global youth service day iiinatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · web view2 –...

55
FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL DIA GLOBAL DE VOLUNTARIADO JOVEM www.DGVJ.net KIT PARA O PLANEJAMENTO UM GUIA PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE SERVIÇO Caros Amigos e Companheiros Voluntários: Bem-vindos ao quarto encontro anual do Dia Global de Voluntariado Jovem (DGVJ), de 16 a 18 de abril de 2004! Agora, mais do que nunca, as circunstâncias mundiais chamam os jovens para o envolvimento na construção de forte representação da sociedade civil, e os jovens, de todo o mundo estão respondendo a esta chamada. No ano passado, mais de 4 milhões de jovens tomaram parte em milhares de projetos de serviço, fórum juvenis, e celebrações em toda parte do mundo para mostrar a todos as contribuições que os jovens fazem, todo dia, para suas comunidades. Desde mesas Redondas Juvenis Nacionais do Afeganistão até as clínicas de doação de sangue do Canadá, da distribuição de suprimentos médicos e escolares no Perú até a campanha pública de conscientização na luta contra a AIDS no Togo; a juventude demonstrou mais uma vez o poder do serviço juvenil no encontro das necessidades críticas. E o movimento de serviço juvenil está crescendo: de 27 países participantes em 2000 a 151 em 2003, centenas de conselho juvenis, organizações sem fins lucrativos, Ministérios de Educação e Juventude, organizações religiosas e agências internacionais estão participando para mostrar que os jovens são líderes e são capazes de fazer mudanças - fontes verdadeiras no processo de desenvolvimento de seus países. Este ano, nós esperamos envolver, milhões de jovens em aproximadamente 175 países no DGVJ. Pedimos que você mobilize logo, seu grupo para planejar o seu projeto para o DGVJ, e para que use o evento a fim de envolver mais a mídia e o apoio governamental para o valioso trabalho de seu grupo. Como uma campanha internacional de educação pública, o Dia Global de Voluntariado Jovem fornece uma rede para colaborações e trocas de informações, assim como materiais e fontes de pesquisa para dar apoio ao serviço juvenil. Nós desenvolvemos este Kit para o Planejamento do Projeto 1

Upload: others

Post on 03-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL

DIA GLOBAL DE VOLUNTARIADO JOVEM

www.DGVJ.net

KIT PARA O PLANEJAMENTO

UM GUIA PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE SERVIÇO

Caros Amigos e Companheiros Voluntários:

Bem-vindos ao quarto encontro anual do Dia Global de Voluntariado Jovem (DGVJ), de 16 a 18 de abril de 2004! Agora, mais do que nunca, as circunstâncias mundiais chamam os jovens para o envolvimento na construção de forte representação da sociedade civil, e os jovens, de todo o mundo estão respondendo a esta chamada. No ano passado, mais de 4 milhões de jovens tomaram parte em milhares de projetos de serviço, fórum juvenis, e celebrações em toda parte do mundo para mostrar a todos as contribuições que os jovens fazem, todo dia, para suas comunidades. Desde mesas Redondas Juvenis Nacionais do Afeganistão até as clínicas de doação de sangue do Canadá, da distribuição de suprimentos médicos e escolares no Perú até a campanha pública de conscientização na luta contra a AIDS no Togo; a juventude demonstrou mais uma vez o poder do serviço juvenil no encontro das necessidades críticas.

E o movimento de serviço juvenil está crescendo: de 27 países participantes em 2000 a 151 em 2003, centenas de conselho juvenis, organizações sem fins lucrativos, Ministérios de Educação e Juventude, organizações religiosas e agências internacionais estão participando para mostrar que os jovens são líderes e são capazes de fazer mudanças - fontes verdadeiras no processo de desenvolvimento de seus países. Este ano, nós esperamos envolver, milhões de jovens em aproximadamente 175 países no DGVJ. Pedimos que você mobilize logo, seu grupo para planejar o seu projeto para o DGVJ, e para que use o evento a fim de envolver mais a mídia e o apoio governamental para o valioso trabalho de seu grupo.

Como uma campanha internacional de educação pública, o Dia Global de Voluntariado Jovem fornece uma rede para colaborações e trocas de informações, assim como materiais e fontes de pesquisa para dar apoio ao serviço juvenil. Nós desenvolvemos este Kit para o Planejamento do Projeto com a finalidade de oferecer idéias de como organizar o seu projeto para o DGVJ ou para qualquer época do ano. Você também pode baixar muitas outras fontes, tais como: o guia curricular do aprendizado do serviço e fornecimentos de amostras de matérias jornalísticas do Web Site do programa em www.DGVJ.net . o Web Site é também um importante veículo para você enviar seus projetos porque eles podem ser divulgados por todo o mundo.

O Dia Global de Voluntariado Jovem não é apenas um dia de serviço qualquer, mas uma campanha que está crescendo com força, ano após ano ressaltando o papel dos jovens como poderosos líderes para suas comunidades e seus países. Nós procuramos trabalhar junto com você para engajar mais jovens no serviço, e fortalecer a posição deles como líderes civis.

1

Page 2: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

2

Page 3: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM

ÍNDICE

KIT DO DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM

Capítulo 1Resumo do Dia Global do Serviço Juvenil

Capítulo 2 Por onde nós começamos?

Planejamento total para o DGVJ

Aprendendo a ampliar nosso alcance

Engajando Jovens voluntários com necessidades Especiais

Capítulo 3O que nós devemos fazer? Idéias de Projetos para o DGVJ

Atividades de Aprendizagem e Serviço

Capítulo 4Como devemos fazê-lo?

Planejando um Projeto de Serviço Comunitário

Capítulo 5Recrutando Voluntários para o DGVJ.

Capítulo 6Obtenção de Fundos e Apoio

Capítulo 7Alcançando maior impacto através das Relações Públicas

Apêndice

3

Page 4: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

INFORMAÇÕES SOBRE O DGVJ

CAPÍTULO 1

Resumo do DIA GLOBAL DO SERVIÇO JUVENIL

O QUE É... O Dia Global do Voluntariado Jovem (DGVJ) é um evento anual que celebra, reconhece e mobiliza todas as contribuições dos jovens para construir suas comunidade (pública, privada e setores filantrópicos) através de atividades de serviço.

Este ano o Dia Global do Voluntariado Jovem será celebrado de 16 a 18 de Abril. O Serviço Juvenil da América com a Rede de Ação Global Juvenil como seu parceiro chave, um grupo de organizações internacionais e quase 175 comitês coordenadores nacionais, trabalham juntos para organizar o DGVJ a cada ano.

A VISÃO DO DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM

No Dia Global do Voluntariado Jovem milhões de jovens em vários países darão ênfase e realizarão milhares de projetos de melhoria para a comunidade. Este dia servirá de caminho para organizações locais, nacionais e internacionais para:MOBILIZAR jovens e adultos a identificar e a direcionar as necessidades de suas comunidades através do serviço;RECRUTAR uma nova geração de voluntários; e EDUCAR o público sobre o papel dos jovens como líderes comunitários ressaltando as contribuições que eles fazem para suas comunidades durante o ano.

POR QUE UM DIA GLOBAL DE VOLUNTARIADO JOVEM ?

Por todo mundo, milhões de jovens estão fazendo a diferença em suas comunidades através de programas e uma infra-estrutura que incentiva a ação voluntária. A meta do DGVJ é estimular a maior conscientização e apoio para metodologias, que promovam o desenvolvimento juvenil positivo e o engajamento cívico dos jovens. O voluntariado juvenil é um meio efetivo para construir uma juventude e comunidades fortes.

O Dia Global de Voluntariado Jovem também faz parte de esforço global mais amplo para reconhecer a importância da participação da juventude, e apoia a Declaração da Juventude de 1998 em Lisboa e o Plano de Ação da Juventude de Praga adotados no Fórum Mundial da Juventude de 1998. O DGVJ faz parte de uma série de eventos anuais para promover participação dos jovens.

COMO É ORGANIZADO O DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM ?

Todas as escolas, grupos religiosos e organizações ligadas à juventude são incentivadas a planejar e ressaltar projetos de serviço juvenil "LED" na comunidade no Dia Global de Voluntariado Jovem. As organizações devem ressaltar os projetos existentes para a mídia e o público, ou devem escolher organizar projetos especiais e eventos que envolvam a comunidade em larga escala no DGVJ.

A nível nacional, os Comitês de Coordenação Nacionais estão sendo formados para ajudar a promover o Dia Global do Voluntariado Jovem através de uma rede de organizações bem como a mídia, o público e os setores privados.

4

Page 5: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

A nível internacional, o Serviço Juvenil da América é ligado ao Comitê de Coordenação Internacional (ICC), o qual está trabalhando para promover, organizar e coordenar este evento. O ICC apoia e coordena a distribuição de materiais gerais para a promoção e organização do evento (DGVJ).A General Motors está orgulhosa de ser patrocinador do Dia Global do Voluntariado Jovem, que recebe o inestimável apoio adicional do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

COMO USAR ESTE KIT ?

Este Kit é um guia compreensível para planejamento de um projeto de serviço para o Dia Global do Voluntariado Jovem ou qualquer outro evento de serviço. Utilize-o como um pacote completo, ou refira-se a capítulos específicos que se aplicam as suas necessidade.

5

Page 6: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

CAPÍTULO 2

POR ONDE COMEÇAR ?

Planejamento para o DGVJ

Um planejamento deliberativo e feito com antecedência é o melhor modo de assegurar um bem sucedido Dia Global do Voluntariado Jovem (DGVJ). Muitos dos trabalhos acontecem mesmo antes do início do Dia Global do Voluntariado Jovem - projetos de serviços comunitários, concertos, fórum, prêmios - seu planejamento inicial deve incluir estes passos:

Passo 1: Criar um Comitê de PlanejamentoPasso 2: Criar um propósito e uma visão ComunsPasso 3: Engajar os jovens como planejadoresPasso 4: Estabelecer MetasPasso 5: Escolher seus projetosPasso 6: Compor uma estrutura de PlanejamentoPasso 7: Criar uma Notoriedade/ Inovação

Este capítulo prepara estratégias e conselhos para implementação de cada um destes passos.

PASSO 1: CRIAR UM COMITÊ DE PLANEJAMENTO

O Dia Global de Voluntariado Jovem é uma oportunidade de convidar a comunidade a se unir, para ir além dos grupos e associações usuais, e forjar novos relacionamento poderosos. Um forte comitê de Coordenação Nacional de cada país participante é a chave para o sucesso da programação do evento anual, e também para participação mantida pelos jovens ao longo do ano, além do DGVJ. Deixe o DGVJ ser um exemplo de como a comunidade pode unir-se através de um compromisso comum para os jovens e o serviço.

Desde que o DGVJ se fixa nos jovens, muitos dos quais são também estudantes, inclusive professores e administradores no comitê de planejamento para preparar inventários, questões de despesas, e recrutamento de estudantes. Algumas vezes a parte mais difícil do planejamento comunitário é reconhecer quem mais poderia estar envolvido. A maioria de nós tende a confiar em pessoas e organizações que já conhecemos. Este é um bom ponto de partida, porém este projeto pode ir além de ser "um outro evento do calendário", se ele leva, juntamente, pessoas e grupos a novos caminhos. Levar juntos novos grupos não é uma tarefa fácil, contudo deve-se saber as seguintes informações:

- Como a sua comunidade organiza-se tradicionalmente? Onde estão suas maiores vantagens?- A quem o povo procura para liderar?- Quem são as pessoas bem relacionadas? Onde as pessoas se reúnem?- Quem dá o valor ao serviço dos jovens e da comunidade ?- Quem está envolvido nestes projetos? Quem não está? Porque não?

