governo do estado do espÍrito santo - secont.es.gov.br publicadas - controle... · 1.1 cumprir o...

78
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS NORMA DE PROCEDIMENTO SRH Nº 016 Tema: Promoção por Seleção Emitente: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos SEGER Sistema: Sistema de Administração de Recursos Humanos Código: SRH Versão: 01 Aprovação: Portaria nº 26-R/2018 Vigência: 27/06/2018 1. OBJETIVOS 1.1 Cumprir o exposto na Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo, Lei Complementar nº 637, de 28/08/2012, no que se refere à promoção por seleção; 1.2 Reconhecer o desempenho profissional do servidor no cumprimento de suas atribuições e alcance das metas institucionais. 2. ABRANGÊNCIA 2.1 Todos os servidores efetivos, remunerados por subsídio, dos órgãos da Administração Direta, Indireta e Fundacional do Poder Executivo, que tenham em suas leis de carreira instituída a promoção por seleção. 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL 3.1 Lei Complementar n° 46, de 31/01/1994 Institui o Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações públicas do Estado do Espírito Santo, de qualquer dos seus Poderes. 3.2 Lei Complementar nº 637, de 27/08/2012 Institui a Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo. 3.3 Lei Complementar nº 640, de 11/09/2012 Dispõe sobre regras de promoção por seleção e dá outras providências e suas alterações. 3.4 Portaria 02-R, de 23/03/2017 Estabelece os procedimentos que deverão ser observados por todos os servidores públicos do Poder Executivo quanto à documentação comprobatória, para fins de registro funcional e/ou concessão de direitos e vantagens. 3.5 Leis que regulamentam as carreiras dos servidores do Poder Executivo Estadual remunerados por meio de subsídio.

Upload: tranthu

Post on 27-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

NORMA DE PROCEDIMENTO – SRH Nº 016

Tema: Promoção por Seleção

Emitente: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER

Sistema: Sistema de Administração de Recursos

Humanos Código: SRH

Versão: 01 Aprovação: Portaria nº 26-R/2018 Vigência: 27/06/2018

1. OBJETIVOS 1.1 Cumprir o exposto na Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do

Poder Executivo do Estado do Espírito Santo, Lei Complementar nº 637, de 28/08/2012, no que se refere à promoção por seleção;

1.2 Reconhecer o desempenho profissional do servidor no cumprimento de suas atribuições e alcance das metas institucionais.

2. ABRANGÊNCIA

2.1 Todos os servidores efetivos, remunerados por subsídio, dos órgãos da

Administração Direta, Indireta e Fundacional do Poder Executivo, que tenham em suas leis de carreira instituída a promoção por seleção.

3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

3.1 Lei Complementar n° 46, de 31/01/1994 – Institui o Regime Jurídico Único dos

servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações públicas do Estado do Espírito Santo, de qualquer dos seus Poderes.

3.2 Lei Complementar nº 637, de 27/08/2012 – Institui a Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo.

3.3 Lei Complementar nº 640, de 11/09/2012 – Dispõe sobre regras de promoção

por seleção e dá outras providências e suas alterações.

3.4 Portaria 02-R, de 23/03/2017 – Estabelece os procedimentos que deverão ser observados por todos os servidores públicos do Poder Executivo quanto à documentação comprobatória, para fins de registro funcional e/ou concessão de direitos e vantagens.

3.5 Leis que regulamentam as carreiras dos servidores do Poder Executivo Estadual remunerados por meio de subsídio.

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

4. DEFINIÇÕES 4.1 Promoção – Movimentação vertical de carreira, passando o servidor da classe

atual para a imediatamente superior, na mesma carreira;

4.2 Promoção por seleção – Modelo de promoção em que o servidor apto concorre a vaga estabelecida por meio de critérios específicos considerando o percentual de 2,5% (dois vírgula cinco por cento) de recursos disponíveis para esse fim, e garantindo, no mínimo, a promoção de 50% (cinquenta por cento) dos servidores aptos por carreira e nível promocional;

4.3 Comissão Permanente de Promoção por Seleção (CPPS) – Comissão integrada por servidores públicos com formação de nível superior, composta no mínimo por 03 (três) servidores titulares e respectivos suplentes, com o objetivo de coordenar e controlar as ações essenciais à eficácia do processo de promoção por seleção dos servidores públicos efetivos.

5. UNIDADES FUNCIONAIS ENVOLVIDAS 5.1 Gerência de Carreiras e Desenvolvimento do Servidor – Gecads

5.2 Unidade de Recursos Humanos dos órgãos citados no item 2.1;

5.3 Comissão Permanente do Promoção por Seleção – CPPS. 6. PROCEDIMENTOS Promoção por Seleção A participação do servidor no processo de promoção por seleção está condicionada ao preenchimento de, no mínimo, 03 (três) requisitos: permanência do servidor efetivo na classe inferior pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos de efetivo exercício, 05 (cinco) avaliações periódicas de desempenho individual válidas e a existência de vaga, nos casos em que há previsão em lei. A exceção a essa regra, são os servidores públicos que estiverem cumprindo mandato classista no interstício mínimo de 05 (cinco) anos de promoção, quando serão exigidas no mínimo 02 (duas) avaliações devendo-se manter os demais requisitos. Inicia-se pelo subprocesso “Criar Processo de Promoção por Seleção” (SB01) e, em seguida, o subprocesso “Disponibilizar Edital de Abertura” (SB02). Após a execução dos subprocessos listados acima, segue com a realização das seguintes atividades: T01 – Verificar aptidão O servidor deve acessar o site www.servidor.es.gov.br (Portal do Servidor) e verificar sua aptidão para concorrer ao processo promocional. Esta atividade refere-se ao atendimento das seguintes exigências básicas para a participação do servidor no ciclo promocional: permanência do servidor na classe inferior pelo prazo mínimo de 05

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

(cinco) anos de efetivo exercício, 05 (cinco) avaliações periódicas de desempenho individual válidas e existência de vaga, resguardada a exceção prevista aos servidores em mandato classista. Se o servidor estiver inapto, segue T05. Se o servidor estiver apto, segue T02. T02 – Verificar dados funcionais cadastrados O servidor, apto ou inapto, deverá acessar o site www.servidor.es.gov.br (Portal do Servidor) e verificar em suas informações cadastrais se todos os documentos referentes aos critérios de pontuação que pretende utilizar no processo de promoção encontram-se devidamente registrados e atualizados. Seguir conforme abaixo: Servidor apto: Se os dados se encontram devidamente registrados e atualizados, segue T12. Se os dados não estão registrados e atualizados, segue T03. Servidor inapto: Se os dados se encontram devidamente registrados e atualizados, segue T08. Se os dados não estão registrados e atualizados, segue T03. T03 – Entregar documentação Esta atividade deve ser executada de acordo com a Portaria nº 02-R, de 23/03/2017. T04 – Atualizar dados funcionais Observar o prazo limite estabelecido pela CPPS para a execução desta atividade. Esta atividade deve ser realizada com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Critérios Promoção por Seleção (Anexo II). T05 – Interpor recurso É facultado ao servidor interpor recurso de inaptidão à CPPS no prazo de 15 (quinze) dias consecutivos a contar da publicação do edital (SB02). O servidor deverá utilizar o formulário “Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS (Anexo III), apresentando os argumentos e provas pertinentes. T06 – Entregar recurso à Unidade de RH T07 – Encaminhar recurso à CPPS T08 – Analisar e decidir recurso Analisar e decidir o recurso de reconsideração sobre inaptidão interposto pelo servidor, no prazo de 15 (quinze) dias consecutivos, contados do seu recebimento, admitida apenas uma prorrogação por igual prazo, em circunstâncias excepcionais, devidamente justificadas. Se o recurso for deferido, segue T10. Se recurso for indeferido, segue T09.

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

T09 – Tomar ciência e assinar o recurso Conhecer o resultado do pedido de reconsideração sobre inaptidão e assinar o formulário “Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS” (Anexo III) com o resultado da análise feita pela CPPS para o ciclo promocional vigente. T10 – Retificar edital de abertura e publicar o anexo com os servidores aptos Encaminhar relação de servidores aptos ajustada para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Esta atividade deve ser executada de acordo com o Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T11 – Tomar ciência da aptidão Conhecer o resultado do pedido de reconsideração sobre inaptidão e assinar o formulário “Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS” (Anexo III) com o resultado da análise feita pela CPPS. T12 – Processar dados do ciclo de promoção por seleção Refere-se ao processamento dos critérios de promoção por seleção, tendo como base

as avaliações de desempenho individuais e as ações relativas às correlações e

validações dos documentos apresentados pelo servidor (Portaria 02-R/2017),

registrados pela Unidade de RH, conforme exigências previstas na LC nº 640/2012.

As ações abaixo relacionadas devem ser realizadas com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I) e concluídas até o início do subprocesso SB04.

Validar avaliações de desempenho do candidato;

Correlacionar cursos às atribuições do cargo;

Validar comissões, comitês e conselhos;

Validar gestão, fiscalização de contratos e convênios;

Correlacionar e validar publicação e apresentação de trabalho técnico científico;

Correlacionar e validar premiação de projeto;

Correlacionar e validar premiação Inoves. SB03 – Disponibilizar Edital de Inscrição T13 – Realizar inscrição Esta atividade refere-se à manifestação do servidor em participar do processo de promoção, que deverá ser realizada no período estabelecido em edital. A inscrição do servidor no processo de promoção é voluntária. A inscrição deve ser realizada no site www.servidor.es.gov.br (Portal do Servidor), devendo o servidor escolher a documentação que irá compor o seu processo de promoção, selecionando cada um dos itens listados em seu “Formulário de Inscrição para Promoção – FIPS”. Neste momento o servidor poderá verificar se os seus

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

registros estão corretos. Se estiverem corretos, finaliza a inscrição e segue SB04. Se não estiverem corretos, finaliza a inscrição e segue T14. T14 – Interpor recurso É facultado ao servidor interpor recurso de reconsideração sobre questões objetivas à CPPS no prazo de 15 (quinze) dias consecutivos a contar da data de início das inscrições. O servidor deverá utilizar o formulário “Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS” (Anexo III) e disponível no site www.servidor.es.gov.br (Portal do Servidor), apresentando os argumentos e provas pertinentes quanto à documentação efetivamente entregue à Unidade de RH que não pôde ser utilizada no ato da inscrição. O servidor não poderá anexar novos documentos. T15 – Entregar recurso à Unidade de RH T16 – Encaminhar recurso à CPPS T17 – Analisar e decidir recurso Analisar e decidir o recurso de reconsideração interposto pelo servidor, no prazo de 15 (quinze) dias consecutivos, contados do seu recebimento, admitida apenas uma prorrogação por igual prazo, em circunstâncias excepcionais, devidamente justificadas. Se o recurso for deferido, segue T18. Se o recurso for indeferido, segue T19. T18 – Retificar dados Esta atividade deve ser executada com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Critérios Promoção por Seleção (Anexo II), devendo ser verificada a correlação, caso haja necessidade, correlacionar e validar os documentos retificados, conforme T12. T19 – Tomar ciência e assinar o recurso O servidor deve tomar ciência sobre o recurso interposto e assinar a decisão emitida pela CPPS, no formulário “Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS (Anexo III). SB04 – Disponibilizar Edital com o Resultado Preliminar T20 – Tomar ciência do resultado preliminar O servidor deve tomar ciência do resultado preliminar conferindo a sua classificação no ciclo promocional por meio do DOE. Se concorda com a classificação, segue SB05. Se não concorda com a classificação o servidor poderá interpor recurso de reconsideração, segue T21.

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

T21 – Interpor recurso O servidor poderá interpor recurso de reconsideração à CPPS, no prazo de 15 (quinze) dias consecutivos a contar da publicação do edital com o resultado preliminar (SB04). O servidor deverá utilizar o formulário “Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS” (Anexo III) e disponível no site www.servidor.es.gov.br (Portal do Servidor), apresentando os argumentos e provas pertinentes. O servidor não poderá anexar novos documentos. T22 – Entregar recurso à Unidade de RH T23 – Encaminhar recurso à CPPS T24 – Analisar e decidir recurso Analisar e decidir o recurso de reconsideração interposto pelo servidor, no prazo de 15 (quinze) dias consecutivos, contados do seu recebimento, admitida apenas uma prorrogação por igual prazo, em circunstâncias excepcionais, devidamente justificadas. Se o recurso for deferido, segue T25. Se o recurso for indeferido, segue T26. T25 – Retificar pontuação Esta atividade deve ser executada com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T26 – Tomar ciência e assinar o recurso Conhecer o resultado do pedido de reconsideração e assinar o formulário “Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS” (Anexo III) com o resultado do recurso deferido ou indeferido. SB05 – Disponibilizar Edital com o Resultado Final

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

SB01 – Criar Processo de Promoção por Seleção Este subprocesso refere-se ao início do ciclo de promoção por seleção anual, conforme previsão na lei de carreira do servidor efetivo. T01 – Selecionar candidatos à promoção por seleção Esta atividade deve ser executada com base no Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T02 – Identificar servidores aptos Esta atividade deve ser executada com base no Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T03 – Identificar vagas Esta atividade deve ser executada com base no Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T04 – Auditar processo de identificação de servidores aptos e vagas A auditoria do processo de identificação de aptos e vagas deve ser realizada a fim de identificar possíveis erros. Se os dados estão corretos, o subprocesso é finalizado. Se os dados não estão corretos, segue T05. Esta atividade deve ser executada com base no Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T05 – Retificar dados A retificação de dados funcionais é necessária para refazer o processo, ou parte dele, para o conjunto de servidores.

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

SB02 – Disponibilizar Edital de Abertura Este subprocesso estabelece o regramento geral do processo promocional, além da listagem nominal dos servidores aptos a concorrência e número de vagas. T01 – Elaborar edital de abertura T02 – Gerar ato para publicação T03 – Assinar edital e anexos T04 – Providenciar publicação de edital de abertura

SB03 – Disponibilizar Edital de Inscrição Este subprocesso tem o objetivo de informar o período de inscrições dos servidores aptos para participação no processo de promoção por seleção. T01 – Elaborar edital de inscrição T02 – Gerar ato para publicação T03 – Assinar edital e anexos T04 – Providenciar publicação de edital de inscrição

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

SB04 – Disponibilizar Edital com o Resultado Preliminar Este subprocesso refere-se à divulgação do resultado preliminar de promoção por seleção com a classificação em ordem decrescente dos servidores inscritos. T01 – Calcular pontuação e classificação Esta atividade deve ser realizada com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T02 – Auditar aptidão e classificação do servidor Esta atividade é para auditar aptidão e classificação dos servidores participantes do ciclo de promoção por seleção. Deve ser executada com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). Se a classificação está correta, segue T04. Se classificação não está correta, segue T03. T03 – Corrigir dados Esta atividade é para corrigir dados funcionais identificados na auditoria e que impactam no ciclo promocional. T04 – Elaborar edital com o resultado preliminar T05 – Gerar ato para publicar edital T06 – Assinar edital e anexos T07 – Providenciar publicação de edital com o resultado preliminar

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

SB05 – Disponibilizar Edital com o Resultado Final Este subprocesso tem o objetivo de finalizar o ciclo de promoção por seleção disponibilizando a listagem dos servidores a serem promovidos com a classificação em ordem decrescente de pontuação. T01 – Auditar aptidão e conferir classificação final Conferir a aptidão, pontuação e classificação final dos candidatos participantes do ciclo promocional. Se existir algum servidor inapto, segue T02. Se todos os servidores continuam aptos, segue T03. Esta atividade deve ser realizada com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T02 – Corrigir classificação Atualizar a classificação final. Esta atividade deve ser realizada com o apoio do Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Promoção por Seleção (Anexo I). T03 – Finalizar processo do ciclo de promoção por seleção A finalização do processo do ciclo promocional implica na elaboração de ato para homologação e concessão da promoção. A elaboração dos documentos deve atender as orientações da Gecads/Seger. T04 – Elaborar edital com o resultado final T05 – Gerar ato para publicação Deve-se observar se a CPPS é da Seger. Caso positivo, segue T08. Caso negativo, segue T06.

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

T06 – Assinar conclusão do processo do ciclo de promoção por seleção O dirigente máximo do órgão e entidade que promoveu o processo de seleção deve assinar o resultado final de classificação do ciclo promocional por carreira. T07 – Encaminhar processo concluído do ciclo de promoção por seleção à Seger. O processo de promoção por seleção dos órgãos do Poder Executivo, devem ser encaminhados à Seger para homologação final e publicação no DOE. T08 – Receber e homologar o resultado final T09 – Assinar edital e anexos para publicação T10 – Providenciar publicação de edital com o resultado final

GOVERNO DO EST ADO DO ESPÍR ITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

7. INFORMAÇÕES ADICIONAIS 7.1 A CPPS é competente para coordenar e controlar as ações essenciais à eficácia

do processo de promoção por seleção dos servidores públicos efetivos tomando medidas cabíveis para que os prazos sejam cumpridos;

7.2 Compete à CPPS da SEGER realizar a promoção dos servidores cujas carreiras estejam vinculadas à Administração Direta do Poder Executivo Estadual. No âmbito da Administração Indireta, será instituída CPPS que realizará a promoção dos servidores cujas carreiras estejam vinculadas à Entidade que a instituiu.

