gêneses contabilidade: sonho realizado há mais de uma …...gêneses contabilidade: sonho...

8
Ubá - Minas Gerais Ano V Edição 23 Setembro de 2013 Publicação trimestral da classe contábil Pág. 05 No começo do século XXI, precisamente o mês de março de 2002, nascia diante de um sonho alimentado desde o curso técnico em Contabilidade na Escola Raul Soares passando por sua formatura pelo curso de Ciências Contábeis na UNIPAC/Visconde do Rio Branco exercido pela contabilista Lúcia Marcelo de Oliveira Costa, a Gêneses Contabilidade Ltda. Contando com a experiência de trabalho adquirida em algumas empresas como contadora, Lúcia Marcelo enxergou a oportunidade de ter seu próprio negócio. De acordo com a contabilista Lúcia Marcelo “a missão da Gêneses Contabilidade é oferecer aos nossos clientes e a sociedade, uma prestação de serviços segura, confiável, eficiente que possa contribuir para o crescimento dos mesmos e de nossos colaboradores”. Situada na avenida Olegário Maciel, 2256 no bairro Ponte Preta, a Gêneses Contabilidade Ltda conta atualmente com seis colaboradores, sendo cinco contadores e um auxiliar O escritório presta diversos serviços e procura sempre adaptar-se às necessidades de seus clientes como assessorias, acompanhamentos, planejamentos etc. Pág. 03 Associe-se! Associe-se! Rua XV de novembro, 319 - 2º Andar - Ubá - MG Tel.: (32) 3531-3581 / (32) 8824-7179 Rua XV de novembro, 319 - 2º Andar - Ubá - MG Tel.: (32) 3531-3581 / (32) 8824-7179 e BREVE RELATO www.breverelato.com.br www.breverelato.com.br Gêneses Contabilidade Já está disponível no site da Junta Comercial de Minas Gerais seu novo Portal de Serviços. Pelo portal, os usuários têm acesso aos sistemas Módulo Integrador, Consulta de Viabilidade, DAE Online, Serviços Web e Registro Digital. Para acesso ao sistema, o usuário deve atualizar a página da Junta Comercial (www.jucemg.mg.gov.br), apertando simultaneamente as teclas Crtl + F5. Caso a dificuldade para acessar o sistema permaneça, é necessário também limpar os arquivos temporários do navegador da internet. O acesso direto ao sistema é: http://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/Portal/ Jucemg disponibiliza nova versão do Portal de Serviços Gêneses Contabilidade: Sonho realizado há mais de uma década Contabilidade e Assessoria Empresarial (32) 3531-5466 Avenida Cristiano Rôças, 215 - Centro - Ubá - MG Tel. (32) 3532-4444 Rua João Guilhermino, 18 - 1º Andar - Centro - Ubá - MG >> Minas Fácil - Pág 02 >> CTPS: Saiba como tirar - Pág 02 >> Entenda sobre a NR 12 - Pág 05 >> Lei de "lavagem" de Capital - Pág 07

Upload: others

Post on 04-Feb-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Ubá - Minas Gerais Ano V Edição 23 Setembro de 2013

    Publicação trimestral da classe contábil

    Pág. 05

    No começo do século XXI, precisamenteo mês de março de 2002, nascia diante de umsonho alimentado desde o curso técnico emContabilidade na Escola Raul Soares passandopor sua formatura pelo curso de CiênciasContábeis na UNIPAC/Visconde do Rio Brancoexercido pela contabilista Lúcia Marcelo deOliveira Costa, a Gêneses Contabilidade Ltda.

    Contando com a experiência de trabalhoadquirida em algumas empresas comocontadora, Lúcia Marcelo enxergou aoportunidade de ter seu próprio negócio.

    De acordo com a contabilista LúciaMarcelo “a missão da Gêneses Contabilidade

    é oferecer aos nossos clientes e a sociedade,uma prestação de serviços segura, confiável,eficiente que possa contribuir para ocrescimento dos mesmos e de nossoscolaboradores”.

    Situada na avenida Olegário Maciel,2256 no bairro Ponte Preta, a GênesesContabilidade Ltda conta atualmente com seiscolaboradores, sendo cinco contadores e umauxiliar

    O escritório presta diversos serviços eprocura sempre adaptar-se às necessidadesde seus cl ientes como assessor ias,acompanhamentos, planejamentos etc.

    Pág. 03

    Associe-se!Associe-se!

