gazeta do rio pardo 2596

28
São José do Rio Pardo 12 de maio de 2012 Ano 104 R$ 2,00 2.596 Zelador é acusado de atentado ao pudor Um fato definido pela po- lícia como “importunação ofensiva ao pudor”, ocor- rido dia 12 de abril e só agora divulgado pela mãe da vítima, envolveu um zelador de escola e uma aluna de 14 anos. O ze- lador tentou agarrá-la e não conseguiu. Depois disso, quando ela partici- pava de atividades de educação física no pátio da escola, ele se aproxi- mou e comentou com dois alunos que “ela era a menina mais bonita da escola e queria poder tocá-la”. O caso resultou em um Boletim de Ocor- rência feito pela mãe da jovem. Página A-7 Depósito de pneus é incendiado Ainda está sendo apu- rada a causa de um in- cêndio que tomou con- ta de boa parte do local onde funcionou o Mata- douro e por pouco não afetou o depósito do programa Recicla São José, como também duas casas situadas ao lado do prédio. A pron- ta ação dos bombeiros evitou o pior, já que o fogo foi ateado no de- pósito de pneus velhos da Prefeitura, causando intensa combustão e fu- maça. Página A-7 Retratos do descaso em vários bairros Moradores de vários bairros reclamam de bura- cos, sujeira e até esgoto a céu aberto, como no caso do bairro Maria Boa- ro. Páginas A-11 e A-12 Conselho de Saúde é destituído pelo prefeito Página A-6 Mãe diz que precisa reaprender a viver Após a morte do filho em acidente há mais de um ano, Neire Aparecida Bor- tolino diz que tenta voltar à vida. Página A-13 Samu Regional recebe incubadoras neonatais REPORTAGEM Página A-9 DIVULGAÇÃO REPORTAGEM

Upload: gazeta-do-rio-pardo

Post on 17-Mar-2016

297 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

Gazeta do Rio Pardo 2596

TRANSCRIPT

São José do Rio Pardo 12 de maio de 2012 Ano 104 R$ 2,00 2.596

Zelador é acusado de atentado ao pudorUm fato definido pela po-lícia como “importunaçãoofensiva ao pudor”, ocor-rido dia 12 de abril e sóagora divulgado pela mãeda vítima, envolveu umzelador de escola e umaaluna de 14 anos. O ze-lador tentou agarrá-la enão conseguiu. Depoisdisso, quando ela partici-

pava de atividades deeducação física no pátioda escola, ele se aproxi-mou e comentou comdois alunos que “ela eraa menina mais bonita daescola e queria podertocá-la”. O caso resultouem um Boletim de Ocor-rência feito pela mãe dajovem. Página A-7

Depósito

de pneus é

incendiadoAinda está sendo apu-

rada a causa de um in-cêndio que tomou con-ta de boa parte do localonde funcionou o Mata-douro e por pouco nãoafetou o depósito doprograma Recicla SãoJosé, como tambémduas casas situadas aolado do prédio. A pron-ta ação dos bombeirosevitou o pior, já que ofogo foi ateado no de-pósito de pneus velhosda Prefeitura, causandointensa combustão e fu-maça. Página A-7

Retratos do

descaso em

vários bairrosMoradores de vários

bairros reclamam de bura-cos, sujeira e até esgotoa céu aberto, como nocaso do bairro Maria Boa-ro. Páginas A-11 e A-12

Conselho de Saúde é

destituído pelo prefeitoPágina A-6

Mãe diz

que precisa

reaprender

a viverApós a morte do filho em

acidente há mais de umano, Neire Aparecida Bor-tolino diz que tenta voltarà vida. Página A-13

Samu Regional recebe

incubadoras neonatais

REPORTAGEM

Página A-9

DIVULGAÇÃO

REPORTAGEM

A-2 -12 de maio de 2012

GAZETA DO RIO PARDO é uma publicaçãosemanal de GAZETA DO RIO PARDO LTDA, editada à AvenidaOlinda Ralston, 411- Vila Formosa - Fone: (19) 3682-8879 - CEP13.720-000 - São José do Rio Pardo - SP.

Editor: Giselle Torres BiacoRedação: Eduardo EronColaboração: Fagner Nasser.Diagramação: Marco Antônio Cassucci.Departamento Comercial: Elisete PaduelliGAZETA na INTERNET:e-mail: [email protected]: [email protected]: [email protected]: [email protected]: [email protected]://www.gazetadoriopardo.com.br

CirculaçãoAguaí, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, SãoJosé do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, São João da BoaVista, Tapiratiba, Vargem Grande do Sul

Os artigos assinados não representam necessariamente aopinião do jornal e são de responsabilidade de seus autores.

É preciso separar o joio do trigo

Mais rigor nas leis [email protected]

68 anos da DifusoraJá foi definida a programação das comemorações relativas

aos 68 anos da Rádio Difusora de São José do Rio Pardo. Afesta será no dia 3 de junho, às 19h30, na praça XV de No-vembro, e estão confirmadas as apresentações do cantor Vic-tor Miranda, da cantora Tuta Guedes, e da dupla Gil e Guaxu-pé.

Sobre drogasNo dia 21, será promovida pelo Amor Exigente, na sede da

Associação Atlética Riopardense, às 20 horas, a palestra “Quenada atrapalhe os sonhos dos meus filhos... nem as drogas”,ministrada por Ricardo Galhardo Blanco.

Nada a comemorarDevido às inúmeras e constantes reclamações relaciona-

das a buracos e lâmpadas queimadas nos bairros, o verea-dor Daniel Martins de Moraes (PSC) pediu providências aoExecutivo. Ele disse, inclusive, que presenciou um ‘quase aci-dente’ no bairro Vila Verde, no momento em que um motoris-ta tentou desviar de um buraco e por pouco não bateu defrente com o carro que vinha em sentido contrário. “São situ-ações gravíssimas causadas por buracos que estão fazendoaniversário, e a Prefeitura não toma nenhuma providência.”

Perigo iminenteContinua sem cadeado a caixa d’água que fica na praça

Barão do Rio Branco, em frente à escola “Dr. Cândido Rodri-gues”. Nos períodos de início e fim das aulas, não é raroencontrar alunos sentados sobre a caixa, o que representaum grande perigo para os desavisados.

Direito do consumidorVão até o dia 25 as inscrições para o curso “Teoria e práti-

ca do direito do consumidor”, que será realizado na Casa doAdvogado local. O evento é destinado a advogados em diacom a anuidade da OAB, estagiários, bacharéis e profissio-nais de outra área com ensino superior. Informações pelo3608-3340.

O PT recua IApós decidir por lançar candidatura própria no dia 29 de

abril, o PT rio-pardense voltou atrás e acatou na quarta-feiradesta semana, por maioria, o pedido de um dos membros desua executiva que sugeriu a anulação da reunião. Aloísio Bo-zzini (Bibo), um dos prováveis pré-candidatos do partido, re-correu à executiva em São Paulo, solicitando posicionamentodo PT, se manterá candidatura própria ou se apoiará outropartido. Bibo, por sua vez, diz que mantém seu posiciona-mento de antes: se o partido optar em apoiar outro candida-to, seu nome será retirado.

O PT recua IISegundo informações, integrantes da executiva local do

partido pretendem apoiar uma provável candidatura do atualprefeito. Fica a pergunta: se o PT é um partido democrático,como afirmam, por que foi cancelada a decisão de lançarcandidato próprio, que foi então aprovada pela maioria?

Nossa língua portuguesaÉ certo que a língua portuguesa é um tanto quanto comple-

xa, o que não justifica algumas gafes básicas, como no exemploda placa colocada em uma das esquinas da Vila Maschietto.Em tempo: a palavra “crisântemo” é com “s” e não com “z”.

Vira-casacaJogadores rio-pardenses reclamaram que, na partida con-

tra São Sebastião da Grama pela Taça EPTV de Futsal, o timejogou não somente contra o adversário, mas contra algunstorcedores rio-pardenses, “que foram ao local com o objetivode tumultuar”. Resta saber o porquê.

Com a aproximação do pleito, énotório o aumento das especula-ções e dos burburinhos sobre os pré-candidatos à sucessão municipal.

Os partidos estão se mexendo,as coligações vão sendo tratadas,os diálogos aprofundados. Aliançasprováveis serão firmadas, aliançasimprováveis também. Como diz oditado popular, “ainda há muita águapara passar por debaixo da ponte”,e, acredite, ainda vai passar. Mas éimprescindível que a população co-mece a participar mais ativamentedaquilo que acontece ao seu redor.Aliás, atitude que deveria ser ado-tada desde o primeiro dia do man-dato de seu representante.

Embora as eleições sejam somen-te em outubro, já está mais do quena hora de o eleitor se inteirar dasituação política da cidade. Umaavaliação criteriosa dos prováveis

concorrentes ao Executivo e ao Le-gislativo pode ajudar na escolha dosrepresentantes que trabalharão efe-tivamente por seus municípios. Atéporque a eleição de pessoas com-prometidas com a sociedade vai per-mitir ao cidadão exercer o seu direi-to e cobrar dos prefeitos e verea-dores promessas de campanhas nãocumpridas.

É hora, sim, de começar a pen-sar com muita seriedade no desti-no que terá o seu voto, tanto paraprefeito quanto para vereador. Nãoapenas está em jogo, nesta próxi-ma eleição, a esperança de diasmelhores para quem faz esta es-colha, mas também para quem ain-da não tem o direito de participardo processo eleitoral. E é exatamen-te a este fato que deveria o eleitorconsciente se apegar. O voto nãoé só dele, mas das pessoas que

por vários motivos não podem vo-tar. Assim, uma decisão errada vaiprovocar efeitos em todos indis-tintamente. Sim, é uma granderesponsabilidade.

É bom permanecer, a partir deagora ainda mais, de olhos bemabertos e ouvidos atentos. Promes-sas vagas, soluções fáceis para pro-blemas complicados, propagandaenganosa, boatos sem fundamen-to, falta de ética, favores pesso-ais. Milagres não serão feitos porquem quer que seja, mas há quemtrabalhe de forma séria e compro-metida com a causa pública.

Os políticos não são todos iguais,assim como ninguém o é. Mas háquem faça a diferença em meio atantos que existem por aí. É pre-ciso separar o joio do trigo: acre-ditar, escolher com consciência efazer valer a pena.

O Código Penal em vigor tem 72anos, ele foi editado em 1940 parauma sociedade que vivia outros pa-râmetros, sem a influência da tele-visão, da informática, da internet,época que não existiam organiza-ções criminosas transnacionais, emque não havia banalização dos cri-mes contra o patrimônio público, osassaltos aos cofres públicos.

A modernização desse Código estásendo estudada por uma comissãode magistrados, advogados, mem-bros do Ministério Público e profes-

sores, criada pelo Senado Federal. Ogrupo é coordenado pelo ministro Gil-son Dib, do Tribunal Superior de Jus-tiça, e deverá apresentar suas su-gestões de mudanças no dia 25 dejunho.

“Nossa proposta será criar um Có-digo Penal moderno, voltado parahoje com o olhar para o futuro” –afirmou o ministro Dib, em entrevis-ta à imprensa.

Lembrou ele que nos 72 anos doCódigo Penal só houve apenas umareforma parcial em 1984. Depois vie-

ram legislações pontuais, as cha-madas leis extravagantes, como alei dos crimes hediondos, a lei docolarinho branco, a lei dos crimescontra a ordem tributária, a lei doscrimes ambientais, a lei da lava-gem de dinheiro.

O ministro Gilson Dib informouque a comissão que coordena, nassugestões que encaminhará aoSenado, vai privilegiar aquilo que érealmente ofensivo à sociedade etirar tudo o que não tem mais ne-nhum sentido de prevalecer.

Indo ao encontro dos anseios dasociedade de querer um Brasil me-nos corrupto, a comissão de juris-tas vai sugerir a tipificação do crimede enriquecimento incompatível coma renda declarada por políticos, juí-zes e demais servidores públicos. Apena prevista é de um a cinco anosde prisão, podendo ser estendida emdois terços em caso de agravante.Para punir um servidor, bastará pro-var que ele acumulou patrimônio in-compatível com a renda, não sendomais preciso obter provas do crime

Enriquecimento ilícitoque gerou tal enriquecimento. Alémda prisão, os bens e valores serãoconfiscados.

A pena pode ser aumentada nametade ou em até dois terços se oagente público transferir a posse debens e valores a terceiros, ou seja,recorrer a laranjas em tentativa decamuflar a acumulação ilegal de ri-queza. Hoje é comum réus em pro-cessos de corrupção usar nomes,contas e outros dados de parentes,empregados e ex-empregados paradisfarçar a origem de determinados

Lei Seca – Introduz novas for-mas de obter provas de quem diri-gir sob influência do álcool, comotestemunhas de particulares, deagentes de trânsito e da própria ví-tima. Hoje, isso só é possível peloteste do bafômetro ou por examede sangue.

Racha – Vai haver penas especi-ficas também para quem participarde racha com o uso de veículos.

Jogos de azar – O jogo do bi-cho e a exploração de caça-níqueispassarão a ser crime. Pena de pri-são de um a dois anos.

Contravenções – Será revoga-da a Lei das Contravenções Penais.

Terrorismo – No novo CódigoPenal será previsto o crime de ter-rorismo. Pena de prisão de oito aquinze anos. Como consequência aLei de Segurança Nacional será ex-tinta.

Pequenos furtos – Será reduzi-da a penalização para o furto sim-ples, alguém que entra no super-mercado e subtrai mercadoria. Issopoderá ser recomposto através da

indenização do prejuízo, da repara-ção do dano. Hoje, as cadeias bra-sileiras são ocupadas por 30% depresos por furto. Saem do cárcerepior do que entram.

Temas polêmicos – Será criadoo tipo penal da eutanásia, que é umhomicídio privilegiado, com pena me-nor que o crime simples. Haverá ain-da os crimes cibernéticos; os homo-fóbicos, que afetam hoje a socieda-de de forma grave, e também dotráfico de pessoas.

Aborto – A comissão de juristasvai incorporar ao novo Código a re-cente decisão do Supremo TribunalFederal que descriminaliza a interrup-ção da gravidez no caso de fetoanencéfalo.

Menos mordomia – Para progre-dir de crime, o preso que cometeuo crime com violência ou grave ame-aça ou que cause expressiva lesãoà sociedade terá de cumprir um ter-ço da prisão e não mais um sexto.

Penas dobradas – Nos crimescontra a honra cometidos por meiojornalístico, inclusive o eletrônico ou

digital, as penas serão dobradas.Desacato não será crime –

A comissão de juristas aprovoua descriminalização do desacatoa autoridade, que passa a serum agravante para o crime deinjúria. O Código em vigor criadoem 1940 fixa pena de seis me-ses a um ano de prisão paraquem insulta ou ofende outrapessoa. O novo texto irá preverde um a dois anos de detençãoquando a injúria for admitida con-tra servidor público.

