gestão do conhecimento - blogdosoler.files.wordpress.com · reutilização do conhecimento....

22
1 Gestão do Conhecimento Alonso Mazini Soler Leonardo Freitas Engenharia Consultiva

Upload: hoanganh

Post on 20-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Gestão do ConhecimentoAlonso Mazini SolerLeonardo Freitas

Engenharia Consultiva

Fundada por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado de construção, a

SCHÉDIO nasceu orientada para a oferta de soluções de Engenharia Consultiva e

Gerenciamento para a implantação de novos empreendimentos, modernizações e

manutenções.

Ser reconhecido como parceiro competente e confiável das

demandas de gestão dos Clientes.

- Compromisso com o Cliente

- Profissionalismo

- Idoneidade

- Independência

MISSÃO

VISÃO

VALORES

Prover serviços de Engenharia Consultiva e Gerenciamento para

a implantação de projetos de construção visando a redução

de sobrecustos, atrasos e desequilíbrios contratuais, atendendo

exigências de eficiência, transparência e compliance.

Engenharia Consultiva

2

NÓS CONHECEMOS OS SEUS PROBLEMAS ...

... E PODEMOS AJUDÁ-LO A SOLUCIONÁ-LOS:

Os profissionais da SCHÉDIO ENGENHARIA dispõem de vasta experiência na concepção eimplementação de modelos de gestão aplicados à empresas do ramo da construção,estendendo-se desde a definição de políticas e diretrizes, estruturação de processos e aelaboração de procedimentos até a adaptação de sistemas de software, bases de dados eaparatos tecnológicos.

[email protected]

Fone: (11) 3032-0662

Caso a sua empresa e seus empreendimentos de construçãoestejam passando por problemas relativos à Gestão doConhecimento, escreva-nos ou ligue-nos e agende uma consultacom um de nossos sócios.

323

ÍNDICE

1.

Definições

424

3.

Lições Aprendidas

5.

Inovações

2.

Processos da Gestão do Conhecimento

4.

Boas Práticas

6.

Conclusões

5

1. Definições

Gestão do Conhecimento

1

Engenharia Consultiva

326

Gestão do Conhecimento é umconceito que se fundamenta noprocesso de aprendizagemorganizacional. Trata-se de umtrabalho através do qual aempresa gera internamente (ouadota), absorve e reutiliza oconhecimento, visando buscar aexcelência e alavancar seudesempenho operacional de modoeficiente.

A Gestão do Conhecimentofundamenta-se no princípio deque é economicamente maisvantajoso para a empresareutilizar o conhecimento extraídode suas próprias experiências, dabagagem de conhecimentos tácitode seus Colaboradores e doconhecimento consideradoadequado quando disponibilizadopelo ambiente

Este e-Book documenta e padroniza a Gestão doConhecimento de uma empresa de construção atravésdo fluxo dos processos de Geração, Coleta,Armazenamento, Manutenção, Disseminação eReutilização do Conhecimento.

externo do que, a todo omomento, ter que redescobrirnovas soluções para problemassistêmicos e arcar com o ônus derepetir erros já cometidosanteriormente.

A Gestão do Conhecimento visaimpactar positivamente odesempenho operacional e oincremento do Capital Intelectualda empresa, o que, porconsequência se estende aosresultados financeiros e à suavalorização de mercado.

Além disso, a formalização dasexperiências, bem ou malsucedidas, e das competências ehabilidades adquiridas pelosColaboradores durante seuaprendizado, acabam porpermanecer e se enraizar dentroda empresa.

327

► Capital intelectual é o nomedado a toda a informaçãotransformada em conhecimentoque se agrega àqueles que umaempresa já possui. O CapitalIntelectual é parte dos AtivosIntangíveis de uma empresa e écomposto pelo conjunto de seusconhecimentos tácitos e explícitos,habilidades e atitudes individuaisde seus Colaboradores, valores ecultura organizacional.

► Conhecimento Tácito é aqueleque o indivíduo adquiriu ao longode sua vida, fruto de seuaprendizado formal,compartilhamento deinformações, experiências evivências próprias. Geralmente oConhecimento Tácito é difícil deser formalizado ou explicado àoutra pessoa, pois é subjetivo einerente às habilidades de umapessoa.

► Conhecimento Explícito é oconhecimento formal, claro,regrado, documentado e que já foiou pode ser, codificado earmazenado de alguma formaatravés de alguma mídia.