    Rua XV de novembro, 319 - 2º Andar - Ubá - MGTel.: (32) 3531-3581 / (32) 8824-7179

    Rua XV de novembro, 319 - 2º Andar - Ubá - MGTel.: (32) 3531-3581 / (32) 8824-7179

    e

    BREVE RELATO

    www.breverelato.com.br

    www.breverelato.com.br

    Gêne

    ses

    Cont

    abili

    dade

    Já está disponível no site da JuntaComercial de Minas Gerais seu novo Portal deServiços. Pelo portal, os usuários têm acessoaos sistemas Módulo Integrador, Consulta deViabilidade, DAE Online, Serviços Web eRegistro Digital.Para acesso ao sistema, o usuário deveatualizar a página da Junta Comercial(www.jucemg.mg.gov.br), aper tandosimultaneamente as teclas Crtl + F5. Caso adi f icu ldade para acessar o sistemapermaneça, é necessário também limpar osarquivos temporários do navegador dainternet.

    O acesso direto ao sistema é: http://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/Portal/

    Jucemg disponibiliza nova versãodo Portal de Serviços

    Gêneses Contabilidade:Sonho realizado há mais de uma década

    Contabilidade e Assessoria Empresarial

    (32) 3531-5466Avenida Cristiano Rôças, 215 - Centro - Ubá - MG

    Tel. (32) 3532-4444

    Rua João Guilhermino, 18 - 1º Andar - Centro - Ubá - MG

    >> Minas Fácil - Pág 02

    >> CTPS: Saiba como tirar - Pág 02

    >> Entenda sobre a NR 12 - Pág 05

    >> Lei de "lavagem" de Capital - Pág 07

  • PAPELARIA MAPEPAPELARIA MA

    � 3532-2891

    Avenida Cristiano Rôças, 27 - Centro - CEP 36500-000 - Ubá - MG

    [email protected] RELATO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO LTDA.JP - 013.567 / CNPJ: 17.464.916/0001-03 - (32) 8824-7179 / 3531-3581

    Impressão: Sociedade Ubaense de Artes e Ofícios.Jornalista Responsável: Thiago dos Santos Rocha

    Tiragem: 1000 exemplares.

    “Fornecemos toda linha de material para escritório"

    Setembro de 2013

    Dicas Breve Relato:

    “O atendimento in loco está demorandoum pouco mais, mas nada exagerado. Masquanto a processos e livros certamente estámuito mais devagar. Acho que tem que serolhado com mais carinho. Funcionava bemcom três pessoas, agora só tem duas, sendoque apenas uma delas resolve todos os tiposde assunto ligados à Jucemg”. BrunnoSavino (Centro Contábil Riobranquense)

    “Quem executou essa medida dediminuir o número de atendentes não vive odia – dia do Minas Fácil. O órgão não atendesomente contadores de Ubá e sim de todaregião. Deve - se colocar mais gente paraagilizar os processos pois têm demoradomuito. O que deveria ser fácil tornou – sedi f íc i l” . Márcio Luiz Marco (OrcolContabilidade)

    “Não acredito que o maior problema doMinas Fácil/Ubá, seja o número defuncionários no atendimento. Pra mim o quefalta é qualidade nos serviços oferecidos enão quantidade. O que temos vistoatualmente é um órgão com péssimorelacionamento com a Prefeitura, sem umpadrão único de trabalho e a comunicaçãoentre ambas é desastrosa. Por tudo expostopenso que o que nos falta é qualidade ecompetência. Minha sugestão é haverconformidade na aprovação da Consulta deViabilidade que na minha opinião é maisconhecida como a consulta da enrolação”.Mônica Honório (São Carlos Contabilidade)

    1) Na transformação de Eireli para Ltda é solicitado umúnico ato para esse procedimento. Ou seja, Ato 002 e Evento 046para apenas uma única Capa do Processo.

    2) A baixa ou distrato de uma empresa CANCELADAADMINISTRATIVAMENTE na Jucemg pode ser feita na formadireta usando o Ato 003 (distrato/extinção), solicitando o DBEdepois com a data da etiqueta da JUCEMG.

    3) Ao abrir filial no mesmo Estado basta colocar no MóduloIntegrador que não possui DBE (referindo se a Matriz). Ao avançarna aba da filial, integrar o DBE. Terá um acréscimo no valor do DAEpara cada filial aberta.

    4) O Módulo Integrador ao preenche-lo, a opção tem DBEou não tem DBE, é uma questão de que as informações doarquivamento na JUCEMG terá mudança nas informações para aRFB também.

    5) Ao enquadrar ou desenquadrar uma firma, sempre temDBE, para informar a RFB a alteração de nome e do porte daempresa.

