gestÃo democrÁtica instÂncias colegiadas/ … · 1 gest ar gestÃo democrÁtica – instÂncias...

9
COORDENAÇÃO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS E AÇÕES PARA JUVENTUDE - CICAJ GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR

Upload: trinhkiet

Post on 12-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

COORDENAÇÃO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS E AÇÕES PARA JUVENTUDE -

CICAJ

GESTÃO DEMOCRÁTICAINSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

Page 2: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

1

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

APRESENTAÇÃO DA OFICINA

Por meio de vídeos, textos e reflexões contextualizadas, focar no desenvolvimento da consciência crítica e atuante nas funções e proposições das Instâncias Colegiadas.Considerando por base as especificidades da APMF e do Conselho Escolar, compreender que o trabalho articulado entre essas Instâncias aproxima, fortalece e viabiliza o alcance dos objetivos propostos pelo META, pelo Plano Estadual de Educação e Plano de Ação do Governo em consonância com o Plano de Ação da Escola.Em conformidade com a proposta, abordar a gestão de conflitos que, inevitavelmente, faz parte da dinâmica escolar. Contudo, precisa ser administrado, primando pelo diálogo e o respeito aos diferentes pontos de vista e expectativas.

PROVIDÊNCIAS INICIAIS É importante que a equipe gestora, responsável pela organização desse momento de estudos, conheça com antecedência todo o material a ser utilizado, a fim de subsidiar as discussões e providencie também:• sala com projetor multimídia;• os vídeos a serem utilizados (download ou link direto na página do Formação em Ação, disponível no Portal Dia a Dia);• fotocópia dos textos/anexos para todos os cursistas.

Page 3: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

2

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

1º MOMENTOIniciar com um vídeo animação disponível no Portal - Gestão Democrática

Vídeo produzido pela Coordenação de Produção Multimídia em 2015 - Duração: 02min51s, que versa sobre a Gestão Democrática. Após assistir ao vídeo fazer questionamentos com o grupo, levando-o a refletir sobre:- O que é a Gestão Democrática?- No que a Gestão Democrática pode contribuir para os objetivos Educacionais?- De que maneira as diferentes Instâncias Colegiadas podem contribuir para consolidação de uma Gestão Democrática?- Se as Instâncias Colegiadas não estiverem articuladas com as finalidades da educação, elas podem comprometer ou dificultar a Gestão Democrática?

Após registrar os principais apontamentos sobre o primeiro vídeo, pausar as discussões e iniciar o novo vídeo:

Vídeo sobre – APMF

https://goo.gl/7Ymjsa

https://goo.gl/i0BpPh

Page 4: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

3

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

Após assistir ao vídeo que possui aproximadamente três minutos, distribuir o fragmento do texto sugerido para o grupo. (Anexo 1)

1) ATIVIDADE:- Anexo 1 – Fragmento de Texto - A Participação das Instâncias Colegiadas na Gestão Escolar: considerações a respeito da atuação da APMF e do Conselho Escolar. CATTANEO, Roseméri Duarte de Oliveira.

Dividir o grande grupo em dois ou três grupos menores, conforme a quantidade de cursistas presentes e distribuir o fragmento do texto.

1.1) Após a leitura do texto e reflexão os grupos deverão discutir sobre as seguintes questões:a) Quem são os representantes da APMF?b) Que tipo de ações a APMF pode realizar para fortalecer e caracterizar uma Gestão Democrática?c) De que modo a APMF pode promover a participação de outras Instâncias Colegiadas na realização de ações coletivas que visem a qualidade da educação?

1.2) Pedir para que sejam anotadas as ideias principais a respeito das questões anteriores. Para tanto, sugerimos a indicação de um redator.

1.3) Reunir o grupo novamente e oportunizar a apresentação de suas respostas. É importante despertar ao máximo a participação de todos os membros do grupo, para que tenham voz e vez e sintam-se incluídos no processo. Assim, a colaboração dos membros ficará evidenciada.

2) ATIVIDADEPausar as discussões e iniciar o novo vídeo:

- Vídeo Animação – Conselho Escolar

https://goo.gl/UUpUiG

Page 5: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

4

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

Após assistir ao vídeo, que possui aproximadamente três minutos, distribuir outro texto para o grupo. Dividi-los novamente em grupos menores, observando a quantidade de cursistas por grupo e distribuir o fragmento do texto.

2.1) Após os grupos fazerem a leitura e a reflexão discutir sobre as seguintes questões:a) Quem são os representantes do Conselho Escolar?b) Que tipo de ações o Conselho Escolar pode realizar para fortalecer e caracterizar uma Gestão Democrática?c) De que modo o Conselho Escolar pode promover a participação de outras Instâncias Colegiadas na realização de ações coletivas que visem a qualidade da educação?

2.2) Pedir para que sejam anotadas as discussões e ideias principais a respeito das questões anteriores. Para tanto, sugerimos a indicação de um redator.

2.3) É importante despertar ao máximo a participação de todos os membros do grupo, para que tenham voz e vez e sintam-se incluídos no processo. Assim, a colaboração dos cursistas ficará evidenciada.

Slides - GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS: ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR (Mediador)

2º MOMENTO3) ATIVIDADE

Estudo de caso I : Após a leitura dos dois casos apresentados abaixo, propor uma ação articulada das Instâncias Colegiadas (APMF e Conselho Escolar), de modo a obter ideias e proposições para a superação do problema apresentado e efetivar, em ambos os casos, uma participação que vise a melhoria da qualidade de ensino e fortaleça as estratégias pedagógicas de desenvolvimento escolar de modo geral.

Page 6: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

5

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

Primeira Situação:

Em uma determinada escola, o(a) diretor(a) raramente consegue a participação de todos os profissionais que atuam na escola em reuniões e/ou eventos. Essa situação acontece porque 30% do corpo docente atua em duas ou mais unidades. Segundo o(a) diretor(a), isso dificulta o engajamento efetivo desses profissionais nas decisões e nos projetos da escola, inviabilizando a Gestão Democrática.

As questões abaixo foram pensadas para refletir, discutir e apontar sugestões:

De acordo com o estudo de caso acima:

- É fato que parte das escolas não possui um quadro de professores que atua em tempo integral na mesma escola?

- Você concorda com a direção quando afirma que jamais irá conseguir implementar a Gestão Democrática na escola em virtude desta situação?

- Tendo como premissa a transparência na Gestão Democrática, que ações e encaminhamentos podem ser adotados através do Conselho Escolar e da APMF com o objetivo de superar essa situação?

Estudo de caso II:

Segunda Situação:

A direção convoca os pais/responsáveis para uma reunião devido a problemas de aprendizagem em algumas turmas. No entanto, no comunicado, não explicita sobre a pauta da reunião. Ao buscarem os filhos na saída da escola, os pais conversam entre si e comentam: “Não vou à reunião. Só fui uma vez.”; “Não gostei porque falei e todos foram contra”; “Faz muito tempo que não vou em reuniões”; “Eu também não vou, pois só somos chamados para ouvir reclamações dos filhos”.

Resultado Pouquíssimos pais compareceram à reunião. Como o(a) diretor(a) poderiam envolver a comunidade, especialmente os pais ou responsáveis para contribuírem com a aprendizagem e entenderem a função da escola?