Ele pode ser prontamentetransmitido para outras pessoas.Pode ser formalizado em textos,desenhos, diagramas edocumentos, assim comoguardado em bases de dados oupublicações.

► Conhecimento Corporativo.Atualmente, a “Sociedade doConhecimento” é caracterizadapelo crescente emprego doconhecimento como insumo parao desenvolvimento e como fatordecisivo de sucesso para asorganizações. Nesse contexto, oconhecimento é considerado umativo precificável, adquirindo ostatus de recurso nobre para asempresas – o ConhecimentoCorporativo.

As formas mais usuais dematerialização do ConhecimentoCorporativo são as LiçõesAprendidas, as Boas Práticas e asInovações. O ConhecimentoCorporativo pode ser geradointernamente na empresa ou seradotado a partir dadisponibilização pelo ambienteexterno.

328

► Lições Aprendidas resultam daexperimentação seguida doaprendizado organizacional. Trata-se do conhecimento adquiridoatravés da avaliação dosresultados obtidos (bem ou malsucedidos), após oencaminhamento de uma soluçãopara um problema e/ouoportunidade eventual que oEmpreendimento abordou.

Lições Aprendidas oferecemdirecionamentos práticos para oencaminhamento deproblemas/oportunidades quepossam ser sentidos de modosemelhante por outrosEmpreendimentos.

Lições Aprendidas contemplamdois enfoques de aprendizado: opositivo ou o negativo -recomendações a serem adotadasou a serem evitadas,respectivamente;

O enfoque Positivo(Recomendações a seremadotadas e propagadas) dizrespeito a abordagens que semostraram adequadas, eficientese/ou que proporcionaram ganhos

Ao Empreendimento;

O enfoque Negativo(Recomendações a seremevitadas) diz respeito aabordagens que se mostraraminadequadas, ineficientes,errôneas, e/ou queproporcionaram perdas aoEmpreendimento.

► Boas Práticas constituemcondutas (práticas) técnicas e/ougerenciais que foram reconhecidaspor, comprovadamente,potencializarem melhoresresultados. Boas Práticas resultamdo entendimento e doamadurecimento conceitual eprático do conhecimentodisponível, interna ouexternamente à empresa. Boaspráticas adotadas pela empresasão consideradas de uso opcionale não se confundem comprocessos e procedimentosformais da empresa.

► Inovações resultam dorompimento com os modelos deconhecimento vigentes (métodosou técnicas) e pela proposição denovas formas de se pensar e agir.

9

2. Processos da Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

2

Engenharia Consultiva

3210

Processos da gestão do Conhecimento padronizam o fluxo de geração, coleta,armazenamento, manutenção, disseminação e reutilização de novosconhecimentos, visando a sua incorporação à Cultura e a contabilização aoCapital Intelectual da empresa. Apesar de disporem de uma estruturasemelhante diferem na abordagem de Lições Aprendidas, Inovações e BoasPráticas.

Geração Coleta Armazenamento

ManutençãoDisseminaçãoReutilização

► Geração do Conhecimento.Consiste no modo como como aempresa recomenda que oconhecimento seja produzidodentro dos empreendimentos.

► Coleta do Conhecimento.Consiste no modo como aempresa recomenda que sejaenviado e recebido oconhecimento gerado pelosEmpreendimentos.

► Armazenamento doConhecimento Consiste da guardaapropriada do conhecimentorecebido, aceito e incorporado noBanco de Conhecimentos daempresa. O Armazenamento doconhecimento é um dosdiferenciais competitivos daempresa, uma vez que pode sercontabilizado como seu CapitalIntelectual.

3211

► Manutenção doConhecimento. Visa garantir aintegridade e a atualidade dainformação incorporada pelaempresa. As proposições técnicas,tecnológicas ou gerenciais que,num determinado momento,foram aceitas e passaram acompor o Banco deConhecimentos da empresa,podem se depreciar com o tempo,necessitar de aprimoramentos eatualizações ou, até mesmo, setornarem obsoletas.

► Disseminação doConhecimento. O conhecimentoarmazenado no Banco deConhecimentos da empresa deveser divulgado e disseminado paraque cumpra o objetivo de nivelar ealavancar a prática coletiva dosColaboradores.

A criação de um Portal doConhecimento e a promoção deFóruns periódicos de discussão enivelamento do conhecimento porárea do conhecimento, sãopráticas recomendadas dedisseminação do conhecimento daempresa.

