governo do estado vai viabilizar ... - seadprev.pi.gov.br · 4 o prédio que vai abrigar a casa da...

8
O Governo do Estado através da Agência de Desenvol- vimento Habitacional (ADH) e Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev) dispo- nibilizou linha de crédito exclu- siva para os servidores públicos estaduais adquirirem a sua casa própria. A parceria entre Caixa Eco- nômica e Banco do Brasil vai permitir aos servidores públi- cos estaduais o financiamento habitacional consignado em fo- lha de pagamento. “Com a ini- ciativa o governador Welling- ton Dias valoriza o servidor público estadual e garante às pessoas que não têm habitação e que se enquadram nos progra- mas de habitação possam adqui- rir uma casa ou apartamento”. Segundo o secretário da Sead- prev, Franzé Silva, o Programa Ha- bitar Servidor vai minimizar o dé- ficit habitacional de quem trabalha no governo estadual. “A princípio, serão construídos empreendimen- tos na capital, mas a pretensão é ampliar para os demais municí- pios piauienses”, afirma Franzé. Governo do Estado vai viabilizar casas para servidor Mais informações: http://www.seadprev.pi.gov.br

Upload: buikien

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O Governo do Estado através da Agência de Desenvol-

vimento Habitacional (ADH) e Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev) dispo-nibilizou linha de crédito exclu-siva para os servidores públicos estaduais adquirirem a sua casa própria.

A parceria entre Caixa Eco-

nômica e Banco do Brasil vai permitir aos servidores públi-cos estaduais o financiamento habitacional consignado em fo-lha de pagamento. “Com a ini-ciativa o governador Welling-ton Dias valoriza o servidor público estadual e garante às pessoas que não têm habitação e que se enquadram nos progra-mas de habitação possam adqui-

rir uma casa ou apartamento”.

Segundo o secretário da Sead-prev, Franzé Silva, o Programa Ha-bitar Servidor vai minimizar o dé-ficit habitacional de quem trabalha no governo estadual. “A princípio, serão construídos empreendimen-tos na capital, mas a pretensão é ampliar para os demais municí-pios piauienses”, afirma Franzé.

Governo do Estado vai viabilizar casas para servidor

Mais informações: http://www.seadprev.pi.gov.br

2

O secretário de Administração e Previdência (Seadprev), Franzé Silva, e o comandante da Policia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, assinaram o Termo de Cooperação e Parceria Técnica que tem a finalidade de realizar, temporariamente, os serviços de

Perícia Médica Oficial do Estado por meio do Hospital Dirceu Ar-coverde da PM-PI.

As perícias oficiais são as pe-rícias médicas e juntas médicas feitas nos servidores públicos ex-clusivamente comissionados, efe-

tivos ou estáveis do Estado, ativos e inativos e pensionistas.

Pelo Termo, o Hospital Dirceu Arcoverde fica responsável em disponibilizar profissionais das áreas de Medicina e de Enferma-gem para fazer as perícias oficiais.

O município de Parnaíba foi sede do I Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciência do Estado do Piauí (For-tics). O ex-ministro Reis Velloso fez a palestra de abertura do evento. O ob-jetivo do Fórum é gerar um pólo de Tecnologia no Estado, com a união de todas as entidades que trabalham com Tecnologia da Informação.

Durante o evento, foram discuti-das as potencialidades do Piauí em TI com “cases” de sucesso; o marco regulatório e as responsabilidades do Executivo e do Legislativo; por-que é importante investir em tecno-logia, além da inauguração da Es-cola de Robótica do Instituto Delta TIC´s.

Para o secretário da Administra-ção e Previdência, Franzé Silva, o Piauí está evoluindo em tecnologia e essa é uma das saídas para a crise. “Temos então que discutir e articu-lar políticas públicas voltadas para o setor que garantam a criação do Pólo Tecnológico Estadual” esclarece o secretário.

Parnaíba sedia o I Fórum de Tecnologia da Informação

O prefeito de Parnaíba, Flo-rentino Neto ganhou o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor 2015/2016 na categoria Inova-ção e Auto Sustentabilidade, re-presentado pelo Projeto do Pólo Tecnológico do Piauí, criado em 2015, em Parnaíba. O pólo foi criado com apoio da Secretaria de Administração e Previdência--Seadprev.

