governo de minas gerais e apresentam · sediado na cidade de rio acima e atuante na região do...

33
apresentam: Governo de Minas Gerais e 24 de outubro a 8 de novembro Belo Horizonte | Rio Acima | Ibirité

Upload: truongtruc

Post on 17-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

apresentam:

Governo de Minas Gerais e

24 de outubro a 8 de novembro

Belo Horizonte | Rio Acima | Ibirité

A ideia de levar Shakespeare a todos os pú-blicos, em todos os cantos, sempre me fascinou. A universalidade, versatilidade

e genialidade de sua obra permite adaptações, montagens, versões, interpretações e brincadei-ras tão distintas entre si que, ao fazer a curado-ria de uma mostra, seria impossível pensar em um só aspecto de sua vasta criação. Comedia Dell’Arte, releituras contemporâneas dos clássicos, clowns, peças para o púbico in-fantil, mímicas, música. Tem de tudo um pouco na seleção de espetáculos de autoria ou inspira-dos na obra de William Shakespeare na Mostra Cultural Gandarela 2015. Na abertura da pro-gramação, em Belo Horizonte, e em duas apre-sentações especiais no Rio de Janeiro, o célebre espetáculo Much ado about nothing, nossa atra-ção internacional.

Mas não apenas obras e peças literalmente rela-cionadas ao autor inglês compõem a Mostra. São mais de 40 atividades em três cidades mineiras, entre espetáculos de teatro, circo, música, ofici-

nas, exposições, sessões de cinema, intervenções artísticas, debates e palestras.

A ideia é, justamente, transcender a promoção de espetáculos clássicos e contemporâneos para dar igual destaque a apresentações e ações que esti-mulem a diversidade criativa e a formação de novos públicos e atores culturais, em diferentes áreas.

Daí a atenção especial à inserção, na programa-ção, dos espetáculos da Cia Carroça de Mamu-lengos e da Spasso Escola de Circo, grupos pio-neiros da Residência Artística na Vila Gandarela, em Rio Acima (MG).

Trata-se de um projeto que acolhe companhias de arte, circo, teatro e música para uma vivência na re-gião e uma estreita convivência com a comunidade local, numa troca sem limites de arte-aprendizagem.

Para variadas expressões artísticas, variados es-paços. Queremos movimentar ruas, teatros, par-ques e praças oferecendo espetáculos de qualida-de, com livre acesso do público.

Neste contexto, a mostra oferece ações lúdicas ao ar livre – passeios, cortejos, oficinas e brinca-deiras – que complementam as apresentações artísticas e fazem com que o público seja também protagonista da festa.

Outro destaque da programação é a Mostra Pe-trobras Cultural, com espetáculos dos grupos mi-neiros Luna Lunera, Armatrux, Pigmalião Escultu-ra que Mexe e Quik Cia de Dança.

Cabe contar que a Mostra Cultural Gandarela 2015 possui patrocínio da Petrobras e faz par-te de uma ação muito maior, de construção de um complexo cultural na cidade de Rio Acima, que terá a primeira réplica, fora de Londres, do Shakespeare’s Globe Theatre. Esperamos que goste e embarque conosco nesta viagem shakespeariana!

Mauro MayaIdealizador e curador da Mostra Gandarela 2015

Duas semanas inteiras de arte e culturaBelo Horizonte | Rio Acima | Ibirité

O Instituto Gandarela é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada em 2009 e de iniciativa da Arte Brasil

Produção Cultural. Sediado na cidade de Rio Acima e atuante na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, desenvolve e oferece soluções criati-vas por meio de um eixo estruturante, integrado e multissetorial, composto pela cultura, educação, esporte, meio ambiente, turismo e gestão.

Realizamos desde 2013, com o patrocínio da Pe-trobras, o Circuito Gandarela de Minas, um con-junto de ações e propostas que aproximam as co-munidades locais da cultura e da educação, por intermédio de oficinas, práticas sustentáveis do dia a dia, acesso a tecnologias digitais, caminha-das eco-literárias, exposições de artes visuais, es-petáculos de circo, dança, teatro e shows. Atual-mente contamos com dois grupos residentes em Rio Acima: Cia. Carroça de Mamulengos (teatro) e Spasso Escola de Circo.

Complexo Cultural Somos os idealizadores e responsáveis pela construção do Complexo Cultural Gandare-la, o qual inclui o equipamento icônico Globe Theatre, um resgate ao ano de 1599, quando a companhia teatral de William Shakespeare construiu o teatro elizabetano - The Globe - posteriormente reconstruído em 1997 pela em-presa britânica Shakespeare’s Globe, um dos principais stakeholders do Instituto Gandarela.

Todas as nossas ações são norteadas pela pre-ocupação primeira de criar e promover oportu-nidades de inclusão social para as crianças e jovens e gerar trabalho e renda para a comu-nidade na qual estamos inseridos, formando, absorvendo e valorizando a mão de obra local. Assim, apostamos no desenvolvimento de mul-tiplicadores da cadeia da economia criativa e de-mocratizamos o acesso à cultura.

Um pouco da nossa história Em dezembro de 2014, o Instituto Gandarela realizou a 1ª Mostra Gandarela Cultural, em Belo Horizonte, Sabará e Rio Acima. A progra-mação contou com diversos espetáculos na-cionais, exposições, shows, oficinas, sessões de cinema, cortejo e mesa redonda sobre cidades criativas. Uma das principais atrações foi o es-petáculo internacional Hamlet, apresentado pela companhia inglesa Shakespeare’s Glo-be. Cerca de duas mil pessoas foram ao Sesc Palladium, de Belo Horizonte, em dois dias de apresentação, para conferir a renomada peça escrita por William Shakespeare.

Da mesma forma, a Mostra Gandarela Cultu-ral 2015 traz para a população de Belo Hori-zonte, Rio Acima e Ibirité espetáculos nacio-nais e internacionais, entre eles releituras de importantes obras de Shakespeare. Às atra-ções teatrais soma-se uma rica programação cultural que inclui oficinas, shows, exposições, sessões de cinema, atrações circenses, inter-venções artísticas, fóruns, debates e palestras.

Aproveite!

O Instituto Gandarela é o idealiza-dor e responsável pela construção do Complexo Cultural Gandarela, o qual inclui o equipamento icônico, The Globe, reconstruído em 1997 pela empresa britânica Shakespe-are’s Globe, uma das primeiras e mais importantes parcerias firma-das pelo Instituto Gandarela.

Shakespeare à Brasileira

O The Globe foi construído em 1599 pela Cia. Teatral de William Shakespeare. Destruído em junho de 1613 por um incêndio, foi reerguido no mesmo ano, para ser permanentemente encerrado três décadas depois, em 1642. A moder-na réplica, feita pela Shakespeare’s Globe em 1997, fica a 200 metros da construção original.

Uma atuação local com um olhar global

O Shakespeare’s Globe, instituição de-tentora do Shakespeare’s Globe The-atre, tornou-se um dos destinos mais populares dos turistas no Reino Unido, no coração da regeneração de Bank-side de Londres. Em janeiro de 2014, o Shakespeare’s Globe inaugurou um teatro interno, o Sam Wannamaker Playhouse. O teatro é projetado no es-tilo jacobino, utiliza desenhos e descri-ções como base do design, e é inteira-mente iluminado por velas.

