessoas a passearem pelos quatro cantos do espaço e ali, dispensarem algumas horas, como se estivesse em mata fechada.

Ao chegar à residência, um lindo caminho em pedras brancas portuguesas conduz os visitantes ao interior do jardim, onde cada elemento cria um cenário, que pode ser avistado da casa ou de per-tinho.

Não foi por acaso que o paisagista Francisco Steffens criou ini-cialmente o projeto com aspecto de bosque. “Preservamos a mata na-tiva e acrescentamos outras plantas, assim foi possível a integração total do jardim com a natureza já existente.” explica Francisco.

A residência em estilo rústico é cercada pelo imenso jardim com caminhos que levam a um verdadeiro encontro com a natureza. Conforme o paisagista foi utilizado elementos ordenados e outros que tirassem a ordem, mas dessem espontaneidade ao local, como o bosque ao lado da piscina e a cerca viva que percorre a frente da residência.

Segundo o proprietário foi plantado entre 160 e 170 espécies de plantas frutíferas. A ideia é que no futuro enquanto passeia pelo jardim possa também consumir as frutas, que estarão disponíveis em todas as estações do ano.

Francisco explica que o jardim pode ser explorado de qualquer parte da casa, mas se os moradores ou visitantes queiram sentir o perfume, textura ou observar os pássaros, alguns refúgios fazem parte do percurso, criando verdadeiras fotografias vivas.

Fotografiaviva

Dezembro de 2011Casa / 14Guia da Dezembro de 2011 Casa / 15Guia da

Imponentee belo

O porcelanato pede argamassa e re-junte do tipo flexível, a base de epóxi. Eles proporcionam maior aderência, já que as peças são pouco porosas. Re-nato recomenda que o primeiro passo é procurar uma loja especializada, com profissionais capacitados em prestar um serviço adequado de informações. “Existem várias especificações do produto, uma para cada tipo de am-biente. Áreas comerciais diferem das áreas residenciais. E, mesmo dentro desses grandes grupos, temos outras subdivisões com informações técnicas importantes para o uso, conserva-ção, longevidade e desempenho da pedra.”diz Zucatti.

Segundo ele, eventuais problemas que os clientes possam ter, podem estar associados a uma especificação téc-nica inadequada. Na maioria das vezes o produto é escolhido com base na aparência visual e beleza que o mesmo poderá proporcionar ao projeto, daí a importância do aconselhamento com um profissional especializado no as-sunto.

Renato alerta que os profissionais do setor precisam disponibilizar de ferramentas adequadas, treinamento e atualização constantes, pois a evolução dos revestimentos é muito dinâmica.

O porcelato inspira a beleza e exibe-se em tamanhos diferenciados, fácil de instalar, manter e combinar. Assemelha-se as pedras naturais, mas com maior elegância. Em sua composição são utilizadas matérias-primas de grande pureza: argilas brancas, quartzo, caulin e princi-palmente os feldspatos. Matérias escolhidas cuidadosamente e contro-

ladas em laboratórios que garantem a constância de sua qualidade. Conforme o empresário Renato Zucatti, que pos-sui larga experiência no setor, a peça é o grande substituto das pedras naturais, tais como mármores e granitos. “O por-celanato está mais próximo da família das pedras naturais do que da cerâmica, são mais resistentes e é praticamente nula absorção de água”, afirma Renato.

Instalação

““O porcelanato exige os mesmos

cuidados dispensados na

limpeza das pedras naturais

Renato Zucatti

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 19: Guia da Casa - 2011

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Concebido para lembrar um bosque, este jardim de 4500m² esta localizado num condomínio fechado na cidade de Gravataí.

Como esculturas a mata nativa, os arbustos e flores pontuam o gramado extremamente verde, dosando a luz, a sombra e o calor. Gramado que induz as pessoas a passearem pelos quatro cantos do espaço e ali, dispensarem algumas horas, como se estivesse em mata fechada.

Ao chegar à residência, um lindo caminho em pedras brancas portuguesas conduz os visitantes ao interior do jardim, onde cada elemento cria um cenário, que pode ser avistado da casa ou de per-tinho.

Não foi por acaso que o paisagista Francisco Steffens criou ini-cialmente o projeto com aspecto de bosque. “Preservamos a mata na-tiva e acrescentamos outras plantas, assim foi possível a integração total do jardim com a natureza já existente.” explica Francisco.

A residência em estilo rústico é cercada pelo imenso jardim com caminhos que levam a um verdadeiro encontro com a natureza. Conforme o paisagista foi utilizado elementos ordenados e outros que tirassem a ordem, mas dessem espontaneidade ao local, como o bosque ao lado da piscina e a cerca viva que percorre a frente da residência.

Segundo o proprietário foi plantado entre 160 e 170 espécies de plantas frutíferas. A ideia é que no futuro enquanto passeia pelo jardim possa também consumir as frutas, que estarão disponíveis em todas as estações do ano.

Francisco explica que o jardim pode ser explorado de qualquer parte da casa, mas se os moradores ou visitantes queiram sentir o perfume, textura ou observar os pássaros, alguns refúgios fazem parte do percurso, criando verdadeiras fotografias vivas.

Fotografiaviva

Dezembro de 2011Casa / 14Guia da Dezembro de 2011 Casa / 15Guia da

Imponentee belo

O porcelanato pede argamassa e re-junte do tipo flexível, a base de epóxi. Eles proporcionam maior aderência, já que as peças são pouco porosas. Re-nato recomenda que o primeiro passo é procurar uma loja especializada, com profissionais capacitados em prestar um serviço adequado de informações. “Existem várias especificações do produto, uma para cada tipo de am-biente. Áreas comerciais diferem das áreas residenciais. E, mesmo dentro desses grandes grupos, temos outras subdivisões com informações técnicas importantes para o uso, conserva-ção, longevidade e desempenho da pedra.”diz Zucatti.

Segundo ele, eventuais problemas que os clientes possam ter, podem estar associados a uma especificação téc-nica inadequada. Na maioria das vezes o produto é escolhido com base na aparência visual e beleza que o mesmo poderá proporcionar ao projeto, daí a importância do aconselhamento com um profissional especializado no as-sunto.

Renato alerta que os profissionais do setor precisam disponibilizar de ferramentas adequadas, treinamento e atualização constantes, pois a evolução dos revestimentos é muito dinâmica.

O porcelato inspira a beleza e exibe-se em tamanhos diferenciados, fácil de instalar, manter e combinar. Assemelha-se as pedras naturais, mas com maior elegância. Em sua composição são utilizadas matérias-primas de grande pureza: argilas brancas, quartzo, caulin e princi-palmente os feldspatos. Matérias escolhidas cuidadosamente e contro-

ladas em laboratórios que garantem a constância de sua qualidade. Conforme o empresário Renato Zucatti, que pos-sui larga experiência no setor, a peça é o grande substituto das pedras naturais, tais como mármores e granitos. “O por-celanato está mais próximo da família das pedras naturais do que da cerâmica, são mais resistentes e é praticamente nula absorção de água”, afirma Renato.

Instalação

““O porcelanato exige os mesmos

cuidados dispensados na

limpeza das pedras naturais

Renato Zucatti

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 20: Guia da Casa - 2011