Crie uma lista de possíveis contatos chave na sua comunidade. Como você pode envolver os seguintes grupos:- Comércios do local- Escolas de ensino elementar, 2º grau e faculdades

6

Page 7: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

- Instituições religiosas- Clubes de Serviço (Rotary, Lions, YMCA, etc...)- Associações esportivas- Grandes empresas (especialmente aquelas que envolvem seus funcionários)- Organizações filantrópicas- Governo local- Associações da vizinhança- Mídia- Escritórios especializados da ONU

PASSO 2: CRIAR UM PROPÓSITO E UMA VISÃO COMUNS

Depois de reunir-se com o comitê de planejamento, discuta a visão para o evento do DGVJ na sua comunidade. Os jovens têm um papel crítico neste processo, então incorpore as opiniões da juventude fora do comitê de planejamento. Utilize a folha de planejamento. Utilize a folha de trabalho "Considere a sua comunidade" na página seguinte para iniciar o processo de visão. Tenha jovens para preencher os espaços. As perguntas darão uma grande base para o debate.

Escreva uma declaração da visão que determina o propósito de seu grupo em participar do DGVJ. Por exemplo:"Temos uma visão do Dia Global do Voluntariado Jovem como uma oportunidade para todos os estudantes da cidade a participarem em um evento significativo de serviço na comunidade. Nossa participação no DGVJ promoverá um senso de responsabilidade cívica e de orgulho entre os nossos jovens."

PASSO 3: ENGAJAR OS JOVENS COMO PLANEJADORES

Além de reconhecer as realizações dos jovens, o Dia Global de Voluntariado Jovem pode ser, por si próprio, uma realização da juventude. Os adultos pensam que algumas vezes é mais fácil fazer coisas "para" a juventude. Contudo, o Dia Global de Voluntariado Jovem está interessado em utilizar as habilidades e o entusiasmo dos jovens. Esta é uma oportunidade excelente para a juventude planejar um evento maior na comunidade, de tal modo que o DGVJ realmente pode ser, em ambos casos, feito por eles e para eles.

AVISO PARA ADULTOS QUE TRABALHAM COM OS JOVENS

1 - Planeje o tempo cuidadosamente

Planeje antecipadamente e comece cedo (seu primeiro planejamento levará mais tempo). Estabeleça cronogramas. Perguntas e respostas à questões tomam tempo. Lembre-se, este é o dia da juventude brilhar. Utilize todas as capacidades físicas e intelectuais deles. Uma vez investidos no projeto, eles provavelmente vão se engajar ativamente. Se os jovens trabalham com competência, os resultados superarão muito as expectativas.

Quando trabalhar com jovens, faça-lhes estas perguntas: Do que eles gostam? O que eles sabem fazer e o que eles gostam de fazer? Como eles estão envolvidos na comunidade? Como eles gostaram de estar envolvidos na comunidade? O que eles gostariam de aprender a fazer ou experimentar? Permita que as pessoas falem com a liberdade. Esteja atento aos seu interesses e reações às novas idéias.

1 - Que talentos e doações os jovens trazem para a comunidade ?2 - Como os jovens e os adultos se vêem e interagem entre si ?3 - Quais são as necessidades mais importantes dentro de sua comunidade ?

7

Page 8: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

4 - Que fontes ou recursos (programas, fundos, etc...) existem para suprir estas necessidades?5 - Se você tivesse um dia de serviço para celebrar com sua família, amigos e vizinhos, o que você faria? A quem você convidaria ?

2 – Monte um Esquema

- Transcreva roteiros e instruções.- Dê idéias de locais.- Discuta sobre as necessidades a serem resolvidas.- Discuta e visualize os resultados.- Defina com clareza, quais as decisões a serem tomadas pelos jovens e quais serão realizadas

pelos adultos.- Crie expectativas e parâmetros específicos de um projeto e siga-o!Não diga: “Projete-o você mesmo”, se você vai mudar de idéia mais tarde. Diga: “Aqui está um exemplo a seguir, etc ...- Monte um esquema que apoie a iniciativa e a tomada de decisões.- Forme comitês de jovens.- Ponha jovens em comitês de adultos.- Seja claro sobre as expectativas e limitações.- Considere a responsabilidade dos jovens – não faça o trabalho porque ele não está sendo

feito, suficientemente, rápido ou para sua própria satisfação. Mostre-lhes que as pessoas confiam neles, etc ...

3 - Aprendizado Criativo

Estabeleça metas de modo que adultos e jovens aprendam por suas próprias experiências. O aprendizado através do serviço é uma estratégia educacional que une o currículo acadêmico ao serviço para promover a capacitação. Convide os professores para ajudar a facilitar o aprendizado pelo serviço dentro da sala de aula, unindo o objetivo aos planos de lições dos professores. Crie um ambiente no qual a falha seja aceita , porque podemos aprender com os erros. Baseie-se em reflexões do processo de planejamento no aprendizado monitor contínuo. Mantenha-se aberto aos novos caminhos de situações próximas e soluções. Depois de discutir tópicos familiares, apresente novas possibilidades e incentive a combinação de idéias.

AVISOS PARA JOVENS TRABALHANDO COM ADULTOS

1 – Planeje os Horários Cuidadosamente O horário é essencial porque os adultos trabalham em diferentes horários do que os jovens. Certifique-se que os adultos terão compromisso nos trabalhos que farão. Tenha compromisso, também, quando finalizar suas tarefas. Dê responsabilidade, igualmente, para adultos e jovens!

2 – Monte um Esquema Certifique-se que você tenha o plano que precisa para concluir o trabalho. Você sente que deveria falar mais sobre o que vem sendo feito? Você sente que suas idéias estão sendo levadas com seriedade? Comunique aos adultos quando as reuniões do comitê, as tomadas de decisões ou instruções não estão funcionando para você.

3 – Aprendizado Criativo Informe aos adultos, também, sobre o processo. A maioria dos adultos nunca planejou um projeto como este, assim a maioria deles, também, estará aprendendo. Ouça-os quando eles precisarem falar. Aprenda com eles e deixe eles aprenderem contigo.

8

Page 9: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

ENGAJANDO JOVENS VOLUNTÁRIOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

Nós acreditamos que a inclusão e a diversidade são os fundamentos do serviço ético. Dando a cada um a oportunidade para o engrandecimento, nós incentivamos e desafiamos você a considerar os modos de como envolver os voluntários deficientes na programação do serviço da sua comunidade. É imperativo que todos comecemos a ver os deficientes como pessoas úteis, que são ricas em habilidades, ao invés de pessoas que apenas são capazes de participar na admissão final do serviço comunitário. Para mais informações sobre o engajamento de jovens deficientes no serviço, visite o site www.DGVJ.net .

1 – Para dar o primeiro passo

Muitos obstáculos podem deter os jovens voluntários deficientes de participar das atividades regularmente agendadas. Escolha um tempo para apreciação das facilidades e pessoal para os problemas potenciais. Seus esforços em superar-se, provavelmente, serão mais bem sucedidos, se você tiver conhecimento dos relatórios sobre deficiência, que deve começar pelo recrutamento e trabalho com a juventude; aprecie os pontos fortes e fracos do seu presente programa com respeito aos jovens deficientes; avalie a sensibilidade da sua equipe e treine-os de acordo com a situação; e integre-se às fontes que o ajudarão a aumentar o seu conhecimento.

Avaliação da Sensibilidade da Equipe:

Algumas vezes os obstáculos mais difíceis de se vencer, envolvem atitudes que são tomadas como prejudiciais e estereotipadas. Dê um sentido à sensibilidade da sua equipe e conhecimento sobre as pessoas deficientes. Veja como eles se sentem em trabalhar com pessoas deficientes.

Avaliação da Situação Física:

Qual a facilidade de acesso ao seu programa, para participantes com vários tipos de deficiências? As dificuldades de acesso aos prédios irão dificultar a movimentação de uma pessoa deficiente? Os programas ou atividades são inacessíveis aos voluntários deficientes? A acomodação dos deficientes não tem que ser cara ou complicada, freqüentemente ela requer um planejamento prévio.

2 – Alcançando o Objetivo desejado

A conduta para trabalhar com jovens deficientes. A chave para garantir uma experiência bem sucedida do projeto de serviço para cada um é COLOCAR A PESSOA EM PRIMEIRO LUGAR. Voluntários com deficiência não são diferentes. Como todo voluntário, eles querem dar o seu tempo e energia para melhorar a sua comunidade. A deficiência do indivíduo deverá ser considerada apenas na determinação de quais acomodações serão melhores para este indivíduo, e que permita a eles dar todo o seu potencial para a organização.

Conselhos para o trabalho com jovens voluntários com deficiências:

- Primeiramente considere a pessoa. Como você se sentiria em uma situação semelhante?- Lembre-se que a adolescência, para a maioria das pessoas, é uma experiência difícil e

algumas vezes dolorosa, negligente de habilidades . Os adolescentes, que convivem com ambos: a adolescência e a deficiência, enfrentam desafios únicos, especialmente

9

Page 10: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

considerando o estabelecimento da independência e um lugar seguro entre seus companheiros. Planejadores do programa comunitário de serviço e trabalhadores jovens do desenvolvimento deverão ajudar estes jovens:a) reconhecendo, rapidamente, e aceitando seus sentimentos;b) entendendo como os outros se sentem e reagindo às suas deficiências;

3 - Acomodando Jovens Voluntários Deficientes

A medicina altamente desenvolvida, as sofisticadas técnicas de reabilitação, e uma legislação esclarecedora facilitam as pessoas deficientes a participarem em todos os tipos de atividades. Apesar destes avanços, a discriminação ainda ocorre; alguns prédios e locais de serviço não são de fácil acesso às pessoas com diferentes deficiências.O envolvimento de jovens deficientes em diferentes locais, sempre prepara ou permite o uso de acomodações que removam barreiras. Qualificar cada local conforme a sua facilidade de acesso e fazer avaliações, baseando-se em caso por caso, para determinar que acomodações pessoais de voluntários serão necessárias para que eles levem a frente o serviço. Tais acomodações devem incluir:

- assistência tecnológica;- mudanças pequenas e ajustes no local do projeto;- locais para reuniões alternativas.

As informações deste artigo foram fornecidas por cortesia da Corporação dos Jovens Voluntários da América. Procure em organizações de seu país informações que possam ajudá-lo a lidar com jovens deficientes.

PASSO 4: ESTABELEÇA METAS

Uma vez que você montou seu comitê de planejamento, utilize a sua visão e propósito para estabelecer metas específicas. As metas devem incluir certos objetivos de aprendizado (veja a seção sobre o aprendizado no serviço no Capítulo 3). Embora sua equipe tenha muita ambição, tente escolher as três principais metas, tais como:- recrutar mais pessoas para os programas de serviço existentes;- melhorar as escolas através do serviço da juventude;- valorizar as realizações dos jovens;- forjar novas parcerias na comunidade;- desenvolver a liderança jovem na comunidade;- ensinar aos jovens sobre os problemas da comunidade;- aplicar-se ao problema ________________________;- aprender mais sobre ____________________________.

PASSO 5: ESCOLHA SEUS PROJETOS (VEJA EXEMPLOS NO CAPÍTULO 3 !)

PASSO 6: ORGANIZE UM ESQUEMA DE PLANEJAMENTO

Antes de decidir quais projetos levar adiante, determine quais estruturas de comitê melhor preencherão as suas necessidades. Monte as suas estruturas baseando-se nas perguntas chaves: Quando?; Onde?; Como?; Quem?; Materiais?; Custos? É muito importante montar uma estrutura que permita a participação da juventude. Considere os meios de comunicação, o processo de tomada de decisões e os canais de responsabilidade. É importante ter-se uma idéia clara de quem está fazendo que tarefa e quando está fazendo. A organização do seu comitê depende do tamanho do seu projeto, da quantidade de participantes para o projeto, como foram elaboradas as suas metas e quais atividades você

10

Page 11: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

escolheu para o Dia Global de Voluntariado Jovem. As melhores estruturas têm múltiplas posições de liderança, muitas pessoas de talento podem trabalhar em um projeto ao mesmo tempo. Isso irá aumentar a capacidade do projeto de negociar com muitos voluntários. Veja abaixo uma lista com exemplos de funções do comitê para o DGVJ. Os papéis e responsabilidades de cada função serão melhor explicados mais adiante.

