gente nossa - março quarta edição 2015

9
SERVIDORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE GESTÃO DOCUMENTAL de vida Qualidade DELIMITADA ÁREA DE PESCA NA PRAIA DA CONCHA QUARTA Edição - MARÇO / 2015 Informativo do Servidor da PMVV RESPIRE CORRETAMENTE E MELHORE SUA SAÚDE RESPIRE CORRETAMENTE E MELHORE SUA SAÚDE

Upload: gente-nossa

Post on 21-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

SERVIDORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE GESTÃO DOCUMENTAL

de vidaQualidade

DELIMITADA ÁREA DE PESCA NA PRAIA DA

CONCHA

QUARTA Edição - MARÇO / 2015Informativo do Servidor da PMVV

RESPIRE CORRETAMENTE E MELHORE SUA SAÚDE

RESPIRE CORRETAMENTE E MELHORE SUA SAÚDE

Page 2: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

Organizar os documentos das unidades administrativas da Prefeitura de Vila Velha, reorganizar o Arquivo Público Municipal e fazer um levantamento dos documentos gerados por cada secretaria. Estes são os objetivos da Controladoria e da Secretaria de Administração e Planejamento. Para realizar estas ações, os dois órgãos pro-moveram na manhã da terça-feira, 24 de março, uma palestra sobre Gestão Documen-tal, no auditório da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica.

A palestra foi ministrada por Ewerton Nicolau, do Arquivo Público da Prefeitura Munici-pal de Vitória, em uma ação que integra o projeto de reestruturação do Arquivo Público do município, com a implantação de metodologias adequadas à gestão documental. O servidor precisa saber arquivar corretamente um documento pela importância, data, tipo, ou porque determinado documento necessita ser arquivado ou descartado. Para isso, deve desenvolver conhecimentos sobre o plano e o código de classificação docu-mental, a tabela de temporalidade documental e o manual de gestão arquivística.

Participaram do encontro os profissionais que trabalham nas áreas de protocolo e arquivos; servidores que lidam com registro e movimentação de processos e documen-tos nos setores, e os que estão envolvidos com gestão documental e tecnologia da informação.

SERVIDORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE GESTÃO DOCUMENTAL

A proposta da Coluna do Servidor é a de ser um espaço aberto para sugestões e esclarecimentos de dúvidas quanto aos direitos e deveres dos funcionários da municipalidade. Os servidores podem enviar perguntas e também sugestões para o [email protected].

Page 3: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

O prefeito Rodney Miranda participou da abertura do projeto Força no Esporte, real-izada na quinta-feira (26), no 38º Batalhão de Infantaria do Exército (38º BI), na Prainha. O evento contou com a participação de 120 alunos de quatro Unidades Mu-nicipais de Ensino Fundamental (Umefs): Leonel de Moura Brizola, em Santa Rita; Antônia Malbar, em Ilha das Flores; Juiz Jairo de Matos Pereira, localizada em São Tor-quato; e Antônio Bezerra de Farias, em Vila Garrido.

O objetivo do projeto é o de trabalhar a disciplina e o bom comportamento dos alunos da rede. Ao longo do ano, os estudantes participam de modalidades esportivas, como Atletismo, Futebol, Handebol, Vôlei, Recreação e Lazer, além de aprenderem técnicas de salvamento e natação. Há também visitas culturais na Assembleia Legislativa, Palá-cio Anchieta, Convento, entre outros locais.

Em 2015, o projeto foi expandido atendendo mais 20 jovens e crianças em relação ao ano passado. Estudantes entre nove e 14 anos, inseridos em um contexto de vulnerabi-lidade social, participam das atividades no contraturno das aulas até o mês de dezem-bro. O Força no Esporte é realizado pelos Ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em par-ceria com a PMVV e o 38º BI.

RODNEY MIRANDA PARTICIPA DA ABERTURA DO PROJETO FORÇA NO ESPORTE

Page 4: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

Em março do ano passado a vida da servidora Nilceli Tristão Pinheiro, de 57 anos, lotada na Secretaria de Governo (Semgov), mudou radicalmente quando descobriu que estava com câncer no útero. Um mês depois, submetida a uma cirurgia de retirada do tumor, ela passou por quatro sessões de radioterapia e iniciou um novo ciclo de sua existência. A cura, o apoio da família e dos amigos aumentaram a sua fé e hoje Nilceli é enfática em afirmar que a dor mudou o seu modo de olhar o mundo. “Quando descobri que estava doente chorei muito e senti meu mundo cair. Hoje eu agradeço a Deus todos os dias pela minha vida e da minha família, pelos amigos e por tudo que tenho. Me sinto abençoada e, por isso, estou dando meu testemunho de fé. Quando a gente sente a morte próxima, entende que cada minuto que vivemos é um milagre divino que deve ser compartilhado com todos que amamos”, confessou Nilceli, que em maio completa 29 anos como efetiva da Administração Municipal.

