guetto de varsóvia – rua mila 18

42
GUETTO DE VARSÓVIA RUA MILA 18

Upload: pedropedro1954

Post on 06-Dec-2015

21 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Visita a Varsóvia á procura de Mila 18 de Leon Uris

TRANSCRIPT

Page 1: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

GUETTO DE VARSÓVIA

RUA MILA 18

Page 2: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

O que restou do GUETO de Varsóvia

(1ª parte)

Conhecer Varsóvia, assistir a um recital de Chopin e peregrinar pelos caminhos do Holocausto foram os principais motivos que me levaram à Polônia.

Uma de minhas curiosidades era conhecer o que ainda restava do Gueto de Varsóvia, do qual há muito tomara conhecimento, com mais detalhes históricos através do livro do notável autor Leon Uris, que recomendo aos meus leitores (best-seller imperdível ligado à Segunda Guerra Mundial, editado repetidas vezes e que poderá ser encontrado nas principais livrarias brasileiras e portuguesas).

Página 2

Page 3: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Com a pujança de seu estilo epopeico, Leon Uris nos leva aos subterrâneos do Gueto de Varsóvia, onde explode, heróica, a resistência dos judeus poloneses às tropas de Hitler.

São páginas de horror, são páginas de heroísmo.

Horror diante do paradoxo de ver tão poucos resistirem a tantos...

Heroísmo absurdo, impossível, que atinge o inatingível... Um hino à coragem e dignidade humanas.

Página 3

Page 4: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Sem ter uma pista de como e onde começar essa peregrinação, pensei em unir-me a uma turnê se o preço fosse acessível (ainda em casa, ao procurar na Internet, porém, descartara a ideia pelo preço além de minha possibilidade). Ao informar-me na recepção do albergue (hostel) onde me hospedava, a moça rápida e simplesmente passou-me às mãos o folheto acima, Varsóvia Judaica. "E onde fica o Gueto de Varsóvia?", perguntei-lhe. "A um quarteirão à esquerda, saindo do albergue!", respondeu-me. "Tão perto!" exclamei animado, sem imaginar as longas caminhadas que me aguardavam.

Página 4

Page 5: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

(A seta indica onde situa-se o albergue.) Outra surpresa foi saber que o Gueto ficava no centro da cidade de Varsóvia, mesmo naquele tempo. Antes da Segunda Guerra, 30% da população de Varsóvia era judaica, sendo a segunda comunidade na Europa. Pelo mapa pude ver a demarcação de onde se localizava o Gueto, inclusive com pontos numerados, de 1 a 26, indicando lugares originais remanescentes, monumentos ou locais exactos onde aconteceram episódios dramáticos ligados ao cruel confinamento de 450.000 judeus de Varsóvia e de cidades vizinhas em um gueto, construído em Novembro de 1940, em uma área de somente 1km quadrado.

Página 5

Page 6: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

A foto deste moderníssimo edifício não está fora de lugar nesta postagem! Assim como outros mostrados na primeira postagem, está localizado exactamente "dentro do Gueto", isto é, no local onde foi o Gueto.

Página 6

Page 7: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

E de vez em quando na longa caminhada encontrava indicações de onde exactamente passava o muro do Gueto.

Em 19 de Abril de 1943 começou o levante do Gueto de Varsóvia, narrado por Leon Uris. No mesmo ano, seis meses após, nascia o autor deste blog...

Página 7

Page 8: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

O primeiro lugar visitado, na Rua (Ulica) Sienna...

... onde pode ser visto parte do muro original, de 3 metros de altura. Fica no pátio de uma escola, praticamente não aberto à visitação, mas entrei no portão junto com estudantes que concordaram em fotografar-me (na minha mão, o mapa ainda intacto, para no final da longa caminhada, que durou praticamente dois dias, ficar amarrotado pelo constante uso).

Página 8

Page 9: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Em bronze o centro de Varsóvia e em relevo o Gueto, que à medida que os nazistas iam esvaziando, enviando milhares de judeus para os campos de extermínio, diminuía também em sua área.

O mapa indicava o número próximo, onde haveria possibilidade de ver mais uma parte do muro, na Rua Zlota 62, simplesmente à entrada de um bloco residencial.

Página 9

Page 10: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Demorei-me um pouco mais nesse lugar, fotografando-o...

Página 10

Page 11: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

... e reflectindo no drama das pessoas, das famílias, confinadas por detrás daqueles muros...

... minguando dia a dia a sua subsistência bem como a sua esperança de sobrevivência, o que o livro de Leon Uris descreve

Página 11

Page 12: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

quase em detalhes. Para homenagear a memória dessas pessoas, minha necessidade foi não somente de ver as únicas partes que restaram do muro, mas também a de tocar naqueles tijolos que tudo testemunharam.