Em 2014, o Instituto Gandarela rea-lizou a 1ª Mostra Gandarela Cultural e a atração principal foi o espetáculo internacional Hamlet, produzido por meio da parceria com o Shakespea-re’s Globe. E agora, orgulhosamente, realizamos a 2ª Mostra Gandarela Cultural, que traz como atração de abertura Much Ado About Nothing (Muito Barulho por Nada), comédia

de William Shakespeare performada pela Cia. do Shakespeare’s Globe.

Para os próximos anos, expandiremos nossa parceria com o Shakespeare’s Globe trazendo para o Brasil, além de renomados espetáculos, programas de educação e ensino da língua inglesa para alunos, treinamento de professo-res, com base na literatura de Shakes-peare, e exposições assinadas pela cura-doria artística da instituição britânica.

A proposta do Instituto Gandarela é construir um legado para as próximas gerações e grande parte de sua refe-rência neste assunto é espelhada em Shakespeare. Considerado o dramatur-go mais influente do mundo, 400 anos depois de sua morte o Barco permanece vivo ao quebrar barreiras linguísticas, geográficas, sociais e culturais, unindo povos por meio da arte e cultura.

11

Cine Theatro Brasil VallourecLocal Dia Horário Programação

Mostra Gandarela Cine Theatro Brasil Vallourec - Abertura 24/out 20h00 Cia Shakespeare's Globe

Muito Barulho por Nada

Mostra Gandarela

Cine Theatro Brasil Vallourec

25/out 19h00Cia Shakespeare's Globe Muito Barulho por Nada

Mostra Gandarela

Cine Theatro Brasil Vallourec/Teatro Câmara 24/out 20h00

Show Nanan Gonzaga Lançamento CD - Abertura

Mostra Gandarela

Cine Theatro Brasil Vallourec/Teatro Câmara

Cine Theatro Brasil Vallourec/Teatro Câmara

25/out

03/nov

20h00

20h00

Show Nanan Gonzaga Lançamento CD - Abertura

Show RessonânciasMaria Bragança, Dudu Lima e participação especial de

Naná Vasconcelos

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

INTERNACIONAL

Belo Horizonte..............................................11

Parques e Praças.........................................13

Espetáculo Internacional......................14

Espetáculos Nacionais............................16

Shows..................................................................22

Atrações Infantis.........................................26

Mostra Petrobras........................................34

Rio Acima.........................................................45

Atividades Especiais Gandarela.......52

Ibirité..................................................................54

Rio de Janeiro...............................................55

Cine Globe.......................................................56

Forúns e Debates.......................................58

Endereços........................................................62

12 12 13

Teatro Marília

Teatro Marília 04/nov 19h00 Os Dois Cavalheiros de Verona (Cia da Matilde - Shakespeare: Projeto 39)

Teatro Marília 05/nov 19h00 Os Dois Cavalheiros de Verona (Cia da Matilde - Shakespeare: Projeto 39)

Teatro Marília 06/nov

Local Data Horário Espetáculo

21h00 Caesar - Como construir um império Shakespeare - Caco Ciocler e Carmo

Dalla Vechia

Teatro Marília 07/nov 20h00 Caesar - Como construir um império Shakespeare - Caco Ciocler e Carmo

Dalla Vechia

Teatro Marília 08/nov 20h00 Ilhada em Mim - Sylvia Plath

Local Data Horário Espetáculo

Intervenções em Parques e PraçasPraça da Liberdade, Parque Municipal e Parque das Mangabeiras

Praça da Liberdade 31/out 11h00 e 15h00 Intervenção: Shakespeare in Box (Cia Eureka)

Praça da Liberdade 31/out 10h00 e 16h00 Espetáculo: ShakesPirando (Cia Canta Circo & Teatro)

Praça da Liberdade 31/out 18h00 Espetáculo JaneirosCia. Carroça de Mamolengos

Parque Mangabeiras 01/nov 09h00

Oficina de Brinquedos, Oficina de Perna de Pau, Oficina de Circo,

Oficina de Corda Bamba,Oficina de Percussão Sustentável

Parque Mangabeiras 01/nov 10h00

Os Saltinglobes - Os Kaco, Forro de Lona, Cia de Teatro e Circo

Volta Seca, Boca do Lixo e Temsinsinhô

Parque Mangabeiras 01/nov 13h00 Show Pé de Sonho - Weber Lopes,

Geovane Sassá e grande elenco

15

Considerado um dos textos mais hilariantes de Shakespeare, Much Ado About Nothing (Muito Ba-rulho por Nada) foi apresentado pela primeira vez em 1598/1599. A trama, que tem como cenário a cidade italiana de Messina, na Sicília, segue as histórias de dois casais de amantes: Benedick e Beatrice e Claudio e Hero.

As confusões amorosas são apresentadas aos pou-cos. Logo no começo da trama, Cláudio e Hero se tor-nam noivos, esperando pelo casamento que ocorrerá dentro de uma semana. Durante este tempo, com o intuito de se divertirem, Claudio e Dom João, prínci-pe de Aragão, armam um enlace para unir Beatriz e Benedito, ambos defensores da ideia que nunca irão se casar, além do fato de viverem a disparar ofen-sas um contra o outro. Neste contexto surge, ainda, a figura de Dom João, planejando sabotar o grande casamento da história.

Muito Barulho por NadaFicha Técnica

Muito Barulho por Nada

Autor: William Shakespeare Direção: Max Webster

Concepção: James Cotterill Composição: John Barber

Cenografia e Figurino: Shakespeare’s Globe Curadoria Artística: Mauro Maya

Direção de Produção: Ana Luisa LimaProdução Executiva: Beatriz Lima e Igor Biond

Realização: Instituto Gandarela

Elenco: Shakespeare’s Globe

Aaron Anthony como Claudio Christopher Harper como Benedick

Joanne Howarth como Margaret/Borachio/Frei Jim Kitson como Dom Pedro

Alex Mugnaioni como Don John/Dogberry Emma Pallant como Beatrice

Robert Pickavance como LeonatoJessica Warbeck como Hero/Conrade

14

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

Shakespeare’s Globe

16

Caesar (Julius Caesar, no original em inglês, peça escrita em 1599) é a obra-prima de William Shakespeare acerca dos signifi-cados, ambiguidades e sutilezas que envolvem o funcionamen-to avassalador da política. É uma tragédia épica sobre um grande homem público e as con-tradições do poder, mas é também uma reflexão profunda sobre o poder das palavras dentro do jogo político. A obra desvela o mecanismo por meio do qual os discursos redesenham os fatos e as palavras são usadas para mudar o rumo da história. A política se apresenta como um jogo de produção e mobilização de afetos, no qual a retórica emocional é uma ferramenta poderosa, nos atravessando a todos e determinando nossas escolhas. Na encenação há apenas dois atores: Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia, acompanhados pelo piano de Vladimir Safatle. Os atores se revezam em todas as personagens, num proce-dimento cênico que traduz a ideia de que os discursos são cambiáveis em política, podendo mudar ou pertencer a qual-quer homem, dependendo do lado em que se está.

