guerra_fria.doc

1
A Guerra Fria foi um conflito que não resultou em confronto armado, foi uma disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética, que transcorreu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e findou em 1991, com o fim da União Soviética. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão das áreas de influências do capitalismo e do socialismo. O principal ponto da Guerra Fria foi a difusão dos sistemas político- econômicos existentes, de um lado o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos; e do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética. É importante lembrar que os dois eram as duas maiores potências mundiais que constituíam o mundo bipolar. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética aplicou grande esforço para a expansão do socialismo no Leste Europeu, além de países do continente africano e asiático. Tal iniciativa repercutiu como uma ameaça para seu rival, os Estados Unidos. A principal preocupação de ambos estava relacionada à questão da predominância de uma das influências, que poderia significar a hegemonia de uma potência sobre a outra, esse temor elevou ainda mais a rivalidade entre eles. Assim, americanos e soviéticos saíram em busca de aliados para expandir suas respectivas ideologias. O clima de apreensão fez com que as potências em questão saíssem em disparada para o desenvolvimento de inovações bélicas, produzindo um gigantesco arsenal bélico, como armas, mísseis, submarinos e armamentos nucleares capazes de destruir o planeta. Durante a Guerra Fria o mundo conviveu com um constante clima de tensão entre americanos e soviéticos, uma vez que qualquer situação envolvendo os dois países poderia gerar um conflito armado sem precedentes. Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola

Upload: tiberio-cesar

Post on 27-Sep-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Guerra fria

TRANSCRIPT

A Guerra Fria foi um conflito que no resultou em confronto armado, foi uma disputa ideolgica entre Estados Unidos e Unio Sovitica, que transcorreu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e findou em 1991, com o fim da Unio Sovitica. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econmica, diplomtica e tecnolgica que tinha como objetivo a expanso das reas de influncias do capitalismo e do socialismo.

O principal ponto da Guerra Fria foi a difuso dos sistemas poltico-econmicos existentes, de um lado o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos; e do outro, o socialismo, liderado pela Unio Sovitica. importante lembrar que os dois eram as duas maiores potncias mundiais que constituam o mundo bipolar.

Aps a Segunda Guerra Mundial, a Unio Sovitica aplicou grande esforo para a expanso do socialismo no Leste Europeu, alm de pases do continente africano e asitico. Tal iniciativa repercutiu como uma ameaa para seu rival, os Estados Unidos.

A principal preocupao de ambos estava relacionada questo da predominncia de uma das influncias, que poderia significar a hegemonia de uma potncia sobre a outra, esse temor elevou ainda mais a rivalidade entre eles. Assim, americanos e soviticos saram em busca de aliados para expandir suas respectivas ideologias.

O clima de apreenso fez com que as potncias em questo sassem em disparada para o desenvolvimento de inovaes blicas, produzindo um gigantesco arsenal blico, como armas, msseis, submarinos e armamentos nucleares capazes de destruir o planeta.

Durante a Guerra Fria o mundo conviveu com um constante clima de tenso entre americanos e soviticos, uma vez que qualquer situao envolvendo os dois pases poderia gerar um conflito armado sem precedentes.

Por Eduardo de Freitas

Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola