gestão de cargos e carreiras - s3.amazonaws.com filedesenho de cargos 2 o cargo é uma composição...

14
Gestão de Cargos e Carreiras 1

Upload: dangkhue

Post on 14-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Gestão de Cargos e Carreiras

1

Desenho de Cargos

2

O cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que pode ser englobado em um todo unificado e que figura em certa posição formal

do organograma da empresa.

• Desenho de cargos (job design) = especificação: ‒do conteúdo (tarefas, funções) ‒dos métodos de trabalho; ‒das relações com os demais cargos

(autoridade e responsabilidade).

Modelo Contingencial de Desenho – 5 dimensões

• Enriquecer é reorganizar e ampliar o conteúdo - aumento gradativo dos objetivos, responsabilidades, desafios - para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar sua satisfação intrínseca.

• Aumentar as 5 dimensões do modelo Contingencial.

• Pode ser: ‒Horizontal - novas responsabilidades

no mesmo nível hierárquico ‒Vertical - adição de responsabilidades

mais elevadas.

4

Enriquecimento do Cargo

Descrição de cargos: aspectos intrínsecos; conteúdo do cargo.

Análise de Cargos: aspectos extrínsecos; requisitos do ocupante.

Gestão da Carreira

Carreira: sequência de posições e atividades desenvolvidas por uma pessoa ao longo do tempo em uma organização.

• Vertical x Horizontal • Baseada em cargos

x Competências

• Autogerenciamento

Trajetórias de Carreira

• Linha de especialização: o indivíduo cresce de acordo com sua área/setor de especialização.

• Linha generalista: propicia aos profissionais promoções por meio do conhecimento profundo em determinada área, agregado ao conhecimento geral e menos profundo de outras áreas da organização.

• Linha por polivalência: o profissional deve ter um conhecimento profundo de todas as áreas da organização; o crescimento vertical é mais lento, pois há mudanças horizontais.

• Linha hierárquica: é a mais utilizada nas organizações; é a mais rígida, pois o crescimento ocorre até o nível de gerente.

• Carreira em Y - estruturas paralelas: é oposta à carreira hierárquica, pois permite ao profissional crescer dentro das suas habilidades técnicas ou, caso opte, pode caminhar ao nível gerencial.

• É o pacote de recompensas quantificáveis que um empregado recebe pelo seu trabalho, incluindo três componentes: remuneração básica, incentivos salariais e remuneração indireta/benefícios.

8

Remuneração

• Remuneração funcional: forma mais tradicional, burocratizada; ligada ao cargo ocupado (mede-se o valor relativo do cargo na empresa e no mercado); geralmente adotada com um plano de cargos e salários.

• Remuneração por habilidades: não se vincula ao cargo, mas diretamente às pessoas; favorece o desenvolvimento.

• Remuneração por competências: relacionada com os conhecimentos, habilidades e atitudes; integrada com outros subsistemas de RH.

• Remuneração variável: depende dos resultados alcançados pela empresa, pelo setor ou pelo próprio funcionário.

• Salário Indireto: benefícios oferecidos pelas empresas e que representam, muitas vezes, parte considerável da remuneração total (automóvel, previdência privada, creche etc.)

9

Modelos de Remuneração

2017 FCC ARTESP Especialista – Gestão Pública A gestão de recursos humanos envolve diferentes abordagens, técnicas e estratégias, sendo um de seus mais importantes instrumentos o plano de carreiras. Apesar de ser do interesse do empregado, o plano de carreiras é de responsabilidade da empresa e pode ser desenvolvido de acordo com diferentes trajetórias. Nesse sentido, temos que, quando o plano de carreiras apresenta a denominada carreira em Y, onde todos ingressam nas estruturas básicas da carreira e, em determinado momento, escolhem se querem seguir a carreira técnica ou a gerencial, trata-se de plano baseado em a) Estruturas Paralelas. b) Linha Hierárquica. c) Linha Generalista. d) Linha de Especialização. e) Estruturas em Linha.

10

FCC - ALESE - Analista Legislativo - Administração - 2018 Os conceitos de análise de cargos e de descrição de cargos, embora intrinsecamente relacionados, não se confundem, guardando características próprias, tais como I. a análise preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que irá preenchê-lo, abordando fatores como instrução e habilidades necessárias. II. a descrição relaciona as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, ou seja, o seu conteúdo. III. a análise precede a descrição do cargo, sendo a primeira aplicada para cargos novos, nunca ocupados, e a segunda para cargos já existentes, que comportam, assim, a explicitação de suas atribuições. Está correto o que se afirma APENAS em a) II. b) II e III. c) III. d) I e III. e) I e II.

11

2018 FCC SABESP Analista de Gestão - Administração Do ponto de vista do modelo de remuneração dos empregados, as organizações podem optar por estabelecerem remuneração funcional ou por habilidades, nesse sentido, I. a primeira não se vincula ao cargo, mas está relacionada com as características dos ocupantes. II. a segunda está atrelada ao plano de cargos e salários da organização e não varia em função das condições de cada empregado. III. a primeira é estabelecida a partir do valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I. c) II. d) I e III. e) III.

12

2018 FCC SABESP Técnico em Gestão Existem diferentes modelos de remuneração que podem ser adotados por uma organização no âmbito da política de pessoal ou administração de recursos humanos praticada, entre os quais o de remuneração funcional, o qual a) é construído com base em referenciais exclusivamente internos, com remunerações diferenciadas para funções iguais quando ocupadas por empregados com perfis diferentes. b) é focado nas competências individuais dos empregados, com alta participação de benefícios atrelados a resultados. c) é construído a partir de avaliação exclusivamente externa, buscando referenciais no mercado como forma de reter os melhores talentos. d) está ligado ao cargo ocupado, medindo o seu valor relativo na empresa e no mercado de trabalho. e) está intimamente ligado com as habilidades técnicas e comportamentais dos empregados, com forte participação de benefícios indiretos, como bolsas de estudo e programas de qualidade de vida. 13

2018 FCC DPE-AM Analista em Gestão - Administração Considere que determinada organização adote, como alternativa para administração de cargos e salários, o modelo de remuneração funcional. Isso significa que a) a remuneração do funcionário está atrelada ao cargo ocupado, tomando por base o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. b) a remuneração é função direta da habilidade do empregado e não está relacionada, necessariamente, com o cargo ocupado. c) adota o princípio da remuneração por competência, tomando por base a relevância do empregado do ponto de vista de captação de mão-de-obra. d) pratica um sistema de relação direta entre o valor da remuneração individual e o peso relativo da contribuição do empregado no produto final. e) os benefícios indiretos são considerados mais relevantes que o salário e benefícios diretos, priorizando-se a qualidade de vida do empregado.

14