geografia – regiÃo norte · e) ii e iii, apenas. 12. sobre a região norte do brasil, assinale o...

7
GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE 01. Em 1914, o preço da borracha despencou no mercado internacional; dois anos depois, firmas foram à falência em Manaus. E assim acabou o sonho de quem acendia charutos com notas de réis. A cidade entrou em colapso. National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado). O súbito declínio da atividade econômica mencionada foi provocado pelo(a) a) carência de meios de transporte que permitissem uma rápida integração entre as áreas produtoras e consumidoras. b) produção nas plantações de seringueiras do sudeste asiático, que ocasionou um excesso da produção mundial. c) chamado encilhamento, que resultou na desvalorização da moeda brasileira após forte especulação na Bolsa de Valores. d) fim da migração de nordestinos para a Amazônia, que gerou uma enorme carência de mão de obra na região. e) início da Primeira Guerra Mundial, que paralisou o comércio internacional e provocou o declínio da economia brasileira. 2. Basta um peteleco para causar um efeito dominó em sua biodiversidade. E além do Brasil, a região cobre mais oito países. Esse bioma agora está sob ameaça de seis barragens que podem ser construídas nos Andes por nossos vizinhos, o que pode gerar consequências trágicas. A região andina abrange somente 11% desta bacia, mas fornece 93% dos sedimentos e a maior parte dos nutrientes levados por seus rios. (www.umagotanooceano.org. Adaptado) O excerto refere-se à biodiversidade a) do Cerrado. b) da Mata Atlântica. c) da Caatinga. d) da Amazônia. e) do Pantanal. 3. Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes. “A domesticação de plantas na floresta começou há mais de 8.000 anos. Primeiro eram selecionadas as plantas com características que poderiam ser úteis ao homem e em um segundo momento era feita a propagação dessas espécies. Começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção”. OLIVEIRA, J. Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 dez. 2017 (adaptado). O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de a) primazia de saberes locais. b) ausência de ação antrópica. c) insuficiência de recursos naturais. d) necessidade de manejo ambiental. e) predominância de práticas agropecuárias. 200 1.000

Upload: others

Post on 31-Jul-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE · e) II e III, apenas. 12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de

GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE

01. Em 1914, o preço da borracha despencou no mercado internacional; dois anos depois, firmas foram à falência em Manaus. E assim acabou o sonho de quem acendia charutos com notas de réis. A cidade entrou em colapso.

National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado). O súbito declínio da atividade econômica mencionada foi provocado pelo(a) a) carência de meios de transporte que permitissem uma rápida integração entre as áreas produtoras e consumidoras. b) produção nas plantações de seringueiras do sudeste asiático, que ocasionou um excesso da produção mundial. c) chamado encilhamento, que resultou na desvalorização da moeda brasileira após forte especulação na Bolsa de Valores. d) fim da migração de nordestinos para a Amazônia, que gerou uma enorme carência de mão de obra na região. e) início da Primeira Guerra Mundial, que paralisou o comércio internacional e provocou o declínio da economia brasileira.

2. Basta um peteleco para causar um efeito dominó em sua biodiversidade. E além do Brasil, a região cobre mais oito países. Esse bioma agora está sob ameaça de seis barragens que podem ser construídas nos Andes por nossos vizinhos, o que pode gerar consequências trágicas. A região andina abrange somente 11% desta bacia, mas fornece 93% dos sedimentos e a maior parte dos nutrientes levados por seus rios.

(www.umagotanooceano.org. Adaptado)

O excerto refere-se à biodiversidade a) do Cerrado. b) da Mata Atlântica. c) da Caatinga. d) da Amazônia. e) do Pantanal.

3. Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes. “A domesticação de plantas na floresta começou há mais de 8.000 anos. Primeiro eram selecionadas as plantas com características que poderiam ser úteis ao homem e em um segundo momento era feita a propagação dessas espécies. Começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção”.

OLIVEIRA, J. Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 dez. 2017 (adaptado).

O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de a) primazia de saberes locais. b) ausência de ação antrópica. c) insuficiência de recursos naturais. d) necessidade de manejo ambiental. e) predominância de práticas agropecuárias.