- Coordenador Geral- Responsável pela Arrecadação de Fundos- Responsável por Projetos Especiais- Coordenador de Foto/ Vídeo- Responsável por Relações Públicas- Responsável pelo Recrutamento- Coordenador do Aprendizado no Serviço- Cumprimento de Ata e Avaliação.

PASSO 7: ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS

1. Estabeleça um Horário Principal O trabalho na organização do evento começa pelo estabelecimento das datas e na criação de uma estrutura para organização. Por exemplo, discuta sobre o horário no início de cada encontro semanal. Se os assuntos não estão na relação, a equipe determina como não perder de vista os assuntos e que apoio adicional ou recursos são necessários. Os fatores mais importantes que devem ser lembrados quando elaborar um horário, é ser realista e lembrar que cada prazo afeta uns a outros. Cada comitê ou sub-projeto devem determinar prazos internos.

2 – Crie Orçamentos Realistas e Comece a Arrecadação de Fundos

Os orçamentos não devem esgotar com os recursos da sua comunidade. Grandes objetivos podem ser alcançados com muito pouco dinheiro, porém não despreze os recursos financeiros. Os eventos para arrecadação de fundos são bons caminhos para divulgação do projeto e para ganhar o apoio da comunidade. Veja, no Capítulo 6, mais informações sobre orçamento e arrecadação de fundos.

CRONOGRAMA SUGERIDO PARA O DGVJ JANEIRO / FEVEREIRO

- Crie Comitês de Planejamento;- Determine o(s) evento(s) para o DGVJ;- Escolha / Finalize lugares para os projetos e eventos;- Inicie projetos de alcance com outros parceiros potenciais;- Convide jornalistas locais e líderes do povo para participar;- Complete e remeta via fax “Fale-nos Sobre seus Planos para o DGVJ” (p. 1) de modo que

possamos divulgar seus projetos na mídia;- Grave o logo DGVJ na sua homepage;- Monte sub-comitês e nomeie cadeiras;- Alcance das escolas e entidades filantrópicas;- Comece procurando patrocinadores;- Convide locutores chaves e apresentadores para os eventos;- Desenvolva materiais de divulgação, bandeiras, etc ...;- Comece planejando eventos logísticos: equipamento, etc ...;

11

Page 12: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

- Agradeça aos voluntários e patrocinadores.

MARÇO

- Envie sua atividade para o site www.DGVJ.net;- Determine as necessidades de equipamentos do “site específico”;- Arrecade todas as doações, materiais e publicidade;- Prepare a agenda do evento e o apoio logístico;- Se necessário, obtenha as permissões;- Inicie o pré-registro;- Solicite / confirme as doações de alimentos ou compras;- Lance a campanha na mídia;- Confirme os locais, líderes de equipe e doadores.

ABRIL

- Prepare as sinalizações do evento;- Confirme outra vez os locais, os doadores, a mídia, os apresentadores, etc ...- Arrume o transporte e o armazenamento do material;- Visite os locais nos últimos minutos de preparações;- Cumpra o treinamento dos líderes de equipe;- Repasse a lista e cheque as pendências.

DURANTE O EVENTO

De 16 a 18 de Abril de 2003

- Pela manhã recepção para os organizadores;- Monte mesas para a recepção e para a alimentação;- Ponha balões, bandeiras, flâmulas, etc ...;- Monte o palco e faça um teste com os equipamentos de Anúncios Públicos, etc ...;- Receba com saudações a imprensa;- Gerencie os eventos, detalhes e voluntários;- Distribua e recolha os formulários de avaliação;- Tome nota dos equipamentos, das mesas, das cadeiras, etc...;- Recolha o lixo.

APÓS O EVENTO

- Organize uma sessão para refletir sobre o projeto de serviço;- Envie os resultados para o site www.DGVJ.net;- Remeta cartas de agradecimento aos líderes, doadores, etc ...;- Devolva os equipamentos alugados e emprestados;- Faça uma avaliação com o comitê de planejamento;- Reúna as avaliações dos voluntários;- Prossiga com os locais do projeto;- Reúna as avaliações em um relatório coeso;- Escreva agradecendo aos voluntários e patrocinadores.

12

Page 13: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

PRÁTICAS EFETIVAS PARA O DGVJ

1 – Comece cedo e fique atento ao planejamento e estratégia. Um planejamento detalhado e feito com antecedência é necessário para formar parcerias verdadeiras e permitir os jovens a serem os primeiros.

2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma oportunidade para toda comunidade se unir por uma causa comum. Reunindo escolas, comerciantes, vizinhanças, grupos religiosos, grupos profissionais, clubes e organizações vamos ter acesso a uma quantidade ilimitada de recursos. Este evento é uma positiva base comum, que poderá ser a fundação de relações e colaborações futuras para a sua comunidade.

3 – Aumente a capacidade da sua comunidade em apoiar os jovens. O Dia Global do Serviço Juvenil pretende inspirar e construir os fundos corrente de uma comunidade. No seu planejamento considere que os contatos, eventos e atividades de aprendizado aumentarão as habilidades da comunidade em dar apoio a liderança juvenil por longo tempo , depois de encerrado o Dia Global de Voluntariado Jovem.

4 -Procure diferentes membros da comunidade para ajudar. Um Comitê de Coordenação Nacional forte e diverso é um passo importante para obter os melhores resultados em termos de alcance, planejamento e coordenação.

5 – Alimente o espírito e energia dos jovens na comunidade. O DGVJ é voltado para engajar e reconhecer os jovens. Demonstre esta confiança em todo aspecto do evento. Se é permitido aos jovens a expressar suas paixões, criatividade e idéias, toda a comunidade acompanhará.

6 – Deixe que o planejamento seja um processo de aprendizado de relacionamento entre as gerações.

O aprendizado pessoal através do planejamento é um dos melhores caminhos para construir os bens da comunidade. Deixe que os jovens e os mais velhos aprendam entre si e crie um ambiente onde a comunicação seja respeitada e esperada. Utilize o processo de planejamento para criar um entendimento maior.

7 – Use o processo de planejamento para criar relacionamentos pessoais e linhas abertas para a comunicação na comunidade.

Use os grupos de discussão e reflexão para aumentar o aprendizado e a comunicação. Por último, crie um ambiente onde as expectativas sejam altas e onde os participantes possam dar continuidade na melhoria dos processos de planejamento.

8 – Links de serviço e engajamento cívico: Um serviço de qualidade coloca os voluntários na luta pelas necessidades da comunidade. Ajude aos jovens a conhecer e a direcionar as causas dos problemas comunitários a advogados e a influenciar nos processos de política pública.

13

Page 14: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

CAPÍTULO 3

O QUE DEVEMOS FAZER ?

IDÉIAS DE PROJETOS PARA O DGVJ

Há centenas de maneiras de comemorar o DGVJ. Faça planos baseados nas necessidades da sua comunidade e nos interesses de seus organizadores e voluntários. Lembre-se que seu evento não precisa ser caro. Tenha em mente que o serviço é um veículo poderoso para promoção realização estudantil e o desenvolvimento juvenil. O aprendizado através do serviço é um estratégia educacional que une o currículo acadêmico e o serviço a fim de promover o aprendizado. Promoverá o crescimento pessoal, social e intelectual dos estudantes dando-lhes um senso de responsabilidade cívica e oportunidades de conhecer as profissões. Este capítulo contém as seguintes informações que vão ajudá-lo a montar o seu projeto:

1. Tipos de Projetos de Serviço;2. Estratégias de Aprendizado através do Serviço;3. Atividades de Reconhecimento;4. Atividades de Engajamento Cívico;5. Idéias de Projetos de Serviço;6. Exemplos de Eventos do Ano Passado.

TIPOS DE PROJETOS DE SERVIÇO

1 – Um só Projeto comunitário Um projeto único, grande ou de tamanho médio requer um apoio em base ampla e deve refletir o interesse geral do povo na comunidade. A construção na comunidade de playgrounds, centros de recreação ou abrigos requer muitos recursos de ambos, jovens e adultos, e podem ser símbolos visuais poderosos para a confiança da comunidade nos jovens.

2 – O Dia Voluntário com Toda a Comunidade Uma celebração com vários locais de atividades necessita de parcerias com organizações e agências, cujos projetos possam ser realizados em um dia. Limpezas de rios, estradas e parques, pinturas e outros projetos de reabilitação são boas escolhas e podem acomodar muitos voluntários. A limpeza bem organizada em uma cidade pode executar uma quantidade significativa de trabalhos em um único dia e, realmente, vai ter um grande destaque na comunidade. Procure o Capítulo 4 para mais informações de como montar seus projetos de serviço.

3 – Distribua brindes Este tipo de atividade permite que você combine o serviço comunitário e a obtenção de fundos para projetos locais ou organizações através da premiação com brindes por horas de serviço. Crie folhas de garantia para que os voluntários possam usá-los com a finalidade de solicitar contribuições antes do dia do serviço e faça a arrecadação dos fundos obtidos quando os voluntários chegarem para seus projetos de serviço.

4 – Faça uma lista das Oportunidades de Voluntariado na sua Comunidade. Organize um grupo de amigos para visitar organizações filantrópicas, igrejas, livrarias e outros locais que possam precisar de voluntários e ensine-lhes como eles podem enviar as suas

14

Page 15: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

oportunidades para o site www.SERVEnet.org. Isso ajudará a aumentar o número de oportunidades, para cada um servir por todo o ano.

VALORIZANDO AS ATIVIDADES

1 – Cerimônias de Premiação Procure por várias e diferentes organizações juvenis como: Centros de Voluntários, Associação Cristã de Moços, Cruz Vermelha, etc ..., para entregar prêmios pelos serviços aos voluntários merecedores. Organize uma recepção ou jantar para a cerimônia, e entre em contato com restaurantes locais para solicitar doações de alimentos. Convide os líderes comunitários, autoridades do governo ou celebridades locais para discursar e entregar os prêmios. Grupos teatrais de escolas de formação, de escolas secundárias ou de faculdades locais podem oferecer o entretenimento.

2 – Jovens Heróis Crie novos prêmios para jovens de destaque na comunidade. Faça escolhas nas organizações e escolas da área ou simplesmente peça aos estudantes que elejam seus colegas. Um prêmio poderá ser para o melhor projeto do DGVJ.

3 – Serviços Religiosos Uma missa, uma cerimônia judaica “SABBATH”, uma cerimônia ecumênica ou de outras denominações podem ser organizadas para o reconhecimento espiritual do serviço nos jovens.

4 – Concertos Livres Convide grupos de destaque para apresentação de concertos livres de escolas secundárias locais, universidades, ou de grupos teatrais e musicais da comunidade. Faça com que o tema seja o “serviço”. Os jovens participantes nas atividades de serviço podem ler suas citações favoritas sobre o serviço ou apresentar suas próprias idéias dando suas palavras.

5 – Painel de Discussões / Organizar uma Apresentação Organize uma apresentação ou um painel de discussões para voluntários presentes, universitários formados, administradores, políticos e líderes comunitários dando enfoque ao valor do serviço comunitário. Devem fazer parte das apresentações: exibições de vídeos, slides ou artigos de jornais.

