guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · pdf...

12
1 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

Upload: lytram

Post on 07-Mar-2018

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

1

Guia carreiras e salários em

contabilidade 2017

Page 2: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

2 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

IntroduçãoO mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, tanto para empresas, quanto para profissionais. Ainda sofrendo com os impactos da crise, o setor contábil enfrentará alguns desafios ao longo de 2017, mas que poderão tam-bém se transformar em oportunidades.

Para isso, é importante entender quais são as tendências do mercado, como os profissionais da área vêm conseguindo ganhar destaque e o que as em-presas (pequenas, médias e grandes) vêm buscando em seus funcionários.Se você trabalha com contabilidade e busca crescer no setor, conquistar no-vas posições e superar diferentes desafios em 2017, este eBook é perfeito para você. Com este guia, você terá acesso às faixas salariais pagas pelo se-tor contábil, além de conhecer quais são as principais tendências para este ano e como o profissional contábil deve se preparar para o novo cenário que está por vir.

Boa leitura!

Page 3: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

3 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

O mercado contábil em 2017Devido às dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos, especialmente em 2016, o aumento máximo na remuneração de profissio-nais contábeis em 2017 não ultrapassa 7%, número bem inferior ao do ano passado, que chegou a 10%.

Isso indica que as mudanças de emprego deverão ser baseadas muito mais em oportunidades de crescimento profissional do que em ganhos salariais, que provavelmente não serão tão frequentes este ano. As alterações sala-riais serão bem pequenas quando comparadas a anos anteriores. Por isso, o momento atual é o de buscar se fortalecer profissionalmente no mercado.Outra questão importante a ser comentada é a exigência das contratações. O mercado contábil está difícil, mas está ainda mais complicado para os profissionais sem ou pouca qualificação. Os gerentes de recursos humanos relatam que têm buscado funcionários especializados na área. Ou seja, os empresários contábeis precisam buscar cada vez mais aprimoramento no próprio setor de trabalho, além de trabalhar outras habilidades, como comu-nicação, conhecimento em inglês e versatilidade.

De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert Half (2017), as áreas de grandes oportunidades este ano são o agronegócio, a exportação, o setor farmacêutico, a indústria da beleza e a de tecnologia. Por causa dos desafios em encontrar e manter profissionais qualificados, existe uma grande deman-da para os setores fiscal, contábil, controladoria e auditoria.

Page 4: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

4 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

O novo perfil profissional do empresário contábilEm função da instabilidade econômica na qual o Brasil se encontra, o setor contábil passou a sofrer muito mais pressão por parte das empresas. Isso porque as demandas do mercado se tornaram muito mais exigentes e o re-lacionamento entre prestadores de serviço e clientes muito mais delicado.

É preciso que o controle de custos seja ainda mais rigoroso e que as análises financeiras e o processamento de dados sejam ainda mais criteriosos. Tudo isso para que os gerentes consigam tomar decisões baseadas em informa-ções confiáveis. Dessa forma, o profissional de contabilidade assume uma função até então nova e de grande responsabilidade.

Considerando o incerto cenário de mudanças, surge no ramo contábil a necessidade de um profissional que as-suma cada vez mais um perfil mais estratégico, em vez de se preocupar apenas com o lado operacional do trabalho.É preciso que o contador passe a enxergar o negócio como um todo, contribuindo mais do que apenas com o seu se-tor específico. Ele deve estudar mais sobre legislação, ser capaz de gerar economia e atuar de forma estratégica jun-to à equipe comercial. Já aqueles que ocupam cargos de média gerência precisam estar preparados para assumir mais responsabilidades e acumular funções estratégicas e transacionais.

De acordo com o Guia de Carreiras e Salários de Robert Half (2017), quase 100% dos profissionais contábeis consideram essa nova tarefa bem desafia-dora. Isso dificulta bastante o papel do líder de uma empresa em encontrar funcionários qualificados o suficiente para atender às demandas do mercado.