► Reutilizaçao do Conhecimento.O objetivo principal da Gestão doConhecimento é, basicamente,propiciar a reutilização doconhecimento gerado (identificadoe disseminado) possibilitandotratar, de modo mais efetivo, osproblemas recorrentes esistêmicos dos Empreendimentossem que seja necessárioreinventar soluções já tratadas eexperimentadas. A reutilização doconhecimento permite aalavancagem do desempenhocoletivo de toda a empresa, apartir dos acertos e erroscometidos por umEmpreendimento.

O Gestor do Banco deConhecimentos da empresa é oresponsável por solicitar e manteras estatísticas de registro dareutilização do conhecimentodisponibilizado pela empresa. OsColaboradores individuais dosEmpreendimentos sãoincentivados a reutilizar oconhecimento disponibilizado,ajustando-os e aprimorando-os.

12

3. Lições Aprendidas

Gestão do Conhecimento

3

Engenharia Consultiva

3213

GERAÇÃO COLETA ARMAZENAMENTO MANUTENÇÃO DISSEMINAÇÃO REUTILIZAÇÃO

Identificar

Problema ou

Oportunidade

Analisar

Problema ou

Oportunidade

Definir

Solução

Aplicar

Solução

Avaliar Resultados

Definir Lições Aprendidas

Classificar

Lições Aprendidas

Submeter

Lições

Aprendidas

Armazenar

Lições Aprendidas

Disponibilizar

no Portal do Conhecimento

Promover

Fóruns do Conhecimento

Manter

Atualização

das Lições

AprendidasRegistrar Utilização

Analisar,

Ajustar e

Aprovar

Inclusão de

Lições Aprendidas

A Geração (IDENTIFICAÇÃO) deLições Aprendidas segue umasequência clássica de atividadesvoltadas para a solução deproblemas baseada no ciclo PDCA(Plan, Do, Check e Act). Diante deuma situação experimentada peloEmpreendimento, definida comoum problema ou como umaoportunidade de melhoria, osColaboradores responsáveisanalisam a situação, definem eaplicam um encaminhamento

(solução) técnica ou gerencial e,posteriormente, acompanham emonitoram os resultados obtidos –que poderão resultar emconsequências favoráveis oudesfavoráveis aoproblema/oportunidadeabordados.

A análise crítica da soluçãoaplicada e os resultados obtidos,constitui a Lição Aprendida que os

3214

Colaboradores acumularão comolegado do aprendizado e que, sepuder ser configurado como umconhecimento significativo e, sevier a ser aprovado, poderá sercompartilhado com os demaisColaboradores da empresa.

Lições Aprendidas, Inovações eBoas Práticas são COLETADAS demodo semelhante. O processo decoleta do conhecimento estádesdobrado nas atividades deCLASSIFICAÇÃO e SUBMISSÃO,pelos quais se requer que oconhecimento seja classificado deacordo a Estrutura de Classificaçãodo Conhecimento (taxonomia)adotada pela empresa, estejaacompanhado de anexosilustrativos que apoiem adocumentação da lógica doaprendizado, tais como fotos,vídeos, áudios, etc. e que sejasubmetido, através do Portal doConhecimento, ao Gestor doBanco de Conhecimentos daempresa.

Lições Aprendidas, Inovações eBoas Práticas são

ARMAZENADAS de modosemelhante. O processo deArmazenamento está desdobradonas atividades de ANÁLISE, AJUSTEe APROVAÇÃO da inclusão doconhecimento no Banco deConhecimento da empresa e doARMAZENAMENTO dainformação em si.

Nem todo conteúdo enviado será,necessariamente, considerado umconhecimento a ser armazenado ecompartilhado pela empresa.Apenas o conhecimentoconsiderado relevante seráescolhido para compor o Banco deConhecimentos da empresa.

As três formas básicas deexpressão do ConhecimentoCorporativo (Lições Aprendidas,Inovações e Boas Práticas)respondem de forma semelhanteao processo de MANUTENÇÃO doconhecimento que será,continuamente, reclassificado noBanco de Conhecimentos deacordo com a nomenclatura:ATIVO ou INATIVO.

3215

O Portal do conhecimento é oprincipal meio de disseminação doconhecimento adotado pelaempresa, nas suas formas usuais(Lições Aprendidas, Inovações eBoas Práticas). O seu conteúdodeve ser atualizadocontinuamente e a sua navegaçãoser simples erápida, de modo a motivartodos os Colaboradores daempresa a acostumarem-se anavegar rotineiramente por seuconteúdo.