    A Receita Federal publicou os procedimentos para o envio da Declaraçãodo Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2013. A declaraçãodeve ser apresentada de 19 de agosto a 30 de setembro, pela internet,mediante o uso do programa de transmissão Receitanet, disponível no site daReceita. A declaração é devida por proprietários de imóvel rural, pessoa físicaou empresa, ainda que por meio de espólio.

    A entrega da DITR após o prazo sujeita o contribuinte à multa de 1% ao mêssobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50, nocaso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, sem prejuízo da multa edos juros de mora devidos pela falta ou insuficiência do recolhimento doimposto, ou R$ 50, no caso de imóvel rural imune ou isento do ITR. Osprocedimentos para o preenchimento são os mesmos relativos à DITR 2012.Os documentos necessários estão listados na Instrução Normativa nº 1.380,publicada ontem. A comprovação da apresentação da declaração é feita pormeio de recibo gravado após a sua transmissão, em disco rígido decomputador.

    Segue abaixo as instruçõespara a Carteira de Trabalho:

    PRIMEIRA CARTEIRA:

    - Documento de Identidade OU Certidão de Nascimento (Original e cópia)- CPF (original)- Comprovante de Residência

    CONTINUAÇÃO/INUTILIZAÇÃO:

    - Documento de Identidade OU Certidão de Nascimento (Original e cópia)- CPF (original)- Comprovante de Residência- CTPS antiga OU Pesquisa do PIS na CEF

    ROUBO/PERDA:

    - Documento de Identidade OU Certidão de Nascimento (Original e cópia)- CPF (original)- Comprovante de Residência- Pesquisa do PIS na CEF- Boletim de Ocorrência (Xerox)

    Envio de declaraçãoda DIRT

    Contadores opinam sobre o Minas Fácil/Ubá

    Procurada pela redação do Breve Relato, acoordenação do Minas Fácil Ubá ainda nãopronunciou até o fechamento desta edição(28/08/2013).

  • E-mail: [email protected]@hotmail.com

    Rua José Campomizzi, 240/A - Centro - Ubá - MGFONE: (32) 3532-3665FONE: (32) [email protected]

    Contabiliza

    Telefone: (32) 3532-2682

    03Setembro de 2013

    Realizou – se no último dia 14/08 mais um evento do Breve Relato paracontabilistas e empresários do ramo. O “XIII Breve Relato no Café comContabilistas” abordou o tema eSocial e contou com a participação do instrutorVinicius de Carvalho (InfoFisco) e parceria da empresa NIC de Juiz de Fora,através de seu sócio diretor, Edivaldo dos Santos que viabilizou o evento.

    Na ocasião o Agente de Registro da AR Resolution CERTISIGN, RenatoBressan, explanou sobre a certificação digital das empresas na abertura doevento. “Acreditamos que possamos fazer mais parcerias e manter as jáexistentes. Temos empenhado nisso e várias contabilidades e empresas nosdão oportunidade de emitir seus certificados com confiabilidade”

    Cerca de 60 contabilistas compareceram para o melhor entendimento daeSocial, que porventura será obrigatória a partir de 2014.

    Contabilidade

    Consultoria Empresarial

    Planejamento Tributário

    Wilian Aurélio de Oliveira

    Contador - CRC/MG 60.611

    (32) 3541-1891

    Avenida Olegário Maciel, 103 | Industrial | Ubá

    MendesAbertura ‐ Encerramento

    Transferência de Empresas

    Imposto de Renda ‐ Contabilidade em Geral

    Rua da Paz, 122 - Centro - Ubá/MGFone/Fax: (32)3532 - 7898

    E-mail: [email protected]

    Assessoria Contábil

    O instrutor Vinicius Carvalho ministrando o curso do eSocial para os contabilistas presentesO Agente de Registro, Renato Bressan, em discurso sobre Certificação Digital

    De acordo com o jornalista e editor do Breve Relato, Thiago dos Santos, retomaraos eventos é sempre muito gratificante. “O ultimo encontro foi há quase um ano eretornar com êxito num curso como esse é muito bom. Os contabilistas puderam usufruirdo conhecimento e o Breve Relato está antecipando isso. É muito importante para BreveRelato e Contabilistas. Esse é o meu papel. Tenho só a agradecer pela confiabilidade detodos e agradecer também ao Sindicato dos Marceneiros e sua competente diretoria queé parceiro do Breve Relato”.