O Projeto do Pólo Tecnológi-co do Piauí foi criado em 2015 em Parnaíba por meio do Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta-Delta TIC´s. O Pólo represen-ta um grande passo para o Estado. Depois dessa criação ações impor-tantes vem acontecendo como a Câ-mara Técnica Setorial de TI-Tecno-logia da Informação, também criada pelo governador Wellington Dias.

Dentro do Pólo também foi cria-da a primeira escola de robótica do Piauí-Delta TRON, que já conseguiu doze medalhas incluindo as catego-rias de Elegância e Inovação, na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica(OBR) e atualmente já en-volve aproximadamente 100 alunos e vários projetos de pesquisa com aplicações em neurofisica, pedagogia assistida e automação industrial.

Projeto apoiado pelo Governo do Estado ganha prêmio

SeadPrev e PM firmam parceria para realização de perícias médicas

3

Seadprev cede prédios para a Segurança

Os imóveis do antigo Iapep passaram para a gestão da

Secretaria de Administração e

Previdência (Seadprev). Ao todo, são 34 imóveis, sendo que 11 fi-carão sob responsabilidade do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (Iaspi) e 23 serão co-locados à disposição da Secreta-ria de Segurança e Polícia Militar para a implantação de sistema de segurança unificado em Teresina e no interior do Estado.

Entre os imóveis disponibili-zados pela Seadprev para a Secre-

taria de Segurança e Polícia Mili-tar constam prédios nas cidades de Teresina, Guadalupe, Miguel Alves, Castelo do Piauí, Pedro II, Amarante, Fronteiras, Pio IX, Pi-racuruca, José de Freitas, Barras, Jaicós, Luzilândia, Paulistana, Uru-çuí, União, Bom Jesus, São Pedro e Esperantina.

Em Teresina, o antigo Plamta abrigará a sede da Secretaria de Segurança.

Os servidores do Departamento Estadual de Estra-das de Rodagens (DER-PI) têm motivos para comemo-rar. O Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria estava judicializado desde 2004, mas por determinação do governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, buscou entendimento com os representantes da categoria e o projeto pode ser aprovado sem alterações pela Assem-bleia Legislativa.

Franzé Silva diz que a aprovação da mensagem nº 10/2016 acaba com o atraso de 12 anos de perdas dos servidores da autarquia. Segundo ele, o Piauí avançou nos planos de cargos e salários, criando uma organiza-ção da área de pessoal, mas o DER ficou de fora dessas conquistas. “Os servidores terão agora perspectiva de carreira e toda a tranquilidade necessária para o bom desempenho da atividade que desenvolvem”.

Plano de Cargos e Salários do DER é aprovado após 12 anos

A Secretaria de Administração e Previdência (Sea-dPrev) e a Secretaria de Mineração firmaram parceria para instalação de um projeto de energia solar no Cen-tro Administrativo. A iniciativa permitirá uma econo-mia de cerca de R$ 1,3 milhão por ano para os cofres estaduais.

A instalação do sistema deve ter início ainda neste primeiro semestre, de acordo com o secretário de Mi-neração, Luis Coelho. Serão montadas duas usinas para atender toda a demanda de consumo das secretarias instaladas no Centro Administrativo.

“A partir desse projeto montaremos um piloto que deve ser replicado posteriormente em todos os órgãos públicos estaduais”, revela o secretário Franzé”.

Centro Administrativo será abastecido com energia solar

PENSÃO E APOSENTADORIA - (86) 3216-3060

4

O prédio que vai abrigar a Casa da Mulher Brasileira no Piauí é o anti-go prédio onde funcionou o Centro

Social Urbano (CSU) do Parque Piauí. O terreno tem mais de 10 mil metros quadrados de área.

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Inte-gra no mesmo espaço serviços es-pecializados para os mais diver-sos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem;

apoio psicossocial; delegacia; Juiza-do; Ministério Público, Defensoria

Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de pas-sagem e central de transportes.

Para o Secretário de Adminis-tração e Previdência, Franzé Silva o Piauí ter uma Casa da Mulher Brasi-leira é um passo definitivo do Estado para o reconhecimento do direito de as mulheres viverem sem violência e a facilidade de várias políticas pú-blicas no mesmo espaço.

