giro s/a 326

20
Governos têm baixa avaliação positiva, aponta pesquisa Uma semana após divulgar os resultados da pesquisa de intenção de voto nas oito cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (CIOES- TE), o Giro S/A traz levan- tamento encomendado ao Instituto MAS sobre a avaliação do trabalho dos atuais prefeitos. Na média, os mandatários de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba somaram apenas 13,7% de bom ou ótimo, entre os 2018 moradores ouvidos. Destes, 50,5% consi- deraram ruim ou péssima a administração em seu mu- nicípio. Outros 34,3% afirmaram ser regular. O resultado acende o sinal de alerta em toda a região. P7 A 13 Bancários entram no 18 o dia de greve P2 PARALISAÇÃO Edição nº 326 - Ano VII Publisher: Cláudia Azevedo www.girosa.com.br EM XEQUE Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA } ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA OSASCO } VILA SÃO FRANCISCO | CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES | ADALGISA | VILA YARA | PARQUE CONTINENTAL | VILA CAMPESINA | VILA OSASCO COTIA } GRANJA VIANA | RAPOSO TAVARES ITAPEVI FIM DE SEMANA A 24h do Enem No sábado (24) e domin- go (25), estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todos os estados, os portões de aces- so serão abertos às 12h e fecham uma hora depois, às 13h. Check list pode garantir sossego à maratona. P15 CINEMA “S.O.S. Mulheres ao Mar” ganha sequência! P18 A notícia na medida certa >>> MARCOS SANTOS} USP IMAGENS MICHELA BRÍGIDAS} AGÊNCIA IMPACTO DIV U LG AÇÃO MENU Macarrão em alta! P17 ELIANA R O D R IGUES

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Giro S/A 326

Governos têm baixa avaliação positiva, aponta pesquisa

Uma semana após divulgar os resultados da pesquisa de intenção de voto nas oito cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (CIOES-TE), o Giro S/A traz levan-tamento encomendado ao Instituto MAS sobre a avaliação do trabalho dos atuais prefeitos. Na média, os mandatários de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi,

Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba somaram apenas 13,7% de bom ou ótimo, entre os 2018 moradores ouvidos. Destes, 50,5% consi-deraram ruim ou péssima a administração em seu mu-nicípio. Outros 34,3% afirmaram ser regular. O resultado acende o sinal de alerta em toda a região. P7 a 13

Bancários entram no 18o dia de greve P2

Paralisação

Edição nº 326 - Ano VIIPublisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

Em xEquE

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

BarUEri saNTaNa DE ParNaÍBa } ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA osasCo } VILA SÃO FRANCISCO | CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES | ADALGISA | VILA YARA | PARQUE CONTINENTAL | VILA CAMPESINA | VILA OSASCO CoTia } GRANJA VIANA | RAPOSO TAVARES iTaPEVi

Fim DE sEmaNa

a 24h do Enem No sábado (24) e domin-

go (25), estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todos os estados, os portões de aces-so serão abertos às 12h e fecham uma hora depois, às 13h. Check list pode garantir sossego à maratona. P15

CiNEma

“s.o.s. mulheres ao mar” ganha sequência! P18

a notícia na medida certa >>>

mArCos sAntos} usP ImAGEns

mIC

hEl

A b

ríG

IdA

s} A

Gên

CIA

ImPA

Ct

o

dIVulGAção

mENU

macarrão em alta! P17

ElIA

nA

ro

drI

Gu

Es

Page 2: Giro S/A 326

CENÁRIOURBANO

Sexta-feira, 23 de outubro de 20152 www.girosa.com.br

Opinião }

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras70 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo | Jornalista responsável: Graziela Costa (Ag. Impacto) MTB 26268 [[email protected]] | Diagramação Edição e Redação: Agência Impacto - Tel.: 4552-5976 | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramalho 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel.: 4208-3777 | Versão on-line na íntegra a partir das seis horas de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 70 mil exemplares

E-mail da redação: [email protected]

Economia }

NOVO TELEFONE DA REDAÇÃO: 4552-5976

editorial >>Uma semana após divulgar os dados da pesquisa

de intenção de voto nas oito cidades que integram o Cioeste, o Giro S/A volta a publicar a segunda parte da pesquisa encomendada ao Instituto MAS, onde questiona ao entrevistado qual avaliação ele faz das atuais gestões municipais. Na média, os prefeitos de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba somaram apenas 13,7% de bom ou ótimo, entre os 2018 moradores ouvidos. Destes, 50,5% considera-ram ruim ou péssimo a administração em seu município.

Muitos alegarão que a pesquisa é apenas um retrato do momento. Sim, é fato. Mas que esse retrato mostra que é preciso alavancar ações e projetos que tragam maior satisfação à população e serviços com mais qualidade, não há o que negar. A população anda exigente. Valoriza seu voto, quer vê-lo transformado em garantia de acesso a melhor saúde, melhor educação, melhor infraestrutura. Não dá para negar que o munícipe está mudando seu jeito de encarar as administrações municipais. Quem entender esse recado sairá na frente!

agendaPROGRAME-SE!

errata Ao contrário do que se lê na edição 325 do Giro S/A, a Mattar Auditoria não verificou a tiragem dos 80 mil exemplares impressos naquela edição. Apesar da parceria entre o jornal e a empresa, na referida edição, não houve auditoria. Lamentamos :-(

Michela Brígida} agência iMpacto

ExEcutivo dE contas

Experiência comprovada no atendimento à carteira de clientes para atuação nas cidades de

Barueri (alphaville, tamboré) osasco e cotia (Granja viana). Possuir carro, desejável nível

superior. Remuneração: fixo + comissão, à combinar.

currículo deve ser enviado [email protected]

greve dos bancários completa 17 dias

Os bancários completa-ram na quinta-feira (22) o 17º dia de greve em São Paulo. Após algumas roda-das de negociações, a Fe-deração Nacional dos Ban-cos (Fenaban) apresentou a proposta de 8,75% para reajustar salários, piso, PLR, vales e auxílios. No entanto, a proposta foi re-cusada pelo Comando Na-cional dos Bancários.

O Sindicato dos Bancá-rios de São Paulo, Osasco e Região afirma que a pro-posta representa a perda de 1,03%, pois não repõe a inflação de 9,88%. Na quin-ta-feira (22) estava prevista uma nova rodada de nego-ciações no fim do dia, que não ocorreu até o fecha-mento desta edição. Os bancários pedem 16% de reajuste.

atendimento } caixas eletrônicos podem ser utilizados

CONTRATA

Hoje (23), sábado (24) e domingo (25), das 12h às 21h, o estacionamento externo do SuperShopping Osasco receberá, pela primeira vez, uma experiência gastronômica com cerca de 30 food trucks, carts e bikes. Entre os destaques, Mocotó Aqui, versão sobre rodas do premiado Mocotó, o 4Brothers, e o Só Coxinhas. Av. dos Autonomistas 1.828.

A Universidade Anhanguera de São Paulo – unidade Osasco – promove até hoje (23), das 19h às 21h, a Semana da Educação, evento que oferece diversas atividades gratuitas ao público relacionadas aos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia. Avenida dos Autonomistas 1325. Entrada Franca.

Até o dia 1/11, o Iguatemi Alphaville estará em clima de Halloween com o Doçuras & Travessuras. Para participar da gincana gratuita, as crianças deverão fazer um cadastro no Concierge do shopping, localizado no Piso Rio Negro, e retirar sua sacola e passaporte com o roteiro da busca de doces e guloseimas. Alameda Rio Negro 111. Evento Gratuito.

No sábado (24), das 13h às 21h e, no domingo (25), das 14h às 20h, a Tetra Pak realizará demonstração de reciclagem das embalagens longa-vida ao vivo no Parque Shopping Barueri (Rua General Divisão Pedro Rodrigues da Silva 400 Aldeia – Barueri). Gratuito.  

Acontece neste sábado (24), o Passeio Ciclístico da Campanha do Outubro Rosa, promovido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba. A concentração acontece às 8h30 da manhã, na Avenida Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, em frente ao estacionamento da UNIP (Universidade Paulista), em parceria com a empresa Cicliville. Haverá também aluguel do equipamento no local.

Hoje (23), das 16h às 22h, sábado (24), das 11h às 22h, e domingo (25), das 11h às 20h, Itapevi receberá o 1º Food Truck Gourmet na Rua Leopoldina de Camargo (em frente ao Itashopping). O evento contará com a presença de 16 trucks que colocarão à venda pratos quentes e frios, salgados e doces e diferentes tipos de bebidas.

Page 3: Giro S/A 326
Page 4: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 www.girosa.com.br4

CENÁRIOURBANO

Metrópole }

medida extrema. Temos nossa fiscalização durante todo o ano, mas é impor-tante que todos façam sua parte e não deixem a re-solução do problema ape-nas sob responsabilidade do poder público”, disse Edson Luiz Boni, coorde-nador de Vigilância em Saúde de Barueri.

