giro do chimarrão em pauta

14
Brevets Randonneurs Mondiaux uma tradição centenária O Audax é um evento não competitivo onde a única motivação dos participantes é completar uma certa distância num tempo determinado. Constitui antes de mais nada um desafio pessoal, em que cada um supera seus próprios limites físicos e psicológicos percorrendo grandes distâncias. É um cicloturismo mais radical, já que os ciclistas são obrigados a pedalar longas distâncias compartilhando o trânsito, seguindo as regras impostas pelo Código Brasileiro de Trânsito. Considerado o mais antigo evento de ciclismo que se tem conhecimento, foi criada na França no final do século XIX, percorrendo uma distância de 1200 km, ente as cidades de Paris e Brest. Esta prova se realiza até hoje a cada 4 anos. A próxima será em 2015. Para chegar lá, o ciclista precisa passar por etapas chamadas de Brevets, em que ele vai se credenciando para as etapas seguintes. A primeira prova é de 200 km, seguindo para 300km, 400km e 600km, quando estará apto a participar

Upload: ninki-da-sac

Post on 18-Dec-2014

42 views

Category:

Sports


0 download

DESCRIPTION

boa noite secretário, Uma breve apresentação do Giro do Chimarrão. Estou querendo ir a Cruz Alta, para conhecer o Centro de Eventos e também para fecharmos mais detalhes da nossa parceria. Qual seria o melhor dia e turno da semana, para a gente se reunir? fico aguardando, ninki

TRANSCRIPT

Page 1: Giro do chimarrão em pauta

Brevets Randonneurs Mondiaux uma tradição centenária

O Audax é um evento não competitivo onde a única motivação dos participantes é completar uma certa distância num tempo determinado. Constitui antes de mais nada um desafio pessoal, em que cada um supera seus próprios limites físicos e psicológicos percorrendo grandes distâncias.

É um cicloturismo mais radical, já que os ciclistas são obrigados a pedalar longas distâncias compartilhando o trânsito, seguindo as regras impostas pelo Código Brasileiro de Trânsito. Considerado o mais antigo evento de ciclismo que se tem conhecimento, foi criada na França no final do século XIX, percorrendo uma distância de 1200 km, ente as cidades de Paris e Brest. Esta prova se realiza até hoje a cada 4 anos. A próxima será em 2015.

Para chegar lá, o ciclista precisa passar por etapas chamadas de Brevets, em que ele vai se credenciando para as etapas seguintes. A primeira prova é de 200 km, seguindo para 300km, 400km e 600km, quando estará apto a participar de provas de 1200 km. Os Brevets são realizados em todo mundo e são validados pelo Audax Club Parisien (ACP) e homologados.

Page 2: Giro do chimarrão em pauta

O evento mais tradicional do mundo nas estradas do Rio Grande do Sul

Page 3: Giro do chimarrão em pauta

Passar por Cruz Alta, é o mesmo que passar por grande parte da História do Rio Grande do Sul. Cidade dos tropeiros e de Érico Veríssimo, consagrado escritor gaúcho.

São esses alguns dos motivos que a Sociedade Audax de Ciclismo, escolheu o munícipio como sede do primeiro Posto de Controle do Evento Giro do Chimarrão 3.

Nossa projeção é que pelo menos 40 ciclistas, vindos de vários Estados brasileiros, passarão pela cidade, ponto estratégico dentre os 1000 km que serão percorridos em 75 horas por rodovias gaúchas.

Cruz Alta e o Giro do Chimarrão 3

Page 4: Giro do chimarrão em pauta

Objetivo

Page 5: Giro do chimarrão em pauta

Fortalecer o esporte de participação no esporte, atraindo pessoas comuns para desafios maiores, além de oferecer a oportunidade aos ciclistas de participar de provas ainda mais longas, dentro e fora do país.

Dar visibilidade ao Estado e à cidade de forma positiva, incentivando o turismo saudável e mostrando que Cruz Alta pode ser melhor cidade do Brasil para não só pedalar, mas praticar qualquer esporte ao ar livre.

Utilizar o estilo randoneé como ferramenta de difusão da boa convivência no trânsito, uma vez que o Audax é considerado a maior e melhor plataforma para se trabalhar e incentivar a mobilidade urbana na cidade.