    Para os interessados em sugerirem cursos ou palestras podem enviar emails [email protected]

    ORCOLContabilidade

    Rua Coronel Júlio Soares, 301 - CentroTel.: 32.3532-4363 - Cel.: 8852-4332

    E-mail: [email protected]

    Cláudio Fernando de Souza

    Daniela Soares de Souza Lima

    Contabilidade com Credibilidade

    * Contabilidade

    * Aberturas de Firmas

    * Imposto de Renda

    * Contabilidade

    * Aberturas de Firmas

    * Imposto de Renda

    MATRIZ:CEP - 36.520.000 -

    FILIAL:

    CEP - 36.555.000 - Ervália - MG - Tel./Fax: (32) 3554-1126 / [email protected]

    Visconde do Rio Branco - MGVisconde do Rio Branco - MGTrav. Souza Lima, 22 - Centro - Tel./Fax: (32) 3551-4122

    Rua Sagrado Coração de Jesus, 70 - Fundos - Centro

    Av. Dr. Carlos Soares, 388 | Centro | Visconde do Rio Branco/MG

    (32) 3551-2707

    Assessoria Contábil

    XIII Breve Relato no Café com Contabilistas é realizado com sucesso

  • 04 Setembro de 2013

    A par t i r de 16 de setembro,empresas e sindicatos devem adquirirc e r t i f i c a d o d i g i t a l n o p a d r ã o d aInfraestrutura de Chaves Públicas Brasileira– ICP-Brasil para utilizar funções doHomolognet, sistema do Ministério doTrabalho e Emprego – MTE, que permite ocadastro de informações referentes arescisões contratuais.

    O acesso ao sistema implantado em2010 poderá ser realizado por meio de logine senha, como é feito atualmente, mas ocertificado ICP-Brasil será necessário paraque se disponha de serviços como aemissão do Termo de Quitação da Rescisãode Contrato para trabalhadores com vínculohá menos de um ano.

    Utilizar o certificado ICP-Brasil noHomolognet significa, para o MTE, aampliação da rede de serviços oferecidos à

    sociedade. Segundo informações do órgão,“a certificação digital possibilitará ao MTEoferecer novos serviços relativos àelaboração e rescisão contratuais,disponibilizando funcionalidades que sópodem ser oferecidas a partir da segurançada certificação digital”.

    De acordo com a Ouvidoria do MTE,não há previsão da modalidade do sistemaHomologNet em Ubá neste ano.

    ENDEREÇO DE ATENDIMENTO:

    TELEFONE: (32) 3021 - 2550 / (32) 9121 - 0698

    RUA XV DE NOVEMBRO, 319 - 2º ANDAR - CENTRO - UBÁ-MG

    E-MAIL: [email protected]

    Um dos temas mais complexos econtroversos que rondam o meiocontábil brasileiro é a cobrança de umvalor correto para os honorários pagospelos clientes. O honorário é livre paracada estabelecimento, a ser fixado peloProfissional Contábil, dependendo desuas atividades e dos serviçosprestados.

    Segundo o Dicionário Houaiss, apalavra “serviço”, em seu sentidoeconômico, significa um “produto daa t i v idade humana des t i nado àsatisfação de necessidades, mas quenão apresenta o aspecto de um bemmaterial (p.ex.: transporte, educação,atividades de profissionais liberaisetc.)”. Nesta definição, observa-se umaquestão fundamental: o serviço nãoapresenta o aspecto de um bemmaterial. É um bem intangível, dec o m p l e x a m e n s u r a ç ã o . E s t adificuldade se reflete na precificaçãodos serviços. A prestação de serviço namaioria das vezes implica no contatohumano. Como suas característicassão em grande parte subjetivas, é difíciltarefa valorar um serviço.

    A Contabilidade existe desde apré-história. Nasceu com o objetivo de

    auxiliar no processo de tomada dedecisões relativas ao controle dopatrimônio. Então fica nítida suaimpor tância para a empresa, masmensurar toda essa importância e todoo trabalho que se tem no auxílio de umaempresa é complicado.

    O tempo gasto na preparação ded o c u m e n t o s , l a n ç a m e n t o s econciliações contábeis, pode-se tomarhoras, dias ou meses, dependendo dacomplexidade da empresa, afinal a vidada empresa está nas mãos do Contador,e as horas que esse profissional fica porconta é muitas vezes imensurável.Diante disso o profissional passa porum dilema, como repassar os custossempre crescentes dessas atividadesaos honorários mensais?