Essa dificuldade, no entanto, pode se transformar em oportunidade para o contador que estiver bem preparado. Afinal, cerca de 48% dos gerentes afir-mam que os maiores problemas na hora da contratação referem-se justa-mente à escassez de especialistas. O profissional que mostra seu valor, que busca conhecimento e se aprimorar, que tem iniciativa e não tem resistência a mudanças com certeza sairá na frente e ganhará destaque aos olhos dos gerentes e clientes.

Surge no ramo contábil a necessidade de um profissional que assuma cada vez mais um perfil mais estratégico.

Page 5: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

5 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

Pensando nessas questões, preparamos algumas dicas que ajudarão você a se preparar para o universo contábil em 2017:

1. Digitalização dos departamentos

Apesar da necessidade de digitalização dos departamen-tos não ser uma novidade, ela ainda é apontada como um dos maiores desafios para a informatização do setor contábil. A padronização de processos, os atuais modelos organizacionais e a capacidade de execução dos funcio-nários foram apontados como os principais desafios para a informatização da área. Os profissionais com experti-ses tecnológicas e que fizerem uso de softwares de ges-tão, certamente estarão em posição de vantagem quan-do comparados a outras estruturas menos tecnológicas e mais tradicionais do setor contábil.

2. Atualização e Autoconhecimento Técnico

As frequentes mudanças na legislação, associadas às novas exigências fiscais decorrentes da implantação SPED, Bloco K, notas fiscais eletrônicas, entre outras inovações do governo, exigem um novo perfil de profissional contábil. O contador ideal deve acompanhar o ritmo das mudanças no setor e deve ter alto conhecimento técnico. É aconselhável que o profissional desse ramo esteja se reciclando a todo o momento, atualizando-se sobre as mudanças do setor e investindo em formações complementares, principalmente se buscar especialização em alguma área determinada, o que é recomendável.

3. Desenvolvimento de Habilidades Pessoais

Melhorar a capacidade de comunicação, ter mais flexibilidade e proatividade podem aumentar bastante as oportunidades para quem já está inserido no mercado. Profissionais que apostarem em bons relacionamentos com co-legas e parceiros se beneficiarão desse momento. As pesquisas apontam que esses profissionais, com perfis mais comportamentais, têm se destaca-do quando comparados aos que possuem um perfil mais técnico. É cada vez maior a preocupação das empresas com profissionais mais comunicativos, com bons relacionamentos interpessoais, com perfis mais gerenciais, com mais resiliência e comprometimento com os resultados.

Os profissionais com expertises tecnológicas e que fizerem uso de softwares de gestão, certamente estarão em posição de vantagem.

Page 6: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

6 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

O mercado está muito mais exigente em relação às habilidades exigidas do empresário contábil. Justamente por assumirem perfis mais estratégicos e empreendedores, os profissionais da área precisam mostrar cada vez mais que estão sempre pensando à frente e buscando aprimorar o próprio traba-lho. Os gestores estão cada vez mais exigentes e procuram funcionários que mostrem valor e contribuam para o crescimento da empresa.Cerca de 95% dos gerentes afirmam que estão receosos em relação à capa-cidade de suas equipes de executar iniciativas em 2017, pois afirmam que há uma grande falta de conhecimento técnico na área. Eles também comentam que existe uma forte resistência a mudanças por parte dos contadores.

Habilidades mais valorizadas no setor contábil

Versatilidade

Habilidades de negociação e comunicação

Inglês

Estabilidade

Trabalho em equipe

Foco no resultado

Page 7: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

7 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

Como se preparar para 2017

Como já foi mencionado anteriormente, o conhecimento técnico é funda-mental para o empresário contábil, além de ser muito importante para seu desenvolvimento e sua valorização profissional. Mas é preciso lembrar que não basta isso para conquistar uma vaga de trabalho.

O contador precisa ter em mente que grande parte do esforço precisa ser dele mesmo. Ele deve ser competen-te, proativo, interessado, colaborativo e apresentar um comportamento adequado condizente com a empresa na qual trabalha.

Uma dica valiosa é buscar conhecer a cultura e entender como funciona o lugar se pretende desenvolver ativida-des profissionais. Afinal, o perfil de um contador deve estar alinhado ao da empresa onde ele atua e, por isso, é tão importante que ele tenha um perfil comportamental de acordo com o resto da equipe. Muitos gestores têm valorizado essa questão, que passou a ser tão importante quanto as habilidades técnicas.