Page 6: Giro do chimarrão em pauta

O eveO evento

Page 7: Giro do chimarrão em pauta

A Sociedade Audax de Ciclismo de Porto Alegre, está completando 10 anos em 2014. Nesses 10 anos já realizamos 70 eventos de longa distância, todos com grande participação e sem nenhuma ocorrência grave.

Em 2014 estaremos realizando a 3ª edição do Giro do Chimarrão, BRM de 1000 km. Serão 75horas de pedal em estradas gaúchas passando por pelo 50 municípios.

Com certeza esse será o evento mais prestigiado pelos ciclistas de longa distância do Brasil.

Page 8: Giro do chimarrão em pauta

De acordo com as regras da prova o ciclista tem um tempo pré-determinado para percorrer as longas distâncias. Na largada ele recebe um mapa, uma planilha e um passaporte.

Ao longo do percurso a organização monta postos de controle (PC) para passagem obrigatória dos ciclistas. Assim, em cada PC ele recebe um carimbo no seu passaporte e segue viagem, sempre com a obrigação de se orientar através do mapa e da planilha.

200km – tempo limite 13h 30m300km – tempo limite 20 horas400km – tempo limite 27 horas600 km – tempo limite 40 horas1000 km – tempo limite 75 horas

O BRM de 1000 km “Giro do Chimarrão 3” acontecerá em 09,10, 11 e 12 de Outubro de 2014.

Page 9: Giro do chimarrão em pauta

Montados em pontos estratégicos da prova, os PCs têm diversas funções. Servem de ponto de registro dos atletas, suporte alimentar, hidratação, referência na orientação e controle da localização dos atletas.

No Giro do Chimarrão 3 eles serão montados nos seguintes locais:

PC1 – Butiá – 77 km do trajetoPC2 – Cachoeira do Sul – 146 km do trajetoPC3 – Novo Cabrais - 210 km do trajetoPC4 – Passa Sete - *** km do trajetoPC5 – Salto do Jacuí - *** km do trajetoPC6 – Cruz Alta – 419 km do trajetoPC7 – Lagoa dos Tres Cantos - ***km do trajetoPC8 – Soledade - ***km do trajetoPC9 – Barros Cassal - ***km do trajetoPC10 – Vera Cruz - ***km do trajetoPC11 – Cruzeiro do Sul - *** km do trajetoPC12 – Roca Salles - ***km do trajetoPC13 – Cruzeiro do Sul - ***km do trajetoPC14 – General Câmara - ***km do trajetoPC15 – Charqueadas - ***km do trajetoPC16 – Chegada – Porto Alegre

Postos de Controle (Pc’s)

Page 10: Giro do chimarrão em pauta
Page 11: Giro do chimarrão em pauta

A cada ano mais e mais pessoas trocam seus carros por bicicletas no dia a dia das grandes cidades. O que antes era transporte de pobre, que não tinha dinheiro para ter um carro, hoje passa a ser a opção mais inteligente para se deslocar, já que de nada adianta andar de carro numa cidade engarrafada.

O crescimento do número de ciclistas nas ruas não foi acompanhado de uma educação para o trânsito, de uma conscientização ampla de pedestres, motoristas e ciclistas.

As regras das provas estilo randoneé são realizadas como grandes passeios, em pistas compartilhadas, usando apenas os acostamentos

Os Eventos Audax são o maior estímulo ao desenvolvimento da cultura de bicicleta e da mobilidade.

Page 12: Giro do chimarrão em pauta

Para fazer a diferença no trânsito, toda a divulgação do evento será coordenada como uma campanha massiva de conscientização no trânsito.

Podendo ser utilizado pelos Municípios que serão percorridos para divulgar a boa convivência nas ruas e rodovias entre ciclistas e motoristas. Sempre utilizando a plataforma de conscientização como meio para isso.

Divulgação que conscientiza

Page 13: Giro do chimarrão em pauta

fax - 51 30282418CLARO - 51 9259 7383VIVO - 51 9693 6805TIM - 51 8107 0996OI - 51 8554 6278

www.sociedade.audax.org.br

E-mail - [email protected]

Sirlei NinkiDiretora geral da Sociedade Audax de Ciclismo de Porto Alegre

Contatos

Page 14: Giro do chimarrão em pauta