2001.000

Page 2: GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE · e) II e III, apenas. 12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de

4. Considerando dados e informações relativos ao sistema regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira. a) As dinâmicas espaciais das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil sintetizam tempos e espaços diferenciados: a primeira é marcada pela circulação fluvial e rodoviária que abre clareiras na floresta; e a segunda é definida pelo papel do moderno agronegócio. b) Na região Sudeste do país, dadas as características históricas e geográficas de seu desenvolvimento, a distribuição da população apresenta estrutura dispersa, sem efeito significativo de aglomeração demográfica nos maiores centros urbanos metropolitanos. c) A região Sul do Brasil corresponde ao núcleo original da industrialização, fenômeno que justifica estar nas capitais dessa região a maior centralidade exercida pelo mercado financeiro. d) Na região Nordeste do país, é flagrante a transformação causada pelo dinamismo econômico que fortaleceu as cidades médias em detrimento do tradicional papel central das metrópoles.

5. Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – segundo critérios relacionados a) aos limites estaduais e às características morfoclimáticas. b) à formação socioespacial e aos limites estaduais. c) às características morfoclimáticas e aos aspectos socioeconômicos. d) aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado. e) às características naturais e à formação socioespacial. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Utilize a sequência de mapas a seguir para responder à(s) questão(ões).

Page 3: GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE · e) II e III, apenas. 12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de

6. Em relação à classificação atual do IBGE, que reconhece cinco regiões, é correto afirmar: a) São duas regiões que se interligam com todas as demais. b) Nas regiões que estão em contato com o Oceano Atlântico todas as capitais situam-se junto ao litoral. c) Apenas a região Norte abrange áreas da Amazônia. d) Três regiões são banhadas pelo mar e duas não. e) Três regiões fazem fronteiras com países vizinhos sul-americanos e duas não.

7. “Uma das alterações produzidas recentemente, causada pela incorporação do elemento ambiental no discurso de desenvolvimento, foi o estabelecimento de novas diretrizes para o uso da terra. A Amazônia, um dos principais objetos de preocupação dos ambientalistas, voltou à cena e tornou-se objeto de disputa pela sua significação.”

RABELLO, Antônio Cláudio. 2013. Amazônia: uma fronteira volátil. Estudos Avançados. 27(78), 213-235. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-401420130002000014

Sobre os problemas ligados à ocupação do espaço amazônico que vêm preocupando os ambientalistas, assinale a opção correta. a) O avanço chamado “arco de devastação” teve seu período mais intenso durante o governo de Getúlio Vargas, fase de grande expansão da indústria regional, principalmente depois da criação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA). b) Para além da dimensão aparente do desmatamento, o “arco de devastação” amazônico dá conta de um processo mais amplo e menos visível, como uma intrincada e oculta teia de tráfego clandestino de animais, de biopirataria, de garimpo e de madeira acontecendo sob as copas das árvores. c) Os modos de vida tradicionais dos chamados “povos da floresta” têm sido determinantes na configuração da catástrofe ambiental amazônica devido, principalmente, à ligação indissociável entre o baixo nível tecnológico das atividades que desenvolvem e a degradação ambiental. d) A província mineral da serra dos Carajás, no sudoeste do Pará, é a maior reserva de minério de ferro do mundo, tendo sido administrada, desde o início de sua operação, pela hoje privatizada Companhia Vale do Rio Doce, e é considerada modelo de extração mineral sustentável. e) Em 2006, foi aprovada a Lei de Gestão das Florestas Nacionais (Flonas), que estabelece critérios para o manejo da floresta, como limites para a derrubada de árvores e estímulo ao manejo múltiplo, associando a proteção da floresta ao uso econômico sustentável, o que impedirá, definitivamente, o avanço do desmatamento.