    Não seria possível, por exemplo, oConselho Regional de Contabilidadedefinir uma tabela de preços mínimos.Na realidade, não seria possível nemadequado. Em suma o que é importanteé que os escritórios analisem, comdetalhes, o custo de trabalho para cadaatividade para cada empresa e assimconforme o tamanho da empresa poderrepassar esse trabalho e custo aoshonorários proporcionalmente a

    complexidade e tamanho da empresasem cometer injustiças.

    Como os contabilistas não podemreduzir a burocracia fiscal, precisamm e s u r á - l a n a p r o p o s i ç ã o d ehonorários. Senão, acabam pagandopara trabalhar. Uma ideia é vincular ocontrato de prestação de serviçoscontábeis às tarefas realizadas,verif icando a complexidade dosser v iços , tempo de execução,responsabi l idade decor rente daexecução dos serviços e potencial docliente. Assim, por exemplo, se ogoverno criar uma nova declaração, oshonorários seriam automaticamenteajustados, para as empresas quetivessem que entregá-la obrigatoria-mente.

    OpiniãoOpiniãoPor: José Maurício de Paula

    *Bacharel em Ciências

    Contábeis pela FECEA - Faculdade Estadual

    de Ciências Econômicas de Apucarana –

    Apucarana/PR

    CRC/MG 078165/O-3

    Fone: (32) 3531-0765

    Honorários Contábeis

    HomologNet exigirá certificado digitala partir de setembro

  • No começo do século XXI, precisamente omês de março de 2002, nascia diante de umsonho alimentado desde o curso técnico emContabilidade na Escola Raul Soares passandopor sua formatura pelo curso de CiênciasContábeis na UNIPAC/Visconde do Rio Brancoexercido pela contabilista Lúcia Marcelo deOliveira Costa, a Gêneses Contabilidade Ltda.

    Contando com a experiência de trabalhoadquirida em algumas empresas como contadora,Lúcia Marcelo enxergou a oportunidade de ter seupróprio negócio.

    De acordo com a contabilista LúciaMarcelo “a missão da Gêneses Contabilidade éoferecer aos nossos clientes e a sociedade, umaprestação de serviços segura, confiável, eficienteque possa contribuir para o crescimento dosmesmos e de nossos colaboradores”.

    Situada na avenida Olegário Maciel, 2256no bairro Ponte Preta, a Gêneses ContabilidadeLtda conta atualmente com seis colaboradores,

    sendo cinco contadores e um auxiliar.O escritório presta diversos serviços e

    procura sempre adaptar-se às necessidades deseus clientes como assessorias, acompanha-mentos, planejamentos etc.

    A contabilista salienta ainda que “naatualidade, o contador deve ser um profissionalatualizado com base na Legislação e avanço datecnologia, procurando adquirir conhecimentosem diversas áreas, podendo assim, orientar commaior segurança seus clientes”.

    Na filosofia do escritório GênesesContabilidade Ltda aponta que em Ubá, existeespaço para todos os contabilistas, o que dificultana maioria das vezes, é o desafio para fazer comque o empresário entenda que a contabilidade éuma ferramenta que reúne informações que irãoauxilia - lo na tomada de decisões. “Essa falta deentendimento, gera pouca valorização do profissi-onal contábil”, aponta Lúcia.

    Em mensagem final, a contabilista Lúcia

    Marcelo agradece aos clientes pela confiançadepositada no trabalho da Gêneses Contabilidade.“Gostaria de dizer um muito obrigado por deixarque façamos parte de suas vidas, pela confiançaque depositam em nosso trabalho e que continu-em tendo bastante paciência conosco, devido àsnovas exigências legais”

    Setembro de 2013 05

    ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO E HIGIENE OCUPACIONAL

    Assessoria em Segurança do Trabalhoe Higiene Ocupacional

    Assessoria em Segurança do Trabalhoe Higiene Ocupacional

    Grupo PLAMEF:

    Gêneses Contabilidade: Sonho realizado há mais de uma década

    A contabilista Lúcia Marcelo em seu escritório

    Capacitação para operar máquinas e equipamentos – NR 12

    Diogo Cardoso de Oliveira

    Eng. de Segurança do Trabalho

    A Norma regulamentadora nº 12 foi modificadana íntegra no fim de 2010, sendo que está em vigordesde abril de 2011 a obrigatoriedade de habilitação ecapacitação para operação, manutenção, inspeção edemais intervenções em máquinas e equipamentos.

    Esta exigência de capacitação e qualificação sedeve a todos os trabalhadores envolvidos na operaçãode máquinas e equipamentos, de todos os tipos,conforme a NR 12, não havendo carga horária mínimapré-estabelecida, conforme descrito a seguir.