A assinatura do termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Administração e Previdência e Assembleia Legislativa estabelecendo a competência da SeadPrev da análise final e homologação dos processos de aposenta-doria e pensões dos servido-res de todos os Poderes, é um marco para a gestão pública no Piauí, avalia o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva.

Com o termo, que deve ser as-sinado com todos os poderes, o Piauí se adequa à determinação

constitucional exigida há dez anos pelo Ministério da Previdência para a certificação de regularidade previdenciária, à qual já aderiram

vários estados brasileiros.

O CRP também é condi-ção para a celebração de acor-dos, contratos, convênios ou ajustes, bem como de recebi-mento de empréstimos, finan-ciamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entida-des da Administração direta e indireta da União; para libe-ração de recursos de emprés-timos e financiamentos por instituições financeiras fede-rais; e para pagamento dos va-

lores devidos pelo Regime Geral de Previdência Social em razão da compensação financeira.

CSU do Parque Piauí vai abrigar a Casa da Mulher Brasileira

Através de mais uma medida mo-ralizadora, a Secretaria deAdmi-nistração e Previdência (SeadPrev) está fazendo o cruzamento da fo-lha de pagamento do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina, visando analisar se há acumulação indevida de cargos, o que se confi-guraria irregularidade.

O cruzamento de dados da folha de pagamento vem sendo feito

desde a conclusão do Recadas-tramento do Servidor Público Estadual, encerrado no mês de outubro de 2015, e deve abran-ger todos os poderes e prefeituras municipais do Piauí e da vizinha cidade de Timon (MA).

O secretário da Seadprev, Franzé Silva, revela que, já no início de realização desse trabalho, foram encontrados diversos casos de

acúmulo irregular de contrache-ques. A legislação permite a acu-mulação de cargos nas áreas da Educação e Saúde, onde os pro-fissionais cumprem expedientes inferiores a 40 horas semanais.

O Governo dará todos os pra-zos legais para que os servidores possam se apresentar e discutir a situação funcional junto à Admi-nistração.

Governo faz cruzamento de folhas de pagamentos

SeadPrev assina termo de cooperação com Assembleia Legislativa

5

SeadPrev implanta Sistema Atende no Piauí

A Secretaria de Administra-ção e Previdência do Piauí

(SeadPrev) fechou convênio com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), através de Termo de Cessão, para ter o direito de utilizar gratuitamente o aplicativo que compõe o Sis-tema Atende. Assim que o pro-cesso for concluído, o Termo de Cessão entre os dois órgãos será publicado no Diário Oficial. O prazo de vigência do Termo de

Cessão do sistema é de 48 meses, podendo ser prorrogado.

O Sistema Atende tem o objetivo de controlar o fluxo de atendimento dos postos da Rede SAC (Superintendência de Atendimento ao Cidadão) por meio de emissão de senhas, ativação e desativação de ser-viços e pontos de atendimento nos Espaços e nas Salas da Ci-dadania espalhados no Estado.

Com a utilização do sistema, são enviadas confirmações no ato do agendamento e lembretes do dia anterior ao atendimento por e-mail e as demarcações podem ser feitas pelos próprios usuários de forma interativa, através de resposta ao SMS de lembrete, in-formando o protocolo de agenda-mento. Além disso, os relatórios gerados pelo Atende apresentam todas as etapas do atendimento, tornando a gestão mais eficiente.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) vem im-plantando e modernizando os Es-paços e as Salas da Cidadania em todo território piauiense.

Em Teresina, foi transferido o Espaço da Cidadania da Av. João XXIII para o Shopping Rio Poty. Há atendimentos do Detran, Sine, IASPI, TRE-PI, Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, ATI, Ouvidoria, De-fensoria Pública, Secretaria de Segurança, Eletrobrás, Agespisa, OAB-PI e Conselho Regional de Contabilidade.

A mudança foi aprovada pela po-pulação conforme mostra o gráfico da pesquisa feita. Para facilitar a locomo-ção dos usuários foram ampliadas as linhas de ônibus para a região.

Já foi inaugurado Espaço da Ci-dadania nos municípios de Oeiras, Floriano e São Raimundo Nonato. E a cidade de Barras ganhou uma Sala da Cidadania, que é um ambiente menor.