6 – Fóruns para toda Cidade Estimule os estudantes para reunirem-se com autoridades do governo local, para discutir sobre os maiores desafios encarados pela comunidade e como os jovens podem dar uma direção a essas questões.

7 – Projetos “ Conheça a Sua Comunidade” O processo de planejamento do DGVJ é uma grande oportunidade para a juventude conhecer mais a sua comunidade. Relação de fundos da comunidade, fatos históricos, folclore, levantamentos demográficos, questões da comunidade e os problemas sociais são áreas ricas para serem exploradas. Exponha ou apresente projetos no Dia Global de Voluntariado Jovem e peça aos jornais locais para publicar exemplos.

8 – Histórias dos Jovens Os estudantes podem pesquisar sobre jovens de destaque e as suas contribuições para a sociedade. Estes projetos podem ser divertidos e inspiradores para os jovens líderes, e podem ser apresentados para a comunidade como um todo.

15

Page 16: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

ATIVIDADES DE CIDADANIA

Enquanto o serviço é um modo de participação comunitária, também mecanismos de engajamento cívico devem ser incluídos nos projetos para assegurar mudanças. Estes onze tópicos aumentarão o impacto do trabalho voluntário na sua comunidade:

1. Trabalhe para as políticas governamentais que apoiam o serviço voluntário. Solicite às autoridades para mudar as políticas e leis antigas ou escrever novas. Escreva cartas para o editor do seu jornal local sobre as questões e soluções potenciais;

2. Convide as autoridades locais a participar nas suas atividades de serviço. Informe-lhes das suas perspectivas sobre as questões e peça o apoio deles;

3. Convide o jornal local, rádio ou televisão para fazer a cobertura do seu projeto voluntário;

4. Crie um web site. Ensine a sua escola ou comunidade sobre algum tema;

5. Organize um debate , um encontro na prefeitura ou um fórum juvenil para engajarem os líderes locais e os jovens em discussões sobre questões juvenis;

6. Faça uma relação dos propósitos e dos problemas comunitários. Divida as soluções com as autoridades locais;

7. Seja voluntário para ajudar em temáticas de cidadania ou para uma campanha de eleição;

8. Peça ao seu professor ou escola para oferecer créditos aos dias de trabalho voluntário no governo local ou em uma entidade filantrópica;

9. Lance uma campanha para escrever cartas para suas autoridades de governo local ou nacional para que apoiem a juventude;

10. Trabalhe com as autoridades locais para aumentar os investimentos nas atividades juvenis da sua comunidade;

11. Se você já tem a idade mínima, tire o seu título de eleitor e vote na próxima eleição.

Consulte estes web sites para ter mais idéias e informações sobre o engajamento cívico e no serviço juvenil:

- www.SERVEnet.org - www.youthactionnet.org - www.globalyouthconnect.org - www.youthforum.org - www.takingitglobal.org - www.unicef.org/voy - www.iearn.org

16

Page 17: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

AJUDE A DESENVOLVER OS CINCO RECURSOS FUNDAMENTAIS EM OUTROS JOVENS

Uma pesquisa demonstrou que os jovens precisam de cinco recursos fundamentais para assegurar que eles alcancem seu potencial máximo. O Dia Global de Voluntariado Jovem é uma oportunidade para ajudar os jovens a atingir seus objetivos. Aqui estão algumas idéias de projetos que você pode organizar e ajudar a incentivar um ou mais dos cinco recursos fundamentais para crianças na sua cidade:

1 – Estabeleça um relacionamento de continuidade com um adulto que servirá como mentor, tutor, instrutor. Peça ao seu professor, instrutor ou líder religioso para apresentar você a outro jovem que pode

estar com dificuldades na escola. Você poderá ajudá-lo em seus deveres de casa, depois da escola ou nos fins de semana;

Junte-se a seus amigos e adote uma turma de alunos mais jovens que vocês. Vocês podem participar de atividades divertidas juntos;

Ajude em atividades esportivas no colégio e/ou universidades; Torne-se um grande irmão ou uma grande irmã para seu novo amigo !

2 – Providencie locais com estrutura para atividades educativas fora do período escolar. Organize uma atividade depois da escola ou em um clube aos sábados para lançar a temática

do Dia Global de Voluntariado Jovem; Inicie um clube do livro depois da escola com estudantes mais jovens que se reunam em um

centro comunitário, Associação Cristã de Moços ou em um local religioso, e planeje uma recepção aberta para o Dia Global de Voluntariado Jovem;

Inicie uma liga esportiva para uma escola de ensino elementar local e organize um torneio no Dia Global de Voluntariado Jovem.

3 – Juventude saudável para um futuro saudável. Entre em contato com a Cruz Vermelha de sua cidade e planeje a apresentação de programas

de estilos de vida saudáveis para uma escola de 2º grau local; Organize uma aula especial sobre saúde na sua escola em parceria com a Cruz Vermelha; Planeje uma apresentação com outros jovens sobre uma conduta saudável e nutrição; Organize uma feira de saúde na sua escola, centro voluntário ou em um local religioso.

4 – Desenvolva uma habilidade que promova uma educação efetiva. Organize uma feira literária com círculos de leitura e outras atividades para crianças pequenas; Organize um dia da profissão e convide os pais para falarem sobre os seus trabalhos; Organize um dia de ‘Visita ao Trabalho’ e peça aos pais para acompanhá-los no trabalho ou

peça aos seus professores da escola e administradores para que você possa acompanhar o trabalho deles na escola por um dia.

5 – Dê a oportunidade de retribuição através do serviço comunitário. Organize um projeto de serviço e convide os alunos mais jovens a juntarem-se a você; Comece um programa comunitário com seus amigos durante as férias e lance-o no DGVJ; Organize uma campanha de recrutamento de voluntários, fazendo uma competição ou parceria

com uma escola vizinha para ver quantos alunos vocês conseguem cadastrar; Dê início a uma equipe de serviço para depois do horário escolar, fim de semana ou no

período vago da escola. Avise a amigos jornalistas sobre o Dia Global de Voluntariado Jovem e peça-lhes para escrever um artigo sobre este assunto.

17

Page 18: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

Estas são apenas algumas idéias para reflexão. O quarto aniversário do Dia Global de Voluntariado Jovem será uma excelente oportunidade para demonstrar a capacidade dos jovens que escolheram entrar em ação através do serviço.

EXEMPLOS DE AÇÕES DOS ANOS ANTERIORES

No Sri Lanka, jovens dos grupos Singalês e Tamil construíram casas na Zona de Paz Infantil das Nações Unidas, que vinha sendo afetada a anos pelas lutas étnicas.

Na Austrália, voluntários da AOL Time Warner trabalharam com jovens voluntários para instalar centros de ensino e dar aulas práticas de informática para outros jovens.

Na Suazilândia, jovens voluntários não apenas reformaram casas e terrenos para os idosos e pessoas afetadas pelo HIV, como também arrecadaram dinheiro para comprar alimentos e roupas para crianças de rua e para famílias pobres, eles também lançaram um Cyber Café e um centro de informática em Manzini, que agora está disponível para os jovens da comunidade.

Para mais informações dos últimos eventos do DGVJ, visite o site www.DGVJ.net.

IDÉIAS DE PROJETOS COMUNITÁRIOS PARA O DIA GLOBAL DE VOLUNTARIADO JOVEM E PARA TODO O ANO

Ajuda para os que têm fome e para os desabrigados.

Ajude a cozinhar e/ou servir refeições em um asilo de desabrigados. Consiga roupas com os seus vizinhos e faça a doação para um abrigo de seu bairro. Monte kits de higiene com pentes, escovas de dentes, shampoos, etc . para as famílias que

vivem nas ruas. Ajude na manutenção de algum asilo ou abrigo de sua comunidade. Monte pacotes com luvas, meias, camisetas, fraldas, etc . para as crianças carentes. Se a sua comunidade não tem um banco de alimentos, trabalhe com autoridades locais para a

criação de um. Empacote e entregue alimentos ao banco de alimentos. Organize, com um grupo da vizinhança, uma horta para cultivar, cuidar e colher vegetais. Doe

a produção para o banco de alimentos. Seja um orientador para uma criança que vive ou trabalhe nas ruas.

Cidadãos da 3ª Idade

Adote um idoso. Visite uma casa de repouso. Varra as folhas, retire a neve, limpe bueiros ou lave as janelas da casa de algum idoso que

precise de ajuda. Pegue remédio para uma pessoa idosa. Escreva ou leia cartas para um idoso. Passeie com um idoso da sua comunidade. Organize uma tarde dançante para a casa de repouso da sua localidade. Entregue refeições para pessoas que vivem nas ruas. Ofereça-se para carregar as compras de um idoso. Ajude aos idosos da sua vizinhança a obter e a instalar fechaduras ou alarmes de incêndio. Forme um grupo para cantar ou apresentar uma peça teatral em uma casa de repouso.

18

Page 19: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

Atividades na Escola

Organize o mural da sua escola. Convide profissionais da saúde para apresentar uma palestra de como se cuidar e se prevenir

do HIV/AIDS. Seja professor de um aluno que necessite de ajuda no aprendizado de uma matéria. Organize uma campanha do Kilo em conjunto com alguma escola ou Instituição e doe as

mercadorias para um banco de alimentos.

Impacto na Vizinhança

Ajude os vizinhos a pintar e a fazer reparos em suas casas. Limpe um terreno baldio. Organize uma campanha para arrecadação de dinheiro para instalar novos equipamentos de

playground em uma praça da área. Faça uma campanha para obter mais iluminação de rua em áreas mal iluminadas. Pinte um mural ou faça uma limpeza em um parque do local. Plante flores em áreas públicas que necessitem ser mais coloridas.

Para aqueles com necessidades especiais:

Seja voluntário para ajudar num evento de Olimpíadas Especiais Implemente um programa de atuação em duplas para crianças com necessidades especiais

em sua escola Realize campanhas financeiras para aquisição de Livros Grandes e em braile para crianças

com problemas visuais. Trabalhe como voluntário em uma agência que trata de crianças com distúrbios emocionais Leia livros e/ou faça gravações para os que têm problemas visuais Leve brinquedos para crianças em orfanatos

Políticas e Governo

Contate a Região Administrativa de sua comunidade e veja se precisam de ajuda para que as pessoas retirem seus títulos de eleitor.

Identifique um tema local que o preocupa e contate alguém do governo do município e exponha suas idéias para resolução do mesmo

Organize um fórum público social para sua vizinhança Organize um fórum público social juvenil e convide autoridades do bairro e município para

participar dos debates Atue como voluntário no dia de Eleições

Meio Ambiente

Plante uma árvore ou jardim em áreas comuns a sua vizinhança; Estabeleça um sistema de reciclagem para sua casa e ensine o mesmo aos seus vizinhos; Organize uma campanha na sua comunidade para reduzir a poluição sonora e do ar; Adote uma trilha na floresta; Limpe um rio ou um parque com seus amigos; Crie um habitat para a vida selvagem;

19

Page 20: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

Crie uma campanha para estimular o uso de bicicletas e o exercício de caminhadas; Teste a qualidade da água de rios e fontes em sua cidade.

20

Page 21: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

CAPÍTULO 4

Como podemos fazer?

Planejando um Projeto Comunitário

O Dia Global do Voluntariado Jovem é o evento perfeito para organizar um projeto comunitário de grandes dimensões que pode envolver adultos, idosos, crianças e jovens. No trabalho junto aos jovens é muito importante considerar a experiência voluntária porque seguramente vai influenciar suas decisões e idéias futuras a respeito dos projetos comunitários. Considere cuidadosamente o que fará com que a experiência tenha muito sentido e favoreça um ambiente em que todos participantes possam aprender e crescer. O ideal é que o projeto possa ligar os voluntários às oportunidades disponíveis durante todo ano.