8. ANEXOS 8.1 ANEXO I – Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos –

Promoção por Seleção;

8.2 ANEXO II – Manual de Procedimentos Operacionais de Recursos Humanos – Critérios Promoção por Seleção;

8.3 ANEXO III – Recurso de Avaliação para Promoção por Seleção – RAPS. 9. ASSINATURAS

ELABORAÇÃO:

Heyde dos Santos Lemos Gerente de Carreira e Desenvolvimento

do Servidor

Elaborado em 22/05/2018

APROVAÇÃO:

Dayse Maria Oslegher Lemos Secretária de Estado de Gestão e

Recursos Humanos

Aprovado em / /2018

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS

DEZEMBRO/2016 – VERSÃO PRELIMINAR

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS SUBSECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

Governador do Estado Paulo Hartung Vice Governador do Estado César Roberto Colnaghi Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos Dayse Maria Oslegher Lemos Subsecretária de Estado de Administração de Pessoal Sandra Helena Bellon Gestor do SIARHES SUBAP / Gerência do SIARHES Co-Gestores do SIARHES Órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações Executor do SIARHES Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 3 de 40

A Lei Complementar 637, de 28 de Agosto de 2012, institui a Política de Gestão de Pessoas dos

Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo, cuja sistematização se dá em

sete pilares. A Promoção por Seleção é a passagem do servidor público efetivo de uma classe para

outra, em sentido vertical, na mesma referência, por meio de seleção. Está prevista na

abrangência “Ascenção e Mobilidade” do pilar “Cargo, Carreira e Reconhecimento”, e foi

regulamentada pela Lei Complementar 640, de 11 de Setembro de 2012. Segundo o art. 13 da LC

640, a promoção considerará os seguintes critérios:

I - avaliação de desempenho individual;

II - participação em atividades de capacitação e qualificação profissional;

III - atuação não remunerada em comissão, comitê ou conselho;

IV - atuação na gestão e fiscalização de contratos;

V - publicação ou apresentação de trabalho científico/técnico, premiação de projeto e premiação

Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo – INOVES.

Com a informatização do processo através do Sistema Integrado de Administração de Recursos

Humanos do Espírito Santo – SIARHES, e o do Portal do Servidor, será necessário que os critérios

estejam devidamente registrados a tempo para o servidor, de forma que sejam identificados para

inscrição e pontuação no processo, que é executado anualmente para cada carreira conforme

datas previstas em legislação.

O presente manual foi especialmente preparado com o propósito de subsidiar a capacitação de

usuários na utilização do SIARHES, no que se refere às transações para execução do processo de

Promoção por Seleção dos servidores civis da Administração Direta e Indireta do Governo do

Estado do Espírito Santo. Nele consta o fluxograma do processo, subdividido em subprocessos e

fases - conforme resumido abaixo, principais atividades concernentes ao SIARHES, e

procedimentos operacionais com o detalhamento das atividades concernentes ao SIARHES, além

de informações gerais sobre as principais situações de exceção e sobre os relatórios disponíveis

para utilização.

Processo PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

• Subprocesso PRÉ-INSCRIÇÃO

• Fase ANTERIOR AO CADASTRO DO PROCESSO

• Fase PRÉ-INSCRIÇÃO

• Fase RECURSAL PRÉ-INSCRIÇÃO

• Subprocesso INSCRIÇÃO

• Fase INSCRIÇÃO

• Fase RECURSAL INSCRIÇÃO

• Subprocesso CLASSIFICAÇÃO

• Fase CLASSIFICAÇÃO

• Fase RECURSAL CLASSIFICAÇÃO

• Subprocesso CONCESSÃO

• Fase CONCESSÃO

Como primeira versão, carece de apoio dos usuários na identificação de melhorias, que devem ser

encaminhadas à Gerência do SIARHES, através do e-mail [email protected]. Estas, após

analisadas poderão ser incluídas em uma nova versão.

APRESENTAÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 4 de 40

1.- SUBPROCESSOS

FLUXOGRAMA PROCESSO PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 5 de 40

1.1.- SUBPROCESSO PRÉ-INSCRIÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 6 de 40

1.2.- SUBPROCESSO INSCRIÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 7 de 40

1.3.- SUBPROCESSO CLASSIFICAÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 8 de 40

1.4.- SUBPROCESSO CONCESSÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 9 de 40

PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO DO PROCESSO DE PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

FASE: ANTERIOR À CRIAÇÃO DO PROCESSO

GECADS – para Adm. Direta RH Central da entidade – para Autarquias e Fundações

1.- Prepara grupo de eleitos contendo o conjunto de servidores ativos, candidatos a PROMOÇÃO, utilizando o menu Processos/ Conjunto de Funcionários/ Gerar Grupo por Filtro/ Unificar Grupos, preenchendo os campos:

1.1.- Data para pesquisa: data de processamento da promoção (data limite para completar interstício)

1.2.- Situação: seleciona a opção Ativo

1.3.- Com frequência consolidada?: não marcar

1.4.- Exercício a partir de: não preencher

1.5.- Opção para pesquisa: seleciona a opção Cargo

1.6.- Bloco Itens Disponíveis

1.6.1.- Seleciona o código do cargo do qual deseja inserir servidores no grupo

1.6.2.- Clica no botão >

1.7.- Opção de Pesquisa: seleciona a opção Formas de Remuneração

1.8.- Bloco Itens Disponíveis

1.8.1. - Selecione SUBSIDIO

1.8.2.- Clique no botão >

1.9.- Grupo de Eleitos: com número de grupo já existente ou clica no botão Cadastrar Grupo

1.10.- Clica no botão Gerar Grupo

1.11.- Aguarda a geração do grupo de eleitos

1.12.- Anota número do grupo de eleitos gerado, identificando-o com as regras para sua composição

1.13.- Fecha a Transação

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

Inicialmente, os possíveis candidatos à promoção são todos os servidores ativos de uma

respectiva carreira, remunerados por subsídio. Após data de processamento da promoção

(data limite para completar o interstício) deverá ser preparado um grupo de eleitos

utilizando-se das regras de geração automática de grupos de servidores, considerando o

cargo e a forma de remuneração, visando compor um grupo com servidores candidatos à

promoção.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 10 de 40

2.- Efetua contagem de tempo para a Finalidade PROMOÇÃO CIVIS, utilizando o menu Processos/ Contagem de Tempo/ Contagem em Grupo e Geração de Direitos/Publicação, aba Disparar Contagem, preenchendo os campos:

2.1.- Data Final de Contagem: data de processamento da promoção (data limite para completar interstício)

2.2.- Grupo de Eleitos: número de um dos grupos anotado no item 1.12

2.3.- Destino: verifica na Tabela do Anexo 1

2.4.- Número dias para expiração: 10

2.5.- Clica no botão Contar

2.6.- Quando apresentada a mensagem que a contagem pode demorar, clica em OK

2.7.- Anota os números do Grupo de Eleitos, da Chave de Contagem e da Execução

2.8.- Aguarda conclusão da contagem, o que será informado com mensagem do sistema, ou através do menu Tabelas/ Módulo C/ Cálculo Especial, conforme item 3

Obs.:

- A tabela do Anexo 2, informa os registros de frequência que suspendem ou interrompem a contagem de tempo para PROMOÇÃO CIVIS

- A tabela do Anexo 3, informa os tipos de órgãos cuja cessão interrompe a contagem para PROMOÇÃO CIVIS

2.9.- Clica no botão Erros ou executa o relatório, conforme detalhado no item 4

2.10.- Caso a contagem não apresentou mensagem de erro de parametrização

2.10.1.- Continua a execução do procedimento

2.11.- Caso existam problemas de parametrização

2.11.1.- Encaminha, através do e-mail [email protected], os números do Grupo de Eleitos, da Chave de Contagem e da Execução para a SEGER/SIARHES, solicitando ajustes de parametrização

2.11.2.- Aguarda comunicado da SEGER/SIARHES quanto à conclusão do ajuste de parametrização

Acompanhar andamento da contagem e verificar possíveis erros de parametrização: após iniciada, o andamento da contagem poderá ser acompanhado, até sua conclusão. Caso haja erros de

parametrização, poderão ser verificados através do relatório de erros.

3.- Consulta andamento da contagem de tempo, utilizando o menu Tabelas/ Módulo C/ Cálculo Especial

3.1.- Clica no botão Inicia Modo de Consulta

3.2.- No bloco Execução preenche

3.2.1.- Coluna Número: com o número da execução anotada no item 2.7

A contagem de tempo para Promoção Civis será efetuada considerando a Data Início do

primeiro provimento no primeiro cargo considerado na linha de carreira, ou o primeiro

provimento na classe em que o servidor está na data fim da contagem, ou o primeiro

provimento com remuneração subsídio.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 11 de 40

3.2.2.- Clica no botão Executa consulta

3.3.- Aguarda conclusão da contagem efetuando novas consultas

3.3.1.- Clica no botão Inicia Modo de Consulta

3.3.2.- No bloco Execução preenche

a.- Coluna Número: com o número da execução anotada no item 2.7

b.- Clica no botão Executa consulta

Obs.: A contagem é concluída quando o campo da respectiva execução na coluna Situação estiver com o valor igual Concluída. Para atualizar e acompanhar o andamento da contagem, também se pode fazer uma nova consulta clicando: F7, F7 e F8

4.- Executa o Relatório Erros de Contagem de Tempo - PRO3020R, utilizando o menu Archon/ Relatórios/ Executa Relatórios

4.1.- Preenche o campo Sistema com C_Ergon

4.2.- Seleciona o Grupo de Relatórios 30 – Tempo Serv

4.3.- Seleciona o Relatório 20 – Erros Contagem

4.4.- Clica em Executar Relatório

4.5.- Preenche campo Chave de contagem com o número da chave anotada no item 2.7

4.6.- Clica no botão Executar e aguarda geração do relatório

5.- Caso existam erros de parametrização

5.1.- Encaminha, através do e-mail [email protected], os números do Grupo de Eleitos, da Chave de Contagem e da Execução para a SEGER/SIARHES, solicitando ajustes de parametrização

5.2.- Aguarda comunicado da SEGER/SIARHES quanto à conclusão do ajuste de parametrização

Ajusta Parametrização Sistêmica: caso tenha ocorrido erro de cálculo de tempo de serviço devido a problemas de parametrização, estes serão corrigidos para recálculo do tempo de serviço pelo usuário.

SEGER/SIARHES

6.- Efetua os devidos ajustes de parametrização

7.- Comunica ao solicitante que a parametrização ou correção foi efetuada

8.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Processos de Direitos e Vantagens

8.1.- Abre novo processo preenchendo os campos do Bloco Processo 8.1.1.- Finalidade

a.- Clica em Mostra Lista de Valores b.- Seleciona PROMOCAO POR SELECAO

Após data de processamento da promoção (data limite para completar o interstício), o novo

processo de Promoção por Seleção deverá ser cadastrado, onde serão registrados os

candidatos, comissões, fases, e informações adicionais do processo.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 12 de 40

8.1.2.- Início: data início do ciclo promocional (primeiro dia do mês posterior à data de processamento da promoção, ou seja, primeiro dia posterior à data fim do interstício) 8.1.3.- Término: não preencher

8.1.4.- Número: não preencher – gerado automaticamente pelo sistema

8.1.5.- Descrição: PROCESSO “SIGLA DO ÓRGÃO/ENTIDADE” - CICLO “ANO DO

CICLO” – “DESCRIÇÃO DO CARGO”

Exemplo:

PROCESSO SEGER – CICLO 2016 – ANALISTA DO EXECUTIVO

8.1.6.- Clica em Grava alterações

8.1.7.- Anota o número do processo, gerado no campo NÚMERO

8.2.- Insere candidatos ao processo, preenchendo os campos da Aba Candidatos

8.2.1.- Bloco Geração de Candidatos

a.- Grupo de eleitos: número do grupo de eleitos anotado no item 1.12

b.- Chave de contagem: número da chave de contagem anotada no item 2.7

c.- Clica no botão Gerar Candidatos do Processo

Obs.:

- Os servidores inseridos no grupo de eleitos serão inseridos no processo, podendo ser visualizados e conferidos na transação CANDIDATOS/INSCRIÇÕES POR PROCESSO;

- Após clicar, o sistema gerará um aviso, informando conclusão do processo de geração de candidatos, quantidade de erros – se houver, e o número do Log de Processo para consulta.

c.- Anota o número do Log de Processo, e clica em OK na janela com o aviso. Caso haja erros, consulta Log de Processo conforme item 9, verifica os erros e providencia ajustes – se necessário

Obs.: Após clicar em OK, o sistema informará no campo Data de Geração, data e hora da geração dos candidatos.

8.2.2.- Bloco Principais Parâmetros dos Candidatos do Processo

Nesse bloco, após gravar alterações, o sistema informará as seguintes informações dos candidatos inseridos no processo

a.- Reg. Jur.: regime jurídico do servidor

b.- Tipo Vinc.: tipo de vínculo do servidor

c.- Categoria: categoria do servidor

d.- Subcategoria: subcategoria do servidor

e.- Cargo/Função

Tipo: se cargo ou função ocupado pelo servidor

Código: código do cargo ou função ocupado pelo servidor

8.3.- Registra comissão(s) responsável(s) pelo processo, preenchendo ao campos da Aba Comissões

8.3.1.- Número

a.- Clica em Mostra Lista de Valores

b.- Seleciona a comissão responsável pelo processo

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 13 de 40

Obs.: caso processo com mais de uma comissão, insira uma comissão em cada linha.

8.4.- Registra fases do processo, preenchendo os campos da Aba Fases

8.4.1.- Clica na coluna Fase, e o sistema listará as fases do processo, conforme parametrização da finalidade

8.4.2.- Setor Responsável

a.- Clica em Mostra Lista de Valores

b.- Seleciona o setor responsável pela respectiva fase, se houver

8.4.3.- Nome do Setor: preenchido automaticamente pelo sistema

8.4.4.- Início: data de início da fase

8.4.5.- Término: data fim da fase

Obs.:

- Os registro das datas de início e término de cada fase deverá ser feito durante a execução do processo, de acordo com as datas definidas;

- A transição entre as fases pode interferir diretamente em outras ferramentas do processo, como alteração da situação dos candidatos e acesso à inscrição;

- As fases do Processo no sistema estão descritas na tabela do Anexo 4;

- A possíveis situações de cada candidato processo estão descritas na tabela do Anexo 5;

- O detalhamento das fases e a relação entre as fases e a situação dos candidatos, estão descritas na tabela do Anexo 6;

8.4.6.- Situação: preenchido automaticamente pelo sistema, conforme datas de início e fim.

8.5.- Clica em Grava alterações

Obs.:

- A aba Vagas será utilizada posteriormente, quando da identificação de vagas para promoção;

- A aba Informações Adicionais poderá ser utilizada a qualquer tempo, para descrever informações de exceção que julgue necessário para documentação do processo, como por exemplo, mandatos judiciais que influenciaram no cálculo da promoção;

Consultar Log de Processo: para alguns processos do sistema são gerados números de log para consulta do detalhamento da execução desses processos, inclusive para identificar possíveis erros dessa execução.

Esse detalhamento poderá ser verificado através do relatório Log de Processo.

9.- Consulta Log de Processo executando o Relatório Log de Processo – PRO0401R, utilizando o menu Archon/ Relatórios/ Executa Relatórios

9.1.- Preenche o campo Sistema com C_Ergon

9.2.- Seleciona o Grupo de Relatórios 04 – Log de Processos1

9.3.- Seleciona o Relatório 01 – Log de Processo

9.4.- Clica em Executar Relatório

9.5.- Preenche campo Número do Log com o número do log gerado na execução do processo

9.6.- Clica no botão Executar e aguarda geração do relatório

10.- Confere relatório, observando informações geradas. Nos casos de erros identificados, providencia ajustes, e se necessário executa o processo novamente.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 14 de 40

FASE: PRÉ-INSCRIÇÃO

11.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

11.1.- Localiza o processo do qual deseja identificar aptos

11.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

11.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

11.1.3.- Clica no botão Executa consulta

Obs.:

- os candidatos inseridos no processo serão relacionados no bloco Candidatos;

- a situação atual de cada candidato será informada no campo Situação. Se necessário, consulta tabela do Anexo 6, com detalhamento das situações do candidato por fase;

- a data da verificação mais recente da situação do candidato será informada no campo Verificada em;

- a situação do candidato pode ser alterada:

- após verificação de impedimentos;

- após mudança de fase do processo;

- após inscrição ou cancelamento de inscrição;

- após concessão do direito;

11.2.- Efetua verificação de impedimentos, clicando no botão Verificar Impedimentos.