Para este ano, a meta é implan-tar a Sala da Cidadania em Anísio de Abreu, Caridade do Piauí, Colô-nia do Gurguéia, Simões, Uruçuí, Corrente, Fronteiras, Elesbão Ve-loso, Paulistana e Queimada Nova.

Governo amplia atendimento nos Espaços e nas Salas da Cidadania

DÚVIDAS COM CONTRACHEQUE? LIGUE (86) 3216-1707 / 3216-1720

Equipes atualizam dados de servidores no interior

Duas equipes compostas quatro servidores cada da Se-cretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) per-correram vários municípios do Piauí atualizando os dados ca-dastrais de mais de 50 pensio-

nistas e aposentados estaduais impossibilitados de compare-ceram a sede do órgão em Tere-sina devido a doença ou outros problemas patológicos.

As equipes percorrearam os municípios Itaueira, Colônia do

Gurguéia, Uruçuí, Bom Jesus e Barreiras do Piauí, Angical, Pi-menteiras, Várzea Grande, Oei-ras, Picos, Santo Antonio de Lisboa, São Luís do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Rio Grande do Piauí, So-corro do Piauí, Paes Landim, Simplício Mendes, Isaías Coe-lho, Nova Santa Rita, São João do Piauí, Lagoa do Barro, Coronel José Dias São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí e Dirceu Arcoverde.

Os servidores estaduais que não fizeram a atualização de da-dos cadastrais podem se dirigir à Gerência Regional de Educa-ção (GRE) para regularização a situação. As dúvidas e informa-ções podem ser tiradas através dos números (86) 99414-6266 e 3216-1705.

6

A Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) em parceria com a Secretaria de Saú-de (Sesapi) disponibiliza todas as terças-feiras, vacinação preventiva permanente voltada para os servidores públicos estaduais e seus familiares no

Posto Médico do Bloco 1 do Centro Administrati-vo. Inicialmente, serão oferecidas doses das vaci-nas DT Adulta, Hepatite B, Tétano, Febre Amarela, Influenza H1N1 e a Tríplice Viral, que evitam do-enças como Caxumba, Rubéola e Sarampo.

SeadPrev tem posto de vacinação para o servidor

Posto Médico - atendimento: segunda à sexta - 9h às 12h Posto Odontológico - atendimento: quarta-feira - 9h às 12h

WI-FI LIVRE NO CENTRO ADMINISTRATIVO - CADASTRE-SE!

Outros serviços prestados aos Servidores

Piauí Center Modas vai virar “Nosso Shopping”

Os permissionários do Piauí Center

Modas estão na ex-pectativa para con-cretização do projeto definitivo da Parceria Público Privada que vai melhorar o local. Com a reforma, o es-paço será preparado para receber um Es-paço da Cidadania. Os lojistas, que estão vi-brando com as ofertas de serviços à comunidade no pré-dio, já escolheram um novo nome para o local: Nosso Shopping. A

obra deve ser entregue em julho de 2017.

O Espaço da Cidadania que deve ser construído no local vai ter

cerca de 20 órgãos prestadores de serviços e deve estimular a circulação de público no lugar.

Segundo o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, o contrato do Governo do Estado na conces-são do espaço do Pavilhão de Feiras e Eventos venceu, mas o governador não quer dar ou-tra destinação ao prédio. “ O governador Wellington Dias quer incentivar os empresá-rios e, por isso, vai melhorar

a estrutura para continuar funcio-nando lá no espaço o Piauí Center Modas”.

7

O Governo do Piauí apresentou a empreendedores de vários Estados brasileiros e do exterior um projeto para alavancar o desenvolvimento do litoral piauiense. Trata-se do Complexo Turístico do Litoral, proposta de Parceria Público-Privada que prevê

a construção de equipamentos para incrementar o lazer e entretenimento ao turista em Luís Correia.

Foram apresentadas as potencialidades do litoral piauiense e as oportunidades geradas a partir dos investimentos propostos. A idéia é requalificar a área da Colônia de Férias do Iapep, construindo opções de hospedagem, parque aquático, restaurantes, equipamentos esportivos e culturais, oferecendo mais conforto e possibilidades de diversão

aos visitantes.