Este capítulo está organizado por blocos de tarefas e temas a serem usados a medida em que você for planejando seus projetos de serviços. Estão apresentados em uma ordem sugerida, entretanto, faça os ajustes necessários de acordo com seu tempo e sua comunidade. Use o Check list para planejar a logística de seu evento. Este capítulo também vai ajudá-lo a lidar com os obstáculos e fatos inesperados que possam vir a surgir.

DEFINA O SEU PROJETO

1. Estabeleça metas definidasUtilizando a visão geral, propostas e principais objetivos do Dia Global do Voluntariado Jovem Juvenil, pense como você quer que o projeto apareça e o que você quer que ele demonstre para a comunidade e mídia locais. Quantos jovens você espera que participem? O que você quer que estes jovens aprendam com a experiência?

2. Tamanho e escopo do ProjetoAs necessidades sociais de sua comunidade e os temas que você escolher vão impactar no tamanho, local e escopo de seu projeto. Decida quantos e que tipo de local você deverá encontrar de acordo com quantas pessoas você quer como voluntários. Algumas pessoas organizam eventos maiores como campanhas de limpeza e alocam grandes números de voluntários; outras comunidades preferem um ou múltiplos lugares menores para determinados voluntários. Escolha locais em que os voluntários possam ver e vivenciar a dimensão do evento.

3. Comunicação logística e expectativasSempre considere estas questões de logística ao planejar: Que equipamento é necessário para a execução do projeto e quem vai fornecê-lo? A Equipe da agência estará por perto para ajudar orientando e dando apoio no DGVJ? A agência tem sua própria van ou ônibus para transportar os voluntários? local fica em rotas públicas de transporte? É de fácil acesso? Há estacionamento? No local há banheiros e lanchonetes? O local é muito distante de onde será a cerimônia de abertura? Há acesso para cadeiras de roda no local? Se o projeto é ao ar livre, o que acontecerá se chover?Trabalhe com agências que tenham expectativas realistas sobre o que pode ser realizado no tempo previsto e dê preferência para trabalhar com os jovens. Se é difícil contatar alguma agência ou a mesma não responde às ligações, escolha outra.

21

Page 22: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

4. TransporteColoque uma pessoa responsável e conhecedora da região para cuidar do transporte. Certifique-se de que os motoristas receberam todas as orientações e instruções de onde fica o local. Os preparativos para o transporte dependerão de seu orçamento, de onde sairão e para onde irão os voluntários e os recursos da comunidade.Alguns ônibus escolares, transportes públicos e vans de igrejas e de ONGS são normalmente usados para eventos de serviço comunitário.

ESTRUTURANDO AS EQUIPES

1. Crie temas e cadastre CoordenadoresUm projeto com muitos voluntários e sem trabalho suficiente pode significar desastre. A maioria dos projetos e locais pequenos costumam ter cerca de 15 voluntários, independente de quantos locais você tenha, separe pelo menos um coordenador para cada equipe de 10-15 voluntários. As equipes com participantes de idade inferior aos 12 anos normalmente precisam de supervisão extra e as equipes de adultos e jovens simultaneamente costumam ser muito eficazes. Se você ainda não ter certeza da flutuação de voluntários, use uma combinação de locais pequenos e grandes para o número extenso de voluntários, os locais maiores e de maior concentração de público podem favorecer uma flutuação inesperada de voluntários e permitir que os coordenadores distribuam tarefas para todos os participantes.

2. CoordenadoresOs coordenadores das equipes funcionam como os primeiros contatos entre as agências locais e o Comitê de Planejamento do Dia Internacional de Serviço Juvenil. Eles mantêm a agência informada sobre os objetivos do Dia Global de Voluntariado Jovem, de quantos voluntários poderão participar e o que eles esperam da agência. A experiência dos voluntários será ainda melhor se os coordenadores estiverem familiarizados com a missão e serviços oferecidos pela agência. Os Coordenadores são fundamentais para o sucesso do Dia Global de Voluntariado Jovem e devem desempenhar as seguintes tarefas:

Antes do DGVJ Visitar o local do projeto; Manter comunicação regular com o local do projeto; Garantir que o lugar atenda às expectativas; Participar de um Treinamento de Coordenadores; Ajudar no recrutamento de voluntários para o evento.

No DGVJ: Coordenar as sessões de orientação Coordenar os voluntários no local; Servir de elo entre os voluntários e a agência Garantir a segurança e o bem-estar dos voluntários; Realizar avaliações com os voluntários; Realizar um momento de reflexão com os voluntários

Depois de DGVJ: Reunir-se com outros Coordenadores para refletir sobre o evento; Preencher a avaliação juntamente com a agência; Enviar carta de agradecimento ao local; Devolver qualquer coisa que tenha tomado como emprestada;

22

Page 23: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

2. Coordenadores de Serviço

O Coordenador(a) de serviço supervisiona os coordenadores de equipes e é responsável pelo treinamento avançado. É importante que haja vários Coordenadores de serviço para cada local se houver um grande número de equipes e locais tratando de diferentes assuntos sociais; por exemplo, o coordenador de serviços para os desabrigados deverá supervisionar os coordenadores de equipes nos abrigos e na cozinha; o coordenador de Educação deverá supervisionar nas escolas e nos programas diários de educação.

TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO Treinamento detalhado para coordenadores de equipe é crucial já que serão eles os que treinarão os voluntários no dia do projeto. O treinamento para Coordenadores de equipe deve ocorrer uma semana antes do evento para que haja tempo suficiente para esclarecer todas as dúvidas. Os coordenadores de equipe devem se reunir no dia anterior ao projeto para repassar as atividades do dia.

O Treinamento para coordenadores das equipes deve prever:

1. Orientação Voluntária

Esta orientação deve durar em torno de 30 minutos e abordar os seguintes temas:

£ Introdução para o Dia Global de Voluntariado Jovem: Os coordenadores das equipes devem apresentar os objetivos DGVJ a níveis local e nacional e explicar a importância do projeto que será desenvolvido. Eles devem ter um resumo com as principais considerações para que possam transmitir as informações com clareza aos voluntários.

£ Informações prévias sobre o local, agências e temas que serão tratados: Os coordenadores das equipes devem solicitar o contato da agência responsável por esta parte da orientação. Dar um prazo e pedir informações sobre o histórico da organização assim como as idéias da organização em relação aos temas que trabalham diariamente. Discuta as necessidades atuais dos voluntários da agência para estimular aos participantes do DGVJ que façam seu compromisso a longo prazo.

£ O dia estabelecido e as instruções específicas do projeto: Informe aos voluntários os horários de lanche, chegada e saída; quem contatar no caso de dúvida ou emergência; onde estão os bebedouros, toilets, lanchonetes, aproveite para estabelecer as tarefas e dar as orientações sobre os projetos.

2. Responsabilidades e questões de segurançaInforme aos coordenadores de equipe acerca de procedimentos de emergência e qualquer assunto referente à responsabilidade. Devem saber o que fazer no caso de acidente, quem contatar, como transportar um voluntário para o Centro Médico ou hospital mais próximo e onde estará guardada a Caixa de primeiros socorros do local.

3. Avaliação com os voluntários e com os responsáveis pelo local. Os coordenadores das equipes devem entender a importância da avaliação. Repasse as questões das avaliações tanto dos voluntários quanto dos coordenadores de equipe e discuta porque certos pontos são avaliados e como a informação será utilizada. Certifique-se de que os voluntários sabem se serão fornecidos lápis e canetas, como e quando distribuir as avaliações e aonde

23

Page 24: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

entregá-las ao final do dia. Seja bem específico acerca deste processo alertando também sobre o tempo que levará para o preenchimento dos questionários.As avaliações juntamente à agência devem ser feitas na semana seguinte ao DGVJ. Estabeleça um momento num ambiente descontraído para discutir como foi o dia e esclarecer assuntos que não foram resolvidos.

4. Reflexão e aprendizado no local. Aprendizado no local é aquele que ocorre durante a experiência do dia. Este processo pode ser facilitado perguntando uma ou mais questões no início do evento para que os voluntários observem e avaliem durante o dia. As perguntas podem ser referentes á agência, o tema, os clientes ou idéias e atitudes pessoais. A melhor forma de facilitar a reflexão é simplesmente pedir para o grupo que sente por alguns minutos no final do dia e compartilhe seus pensamentos sobre o dia e sobre o que aprenderam com a experiência. As sessões de reflexão devem considerar algumas simples perguntas que ajudem aos participantes processar sua experiência. Pergunte aos voluntários:“O que mais o surpreendeu no dia?” o que você aprendeu com esta experiência?Como você pretende usar o que aprendeu no seu cotidiano? qual foi sua percepção de mudança como resultado deste serviço comunitário? DIA GLOBAL DE VOLUNTARIADO JOVEM (DGVJ)

1. Evento de abertura e comemoração de encerramento. O evento de abertura é que dá o estímulo para o dia e estabelece o espírito para o Dia Global de Voluntariado Jovem. Arrume a cerimônia na manhã do Dia Global de Voluntariado Jovem e transforme-o no ponto de encontro. Se os voluntários irão dispersar-se para outros locais, providencie transporte do local da Cerimônia até onde estarão as atividades e para a comemoração de encerramento ao final do dia. Estes eventos dão a oportunidade de compartilhar experiências com voluntários que trabalham em locais diferentes, além de ser um momento de descontração e divertimento.Tanto a abertura, quanto o encerramento são oportunidades excelentes para a imprensa local entrevistar os voluntários e saber mais sobre o Dia Global de Voluntariado Jovem. Tenha kits de divulgação prontos e disponíveis na área de recepção do evento além de banners, faixas e balões. Convide o governador, prefeito e outras autoridades para atrair mais atenção da mídia.

A programação é muito variada. O evento de abertura deve ser curto, não mais que 30 minutos. É importante que as pessoas estejam nos devidos postos no horário correto para satisfazer as expectativas do evento. Peça que cheguem meia hora antes para inscrição e café da manhã, de forma que, ao terminar a cerimônia de abertura, eles já estejam prontos para suas funções. É importante que todos saibam os horários dos transportes.

Veja um pequeno modelo de agenda para a manhã do Dia Global de Voluntariado Jovem:7:15-7:59 Chegada, inscrição e café da manhã.8:00-8:05 Palavras de boas-vindas. Explicações sobre o DGVJ. Apresentação de Coral, teatro ou outro. 8:05-8:15 Palavras de estímulo dos organizadores e agradecimentos às autoridades presentes. 8:15-8:20 Avisos e orientações sobre os locais e atividades. 8:20-8:30 Deslocamento para os transportes8:30 Saída dos ônibus ou vans

2. Dia de Atividades do EventoBoa organização e planejamento com antecedência são as chaves para o sucesso do Dia Global de Voluntariado Jovem. Quanto mais pessoas saibam o que está acontecendo; melhor irão fluir as

24

Page 25: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

atividades. Faça uma lista de quem irá cuidar das inscrições, das apresentações da abertura, do transporte e dos contatos com a mídia. Escolha uma pessoa que fique com a parte de resolução de pequenos problemas durante o dia. É importante lembrar o papel de cada um e os organizadores devem usar camisetas especiais ou bonés de forma que facilite sua visualização. Se o evento for de grandes dimensões, se faz necessário o uso de walkie-talkies para comunicação.Checklists e instruções por escrito são essenciais para o dia do evento. Certifique-se de que todos estejam preparados para o dia de forma que as surpresas sejam poucas. Descanse bastante na véspera para estar de cabeça fria e com muita disposição no dia!