Portaria em Barueri autoriza fiscalização forçada em imóveis

Priscila [email protected]

Entrada ocorrerá com PM ou

agentes da GCM

dengue Em Santana de Parnaíba, lei vigora desde 2009

Au

rél

io c

or

dei

ro

} Ar

qu

ivo

gir

o s

/A

boa notícia

Cai o número de assassinatos entre agosto e setembro

Na tarde de quarta-feira (21), a secretaria de segurança Pública (ssP) divulgou as estatísti-cas de criminalidade referentes ao mês de setembro. os números mostram que o número de vítimas de homicídio doloso caiu entre os me-ses de agosto e setembro deste ano. em agosto, a polícia registrou 37 assassinatos nas cidades de Barueri, cotia, itape-vi, osasco e santana de Parnaíba, em setembro, foram 13. de acordo com a ssP, em todo o estado houve queda nos índices de casos e vítimas de homicídio doloso.

em Parnaíba, não houve registro do delito no período analisado; em itapevi a queda foi de sete para três ocorrências; em osasco de 25 para três; em Barueri de quatro para três, já em cotia houve aumento, de um para quatro casos. GC

Por meio do Decreto 8.110/2015, a Secretaria de Saúde de Barueri dá auto-nomia aos agentes da Vi-gilância em Saúde para fiscalizarem imóveis fe-chados durante as ações de combate à dengue. Até então, a fiscalização só era permitida median-te a autorização do pro-prietário do local. “Na ver-dade, contamos mesmo é com a colaboração da população, para que não precisemos tomar esta

Desde 2009, em Santana de Parnaíba vigora a lei 2.998, que garante que os agentes possam entrar na área externa de imó-veis e terrenos fechados ou abandonados, porém acompanhados de agente policial ou da Guarda Muni-cipal Comunitária (GCM).

O objetivo das iniciativas é evitar a proliferação de doenças ou agravos à saú-de da população.

Como em Parnaíba, em Barueri, os agentes só po-derão forçar a entrada no imóvel acompanhados da polícia ou de agentes da Guarda Civil Municipal. Agentes} entrada no imóvel era feita apenas com autorização

O Volei Nestlé decide no domingo (25) em Osasco o título do Campeonato Paulista de Vôlei Feminino. A equipe busca o tetra e eliminou na semifinal o São Caetano. No domingo, a decisão ocorre no Ginásio José Liberatti, às 10h (Av. Jubair Celestino 150)

João Pires} FotoJumP

Page 5: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 5www.girosa.com.br

CENÁRIOURBANO

Metrópole }

AES anuncia Plano Verão com contratação de mais de 900 pessoas

Priscila [email protected]

A concessionária AES Eletropaulo anunciou o Plano Verão 2015/2016 que será colocado em prática a partir do próxi-mo mês em toda sua área de concessão. Entre

reorganizaçãoalta

Comitiva de Osasco pede explicações

Cotia terá base operacional

até 2016

Índice de Custos Condominiais fica acima do IGP-M

A rede Leroy Merlin inaugurou na quarta-feira (21) loja no bairro do Jaguaré (Av. Gonçalo Madeira 100). O novo empreendimento gerou 280 empregos diretos e 200 indiretos, 70% desses colaboradores foram contratados de Osasco e Jaguaré

eficiente Objetivo da concessionária é diminuir número de ocorrências e dar rápida resposta aos chamados

fot

os:

Mic

hel

a B

ríg

ida

} ag

ênc

ia i

Mpa

ct

o

de campo, assistentes administrativos, entre ou-tros, além de investimen-tos em TI, novas bases operacionais e trocas de redes convencionais por Space Cable, ou seja, uma rede compacta onde a fiação é mais resistente a quedas de árvores, por exemplo.

Segundo o VP de Ope-rações da AES Brasil, Sid-ney Simonaggio, o objeti-vo da empresa é diminuir o número de ocorrências

Nesta semana, o Sindi-cato da Habitação (Se-covi – SP) divulgou um estudo realizado men-salmente onde o Índice de Custos Condominiais (Icon) teve variação de 11,2% no período de ou-tubro de 2014 a setem-bro de 2015. O resultado coloca a variação do Icon acima do Índice Geral de Preços do Mer-cado (IGP-M), que ficou em 8,14 no período ana-lisado, com isto, o Icon teve uma alta de 0,19%, segundo o Secovi-SP.

O Icon serve de parâ-metro das variações dos custos condominiais, mas, de acordo com o Secovi

– SP, não deve servir de índice para reajuste de taxa dos condomínios.

“Cada condomínio pos-sui a sua própria estrutura de despesas e o síndico precisa ficar atento aos aumentos e fazer, além de um controle rigoroso das contas, uma previ-são realista das despesas ordinárias do condomí-nio”, disse Hubert Geba-ra, vice-presidente de Administração Imobiliá-ria e Condomínios do Se-covi. GC

Na terça-feira (20), 14 vereadores de Osasco se reuniram com o secretá-rio estadual da Educação, Herman Woorvald, para tratar da reorganização das escolas. O gestor disse que não haveria fechamento de escolas na cidade. Na terça-feira (27), às 19h, haverá uma audiência pública na Câmara sobre o tema. Em nota enviada à redação, sobre matéria publicada na última edição do Giro S/A, onde a Apoesp acusa a pasta de promover o fechamento de escolas em Barueri, a Diretoria Regio-nal de Ensino de Itapevi informou que o estudo que apontará as unidades que terão apenas um ciclo de ensino em 2016 está sendo finalizado. “É importante ressaltar que o processo tem sido feito com respon-sabilidade e transparência pela Secretaria da Edu-cação, que tem recebido comissões de estudantes, professores e até de sindi-catos para explicar como se dará as fases que envolvem a ação. As informações pu-blicadas foram propagadas por um sindicato que tenta mais uma vez inviabili-zar melhores condições aos alunos e também aos profissionais da rede estadual”, diz a nota. A lista da reorganização será divulgada pela Secretaria da Educação no dia 14 de novembro. GC

e, em caso de chamados, a empresa dar uma rápi-da resposta. “Vamos dei-xar a rede mais robusta para resistir aos impactos e não desligar. Desligou, teremos capacidade ro-busta de dar resposta”, disse Sidney.

A Concessionária tam-bém anunciou a amplia-ção de dez para 14 bases operacionais, uma delas será instalada até junho de 2016 em Cotia. “A ideia é trazer mais conforto ao eletricista porque ele já vai estar na região, ou se-ja, mais próximo de onde atenderá a ocorrência”, explicou. A empresa deve construir a base na altura do km 30 da rodovia Ra-poso Tavares.

as medidas anunciadas para o plano, está a con-tratação de 947 funcioná-rios que vão desde eletri-cistas, técnicos em eletricista, supervisores

Anúncio } sidney simonaggio falou sobre o plano no auditório da empresa, em tamboré

Atenção } síndicos precisam fazer controle

rígido das contas

divulgação

Page 6: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 www.girosa.com.br6

CENÁRIOURBANO

Metrópole }

Priscila [email protected]

A população de Santa-na de Parnaíba e de Jan-dira que precisa de algum atendimento nas delega-cias após às 19h ou aos sábados e domingos, tem de aguardar delegados plantonistas, que ficam em cidades vizinhas, para a ho-mologação de ato de polí-cia judiciária, já que nos dois municípios, a Secre-taria de Segurança Públi-ca (SSP) não mantém de-legados plantonistas 24h.

Help} Delegacia de Parnaíba tem de recorrer a Barueri para ocorrências nos fins de semana e após às 19h

A Prefeitura de Barueri premia o “Professor Giz de Ouro” 2015, na sexta-feira, 23, às 19h, no Teatro Municipal de Barueri. Participam professores que atuam no ensino fundamental e no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA)

expediente Delegacias nas duas cidades não funcionam à noite e nem aos finais de semana; SSP nega prejuízos

Mic

hel

a B

ríg

iDa

} ag

ênc

ia i

MPa

ct

o

escrivães e agentes poli-ciais para atendimento à população”, disse.

Um estudo recente reali-zado pela Revista Exame colocou Jandira entre as cidades mais violentas da Grande São Paulo, mas pa-ra a SSP, no entanto, ‘não há enfraquecimento da ação da Polícia Civil nessas localidades’ com a ausên-cia de delegados 24h.

A presidente da OAB/Jandira, Lúcia Simões de Almeida Moraes, diz que a segurança na cidade preo-cupa. “Precisamos de mais agentes e nos tiram todos os delegados plantonistas? Vamos fazer uma força-ta-refa para falar com gover-nador e apresentar essa si-tuação caótica”, ressaltou.

Uma pesquisa divulgada pelo instituto de Ciências Tecnológicas e Qualidade industrial (ictQ) mostrou que o consumidor deve se atentar aos preços de medicamentos. o levan-tamento realizado em 18 capitais brasileiras mostrou variação de até 1.937% em um mesmo remédio. a reportagem fez uma busca nos sites das drogarias São Paulo, Droga raia, Drogasil e Ul-trafarma, que possuem unidades nas cidades de Barueri, cotia, itapevi, osasco e Santana de Parnaíba, e constatou que o valor chega a ser até 40,3 % diferente, dependendo do fabrican-te e da rede. no caso do antialérgico loratadina, o custo menor encontra-do foi R$ 14,66 e o maior, R$ 20,57, diferença de 40,3%%, o anti-inflama-tório Amoxicilina, varia 26,2%, diferença entre R$ 27,86 e R$ 35,18. GA

Apesar disto, a SSP ga-rante que ‘o atendimento à população não é preju-dicado em nenhum mo-mento’.