11.2.1.- O sistema abrirá a janela Verificar Impedimentos

a.- O campo Data de Referência para Verificação é preenchido automaticamente com a data atual;

b.- O campo Chave de Contagem só deve ser preenchido nos casos em que observou-se a necessidade de efetuar nova contagem de tempo para verificação de impedimentos. Nesses casos deve-se preencher o campo com número da chave de contagem referente a essa nova contagem. Nos casos em que o campo não é preenchido, o sistema considerará para a verificação do impedimento, a chave utilizada na geração dos candidatos ou a última chave utilizada para verificação de impedimentos;

c.- Para verificar impedimentos para todos os candidatos do processo

- Clica na opção Todos

d.- Para verificar impedimentos para um candidatos específico

A primeira identificação dos aptos ocorre automaticamente, quando os candidatos são

inseridos ao processo. Porém pode ser feita aleatoriamente através da VERIFICAÇÃO DE

IMPEDIMENTOS. A última identificação de impedimentos para identificação dos aptos e

vagas, deverá ocorrer somente após conclusão do último processo de Avaliação de

Desempenho e de Promoção por Seleção dos servidores respectiva carreira. Se necessário,

deve-se executar nova contagem de tempo para nova verificação de impedimentos,

considerando possíveis alterações nos registros do servidor após última contagem.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 15 de 40

- Clica na opção Apenas Selecionado

Obs.:

- Para a opção de candidato específico deve-se selecionar o candidato antes de efetuar a verificação;

- Dependendo da fase do processo, o sistema só permite verificação individual;

- Só é possível verificar impedimentos com alguma fase em andamento;

e.- Clica no botão Verificar Impedimentos

Obs.: o sistema fará a verificação e após será gerado um aviso com a quantidade de impedimentos e o número do log de processos para consulta;

e.- Anota o número do log gerado, e se necessário consulta informações geradas, conforme item 9

Obs.:

- O motivo de impedimento do candidato, será informado na aba Histórico da Situação/ Campo Informações. A tabela do Anexo 7 informa a descrição de cada motivo de impedimento;

- Na fase PRÉ-INSCRIÇÃO, é recomendável fazer uma última verificação de impedimentos antes de elaborar o edital de abertura, a fim de identificar o maior número possível de impedimentos recentemente registrados;

11.3. – Identifica quem são os aptos, conforme situação do candidato. Por exemplo, na fase PRÉ-INSCRIÇÃO, os aptos são todos os servidores com situação igual a AGUARDANDO INSCRIÇÃO.

12.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Processos de Direitos e Vantagens

12.1.- Localiza o processo do qual deseja identificar vagas

12.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

12.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo Número com o número do processo anotado no item 8.1.7

12.1.3.- Clica no botão Executa consulta

12.2.- Clica na aba Vagas 12.2.1.- No bloco Cálculo de Vagas, clica no botão Calcular Vagas

Para definição do número de vagas para promoção por seleção é utilizado a maior

quantidade entre os dois critérios: 1- 2,5% (dois e meio por cento) sobre a verba utilizada

para remunerar o conjunto dos servidores ativos na respectiva carreira, distribuído

proporcionalmente entre os níveis promocionais de cada carreira; 2- 50% (cinquenta por

cento) dos servidores aptos de cada carreira, por nível promocional.

A identificação de vagas é feita com base das informações do processo, inclusive na situação

dos candidatos. O sistema informará em tela a quantidade de vagas do critério que será

utilizado (aquele que tem maios quantidade de vagas), e em relatório, o detalhamento do

cálculo referente aos dois critérios.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 16 de 40

Obs.: o sistema fará o cálculo e após será gerado um aviso com a conclusão do processo e o número do log de processos para consulta;

a.- Anota o número do log gerado, e se necessário consulta informações geradas, conforme item 9

b.- O campo Último Cálculo informará data e hora do cálculo de vagas mais recente

c.- No bloco Vagas Calculadas por Critério, serão informados:

- Classe: nível vertical ao qual se refere a quantidade de vagas informada

- Critério: critério ao qual se refere a quantidade de vagas informada

- Vagas: quantidade de vagas para a respectiva classe e critério

Obs.: o critério utilizado por classe, será o que houver maior quantidade de vagas

12.2.2.- Verifica detalhamento do cálculo de vagas, clicando no botão Relatório de Vagas. O sistema gerará o Relatório PRO4403R considerando cálculo de vagas mais recente.

Obs.: os parâmetros utilizados gerar as informações desse relatório estão descritos no Anexo 8

12.2.3.- Salva o relatório para documentação e consulta posterior

Auditar processo – aptos e vagas: Para auditar o processo, há várias possibilidades de consulta em tela, execução de consulta ou relatórios, de acordo com a necessidade. Algumas sugestões abaixo:

13.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

13.1.- Localiza o processo que deseja auditar

13.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

13.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

13.1.3.- Clica no botão Executa consulta

13.2.- Verifica quantidade de candidatos inseridos no processo

13.3.- Consulta candidatos por situação, observando quantidade de candidatos por situação, impedimentos, motivos de impedimentos e detalhamento de cada candidato por amostragem. Se necessário, consulta a tabela de impedimentos do anexo 7

13.4.- Consulta na aba Histórico da Situação, o histórico dos candidatos por amostragem

13.5.- Consulta na aba Informações Adicionais, as informações referente aos candidatos por amostragem

A auditoria do processo de identificação de aptos e vagas poderá ser será feita por amostragem, utilizando telas, consultas e relatórios, e observando as situações candidatos. Se necessário, os dados funcionais devem ser retificados, quando será necessário refazer o processo ou parte dele, para este conjunto de servidores.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 17 de 40

13.6. Consulta outras informações que julgar necessário

14.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Processos de Direitos e Vantagens

14.1.- Localiza o processo do qual deseja auditar

14.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

14.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo Número com o número do processo anotado no item 8.1.7

14.1.3.- Clica no botão Executa consulta

14.2. Consulta informações que julgar necessário

15. Consulta informações do cálculo de vagas, através relatório de vagas, gerado no item 12.2.2

16.- Se necessário, executa consulta CONTAGEM_PROMO_CIVIS, conforme procedimento do Anexo 9. Os parâmetros utilizados para as informações dessa consulta são informados no Anexo 10

17.- Se necessário, executa os relatórios que julgar conveniente para auditoria. Alguns relatórios são listados no Anexo 10

18.- Caso identificado inconsistência, se necessário, ajusta dados funcionais dos candidatos e, se necessário, refaz todo o processo ou parte do processo

19.- Elabora e publica Edital de Abertura

20.- Registra dados de publicação, utilizando o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Processos de Direitos e Vantagens

20.1.- Localiza o processo do qual deseja auditar

20.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

20.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo Número com o número do processo anotado no item 8.1.7

20.1.3.- Clica no botão Executa consulta

20.2.- Clica no botão Mostra Publicações, e preenche os campos

20.2.1.- Número: com o número do ato definitivo

20.2.2.- Data: com a data do ato

20.2.3.- Tipo: com o tipo do ato

20.2.4.- Data do D.O.: com a data de publicação do ato

20.2.5.- Tipo do D.O.: DOE

20.2.6.- Autoridade: com a respectiva autoridade que assinou o ato

20.2.7.- Núm. Processo: com o número do processo físico, se houver

20.2.8.- Motivo: ABERTURA PROM SEL

20.2..9.- Observação: com o complemento que julgar necessário e conveniente

20.3.- Clica no botão Grava Alterações

O Edital de Abertura deve ser elaborado, e publicado conforme procedimento próprio e orientações GECADS/SEGER. Após, os dados dessa publicação devem ser registrados no processo.

Obs.: Quando da implementação do ato coletivo no sistema, a aba Atos Coletivos será utilizada para gerar o ato pelo sistema conforme padrão definido.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 18 de 40

FASE: RECURSAL PRÉ-INSCRIÇÃO

21.- Elabora e publica Ato com resultado aptos/inaptos

22.- Registra dados de publicação, utilizando o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Processos de Direitos e Vantagens

22.1.- Localiza o processo do qual deseja auditar

22.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

22.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo Número com o número do processo anotado no item 8.1.7

22.1.3.- Clica no botão Executa consulta

22.2.- Clica no botão Mostra Publicações, e preenche os campos

22.2.1.- Número: com o número do ato definitivo

22.2.2.- Data: com a data do ato

22.2.3.- Tipo: com o tipo do ato

22.2.4.- Data do D.O.: com a data de publicação do ato

22.2.5.- Tipo do D.O.: DOE

A interposição de recursos continuará sendo feita via processo físico, utilizando o formulário RAPS - RECURSO DE AVALIAÇÃO PARA PROMOÇÃO POR SELEÇÃO.

Para julgamento do recurso, poderá ser utilizado, além da documentação encaminhada pelo servidor, informações do sistema através de telas, consultas e relatórios.

Nos casos de recurso deferido, se necessário, os dados funcionais devem ser retificados, quando será necessário - dependendo de cada recurso, refazer todo o processo ou parte dele para os candidatos com recurso deferido ou para todos os candidatos do processo. Dependendo do recurso também, pode-se apenas verificar impedimento para um candidato específico, utilizando ou não, nova contagem de tempo.

O ato com resultado de aptos/inaptos deve ser elaborado, e publicado conforme procedimento próprio e orientações GECADS/SEGER. Após, os dados dessa publicação devem ser registrados no processo. Independentemente do resultado do julgamento, as informações referente ao recurso devem ser cadastradas no sistema.

Obs.: Quando da implementação do ato coletivo no sistema, a aba Atos Coletivos será utilizada para gerar o ato pelo sistema conforme padrão definido.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 19 de 40

22.2.6.- Autoridade: com a respectiva autoridade que assinou o ato

22.2.7.- Núm. Processo: com o número do processo físico, se houver

22.2.8.- Motivo: RESULTADO DE RECURSOS

22.2..9.- Observação: com o complemento que julgar necessário e conveniente

22.3.- Clica no botão Grava Alterações

23.- Para cada candidato com recurso, se houver, registra informações do recurso, utilizando o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

23.1.- Localiza o processo do qual deseja identificar aptos

23.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

23.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

23.1.3.- Clica no botão Executa consulta

23.2.- No bloco Candidatos localiza o candidatos com recurso

23.2.1.- Clica no campo NF

23.2.2.- Clica no botão Inicia modo de consulta

23.2.3.- Digita o número funcional do candidato com recurso

23.2.4.- Clica no botão Executa consulta

23.3.- Marca a opção Recurso? para o candidato selecionado. Ao marcar, será disponibilizado a aba Recurso

23.4.- Clica na aba Recurso e registra informações gerais que julgar necessárias, referente ao recurso

23.5.- Clica no botão Grava Alterações

FASE: INSCRIÇÃO

24.- Para acompanhamento das inscrições efetuadas, acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

24.1.- Localiza o processo que deseja auditar

24.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

24.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

24.1.3.- Clica no botão Executa consulta

24.2.- No bloco Candidatos localiza candidatos inscritos

Para candidatos aptos será disponibilizado no portal do servidor a opção de efetuar sua inscrição no período entre a data início e data término da fase INSCRIÇÃO (incluindo data início e término). No formulário de inscrição – FIPS, o candidato deverá selecionar os itens que deseja utilizar no processo de promoção e assinar sua inscrição ao final. A partir da assinatura, as informações dessa inscrição serão carregadas no SIARHES, e a sua situação será alterada para INSCRITO. Enquanto a fase INSCRIÇÃO estiver em andamento, o candidato inscrito poderá cancelar sua inscrição e refazê-la. Será considerado apenas a inscrição mais recente não cancelada.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 20 de 40

24.2.1.- Clica no campo Situação

24.2.2.- Clica no botão Inicia modo de consulta

24.2.3.- Digita INSCRITO

24.2.4.- Clica no botão Executa consulta

24.3.- Clica no botão Visualizar Inscrições, e verifica as informações da inscrição (data, número e situação, além dos critérios utilizados, os itens de cada critério e os detalhes de cada item

FASE: RECURSAL INSCRIÇÃO

25.- Para os casos em que há necessidade de inserção de itens dos critérios na inscrição, insere itens utilizando o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

25.1.- Localiza o processo do qual deseja inserir itens

25.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

25.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

25.1.3.- Clica no botão Executa consulta

25.2.- No bloco Candidatos localiza o candidatos com recurso

25.2.1.- Clica no campo NF

25.2.2.- Clica no botão Inicia modo de consulta

25.2.3.- Digita o número funcional do candidato com recurso

Após data fim das inscrições haverá um prazo para recurso referente às questões objetivas criticadas pelo sistema e às questões de registros e portal do servidor; A interposição de recursos continuará sendo feita via processo físico, utilizando o formulário RAPS - RECURSO DE AVALIAÇÃO PARA PROMOÇÃO POR SELEÇÃO.

Para julgamento do recurso, poderá ser utilizado, além da documentação encaminhada pelo servidor, informações do sistema através de telas, consultas e relatórios.

Nos casos de recurso deferido, se necessário, os dados funcionais devem ser retificados e deve-se inserir na inscrição do candidato, itens dos critérios não disponibilizados no portal. Em alguns casos, se necessário, dependendo de cada recurso, deve-se refazer todo o processo ou parte dele para os candidatos com recurso deferido, ou apenas verificar impedimento para esses candidatos, utilizando ou não, nova contagem de tempo.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 21 de 40

25.2.4.- Clica no botão Executa consulta

25.3.- Clica no botão Visualizar Inscrições

25.3.1.- Na respectiva inscrição, seleciona na aba Critérios/bloco Critérios, o critério a inserir o item

25.3.2.- No bloco Itens, clica no campo Item

a.- Clica no botão Cria novo registro em branco abaixo do registro corrente

b. Clica em Mostra lista de valores

Seleciona o item a inserir

25.4.- Clica no botão Grava Alterações

26.- Para registro dos dados de publicação, e das informações de recurso, executa os itens 22 e 23

FASE: CLASSIFICAÇÃO

27.- Calcula pontuação e classifica candidatos utilizando o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

27.1.- Localiza o processo do qual deseja inserir itens

27.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

27.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

O ato com resultado de recursos deve ser elaborado, e publicado conforme procedimento próprio e orientações GECADS/SEGER. Após, os dados dessa publicação devem ser registrados no processo. Independentemente do resultado do julgamento, as informações referente ao recurso devem ser cadastradas no sistema.

Obs.: Quando da implementação do ato coletivo no sistema, a aba Atos Coletivos será utilizada para gerar o ato pelo sistema conforme padrão definido.

Através do botão Calcular Pontuação, o sistema identifica, dentre os itens selecionados pelo

candidato nas inscrições válidas, os itens a deferir/indeferir, calcula a pontuação dos candidatos

considerando itens deferidos, e os classifica conforme pontuação aplicando os critérios de

desempate. O cálculo da pontuação e classificação devem ser feitos sempre quando houver

alterações no processo que influenciem na pontuação e classificação. Os candidatos serão ordenados:

1.- Em ordem decrescente de notas finais por classe, 2.- Por situação do candidato por classe, 3.- Por

número funcional;

A partir do início da fase CLASSIFICAÇÃO os relatórios FIPS / FAPS RESUMIDO/ FAPS DETALHADO /

INDEFERIMENTOS estarão disponíveis para os membros da comissão responsável pelo processo, para

análise e homologação. O sistema só permitirá concluir essa fase, quando todas as inscrições

estiverem homologadas (com três assinaturas em cada inscrição).

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 22 de 40

27.1.3.- Clica no botão Executa consulta

27.2.- Clica no botão Calcular Pontuação

27.2..1.- Após clicar, o sistema gerará um aviso, informando atualização da pontuação/classificação, quantidade de erros – se houver, e o número do Log de Processo para consulta

27.2.2.- Anota o número do Log de Processo, clica em OK na janela com o aviso. Caso haja erros consulta Log de Processo conforme item 9, verifica erros e providencia ajustes e efetua novo cálculo – se necessário

Auditar processo – aptidão e classificação: Para auditar o processo, há vária possibilidades de consulta em tela, execução de consulta ou relatórios, de acordo com a necessidade. Algumas sugestões abaixo:

28.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

28.1.- Localiza o processo que deseja auditar

28.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

28.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

28.1.3.- Clica no botão Executa consulta

28.2.- Verifica pontuação total e ordem de classificação dos candidatos

28.3.- Consulta candidatos por situação, observando principalmente candidatos inscritos e não inscritos

28.4.- Consulta na aba Histórico da Situação, o histórico dos candidatos por amostragem

28.5.- Consulta na aba Informações Adicionais, as informações referente aos candidatos por amostragem, observando os critérios de desempate

28.6.- Consulta inscrições de cada candidato inscrito, clicando no botão Visualizar Inscrições

28.6.1.- Na aba Critérios verifica itens dos critérios, seus detalhes e pontuação, deferimento e indeferimento

28.6.2.- Na aba Assinaturas verifica homologação das inscrições

28.7. Consulta outras informações que julgar necessário

29.- Se necessário, executa os relatórios que julgar conveniente para auditoria. Alguns relatórios são listados no Anexo 10

30.- Caso identificado inconsistência, se necessário, ajusta dados funcionais dos candidatos e, se necessário, refaz todo o processo ou parte do processo

A auditoria de aptidão e classificação poderá ser será feita por amostragem, utilizando telas, consultas e relatórios, e observando os itens dos critérios deferidos ou indeferidos, a pontuação em cada item e critério e a pontuação total. Se necessário, os dados funcionais devem ser retificados, quando será necessário refazer o processo ou parte dele para um conjunto de servidores.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 23 de 40

31.- Para registro dos dados de publicação executa os itens 22 e 23, utilizando o motivo de publicação RESULTADO PRELIMINAR PROM SEL

FASE: RECURSAL CLASSIFICAÇÃO

O Ato com resultado preliminar deve ser elaborado, e publicado conforme procedimento próprio e orientações GECADS/SEGER. Após, os dados dessa publicação devem ser registrados no processo.