Especializar-se em um determinado nicho também pode fazer a diferença na hora da contratação. Conhecimento focado hoje em dia tem sido mais requisitado do que o conhecimento geral. Dificilmente os profissionais são bons em tudo e, mesmo que fossem, provavelmente o mercado não teria dinheiro para pagá-los. Portanto, o indicado é que se desenvolva a mais alta qualidade técnica relacionada à área onde se pretende atuar.

O perfil de um contador deve estar alinhado ao da empresa onde ele atua.

Page 8: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

8 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

Faixa Salarial

Segundo o Guia de Carreiras e Salários da Robert Half (2017), estas são as faixas salariais para o segmento contábil este ano:

Cargo2016 2017

Mínimo Máximo Mínimo Máximo

Empresas de pequeno e médio porte

Gerente Contábil / Fiscal R$ 10.000 R$ 16.000 R$ 10.000 R$17.000

Coordenador Contábil / Fiscal R$ 6.100 R$ 11.000 R$ 6.500 R$ 11.000

Analista Contábil / Fiscal Sênior R$ 5.000 R$ 7.500 R$ 5.500 R$ 7.800

Analista Contábil / Fiscal Pleno R$ 3.500 R$ 5.500 R$ 3.600 R$ 5.500

Analista Contábil / Fiscal Júnior R$ 2.600 R$ 3.500 R$ 2.700 R$3.500

Empresas de grande porte

Gerente Contábil / Fiscal R$ 12.100 R$ 26.000 R$ 13.000 R$26.000

Coordenador Contábil / Fiscal R$ 8.100 R$ 14.000 R$ 8.600 R$ 14.000

Analista Contábil / Fiscal Sênior R$ 6.600 R$ 10.000 R$ 7.000 R$ 10.000

Analista Contábil / Fiscal Pleno R$ 4.500 R$ 6.500 R$ 4.600 R$ 6.500

Analista Contábil / Fiscal Júnior R$ 3.100 R$ 4.000 R$ 3.200 R$4.000

Page 9: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

9 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

Opinião do especialista Lide com tributos de forma estratégica e ganhe dinheiropor Edgar Madruga: Professor, Coordenador do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG e parceiro do NIBO.

Loucura? Gestão Estratégica de impostos é a bola da vez em 2017.

Quanto mais você tratar a contabilidade tributária como estratégia, mais oportunidades verá. Esse ponto de vista defendido por mim é antigo e todos os anos eu o valido novamente com meus relacionamentos no ano que se passou. Tem muita gente pagando mais impostos que deve. Tem muita gen-te que implanta controle de estoques por causa de SPED e descobre um mundo de desperdícios em sua empresa.

Vou dar um exemplo real do que vivenciei em 2016. Um empresário descobriu uma fraude de cinco milhões de reais ao simplesmente implantar escrituração contábil “de verdade”. Como? A sua contabilidade era uma peça de ficção ignorada pela administração. Um gestor de confiança percebeu que o controle financeiro era fei-to banco a banco (não existia uma conciliação bancária agrupada de todas as contas) e passou a pagar um DAN-FE duas vezes em cada banco. Como a empresa permi-tia pagamentos em dinheiro, o desvio foi muito fácil de se fazer. Ao implantar um sistema decente de controle contábil, a duplicidade documental apareceu como erro no primeiro mês de implantação, pagando dessa forma com juros os custos do mesmo.

O uso das informações tributárias não deve ser para uso exclusivo do FISCO, mas é isso o que mais vejo. Quer um exemplo de uso ge-rencial? Uma empresa do ramo de construção civil de grande porte reduziu em 15% seus custos com alimentação ao somente cruzar os dados médios de faltas dos funcionários versus a quantidade de refeições pagas. Não eram descontadas as refeições que não eram servidas.

Informações como essas estão dentro dos dados enviados ao FISCO e pas-sam pela contabilidade e por outros setores sem nenhuma análise. Pois é, já consegue imaginar todo esse potencial?

