geografia 1ano3bim

27
GEOGRAFIA DINÂMICA CLIMÁTICA 1º TROVADOR (3º BIMESTRE) PROF° JUNIOR

Upload: junior-oliveira

Post on 19-Dec-2014

138 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Dinâmica Climática (Bimbatti)

TRANSCRIPT

Page 1: Geografia  1ano3bim

GEOGRAFIADINÂMICA CLIMÁTICA

1º TROVADOR (3º BIMESTRE)

PROF° JUNIOR

Page 2: Geografia  1ano3bim

Dinâmica Climática

Tempo: estado momentâneo da atmosfera em certo local.

Clima: conjunto habitual de tempo, por um grande período.

Elementos climáticos (fenômenos climáticos): Interferem no comportamento da atmosfera. Ex: temperatura e pressão do ar, vento, umidade, precipitações, massas de ar, etc

Meteorologia: ciência que estuda os fenômenos atmosféricos (previsão do tempo). No Brasil, principal órgão é o CPTEC.

Page 3: Geografia  1ano3bim

Fatores Climáticos

Influenciam na dinâmica dos elementos climáticos. Latitude: baixa= Temp. alta; alta= Temp. baixa; Altitude: baixa= Temp. alta; alta= Temp. baixa; Relevo: dificultam ou facilitam a circulação

atmosférica; Correntes Marítimas: levam a característica do lugar de

origem (frio ou calor); Maritimidade: proximidade do mar, demora para esfriar

e esquentar, amplitude térmica menor; Continentalidade: distanciamento do mar, esfria e

esquenta mais rapidamente, alta amplitude térmica; Vegetação: maior= temp. menores; menor= temp.

altas.

Page 4: Geografia  1ano3bim

Latitude

Quanto mais alta a latitude mais frio; quanto mais baixa a latitude (linha do Equador) mais quente. Brasil: 93% do território está na zona tropical.

Page 5: Geografia  1ano3bim

Altitude Quanto maior a altitude, mais fria

(montanhas), quanto menor, mais quente (praia). Brasil: altitude relativamente baixa, com exceção das terras altas do sudeste.

Page 6: Geografia  1ano3bim

Maritimidade e continentalidade

Page 7: Geografia  1ano3bim

Vegetação e Relevo

Maior incidência de vegetação, maior controle da temperatura.

Page 8: Geografia  1ano3bim

Correntes marítimas

Page 9: Geografia  1ano3bim

Massas de Ar Circulação geral da atmosfera: há uma certa

regra para a circulação dos ventos, das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão atmosférica.

Page 10: Geografia  1ano3bim

Massas de Ar

Região de origem: onde ela se forma, leva suas característica.

As formadas nas no oceano são úmidas, as formadas nos continentes são secas (exceção das formadas nas florestas tropicais e equatoriais)

Page 11: Geografia  1ano3bim

Frentes

Áreas de contato entre as massa de ar. Frente Fria: massa de ar fria empurra a

quente, que sobe, diminuindo a temperatura. Quando são rápidas geram pancadas de chuva, quando lentas, geram garoa constante;

Frente Quente: massa de ar quente avança sobre a fria, aumentando a temperatura.

Page 12: Geografia  1ano3bim

TIPOS DE CHUVA CHUVAS OROGRÁFICAS: São formadas

quando uma nuvem carregada sobre ao de deparar com um relevo montanhoso, perde calor e a umidade sobe em forma de chuva – em geral são torrenciais, nas encostas dos morros.

Page 13: Geografia  1ano3bim

TIPOS DE CHUVA CHUVAS DE CONVECÇÃO: típicas do verão

brasileiro. Ocorre com a ascensão (convecção) do ar aquecido pelo sol. Ao subir o vapor d’água contido no ar origina nuvens em formato de cogumelo – temporal.

Page 14: Geografia  1ano3bim

TIPOS DE CHUVA CHUVAS FRONTAIS: Típicas do inverno

brasileiro, são menos intensas e com uma duração maior, podendo durar vários dias. Sua chegada é anunciada por choque entre massas quentes e frias.

Page 15: Geografia  1ano3bim

Climograma É uma forma de representação gráfica do

clima (temperatura e precipitações) ao longo do ano.

Page 16: Geografia  1ano3bim

Vestibular

(UCS/RS) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo. Sobre o clima é correto afirmar quea) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo.b) à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.c) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.d) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.e) quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.

Page 17: Geografia  1ano3bim

Vestibular(Ufms) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.b) Temperatura do ar, longitude, hidrografia e massas de ar.c) Hidrografia, correntes marítimas, vulcanismo e relevo.d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

Page 18: Geografia  1ano3bim

QuestãoNegro Drama

Racionais MC’s

...Hey,São Paulo,

Terra de arranha-céu,A garoa rasga a carne,

é a torre de babel,Família brasileira,2 contra o mundo,

Mãe solteira,De um promissor,

Vagabundo...

De acordo com a música, qual o tipo de chuva é descrita?