De acordo com o dele-

gado titular da Seccional de Carapicuíba, Sebastião Paiva Neto, as ocorrências fora do horário de expe-diente em Santana de Par-naíba são atendidas pelo

delegado plantonista de Ba-rueri e, de Jandira em Itape-vi. “Municípios de Santa-na de Parnaíba e Jandira mantêm plantão policial de 24h, com equipes de

pesquisa

Preço de remédio varia até 40,3% pela internet

Plantão policial de Parnaíba e Jandira fica em cidades vizinhas

ValDir galinDo} PMB

DiV

Ulg

ão

Municípios acionam Barueri

e Itapevi

Page 7: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015www.girosa.com.br 7

Uma semana após divulgar os resulta-dos da pesquisa de intenção de voto nas oito cidades do Consórcio Intermunici-pal da Região Oeste (CIOESTE), o Giro S/A traz nesta edição um novo especial com o levantamento encomendado ao Instituto MAS. Os eleitores foram ques-tionados sobre como avaliam o trabalho dos atuais prefeitos e o resultado liga o sinal de alerta em toda a região.

Na média, os mandatários de Barue-ri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e San-tana de Parnaíba somaram apenas 13,7% de bom ou ótimo, entre os 2018 moradores ouvidos. Destes, 50,5% con-sideraram ruim ou péssima a adminis-tração em seu município. Outros 34,3% afirmaram ser regular, dos quais ape-nas 6,7% citaram como regular mais para positivo.

“Perguntamos se é regular mais para

bom, ou regular mais para ruim, por-que quando a pessoa falar regular é muito genérico. A gente mede se está mais tendendo a melhorar ou a pio-rar”, explica Marcos Agostinho, cientis-ta político e proprietário do Instituto.

Todas as cidades tiveram a saúde co-mo a mais mencionada entre os pro-blemas, o que leva a um impasse para os gestores melhorarem a avaliação. “A população não faz a menor ideia de como funciona o sistema de saúde e os políticos fazem política em cima dis-so”, diz Agostinho.

Para o cientista político a crise eco-nômica não é o único motivo que le-vou à baixa popularidade dos gestores. “Evidente que tem problema de recur-sos, desde o ano passado, mas atribuo como final de um tipo de política elei-toral que é feita, o fim da personaliza-ção do poder público”, conclui.

Prefeito de Barueri teve 17,5% de bom

ou ótimo P8

Carlão é o segundo com governo pior

avaliado P10

Fora do páreo em 2016, 52,9% rejeitam

Sergio Ribeiro P9

Governo de Itapevi tem 50,2% de ruim

ou péssimo P9

Lapas tem aprovação de 8,9% P12

Em Jandira, Gê teve maior rejeição P11

Desaprovação a Gregório atinge

54,6% em Pirapora P11

Elvis Cezar tem melhor aprovação

da região P13

Pesquisa traz avaliação dos governos

Média de avaliação dos oito prefeitos

Ótimo 2,2%Bom 11,5%

Regular Positivo 6,7%Regular 17,6%

Regular Negativo 10%Ruim 14%

Péssimo 36,5%Não sabe 1,4%

Cotia

Itapevi Jandira

Barueri

Carapicuíba

Osasco

Santana de Parnaíba

Pirapora do Bom Jesus

Page 8: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 www.girosa.com.br8

Governo Sergio Ribeiro atinge 52,9% de rejeição

Governo Jaci Tadeu tem 50,2% de ruim ou péssimo

Eleito para o segundo mandato com 67,68% dos votos em Carapicuíba, o prefeito Sergio Ribeiro (PT) vive um momento de rejei-ção a seu trabalho. Os da-dos são de pesquisa do Ins-tituto MAS, realizada em parceria com o Giro S/A. No levantamento 52,9% dos eleitores apontaram a

Sem pretensão de bus-car a reeleição em 2016, o prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu (PV), aparece com 50,2% de avaliação negati-va de seu governo na cida-de. Este é o cenário de acordo com pesquisa do Instituto MAS, realizada em parceria com o Giro S/A, que perguntou para os

2º mandato Reeleito em 2012, o petista aparece com pouca aprovação ao trabalho, a um ano de lançar seu sucessor

fora do páreo Prefeito, que não pretende disputar a reeleição, tem avaliação positiva de apenas 12,3%

35,3% apontaram regular

35,2% consideram

regular

ca

Ra

Pic

uíb

a/i

taPe

vi

administração do petista como ‘ruim ou péssima’.

Na contramão, a admi-nistração do petista conta com apoio de 11,8% dos entrevistados que aponta-ram que Sergio faz um bom ou ótimo trabalho. Po-rém, otimistas foram ape-nas 2%. A popularidade do

eleitores como avaliavam o trabalho do mandatário do município de 215 mil habitantes.

Sucessor e do mesmo grupo da ex-prefeita Ruth Banholzer (PTB), Jaci Ta-deu conta com avaliação boa ou ótima de apenas

prefeito, a um ano da elei-ção, causa temor, já que o político ainda não escolheu quem será o candidato pa-ra sucedê-lo na cidade de 380 mil habitantes.

O petista teve ainda 35,3% dos entrevistados que apon-tam o seu trabalho como regular, dos quais 11,5%

necessidade, seguido da educação com 10,3%.

A cidade foi a mais equilibrada nas pesquisas de intenções de voto, com o deputado estadual Igor Soares (PTN), Ruth e Teco empatados tecnicamente. Foram 252 pessoas entre-vistadas em 6 de outubro e a margem de erro é de 6,2 pontos percentuais.

ErramosAo contrário do mencionado na última edição, o deputado estadual Igor Soares (PTN) não foi apoiado na eleição de 2014 pela ex-prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer (PTB). Igor teve a adesão à sua candidatura do prefeito da cidade, Jaci Tadeu (PV).

Agência Impacto Paulo [email protected]

Agência Impacto Paulo [email protected]

contas

No TCE, governo leva nota CA Prefeitura de Carapicuíba teve ‘baixo nível de

adequação’ – em avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre 2014, divulgado nas úl-timas semanas. De acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), o município é um dos 10 que tiveram a nota mais baixa na avaliação em todo o estado. Ao todo, sete itens foram avaliados e Carapicu-íba conseguiu se destacar em planos para os cidadãos em caso de desastres e no meio ambiente. No entanto, a administração ficou abaixo nos demais itens e não conseguiu a média para melhorar sua pontuação. Em saúde e educação, a administração levou a classificação de ‘efetiva’. AI/PT

Sergio Ribeiro } Petista está no segundo mandato

avaliaram como regular negativo, mais próximo de ruim, e 8,5% como regular positivo.

O principal desafio do prefeito será reverter o ce-nário na saúde. A área foi citada como principal pro-blema do município por 35% dos moradores, segui-do com educação (11,6%) e segurança (9,8%). Ao to-do foram ouvidos 295 elei-tores e a margem de erro é de 5,71%.

Jaci Tadeu } Prefeito não

pretende buscar

reeleição

TCE

Planejamento peca e gestão fica com C+

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) classificou como ‘em fase de adequação’ a gestão da prefeitura de Itapevi. Segundo o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, a prefeitura levou C+, influenciada principalmente pela falta de cumprir o planejamento de seu orçamento. Nos demais indi-cadores avaliados, a cidade teve índices melhores. A administração foi considerada ‘muito efetiva’ no meio ambiente e na saúde e é ‘efetiva’ na educação, na gestão fiscal, na tecnologia da informação e na proteção aos cidadãos em caso de desastres.’ AI/PT

12,3% no levantamento. Outros 35,2% dos eleitores consideraram o trabalho de Jaci regular nestes três anos de governo – 7,9% como regular positivo.

Jaci terá o desafio de

melhorar a avaliação para ajudar na candidatura de Ruth, sua madrinha políti-ca e pré-candidata. Entre os principais temas, 42,7% dos entrevistados citaram a saúde como a principal

Au

rél

ICO

CO

rD

EIr

O} A

rq

uIv

O G

IrO

S/A

MIC

hEl

A b

rÍG

IDA

} Ar

qu

IvO

GIr

O S

/A

Page 9: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015www.girosa.com.br 9

Gil é o 2o melhor avaliado; 34,8% apontam gestão regular

Em seu terceiro manda-to à frente da prefeitura de Barueri, o prefeito Gil Arantes (DEM) teve 34,8% dos entrevistados mencio-nando sua gestão, desde 2013, como regular. Entre eles, 6,1% avaliaram o go-verno como regular positi-vo e 8,4% negativo. A pes-quisa apurou que 45,2% consideram o trabalho de

barueri Em seu terceiro mandato, democrata tem 45,2% de indicações de ruim ou péssimo

17,6% citam como boa ou ótima

baru

Eri

Gil como ruim ou péssi-mo, ante 17,6% que consi-deram seu trabalho ótimo ou bom. O democrata, contudo, não teve rejei-ção tão forte quanto a de outros mandatários da re-gião e foi o segundo me-lhor avaliado, atrás ape-nas de Elvis Cezar [veja página 13].

É o que aponta pesqui-sa do Instituto MAS em parceria com o Giro S/A, a um ano da disputa eleito-ral de 2016, quando o de-

mocrata deve concorrer à reeleição no município de 250 mil habitantes.

