glossÁrio meristema e epiderme

4
GLOSSÁRIO: MERISTEMA bainha: Parte basal e achatada da folha que a prende ao caule envolvendo-o total ou parcialmente "callus": Grupo de células novas originadas à partir de um explante, mediante a técnica de cultivo "in vitro" de tecidos. câmbio vascular : Meristema secundário que origina xilema e floema secundários. centro quiescente: Região do meristema apical da raiz, cujas células iniciais são relativamente inativas e apresentam poucas divisões celulares. citoplasma: Material vivo de uma célula, excluindo-se o núcleo; o mesmo que protoplasma. coifa: O mesmo que caliptra. Massa de células parenquimáticas semelhante a um dedal que cobre e protege o ápice em crescimento de uma raiz. córtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. entrenós: Espaço delimitado por dois nós consecutivos de um caule. felema: Tecido protetor, resultante da atividade do felogênio e constituído por células de paredes suberinizadas. O mesmo que súber ou cortiça. feloderme (do grego: phellos, cortiça + derma, pele): Parênquima formado por divisões periclinais das células do felogênio, para o interior do órgão. felogênio: Meristema secundário que origina a periderme. fibras: Célula muito mais comprida do que larga, de paredes reforçadas, geralmente ligninificadas, que funciona como elemento de sustentação, podendo armazenar reservas. Há, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericíclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confecção de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. gemas axilares: Primórdio de um ramo, formada na axila de uma folha e que fica, muitas vezes, protegido por catáfilos.

Upload: nathalia-nascimento-guimaraes

Post on 09-Apr-2016

17 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Glossário da Apostila UFU

TRANSCRIPT

Page 1: GLOSSÁRIO Meristema e Epiderme

GLOSSÁRIO: MERISTEMA

bainha: Parte basal e achatada da folha que a prende ao caule envolvendo-o total ou parcialmente

"callus": Grupo de células novas originadas à partir de um explante, mediante a técnica de cultivo "in vitro" de tecidos.

câmbio vascular : Meristema secundário que origina xilema e floema secundários.

centro quiescente: Região do meristema apical da raiz, cujas células iniciais são relativamente inativas e apresentam poucas divisões celulares.

citoplasma: Material vivo de uma célula, excluindo-se o núcleo; o mesmo que protoplasma.

coifa: O mesmo que caliptra. Massa de células parenquimáticas semelhante a um dedal que cobre e protege o ápice em crescimento de uma raiz.

córtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular.

entrenós: Espaço delimitado por dois nós consecutivos de um caule.

felema: Tecido protetor, resultante da atividade do felogênio e constituído por células de paredes suberinizadas. O mesmo que súber ou cortiça.

feloderme (do grego: phellos, cortiça + derma, pele): Parênquima formado por divisões periclinais das células do felogênio, para o interior do órgão.

felogênio: Meristema secundário que origina a periderme.

fibras: Célula muito mais comprida do que larga, de paredes reforçadas, geralmente ligninificadas, que funciona como elemento de sustentação, podendo armazenar reservas. Há, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericíclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confecção de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc.

gemas axilares: Primórdio de um ramo, formada na axila de uma folha e que fica, muitas vezes, protegido por catáfilos.

Page 2: GLOSSÁRIO Meristema e Epiderme

indiferenciada : Célula que permanece indefinidamente como uma célula meristemática, ou seja, não se diferencia em células de outros tecidos.

medula : Parênquima incolor que ocupa a região central de caules e raízes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridófitas.

nó: Região do caule na qual se inserem uma ou mais folhas.

parede primária: Camada da parede celular depositada durante o período de crescimento da célula.

plastídeo: Corpúsculo ou orgânulo da célula vegetal capaz de formar pigmentos (cromoplasto, cromoplastídeo, cromatóforo) ou de acumular reservas nutritivas (amido - amiloplasto, clorofila - cloroplasto).

talófitas: Termo anteriormente usado para designar algas e fungos. Atualmente está quase totalmente abandonado.

vacúolo (do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmática, em geral, opticamente vazia, mas que, na verdade, está cheia de suco celular.

zigoto (do grego: zygotos, par, união de dois): Célula diplóide (2n) resultante da fusão dos gametas masculino e feminino.

GLOSSÁRIO: EPIDERME

câmara sub-estomática: Amplo espaço intercelular delimitado por células do parênquima clorofiliano e que se encontra abaixo do estômato.

campo primário de pontoação: Área mais delgada da parede primária onde, geralmente, se concentram os plasmodesmos.

células buliformes: Células geralmente grandes, de paredes delgadas, que ocorrem na epiderme das folhas de certas monocotiledôneas, especialmente gramíneas, relacionadas com modificações da superfície foliar, por alterações de sua turgescência; também chamadas de células motoras.

cutícula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das células epidérmicas, formada por cutina e cera.

Page 3: GLOSSÁRIO Meristema e Epiderme

cutina (do latim: cutis, pele): Substância lipídica depositada em muitas paredes celulares da planta e na superfície externa das paredes das células epidérmicas, onde forma uma camada conhecida como cutícula.

divisões periclinais : Divisões celulares paralelas à superfície do órgão.

estômatos (do grego: stoma, boca): Abertura muito pequena circundada por duas células-guarda na epiderme das folhas e caules, através da qual passam os gases; termo também usado para designar o aparelho estomático inteiro: as células-guarda e o poro (ostíolo) formado por elas.

meristema fundamental: Meristema primário, derivado do meristema apical e origina os tecidos do sistema fundamental.

mesofilo: Tecido fundamental de uma folha, localizado entre as duas faces da epiderme; as células do mesófilo geralmente contém cloroplastos.

parede periclinal: Parede paralela à superfície do órgão.

parede primária: Camada de parede depositada durante o período de crescimento da célula.

parede secundária: Nova parede que se forma, internamente à parede primária, após ter cessado o alongamento da célula. A parede secundária tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada.

pecíolo : Parte da folha que prende o limbo (lâmina) ao caule, diretamente ou por meio de bainha.

pêlos radiciais : Projeções tubulares das células epidérmicas da raiz; ampliam bastante a superfície de absorção da raiz.

plantas insetívoras: Plantas que se alimentam de insetos.

plasmodesma (do grego: plasma, forma + desma, ligação): Filamento citoplasmático diminuto, que se estende através de pequenas aberturas nas paredes celulares e une os protoplastos de células vivas adjacentes.

poros: Qualquer pequena abertura existente na parede celular ou entre células ou, ainda, em qualquer órgão.

Page 4: GLOSSÁRIO Meristema e Epiderme

protoderme: (do grego: protos, primeiro + derma, pele): Tecido meristemático primário que dá origem à epiderme.

reniforme : Em forma de rim.

transpiração: Saída de água da planta, na forma de vapor, através dos estômatos ou da cutícula.

turgor : É a pressão que se desenvolve numa célula vegetal como resultado da osmose e/ou embebição.

vacúolo (do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmática, em geral, opticamente vazia, mas que, na verdade, está cheia de suco celular.