Obs.: Quando da implementação do ato coletivo no sistema, a aba Atos Coletivos será utilizada para gerar o ato pelo sistema conforme padrão definido.

Após publicação de ato com resultado preliminar haverá um prazo para recurso referente ao mérito e aptidão. A interposição de recursos continuará sendo feita via processo físico, utilizando o formulário RAPS - RECURSO DE AVALIAÇÃO PARA PROMOÇÃO POR SELEÇÃO. A partir do início da fase RECURSAL CLASSIFICAÇÃO os relatórios FAPS RESUMIDO/ FAPS

DETALHADO/ INDEFERIMENTOS estarão disponíveis para candidato inscrito.

Para julgamento do recurso, poderá ser utilizado, além da documentação encaminhada pelo servidor, informações do sistema através de telas, consultas e relatórios.

Nos casos de recurso deferido, se necessário, os dados funcionais e/ou os itens dos critérios devem ser retificados. Em alguns casos, se necessário, dependendo de cada recurso, deve-se refazer todo o processo ou parte dele para os candidatos com recurso deferido.

Nos casos de recursos deferidos deve-se remover as assinaturas de homologação, atualizar a

pontuação/classificação para que sejam consideradas as alterações no processo que influenciem na

pontuação e classificação, e aguardar nova homologação da CPPS.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 24 de 40

32.- Para registro dos dados de publicação e das informações de recurso, executa os itens 22 e 23

33.- Para auditoria do processo - aptidão, executa os itens 28, 29 e 30

34.- Para registro dos dados de publicação executa os itens 22 e 23, utilizando o motivo de publicação RESULTADO FINAL PROM SEL

FASE: CONCESSÃO

O ato com resultado de recursos deve ser elaborado, e publicado conforme procedimento próprio e orientações GECADS/SEGER. Após, os dados dessa publicação devem ser registrados no processo. Independentemente do resultado do julgamento, as informações referente ao recurso devem ser cadastradas no sistema.

Obs.: Quando da implementação do ato coletivo no sistema, a aba Atos Coletivos será utilizada para gerar o ato pelo sistema conforme padrão definido.

A auditoria de aptidão poderá ser será feita por amostragem, utilizando telas, consultas e relatórios, e observando os itens dos critérios deferidos ou indeferidos, a pontuação em cada item e critério e a pontuação total. Se necessário, os dados funcionais devem ser retificados, quando será necessário refazer o processo ou parte dele para um conjunto de servidores.

O Ato com resultado final deve ser elaborado, e publicado conforme procedimento próprio e orientações GECADS/SEGER. Após, os dados dessa publicação devem ser registrados no processo.

Obs.: Quando da implementação do ato coletivo no sistema, a aba Atos Coletivos será utilizada para gerar o ato pelo sistema conforme padrão definido.

O Ato para concessão do direito e homologação do processo deve ser elaborado, e publicado conforme procedimento próprio e orientações GECADS/SEGER. Após, os dados dessa publicação devem ser registrados no processo.

Obs.: Quando da implementação do ato coletivo no sistema, a aba Atos Coletivos será utilizada para gerar o ato pelo sistema conforme padrão definido.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 25 de 40

35.- Para registro dos dados de publicação executa os itens 22 e 23, utilizando o motivo de publicação CONCEDER PROMOCAO

SUBIMF – para Adm. Direta RH Central da entidade – para Autarquias e Fundações

36.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Candidatos/Inscrições por Processo

36.1.- Localiza o processo que deseja auditar

36.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

36.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo N° Processo com o número do processo anotado no item 8.1.7

36.1.3.- Clica no botão Executa consulta

36.2- Registra atributo PROMSEL A CONCEDER para simulação do direito, clicando no botão Gerar Atributos da aba Gerar Direitos

36.2.1.- Após clicar o sistema gerará um aviso informando conclusão dos registros e o número do log de Processo para consulta

36.2.2.- Anota o número do Log de Processo, clica em OK na janela com o aviso, e consulta o Log de Processo conforme item 9

a.- Verifica se há erros. Se necessário, providencia ajustes e efetua novo registro

36.3.- Audita simulação, clicando no botão Relatório de Auditoria da aba Gerar Direitos

36.3.1.- Verifica se há erros. Se necessário, providencia ajustes e efetua novo registro

36.3.2.- Após clicar o sistema gerará um aviso informando conclusão dos registros e o número do log de Processo para consulta

36.3.3.- Anota o número do Log de Processo, clica em OK na janela com o aviso, e consulta o Log de Processo conforme item 9

a.- Verifica se há erros. Se necessário, providencia ajustes e efetua novo registro

36.4.- Registra provimento – forma PROMOCAO POR SELECAO para concessão do direto, clicando no botão Gerar Provimentos da aba Gerar Direitos

36.4.1.- Após clicar o sistema abrirá a tela Dados de Publicação. Nessa tela, preenche os campos

a.- Número: com o número do ato definitivo

b.- Data: com a data do ato

Após publicação do Ato para concessão do direito e homologação do processo, deve-se registrar a

concessão direitos para os candidatos inscritos, classificados até o limite de vagas. Para registro do

direito é necessário simular a concessão através do registro do atributo PROMSEL A CONCEDER para

esses candidatos. Após auditoria e validação desses atributos, os provimentos - forma PROMOCAO

POR SELECAO, devem ser registrados juntamente com dados de publicação. Os atributos serão

removidos automaticamente quando do registro dos provimentos.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 26 de 40

c.- Tipo: com o tipo do ato

d.- Data do D.O.: com a data de publicação do ato

e.- Tipo do D.O.: DOE

f.- Autoridade: com a respectiva autoridade que assinou o ato

g.- Motivo: CONCEDER PROMOCAO

h.- Observação: com o complemento que julgar necessário e conveniente

i.- Clica no botão Confirmar

36.4.2.- Após clicar o sistema gerará um aviso informando conclusão dos registros e o número do log de Processo para consulta

36.4.3.- Anota o número do Log de Processo, clica em OK na janela com o aviso e no botão Voltar, e consulta o Log de Processo conforme item 9

a.- Verifica se há erros. Se necessário, providencia ajustes e efetua novo registro

36.5.- Audita concessão, clicando no botão Relatório de Provimentos da aba Gerar Direitos

36.5.1.- Verifica se há erros. Se necessário, providencia ajustes e efetua novo registro

36.5.2.- Após clicar o sistema gerará um aviso informando conclusão dos registros e o número do log de Processo para consulta

36.5.3.- Anota o número do Log de Processo, clica em OK na janela com o aviso, e consulta o Log de Processo conforme item 9

a.- Verifica se há erros. Se necessário, providencia ajustes e efetua novo registro

36.6.- Audita concessão, clicando na aba Direitos Concedidos

36.6.1.- Verifica se há erros. Se necessário, providencia ajustes e efetua novo registro

37.- Acessa o menu Outros Módulos/ Concessão de Direitos e Vantagens/ Processos de Direitos e Vantagens

37.1.- Localiza o processo do qual deseja identificar vagas

37.1.1.- Clica no botão Inicia modo de consulta

37.1.2.- No bloco Processo, preenche o campo Número com o número do processo anotado no item 8.1.7

37.1.3.- Clica no botão Executa consulta

37.2.- Preenche o campo Término com a data do último dia do mês de registro do direito

Após registro de concessão do direito, deve-se registrar o término do processo.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 27 de 40

ANEXO 1 – TABELA DE DESTINO DA CONTAGEM

DESTINO ÓRGÃO

CTPMCBES CBMES e PMES

CVSEDU SEDU

CVSESA SESA

CVSEGER1 SEGER

CVSEGER2 SEGER

CVGERAL1 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL2 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL3 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL4 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL5 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL6 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL7 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL8 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

CVGERAL9 Todos os órgãos exceto PMES, CBMES, SEGER, SESA e SEDU

ANEXO 2 – REGISTROS DE FREQUÊNCIA QUE SUSPENDEM OU INTERROMPEM A CONTAGEM

PARA PROMOÇÃO

COD DESCRIÇÃO DO CÓDIGO DE FREQUÊNCIA OBSERVAÇÃO

11 AFASTAMENTO MANDATO PREFEITO INTERROMPE

12 AFASTAMENTO MANDATO VEREADOR INTERROMPE

13 AFASTAMENTO MANDATO ESTADUAL INTERROMPE

14 AFASTAMENTO MANDATO FEDERAL INTERROMPE

16 AFASTAMENTO CRIME INAFIANCAVEL SUSPENDE

17 AFAST CONDENACAO SENTENCA DEFINITIVA INTERROMPE

18 AFAST DENUNCIA CRIME FUNCIONAL SUSPENDE

19 AFASTAMENTO PREVENTIVO SUSPENDE

20 AFASTAMENTO PRISAO ORDEM JUDICIAL SUSPENDE

21 AFASTAMENTO PRISAO PREVENTIVA SUSPENDE

22 DISPONIBILIDADE SUSPENDE

27 LICENCA MEDICA TRATAMENTO SAUDE SUSPENDE

28 LICENCA MEDICA DOENCA GRAVE SUSPENDE

29 LICENCA MEDICA DOENCA PESSOA FAMILIA SUSPENDE

30 LICENCA MEDICA NATUREZA GRAVIDICA SUSPENDE

31 LICENCA PARA ACOMPANHAR CONJUGE SUSPENDE

34 LICENCA TRATO DE INTERESSE PARTICULAR INTERROMPE

ANEXOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 28 de 40

39 PENA DISCIPLINAR DE SUSPENSAO INTERROMPE

53 FALTA INJUSTIFICADA - DIA SUSPENDE

54 FALTA INJUSTIFICADA - CURSO SUSPENDE

55 FALTA INJUSTIFICADA - PLANTAO SUSPENDE

63 AFAST SUSPENSAO VINCULO SUSPENDE

64 LICENCA ESPECIAL REMUNERADA SUSPENDE

70 AFASTAMENTO POR INAPTIDAO SUSPENDE

71 AFASTAMENTO - AGUARDANDO APOSENTADORIA SUSPENDE

78 AFASTAMENTO IRREGULAR SUSPENDE

102 DEMISSAO INVALIDADA POR DECISAO JUDICIAL SUSPENDE

104 ERRO DATA DE EXERCICIO SUSPENDE

107 AFASTAMENTO EXERCICIO CARGO GOVERNO SUSPENDE

109 AFAST COND SENT DEFINITIVA-REGIME ABERTO INTERROMPE

ANEXO 3 – TIPOS DE ÓRGÃOS CUJA CESSÃO INTERROMPE A CONTAGEM PARA PROMOÇÃO

TIPO DESCRIÇÃO

ADM PRIV ORGAOS DA ADMINISTRACAO PRIVADA

AUT EST AUTARQUIA ESTADUAL

AUT FED AUTARQUIA FEDERAL

AUT MUN AUTARQUIA MUNICIPAL

DIRETA EST ADMINISTRACAO DIRETA ESTADUAL

DIRETA FED ADMINISTRACAO DIRETA FEDERAL

DIRETA MUN ADMINISTRACAO DIRETA MUNICIPAL

EC MIS ES EMPRESA DE ECONOMIA MISTA DO EST DO ESPIRITO SANTO

EC MIS EST EMPRESA DE ECONOMIA MISTA ESTADUAL

EC MIS FED EMPRESA DE ECONOMIA MISTA FEDERAL

EC MIS MUN EMPRESA DE ECONOMIA MISTA MUNICIPAL

EM PUB ES EMPRESA PUBLICA DO EST DO ESPIRITO SANTO

EM PUB EST EMPRESA PUBLICA ESTADUAL

EM PUB FED EMPRESA PUBLICA FEDERAL

EM PUB MUN EMPRESA PUBLICA MUNICIPAL

ENT FILANT ENTIDADE FILANTROPICA

FUND EST FUNDACAO ESTADUAL

FUND FED FUNDACAO FEDERAL

FUND MUN FUNDACAO MUNICIPAL

FUND PRIV FUNDACAO PRIVADA

JUD ES PODER JUDICIARIO DO EST DO ESPIRITO SANTO

JUD EST PODER JUDICIARIO ESTADUAL

JUD FED PODER JUDICIARIO FEDERAL

LEG ES PODER LEGISLATIVO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

LEG EST PODER LEGISLATIVO ESTADUAL

LEG FED PODER LEGISLATIVO FEDERAL

LEG MUN PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

MIN PUB ES MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

MIN PUB FE MINISTERIO PUBLICO FEDERAL

MINIST PUB MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL

ONG ORGANIZACAO NAO GOVERNAMENTAL

ORG EXTERN PARA CARGA DO BDRH, A SER RECUPERADO NO SIARHES

OSCIP ORGANIZACAO SOCIAL DE INTERESSE PUBLICO

PREVID ORGAOS PREVIDENCIARIOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 29 de 40

ANEXO 4 – FASES DO PROCESSO DE PROMOÇÃO POR SELEÇÃO - SISTEMA

PRÉ-INSCRIÇÃO

RECURSAL PRÉ-INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO

RECURSAL INSCRIÇÃO

CLASSIFICAÇÃO

RECURSAL CLASSIFICAÇÃO

CONCESSÃO

* A FASE ANTERIOR AO CADASTRO DOPROCESSO não está sendo considerada por acontecer antes

da criação do processo no SIARHES.

ANEXO 5 – SITUAÇÃO DOS CANDIDATOS

AGUARDANDO INSCRICAO

IMPEDIDO

INSCRITO

CANCELADO

NAO INSCRITO

DIREITO CONCEDIDO

NÃO PROMOVIDO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 30 de 40

ANEXO 6 – FASES E SITUAÇÃO DOS CANDIDATOS POR FASE

FASE DT INIC FASE DT TERMINO FASE

CANDIDATOS/FASE QUEM SÃO OS CANDIDATOS/FASE

INÍCIO DA EXECUÇÃO DO PROCESSO

PRÉ-INSCRIÇÃO Igual à data início do processo

Data anterior à data início do recurso de aptidão (recursal pré-inscrição)

AGUARDANDO INSCRIÇÃO

Servidores sem impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura);

IMPEDIDO (sem inscrição)

Servidores com impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura);

EDITAL DE ABERTURA DO CICLO

RECURSAL PRÉ-INSCRIÇÃO

Data início do recurso de aptidão

Data fim do recurso de aptidão

- AGUARDANDO INSCRIÇÃO

Servidores sem impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura), ou servidores que estavam IMPEDIDOS e sua situação foi alterada após recurso;

- IMPEDIDO (sem inscrição)

Servidores com impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura);

EDITAL – DATA DE INSCRIÇÃO E RESULTADO DE RECURSO DE APTIDÃO/INAPTIDÃO

INSCRIÇÃO

Data início das inscrições

Data fim das inscrições

- AGUARDANDO INSCRIÇÃO

Servidores sem impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura), ou servidores que estavam IMPEDIDOS e sua situação foi alterada após recurso, e que ainda não se inscreveram;

- IMPEDIDO (sem inscrição)

Servidores com impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura);

- INSCRITO

Servidores que efetuaram sua inscrição com sucesso, e não cancelaram a inscrição mais recente;

- CANCELADO Servidores com inscrição mais recente cancelada;

NÃO HÁ PUBLICAÇÃO – PRAZOS JÁ DEFINIDOS NO EDITAL ANTERIOR

RECURSAL INSCRIÇÃO

Data início do recurso de questões objetivas

Data fim do recurso de questões objetivas

- AGUARDANDO INSCRIÇÃO

- Servidores sem impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura), ou servidores que estavam IMPEDIDOS e sua situação foi alterada após recurso, e que ainda não se inscreveram;

- IMPEDIDO (sem inscrição)

Servidores com impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura);

- INSCRITO

Servidores que efetuaram sua inscrição com sucesso, e não cancelaram a inscrição mais recente;

- CANCELADO Servidores com inscrição mais recente cancelada;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 31 de 40

EDITAL - RESULTADO RECURSOS QUESTÕES OBJETIVAS

CLASSIFICAÇÃO Data posterior ao fim dos recursos de questões objetivas

Data fim do período de classificação

- IMPEDIDO (com inscrição)