A um ano da eleição, o democrata tem como principal desafio a área da saúde, na opinião da gran-de maioria dos entrevista-dos [veja ao abaixo].

Gil foi eleito em 2012 com 91 mil votos e iniciou seu terceiro mandato em 2013, após duas gestões do ex-prefeito Rubens Furlan (PSDB). O demo-crata governou a cidade pela primeira vez entre os anos de 1997 e 2004. Na cidade foram ouvidos 261 moradores entre os dias 2 e 3 de outubro, com mar-gem de erro de 6,07%.

GêneroEnquanto 53,5% das mulheres apontaram a saúde como principal problema, o índice entre os homens foi de 44,2%. A diferença ocorreu pois boa parte dos entrevistados do sexo masculino citou a má administração e os políticos, num total de 9,3% ante 3,5% entre as eleitoras. Na educação, nova diferença – 15,3% das mulheres ante 7% dos homens.

JovensMelhorias na educação apareceram mais fortemente entre os eleitores mais jovens do que nas demais faixas etárias. Entre 16 e 24 anos, foram 16% ante 5,9% de quem possui mais de 45 anos. Contudo, a saúde também liderou entre os mais jovens, apesar de em menor peso que as outras idades, com 38,7%. Entre 35 e 44 anos foram 54,5%.

ReligiãoA melhor avaliação do prefeito de Barueri ocorreu entre os eleitores evangélicos, na qual chegou a 22,9% de bom e ótimo, mesmo assim, atrás de quem avalia como ruim e péssimo, num patamar de 49,5%.

Religião 2A educação aparece como prioridade entre os eleitores de outras religiões com 27,3%, enquanto católicos e evangélicos apontam a saúde com mais 50%, junto também com quem declarou não ter religião – 46,7%.

tribunal de contas

Barueri ganha maior nota da regiãoA prefeitura de Barueri

ganhou a melhor nota entre as oito cidades da região oeste no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre 2014. O município foi o único do Cioeste (Consórcio Inter-municipal) com índice B+, um abaixo da nota máxima, A,

que nenhum município no estado chegou a alcançar. Foram avaliados sete itens pela Corte: educação, saúde, planejamento, meio ambiente, gestão fiscal, tecnologia da informação e proteção aos cidadãos. Barueri teve como destaque três itens, em que ficou com a nota ‘A’ de ‘altamente efetiva’: educação,

planejamento e a proteção aos cidadãos contra possíveis desastres. No orçamento, foi citado que houve saldo positivo de R$ 84 milhões. Quanto aos outros três itens, a cidade ficou com B+ de ‘muito efetiva’. No estado de São Paulo, outras 197 cidades tiveram a mesma classificação entre as 644 avaliadas. AI/PT

Agência Impacto Paulo [email protected]

bastidores

Gil } Democrata tem rejeição

abaixo de 50%

problemas pela cidade

Saúde é seguida de educação e segurança

Alphaville aponta trabalho como regular

Pouco mais de 49% dos moradores de Barueri ouvidos pelo Instituto MAS apontou a saúde como o principal problema da cidade. O cenário é semelhante a toda a região oeste em que a área é considerada a mais delicada, segundo o levantamento. Houve bairros em que mais de 70% indicaram o setor. Na sequência dois temas foram citados de forma semelhante no municí-pio – educação com 11,4% e a segurança com 11%. Um contingente de 6,2% disseram que a má administração é atualmente o principal entrave do município e 4,4% pe-diram melhoria no transporte como prioridade. AI/PT

O trabalho do prefeito de Barueri Gil Arantes (DEM) é visto regular princi-palmente na região de Alphaville, Tamboré e Aldeia da Serra, onde 85% dos moradores ouvidos pela pesquisa do Instituto MAS avaliaram como ‘mais ou menos’ a atual administração. Duas regiões entre as 15 mapeadas no le-vantamento tiveram as maiores taxas de rejeição, passando de 60% de ruim/péssimo: Parque Viana, Aldeia e a área que vai do centro a Vila Militar. Apesar disso, há regiões do município onde o trabalho trabalho do prefeito foi mais bem avaliado. Ele teve 40% de bom e ótimo no Parque dos Camargos, Recanto Prynea e Vale do Sol ante 26,6% de ruim e péssimo. No Jardim Paulista, Júlio e Itaparica, ele obteve 37% a 12,5%. AI/PT

MICHElA BRíGIDA} ARqUIVO GIRO S/A

Page 10: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 www.girosa.com.br10

co

tia

Quase 60% apontam rejeição ao governo Carlão

Reeleito em 2012 com a maior votação proporcio-nal entre os oito prefeitos da região do Cioeste (Consórcio Intermunici-pal) com 71,7%, o prefeito de Cotia, Carlão Camargo (PSDB), tem o governo mal avaliado por 59,4%. O dado é de pesquisa do Ins-tituto MAS realizada em parceria com o Giro S/A.

A popularidade do tuca-no aparece na casa dos 11,2% em seu segundo mandato a frente da pre-feitura, entre aqueles que afirmaram que o manda-tário faz um bom ou ótimo trabalho. A taxa de ruim

insatisfação Em seu segundo mandato, o prefeito de cotia tem mais indicações de ruim do que positivas

28,4% dizem que é regular

ou péssimo só não é maior do que a do prefeito de Jandira, que atinge 70%.

No caso de quem avaliou como regular a gestão, o ín-dice chegou a 28,4%. Des-tes, 12,4% responderam co-mo ‘regular negativo’, ou seja mais perto de ruim.

O cenário contrasta com as várias forças políticas na cidade que buscam contar com o apoio do mandatário na eleição de 2016. São cinco pré-candi-datos no grupo do político e o tucano não indicou quem será seu escolhido.

Carlão foi reeleito em 2012 e, em 2014, também foi fundamental para a vitória do deputado esta-dual, Marcio Camargo (PSC), seu irmão e ex-se-cretário da administração municipal.

Foram ouvidos pelo le-vantamento 251 pessoas na cidade em 8 de outu-bro, com margem de erro de 6,2 pontos percentuais.

JovensAs indicações de ruim ou péssimo foram maiores entre os mais jovens para o prefeito Carlão Camargo (PSDB). Entre 16 e 24 anos, 65,4% responderam rejeitando o trabalho do tucano, ante 5,4% de bom ou ótimo. A avaliação menos negativa ocorreu na faixa etária de 35 a 44 anos, na qual o tucano teve 14,1% de bom ou ótimo, mas 56,3% de rejeição.

PrioridadesEm Cotia, as mulheres apontaram a saúde (45,9%), educação (10,5%), transporte (9%) e má administração (8,3%) como principais problemas da atual administração. Os homens também colocaram saúde a frente, mas com 30,7%, seguido de saneamento (9,3%), educação e segurança, ambos com 8,6%.

JovensA má administração e os políticos foram citados por 15,3% dos eleitores entre 16 e 24 anos de idade, e foi eleito pelos jovens como o segundo principal problema da cidade de Cotia. Na faixa etária, a saúde teve 25,4%, menor porcentagem entre todas as idades. Entre 35 e 44 anos, por exemplo, a melhoria em hospitais e mais médicos teve menções de 46,5%.

gestão

Cidade leva nota B no Tribunal de ContasA Prefeitura de Cotia

foi considerada como uma gestão ‘efetiva’ em índice divulgado nas últimas semanas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). O município recebeu a nota B, a terceira do levanta-

mento, abaixo apenas do A e do B+ no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Segundo o indicador, a cidade tem um bom plano de proteção aos morado-res em caso de tragédias, além do

índice B+ de ‘muito efetiva’ na área da educação. No ano passado, a receita total da administração chegou a R$ 715 milhões e teve R$ 91 mi de resultado orçamentário. Na contramão, a prefeitura

tem dificuldades com o planejamento na execução do orçamen-to, com avaliação ‘C’. A reformulação de seu sistema com a Tecno-logia da Informação também é um ponto fraco da gestão, segundo o TCE. AI/PT

Agência Impacto Paulo [email protected]

principais problemas na cidade

Saúde lidera; má administração chega a 8,1% das menções

Granja Viana também apresenta rejeição

Ao serem questionados pelo Instituto MAS sobre os principais problemas da cidade, a saúde é apontada por 38,1% dos moradores de Cotia ouvidos pela pesquisa como a maior necessi-dade de melhoria. Além da área, outros pontos foram mencionados com boa pontuação. Má administração e os políticos tiveram menção de 8,1% enquanto outros 2,2% citaram ‘corrupção’ no município. A educação foi citada por 9,5% dos entrevistados enquanto segurança e melhorar o transporte foram indicados como necessida-des principais por 8,1% cada um. 6,6% pediram mais saneamento básico e 5,9% pavimentação na cidade. AI/PT

A insatisfação ao governo do prefeito Carlão Camargo (PSDB) foi homogênea nas 15 áreas ma-peadas pelo Instituto MAS, com poucas variações. Na região da Granja Viana e bairros próximos, por exemplo, 51,1% responderam ser ruim ou péssimo o trabalho do prefeito, ante 11,1% de bom ou ótimo. O tucano teve sua melhor citação nos bairros jardim Cotia, Rosalina Nova Coimbra, Estela Mares, Dinorah, Tueigara e Tereza com 26,7% de bom e ótimo, mas inferior aos 46,7% de ruim ou péssimo. O pior cenário foi no Monte Serrat, Primavera, São Vitor e Portão, onde quase 90% avaliaram de forma negativa o governo na cidade. AI/PT

bastidores

Carlão } Tucano teve maior votação em 2012

MIChElA BRíGIDA} ARquIVO GIRO S/A

Page 11: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015www.girosa.com.br 11

jan

dir

a/p

ira

por

aRejeição ao trabalho de Gê é a maior na região

Gregório alcança 54,6% de rejeição ao governo

Em seu primeiro man-dato à frente da prefeitura de Jandira, o prefeito Ge-raldo Teotônio, o Gê (PV), tem a pior avaliação entre os prefeitos do Cioeste (Consórcio Intermunici-pal), de acordo com pes-quisa do Instituto MAS, em parceria com o Giro S/A. Um ano antes da dis-puta, na qual deve buscar

O prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio (PMDB), aparece com rejei-ção grande a seu trabalho a um ano da eleição de 2016. Ao todo, 54,6% avaliaram como ruim ou péssima a administração do peeme-debista, perto do fim do ter-ceiro ano de mandato. Os

ruim/péssimo Geraldo Teotônio, o Gê (pV), teve mais de 70% de avaliações negativas ante 7% de aprovação

1º mandato prefeito do pMdB conta com 35% de moradores que consideram trabalho ‘regular’

7% aprovam gestão

9,1% aprovam prefeito

a reeleição, o político bate na casa dos 70,6% de ava-liação negativa.

O político apareceu em quarto em intenções de vo-to e, entre os 201 morado-res da cidade entrevistados para o levantamento, mais da metade avaliaram co-mo péssimo o trabalho do gestor e outros 19,4% disse-

dados são de pesquisa do Instituto MAS em parceria com o Giro S/A.

O político aparece com 35% de eleitores que apontam seu trabalho co-mo regular e outros 9,1% que consideram boa a ad-ministração. Nenhum dos moradores ouvidos pelo

ram que é ruim o que foi feito no município de 114 mil habitantes.

Na contramão, o político conta com a aprovação de 7% dos jandirenses, dos quais apenas 0,5% sinaliza-ram como ‘ótima’ a admi-nistração atual. O prefeito teve avaliação ‘regular’ de outros 21,5% dos entrevis-tados, no entanto, a maio-ria apontou como regular negativo, num sinal de que estão mais insatisfeitos do que satisfeitos. A margem de erro é de 6,88%.

Assim como em todas as cidades da região, a saúde foi apontada pelos mora-dores ouvidos pela pesqui-sa do Instituto MAS como o principal problema da ci-dade. No entanto, Jandira foi o município com mais menções ao tema – 65,6%. O segundo problema sina-lizado pelos jandirenses foi a segurança com 11,3% en-quanto 8,6% apontaram a educação.

Instituto apontou como ótima a administração do município. A margem de erro é de 7,85 para cima ou para baixo e os 154 moradores foram ouvidos no dia 7 de outubro.

A gestão teve como prin-cipal impasse a saúde, sina-lizada por mais de 58% dos entrevistados. Os demais problemas do município apareceram com menos de dois dígitos - 7% apontaram a educação, 5,4% a segu-

rança e outros 4,8% a falta de empregos.

A urbanização da cidade de 17 mil habitantes foi mencionada por 4,8%. Ape-sar da falta de apoio ao go-verno, poucos colocaram a má administração como problema principal – 4,8%.

Eleito para o primeiro mandato, Gregório deve buscar a reeleição e ter como principal adversário o ex-prefeito Raul Bueno (PSDB).

Agência Impacto Paulo [email protected]

Agência Impacto Paulo [email protected]

tribunal de contas

Planejamento e área fiscal derrubam avaliação

De acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) elaborado pela primeira vez pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), a prefeitura de Jan-dira levou nota C, a mais baixa possível, com ‘baixo nível de adequação’. Apenas 10 cidades entre as 644 avaliadas no estado de São Paulo tiveram este indicador. Os principais entraves, de acordo com o TCE, são o planejamento, a área fiscal e o meio ambiente. Educação e saúde foram consi-deradas ‘efetivas’ na administração. AI/PT

Gregório } Político foi eleito em

2012

Avaliação

Prefeitura ganha nota baixa na gestão

Apesar da saúde ser apontada como o principal problema do município, a área em Pirapora do Bom Jesus foi considerada ‘muito efetiva’ pelo Tribunal de Contas do Estado. No restante dos itens avaliados pela Corte no Índice de Gestão da Efetividade Municipal, a administração levou C. Os principais problemas da administração, segundo o TCE, estão no planejamento do orçamento da cidade e no meio ambiente. AI/PT

Gê } Prefeito assumiu em 2013

AurélIO COrDEIrO} ArquIvO GIrO S/A

AurélIO COrDEIrO} ArquIvO GIrO S/A

Page 12: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 www.girosa.com.br12

osa

sco

PT tem desafio para melhorar aprovação de Jorge Lapas

A pouco menos de um ano da eleição, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), chega ao terceiro ano de mandato com índi-ce de 50,9% de rejeição a seu trabalho, dos quais 34,6% indicaram ser péssi-ma a gestão. Em compen-

cidade Petista, que assumiu em 2013, tem 39% de avaliação regular da sua gestão; 50,9% consideram ruim ou péssimo

1,2% diz ser ótimo

sação, um número grande de pessoas avaliam como ‘regular’ sua atuação na ci-dade de 700 mil habitantes.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto MAS, em parceria com o Giro S/A. Foram 405 entrevistados nos dias 4 e 5 de outubro margem de erro 4,87%.

Na contramão, sua popu-laridade chega aos 8,9%, dos quais 1,2% afirmaram ser ‘ótima’ e 7,7% ‘boa’ a administração. Contudo, no meio do caminho, aqueles que consideram o trabalho regular ficaram

Agência Impacto Paulo [email protected]

avaliação

Com destaque em educação, gestão leva B do TCE

Segundo avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a cidade de Osasco tem uma gestão ‘efetiva’ equivalente a B no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), divulgado nas últimas semanas, sobre o ano de 2014. A cidade teve destaque na área da educação,

na qual o TCE avaliou como altamente efetiva a gestão. A avaliação considerou boa a infraestrutura escolar do município e outros itens como qualificação de professores, quantitativo de vagas, material e uniforme escolares. Os recursos utilizados na saúde também tiveram boa avaliação

com B+ (muito efetiva). O item avalia a atenção básica, equipe saúde da família e o conselho municipal da saúde. Osasco teve avaliação efetiva no meio ambiente e em proteção aos cidadãos. Contudo, a gestão pecou no planejamento das ações, na qual levou ‘C’ como na política fiscal. AI/PT

cidade prioridades

Melhor avaliação ocorreu na Vila Yara

Segurança é citada por 17,6%

Entre os moradores ouvidos pelo Instituto MAS na região central e de Presidente Altino, o trabalho do prefeito Jorge Lapas (PT) foi considerado ruim ou péssimo por 48% quase empatado com quem conside-ra ‘regular’ a gestão, com 44,2%, ante 7,7% de bom ou ótimo. Uma das melhores avaliações ao petista ocor-reu na Vila Yara e Cidade de Deus com 16,7% respon-dendo que seu trabalho é ‘bom’, mas abaixo dos 40,7% de avaliação negativa. A média de ruim ou péssimo foi impulsionada por algumas regiões da periferia da ci-dade como bairros da zona norte como o Paiva Ramos e Portal do Oeste e da zona sul que corresponde ao Pestana, Santo Antônio e Metalúrgicos, entre outros. Em ambas, ultrapassou 60% de ruim ou péssimo. AI/PT

Em meio a maior chacina no estado de São Paulo neste ano, quando 16 pessoas foram as-sassinadas, em agosto, a cidade de Osasco teve o maior índice de insatisfação com a segurança na região oeste. Apesar de a área da saúde também liderar as menções como principal necessidade, com 40,9%, a questão da segurança foi menciona-da por 17,6%. Vale lembrar que o setor tem maior responsabilidade do governo do estado, por ser quem mantém as polícias militar e civil. A cidade atua com a Guarda Municipal. A terceira área mais citada como maior necessidade foi a edu-cação, com 9,7% das menções e a pavimentação asfáltica e calçadas com 5,4%. AI/PT

JovensA avaliação menos negativa para o prefeito Jorge Lapas (PT) ocorreu entre os mais jovens. 38,1% dos eleitores de 16 a 24 anos apontaram como ruim ou péssimo o trabalho ante 9,5% de bom e ótimo. Na contramão, entre os moradores com faixa etária entre 25 e 34 anos a rejeição chegou a 62,7%. A faixa etária mais positiva foi acima de 45 anos, com 11,2%.

GênerosA segurança teve praticamente o mesmo número de menções como principal problema tanto entre homens quanto para mulheres - 17%. Já a saúde foi apontada mais pelas eleitoras, 44,9%, do que pelos homens, 37,3%. A diferença é atribuída a quem considera que falta mais manutenção das ruas entre os eleitores do sexo masculino 6,8% a 3,9% das mulheres.

IdadesSaúde e segurança ficaram ainda mais próximas na cidade entre os mais jovens. Enquanto 32,1% dos eleitores entre 16 e 24 anos de idade apontaram hospitais e atendimentos como principal problema, 26,6% citaram a violência na cidade como principal necessidade de correção. A faixa etária também foi a que mais citou educação.

bastidores

Lapas } Prefeito tem 39% de regular

na casa dos 39%. Lapas deve buscar a re-

eleição em 2016 e terá co-mo principal desafio, as-sim como nas outras cidades, melhorar a área da saúde, apontada como o principal problema osas-quense [veja abaixo]. O petista está em seu tercei-ro ano à frente da prefei-tura e recebeu 138 mil vo-tos em 2012 e foi eleito após Celso Giglio (PSDB) ter sua candidatura anula-da pela Justiça Eleitoral.

O PT governa a cidade desde 2005 e teve dois mandatos do ex-prefeito Emidio de Souza, atual presidente estadual da le-genda e padrinho político de Lapas.

AURéLIO CORDEIRO} ARqUIVO GIRO S/A

Page 13: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015www.girosa.com.br 13

san

tan

a d

e pa

rn

aíb

aCom 37,1% Elvis Cezar é o melhor avaliado da região

Em meio a um cenário de insatisfação generali-zada na região, o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), foi o único entre os oito man-datários do Cioeste (Con-sórcio Intermunicipal) a aparecer com maior apro-vação do que rejeição en-

tucano prefeito é o único que tem aprovação maior do que os que consideram o trabalho ruim e péssimo

18,6% rejeitam gestão

tre os eleitores na região oeste. No entanto, a maio-ria cita como ‘regular’ o trabalho do tucano.

Os dados são de pesqui-sa do Instituto MAS em parceria com o Giro S/A. A um ano da eleição muni-cipal, na qual o mandatá-rio deve buscar a reelei-ção, Elvis tem 37,1% de

bom ou ótimo entre os eleitores ouvidos pelo le-vantamento, ante 18,6% que consideram ruim ou péssima a gestão da atual administração.

A popularidade do tuca-no, no entanto, não é maior do que quem consi-dera o trabalho ‘mais ou menos’. Mais de 41% cita-ram a administração co-mo regular. Destes, 12,6% apontaram como ‘regular positivo’, ou seja, mais perto de bom do que de ruim. Outros 7% conside-raram regular negativo.

Elvis está à frente da prefeitura desde agosto de 2013, quando assumiu no lugar do pai, Marmo Cezar (PSDB), afastado pela Justiça Eleitoral. O prefeito venceu uma nova eleição na cidade de 120 mil habitantes em 2013. Foram ouvidos 199 eleito-res nos dias 4 e 5 de outu-bro e a margem de erro de 6,95%.

nota b

Cidade tem gestão ‘efetiva’, diz TCE

De acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, elaborado pelo Tribunal de Contas (TCE), a administra-ção em Santana de Parnaíba é ‘efetiva’. A nota ‘B’ é a terceira entre as cinco avaliações do TCE. O principal destaque, segundo o órgão, é o grau de planejamento para defender os moradores de possíveis desastres como planos de contingência. As áreas de educação,

saúde, fiscal e tecnologia da infor-mação foram consi-deradas ‘muito efetivas’, pelo TCE. O município teve em 2014 R$ 678 milhões em receitas e um resultado orçamentá-rio de R$ 85 mi. No entanto, a cidade peca no planejamen-to, indicador que verifica a consistência entre o que foi planejado pela prefeitura e o efetiva-mente executado pela administração, com nota C.

Agência Impacto Paulo [email protected]

bastidores

melhora

região

Mais 50% apontam a saúde

Tucano tem melhor avaliação em Alphaville

Com um dos maiores índices na região, a saúde foi apontada como principal problema em Santana de Parnaíba por 53,6% dos eleitores ouvi-dos pelo Instituto MAS. Os moradores citaram de forma espontânea a necessidade em melhorar o atendimento e nos postos de saúde.

Na sequência, a segurança foi apontada por 9,6% dos moradores, tema seguido da educação com 8,6%. Os eleitores também falaram sobre o trânsito ruim – 4,8% e a falta de empregos por 3,3%. Por fim, melhorias na pavimentação tive-ram 2,9% de citações. AI/PT

Na região de Alphaville, o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), teve 55,6% de bom ou ótimo, entre os eleitores entrevistados pela pesquisa do Instituto MAS sobre o trabalho do mandatário. Na região, ele foi citado com ‘péssimo’ por 11,1% dos eleitores. O bairro foi o melhor para Elvis, seguido da região dos bairros Suru, Votupari, Fernão Dias, Debrandi e INgaí com 50% de aprovação. Na região central, o índice de bom ou ótimo é de 36% ante 22% de ruim ou péssimo. No entanto, o tucano teve rejeição de 60% na região do Jaguari, Solar, Poupança, Mon-teiro e Itapuã, com apenas 10% avaliando como ‘bom’ o trabalho. AI/PT

Elvis } Tucano deve buscar reeleição

IdadesElvis Cezar (PSDB) teve as maiores menções positivas entre os mais jovens e, também, na última faixa etária. Ele teve 43,2% de bom ou ótimo entre os eleitores de 16 a 24 anos que responderam a pesquisa e 48,9% entre quem tem mais de 45 anos. Apesar disso, a insatisfação maior também ocorreu com quem tem mais de 45 anos, com 22,2% de ruim ou péssimo. MulheresEntre as mulheres, a citação da saúde como principal problema foi feita por 62,3% das eleitoras ouvidas pela pesquisa, ante 43,2% dos homens. Já segurança e educação foram mais mencionadas pelos eleitores do sexo masculino, por 12,6% cada uma, bem acima das citações femininas.

IdadesA saúde foi citada como principal necessidade em Santana de Parnaíba entre eleitores de 25 a 34 anos com 58,8%.Todas as faixas etárias citaram a área como prioridade. No entanto, a segurança apareceu com 14,5% entre moradores de 35 a 44 anos, enquanto de 16 a 24 anos chegou a 11,3%.

Au

rél

IO C

Or

DEI

rO

} Ar

qu

IVO

gIr

O S

/A

Page 14: Giro S/A 326
Page 15: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 15www.girosa.com.br

CENÁRIOURBANO

Metrópole }

A 24h do Enem, check list para garantir sossego

Graziela [email protected]

No sábado (24) e domin-go (25), estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todos os estados, os portões de acesso serão abertos às 12h (horário oficial de Bra-sília) e fecham uma hora depois, às 13h, quando não será mais permitida a en-trada nos locais de prova.

Uma das mudanças anun-ciadas no exame exigirá maior controle emocional dos candidatos, este ano às 13h todos devem estar em sala, porém o exame iniciará apenas às 13h30. Nesse meio tempo tente manter a mente controla-

Horário } Os portões serão abertos às 12h e fecham uma

hora depois

Documento com foto é obrigatório

dica Especialista ensina a manter a mente controlada no exame

da. “Se programe para não ficar olhando o relógio na primeira hora da prova. Só se permita olhá-lo de meia em meia hora e antes con-clua o raciocínio das ques-tões para passar para a próxima pergunta. Não fi-que preocupado em che-car as próximas questões, pois além de poder se perder no raciocínio, essa prática atrapalha o rendi-mento global”, ensina o psquiatra Isaac Efrain.

Um check list básico também pode garantir sos-sego para a realização do Exame. Nos dias de aplica-ção da prova é obrigatória a apresentação de um do-cumento de identificação original com foto. Apesar de não ser um documen-to obrigatório, é recomen-dável que o candidato leve o cartão de confirmação da inscrição.

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória para o exame. Quem for flagrado usando o celular ou aplicativos de mensagens para comuni-cação, será eliminado.

Ma

rc

elO

ca

Ma

rg

O} a

gên

cia

Br

asi

l

Page 16: Giro S/A 326
Page 17: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 17www.girosa.com.br

ClasseA>>>

Ric

aR

do

Go

alv

es

1 }

Menu }{por grAzielA coStA} [email protected]

Para comemorar a data, o  ristorante Pas-ta Nostra, instalado em um antigo casarão na Vila Mariana, oferecerá o Spaghetti alla Gamberi e Limone, espaguete com cama-rões ao limão e ervas por R$ 57. Telefone: 5084-0289.

O Cha-Cha, nova casa no Itaim Bibi de Charlô Whately, sugere Spagueti de Pupunha com carbonara de Salmão no valor de R$ 40. Telefone: 2640-4004.

O Outback Steakhouse, Alphaville, oferece o Steakhouse Pasta, um fettuccine servido com champignons, tomates e cortes de carne, refogado com um toque de vinho Chardonnay e black pepper (R$ 43,95) e o Chicken Pasta Primavera, tiras de frango grelhadas temperadas com ervas mediter-râneas e orégano, combinadas com espinafre e penne ao molho Marinara (R$ 43,95).

Telefone: 4133-1950. O La Cucina Piemontese de Alphaville

coloca em cartaz tanto no sábado (24) quanto no domingo (25) durante almoço e jantar: Ra-violoni de Carne Seca e Zuca (R$ 48); Fettucini Al Mare (R$ 58); Agnolotti al Tartufo Bianco (R$ 51); Farfale al Limone (R$55); Tortellini de Damascos e Brie (R$ 49); Ravioli Sugo (R$ 43); Gnocchi alla Carbonara (R$52) e o Especial do Chef (R$57).  Todos os clientes ganharão uma taça de champagne. Telefone: 4154-4617.