3. ContinuidadeOrganize uma reunião com as organizações para debater os detalhes e compartilhar as experiências do projeto. Traga fotos, entregue certificados e lembranças de agradecimento. Faça uma lista de todas as atividades necessárias e delegue algumas tarefas como:£ Orientar no preenchimento das avaliações dos voluntários,£ Compilar as avaliações preenchidas,£ Redigir o relatório final,£ Enviar cartas de agradecimento para os coordenadores das equipes, patrocinadores, imprensa, voluntários, oradores, etc. £ Devolver equipamento emprestado ou alugado

SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS MAIS COMUNS

1. Participação de poucos voluntáriosProblema: Muitos locais esperam um certo número de voluntários e planejam o projeto no tamanho adequado. Um número menor de voluntários afetará a conclusão do projeto, o transporte e outros detalhes logísticos críticos. Alguns locais talvez tenham de ser cancelados sem aviso prévio às agências. Solução: Muitas pessoas preferem inscrever-se antes de participar de eventos. Mesmo com a inscrição prévia, considere de que você terá 85-90% de inscritos no dia. Estabeleça planos de contingência. Escolha vários locais para acomodar pessoas em excesso e locais que serão usados somente se houver muitos inscritos. Esclareça que todos entenderam de que há locais que talvez não sejam utilizados. Determine com antecedência quais locais serão descartados, se necessário.

2. ChuvaProblema: Ninguém quer trabalhar debaixo de chuva! Muitos ficam em casa e os pais decidem que as crianças não devem participar com tempo ruim. Solução: Se a cerimônia de abertura for ao ar livre; tenha um local fechado preparado em caso de chuva. Garante que os coordenadores e os participantes estejam habituados aos locais mesmo com chuva e aos procedimentos de segurança. Compre caixas extra de sacolas plásticas grandes para lixo de forma que possam servir em caso de chuva, para cobrir o chão, etc... Se só há locais abertos que não poderão ser usados em caso de chuva, defina um novo dia com os voluntários. Defina estas alternativas com o local com antecedência.

3. Projetos incompletos Problema: Expectativas da equipe ou da agência não atendidas; pouquíssimos voluntários, equipamento necessário não disponível, habilidades da equipe insuficientes, atrasos ou outros podem impedir a realização do projeto. Este pode ser um problema muito sério já que algumas agências não terão os recursos para realizar o projeto em outro dia. Soluções: Estabeleça e comunique as expectativas reais do evento no tempo certo. Certifique-se de que todos os coordenadores das equipes conseguiram o material solicitado. Cumpra suas tarefas e chegue na hora. Marque uma pequena reunião no meio do dia. Se você perceber que o

25

Page 26: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

trabalho não será cumprido no tempo previsto, redefina os voluntários e tarefas ou peça por ajuda extra. Se o trabalho não ficar pronto, converse com os coordenadores no local. Encontre uma solução que atenda às necessidades de todos. Talvez a equipe possa voltar depois ou outro grupo comunitário possa ajudar a terminar o trabalho.

3. Equipes chegam atrasadasProblema: Atraso no início das atividades do dia pode arruinar tudo, desde a cobertura da mídia, os horários de refeição, o relacionamento entre os voluntários e os locais em que o projeto será executado. As agências, mídia e autoridades organizaram a agenda para incluir a participação no evento. Atrasos arruinam o planejamento, reduzem as chances de conclusão dos projetos e demonstram desrespeito. Solução: Os coordenadores de equipes e organizadores do evento devem planejar detalhes logísticos todo tempo e atualizar o cronograma. Assegure os detalhes para o transporte incluindo horários de transporte público e mapas para os motoristas. Peça que as equipes fiquem juntas durante a cerimônia de forma que não se perca tempo em reuni-las para o transporte. Escolha uma pessoa apenas para controlar horários e garantir que as atividades aconteçam no tempo estipulado.

4. Os voluntários não “interagem” Problema: Na maior parte dos projetos de um dia de serviço, os voluntários não atuam diretamente com os clientes das agências. Até porque, para causar maior impacto, atividades como plantio e limpeza são mais adequadas e as agências desenvolvem treinamento rígido para seus voluntários a fim de garantir a segurança e o bem estar de seus clientes. Solução: Esclareça que talvez as pessoas não tenham muito contato com os clientes e como a participação deles é muito importante para a agência. Separe o horário do almoço ou qualquer outro tempo específico para favorecer a interação entre voluntários e clientes

6. Tarefas das equipesProblema: Este é um dos aspectos ambíguos quando se organiza eventos de grande porte. Alguns grupos querem ficar juntos e outros “escapam” para conhecer novas pessoas.Solução: Já que a maior parte dos voluntários do DGVJ são adolescentes, uma maneira fácil de definir as tarefas é por idade ou turma. Outro método é misturar as idades para que outros estudantes trabalhem junto com os mais novos. Os coordenadores de equipe podem também escolher suas próprias equipes. Comece escolhendo o local e os coordenadores das equipes, depois, converse com as escolas, Ong’s ou programas juvenis participantes sobre a divisão das equipes.

26

Page 27: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

CAPÍTULO 5

RECRUTANDO VOLUNTÁRIOS

TRAGA MAIS PESSOAS PARA O EVENTO

Recrutando voluntários para o Dia Global de Voluntariado Jovem

Divulgação é o sucesso para o recrutamento de voluntários. Dê detalhes. Leve sempre consigo os documentos com informações detalhadas sobre DGVJ, as datas das reuniões, telefones importantes, mapas e os objetivos do projeto. Demonstre à todos o quanto VOCÊ está entusiasmado com o projeto e este entusiasmo será contagioso. A chave é fazer que todos percebam o quanto é importante e divertido ajudar os outros. Este capítulo fornece estratégias e sugestões específicas para ajudar no recrutamento de voluntários.

PROCURANDO POR VOLUNTÁRIOS SUFICIENTES Peça que todos divulguem o projeto. Mesmo as pessoas que não possam participar como voluntárias naquele momento, podem contar aos vizinhos e amigos sobre o projeto e ajudar. Faça com que as pessoas se sintam importantes! Pense em tarefas específicas que você sabe que eles farão muito bem. Conte para seus voluntários potenciais o quanto eles são necessários e como o DGVJ pode se beneficiar com a presença deles. Diga, por exemplo que o projeto pode contar com a ajuda de determinado voluntário na aquisição de fundos e no orçamento; convide-o para integrar o Comitê Financeiro do DGVJ. O pedido é mais uma forma de garantir os resultados. Pergunte-os se querem envolver-se no Dia Global de Voluntariado Jovem.Assim que tiver os nomes dos voluntários, dê a eles trabalho! As pessoas não se envolvem enquanto não sentirem-se necessárias. Garanta que os voluntários recebam as explicações necessárias e tarefas assim que se envolverem no projeto. Mantenha contato com os voluntários e confira o progresso deles semanalmente. Pense em formas criativas de agradecimento e faça com que percebam que você conta com eles.

Imagine se todos na sua comunidade souberem do DGVJ!Esta meta exige um bom planejamento. Comece priorizando grupos ou pessoas que você quer que estejam presentes. Pense naqueles que devem saber com antecedência e aqueles que podem ser avisados próximo ao evento.Que reuniões você deve assistir? Este capítulo dá idéias de como o comitê de recrutamento pode trabalhar em conjunto com o comitê de relações públicas para atrair a atenção de todos da comunidade.

1. Pôsters do Dia Global de Voluntariado Jovem. Pendure-os por todo lugar. Quanto mais cedo, melhor. Coloque pequenos cartões destacáveis com telefone de contato para informações detalhadas, solicite os cartazes do evento ou crie e faça um você mesmo!

2. Envie seu projeto para o site www.DGVJ.net. Muitas pessoas procuram por serviço voluntário online. Ao enviar o seu projeto, você permitirá que mais voluntários o encontrem.

3. Peça que as autoridades e contatos locais ajudem. Peça que façam um discurso oficial em favor do Dia Global de Voluntariado Jovem e convide-os a servir com você!

4. Coloque anúncios em colégios, escolas e faculdades. Contate a rádio local e estações de televisão para que divulguem nas seções de voluntários. Pesquise sobre jornais com espaço público de divulgação e outras organizações com correio semanal ou mensal.

27

Page 28: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

5. Coloque informações e tabelas de pré-inscrição em lanchonetes, shoppings e outros locais públicos de grande movimento. Tenha sempre formulários de inscrição em mão.

6. Distribua broches, adesivos e panfletos em escolas praças públicas ou mercados.

7. Agende uma assembléia ou apresentação que fale sobre a importância do serviço comunitário. Ao final da apresentação, que pode ser numa escola, na sede da agência ou na faculdade, convide a todos para ajudar no projeto do Dia Global de Voluntariado Jovem.

8. Estabeleça parcerias com organizações comunitárias e clubes (Lions Clubs, Federação de Bandeirantes, Associação Cristã de Moços, etc.) para seu evento DGVJ. Você vai dobrar a força de seu pessoal em publicidade e ação!

9. Consiga um stand na escola, no campus de universidades, em galerias de arte, em aeroportos ou prefeituras e inclua informações de como participar

10. Envie um email convidando todos a participarem do seu projeto.

11. Envie um release de imprensa para a diretora de sua escola e imprensa local. Estão sempre procurando por assuntos sociais e da comunidade para publicarem.

12. Inclua todos. Famílias, jovens, cidadãos mais experientes, empresários, crianças, deficientes, autoridades e famílias carentes; todos têm algo para contribuir com o Dia Global de Voluntariado Jovem.

13. Contate o centro de voluntários ou outras organizações de juventude. Peça-os que divulguem seu evento para DGVJ.

28

Page 29: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

CAPÍTULO 6

PATROCÍNIO E FINANCIAMENTO

Existem várias maneiras de ajudar o projeto, o financiamento, na maioria das vezes ocorre de três formas:

£ Busque por patrocinadores potenciais;£ Informe-os acerca do seu projeto;£ Peça e formalize a contribuição.

Este capítulo traz estratégias para ajudar a preparar o orçamento e angariar os fundos necessários.

PREPARANDO O ORÇAMENTO

Antes de solicitar o patrocínio, prepare um orçamento listando todas as despesas do projeto. Não esqueça de incluir correio, estacionamento, filmes fotográficos, telefonemas, cópias, álbum de fotos para memória do projeto, alimentação, bandeiras, balões, faixas, camisetas, bonés, broches e pôsteres.Você talvez precise alugar equipamento e materiais como tintas, ancinhos e enxadas ou um sistema de som.Quando o orçamento estiver pronto, estabeleça um comitê de finanças para identificar patrocinadores em potencial e solicitar recursos. Utilize o modelo anexo para planejar seu orçamento e estratégia de captação de recursos.

CAMPANHAS FINANCEIRAS

Estas campanhas servem para divulgar sua organização e serviço juvenil além de motivar um grande número de indivíduos a fazer sua contribuição financeira. Podem ser uma oportunidade muito divertida para os jovens terem chance de liderar um projeto. Pense em atividades como lavar carros, vender livros usados, rifas, bazares, passeios e festas. São fáceis de preparar e muitos jovens já participaram em pelo menos um destes tipos de eventos antes. Peça ajuda a organizações específicas para a campanha. Além do apoio financeiro que vocês receberão, estes eventos favorecem a publicidade do projeto e do Dia Global de Voluntariado Jovem. As campanhas financeiras divulgam os programas da Instituição além de criar contatos fortes com a comunidade.

SOLICITANDO O APOIO DO COMÉRCIO LOCAL

O Dia Global de Voluntariado Jovem é uma oportunidade para incluir o comércio e escritórios locais nos programas e iniciativas juvenis. O envolvimento significa mais do que assinar um cheque. Certifique-se de que você tem uma lista de todo o material necessário para o projeto e peça ao comércio local que faça contribuições gentis como alimentação, material de expediente, balões, filmes fotográficos etc. Peça a eles que participem em algum espaço do evento ou que financiem um anúncio de Tv ou rádio para o Projeto do Dia Global de Voluntariado Jovem.

29

Page 30: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

O comércio e escritórios locais talvez desejem que suas equipes experientes atuem como voluntários e até podem trabalhar intensamente no seu evento!Escolha um tipo de negócio ou um grupo inteiro, como um shopping center (chame a câmara do comércio para sugestões) e conte a eles sobre seus planos. Peça que patrocinem uma parte de todo o evento. Esclareça que sairão beneficiados pela publicidade e reconhecimento em todos os materiais do projeto. Outra idéia é colocar seu orçamento e cronograma do evento disponível para toda a comunidade. Conte a todos que você procura por diferentes níveis de patrocínio e que os patrocinadores serão reconhecidos numa cerimônia de premiação como parceiros de suas iniciativas. Mantenha a comunidade informada a respeito do progresso da captação de recursos.

PATROCÍNIO: UM CAMINHO DE DUAS VIASNão esqueça que, embora os patrocinadores tenham em mente o interesse da comunidade, eles também querem reconhecimento.Aproxime-se dos negócios na sua comunidade que se beneficiarão do marketing e das relações públicas através do Dia Global de Voluntariado Jovem, como lojas de artigos esportivos, mercados, lojas de brinquedos e mercado de varejo. Não esqueça de verificar as possíveis fontes de financiamento em sua própria comunidade. O escritório de comunicação da prefeitura, a diretoria de sua escola, os programas municipais de juventude e outros departamentos municipais e estaduais podem ter fundos disponíveis para financiar eventos especiais que beneficiem seu campo de atuação.

CUIDE BEM DOS PATROCINADORES Escreva cartas de acompanhamento e convide os patrocinadores para visitarem seu programa. Deixe bem claro o quanto você valoriza o apoio deles. Envie cartas de agradecimento para equipes de apoio e voluntários. Dê a eles o máximo de publicidade e reconhecimento possível. Tente envolvê-los no planejamento de eventos especiais como um jantar ou uma cerimônia de premiação. A maioria dos patrocinadores são ótimos oradores e gostam de discursar. Lembre-se, patrocinadores do Dia Global de Voluntariado Jovem podem ser contatos potenciais para iniciativas futuras e você deve fortalecer as relações o máximo possível.

30

Page 31: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

CAPÍTULO 7

RELAÇÕES PÚBLICAS

O Dia Global de Voluntariado Jovem ajudará que seu programa receba reconhecimento em função das ações a serem realizadas ao ano. Sua comunidade e a nação precisam ver a grande contribuição que os jovens podem dar à comunidade e uma boa cobertura de mídia pode tornar isto possível. Este capítulo apresenta dicas interessantes para gerar uma boa cobertura da mídia.

COMITÊ INTERNACIONAL DE ORGANIZAÇÃO DO DGVJO Dia Global de Voluntariado Jovem é uma grande oportunidade para educar o povo em geral sobre a magnitude do serviço juvenil em seu país. A melhor maneira de divulgar esta atuação á através de relações públicas. O comitê Internacional de Coordenação elaborou um plano conjunto de relações públicas nacionais e locais. Combinando as redes internacionais de trabalho com os esforços locais e regionais das agências municipais de relações públicas, podemos comunicar de forma eficaz a mensagem do Dia Global de Voluntariado Jovem. Para isso, o comitê internacional precisa receber alguns detalhes específicos do planejamento regional. Juntamente com este Kit, está um questionário que deve ser preenchido e enviado para DGVJ, você pode também preenchê-lo on line no site: www.DGVJ.net. Assim, você terá certeza que iremos incluir seu projeto em nossa campanha junto a mídia.

CONTATOS COM A IMPRENSA LOCALEleja um coordenador de Mídia para divulgar junto a imprensa local o seu projeto para o Dia Global de Voluntariado Jovem. Todos os contatos e aspectos referente à relações públicas devem ser estabelecidos através deste coordenador para evitar confusão. A pessoa escolhida deverá participar e agendar entrevistas para os participantes do projeto. Mantenha o foco da mídia nos participantes juvenis.

FAÇA UMA LISTA DE CONTATOS DE MÍDIA Cria uma lista atualizada e precisa com nomes, endereços, cargos, telefones/Fax e e-mails de todos repórteres e editores que queiram, ou usem, o material enviado para divulgação. Peça listas de imprensa para contatos de agências ou assessores de comunicação social em faculdades e colégios. Outras organizações sem fins lucrativos em sua cidade devem ter listas em que você pode acessar. Inclua jornais semanais e diários, revistas do estado e nacionais, emissoras de rádio e televisão (incluindo canais a cabo) e serviços digitais. Tenha a lista completa em etiquetas (Sem os telefones) e números de FAX ao lado do aparelho de forma que tudo esteja pronto para envio de releases ou informações imediatas. Use o termo ‘Mídia’ no lugar de ‘imprensa” quando referir-se a rádio, Tv e gráfica.

CONTATE A MÍDIA! A mídia não virá ao seu encontro. Você é que deverá informar a imprensa do seu projeto para receber cobertura! Se possível, agende um encontro pessoalmente para garantir que a estória foi compreendida. Veja algumas maneiras de contar á mídia sobre o Dia Global de Voluntariado Jovem e seu papel no evento.

1. Estabeleça um relacionamento Separe um tempo para fazer contatos com integrantes da mídia de sua cidade; apresente-se e peça para agendar uma reunião em que você possa falar sobre o Dia Global de Voluntariado

31

Page 32: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

Jovem. Leve alguns documentos, incluindo os que lhe foram enviados por nós e “venda” o Dia Global de Voluntariado Jovem.

2. Cumpra os prazosRepórteres e editores trabalham com prazos muito curtos. Aprenda quais são e como contatar estes repórteres da melhor maneira. Muitos repórteres preparam suas agendas com antecedência, você também deve preparar com calma se quiser ser incluído. Veja algumas sugestões para cronograma e verifique com a mídia local os prazos.

Noticiários matinais:£ Notícias gerais: 16hs do dia anterior á publicação £ Furos jornalísticos: 20hs do dia anterior á publicação

Jornais da tarde:£ Notícias gerais: Qualquer hora, dia anterior à publicação £ Furos jornalísticos: 7-9 manhã, dia anterior à publicação

Jornais de Domingo£ Notícias Gerais: Sábado à tarde£ Artigos de sessões específicas: 17 hs da quarta-feira anterior á publicação, estes tipos de jornais são impressos com antecedência, então cuidado com os prazos!

Semanais:£ Dois ou três dias antes da publicação

Revistas:£ O tempo ideal é de 3 meses antes da publicação.

Serviços Digitais:£ Qualquer hora durante a semana em horário comercial.

Televisão:£ No mínimo quatro a seis horas antes dos relatos de notícias. Os repórteres de TV tendem a ser os mais ocupados no final da tarde. Verifique cronogramas de programas de bate-papo e noticiários matinais.

Radio:£ Duas horas antes da divulgação das notícias. Estações de rádio que informam apenas notícias recebem notícias de hora em hora. Em pequenas estações, os repórteres ficam ocupados desde bem cedo.

3. Use estratégiasBusque dois ou três repórteres de fontes jornalísticas que sirvam de “grandes conquistas” para que sua estória tenha cobertura. Se você puder marcar uma cobertura do projeto com antecedência, talvez fontes de mídia menores seguirão o exemplo.

4. Quais as novidades?Quando falar com a imprensa sobre o seu evento, lembre-se que os jornalistas costumam escolher estórias baseadas nas seguintes características:

£ Oportunidade: Há um bom motivo para fazer a reportagem agora? No seu caso, a resposta é sim porque está relacionado ao Dia Global de Voluntariado Jovem que é em Abril.

32

Page 33: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

£ Interesse popular: Amarre seu evento regional a alguma questão mais ampla que as pessoas de sua comunidade estejam discutindo ; por exemplo, educação, violência, protagonismo juvenil, etc.£ Singularidade: O que faz o evento ser diferente, inovador? £ Impacto: Atinge diretamente os jovens da sua comunidade? Cite exemplos. O projeto vai beneficiar muitas pessoas em sua comunidade?£ Notoriedade: Envolver as celebridades e autoridades locais e nacionais traz valor e impacto para a reportagem. Quanto mais personagens atuando em sua estória, mais será a chance de que ela seja divulgada e publicada na mídia. Baseie-se nos aspectos da sua estória que demonstrem estas características quando estiver reunido com a equipe de mídia.

5. A Carta de apresentação do projetoDGVJ é uma estória de “boas novas”. Este evento é uma comemoração ao serviço comunitário que os jovens realizam quase todo dia. A notícia é que milhões de jovens, contrário a vários estereótipos, estão servindo suas comunidades de forma responsável e contando isso ao mundo em um dia específico. Alguns repórteres podem não enxergar o DGVJ desta forma. Podem achar que o evento não vale a pena para divulgar e, portanto, não dão muita atenção. É nessa hora que a carta de apresentação entra. Este tipo de carta ajuda a vender uma estória que é interessante, mas não um furo jornalístico. Você deverá escrever uma carta específica que interesse aos editores e aos diretores de noticiários televisivos como um primeiro passo ao fazer o contato. Faça uma carta simples e curta. Imediatamente, explique porque está escrevendo e então, resuma as informações mais importantes em apenas um parágrafo. Veja um exemplo de parágrafo de abertura:

Prezado (Nome do repórter):Hoje em dia, mais que nunca, os jovens estão se mobilizando para fazer a diferença em suas comunidades. Nos dias 11 a 13 de Abril (Sexta a Domingo) cerca de 500 jovens, entre eles, estudantes e Bandeirantes da região estarão promovendo atividades como (descrever as atividades...) e vários projetos de serviço comunitário como parte do Dia Global de Voluntariado Jovem 2004. Estes projetos foram escolhidos e planejados pelos jovens da comunidade que irão se juntar a mais de quatro milhões de jovens para servir as comunidades ao redor do mundo.

A carta deve ser curta, não mais que uma página. Explique por que razões os jornais e audiência estarão interessados e inclua alguns detalhes jornalísticos. Após enviar a carta, não deixe de telefonar.

6. TelefoneTelefone uma semana depois de enviar suas cartas de apresentação. Na maior parte dos casos, o editor chefe é que escolhe quais serão as notícias e separa as estórias para os repórteres.Não pense que o editor/repórter sabe sobre o Dia Global de Voluntariado Jovem ou sobre seu programa. Apresente-se com nome, Organização e cargo imediatamente e pergunte se recebeu sua carta. Pergunte se a pessoa está com prazos para cumprir e agende um horário para retornar a ligação, agradeça e desligue. Se o repórter está com tempo para ouvir, descreva seus planos com muito entusiasmo. Estenda o convite ao seu evento, mas se a data não for conveniente para ele, marque outro dia para que conheça o projeto. Há sempre uma boa estória nos bastidores da preparação do evento.

7. Lembre-se do Editor Descubra os nomes dos editores de jornal de sua cidade e escreva cartas a cada um deles solicitando uma reunião. Defina sua meta. Você quer um artigo na página de opinião ou mais cobertura? Não esqueça de enfatizar a notoriedade do Dia Global de Voluntariado Jovem e relacione-o com outros eventos locais e nacionais. Inclua o histórico do projeto, nomes de contato

33

Page 34: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

e telefones. Em seguida, telefone e demonstre novamente seu interesse em marcar uma reunião. Seja cortês e profissional.

8. Não se esqueça dos informativos semanais Os jornais semanais, incluindo guias de compras, publicam mais as estórias de interesse da comunidade. Eles são a maior fonte de informação para as pessoas que não vivem nas metrópoles e geralmente é mais fácil ter uma reportagem publicada neste tipo de jornal. Uma vez publicado, o artigo pode ser fotocopiado, usado como clipping e circular entre outras fontes de jornais e até deve ser incluído no portfolio do projeto do Dia Global de Voluntariado Jovem.