Proibição de celular nos

presídeos – Será criminalizadoo uso de telefone celular por de-tentos em presídios. Atualmen-te, a legislação estabelece pu-nição somente para quem faci-lita a entrada ou ingresso como aparelho nas penitenciárias. Oobjetivo é proteger pessoas quesão vitimadas com ligações fei-tas por detentos para aplicargolpes e forjar sequestros exi-gindo da vítima transferência dedinheiro.

Outras mudanças

bens.Para os membros da comissão

de juristas, a criminalização do en-riquecimento ilícito é um passo im-portante no endurecimento da le-gislação contra os crimes de cor-rupção e colarinho branco. O Brasilse alinharia à tendência internacio-nal de punir o enriquecimento ilíci-to. Ela vai se juntar à Lei da FichaLimpa no combate a criminalidadedentro dos três Poderes da Repú-blica – Executivo, Legislativo e Ju-diciário.

12 de maio de 2012 - A-3

ALUGA-SE3 APARTAMENTOS

1 QUARTO, SALA COPA, COZINHA, BANHEIRO AREA DE SERVIÇO

R$ 550,00

2 QUARTOS , SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA DE SERVIÇO

R$ 550,002 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO AREA DE SERVIÇO

R$ 600,00

Rua Campos Salles 264, Centro - uma quadra abaixo da Stufa Pizza Bar.Telefone para contato (19) 3608-5200 - 8168-8939.

APARTAMENTOS COM WIRELESS (3 MESES GRÁTIS)

Cento e vinte e sete jo-vens (127) eleitores, comidade entre 15 e 17 anos,procuraram o Cartório Elei-toral rio-pardense nos últi-mos dias permitidos pelalegislação. Eles foram soli-citar o título e, com isso,poderão votar nas eleiçõesdeste ano. No caso dosjovens com 15 anos, elesestarão aptos a votar por-que, até o dia 7 de outu-bro, completarão 16 anos.

José Valdir da Costa Ca-lado, chefe do Cartório Elei-toral de São José do RioPardo, disse quinta-feira,10, que ainda não era pos-sível fornecer o númerodefinitivo e oficial de novoseleitores cadastrados oumesmo daqueles que pro-videnciaram segunda via,transferência de local devotação, regularização dotítulo etc.

De qualquer forma, pelacontagem preliminar fei-ta no sistema do próprioCartório e já disponibiliza-da no Tribunal RegionalEleitoral, São José do RioPardo deve estar hojecom 41.102 eleitores, jáincluindo os novos títulos

Cidade tem 41.102 eleitores até agoraTotal oficial, porém, só será divulgado depois, após checagem de dados cadastrais

deste ano. Esse número,no entanto, deverá sofrervariações decorrentes deeventuais correções dedados, até se chegar aototal oficial.

Conforme já foi divulga-do, terminou quarta-fei-ra, dia 9, em todo o paíso prazo para os eleitoresque possuem pendênciascom a Justiça Eleitoral re-gularizarem seus títulospara votar nas eleiçõesmunicipais deste ano. Oprazo valeu também paraquem necessitava tirar otítulo de eleitor pela pri-meira vez ou solicitar atransferência do local devotação para outra cida-de ou Zona Eleitoral.

Quem deixou de votarem três turnos de eleiçõesanteriores está com o títu-lo de eleitor cancelado e,caso não regularize sua si-tuação, não pode votar.Quem está com o títuloeleitoral cancelado fica im-pedido de se inscrever emconcurso público, retirarpassaporte e CPF, fazermatrícula em universidadepública e pegar emprésti-mos em bancos estatais.

Quem deixou de votar emum ou dois turnos, aindapode votar sem a necessi-dade de regularizar o títu-lo. A multa é de R$ 3,50por turno não votado semjustificação.

Dezenove partidosdisputarão as eleições

São José do Rio Pardotem hoje 19 partidos ofici-almente registrados noCartório Eleitoral, incluindoos que possuem apenascomissão provisória. Ospartidos são: DEM, PCdoB,PDT, PHS, PMDB, PSDB,PT, PSD, PV, PTB, PPL, PP,PPS, PRB, PSC, PSL, PTN,

PRP, PR.O chefe do Cartório Elei-

toral, José Valdir da Cos-ta Calado, afirmou que to-dos eles estão aptos aconcorrer com candidatosa vereador e, eventual-mente, a prefeito e vice.Os partidos têm até o dia5 de julho para registraros candidatos oficiais àCâmara Municipal e Pre-feitura, devendo, paraisso, efetuar suas con-venções antes disso.

Na Câmara, atualmen-te, os atuais vereadorespertencem a sete (7)partidos: PMDB (2 vere-adores), PSDB (1), PSD

O Ministério Público deSão José do Rio Pardo dis-tribuiu, no dia 19 de abril,ação contra o prefeito mu-nicipal João Luís Soares daCunha, para apuração deindícios de irregularidade nacompra de um veículo paraa Secretaria Municipal deSaúde.

A ação foi aberta em 18de abril, a partir de um in-quérito civil instaurado porportaria, após representa-ção encaminhada pela ve-readora Lúcia Helena Libâ-nio, então presidente daCâmara Municipal, notician-do suposta irregularidadena licitação realizada paraaquisição de um veículotipo furgão para transpor-te de passageiros, e desti-nado a servir a SecretariaMunicipal de Saúde (Ford/Transit).

Em defesa ao inquéritocivil, consta no processo

que “o prefeito, por meiode sua assessoria jurídica,prestou os esclarecimentosque achou pertinentes, jus-tificando sua conduta edefendendo sua legalida-de”. Entretanto, a Promo-toria decidiu encerrar o in-quérito e abrir uma açãocivil pública, requerendoque a inicial fosse proces-sada como ato de impro-bidade administrativa, oque foi feito.

O prefeito e outros doisacusados solicitaram que oprocesso do Ford Transitfosse apensado ao proces-so do Omega oficial, en-tretanto, a Justiça deter-minou que ambos fossemdistribuídos sem dependên-cia.

O processo está na 2°VC – 406/2012 e, confor-me legislação em vigor, osacusados têm 15 dias deprazo para contestação.

(1), PV (2), PSB (1), PTB(2) e PPL (1). A Câmara Mu-nicipal continuará, na gestão2013/2016, com 10 verea-dores, o que tornará a dis-puta ainda mais acirrada,uma vez que a expectativanos bastidores políticos locaisé de que haja muitos candi-datos este ano.

DiretóriosDe acordo com informa-

ções fornecidas pela Câma-ra, os partidos com diretóri-os regularizados no municí-pio são os seguintes: PMDB,com João Luís Soares daCunha como presidente;PSB, com Luis Antonio Gian-

tomassi de presidente;PSD, presidido por AntonioMarcos Zanetti; PSDB, ten-do Hélio Escudero comopresidente; PT, presididopor Aloísio Calsoni Bozini;PTB, com João Pelegrini depresidente; PV, com Cláu-dio Márcio de Lima na pre-sidência.

Segundo informaçõesobtidas junto a algunsdesses partidos, aindanão estão definidos oscandidatos a vereador, oque só deverá acontecerem junho. Há nomes quevêm sendo cogitados,mas nada ainda está ofi-cializado.

Na última terça-feira, du-rante sessão ordinária commuitos requerimentos eprojetos, dentre os váriosenviados pelo Executivoem regime de urgência, umchamou atenção por tersido rejeitado por 4 votosa 3 pelos vereadores.

Tratou-se de um pedidoda Prefeitura de suplemen-tação de R$ 130 mil paradespesas com terceiros(pessoas jurídicas), que foienviado sem a mençãosobre o destino do recur-so. “Na semana passada,eu disse que se o destinodessa verba não nos fos-se informado, eu me posi-cionaria contra o projeto.E aconteceu isso. A Prefei-tura, confiando na suamáquina, que são os cincovereadores que votamtudo que o prefeito quer,resolveu apostar não dan-do satisfação nenhuma eo projeto foi para votação.Como na sessão faltaramvereadores da situação, oprojeto acabou sendo re-jeitado por 4 votos a 3’,explicou o vereador Már-cio Zanetti.

Antes da votação, o ve-reador Claudio de Lima ha-via pedido vistas para queo projeto fosse retirado dasessão, mas os vereado-res acabaram por rejeitaro pedido e também o pro-jeto. “Inúmeras vezes osvereadores do prefeito re-jeitaram nosso pedido deadiamento por questõespolíticas. Nós rejeitamospor questões ideológicas.Basta qualquer cidadãoacessar o site da Prefeitu-ra para tomar um susto

com os contratos que elavem fazendo. Você en-contra contratos para ve-rificação de vazamentode água por R$ 300 mil,e eu nunca vi ninguémverificando vazamento deágua para a cidade; con-trato assinado com vere-ador, com parente devereador por valor altíssi-mo. Imperam suspeitase falta de transparência.Vale lembrar que no dia 2de janeiro de 2009, no pri-meiro dia depois de to-mar posse, o prefeitocontratou uma empresaque ainda não havia sidoaberta”, diz Zanetti.

O vereador disse, ain-da, que há muitas denún-cias no Ministério Públicoe que nutre esperançasde que em algum mo-mento elas possam serfrutíferas para a cidade.“Apesar de ouvir de algu-mas pessoas que eu fa-lei, falei e o prefeito aindanão foi cassado. Issochateia a gente em al-guns momentos. Sei quea cassação dele não de-pende de mim, se fosseuma cassação política,não faltou oportunidadelegal e jurídica para que aCâmara o tivesse afasta-do desde o início do man-dato. Ele foi costurando,contratando aqui e ali, fir-mando convênios, trouxepara o lado dele verea-dores que eram da opo-sição. Dos quatro que seelegeram pela chapa daoposição, três mergulha-ram de cabeça nas suasdecisões, o que não ébenéfico para ninguém.”

Regime de urgênciaTambém durante a sessão

alguns projetos foram reti-rados da pauta porque amaioria dos vereadores nãoconcordou com o regime deurgência pedido pela Prefei-tura. “É uma covardia a Pre-feitura apresentar mais de15 projetos e muitos delessem necessidade de apro-vação através do requeri-mento de urgência. Nega-mos a tramitação daquelesem que encontramos errossuperficiais e justificamos deuma maneira muito simpló-ria. Havia projeto criandocargo de técnico farmacêu-tico e exigia curso superior.É isso que continua desgas-tando muito a relação entreCâmara e Prefeitura, fazen-do com que muita coisa quepoderia ser realizada embenefício da população nãoesteja acontecendo.”

Um projeto polêmico foi opedido de desafetação deum terreno cuja posse édetida há anos pela escolaCáritas, e que seria repas-sado para a escola JorgeLuiz Abichabki. “É um absur-do que um projeto comple-xo como este seja apresen-tado na Câmara com umpedido de tramitação atra-vés do regime de urgência.A escola Cáritas há muitosanos detém a posse de umterreno que é público. A Pre-feitura apresentou projeto delei sem conversar com a ins-tituição para retirar essaárea e doar para a escolaJorge Luiz, para que possaconstruir uma quadra polies-portiva. Até aí tudo bem, seo Cáritas não está utilizando

essa área e a escola podedar uma destinação melhora este terreno. Vamos con-versar com o Cáritas, in-termediar uma situação seela for legal, para que aescola possa construir suaquadra. O problema é queo Ministério Público temconversado muito com aPrefeitura e com a Câma-ra a respeito de questõesrelativas à desafetação deárea, doação de área, en-tão o sinal vermelho foiaceso na Câmara Munici-pal em virtude desses pro-jetos de concessão e doa-ção. Dirigentes ligados aoCáritas foram surpreendi-dos e falaram que iriam àJustiça porque a área, sen-do uma área de lazer, nãopoderia ser privativa, fe-chada. Nós tentamos im-pedir que o projeto fosseaprovado de afogadilho eque amanhã nós tivésse-mos um processo contraa Câmara e contra a Pre-feitura, diante dessa situa-ção que é impossível serresolvida em 15 minutos”,explicou Zanetti.

Com a rejeição do regi-me de urgência, o projetotramitará normalmente edeverá ser apreciado napróxima sessão legislativa.Entretanto, Zanetti acredi-ta que ele deveria ser maisdiscutido. “Vamos atrás depessoas ligadas ao Cáritas,à escola e ao MinistérioPúblico para se conseguirum acordo para que a Câ-mara possa votar favora-velmente, a fim de que aescola Jorge Luiz possaconstruir sua quadra deesportes.”

MP abre ação contra

o prefeito municipal

Câmara rejeita pedido de suplementação

A-4 - 12 de maio de 2012

Cooxupé tem programa de relacionamentoObjetivo é aprimorar o canal de relacionamento entre a cooperativa e o produtor

Rotary ClubeSão José do Rio Pardo “Oeste”40 anos: 1971-2011

Ano Rotário 2011/2012Presidente: Márcia Balerine de CarvalhoReuniões às quartas-feiras às 20h00

Internas do Asilo Lar de Jesus, no Bairro João de Souza, novamen-te receberão singela homenagem do “Oeste” pela passagem do Dia dasMães, neste domingo (13/05)...

Além de apoiar o projeto “Alimentação Saudável: você é o que vocêcome” da Casa de Cultura e Cidadania, o Rotary e Rotaract tambémauxiliarão na Festa Junina da entidade, prevista para 16 de junho noBairro Buenos Aires.

Rotarianos do “Oeste” participarão da anual Conferência Distrital,já na sua 55ª edição, que acontecerá de 17 a 20 de maio em Águas deLindóia/SP, reunindo rotarianos de todos clubes do Distrito 4590 com

abordagens de temas e assuntos relativos ao ano rotário 2012/2013...

Rotarianos de São João da Boa Vista/SP estão planejando a funda-ção do RotaryKids naquele município. O “Oeste”, padrinho do clube deSão José do Rio Pardo/SP que reúne crianças de 7 a 12 anos, está

colaborando com esta empreitada...

Acessem o Rotary “Oeste” de São José do Rio Pardo/SP no face-book: http://www.facebook.com/#!/rotarysjrpardo.oeste

Vem aí o esperado “Jantar dos Namorados” dançante, promovidoanualmente pelo “Oeste”, este ano com cardápio italiano. Será no pró-ximo dia 9 de junho, a partir das 21h00, na sede do Rotary... Aguar-

dem!!!

Neste domingo (13/05), acontece o almoço “à mineira” comsom ambiente, na sede do Rotary. Os convites antecipados a R$20,00 (não incluso bebidas) ainda podem ser reservados pelostelefones (19).8184-4737, 9242-9297, 9289-6555, 8134-3537 e9717-8622. Participem!!!