Os Fóruns Internos deCompartilhamento deConhecimentos são um meiopresencial de disseminação doconhecimento e, portanto, maisdireto e personalizado. Cada Áreado Conhecimento, representadapor alguns níveis e/ou ramos daEstrutura Analítica de Classificaçãodo Conhecimento (taxonomia),será passível de dispor de umfórum.

16

4. Boas Práticas

Gestão do Conhecimento

4

Engenharia Consultiva

3217

GERAÇÃO COLETA ARMAZENAMENTO MANUTENÇÃO DISSEMINAÇÃO REUTILIZAÇÃO

Identificar Boa Prática

Classificar Boa Prática

Submeter Boa Prática

Disponibilizar

no Portal do Conhecimento

Promover

Fóruns do Conhecimento

Registrar Utilização

Armazenar a

Boa Prática

como uma Recomendação

Analisar,

Ajustar e

Aprovar

Inclusão da

Boa Prática

como uma Recomendação

Manter

Atualização da Boa Prática

A Geração (IDENTIFICAÇÃO) deBoas Práticas decorre doentendimento e doamadurecimento conceitual eprático do conhecimentodisponível, interna ouexternamente à empresa.Qualquer Colaborador seráincentivado a identificar condutas(práticas) técnicas e/ou gerenciaisque, comprovadamente,produzam melhores resultados eque têm potencial para setransformar em recomendaçõesinternas opcionais, bem como,posteriormente, emdocumentação normativaobrigatória da empresa: políticas,normas, procedimentos, diretrizese/ou parâmetros.

Os modos mais usuais deidentificação de Boas Práticasresultam de:

• LIÇÕES APRENDIDAS replicadase comprovadas;

• INOVAÇÕES experimentadaspelo mercado e já comprovadas;

• Vivências anteriores,notadamente comprovadas, dosColaboradores da empresa,oriundas das BOAS PRÁTICASadotadas em outrosEmpreendimentos e/ou outrasempresas;

• Estudo conceitual e adaptaçãode literatura específica dirigida(técnica ou gerencial).

18

5. Inovações

Gestão do Conhecimento

5

Engenharia Consultiva

3219

GERAÇÃO COLETA ARMAZENAMENTO MANUTENÇÃO DISSEMINAÇÃO REUTILIZAÇÃO

Identificar

Inovação

Classificar Inovação

Submeter Inovação

Disponibilizar

no Portal do

Conhecimento

Promover

Fóruns do Conhecimento

Registrar

Utilização

Armazenar Inovação

Analisar,

Ajustar e

Aprovar

Inclusão de

Notícia de Inovação

Manter

Atualização da Inovação

Inovações podem ser propostasdentro ou fora da empresa.Dependendo de seuposicionamento estratégico umaempresa pode decidir investir emPesquisa e Desenvolvimento (P&D)internamente e liderar asmudanças ou, simplesmente, podeaguardar que uma inovação seconsolide pelo mercado antes deadotá-la, evitando os riscos daadoção precoce das novidades.

No primeiro caso, a inovação surgede suas pesquisas formaisrealizadas.

No segundo caso, a incorporaçãode inovações passa a serdependente das “descobertasexternas” feitas

pelos Colaboradores da empresa ede sua vontade de compartilharcom os demais colegas. Essas“descobertas externas” podem seroriginadas na literatura específica,no atendimento a seminários,encontros, fóruns de discussão,nos materiais de divulgação defornecedores, no processo formalde benchmarking com empresasdo mesmo segmento, etc. epodem se materializar na forma deendereços na internet aberta,textos e documentos publicados,estudos de casos divulgados,figuras, etc.

20

6. Conclusões

Gestão do Conhecimento

6

Engenharia Consultiva

3221

Alonso Mazini Soler. Estatístico. Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP - [email protected] Freitas. Executivo de Automação da Indústria da Construção, PMP e MBA em Gerenciamento da Informação – [email protected]

A capacidade de aprendercontinuamente, disseminando ereutilizando o conhecimento(Lições Aprendidas, Boas Práticasou de Inovações) geradointernamente e/ou adotado nosEmpreendimentos é um de seusgrandes diferenciais competitivosque impacta positivamente odesempenho operacional e oincremento do Capital Intelectualda empresa de construção, comdesdobramentos positivos nosseus resultados financeiro e noseu valor de mercado (AtivoIntangível).

Investir na gestão do conhecimento é

condição necessária para a manutenção

da posição competitiva de uma

empresa de construção.

Av. Queiróz Filho, 1700, Torre D Sala 601

Vila Leopoldina - São Paulo/SP | CEP: 05319-000

Tel: (11) 3032-0662