Em Maio de 1992, o então Presidente de Israel, Chaim Herzog, visitou o lugar e homenageou os mártires com uma placa de bronze.

Página 12

Page 13: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Outras placas homenageando as vítimas, do Museu do Holocausto Yad-Vashem, em Jerusalém, e outra, visível na foto, do Museu em Houston.

Rua Mila... uma boa caminhada até lá!

Página 13

Page 14: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

E eu chegava a um lugar-chave no contexto de toda a tragédia dos judeus poloneses...

Página 14

Page 15: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Exactamente aqui ficava a célebre Mila 18, o prédio em cujo porão instalaram o bunker ocupado pelo comando da Resistência Judaica. Depois da guerra, em 1946, este monumento foi formado das ruínas do prédio e erigido um memorial com inscrição em polonês, iídiche e hebraico.

Página 15

Page 16: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Em 8 de Maio de 1943, o bunker foi descoberto pelas tropas alemãs. Muitos guerreiros da Resistência cometeram suicídio, incluindo um dos líderes do levante do Gueto, Mordecai Anielewicz.

Janusz Korczak (1878-1942) foi um médico pediatra e educador que devotou sua vida às crianças. Em 1912, assumiu a direcção do Orfanato Judaico de Varsóvia. Através de sua vida, lutou pelos direitos infantis e escreveu diversos livros. Em 1940, seu orfanato foi transferido para o Gueto. Em Agosto de 1942, Janusz

Página 16

Page 17: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Korczak foi mandado com suas crianças para o campo de extermínio Treblinka, onde todos pereceram.

Conhecendo sua história, e inclusive tendo fotografado a escultura de Janusz segurando uma criança e tomando a mão de outra, no Museu do Holocausto Yad-Vashem, em Jerusalém, ainda que cansado das longas caminhadas, quis visitar o seu orfanato original, seguindo o mapa e dirigindo-me para o ponto 12, fora dos muros do Gueto.

Página 17

Page 18: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

O silêncio do lugar, rompido somente pelo canto dos passarinhos, fala alto ao coração. Fiz ali uma pausa para retornar ao albergue, pois meus pés doíam muito...

Mas não me permiti queixar-me - a mim mesmo, no caso - em momento algum, lembrando-me desta foto que sempre me chamou a atenção pela semelhança do menino maior comigo quando com a sua idade... Com sua família caminharam 1km e meio ... directo ao crematório de Auschwitz-Birkenau.

Página 18

Page 19: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Foi-lhes imposto um reino de terror, que ceifou a vida de mais de 100 mil dentro do Gueto, sem falar nos milhares que iam sendo frequentemente levados para o extermínio no campo de Treblinka; cenas como esta foram-se tornando mais e mais parte da vida do Gueto.

Outra foto que mostra a condição sub-humana do apinhado Gueto de Varsóvia, que se deteriorava mais e mais.

Página 19

Page 20: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

É conhecida esta foto patética de uma mulher marcada pelo sofrimento tentando vender braçadeiras com estrelas de Davi dentro do Gueto.

Página 20

Page 21: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Sem comentário.

Nota: As três primeiras fotos históricas do Gueto foram extraídas do livro "The Living History Forum", adquirido no Museu do Holocausto em Estocolmo.

Página 21

Page 22: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

O que restou do GUETO de Varsóvia

(2ª parte)

No dia seguinte, continuei minha caminhada ao que ainda me faltava ver do que restou do Gueto de Varsóvia. Novamente, dia bastante nublado e ameaçador e pés doloridos do dia anterior, tanto o dia quanto os pés compatíveis com a minha peregrinação.

Página 22

Page 23: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

E assim passei pelo Monumento aos Heróis do Gueto, que foi inaugurado quando tudo ao redor ainda eram ruínas, para comemorar os cinco anos da insurreição do Gueto (que durou algumas semanas). Um moderno e grande edifício está sendo construído em frente ao Monumento que será o Museu da História dos Judeus Poloneses.

Página 23

Page 24: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

No local há um poster com fotos do que foi a vida no Gueto. Exactamente diante do Monumento, onde param dezenas de ônibus de turismo, encontrei uma excursão de brasileiros de Belém-PA. Um momento de confraternização com gente nossa também interessada no Holocausto e em sua mensagem "Nunca Mais!", conforme conversei com alguns deles.

Página 24

Page 25: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

O general nazista Jurgen Strop, responsável pela liquidação do Gueto de Varsóvia, decidiu que demolindo a grande sinagoga, construída em 1875-78, seria o símbolo de sua vitória, o que de fato aconteceu no dia 16 de maio de 1943, às 20h15.

Na foto, a Sinagoga Nozyk...

Página 25

Page 26: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

...construída nos anos 1898-1912 e que durante a guerra foi utilizada como estábulo. Hoje é não somente um lugar de prática religiosa, mas também um importante Centro Cultural Judaico.

