geologia 2011

21
Geologia Tio Rob (Falcão)

Upload: ufes

Post on 05-Jun-2015

4.188 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Geologia 2011

Geologia

Tio Rob (Falcão)

Page 2: Geologia 2011

Geologia• É a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura,

propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das Ciências da Terra.

• Essencial para determinar a idade da Terra, que se calculou ter cerca de 4.6 bilhões de anos e a desenvolver a teoria que afirma que a litosfera terrestre se encontra fragmentada em várias placas tectónicas e que se deslocam sobre o manto superior fluido e viscoso (astenosfera) de acordo com um conjunto de processos denominado tectónica de placas.

• Os estudos geológicos tem seus princípios no BIG BANG

Page 3: Geologia 2011

Qual a origem da Terra? • Muitos cientistas e físicos ao longo do tempo tem formado teorias para

explicar a origem da Terra. Os mais notáveis físicos são de acordo com uma teoria, que é a que se segue: 

• 1. há cerca de 4,6 bilhões de anos, originou-se primeiro o sol através de uma densa nuvem de poeira e gás que se contraiu, formando não só o sol mas outros planetas. 

• 2. com a radioatividade das rochas algumas partes da Terra se derreteu. O níquel e o ferro se fundiram formando o núcleo, enquanto na superfície ficou um oceano de rochas incandescentes. 

• 3. a Terra primitiva sofreu um resfriamento, os vulcões entraram em erupção emitindo gases que formaram a atmosfera, por sua vez originando matéria orgânica e água. 

• 4. há cerca de 3,5 bilhões de anos, grande parte da crosta terrestre já estava formada, mas bem diferente da atual.

Page 4: Geologia 2011

Qual a origem da Terra?

• Para a formação atual, continentes e ilhas, levou-se milhões de anos, pois por volta de 3,5 bilhões de anos atrás a Terra estava dividida em um só continente.

Page 5: Geologia 2011

Qual a origem da Terra?

• Escala geológica do tempo  Para se entender a estrutura da Terra é necessário também, o

conhecimento do tempo geológico. A escala geológica do Tempo está dividida em Eras, que se dividem em Períodos, e estes se dividem em Épocas.  

A primeira Era é a chamada Pré-cambriana, que se divide em três períodos:  

– Azóica: por volta de 4,5 bilhões de anos atrás, esse período é marcado pela não existência de vida, esse período durou bilhões de anos. 

– Arqueozóica e Proterozóica: nesse período passaram a surgir os seres unicelulares e invertebrados (algas e bactérias). Formação das rochas magmáticas. Existência de dois continentes: Árqueo-ártico e Indo-afro-brasileiro. 

Page 6: Geologia 2011

Qual a origem da Terra?

• A Era Paleozóica está dividida nos períodos: Permiano, Carbonífero, Devoniano, Siluriano, Ordoviciano e Cambriano.

Nestes períodos houve a existência de rochas sedimentares e metamórficas. Existência de cinco continentes: Indo, Afro, Brasileiro (Gondwana), Terra Canadense e Terra Siberiana.

Surgiu os peixes e os primeiros répteis.  

Page 7: Geologia 2011

Qual a origem da Terra?• A Era foi a Mesozóica: Mesozóico significa literalmente 'Metade Animal' e algumas vezes é referida

como 'A Era dos Répteis'. dividida pelos períodos Cretáceo, Jurássico e Triássico. Surgiram mamíferos e

aves; répteis gigantescos (dinossauros); grandes florestas; e rochas sedimentares e vulcânicas.  

• Já na Era Cenozóica (ou Idade dos Mamíferos): marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra, foi quando a face da Terra assumiu sua forma atual.

Existem dois períodos, Quaternário e Terciário. Este último tem cinco épocas: Plioceno, Mioceno, Oligoceno, Eoceno e Paleoceno.

Neste período houve o desenvolvimento dos mamíferos e fanerógamos - vegetais superiores (mamíferos, pássaros, protozoários e ainda plantas como flores evoluíram e se desenvolveram durante este período). Os répteis gigantes foram extintos, formou-se as bacias sedimentares.  