Page 4: GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE · e) II e III, apenas. 12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de

8. Distribuição da população pelas regiões brasileiras (%)

Regiões /Anos 1950 1960 1970 1980 1991 2000 2010 Centro-Oeste

Norte Sul

Nordeste Sudeste

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Os sucessivos Censos Demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) buscam conhecer a distribuição da população pelo território brasileiro, conhecimento relevante para os mais diversos tipos de planejamento. Considerando os dados da tabela acima, assinale a alternativa correta. a) As regiões Norte e Centro-Oeste foram as únicas com acréscimos contínuos na participação regional desde 1950, fenômeno associado aos fluxos migratórios nacionais incentivados por políticas governamentais de ocupação do território. b) A região Nordeste foi a única que apresentou redução contínua de participação regional, fenômeno associado às grandes secas do sertão, responsáveis pela migração da população para as outras regiões do país ao longo de todo o século XX. c) A região Sudeste tem maior participação regional na população do país, apresentando redução a partir de 1991, fenômeno associado ao decréscimo, em números absolutos, de sua população pela elevada queda da taxa de fecundidade. d) A região Sul apresentou acréscimo de participação regional até 1991, ocorrendo queda nas décadas seguintes, fenômeno associado ao regresso dos filhos de imigrantes europeus em busca de trabalho nos países de origem de seus pais.

9. Leia o segmento abaixo. Uma grande modificação estrutural ocorreu no povoamento regional, agora localizado ao longo das rodovias e não mais ao longo da rede fluvial, e no crescimento demográfico, sobretudo urbano. Processou-se, na região, uma penosa mobilidade espacial, com forte migração e contínua expropriação da terra e, assim, foi marcado o processo de urbanização. Em vista disso, a Amazônia teve a maior taxa de crescimento urbano no país, nas últimas décadas. No censo de 2000, da população da região Norte estava localizado em núcleos urbanos, embora carentes dos serviços básicos.

BECKER, B. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, 19 (53), 2005. p. 73.

Sobre a Região Amazônica, é correto afirmar que a) o povoamento regional atual ocorre ao longo da rede fluvial, privilegiando os grandes rios amazônicos. b) a região tornou-se uma “floresta urbanizada”, pois a urbanização não se mede só pelo crescimento e surgimento de novas cidades. c) a urbanização está ligada diretamente à industrialização da região. d) a urbanização estancou o desmatamento, visto que poucas pessoas continuam morando em regiões rurais. e) ela é pouco integrada ao espaço brasileiro, e tem sua economia e ligação territorial voltadas para o exterior, devido às grandes distâncias em relação ao centro do país.

3,0 3,8 4,9 5,8 6,4 6,9 7,43,9 4,1 4,4 5,6 7,0 7,6 8,3

15,1 16,8 17,7 16,0 15,1 14,8 14,434,6 31,6 30,3 29,2 28,8 28,1 27,843,4 43,7 42,7 43,4 42,7 42,6 42,1

70%

Page 5: GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE · e) II e III, apenas. 12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de

10. Com base nos conhecimentos de geografia regional e econômica, assinale a alternativa correta. a) As regiões menos desenvolvidas apresentam PIB relativamente pequeno, motivo pelo qual os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional. b) Na década de 1960, o economista Celso Furtado constatou que a reforma agrária encetada pela Sudene havia levado o Nordeste a ampliar sua participação no PIB nacional, mas o regime de 1964 abortou esse desenvolvimento. c) A Zona Franca de Manaus foi instituída com o objetivo de industrializar a Amazônia, mas levou a um resultado contrário, por atrair “maquiladoras”. d) Norte e Nordeste têm crescimento superior ao nacional nas conjunturas em que as commodities exportadas pelo Brasil alcançam bom preço no mercado externo. e) O desenvolvimento da periferia nacional é inibido pela sua dependência em relação a São Paulo, de modo que Norte e Nordeste crescem mais rápido quando alavancam capitais próprios para investir.

11. A percepção da Amazônia, no Brasil e no mundo, é a da paisagem da floresta. Uma ideia pronta, baseada na magnitude de sua natureza. A esse respeito, analise as afirmações a seguir. I. A imagem recorrente da Amazônia a divulga como espaço de domínio da floresta equatorial, imbricada a elementos como o clima e a hidrografia. II. A concepção predominante da Amazônia privilegia o quadro natural anterior à presença do homem e tende a desconsiderar seus processos históricos e suas identidades culturais. III. A ideia difundida da Amazônia como reservatório natural está relacionada aos interesses existentes na exploração de sua biodiversidade. Está correto o que se afirma em a) I, II e III. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.