Não entrei na sinagoga, mas encontrei diversos judeus ortodoxos nas proximidades e com um deles conversei. Conversa rápida, mas de profundo significado. No final, um deles deu uma

Página 26

Page 27: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

batida no meu ombro, que considerei um grande gesto de carinho. Cada judeu que encontrei considerei um símbolo da derrota nazista, o mesmo sentimento de visitar sinagogas ou centro culturais judaicos ou o grande Monumento ao Holocausto em Berlim, vizinho ao Portão de Brandemburgo, onde os nazistas faziam suas grandes paradas em homenagem ao Terceiro Reich, que "duraria 1000 anos".

No prédio onde funciona o Teatro Judaico, fotografei esta placa dourada onde fica a Associação "Crianças do Holocausto" na Polônia. Quantas dessas crianças, hoje pessoas idosas, não terão sido salvas por Irene Sendler (ver link)? Um almoço em um clube judaico nas proximidades reunia a comunidade para a comemoração de um evento especial.

Página 27

Page 28: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Outra foto que mostra que o Gueto ficava na hoje próspera e moderna Polônia. A foto acima e as seguintes são de duas famosas esquinas de prédios preservados desde aquela época, de fato, os únicos prédios preservados do Gueto.

Página 28

Page 29: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

As fotos são de moradores...

... da época.

Foram expulsos de...

Página 29

Page 30: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

... seus próprios lares ou então compartilharam-no com dezenas de outras pessoas.

É um dos poucos fragmentos da "Varsóvia Judaica"...

Página 30

Page 31: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

... nos quais o clima do velho quarteirão judaico é reavivado num festival anual.

O lugar principal em que milhares de judeus do Gueto eram reunidos para partirem para o Campo de Extermínio de Treblinka,

Página 31

Page 32: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

cerca de 90km de Varsóvia (veja postagem ainda em construção, adiante).

Homens ficavam à esquerda e mulheres e crianças à direita.

Página 32

Page 33: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Hoje, no exacto lugar na Stawki Street 10, ergue-se o monumento que lembra em seu estilo um vagão ferroviário.

"Ao longo deste caminho de sofrimento e morte, cerca de 300.000 judeus foram conduzidos em 1942-1943 desde o Gueto de Varsóvia até as câmaras de gás dos campos de extermínio nazistas."

Página 33

Page 34: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Na absoluta impossibilidade de serem inscritos nomes verdadeiros das pessoas que embarcaram para a morte,

... nomes representativos, masculinos e femininos, de A a Z, foram registrados nas paredes do monumento.

Página 34

Page 35: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

E ali encontrei o nome Pawel, que significa Paulo em polonês. Não procurei os nomes judaicos de meus filhos; seria aumentar a emoção.

Neste lugar onde fica o Radisson Hotel, de uma rede de hotéis de luxo da Europa, na Rua Grzybowska, situava-se a residência de Adam Czerniaków, presidente da Comunidade Judaica (Judenrat), que ali cometeu suicídio em 23 de julho de 1942. O papa João Paulo II tem uma grande avenida com seu nome.

_________________________________

Página 35

Page 36: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Conhecida foto de membros da Resistência sendo levados para a morte.

Muitos, no entanto, cometeram suicídio antes de serem encontrados nos dias finais do Gueto.

____

Abaixo, recortes amarelados de uma revista antiga, com texto de Gerald Reitlinger, que guardo comigo há muitos anos, antes mesmo de ter lido o "Mila 18", de Leon Uris.

Página 36

Page 37: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

A última foto do artigo, à direita, mostra o que restou do Gueto de Varsóvia, somente ficando de pé pouquíssimos prédios e a Igreja

de Santo Agostinho.____________________________________

Página 37

Page 38: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

L i n k s

Trailers de filmes recentes sobre o Gueto de Varsóvia:

"O Pianista", do diretor judeu-polonês Roman Polanski:.

http://www.youtube.com/watch?v=itR0-I9idXk.

Uprising (Levante ) Desconheço o título em português. .

http://www.youtube.com/watch?v=pZVCsQxVgfE.

"The courageous heart of Irena Sendler"(O corajoso coração de Irena Sendler).

http://www.youtube.com/watch?v=99O2ZOt_jwU.

Veja no "Índice de todos os meus tópicos" uma postagemhomenageando essa heroína que salvou 2.500 crianças do

Gueto.

________________________

Página 38

Page 39: Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

Guetto de Varsóvia – Rua Mila 18

No Museu do Holocausto Yad-Vashem em Jerusalém, o maior monumento é o que homenageia os que morreram no Gueto de Varsóvia (fotografado parcialmente):

http://paulofranke.blogspot.com/2010/05/iv-israel-yad-vashemsepultura-oskar.html

Página 39