grande noticia

2
Gazeta de Alagoas - Maceió - AL 07/11/2012 - 08:13 Clássico Cult, uma confraria de tolos ridiculariza a banalidade moderna Com uma reflexão para lá de elaborada sobre as convenções humanas, livro de John Kennedy Toole – que se suicidou em 1969, aos 31 anos – ganha reedição no Brasil André Barcinski O escritor norte-americano John Kennedy Toole não viveu para ver o sucesso de Uma Confraria de Tolos. Incapaz de conseguir uma editora para publicar o livro e sofrendo de graves crises de depressão, Toole cometeu suicídio em 1969, aos 31 anos. Sua mãe, Thelma, encontrou uma cópia do manuscrito entre os pertences do filho e brigou por muitos anos para conseguir uma editora. Uma Confraria de Tolos foi finalmente publicado nos Estados Unidos em 1980. No ano seguinte, Toole ganhou um Pulitzer póstumo. Desde então, o livro tornou-se um clássico cult da literatura satírica norte-americana, frequentemente comparado a obras de Mark Twain. A prosa ácida de Toole ganhou admiradores como o grande escritor chileno Roberto Bolaño, que citava o livro entre seus favoritos. Uma Confraria de Tolos começa com uma frase de Jonathan Swift, um dos autores prediletos de Toole: “Quando surge no mundo um verdadeiro gênio, pode-se identificá-lo por este sinal: contra ele se juntam em uma aliança todos os tolos”. O personagem principal do livro, Ignatius J. Reilly, é um trintão obeso, glutão, flatulento e mal- humorado, que mora com a mãe e vive amaldiçoando o mundo moderno. Ignatius leva a frase de Swift a sério: ele é um anti-herói, deslocado do mundo e nascido na época errada, que se considera sempre perseguido por uma cambada de idiotas. Não é à toa que muitos críticos chegam mesmos a comparar Ignatius a Dom Quixote. Os dois personagens vivem sempre em conflito com o mundo “real”. SERVIÇO Título: Uma Confraria de Tolos Autor: John Kennedy Toole Tradução: Alice Xavier

Upload: thiago-trajano

Post on 27-Sep-2015

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

noticia sobre fatos americanizados

TRANSCRIPT

  • Gazeta de Alagoas - Macei - AL07/11/2012 - 08:13

    Clssico Cult, uma confraria de tolosridiculariza a banalidade modernaCom uma reflexo para l de elaborada sobre as convenes humanas, livro de JohnKennedy Toole que se suicidou em 1969, aos 31 anos ganha reedio no Brasil

    Andr Barcinski

    O escritor norte-americano John Kennedy Toole no viveu para ver o sucesso de UmaConfraria de Tolos. Incapaz de conseguir uma editora para publicar o livro e sofrendo de gravescrises de depresso, Toole cometeu suicdio em 1969, aos 31 anos.

    Sua me, Thelma, encontrou uma cpia do manuscrito entre os pertences do filho e brigou pormuitos anos para conseguir uma editora. Uma Confraria de Tolos foi finalmente publicado nosEstados Unidos em 1980. No ano seguinte, Toole ganhou um Pulitzer pstumo. Desde ento, olivro tornou-se um clssico cult da literatura satrica norte-americana, frequentementecomparado a obras de Mark Twain.

    A prosa cida de Toole ganhou admiradores como o grande escritor chileno Roberto Bolao,que citava o livro entre seus favoritos. Uma Confraria de Tolos comea com uma frase deJonathan Swift, um dos autores prediletos de Toole: Quando surge no mundo um verdadeirognio, pode-se identific-lo por este sinal: contra ele se juntam em uma aliana todos os tolos.

    O personagem principal do livro, Ignatius J. Reilly, um trinto obeso, gluto, flatulento e mal-humorado, que mora com a me e vive amaldioando o mundo moderno. Ignatius leva a frasede Swift a srio: ele um anti-heri, deslocado do mundo e nascido na poca errada, que seconsidera sempre perseguido por uma cambada de idiotas. No toa que muitos crticoschegam mesmos a comparar Ignatius a Dom Quixote. Os dois personagens vivem sempre emconflito com o mundo real.

    SERVIO

    Ttulo: Uma Confraria de Tolos

    Autor: John Kennedy Toole

    Traduo: Alice Xavier

  • Editora: BestBolso

    Preo: R$ 19,90 (432 pgs.)

    www.interjornal.com.br www.inovsi.com.br