Piauí vai ter Complexo Turístico no Litoral

Antes da viabilização da Parceria Público Privada sair do papel, a

Seadprev promoverá algumas melho-rias na Colônia de Férias do Servidor, localizada em Luis Correia, para as fé-rias de julho. A ideia é transformar as acomodações em espaços mais con-fortáveis e estruturados para receber os servidores e suas famílias durante o período de descanso.

As áreas que vão receber melhorias são várias. A intervenção começará com a modernização da cozinha e melhoria em toda infraestrutura de hotelaria. Também serão cons-truídas quadras para jogos e feita a reforma e manutenção das piscinas. Toda a parte elétrica da Colônia de Férias do Servidor passará por uma revisão e terá a devida manutenção.

Esta é apenas a largada para uma série de reparos e aperfeiçoamen-to de toda a estrutura do local, que deverá passar por uma mudança radical posteriormente, através da parceria que deverá ser firmada pelo Governo do Estado com a ini-ciativa privada para transformar a área em um dos maiores comple-xos de lazer do Nordeste.

COLÔNIA DE FÉRIAS DO SERVIDOR - INFORMAÇÕES (86) 3211-0466 / 3216-1711

Francisco José Alves da Silva - FranzéSecretário de Administração e Previdência do Piauí

FotografiasJarbas Santana

Design e diagramaçãoJoycy Kelly

ImpressãoGráfica O Dia

Tiragem5 mil exemplares

8

O Piauí “pisou no freio” e adotou medi-das de austeridade para equacionar as despesas com a previdência. Foram medidas duras, mas necessárias, como suspensão da convocação de concursados, redução dos cargos em comissão, terceirizados e outras medidas que impactaram positivamente na contas públicas.

Hoje, são 54.795 segurados ativos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado, sendo 47.898 somente no Executivo. Existem 31.139 ina-tivos e 9.159 pensionistas, segundo dados de abril de 2016, da Superintendência de Previdência do Estado - Suprev.

No serviço público estadual, a diferença en-tre ativos e inativos é de 1,74% - ou seja, existem menos de dois servidores ativos para cada inativo. Essa proporção tem caído assustadoramente em todos os estados e no Piauí não é diferente.

Como o que o arrecada de contribuição dos ativos não cobre os gastos com os benefícios pagos a apo-sentados e pensionistas, o Estado é obrigado a bancar esse déficit. O Piauí destina mensalmente cerca de R$ 60 milhões para cobrir o pagamento de inativos.

Para tentar diminuir o déficit nas contas da previdência do Estado, algumas propostas foram encaminhadas pelo Executivo, votadas e aprova-das pela Assembleia Legislativa no ano passado, entre elas a Previdência Complementar, que está em estruturação para ser implantada.

EXPEDIENTE

TextosÉlida de Sá , Eli Lopes

e Elinor Campos

Piauí consegue superar crise apesar das dificuldades

financeiras

A Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) de Piracuruca conta agora com um novo endereço para atender quase cem adolescentes e adultos com síndrome de Down, autismo e outras patologias intelectuais. Isso porque o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, assinou o Termo de Cessão de um imóvel pertencente ao Estado para a entidade que funciona há dez anos no município. O prazo de cessão é de cinco anos, podendo ser prorrogado.

O imóvel, que antes abrigava o Centro Social Urbano (CSU), fica situado na avenida Coronel Pe-dro Brito, 1030, centro.

SeadPrev cede imóvel para APAE de Piracuruca

A Secretaria de Administração e Previdência, atra-vés da Escola de Governo, está realizando o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA).

O programa foi implantado com o objetivo de cons-cientizar os servidores que vão se aposentar que essa etapa significa o início de uma nova vida e não o fim.

O programa vai oferecer cursos do Pronatec em parceria com a Secretaria de Educação para esses servi-dores. “Eles vão ter mais oportunidades para decidir o que querem fazer quando se aposentar”, ressalta Janaí-na Mapurunga, diretora da Escola de Governo.

Servidores recebem apoio para aposentadoria

Av. Pedro Freitas. S/N Bloco I - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64018-900Telefones: (86) 3216 1712 e Fax (86) 3216 1714