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São PauloPresidente: Luiz Fernando Nóbrega – Gestão 2012-2013Delegacia do CRC SP de São José do Rio PardoRua Capitão Saturnino Barbosa, 160, Vila Pereira, CEP 13720-000Tel/Fax: 19 3608-4875; E-mail: [email protected]

O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) editou duas resoluções sobreregistro profissional. Publicadas no Diário Oficial da União em 24 de abril de 2012,as Resoluções nº 1.389 e 1.390 versam sobre o registro profissional dos Contado-res e Técnicos em Contabilidade e das organizações contábeis, respectivamente.

De acordo com o Decreto-lei nº 9.295/46 (atualizado pela Lei nº 12.249/10), queregulamenta a profissão contábil, o registro em CRC é obrigatório para o exercíciolegal da profissão no País. Antes, para a obtenção desse registro, era necessário

concluir o curso de Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade paraobter o registro de acordo com a categoria. Com a promulgação da Lei nº 12.249,foi instituído o Exame de Suficiência, que deve ser feito por quem concluiu o cursode Técnico em Contabilidade ou de Ciências Contábeis (neste caso, a prova podeser feita também por aqueles que estão no último ano). A aprovação, desde 2011,é um dos requisitos para obter o registro. No caso das organizações contábeis, háduas categorias: de responsabilidade individual (do escritório individual, do micro-eemprendedor individual, do empresário individual e da empresa individual deresponsabilidade limitada) e de responsabilidade coletiva (da sociedade simplespura limitada ou ilimitada e da sociedade empresária limitada). De acordo com aResolução nº 1.390, é necessário que as organizações contábeis sejam integra-das por Contadores ou Técnicos em Contabilidade. No entanto, a associação comprofissionais de outras profissões regulamentadas é permitida, desde que elestambém estejam registrados em seus respectivos órgãos de classe. Ambas asresoluções entraram em vigor na mesma data de publicação. Elas podem serconsultadas na íntegra no site do CFC – www.cfc.org.br. No dias 3 e 4 de maio de2012, houve uma reunião em Brasília entre os vice-presidentes de Registro doSistema CFC/CRCs. O objetivo era discutir os procedimentos do setor, que estãosendo constantemente atualizados com foco na qualidade e na agilidade do serviçoprestado.

CFC EDITA RESOLUÇÕESSOBRE REGISTRO DE PROFISSIONAIS

E DE ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

Correição OrdináriaEDITAL

O Corregedor Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Doutor NelsonGonzaga de Oliveira, nos termos do art. 42, inciso II, da Lei Complementar Estadualnº 734/93, faz saber a quem possa interessar que determinou a realização decorreição ordinária nas Promotorias de Justiça a seguir referidas sendo os trabalhosinstalados da seguinte forma:

I – Data e Local:A partir das 09h30min.Dia 15/maio/2012Promotoria de Justiça de São João da Boa Vista, relativamente aos trabalhos

afetos ao 1º Promotor de Justiça.A partir das 09h30min.Dia 15/maio/2012Promotoria de Justiça de São João da Boa Vista, relativamente aos trabalhos

afetos ao 2º Promotor de Justiça.A partir das 09h30min.Dia 15/maio/2012Promotoria de Justiça de São João da Boa Vista, relativamente aos trabalhos

afetos ao 3º Promotor de Justiça.A partir das 09h30min.Dia 15/maio/2012Promotoria de Justiça de São João da Boa Vista, relativamente aos trabalhos

afetos ao 4º Promotor de Justiça.A partir das 09h30min.Dia 16/maio/2012Promotoria de Justiça de São José do Rio Pardo, relativamente aos trabalhos

afetos ao 1º Promotor de Justiça.A partir das 09h30min.Dia 16/maio/2012Promotoria de Justiça de São José do Rio Pardo, relativamente aos trabalhos

afetos ao 2º Promotor de Justiça.A partir das 09h30min.Dia 17/maio/2012Promotoria de Justiça de Aguaí.

II – Ficam convocados, nos termos do artigo 2º, incisos IV e V, do Ato nº 002/11-CGMP, os membros do Ministério Público sujeitos à correição e os demais que, aqualquer título, estejam em exercício na Promotoria de Justiça, assim como osestagiários e funcionários do Ministério Público;

III – Durante os trabalhos da Correição o Corregedor Geral do Ministério Públicoatenderá as pessoas que desejarem apresentar, em caráter reservado, eventuaisreclamações quanto à atuação funcional ou à conduta pública e privada dos mem-bros do Ministério Público, na forma do art. 2º, inciso III, do Ato n º 002/11-CGMP eart. 227, parágrafo único da Lei Complementar Estadual nº 734/93;

IV – O Promotor de Justiça Secretário da Promotoria de Justiça fica incumbido dedar publicidade ao presente Edital, afixando-o em locais apropriados da Promotoriade Justiça e do Fórum, bem como por meio da Imprensa local, na forma do artigo 4º,inciso I, do Ato nº 002/11-CGMP;

V - Publique-se na imprensa oficial.Dado e passado na Corregedoria Geral do Ministério Público, aos 2 (dois) dias do

mês de maio de 2012 (dois mil e doze). Eu, Maria Aparecida Lonaro, Oficial dePromotoria Chefe, da Subárea de Apoio Técnico da Corregedoria, digitei.

Publicado nas edições de Gazeta do Rio Pardo dos dias 5 e 12/5/2012

Com 12 mil cooperadosespalhados por cidades nosul de Minas, Cerrado Mi-neiro e São Paulo, a Coo-xupé, responsável por co-mercializar 8% da produ-ção mundial de café arábi-ca, iniciou em 2011 o Pro-grama +Cooxupé, realiza-do em parceria com a em-presa P&A Marketing In-ternacional, para entendero novo perfil do cooperadoe suas necessidades.

Durante alguns meses, aequipe da consultoria visi-tou municípios onde a Coo-xupé atua, foi até o cam-po falar com produtores econhecer a relação deles

com a cooperativa, alémde entender as ferramen-tas e linguagens utilizadasno meio. Segundo o presi-dente da Cooxupé, CarlosAlberto Paulino da Costa,a pesquisa pretende apro-ximar ainda mais o coope-rado da sua cooperativa.“A maioria dos nossos co-operados são pequenosprodutores, em regime deagricultura familiar, e mui-tos deles, continuam o ne-gócio passando de pai parafilho. Nosso objetivo como programa é aproximardesse público, aprimoran-do um canal de relaciona-

mento entre Cooxupé eprodutor”, conta.

Entre as ações já reali-zadas pelo Programa +Cooxupé, está a implanta-ção de uma nova área decomunicação e marketing,gerenciada por JorgeFlorêncio Ribeiro Neto, queestá há 34 anos na coo-perativa. “Estamos organi-zando nossa comunicaçãopara que ela seja eficaztanto dentro da Cooxupé,com os nossos colabora-dores, quanto com os nos-sos cooperados - do maisantigo até o mais recente– e o mercado. Temosdesafios pela frente, maso projeto trará grandesbenefícios. Pretendemoslevar cada vez mais ao pro-dutor informações que ele-vam sua qualidade de vidae melhoram sua produção”,avalia Florêncio.

Para Paulo HenriqueLeme, consultor do proje-to, a cooperativa já possuicanais de comunicação,que com o programa +Cooxupé, foram intensifica-dos e/ou organizados. “Oobjetivo de nosso projetode comunicação, chamadode +Cooxupé, é trabalhara estrutura de comunica-ção de toda a cooperativapara aproximar a Cooxu-pé e seus colaboradoresdos cooperados e o mer-cado. A essência do proje-to está na reestruturaçãodo departamento e na ca-pacitação dos gerentes dasunidades, que assumem apartir de agora a respon-sabilidade de serem verda-deiros gerentes de relacio-namento com os colabo-radores, cooperados e ascomunidades”.

A Cooxupé promove aolongo do ano ações eeventos que trazem o co-operado para debater oque acontece no segmen-to, mostrando as novida-des da lavoura, legislaçãoe perspectivas de merca-do. Além disso, a coope-rativa conta com um infor-mativo que chega na casados seus mais de dez milcooperados, além de teruma equipe de técnicos eagrônomos que estão emcontato constante.

Através da consultoria, aentidade organizou os ca-nais de comunicação, des-cobrindo quem são os atu-ais cooperados, o que elesesperam da cooperativa ecomo pode estreitar essarelação com as novas ge-rações, que passam a uti-lizar a internet, celular, etc.Outro foco são as mulhe-res, cada vez mais toma-doras de decisão neste ne-gócio.

Sobre a COOXUPÉEm 1932, iniciava a his-

tória da Cooxupé com afundação da Cooperativade Crédito Agrícola, trans-formada em 1957 em Co-operativa de Cafeicultorescom atividades de recebi-mento, processamento ecomercialização de café.As exportações tiveraminício em 1978 (com o pri-meiro embarque direto decafé).

Atualmente, a cooperati-va possui 12 mil coopera-dos e 1900 colaboradores,e conta com 1 escritório deexportação em Santos e24 Unidades de Negócio,que prestam assistênciatécnica, promovem even-tos específicos se aproxi-mando dos cooperados etambém operam comocentros de comercializaçãoe negócios, atendendo asnecessidades de cada pro-dutor individualmente. Dos12 mil cooperados, 97%são pequenos e médiosprodutores.

Cooperados ouvem palestrante em evento ocorrido emCarmo do Rio Claro (MG), onde a cooperativa tem um de seus núcleos

IBGE inicia pesquisa em

216 empresas da regiãoDuzentas e dezesseis

(216) empresas de SãoJosé do Rio Pardo, Moco-ca, Casa Branca, Itobi,São Sebastião da Grama,Divinolândia, Caconde eTapiratiba começaram ater seus dados pesquisa-dos pela agência do IBGErio-pardense. Esse traba-lho fará parte da coletade informações iniciadanacionalmente pelo Insti-tuto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE)como parte das Pesqui-sas Econômicas Anuais.

Segundo a agência deSão José, essa pesquisalevantará informaçõesque permitem estimar asvariáveis: receitas, pesso-al ocupado, gastos compessoal, custos e despe-sas, entre outras, referen-tes ao exercício de 2011.As 216 empresas locais eda região que estão sen-do pesquisadas são de to-dos os segmentos: co-mércio, indústria, presta-ção de serviço e constru-ção civil.

A pesquisa é feita atra-vés de questionário ele-trônico, que está disponí-vel no site do IBGE(www.ibge.gov.br), e ocontato com as empre-sas está sendo feito viatelefone ou presencial-mente pelos técnicos empesquisa do IBGE. “As es-tatísticas construídas com

base nas informaçõesprestadas nestas pesqui-sas propiciam o conheci-mento de característicasda estrutura da indústria,comércio e prestação deserviço do País”, diz umrelease enviado aos jor-nais pela agência rio-par-dense.

Ainda segundo ela, adisponibilidade de estatís-ticas confiáveis e atuais“constitui um subsídio fun-damental para a análisee o planejamento econô-mico, para a adoção decorretas medidas de polí-tica setorial e para a defi-nição de estratégiasempresariais adequadas”.

“Ressaltamos o nossocompromisso de resguar-dar a confidencialidadedas informações presta-das, que são usadas ex-clusivamente para finsestatísticos, através daLei nº 5.534 de 14/11/1968, que também pre-vê o caráter obrigatório naprestação dessas infor-mações”, conclui.

Para quaisquer dúvidasou informações adicionais,os responsáveis pelas em-presas podem entrar emcontato com a agência doIBGE, que está localizadana Avenida ComendadorLuis Gonçalves Júnior, 197,Vila Formosa, ou atravésdos telefones (19)3608-5647 ou 3684-1066.

AES Tietê investe em

modernização de usinasOs investimentos da AES

Tietê no primeiro trimestrede 2012 somaram R$ 21milhões, destinados, prin-cipalmente, à continuidadedo programa de moderni-zação das usinas, equipa-mentos e TI. Até o finaldo ano, serão investidos R$174 milhões.

Em modernização, prin-cipalmente nas usinas deNova Avanhandava e Ibi-tinga, foram investidos R$14 milhões de janeiro amarço de 2012. Ainda fo-ram destinados R$ 1 mi-lhão para equipamentos eTI, e mais de R$ 2 milhõespara a conclusão da PCHSão José.

Em janeiro de 2012,também foram investidosR$ 9 milhões na manuten-ção programada das seiseclusas das cinco usinas hi-drelétricas da AES Tietê –Barra Bonita, Bariri, Ibitin-ga, Promissão e NovaAvanhandava (duas eclu-sas) no rio Tietê. A inicia-tiva garante a confiabilida-de e eficiência dos equi-pamentos.

ExpansãoA AES Tietê cadastrou o

projeto Termo São Paulo,

termelétrica que será ins-talada no município de Ca-nas, em São Paulo, paraparticipar do leilão A-5, queestá previsto para aconte-cer em agosto de 2012. Aempresa está trabalhandopara atender às condicio-nantes ambientais previs-tas na Licença Prévia doprojeto e solicitará a Licen-ça de Instalação à Cetesbno segundo semestre des-te ano.

O projeto é prioritáriopara a AES Tietê e contacom investimento previstode R$ 1 bilhão. A usina terácapacidade de geração de550 MW, potência suficien-te para atender a uma ci-dade de 5 milhões de pes-soas.

A AES Tietê também fe-chou a opção de comprados ativos de uma outratermelétrica no interior deSão Paulo, com capacida-de de 579 MW.

Em março deste ano ain-da entrou em operação aPCH São José, com capa-cidade de 4 MW. A usinafica em São João da BoaVista, mesmo município emque está a PCH São Joa-quim, que tem capacidadede 3 MW.

DIVULGAÇÃO

12 de maio de 2012 - A-5

MISSA DE 1º ANIVERSÁRIO

A família de

NEWTON

COSTAConvida parentes e amigos para participarem da

Missa de 1º Aniversário de sua morte, que serácelebrada por intenção de sua alma, dia 12 de maio,sábado, às 19h30, na Igreja Matriz São José.

Missa de 7º Dia

A família de

ELIANA DONIZETTI ROSA PAULOAgradece as manifestações de pesar recebidas por ocasião de seu falecimento,

e, de modo especial, aos médicos Dr. Eliezer Gusmão, Dr. Francisco LancelotiCaputo, Dra. Leda Mari de Souza, enfermeiros e funcionários do Hospital São Vi-cente, pela dedicação, atenção e carinho dispensados durante sua enfermidade epassamento. A todos o nosso Deus lhe pague!

Missa de 7º Dia

A família de

ELIANA DONIZETTI ROSA PAULOConvida parentes e amigos para participarem da Missa de 7º Dia, que será cele-

brada por intenção de sua alma, dia 14 de maio, segunda-feira, às 18h30, no Edu-candário São José.

Antecipa Agradecimentos

MISSA DE 14º ANIVERSÁRIO

A família de

Luiz Roberto FonsecaConvida parentes e amigos para participarem da Missa de 14

anos de aniversário, por intenção de sua alma, que será cele-brada dia 17 de maio, às 18h30, no Educandário São José.