Page 7: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

6

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

Reflexão: Percebe-se nos comentários dos pais que a comunicação da escola quanto a divulgação das informações e ações está fragilizada. Isso pode ser decorrente de vários fatores, entre eles o distanciamento entre escola e comunidade que ainda persiste. Tendo em vista que as escolas da rede estadual do Paraná tem como princípio a Gestão Democrática, é importante que o(a) diretor(a) façam uma revisão nos encaminhamentos referentes à participação dos pais nas ações da escola. No caso apresentado, o(a) diretor(a) deverão primeiramente buscar resolver a falta de participação. Um dos caminhos consiste em articular momentos, estratégias e ações que instiguem a participação da comunidade escolar no planejamento e na execução do projeto educacional da escola. Uma vez amenizado o problema do distanciamento entre escola e comunidade é possível promover, participar e liderar reuniões junto aos representantes de todos os segmentos, e com os pais e/ou responsáveis pelos estudantes, para, juntos, levantarem os motivos, as causas e as possíveis soluções que podem ser desenvolvidas na escola visando a melhoria da aprendizagem. Por exemplo, pode-se definir junto aos estudantes horários de estudo, observar se o estudante leva à escola o material adequado, incentivar a leitura dos livros da biblioteca da escola, etc.

Na sequência: Reunir os grupos para apresentação das ações propostas referentes aos estudos de casos que foram analisados.

MOMENTO 3 Mediador, neste 3º momento estaremos realizando a reflexão sobre Administração de Conflitos. Iniciamos a reflexão do tema com a leitura da Fábula “O Rato e a Ratoeira” (Anexo III) e em seguida faremos a reflexão proposta no texto. Após a leitura do texto Administração de Conflitos (Anexo IV) e a apresentação do vídeo intitulado “Pequenos Filósofos – As Três Peneiras” discutam com seus pares sobre os seguintes questionamentos:

Vídeoo: Pequenos Filósofos – As Três Peneiras

https://goo.gl/QVJdWw

Page 8: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

7

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

a) Por que o profissional que se relaciona bem no seu trabalho desempenha melhor suas atividades? De que forma um clima hostil no trabalho pode afetar a saúde do servidor?

b) Como é desenvolvida a mediação de conflitos no atendimento à comunidade escolar? Qual a importância em se manter uma atitude calma e serena diante de uma situação conflituosa?

c) O que significa ser profissional para a dinâmica de trabalho de nosso tempo?

REFERÊNCIAS___________. O papel das Intâncias Colegiadas da Educação Pública. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1273>. Acesso em: 06/09/2016.

___________. Caderno de Apoio à Elaboração do Estatuto da APMF. Disponível em:<http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/estatuto_apmf_versao_final_2009.pdf>. Acesso em 05/09/2016.

Conselho Escolar - Publicações. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=277>. Acesso em: 05/09/2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

PASQUALOTTO, J.F.; RIBAS, M.F. Relações Interpessoais nas Empresas – Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, nº , março de 2008. ISSN 1980-6116 http://www.unicentro.br-CiênciasHumanas

THESIS, São Paulo, ano II, v.4,p.1-16, 2º Semestre,2005. IN: http://www.cantareira.br/thesis2/v4n1/alvaro.pdf

Vídeo: Pequenos Filósofos – As Três Peneiras Episódio da série de animação “Pequenos Filósofos”, que mostra contos e fábulas de diferentes culturas que despertam nas crianças e jovens uma consciência a respeito da moral e seus valores. Esta história fala sobre verdade, bondade, utilidade e silêncio. Produção: TV Escolahttp://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=10984

Page 9: GESTÃO DEMOCRÁTICA INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ … · 1 GEST AR GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/ CONSELHO ESCOLAR APRESENTAÇÃO DA OFICINA Por meio

8

GESTÃO DEMOCRÁTICA – INSTÂNCIAS COLEGIADAS/ ARTICULAÇÃO APMF/CONSELHO ESCOLAR

PRODUÇÃO

Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

Coordenação de Produção Multimídia

Projeto GráficoJoise Lilian do Nascimento

DiagramaçãoEdna do Rocio Becker

Fernanda Serrer

SUPERINTEDÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Departamento DGE/CICAJTatiana PetryAndrea RosaEliziane CoraçãoSandra Monteiro

Contatos:[email protected](41) 3340 - 5678