gironews 1aagosto2014

24
Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória. Marcos 14:9 O Jornal do Vale do Ribeira Ano 2 - Edição nº 26 - 16 de Agosto de 2014 - Tiragem: 15.000 exemplares - Distribuição Gratuita Circulação: Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Dr. Ulysses, Adrianópolis, Tunas do Paraná Prefeitura de Almirante Tamandaré entrega espaço para agricultores Pág. 7 OPINIÃO DE AMAURI JOHNSSON A Terra, ferida, vinga-se produzindo flores Pág. 2 Páginas 12 e 13 A boa política de LUTO Eduardo Campos - 10 de agosto de 1965 - 13 de agosto de 2014

Upload: aldemir-batista

Post on 02-Apr-2016

299 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Giro News - 1a quinzena de agosto 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Gironews 1aagosto2014

Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória. Marcos 14:9

O Jornal do Vale do RibeiraAno 2 - Edição nº 26 - 16 de Agosto de 2014 - Tiragem: 15.000 exemplares - Distribuição Gratuita

Circulação: Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Dr. Ulysses, Adrianópolis, Tunas do Paraná

Prefeitura de AlmiranteTamandaré entregaespaço para agricultores

Pág. 7

OPINIÃO DEAMAURI JOHNSSONA Terra, ferida, vinga-seproduzindo flores

Pág. 2

Páginas 12 e 13

A boa políticade LUTO

Eduardo Campos- 10 de agosto de 1965- 13 de agosto de 2014

Page 2: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News2 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Opinião

Jornal quinzenal de responsabilidade da Editora Giro News - Rua Domingos de Faria, nº 241 - Rio Branco do Sul-PR I [email protected] | Fone:3652-5938 - CNPJ: 14.221.713/0001-90| Diretor Geral: Marcos Cley Monteiro - Colaboração: Elton Raphael | Preguinho Feliciano | Elias Santos | Jotapê | KarymeFayad | Radio Barigui | Programa 190 | Radio Tradição | Equipe Rolando a Bola - Jornalista Responsável: Caio Medeiros - DRT 7119 - Diagramação e Arte: EditoraExceuni - [email protected] - Impressão: Press Alternativa - (41) 3047-4511 - 3047-4280 - Tiragem: 15.000 exemplares.

facebook.com/gironewsrbsExpediente

Agora, mais uma vez feri-do, inspirado pelo título, asse-vero: Recebi ainda quando noberço humilde que recebi que,mesmo que fosse ferido pe-las vicissitudes da vida me vin-gasse, mas que a minha vin-gança fosse em forma de per-dão. Tenho, por aí, semeado acompreensão, a serenidade, acoerência, a amizade, o desa-pego do que é passageiro, en-fim, tenho me esforçado paranão ferir ninguém. Porém,minh’alma tem estado cober-ta de feridas que, talvez, quan-do eu partir, ainda não este-jam cicatrizadas.

Lá no fundo do meu cora-ção, entretanto, como teimo-sa lição, ainda me mantenhoatendo à seguinte lição:

“Pai, perdoai-os porquenão sabem o que fazem.” (J.C)

Mas, mesmo sem preten-der ferir a ninguém e só à gui-sa de desabafo, permito-meregistrar o seguinte:

Tem-se manifestado contramim nos últimos tempos al-guns críticos que os entendo“de plantão” para, conforme aconveniência, oportunistica-mente e de forma gratuita meofendem. Para tanto, se utili-zam de redes sociais e, outrasvezes, de meios mais conven-cionais. Por certo não conhe-cem e, se conhecem, não res-peitam o currículo do cidadãoque atacam. Tenho, com cer-teza, uma longa folha de ser-viços prestados ao meu muni-

A Terra, ferida, vinga-se produzindo flores

cípio e ao meu povo: - são trin-ta e outo anos de exercício daadvocacia, mais de trinta anosde magistério, palestras emcolégios, clubes e igrejas, vá-rias campanhas eleitorais,duas emblemáticas vitóriaseleitorais, enfim, uma vidadedicada à minha terra e aomeu povo.

Como já disse, mesmo fe-rido, magoado, tenho semea-do a concórdia, o entendimen-to, porém, jamais deixado deser intransigente em relaçãoaos valores que defendo.

Agora, em mais uma des-sas minhas defesas e, com su-porte no que atestam Certi-dões do Egrégio Tribunal deContas do Estado do Paraná,quero ser peremptório e dizeraos meus críticos “de plantão”:

Sois jovens ainda e, porconseguinte, atentai bem parao que lecionou o grande RuiBarbosa: “Sede, meus caros,afervorados, entusiastas, in-trépidos, cheios de aspiraçõesdo futuro e inimigos dos abu-sos do presente, mas não vosreputeis o sal da terra.”

Então, em vossas aspira-ções, que o bom senso e o res-peito sejam vossas regras deconduta. Para subirdes navida, não façais como fazem osrépteis, fazei como fazem aságuias, porque elas não usamescadas. Ao procurardes meferir, fazei com competência,com eficácia e não da formavil, rasteira, sub-reptícia, levi-ana como tendes feito. Quan-do quiserdes, de fato, atingir-me, fazei com suporte, comsegurança, com boa sustenta-ção e não, nunca, de forma in-consequente como andais fa-zendo. Face ao fato de, agora,estarem a procurar atingir-mee o fazendo sem bom supor-te, não pedirei qualquer inde-nização por danos morais e istopor duas fundamentais ra-zões: A uns porque nada devalor eles e, a outros, porque,se o tiverem será o produto defalcatruas e de outras torpe-zas. Então, quanto a isso, nãodescerei até vós.

Mas, se, todavia, quiserdescontinuar na prática de me cri-ticar, vamos ao debate, sejaem qualquer fórum, ou sejaem praça pública, pois de vos-sa ira, de vossos impropérios,não fugirei jamais e não menegarei de levar ao povo asminhas razões, pois que asexibirei a qualquer auditório.

De uma coisa, ademais,podereis ficar certos: Não cha-furdarei em vosso lodo, nãodescerei à vossa lama, pois

que, se no passado tive prazerem devorar insetos e vermesque se antepuseram em meucaminho, hoje, mais amadure-cido, mais experiente e maisfortalecido pelas vitórias, des-ses bichos tenho nojo, cau-sam-me náuseas.

Desde cedo, com meus paisaprendi a sentir asco por ca-runchos. Ainda, muito cedo, jáouvia de meu pai que bommachado se usa para o abatede madeira de lei, e que se onão usa no abate de guachivose ervas daninhas.

Por fim, quero pedir aomeu Deus que cada vez maisme facilite o conhecimento daverdade e desvie de mim to-dos aqueles que não sabem oque fazem, e vivem aí nas tre-vas, longe da luz e a merecerpiedade.

Tenho estado por aí procu-rando altear-me às grandes fi-guras da História da Humani-dade, tais como: Sócrates, Si-darta, Galtama, Confúcio,Mozi, Ghandi e tantos outrose não posso, não devo e nãoquero perder tempo preciosocom criaturas que nada fazempara merecer ver a face deDeus ou que, por razões que aprópria razão desconhece, an-dam por aí “FAIADAS”.

E, a quem foi dado o privi-légio de compreender, quecompreenda!

É o que penso.

Amauri Cezar Johnsson

Page 3: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 3Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014

Paulo Roberto Kegles

Parabéns aos aniversariantes...

Reginaldo Matias

A debutante Karolaine

Miguel Inglês

Valdir Rodrigues, o nosso famoso Valdir do Dog

Pastor CarlosMarchioro,

Ser pastor é estásempre pronto a

nos atender,prontidão é a suacaracterística emcada situação. O

nosso pastor estásempre prontopara agir sem

demora. Muitoobrigado, pastor

pela suadisponibilidade aoREINO DE DEUS.

Primeira-Dama Rúbia Artigas

Helio Geffer

Page 4: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News4 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Geral

Pesquisadores fize-ram a descoberta de im-pacto mundial em Cru-zeiro do Oeste – onde vi-veram pterossauros,répteis voadores pré-históricos ontem umadescoberta de impactomundial: eles identifica-ram um conjunto de fós-seis de 47 pterossauros(répteis voadores pré-históricos) de uma espé-cie até agora desconhe-cida, que viveu há cercade 80 milhões de anos naRegião Sul do país. Osfósseis, encontrados nomunicípio de Cruzeiro doOeste, no Noroeste doParaná, são uma raríssi-ma ocorrência de pteros-sauro no interior de con-tinentes. Também é aprimeira vez que essetipo de réptil pré-histó-rico é encontrado na re-gião – até agora só haviaregistros de pterossau-ros na Chapada do Arari-pe, no Nordeste.

O estudo, realizadopor cientistas do Cen-tro de Paleontologia(Cenpaleo) da Univer-sidade do Contestadoem Mafra (SC) e do Mu-seu Nacional da Univer-sidade Federal do Rio de

Fósseis de 80 milhões de anos encontrados no PR

Janeiro (UFRJ), foi publi-cado na revista PLoS One.A nova espécie de pte-rossauro recebeu onome de Caiuajara do-bruskii.

A abundância de indi-víduos identificados en-tusiasmou os pesquisa-dores, já que o materialajudará a responder umasérie de perguntas cien-tíficas importantes. Talconcentração de pteros-sauros só havia sido re-portada em outrosdois sítios, na Argentinae na China.

TESOURO“A descoberta é um

verdadeiro tesouro e nosdeixou realmente em-polgados. Não apenaspor ser uma espécienova de pterossauro,

mas pela alta concentra-ção. Como encontramosindivíduos de várias ida-des, poderemos respon-der a diversas questõessobre sua evolução”, dis-se Alexander Kellner, doMuseu Nacional, um dosautores do estudo. Kell-ner afirmou que a altaconcentração de fósseisde indivíduos garanteque todos são da mesmaespécie.

Por isso foi possívelidentificar que se trata-va de pterossauros deidades variadas, apesarda diferença entre os os-sos de vários tamanhos.Sem correr o risco deachar que são espéciesdiferentes, os cientistaspodem aplicar o mesmoprincípio ao estudo devários outros pterossau-

ros. “Pudemos concluir,por exemplo, que essespterossauros voavammuito precocemente, jáque não havia grandesdiferenças morfológicasnas proporções dos os-sos, exceto na cabeça”,explicou Kellner.

Segundo Kellner, osestudos paleontológicossobre os pterossaurossão fundamentais por-que eles são uma espé-cie de elo perdido entreos vertebrados terres-tres e os voadores. “Essegrupo de animais foi oprimeiro a desenvolver ovoo ativo. Ao estudá-los,podemos tirar conclu-sões importantes sobrecomo os vertebradosque andavam em duaspatas passaram a voar”,disse Kellner.

ESCAVAÇÕESPara pesquisadores,

local abrigavacomunidade depterossauros.

Os fósseis foram en-contrados no leito deuma antiga estrada pró-xima à cidade de Cruzei-ro do Oeste e em barran-cos adjacentes. SegundoLuiz Weinschütz, coorde-nador das pesquisas noCenpaleo, a área deveconter muito mais fós-seis do que os descober-tos até agora.

“Escavamos 20 m² emum sítio que, segundonossa avaliação, podeter cerca de 400 m²”, dis-se ele. Cerca de cinco to-neladas de material fo-ram retiradas do local.Os fósseis estavam inse-ridos em camadas dearenito com aproximada-mente 1,5 metro de es-pessura.

Há cerca de 80 mi-lhões de anos, no Cretá-ceo – pouco depois daseparação entre a Áfricae a América do Sul –,aquela região do interi-or paranaense era umimenso deserto. “Essespterossauros habitavamas raras regiões úmidas

entre as dunas”, expli-cou Weinschütz.

Quando morriam noentorno desses oásis, osanimais ficavam expos-tos e as chuvas esporá-dicas os levavam para ofundo de lagos.

“Isso contribuía paraa desarticulação dos es-queletos, tornando otrabalho de coleta eidentificação um imensoquebra-cabeça”, decla-rou. De acordo com Kell-ner, o tamanho do pte-rossauro variava de 65centímetros a 2,35 me-tros de envergadura (dis-tância entre as pontasdas asas).

“A qualidade excepci-onal e a grande quanti-dade de fósseis encon-trados indicam que haviauma comunidade depterossauros no local.Isso nunca foi registra-do em nenhum sít iofossilífero do mundo”,af irmou Kel lner. Se-gundo ele, os animaistinham hábitos gregári-os, não tinham dentese possuíam um bicovoltado para baixo,com cristas, tanto naarcada superior comoinferior.

Page 5: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 5Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Rio Branco do Sul

Equipes da Prefeitu-ra estiveram dia 1º deagosto, na comunida-de do Jacaré, para so-lucionar problema nabomba d'água, queinterrompeu o abaste-cimento na região. Coma troca da bomba e al-guns outros reparos asituação foi resolvi-da, reestabelecendoo fornecimento deágua aos moradores.

Prefeitura realiza melhorias no sistemade distribuição de água na área rural

No dia 02 de agosto,das 9h às 16h a equipe daCoordenação da AtençãoBásica/Saúde da Mulher,da Secretaria Municipalde Saúde, esteve na Uni-dade de Saúde Centraltrabalhando na campa-nha de prevenção aocâncer de colo de úteroe de mama.

O evento foi ampla-mente divulgado paraque mais mulheres fos-

Campanha de prevenção ao câncer de mamae de colo de útero foi um sucesso

preventivo e agenda-mento de 30 mamogra-fias, 4 laqueaduras e 10colocações de DIU.

Foi um resultado po-sitivo, que mostra a pre-ocupação das mulheresrio-branquenses com aprópria saúde e é claro,o comprometimento,dedicação e empenhodos profissionais da saú-de com o trabalho querealizam.

sem informadas e sensi-bilizadas sobre a impor-tância da prevenção bus-

cassem os serviços ofe-recidos. No dia foram re-alizados 70 coletas de

A Prefeitura de RioBranco do Sul informaque está fazendo o ca-dastramento de imó-veis, uma medida quevisa à regularização dosimóveis e o ordenamen-to da cidade. Os traba-lhos iniciaram pelo Jar-dim Albarana, seguindopara Nodari I e II, Lotea-mento do Sadi, La Santae posteriormente paraas demais localidadesonde não há cadastro deimóveis.

Os proprietários des-tas localidades, que qui-serem colaborar comesta iniciativa, podem sedirigir ao Departamentode Cadastro Imobiliárioda Prefeitura e, munido

Prefeitura inicia trabalho deregularização imobiliária

de documentos pessoaise do imóvel, regularizara sua propriedade.

Com a regularização otitular do imóvel evitaque o cadastro junto aPrefeitura fique desatu-alizado, apresentandonome de terceiros ouconstando como propri-etário ignorado.

O procedimento tam-bém serve para que nãohaja divergências no va-lor da área construída.Para isto, o proprietá-rio deve informar qual-quer alteração que te-nha feito em seu imó-vel. Isso também valepara compra de imóvelou qualquer transaçãoonerosa.

Após encontro reali-zado na última terça-fei-ra, 05 de agosto, entrerepresentantes da pre-feitura de Rio Branco doSul se reuniu novamen-te dia 08 com a Sanepare também com a empre-sa prestadora de servi-ços.

Na ocasião foramapresentados os proble-mas referentes aos res-tos de materiais e obrasinacabadas nos locaisonde estão sendo feitasas instalações da rede dedistribuição de água.

Prefeitura se reúne com Sanepar e empreiteira para melhorarqualidade nos trabalhos de instalação da rede de água

genheiros e técnicos dasempresas para apresen-tar problemas identifica-dos nos serviços presta-dos.

A população rio-bran-quense também é convi-dada a participar destainiciativa, primeiramen-te alertando a Sanepar,tendo em mãos o núme-ro da matrícula contidana tarifa de água. Caso oproblema não seja resol-vido deve informar àOuvidoria Municipal(fone 3973-8100) para atomada de providências.

Segundo reclamaçãoda prefeitura, em conso-nância com os morado-res, há muito entulho nascalçadas e demora na

conclusão dos trabalhos.O compromisso assumi-do pelas empresas é dereconstruir calçadas eretirar entulhos de 7 a 15

dias após conclusão dasatividades nas localida-des.

Para garantir o cum-primento firmado, a pre-

feitura enviará diaria-mente fiscais de obraspara avaliar a qualidadedos serviços e se reunirátoda sexta-feira com en-

Page 6: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News6 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Geral

As lojas de Itaperuçutomaram conta das cal-çadas fazendo delas es-tacionamento os pedes-tre não tem como pas-sar, a maioria das calça-das estão todas destruí-da e ninguém sabequem é a empresa quefaz reparos, você só vêum empresa de um cer-to fulano varrendo ruatodos os dias e semprecontinua na mesma.

População reclama via facebook do carrosque obstruem as calçadas de Itaperuçu

O ex-governador do Para-ná Orlando Pessuti registrounesta sexta-feira (15), no 3ºDistrito de Policial de Curiti-ba, boletim de ocorrência porarrombamento da sede doPMDB estadual em Curitiba.Nesta sexta, o grupo lideradopelo senador Roberto Requiãorealizou uma reunião na sededa legenda, que estava fecha-da, para destituir a comissãoexecutiva do partido no esta-do. O grupo teria chamado umchaveiro para entrar na sede,já que o presidente estadualdo PMDB, deputado federalOsmar Serraglio, havia decla-rado luto de três dias por cau-sa da morte do candidato doPSB à Presidência da Repúbli-ca, Eduardo Campos, na últi-ma quarta-feira, e a reuniãohavia sido adiada.Na reuniãoforam destituídos Serraglio,Pessuti, os deputados estadu-ais Alexandre Curi e ReinholdStephanes Junior e o ex-vere-

Pessuti registra boletim deocorrência contra Requião

Ex-governador acusa senador de arrombar a sede doPMDB para destituir a comissão executiva do partido

ador de Curitiba Doático San-tos. Assumiram no lugar deleso ex-deputado federal Rodri-go Rocha Loures (presidente),o deputado federal João Arru-da, o ex-deputado estadual eex-secretário estadual da Saú-de Gilberto Martin, o filho deRequião, Maurício Requião, e Sér-gio Ricci. O delegado do 3º DP, Gu-temberg Ribeiro, disse que a açãoda polícia será cautelosa. Se-gundo ele, como o caso envol-ve um senador da República, acompetência pode ser da Polícia

Federal. Nesta sexta-feira a Po-lícia Civil não enviaria ninguémà sede do PMDB estadual, na RuaVicente Machado, no Centro deCuritiba. Doático Santos pro-meteu organizar um ato de so-lidariedade a Pessuti e Serra-glio. "Se o Requião quer briga,ele vai ter", ameaçou o ex-ali-ado do senador. Para Pessuti,a reunião é nula. "Essa con-vocação não tem respaldo es-tatutário. A decisão, portanto,não tem validade, é apenas umaação política", afirmou.

Companhia lucrou 57%menos do que no primeirotrimestre, pressionada pelacompra de energia no mer-cado à vistaA forte alta docusto da energia elétricapara revenda reduziu o lucroda Copel no segundo trimes-tre. A empresa lucrou R$ 248milhões, 57% menos que oresultado recorde do pri-meiro trimestre (R$ 583 mi-lhões). O resultado tambémficou 1% abaixo do registra-do entre abril e junho de2013 (R$ 252 milhões).De2013 para cá, a estiagem re-duziu a operação de hidre-létricas, que geram energiamais barata, e obrigou o paísa acionar todo o parque determelétricas, com custoelevado. O resultado foi adisparada dos preços nomercado de curto prazo, oque teve efeitos ambíguossobre os resultados da Co-pel, uma vez que a empresaatua como geradora e distri-buidora.

De um lado, a área de ge-ração está lucrando alto comas vendas no mercado decurto prazo, em especial de-pois que retomou a opera-ção da termelétrica UEGAraucária, em fevereiro.Esse tipo de receita deu umsalto de 240% em relação aomesmo período de 2013,chegando a R$ 1,173 bilhão.

Por outro lado, a distri-buidora da Copel passa pordificuldades. As despesascom a compra de energiacresceram 77% em relaçãoao segundo trimestre de2013, para R$ 1,192 bilhão. ACopel Distribuição passouvários meses "descontrata-da", isto é, tinha menosenergia que a necessáriapara atender aos clientes. Eteve que comprar a diferen-ça no mercado à vista, a cus-

Alta de custosbaixa lucro da Copel

tos altíssimos. Parte das des-pesas geradas por essa situ-ação, conhecida como "ex-posição involuntária", foiressarcida pelo governo fe-deral.

A lacuna da descontrata-ção só foi preenchida no fimde abril, quando a empresacomprou 388 megawattsmédios (MW) em um leilãode energia de longo prazo,ao custo de R$ 268,33 porMWh. O valor é bem inferiorao que chegou a ser cobradono mercado de curto prazo(R$ 822,83), mas supera a ta-rifa média que a Copel Dis-tribuição pagava anterior-mente (R$ 144,37 até mar-ço).

REAJUSTEPelas regras do setor elé-

trico, essas variações de cus-to poderiam ter sido repas-sadas ao consumidor no ani-versário da concessão, em 24de junho. Mas, por ordem dogoverno estadual, a compa-nhia optou por segurar par-te do reajuste. Contandocom o porcentual de aumen-to represado em 2013, acompanhia teria direito aelevar a tarifa em 39,71%,em média, mas repassou aosclientes 24,86%. A diferençapoderá ser cobrada nos pró-ximos anos.

Para a corretora Concór-dia, a performance da em-presa no trimestre veio abai-xo das expectativas e "pode-ria ter sido reforçada caso acompanhia tivesse aplicadointegralmente o reajuste ta-rifário autorizado pela Ane-el [reguladora do setor]".

Page 7: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 7Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Almirante Tamandaré

As 21 candidatas ins-critas para o concursoRainha do Morango 2014participaram hoje (12),de uma seleção no Cen-tro de Convenções. Apósduas apresentações depassarela e testes de de-senvoltura e conheci-mento sobre o municí-

Candidatas do concurso Rainha do Morango participam de seleçãoNo Baile do Morango que será realizado no dia 06 de setembro, serão eleitas: Rainha,Princesas e a Miss Simpatia da tradicional Festa do Morango de Almirante Tamandaré

pio, os jurados votaramnas 12 finalistas para oBaile do Morango, queacontecerá dia 06 de se-tembro na Igreja São Mi-guel. A organização en-trará em contato com to-das as participantes naquinta-feira (14), para in-formar sobre o resultado.

SERVIÇO: Local IgrejaSão Miguel, rua MiguelKrizizanowski - bairroSão Miguel. Ingressos avenda na secretaria deAbastecimento, Agricul-tura e Meio Ambiente,valor 30 reais (com direi-to a jantar). Mais infor-mações (41) 3657-3034.

A Prefeitura de Almi-rante Tamandaré inau-gurou, no dia 01 de abrildeste ano, o Centro dePequenas Urgências eEmergências 24 Horas,no Centro do município.A mudança de espaçofez-se necessária por di-versos motivos. A Unida-de de Saúde 24 horas,antes no Cachoeira, nãopossuía central de este-rilização de materialadequado, sala para ins-talação de exames (RaioX), além de não favore-cer os fluxos de urgênciae emergência padrões,bem como o acesso parapacientes transportadosem ambulância, entreoutros aspectos.

Centro 24 horas é bem avaliado pela Secretaria de Estado da SaúdeA mudança do Posto 24 Horas do Cachoeira, para o prédio do antigo hospital no Centro, tornou-se necessária

pela falta de espaço físico suficiente para manter, com qualidade, todos os serviços essenciais para a comunidade

As funções do novoCentro de Pequenas Ur-gências e Emergências24h de Almirante Ta-mandaré são: estabiliza-ção de pacientes, consul-tas de pronto atendi-mento, apoio diagnósti-co e terapêutico, obser-vação de pacientes por

até 24 horas, entre ou-tras. Além disso, o novoCentro 24 Horas foi ava-liado pela Secretaria Es-tadual de Saúde comoapto para atender os pa-cientes com qualidade econforto, atendendo ospadrões exigidos.

Segundo o Ofício nº

975/2014, da SecretariaEstadual da Saúde, onovo Centro 24h de Al-mirante Tamandaré dis-põe de “condições estru-turais para operação,uma vez que conta comleitos de observação,possui espaço físico quepossibilita o fluxo de ur-

gência e emergência,possui área externa paradesembarque de am-bulâncias como deter-mina a portaria 1.601/2011, sala para esteri-lização de materiais esala com equipamentode Raio X”.

O prefeito Aldnei Si-queira conta que as prin-cipais necessidades demudança foram capaci-dade de atendimento eboas condições estrutu-rais do prédio, que ago-ra abriga o novo Centro24 Horas. “A intenção daPrefeitura é sempre bus-car e oferecer os melho-res serviços aos taman-dareenses. A SecretariaEstadual de Saúde tem

apoiado o municípiopara atender os usuárioscom qualidade. No mêspassado, recebemos avisita da 2º Regional deSaúde Metropolitana efomos bem avaliados”,concluiu.

PROJETOSA Prefeitura de Almi-

rante Tamandaré estátrabalhando para trans-formar a Unidade deSaúde do Cachoeira,que atualmente aten-de 12 horas, para 24horas. Além disso, estásendo estudada a possi-bilidade de construçãode uma Unidade Básicade Saúde no bairro Tan-guá.

No último dia 09, a Pre-feitura de Almirante Ta-mandaré entregou aosprodutores do município oCentro de Informações Tu-rísticas e de Transformaçãoe Comercialização dos Pro-dutos da Terra, conhecidocomo Casa do Agricultor. Oespaço é destinado paraque os produtores possammanufaturar os produtos efazer a venda. Além da pro-dução, a Casa do Agricultordeverá contar com a ven-da de salames, queijos,compotas, embutidos, en-tre outros.

O local oferece toda es-trutura para que os produ-tos sejam embalados e co-mercializados de forma hi-giênica, dentro dos padrõese normas da Agência Naci-onal de Vigilância Sanitária(ANVISA). Além do suporte

Prefeitura de Tamandaré entrega espaço para agricultoresNa Casa do Agricultor, os produtores poderão manufaturar e vender produtos da terra

para manipulação dos ali-mentos, o local dispõe deinfraestrutura para rece-ber os visitantes. A áreacom mais de 200m² contacom recepção para infor-mações turísticas, cozinhaindustrial, depósito paraprodutos, administração,sanitários e vestiários.

O prefeito Aldnei Siquei-ra explicou que a constru-ção encontrava-se paradadesde 2011, devido a entra-ves burocráticos, que fo-ram resolvidos pela atualAdministração. “Tenho queagradecer toda a equipeda Prefeitura que trabalhoupara reaver os investimen-tos desse espaço, que seráum impulso para venda detodos os produtores de Al-mirante Tamandaré. Nossaintenção é fazer com que aprodução cresça e que as

gerações continuem traba-lhando com a agricultura.Temos certeza que a Casado Agricultor irá fomentara economia dos agriculto-res”, concluiu.“Mesmo comtodas as dificuldades que aAdministração vem enfren-tando, conseguimos entre-gar a obra. Quem ganhacom isso são os agriculto-res, que agora terão umespaço para manufaturar ecomercializar seus produ-tos, além de levar ao co-

nhecimento da sociedade otrabalho que eles realizamno município. A construçãocomeçou há anos atrás e sóagora foi concluída”, disseo secretário de Agricultura,Abastecimento e Meio Am-biente, Fabrizio Granatto.

Para a produtora e pre-sidente da Associação dosProdutores de AlmiranteTamandaré, Denise Pie-troski, a Casa do Agricultorserá um incentivo para osagricultores. “Muitos pro-

dutos são perdidos pela fal-ta de demanda e o espaçoserá uma grande oportuni-dade para vendas. Eu tenhoprodutos que não tem co-mércio e acabamos perden-do. A Casa do Agricultor eraum sonho nosso, entãoagora temos esperança deque as coisas melhorem,que consigamos ver tudofuncionando e receber umretorno”, finalizou. Alémdos produtores, estiverampresentes: o secretário da Saú-de e vice-prefeito, Tonhão daSaúde, o presidente da Câ-mara Municipal, Amauri Lo-vato, além dos vereadoresJoão Marcelo Bini, Tiriva, Pe-dro Paulo Guerreiro, Claudi-nho Zoinho, Osvaldo Stival,Polaco e Francisco Nunes.Os secretários municipaistambém prestigiaram oevento: Mailon Vaz, Admi-

nistração, Planejamento ePrevidência; Victor Alves,Assuntos Jurídicos; MarcosSouza, Chefia de Gabinete;Adriana Siqueira, Educaçãoe Cultura; Vitor Lovato, Es-porte e Lazer; Angela Si-queira, Família e Desenvol-vimento Social; Sheila Hib-ner, Fazenda; Leonel Siquei-ra, Governo, Ouvidoria eComunicação Social; Wan-derley Antunes, Habitação/Urbanismo e Eduardo Tei-xeira, Indústria, Comércioe Turismo.

SERVIÇO - O Centro deInformações Turísticas e deTransformação e Comerci-alização dos Produtos daTerra, chamada de Casa doAgricultor, fica na Rua Ve-reador Wadislau Bugalski,1380 – Botiatuba, próximoa igreja e ao lado da EscolaMunicipal Ignácio Lipski.

Page 8: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News8 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Geral

Comunicadores: Gilmar Ribeiro,participação Pr. Valdomiro Mello

Programa A vozda Assembleia de Deusde Rio Branco do Sul

16h às 17hsegunda a sexta

A primeira-dama do Estado, Fernanda Richa, pediu afasta-mento da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, co-mandada por ela, para se dedicar à campanha de reeleição domarido, governador Beto Richa (PSDB). Em seu lugara assumeMaristela Marchioro Chudzy, que comandava a assessoria ad-ministrativa da secretaria.

Primeira-damasai em campanha Estrala de Jumanji, Uma

Babá Quase Perfeita e GênioIndomável, Robin Williams foiencontrado morto na casa delenesta segunda-feira (11). Oator tinha 63 anos e enfrenta-va uma crise de depressão. Deacordo com um boletim, as au-toridades acreditam que Wi-lliams tenha se suicidado.

O ator já foi várias vezesinternado em clínicas de rea-bilitação por problemas comdrogas. Ele havia sido vistopela última vez pela esposa nanoite de domingo.

Williams venceu o Oscar demelhor ator coadjuvante porseu trabalho em Gênio Indo-

Robin Williams é encontrado morto

mável. Apesar do destaquecomo comediante, o ator temno currículo filmes que como-veram grandes sucessos,

como "Bom Dia Vitenã", "So-ciedade dos Poetas Mortos,"Tempo de Despertar" e "OPescador de Ilusões".

A ideia de uma nova adap-tação de Tartarugas Ninja podeprovocar certa nostalgia nopúblico adulto, que cresceuvendo as adaptações para o ci-nema e para a televisão na dé-cada de 1990. O problema é quea nova versão atualiza não so-mente o visual das criaturasmutantes como também criauma narrativa muito mais pró-xima de Transformers, novacoqueluche entre os jovens.

Não por acaso, a releiturados quelônios para o século 21tem produção de Michael Bay,patrono da série de robôs quese transformam em carros.Como se efeitos visuais fos-sem o bastante para garantirum bom filme, o novo longa-metragem, dirigido por Jona-than Liebesman (de Fúria deTitãs 2), teve até um softwarefeito exclusivamente para de-senhar as tartarugas.Tanto es-forço aparece de forma discre-ta na telona. Isso porque, em-bora sirva como chamariz paraa obra, a verdadeira protago-nista é a repórter April O’Neil.Antes uma coadjuvante na tra-

Novo Tartarugas Ninja temefeitos visuais, mas pouco humor

Os personagens chegam repaginados para o século 21,mas perdem um pouco da graça que tanto fez sucesso nos anos noventa

ma, a personagem agora in-terpretada por Megan Fox ga-nhou um destaque excessivo,a ponto de ser creditada comoresponsável pela própria exis-tência de Donatello, Miche-langelo, Leonardo e Raphael.

A história continua a mes-ma do filme de 1990. Quatrotartarugas são treinadas pelaratazana Splinter e se tornamexímias lutadoras nos esgotosde Nova York. Juntas, elas ten-tam impedir a ascensão deDestruidor, um mestre japo-nês de artes marciais, quenessa versão vira um lutadorcom armadura de robô.

HUMORTalvez o maior problema

do novo Tartarugas Ninja sejaa seriedade da trama. Além deretirar o kung fu como base doconfronto, trocando a levezada luta por cenas de explosãoe tiroteio, a nova versão tam-bém apresenta piadas poucoinspiradas, algo que semprefoi o ponto forte dos persona-gens.

O clima pesado tambémnão combina com a própriaproposta do enredo, que par-te de uma premissa absurda,perfeita para a inocência dosfilmes originais.

Page 9: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 9Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Cerro Azul

A Conferência aconteceu no dia 08 de agosto e reuniu professores, funcionários e diversas lideranças devários segmentos da sociedade nas dependências da Escola Municipal Florentina de Araujo.

Foi realizada hojeuma reunião do CIDRE-VAR - Consórcio Inter-municipal de Desenvol-vimento do Vale do Ri-beira e contou com apresença de Prefeitos eautoridades dos Municí-pios de Cerro Azul, Dou-tor Ulysses, Adrianópolis

Encontro pedagógico realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo no dia 28 dejulho. Além de assuntos internos sobre os trabalhos da Secretaria e atividades com professores, foi realiza-da uma palestra motivacional para todos que estavam presentes.

O Diretor de CulturaAdjahyr Boeno, agrade-ce aos alunos e profes-sores que participaramda oficina de teatro no

Trabalho realizadopela Secretaria M. deObras nas regiões da Ser-ra e Três Barras. Mostra-

Reunião do CIDREVAR

e Rio Branco do Sul. Napauta da reunião, foramdiscutidos assuntos refe-rente a estruturação doConsórcio, que visa for-talecer a região do Valedo Ribeira na captação derecursos e desenvolvi-mento de seus municípi-os.

Conferência Municipal de Educação

Secretaria de Educação realiza Encontro Pedagógico

Diretor de Cultura agradece alunos e professores

período da tarde e a to-dos os que comparece-ram a noite para assistiro espetáculo apresenta-do pelo Grupo Zibaldo-

ni. Também parabenizaos artistas do grupo pelabelíssima apresentação.

"A cultura não lidaapenas com as artes e

universidades, mas comtodos os valores da soci-edade humana".

"Mais cultura, maisvida."

Mostramos aqui o an-damento de algumasobras, como o calçamen-to realizado na Vila Man-gger e a cobertura daquadra da Escola M. Pa-dre Luciano. A medidaque as obras evoluíremvamos mostrando paratoda a população.

Também destacamos

o manilhamento de algu-mas ruas da região daVila Mangger, que antes

passavam por dificulda-des em épocas chuvo-sas, pois a água da chuva

não era escoada o quecausava danos nas ruasda região. São obras para

o beneficio da popula-ção. E que todos os en-volvidos merecem um

reconhecimento pelotrabalho realizado. Para-béns a todos.

Calçamento na Vila Magger e cobertura da quadra da Escola Municipal Padre Luciano

mos o local onde foi re-tirado o material e algunsdos pontos onde foi rea-lizado o trabalho.

Obras nas regiões daSerra e Três Barras

Page 10: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News10 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Eleições 2014

Governador tem 39%das intenções de voto,contra 33% do senadorRoberto Requião, segun-do instituto PesquisaDatafolha divulgadahoje aponta que o gover-nador e candidato à ree-leição Beto Richa (PSDB)lidera a disputa com 39%das intenções de voto,contra 33% do senador ecandidato do PMDB, Ro-berto Requião. É o pri-meiro levantamento doinstituto sobre a disputano Paraná desde o iníciooficial da campanha. Acandidata do PT, sena-dora Gleisi Hoffmann,aparece em terceiro,com 11% da preferênciado eleitorado. A margemde erro é de três pontosporcentuais para mais oupara menos. BernardoPilotto (PSOL) e Ogier

Beto Richa lidera primeira pesquisa Datafolha para o governo do Estado

Buchi (PRP) tem 1% cadaum. Os candidatos Geo-nisio Marinho (PRTB),Rodrigo Tomazini (PSTU)e Tulio Bandeira (PTC)não chegam a 1%. Os in-decisos somam 10%, ebrancos ou nulos, 5%.

Requião tem 27% derejeição, segundo o Da-tafolha, contra 23% deRicha. A gestão do atual

governador é aprovadapor 48% dos eleitores.Gleisi é rejeitada por17% dos eleitores.

A pesquisa, enco-mendada pela RPC TV epelo jornal "Folha de S.Paulo", foi realizada en-tre os dias 12 e 14 deagosto. Foram entrevis-tados 1.226 eleitores em46 municípios do estado.

O nível de confiança é de95%.

Isso significa que, seforem realizados 100 le-vantamentos, em 95 de-les os resultados estari-am dentro da margemde erro de três pontosprevista.

“É a primeira pesqui-sa e a campanha começaagora no rádio e na TV.

Vamos continuar mos-trando o que fizemos e oque vamos fazer para oParaná avançar aindamais”, comentou Richasobre o resultado. "Apesquisa Datafolha dáempate técnico no Para-ná, no entanto acredito -tenho base para isto -estarmos melhor e a ca-minho da vitória", disse

Requião pelo twitter. Apesquisa está registradano Tribunal RegionalEleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE) sob onúmero BR-00358/2014.

Senado - Na disputapelo Senado, o senadore candidato à reeleição,Álvaro Dias (PSDB) tem57% das intenções devoto. O ex-deputado fe-deral Ricardo Gomyde(PCdoB) tem 4%. Depois,aparecem Marcelo Al-meida (PMDB) e Profes-sor Piva (PSOL), com 3%.Mauri Viana (PRP) tem2% das intenções devoto. Luiz Barbara (PTC)e Adilson Senador da Fa-mília (PRTB), 1% cada.

Os indecisos somam19%. Brancos ou nulos,10%.

Beto Richa lidera pesquisa DataFolha, senadora Gleisi é a terceira colocada, atrás do senador Requião que é o segundo

Causou espécie de estu-por aos dirigentes do PSBas condolências de Rober-to Requião (PMDB) à mor-te de Eduardo Campos, lí-der pessebista e candidatoà presidente. Os socialistaslembram que durante a CPIdos Precatórios, em 1997,Requião, relator da CPI,chamava Eduardo Camposde “Eduardo Campos Pre-catório” e fez acusaçõesvazias e inverídicas contraCampos e contra Miguel

Requião fez denúncias vazias contra Eduardo Campos e Arraestodas desmortalizadas. Ocaso das diferenças de Re-quião e Campos vem desde1997. Nos anos 2000, pro-vocado pelas denúncias deRequião, o Conselho de Re-cursos do Sistema Financei-ro Nacional chegou a proi-bir Eduardo Campos deexercer cargos de direçãoem instituições fiscalizadaspelo Banco Central.

A punição válida portrês anos e expirou em de-zembro de 2012. O caso

que a motivou é de 1997 eganhou notoriedade como‘escândalo dos precatórios’.Nessa época, EduardoCampos era secretário daFazenda do governo do avô,Miguel Arraes.

O episódio que resultouna condenação administra-tiva do ex-governador tra-mitara no Judiciário. Emdecisão de 2004, o STF isen-tara Eduardo Campos dequalquer culpa, mas ficoua nódoa.

Arraes. Desde então Re-quião é considerado inimi-go da família Arraes/Cam-pos e do PSB. Também cau-sou constrangimento o fatode todas as campanhas, es-taduais e federais, paralisa-ram às atividades por trêsdias e só Requião mantéma sua com direito a agres-sões aos adversários nas re-des sociais.

Agressões do mesmoquilate das que fez contraArraes e Eduardo Campos,

Page 11: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 11Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Eleições 2014

Entrevista com o candidato a deputado Clark CrenteGiro News - Por que

adotou este nome?Clark Crente - Bem,

desde meus 22 anosquando comecei a usaróculos. Meus amigos deuma companhia onde eutrabalhava como contro-lador de trens, me apeli-daram de Clark, desdeentão o apelido pegou,eu era muito "zuado",qualquer coisa que acon-tecia de ruim eles sem-pre falavam que iriamchamar o Superman praresolver, mas nunca meimportei com as brinca-deiras, sempre fui umatleta do bom humor.

G.N. - o que o super-homem representa pravocê?

Clark - Representa umpersonagem que por trásde suas roupas têm umacapa um "S" de Super nopeito e que sente quan-

do o mal está para acon-tecer, como já vimos nosfilmes ele tem habilida-de de voar, superforça,resistência de aço, raioslaser disparados pelosolhos e sopro congelan-te. Também foi o primei-ro personagem a con-quistar os triunfos dobem e seus valores sãoinspiradores combaten-do crimes urbanos. Eu,como toda criança um diasonhei em ser um super-herói e com certeza omeu sonho era de voar.Mas a minha verdadeirainspiração vêm de Jesus.Ele é o meu Superman efoi Ele que veio ao mun-do para salvar a humani-dade, sem capa ou S nopeito, vencendo todo omal e a própria mortepara nos dar vida eternae destino na terra.

G.N. - Qual é a suakryptonita?

Clark - O diabo queanda ao nosso derredore seu eu não me alinharcom Deus todos os diasem nome de Jesus emoração e relacionamen-to, qualquer coisa podeme enfraquecer e derru-bar, principalmente atentação da carne. Nóscomo crentes, temos po-der e autoridade nomundo espiritual para

combater principados epotestades, e é o Espíri-to Santo de Deus que mefaz combater a "Krypto-nita" (os demônios),porque a palavra deDeus diz: "Aquele queestá em pé cuidado paraque não caia."

G.N. - Já disputou al-guma eleição?

Clark - Nunca, será aprimeira eleição. Em2012 eu estava em outropartido politico e tenteime lançar na eleiçãomunicipal como verea-dor, mas não tive a opor-tunidade nem de con-correr. Logo em seguida,procurei outro partido oqual sou filiado hoje queé o PSC e tive a oportu-nidade de me lançar naseleições desse ano con-correndo uma vaga naAssembleia Legislativado Paraná como Deputa-do Estadual e o meu nú-mero é 20.040.

G.N. - Qual igreja fre-quenta? Converteu-sequando e por quê?

Clark - Frequento aIgreja Evangélica Templodas Águias, no bairroonde moro "Bairro Alto"há 4 anos, onde tive umencontro com Deus nodia 06-07-2010 e 5 mesesapós já me batizei. Foiquando me tornei novacriatura e à partir dessedia eu pude combater akryptonita com força vin-da do céu daquele queestá assentado no Alto eSublime Trono.

Me converti porque apalavra de Deus diz quejá fomos predestinadose justificados. Eu estavacom síndrome do pânicohá uns 6 meses antes deJesus começar a Gover-nar a minha vida, eu ten-tei sair dessa sozinhomas não tive sucesso al-gum. Até que um dia euabri o meu coração paraminha esposa, porque

ate então eu escondiaessa maldita doença queé a cólera do século XXI.Tive dias de crises queeu achava que iria mor-rer, me dava até ataquecardíaco, meu coraçãovinha na boca, corria parao hospital a pressão es-tava normal mas o cora-ção a milhão semprecom medo de morrer.

Mas agora é assim; ómorte onde está o teuaguilhão. Até que umairmã abençoada amigade trabalho da minha es-posa me fez um convitepara um culto de oração,foi aí que estava na igre-ja Deus o Pastor Irã e eu.E desde então foi umprocesso de libertação,restituição e destrava-mento na minha vida,porque fomos geradosem Deus antes da criaçãodo mundo, e o nossodestino é o céu, mas sópodemos chegar lá atra-vés de Cristo.

G.N. - Quais são assuas bandeiras políticas?

Clark - Olha sem dis-curso futurístico, vou serbem claro, lutarei porleis que preservem acontinuação da família,defenderei uma lei ondenas escolas iremosacrescentar uma matériade ciências políticas,essa geração precisa sa-ber o que é a política.Porque vemos sempreos mesmos, enganado efrustrando os sonhos dasociedade e nós ficamosde mãos atadas achandoque sempre será assimmesmo, chega de con-formismo.

Vou batalhar por umalibertação política para opovo e nova geração doEstado do Paraná. Por-que pra mim não existeuma mudança e um re-forma política sem a in-tervenção de Deus, asantidade do Senhortem que ser aplicada nas

entranhas da corrupçãoe do mal caráter dos ho-mens que hoje legislam,sem o temor de Deus.Porque não existe boaintenção quando nãoexiste amor à verdade, enão existe amor à verda-de, quando não existebusca da verdade, sómudaremos a situação eo ambiente político coma verdade e a justiça deDeus em nós.

G.N. - Quem são seusheróis na política?

Clark - José Governa-dor do Egito, ele gover-nou em terra de afliçãoe quando examino as es-crituras tiro proveito demuitos fatos que ocorre-ram em sua vida. E Dani-el homem integro e retodiante de Deus, não seprostrou para a Babilô-nia. V ivemos hoje emum ambiente nada favo-rável politicamente, masquando Deus resolveagir, quem impedirá! "Sêforte, pois; pelejamosvaronilmente pelo nos-so povo e pelas cidadesde nosso Deus; e faça oSENHOR o que bem lheparecer. 2 Samuel 10:12"Amo a minha terra! ,#Para Deus ser reconhe-cido na Babilônia ele temque usar alguém e somoseu e você ! Amém

Ewerson Alves da Sil-va, o Clark Crente, Casa-do há 15 anos com DeiseCristina Machado da Sil-va (professora da RedeMunicipal de Curitiba) e

#Muitos acreditam quepolítica não têm nada aver com a igreja, ecolocam um muro deseparação, isso é umideal abstrato, medigam como é possívelcomo seria umasociedade onde não háuma zona deintercessão entrepolítica e a igreja, comofuncionaria, isso ématerialmenteinconcebível. Eenvolver-se na política éuma obrigação para umCristão. Nós, os cristãos,não podemos fazercomo Pilatos, lavar asmãos, não podemos, seraplaudidos pela plateiade fieis e entregar aresponsabilidade namão do povo. Temosque nos meter sim napolítica, porque apolítica é uma dasformas mais altas, decaridade porque busca obem comum.#RENOVAÇÃO JÁ

#As ideias interessamquando se trata de um"homem" que age emfunção das suasconvicções, somoscapazes sim, de dirigir anossa conduta políticapelo que cremos, poisDeus depositou em nóso vigor intelectual emoral necessário paraos predestinados impora sua convicção pessoalque esta em CristoJesus.

pai de Maria CarolinaMachado da Silva, de 11anos de idade. Moradordo Bairro Alto há 33 anos,desde que nasceu. Cien-te das necessidades dosmoradores do seu bairroe de toda a cidade de Cu-ritiba. Clark Crente sem-pre estudou em escolaspúblicas do Bairro Alto,numa época em que aeducação e os professo-res eram mais valoriza-dos. Um de seus sonhosé que essa valorizaçãoocorra novamente. Alémde questão da educaçãoClark Crente também in-centiva o esporte em to-dos os seus segmentos.Pois acredita que o es-porte é fundamentalpara a qualidade de vidadas pessoas. Clark é sur-fista de Cristo, nadadore corredor.

Através do esporte,Clark já teve a oportuni-dade de conhecer paísescomo Peru e Nicarágua,onde pôde participar emação conjunta com mis-sionários de outros paí-ses em trabalho socialcom crianças carentes,transmitindo amor, ale-gria e esperança. ParaClark Crente suas bata-lhas pela busca de justi-ça social e melhor quali-dade de vida da popula-ção são fundamentadaspela vida em Cristo,onde busca força e espe-rança. Seu compromissoé com a verdade, a ética,a justiça e a valorizaçãodo cidadão.

Marcos Cley com o Clark Crente Superman

Page 12: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News12 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Brasil

O sol já estava alto, poucoantes das 9h desta quinta-fei-ra, quando uma estrofe de Ma-deira que cupim não rói, músi-ca de Alceu Valença, tocava emalto volume na esquina da casado ex-governador EduardoCampos (PSB-PE), na zona nor-te de Recife, por um amplifica-dor atado ao guidão de umamoto: "Viemos defender a nos-sa tradição, e dizer bem altoque a injustiça dói, nós somosmadeira de lei que cupim nãorói". Os olhos do piloto, PauloRoberto Barbalho Moura, 43anos, um homem simples, la-crimejavam.— Eduardo era fãde Alceu Valença. Ele gostavamuito dessa música — afirmaPaulo Roberto.

A canção não deixa de seruma síntese do sentimento dopovo pernambucano em rela-ção à trágica morte de Campos:o falecimento prematuro éconsiderado uma tragédia, maso legado político e afetivo fica-rá na memória, algo que o aci-dente não irá roer.Campos eraquerido pela população por-que, em quase oito anos degoverno, alcançou desenvolvi-mento econômico e redução dehomicídios. Ele ainda conser-vou a imagem quase folclóricade homem simples e afável,neto do líder histórico MiguelArraes e amigo do escritor Ari-ano Suassuna, ícone culturalfalecido no mês passado. Tam-bém a fé católica aproximavaCampos do povo humilde.

— Ninguém vai substituirEduardo. Quando nos encon-tramos uma vez, na missa deSão Lourenço da Mata, ele mebeijou a testa — contou LurdeLopes, 65 anos, que nesta quin-

Pesar com a perda de Eduardo Cta estava em uma lotada Igrejado Carmo, no Centro, e, nãosuportando a emoção, caiu nochoro.

Poucos metros adiante, naPraça do Carmo, Roberto Bar-bosa, 46 anos, falava e gesticu-lava agitadamente em uma ban-ca de coco.

— Foi um bom governador,mas ainda temos muitos pro-blemas. A vez dele era em 2018,com o apoio do Lula — teori-zou Barbosa, simpatizante doPT, que revelou admiração peloentão adversário.

A popularidade de Camposse estende a todas as faixas so-ciais. No bairro Casa Amarela,de classe média, as amigasAmanda Braga, Juliane Miran-da e Gabriela Fiuza — as duasprimeiras, designers de moda— também falaram sobre a per-da.

— Muita gente tinha víncu-lo afetivo com ele. Somos fru-to da efervescência econômicaque ele trouxe ao Estado — dis-se Juliane, apontando para acasa rosada onde fica a empre-sa tocada pelo trio.

Na capital pernambucana,há a certeza de que Campos étradição, madeira de lei quecupim não rói.

Corpo de Eduardo Camposvai ser velado no Recife Eduar-do Campos nasceu respirandopolítica e era uma das lideran-ças jovens mais respeitadas dopaís. Confira a trajetória políti-ca dele.O corpo de EduardoCampos vai ser velado no Reci-fe. A família está recolhida nacasa onde Eduardo Camposmorava, na zona norte de Reci-fe. A viúva Renata Campos, oscinco filhos, todo mundo está

muito triste. Ninguém conver-sou com os jornalistas.A mãe deEduardo Campos, a ministra doTribunal de Contas da União,Ana

Arraes estava trabalhandoem Brasília e foi imediatamen-te para Recife quando soube doacidente. Também muito aba-tida, não conversou. Só quemconversou com a imprensa foio único irmão que ele tinha,Antônio Campos, que falou emnome da família.

A família decidiu que não vaibuscar o corpo em São Paulo. Ador é muito grande. Não dápara dizer horário do enterro edo velório porque tudo depen-de da liberação do corpo e dosrestos mortais. Mas, já está de-finido que o corpo vai ser vela-do no Palácio do Campo dasPrincesas, sede do governo doEstado.

Haverá uma missa campal eo enterro vai ser no cemitériodo Santo Amaro, na área cen-tral do Recife, onde tambémestá o tumulo do ex-governa-dor Miguel Arraes, avô deEduardo Campos. Tragédia difí-cil de entender, ninguém acre-dita ainda. Eduardo Camposnasceu respirando política e erauma das lideranças jovens maisrespeitadas do país.

Quando a notícia chegou,muita gente foi ao Palácio doCampo das Princesas, sede dogoverno de Pernambuco.

O governador de Pernam-buco, João Lyra Neto, decretousete dias de luto oficial pelamorte do ex-governador e can-didato à presidência EduardoCampos. “Um dos momentosmais difíceis da minha vida.Perdi um amigo e perdi umgrande líder político que Eduar-do se tornou durante a sua tra-jetória política, chegando a ser

candidato à presidência da Re-pública”, afirma João Lyra Neto,governador de Pernambuco.

A polícia precisou interditara rua onde fica a casa da famíliade Eduardo Campos, na zonanorte do Recife. Parentes eamigos foram prestar solidari-edade à mulher de Eduardo,Renata Campos, e aos cinco fi-lhos do casal. Quem falou pelafamília foi o irmão de Eduardo,o advogado Antônio Campos.

“Perdi um irmão muitoamado que foi um grande ami-go. Mas ele morreu lutandopelos seus ideais”, diz AntônioCampos, irmão de EduardoCampos.

A mãe de Eduardo Campos,Ana Arraes que é ministra doTribunal de Contas da União,estava em Brasília quando sou-be do acidente. Ela só conse-guiu chegar ao Recife no inícioda noite. “Não há conforto, nãohá palavras que console umamãe que perde um filho bri-lhante, inteligente, no auge dacarreira. Hoje, o Brasil está todode luto”, lamenta José MúcioMonteiro, ministro do TCU.

Eduardo Campos nasceu noRecife, no dia 10 de agosto de1965. No último domingo (10),completou 49 anos. A políticaestava no sangue de EduardoCampos. Ele era neto de MiguelArraes, um dos maiores nomesda esquerda brasileira que foideposto e preso em 1964 peladitadura militar.

Arraes foi para o exílio em1965 e só voltou com a anistia.Nos anos 80, Eduardo se enga-jou na política, sempre ao ladodo avô. Aos 21 anos, concluiu ocurso de Economia pela Univer-sidade Federal de Pernambu-co.

Venceu a primeira eleiçãopara deputado estadual, pelo

Partido Socialista Brasileiro, PSB.

Em 1994, foi eleito deputado federal, mas ficou em Penambuco para fazer parte dsecretariado do terceiro goveno de Miguel Arraes no estadoEm 1998 e 2002, foi reeleito deputado federal. Em 2004, Campos foi nomeado ministro dCiência e Tecnologia do primero governo Lula. Logo depois dmorte de Miguel Arraes, há anos, também em um dia 13 dagosto, Eduardo Campos assumiu a presidência nacional dPSB. E começou a se destacacomo uma liderança na políticnacional.

Em 2006, foi eleito pela prmeira vez governador de Penambuco. Reeleito em 2010, foum dos governadores mais bemavaliados do país. Em abril deste ano, quando deixou o goveno de Pernambuco para se candidatar a presidente, disscomo se sentia ao deixar o cago. "Com a consciência do dever cumprido. Animado com futuro de Pernambuco, com futuro do Brasil. Pronto paruma nova jornada”, afirmoEduardo Campos, em abril d2014.

Eduardo Campos era canddato ao cargo de Presidente dRepública pelo PSB.

Eduardo Campos morreu nmanhã do dia 13 de agosto d2014, em um desastre de aviãem Santos.

Natural da capital pernambucana de Recife, EduardHenrique Accioly Campos nasceu em 1965 e é formado emEconomia pela UniversidadFederal de Pernambuco. Netdo ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, Eduardsempre esteve ligado à polítice iniciou uma participação ma

Eduardo Campos com o filho recém-naEduardo Campos com a família na comemoração do Dia das Mães

Page 13: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 13Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Brasil

mpos é comum a pobres e ricos

tiva como presidente do Dire-ório Acadêmico da universida-e que estudou.

Em 1987 participou da cria-ão da primeira secretaria deiência do Nordeste e em 1990liou-se ao PSB onde conse-uiu o seu primeiro mandatoomo Deputado Estadual deernambuco. Quatro anos de-ois conseguiu ser eleito Depu-ado Federal, em 1995 ficou aoerviço de Pernambuco comoecretário do Governo e em996 como Secretário da Fazen-a. Em 1998 foi reeleito comoeputado Federal e outra vezm 2002.

Em 2004 foi Ministro da Ci-ncia e Tecnologia e em 2006oi eleito pela primeira vez aoargo de governador de Per-ambuco, sendo reeleito em011.

CARGOS EXERCIDOSEm 1990 foi eleito Deputa-

o Estadual por Pernambuco.Foi eleito Deputado Federal

or Pernambuco em 1994 e re-leito em 1998 e em 2002.

Em 2006 foi eleito Governa-or de Pernambuco e reeleitom 2010.

Brasil amanhece em choquepós morte de Eduardo Campos

Personalidades políticas, fa-miliares, amigos e simpatizan-es do ex-governador de Per-ambuco Eduardo Campos,

morto em um acidente aéreom Santos, aguardam a chega-a do corpo em Recife, ondele será velado.

Até a manhã do último dia4, porém, ainda não havia pre-isões sobre quando poderiaer realizado o translado."Umaérie de procedimentos e trâ-

mites burocráticos devem rea-zados em Santos antes queossamos levar o corpo para

Recife", disse um assessor doPartido Socialista Brasileiro(PSB) no último dia 14.

Campos era candidato à Pre-sidência pelo PSB e o terceironas pesquisas de intenção devoto para as eleições de outu-bro. Sua morte em um aciden-te trágico causou grande como-ção em todo o país e lançouuma série de dúvidas sobre acorrida eleitoral.

REAÇÕESA presidente Dilma Rousse-

ff, colega de ministério de Cam-pos no primeiro governo Lula,decretou três dias de luto ofi-cial pela morte do candidato eanunciou ter suspendido seuscompromissos de campanha.

"Hoje o Brasil está de luto esentindo uma morte que tiroua vida de um jovem políticopromissor", disse Dilma, em umpronunciamento.

"Sem dúvida esse é um mo-mento de pesar, um momentode tristeza. Somos afetadospela fragilidade da vida, mastambém pela força e exemplodas pessoas."

O candidato do PSDB à Pre-sidência, Aécio Neves, tam-bém lamentou a morte deCampos. Em discurso, disse que"hoje é um dia de imensa tris-teza para todos os brasileiros epara todos aqueles que acredi-tam na boa política".

"Eduardo era um dos maio-res representantes da boa po-lítica. Convivi mais de 20 anoscom o Eduardo e tenho por eleuma admiração que não termi-nará com sua morte trágica. Elefará uma falta imensa na políti-ca nacional."

Campos, de 49 anos, era ca-sado com a economista Renatade Andrade Lima Campos, de 47anos, e tinha cinco filhos - umdeles de apenas sete meses.

O acidente que matou o can-didato aconteceu na manhã dequarta-feira e suas causas es-tão sendo investigadas.

A caixa-preta da aeronavefoi encontrada no fim da tardee peritos foram enviados parao local do acidente para anali-sar os corpos e destroços.

Segundo informações daAeronáutica, o jato que levavao ex-governador de Pernambu-co ao litoral paulista saiu doAeroporto Santos Dumont, noRio de Janeiro, com destino aoaeroporto de Guarujá, em SãoPaulo.

A aeronave levava outrasseis pessoas - o fotógrafo dacampanha, um cinegrafista,

NO DIA EM QUE OS FILHOSDO POBRE E DO RICO, DOPOLÍTICO E DO CIDADÃO,DO EMPRESÁRIO E DOTRABALHADOR,ESTUDAREM NAMESMA ESCOLA...NESSE DIA O BRASILSERÁ O PAÍS QUEQUEREMOS.

EDUARDO CAMPOS

dois assessores e os dois pilo-tos – e caiu em uma área resi-dencial quando se preparavapara pousar.

NOVO CANDIDATOSem Campos, o PSB e os par-

tidos que fazem parte de suacoligação têm dez dias para es-colher um novo candidato, deacordo com as regras da lei elei-toral.

A mais cotada é Marina Sil-va, vice-presidente na chapa,mas ainda não está claro se onome será aprovado pelas lide-ranças do PSB.

Marina foi para Santos paraacompanhar o resgate do cor-po do candidato.

"Essa é uma tragédia quenos impõe luto e profunda tris-teza", disse a colega de chapa,visivelmente abatida.

"Durante esses dez mesesde convivência aprendi a res-peitá-lo, admirá-lo e a confiarem suas atitudes e ideais devida."

Em nota, o PSB lembrou quehá exatos nove anos morriaMiguel Arraes, líder histórico dopartido e avô de Campos.

"Perdemos Eduardo Cam-pos quando mais o Brasil preci-sava de seu patriotismo, seudesprendimento, seu deste-mor e sua competência", diz anota.

"Não é só Pernambuco e suagente que perdem seu líder,não é só o PSB que perde seulíder. É o Brasil que perde umjovem e promissor estadista."

Miguel de Andrade Lima Campos

Local da queda do avião que trazia Eduardo Campos

ENTENDA O ACIDENTE

Page 14: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News14 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Geral

Um barulho ensurdece-dor de turbinas de aviãoseguido por uma explosãode grandes proporções,poeira e muita fumaça. Éassim que os moradores dobairro do Boqueirão emSantos, no litoral paulista,descrevem o acidente aé-reo que matou o candidatoà Presidência EduardoCampos e membros de suaequipe de campanha namanhã da quarta-feira.

Segundo a polícia, alémde Campos outras seis pes-soas que estavam na aero-nave morreram. A explosãoatingiu ao menos 16 imó-veis e deixou quatro feridosem solo.Enquanto bombei-ros e policiais passavam odia trabalhando em buscade restos de corpos de víti-mas, centenas de morado-res saíam às ruas no localda queda do avião para ten-tar entender o que estavaacontecendo e oferecer al-guma ajuda caso fosse ne-cessário. Impressionadoscom o acidente, eles des-creviam o que tinham vistoainda em choque e se soli-darizavam com os vizinhosmais afetados com a tragé-dia.

O protagonista de umadessas histórias foi ViníciusLopez, dono de uma escolade inglês próxima ao localdo acidente. Ao ouvirem aexplosão e sentirem o chei-ro do querosene queiman-do, ele e um amigo corre-ram para fora do prédio eforam ajudar duas mulhe-res que estavam presas emuma das casas atingidas.

"Eu estava na escola eouvi um barulho muito for-te, como a passagem de umavião. Então eu corri parafora e pulei o muro para aju-

dar duas senhoras que es-tavam em uma casa", dis-se à BBC Brasil. Após tiraras duas do local, ele paroupara reparar nos escom-bros e resume o que viu:"cenas de destruição".Moradores do Boqueirãoajudaram a socorrer pesso-as presas em imóveis atin-gidos por avião.

"Estava tudo destruído,um buraco enorme, fogopor tudo quanto é lado, nasjanelas e na casa dos fun-dos. Tudo completamentedestruído. A gente tirou aspessoas de lá e tambémsaiu para ficar todo mundoem segurança", afirmou.

Julia Nagamine contaque era sua irmã e mãe queestavam na casa e que, poruma diferença de 20 minu-tos, ela mesma não viveu aexplosão de perto. A irmãdela chegou a sofrer feri-mentos leves nas costas,mas passa bem. A mãe saiuilesa.

"Eu tinha saído de lá pracomprar umas coisas, quan-do vi o que aconteceu, euliguei pro Vinícius, ele medisse que elas já estavam asalvo e eu corri pra cá. Ven-do a casa assim de frente,parece que não aconteceunada, mas lá no fundo estáirreconhecível, destruiutudo”, descreveu.

Mesmo horas após oimpacto do acidente, Viní-cius Lopez ainda se mostra-

va em choque com o queestava vendo, especial-mente após a morte docandidato Eduardo Camposter sido confirmada. “Eu vio Eduardo Campos dar umaentrevista um dia antes, eleestava lá tão bem e de re-pente acontece tudo issoaqui do lado da gente.”Aomenos 50 pessoas tiveramque deixar suas casas devi-do ao acidente. Os 16 imó-veis que foram atingidoscom destroços do acidenteforam interditados, e aenergia chegou a sercortada em todo o quar-teirão ao longo do dia, sósendo reestabelecida nascasas onde não estãosendo realizadas as bus-cas por volta de 20h.Lourdes Rinaldi, que é vi-z inha das casas maisatingidas com o acidente,conta que passou o dia"sem rumo", buscando in-formações e checando seos vizinhos estavam bem.Ela diz que achou que a ex-plosão estava acontecendoem sua própria residência,tamanho o impacto dela.

"Eu estava na cozinha,pensei que tivesse explodi-do o gás, o barulho foi mui-to forte, parecia aqui den-tro. O vidro do meu banhei-ro quebrou, a porta da mi-nha sala quebrou, até umpedaço do telhado caiu”,contou dona Lourdes, quefoi à casa de um vizinho que

teve estragos ainda maio-res. "A parte de trás da casado sr. Jean danificou muito,a cozinha ficou toda que-brada, na parte da piscinadetonou, não dá nem praver a água nela, tá tudocoberto. Tem até umaguarnição do avião ali den-tro.”

Outra moradora da re-gião, a jovem de 22 anos,Beatriz Regina, estava searrumando para ir traba-lhar quando sentiu o estron-do da explosão do avião enão pode conter o desespe-ro. Ela disse que a queda dojatinho provocou uma ven-tania e a grande quantida-de de fumaça e fogo deixouos moradores do quartei-rão em pânico.

"Eu estava me vestindoe aí começou a bater umvento muito forte, mas naverdade era a pressão doar. Eu vi as pessoas corren-do, alguns iam em direçãoao local do acidente falan-do que um avião tinha caí-do, mas na hora você nãoacredita".

"Tinha uma fumaça for-te e preta, o cheiro de quei-mado, tinha muitos estilha-ços, até uma peça com umapequena identificação daaeronave. Na hora eu sentimedo você fica com medode explodir alguma coisa amais", conta. "As pessoasestavam assustadas, algu-mas até passando mal,

principalmente idosos."Cenário chocanteO ca-

pitão dos Bombeiros, Mau-ro Palumbo, explica que aintensidade da explosão fezcom que o estrago atingis-se áreas enormes, dificul-tando a busca. "A gentemal consegue encontrarpedaços concretos doavião, não dá nem pra re-conhecer os fragmentos,porque são muito pequenose se espalharam por todo olugar".

Centenas de pessoasestão envolvidas nas bus-cas, incluindo 45 bombeirose outras dezenas de polici-ais militares e federais,além de membros da aero-náutica e outros peritos.

As cenas de destruiçãoda tragédia, segundo o di-retor do Deinter 6, da Polí-cia Civil de Santos, AldoGaliano Jr., são muito im-pactantes. "É realmentemuito chocante ver a situ-ação. Um cenário muitotriste", falou à BBC Brasil.

Ele conta que um pa-rente de Eduardo Camposchegou a ir até a prefeitu-ra de Santos na tarde daquarta-feira e pediu paraser levado para o local doacidente. "Nós felizmenteo convencemos a desistir.Tanto ele quanto familiaresdos dois fotógrafos tam-bém queriam vir e nós ex-plicamos que seria muitoimpactante mesmo."

Ainda de acordo comGaliano Jr., cerca de 90%dos restos mortais das víti-mas já foram encontradosaté a noite desta quarta. Osecretário de SegurançaPública Fernando Grellaafirmou que o processo deidentificação das vítimas jáestá sendo feita no Institu-

Explosão de jato leva terror e despertasolidariedade em moradores de Santos

to Médico Legal de SãoPaulo, principalmente pormeio de exames de arcadasdentárias. "Em alguns ca-sos vai ser necessário o (usode exames de) DNA, que jáforam pedidos", afirmou.

EXPLOSÃO NO SOLOO clima estava nublado

e chuvoso na hora do aci-dente, mas ainda não épossivel saber quais foramas causas da queda da ae-ronave. Segundo Galiano,há fortes indícios de que ojato tenha explodido ao sechocar contra o solo, e nãodurante o voo, principal-mente levando em conside-ração a distância que osdestroços percorreram.Mais cedo, testemunhashaviam dito que o avião es-taria em chamas ainda emvoo."A gente acredita queo avião só explodiu quandoestava no solo, até porquedá para saber que o pilotoestava consciente no mo-mento que tentava encon-trar uma área aberta parapousar sem fazer grandesestragos. Ele foi heroico,desviou o avião e ele só caiunessa área que é um quin-tal e tem um bambuzal dolado. O estrago poderia tersido bem maior", explicouo delegado. Ele pratica-mente descartou a hipóte-se de atentado e disse queas maiores probabilidadesde causa para o acidentesão falha humana ou técni-ca. "A aeronáutica já estácom as duas caixas pretase vai poder esclarecer issoem breve."

A investigação sobre ascausas do acidente estãosendo lideradas por peritosda Força Aérea . Além dis-so um inquérito foi abertopela polícia para apurar sehouve imperícia ou negli-gência de pessoas envolvi-das no caso. Apesar do mautempo em Santos – choveumuito durante toda a quar-ta-feira -, as buscas nãopararam no local e a expec-tativa da Policia Civil é queelas terminem até o dia 15.

Page 15: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 15Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Política

Segundo o site O Dia, opovo de Recife acredita queEduardo Campos tenha sidovítima de um atentado.

Ex-governador do estadomorto em tragédia aérea noultimo dia 13 é o assunto maisdebatido pelas ruas de Reci-fe, segundo a matéria, é qua-se unanime a a suspeita popu-lar de que campos teria sidovítima de um homicídio, e nãode um acidente, como temsido divulgado.

O Dia cita alguns comentá-rios de populares, como o dogarçom Múcio Santana: “Ele

Em Recife pessoas falam em ‘atentado’ contra Eduardo Campossabia que corria esse risco. Afamília sabia. Tanto que nuncaviajava no mesmo avião que oprimogênito, João. Assimcomo ele também evitava vi-ajar no mesmo avião que o avôArraes. Político que pensa nopovo não pode durar muitoporque os poderosos não dei-xam”.

O jornaleiro Marivaldo Go-mes: “Não tem um pernambu-cano que não desconfie dessamorte. O avião virou uma bolade fogo em pleno ar. Como as-sim? Era um dos aviões maismodernos do mundo. Tem tre-

ta nisso daí, pode crer quetem”

Já o coordenador da cam-panha de Campos no Rio, Ru-bens Bomtempo, que tambémé prefeito de Petrópolis, dis-se não acreditar nessa possi-bilidade. “Prefiro nem acredi-tar numa coisa dessas. Achoque não dá para descartar nadanesse mundo, mas acho quenão foi isso. É natural que ospernambucanos tenham estaimpressão, já que Eduardo eraum grande líder e virou umaespécie de herói regional. Masprefiro crer que não”.

A ex-ministra do MeioAmbiente e candidata àVice-Presidência da Repú-blica Marina Silva aceitou sercabeça de chapa da coliga-ção Unidos para o Brasil, emsubstituição ao ex-governa-dor de Pernambuco Eduar-do Campos (PSB), que mor-reu quarta-feira (13), emacidente aéreo em Santos,no litoral de São Paulo. Hoje(15), o presidente do PSB,Roberto Amaral, foi à casade Marina para saber se elaautorizava uma consulta ao

Marina aceita substituir Campos e autoriza consulta ao PSBPresidente do PSB conversou com a ex-ministra, que autorizou consulta ao partido sobre a candidatura dela ao cargo

partido sobre a candidaturadela ao cargo.

Segundo o líder do PSB naCâmara dos Deputados, BetoAlbuquerque (RS), a ex-minis-tra aceitou que seja feita aconsulta para saber se o parti-do concorda com sua candida-tura à Presidência da Repúbli-ca em substituição a Campos.Beto Albuquerque confirmouque Marina disse sim à consul-ta e que aceita disputar a pre-sidência pela coligação forma-da pelo PSB, PPS, PPL, PRP,PHS, além da Rede Sustenta-

bilidade, que ainda não temregistro.

O deputado, que está emSão Paulo acompanhando ostrabalhos de identificaçãodas vítimas do acidente aé-reo de quarta-feira, infor-mou que foi à casa de MarinaSilva na noite de ontem (14),para lhe dar um abraço e con-versar sobre a necessidadede uma releitura da campa-nha de Campos e de ela ado-tar também o discurso quevinha sendo feito pelo ex-governador.

Page 16: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News16 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Geral

Devido ao período, do qualnos encontramos, decidimosfazer uma pequena entrevis-ta, com o candidato, ClaytonCosta Rosa. Nas próximas edi-ções, faremos entrevistas comdemais candidatos.

Clayton Costa Rosa, 39anos, evangélico, formado emTeologia pela FATEP, já foi ve-reador, candidato a vice-pre-feito, atualmente trabalhacomo corretor de seguros, énatural, e reside em Rio Bran-co do Sul.

Giro News - SenhorClayton, qual sua opinião, so-bre o Governo Federal, Esta-dual e Municipal?

Clayton Costa Rosa - Minhaopinião, sobre os respectivosgovernos, é convergente coma da maioria da população, to-dos esses governos, precisammostrar muito mais, em relação,aquilo que vem apresentando.

G.N. - Qual sua avaliação,em relação à juventude polí-tica, que milita em nossa cida-de, a saber, a juventude, queapoia os movimentos do PT?

Clayton - Trata-se de umgrupo de jovens escrupulosos,que desejam um futuro me-lhor para nosso pais, estado ecidade, todavia, eles são par-te de um grande movimento,e particularmente, não faço amesma atribuição, ao restan-te da agremiação citada.

G.N. - Quais às principaiscarências da região do Vale doRibeira?

Entrevista com o candidato aDeputado Estadual, Clayton Costa Rosa

Clayton - As carências sãomúltiplas, temos uma grandedeficiência na questão da mo-bilidade, ou seja, ônibus lota-dos, rodovias sem pavimenta-ção asfáltica, temos que supriruma grande falha na educa-ção, em questões inerentes aInfraestrutura e Desenvolvi-mento Urbano. Mas, a princi-pal mazela, retém-se na "saú-de", temos a falta de um hos-pital regional, hospitais exis-tentes, como é o caso de RioBranco do Sul, que é poucoestruturado, postos de saúdesem médicos especializados.Nas regiões de Cerro Azul,Doutor Ulisses, Bocaiúva doSul, também não temos hos-pitais, bem como unidades desaúde, sem o devido aparatopara atendimento, isso paranós, é inadmissível, uma vez,que custam vidas, e constitui-se dever, "obrigação" do Esta-do, proporcionar atendimen-to de qualidade a população,que paga altos tributos.

G.N - A região, da qual osenhor, propõem-se repre-sentar, no caso o Vale do Ri-

beira, nunca teve por cultura,eleger um Deputado, vocêacredita que isso irá mudar?

Clayton - Sim, acredito. Apopulação da nossa região, jásofreu muito por falta de re-presentação, não temos nin-guém na Câmara Estadual, quereivindique nossos direitos, eo povo esta consciente, creiona renovação em ambas as es-feras, tanto na Federal, comoEstadual.

G.N. - Você têm novos pla-nos em candidatar-se, a cargoseletivos?

Clayton - No momento não,estamos nos concentrandoapenas nesta questão, comrelação a candidaturas futu-ras, ainda não temos projetos.

G.N. - Você acredita quetêm chances de eleger-se?

Clayton - Sim, temos umaequipe bem estruturada, econtamos com uma populaçãosofrida, que não deseja per-manecer mais 4 longos anos,na mesma situação.

G.N. - Clayton, o que o se-nhor acha, dos chamados pa-raquedistas, que vem de cada4 anos?

Clayton - Acredito que osmesmos, irão ter uma surpre-sa na contagem dos votos, poisem sua grande maioria, fize-ram um péssimo mandato, le-gislaram em seu próprio favor,o povo esta atento, não serãoalguns litros de gasolina, queirá fazer uma população sofri-da, mudar de ideia.

"Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vista en-contrar-se em local não sabido, convidamos o Sr. Rafael Bento Fer-reira, portador da CTPS 0426262 - série 0030-PR, a comparecer emnosso escritório, a fim de retornar ao emprego ou justificar as fal-tas desde 30/06/2014, dentro do prazo de 48 hs a partir desta publi-cação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contratode trabalho, nos termos do art. 482 da CLT"

A exemplo de críticas edenúncias que tem se torna-do quase que rotineiras porFeliciano, em novo vídeo opastor e deputado federalpor São Paulo reconhece quejá esteve apoiando Dilma, edisse que ele e todo o povoevangélico já foi enganadouma vez pela atual presiden-te. Marco Feliciano lembradas andanças de Dilma nes-tas eleições em igrejas evan-gélicas tentando mais umavez enganar e conseguir osvotos evangélicos (Vale lem-brar que foi criado um comi-tê eleitoral específico peloPT para tentar aproximar oslíderes evangélicos de Dilma,e assim todos os evangélicosliderados)O deputado alerta

Feliciano diz que cristãos não podemmais se deixar enganar por Dilma

e denuncia projeto abortista do PT

aos cristãos para não se dei-xarem enganar novamentepelo PT de Dilma e cita umadas ações destrutivas à famí-lia do governo petista, que,segundo ele, tentou enga-nar os parlamentares paraque o congresso apoiasseum projeto de lei pró abor-to, o chamado projeto 'Cava-lo de Troia'.

Deputado Feliciano

Para Rir

Page 17: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 17Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Região

A Passarela do Varadou-ro que liga as regiões do La-geado e Freguesia, foi re-construída. O local além deinterligar localidades do nos-so Município também é umponto turístico muito conhe-

Reconstrução da Passarela do Varadouro em Cerro Azul

cido em todo o Estado, devi-do a rara beleza da região.Esta obra representa muitopara os moradores destaslocalidades e arredores epara todos que gostam deaproveitar a beleza da região

onde inclusive é ponto deapreciação de um dos circui-tos das Caminhadas da Na-tureza.

Vale destacar que alémda reconstrução foi feita aadequação do acesso, com a

construção de uma rampapara quem vem da região dafreguesia. Exibimos a primei-ra foto do local como se en-contrava e como está atual-mente para que seja feitauma comparação e claro a

valorização do trabalho rea-lizado. O Secretário ValérioStival e os funcionários daSecretaria Municipal deObras e Viação estão de pa-rabéns pelo trabalho realiza-do.

Page 18: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News18 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Geral

A Primeira Turma do Supre-mo Tribunal Federal recebeu,dia 12, denúncia contra o de-putado federal Carlos Rober-to Massa Júnior (Ratinho Júni-or, do PSC/PR) por supostaomissão de dados na presta-ção de contas de sua campa-nha ao cargo de deputado es-tadual no Paraná, em 2002.

A denúncia foi oferecidapelo Ministério Público Fede-ral (MPF) a partir de inquéritoinstaurado para apurar a pos-sível prática do crime previstono artigo 350 do Código Elei-toral (omitir informações emdocumento público ou parti-cular ou prestar declaraçõesfalsas, para fins eleitorais). Osindícios nesse sentido surgi-ram em outra investigação,sobre a movimentação de re-

Ratinho Jr. terá de responder a processo no STFpor declarações falsas na campanha de 2002

cursos de terceiros na contacorrente do empresário Alber-to Luiz Mattos Sabino.

Segundo a denúncia, partedos valores movimentadospor Sabino teria sido destina-da à campanha de Ratinho Jú-nior, em 2002. Foi constatadauma doação em dinheiro de R$80 mil supostamente efetua-

da pelo pai do candidato, oapresentador de TV Ratinho,na mesma data em que Sabi-no teria sacado em espécie omesmo valor de uma conta doBanco Bradesco. Além disso,as declarações colhidas apon-tariam o envolvimento de Sa-bino com a campanha, para aqual teriam sido destinadosrecursos que não pertenciamaos titulares das contas corren-tes em que estavam deposi-tados. Embora Ratinho Júnioralegue que as contas da cam-panha eleitoral de 2002 foramaprovadas pelo Tribunal RegionalEleitoral do Paraná, o MP susten-ta que tal fato não seria motivopara isentar o parlamentar daeventual responsabilidade cri-minal pela omissão das receitasque dela deveriam constar.

Está autorizada a aberturada licitação para as obras derestauração e ampliação detráfego da rodovia PR-090, en-tre Curitiba e Campo Magro.As obras, que serão feitasnuma extensão de 11 quilô-metros, vão ampliar a capaci-dade de tráfego da rodovia,por onde passam 17 mil veícu-los por dia. O Departamentode Estradas de Rodagem doParaná (DER-PR) definirá a em-

Autorizada licitação para obras naPR-090 entre Curitiba e Campo Magro

presa pelo menor valor pro-posto. O valor máximo é de R$25,4 milhões. A licitação con-templa serviços de terraplena-gem, drenagem, pavimenta-ção asfáltica e obras de artecorrentes e especiais (viadu-tos, passarelas, ciclovias),além de sinalização.

PROJETOO projeto contempla novo

pavimento para a pista princi-

pal do trecho, construção deterceiras faixas e melhorias nosistema de drenagem, além desinalização horizontal, verticale dispositivos de segurança. Areabilitação ambiental do lo-cal também será feita.

Serão construídas tambémtrês interseções em nível e umretorno que beneficiará osusuários dos bairros de Cam-po Magro que desejam ir sen-tido Curitiba.

Page 19: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 19Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Geral

Homem corta o próprio pênis e jogano rio para se vingar da esposa

No Vietnã, um homem resol-veu se vingar de sua esposa de-pois que ela o deixou furioso. Eledecidiu cortar o próprio órgãogenital. Para garantir que o pê-nis não seria mais encontrado, orapaz jogou o membro dentro deum rio. Segundo os médicos, res-taram apenas um terço do órgão

e a única funcionalidade que so-brou é urinar. Ou seja, o homemnão poderá mais ser pai pelos mé-todos tradicionais, ele será obri-gado a conviver com dores e ar-rependimento (será?).

Fica o mistério: Qual foi a mo-tivação da vingança? O que seráque a mulher fez para ele?

Uma secretária do Parla-mento da Suíça acabou sendosuspensa após fotos "chocantes"serem publicadas nesta quarta-feira pela imprensa local. Nasimagens, a mulher aparece nua.Ela, inclusive, teria o hábito depublicar fotos exibindo toda asua beleza, nua e crua, até mes-mo no local de trabalho.

Segundo o Parlamento, oafastamento da secretária tem

Secretária do Parlamento faz selfie nua e é suspensaEm algumas imagens, mulher aparece com pouca roupa no local de trabalho

como fim "proteger a reputaçãodo Parlamento e de seus servi-ços". A suspensão será mantidaaté que uma investigação inter-na esclareça os fatos.

Segundo a imprensa suíça, afuncionária possui mais de 11 milmseguidores no Twitter. As fo-tos com pouca roupa são co-muns e teriam, até mesmo, ima-gens dela em seu escritório emBerna.

Page 20: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News20 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Eleições 2014

E, tudo o que pedirdes emoração, crendo, o recebereis

Mateus 21:22

As eleições se aproximam e, com a chegada do horário eleitoral gratuitoobrigatório a partir de 19 de agosto, esse será o assunto do dia a dia dos brasileiros.Além de analisar bem o histórico e as propostas de cada candidato, muitos estarãose divertindo com algumas figuras inusitadas que aparecerão na TV e nos panfletospor todo o país. Entre eles, destaca-se o Jhôw, O Super- Homem, Super Zefa,Mulher Maravilha e Toninho do Diabo. Haja imaginação para os candidatos!!!

Com a chegada do horário eleitoral, candidatos pitorescos aparecem

Page 21: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 21Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Plantão Policial

Gerente de orfanato é preso apósdivulgação de vídeo chocante

Homem agredia crianças com pedaço de pau e chutesUm vídeo que está circulan-

do pelas redes sociais tem ge-rado revolta entre internautaspor todo o mundo. As imagensmostram Osama MohamedOthman, gerente do OrfanatoDar Meca Al-Mokarama, emGiza, no Egito, batendo em cri-anças com um pedaço de paue as chutando. Os menoreschegam a gritar de dor.

Denunciado pela própriamulher, que fez a filmagemsem que o homem percebes-se, Osama acabou preso apósa imagem ser publicada nodomingo, 4 de agosto, e se es-palhar pelo país, ao ponto deo presidente egípcio, AbdulFattah Al Sissi, pedir que me-didas fossem tomadas paraque os 'malfeitores' fossemlevados à justiça rapidamen-

te.Para se defender, Osama

argumenta que tratava os ór-fãos como filhos e que o casti-go aconteceu apóseles liga-rem a TV e abrirem a geladei-ra sem sua permissão. A mu-lher dele, porém, conta outrahistória. "Ele costumava baternas crianças e é por isso que

eu o filmei e coloquei o vídeona internet", afirmou ElhamEid Awad ao jornal local Al-Ahram.

Os órgãos foram transferi-dos para um novo orfanato eum inquérito foi aberto parainvestigar o abuso. Se conde-nado, osama pode pegar atésete anos de prisão.

Josiel Cordeiro dos Santos,21 anos, foi encontrado mortoa pedradas, na madrugada dedomingo (03), às margens daEstrada das Catarinas, na re-gião central de Itaperuçu.

A suspeita é que o jovemtenha sido assassinado apósdeixar uma festa, que aconte-cia em uma chácara nas proxi-midades. Um rapaz de 21 anosfoi morto brutalmente na ma-drugada deste domingo (3) emItaperuçu. Josiel Cordeiro dosSantos foi assassinado a pau-ladas e pedradas durante anoite, na Estrada dos Catari-nas, no Centro da cidade. Logodepois da morte do jovem, umrapaz de 18 anos, identificadocomo Oseias Farias, foi presoe deu início às dúvidas para apolícia.

Segundo o delegado Vol-taire Garcia, até o momentosão duas hipóteses mais pro-váveis para o crime. A primei-ra é de que Josiel tenha seenvolvido em uma briga e asegunda é de que Oseias te-nha matado o rapaz sozinho.O motivo ainda é desconheci-do.

Durante a madrugada, umabriga teria acontecido na ruaem que houve o assassinato.Josiel foi encontrado morto eOseias foi preso horas depois,a menos de três quilômetrosdo local do crime. De acordocom a Polícia Militar, Oseias,que estava todo sujo de san-gue, foi abordado depois que

Jovem é assassinado a pedradas em Itaperuçu

levantou as suspeitas dos po-liciais, na Rua Crispim Fur-quim. "Em primeiro momen-to, ele disse que não tinhanada a ver com a morte do Jo-siel, mas estava todo sujo desangue e acabou confessandoaos policiais, que o encami-nharam à delegacia", explicouo delegado, que autuou Osei-as em flagrante por homicídio.

POSSÍVEL RIXANa delegacia, ele contou

que não matou Josiel sozinho."Ele até tentou dizer que nãotinha nada a ver com a morte,mas durante o interrogatório,até por estar com várias mar-cas de sangue na roupa, aca-bou confessando, mas ele fa-lou que houve uma briga commais pessoas, que se juntarampara matar o rapaz", disse Vol-taire.

Segundo Oseias, ele e osoutros jovens teriam discuti-do com o rapaz e a discussãoacabou em pancadaria. Elechegou a citar nomes de ou-tros dois rapazes que esta-riam envolvidos, mas o de-legado não divulgou os no-mes por motivo de seguran-ça e para não atrapalhar asinvestigações. "Apesar deter passado os nomes, nãosabemos se ele está falando averdade ou tentando culparoutras pessoas pelo crime queele pode ter praticado sozi-nho. Vamos tentar identificarestes dois rapazes e, com cer-teza, serão ouvidos na delega-cia para saber se houve mes-mo a tal briga e se eles partici-param do crime", explicou.Oseias fica preso e aguarda,agora, o decorrer das investi-gações.

Um graveacidente en-tre um cami-nhão e umamotocicleta,na Rua Dele-gado Theo-lindo Ribas,em Almiran-te Tamandaré, na região me-tropolitana de Curitiba, deixouum homem de 36 anos grave-mente ferido. A motocicletaem que Lineu David dos San-tos Mendes estava, no fim damadrugada desta sexta-feira(15), parou embaixo da carre-ta e ele teve ferimentos gra-ves.

O soldado Romualdo, daPolícia Militar (PM), comentoua dinâmica do acidente. "O ca-minhoneiro estava entrandoem uma fábrica e o motociclis-ta, que segundo testemunhasvinha em alta velocidade, ba-teu contra o veículo e parouembaixo dele. O rapaz sobre-

Ossada é encontrada após cãoaparecer carregando pernas humanas

Depois que um cachorroencontrou duas pernas huma-nas, em menos de uma sema-na, moradores do bairro Boi-xininga, em Almirante Taman-daré, realizaram um mutirão eencontraram o restante docorpo em um matagal.

Polícia tem suspeitos deassassinato no carro em Cam-po Largo A delegacia de Cam-po Largo investiga a morte deCristiano Mello, 39 anos. Elefoi assassinado a tiros e gol-

pes de facão, dentro de umcarro, no bairro Aparecida, nanoite de segunda-feira (04).Uma testemunha viu dois ho-mens fugindo logo após os dis-paros.

Polícia investiga assassinato demulher em Almirante Tamandaré

Scheile Dias da Cruz, 26anos, contava com vários an-tecedentes criminais e podeter sido morta num acerto decontas. No entanto, não estádescartada a participação depoliciais no crime, porque aarma usada por uma pistola

ponto 40, de uso restrito dapolícia. A mulher foi encontra-da morta, com pelo menosquatro tiros, numa rua deacesso ao Contorno Norte, nobairro Cachoeira, em Almiran-te Tamandaré, na manhã de28 de julho.

Motociclista em alta velocidade entraembaixo de caminhão e fica ferido

viveu e, bastante ferido, foilevado ao Hospital Evangéli-co", descreveu.

Ainda de acordo com Ro-mualdo, o motociclista, quetrabalha em uma lavanderiano bairro Batel, em Curitiba,não tinha Carteira Nacional deHabilitação (CNH). O fato foiconfirmado pela mãe de Li-neu, Anaê Lins. "Vamos torcerpara que ele se recupere logo.Estava indo trabalhar", disseela.

O homem deverá passarpor exames e uma melhoravaliação no hospital. Os poli-ciais não souberam informarse ele corre risco de morte.

Page 22: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News22 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Esporte

Com 34 times, a 13ªedição da Copa Sul-Americana terá início napróxima semana, na ter-ça-feira (19), com a es-treia dos clubes de Bolí-via, Chile, Colômbia,Equador, Paraguai, Peru,Uruguai e Venezuela naprimeira fase, mas aindasem a presença de brasi-leiros e argentinos. Osclubes desses dois paísesvão iniciar o torneio ape-nas na segunda fase, apartir de setembro, e emconfrontos caseiros. Aexceção é o Lanús, atualcampeão, que inicia adisputa a partir das oita-vas de final.

A Sul-Americana teráos mesmos 47 partici-pantes das últimas duas

34 times estão na Copa Sul-Americana; Torneio começa dia 19edições, divididos emseis fases eliminatórias.As datas da primeira faseestão definidas, com jo-gos nos dias 19, 20, 26 e27 de agosto. A segundafase será em setembro.As oitavas e as quartas definal em outubro, as se-mifinais em novembro ea final em 3 e 10 de de-zembro. Isso significaque o mínimo de jogosque um clubes faz sãodois e o máximo, 12 –ex-ceto brasileiros e argen-tinos, que podem dispu-tar até dez partidas.

O campeão garantevaga na Copa Libertado-res-2015, na Recopa Sul-Americana-2015 e naCopa Suruga-2015, dispu-tada contra o campeão da

Copa da Liga Japonesa-2014. O regulamento éparecido com o da faseeliminatória da Liberta-dores e da Copa do Bra-sil. Isso significa que ogol marcado como visi-tante tem peso maior.Assim se um time vencerno campo do rival por 2 a1 e depois perder emcasa por 1 a 0 se classifi-cará mesmo assim.

PARTICIPANTESCada país adota um

critério diferente declassificação para a CopaSul-Americana. No casodo Brasil, garantem vagaos melhores times clas-sificados no Brasileirodo ano anterior e quenão se classificaram às

oitavas de final da Copado Brasil do ano corren-te, além do campeão daCopa do Nordeste-2014.Assim, estão confirma-dos o Sport (campeão daCopa Nordeste), Vitória(5ª no Brasileiro), Goiás(6º no Brasileiro), SãoPaulo (9º no Brasileiro),Bahia (12º no Brasileiro),Internacional (13º), Crici-úma (14º) e Fluminense(15o).

Os confrontos dos bra-sileiros estão definidos:São Paulo x Criciúma;Bahia x Inter; Goiás x Flu-minense; Vitória x Sport.Se o classificado for oSantos, os duelos seri-am São Paulo x Bahia;Santos x Inter; Goiás xCriciúma; Vitória x Sport.

ABAIXO, OS ÚLTIMOS CAMPEÕES:2013 Lanús 47 participantes2012 São Paulo 47 participantes2011 Universidad de Chile 39 participantes2010 Independiente 39 participantes2009 LDU 31 participantes2008 Internacional 34 participantes2007 Arsenal de Sarandí 34 participantes2006 Pachuca 34 participantes2005 Boca Juniors 34 participantes2004 Boca Juniors 35 participantes2003 Cienciano 35 participantes2002 San Lorenzo 21 participantes

A Equipe Foca Bikescom apoio do Jornal Giromais uma vez represen-tou a região dos Minéri-os de forma honrosa na6ª Etapa do CampeonatoMetropolitano de Moun-tain Bike realizado emColombo no dia 03.08.RESULTADOS OBTIDOSCategoria Pro 51 Km

Dionel Portes de França- Elite - 14ºPeterson Valle - Master

6ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bikerealizado em Colombo teve Foca Bikes no pódio!

35/39 - 31ºAntonio Ilson KotoviskiFilho - Master Estreante35 (Open) - 3º

Categoria Esporte 30 KmAndré Tomé - Juvenil - 9ºArtobelli dos SantosCosta - Expert - 38º

Rafael Binder - Sub 30 -49ºAlessandro Luiz de Lara -Sub 40 - 32º

Odinei José Moreira -Sub 40 - 37ºAdriano Yuji Suzuki - Sub40 - 45º

Em 106 anos de his-tória, o San Lorenzo deAlmagro, tradicionalclube argentino, nuncateve tanta visibilidadequanto nos dias atuais.Em 2013, com a nomea-ção do argentino JorgeBergoglio como papaFrancisco, veio a reve-lação de que Sua Santi-dade adorava futebol etinha um lugar especialpara o "Ciclón", como éconhecido na Argenti-na, em seu coração.Muitos ouviram falar,pela primeira vez, doclube aí.

A torcida do novopapa, coincidência ounão, fez com que o clu-be atingisse um novo

San Lorenzo vence a Libertadores e papa promete receber atletas no Vaticano

patamar. Se antes o "SanLore" era ridicularizadopelos torcedores rivaiscomo o "Club ArgentinoSin Libertadores deAmérica", fazendo refe-rência às iniciais do clu-be (CASLdeA), que signi-ficam Club Atletico SanLorenzo de Almagro, nanoite desta quarta-feira,

isso, definitivamente, fi-cou para trás.

Ao bater o Nacional,do Paraguai, em umNuevo Gasometro lota-do, a equipe acabou comtal estigma e faturou aLibertadores da Américapela primeira vez em suahistória.

A noite de Buenos Ai-

res foi de muita festapara os torcedores doclube. E também foi demuita alegria para umtorcedor especial, quevive no Vaticano e que,no momento da conquis-ta, viajava para a Ásia,para cumprir compro-missos que seu cargo,especial, o faz ter.

O PAPA FICOU FELIZ EQUER ENCONTRAR OS

HERÓIS DA CONQUISTAO monsenhor Guller-

mo Karcher, chefe de ce-rimônias do Vaticano,disse que o papa Francis-co soube da conquista deseu time do coração as-sim que aterrizou na Co-reia do Sul, onde partici-paria de um encontrocom a juventude católi-ca asiática.

Karcher também afir-mou que o pontífice pre-tende receber os atletasdo clube argentino noVaticano. "Receberemosos campeões com umagrande festa. Franciscoos espera em Roma",afirmou.

Na quarta-feira,logo após a conquista,o apresentador de te-levisão e vice-presi-dente do clube, Mar-celo T inell i , famosoem toda a América La-tina, afirmou, enfati-camente: "Levaremos ataça ao papa".

O fanático torce-dor do clube afirmou,ainda, que se depen-desse dele, "iria ago-ra mesmo" - a ten-dência é que o elen-co v ia je a Roma napróxima semana paracomparti lhar com oi lustre torcedor doclube "o momentomais importante dahistória do clube".

Pódio da Categoria Mas-ter Estreante Open Pro-51km, Antonio KotoviskiFilho em 3º.

Page 23: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 23Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014 Geral

Para Rir Plantão PolicialForça Tarefa prende suspeito

com 373 kg de maconhaA Polícia Federal e a Polícia

Militar no Paraná - em maisuma ação da Força Tarefa deCombate ao Crime Organiza-do - apreenderam na tarde desábado, (2), cerca de 373 kg demaconha e dois veículos rou-bados, no bairro Jardim Pau-lista, em Campina Grande doSul. Na ação, um homem foipreso.

Após denúncia junto ao 181(Narcodenúncia) uma equipede policiais se deslocou atéuma casa no bairro JardimPaulista que estaria sendo uti-lizada para armazenar grandequantidade de drogas.

Por volta das 11h, um veí-culo se aproximou da casa e,no momento em que os po-liciais se aproximaram paraverificação, os ocupantesempreenderam fuga nosentido da BR 116 e depoisseguiram para o ContornoSul - sentido São José dos

Pinhais . No momento daabordagem, os dois homensfugiram a pé e apenas umfoi localizado.

O carro foi entregue à Polí-cia Civil. Ao mesmo tempo,outra equipe policial adentrouà casa e encontrou 373 kg demaconha dentro de outro veí-culo, que também havia sidoroubado em Curitiba.

A droga, o preso e o carroforam encaminhados para aSuperintendência Regional no

Paraná para as medidas cabí-veis.

As eleições se aproximame, com a chegada do horárioeleitoral gratuito obrigatório apartir de 19 de agosto, esseserá o assunto do dia a dia dosbrasileiros. Além de analisarbem o histórico e as propos-tas de cada candidato, muitosestarão se divertindo com al-gumas figuras inusitadas queaparecerão na TV e nos pan-fletos por todo o país.

Porte ilegal de arma Itaperuçu/trevo Em abordagem de rotina equipe PM, juntamente com o CPU no trevo de acesso a Itaperu-

çu, as 16h15 abordaram Corsa, com três indivíduos 30, 24 e 42 anos, durante a revista pessoalfoi encontrado uma pistola .40 em uma bolsa no interior do veículo, como ninguém assumiu aarma todos foram encaminhados para DP de Rio Branco do Sul para providências cabíveis.

Disparo de arma de fogoPor volta das 03h, a equipe PM 3ª Cia/22ºBPM, Rio Branco do Sul deslocou para a Rua Alice

Costa, no bairro Vila São Pedro, para abordar um indivíduo que estaria efetuando disparos dearma de fogo em via pública, e também foi informada que ele estava dirigindo um Voyage decor escura. No local, a equipe abordou o Voyage, cor cinza, conduzido por homem de 30 anos,e na busca veicular localizou no banco frontal do passageiro, uma espingarda cal.28, além de04 munições intactas. Diante dos fatos foi encaminhado a DP Rio Branco do Sul para as provi-dências cabíveis, juntamente com a espingarda e munições, além do veículo.

Mandado de Prisãoem Almirante Tamandaré

A equipe PM do 22º BPM/2ª Cia de Almirante Tamandaré, estavam em patrulhamento porvolta das 09h40min na rua paulino mendes Gonçalves - Jd. Dourados, onde o solicitante infor-mou que recebeu ameaças. No local feito contato com as partes onde a equipe ao verificar oRG do cidadão de 36 anos junto ao Copom, foi constatado que o mesmo possuía contra si ummandado de prisão. Diante dos fatos a equipe encaminhou o mesmo até a delegacia de vigi-lância e capturas.

Tráfico de drogas em Almirante TamandaréOutra ação da equipe PM 2ª Cia ocorreu por volta das 14h40 na Av. Emílio Jhonson próximo

ao terminal central, onde avistou um indivíduo em atitude suspeita, onde efetuou a aborda-gem ao meliante, identificado com idade de 19 anos, e na revista pessoal fora localizado 16buchas de maconha, totalizando 24 gramas. Diante dos fatos o rapaz foi encaminhado para aDP de Almirante Tamandaré.

Page 24: Gironews 1aagosto2014

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News24 | Rio Branco do Sul, 16 de agosto de 2014Automóveis