Page 19: Geografia  1ano3bim

El Niño e La Niña El niño é caracterizado pelo aquecimento

anormal das águas superficiais da faixa tropical do Oceano Pacífico. Possui ocorrência global e regional, provocando alterações generalizadas sobre a distribuição de ventos e regimes pluviométricos.

La niña, ao contrário do fenômeno descrito, caracteriza-se pelo resfriamento anormal das águas superficiais da faixa tropical do Oceano Pacífico. Sua influência na configuração climática global não apresenta a mesma amplitude do El niño.

Page 20: Geografia  1ano3bim

Metrópole e clima Apesar de a poluição alcançar dimensão

global, ela também interfere localmente, em especial nas grandes cidades, formando um clima local;

Temperatura é elevada devido a: poucas áreas verdes, impermeabilização do solo (pavimentação), edificações e verticalização (interfere na circulação de ar);

Gera maior evaporação e maior incidência de chuvas, geralmente no final do dia, que causa enchentes, por exemplo;

Page 21: Geografia  1ano3bim

Poluição do ar e Efeito estufa local

Poluição é gerada pelos veículos, seguido de indústrias, termoelétricas;

Algumas cidades adotam o rodízio de veículos (caso de São Paulo) ou taxas (pedágios) como em Londres, para tentar amenizar o problemas;

Cidades localizadas em bacias (áreas mais baixas) sofrem mais pois dificulta a dispersão de poluentes;

Efeito estufa local: o ar quente em ascensão é bloqueado pela camada de ar mais frio, que aprisiona a poluição, impedindo a liberação de parte do calor do sol.

Page 22: Geografia  1ano3bim

Poluição do ar e Efeito estufa local

Page 23: Geografia  1ano3bim

Ilhas de calor Gerada em grande parte pelo efeito estufa

local; Também interferem: calor dos equipamentos

(motores, domésticos, industriais), pouca vegetação, concentração de asfalto e pessoas;

Page 24: Geografia  1ano3bim

Inversão térmica

É um fenômeno natural (ocorre em qualquer lugar (campo, cidade);

Naturalmente o ar próximo a superfície é mais quente, subindo para as camadas mais altas da atmosfera, levando consigo os poluentes;

Inversão térmica: principalmente no inverno, o ar próximo a superfície fica mais frio (e cheio de poluentes), não conseguindo subir e dispersar os poluentes;

Nas cidades, os poluentes ficam concentrados, agravando o problema da poluição, aumentando as doenças respiratórias e irritação nos olhos.

Page 25: Geografia  1ano3bim

Inversão térmica

Page 26: Geografia  1ano3bim

Vestibular(UNIVALE) “Nos espaços altamente urbanizados, é significativa a diferença de temperatura entre a região central, mais quente, e a periferia, com menor temperatura. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 9ºC. Isso ocorre porque nas áreas centrais os automóveis e indústrias lançam poluentes, que provocam o aumento da temperatura. O concreto e o asfalto absorvem rapidamente o calor, cuja dispersão é dificultada pela poluição”. Fonte: www.brasilescola.com

Qual dos impactos abaixo representados está diretamente associado aos grandes centros urbanos conforme citado no texto acima? Assinale-o:a) Aquecimento Global.b) Ilhas de Calor.c) Efeito Estufa.d) Anticiclones Tropicais.e) Destruição da Camada de Ozônio.

Page 27: Geografia  1ano3bim

Vestibular(ENEM) O ecossistema urbano é criado pelo homem e consome energia produzida por ecossistemas naturais, alocando-a segundo seus próprios interesses. Caracteriza-se por um elevado consumo de energia, tanto somática (aquela que chega às populações pela cadeia alimentar), quanto extrassomática (aquela que chega pelo aproveitamento de combustíveis), principalmente após o advento da tecnologia de ponta. Cada vez mais aumenta o uso de energia extrassomática nas cidades, o que ocasiona a produção de seu subproduto, a poluição. A poluição urbana mais característica é a poluição do ar.Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008.

Os efeitos da poluição atmosférica podem ser agravados pela inversão térmica, processo que ocorre muito no sul do Brasil e em São Paulo. Esse processo pode ser definido como:A) Processo no qual a temperatura do ar se apresenta inversamente proporcional à umidade relativa do ar, ou seja, ar frio e úmido ou ar quente e seco.B) Precipitações de gotas d´água (chuva ou neblina) com elevada temperatura e carregadas com ácidos nítrico e sulfúrico, resultado da poluição atmosférica.C) Inversão da proteção contra os raios ultravioleta provenientes do Sol, a partir da camada mais fria da atmosfera, que esquenta e amplia os raios.D) Fenômeno em que o ar fica estagnado sobre um local por um período de tempo e não há formação de ventos e correntes ascendentes na atmosfera.E) Fenômeno no qual os gases presentes na atmosfera permitem a passagem da luz solar, mas bloqueiam a irradiação do calor da Terra, impedindo-o de voltar ao espaço.