A Casa de Cultura e Ci-dadania de São José do RioPardo prepara um dia es-pecial, aberto ao público,com ginástica artística ebrincadeiras para comemo-rar o Dia Mundial do Brin-car, que será realizado nopróximo sábado, dia 19,das 9h às 16h, na unidadedo projeto.

O Minifestival de Ginásti-ca Artística reunirá cerca de200 crianças que frequen-tam as aulas oferecidaspelo projeto sociocultural.As apresentações serãorealizadas no período damanhã.

À tarde, das 13h às 16h,a Casa de Cultura recebe-rá os convidados, adultose crianças, para participardas atividades do Dia Mun-dial do Brincar. O objetivoé incentivar e resgatar aimportância das brincadei-ras coletivas para o desen-volvimento das crianças. Oevento conta com oficinasde construção de brinque-dos e atividades que cha-mam a atenção para a im-portância do lúdico na vidade adultos e crianças.

O Dia Mundial do Brincarsurgiu na Europa e foi di-fundido para todos os paí-ses do mundo, tendo comoobjetivo reunir crianças deidades e culturas diferentes,favorecendo a prática dobrincar de forma coletivaem espaços públicos e pri-vados.

Dia do Cuidador

A Casa de Cultura e Ci-dadania promoverá umaação relacionada ao Dia doCuidador, uma homena-gem a todo familiar respon-sável pelos cuidados deuma criança. O eventoacontecerá no próximo sá-bado, dia 12, às 19h30,quando cerca de 30 alunosfarão apresentações artís-ticas. A homenagem seráaberta à comunidade e per-mitirá que os participantesexibam habilidades pesso-ais nas artes cênicas. Sãoesperadas cerca de 200pessoas no evento.

A ação envolverá todos

Casa de Cultura comemora Dia do Brincar

os cursos oferecidos pelaunidade, como Artes Digi-tais, Circo, Dança, Foto eVídeo, FIC Cultura, Ginás-tica Artística e Música. Nodia do evento, serão apre-sentados números de dan-ça, música e circo. Alémdas apresentações artísti-cas, haverá uma Feira deTroca Cultural de livros,CDs e outros objetos afins.Como o nome da feira su-gere, quem tiver interesseem participar e expandirseu conhecimento deverálevar objetos de carátercultural que estejam embom estado de uso, paratrocar por objetos de seuinteresse.

A feira tem como objeti-vo promover aos alunos e

a comunidade oportunida-de de aprendizagem, leitu-ra de novos títulos e trocade conhecimento. O intui-

O Polo Avançado doConservatório de Tatuíem São José do Rio Par-do e a Secretaria de Es-tado da Cultura do Gover-no do Estado de São Pau-lo realizam o recital deconclusão de curso dosaxofonista ManassésSampaio Dias, em 16 demaio, às 20h30, na sededo Polo Avançado. O re-cital terá o acompanha-mento do professor Be-nedicto Bueno Gurgel Jú-nior.

O recital do aluno seráformado por três obras:“Concertino”, de Rada-més Gnattali, “Ária”, deEugène Bozza, e “SuíteRomantique”, de Rober-to Planel. Manassés Sam-paio Dias foi admitido naprimeira turma de saxo-fone erudito do PoloAvançado do Conserva-tório de Tatuí em SãoJosé do Rio Pardo. Tevecomo professores o sa-xofonista J. Lobo, Leonar-do Peregrine Sanches, e,recentemente, foi orien-tado pelo professor Willi-an Palma. Integrou, namesma instituição, a Ban-da Sinfônica Jovem e oQuinteto de Saxofones.

Paralelamente, em2009, foi admitido no cur-so de graduação em Li-cenciatura Musical pelaUnincor, concluído em2011. Neste curso alémdos vários ramos peda-gógicos e músico/pedagó-gicos, formou-se habilita-do em saxofone, sendoorientado por Ivan Edí-geo.

Também atuou comovoluntário educador mu-sical e instrutor de coraldo Centro de ReabilitaçãoVisual do Conderg, em2010. Fundou o grupoSom que Ilumina, proje-to esse destinado a soci-alização e inserção cultu-ral do deficiente visualatravés da música. Em2011, tendo a função deeducador musical, traba-lhou na escola de Porta-dores de NecessidadesEspeciais de Divinolândiadenominada C MAIS.

Atualmente, Manasséscursa em fase inicial, Pós-Graduação no ramo edu-cacional pela Universida-de Paulista. Atua comoeducador musical da fa-mília madeiras do ProjetoGuri Pólo de Tapiratiba eSão Sebastião da Grama.

Polo promove recital

de conclusão de curso

Estão abertas as inscri-ções para o vestibulinho dosegundo semestre de 2012na Escola Técnica PaulaSouza, de São José do RioPardo. As inscrições come-çaram no dia 27 de abril eserão recebidas até às 15horas do dia 17 de maio,próxima quinta-feira. Reco-menda-se não deixar paraa última hora.

A Etec está oferecendoos cursos técnicos em In-formática, 40 vagas noperíodo da tarde; Adminis-

Etec oferece 120 vagastração, 40 vagas em tur-ma da noite; Informáticapara Internet, 40 vagas ànoite. As inscrições só po-dem ser feitas pela inter-net, através do sitewww.vestibulinhoetec.com.br.

Mais informações podemser obtidas no novo prédioda Etec em São José doRio Pardo, situado na Ave-nida Alexandre Carlos deMelo nº 18, Jardim Aero-porto, ou pelos telefones(19) 3681-2389 e 3681-4357. A SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO JOSÉ

DO RIO PARDO, comunica a população que por moti-vos alheios à sua vontade, o número telefônico 36829090 encontra-se inoperante. Informamos também, quetodas as providências já foram tomadas para o resta-belecimento dos serviços, que podem ocorrer a qual-quer momento. A fim de evitarmos transtornos maiores,disponibilizamos provisoriamente o nùmero 3608-4000para os contatos necessários com a nossa entidade.

Título Original: Deus escolhe as MãesAutora: Erma Bombeck

Por ano mais de 100 mil mães tornam-se mães decrianças deficientes. Você alguma vez já pensou comoas mães dos deficientes são escolhidas por Deus? Ima-gine Deus pairando sobre a Terra selecionando as mãespara receberem seus filhos e instruindo seus anjos atomarem nota em um grande livro.

- Para Beth Armstrong, um menino, anjo da guardaMateus.

- Para Marjorie Foster, uma menina, anjo da guardaCecília.

- Para Carrie Rudlegde, gêmeos, anjo da guardaGerard.

Finalmente ele passa um nome para um anjo sorri ediz: - Dê a ela uma criança deficiente.

O anjo cheio de curiosidade pergunta: - Por que a elaSenhor? Ela é tão alegre...

- Exatamente por isso. Como eu poderia dar umacriança deficiente para uma mãe que não soubesse ovalor de um sorriso? Seria cruel!

- Mas será que ela terá paciência?- Eu não quero que ela tenha muita paciência porque

aí ela com certeza se afogará no mar da auto-piedade edesespero. Logo que o choque e o ressentimento pas-sar, ela saberá como se conduzir.

- Senhor, eu a estava observando hoje. Ela tem aqueleforte sentimento de independência. Ela terá que ensinar

Deus e a Mãe de Deficientea criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil. Ealém do mais Senhor, eu acho que ela nem acredita nasua existência.

Deus sorri e diz: - Não tem importância. Eu posso darum jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo noponto certo.

O anjo engasgou. - Egoísmo? E isso é por acasouma virtude?

Deus acenou um sim e acrescentou: - Se ela nãoconseguir se separar da criança de vez em quando,ela não sobreviverá. Sim, essa é uma das mulheresque eu abençoarei com uma criança menos perfeita.Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muitoinvejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra nãodita, ela nunca irá considerar um passo adiante, umacoisa comum. Quando sua criança disser “mamãe” pelaprimeira vez, ela pressentirá que está presenciando ummilagre. Quando ela descrever uma árvore ou um pôrdo sol para seu filho cego, ela verá como poucos jáconseguiram ver a minha obra. Eu a permitirei ver cla-ramente coisas como ignorância, crueldade, precon-ceito e a ajudarei a superar tudo. Ela nunca estarásozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de suavida, porque ela está trabalhando junto comigo.

- Bom e quem o Senhor está pensando em mandarcomo anjo da guarda?

Deus sorriu.- Dê a ela um espelho, é o suficiente.

TEXTO ENVIADO PELA AGRADEF

Aberto ao público, o Dia do Brincar será no próximo sábado

to da Casa de Cultura é in-centivar o hábito da leituraentre os jovens e a proxi-midade com a cultura.

Projeto promoverá o minifestival de ginástica artística e oficinas de brinquedos

A-6 - 12 de maio de 2012

Prefeito destitui o Conselho de SaúdeNasce na cidade o Movimento Popular de Fiscalização, que atuará em todas as gestões

CÂMARA MUNICIPAL DE

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

SÚMULA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 08-05-2012

A) REQUERIMENTOS

- Ao Executivo Municipal, solicitando:- Informações sobre casas do Projeto “Minha Casa, Minha

Vida” que estão sendo construídas ao lado do Jardim SãoBento.

- Informações sobre a Indicação nº 67/12 (que sugeriu arealização de melhorias na Escola “Stella Maris Barbosa Ca-talano”).

B) INDICAÇÕES- Ao Executivo Municipal, sugerindo:- A substituição de lâmpadas queimadas em bairros da ci-

dade.- Serviços de tapa-buracos nos bairros Colinas de São José e

Isidoro Bovo.- A restauração de calçada na Rua Dinorah Tavares Righetti.- A recuperação do leito da Rua Manoel Junqueira, no bairro

Colinas de São José.- Poda de árvores na Rua Carlos Botelho com Rua Cândido

Faria.- Providências em pavimentação na Rua Paschoal Frontera.- A substituição de lâmpada queimada na Rua Jorge Tibiriçá.- A realização de serviços de tapa-buracos na Rua Joana Las-

bino.

C) PROJETOS APROVADOS

AUTORIA EXECUTIVO

- Projeto de Lei nº 63, de 24/04/2012, que “Dispõe sobre aber-tura de crédito adicional especial para os fins que especifica, edá outras providências”.

- Projeto de Lei nº 64, de 24/04/2012, que “Dispõe sobre aber-tura de crédito adicional especial para os fins que especifica, edá outras providências”.

- Projeto de Lei nº 65, de 24/04/2012, que “Dispõe sobre aber-tura de crédito adicional suplementar no Orçamento Programado Município”.

- Projeto de Lei nº 77, de 04/05/2012, que “Dispõe sobre extin-ção do cargo de Supervisor de Apoio Geral de provimento emComissão do Quadro Geral de Servidores da Autarquia - DEC”.

Projeto de Lei nº 79, de 07/05/2012, que “Dispõe sobre aber-tura de crédito adicional suplementar no Orçamento Programado Município”.

- Projeto de Lei nº 81, de 07/05/2012, que “Dispõe sobre aber-tura de crédito adicional especial para os fins que se especifica,e dá outras providências”.

AUTORIA LEGISLATIVO

- Projeto de Lei nº 9, de 17/04/2012, que “Altera a Lei nº 2.961,de 06/09/2007”.

D) MENSAGEM: A Câmara Municipal informa a todos que assessões ordinárias são realizadas às terças-feiras a partir das19:30. Nosso site: www.camarasjriopardo.sp.gov.br; E-mail:[email protected]

Marco Antonio Gumieri ValérioPresidente

REPORTAGEM

Na semana passada oConselho Municipal de Saú-de foi destituído pelo pre-feito, por meio do DecretoMunicipal nº 4.111 de 4 demaio de 2012. A notíciachegou à população pelaimprensa local, dando ciên-cia da desistência voluntá-ria das entidades membrosocupantes de 15 dos 16assentos pertencentes aoConselho.

Na semana anterior tra-vou-se um embate na reu-nião ordinária, onde houvea tentativa de recomposi-ção através de eleição daMesa Diretora na funçãode 1º Secretário (sem quehouvesse interessados), ena função de Vice-Presi-dente, o que fora delibera-do a mesma Conselheirapor unanimidade, SoniaBaggio. Três Comissõesforam criadas na ocasiãoa fim de facilitar o trabalhodo Conselho: Orçamento eFinanças, Recursos Huma-nos e Usuários do SUS (afim de receber reclamaçõesdos usuários).

No dia 30 de abril, a Co-missão de Orçamento eFinanças se reuniu no pré-dio da ACI local e deliberoupelo encaminhamento àSecretaria Municipal de Saú-de de um ofício requisitórioprotocolado no dia 2 demaio, solicitando documen-tos referentes a pagamen-tos de contas efetuadaspela Prefeitura na área daSaúde. O teor do ofício,

segundo a advogada So-nia Baggio, que foi Vice-Presidente do Conselho,era checar algumas infor-mações que foram levan-tadas durante reunião daComissão. “Aguardávamosa resposta desse ofício, afim de prosseguirmos como trabalho de fiscalização.A surpresa foi recebermosna segunda-feira, dia 7, in-formando que por conta dodecreto de destituição doConselho a Comissão deOrçamento e Finançastambém deixou de existir,ficando o prefeito semprestar contas”, relata aadvogada.

Ela ainda explica que,como Conselheira, atravésde vários outros ofícios re-quereu contratos, folhas depagamentos e demais do-cumentos fiscais, sempresem respostas. “O Conse-lho estava no caminho deprocurar a fiscalização cor-reta, já que o prefeito ha-via alegado, na reunião or-dinária em que esteve pre-sente, que havia necessi-dade de compô-lo devida-mente e estava ali para‘garantir o trabalho do Con-selho’. Chegou-se a umparedão que nos competederrubar ou transpô-lo, docontrário ficaremos retidosali. E a forma que restouao prefeito para impedir afiscalização foi colocar esseparedão para que não oultrapassássemos”, fala.

Sonia diz saber qual a

entidade que não desistiu.“Se dos 16 assentos, 15desistiram voluntariamente,certamente a remanescen-te é a minha. Fico imagi-nando que se todos osdemais desistiram (inclusi-ve a Prefeitura), resta sa-ber por quanto tempo osenhor prefeito acreditaque vai ficar segurandoesse paredão. A certezaque temos é que existeuma fiscalização necessá-ria, que qualquer pessoapoderá fazê-la a partir dodia 16, Conselheiros ou nãode acordo com a Lei Fede-ral nº 12.527/2011, pelaqual todo cidadão poderáobter dados de interessecoletivo sem a necessida-de de justificativa. É a cha-mada ‘Lei da Transparên-cia’, onde as informaçõesdeverão ser abertas porExecutivo, Legislativo e Ju-diciário e todos os níveis degoverno”, explica. Todos osbrasileiros poderão consul-tar documentos produzidospela administração públicaque deverão ser produzidoscom linguagem simples.

