global water & sanitation report - who.int  · web viewse você está preenchendo este...

42
ANÁLISE GLOBAL E AVALIAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO (GLAAS) Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013 GLAAS: CONSIDERAÇÕES GERAIS A Análise e Avaliação Global de Saneamento e Água Potável (GLAAS por sua sigla em inglês) é uma iniciativa da ONU-Água, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para monitorar, a nível global, os esforços para melhorar ou fornecer serviços de saneamento e de água potável. O informe GLAAS é publicado a cada dois anos e o mais recente data de abril de 2012. Este informe mundial inclui uma avaliação das políticas e instituições governamentais; os investimentos em termos de recursos financeiros e humanos; o volume e a contribuição de assistência externa; e a influência de todos esses fatores sobre o desempenho. Em um contexto nacional, a GLAAS visa complementar o processo de análise setorial, e servir de ajuda para avaliar a situação de de um entorno favorável que inclua os investimentos e recursos humanos programados para o setor de saneamento, água potável e higiene, e identificar as barreiras e os facilitadores. Em um contexto mundial, a GLAAS também facilita a avaliação comparativa entre os países. O relatório GLAAS visa informar o quadro técnico e administrativo sênior de governos de países em desenvolvimento e organizações doadoras que estão em posição de aconselhar seus ministros e mais altos tomadores de decisão. É um recurso útil para os parceiros envolvidos nos projetos e programas de saneamento e água potável. QUESTIONARIO Neste questionário são solicitadas informações sobre a prestação dos serviços de água potável e/ou serviços de saneamento e/ou o status das atividades de promoção de higiene. As informações recolhidas neste estudo serão apresentadas no relatório GLAAS 2014 da ONU- Água. Este questionário contém quatro seções que cobrem uma ampla gama de aspectos que repercutem na prestação de serviços de água e saneamento: Seção A: Governança Seção B: Vigilância Seção C: Recursos humanos Seção D: Financiamento Para auxiliar no preenchimento do questionário, foi preparado um breve guia com perguntas e exemplos. É essencial contar com o aporte de diversos ministérios e setores, além de outros setores não governamentais interessados As consultas e os questionários preenchidos deverão ser encaminhados ao coordenador nacional do GLAAS, ao facilitador regional da GLAAS e para a OMS (no seguinte endereço eletrônico : ([email protected] ). Nós valorizamos os comentários coletivos do seu governo e parceiros, e agradecemos a sua participação. INSTRUÇÕES GERAIS Página 1- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Upload: ngothien

Post on 02-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

ANÁLISE GLOBAL E AVALIAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO (GLAAS)

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

GLAAS: CONSIDERAÇÕES GERAIS

A Análise e Avaliação Global de Saneamento e Água Potável (GLAAS por sua sigla em inglês) é uma iniciativa da ONU-Água, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para monitorar, a nível global, os esforços para melhorar ou fornecer serviços de saneamento e de água potável. O informe GLAAS é publicado a cada dois anos e o mais recente data de abril de 2012.Este informe mundial inclui uma avaliação das políticas e instituições governamentais; os investimentos em termos de recursos financeiros e humanos; o volume e a contribuição de assistência externa; e a influência de todos esses fatores sobre o desempenho.

Em um contexto nacional, a GLAAS visa complementar o processo de análise setorial, e servir de ajuda para avaliar a situação de de um entorno favorável que inclua os investimentos e recursos humanos programados para o setor de saneamento, água potável e higiene, e identificar as barreiras e os facilitadores. Em um contexto mundial, a GLAAS também facilita a avaliação comparativa entre os países. O relatório GLAAS visa informar o quadro técnico e administrativo sênior de governos de países em desenvolvimento e organizações doadoras que estão em posição de aconselhar seus ministros e mais altos tomadores de decisão. É um recurso útil para os parceiros envolvidos nos projetos e programas de saneamento e água potável.

QUESTIONARIONeste questionário são solicitadas informações sobre a prestação dos serviços de água potável e/ou serviços de saneamento e/ou o status das atividades de promoção de higiene. As informações recolhidas neste estudo serão apresentadas no relatório GLAAS 2014 da ONU-Água.

Este questionário contém quatro seções que cobrem uma ampla gama de aspectos que repercutem na prestação de serviços de água e saneamento:

Seção A: Governança Seção B: Vigilância Seção C: Recursos humanos Seção D: Financiamento

Para auxiliar no preenchimento do questionário, foi preparado um breve guia com perguntas e exemplos. É essencial contar com o aporte de diversos ministérios e setores, além de outros setores não governamentais interessados

As consultas e os questionários preenchidos deverão ser encaminhados ao coordenador nacional do GLAAS, ao facilitador regional da GLAAS e para a OMS (no seguinte endereço eletrônico : ([email protected]). Nós valorizamos os comentários coletivos do seu governo e parceiros, e agradecemos a sua participação.

INSTRUÇÕES GERAIS Em algumas questões, os países são convidados a preencher todas as respostas solicitadas, enquanto outros devem escolher apenas uma resposta por categoria. Em alguns casos, as respostas podem ser aplicadas como um subsector combinado (por exemplo, urbana e rural, água e saneamento), em tais casos, deve selecionar "água e saneamento" ou "urbano e rural". Se você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word 2007, você pode "clicar" sobre as caixas para marcar um "X". Usando versões anteriores do Microsoft Word, você deve substituir a caixa por um "X" na coluna resposta apropriada. Quando solicitado, insira as informações necessárias nas caixas apropriadas, se não tem informações, basta entrar "indisponível" ou "NA" na caixa de resposta.

Página 1- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 2: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

1. INFORMAÇÃO DE CONTATO GLAAS 2013: Para garantir a precisão dos dados, a OMS recomenda ao ponto focal nacional coordenar a coleta e incorporação das respostas de seu governo ao questionário. Favor indicar o ponto focal nacional da GLAAS e os principais entrevistados (como ministérios, autoridades, sociedade civil e outras partes interessadas) que contribuíram para as várias seções deste questionário.

País:

Área Sobrenome e nome do

principal entrevistado(s) Endereço eletrônico Número de telefone Cargo Ministério/Departamento Endereço Cidade e CEP

Ponto Focal Nacional GLAAS

Principal entrevistado sobre Saneamento

Principal entrevistado sobre Água Potável

Principal entrevistado sobre Higiene

Outros colaboradores/entrevistados (favor especificar a área)

Página 2- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 3: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

Seção A: GovernançaNesta seção do questionário se examina as leis, políticas e planos relacionados à prestação de serviços de água e saneamento. Também se examina a existência de marcos legais e institucionais, incluindo os mecanismos de coordenação, funções e responsabilidades de provedores de governo e de serviço, os níveis de participação das partes interessadas, e mecanismos para assegurar a responsabilização.

LEIS NACIONAIS

A1. O direito humano à água e ao saneamento: A Constituição ou outras leis reconhecem que a águae saneamento é um direito humano?

Agua Saneamiento

Sim Não Sim Não a. Constituição ou outra legislação a. ☐ ☐ ☐ ☐b. Em caso afirmativo, indique a data (mês/ano) em que se

reconheceu o tema na legislação b. / /

c. Indique o título da lei e o texto da disposição pertinente.

POLÍTICAS E PLANOS NACIONAIS

A2. Formulação e implementação de políticas e planos: Existem políticas e planos nacionais? Até que ponto são executados para assegurar o abastecimento de água e saneamento? (Nota: Se uma única política ou um único plano abrange mais de uma área de saneamento, água potável e promoção de higiene listados abaixo, responda a cada uma dessas áreas cobertas por uma política ou plano combinado)

Selecione todas as opções que se aplicam. A opção de resposta só pode ser verificada se todos os critérios estão preenchidos (por exemplo, "O plano é totalmente implementado, financiado,

e é avaliado regularmente").

Inferior Grau de formulação e execução

Superior

Área de agua, saneamento e higiene.

Ainda não formulou

qualquer política ou um plano

nacional.

Já existe uma política nacional

aprovada e publicada

oficialmente.

Já existe um plano de execução com base em políticas

aprovadas.

A política e o plano estão parcialmente

executados.

O plano e executado

plenamente, com financiamento, e acompanhamento regularmente.

a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐c. Saneamento em escolas c. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐d. Saneamento em estabelecimentos

de saúded. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

e. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas

e. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐f. Abastecimento de agua potável em

áreas ruraisf. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

g. Agua potável em escolas g. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐h. Agua potável em estabelecimentos

de saúdeh. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

i. Promoção da higiene i. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐j. Promoção da higiene nas escolas j. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐k. Promoção da higiene nos

estabelecimentos de saúdek. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

☐Página 3- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 4: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

POLÍTICAS E PLANOS NACIONAIS

A3. Metas de cobertura das políticas e dos planos: Indique a meta de cobertura (incluídas as metas previstas para o ano), tal como se documenta nas políticas ou nos planos.

Política/plano

Área de agua, saneamiento e higiene

Meta de cobertura(% da população

ou de estabelecimentos1),Por exemplo, 100% para

a cobertura universal Título da política ou do plano em que se expressa a meta de cobertura (e o link

para uma página Web, se houver)Data da política

ou do plano

Ano em que se alcançará

a meta de cobertura

a. Saneamento em áreas urbanas a.

b. Saneamento em áreas rurais b.

c. Saneamento em escolas c.

d. Saneamento em estabelecimentos de saúde

d.

e. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas

e.

f. Abastecimento de agua potável em áreas rurais

f.

g. Agua potável em escolas g.

h. Agua potável em estabelecimentos de saúde

h.

i. Promoção da higiene i.

j. Promoção da higiene nas escolas j.

k. Promoção da higiene nos estabelecimentos de saúde

k.

1 O percentual de cobertura nos estabelecimentos se aplica a escolas e centros de saúde (c, d, g, h, j y k).

Página 4- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 5: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

DEFINIÇÕES

A4. Definição de serviços melhorados

1) Indique o tipo de instalações de saneamento ( esgotamento sanitário) que são considerados na cobertura prevista no país. Se também forem utilizados outros critérios, ( por exemplo, com tratamento) descrever tambem.

2) Indique o tipo de instalações de abastecimento de água que são considerados na cobertura prevista no país. Se também forem utilizados outros critérios, (por exemplo, distancia ou volume) descrever tambem.

A5. Higiene: Indique os tipos de atividades de promoção da higiene que são considerados na cobertura prevista no país

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TIPO INSTITUCIONAL

A6. Populações atendidas por tipo de provedor: Qual é a população aproximada atendida pelos seguintes tipos de prestadores de serviços?

Saneamento Agua potável

População de áreas urbanas

(milhões)

População de áreas rurais (milhões)

População de áreas urbanas

(milhões)

População de áreas rurais (milhões)

a. Provedores de serviços oficiais (por exemplo, estabelecimentos do setor público e privado)

a.

b. Provedores de serviços comunitários (da própria comunidade ou administrados por ela própria)

b.

c. Provedores de serviços não oficiais (por exemplo, operadores privados não oficiais, ONG)

c.

d. Abastecimento individual nos domicílios d.

Página 5- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 6: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

MEDIDAS DE SUSTENTABILIDADE

A7. Melhorar e manter os serviços: Os planos incluem medidas específicas em qualquer uma das áreas indicadas abaixo? As medidas são aplicadas adequadamente? (Indique todas as opções pertinentes).

Não estão

incluídos em

políticas e planos

Sim, indique qual o nível de aplicação:

Baixo Médio Alto a. Manter abastecimentos de agua em áreas rurais que funcionem a

longo prazo (por exemplo, fornecimento de reposição de peças, recursos humanos para a operação e manutenção etc. )

a. ☐☐ ☐ ☐

b. Melhorar a confiabilidade e a continuidade do abastecimento de agua em área urbanas.

b. ☐ ☐ ☐ ☐

c. Recuperar banheiros públicos estragados ou fora de usos (por exemplo, em escolas)

c. ☐ ☐ ☐ ☐

d. Esvaziar ou substituir latrinas com segurança quando estiverem cheias

d. ☐ ☐ ☐ ☐

e. Reutilizar aguas residuais e. ☐ ☐ ☐ ☐f. Comprovar que as normas nacionais de qualidade da agua para

consumo humano estão sendo cumpridas f. ☐ ☐ ☐ ☐

g. Tratar o tema de capacidade de recuperação dos serviços frente à mudança climática.

g. ☐ ☐ ☐ ☐

h. Descreva outras medidas importantes que se sejam especificas para melhorar, manter e recuperar ou substituir os serviços. (por exemplo, o uso de planos de segurança da agua ou enfoques de gestão de ativos).

ACESSO UNIVERSAL

A8. Acesso universal aos grupos desfavorecidos: Existe uma política ou um plano para o acesso universal? Inclui explicitamente medidas para atender aos seguintes grupos de população?

Sim Não

Descreva sucintamente as medidas, incluindo a maneira como se informa aos grupos desfavorecidos sobre os seus direitos ou ações do governo (por exemplo, campanhas de comunicação).

a. Populações pobres a. ☐ ☐b. Populações que vivem em bairros pobres ou

em assentamentos informaisb. ☐ ☐

c. Zonas remotas ou de difícil acesso c. ☐ ☐d. População indígena d. ☐ ☐e. Pessoas deslocadas internamente e. ☐ ☐f. Minorias étnicas f. ☐ ☐g. Pessoas com deficiências g. ☐ ☐h. Outros grupos

desfavorecidos:h. ☐ ☐

i. Evidentemente, cada país que responda ao questionário pode ter uma definição distinta de “população desfavorecida”, e usar grupos similares ou diferentes aos que foram destacados no quadro acima. No caso em que tais

Página 6- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 7: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

categorias grupos populacionais sejam destacados em políticas, planejamento e vigilância da água, saneamento e higiene, por favor, forneça a definição de populações desfavorecidas usadas em seu país.

Página 7- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 8: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL

UN A9.

Funções e responsabilidades institucionais e organismos principais: Enumere os ministérios e as instituições nacionais com responsabilidades nos temas de agua, saneamento e higiene e indique o nível de responsabilidade de cada setor. Adicione linhas ou anexe uma página separada, se necessário.

(Marque todos os itens pertinentes.)

Ministério ou instituição nacional

Nível de responsabilidade em cada setor

Agua potável Saneamento Promoção da higiene

Nulo Apoio Principal Nulo Apoio Principal Nulo ApoioPrincipa

l☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

Sim Em desenvolviment

o

Não

A10.

Coordenação entre os atores: Existe um mecanismo formal para coordenar o trabalho de diferentes organizações com responsabilidades nos setores de agua, saneamento e higiene (saúde, educação, saneamento básico, meio ambiente, obras públicas, etc.)?

☐ ☐ ☐

Em caso afirmativo, o processo de coordenação: (marque todas as alternativas pertinentes): Sí No

a. Inclui todos os ministérios e agências governamentais que, direta ou indiretamente, atuam na prestação de serviços? a. ☐ ☐

b. Inclui atores não governamentais (por exemplo, grupos de promoção ou defesa do tema)? b. ☐ ☐c. As decisões são baseadas em evidências, incluindo a consideração de indicadores acordados (por

exemplo, acesso aos serviços, doenças relacionadas com a água, o saneamento e a higiene, as financiamento dos setores de água, saneamento e higiene)?

c.☐ ☐

d. O trabalho esta baseado em um marco setorial de consenso ou em um plano nacional? d.☐ ☐

e. O processo de coordenação é documentado? e. ☐ ☐

f. Em caso afirmativo, com que frequência este órgão se reúne ou interage oficialmente ?

Página 8- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 9: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

A11.

Coordenação com organizações não governamentais ( ONGs) : De que maneira as ONGs se articulam com as instituições de governo?

Número de ONGs que desenvolvem projetos nas áreas

de agua, saneamento e

higiene

Número de ONGs que participam junto a ação

setorial dirigida pelo governo central

(resposta de acordo com o item A10)

Número de ONG que coordenam ativamente

o trabalho com as autoridades locais em apoio às prioridades

definidas pelo governo

Número de ONG que apresentam os

resultados da vigilância às instituições

governamentais

a. Saneamento a. b.

Abastecimiento de agua potavel

b.

c. Higiene c.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E DOS USUARIOS

A12. Procedimentos de participação: Existe nas leis ou políticas os procedimentos claramente definidos de participação dos usuários dos serviços (por exemplo, os domicílios) e comunidades no planejamento? Qual é o seu nível de participação?

(Neste caso, se define "participação” como o mecanismo pelo qual os indivíduos e comunidades podem contribuir significativamente às decisões e orientações sobre o planejamento acerca do planejamento da agua, saneamento e a promoção da higiene.)

Existencia de procedimientos

definidos en leyes o políticas

Grado de participación de los usuarios de servicios

en la planificación

Sim Nâo Baixo Moderado Alto a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

☐ ☐c. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas c. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐d. Abastecimento de agua potável em áreas rurais d. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

☐ ☐ ☐ ☐ ☐e. Promoção da higiene e. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

Página 9- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 10: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

NOTIFICAÇÃO E RECLAMAÇÕES DO PÚBLICO

A13. Notificação e reclamações do público: O público atendido por fornecedores de serviços oficiais contam com algum mecanismo eficaz para fazer reclamações sobre a falta, ou a precariedade dos serviços de abastecimento de água ou de saneamento.

( Indique apenas uma resposta em cada linha)

Existem mecanismos de reclamação eficazes em relação ao:

Poucos(<25% da

população atendida)

Alguns (25%-50%

da população atendida))

A maioria(>50% da população atendida))

Desconhece

a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐ ☐c. Abastecimento de agua potável em áreas

urbanas c. ☐ ☐ ☐ ☐

d. Abastecimento de agua potável em áreas rurais d. ☐ ☐ ☐ ☐e. Cite algum exemplo de um mecanismo de reclamação eficaz (por exemplo, um número de telefone para reclamações,

tempos de resposta previstos, satisfação dos clientes com as respostas, etc.)

f. Cite um ou vários exemplos de situações em que será necessário melhorar os mecanismos de reclamação.

Página 10- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 11: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

Seção B: Vigilância/MonitoramentoAs respostas a esta seção do questionário ajudarão a determinar o nível de atividade de vigilância por parte do governo e outras partes interessadas, e como essa informação é utilizada no planejamento, desenvolvimento e avaliação dos serviços de abastecimento de água e saneamento.

AVALIAÇÃO NACIONAL

B1. Última avaliação nacional (por exemplo, exame conjunto do setor ): Quando foi a última vez (mês/ano) em que se realizou uma avaliação nacional dos setores de abastecimento de água e saneamento?

Nenhuma avaliação nacional

Data da avaliação (mês/ano)

Anexar uma cópia do relatório pertinente (ou digite o endereço da página Web onde pode ser encontrado ).

a. Saneamento

b. Agua potável

c. Promoção da higiene

B2. Impacto do avaliação setorial : Dê um exemplo de um momento em que a avaliação de desempenho regular ou revisão do setor conjunta provocou uma mudança substancial nas políticas, estratégias ou programas.

a.

b. Indique se houve assistência técnica externa para realização da avaliação.

c. Indique se será necessário mais apoio.

Página 11- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 12: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL

B3. Vigilância e auditorias independentes: É realizada uma vigilância2 da qualidade da agua potável independente? Ela dá subsídios para as medidas corretivas?

Resultados da qualidade da água em comparação com os valores de referência

nacional

Auditoria com comprovação para comparação com procedimentos de gestão

recomendados Não realizado

ou Realizado de

maneira incorreta

Realizado, mas não se utilizou os

dados.

Realizado e implementado

medidas corretivas

Não realizado ou

Realizado de maneira incorreta

Realizado, mas não se utilizou os

dados.

Realizado e implementad

o medidas corretivas

a. Qualidade da agua potável em áreas urbanas

a. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

b. Qualidade da agua potável em áreas rurais.

b. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

c. Descreva as razões de qualquer falha (por exemplo, a baixa frequência de vigilância, falta de pessoal para o vigilância, etc.)

USO DOS DADOS DA VIGILÂNCIA

B4. Disponibilidade de dados para a tomada de decisões: Os dados são recopilados e usados para fundamentar as decisões tomadas?

( Indique apenas uma resposta em cada linha)

Setor Saúde

Apenas dados limitados são

obtidos

Existem dados parciais, mas geralmente

não são usados

Os dados estão disponíveis e são

analisados por um sistema de informação e

gestão, mas são pouco utilizados

nas decisões.

Os dados estão disponíveis, são analisados por um sistema de informação e gestão e são

usados na maioria das

decisões.a. Determina as prioridades de saúde

pública para reduzir as doenças relacionadas com a água, saneamento e higiene.

a.

☐ ☐ ☐ ☐

b. Para resposta a surtos de doenças relacionadas com a água, saneamento e higiene.

b. ☐ ☐ ☐ ☐

Saneamento d. Política e estratégia d. ☐ ☐ ☐ ☐e. Alocação de recursos e. ☐ ☐ ☐ ☐

Agua potável f. Política e estratégia f. ☐ ☐ ☐ ☐g. Valores de referencia nacionais g. ☐ ☐ ☐ ☐h. Alocação de recursos h. ☐ ☐ ☐ ☐

2 Vigilância realizada por prestadores de serviços com verificação por uma entidade reguladora independente, ou feito diretamente.Página 12- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 13: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

VIGILANCIA DOS GRUPOS DESFAVORECIDOS

B5. Monitoramento do progresso para grupos desfavorecidos: os sistemas de vigilância monitoram e informam sobre os progressos realizados no aumento da cobertura de prestação de serviços, especificamente nos seguintes grupos?

Saneamento Agua potávelPromoção da

higiene

Sim Não Sim Não Sim Nãoa. Populações pobres (por exemplo, o quintil mais pobre) a. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐b. Populações que vivem em bairros pobres ou assentamentos

informais b. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

c. Áreas remotas ou de difícil acesso c. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐d. Populações indígenas d. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐e. Pessoas deslocadas no país ou refugiados e. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐f. Minorias étnicas f. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐g. Pessoas com deficiência g. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐h. Outros grupos desfavorecidos (especificar): h. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

i. Em caso afirmativo, anexe um informe público disponível (ou um acesso à página Web).

Página 13- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 14: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

INDICADORES DE DESEMPENHO

B6. Uso de indicadores de desempenho selecionados para acompanhamento de progresso: São utilizados valores de referencia nacionais claramente definidos ou indicadores de desempenho pactuados nas categorias abaixo? (Selecione uma resposta pertinente em cada linha.)

Defina o principal indicador ou

indicadores ou,

se não for objeto de vigilância, escreva

"nenhum".

Indicadores de desempenho:

1) Saneamento

Em desenvolvi

mento.

Já acordado

, mas ainda

não são utilizados

.

Já acordado

e determinados os dados

iniciais.

Já acordado

e com seguimen

to de comparaç

ão com os

valores iniciais

estabelecidos

a. Gasto (por exemplo, índice gasto/alocado, proporção do orçamento liberado a médio prazo)

a. ☐ ☐ ☐ ☐

b. Qualidade do serviço (por exemplo, quantidade de efluentes tratados, frequência de limpeza dos tanques sépticos, tempo de resposta às reclamações)

b.☐ ☐ ☐ ☐

c. Cobertura equitativa dos serviços (por exemplo, percentual da população em diferentes locais e diferentes grupos econômicos, com acesso)

c. ☐ ☐ ☐ ☐

d. Eficácia em função dos custos (por exemplo, o custo de níveis de serviço (fossas, rede de esgoto interligada), custos operacionais e despesas de manutenção)

d.☐ ☐ ☐ ☐

e. Funcionalidade dos sistemas (por exemplo, infraestrutura operacional ou sem execução, gerenciamento de ativos)

e. ☐ ☐ ☐ ☐

f. Acessibilidade (por exemplo, a capacidade de pago dos 10% mais pobre , o percentual da renda familiar gasto em tarifas)

f. ☐ ☐ ☐ ☐

g. Reutilização de águas residuais (por exemplo, percentagem de reutilização de águas residuais, os níveis de reutilização para diferentes aplicações)

g.☐ ☐ ☐ ☐

h. Eficácia organizacional (por exemplo, o percentual de esgoto tratado, pessoal técnico por conexão, planos de certificação de materiais)

h.☐ ☐ ☐ ☐

i. Recuperação de custos (por exemplo, percentagem dos custos de prestadores de serviços abrangidos por receitas internas em comparação com subsídios externos)

i. ☐ ☐ ☐ ☐

A pergunta B6 continua na página seguinte. ->

Página 14- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 15: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

INDICADORES DE DESEMPENHO (CONTINUAÇÃO)

B.6

Defina o principal indicador ou

indicadores ou,

se não for objeto de vigilância, escreva

"nenhum".

indicadores de desempenho:

2) Água potável

Em desenvolvimento.

Já acordado

, mas ainda

não são utilizados

Já acordado

e determinados os dados

iniciais.

Já acordado

e com seguimen

to de comparação com

os valores iniciais

estabelecidos

a. Gasto (por exemplo, índice gasto/alocado, proporção do orçamento liberado a médio prazo)

a. ☐ ☐ ☐ ☐

b. Qualidade de serviço (por exemplo, horas de serviço, pressões mínimas nas redes de abastecimento de água , tempo de resposta às reclamações, qualidade da água, a variabilidade sazonal da prestação de serviços)

b.

☐ ☐ ☐ ☐

c. Cobertura equitativa dos serviços (por exemplo, percentual da população em diferentes locais e diferentes grupos econômicos, com acesso)

c. ☐ ☐ ☐ ☐

d. Eficácia em função dos custos (por exemplo, o custo de níveis de serviço [poços, sistema de tubulação interligada], operação e despesas de manutenção)

d.☐ ☐ ☐ ☐

e. Funcionalidade dos sistemas (por exemplo, infraestrutura operacional ou sem execução, gerenciamento de ativos)

e. ☐ ☐ ☐ ☐

f. Acessibilidade (por exemplo, a capacidade de pago dos 10% mais pobre , o percentual da renda familiar gasto em tarifas)

f. ☐ ☐ ☐ ☐

g. Eficácia institucional (por exemplo, agua nao contabilizada, funcionários por 1000 conexões)

g. ☐ ☐ ☐ ☐

h. Recuperação de custos (por exemplo, percentagem dos custos de prestadores de serviços abrangidos por receitas internas em comparação com subsídios externos)

h.☐ ☐ ☐ ☐

A pergunta B6 continua na página seguinte. ->

Página 15- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 16: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

INDICADORES DE DESEMPENHO (CONTINUAÇÃO)

B6.

Defina o principal indicador ou indicadores

ou, se não for objeto de vigilância,

escreva "nenhum".

indicadores de desempenho:

3) Promoção de higiene

Em desenvolvimento.

Já acordado

, mas ainda

não são utilizados

.

Já acordado

e determinados os dados

iniciais.

Já acordado

e com seguimen

to de comparaç

ão com os

valores iniciais

estabelecidos

a. Cobertura dos programas de promoção a. ☐ ☐ ☐ ☐

b. Eficácia em função dos custos dos programas (por exemplo, custos, conhecimento da higiene, práticas de higiene)

b.☐ ☐ ☐ ☐

4) Indicadores monitorados (Se medir os seguintes indicadores, indicar o valor aproximado).

a. Calcule a porcentagem nacional de tratamento de águas residuais urbanas com tratamento (através de um sistema centralizado ou descentralizada) a.

b. Valor media de agua não contabilizada dos três principais fornecedores de agua b.

c. Destaque outros exemplos específicos de indicadores ou sistemas de indicadores de desempenho utilizados.

MONITORAMENTO DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS

B7. Prestadores dos serviços: Os prestadores dos serviços comunicam os resultados de seu monitoramento interno dos padrões da qualidade e desempenho dos serviços aos agentes reguladores e o monitoramento interno inicia imediatamente ações corretivas?

(Escolha a resposta que se aplica para a maioria dos prestadores para cada tipo de prestador e sub-setor)Monitoramento interno de

esgotamento sanitárioMonitoramento interno de

abastecimento de água

Não comunica

Comunicado mas não comanda

ação corretiva

Comunicado e ação

corretiva imediata disparada

Não comunica

Comunicado mas não comanda

ação corretiva

Comunicado e ação corretiva imediata disparada

a. Prestadores formais dos serviços na área urbana (p. ex.: prestadores públicos ou estatais, prestadores privados)

a. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

b. Prestadores formais dos serviços na área rural (p. ex.: prestadores públicos ou estatais, prestadores privados)

b. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

c. Prestadores comunitários (operadores da própria comunidade)

c. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

Página 16- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 17: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

d. Prestadores informais dos serviços (p.ex.:.operadores privados informais, ONGs)

d. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

e. Por favor descreva outros mecanismos para comunicação e regulação baseados em monitoramento:

COMMUNICATION OF MONITORING RESULTS

B8. Divulgação de dados: O desempenho dos prestadores formais (p. ex.: qualidade dos serviços) é divulgado ao público e os resultados das pesquisas de satisfação dos usuários são divulgados? (veja todas as opções a que se aplica)

Avaliação de desempenho é divulgada? Avaliação da satisfação dos usuários é divulgada?

Esgotamento sanitário

Pouco(menos de 25% dos

prestadores)

Alguns (entre 25-75% dos

prestadores)

Muito (mais que 75% dos

prestadores)

Pouco(menos de 25% dos

prestadores)

Alguns (entre 25-75% dos

prestadores)

Muito (mais que 75% dos

prestadores)a. Área urbana a. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐b. Área rural b. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

Abastecimento de águac. Área urbana c. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐d. Área rural d. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

Seção C: Recursos humanos (RH)Esta seção examina a capacidade de recursos humanos existentes para fornecer água potável e saneamento (incluindo a promoção da higiene) e do grau de desenvolvimento da capacitação de recursos humanos para atender o presente e o futuro.

ESTRATEGIA DE RECURSOS HUMANOS

NOTA: Nesta pergunta, se define "estratégia" como um plano setorial separado ou incluído em uma estratégia mais ampla. A questão não examina os planos individuais de recursos humanos das organizações.

Marque todas as colunas pertinentes.

C1. a. Existencial de estratégias de RH: Existe uma estratégia geral de RH para desenvolver e administrar os RH no âmbito do setor saneamento e agua potável ?

Saneamento Agua potavel Higiene

Áreas urbanas

Áreas rurais

Áreas urbanas áreas rurais

Áreas urbanas

Áreas rurais

Sim ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Em desenvolvimento ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Não (No caso em que não existe uma estratégia, vá para a questão C2). ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

b. A estratégia de RH identifica as necessidades: Se existe uma estratégia de RH ou está em desenvolvimento e se foi identificada deficiências nos RH3?

Saneamento Agua potavel Higiene

Áreas urbanas

Áreas rurais

Áreas urbanas

Áreas rurais

Áreas urbanas

Áreas rurais

Setor público ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Setor privado ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

3 A deficiência pode significar uma redução de pessoal treinado ou a competência insuficiente de pessoal disponívelPágina 17- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 18: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

ONG ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Organizações Comunitarias ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Outras ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

Se marcar “outras”, descreva em que área foi identificado a deficiência de RH.

c. A estrategia de RH descreve as medidas a serem seguidas para satisfazer as necessidades: Se existe uma estratégia de RH ou se está desenvolvendo com medidas que devem ser tomadas para superar as deficiências de RH identificadas?

Saneamento Agua potável Higiene

áreas urbanas

áreas rurais

áreas urbanas

áreas rurais

áreas urbanas

áreas rurais

Sim, existe um plano para superar todas as deficiências de RH.

☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

Sim, mas não cobre todas as deficiências de RH identificadas.

☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

O plano está em desenvolvimento. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Em caso afirmativo, descreva as medidas previstas para superar as deficiências.

A pergunta C1 continua na página seguinte. ->

Página 18- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 19: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

C1. (Cont.) d. Avaliação das estratégias de RH: Com que

frequência se examina ou se examinará a estratégia de RH?

Saneamento Agua potável Higiene

áreas urbanas

áreas rurais

áreas urbanas

áreas rurais

áreas urbanas

áreas rurais

Pelo menos a cada 2 anos ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Cada 2-5 anos ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Periodicidade superior a 5 anos ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Desconhecida ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐Data da última avaliação da estratégia de RH (mes/ano)

e.Anexar cópia ou fornecer uma referência (ou um link para um website) da estratégia do governo em RH na área de abastecimento de água, saneamento e higiene.

CAUSAS DAS DEFICIÊNCIAS OU DA ESCASSES DE RECURSOS HUMANOS

C2. Limitações de RH no âmbito do abastecimento de agua, saneamento e higiene: Em que medida os seguintes fatores limitam a capacidade dos RH no âmbito da água, saneamento e higiene? Indique a pontuação no campo apropriado na seguinte escala:

3: grave limitação da capacidade de RH 2: limitação moderada da capacidade de RH 1: Pouca limitação ou nula da capacidade de RH

Limitação da capacidade de RH de:

(3: grave; 2: moderada; 1: pouca ou nula)

Saneamento Agua

potável Higiene a. Recursos financeiros disponíveis (salários e benefícios, incluindo pensões,

etc.) a.

b. Organizações de formação e capacitação insuficientes para atender a demanda de estudantes potenciais. b.

c. Falta de graduados capacitados procedentes de instituições de formação ou de capacitação. c.

d. Os graduados capacitados preferem trabalhar em outros setores (além dos setores de agua, saneamento e higiene; por exemplo, mineração, transporte, construção) dentro do país.

d.

e. Migração (temporária ou permanente) de trabalhadores qualificados para trabalhar no estrangeiro e.

f. Os trabalhadores qualificados não querem viver ou trabalhar em áreas rurais no país. f.

g. Formas de recrutamentog.

h. Outras limitações (especifique): h.

i. Fornecer informações explicativas (isto é, causas, impactos e barreiras), caso existam diferentes respostas sobre o impacto das questões acima (a-h) no setor de RH de água, saneamento e higiene em áreas rurais e urbanas. Indicar o fator mais limitante que afeta a capacidade do RH, se for o caso.

Página 19- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 20: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

MPACTO DA ESCASSEZ DE RECURSOS HUMANOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

C3. Os RH limitam o funcionamento dos serviços de agua, saneamento e higiene? : Quais são os três (3) atividades que mais se beneficiariam de uma maior capacidade de RH? (Somente os três primeiros quando relacionados aos temas de saneamento, água potável e higiene).

Atividades Saneamento Agua potável Higiene

a. Formulação de políticas a. ☐ ☐ ☐b. Coordenação institucional b. ☐ ☐ ☐c. Planejamento nacional, local ou estadual dos setores de agua, saneamento

e higienec. ☐ ☐ ☐

d. Construção civil ( edificações) d. ☐ ☐ ☐e. Operação e manutenção e. ☐ ☐ ☐f. Mobilização comunitária f. ☐ ☐ ☐g. Planejamento financeiro e gastos g. ☐ ☐ ☐h. Cumprimento da legislação/normas h. ☐ ☐ ☐i. Promoção da Saúde i. ☐ ☐ ☐j. Acompanhamento e avaliação j. ☐ ☐ ☐k. Outras ☐ ☐ ☐ ☐

l. Fornecer mais informações sobre o RH que limitam o funcionamento dos serviços de água, saneamento e higiene (incluindo as grandes diferenças entre rural e urbano).

Página 20- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 21: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

Seção D: FinanciamentoEsta seção será analisada a distribuição de recursos de países nos temas de água, saneamento e higiene e os mecanismos para a distribuição, gastos e monitoramento dos fluxos financeiros.

PLANO DE FINANCIAMENTO

D1. Existência de um plano financeiro ou orçamento : O governo já definiu um plano financeiro ou orçamento para o setor de água, saneamento e higiene, que possa avaliar cuidadosamente as fontes de financiamento disponíveis e as estratégias de financiamento para as necessidades futuras (isto é, quem deve pagar o quê)? Se houver esse plano, foi publicado e acordado? (Escolha uma resposta apropriada em cada linha.)

Não há financiamento ou plano de

orçamento aprovado

Está em desenvolvimento um plano de financiamento ou orçamento.

Há um plano de

financiamento ou orçamento

aprovado, mas não

executado corretamente.

Há um plano de

financiamento ou orçamento

aprovado e utilizado em

algumas decisões.

Há um plano de financiamento ou

orçamento aprovado e

acompanhado sistematicamente

.

a. Saneamento em áreas urbanas

a. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas

ruraisb. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

c. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas

c. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐d. Abastecimento de agua

potável em áreas ruraisd. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

e. Higiene e. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

f. Anexar uma cópia do plano de financiamento ou indicar um link para uma página da Web para consulta

PLANO DE FINANCIAMENTO OU DE ORÇAMENTO PARA OS SETORES DE AGUA, SANEAMENTO E HIGIENE

D2. Orçamento do governo específico para os setores de agua, saneamento e higiene

a. Liste os ministérios e instituições nacionais com responsabilidades nos setores de água, saneamento e higiene e o orçamento (os Ministérios conforme listado na A9). Se necessário, adicione linhas ou anexe uma página separada.

Ministerio ou instituição nacional

No caso de dados desagregados, indicar o orçamento anual

Não se dispõe de dados

desagregados. Sem dados disponíveis.

Agua potável SaneamentoPromoção da higiene

Áreas urbana

s Áreas rurais

Áreas urbana

s Áreas rurais

Áreas urbanas

Áreas rurais

☐ ☐☐ ☐☐ ☐☐ ☐☐ ☐☐ ☐

b. Indique o período (por exemplo, o exercício orçamentário/financeiro) para o orçamento indicado.

c. Indique a moeda ou as unidades do orçamento declarado anteriormente .

A pergunta D2 continua na página seguinte. ->

Página 21- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 22: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

D2. (Cont.) d. Se não puder responder à pergunta sobre as informações do orçamento no formato solicitado, indique o

orçamento anual dos setores de água, saneamento e higiene, informando que subsetores (por exemplo, água ou saneamento) são cobertos/financiados pelos ministérios.

e. Se não dispõe de informação de orçamento anual, indique os motivos.

DADOS FINANCEIROS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

D3. Notificação da situação financeira: Há relatórios de despesas que comparam gastos reais com água, saneamento e higiene, com o financiamento comprometido?

Não há informes

de gastos.

Há informes de gastos incluindo a comparação do gasto real com os compromissos (marque todas as alternativas

pertinentes)Financiamento externo

Gasto público AOD Não AOD

a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐ ☐c. Abastecimento de agua

potável em áreas urbanas c. ☐ ☐ ☐ ☐

d. Abastecimento de agua potável em áreas rurais

d. ☐ ☐ ☐ ☐e. Higiene e. ☐ ☐ ☐ ☐f. Se não ha informes desagregados sobre o gasto real, inclua aqui a informação disponível. .

Página 22- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 23: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

D4. Estratégias de recuperação de custos: Se existe um plano de financiamento ou orçamento, o mesmo define se a operação e manutenção básica devam ser cobertas pelas tarifas ou contribuições nacionais? (Marque uma resposta em cada linha.)

A operação e manutenção são cobertas por tarifas .4

Não há plano financeiro

Cobre menos de 80% dos custos

Cobre mais de 80% dos custos

a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐c. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas c. ☐ ☐ ☐d. Abastecimento de agua potável em áreas rurais

d. ☐ ☐ ☐

e. Se os custos não são totalmente recuperados através de tarifas, como se cobre a diferença? De que maneira? Anexar disposições e informações pertinentes ou indique um link para uma referência de página. (incluindo o percentual de recuperação esperado).

f. Se há um mecanismo de acompanhamentoda recuperação de custos, favor descrever.

4 As tarifas são pagamentos feitos pelos usuários aos provedores de serviços para ter acesso e uso do serviço.Página 23- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 24: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

FINANCIAMIENTO DOS GRUPOS DESFAVORECIDOS

D5. Equidade: Existe no plano de financiamento medidas específicas para direcionar recursos para reduzir as desigualdades no acesso e os níveis de serviço? Estão sendo aplicadas em relação ao que se indica abaixo?

(Selecione uma coluna para o saneamento e outra para o abastecimento de agua potável.)

Medidas específicas para saneamento

Medidas específicas para abastecimento de agua potável

Não

Sim, mas as medidas não são aplicadas sistematicam

ente.

Sim, e as medidas são

aplicadas. Não

Sim, mas as medidas não são aplicadas sistematicam

ente.

Sim, e as medidas são

aplicadas.

1. Disparidade entre áreas urbanas e rurais 1. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐2. Disparidade entre áreas urbanas,

periurbanas e bairros pobres 2. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐3. Disparidade entre ricos e pobres 3. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐4. Outras disparidades 4. ☐ ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

(Se existem outras disparidades, descreva. Veja a lista de grupos desfavorecidos em questão A8.)

5. Em relação a cada uma das diferenças descritas acima e, quando for o caso, que medidas são tomadas para reduzir as desigualdades no acesso e níveis de serviço. Indique uma referência ou um link para a seção correspondente do plano financeiro

Página 24- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 25: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

D6. Acessibilidade: Há planos financeiros para tornar os serviços de água, saneamento e higiene mais acessíveis para os grupos desfavorecidos? (Estes incluem, por exemplo, os sistemas de gratificações, planos de isenção de impostos, tarifas de consumo mínimo, etc.)

Não há planos. Ha planos de

acessibilidade mas não são muito

utilizados

Ha planos de acessibilidade de

uso geral

a. Saneamento a. ☐ ☐ ☐b. Abastecimento de agua potável b. ☐ ☐ ☐

c. Dê alguns exemplos de planos de acessibilidade que estão sendo usados e a extensão da cobertura dos mesmos

UTILIZAÇÃO DOS FUNDOS DISPONÍVEIS (ABSORÇÃO)

D7. Absorção de fundos estrangeiros: Qual é a percentagem de compromissos de capital por parte dos doadores oficiais para a área de água, saneamento e higiene (média de três anos)?

Menos de 50% 50%-75% Más de 75%

a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐c. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas c. ☐ ☐ ☐d. Abastecimento de agua potável em áreas rurais d. ☐ ☐ ☐

e. Se os compromissos de capital dos doadores foram subutilizados, qual tem sido o principal problema para utilização desses fundos?

D8. Absorção doméstica: Qual é a percentagem estimada de compromissos internos utilizados (média três anos)?

Menos de 50% 50%-75% Más de 75%

a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐c. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas c. ☐ ☐ ☐d. Abastecimento de agua potável em áreas rurais d. ☐ ☐ ☐

e. Se for o caso, indicar se as seguintes questões foram problemáticas no que diz respeito aos recursos: a) os procedimentos de liberação de recursos são muito longos e lentos, b) o prazo para gastar o orçamento é muito curto. Adicionar uma breve explicação sobre estes e outros tipos de obstáculos, caso existam.

FINANCIAMENTO EXTERNO

Página 25- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 26: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Questionário nacional dos setores de saneamento, agua potável e promoção da higiene 2013

D9. Financiamento de doadores: Existe um mecanismo para coordenar os doadores bilaterais ou multilaterais e o governo? Como canalizar fundos dos doadores para o setor?(Indique o número de doadores em cada categoria.)

Número total de doadores envolvidos

Número de doadores que

alocam recursos através de um

acordo que atenda as

prioridades estabelecidas pelo governo

Canais de financiamento: número de doadores que usam os seguintes canais para o financiamento do

setor da água, saneamento e higiene no país

Financiamento direto do setor, e não através do orçamento

nacional.

Apoio financeiro orientado

para o setor (fundos

coletivos)5

Apoio financeiro geral com metas

específicas ou indicadores de

desempenho do setor 6

a. Saneamento a. b. Abastecimento de agua

potável b.

c. Higiene c.

d. Adicionar informação sobre as dificuldades encontradas na coordenação e canalização de financiamento externo.

FINANCIAMIENTO SUFICIENTE

D10.. Financiamento suficiente para atingir as metas: Olhando para o futuro, o financiamento previsto para melhorias nos setores de água, saneamento e higiene é suficiente para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)?

Menos de 50% das

necessidades

Entre 50% e 75% das

necesidades

Mais de 75% das necessidades

a. Saneamento em áreas urbanas a. ☐ ☐ ☐b. Saneamento em áreas rurais b. ☐ ☐ ☐c. Abastecimento de agua potável em áreas urbanas c. ☐ ☐ ☐d. Abastecimento de agua potável em áreas rurais d. ☐ ☐ ☐

5 O apoio financeiro direcionado abrange a transferência de recursos para o Tesouro Nacional como financiamento posterior de despesas específicas de financiamento no orçamento ou rubricas orçamentarias específicas para o setor. Fundos coletivos podem ser incluídos nesta categoria.6 O apoio financeiro geral é uma transferência direcionada ao Tesouro Nacional para apoiar políticas e estratégias nacionais para o desenvolvimento ou reconstrução que possam ser oferecidos através de um bom governo com indicadores específicos do setor.Página 26- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 27: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Cuestionario nacional de los sectores del saneamiento, el agua potable y la promoción de la higiene 2013

FLUXOS FINANCEIROS

D11. Fluxos financeiros para o saneamento, água potável e promoção da higiene: Nesta tabela pretende-se obter informações sobre todos os fluxos financeiros no setor de água, saneamento e higiene, e sobre onde o dinheiro é gasto. As fontes de fluxos financeiros baseiam-se em três grandes categorias: tarifas, impostos e transferências, classificadas sob o título de fontes de financiamento nacionais, governamentais e externas. Esta tabela irá fornecer informações sobre as fontes dos dados, e também destacar qualquer falta de notificação (ou seja, os dados que não estão prontamente disponíveis). Por exemplo, talvez se conheça as despesas pelas quais não há dados disponíveis. As informações sobre a falta de dados são essenciais. Indique no quadro pertinente as deficiências nas fontes de dados, e adicione uma breve explicação da natureza e do alcance destas deficiências. Preencha tantos quadros forem necessários.

País  Moeda/unidade (por exemplo, milhões de Dólares)  Exercício econômico (2010,2011 o 2012)  Pessoa de contato  E-mail de contato:    

  Gasto

      Agua   Saneamento Higiene   Geral, sem assinatura.Deficiencia de

datos y fuentes

Fonte de financiamento Total   TotalZonas

UrbanasZonas Rurais   Total

Zonas Urbanas

Zonas Rurais Total

Zonas Urbanas

Zonas Rurais Total

Zonas Urbanas

Zonas Rurais

(en la página siguiente encontrará espacio adicional)

1. Domicílios - Tarifas pelos serviços prestados                      

- Gasto efetivo dos moradores para auto-abastecimento                      

2. Governo ou autoridade pública                     - Nível central                     - Nível de estado ou provincia                     - Nível local                    

3. Fontes externas                     - Transferências públicas internacionais (ajuda oficial para o desenvolvimento [AOD])                     - Transferências voluntarias (ONG e Fundações)                    

                   4. Total das fontes de financiamento                    

5. Porcentagem do financiamento total do setor da agua, saneamento e higiene 100% % % % %

Financiamento reembolsável (entradas)                      

A pergunta D11 continua na página seguinte ->

Página 27- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Page 28: Global Water & Sanitation Report - who.int  · Web viewSe você está preenchendo este formulário usando o programa de computador Microsoft uma versão mais recente do Word

Cuestionario nacional de los sectores del saneamiento, el agua potable y la promoción de la higiene 2013

D11. (Cont.).

b. Inclua dados sobre as fontes de informação financeira que foi utilizado para completar o quadro D11, e qualquer deficiência dos dados:

Quando completar o quadro D11, leve em consideração os seguintes dados:

Tarifas pelos serviços prestados são pagamentos que os usuários fazem pelos provedores de serviço para conseguir acesso ao serviço e utilizá-lo.

O gasto efetivo dos lares para o auto abastecimento inclui o financiamento que os lares recebem para investir no serviço ou proporcioná-los a eles mesmos. (se calcula como um conjunto baseado na evolução das cifras de coberturas).

As transferências públicas domésticas são fundos de doadores públicos e organismos multilaterais que procedem de outros países. Estes fundos podem ser recebidos de forma de subsídios, empréstimos em condições favoráveis (Quer dizer, mediante o elemento de subsídio incluindo em um empréstimo em condições favoráveis.) ou garantias.

As transferências públicas internacionais são fundos de doadores públicos e organismos multilaterais que procedem de outros países. Estes fundos podem ser recebidos de forma de subsídios, empréstimos em condições favoráveis (Quer dizer, mediante o elemento de subsídio incluindo em um empréstimo em condições favoráveis.) ou garantias.

As transferências voluntárias são fundos de doadores não governamentais internacionais e nacionais, incluindo as fundações de caridades, organizações não governamentais (ONG) e organizações da sociedade civil. (Estes fundos podem ser recebidos em forma de condições favoráveis) ou garantias.

O financiamento privado reembolsável provém de fontes privadas e em ultima estancia deve ser devolvido (empréstimos, investimentos em ações de capital e outros instrumentos financeiros, como os bônus).

OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO NA PESQUISAAgradecemos sinceramente o tempo e esforço que levou para preencher este formulário. Por favor envie para:

GLAAS OMS/OPSPaulo Teixeira

Página 28- Versão de 10 de junho de 2013 (v33)

Somos conscientes de que os dados que são solicitados no quadro D11 talvez não possam ser conseguidos com facilidade em alguns países. Para melhorar a informações sobre os fluxos financeiros no setor da agua, saneamento e higiene, o GLAAS das Nações Unidas-Água lançou uma iniciativa denominada TrackFin. Esta iniciativa pretende elaborar uma metodologia convencional mundial para fazer o seguimento do financiamento no setor de agua, saneamento e higiene em nível nacional. A primeira fase da iniciativa tem por objetivo elaborar esta metodologia, que será testada em seis países voluntários. Se seu governo estiver interessado em participar, entre em contato com a equipe da GLASS no seguinte e-mail: [email protected].