    Esta capacitação deve ser providenciada peloempregador, abordando os riscos a que estão expostosos trabalhadores e as medidas de proteção existentese/ou necessárias, nos termos da referida Norma, comobjetivo de prevenir acidentes e doenças nas atividadesde operação, manutenção, inspeção e demaisintervenções em máquinas e equipamentos.

    A capacitação deverá atender os seguintesrequisitos:

    a) ocorrer antes que o trabalhador assuma asua função;

    b) ser realizada pelo empregador, sem ônus parao trabalhador;

    c) ter carga horária mínima que garanta aostrabalhadores executarem suas atividades comsegurança, sendo distribuída em no máximo oito horasdiárias e realizada durante o horário normal de trabalho;

    d) ter conteúdo programático conforme oestabelecido no Anexo II da NR 12; e

    e) ser ministrada por profissionais qualificadospara este fim, com supervisão de profissionallegalmente habilitado que se responsabilizará pelaadequação do conteúdo, forma, carga horária,qualif icação dos instrutores e avaliação doscapacitados.

    Considera-se profissional qualificado aqueleque comprovar conclusão de curso específico na áreade atuação, reconhecido pelo sistema oficial de ensino,compatível com o curso a ser ministrado.

    Considera-se profissional legalmente habilitadopara a supervisão da capacitação aquele quecomprovar conclusão de curso especifico na área deatuação, compatível com o curso a ser ministrado, comregistro no conselho de classe competente.

    A capacitação da NR 12 só terá validade para oempregador que a realizou e nas condiçõesestabelecidas pelo profissional legalmente habilitadoresponsável pela supervisão da capacitação.

    A referida norma ressalta que até a data de suavigência, será considerado capacitado o trabalhadorque possuir comprovação por meio de registro naCarteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ouregistro de empregado de pelo menos dois anos deexperiência na atividade, na qual a mesma salienta queeste trabalhador deve receber reciclagem conforme oprevisto no item 12.144.

    Por fim, destacamos que o texto da NR 12 e seusanexos definem referências técnicas, princípiosfundamentais e medidas de proteção para garantir asaúde e a integridade física dos trabalhadores eestabelece requisitos mínimos para a prevenção deacidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto ede utilização de maquinas e equipamentos de todos ostipos, não se restringindo apenas na capacitação dostrabalhadores envolvidos.

    Fonte: Norma Regulamentadora nº 12 doMinistério do Trabalho e Emprego. Disponível em:http://www.mte.gov.br/seg_sau/nr_12_texto.pdf

  • contabilidadecontabilidade

    (32) 3531-6514(32) 3531-6514

    E-mail: [email protected] Antenor Machado, 260 - Sala 302

    Centro - Ubá - Minas Gerais

    4040AnosAnos

    Rua São José, 249 - 2º andar - CentroUbá - Minas Gerais

    Tel.: (32) 3532-2215

    ASSESSORIA CONTÁBIL

    LCR Assessoria Contabil Ltda.

    Tel.: (32) 3532-3642(32) 3531-5837

    E-mail: [email protected]

    Av. Cristiano Rôças, 240 - Sala 101Centro -Ubá - Minas Gerais

    Escritório Mercúrio

    ��������� � �����

    Setembro de 201306

    Tel.: 3539-420032Tel.: 3539-420032

    Alguns acontecimentos na vida são rápidosdemais. Um deles é o pagamento de impostospelos brasileiros que já recolheram desde oprimeiro dia de janeiro de 2013, até o dia 26 dejulho de 2013, exatos R$ 892.769.169.883,17(oitocentos e noventa e dois bilhões, setecentose sessenta e nove milhões, cento e sessenta enove mil oitocentos e oitenta e três reais comdezessete centavos) conforme informado pelosite impostometro.com.br. Logicamente queeste valor já aumentou até se terminar a leituradeste parágrafo! O valor leva em conta todo equalquer imposto pago no Brasil, semdiferenciar quem arrecada e quem paga.

    Pode-se afirmar que o sistema de arrecadação de impostos no Brasil é algo extremamente completo.Desestabiliza a indústria, o comércio, e torna o Poder Público o maior vilão do crescimento econômico do país.Ainda que seja uma forma de “contribuição” dos cidadãos ao erário para “custeio” de serviços públicos, nãohá como negar que é feita de forma obtusa e totalmente voraz pela fazenda pública, que atualmente vigiapraticamente toda e qualquer transação financeira no país. Ou seja, tudo que envolve transferência e trânsito devalores passa pelo crivo do poder público, que atua como ente fiscalizador e ao mesmo tempo comoarrecadador. Um verdadeiro BIG BROTHER FISCAL!