Nilceli é mãe de Vinícius, 32 anos, que se casou no último final de semana, e de Fer-nanda, de 29, cuja filha, Soffie Charlotte, nasceu no ano passado, justamente no mês em que Nilceli era operada do tumor. Fernanda acompanhou a doença da mãe da Bél-gica, onde mora há cerca de 10 anos.

“Eu me preocupava com minha filha, que estava para dar a luz, e tinha medo de não conhecer a minha neta. Mas graças a Deus, isso foi possível, porque Ele colocou no meu caminho os profissionais certos para me curarem. A família e os amigos estiveram comigo em todos os momentos e você descobre que este amor é o que mais importa na nossa vida”, contou Nilceli, casada com Franklin, enólogo e professor de gastrono-mia.

NILCELI TRISTÃO PINHEIRO: ”AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS PELO MILAGRE DA VIDA”

Page 5: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

MODO DE PREPARO:Deixe o bacalhau de molho de um dia para outro e troque a água várias vezes. Depois de desfiá-lo, refogue-o levemente com alho e cebola. Acrescente a azeitona, os ovos de codorna, o palmito moído ou cortado em cubinhos e o tempero verde. Reserve. Faça um puré de batatas com maionese. Depois arrume em uma travessa uma camada do purê

de batata, depois outra do bacalhau refogado e regue com azeite. Para cobertura, misture o requeijão, a maionese, o creme de leite e coloque por cima da mistura. Polvilhe com queijo ralado de sua preferência e colo-que para gratinar até dourar.

Receita da assessora especial Marcia Oliveira Rodrigues de Araújo, da Secretaria de Administração e Planejamento (Semad).

Bacalhau à ZÉ do PipoINGREDIENTES:Ingredientes Da torta- 1 kg de Bacalhau - 500 gramas de batata- Ovos de codorna à vontade- 500 gramas de palmito- Azeitona, tempero verde, alho e cebola Da cobertura- Um vidro de requeijão- Um vidro de maionese- Duas caixas de creme de leite e queijo ralado

BOM APETITE!

Page 6: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

Ler um livro é se apropriar de um mundo que não é seu. É se encantar pelo descon-hecido, viajar com o autor por terras distantes e, de repente, se sentir parte integrante de um universo criado por outra pessoa. Um universo único e mágico que só quem tem o gosto pela leitura conhece. O Gente Nossa quer convidar você a participar deste mundo, conhecendo o que está sendo lido e recomendado pelos servidores da Prefeitura. Para participar, basta enviar sua sugestão para o

[email protected]

Anna Claudia Dias Peyneau, subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), está lendo Cidades Rebeldes, de autoria do geógrafo, urbanista e antropólogo David Harvey. Temas atuais e polêmicos, que ocorrem em diversas partes do mundo, estão presentes nesta obra, o que provoca reflexões e ponderações sobre a sociedade como um todo. “É o mais recente livro deste autor e trata dos movimentos espontâneos dos agentes

sociais em favor da qualidade de cada cidade nos aspectos que definem sua identi-dade, valores e espaços urbanos. Harvey confronta principalmente a mercantilização destes atributos como um processo que desqualifica, segrega e empobrece a cidade enquanto uma construção de todos. Vida longa à cidade! Este livro eu recomendo”.

Rúbia Ferreira da Conceiçao, auxiliar administrativo da Sec-retaria de Finanças (Semfi), está lendo o romance Sem deixar rastros, lançado em 2012 por Harlan Coben. O livro conta a história de Myron Bolitar, um grande joga-dor de basquete que tem uma contusão no joelho que o faz mudar de profissão. Depois de trabalhar no FBI como detetive, se torna um agente esportivo. Convi-dado para descobrir o paradeiro de um antigo rival nas quadras, ele vai reviver lembranças intensas e dolorosas de seus tempos de atleta. “É um livro surpreendente, de fácil entendimento e que prende a atenção. Fala sobre o jogo de interesses e de poderes. Gosto de ler sobre assuntos diversificados e este suspense policial é muito bom. Eu recomendo”! 

GENTE NOSSA RECOMENDA

Boa Leitura !

Page 7: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

RESPIRE CORRETAMENTE E MELHORE SUA SAÚDE

de vidaQualidade

Respiração é a função que permite ao corpo expelir dióxido de carbono e outros gases produzidos pelas células e obter o oxigênio presente na atmosfera, necessário para a vida e para o desenvolvimento de todas as células do organismo. Inspirar e expirar é tão automático que ninguém pensa que pode usar essas ações no dia a dia para melhorar o desempenho na ginástica, domar o stress, a ansiedade e até emagrecer. É compro-vado que a maneira como respiramos pode ajudar a nos acalmar e reduzir o nervos-ismo.