Servidores que estavam na situação INSCRITO, cujo impedimento foi identificado após inscrição, a partir da fase CLASSIFICAÇÃO;

- IMPEDIDO (sem inscrição)

Servidores com impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura), ou a partir da fase CLASSIFICAÇÃO - se estavam na situação AGUARDANDO INSCRIÇÃO;

- INSCRITO Servidores que efetuaram sua inscrição com sucesso, e não cancelaram a inscrição mais recente;

- NÃO INSCRITO Servidores que estavam na situação AGUARDANDO INSCRIÇÃO e não efetuaram inscrição;

- CANCELADO Servidores com inscrição mais recente cancelada;

HOMOLOGAÇÃO DO FAPS PELA CPPS / EDITAL - RESULTADO PRELIMINAR

RECURSAL CLASSIFICAÇÃO

Data início do recurso de mérito

Data fim do recurso de mérito

- IMPEDIDO (com inscrição)

Servidores que estavam na situação INSCRITO, cujo impedimento foi identificado após inscrição, a partir da fase CLASSIFICAÇÃO;

- IMPEDIDO (sem inscrição)

Servidores com impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura), ou a partir da fase CLASSIFICAÇÃO - se estavam na situação AGUARDANDO INSCRIÇÃO;

- INSCRITO Servidores que efetuaram sua inscrição com sucesso, e não cancelaram a inscrição mais recente;

NÃO INSCRITO Servidores que estavam na situação AGUARDANDO INSCRIÇÃO e não efetuaram inscrição;

- CANCELADO Servidores com inscrição mais recente cancelada;

EDITAL - RESULTADO RECURSOS MÉRITO E APTIDÃO

EDITAL - RESULTADO FINAL / PORTARIA/IS - CONCESSÃO DO DIREITO E HOMOLOGAÇÃO

CONCESSÃO Primeiro dia posterior ao ato de concessão / homologação

Primeiro dia posterior ao registro do direito

- IMPEDIDO (com inscrição)

Servidores que estavam na situação INSCRITO, cujo impedimento foi identificado após inscrição, a partir da fase CLASSIFICAÇÃO;

IMPEDIDO (sem inscrição)

Servidores com impedimento identificado no momento da geração dos candidatos, ou até o fim da fase PRÉ-INSCRIÇÃO (publicação do Edital de Abertura), ou a partir da fase CLASSIFICAÇÃO - se estavam na situação AGUARDANDO INSCRIÇÃO;

- INSCRITO Servidores que efetuaram sua inscrição com sucesso, não cancelaram a inscrição mais recente, e o direito não foi concedido ou indeferido;

- NÃO INSCRITO Servidores que não efetuaram inscrição

- DIREITO CONCEDIDO

- Servidores cujo direito foi concedido (provimento registrado) - estavam na situação INSCRITO com classificação dentro das vagas);

- NÃO PROMOVIDO - Servidores que estavam na situação INSCRITO, e não estavam com classificação dentro das vagas quando direito concedido

- CANCELADO Servidores com inscrição mais recente cancelada;

* A situação dos candidatos são atualizadas quando a fase tem a situação alterada par “EM ANDAMENTO”

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 32 de 40

ANEXO 7 – MOTIVOS DE IMPEDIMENTOS

IMPEDIMENTO DESCRIÇÃO

TEMPO NA CLASSE

Servidores que, na data fim do interstício promocional (data fim da contagem de tempo), tem menos de 5 (cinco) anos na classe – considerando contagem para a finalidade PROMOÇÃO CIVIS. Ou seja, servidores que, no interstício, não completaram 5 anos na classe, ou completaram, porém houve interrupção entre a data em que completa os cinco anos e a data fim da contagem.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Servidores com quantidade de Avaliação de desempenho válidas e homologadas no interstício insuficiente: - Ciclo 2016: mínimo de quatro avaliações - A partir do ciclo 2017: mínimo de cinco avaliações * Exceção para servidores que cumpriram mandato classista no interstício: mínimo de duas avaliações

PENALIDADE DISCIPLINAR

Servidores com afastamento em virtude de penalidade disciplinar, no período entre a data início do processo e a data de verificação do impedimento.

LICENÇA PARA TRATO DE INTERESSES PARTICULARES

Servidores com licença para trato de interesses particulares no período entre a data início do processo e a data de verificação do impedimento.

PRISÃO Servidores com afastamento em virtude de prisão, mediante sentença transitada em julgado, no período entre a data início do processo e a data de verificação do impedimento.

ATIVIDADE FORA DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

Servidores com afastamento para atividade fora do Poder Executivo Estadual no período entre a data início do processo e a data de verificação do impedimento.

MANDATO ELETIVO

Servidores com afastamento para exercício de mandato eletivo no período entre a data início do processo e a data de verificação do impedimento.

INATIVIDADE Servidores inativos, falecidos ou desligados.

ÚLTIMA CLASSE Servidores que já atingiram a última classe do cargo.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 33 de 40

ANEXO 8 – PARÂMETROS PARA RELATÓRIO DE VAGAS PARA PROMOÇÃO

1.- Cargo: Código do cargo - Descrição do cargo, conforme parâmetro utilizado para geração do

relatório;

2.- Processo: número do processo referente ao relatório;

3.- Ciclo: Ano do ciclo do processo;

4.- FOLHA DE PAGAMENTO ANUAL DO CARGO POR CLASSE COMPETÊNCIA

MÊS/ANO VALORES POR ODEM CRESCENTE DE CLASSE

As colunas abaixo se referem ao nível vertical, ou seja, é um número para identificação da ordem das classes no cargo. A numeração informada consta na Coluna Nível Vertical, da transação TABELAS DE VENCIMENTO – Aba REFERÊNCIAS, para alinhamento da sequência de classes quando mudança de estrutura na carreira. Em resumo, o número informado não é literalmente a classe, mas indica a ordem das classes.

1 2 3 4

1° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO (mês identificado com base na data fim da contagem)

Valor da rubrica 192 referente a essa competência MÊS/ANO, para servidores do cargo, no nível vertical 1.

Valor da rubrica 192 referente a essa competência MÊS/ANO, para servidores do cargo, no nível vertical 2.

Valor da rubrica 192 referente a essa competência MÊS/ANO, para servidores do cargo, no nível vertical 3.

Valor da rubrica 192 referente a essa competência MÊS/ANO, para servidores do cargo, no nível vertical 4.

2° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

3° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

4° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

5° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

6° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

7° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

8° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

9° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

10° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

11° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

12° MÊS/ANO ANTERIOR AO MÊS DO CICLO

Idem acima Idem acima Idem acima Idem acima

A) Total por Classe Soma dos valores acima

Soma dos valores acima

Soma dos valores acima

Soma dos valores acima

B) Total por Cargo Soma dos totais do item 4A

C) Total das Classes Promocionais

Soma dos totais do item 4A, exceto a última classe. Obs.: Há carreiras com apenas 2 classes promocionais

D) Percentual por Classe Promocional

ITEM 4A / ITEM 4C X 100

ITEM 4A / ITEM 4C X 100

ITEM 4A / ITEM 4C X 100

E) Total Redistribuído por Classe Promocional

ITEM 4A X ITEM 4D (esse cálculo só é feito se houver servidor na última classe. Caso não haja, será repetido o valor do item 4A)

ITEM 4A X ITEM 4D (esse cálculo só é feito se houver servidor na última classe. Caso não haja, será repetido o valor do item 4A)

ITEM 4A X ITEM 4D (esse cálculo só é feito se houver servidor na última classe. Caso não haja, será repetido o valor do item 4A)

5.- CUSTO 2,5% FOLHA DE PAGAMENTO ANUAL

A) Sem Encargos Item 4E x 0,025 Item 4E x 0,025 Item 4E x 0,025

B) Com Encargos Item 5A x 1,11111+((Item 5A x 1,08333) x 0,22)

Item 5A x 1,11111+((Item 5A x 1,08333) x 0,22)

Item 5A x 1,11111+((Item 5A x 1,08333) x 0,22)

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 34 de 40

* No relatório constará o Anexo I, com a relação dos servidores considerados aptos no processo, em ordem alfabética, por classe. Se houver situações identificadas, que podem interferir no cálculo de vagas, será criado o Anexo II, onde essas situações serão listadas. Segue as situações pré-definidas:

- Existe no grupo de aptos, servidor (es) de outros cargos diferente do informado no parâmetro; - Existe servidor(es) do cargo, sem a rubrica 192 em algum dos meses relacionados; - Falta parametrização;

6.- CUSTO APTOS A) Quantidade de Aptos Conforme Anexo I

Quantidade de servidores desta classe, inseridos no grupo de eleitos

Quantidade de servidores desta classe, inseridos no grupo de eleitos

Quantidade de servidores desta classe, inseridos no grupo de eleitos

B) Folha Aptos - Mês/Ano Anterior ao Mês do Ciclo

Valor da rubrica 192 referente a competência do mês anterior ao mês do ciclo para servidores do cargo, desta classe

Valor da rubrica 192 referente a competência do mês anterior ao mês do ciclo para servidores do cargo, desta classe

Valor da rubrica 192 referente a competência do mês anterior ao mês do ciclo para servidores do cargo, desta classe

C) Acréscimo Promoção Item 6B x 0,15 *EXCEÇÃO IPAJM Item 6B x 0,10

Item 6B x 0,10 *EXCEÇÃO IPAJM Item 6B x 0,10

Item 6B x 0,05 *EXCEÇÃO IPAJM SÓ 2 CLASSES PROMOCIONAIS

D) Custo Médio Aptos Item 6C / Item 6A Item 6C / Item 6A Item 6C / Item 6A

E) Custo Médio Aptos com Encargos

Item 6D x 1,11111+((Item 6D x 1,08333) x 0,22)

Item 6D x 1,11111+((Item 6D x 1,08333) x 0,22)

Item 6D x 1,11111+((Item 6D x 1,08333) x 0,22)

F) Custo Médio Aptos com Encargos em 12 Meses

Item 6E x 12 Item 6E x 12 Item 6E x 12

7.- QUANTIDADE DE VAGAS POR CRITÉRIO A) 2,5% Orçamento Item 5B / Item 6F Item 5B / Item 6F Item 5B / Item 6F

B) 50% Aptos Item 6A / 5A Item 6A / 5A Item 6A / 5A

8.- RESULTADO A) Vagas para Promoção Maior quantidade

entre itens 7A e 7B Maior quantidade entre itens 7A e 7B

Maior quantidade entre itens 7A e 7B

B) Estimativa Custo Mensal

Item 6E x Item 8A Item 6E x Item 8A Item 6E x Item 8A

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 35 de 40

ANEXO 9 – PROCEDIMENTO PARA GERAÇÃO DE CONSULTA CONTAGEM_PARA AUDITORIA

1.- Gera planilha com resultado da contagem para PROMOÇÃO CIVIS, utilizando o menu Archon/ Relatórios/ Executa Consultas

1.1.- Seleciona o grupo CONTAGEM

1.2.- Seleciona o código CONTAGEM_PROMO_CIVIS

1.3.- Clica no botão SELECIONAR

1.4.- Preenche os campos para execução da consulta

1.4.1.- Tipo de Arquivo: seleciona CSV

1.4.2.- Separador: será preenchido automaticamente com “;”

1.4.3.- Marca a opção Gera Linha de Cabeçalho?

1.4.4.- Marca a opção Abrir Arquivo Gerado?

1.5.- No bloco PARÂMETRO, preenche os campos

1.5.1.- CHAVE DE CONTAGEM: número da chave de contagem que deseja auditar

1.5.2.- GRUPO:

a.- Para executar a consulta sem gerar grupo de eleitos com servidores aptos, não preenche esse campo b.- Para executar a consulta e inserir os servidores aptos em um grupo já existente, preenche com o número do grupo c.- Para executar a consulta e inserir os servidores aptos em um novo grupo, preenche com “0”. Nesse caso, o número do novo grupo será informado na coluna GRUPO da planilha

Obs: - Serão considerados aptos, os servidores da respectiva chave de contagem:

- Com 5 (cinco) anos ou mais nas colunas DIAS_LIQ_PROMO ou TEMPO_LIQ_PROMO, e DIAS_LIQ_EE ou TEMPO_LIQ_EE; - Que não possuem registro das situações elencadas na coluna SIT_ATUAL_ART_3, ou seja, com a informação “N” nesta coluna; - Que não possuem reinício de contagem entre a data fim do período aquisitivo e a data fim da contagem, ou seja, com registro de data na coluna REINICIO_POS_PA;

- A lista de aptos identificados na consulta pode ser diferente da lista de aptos identificados no processo devido à data de verificação do impedimento no processo e a data de geração da consulta. Além disso, a consulta considera apenas informações da contagem informadas na própria consulta (por exemplo, não considera o impedimento AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO).

1.6.- Clica no botão EXECUTA

1.7.- Aguarda aviso de geração do arquivo

1.8.- Clica em OK, quando aparecer a mensagem ARQUIVO GERADO.

1.9.- Quando aparecer na tela a mensagem “Do you want open or save this file” clica no botão Save

1.10.- Quando aparecer a tela “Save As”

1.10.1.- Escolha a pasta de sua máquina onde o arquivo deverá ser gravado

1.10.2.- Preenche o campo FILE NAME com o nome do arquivo

1.10.3.- Clica no botão Save

1.11.- Quando aparecer a tela “Download Complete”, clica no botão Close

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 36 de 40

1.12.- Acessa o arquivo gerado, na pasta onde foi gravado

1.13.- Clica em Salvar como para salvar o arquivo em Excel

1.14.- Quando aparecer a tela “Salvar como”

1.14.1.- Seleciona, no campo TIPO, a opção PASTA DE TRABALHO DO EXCEL

1.14.2.- Clica no botão Salvar

2.- Analisa a planilha, auditando os dados por amostragem

ANEXO 10 – PARÂMETROS PARA PLANILHA CONSULTA CONTAGEM

1.- CHAVE: número da chave de contagem utilizada para geração da consulta;

2.- DTFIM_CONT: data fim da contagem utilizada para geração da consulta;

3.- NUMFUNC: número funcional do servidor;

4.- NUMVINC: número do vínculo atual do servidor;

5.- NOME: nome do servidor;

6.- CARGOS_CONSIDERADOS: código dos cargos considerados para geração das informações. Ou

seja, todos os cargos que fazem parte da mesma carreira. Em se tratando de cargos com histórico

de mudança, será inserido mais de um código, separados por ponto e vírgula;

7.- NOME_CARGOATUAL: descrição do cargo atual do servidor;

8.- SETOR: sigla do setor (subempresa) onde está localizado o servidor na data fim da contagem;

9.- CESSAO: sigla do órgão para o qual o servidor está cedido, se tipo de órgão relacionado abaixo:

TIPO DESCRIÇÃO

ADM PRIV ORGAOS DA ADMINISTRACAO PRIVADA

AUT EST AUTARQUIA ESTADUAL

AUT FED AUTARQUIA FEDERAL

AUT MUN AUTARQUIA MUNICIPAL

DIRETA EST ADMINISTRACAO DIRETA ESTADUAL

DIRETA FED ADMINISTRACAO DIRETA FEDERAL

DIRETA MUN ADMINISTRACAO DIRETA MUNICIPAL

EC MIS ES EMPRESA DE ECONOMIA MISTA DO EST DO ESPIRITO SANTO

EC MIS EST EMPRESA DE ECONOMIA MISTA ESTADUAL

EC MIS FED EMPRESA DE ECONOMIA MISTA FEDERAL

EC MIS MUN EMPRESA DE ECONOMIA MISTA MUNICIPAL

EM PUB ES EMPRESA PUBLICA DO EST DO ESPIRITO SANTO

EM PUB EST EMPRESA PUBLICA ESTADUAL

EM PUB FED EMPRESA PUBLICA FEDERAL

EM PUB MUN EMPRESA PUBLICA MUNICIPAL

ENT FILANT ENTIDADE FILANTROPICA

FUND EST FUNDACAO ESTADUAL

FUND FED FUNDACAO FEDERAL

FUND MUN FUNDACAO MUNICIPAL

FUND PRIV FUNDACAO PRIVADA

JUD ES PODER JUDICIARIO DO EST DO ESPIRITO SANTO

JUD EST PODER JUDICIARIO ESTADUAL

JUD FED PODER JUDICIARIO FEDERAL

LEG ES PODER LEGISLATIVO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 37 de 40

LEG EST PODER LEGISLATIVO ESTADUAL

LEG FED PODER LEGISLATIVO FEDERAL

LEG MUN PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

MIN PUB ES MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

MIN PUB FE MINISTERIO PUBLICO FEDERAL

MINIST PUB MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL

ONG ORGANIZACAO NAO GOVERNAMENTAL

ORG EXTERN PARA CARGA DO BDRH, A SER RECUPERADO NO SIARHES

OSCIP ORGANIZACAO SOCIAL DE INTERESSE PUBLICO

PREVID ORGAOS PREVIDENCIARIOS

Caso o servidor esteja cedido para os tipos de órgão abaixo, o campo não será preenchido:

TIPO DESCRIÇÃO

AUT ES AUTARQUIA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

DIRETA ES ADMINISTRACAO DIRETA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

FUND ES FUNDACAO DO EST DO ESPIRITO SANTO

ORG CLASSE ORGAO DE CLASSE DE TRABALHADORES

REG ESP ES ORGAO DE REGIME ESPECIAL DO ESTADO ESPIRITO SANTO

10.- DTEXERC_LINHA: data de exercício no primeiro vínculo da linha funcional;

11.- DTINI_CARGO: data início do primeiro provimento na carreira (primeiro cargo considerado);

12.- DTINI_CLASSE: data início do primeiro provimento na classe em que o servidor está na data

fim da contagem;

13.- CLASSE: número para identificação da classe atual do servidor, através de comparação com a

coluna REF_ATUAL. A numeração informada consta na Coluna Nível Vertical, da transação

TABELAS DE VENCIMENTO – Aba REFERÊNCIAS, para alinhamento da sequência de classes quando

mudança de estrutura na carreira. Ou seja, o número informado não é literalmente a classe, mas

indica a classe, se comparada com a coluna REF_ATUAL;

14.- REF_ATUAL: classe e referência do servidor na data fim da contagem;

15.- DIAS_BRUTO: total do tempo na classe, em dias, sem considerar descontos e interrupções;

16.- TEMPO_BRUTO: total do tempo na classe, em ano, mês e dia, sem considerar descontos e

interrupções;

17.- DESCONTOS_EE: total de dias de desconto, considerando parametrização da finalidade

PROMOCAO CIVIS, sem interrupções;

18.- DIAS_LIQ_EE: total do tempo na classe, em dias, considerando descontos da finalidade

PROMOCAO CIVIS;

19.- TEMPO_LIQ_EE: total do tempo na classe, em ano, mês e dia, considerando descontos da

finalidade PROMOCAO CIVIS;

20.- DIAS_LIQ_PROMO: total do tempo na classe, em dias, considerando descontos e

interrupções da finalidade PROMOCAO CIVIS;

21.- TEMPO_LIQ_PROMO: total do tempo na classe, em ano, mês e dia, considerando descontos

e interrupções da finalidade PROMOCAO CIVIS;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 38 de 40

22.- DT_REIN_CONT: data de reinício da contagem, considerando os afastamentos que

interrompem para a finalidade PROMOCAO CIVIS;

23.- DTFIM_PA: data fim do período aquisitivo para promoção (5 anos), considerando descontos e

interrupções da finalidade PROMOCAO CIVIS. Caso servidor não tenha completado cinco anos até

a data fim da contagem, será informado a data prevista;

24.- DIAS_BRUTO_CARGO: total do tempo na carreira (cargos considerados), em dias, sem

considerar descontos e interrupções;

25.- TEMPO_BRUTO_CARGO: total do tempo na carreira (cargos considerados), em ano, mês e

dia, sem considerar descontos e interrupções;

26.- DIAS_LIQ_CARGO: total do tempo na carreira (cargos considerados), em dias, considerando

os descontos da finalidade PROMOCAO CIVIS;

27.- TEMPO_LIQ_CARGO: total do tempo na carreira (cargos considerados), em ano, mês e dia,

considerando os descontos da finalidade PROMOCAO CIVIS;

28.- PEN_DISCIP: (S- sim ou N-não) se o servidor possui registro de penalidade disciplinar, no

período analisado. Para essa informação serão relacionados como “S” os servidores que possuem

registro da frequência 39 - PENA DISCIPLINAR DE SUSPENSAO no período aquisitivo de promoção

(até a data da coluna DTFIMPA);

29.- MAND_CLASS: (S- sim ou N-não) se o servidor possui registro de mandato classista, no

período analisado. Para essa informação serão relacionados como “S”, os servidores que, no

período aquisitivo de promoção (até a data da coluna DTFIMPA) possuem registro de CESSÃO do

tipo MANDATO CLASSISTA e/ou registros das seguintes frequências:

CÓD DESCRIÇÃO DO CÓDIGO DE FREQUÊNCIA

35 LICENCA MANDATO CLASSISTA CONFEDERACAO

36 LICENCA MANDATO CLASSISTA FEDERACAO

37 LICENCA MANDATO CLASSISTA ASS CLASSE

38 LICENCA MANDATO CLASSISTA SINDICAL

30.- QUANT_FI: quantidade de dias de falta injustificada no período analisado. Para essa

informação serão considerados os registros das seguintes frequências, no período aquisitivo de

promoção (até a data da coluna DTFIM_PA):

CÓD DESCRIÇÃO DO CÓDIGO DE FREQUÊNCIA

53 FALTA INJUSTIFICADA - DIA

54 FALTA INJUSTIFICADA - CURSO

55 FALTA INJUSTIFICADA – PLANTAO

31.- SIT_ATUAL_ART_3: (S- sim ou N-não)se o servidor esteve ou está, no período entre o

primeiro dia posterior à data fim da contagem até a data de execução da consulta, em uma das

situações elencadas no Art. 3° da LC 640. (Penalidade Disciplinar, Licença para trato de interesses

particulares, Prisão, mediante sentença transitada em julgado, Afastamento para atividade fora

do poder executivo estadual, Afastamento para exercício de mandato eletivo);

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 39 de 40

33.1- Penalidade Disciplinar;

Registro da frequência 39 - PENA DISCIPLINAR DE SUSPENSAO na data fim da

contagem;

33.2.- Licença para trato de interesses particulares;

Registro da frequência 34- LICENCA TRATO DE INTERESSE PARTICULAR na data fim

da contagem;

33.3.- Prisão, mediante sentença transitada em julgado;

Registro, na data fim da contagem, das seguintes frequências:

CÓD DESCRIÇÃO DO CÓDIGO DE FREQUÊNCIA

17 AFAST CONDENACAO SENTENCA DEFINITIVA

109 AFAST COND SENT DEFINITIVA-REGIME ABERTO

33.4.- Afastamento para atividade fora do poder executivo estadual.

Registro de cessão, na data fim da contagem para os mesmos tipos de órgão

relacionados no item 11.

33.5.- Afastamento para exercício de mandato eletivo.

Registro, na data fim da contagem das seguintes frequências:

CÓD DESCRIÇÃO DO CÓDIGO DE FREQUÊNCIA

11 AFASTAMENTO MANDATO PREFEITO

12 AFASTAMENTO MANDATO VEREADOR

13 AFASTAMENTO MANDATO ESTADUAL

14 AFASTAMENTO MANDATO FEDERAL

34.- REINICIO_POS_PA: data de novo reinício, se houver novo reinício entre DTFIM_PA e

DTFIM_CONT (incluindo esse dia).

35.- GRUPO: grupo de eleitos com os servidores aptos, caso haja servidores aptos, e caso

solicitado, no momento da geração da consulta, inserção dos servidores aptos em grupo já

existente ou novo grupo.

OBSERVAÇÕES:

A planilha gerada deverá ser ordenada, obedecendo a seguinte ordem de prioridade: CARGO / CLASSE (crescente) e DIAS_LIQ_EE / DIAS_LIQ_PROM (decrescente).

Para informações de data e tempo, o sistema deverá considerar a linha de carreira.

A contagem para a finalidade PROMOCAO CIVIS deverá obedecer à parametrização específica, que constará descontos de EFETIVO EXERCICIO, acrescentando as interrupções, que são as mesmas elencadas no item 31.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 40 de 40

ANEXO 11 – RELATÓRIOS PARA AUDITORIA / EXECUÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO

RELATÓRIOS GERAIS

1. RELATÓRIO DE CANDIDATOS POR SITUAÇÃO/PROCESSO - 45/01

Objetivo: panorama do processo por situação. Principais informações de um processo, e

relação de servidores por situação em que se encontra em determinada data.

2. RELATÓRIO DE IMPEDIMENTOS POR PROCESSO – 45/02

Objetivo: detalhar impedimentos por processo.

3. RELATÓRIO DETALHAMENTO DE PROCESSOS POR SERVIDOR – 45/06

Objetivo: detalhar informações do servidor em um ou mais processos.

4. RELATÓRIO RESUMO DE ITENS/CRITÉRIOS UTILIZADOS POR PROCESSO – 45/08

Objetivo: relacionar todos os itens utilizados, indicado deferimento ou indeferimento.

5. RELATÓRIO DE AUDITORIA GERAÇÃO DE ATRIBUTOS – 30/22

Objetivo: auditar geração de atributos.

6. RELATÓRIO DE AUDITORIA GERAÇÃO DE PROVIMENTOS – 30/23

Objetivo: Auditar geração de provimentos.

RELATÓRIOS REFERENTE AOS CRITÉRIOS

1. RELATÓRIO DE CURSOS POR FINALIDADE E CARGO - 31/30

Objetivo: relacionar parametrização de correlação dos cursos para finalidade e cargo,

identificando cursos pendentes e não pendentes de correlação, cursos com correlação e sem

correlação.

2. RELATÓRIO DE COMISSÕES, COMITÊS, CONSELHOS E CONTRATOS POR SETOR E TIPO – GRUPO

GRS/100

Objetivo: Identificar comissões, comitês, conselhos e contratos conforme parâmetros.

3. RELATÓRIO ATUAÇÃO EM COMISSÕES, COMITÊS, CONSELHOS E CONTRATOS – GRUPO

GRS/101

Objetivo: Identificar servidores que atuam ou atuaram nessas atividades.

4. RELATÓRIO DE ATUAÇÃO EM TRABALHOS, PROJETOS PREMIADOS E INOVES – GRUPO

GRS/102

Objetivo: Identificar servidores que atuam ou atuaram nessas atividades.

5. RELATÓRIO DE PONTUAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO POR SERVIDOR – GRUPO

44/06

Objetivo: Auditar critério Avaliações de Desempenho

RELATÓRIOS DISPONIBILIZADOS NO PORTAL DO SERVIDOR

1. FIPS - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA PROMOÇÃO POR SELEÇÃO - 44/FIPS

2. FAPS – FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA PROMOÇÃO POR SELEÇÃO - 44/FAPS

3. FAPS DETALHADO – 44/FAPS DETALHADO

4. INDEFERIMENTOS – 44/INDEFERIMENTOS

SETEMBRO/2016

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS SUBSECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

Governador do Estado Paulo Hartung Vice Governador do Estado César Roberto Colnaghi Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos Dayse Maria Oslegher Lemos Subsecretária de Estado de Administração de Pessoal Sandra Helena Bellon Gestor do SIARHES SUBAP / Gerência do SIARHES Co-Gestores do SIARHES Órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações Executor do SIARHES Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 3 de 25

A Lei Complementar 637, de 28 de Agosto de 2012, institui a Política de Gestão de Pessoas dos

Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo, cuja sistematização se dá em

sete pilares. A Promoção por Seleção é a passagem do servidor público efetivo de uma classe para

outra, em sentido vertical, na mesma referência, por meio de seleção. Está prevista na

abrangência “Ascenção e Mobilidade” do pilar “Cargo, Carreira e Reconhecimento”, e foi

regulamentada pela Lei Complementar 640, de 11 de Setembro de 2012. Segundo o art. 13 da LC

640, a promoção considerará os seguintes critérios:

I - avaliação de desempenho individual;

II - participação em atividades de capacitação e qualificação profissional;

III - atuação não remunerada em comissão, comitê ou conselho;

IV - atuação na gestão e fiscalização de contratos;

V - publicação ou apresentação de trabalho científico/técnico, premiação de projeto e premiação

Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo – INOVES.

Com a informatização do processo através do Sistema Integrado de Administração de Recursos

Humanos do Espírito Santo – SIARHES, e o do Portal do Servidor, será necessário que os critérios

estejam devidamente registrados a tempo para o servidor, de forma que sejam identificados para

inscrição e pontuação no processo.

O presente manual foi especialmente preparado com o propósito de subsidiar a capacitação de

usuários na utilização do SIARHES, no que se refere às transações relacionadas aos critérios para

Promoção por Seleção dos servidores civis da Administração Direta e Indireta do Governo do

Estado do Espírito Santo. Nele consta o fluxograma resumido dos critérios com as principais

atividades concernentes ao SIARHES, os procedimentos operacionais com o detalhamento das

atividades concernentes ao SIARHES, além de informações gerais sobre as principais situações de

exceção, e sobre os relatórios disponíveis para utilização. Ressalta-se que alguns desses

procedimentos se encontram disponíveis em outros manuais para finalidades gerais ou

específicas, porém estão agrupados nesse manual, com algumas particularidades inerentes à

Promoção.

Como primeira versão, carece de apoio dos usuários na identificação de melhorias, que devem ser

encaminhadas à Gerência do SIARHES, através do e-mail [email protected]. Estas, após

analisadas poderão ser incluídas em uma nova versão.

APRESENTAÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 4 de 25

Para atender esse critério no processo de promoção, o sistema identificará as avaliações válidas

no interstício promocional, bem como o total de pontos obtidos nas avaliações, além de

identificar e informar as avaliações que devem ser utilizadas no processo e sua pontuação, e

efetuar cálculo da média aritmética do total de pontos obtidos nas avaliações utilizadas,

informando seu resultado. Porém, para que o sistema faça essa identificação, é necessário

recuperar as avaliações do ciclo 2013, conforme fluxograma abaixo e procedimento

RECUPERAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO 2013, e efetuar validação das avaliações de

desempenho referente aos ciclos 2014/2015/2016, conforme procedimento VALIDAÇÃO

AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO.

CRITÉRIO: Avaliação de Desempenho Individual

FLUXOGRAMA RESUMIDO – SIARHES – RECUPERAÇÃO AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO 2013

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 5 de 25

CRIAR PROCESSO DE AVALIAÇÃO

GECADS/SEGER

1.- Acesse o menu Outros Módulos / Avaliação / Processo

2.- Crie novo registro, clicando no botão Cria novo registro em branco abaixo do registro

corrente

3.- Preencha os campos:

3.1.- Nº Processo: preencher com a seguinte combinação de números: ano do ciclo

avaliativo + código da subempresa + número identificador do formulário (conforme tabelas do

ANEXO I):

Exemplos: Processo FADI SESA Ciclo 2014 Nº Processo: 2013260100

Processo FADI SEDU Ciclo 2014 Nº Processo: 2013510100

Processo FADI IEMA Ciclo 2014 Nº Processo: 2013010100

3.2.- Início: data início do período avaliado

3.3.- Término: data término do período avaliado

3.4.- Tipo:

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona o tipo AVALIACAO DESEMPENHO INDIVIDUAL

3.5.- Descrição: descrição detalhada do processo de avaliação

3.6.- Setor Responsável:

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona o setor pai do órgão responsável pela avaliação

3.7.- Fase Atual:

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona fase Inicial

3.8.- Questionário:

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona o questionário do processo que está sendo criado (FADI ou FADA)

4.- Clique no botão Salvar

5.- Feche a transação

Ano do ciclo avaliativo

Código da subempresa

Número identificador do formulário

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – RECUPERAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO 2013

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 6 de 25

PREPARAR GRUPO DE ELEITOS

UNIDADE DE RH

1. Prepare grupo de eleitos contendo o conjunto de servidores cujas avaliações serão

recuperadas utilizando o menu Processos/ Conjunto de Funcionários/ Cadastro de Eleitos:

1.1. No bloco Grupo de Eleitos, cadastre um novo grupo de eleitos:

1.1.1. Clique no botão “Cria novo registro em branco abaixo do registro corrente”

1.1.2. No campo Observação insira um nome para o grupo. Exemplo: Grupo criado para

recuperar avaliações de desempenho – Ciclo 2013

1.1.3. Clique no botão Salvar

1.1.4. Anote o número do grupo gerado

1.2. No bloco Eleitos Externos, preencha os campos:

1.2.1. Número: número funcional do servidor

1.2.2. Vínc: vínculo do servidor

1.2.3. Clique no botão Salvar

COPIAR SERVIDORES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

UNIDADE DE RH

1.- Acesse o menu Outros Módulos / Avaliação / Processo

2.- Localize o processo no qual deseja vincular os servidores

2.1.- Clique no botão Inicia Modo Consulta

2.2.- Digite no campo Nº Processo o número do processo do seu órgão

2.3.- Execute a consulta, clicando no botão Executa Consulta

2.4.- Selecione o processo desejado

3.- Preencha o campo Grupo de Eleitos com número do grupo que deseja copiar no processo de

avaliação

4.- Clique no botão Salvar

5.- Clique no botão Copia Servidores

6.- Após copiados, o sistema mostrará a mensagem Servidores Copiados com Sucesso

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 7 de 25

RELACIONAR AVALIADORES E AVALIADOS

UNIDADE DE RH

1. Acesse o menu Outros Módulos / Avaliação / Avaliadores por Funcionário

1.1. Preencha os campos:

1.1.1. Processo:

1.1.1.1. Clica em Mostra lista de valores

1.1.1.2. Seleciona o processo para o qual deseja relacionar avaliadores e avaliados

1.1.2. Localização:

1.1.2.1. Clica em Mostra lista de valores

1.1.2.2. Selecione localização dos servidores para os quais deseja indicar avaliador

1.1.3. No bloco Funcionários selecione o servidor para o qual será indicado o responsável

pela recuperação da Avaliação

1.1.4. No bloco Funcionário Avaliador, preencha os campos:

1.1.4.1. Número do Avaliador: número funcional do responsável pela recuperação

1.1.4.2. Vínculo: vínculo do responsável pela recuperação

1.1.4.3. Início: não preencher

1.1.4.4. Término: não preencher

1.1.4.5. Peso: não preencher

1.1.5. Clique no botão Salvar

RECUPERAR AVALIAÇÕES CICLO 2013 – PORTAL DO SERVIDOR

UNIDADE DE RH – SERVIDOR RESPONSÁVEL PELA RECUPERAÇÃO

1. Acesse o Portal do Servidor através do site www.servidor.es.gov.br

1.1. Clique no menu Serviços >> Outros Serviços

1.2. Digite o Nº Funcional e senha pessoal de acesso ao Portal do Servidor

1.3. Clique no botão “Enviar”

1.4. Clique no menu Processos RH, acesse o link Avaliação de Desempenho >> Avaliação de

Desempenho – Gestor

1.4.1. Identifique o processo FADI Ciclo 2013 e clique em Avaliar

1.4.2. No campo “Nome”, selecione o servidor para o qual deseja recuperar o FADI Ciclo

2013

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 8 de 25

1.4.3. Para o servidor selecionado, marque uma escala de pontuação para cada critério

estipulado. Lembrando que nenhum critério deve ficar em branco.