As consequências das novas tecnologias tributárias farão você ter cada vez mais sérias dificuldades em sobreviver num mercado altamente competitivo se você não se adaptar aos cenários que não são do seu controle.

Page 10: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

10 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

Se esses argumentos abordados acima não despertaram alguns insights em você, vou colocar mais um ponto de vista. As consequências das novas tec-nologias tributárias farão você ter cada vez mais sérias dificuldades em so-breviver num mercado altamente competitivo se você não se adaptar aos cenários que não são do seu controle.

Vou reproduzir uma frase de um amigo, Álvaro Bahia, auditor fiscal e coor-denador técnico do ENCAT, entidade responsável pela gestão e implantação da NF-e e demais documentos fiscais eletrônicos no Brasil: “Desde o lança-mento da NF-e, a partir do ano de 2006, e de outros tipos de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e), a exemplo do Conhecimento de Transporte Ele-trônico (CT-e), Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), nos concentramos em criar mais do que uma ‘simples’ migração dos conceitos de documentos em papel para o formato eletrônico, buscando permanentemente a implementação de inova-ções disruptivas para possibilitar a evolução exponencial dos processos da própria Administração Tributária e de todos os demais atores que se interre-lacionam com os DF-e.”

Recomendo que você analise os impactos em suas estratégias empresariais de projetos, como IoT Fiscal (Internet das Coisas Fiscal), Cloud Fiscal e Sistema Brasil-Id, que utiliza tecnologia OCR (Optical Character Recognition) e Rádio Frequência (RFID) na fiscalização, chegando a ter acesso até mesmo ao valor e ao número da apólice do seguro das cargas transportadas por um veículo.

E os impactos das recentes alterações no imposto de serviços nos seus pre-ços? E as alterações dos NCm’s? E quando o Brasil trocar informações bancá-rias com 101 países a partir de 2018? Tem dinheiro lá fora? A Receita Federal receberá informações de brasileiros no exterior e enviará dados de contas mantidas por estrangeiros aqui.

Esses são pequenos exemplos, mas o universo é amplo e os impactos tam-bém. Quer saber mais? Acesse o meu blog (www.edgarmadruga.com) e veja todo o conteúdo que existe gratuitamente nos canais do NIBO. Enfim, corra atrás. Darwin já nos ensinava uma máxima científica que afirma que não é o mais forte ou inteligente que sobrevive, e sim o que melhor se adapta.

Que seja você o sobrevivente deste cipoal tributário em que vivemos e não o seu concorrente.

Um ano próspero e cheio de realizações a você.

Page 11: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

11 Guia carreiras e salários em contabilidade 2017

Sobre o NiboO NIBO é uma empresa de tecnologia de ponta focada em desenvolver fer-ramentas que visam revolucionar a rotina de milhares de empresários con-tábeis pelo Brasil. Nós nascemos com o objetivo de ajudar os contadores a resolver diversos desafios recorrentes na rotina de toda empresa de conta-bilidade, como: demora na digitação manual do movimento financeiro dos clientes, atraso na entrega de documentos e clientes que não têm o mínimo de controle financeiro. Abraçamos a missão de resgatar o valor do contador no Brasil e não vamos descansar até alcançarmos nosso objetivo.

Compartilhe nas redes sociais!

Page 12: Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 - nibo.com.br · PDF filenicação, conhecimento em inglês e versatilidade. De acordo com o Guia de Carreiras e Salários da Robert

12

Nós aqui do Nibo temos uma missão sublime que é a de resgatar

o valor do contador no Brasil.

Para conhecer o Nibo melhor, agende uma demonstração conosco clicando aqui. Para

maiores informações entre em contato pelo [email protected]

Um grande abraço e sucesso!

Equipe Nibo

Gestão FinanceiraImportador UniversalControle de Caixa

Você ainda digita o movimento financeiro

de clientes que possuem um ERP ou programa

financeiro?

Seus clientes precisam de um software de gestão

financeira simples, econômico e fácil de usar?

Você tem clientes pequenos que não usam

e não querem usar nenhum sistema?