Caesar! Como Construir um ImpérioFicha Técnica

Caesar! Como Construir um ImpérioTexto: William Shakespeare

Adaptação e Direção: Roberto AlvimElenco: Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia

Composição da Trilha Sonora Original: Vladimir Safatle

Pianista: Vladimir SafatleAssistente de Direção: Juliana Galdino

Cenografia e Iluminação: Roberto AlvimFigurinos: João Pimenta

Projeto Gráfico: Felipe UchôaFotos e Vídeos: Laerte Késsimos, Leekyung

Kim e Carmo Dalla VecchiaDireção Técnica e Operação: Vinícius Tardelli

Cenotecnia: Diego Dac e Saulo SantosVisagismo: Alex (Salão Pierà)Produção: Gelatina Cultural

Direção de Produção: Ricardo Grasson e Cicero de Andrade

Assistente de Produção: Vivian Vineyard e Felipe Costa

Assessoria de Imprensa: Frederico de Paula (Nossa Senhora da Pauta)

Realização: Club Noir

“O mal que os homens fazem vive depois deles. O bem é

quase sempre enterrado com seus ossos”.

17

Club Noir

18 19

Os Dois Cavalheiros de Verona (The Two Gentlemen of Vero-na) é uma das primeiras comédias de William Shakespeare. De todas as peças do dramaturgo inglês, é a que possui o menor elenco e, consequentemente, o menor número de persona-gens. Além disso, é a primeira em que uma heroína veste-se como um rapaz. Aborda os temas da amizade e da infidelidade. Para alguns, o destaque vai para a personagem Launce, cava-lheiro com Proteu, e seu cachorro Caranguejo. A data de criação é desconhecida, mas acredita-se ter sido um dos primeiros trabalhos de Shakespeare, por volta de 1590. Um espetáculo para ser visto por jovens e adultos, que traz a diversão em primeiro plano, mas com um importante con-teúdo para discussão: a inteligência, a honra, a confiança e a busca de saídas para vencer os desafios, temas inerentes à existência humana.

Os Dois Cavalheiros de Verona Ficha Técnica

Os Dois Cavalheiros De Verona

Texto: William Shakespeare Tradução: Marcos Daud

Direção Geral: Kleber Montanheiro Cenário e Figurino: Kleber Montanheiro

Iluminação: Yuri Cumer Elenco:

Erike Busoni Evas Carretero

Isis Valente Leticia Martin Beto Dessordi

Carlos Gimenez Isis Duarte

Caio Marseguel Assessoria de imprensa:

Nelson Albuquerque Realização:

Cia da M.A.T.I.L.D.E. SHAKESPEARE - Projeto 39

Cia. da M.A.T.I.L.D.E.

21

Passeando entre um tipo de loucura que se avi-zinha da sabedoria e uma lucidez só possível em mentes geniais, uma mulher revela toda a complexidade de seu universo interior. En-tregue em seu universo particular, a poetisa norte-americana Sylvia Plath materializa expe-riências reais e imaginárias, regida pela força destrutiva e lírica que orientou sua vida.

O desespero gerado pelo mais intenso amor, uma paixão que durou – e consumiu – uma vida, o compromisso de alma com uma arte vanguar-dista e verdadeiramente revolucionária, a ob-sessão pelo esvair do tempo, o desejo sincero, nunca atingido, de ser mulher, amante, artista, filha e mãe, de ser uma mulher inteira, são al-guns dos temas abordados no espetáculo.

Ilhada em Mim

20

Ficha Técnica

Ilhada em MimTexto: Gabriela MellãoDireção e Cenografia:André Guerreiro Lopes

Elenco: Djin Sganzerla e André Guerreiro LopesFigurinos: Fause Haten

Iluminação: Marcelo LazzarattoConcepção Sonora e Trilha Original:

Gregory Slivar

Espetáculo indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte),

como Melhor Direção de 2014.

Peça baseada nos escritos de Sylvia Plath

22 23

Ressonâncias tem a concepção da saxofonista Maria Bragança. O show estabelece pontes mu-sicais entre o antigo e o contemporâneo, cons-truídas sob a exploração das sutilezas tão dís-pares e ao mesmo tempo tão complementares que há entre o erudito e o popular.

A referência vem do barroco e da polirítmica herança africana. É o moto-contínuo e a retóri-ca das linhas melódicas que nascem da impro-visação. Tudo isso resulta em uma ímpar musi-calização entre o jazz com sotaque brasileiro e o jazz europeu, cujos estilos clássico e popular se harmonizam.

Show Ressonâncias

Maria BragançaMineira de Itabira, Maria Bragança realizou seus estudos acadêmicos no Brasil e na Alemanha. Seu estilo pessoal é uma mistura bem-sucedida de jazz brasileiro e europeu, música erudita e contemporânea e MPB.

Dudu LimaCompositor/instrumentista e arranjador, Dudu Lima é reconhecido como um dos maiores ins-trumentistas brasileiros da atualidade: consa-grado pela crítica e aclamado pelo público.

Naná Vasconcelos Eleito oito vezes como melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat.

Maria Bragança, Dudu Lima Participação especial de Naná Vasconcelos

Apoio:

24 25

Neste show, Nanan Gonzaga canta a obra do seu pai, Gon-zaga Jr., com o sonho de ver sua obra desdobrada. Em 2014, ela e o amigo, músico/arranjador Bernardo Ramos, fizeram um pocket show, que foi apresentado em poucos lugares. Naturalmente, Nanan resolveu gravar composi-ções de seu pai, no ano em que ele completaria 70 de vida. Algumas canções são relíquias quase escondidas, pérolas esquecidas, como “Pessoa” e “Plano de Vôo”. Outras são inéditas, como “Relativo” e “Aprender a Sorrir”, com par-ticipações de Ivan Lins e Paulinho Moska. Em “Caminhos do Coração”, Nanan canta ao lado de seus irmãos Amora Pêra e Daniel Gonzaga.

Show Nanan Gonzaga

Ficha Técnica

Voz: Fernanda Gonzaga Guitarra e arranjos:

Bernardo RamosClarinete, clarone e voz:

Joana QueirozPiano: Rafael Martini

Bateria: Felipe ContinentinoBaixo e voz: Bruno Aguilar

Som:Igor Ferreira

Produção:Carolina Amares

27 26

Os palhaços Cuíca e Batatinha encon-tram um livro no meio do caminho, esse objeto que parece perdido ou jo-gado fora serve de inspiração para a dupla contar e encenar muitas histó-rias, realizar brincadeiras e interagir com a plateia. Usando a linguagem do palhaço e recursos como música ao vivo, acro-bacias e mágica, os dois palhaços contam um pouco sobre a vida, obra e legado de Shakespeare e mostram que o autor do Milênio, era muito po-pular no seu tempo e pode ser popu-lar nos dias de hoje.

ShakesPirando

Ficha Técnica

Elenco: Weslei Soares e João Rocha

Direção: Erike Busoni

Assessoria em Mágica: Ossamá Sato

Criação Acrobática: Fernando Correa

Adereços: PalhAssada Atelie

Figurino: Karina Diglio

Produção executiva: Adryela Rodrigues

Cia. Canta Circo e Teatro

28

Você já ouviu falar em Romeu e Julieta? E em Otelo ou Hamlet? Shakespeare criou personagens, histórias e tragé-dias que já foram encenadas de diversas formas, viraram fil-mes, novelas e livros... E estão no imaginário das pessoas... Muitos conhecem a frase: “Ser ou não, eis a questão” ou alguma vez já usaram a expressão: meu reino por um cavalo. Foi pensando em tudo isso que a Cia Eureka criou a inter-venção Shakespeare in Box, com o objetivo de apresentar Shakespeare, mas mostrando alguns clássicos do Bardo, de uma forma bem diferente. Inspirados na técnica de teatro de animação, a Cia. recria clássicos da obra de Shakespeare que serão recontados a partir da linguagem de teatro de objetos. Em um jogo teatral, uma pessoa do público será convidada a participar. A história será contada em um mini ‘palco-caixa’, e será construída na hora. Enquanto o participante recebe comandos pelo fone de ouvido e manipula os diversos materiais e objetos que es-tarão a sua disposição, a plateia assiste uma das obras de Shakespeare que é narrada por um dos atores da Cia.

Shakespeare in Box

Sobre a Cia. Eureka

Fundada pelo ator Robson Emi-lio, em meados de 2006, a Cia. Eureka contou, inicialmente, com parceiros como o Núcleo Pava-nelli, a Cia do Miolo e a Cia Truks. Depois de uma profunda rees-truturação passou a reunir um grupo de novos artistas. Entre os principais trabalhos destacam-se: Histórias de bem querer, um ciclo com quatro histórias que falam sobre coragem, gratidão, bonda-de e honestidade; Meu esporte é o movimento; O sol nasceu para todos e Zé du Balde e Maria Bacia, personagens carismáticos que fa-lam sobre a crise hídrica atual.

29

Cia. Eureka

31 30

William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, é um dos es-critores mais famosos de todos os tempos, conhecido por inú-meras obras, como Hamlet, Romeu e Julieta, Otelo e Rei Lear. Muitos de seus textos e personagens permanecem vivos até os nossos dias. Foi buscando inspiração nesse universo, que a Cia. Mimicalado criou a intervenção “Ser ou não ser William Shakes-peare?!”, onde um ator/palhaço interage com o público e recria cenas divertidas e inusitadas, com a participação da plateia. A intervenção

Uma performance divertida e bem humorada, na qual Lean-dro Calado, o palhaço mais “falador” do pedaço, faz parte de uma trupe especialista em montar textos de William Shakes-peare. Mas dessa vez, o diretor está em apuros! Percebe que toda sua trupe ficou para traz, às vésperas de uma impor-tante apresentação da Cia. E ele terá que montar sozinho, ou melhor... com a ajuda da plateia, algumas cenas de clássicos do Bardo, contar algumas das divertidas histórias que ron-daram a vida do famoso dramaturgo inglês.

Ser ou não ser William Shakespeare?!

Leandro Calado

Palhaço-mímico, Leandro Calado excursionou o Brasil com apre-sentações em rua e com o Circo Spacial. Em 2003 se apresentou em diversos estados americanos integrando o Universoul Circus. Em 2004 trabalhou com performan-ces de mímica e como palhaço nas principais ruas de Nova Iorque. Em 2005 trabalhou por dois meses com a Cia. Brazilian Circus, em Jed-dha, na Arábia Saudita. No mesmo ano, apresentou, em Paris, perfor-mances de teatro de rua. Desde 2006 está no Brasil, ministrando oficinas e se apresentando com seu repertório solo.

Cia. Mimicalado

33

Com um histórico de êxito desde seu lançamento, em BH, o show Pé de Sonho transporta para o palco o ta-lento internacionalmente reconhecido de Weber Lopes e Geovane Sassá, que se apresentam acompanhados por um grupo de músicos formado por adultos e crianças.

A atmosfera é de encanto, fascínio, leveza e envolvimento, desde o posicionamento dos músicos, passando pelo figu-rino e pelas projeções que acompanham cada canção. A intimidade com o público é a tônica do show e a plateia se sente extremamente próxima dos artistas e à vontade.

Dedicado ao público infantil, o show apresenta o CD Pé de Sonho, que reúne13 faixas com a participação de um time de alto nível de instrumentistas e cantores da música brasileira.

Weber Lopes Referência na nova geração de violonistas, Weber é também compositor e arranjador de destaque da música instrumental brasileira. Seu talento também é reconhecido em países como Austrália, Franca, Itália Alemanha, Suíça, Finlândia e Nova Zelândia. Há décadas à edu-cação e à produção musical infantil, com um intenso trabalho em escolas.

Geovanni SassáPercussionista, educador e performer, Geovan-ne Sassá é integrante do Grupo Tambolelê, com o qual realizou turnês em países como China, Itália, França e Nova Zelândia. Um dos maiores oficineiros do país, Sassá empresta seu talento a escolas, universidades, grupos de teatro e grupos musicais.

Show Pé de SonhoAtração Infantil

32

34

Teatro Marília

Local Data Horário Espetáculo

Mostra Petrobras Cultural

30/out 20h00Cia Luna Lunera

Prazer

Teatro Marília 31/out 20h00 Cia Luna Lunera Prazer

Teatro Marília 01/nov 19h00

Cia Luna LuneraAqueles Dois

Vila Gandarela

Rio Acima 28/out 19h00 Armatrux A Banda

Vila Gandarela

Rio Acima28/out 20h00

Espetáculo Seu Geraldo Cia Pigmalião Escultura que Mexe

Estação de Trem

de Rio Acima30/out 16h00 Espetáculo Bira e Bedé

Cia Pigmalião Escultura que Mexe

Vila Gandarela 30/out 15h45 Quick Cia de DançaIntervenção Ressonâncias

Parque Mangabeiras 01/nov 11h00 Armatrux - A Banda

34

Construído junto com a plateia, que compõe a cena, o espetáculo de dança/teatro envolve dança, música, espaço, arquitetura e público em uma formação única, que resulta em uma per-formance inédita a cada apresentação. Em Res-sonâncias, a transversalidade da arte se propõe a refletir o cenário vivo de cada local de apresen-tação, permitindo a seus interlocutores olhares que dialogam e revelam seus imaginários.

RessonânciasQuik Cia de Dança (Intervenções)

Ficha técnica

Concepção, Criação e Interpretação: Letícia Carneiro e Rodrigo Quik

Trilha Sonora Original: Rodrigo Salvador e Antônio Moreira

Figurino: Silma Dornas e Rodrigo QuikCenografia: Letícia Carneiro e Rodrigo Quik

Produção Executiva: Quik Cia de Dança

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

35

37 36

Num país qualquer, distante do Brasil, quatro amigos se reencon-tram. E apesar das suas angústias, seus impasses cotidianos, suas frustrações, eles tentam a cora-gem de buscar a alegria. O espetáculo foi construído por cinco integrantes da Cia. Luna Lunera, ao longo de um processo de nove meses que recebeu pre-ciosas colaborações de artistas convidados e do próprio públi-co, por meio do Observatório de Criação. Como ponto de partida, os integrantes do grupo se per-guntavam: “como ser você mes-

Prazermo, sem sucumbir aos padrões?”, “como querer ser eu mesmo?”.

Essas e outras questões encontraram resso-nância no livro “Uma aprendizagem ou o Li-vro dos Prazeres” de Clarice Lispector, no qual um dos personagens diz: “uma das coisas que aprendi é que se deve viver, apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer (...)”. O grupo partiu, então, para a leitura desta e de outras obras de Clarice Lispector, que oferece-ram ao processo alimento poético e serviram de inspiração para a construção de um texto inédi-to, permeado por algumas citações de Clarice. Em cena, quatro velhos amigos lidam com seus “apesares” cotidianos, depois que decidiram deixar a cidade em que se conheceram e estu-daram juntos para morar no exterior.

Prazer recebeu o Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas na categoria “Melhor

Espetáculo”, além de ter sido indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2013, nas catego-rias “Autor” e “Cenário”, de Ed Andrade.

Ficha técnica

PrazerConcepção e dramaturgia:

Cia. Luna LuneraElenco: Isabela Paes, Cláudio Dias, Marcelo Souza

e Silva e Odilon Esteves.Codireção: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Sou-

za e Silva, Odilon Esteves e Zé Walter Albinati.Núcleo de Colaboradores Artísticos: Éder Santos, Jô

Bilac, Mário Nascimento, Roberta Carreri.Produção: Cia. Luna Lunera (Belo Horizonte/MG)

Classificação: 16 anos Gênero: Drama

Duração: 105 minutos

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

Cia Luna Lunera

38 39

Armatrux é uma banda de bonecos composta por quatro personagens vindos de universos distintos, e uma convidada especial a Pianista Mafalda Jackson. Este Musical de Bonecos tem a Direção Musical e Trilha Sonora assinada pelo Músico John Ulhôa da Banda Pato Fu. E os de-senhos dos bonecos ficaram a cargo do artista gráfico Conrado Almada.

Com uma interpretação vibrante, os bonecos ga-nham vida e arrebatam o público, em um show com muitas luzes, fumaça e efeitos, construindo um universo musical cheio de surpresas.

Os bonecos se dissociam da forma tradicional de representação de humanos. Os pequenos títeres ganharam instrumentos e, para cada um deles, foram criados sons que, reunidos, resultam em uma música divertida e conta-giante, num espetáculo para todas as idades.

Ficha Técnica

Criação e Concepção: Grupo ArmatruxDireção Musical e Trilha Sonora:

John (Pato Fu) e Bob FariaEncenação: Armatrux

Bonecos: Oficina Armatrux- Desenhos e Figurinos dos Bonecos:

Conrado Almada- Proj. técnico e adapt.: Junia Melillo

- confecção e objetos de cena: Oficina Armatrux

Atuação: Cristiano Araújo, Eduardo Ma-chado, Paula Manata, Tina Dias, Raquel

Pedras e Rogério Araújo.Figurino Atores: André Cortez

A BandaRepertório

Dancin’ Days: Nelson MottaTenho: Sandro de America e Oscar AnderleQuatro Cordas: John (Pato Fu) e Bob FariaAsaftasardemdoemashemorróidasídem:

Bob FariaCinco Letras: John (Pato Fu) e Bob Faria

Mac Man: Bob FariaBalança Pança: Karnak

Armatrux

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

40 41

O espetáculo foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). Da rotina de uma repartição, metáfora para qualquer am-biente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o de-senvolvimento de laços de cumplicidade entre dois novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de ime-diato a outra”. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão.

O conto, publicado em sua primeira versão em “Moran-gos Mofados” (Brasiliense, 1982), faz parte de “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” (curadoria de Ítalo Moriconi, Objetiva, 2000). Nele, como praticamen-te em toda produção literária de Caio Fernando Abreu, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, onde o autor mistura, despudo-radamente, seus mundos biográfico e ficcional.

Texto e espetáculo possibilitam uma diversidade de leitu-ras e percepções sobre o universo “daqueles dois”. Os ato-res revezam-se nos papéis de Raul e Saul, narram trechos, sugerem os outros personagens da “repartição” e inserem suas próprias referências e leituras para o texto de Caio. Há ainda no cenário, no figurino, na música e no texto uma intencional simultaneidade abrangente a várias décadas.

O jogo corporal entre atores, o trabalho com a fala, a relação com o espaço e os objetos, recebeu influência dos temas de-flagradores do Observatório de Criação da Cia. Luna Lunera: o contato improvisação e o método das ações vocais.

Aqueles DoisFicha técnica

Concepção: Cia. Luna LuneraTexto: Caio Fernando Abreu

Diretores/Criadores: Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga e Zé Walter Albinati

Em cena: Cláudio Dias, Guilherme Théo, Marcelo Souza e Silva e Odilon Esteves.

Atores stand-by: Fábio Dias, Frederico Bottrel, Rômulo Braga

Relator do Processo: Zé Walter AlbinatiWorkshop de Ações Vocais: Odilon Esteves

Workshop de Contato Improvisação: Cláudio Dias

Workshop de Voz e Arranjo Vocal: Zé Walter Albinati

Cenário e Figurino: Núcleo de criadores do espetáculo

Consultoria de Figurino: Carla MendonçaIluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho

Criação Gráfica: Frederico BottrelAdministração: Marcelo MaiaCoordenação Administrativa:

Marcelo Souza e SilvaAssessoria de Comunicação: Laís Ferreira

Coordenação de Comunicação: Odilon Esteves

Produção Executiva: Vinícius Santos

Cia. Luna Lunera

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

42 43

Bira e Bedé são irmãs gêmeas idênticas no sem-blante e opostas em personalidade, aparentam es-tar sempre à espera de algo ou alguém que nunca chega. Já em idade avançada, flanam pela cidade procurando e inventando atividades para preen-cher o tempo do seu cotidiano tedioso. A interação com quem elas se encontram surge ora como um alívio, ora como reflexo da incapacidade delas de se separarem. Apesar de seus semblantes pouco convidativos e de suas enormes estaturas, elas se esforçam para se integrarem à multidão.

Seu Geraldo é um violeiro e cantor de 73 anos. É uma figura singular que gosta de falar com a sua plateia sem barreiras, sobre o assunto que a ocasião mandar. Faz seu show ao lado da namorada Dona Catarina, de 81 anos, e Ana, sua irmã. Os três relembram músicas antigas e sempre surpreendem pela escolha deu seu repertório e pelo teor inesperado até de suas conversas mais triviais. Seriam três idosos como outros tantos, não fossem eles marionetes de fios esculpidas em madeira absolutamen-te conscientes de que são seres humanos normais, com os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão.

Bira e Bedé Seu Geraldo Voz e ViolãoCia Pigmalião - Esculturaquemexe Cia Pigmalião - Esculturaquemexe

Informações Técnicas

Marionetes habitáveisIntervenção itinerante

Local: Rua e espaços alternativosPúblico: Livre

Sem textoDuração: 50 minutos

Informações técnicas:

Marionetes de fioLocal: Palco e espaços alternativos

Público: LivreIdiomas: português, espanhol,

inglês, francês e italiano.Duração: de 50 a 60 minutos

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

44

45

45

A Vila Gandarela, em Rio Acima (MG), é um espaço no qual se de-senvolve o Projeto de Residência Artística do Instituto Gandarela. O objetivo é acolher companhias de arte, circo, teatro e música,

para uma estreita convivência com a comunidade local.

Por meio desse intercâmbio, a cidade recebe os artistas residentes e estes passam a oferecer atividades de arte e educação para quem assim desejar, numa troca sem limites de arte-aprendizagem. Frutos dessa interação brotam ações como exposições, espetáculos, oficinas, exibição de filmes e mostras de arte que movimentam a cidade e estimulam o desenvolvimento sociocultural e econômico local.

Em 2015, as companhias residentes em Rio Acima são: Spasso Escola de Circo e Cia. Carroça de Mamulengos. Composta por diversos espaços culturais - Circus Globe, Cine Teatro Gandarela, Cine Globe, Sarau Ganda-rela, Casa de Exposição e BioGandarela - a Vila é um local vivo, dinâmico e criativo, que desenvolve nos grupos artísticos o sentimento de pertenci-mento à comunidade e, nesta, o sentimento de que, ao abraçar a arte e a cultura, é possível vislumbrar novos horizontes.

Residência Artística na Vila

44

Vila Gandarela Sede Exposição

Vila Gandarela Rio Acima

Local Data Horário Espetáculo

26/out a 01/nov

09h00 às 17h00 Exposição

Escolas Públicas 26/out 10h00 às 15h00

Espetáculos Santinglobes

Vila Gandarela Circus Globe 26/out 19h00

Os Saltinglobes - Os Kaco, Forro de Lona, Cia de Teatro e Circo Volta Seca, Boca do Lixo

e Temsinsinhô

Vila Gandarela Cine Globe

26/out 20h30

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/

Cinearte/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Escolas Públicas 27/out 10h00 e 15h00

Bem-vindo Gandarela Saltinglobes

Vila GandarelaCine Globe

27/out 19h00

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/

Cinearte/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Vila Gandarela 27/out 21h00

Os Saltinglobes - Os Kaco, Forro de Lona, Cia de teatro e Circo volta seca, Boca do lixo

e Temsinsinhô

Vila Gandarela 28/out 18h00

Estação de Trem de Rio Acima 30/out 15h00

Resultado da Oficina de Pernas de Pau: Corteja nas Ruas de Rio Acima

Estação de Trem de Rio Acima 30/out 16h00

Um trem para Shakespeare Passeio de Trem com a Locomotiva/Maria

Fumaça “Elizabeth”- 4 km

Vila GandarelaCine Teatro

30/out 17h30 Espetáculo Saltinglobes

Vila Gandarela Cine Globe 30/out 19h00

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/Cinear-

te/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Vila Gandarela Circus Globe 30/out 20h30 Estreia Espetáculo Janeiros

Vila Gandarela 30/out 22h00Resultado da Oficina de Dança:

Espetáculo de Forró

Vila Gandarela 31/out 14h00Resultado do Curso Infantil da

Spasso Escola de Circo - Espetáculo Bonecos e Pirulitos no Circo da Lua

Vila GandarelaCircus Globe 31/out 16h00

Resultado do Curso de Pré-formação da Spasso Escola de CircoEspetáculo Estamos Aqui

Vila Gandarela Circus Globe 31/out 20h30

Espetáculo da Spasso Escola de Circo - Silêncio

Habitado das Casas

Resultado da Oficina de Teatros

46 46 47

Local Data Horário Espetáculo

Vila Gandarela Sede Exposição

Vila Gandarela Rio Acima

26/out a 01/nov

09h00 às 17h00 Exposição

Escolas Públicas 26/out 10h00 às 15h00

Espetáculos Santinglobes

Vila Gandarela Circus Globe 26/out 19h00

Os Saltinglobes - Os Kaco, Forro de Lona, Cia de Teatro e Circo Volta Seca, Boca do Lixo

e Temsinsinhô

Vila Gandarela Cine Globe

26/out 20h30

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/

Cinearte/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Escolas Públicas 27/out 10h00 e 15h00

Bem-vindo Gandarela Saltinglobes

Vila GandarelaCine Globe

27/out 19h00

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/

Cinearte/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Vila Gandarela 27/out 21h00

Os Saltinglobes - Os Kaco, Forro de Lona, Cia de teatro e Circo volta seca, Boca do lixo

e Temsinsinhô

Vila Gandarela 28/out 18h00

Estação de Trem de Rio Acima 30/out 15h00

Resultado da Oficina de Pernas de Pau: Corteja nas Ruas de Rio Acima

Estação de Trem de Rio Acima 30/out 16h00

Um trem para Shakespeare Passeio de Trem com a Locomotiva/Maria

Fumaça “Elizabeth”- 4 km

Vila GandarelaCine Teatro

30/out 17h30 Espetáculo Saltinglobes

Vila Gandarela Cine Globe 30/out 19h00

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/Cinear-

te/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Vila Gandarela Circus Globe 30/out 20h30 Estreia Espetáculo Janeiros

Vila Gandarela 30/out 22h00Resultado da Oficina de Dança:

Espetáculo de Forró

Vila Gandarela 31/out 14h00Resultado do Curso Infantil da

Spasso Escola de Circo - Espetáculo Bonecos e Pirulitos no Circo da Lua

Vila GandarelaCircus Globe 31/out 16h00

Resultado do Curso de Pré-formação da Spasso Escola de CircoEspetáculo Estamos Aqui

Vila Gandarela Circus Globe 31/out 20h30

Espetáculo da Spasso Escola de Circo - Silêncio

Habitado das Casas

Resultado da Oficina de Teatros

Local Data Horário Espetáculo

Vila Gandarela Sede Exposição

Vila Gandarela Rio Acima

26/out a 01/nov

09h00 às 17h00 Exposição

Escolas Públicas 26/out 10h00 às 15h00

Espetáculos Santinglobes

Vila Gandarela Circus Globe 26/out 19h00

Os Saltinglobes - Os Kaco, Forro de Lona, Cia de Teatro e Circo Volta Seca, Boca do Lixo

e Temsinsinhô

Vila Gandarela Cine Globe

26/out 20h30

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/

Cinearte/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Escolas Públicas 27/out 10h00 e 15h00

Bem-vindo Gandarela Saltinglobes

Vila GandarelaCine Globe

27/out 19h00

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/

Cinearte/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Vila Gandarela 27/out 21h00

Os Saltinglobes - Os Kaco, Forro de Lona, Cia de teatro e Circo volta seca, Boca do lixo

e Temsinsinhô

Vila Gandarela 28/out 18h00

Estação de Trem de Rio Acima 30/out 15h00

Resultado da Oficina de Pernas de Pau: Corteja nas Ruas de Rio Acima

Estação de Trem de Rio Acima 30/out 16h00

Um trem para Shakespeare Passeio de Trem com a Locomotiva/Maria

Fumaça “Elizabeth”- 4 km

Vila GandarelaCine Teatro

30/out 17h30 Espetáculo Saltinglobes

Vila Gandarela Cine Globe 30/out 19h00

Projeção 35mm área externa Oferecimento Arte Brasil/Cinear-

te/Retrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Vila Gandarela Circus Globe 30/out 20h30 Estreia Espetáculo Janeiros

Vila Gandarela 30/out 22h00Resultado da Oficina de Dança:

Espetáculo de Forró

Vila Gandarela 31/out 14h00Resultado do Curso Infantil da

Spasso Escola de Circo - Espetáculo Bonecos e Pirulitos no Circo da Lua

Vila GandarelaCircus Globe 31/out 16h00

Resultado do Curso de Pré-formação da Spasso Escola de CircoEspetáculo Estamos Aqui

Vila Gandarela Circus Globe 31/out 20h30

Espetáculo da Spasso Escola de Circo - Silêncio

Habitado das Casas

Resultado da Oficina de Teatros

49 48

Certa vez existiu um homem que plantou, por onde passou, o seu sustento. De tanta andança, um dia ele encontrou a velha mais velha da Terra. Por ser a mãe da coragem, ela ousou domar o Boi Bravo do Tempo e anda montada na cacunda do bicho fazendo o mundo girar. A velha mais velha da Terra deu ao homem um presente.

