go fl. tr. ementa fevereiro 2004

3
CEP-EMB Centro de Educação Profissional-Escola de Música de Brasília Gerência Pedagógica Coordenação de Cursos Básicos e Técnicos Disciplina/IE Flauta Transversal Carga Horária 36 horas Nível G. O. (Grupo de Observação) Professor EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA Orientar o aluno, por meio das competências e habilidades, a alcançar o objetivo de execução do instrumento proposto no nível. 1. COMPETÊNCIAS a) Assimilar a embocadura correta para a emissão do som. b) Assimilar a postura correta para a execução da Flauta Transversal. c) Assimilar a respiração abdominal e intercostal. d) Conhecer as partes da Flauta Transversal (bocal, corpo e pé) 2. HABILIDADES a) Montar, desmontar e limpar a flauta de maneira apropriada. b) Executar os dedilhados corretos da 1 ª e 2 ª oitavas. c) Aplicar o conhecimento de notação musical: clave de sol e de fá, valores positivos e negativos, ponto de aumento, ligaduras, compasso simples, sinais de alteração, leitura ritmica, divisão de valores, pulsação, unidade de tempo e de compasso. d) Utilizar os elementos de sincronicidade de pulsações internas. e) Executar o conteúdo do nível. BASE TECNOLÓGICA/ CONTEÚDOS a) Normas e padrões de utilização dos elementos básicos de postura, leitura, memória e sincronicidade. b) Percepção e organização da leitura ritmica e melódica. 1. EXERCÍCIOS BÁSICOS: a) Sonoridade (emissão do som característico do instrumento) b) Bocal (posicionamento dos lábios e localização do “foco” de emissão do som) c) Postura (segurar adequadamente o instrumento) 14 de fevereiro de 2004

Upload: didiflautamagica

Post on 23-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

pdf

TRANSCRIPT

Page 1: GO Fl. Tr. Ementa Fevereiro 2004

CEP-EMB Centro de Educação Profissional-Escola de Música de BrasíliaGerência PedagógicaCoordenação de Cursos Básicos e Técnicos

Disciplina/IE Flauta TransversalCarga Horária 36 horasNível G. O. (Grupo de Observação)Professor

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Orientar o aluno, por meio das competências e habilidades, a alcançar o objetivo de execução do instrumento proposto no nível.

1. COMPETÊNCIAS

a) Assimilar a embocadura correta para a emissão do som.b) Assimilar a postura correta para a execução da Flauta Transversal.c) Assimilar a respiração abdominal e intercostal.d) Conhecer as partes da Flauta Transversal (bocal, corpo e pé)

2. HABILIDADES

a) Montar, desmontar e limpar a flauta de maneira apropriada.b) Executar os dedilhados corretos da 1ª e 2ª oitavas.c) Aplicar o conhecimento de notação musical: clave de sol e de fá, valores positivos e

negativos, ponto de aumento, ligaduras, compasso simples, sinais de alteração, leitura ritmica, divisão de valores, pulsação, unidade de tempo e de compasso.

d) Utilizar os elementos de sincronicidade de pulsações internas.e) Executar o conteúdo do nível.

BASE TECNOLÓGICA/ CONTEÚDOS

a) Normas e padrões de uti l ização dos elementos básicos de postura,lei tura, memória e sincronicidade.

b) Percepção e organização da lei tura ri tmica e melódica.

1. EXERCÍCIOS BÁSICOS:

a) Sonoridade (emissão do som característico do instrumento)b) Bocal (posicionamento dos lábios e localização do “foco” de emissão do som)c) Postura (segurar adequadamente o instrumento)d) Respiração (utilizar a respiração diafragmática)e) Montagem (cuidados para montar, desmontar e limpar o instrumento)

2. EXERCÍCIOS TÉCNICOS:

a) Cap. "Du son" : n º 1 ao 09 (Méthode Complète de Flute – Taffanel e Gaubert)b) Escala e arpejo de DóM (até a 2ª oitava), Lám (1ª oitava)c) Cap. XII : n º 1 ao 5 (Método Ilustrado de Flauta – Celso Woltzenlogel)d) Exercício n º 01 e 02 (Etudy Pro-Fletnu I op. 280 - Wilhelm Popp)

INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

O aluno deverá possuir a Apostila elaborada com material compilado de Métodos e Estudos para Flauta Transversal.

PRIMEIRO BIMESTRE:

a) Freqüência e participação nas atividades oferecidas no semestre.b) Cumprimento do programa proposto para o nível.c) Observação do desenvolvimento do aluno.

14 de fevereiro de 2004

Page 2: GO Fl. Tr. Ementa Fevereiro 2004

document.docFlauta Transversal

SEGUNDO BIMESTRE:a) Freqüência e participação nas atividades oferecidas no semestre.b) Cumprimento do programa proposto para o nível.c) Observação do desenvolvimento do aluno.d) Prova com banca examinadora.

REGISTRO DOS RESULTADOS

APTONÃO APTOSF Sem Frequência

O primeiro conceito garante a promoção, enquanto os dois últimos caracterizam insucesso ou reprovação pelo não cumprimento das trajetórias curriculares previstas.

É importante ressaltar que a Educação Profissional é freqüencial e o mínimo exigido pelo CEP/EMB, neste aspecto, é de 75% (setenta e cinco por cento) de presença, para o semestre

CRONOGRAMA

1. Primeiro Bimestre: 12/02 a 30/04/2004Período de Avaliação: 19 a 30/04Conselho de Classe: 30/04

2. Segundo Bimestre: 03/05 a 09/07/2004Período de Avaliação: 21/06 a 02/07Conselho de Classe: 02/07

MATERIAL DIDÁTICO

BÁSICO:

a) Méthode Complète de Flute – Taffanel e Gaubert : Cap. "Du son" : n º 1 ao 09.b) Exercícios de Escalas e Arpejos elaborados por Professores de Flauta Transversal do

CEP/EMB : DóM (até a 2ª oitava) e Lám (1ª oitava).c) Método Ilustrado de Flauta – Celso Woltzenlogel: Cap. XII : n º 1 ao 5.d) Etudy Pro-Fletnu I op. 280 - Wilhelm Popp: Exercício n º 01 e 02.

COMPLEMENTAR:

Repertório:

1. CANTIGAS DE RODA.

14 de fevereiro de 2004

2