• No período do Quaternário existem duas épocas: Holoceno e Pleistoceno. Houve neste período a glaciação no hemisfério norte; delineamento dos atuais continentes; formação das bacias sedimentares recentes; aparecimento do homem.

Page 8: Geologia 2011

Qual a origem da Terra?

• No período do Quaternário existem duas épocas: Holoceno e Pleistoceno. Houve neste período a glaciação no hemisfério norte; delineamento dos atuais continentes; formação das bacias sedimentares recentes; aparecimento do homem (Domínio da raça humana (Homo Sapiens) com o surgimento das primeiras civilizações).

• Durante todo o Período Terciário houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia.

Page 9: Geologia 2011

Qual a origem da Terra?

Page 10: Geologia 2011

Estrutura da Terra  • A Terra é constituída por materiais sólidos, líquidos e gasosos, que se

acham dispostos em camadas concêntricas.  

• De dentro para fora, as camadas da estrutura da Terra são: núcleo ou barisfera, manto, sima ou sial que forma estrutura interna; litosfera, hidrosfera e atmosfera formam a estrutura externa. 

• Estrutura interna  A estrutura interior da Terra é formado por três camadas principais: 

– camada externa (crosta terrestre)– manto ( ou camada intermediária)– o núcleo

Page 11: Geologia 2011

Estrutura interna 

Núcleo  • Parte mais interna do planeta.

Pode ser dividido em núcleo externo e interno.  

• O núcleo externo, comporta-se como liquido apesar de sua composição metálica, admiti-se que seus componentes estão em estado de fusão. Estende-se de 2.900 km até 5.100 km.  

• O núcleo interno vai desde 5.100 km até o centro da Terra.  

• O núcleo da Terra é constituído por ferro e níquel. 

• A temperatura atinge a 4.000/5.000 ºC

Page 12: Geologia 2011

Estrutura interna• Manto  Trata-se de uma camada intermediária situada acima do núcleo. Tem uma

espessura aproximada de 2.900 km, sua composição é de rochas ultrabásicas (O magma que as originou formou-se em grande profundidade, muitas vezes na parte superior do manto ). Boa parte dos fenômenos que afetam a crosta terrestre tem origem na parte superior do manto. 

Magma é uma matéria em estado de fusão (pastoso), que constitui boa parte do núcleo e do manto. 

• Crosta terrestre   Representa apenas 1% da massa do planeta. Sua origem ocorreu a partir do

resfriamento do magma; sendo portanto, a camada superficial.  

Podemos dividir a crosta terrestre(litosfera) em três camadas diferentes:  – camada sedimentar superficial: constituída por rochas sedimentares que,

em certos lugares pode atingir vários metros de espessura, já em outros desaparece.  

– camada granítica intermediária: é constituída por rochas cuja composição é semelhante ao granito. Essa camada também é chamada de Sial. 

– camada basáltica inferior: é bastante semelhante ao basalto. É também chamada de Sima. 

Page 13: Geologia 2011

Estrutura externa • É formada por: litosfera, hidrosfera e atmosfera.  

• Litosfera   A litosfera ou crosta terrestre, a parte consolidada da

Terra, é formada por rochas e minerais. É todo estrato e substrato rochoso, que constitui o relevo submarino e os continentes e ilhas. 

• Hidrosfera   A hidrosfera é formada pelas águas oceânicas e águas

continentais, incluindo os lençóis subterrâneos e o vapor aquoso da atmosfera.  

• Atmosfera   A atmosfera é a camada de ar ou envoltório gasoso que

cobre a Terra.  

Page 14: Geologia 2011

Agentes estruturais  

• As modificações que ocorrem no relevo terrestre tem origem na ação de poderosas forças que podem vir do interior, como da própria superfície do planeta. Essas forças são chamadas de agentes do relevo.  

Os agentes do relevo podem ser, dependendo da origem:  – Internos ou estruturais, pois modificam a superfície alterando a sua

estrutura.  Estes agem esporadicamente, mas com grande intensidade. São causados pelos movimentos das de placas tectônicas, os movimentos sísmicos, vulcanismo .  