9. Revistas Comece com antecedência para ter um artigo sobre sua participação no Dia Global de Voluntariado Jovem publicado em revistas. A maioria têm mais espaço e tempo para publicar sua estória e você terá um documento impresso que deve ser bem guardado. As estórias de interesse das revistas incluem: o perfil dos voluntários, interação entre voluntários e clientes, as diversas formas de serviço em sua comunidade, porque esta é a geração do “ nós” e não do “ eu”, etc. Verifique os prazos, que, neste caso variam até três meses antes da publicação e organize-se para cumpri-los.

10. Televisão A Televisão é um meio que trabalha a imagem e você deve ter um componente visual para que sua reportagem vá ao ar. O Dia Global de Voluntariado Jovem é resplandecente nas oportunidades visuais, então explique os detalhes para os repórteres. Explique o que vai acontecer no local do evento, que os jovens voluntários da comunidade estarão atuando juntamente com crianças carentes, com os idosos e com os desabrigados. Prepare um documento com as informações sobre a ação para o repórter. Há muitas emissoras de televisão que são boas partidárias na cobertura do Dia Global de Voluntariado Jovem. Planeje com antecedência junto á emissora. Veja algumas oportunidades que devem ser exploradas:£ Programas de temáticas Públicas £ Talk Shows£ Noticiários £ Anúncios de Utilidade pública £ Documentários (normalmente preparados com antecedência)

As notícias televisivas exigem alguns aspectos especiais. Além do atrativo visual, a estória deve estar acontecendo no momento em que o jornal está no ar. Comece cedo o evento, se possível. Prepare resumos e comentários informativos com antecedência. Tenha respostas á mão e tente falar resumidamente, mas com explicações substantivas que não levem mais que 15-20 segundos. Lembre-se que você estará tentando passar uma imagem positiva de algo que você acredita fielmente. Não “enrole” com informações desnecessárias. O entrevistador encontrará uma maneira de fazer mais perguntas caso necessário. Se perguntarem algum ponto negativo, responda de forma educada e mande seu recado resumidamente e passe para a estória que você quer contar.

11. RadioMais e mais estações de rádio oferecem chamadas, notícias e programas de bate-papo. Elas são um grande apoio para levar ao ar os anúncios de serviço. £ Enfatize sua história como um evento da atualidade, dê uma entrevista ao vivo pelo telefone.£ Escreva comunicados de imprensa para serem lidos no ar. £ Ofereça-se para participar de programas de bate-papo. £ Distribua os anúncios de Utilidade pública e peça para participar de programas de assuntos comunitários.

34

Page 35: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

ANÚNCIOS DE UTILIDADE PÚBLICA

A televisão e as estações de rádio geralmente oferecem espaço grátis para organizações de Utilidade pública. Veja o que você deve fazer para ter seu anúncio no ar:

1. Contate os diretores de Utilidade pública (ou gerentes de emissoras) das estações de rádio e Tv locais e marque, se possível, uma reunião pessoalmente com eles para descobrir as especificações dos anúncios de Utilidade pública que eles solicitam (formato e tamanho preferidos...) 2. Peça à estação que o ajude a produzir a chamada.3. Escreva seu Anúncio de acordo com as seguintes orientações: £ Use frases curtas e chamativas como numa conversa; £ Conte como sua informação pode ajudar ou beneficiar o ouvinte; £ Peça que eles também façam sua parte; £ Conte ao público exatamente aonde ir e o que fazer; £ Peça ao ouvinte que entre em contato com o projeto para maiores informações e divulgue

nomes e telefones de contato. 4. Os anúncios de utilidade pública geralmente vão ao ar por 10, 30 ou 60 segundos; pratique para garantir que caberá tudo no tempo determinado.

INFORMATIVOS DE MÍDIA

Os Informativos de Mídia trazem a mensagem que você quer transmitir para a imprensa. Não é um release de imprensa, mas um lembrete ou chamada escrita num simples formato (Quem, o quê, onde, quando, porquê e como) que alerta a mídia sobre o Dia Global de Voluntariado Jovem. Inclua uma descrição do comitê de planejamento do seu projeto, o relacionamento com o Dia Global de Voluntariado Jovem, a hora, local, participantes e nomes e telefones de contato. Distribua uma semana antes do DGVJ e na esqueça de enviar para os serviços digitais, as associações nacionais de imprensa e aos núcleos internacionais de notícia. É muito importante que você tenha a notícia divulgada no campo digital que você tem certeza de que vai para importantes salas de notícias. Algumas vezes, os editores não acham que sua estória seja notícia até que lêem sobre o assunto nos núcleos digitais.

RELEASES PARA IMPRENSAOs releases para a imprensa são a ferramenta base para gerar a cobertura. Eles se espalham entre a mídia e trazem todos os detalhes. Use-os para apresentar o histórico de seu projeto e explique a relação com o Dia Global de Voluntariado Jovem. Utilize este modelo para os releases:

Utilize espaço 2 com margens largas (para notas do editor) Utilize papel timbrado da Instituição Inclua os números residenciais e do escritório além dos horários no topo da página. Escreva a data e hora desejada da publicação ou “Publicação Imediata” (i.e. 9:00hs – 11 Abril a.m., 2003) Escreva uma pequena manchete que apresente o conteúdo rapidamente. Escreva a data completa no primeiro parágrafo (i.e. Rio de Janeiro, ...) Se houver mais de uma página, digite – continua- no fim da folha. Use apenas a frente de

cada folha e não esqueça de numerá-las. Procure escrever tudo em apenas duas folhas. Termine os releases com “###” ou “-fim-” Considere algumas dicas: O primeiro parágrafo traz as cinco famosas perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde?

Porquê? E Como? Organize a informação no corpo do release por ordem de importância, de forma que o

editor possa “cortar’ o que for necessário sem perder os fatos mais importantes.

35

Page 36: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

NÃO ESQUEÇA!

1. Fotos e SlidesUma boa foto faz a diferença para que a matéria seja publicada ou não. Focalizar nas ações sendo feitas pelos participantes, estas são as melhores fotos porque passam a energia e o entusiasmo dos jovens no serviço. Fotos em preto e branco são melhores para a imprensa e slides coloridos para a televisão. Sempre inlcua uma pequena explicação juntamente com cada foto, esta legenda deve identificar os principais participantes da esquerda para direita e descrever cada ação; por exemplo: “Equipes de Bandeirantes pintam casa de casal de idosos”.

Seja sensível aos sentimentos e direitos daqueles que estão sendo fotografados. Não publique nada que não agrade aos voluntários e sempre leve vários releases com você durante o Dia Global de Voluntariado Jovem. Garanta a permissão de divulgação da imagem daqueles que foram fotografados. Sempre identifique os assuntos por nome e faça lista da esquerda para direita. Se alguém quiser ser fotografado, mas preferir não identificar-se, coloque esta informação na legenda da foto.

2. Notícias de rádiofusãoAumente o espaço de seus releases e soletre nomes difíceis para facilitar a pronúncia. Redija de maneira reduzida e lembre-se que será usado para leitura. Pratique em casa antes de falar.

3. Acompanhamento de MídiaTelefone na mesma semana de envio do material para a mídia para assegurar o recebimento e dar oportunidade para esclarecer possíveis dúvidas, identifique qual foi o interesse pela matéria e envie entrevistas, contatos e maiores detalhes. Enfatize a parte mais importante de seu evento e sugira uma estória a eles. Se eles não gostarem da primeira idéia, esteja pronto para sugerir algo inovador.

4. Acompanhando os resultadosUma vez que você já tenha convencido a mídia a cobrir sua estória, observe os frutos de seu trabalho. Pergunte ao repórter ou editor quando eles acreditam que a reportagem será publicada. Peça cópias das apresentações televisivas, se não tiverem disponíveis, peça a algum amigo que faça as gravações para você, seja das apresentações no rádio, televisão ou os artigos publicados em jornal e internet. Quando você tiver novidades sobre o projeto, ENVIE CÓPIAS E MODELOS DE TODAS AS FOTOS, FITAS DE MÚSICA, SEGMENTOS AUDIO-VISUAIS.

5. Descubra mais sobre Relações Públicas Como qualquer habilidade, as Relações Públicas podem funcionar a seu favor. Tire um tempo para estudar as coisas que você não sabe, muitos de vocês já tem a base e lembre-se que a persistência tem retorno!. Seu Coordenador de mídia deve ser muito extrovertido e, acima de tudo, deve estar muito entusiasmado com o Projeto e com o Dia Global de Voluntariado Jovem. Por fim, envie-nos as informações acerca de seus planos, é muito importante!

36

Page 37: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

RELEASE DE IMPRENSAPARA PUBLICAÇÃO IMEDIATA

CONTATO: (Escreva quem é o responsável pelos assuntos de mídia e relações Públicas e inclua telefones)

(TÍTULO DO PROJETO – MAÍUSCULAS)

(Sub-título do projeto)

O QUÊ: (Descreva o projeto incluíndo número de voluntários, proposta do projeto, elo com o Dia

Global de Voluntariado Jovem, etc.)

QUEM: (Liste nomes de participantes importantes e/ ou organizadores que estarão no projeto)

QUANDO: (Escolha a data e melhor hora para a visita de mídia)

ONDE: (Coloque o endereço do local em que será realizado o projeto)

PORQUÊ: (Explique o impacto do projeto na comunidade e relacione com a missão e objetivos de

sua organização

(Inclua declarações e informações sobre outros parceiros ou organizações participantes).

Agende os dias 11 a 13 de Abril, 2003 para o Dia Global de Voluntariado Jovem que é uma

campanha de educação para mobilizar jovens e adultos a identificar e atender as necessidades de

suas comunidades através de serviço, recrute a próxima geração de voluntários; e ensine o

público sobre o papel dos jovens como líderes comunitários enfatizando as contribuições para a

comunidade ao longo do ano. (Nome da Instituição) juntou-se a um grupo de organizações de

prestígio internacional com 175 agências – a maior parceria para comemorar o Serviço Juvenil e o

voluntariado.

37

Page 38: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

FORMULÁRIO DE ORÇAMENTO E PATROCÍNIO

Modelo Orçamento

Materiais Quantidade Custo por item Total Ajuda Financeira

Equipe de Serviço

Equipamento

Design

Impressão

Cópias

Promoção

Transporte

Telefone

Fax

Aluguel

Comida

Outros

PATROCÍNIO

Possíveis Fontes/Contatos Prioridades/Interesses Responsável / Prazo

Empresas

Fundações

Indivíduos

Governo

Eventos Especiais

Outros

38

Page 39: GLOBAL YOUTH SERVICE DAY IIInatalvoluntarios.org.br/diaglobal/images/guia.doc · Web view2 – Monte um apoio comunitário em uma base ampla. O Dia Global do Serviço Juvenil é uma

FICHA TÉCNICAFEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL

Tradução e Adaptação do Original “Planning Tool Kit – A Guide for Creating

Effective Service Projects” – Coordinating Committe – Global Youth Service Day

Traduzido por:Paulo Alves Polciv

Maria Olinda Luz

Adaptação e Revisão:Maria Olinda Luz

Andrea Pereira Goeb

Reprodução:Dirley dos Santos

Federação de Bandeirantes do Brasil – Sede NacionalAv. Marechal Câmara 186 – 5º Andar

CEP: 20.020 – 080 - Rio de Janeiro – RJTel: (0XX21) 2240-9220 / Fax: (0XX21) 2532-3292

E-mail: [email protected]: http://www.bandeirantes.org.br

39