12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de sete, os quais são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, sendo, este último, o estado brasileiro mais recentemente criado a partir da separação de Goiás, em 1988. 02) A região Norte é aquela que possui o menor número de habitantes entre todas as regiões do Brasil. Porém, todos os seus estados já possuíam mais de milhão de habitantes em 2015, diferentemente do que ocorria no século XX, quando a maior parte deles possuía população bastante reduzida. 04) O estado do Amazonas possui área maior que o estado do Pará na região Norte. Porém, no quesito trabalho escravo, o Pará é o primeiro colocado nessa região. 08) O rio Amazonas que atravessa a região Norte tem nascente nos Andes, no Peru. O maior rio do mundo que se desloca de oeste para leste tem a bacia hidrográfica com o maior potencial hidrelétrico do Brasil. Porém, como os rios que formam esta bacia são de planície, inexistem hidrelétricas nesta região, que é abastecida com energia elétrica de termelétricas e hidrelétricas de outras regiões do país. 16) Possui, como vegetação predominante, a Floresta Amazônica que está associada a manchas de vegetação de cerrado em alguns pontos de seu interior.

1

Page 6: GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE · e) II e III, apenas. 12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de

13. No fim da década de 1960, sob a justificativa de evitar a internacionalização da Amazônia, os governos militares distribuíram terras e subsídios a quem se dispusesse a se embrenhar na floresta. Atualmente, do gado bovino e das plantações de soja do país encontram-se na região amazônica. Investir ali é um ótimo negócio. As terras custam até um décimo do valor no Sudeste.

Adaptado de planetasustentavel.abril.com.br.

Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agronegócio, citada no texto. Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em: a) desmatamento – geração de empregos b) assoreamento de rios – modernização de ferrovias c) destruição da fauna – renovação das fontes de energia d) poluição ambiental – redistribuição da propriedade fundiária

14. Amazônia legal é composta por oito estados (Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins) e parte do estado do Maranhão, os quais totalizam cerca de vinte milhões de habitantes com um perfil progressivamente urbano da população da Amazônia legal), caracterizado por um crescimento vegetativo de sua população e no qual as migrações são intrarregionais, flutuando de zonas rurais para as urbanas e rural-rural, sendo este último uma resposta à conversão de novas áreas para pastagem e grãos, como, por exemplo, Rondônia-Roraima e Rondônia-Amazonas.

FERREIRA, M. et SALATI. Forças de transformação do ecossistema amazônico. Estudos Avançados 19 (54), 2005, p. 27. Adaptado.

De acordo com o texto, a referida área representa: a) território dinâmico sob o aspecto social e econômico. b) ambiente para exploração irrestrita dos recursos naturais. c) região com elevada suscetibilidade aos eventos extremos. d) conjunto de estados que optaram pelo desenvolvimento sustentável. e) espaço de fragmentação e isolamento territorial quanto às demandas mercado nacional.

15. A atividade de mineração no Brasil acabou por contribuir para a instalação de um sistema de infraestrutura na área de transporte e geração de energia. Nesse sentido, para a instalação de um grande projeto de extração de minério de ferro pela Vale do Rio Doce no estado do Pará no início da década de 1980, foi necessária a construção da a) Ferrovia do Aço e Porto de Santos. b) Rodovia Belém-Brasília e Hidrelétrica de Belo Monte. c) Estrada de Ferro Carajás e Usina Hidrelétrica de Tucurui. d) Rodovia Transamazônica e Usina Hidrelétrica de Balbina.

GABARITO

1 – B 2 – D 3 – B 4 – A 5 – E 6 – E 7 – B 8 – A

9 – B 10 – A 11 – A 12 – 01+04+16=21 13 – A 14 – A 15 – C

36% 5%

(60%

Page 7: GEOGRAFIA – REGIÃO NORTE · e) II e III, apenas. 12. Sobre a região Norte do Brasil, assinale o que for correto. 01) É a segunda região em número de estados, com um total de