1.4.4. No campo “Observações e Informações Complementares sobre a Avaliação de

Desempenho Individual”, digite o número do processo onde se encontra o

formulário original que está sendo recuperado no sistema

1.4.5. Clique no botão “Salvar”

1.4.6. Clique em OK, quando o sistema apresentar a mensagem “Avaliação salva com

sucesso”.

Obs.: Se houver necessidade de alterar o que foi registrado na formulário, faça a

alteração desejada e clique no botão ALTERAR.

1.4.7. Clique em “Assinar Documento” acima da linha disponível para assinatura do chefe

avaliador. Após a assinatura, este documento não poderá ser alterado.

1.4.8. O sistema enviará uma notificação de que a assinatura foi salva com sucesso. Clique

em OK para fechar a janela de notificação.

Obs.: A assinatura eletrônica da recuperação será o texto padrão “AVALIAÇÃO

RECUPERADA PELO RH – DATA E HORA”. Este mesmo texto será registrado no

campo de assinatura do servidor avaliado.

SETOR DE CARREIRAS * Para Adm direta, considera-se a SEGER/GECADS.

Para Autarquias e Fundações, considera-se o GRH central.

1.- Prepara grupo de eleitos contendo o conjunto de servidores ativos para validação das avaliações de desempenho, utilizando o menu Processos/ Conjunto de Funcionários/ Gerar Grupo por Filtro/ Unificar Grupos, preenchendo os campos:

1.1.- Data para pesquisa: data atual

1.2.- Situação: seleciona a opção Ativo

1.3.- Com frequência consolidada?: não marcar

1.4.- Exercício a partir de: não preencher

1.5.- Opção para pesquisa: seleciona a opção Cargo

1.6.- Bloco Itens Disponíveis

1.6.1.- Seleciona o código do cargo do qual deseja inserir servidores no grupo

1.6.2.- Clica no botão >

1.7.- Grupo de Eleitos: com número de grupo já existente ou clica no botão Cadastrar Grupo

1.8.- Clica no botão Gerar Grupo

1.9.- Aguarda a geração do grupo de eleitos

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – VALIDAÇÃO AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 9 de 25

1.10.- Anota número do grupo de eleitos gerado, identificando-o com as regras para sua composição

1.11.- Fecha a Transação

2.- Executa consulta para identificar servidores com quantidade de descontos acima do mínimo para validação da avaliação de desempenho, através do menu Archon/ Relatórios/ Executa Consultas

2.1.- Seleciona o grupo EXECUÇÃO CONSULTAS

2.2.- Seleciona a consulta AVAL_DESEMP_PROMO

2.3.- Clica no botão SELECIONAR

2.4.- No campo TIPO DE ARQUIVO, seleciona CSV

2.5.- Marca a opção ABRIR ARQUIVO GERADO

2.6.- No bloco PARÂMETRO, preenche o campo o parâmetro GRUPO DE ELEITOS com o número do grupo de eleitos gerado no item 1 do procedimento

2.7.- Clica no botão EXECUTA Obs.:

O relatório será executado e exibido no formato Excel, dentro no navegador Internet

Explorer. Basta selecionar toda a tabela e copiar o conteúdo para o Excel do seu computador;

No relatório, serão relacionados a quantidade de descontos por ciclo de avaliação de

desempenho, considerando os ciclos:

o 2014: período de 01/03/2013 a 28/02/2014

o 2015: período de 01/03/2014 a 28/02/2015

o 2016: período de 01/03/2015 a 29/02/2016

3.- Confere, por amostragem, informações geradas pelo relatório

4.- Identifica, a partir das informações geradas pelo relatório, servidores com quantidade de descontos acima do mínimo para validação da avaliação de desempenho (mais de 180 dias de descontos por ciclo), e o processo do respectivo ciclo em que o servidor está inserido

5.- Invalida avaliações de servidores identificados no item anterior, através do menu Outros Módulos/ Avaliação/ Servidores Avaliados

5.1.- Localiza o processo do respectivo ciclo 5.2.- Seleciona o número funcional do servidor 5.3.- Preenche o campo “PROMOÇÃO?” com “N” 5.4.- Clica em Grava alterações

Obs.:

Para todos os servidores, o campo “PROMOÇÃO?” foi preenchido com “S” automaticamente, ou seja, inicialmente as avaliações estão válidas. Para os servidores com descontos acima do mínimo por ciclo, esse campo deve ser alterado para “N”, tornando a avaliação do ciclo inválida para promoção;

Caso não tenha acesso à avaliação a invalidar, encaminhar à GECADS para invalidação;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 10 de 25

CRITÉRIO: Participação em atividades de capacitação e qualificação profissional

FLUXOGRAMA RESUMIDO - SIARHES

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 11 de 25

REGISTRAR FORMAÇÃO

GRH

1.- Recebe a documentação do servidor

2.- Confere a documentação

3.- Registra a formação do servidor utilizando o menu Histórico Funcional / Dados Pessoais /

Formação

4.- Digita o número funcional

5.- No Bloco Formação, preenche os campos:

5.1.- Curso de Formação

5.1.1.- Clica em Mostra Lista de Valores

a.- Caso conste o curso de formação na lista de valores

a.1.- Seleciona curso de formação correspondente

a.2.- Clica em OK

b.- Caso não conste o curso de formação na lista de valores

b.1.- Solicita a inserção do novo curso na Tabela Curso de Formação, utilizando o

Formulário de Cadastro de Curso de Formação e Capacitação

5.2.- Modalidade

5.2.1.- Clica em Mostra Lista de Valores

5.2.2.- Seleciona modalidade correspondente

5.2.3.- Clica em OK

5.3.- Início: data de início do curso

5.4.- Término: data do término do curso

5.5.- Carga Horária: carga horária do curso de formação

5.6.- Média: média do servidor no curso, se houver

5.7.- Pontos: não preencher

5.8.- Data: não preencher

5.9.- Nº BI ou Ato: número do Boletim Interno ou ato que publicitou a formação, se houver

5.10.- Data BI ou DOE: data do Boletim Interno ou Diário Oficial que publicitou a formação, se

houver

5.11.- Atualizado?

5.11.1.- Clica em Mostra Lista de Valores

5.11.2.- Se registro atualizado após conferência de documentação, selecione S

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 12 de 25

5.11.3.- Se registro não atualizado, selecione N

Obs.: o objetivo desse campo é informar se o registro do curso está atualizado, após

conferência de documentação, com todos os dados obrigatórios. Para promoção por

seleção, o sistema só considerará registros atualizados.

5.12.- Entidade: nome da instituição que emitiu o diploma, certificado

5.13.- Número de registro/Livro/FLS: número de registro/livro/folha do certificado

5.14.- Observações: informações relevantes na formação do servidor

5.15.- Clica em salvar

6.- Arquiva documentação do servidor

REGISTRAR CAPACITAÇÃO

GRH

1.- Recebe a documentação do servidor

2.- Confere a documentação

3.- Registra a formação do servidor utilizando o menu Histórico Funcional / Dados Pessoais /

Capacitações

4.- Digita o número funcional

5.- No Bloco Capacitações, preenche os campos:

5.1.- Evento

5.1.1.- Clica em Mostra Lista de Valores

a.- Caso conste o evento na lista de valores

a.1.- Seleciona evento correspondente

a.2.- Clica em OK

b.- Caso não conste o evento na lista de valores

b.1.- Solicita a inserção do evento na Tabela Eventos, utilizando o Formulário de

Cadastro de Curso de Formação e Capacitação

5.2.- Data Início: data início do evento

5.3.- Data Fim: data fim do evento

5.4.- Carga hor: carga horária do evento

5.5.- Entidade

5.5.1.- Clica em Mostra Lista de Valores

a.- Caso conste a entidade na lista de valores

a.1.- Seleciona entidade correspondente

a.2.- Clica em OK

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 13 de 25

b.- Caso não conste a entidade na lista de valores

b.1.- Solicita a inserção da entidade na Tabela Entidades, utilizando o Formulário

de Cadastro de Curso de Formação e Capacitação

5.6.- Pontos: não preencher

5.7.- Data: não preencher

5.8.- Atualizado?:

5.8.1.- Clica em Mostra Lista de Valores

5.8.2.- Se registro atualizado após conferência de documentação, selecione S

5.8.3.- Se registro não atualizado, selecione N

Obs.: o objetivo desse campo é informar se o registro do curso está atualizado, após

conferência de documentação, com todos os dados obrigatórios. Para promoção por

seleção, o sistema só considerará registros atualizados.

5.9.- Observações: informações relevantes na capacitação do servidor

5.10.- Nº BI ou Ato: número do Boletim Interno ou ato que publicitou a capacitação, se

houver

5.11.- Data BI ou DOE: data do Boletim Interno ou Diário Oficial que publicitou a capacitação,

se houver

5.12.- Clica em salvar

6.- Arquiva documentação do servidor

CORRELAÇÃO DE CURSOS AO CARGO/FUNÇÃO E FINALIDADE

Para os cursos de Formação e Capacitação registrados no sistema, o Setor de Carreira, deve efetuar sua

correlação, informando se o curso é válido ou não para cargos e finalidades específicas. Para efetuar essa correlação, pode-se fazer o registro para cada curso individualmente (correlação sem cópia) ou copiar

uma parametrização já existente (correlação com cópia). Setor de Carreiras * Para Adm direta, considera-se a SEGER/GECADS.

Para Autarquias e Fundações, considera-se o GRH central.

1.- Acessa a transação CURSOXFINALIDADEXCARGO/FUNÇÃO, utilizando o menu Tabelas/ Treinamento e Formação

1.1.- Para correlação sem cópia, preenche os campos

1.1.1.- Bloco Finalidade / Cargo/Função

a.- Finalidade

Clica em Mostra lista de valores

Seleciona a finalidade para a qual deseja efetuar correlação

b.- Cargo: se correlação referente a um cargo, ou

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 14 de 25

c.- Função: se correlação referente a uma função ou cargo comissionado

d.- Código

Clica em Mostra lista de valores

Seleciona o cargo ou função para o qual deseja efetuar correlação

e.- Nome: preenchido automaticamente pelo sistema, conforme registro no campo Código

1.1.2.- Bloco Cursos

Nos campos Natureza, Sigla, Modalidade, Descrição do Curso, Área de Conhecimento e Descrição da Modalidade deste bloco são listados automaticamente os cursos de formação e/ou capacitação registrados nas transações CURSOS DE FORMAÇÃO e CURSOS, observando parametrização dos critérios da respectiva finalidade, da seguinte forma:

- Se para a finalidade há só o critério CURSOS DE FORMAÇÃO, serão listados somente os cursos desta natureza.

- Se para a finalidade há só o critério CURSOS DE CAPACITAÇÃO, serão listados somente os cursos desta natureza.

- Se para a finalidade há os critérios CURSOS DE FORMAÇÃO e CURSOS DE CAPACITAÇÃO, serão listados os cursos destas duas naturezas.

Os cursos são listados em ordem alfabética dos campos NATUREZA e SIGLA, sendo que os cursos sem parametrização (sem período parametrizado – com correlação pendente) são ordenados antes dos cursos já parametrizados. Não há possibilidade de inserção ou remoção manual dos cursos listados.

a.- Início: data a partir da qual a regra será válida para o curso selecionado. Caso não haja período anterior já parametrizado, utiliza-se como regra a data de 01/01/1900

b.- Término: data até quando a regra será válida para o curso selecionado. Se não há mudança da regra, não preencher

Obs.: quando há registro de término, o sistema cria novo registro do curso, sem período, para que seja parametrizado

c.- Válido?: marca para informar se o curso selecionado é válido para a finalidade e cargo

1.1.3.- Clica em Grava alterações

Obs.: Se a parametrização já existe para o cargo, curso e finalidade na data

escolhida, ou se a parametrização anterior à alteração já foi utilizada em algum

processo, o sistema não permitirá que as alterações sejam gravadas, e exibirá

mensagem de alerta.

1.2.- Para correlação com cópia, preenche os campos

1.2.1.- Bloco Finalidade / Cargo/Função

a.- Finalidade

Clica em Mostra lista de valores

Seleciona a finalidade que será utilizada como referência (modelo) para cópia de parametrização

b.- Cargo: se utilizará um cargo como referência (modelo) para cópia de parametrização, ou

c.- Função: se utilizará uma função ou cargo comissionado como referência (modelo) para cópia de parametrização

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 15 de 25

d.- Código

Clica em Mostra lista de valores

Seleciona o cargo ou função que será utilizado como referência (modelo) para cópia de parametrização

e.- Nome: preenchido automaticamente pelo sistema, conforme registro no campo Código

1.2.2.- Bloco Copiar Parametrização

a.- Finalidade

Clica em Mostra lista de valores

Seleciona a finalidade para a qual será copiada a parametrização

b.- Cargo: se a parametrização será copiada para um cargo, ou

c.- Função: se a parametrização será copiada para uma função ou cargo comissionado

d.- Código

Clica em Mostra lista de valores

Seleciona o cargo ou função para o qual será copiada a parametrização

e.- Nome: preenchido automaticamente pelo sistema, conforme registro no Código

1.2.3.- Clica no botão Copiar

Ao clicar nesse botão, o sistema emitirá um aviso, informando sobre a geração do

processo de cópia, a quantidade de erros, e o número do log de processos para

verificação de detalhes.

1.2.4.- Anota o número do Log de processos informado e clica em OK

1.2.5.- Confere processo de cópia executando o Relatório Log de Processo – PRO0401P, através do menu Archon/ Relatórios/ Executa Relatórios

a.- Preenche o campo Sistema com C_Ergon

b.- Seleciona o Grupo de Relatórios 04 – Log de Processos1

c.- Seleciona o Relatório 01 – Log de Processo

d.- Clica no botão Executar Relatório

e.- Preenche o campo Número do log com o número do Log de Processos anotado no item 1.2.4

f.- Clica no botão Executar

g.- Aguarda a geração do relatório

h.- Analisa o relatório, confirmando a conclusão do processo, e identificando parametrizações selecionadas, atualizadas, inseridas, ignoradas, com erro, ou inexistentes na origem e existentes no destino

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 16 de 25

CRITÉRIO: Atuação não remunerada em comissão, comitê ou conselho

CRITÉRIO: Atuação na gestão e fiscalização de contratos e convênios

FLUXOGRAMA RESUMIDO - SIARHES

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 17 de 25

Após publicação de instituição de Comissões/Comitês/Conselhos e designação de servidores para atuar em Comissões/Comitês/Conselhos/Contratos/Convênios, o RH efetua o cadastro mediante apresentação

de documentação pelo servidor ou mediante publicação. Antes de cadastrar nova comissão/comitê/conselho/contrato/convênio ou designação para atuação é necessário consultar se já

existe esse cadastro. Após cadastro, caso haja quaisquer atualização em relação à comissão/comitê/conselho/contrato/convênio, essa deve ser atualizada no sistema.

*ALERTA IMPORTANTE: Para registro de remuneração referente à atuação em Comissões/Comitês/Conselhos/Contratos/Convênios há procedimentos específicos que devem ser efetuados, independente do procedimento abaixo.