Vai e vem Janeiro e agora quatro irmãos artistas-andantes es-tão à beira de um caminho, decidindo o que fazer da vida. Bus-cam encontrar, entre caixas, memórias e sonhos, o presente que a velha plantou na Terra.

Ficha Técnica

Concepção: Cia Carroça de Mamulengos Direção: Rodolfo VazBrincantes: Maria Gomide, João Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide e Ana GomideDireção Musical e arranjos: Beto LemosDramaturgia: Raysner de Paula e Maria Gomide Cenário e figurinos: Wanda Sgarbi

JaneirosCia Carroça de Mamulengos

Criação e construção dos bonecos: Carlos GomideAssist. de direção: Juliana Pautilla e Fernanda ViannaPreparação corporal: Marcela Rosa, Juliana Pautilla e Fernanda Vianna Preparação vocal: Babaya e Isabella ArvelosCenotécnicos: Carlos Gomide e Francisco Gomide e Antonio GomideProdução: Oitis Produções Culturais e Cia Carroça de Mamulengos

De uma breve pesquisa sobre o pintor fran-cês Henri Matisse, foram selecionadas duas obras que inspiraram o espetáculo. Uma de-las é “Silêncio habitado das casas”, que em-presta nome à trama e sugere temas como a memória, a história das casas e seus objetos, a identidade e cotidiano de pessoas a habi-tam. A outra é “O ateliê vermelho”, obra que inspira um olhar mais atento para as coisas simples do dia a dia.

As memórias afetivas com o habitat e seus objetos de uso diário induzem as ações que compõem o espetáculo. Por meio do mimetis-mo, da camuflagem e das técnicas circenses os artistas protagonizam personagens e situ-ações que fazem alusão à vida das pessoas, de diversas casas.

Silêncio Habitado das CasasSpasso Escola de Circo

Ficha Técnica

Direção: Rogério Chagas Sette CamaraCenário: Léo Piló e Roberta Mesquita

Figurino e adereços: Roberta Mesquita e Léo PilóTrilha sonora: Dj Yuga

Elenco: Rose Roseane do Rosário, Lucas Castro, Marcelo Augusto, Thiago Macedo, Brícia Paloma, Frederico Alves,

Diego Santos, Euler Batista

PE

TROBRAS CULTURAL

50 51

Spasso Escola de Circo Fundada em 1998, a Spasso surgiu com o propósito de se tornar um cen-tro de referência da arte circense em Minas Gerais. Dentro desse cenário, a escola desenvolve cursos livres vol-tados para profissionalização, desti-nados às várias faixas etárias, de-senvolvendo metodologias de ensino, montagem de acervo bibliográfico, promovendo debates, encontros e cursos de capacitação. Na área cul-tural promove festivais, espetáculos, festas, shows musicais, além de sua itinerância pelo Brasil e exterior, com espetáculos e oficinas circenses.

Grupos Parceiros e Residentes Cia. Carroça de Mamulengos

A Cia. Carroça de Mamulengos é uma trupe de sal-timbancos, de formação familiar, que há 38 anos viaja o Brasil desenvolvendo trabalhos de arte e educação.

A Companhia tem a cultura popular Brasileira como linguagem e inspiração para a criação de seus espe-táculos. Desenvolve oficinas e vivências de caráter formativo ou criativo com o objetivo de aprofundar as relações afetivas com adultos e crianças na bus-ca pela valorização dos saberes tradicionais.

Cortejo - Baile Os saltinglobes

52 53

O espetáculo é um mergulho nas tradições, cos-tumes, mitos e lendas que povoam os rios bra-sileiros, em especial o Rio São Francisco. Utiliza técnica de manipulação de bonecos na água, iné-dita no Brasil. Uma viagem surpreendente pelos mistérios e encantos de um rio. Avô e neto em-barcam em uma pequena canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico, temido e respeitado pelos ribeirinhos.

O Grupo Há 35 anos o Grupo Kabana vem desenvolven-do pesquisa, experimentação, montagens e trabalhando com diferentes linguagens e ten-dências dentro das artes cênicas, tendo como focos principais o teatro de rua, o teatro de bo-necos e o circo-teatro.

Os Olhos do Surubim ReiGrupo Teatro Kabana

Ficha Técnica

Direção geral: Mauro XavierDramaturgia: Nélida Prado

Criação de bonecos: Tião VieiraTrilha sonora: Pedro Delgado e Geovanne Sassá

Programação visual: Léo Ladeira

52

Local Data Horário Espetáculo

Atividades Especiais - Gandarela

Vila Marzagão - Sabará Os Olhos do Surubim ReiGrupo Teatro Kabana

30/out 10h00

Vila Marzagão - Sabará Os Olhos do Surubim ReiGrupo Teatro Kabana

30/out 15h00

54 55

Local Data Horário Espetáculo

Espaço Tom Jobim Jardim Botânico

Atividades Especiais - Patrocínio Petrobras

29/out 16h00Cia Shakespeare's Globe

Muito Barulho por NadaEscolas Públicas

Espaço Tom Jobim Jardim Botânico

29/out 21h00Cia Shakespeare's Globe

Muito Barulho por NadaPúblico Geral

ES

PETÁCULO INTERNACIONAL

PE

TROBRAS CULTURAL

INTERNACIONAL

Local Data Horário Espetáculo

Escolas Públicas Shakespeare nas escolas

e no Teatro

Teatro Municipal de Ibirité Ação de relacionamento Petrobras

03/nov 10h00 e 14h00

Espetáculo: ShakesPirando (Cia Canta Circo & Teatro Shakespeare: Projeto 39)

Escolas Públicas Shakespeare nas escolas

e no Teatro03/nov 12h00 e

16h00

Intervenção: Ser ou não Ser William Shakespeare

(Cia Mimicalado)

Escolas Públicas Shakespeare nas escolas

e no Teatro03/nov 19h00

Espetáculo: Os Dois Cava-lheiros de Verona (Cia da

Matilde Shakespeare: Projeto 39)

Escolas Públicas Shakespeare nas escolas

e no Teatro

04/nov 10h00 e 14h00

Espetáculo: Mimicalado Show (Cia Mimicalado)

56 56

Arte Brasil/Cinearte SarauRetrospectiva Petrobras 20 anos de Cinema Brasileiro

Cine Globe

57

PE

TROBRAS CULTURAL

Sobre o Cinearte Sarau

Patrocinado pela Petrobras, o Cinearte Sarau foi criado em 2006 e já percorreu cerca de 450 municípios, em 22 estados brasileiros, alcan-çando um público de mais de 300 mil pessoas. Itinerante, o projeto é realizado a cada ano em uma região do país, entre os meses de abril e outubro. A cada dia uma cidade diferente recebe a caravana do Cinearte Sarau. Como o próprio nome sugere, o projeto remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, po-esia, arte e literatura. Em um ambiente informal, lúdico e interati-vo, o público desfruta de exibições de filmes ao ar livre, articuladas com apresentações de grupos teatrais e circenses.