Sonia Baggio diz que afunção de um Conselheirode qualquer segmento, in-dicado pelas entidades que

voluntariamente se candi-dataram na ConferênciaMunicipal, é fiscalizar atosdo Poder Público, visandoresguardar os direitos dosmunícipes. “A partir domomento em que o Con-selheiro deixa de agir comlisura e passa a ser coni-vente com atos e informa-ções que são suspeitas, elese sujeita a responder pelocrime de improbidade ad-ministrativa, pois é equipa-rado ao funcionário públi-co, entretanto não rece-bendo qualquer salário.Talvez os Conselheiros, porfalta de oferta de capaci-tação técnica, tendo meoferecido a dar e negadopela então Presidente, te-nham sido levados a crerque desistindo do Conse-lho tudo acaba, que nãoacontecerá nenhuma puni-ção, nenhuma fiscalização,e não é bem assim. Entãoeu diria que diante da difi-culdade em que estão nosmostrando e impondo paraevitar que o trabalho doConselheiro Municipal pros-siga, nos deixa muito maispreocupados do que ante-riormente, porque se nãotínhamos as informações egostaríamos de esclareci-

mentos, hoje continuamosa não ter tais informações,porém com sérios indíciosde irregularidades.”

A advogada pondera,entretanto, que nada seráafirmado sem que nãohaja certeza, após a devi-da apuração dos fatos. “Épara isso que vamos con-tinuar buscando informa-ções mais precisas, semdeclarar nada se não hou-ver certeza. Não podemoster certeza de haver do-cumentos, ou contratos,ou contas mal feitas por-que não nos chegaram oscomprovantes. O que fize-mos foi pinçarmos algunsempenhos que gostaría-mos de saber do que setratam, apenas isso. De-pois dos esclarecimentosesperados é que podere-mos falar se havia funda-mento para as suposiçõesou que nos enganamos.Esperamos que seja a se-gunda opção.”

Movimento Popularde Fiscalização

Sonia informa, ainda, queestá sendo organizado nomunicípio o Movimento Po-pular de Fiscalização (MPF– São José), que tem como

objetivo fiscalizar a presta-ção de contas da Prefeiturade qualquer tipo de movi-mentação que envolva em-penhos financeiros, em to-das as áreas. “O Movimen-to vai agremiar qualquerpessoa que queira trabalharcomo voluntária, porque elenão preverá nenhum reco-nhecimento senão o social,nenhum reconhecimento pe-cuniário, nenhuma projeçãosocial. Serão pessoas inte-ressadas que buscarão acontrapartida sem politica-gem, sem partidarismo,mas com o interesse de me-lhorar a sua qualidade devida e da população. O mo-vimento não é só da saú-de, vai atender todo e qual-quer direito do cidadão, cujoexcesso tiver sido causadopelo Poder Público, pois nocaso em questão, se a Pre-feitura usou o dinheiro públi-co, terá que prestar contaspara o MPF.”

Ainda de acordo com aadvogada, o Movimentoatuará não só nesta ges-tão, mas em todas as de-mais. “Assim que estiverdevidamente constituído,faremos a sua publicaçãoe convocação dos muní-cipes para reuniões.”

Comunicado da Prefeitura de São José do Rio Pardo

Destituição do Conselho de SaúdeA Prefeitura de São José

do Rio Pardo informa quea destituição do ConselhoMunicipal de Saúde não foium ato intempestivo doexecutivo e sim uma ne-cessidade, já que 14 das16 entidades pediram paradeixar o órgão.

De acordo com as justi-ficativas dos representan-tes das respectivas enti-dades, não havia maiscondições de trabalho jáque todas as reuniõeseram tumultuadas e im-

produtivas. Algumas enti-dades chegaram a menci-onar o nome das pessoasque estavam inviabilizandoo trabalho do Conselho.Vale lembrar que desdesua constituição, ele vemse mostrando inoperantetendo em vista os proble-mas mencionados pelaspróprias entidades.

Deixaram oConselho:

Santa Casa de Miseri-córdia

Clínica São LucasCEMEDI – Centro Médi-

co de Diagnóstico por Ima-gem

Sindicato dos Funcionári-os Públicos e Autárquicosde São José do Rio Pardo

SINSAÚDEAPM (Associação Paulis-

ta de Medicina de S.J.doRio Pardo)

APCD (Associação Pau-listas de Cirurgiões Dentis-tas de S.J.do Rio Pardo

Abadia Nossa Senhora deSão Bernardo

ParóquiaSanta Edwiges

ARPA (Associação Rio-pardense de ProfessoresAposentados)

Igreja Presbiteriana In-dependente

Igreja Presbiteriana doBrasil de S.J.do Rio Pardo

Paróquia São CristovãoAssociação de Morado-

res Carlos Cassucci.

Assessoria de Impren-sa da Prefeitura de SãoJosé do Rio Pardo

Banco do Povo ainda aguarda para iniciar reforma de casasAo contrário do que es-

tava previsto, ainda nãocomeçou a concessão definanciamento para refor-ma de casas populares na

maioria dos escritórios doBanco do Povo no interiorpaulista. Havia a expec-tativa de que os emprés-timos para tal finalidade ti-

vessem início no últimomês de abril, o que nãose confirmou. Assim, osescr i tór ios cont inuamaguardando novas orien-tações de São Paulo e asfamílias interessadas de-verão aguardar um pou-co mais para tentar o be-nefício.

Segundo o que foi divul-gado em março desteano, os mutuários daCompanhia de Desenvol-vimento Habitacional e Ur-bano (CDHU) poderão fa-zer empréstimo para re-forma e ampliação dosseus imóveis. A Secreta-ria de Estado da Habita-ção, por meio da CasaPaulista - Agência Paulistade Habitação Social, assi-nou no dia 8 de marçoconvênio com a Secreta-ria de Emprego e Relaçõesdo Trabalho (SERT) paraoferta de linhas de micro-crédito pelo Banco doPovo, no valor individual deaté R$ 7.500,00. O finan-ciamento, oferecido deforma articulada entre Es-tado, prefeituras e os mu-

tuários, poderá ser usadopara ampliação ou refor-ma das moradias e é des-tinado às famílias com ren-da de até cinco salários mí-nimos.

Em uma segunda etapado convênio, a expectati-va do governo paulista éampliar o atendimentopara todas as habitaçõesde interesse social, parafamílias que ganham atétrês salários mínimos. Porenquanto, porém, assimque o procedimento efeti-vamente começar nas ci-dades menores do interi-or, os recursos serão feitoapenas para mutuários daCDHU.

Poderão se candidatar aesse tipo de financiamen-to os mutuários da CDHUque estejam em dia comas obrigações contratuais.A liberação dos recursosserá feita em parcela úni-ca, assegurou o governoestadual. Os juros serãode 0,5% ao mês e o pra-zo para quitação do finan-ciamento será de até 36meses.

12 de maio de 2012 - A-7

N O T A S P O L I C I A I S

Semana tem muitos

flagrantes de tráfico

A polícia militar conseguiu

prender esta semana al-

guns distribuidores de dro-

gas ou traficantes em São

José do Rio Pardo. O mais

recente deles foi na ma-

drugada de sexta, 11, no

bairro Domingos de Sylos,

envolvendo a apreensão

não apenas de drogas

como também de materi-

al usado na embalagem

dos entorpecentes.

Através de denúncia

anônima foi armado um

esquema de observação à

distância, pelos policiais mi-

litares, do local onde esta-

vam ocorrendo tráfico. Era

uma casa na rua do Cur-

tume, entre o bairro e um

matagal, e foi possível aos

PMs observarem gente

entrando e saindo.

Uma moça foi ao lugar

e avisou que “a polícia está

na área”, alertando usuá-

rios e quem vendia que

deveriam esconder as dro-

gas. O vendedor era um

menor de 16 anos, rapaz

bastante conhecido naquela

região pela intensa partici-

pação no tráfico. Ele e os

que estavam na casa saí-

ram pelos fundos com sa-

colas plásticas nas mãos,

entrando no matagal.

A polícia conseguiu abor-

dar o menor, mas não im-

pediu que as demais pes-

soas fugissem, mesmo

após o reforço policial ter

chegado. Na casa, porém,

ainda foram achadas 12

pedras de crack envolvidas

em plástico, um notebook,

um roteador, um rolo de

fita crepe, 19 saquinhos

plásticos vazios, um rolo

grande de durex, docu-

mentos pessoais e um

capacete.

Outra prisão aconteceu

dia 9, de madrugada, nas

proximidades do cemitério

municipal, quando

J.C.M.S., de 48 anos, aca-

bou detido e está à dispo-

sição da polícia. Segundo

o B.O., ele e J.M.S.M., de

30 anos, estavam no bair-

ro João de Souza, perto

de uma figueira. As dro-

gas eram escondidas em

um buraco da árvore e,

quando algum cliente se

aproximava, J.C.M.S. ia

até lá e pegava a quanti-

dade solicitada.

Com o vendedor da dro-

ga havia R$ 115,50, que

ele jurou ser “fruto do seu

trabalho”, e um celular. Ele

ainda alegou ser viciado e

garantiu que toda a droga

encontrada no interior da

árvore (12 pedras de cra-

ck) era para consumo pró-

prio. Sua versão não foi

aceita e ele foi preso.

Na noite do dia 4, na Vila

Maschietto, ocorreu outro

flagrante cujo indiciado foi

A.C.G.H., de 20 anos. A

venda de entorpecentes

estava ocorrendo em um

lugar da rua das Palmas e

os policiais que para lá fo-

ram enviados viram a mo-

Zelador tentou agarrar aluna na escolaEmbora o atentado ao pudor tenha ocorrido em abril, só agora foi divulgado

Um fato definido pelapolícia como “importunaçãoofensiva ao pudor”, ocorri-do dia 12 de abril e só agoradivulgado pela mãe da viti-ma, envolveu um zeladorde escola e uma aluna de14 anos. O zelador tentouagarrá-la e não conseguiu.Depois disso, quando elaparticipava de atividades deeducação física no pátio daescola, ele se aproximou ecomentou com dois alunosque “ela era a menina maisbonita da escola e queriapoder tocá-la”.

Com isso, a menina vi-rou motivo de chacotas doscolegas, os quais passa-

ram a dizer que ela “estáde namoro com o sr. Fula-no”. O zelador mora emuma casa situada no ter-reno da própria escola, en-quanto a menina, que estácursando o primeiro grau,reside no Parque NovoMundo. O caso resultouem um Boletim de Ocor-rência feito pela mãe dajovem.

Segundo o histórico rela-tado pela polícia civil, numaquarta-feira, quando asaulas haviam terminado nareferida escola, o zeladorse aproximou da aluna etentou abraçá-la. Numoutro dia, quando ela par-

ticipava da aula de educa-ção física, ele fez a afirma-ção citada no primeiro pa-rágrafo. A aluna, então,contou tudo para uma pro-fessora e depois para avice-diretora, que ficou deconversar com o zelador.

A vice-diretora chegou apedir à aluna que não con-tasse nada a mais nin-guém, talvez com receiode prejudicar a imagem daescola, mas a aluna rela-tou o caso à sua mãe eesta foi direto para a dele-gacia. Virou inquérito poli-cial e ainda não tem umdesfecho quando ao futu-ro do zelador.

Presos supostos assaltantes

dos postos de combustível

vimentação de pessoas,

percebendo que um Uno

havia parado em frente.

Um ocupante do carro

entregou dinheiro e o ven-

dedor da droga foi a um

monte de pedregulhos e

buscou-a. A polícia então

se aproximou e fez as

abordagens necessárias,

encontrando crack e um

pouco de dinheiro com o

indiciado. O sujeito do Uno

disse ser viciado e admitiu

que realmente parou para

comprar crack. O trafican-

te foi preso.

Dívida de relógio

provocou a briga

A dívida de um relógio foi

motivo para um tumulto e

contenda entre duas famí-

lias, na noite do dia 9, na

Vila Maschietto. O morador

B.M., de 24 anos, com-

prou o relógio da dona de

casa I.A.P., de 57, e não

pagou. Assegurou, porém,

à polícia que iria pagar de-

pois. Naquela data a ven-

dedora foi à casa de B.M.

cobrar o dinheiro e ele fi-

cou agressivo, tendo inclu-

sive tentado atacar a mu-

lher. W.S.D., de 66 anos,

marido de I.A.P., foi em

defesa dela e empurrou

o rapaz, que se lesionou

na mão e em um pé. O

fato envolveu também

uma adolescente de 13

anos, A.J.A.P.R., neta da

vendedora do relógio,

que disse ter levado um

safanão do rapaz. A che-

gada dos policiais acalmou

os ânimos de todos.

Amásios não

se entendem

Também na noite do dia

4, no centro da cidade,

ocorreu mais um caso de

briga entre amásios, com

ameaça de morte. A dona

de casa V.J.S., de 42 anos,

afirmou aos policiais que

seu amásio A.S.P.S., de 26,

discutiu com ela e se recu-

sou a sair da casa; amea-

çou-a, pegou depois o ce-

lular dela e o atirou ao

chão. A mulher tem três

filhos e decidiu que ela é

quem sairá da casa, para

evitar mais conflitos.

Ladrões levam

muitos objetos

Houve um furto na Chá-

cara Alegria na tarde do dia

3 de maio e a vítima foi a

dona de casa F.C.S., de 27

anos. Ao chegar à sua

casa ela viu que a janela

da cozinha estava danifica-

da e que, do interior, fo-

ram levados: um botijão de

gás, uma panela grande,

pacotes de sacos de lixo,

carnes de vários tipos,

duas caixas de cerveja em

lata e 12 garrafas de cer-

veja, seis refrigerantes de

dois litros, uma caixa de

ferramentas, uma furadei-

ra, carrinho e fiação elétri-

ca. Em suma, quem en-

trou ali fez uma “limpeza”

e tanto e, até o fechamen-

to desta edição, não se ti-

nha informações de quem

seria o autor ou autores.

Problemático,

fez ameaças

Um homem de 33 anos,

V.V., empurrou a mãe ao

sofá, pegou uma faca e

ameaçou tanto a ela quan-

to ao pai. Segundo a irmã

dele, R.C.V.B., de 32 anos,

V.V. tem problemas psiqui-

átricos e, naquela noite (5

de maio) estava muito

agressivo. A polícia foi cha-

mada e a situação se acal-

mou. O fato aconteceu no

bairro Buenos Aires.

Xingamento

e agressão

Na noite do dia 7, no Jar-

dim São Roque, houve

uma briga verbal e física

entre R.V.S., de 29 anos,

e J.C.R., de 27, quando o

primeiro foi buscar sua es-

posa e filhos na casa da

sogra. Lá estava o segun-

do, que o teria chamado

de “macaco” e feito ame-

aças. R.V.S., então, o

agrediu com um soco.

Polícia Militar abre

concurso estadual

Haverá um concurso pú-

blico para o preenchimen-

to de 1.160 vagas de sol-

dado a polícia militar de se-

gunda classe, para o qua-

dro de praças da PM. As

vagas são para homens e

mulheres em caráter de

estágio obrigatório e os

vencimentos iniciais são de

R$ 2.248,32. As vagas são

para todo o Estado de São

Paulo.

O edital completo do con-

curso foi publicado no Diá-

rio Oficial do Estado do dia

25 de abril, na página 188.

A Fundação Vunesp será

a encarregada do concur-

so e as provas escritas

serão realizadas nas cida-

des de Araçatuba, Bauru,

Campinas, Piracicaba, Pre-

sidente Prudente, Ribeirão

Preto, Santos, São José do

Rio Preto, São José dos

Campos, São Paulo e So-

rocaba. As etapas seguin-

tes serão feitas somente

na cidade de São Paulo.

Os requisitos aos inte-

ressados são: ter entre 18

e 30 anos, ter concluído o

ensino médio ou equivalen-

te, estar em dia com as

obrigações eleitorais, estar

em dia com o serviço mili-

tar, ser habilitado para con-

dução de veículos nas cate-

gorias B e E, ter boa condu-

ta social e sem anteceden-

tes criminais, não ter respon-

dido e nem estar responden-

do a processo administrati-

vo que incompatibilize com

a função militar, ter pelo

menos 1,65 de altura (ho-

mem) e 1,60 (mulher).

Outras informações po-

dem ser obtidas no Bata-

lhão da Polícia Militar de São

João da Boa Vista, na rua

Odilon de Paula Gião, 69,

Jardim Nova São João, ou

pelo telefone (019)

3633.1186.

Pelo menos três postos

de combustíveis foram

assaltados nos últimos

dias em São José do Rio

Pardo, mas os suspeitos

de um dos assaltos, que

podem ser os mesmos

dos outros dois, estão

presos. Os postos assal-

tados são da rede Maga.

A policia civil investiga

agora se eles têm rela-

ção com assaltos pratica-

dos também em postos

de gasolina da região.

No dia 4 (sexta-feira), às

21h50, o posto da aveni-

da Independência, em

frente a sede da corpora-

ção musical Euclides da

Cunha, foi assaltado por

dois homens em uma mo-

tocicleta. A moto estava

bastante avariada e sem

condições de identificação.

Seus ocupantes tinham re-

volveres e agiram rápido,

exigindo dos funcionários

A.J.M., de 21 anos, e L.B.,

de 22, o dinheiro que o

posto tinha no caixa.

Em seguida eles desce-

ram com a moto pela ram-

pa do lava-rápido e foram

ao posto situado abaixo, na

avenida Francisco Glicério,

e lá também efetuaram o

mesmo tipo de assalto,

exigindo o dinheiro do cai-

xa. Logo após, os assal-

tantes voltaram pelo mes-

mo caminho, ou seja, su-

biram com a moto pelo

lava-rápido, entraram na

avenida Independência e

fugiram. O valor que obti-

veram nos dois postos não

foi divulgado.

No dia 5, sábado, às

22h19, o posto Shell próxi-

mo ao antigo prédio da

escola Paula Souza, na ave-

nida Brasil, também foi as-

saltado. Os prováveis au-

tores, no entanto, acaba-

ram presos algum tempo

depois. Duas funcionárias

que trabalham como fren-

tistas – V.A.M., de 32 anos

e L.G.F., de 19 – foram

surpreendidas por eles,

que estavam em uma

moto preta sem placa. Um

deles tinha um revolver e

anunciou o assalto, pegan-

do R$ 830,00 e fugindo em

seguida pela avenida Brasil.

A polícia militar foi avi-

sada que duas pessoas

numa moto preta haviam

entrado pela rua de terra

do bairro Paula Lima e fo-

ram atrás. Não os encon-

traram e continuaram

buscando, mas no bairro

Vila Verde, na rua Fran-

cisco Rueda, acharam

uma moto idêntica, para-

da sobre a calçada.

Os policiais viram que o

portão da casa em frente

estava semi-aberto e que

havia movimentação lá

dentro. No interior da casa

estava ocorrendo uma pe-

quena festa, com as pes-

soas presentes sendo

questionadas pelos PMs,

informando-os que a moto

“seria de dois sujeitos que

a deixaram ali e que queri-

am entrar no local, não lhes

sendo permitido”. Esses

sujeitos, segundo essas

pessoas, “teriam então

deixado a moto na calça-

da e saído”.

Os policiais não se con-

venceram dessa versão e

foram ao posto Shell. Pe-

diram às duas frentistas

que entrassem na viatura

e as levaram à casa em

frente a qual estava a

moto. Chamaram os rapa-

zes – J.P.F.S., de 21 e

E.L.T., de 22 - que lhes

haviam dito que a moto

não era deles, mas foram

reconhecidos pelas frentis-

tas como os prováveis au-

tores e presos em flagran-

te. O dinheiro, porém, e as

armas usadas nos crimes

não foram localizadas.

A motocicleta usada no assalto a dois dos postosfoi apreendida e levada ao pátio da Delegacia

REPORTAGEM

A-8 - 12 de maio de 2012

A Difusora mantém, em seu prédio atual,um acervo de fotos antigas

EDUARDO ERON

Um dos segmentos daconstrução civil que vemcrescendo no país nos últi-mos anos é o da comprae venda de materiais desegunda mão. E, em SãoJosé do Rio Pardo, algumasempresas foram abertassó para essa finalidade. Amaior delas, ao menos emextensão de área, é a lo-calizada na avenida MariaAparecida Salgado Bra-ghetta (Perimetral), entreum posto Petrobrás darede Maga e a ponte so-bre o rio Fartura.

O local foi arrendado emcomodato por Breno Tra-vasso, que acabou falecen-do em 2004, e seu filhoBreno Travasso Júnior pas-sou a gerenciar o negócio.Ele havia prestado serviçospara a Nestlé durante umaépoca e pegou gosto peloassunto quando, a mandoda fábrica, demoliu oito (8)casas em Araras e viu quemuita coisa poderia ser re-aproveitada. Depois disso,para se aprofundar no as-sunto, fez um curso emSão Paulo e tomou ciên-cia, entre outros detalhes,dos aspectos legais e am-bientais necessários aoempreendimento.

“Este segmento requermuita triagem e seleçãodos materiais adquiridos ourecebidos em consignação,antes de serem postos àvenda”, observou Breno

Segmento de demolidos em expansãoEmpresa da Perimetral reaproveita objetos e os transforma em itens de arte

Júnior, lembrando que o iní-cio de atividades do pai foicom pouco material.

Com o tempo, mais ma-teriais de demolição foramsendo recebidos e o pró-prio Breno iniciou a divul-gação, na rádio Difusora,de que comprava peçasassim. “Há pouca ofertaneste segmento, até por-que há pedreiros que aca-bam arrematando muitacoisa que eles próprios de-molem, para uso próprio ouvenda”, ressalvou. “Mesmoassim, com a divulgação narádio, as pessoas começa-ram a ligar e a quantidadede materiais aumentou”.

Oito privadas

Breno Júnior conta que,de lá para cá, alguns fatoscuriosos aconteceram. Emum deles, a diretora de umaescola local ligou e disse quequeria vender 8 privadasusadas porq\ue a instituiçãode ensino estava receben-do 8 novas. “Pensei comi-go: que vou fazer com 8privadas, quem vai quererisso? Pois não é que, empouco tempo, acabei ven-dendo todas?”, lembrou,explicando que muita gen-te que tem rancho ou sítioprefere peças usadas emlugar das novas, por seremmais baratas e menos sus-cetíveis a roubo.

Os materiais de demoli-ção mais procurados, se-gundo ele, são as portasde garagem, as venezia-

nas, as portas comuns,janelas internas, toldos,cadeiras, mesas e atémanilhas. Os preços des-tes e de quase todos osmateriais de segunda mãovendidos ali e nas demaisempresas do gênero emSão José do Rio Pardo são,em geral, cincoenta porcento (50%) mais baratosque os novos.

Hoje, no espaço que Bre-no Júnior gerencia, há detudo um pouco, incluindoraridades como carros deboi, carroças, relógios e rá-dios antigos etc. “Quandonão tenho aqui o que umcliente pede, eu me com-prometo a procurar até en-contrar. Tive uma cliente,por exemplo, que queriauma carroça do tipo trolepara a fazenda do maridoe eu acabei arrumando”,lembrou o gerente.

Loja de produtos

Como boa parte do ma-terial que ele compra aca-ba não podendo ser apro-veitado na forma em quese encontra, é iniciado en-tão um processo artesanalde transformação. Issoacabou resultando na im-plantação de uma loja es-pecífica de material reapro-veitado, que tem comofuncionária Carol Travesso.Ali são vendidos: aparado-res, armários, cadeiras,mesas, chaveiros, estátu-as, armários...tudo rústicoe trabalhado, além de mui-

tas outras coisas. Muitacoisa vem da cidade minei-ra de Passos (MG), ondeeste segmento comercialjá é mais tradicional.

Para embelezar o lugar eevitar que fique com apa-rência de depósitos de su-catas, Breno Júnior pediuajuda de um irmão seu,que é especialista em jar-dinagem. Com isso, todoo terreno passou a ganharárvores, flores, gramadosbem cuidados e toda umadecoração diferenciada,valorizando assim um ne-gócio que, por natureza,não teria beleza alguma.Ali, porém, peças usadase bom gosto parecemagora estar unidas.

Breno Júnior e alguns dos materiais mais procurados neste segmento:preços são 50% mais baratos, em média

FOTOS REPORTAGEM

A funcionária Carol Travesso com alguns dosobjetos expostos na loja: materiais são reaproveitados

12 de maio de 2012 - A-9

O Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência -Samu Regional, de SãoJoão da Boa Vista, acabade receber mais um incen-tivo do Ministério da Saú-de, que disponibilizou duasincubadoras neonatais,para serem utilizadas nasUnidades de Suporte Avan-çado - USA, que são as vi-aturas com Unidade deTerapia Intensiva- UTI.

Os equipamentos irãoauxiliar o trabalho das equi-pes, mantendo a criança

Samu recebe incubadoras neonataisEquipe foi treinada para remoção de recém-nascidos em incubadora de transporte

prematura em condiçõesideais de temperatura, oxi-genação e umidade.

Uma incubadora ficará naCentral de Regulação doSamu Regional em SãoJoão da Boa Vista e a ou-tra ficará na base descen-tralizada de São José doRio Pardo. Porém as duasincubadoras estarão à dis-posição dos nove municípi-os que integram o SamuRegional.

Os profissionais do Samurealizaram, nos dias 7 e 8

de maio, treinamento pararemoção de recém-nasci-dos em incubadora detransporte.

O tre inamento, queaconteceu na base des-centralizada do Samu emSão José do Rio Pardo ena Central de Regulaçãodo Samu em São João daBoa Vista, reuniu médicos,enfermeiros, técnicos deenfermagem e conduto-res socorristas.

A Incubadora Neonatalfunciona como um berçoaquecido, que através deaparelhos permite deixara temperatura semelhan-te ao que o bebê encon-tra no ventre da mãe. Acriança deve ser coloca-da dentro do equipamen-to logo após o seu nasci-mento.

“Esse é mais um dosbenefícios que a região ga-nha com a chegada doSamu Regional. A trans-ferência dos recém-nas-cidos para os municípiosde referência, como Cam-pinas e Ribeirão Preto,será feita agora com equi-pes, aparelhos e equipa-mentos qualificados”, ex-plicou o coordenador ge-ral do Samu, Dr. Lissan-dro Luis da Silva.

Segundo Fabiana Nádiados Reis, coordenadorade enfermagem do SamuRegional, a incubadorafica sobre um suporte pa-recido com uma maca, é

O Serviço de Obras Soci-ais (SOS) de São José doRio Pardo e o Tiro de Guer-ra TG 02-038 darão início amais uma Campanha doAgasalho. Nos dias 18 e 19de maio, os atiradores per-correrão os bairros pararecolher as doações. Quemnão puder colaborar comroupas pode doar, casohaja possibilidade, um quilode alimento não perecível.

A coordenação daCampanha informou quejá foram criados 19 pos-tos de arrecadação queestão espalhados portoda cidade. A intençãodos organizadores é fa-zer com que a população,de modo geral, tenhaoportunidade de participar

desta iniciativa.Confira os pontos de ar-

recadação: SupermercadoSberci, SupermercadoFonseca: loja 1 e loja 2,Escola COC (De Grau emGrau), Colégio Lumen,Colégio Unigrau, ACI, SãoJoão Supermercados, Uni-med, Arcádia, HidrataPharma: loja 1 e loja 2,Banco HSBC, Banco Itaú,Banco Bradesco, CaixaEconômica Federal, Unip,Feuc e Banco Bradesco.

Além da Campanha queanualmente é realizada, oSOS atende em médiacerca de mil famílias comdoações de cestas bási-cas, roupas e leite pormês. Mais informaçõesno telefone 3608-5127.

SOS e o Tiro farão a

Campanha do Agasalho

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores no treinamento para usoda incubadora, na base descentralizada do Samu em São José do Rio Pardo

A incubadora fica sobre um suporte parecido com uma macae é facilmente colocada na viatura que levará a criança ao seu destino

móvel e quando for ne-cessário, basta colocá-lana viatura.

Uma vez dentro das in-cubadoras, as crianças

permanecerão no localaté que possam ficar emar ambiente – o ar quechega dentro da incuba-dora é filtrado. Outra van-

tagem é que o clima den-tro do equipamento per-mite que a criança se de-senvolva de forma maisrápida e saudável.

FOTOS DIVULGAÇÃO

A-10 - 12 de maio de 2012

Situação de bairros Os moradores de vários locais reclama

Durante toda semana,Gazeta recebeu inúmerasreclamações de diferentesbairros do município, todaselas relatando o abandonode alguns locais pelo poderpúblico. A mais grave foi aconstatação de um esgo-to a céu aberto no bairroMaria Boaro. Os morado-res do local, além de con-viver com as ruas esbura-cadas e com o mato altocrescendo em terrenosabandonados, são obriga-dos agora a conviver como esgoto que corre pelarua. Além do mau cheiro,o problema pode causarsérios danos à saúde dapopulação. Portal Buenos Aires: lixo invade a avenida principal do b

12 de maio de 2012 - A-11

é retrato do descaso atual no municípioam constantemente de buracos, sujeira e até mesmo de esgoto a céu aberto

o bairro

Maria Boaro: esgoto corre a céu aberto

Maria Boaro: buracos invadem a rua de acesso ao bairro

SítioSertão

Grande:na estrada

rural,descarte de

lixo comum etecnológico

FOTOS REPORTAGEM

Jardim Luciana: lixo e buracos

Jardim SãoBento:

ruasintransponíveis

A-12 - 12 de maio de 2012

Vacinação contra gripe tem pouca procuraContra a raiva animal, a campanha na zona urbana será iniciada no dia 21 deste mêsIniciada no último sába-

do, a campanha de vaci-nação contra a gripe vaiaté o próximo dia 25. Alémdas crianças, a imunizaçãovale para idosos com 60anos ou mais, gestantes,profissionais da saúde e in-dígenas. A Secretaria deEstado da Saúde de SãoPaulo pretende imunizarcontra a gripe 5,3 milhõesde paulistas, número cor-respondente à metade dos6,6 milhões de pessoas quecompõem o público-alvo dacampanha.