    Em vista disto, tramita o projeto de lei nº 2.557/2011 que institui o Código de Defesa do Contribuintebrasileiro que, em linhas gerais, tem como idéia central democratizar a fiscalização do fisco sobre oscontribuintes, dando a estes, proteção legal contra eventuais abusos na fiscalização e arrecadação deimpostos.

    Aliado ao projeto de lei, recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou decisão inéditacontrária a Fazenda Pública de São Paulo que desenquadrou certa empresa inscrita no SIMPLES com base nasmovimentações de cartão de crédito e de débito em nome da pessoa jurídica. Tal fiscalização originou achamada Operação Cartão Vermelho no Estado de São Paulo. Houve o cruzamento dos dados dasadministradoras de cartão com os dados informados pela empresa autuada, sem a abertura de processoadministrativo contra a empresa perante o fisco Paulista.

    A empresa questionou a legalidade do procedimento, eis que antes mesmo do fisco promover qualquertipo de autuação contra a empresa, já a considerou culpada e a puniu com a exclusão do SIMPLES de maneirasumária, não oportunizando a ela o direito de defesa em procedimento administrativo.

    Ainda que seja decisão única de um ministro do STJ, já se sobressai como importante precedente a serseguido em casos semelhantes. Mesmo o fisco tenha o poder de tributar e de fiscalizar a arrecadação, deve serrespeitado o devido processo legal e, sobretudo, o direito de ampla defesa dos contribuintes, impondo-selimites legais ao poder tributário da fazenda pública.

    Por analogia, é possível estender o teor desta decisão do STJ a casos em que outras movimentaçõesfinanceiras são utilizadas como justificativa para exclusão do SIMPLES e em diversos casos de cobrança deimpostos, sem a instauração anterior do procedimento administrativo. A quebra de sigilo fiscal e bancário semautorização judicial, conforme reiterada jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é ilegal e atenta contra odireito da empresa a ter seu sigilo fiscal e bancário respeitados, sob qualquer pretexto.

    Portanto, concomitantemente à “saga arrecadatória” do Fisco, que muitas das vezes ultrapassa os limiteslegais do poder de fiscalização, deve haver um processo de democratização primando pelos direitos doscontribuintes, não tendo os contribuintes que recorrer ao judiciário para se proteger da avareza fazendária.

    Texto adaptado de: Fonte: http://www.administradores.com.br

    Pça do Rosário, 168

    Centro - Ubá - MG

    Sistemas Contábeis e Gerenciais

    BIG BROTHER FISCAL

    O contabilista Lucas Xavier

  • Setembro de 2013 07

    A Lei de lavagem de capitais,quando de sua criação dispunha quesomente a utilização dedinheiro vindode atividades ilegais poderia serconsiderada crime.

    Dessa forma sem a caracteriza-ção do crime de onde advinham osrendimentos, a lavagem de dinheironão podia ser punida como tal, vez quefaltava prova da atividade ilícita quegerou o capital, ou seja, prova do crimeantecedente.

    Antes da mudança existia um rolcom tipos específicos que poderiamensejar na caracterização do crime delavagem, se o agente respeitasseaquele rol, poderia praticar o crimecom a certeza da impunidade, o quecom as alterações trazidas pela Lei12.683/2012, não é mais verdade.

    Hoje a abrangência alcançaqualquer tipo de delito que propicie ao

    agente cr iminoso um provei to,abarcando tantos os crimes quanto àscontravenções penais, ampliandodessa forma a repressão ao crime delavagem de “dinheiro”.

    Além dessa alteração substan-cial, o que antes era trazido no texto doCapítulo V, da Lei 9.613/98 como“pessoas sujeitas à Lei”, agora dispõesobre as “pessoas sujeitas ao meca-nismo de controle” e dentre essas, noArt. 9º inciso XIV, estão as pessoasfísicas ou jurídicas que prestamserviço de contadoria.

    Apesar da obrigação legislativatrazida em julho de 2012, somente emjulho de 2013, com a Resolução1.445/2013, do Conselho Federal deContabilidade, que passa a vigorar emjaneiro de 2014, a obrigação doscontabilistas passou a ser regulamen-tada, obrigando os contadores e

    empresas prestadoras de serviçocontábil a denunciar operaçõessuspeitas de lavagem de dinheiro.