Spaghetti Amatriciana, que leva molho de tomates ao sugo com bacon levemente picante (R$ 43) e Linguine agli scampi, com Pene servido com molho rose (tomates e creme de leite) e lagostins, flambados no vinho branco e tomates cerejas (R$ 54) são as sugestões do Giardino Restaurante, Moema, para a data. Telefone: 5051-0918.

O Felix Bistrot, Granja Viana, servirá no dia Ravióli de Siri ao Molho de Coco e Camarão (R$ 44); Capelete de Queijo Brie com Erva Doce Molho de Shimeji (R$ 44) e Papardelle com Ragu de Cordeiro (R$ 52). Telefone: 4702-3555.

O Italy, no bairro Jardins, idealizou uma ação exclusiva para seus clientes na data: quem pedir o Cappellini com Ragu de Polpeti-nhas de Cordeiro (R$ 52) ganhará ½ garrafa de vinho selecionado pelo sommelier Luís Amaral. Telefone: 3168-0833.

Comandado pelo chef italiano, Elia Se-ganti, o La Pergoletta, Itaim, oferece Ravioli verde de búfala, pomodoro e basilico (R$ 69), com recheio de búfala ao molho de tomate e manjericão e o Gnocchi de mandioquinha ao ragú de maminha, com maminha de panela ao sugo fatiada ( R$ 69). Telefone: 2158-1937.

MaCarrão eM alta!Precisar de uma data para celebrar o macarrão, ninguém

precisa. Mas, vá lá, não é o que Dia Nacional do Macarrão neste ano cai justo num domingo (25)? Melhor mesmo é não buscar pretexto, unir o útil ao agradável e comemorar a data

degustando a iguaria em suas diversas formas, espaguete, penne, tagliarini, ravioli, linguine. Mangia che te fa bene!

2 } 3 }

RoGéRio voltan

Page 18: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 www.girosa.com.br18

ClasseA>>>

emcartaz>>

Baseado na franquia literária infantil Goosebumps, do escri-

tor R.L.Stine, “Goosebumps: Monstros e Arrepios” (3D)

narra a mudança do adoles-cente Zach Cooper (Dylan

Minnette) e sua família para uma cidade do interior. Na vi-

zinhança, ele logo faz amizade com Hannah (Odeya Rush), fi-lha do misterioso escritor R. L. Stine (Jack Black). O que Zach

não sabia, era que os mons-tros criados pelo autor são

reais. Direção: Rob Letterman. Estreou na quinta-feira (22).

Dirigido por Steven Spielberg e com rotei-ro de Ethan Coen e Joel Coen, “Ponte dos espiões”, que estreou na quinta-feira (22), mostra o drama do advogado de créditos de seguros do Brooklyn James Donovan (Tom Hanks), em plena Guerra Fria (1945 - 1989), ao ser recrutado pela CIA para negociar a libertação do piloto Francis Gary Powers, cujo avião espião U-2 foi abatido pelo governo soviético.

Programação válida de 22 a 28/10

Cinema } {por graziela Costa} [email protected]

parque shopping BarueriBarueri | Rua General Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 Ingressos R$ 15 a R$ 38 www.cinepolis.com.br

AtividAde PArAnormAl 5 3d (Dub) - 14 anos - 14h502 - 17h15 - 19h45 - 22h10 Hotel trAnsilvâniA 2 3d (Dub) - livre - 13h4 Peter PAn 3d (Dub) - livre - 16h - 18h30 Perdido em mArte 3d (Dub) - 21h s.o.s mulHeres Ao mAr 2 (Nac) - 10 anos - 13h20 A - 14h10 - 15h45 - 16h40 - 18h15 - 19h10 - 20h45 - 21h40 AtividAde PArAnormAl 5 3d (Dub) - 14 anos - 13h50 - 16h15 - 18h45 - 21h15 GoosebumPs - monstros e ArrePios 3d (Dub) - 10 anos - 14h30 - 17h - 19h30 - 21h50 vAi que colA (Nac) - 12 anos - 14h20 - 16h30 - 19h - 21h30 Peter PAn (Dub) - livre - 14h - 16h50 - 19h20 oPerAções esPeciAis (Nac) - 14 anos - 22h Hotel trAnsilvâniA 2 (Dub) - livre - 15h30 - 17h45 - 20h A colinA escArlAte (Dub) - 16 anos - 22h20

shopping granja ViannaCotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana Ingressos R$ 11 a R$ 23 www.cinemark.com.br

oPerAções esPeciAis 14 Anos - 13h50 - 16h15 GoosebumPs monstros e ArrePios 3d (dub) - 10 anos - 18h40 - 21h AtividAde PArAnormAl 3 3d (Dub) - 14 anos - 14h40 - 17h - 19h15 - 21h30 cArros (Dub) - livre - 11h30L s.o.s mulHeres Ao mAr 2 10 anos - 12h30 L - 15h - 17h30 - 20h - 22h25 Perdido em mArte 3d 12 anos - 22h10 Peter PAn 3 d (Dub) - 10 anos - 16h50 - 19h30 Peter PAn 10 anos - 14h vAi que colA 12 anos - 13h30 - 15h50 - 18h20 - 20h50

shopping iguatemi alphavilleBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 - VIP R$ 38,00 a R$ 52,00 www.cinepolis.com.br

Hotel trAnsilvâniA (Dub) - livre - 14h A colinA escArlAte (Leg) - 16 anos - 19h15M Perdido em mArte (Leg) - 12 anos - 16h15 - 22hM sHow ed sHeerAn - JumPers for GoAlPost (Leg) - 10 anos - 20hL Peter PAn (Dub) - livre - 13h50 A - 16h30 - 19h Ponte dos esPiões (Leg) - 12 anos - 21h30 s.o.s mulHeres Ao mAr 2 (Nac) - 10 anos - 13h40 A - 16h - 18h30 - 21h oPerAções esPeciAis (Nac) - 14 anos - 14h30 - 19h30 vAi que colA (Nac) - 12 anos - 17h - 21h45 GoosebumPs - monstros e ArrePios 3d (Dub) - 10 anos - 15h - (Leg) - 17h30 - 20h sicArio - terrA de ninGuém (Leg) - 16 anos - 17h15 - 19h45 - 22h10 AtividAde PArAnormAl 5 3D - (Dub) - 14 anos - 14h45 - (Leg) - 17h15 - 19h45 - 22h10 Hotel trAsnsilvâniA 2 (Dub) - livre - 14hB um Amor A cAdA esquinA (Leg) - 16 anos - 16h30 cinemA de Arte - músicA AmiGos e festA (Leg) - 16 anos - 14h A - 18h50B sicArio - terrA de ninGuém (Leg) - 16 anos - 18h50 A - 21h40 GoosebumPs - monstros e ArrePios 3d (Leg) - 10 anos - 14h30 - 19h30 AtividAde PArAnormAl 5 3d (Leg) - 14 anos - 17h - 22h Peter PAn (Leg) - livre - 13h30 Perdido em mArte (Leg) - 12 anos - 19h10 Ponte dos esPiões (Leg) - 12 anos - 16h - 22h20 Legenda: A somente sábado e domingo / B exceto sábado e domingo / L somente quinta / M exceto quinta

shopping tamboréBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel.: 4193-1839 Ingressos R$ 13 a R$ 25 www.cinemark.com.br

Hotel trAnsilvâniA 2 (Dub) - Livre - 14h30 - 19h30K2 ed sHeerAn: JumPers for GoAlPosts Livre - 17h0F - 19h30B A colinA escArlAte (Dub) - 16 Anos - 16h50 P2 - 22h20 tubArão 14 Anos - 11h40J Peter PAn 3d (Dub) - 10 Anos - 13h40 - 16h - 18h50 - 21h30N2 tubArão 14 Anos - 21h30E - 00h10F AtividAde PArAnormAl: dimensão fAntAsmA 3d (Dub) - 14 Anos - 15h10 - 17h30 - 19h40 - 21h50 Ponte dos esPiões 12 Anos - 13h50 - 17h10 - 20h30 - 23h40F sos mulHeres Ao mAr 2 10 Anos - 14h20 - 16h40 - 19h20 - 22h vAi que colA, o filme 12 Anos - 13h20L - 15h30 - 17h50 - 20h10 - 22h30 vAi que colA, o filme 12 Anos - 16h10 - 20h50 oPerAções esPeciAis 14 Anos - 14h - 18h30 terrA de mAriA (Dub) - 12 Anos - 21h20 E2 Perdido em mArte 3d (Dub) - 12 Anos - 15h - 18h10 - 21h20L cArros (Dub) - Livre - 12hL / GoosebumPs: monstros e ArrePios 3d (Dub) - 10 Anos - 14h10 - 16h30 - 18h40 - 21h Legendas: B somente quinta / E somente quarta / F somente sábado / J somente domingo / P2 não será exibida no sábado

shopping União de osascoOsasco | Avenida dos Autonomistas Ingressos R$ 12 a R$ 28 www.cinemark.com.br