Desde sábado foram va-cinados 965,4 mil pessoasem todo o Estado, dasquais 637 mil idosos com60 anos ou mais, 222,8 milcrianças a partir dos seismeses e menores de doisanos de idade, 64,5 milgestantes, 40,8 mil traba-lhadores da saúde e 1,5 milindígenas.

Em São José do Rio Par-do, a coordenadora da Vi-gilância Epidemiológica eenfermeira Denise RondinelliCossi Salvador consideroufraco o movimento do sá-bado. “Foi o Dia Nacionalde Vacinação e as unida-des estiveram abertascom equipe trabalhandodas 8 às 17 horas.” Foivacinada apenas 13% dapopulação, mas há 10 milpessoas no público-alvo dacampanha: 7 mil idosos,crianças de 6 meses a 1ano, 11 meses e 29 dias,640 gestantes por ano e520 profissionais da Saúde.

Denise acredita que aspessoas estejam deixandopara procurar os postos nofinal do período de vacina-ção. “Como a campanha

vai até o dia 25, a gentepensa que as pessoas es-tejam deixando para o fi-nal do período. É muito im-portante a vacinação con-tra a gripe, é uma doençagrave que pode trazercomplicações e, em algunscasos, pode até provocara morte.”

A enfermeira explica queas pessoas com 60 anosou mais são as mais pre-dispostas a contrair gripe,por isso a importância davacina nesta idade. “Masprecisa ser feita todo anoporque a proteção é provi-sória, as células de defesapermanecem por apenas12 meses. E todo ano avacina é atualizada com osvírus que mais circularamdurante o ano anterior.Daqui a pouco estamosentrando no inverno e sis-tema de defesa precisaestar em ordem.”

Além de imunizar a po-pulação contra a gripe AH1N1, tipo que se disse-minou pelo mundo na pan-demia de 2009, a campa-nha também irá protegera população contra outrosdois tipos do vírus influen-za: A H3N2 e B.

Duas doses

De acordo com a Secre-taria de Estado da Saúdede São Paulo, as criançaspaulistas entre seis mesesde idade e menores de doisanos deverão tomar duasdoses da vacina contra agripe. A segunda dose de-verá ser aplicada um mêsapós a primeira.

A medida vale para cri-anças que estiverem par-ticipando pela primeira vez

da campanha de imuniza-ção, neste ano. Criançasque já foram levadas aospostos de saúde na cam-panha de 2011 só precisa-rão receber uma dose nes-te ano. “É muito importan-te que as crianças retor-nem aos postos para to-marem a segunda dose davacina, pois só assim elasestarão totalmente imuni-zadas e protegidas contraas complicações decorren-tes da gripe, como aspneumonias”, diz HelenaSato, diretora de imuniza-ção da Secretaria.

Os postos de saúde vãoabrir das 8h às 17h, desegunda a sexta-feira, atéo dia 25.

Raiva animal

A campanha de vacina-ção contra a raiva animalestá em sua fase final nazona rural e 2.300 animaisjá foram vacinados –1.800 cães e 500 gatos.As equipes estão retor-nando para fazer a cha-mada repescagem, queconsiste em vacinar osanimais que por algummotivo não participaramda campanha.

Na zona urbana, a vaci-nação será iniciada no dia21 deste mês e o crono-grama será divulgado embreve para a população.

Denise informa que cãese gatos podem ser vaci-nados a partir dos três me-ses. “A vacina é importa-da de excelente qualidadesem risco para o animal,então os proprietários po-dem fazer sem preocupa-ção nenhuma.” A meta emSão José do Rio Pardo éatingir 14 mil animais.

DIVULGAÇÃO

Vacinação contra a raiva animal entra em fase final na zona rural

Cidade continua com epidemia de viroseContinua ocorrendo a

epidemia de virose emSão José do Rio Pardo,com dezenas de pessoasprocurando diariamentenão apenas o Pronto So-corro Munic ipal comotambém os postos desaúde e os locais de aten-dimento da Unimed, Samee Savisa. Em sete diasforam registrados 258casos da doença, que écausada pelo norovírus, oqual é transmitido princi-palmente pela ingestão dealimentos.

Na grande maioria doscasos os sintomas da vi-rose são idênticos: vômi-to, diarreia e dores gene-ralizadas pelo corpo. A re-cuperação das pessoasacometidas da doençapassa, muitas vezes, porinternação hospitalar ouambulatorial para a intro-dução de medicamentospor sonda, para que oefeito seja mais rápido.

Especialistas explicamque a doença é causadapela mudança do clima,exigindo cuidados especi-

ais quanto aos locais e ob-jetos em que várias pes-soas colocam as mãos.Assim, a higiene pessoalé considerada essencial,devendo começar emcasa. Para quem já estáacometido pela doença,porém, o repouso é es-sencial, seguido de umaalimentação mais leve ebastante hidratação.

O norovírus se desen-volve e desaparece emcinco dias se o pacienteseguir as recomendaçõesmédicas.

12 de maio de 2012 - A-13

Após a morte do filho em acidente há mais de um ano, ela tenta voltar à vida normal

Mãe diz que precisa reaprender a viverEmbora seja considera-

da por muitos como umadata essencialmente co-mercial, o Dia das Mães ésempre envolvido poremoções, sentimentos elembranças. A mãe ou ofilho que está distante, amãe ou o filho que nuncase conheceu, a mãe ou ofilho que já se foi.

“Ele brincava comigo di-zendo que não iria me darpresente, mas sempreme surpreendia com algo,um sorriso e um abraço”,diz emocionada Neire Apa-recida Bertolino, que émãe de um casal e avóde duas meninas. Ela serefere emocionada ao fi-lho Luís Pedro, o Tuti, quehá um ano e três mesesfaleceu em um acidentede carro.

Na casa, tudo lembra oalegre jovem, que tevesua vida interrompida aos26 anos. Durante a entre-vista, os olhares de Neirepermanecem voltadospara o porta-retratos aolado. Nele, a foto do filhoadotivo, sorrindo.

Entre lágrimas e pausas,Neire conta como foi o seuprimeiro contato com Tuti.“Ele tinha apenas duas ho-ras de vida quando eu emeu marido o conhece-mos, na maternidade. Foiamor à primeira vista, sentinaquele momento que eleera meu, que precisava demim.” O recém-nascido,rejeitado pela mãe biológi-

ca, tinha sérios problemasde saúde e Neire, que játinha uma filha de cincoanos, foi alertada sobreisso pelos médicos, masnada adiantou. Ela e Luís,seu marido, já haviam seapaixonado pelos “olhinhosbrilhantes” de Tuti.

Neire conta que real-mente os problemas desaúde da criança erammuitos, e que por diver-sas vezes, durante a in-fância do filho, foram ne-cessárias internações ur-gentes em São José doRio Pardo e Ribeirão Pre-to. “Ele tinha convulsõesfrequentes e chegou acontrair 18 pneumoniasem sua vida, mas a gen-te nunca desistiu de nada.”

Uma passagem marcan-te, segundo ela, foi quan-do Tuti tinha apenas qua-tro meses de vida. “Eleestava internado aqui eeu, desesperada porquenão via melhora, tirei osoro dele e saí com meumarido para Ribeirão Pre-to. Queria salvar o LuísPedro, que estava morren-do. Em razão da alta ve-locidade, meu marido foiparado pela polícia que,vendo nosso desespero,se solidarizou e foi abrindocaminho com a própria vi-atura até Ribeirão, paraque pudéssemos chegar omais rápido possível aohospital. Foi assim que sal-vamos a vida do nosso fi-lho, graças à nossa loucu-

ra”, lembra.Esta e outras atitudes de

amor e coragem foram fei-tas por Neire durante todaa vida do filho. “Como nãotínhamos convênio médicoe a saúde dele era frágil,chegamos a vender até ca-minhão para tratar o Tuti.”

Filho adotivo

“Não há diferença ne-nhuma no amor que te-nho pelos meus filhos, aquantidade é a mesma.Mãe é quem cria, não adi-anta colocar no mundo ejogar fora, como muitasfazem”, diz Neire, que re-alizou a experiência de sermãe biológica e adotiva.

Ela conta que o filho Tutidescobriu aos 6 anos queera adotivo. “Um colegui-nha falou para ele na es-cola. A reação num primei-ro momento não foi dasmelhores, ele veio nosquestionar, ficou chatea-do. Então contamos a ver-dade, depois aceitou enunca teve problemas emrelação a isto.”

Neire diz que um filhoadotivo é possível curtirainda mais quando bebê.“A gente não tem ponto,nem dores, nem curati-vos.”

Sobre suas semelhançasfísicas com o filho, elaconcorda e confessa quenão são só estas. “Ele ti-nha os mesmos gostosque eu.”

Para as mães que pen-

sam em adotar uma cri-ança e têm medo, Neireaconselha. “A doação pre-cisa ser plena, amar noprimeiro momento e en-carar como seu. Não adi-anta tentar gostar que aínão dá certo. A adoçãonão deve ser usada paracobrir lacuna ou satisfazero ego. No meu caso, atéme esquecia que ele nãoera filho biológico, a pon-to de as pessoas teremde me lembrar sobreisso.”

Reaprendendo

a viver

Neire diz que, com a per-da do filho, está reapren-dendo a viver, mas queessa tarefa é diariamentedolorosa. “Filho não sesubstitui, não tem comosubstituir. Tuti foi um em-préstimo que Deus me fez,e que eu devolvi para eledepois de 26 anos. Sintosaudades, tristeza não. Elefoi um menino lindo, um fi-lho maravilhoso que era ca-rinhoso, brincalhão. Sem-pre ligava para dizer ondeestava, nunca me maltra-tou, nunca me deixavapreocupada. Agradeço to-dos os dias a alegria de tertido o Tuti durante 26 anosda minha vida.”

Ao mostrar o quarto dofilho, ainda intacto, Neirepega cada objeto, olha,acaricia. Roupas, lençóis,perfumes, violões, fotos,desenhos, lembranças da

infância e ainda o que so-brou do acidente fatal:uma lente de óculos desol, um casaco de frio e acorrente que ele usava.Tudo no mesmo lugar,como se o filho estivesseali. “Os amigos dele vêmaqui até hoje, entram noquarto, pegam uma blu-sa, um perfume. Eles meabraçam, falam do Tuti eda saudade que ficou”, diz,emocionada.

Neire conta que, nessaluta pelo recomeço emsua vida e de sua família,

hoje já consegue abrir asjanelas de casa. “Eu nãoabria para que o últimoventinho do Tuti não fos-se embora, também nãolimpava os interruptoresdas lâmpadas porque ne-les havia as marcas dosdedos dele.”

Com o apoio do maridoe buscando forças na filhae nas duas netas, Neire dizque consegue viver emfunção da família. “O Tutifoi embora do mesmo jei-to que veio, sem aviso. Eeu preciso voltar à vida.”

Luís Pedro, oTuti, morreu aos

26 anos

AR

QU

IVO

FALECIMENTOS

Funerária São José “Rioli”Oferece o que de melhor existe no ramo funerário,

aos particulares e também do seu conhecido PLANODE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO FUNERÁRIO, dandototal segurança e tranquilidade a todos. Adquira o seu!

60 ANOSDESDE 1950 - ESTA É A SUA GARANTIA

Avenida 9 de Julho, 103 - Fone: 3608-5095

EDITAIS DE CASAMENTOSBelª. Rosa Helena Marin Foiadelli, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e

de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de São José do Rio Pardo, Estado deSão Paulo. Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigi-dos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro:

EDITAL 10825 - GLAUCO BELEZI e SOLANIA DAUD, sendo o pretendente:solteiro, nascido no dia vinte e oito de agosto de um mil e novecentos e setenta e três(28/08/1973), de nacionalidade brasileira, Contador, natural de SÃO CAETANO DO SUL- SP, filho de JOSÉ BELEZI e de MARIA APARECIDA RUSSO BELEZI; e a pretendente:solteira, nascida no dia cinco de outubro de um mil e novecentos e setenta e quatro (05/10/1974), de nacionalidade brasileira, Empresária, natural de SÃO JOSÉ DO RIOPARDO - SP, filha de JOÃO BATISTA DAUD e de CLAUDIRCE MINUSSI DAUD. EDI-TAL10825

EDITAL 10826 - JOSÉ FRANCISCO PESTANA e MARIA SÔNIA RODRIGUESDA SILVA NICÁCIO, sendo o pretendente: divorciado, nascido no dia vinte e quatro demarço de um mil e novecentos e quarenta e quatro (24/03/1944), de nacionalidadebrasileira, motorista aposentado, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho deFRANCISCO PESTANA FILHO e de ROSA DE JESUS; e a pretendente: viúva, nascidano dia vinte e quatro de maio de um mil e novecentos e sessenta e quatro (24/05/1964),de nacionalidade brasileira, do lar, natural de LONDRINA - PR, filha de OVIDIO RODRI-GUES DA SILVA e de MARIA DE JESUS DA SILVA. EDITAL10826

EDITAL 10827 - FLAVIANO PONCIANO e LUCIANA APARECIDA RODRIGUES,sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e sete de fevereiro de um mil enovecentos e oitenta e dois (27/02/1982), de nacionalidade brasileira, lavrador, naturalde MOCOCA - SP, filho de NATAL PONCIANO e de NOELHA DE MELO PONCIANO; ea pretendente: solteira, nascida no dia onze de agosto de um mil e novecentos e oitentae quatro (11/08/1984), de nacionalidade brasileira, do lar, natural de SÃO JOSÉ DO RIOPARDO - SP, filha de LUIS CARLOS RODRIGUES e de NATALINA APARECIDA ROSARODRIGUES. EDITAL10827

EDITAL 10828 - MAXWELL DE OLIVEIRA SILVA e ANA CAROLINA VAZ, sendoo pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e seis de abril de um mil e novecentos enoventa e dois (26/04/1992), de nacionalidade brasileira, caldereiro, soldador , naturalde RIBEIRÃO PRETO - 1º Subdistrito - SP, filho de OSVALDO DA SILVA FILHO e deADRIANA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA; e a pretendente: solteira, nascida no diadezessete de fevereiro de um mil e novecentos e noventa (17/02/1990), de nacionali-dade brasileira, auxiliar de farmacia, natural de MOCOCA - SP, filha de JOSÉ RICARDOVAZ e de MARTA FELIPPE RAMOS VAZ. EDITAL10828

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presen-te, que afixo no lugar de costume e publico pelo jornal local. São José do Rio Pardo, 11de maio de 2012. O Oficial: Belª. Rosa Helena Marin Foiadelli

PROJETOS, PUBLICAÇÕES E LICENCIAMENTO-CAMPOS E ASSOCIADOSSÃO JOÃO DA BOA VISTA (19)3622-3494 - SÃO JOSÉ DO RIO PARDO (19) 3681-3371

PEDRO RONDINELLI FILHO – Dia 2 de maio, aos 82 anosde idade, casado com Irene Teixeira Rondinelli. Filho de Pe-dro Rondinelli e Carolina Bertocco Rondinelli.