    Ta l Reso l ução segue asdeterminações já estabelecidas naResolução 24 da Coaf e dentre asregras cabe aos profissionais contabi-listas informar o Conselho de Controlede Atividades Financeiras, todos osserviços que envolvam o recebimentode valores acima de R$ 30 mil emespécie ou em cheque ao portador,além de e aquisição de ativos, paga-mentos, constituição de empresa ouaumento de capital acima de R$ 100mil, feitos em espécie.

    Outra obrigação dos profissio-nais de contabilidade é a manutençãode cadastro atualizado de seusclientes, e registro de todas astransações em moeda nacional ouestrangeira.

    A fiscalização sobre as opera-ções, antes atribuída somente aoEstado, passam a incorporar o rol deat iv idades desenvolvidas peloscontadores que inclusive deverãocomunicar ao Coaf quando suspeitarda licitude da operaçãoou propostas deoperação, abstendo-se de comunicarao cliente sobre tal ato.

    Aqueles profissionais que nãoatenderem ao disposto na Resolução,estarão sujeitos a penalidades quevariam de advertência à cassação doexercício profissional.

    Alterações na Lei de Lavagem de “Capital” e os reflexos naprestação de serviço pelos contabilistas

    “Integrando informações para o sucesso dos nossos clientes”

    Venha conhecer o , um produto destinado ao comércio comPró‐Loja

    recursos diferenciados que privilegiam a integração entre empresas

    e suas características para o bem comum.

    � Integração permanente entre os módulos Cadastros, Estoque, Vendas, OS, Garantia e Financeiro.

    � Emissão de NF‐e e Cupom Fiscal. (Em breve emissão de nota fiscal eletrônica de serviços) com geração de sintegra.

    � Inovador sistema de acompanhamento de metas de vendas. Individual ou Global com posicionamento

    automático da equipe de vendas. Totalmente gráfico e de fácil interpretação.

    � Tecnologia própria de integração cadastral via internet para facilitação da obtenção de dados do cliente.

    � Relatórios diversos para todos os módulos do sistema

    � Fluxo de Caixa / DRE

    � Jornal (visual) informativo e resumido dos módulos do sistema (em desenvolvimento).

    � Versões simples, intermediária e completa com diferentes preços para atender às necessidades da sua

    empresa.

    Praça Guido Marliére, 30 Sala 507

    Ed.Chico Parma – Centro / Ubá‐MG

    [email protected]: (32) 3021‐1777

  • Setembro de 201308

    GRANDES OFERTASDA COLCHÕES E

    MÓVEIS PAROPAS

    GARANTIMOS MONTAGEMCOM RAPIDEZ E QUALIDADE

    Você aqui é de casa!

    CONFIRA AS OFERTAS ESPECIAIS PARA OSASSOCIADOS DO BREVE RELATO NO SITE:

    www.breverelato.com.br

    Praça Armando Bigonha, 20 - Telefone: 3531-8770Av. Cristiano Roças, 28 - Telefone: 3532-2617

    (32) 3551-4243www.concor.com.br

    CONTABILIDADE LUCARELLI

    Av. Cristiano Roças, 274 / LJ 03 • Centro • Ubá • MG

    TEL.: (32) 3532-1393

    [email protected]

    Rua Raul Soares, 74 - Loja C - Centro - Tocantins - MGPraça Guarurama, 116 - Lojas 13,15 e 17 Centro - Piraúba - MG

    “33 anos”ROCHACONTABILIDADE

    de 16

    97

    E-mail: [email protected]

    Tocantins3574-1582

    Piraúba3573-1599

    Paulo Sérgio Corrêa SenaPaulo Sérgio Corrêa Sena

    Tel.: Escritório(32) 3532-5872Tel.: Escritório(32) 3532-5872

    Tel.: Celular(32) 9985-1103

    Tel.: Celular(32) 9985-1103

    Tel.: Residência(32) 3577-1280Tel.: Residência(32) 3577-1280

    Rua Treze de Maio, 95 - lj 113 - Centro - CEP 36500-000 - Ubá - MGRua Treze de Maio, 95 - lj 113 - Centro - CEP 36500-000 - Ubá - MG

    Sena ContabilidadeSena Contabilidade

    Sebastião VieiraSebastião Vieira

    Av. Padre Macário, 331- Centro

    Tocantins/MG - CEP 36512-000

    Av. Padre Macário, 331- Centro

    Tocantins/MG - CEP 36512-000

    Técnico em Contabilidade - CRC/MG: 42.593Técnico em Contabilidade - CRC/MG: 42.593