AtividAde PArAnormAl: dimensão fAntAsmA 3d (Dub) - 14 Anos - 12h20L - 14h40 - 17h - 19h35 - 22h A colinA escArlAte (Dub) - 16 Anos - 16h20 - 21h50 sos mulHeres Ao mAr 2 10 Anos - 13h40 - 19h Perdido em mArte (Dub) - 12 Anos - 15h - 21h20 cArros (Dub) - Livre - 12hL Ponte dos esPiões (Dub) - 12 Anos - 18h10 vAi que colA, o filme 12 Anos - 13h05 - 15h20 - 17h40 - 20h10 A Possessão do mAl (Dub) - 16 Anos - 13h25 - 23h10F AtividAde PArAnormAl: dimensão fAntAsmA 3d (Dub) - 14 Anos - 15h40 - 18h30 - 20h50 vAi que colA, o filme 12 Anos - 14h - 19h10 oPerAções esPeciAis 14 Anos - 16h30 - 21h30 sos mulHeres Ao mAr 2 10 Anos - 14h20 - 17h10 - 19h40 - 22h10 Hotel trAnsilvâniA 2 3d (Dub) - Livre - 13h - 15h30 - 18h20 terrA de mAriA (Dub) - 12 Anos - 20h40 Peter PAn 3d (Dub) - 10 Anos - 14h05 - 16h50 - 19h25 Ponte dos esPiões (Dub) - 12 Anos - 22h05 GoosebumPs: monstros e ArrePios 3d (Dub) - 10 Anos - 13h35 - 16h - 18h40 - 21h10 Legenda: L somente sábado e domingo

shopping Villa lobosPinheiros | Av. das Nações Unidas, 4.777 - Alto de Pinheiros São Paulo -SP | Tel: 3024 - 3738 Ingressos R$ 18 a R$ 28 www.cinemark.com.br

GoosebumPs: monstros e ArrePios 3d 10 Anos - 21h GoosebumPs: monstros e ArrePios 3d (Dub) - 10 Anos - 11h00 L - 13h30 - 16h - 18h30 Hotel trAnsilvâniA 2 (Dub) - Livre - 17h P2 Perdido em mArte 12 Anos - 19h30 K2 - 22h40 ed sHeerAn: JumPers for GoAlPosts Livre - 17hF - 19h30B um Amor A cAdA esquinA 12 Anos - 14h sos mulHeres Ao mAr 2 10 Anos - 17h30 - 20h20 - 23hI sos mulHeres Ao mAr 2 10 Anos - 14h10 Peter PAn 3d (Dub) - 10 Anos - 13h50 - 17h10 - 19h50 N2 A colinA escArlAte DIG - 16 Anos - 22h30 P2 / tubArão DIG - 14 Anos - 11h00 J - 19h50 E - 22h30 F / AtividAde PArAnormAl: dimensão fAntAsmA 3d - 14 Anos - 14h20 - 16h40 - 19h20 - 21h40 oPerAções esPeciAis 14 Anos - 13h40 - 16h10 sicário: terrA de ninGuém 16 Anos - 18h40 - 21h30 vAi que colA, o filme DIG - 12 Anos - 13h - 15h40 Ponte dos esPiões 12 Anos - 18h - 22h Legendas: L somente sábado e domingo / B somente quinta / F somente sábado / K2 não será exibida na quinta / N2 não será exibida na quarta

supershopping osascoOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828 | Tel: 3131-2004Ingressos R$ 10 a R$ 22 www.kinoplex.com.br

Peter PAn (Dub) - 10 anos - 16h - 18h30 - 20h50 - sáb/dom: 13h40 - 16h - 18h30 - 20h50 A colinA escArlAte (Dub) - 16 anos - 18h10 - sáb/dom: 13h - 18h10 Perdido em mArte (dub) - 12 anos - 15h20 - 20h40 oPerAções esPeciAis (Nac) - 14 anos - 14h50 vAi que colA (Nac) - 12 anos - 17h10 - 19h20 - 21h30 Hotel trAnsilvâniA 2 (Dub) - livre - 15h - 17h - 19h - 21h - sáb/dom: 13h - 15h - 17h - 19h - 21h AtividAde PArAnormAl 3d (Dub) - 14 anos - 16h50 - 21h20 GoosebumPs monstros e ArrePios 3d (Dub) - 10 anos - 19h10 - sáb/dom: 14h40 - 19h10 AtividAde PArAnormAl (Dub) - 14 anos - 18h20 - sáb/dom: 14h10 - 18h20 GoobebumPs monstros e ArrePios (Dub) - 10 anos - 16h10 - 20h30 s.o.s mulHeres Ao mAr 2 (Nac) - 10 anos - 16h40 - 18h50 - 21h10 - sáb/dom: 14h30 - 16h40 - 18h50 - 21h10

the square open Mall Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 22 | Telefone 2898-9595Ingresso R$ 15 a R$ 30

AtividAde PArAnormAl 3d (Dub) - 14 anos - 14h30 GoosebumPs monstros e ArrePios 3d (Dub) - 10 anos - 16h50 AtividAde PArAnormAl 3d (Leg) - 14 anos - 19h / 24hE GoosebumPs monstros e ArrePios 3d (Leg) - 10 anos - 21h10 Hotel trAnsilvâniA 2 (Dub) - livre - 14h40 - 16h30 Ponte dos esPiões (Leg) - 12 anos - 18h20 - 21h - 24hE GoosebumPs monstros e ArrePios (Dub) - 10 anos - 14h30 AtividAde PArAnormAl (Leg) - 14 anos - 16h50 - 21h10 GoosebumPs monstros e ArrePios (Leg) - 10 anos - 19h - 23h50E s.o.s mulHeres Ao mAr 2 (Nac) - 10 anos - 14h40 - 17h - 19h20 - 21h30 - 23h40E Peter PAn (Dub) - 10 anos - 14h20 - 16h40 eu nuncA (Nac) - 12 anos - 18h40 oPerAções esPeciAis (Nac) - 14 anos - 21h - 23h30E A trAvessiA (Leg) - 12 anos - 14h30 A colinA escArlAte (Leg) - 16 anos - 16h50 - 19h10 - 21h30 - 24hE Legenda: E: sessão extra dia 24

“s.o.s. Mulheres ao Mar” ganha

sequência

Depois do primeiro longa, que virou febre nos cinemas em 2014, em “S.O.S Mulheres ao Mar 2” o trio de protagonistas formado por Gio-vanna Antonelli, Fabiula Nascimento e Thalita Carauta promete aprontar no mar do México e nos brinquedos dos Parques da Universal, em Orlando. Depois de conquistar o coração do estilista André (Reynaldo Gianecchini) e alcançar a fama como escritora, a relação en-frenta uma crise quando surge uma ex-namo-rada dele, durante um cruzeiro. Direção: Cris D’Amato. Estreou na quinta-feira (22).

steven spielberg dirige tom Hanks em filme sobre a guerra Fria

Ma

ria

na

Via

nn

a

Jack Black estreia no cinema série de livros infantis

Fox FilM do Brasil

sony Pictures do Brasil

Page 19: Giro S/A 326

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 19www.girosa.com.br

ClasseA>>>

Em “Pergunte ao tem-po”, texto e direção de

Otávio Martins, com Luiz Damasceno, Giovani Tozi e Guta Ruiz, que estreou

na última semana, no CCBB SP, um jovem e sua

ex-namorada aguardam a chegada de alguém. É noite de ano novo e

em menos de uma hora os ponteiros do relógio

anunciarão o começo de um novo ciclo. O que fazer quando nem a fé e a ciência são capazes de preencher o coração de

um homem? Segundas e quartas, às 20h. Ingres-sos: R$ 10. Rua Álvares

Penteado 112. Telefo-ne: 3113- 3651.

Sob direção de Elias Andreato, a atriz Débora Duboc estreia no dia 28, no Teatro Itália, o espetáculo musical “Sou toda cora-ção”. Ela divide o palco com o compositor e músico Jonatan Harold. São 24 canções entremeadas com textos criados a partir de pout pourri de fragmentos de autores como Fernando Pessoa, Willian Shakespeare, Walter Franco, Clarice Lispector, até frases de caminhão de origens desconhecidas. Quartas e quintas, às 21h. Ingressos: R$ 40. Avenida Ipiranga 344. Telefone: 3255-1979.

“PERGUNTE AO TEMPO” GANhA TEMPORAdA NO CCBB SP

LUiz

FR

AN

çA

{po

r g

razi

ela

co

sta

} jor

nal

ism

o@gi

rosa

.com

.br

Wee

ken

d }

Débora Duboc é estrela de “sou toda coração”

Peça tem Washington Olivetto como consultor criativo

Com consultoria criativa do publicitário Washington Olivetto, o espetácu-lo “O primeiro musical a gente nunca esquece”, escrito e dirigido por Rodri-go Nogueira, estreia no dia 29 no Theatro Net, na Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. O nome do musical faz referência à campanha do primeiro sutiã, criada por Olivetto em 1987, e conta a história de um casal formado por um publicitário viciado em televisão e uma dona de casa sonhadora, apaixo-nada por jingles inesquecíveis. O espetáculo relembra grandes clássicos, como Mágico de Oz e Noviça Rebelde. Ingressos: R$ 50 a R$ 150. Rua Olim-píadas 360. Quintas e sextas, às 21h, sábados, às 21h30 e domingos, às 20h.

JULiA TORRES

PRiSCiLA PRAdE

Page 20: Giro S/A 326