CONSULTAR COMISSÕES/COMITÊS/CONSELHOS/CONTRATOS/CONVÊNIOS ou

CONSULTAR ATUAÇÃO POR COMISSÕES/COMITÊS/CONSELHOS/CONTRATOS/CONVÊNIOS

1.- Acessa o menu Outros Módulos/ Comissões/ Cadastro de Comissões

1.1.- Na aba Comissões

1.1.1.- Clica no botão Inicia Modo de Consulta

1.1.2.- Clica no campo com a informação que deseja consultar

1.1.3.- Preenche o campo com a informação que deseja consultar. Caso necessário

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona a informação que deseja consultar

1.1.4.- Clica no botão Executa consulta

1.2. Para consultar atuação na comissão/comitê/conselho/contrato/convênio, clica na aba Membros da Comissão, de acordo com a comissão/comitê/conselho/contrato/convênio selecionada na aba Comissões

1.3. Para consultar ocorrências da comissão/comitê/conselho/contrato/convênio, clica na aba Ocorrências da Comissão, de acordo com a comissão/comitê/conselho/contrato/convênio selecionada na aba Comissões

CONSULTAR ATUAÇÃO EM COMISSÕES/COMITÊS/CONSELHOS/CONTRATOS/CONVÊNIOS POR

SERVIDOR

1.- Acessa o menu Outros Módulos/ Comissões/ Comissões por Funcionário

1.1.- Bloco Funcionário

1.1.1.- Preenche o campo Funcionário com o número funcional do servidor que deseja consultar

1.1.2.- Seleciona o vínculo que deseja consultar

1.2.- Caso deseje consultar apenas comissões/comitês/conselhos/contratos/convênios de um período específico

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 18 de 25

1.2.1.- Preenche os campos Período de Pesquisa do bloco Filtros, com a data início e a data término do período a consultar

1.3.- Caso deseje consultar comissões/comitês/conselhos/contratos/convênios de qualquer período

1.2.1.- Não preenche os campos Período de Pesquisa do bloco Filtros 1.4.- Clica em qualquer campo da Aba Comissões para consultar as comissões/comitês/conselhos/contratos/convênios em que o servidor está atuando no período

1.5.- Para consultar reuniões da comissão/comitê/conselho/contrato/convênio clica na aba Reuniões, de acordo com a comissão/comitê/conselho/contrato/convênio selecionada na aba Comissões

CADASTRAR COMISSÕES/COMITÊS/CONSELHOS/CONTRATOS/CONVÊNIOS

GRH

1.- Acessa o menu Outros Módulos /Comissões /Cadastro de Comissões

1.1.- Na aba Comissões, preenche os campos:

1.1.1.- Número: não preenche – será preenchido automaticamente pelo sistema após gravar alterações

1.1.2.- Tipo

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona o Tipo da comissão que deseja cadastrar

Para Contratos e Convênios, deve-se utilizar apenas o tipo GFCC – GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS E CONVÊNIOS.

Para Comissões/Comitês/Conselhos deve-se utilizar o tipo de acordo com a característica da Comissão/Comitê/Conselho a cadastrar e a descrição do tipo. Caso o tipo correspondente à Comissão/Comitê/Conselho não conste na lista na lista de valores, solicita, via e-mail à Equipe SIARHES/SEGER, parametrização de novo tipo de comissão.

1.1.3.- Nome: descrição da Comissões/Comitês/Conselhos/Contratos/Convênios a ser cadastrada

a.- Para Contratos ou Convênios: CONTRATO <NÚMERO DO CONTRATO> <DESCRIÇÃO DO NOME DA CONTRATADA> <SIGLA DO ÓRGÃO CONTRATANTE> Exemplo: CONTRATO 12345 – EMPRESA DE TESTE – SEGER

b.- Para Comissões, comitês ou conselhos: nome da Comissão conforme

publicação e sigla do órgão responsável pela comissão/comitê/conselho

Exemplo: Comissão Permanente de Promoção por Seleção – CPPS - SEGER

1.1.4.- Previsão Início: previsão de início de vigência da comissão/comitê/conselho/contrato/convênio. Se não tiver a informação, deixar em branco

1.1.5.- Previsão Término: previsão de término de vigência da comissão/comitê/conselho/contrato/convênio. Se não tiver a informação, deixar em branco

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 19 de 25

1.1.6.- Início: data início de vigência da comissão/ comitê/conselho/contrato/convênio

1.1.7.- Término: data término de vigência da comissão/ comitê/conselho/contrato/convênio. Nos casos de comissão permanente, deixar em branco

1.1.8.- Remun.

a.- Se comissão/comitê/conselho/contrato/convênio é remunerada: preenche com “S”

b.- Se comissão/comitê/conselho/contrato/convênio não é remunerada: preenche com “N”

1.1.9.- Perman.

a.- Se comissão/comitê/conselho/contrato/convênio é permanente: preenche com “S”

b.- Se comissão/comitê/conselho/contrato/convênio não é permanente: preenche com “N”

1.1.10.- Válida?: não preencher. Deve ser preenchido por um membro da Comissão de Promoção por Seleção após análise de validação da comissão

1.1.11.- Setor Origem

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona o setor do órgão em que o servidor está localizado

1.1.12.- Setor Responsável: não preencher

1.1.13.- Responsável: não preencher

1.1.14.- Finalidade

a.- Para Contratos ou Convênios: descrição resumida do objeto do contrato ou convênio

b.- Para Comissões, comitês ou conselhos: descrição resumida da finalidade da comissão/comitê/conselho

1.1.15.- Observação: se necessário, preenche com alguma informação que julgue relevante sobre a comissão/comitê/conselho/contrato/convênio cadastrada

1.2.- Clica no botão Mostra Publicações, e registrar os dados de publicação, preenchendo os campos

1.2.1.- Número: com o número do ato

1.2.2.- Data: com a data do ato

1.2.3.- Tipo: com o tipo do ato

1.2.4.- Data do D.O.: com a data de publicação do ato

1.2.5.- Tipo do D.O.: com o tipo do ato, a partir da lista de valores

1.2.6.- Autoridade: com a respectiva autoridade que assinou o ato

1.2.7.- Núm. Processo: com o número do processo que originou a publicação

1.2.8.- Motivo: com o motivo da publicação

1.2.9.- Obs.: com o complemento que julgar necessário e conveniente

1.2.10.- Clica no botão Retorna

1.3.- Clica em Grava alterações

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 20 de 25

CADASTRAR ATUAÇÃO DE SERVIDOR EM

COMISSÕES/COMITÊS/CONSELHOS/CONTRATOS/CONVÊNIOS

1.- Acessa o menu Outros Módulos /Comissões /Cadastro de Comissões

1.1.- Na aba Comissões, localiza e seleciona a comissão/comitê/conselho/contrato/convênio na qual deseja cadastrar atuação. Caso necessário, executa procedimento CONSULTAR COMISSÕES/COMITÊS/CONSELHOS/CONTRATOS/CONVÊNIOS

1.2.- Na aba Membros da Comissão, clica no botão Cria novo registro em branco abaixo do registro corrente, e preenche os campos

1.2.1.- Início: data início da atuação do servidor na comissão/comitê/conselho/contrato/ convênio

1.2.2.- Término: data término da atuação do servidor na comissão/comitê/conselho/contrato/convênio, se houver

1.2.3.- Funcionário: número funcional do servidor atuante na comissão

1.2.4.- Cargo na Comissão

a.- Clica em Mostra lista de valores

b.- Seleciona o papel do servidor na comissão/comitê/conselho/contrato/convênio

1.3.- Clica em Grava alterações

1.4.- Clica no botão Mostra Publicações, e registrar os dados de publicação, preenchendo os campos

1.4.1.- Número: com o número do ato

1.4.2.- Data: com a data do ato

1.4.3.- Tipo: com o tipo do ato

1.4.4.- Data do D.O.: com a data de publicação do ato

1.4.5.- Tipo do D.O.: com o tipo do ato, a partir da lista de valores

1.4.6.- Autoridade: com a respectiva autoridade que assinou o ato

1.4.7.- Núm. Processo: com o número do processo que originou a publicação

1.4.8.- Motivo: com o motivo da publicação

1.4.9.- Obs.: com o complemento que julgar necessário e conveniente

1.4.10.- Clica no botão Retorna

1.5.- Clica em Grava alterações

PROCEDIMENTO PARA VALIDAÇÃO DA COMISSÃO/COMITÊ/CONSELHO E

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS, PARA PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

SETOR DE CARREIRAS * Para Adm direta, considera-se a SEGER/GECADS.

Para Autarquias e Fundações, considera-se o GRH central.

1.- Acessa o menu Outros Módulos / Comissões / Cadastro de Comissões

2.- Localiza a comissão que deseja validar

2.1.- Clica no botão Inicia Modo Consulta

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 21 de 25

2.2.- Clica no campo que utilizará para consulta

2.3.- Digita no campo que utilizará para consulta, a palavra chave para localizar a comissão a localizar – caso necessário coloque a palavra entre percentuais

2.3.- Executa a consulta, clicando no botão Executa Consulta

2.4.- Seleciona a comissão desejada

3.- Analisa critérios para validação de Comissões/Comitês/Conselhos e Gestão e Fiscalização de contratos, para promoção por seleção

4.- Clica no campo Válido?

4.1.- Se válido, digita “S”

4.2.- Se não válido, digita “N”

5.- Clica em Grava alterações

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 22 de 25

PROCEDIMENTO PARA REGISTRO DE PUBLICAÇÃO OU APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

CIENTÍFICO/TÉCNICO, PREMIAÇÃO DE PROJETO E PREMIAÇÃO INOVES

GRH

1.- Acessa o menu Histórico Funcional/ Pastas Funcionais/ Pasta Funcional

1.1.- Informa o número funcional do servidor 1.2.- Seleciona o vínculo do servidor 1.3.- No bloco Pastas Funcionais clica na linha disponível e preenche os campos

1.3.1.- Data

a.- Se publicação ou apresentação de trabalho técnico cientifico: DATA DA PUBLICAÇÃO OU APRESENTAÇÃO

b.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto premiado: DATA DA PREMIAÇÃO

CRITÉRIO: Publicação ou apresentação de trabalho científico/técnico, premiação de projeto

e premiação Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo – INOVES

FLUXOGRAMA RESUMIDO - SIARHES

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 23 de 25

c.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto classificado no inoves como finalista: 31/12/ANO DO CICLO INOVES

d.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto classificado no inoves como semifinalista: 31/12/ANO DO CICLO INOVES

e.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto classificado no inoves como concorrente: 31/12/ANO DO CICLO INOVES

1.3.2.- Assunto a.- Clica em Mostra Lista de Valores b.- Seleciona o assunto correspondente

Se publicação ou apresentação de trabalho técnico cientifico: seleciona

o assunto TRABALHO TEC CIENT

Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto

premiado: seleciona o assunto PREMIACAO PROJETO

Obs.: esse assunto não deve ser utilizado para premiações no INOVES

Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto

classificado no inoves como finalista: seleciona INOVES FINALISTA

Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto

classificado no inoves como semifinalista: seleciona o assunto INOVES

SEMIFINALISTA

Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto

classificado no inoves como concorrente: seleciona o assunto INOVES

CONC ELEGIVEL

1.3.3.- Texto

a.- Se publicação ou apresentação de trabalho técnico cientifico: TÍTULO DO

TRABALHO – ONDE FOI PUBLICADO OU APRESENTADO

Obs.:

- no casos de publicação, acrescentar numeração da publicação. Por exemplo, se

publicado em uma revista ou jornal, informar seu número de edição

b.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto premiado:

TÍTULO DO PROJETO – PRÊMIO RECEBIDO – EVENTO EM QUE RECEBEU O PRÊMIO

– EMPRESA/ÓRGÃO QUE CONCEDEU O PRÊMIO

c.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto classificado no

inoves como finalista: TÍTULO DO PROJETO

d.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto classificado no

inoves como semifinalista: TÍTULO DO PROJETO

e.- Se participação na elaboração e/ou desenvolvimento de projeto classificado no

inoves como concorrente: TÍTULO DO PROJETO

1.4.- Nos casos em que houver publicação, clica no botão Mostra Publicações e registra os dados de publicação, preenchendo os campos

1.4.1.- Número: número da publicação 1.4.2.- Data: data do ato 1.4.3.- Tipo: clica no botão Mostra Lista de Valores e seleciona o tipo de ato correspondente 1.4.4.- Data do D.O.: data de publicação do ato 1.4.5.- Tipo do D.O.: clica no botão Mostra Lista de Valores e seleciona o tipo de diário correspondente

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 24 de 25

1.4.6.- Autoridade: clica no botão Mostra Lista de Valores e seleciona a Autoridade correspondente 1.4.7.- Núm. Processo: número do processo 1.4.8.- Clica em Grava as alterações 1.4.9.- Clica no Botão Retorna

PROCEDIMENTO PARA VALIDAÇÃO DE REGISTRO DE PUBLICAÇÃO OU APRESENTAÇÃO DE

TRABALHO CIENTÍFICO/TÉCNICO, PREMIAÇÃO DE PROJETO E PREMIAÇÃO INOVES

Setor de Carreiras

* Para Adm direta, considera-se a SEGER/GECADS.

Para Autarquias e Fundações, considera-se o GRH central.

1.- Acessa o menu Histórico Funcional/ Pastas Funcionais/ Pasta Funcional

1.1.- Informa o número funcional do servidor 1.2.- Seleciona o vínculo do servidor 1.3.- No bloco Pastas Funcionais clica no campo Complemento, referente ao assunto que deseja validar

1.3.1.- Clica em Mostra Lista de Valores 1.3.2.- Seleciona

a.- Se registro do assunto é válido para promoção: VALIDO PARA PROMOCAO b.- Se registro do assunto não é válido para promoção: NAO VALIDO PARA PROMOCAO

1.4.- Clica em Grava alterações

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS CRITÉRIOS PROMOÇÃO POR SELEÇÃO

PÁGINA 25 de 25

1. GRUPO DE RELATÓRIOS 31 – Treinamento

NOME DO RELATÓRIO 30 - Relatórios de Cursos por Finalidade e Cargo

DESCRIÇÃO Relatório para controle da parametrização de correlação de cursos a uma finalidade e a um cargo/função, conforme registros na transação CURSO X FINALIDADE X CARGO/FUNÇÃO.

PARÂMETROS Natureza: para listar apenas cursos de uma natureza específica ou de ambas as naturezas. Naturezas disponíveis: Capacitação e Formação.

Finalidade: para listar apenas parametrizações de uma finalidade específica ou de todas as finalidades.

Tipo ocupação: para listar apenas parametrizações de cargos ou parametrizações de funções.

Cargo/Função: para listar parametrizações de um cargo ou função específico. A lista de valores dependerá do parâmetro TIPO OCUPAÇÃO.

Listar Cursos: para listar cursos com situações específicas ou de todas as situações. Situações disponíveis:

o Cursos não válidos: cursos definidos como SEM CORRELAÇÃO com o cargo e a finalidade. Ou seja, o período está parametrizado sem a marca VÁLIDO?.

o Cursos válidos: cursos definidos como COM CORRELAÇÃO com o cargo e a finalidade. Ou seja, o período está parametrizado sem a marca VÁLIDO?.

o Correlação pendente: cursos cuja correlação está indefinida. Ou seja, existe período em aberto sem parametrização.

Data: para lista cursos, considerando as informações nesta data. Se não preenchido considera data de geração do relatório;

CONTEÚDO Natureza: natureza do curso. Se formação ou capacitação. Sigla/Descrição do Curso: sigla e descrição do curso. Área de Conhecimento: se curso de capacitação, informa área de

conhecimento do curso. Modalidade: se curso de formação, informa sigla e descrição da

modalidade do curso. Início: data a partir da qual a regra é válida para o curso

selecionado. Término: data até quando a regra será válida para o curso

selecionado. Válido?: S- se curso tem correlação com o cargo e finalidade, e N-

se curso não tem correlação com o cargo e finalidade. Total de Cursos Válidos: quantidade total de cursos e

modalidades COM CORRELAÇÃO com o cargo e finalidade, conforme parâmetro utilizado para geração do relatório.

Total de Cursos Não Válidos: quantidade total de cursos e modalidades SEM CORRELAÇÃO com o cargo e finalidade, conforme parâmetro utilizado para geração do relatório.

Total de Cursos Sem Correlação: quantidade total de cursos e modalidades CUJA CORRELAÇÃO ESTÁ INDEFINIDA, conforme parâmetro utilizado para geração do relatório.

Total de Cursos: quantidade total de cursos e modalidades, considerando todas as situações, conforme parâmetro utilizado para geração do relatório, inclusive parâmetro DATA.

RELATÓRIOS

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

RECURSO DE AVALIAÇÃO PARA PROMOÇÃO POR SELEÇÃO - RAPS

À Comissão Permanente de Promoção por Seleção,

(NOME COMPLETO DO SERVIDOR), nº. funcional __________________, nomeado para o cargo efetivo de

___________________________________________, lotado na(o) __________________________, vem requerer revisão do resultado da Avaliação para

Promoção por Seleção, por discordar do conceito/nota atribuído ao(s)

critério(s):_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________, pelas seguintes razões:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nestes termos,

Pede deferimento.

Vitória – ES, ______ de ________________ de ________.

_______________________________________ Carimbo e Assinatura do Servidor