– Externos ou esculturais, pois modificam a superfície sem alterar a sua estrutura. Estes são de menor intensidade, mas atuam com mais freqüência.  (Ex.: águas correntes, águas do mar, glaciação, vento, a antropicidade, etc., ...).

 

Page 15: Geologia 2011

Placas Tectônicas

• Atualmente a crosta terrestre está dividida em doze placas tectônicas. Essas placas acabaram por se “chocar” em certos pontos, fazendo alterações no relevo ao longo de milhares de anos.  

Page 16: Geologia 2011

Placas Tectônicas

• Na faixa de contato entre as placas, seja na zona de formação, em geral nas dorsais oceânicas, ou de destruição, em geral no contato do oceano com o continente, a crosta é frágil, o que permite o escape de magma, originando os vulcões e, em função do atrito, há ocorrência de abalos sísmicos.

• As placas oceânicas (sima) são pesadas e densas e, tendem a mergulhar sob as placas continentais (sial). Esse fenômeno, conhecido como subducção, dá origem às fossas marinhas ou regiões abissais (regiões mais profundas dos oceanos. As fossas oceânicas são depressões abissais que aparecem abaixo do talude continental, em zonas de encontro de placas tectônicas, e são formadas, geralmente, pelo choque dessas placas. Quando a placa oceânica mergulha em direção ao manto, é destruída.

• Já a placa continental, com a pressão exercida pela placa oceânica que é justamente nessas porções mais sensíveis da crosta onde ocorrem, os movimentos orogenéticos (do grego oros, que quer dizer “montanha”). É onde surgiram as grandes cadeias montanhosas do planeta, formadas pelo enrugamento, pelo soerguimento ou pelo dobramento de extensas porções da crosta.

Page 17: Geologia 2011

Placas Tectônicas

• Quanto à origem, existem três tipos principais de províncias geológicas no planeta:

• escudos cristalinos,

• bacias sedimentares,

• dobramentos modernos.

Page 18: Geologia 2011

Tectonismo:Os movimentos tectônicos resultam de pressões vindas do interior da Terra e que agem na crosta terrestre.

Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Os movimentos resultantes de pressão vertical são chamados epirogenéticos.

Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas. Esses movimentos ocasionados por pressão horizontal são chamados orogenéticos orogenéticos.

Page 19: Geologia 2011

Vulcanismo • Chama-se vulcanismo as diversas formas pelas quais o magma do interior

da Terra chega até a superfície. Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos (lavas, material piroclástico e fumarolas). Esses materiais acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faz com que ocorra a erupção. As lavas escorrem pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem.

Page 20: Geologia 2011

Abalos sísmicos ou terremotos

• Um terremoto ou sismo é uma vibração que se origina nas profundezas da crosta terrestre. Essa vibração propaga-se pelas rochas através das ondas sísmicas. O ponto do interior da Terra onde se inicia o terremoto é o hipocentro ou foco. O epicentro é o ponto da superfície terrestre onde ele se manifesta. Os sismógrafos são os aparelhos que detectam e medem as ondas sísmicas. A intensidade dos terremotos é dada pela Escala Richter, que mede a quantidade de energia liberada em cada terremoto.

Page 21: Geologia 2011

Abalos sísmicos ou terremotos• Os terremotos são classificados principalmente pela escala de

Richter, fórmula matemática que determina a largura das ondas.                                           A escala de Richter varia de 0 a 10. De forma geral, terremotos com magnitudes de 3.5 ou menos são raramente percebidos; de 3.5 a 6.0 são sentidos e causam poucos danos; entre 6.1 e 6.9, podem ser destrutivos e causar danos em um raio de cem quilômetros do epicentro; entre 7.0 e 7.9, causam danos sérios em áreas maiores; e de 8 em diante são destrutivos por um raio de centenas de quilômetros.

                                    Há também a escala Mercalli, menos usada, com valores que vão de zero a 12 pontos. Menos precisa, a escala classifica os terremotos de acordo com o seu efeito sobre construções e estruturas.