Além de estimular a formação de público e o interesse pela cultura e pelas artes, o Cinearte Sarau abre um importante espaço para os grupos e artistas regionais, que são convidados a se apresen-tar antes das sessões de cinema. A proposta é causar um impacto lúdico na rotina da cidade, levando a população às ruas e praças públicas, para momentos de muita diversão e descontração.

Mais sobre o projeto: www.artebrasilproducao.com.br

58

27/10 (Terça-feira) 09h00 às 11h00 - Mesa IV Arte e Trabalho: Uma Profissão Precária? Convidados: Maria Clara Lemos e Fernando Limoei-ro (Teatro), Evandro Passos (Dança), Sula Mavrudis (Circo), Ju Brasil, Zeca Perdigão (Modelo/Manequim), Rafael Conde (Cinema /Áudio Visual), Dione Vaz, Ro-berto Duque (Técnica) e André Dias (Teófilo Otoni). Moderadora: Lívia do Espírito Santo

11h00 às 11h15 - Café 11h15 às 12h30Palestra - Como Superar as Dificuldades de Financiamento Estratégias inovadoras de arrecadação de fundos para finan-ciar obras diante do atual contexto da econômica mundial. Palestrante: José de Oliveira Júnior

14h00 às 16h00 - Mesa VLGBT e o Mercado de Trabalho Convidados: Nany People, Walkiria La Roche, Naila Brizard, Michele Loren, Eurico Justino e Kayete Kaka. Moderadora: Dayse Belico 16h00 às 16h15 - Café 16h15 às 18h15 - Mesa VICirculação - O Preço da Mobilidade Convidados: Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Suely Machado (1º ATO), Jomar Mesquita (Mímulus), Mau-rício Canguçu (Cangaral), Cláudio Dias (Luna Lunera), Spanca, Ione Medeiros (Oficina Mulitmédia).

Moderador: Guilherme Marques (ECUM)

58

Fórum e Debates - 26 a 28/10Belo Horizonte - Teatro Marília Conferência da atuação ao vivo - A atuação artística profissional

26/10 (Segunda-feira) 13h00 às 15h00 - Mesa IArtistas e o Ensino/Aprendizagem da Arte A Arte Educação como área de pesquisa

Convidados: Representante da ABRACE (Associação Brasileira de Artes Cênicas), SINPRO (Sindicado dos Pro-fessores de Minas Gerais), Secretaria Municipal de Edu-cação (David Dolpi, Cauê Salles, Joselma Luquini e Dulce Beltrão).

Moderadora: Professora Yaska Antunes

15h15 às 17h15 - Mesa IIImpacto Global da Diversidade A inclusão por gênero, raça, cor, religião, nacionalidade, ida-de, orientação sexual, ideias, políticas, ideologias, necessida-des especiais em nossos espetáculos.

Convidados: Luciana Kataoui, Helen Novais, Cida Fa-labela, Ana Amélia Cabral e Cidah Vianna.

Moderador: Nil César

17h30 às 19h30 - Mesa IIITeatro e Política: O Artista como Ativista

Convidados: Pedro Paulo Cava, Magdalena Rodri-gues, Leri Faria, Walmir José e Rômulo Duque.

58 59

61

Realização: Instituto GandarelaPatrocínio: Petrobras

Incentivo: Governo de MinasCoordenação Geral: Mauro Maya

Produção: Arte BrasilProdução Executiva BH: Malu Drumond e Anna Carolina Vianna Franco

Produção Executiva Rio Acima: Maria GomideGestão de Projetos: Anna Carolina Vianna Franco

Gestão de Negócios: Malu DrumondGestão Técnica: Élcio Faustino

Assessoria de Comunicação: Pauta Positiva e Direta ComunicaçãoDesign Gráfico: Tiago Farias

Site: Samuel Macedo/RedyportalFotografia: Samuel Macedo e Rafael Motta

Grupo Residência Rio Acima: Carroça de MamulengosParceria de Circo Rio Acima: Spasso Escola de Circo

Parceria Núcleo Técnico: Nutac - Grupo Cultural Núcleo Técnico de Artes CênicasParceria Estratégica: Peter Mccurdy, Neil Constable, Sherban Leonardo e Travis Higgins

Parceria Internacional: Shakespeare’s GlobeHotel Oficial: Promenade

60

28/10 - (Quarta-feira) 9h30 às 12h00 - Mesa VIIA Luta por Nossos Direitos Convidados: OAB/MG, MTPS, INSS, OCEMG, Dulce Bel-trão, Maria Olívia, Joelma Barros, Fernando Veríssimo e Luciene Lemos.

Moderador: José de Oliveira Júnior 14h30 às 16h30 - Mesa VIIIA Segurança no Trabalho Artístico e Técnico Convidados: MT, José Maria Amorim, Felício Alves, Ge-raldo Octaviano, Henrique Santos, Rodrigo Pedernei-ras e Leri Faria.

Moderadora: Magdalena Rodrigues

16h30 às 16h45 - Café 16h45 às 18h45 - Mesa IXA criança e o Adolescente no Espetáculo Convidados: Denise Bernardes (Produtora de Elenco), Rodrigo Muchelas (Ford Models), Sula Mavrudis (Rede de Apoio ao Circo), Paulo Rezende e Ministério do Tra-balho e Previdência Social.

Moderador: Dr. Rafael Neumayr

60 61

BELO HORIZONTE

Cine Theatro Brasil VallourecPraça Sete - Rua dos Carijós, 258 - Centro, (31) 3201-5211www.cinetheatrobrasil.com.br

Teatro MaríliaAv. Prof. Alfredo Balena, 256

Santa Efigênia, (31) 3277-4697 www.bhfazcultura.pbh.gov.br/

tm_painel

Praça da LiberdadePraça da Liberdade, s/n - Savassi

www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativos-turisticos/culturais

-lazer/praca-da-liberdade

Parque das MangabeirasAv. Jose do Patrocínio Pontes,

580 - Magabeiras, (31) 3277-9697www.belohorizonte.mg.gov.br/

local/atrativos-turisticos/culturais-lazer/parque-das-mangabeiras

RIO ACIMA

Vila GandarelaAv. Governador Israel Pinheiro,

522 - Centrowww.institutogandarela.wix.

com/circuitogandarela

IBIRITÉ

Teatro Municipal de IbiritéRua Artur Ferreira Campos,

32.400 www.facebook.com/pages/Teatro-Municipal-de-Ibiri-té/160627857407086

RIO DE JANEIRO

Espaço Tom JobimParque Jardim Botânico

Rua Jardim Botânico, 1.008Jardim Botânico (21) 2274-7012www.jbrj.gov.br/visitacao/espa-

cotomjobim

62

64

Patrocínio

CA 181/001/2014CA 205/001/2014

Realização

Avenida Álvares Cabral, 593 - Sala 904Belo Horizonte / MG

(31) 3213-3144

/institutogandarela

www.institutogandarela.org.br

IncentivoHotel Oficial Apoio Cultural