CONFIRA AS DICAS PARA SE RESPIRAR MELHOR- Se possível, dia e noite, deixe o ar entrar na sua casa. Cortinas, carpetes, tapetes são focos de pó e ácaros, deixando o ar poluído. Respira-se não só pelo pulmão, mas também pela pele, então um pulmão sobrecarregado irá refletir na pele que pode estar ressecada, com alergias, furúnculos, entre outros.

- O importante é que normalmente a respiração seja feita usando a musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda, com as pausas inspiratórias e expiratórias, livre, leve e natural.

- Antes de dormir, se a ansiedade estiver impedindo o sono de chegar, deite-se na cama e, com as luzes apagadas, coloque

as mãos sobre o abdômen. Conte enquanto respi-rar, para criar um ritmo. Pode-se inspirar contando mentalmente até quatro e expirar no mesmo tempo, sempre pelas narinas. Para

tornar o exercício mais avançado, contraia o abdômen na hora de soltar o ar, assim os músculos da respiração são trabalhados.

- Uma boa dica para aprender mais sobre respi-ração é ler Respiração Oriental, de Takashi Naka-mura. Ele lhe dará treinamento para uma respira-ção correta, que parte do milenar sistema médico oriental e que promove bem estar físico, mental e emocional. O livro oferece exercícios de fácil compreensão, ilustrado com fotografias que tornam possível ao leitor o domínio perfeito dos

exercícios.

Page 8: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

PREFEITURA PROMOVE ENCONTRO PARARECEPÇÃO DE NOVOS ESTAGIÁRIOS

Servidorin foco] ]

Os 40 novos estagiários da Prefeitura de Vila Velha foram recepcionados na última terça-feira, 24 de março, com uma palestra ministrada pela equipe do Setor de Recru-tamento e Seleção da Secretaria de Administração e Planejamento (Semad). O obje-tivo foi o de esclarecer aos novos contratados as regras que regem o estágio, o regula-mento interno da Administração Municipal, além de promover maior integração entre os participantes do encontro.

Os estagiários irão atender às escolas municipais de Educação Infantil, dentro do Pro-grama Mais Educação. As responsáveis pelo recrutamento e seleção dos estagiários, Beatriz da Costa Gera Custódio e Jayra Gama, explicaram que também foram aborda-das no encontro questões como a qualidade, ética e eficiência na prestação do serviço público; a importância do estágio; que é a de contribuir para a formação profissional do estudante, além de dicas comportamentais. “É importante que o estagiário entenda o funcionamento do órgão público e como deve desenvolver o seu trabalho no setor que irá atuar”, considera Beatriz.

A PMVV mantém uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo (CIEE), onde os interessados em estagiarem devem se inscrever. À medida que surge a necessidade de contratação de estagiários, a Administração entra em contato com o CIEE, recebe as inscrições feitas pelos estudantes, realiza as ent-revistas e os recrutamentos. O contrato com os estagiários é emitido pelo CIEE, enquanto o gerenciamento e supervisão do trabalho deles é realizado pela Prefeitura.

Page 9: Gente Nossa - Março Quarta Edição 2015

DELIMITADA ÁREA DE PESCA NA PRAIA DA CONCHAA Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Polícia Ambiental e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), realizou esta semana uma oficina técnica de orientação com os pescadores profissionais artesanais que atuam na Praia da Concha, na Barra do Jucu. O objetivo do encontro, organizado pelas coorde-nações de Recursos Naturais e Agricultura e Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semdesu), foi o de orientar e qualificar o trabalho destes profissionais. A oficina é parte de um trabalho realizado com o grupo de pescadores no sentido de alinhar as informações sobre a atividade pesqueira neste local específico, dentro da legislação vigente.

Dentro do objetivo de orientar e fomentar a atividade pesqueira, a Prefeitura, em parce-ria com o Projeto Tamar, também realizou uma orientação sobre as tartarugas, as car-acterísticas das espécies e, principalmente, sobre as atitudes que todos podem ter no caso de encontrarem um animal debilitado ou preso às redes.

Gente Nossa - Informativo do Servidor da Prefeitura de Vila Velha – 24 a 31 de março de 2015Editado e publicado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) Secretária: Mirela MarcariniEdição: Jovana Mazioli Saccani Projeto Gráfico: Diego Lopes e Nilton Alves Domethildes JúniorFotos: Marcos Júnior, Fabricio Cypreste, Alexandre Álvares e Divulgação. EX

PED

IEN

TE