NAIR REGINI ASTOLPHO – Dia 3 de maio, aos 81 anos,casada com Agenor Astolpho. Filha de João Regini e MariaAnnunciata Felipelli.

ANTÔNIO MOREIRA DE SOUZA - Dia 6 de maio, aos 70anos de idade, casado com Maria Onofra Alves de Souza.Filho de Antônio Moreira de Souza e Balbina Rosa de Araujo.

MANOEL NUNES DE OLIVEIRA – Dia 6 de maio, aos 90anos de idade, casado com Lydia Gavioli de Oliveira. Filhode Joaquim Nunes e Francisca Rosa de Jesus.

ADRIANO JANEIRO – Dia 6 de maio, aos 37 anos de idade.Filho de Victor Janeiro e Maria Odete da Silva Janeiro.

MARIA DE FÁTIMA GODÓI DIAS – Dia 7 de maio, aos 53anos de idade, casada com João Delfino Dias. Filha de Arlin-do Serafim Godói e Pedrina Flauzina de Jesus.

REGIANE DE JESUS COSTA – Dia 2 de maio, aos 27 anosde idade. Filha de Antônio Costa e Dirce de Jesus Costa.

OSÓRIO GARCIA DA COSTA – Dia 25 de abril, aos 77 anosde idade. Filho de Osório Garcia da Costa e Maria Garcia.

BENEDICTO MARTINS – Dia 07 de maio, aos 75 anos deidade, casado com Edna José Pacheco Martins. Filho de Al-cebíades Ferreira Martins e Ana de Carvalho.

APARECIDO MENDES – Dia 04 de maio, aos 75 anos deidade. Filho de João Aparecido Mendes e Benedita Milan.

ELIANA DONIZETTI ROSA PAULO – Dia 8 de maio, aos 41anos de idade, casada com Claudemir Paulo. Filha de MiguelRosa e Irene Gomes Rosa.

THEODORO GRANADO – Dia 7 de maio, aos 80 anos deidade, casada com Zulmira Biondo Granado. Filho de AntonioGranado e Dolores Serrano Contreras.

PASQUAL MANTOVANI – Dia 7 de maio, aos 80 anos deidade, casado com Josepha Lopes Mantovani. Filho de JúlioMantovani e Alba Carraro.

Perda ou Extravio

Diploma Técnico em Contabilidade – 1993 – em nome de Marcos Carmo deArantes – Colégio da Fundação Educacional - São José do Rio Pardo – SP

Rua Abelardo Pourrat, nº 180 Fone (19) 3684-15435-12-19/5

A EMPRESA ARTE TOK marcenaria e serralheria ltda, CNPJ 14.038.238/0001-10, situada a rua Dr joão teixeira QD 01 lote 07 centro Luziânia GO,convoca o funcionário Gustavo gomes Coelho, CTPS nº 63358, Sé-rie00359-sp, o não comparecimento ao trabalho caracterizara abandonode emprego, conforme artigo 482 Letra I da CLT.

Organização de São José do Rio Pardo voltada ao comerciode veículos vem através deste comunicar a abertura de

2 (duas) vagas em seu quadro de colaboradores.

1-(COD DP01) – Departamento Pessoal - Ambos ossexos(necessário experiência nesta área de atuação de nomínimo 2 (dois) anos e domínio do pacote Office)

1-(COD AF01) – Analista Fiscal–Ambos os sexos (neces-sário experiência nesta área de atuação de no mínimo 4 (quatroanos)e domínio do pacote Office)

Interessados deverão encaminhar currículo (com foto) àAssociação Comercial de São José do Rio Pardo,

entre os dias 07 e 08 de Maio de 2012, em envelope lacradocom o código da função descrito no mesmo.

MECÂNICA MARCELA & MAISA LTDA - ME, torna público quesolicitou junto à CETESB a Licença Prévia, de Instalação e de Ope-ração para a atividade de “Produtos de serralharia (exceto esqua-drias) sem tratamento superficial”, sito à ROD SP-340, KM 271 + 100MTS - BOX 02 - CJ HAB GILBERTO ROSSETTI, MOCOCA/SP.

DENKA MADEIRAS LTDA – ME, torna público que requereu àCETESB a Renovação de Licença de Operação para a atividadede Serraria, sito a Rodovia SP 350 Km 288, s/n, Zona Rural,Bairro Macaúbas – Tapiratiba – SP.

A empresa RIO PARDO PACK INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EM-BALAGENS PLÁSTICAS LTDA, torna público que recebeu da CETESBa Renovação da Licença de Operação Simplificada nº 66000031, válidaaté 02/05/2016 para a atividade de Fabricação de garrafas plásticas epré-formas de garrafas pet, sito na Rua Santa Terezinha, nº 160, Galpão02, Centro, na cidade de São José do Rio Pardo / SP.

A empresa RIO PARDO PACK INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EMBA-LAGENS PLÁSTICAS LTDA, torna público que recebeu da CETESB aLicença Prévia, de Instalação e de Operação/Ampliação nº 66000077,válida até 02/05/2016 para a atividade de Fabricação de garrafas plásticase pré-formas de garrafas pet, sito na Rua Santa Terezinha, nº 160, Galpão02, Centro, na cidade de São José do Rio Pardo / SP.

Foi extraviado um Talão de Nota Fiscal de Produtor, Modelo 4, de nº 176A 200, parcialmente utilizado, em nome do produtor rural Luiz dos Santos,CNPJ: 08.167.506/0001-00, IE: 646.137.333.119 e CPF: 204.566.628-04,do Sítio São Paulo, município de São José do Rio Pardo-SP.

VENDOTERRENO

CONDOMÍNIOMACAÚBAS

1500m2 - R$ 80.000,00Tratar pelo fone (19) 8162-6689

LEITE FAZENDA BELA VISTA

Está selecionando paratrabalhar em Tapiratiba (SP)

TÉCNICO DE MÉTODOSE PROCESSOS

REQUISITOS

� Superior ou cursando engenharia de pro-dução� Excel avançado� Análise de Tempos e Processos, cálculos

estatísticos e pcp.Os interessados deverão encaminhar currí-

culo com pretensão salarial para e-mail:[email protected]

Faleceu em São Paulo,no dia 26 de abril, OsmarNogueira Amaral, que du-rante alguns anos foi co-laborador da Gazeta doRio Pardo através de umacoluna semanal intitulada“Eis o Busilis”. Eram pala-vras cruzadas que atrai-am a atenção e o inte-resse de muitos leitoresdo jornal, os quais encon-travam naquele espaçouma oportunidade paraentretenimento e cultura.Osmar confeccionavapessoalmente o “Busilis”,dando assim sua valiosacontribuição para queeste semanário ofereces-se assuntos diversificados

aos assinantes.Osmar Nogueira Amaral

faleceu aos 75 anos, sen-do filho de Benedicto Ama-ral e Elvira Nogueira Ama-ral. Deixou a esposa LiberciLuiza Buzatto Amaral e osfilhos Mauro Buzatto Ama-ral (Agência Divulgue Pro-paganda), Leandro Buzat-to Amaral (arquiteto) ePatrícia Buzatto Amaral,além dos netos Luan, Tha-les, Emmanuela, Helena eLuiza, assim como a bis-neta Ana Luiza.

A todos os seus familia-res e amigos, a gratidãoe os sentimentos dos pro-prietários e funcionários deGazeta do Rio Pardo.

VENDO1 alqueire e meio – Sítio Belmontec/ 36.000m2 – possui minério –ótima localização – enfrente asede da Fazenda Belmonte - en-trada da cidade – São José doRio Pardo –R$ 550.000,00.

Fone–(19) 3608-6215Período da manhã até

12 horas – após até 19 horas.

VENDE-SE OU TROCA-SE

POR TERRENO

Vectra GL 99, completo,prata – R$ 15.900,00

Pálio W.Stile 99 completo,prata – R$ 15.000,00

Celta 2009 c/ dir/Hid, 4 p,preto – R$ 21.000,00

Tratar fone (19)97271649 - 92990814

Morre o autor de

“Eis o Busilis”

A-14- 12 de maio de 2012

12 DE MAIO DE 2012 - Pág. A- 15

JAC J6 sofre com problemas de etiquetaRODRIGO MACHADO

AUTO PRESS

A desconfiança na horade comprar é sempre di-retamente proporcional aocusto de um produto.Qualquer um se arrisca acomprar uma calculadora“made in China” que cus-te R$ 9,90. Na hora decomprar um carro, no en-tanto, a coisa muda de fi-gura. Quanto maior o pre-ço, mais difícil apostar. E édesse mal que padece oJAC J6. Chegou em agos-to do ano passado parabrigar entre as minivans.Mesmo sendo bem maisbarato que a principal con-corrente, a veterana Che-vrolet Zafira, nunca con-seguiu ameaçar.

Durante 2011, mesmocom algumas oscilações, oJ6 alcançou a média de480 unidades mensais. Arival, que só é comerci-alizada na configuração desete lugares, ficou com640 exemplares mensais.Em 2012, a diferença estáainda maior. E com umagravante. Em janeiro,exatamente quando o IPIpara carros importadoscomeçou a valer de fato,a JAC diminuiu o preço dasua minivan em R$ 2 mil.Assim, a versão de cincolugares passou a valer R$56.800 e a de sete R$57.800. Enquanto isso, aChevrolet cobra quase R$66 mil por uma Zafira equi-pada da mesma maneira.Só que as vendas do J6emagreceram mais queseu “garoto propaganda”,o eufórico apresentadortelevisivo Fausto Silva. Per-deram a metade do volu-me anterior – foram 220carros/mês, enquanto aZafira caiu para 440 em-placamentos mensais. Ouseja, para os monovolu-mes e para os apresenta-

dores de televisão, o que-sito novidade não pareceser tão importanteassim. Se o preço mudou,o resto do J6 continua omesmo do lançamento.Isso inclui o desenho bemresolvido da minivan chi-nesa. A marcante frentetem uma grade cromadaque recebe a estrela decinco pontas, emblema damarca, e ainda tem os fa-róis delineado por curvasque se estendem até opara-choque. De lado, agrande área envidraçadae a linha de cintura ascen-dente são chamativas.Também existe um vincopouco acima das maçane-tas que vai terminar ape-nas nas imensas lanternastraseiras. Lá atrás, umgrosso friso sobre a placae um pequeno aerofóliodão os toques finais aoestilo.

Entretanto, o visual nãodeve ficar assim por mui-to tempo. Durante o Sa-lão de Pequim, que aca-bou no dia 2 de maio, aJAC Motors revelou uma

leve reestilização da mini-van, com direito a mudan-ças também no interior. Onovo carro não deve de-morar muito para chegarao Brasil: o seu lançamen-to pode acontecer aindaneste ano. No próprioevento chinês, o modelofoi apresentado com umcâmbio CVT – de relaçõescontínuas – que tambémdeve ser importado paracá, mas em um segundomomento.

Impressões ao dirigir

Por fora e num primeiroolhar, o J6 se dá bem. Temum desenho harmônico,bonito e até moderno. En-tretanto a boa impressãonão dura muito. Já no ex-terior, a unidade avaliadada minivan da JAC exibiaalgumas falhas gravespara um carro de poucomenos de 7 mil km roda-dos. Três dos quatropneus estavam avariados.Da também chinesaChampiro – em média20% mais barato que osrivais mais tradicionais –,

FOTOS DIVULGAÇÃO

dois tinham bolhas e ou-tro tinha um rasgo gran-de. Daqueles que botamem risco a segurança doveículo.

Por dentro, a sensaçãode falta de cuidado se am-plia. Os materiais são pou-co refinados e os encai-xes também carecem demaior capricho. É o casodo “cinzeiro fantasma” domodelo avaliado – basta-va passar em um buracopequeno para que a peçaabrisse. Sintomas similaresaconteciam com os co-mandos no volante. Osbotões que controlam orádio eventualmente serevoltavam contra a fun-ção programada

O botão que deveria au-mentar o volume mudavaa estação da rádio, porexemplo. Os bancos decouro exibiam claros sinaisde envelhecimento preco-ce. O mecanismo de re-batimento para acesso àterceira fila de bancos,também já um tanto des-gastado, mal disfarçavasua fragilidade. Mesmo o

que funcionava correta-mente também não che-gava a inspirar muita con-fiança. O plástico embor-rachado do painel, porexemplo, dá a impressãode ser o mais barato dis-ponível no mercado.

Ao menos, o espaço in-terno é farto. Qualquer umdos cinco ocupantes queficar nas duas fileiras debancos vai ter boa área demovimentação. A terceirafileira deve ser dedicada àscrianças. Adultos ali, só emcaronas curtas – o piso ele-vado e o curto espaço paraas pernas tornaria uma vi-agem longa desconfortá-vel. O porta-malas é outrodestaque. Leva 720 litrosquando os últimos bancossão rebatidos e, quandoestão de pé, ainda sobraum pequeno espaço.

A falta de cuidado como acabamento, felizmen-te, não afeta o compor-tamento dinâmico do J6.O motor é valente. O tor-que máximo é bom, ape-sar de só chegar em 4 milgiros, uma rotação ligeira-

mente elevada. Assim, épreciso explorar bem opreciso câmbio manual decinco marchas e pisar fun-do no pedal da direita.Quando isso acontece, oJ6 acelera com vontade ecumpre o zero a 100 km/h em 13,1 segundos,marca razoável para umveículo familiar.

Em curvas, a minivanmantém uma trajetóriacorreta para suas dimen-sões e pesos. A carroce-ria até aderna – como erade se esperar em ummodelo tão alto –, masexiste uma boa comunica-ção entre rodas e volanteque adiciona segurança àmistura, apesar da direçãoparecer um tanto “artifici-al” em alguns momentos.Nas acelerações, a mini-van mantém a compostu-ra e não “empina” muito.Aparentemente os enge-nheiros mecânicos tiveramum nível de atenção quefaltou aos responsáveispelo controle de qualidadedo acabamento do mode-lo chinês.

A-16 - 12 de maio de 2012

Incêndio levou perigo a duas casas próximas e quase afetou o material do “Recicla”

Deus tira de nós o que mais amamos. Quando menos esperamos e semnenhum aviso. E a culpa? A culpa é da vida que tem inicio, meio e fim. Anossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém.Mas otempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nosbons momentos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: não importaonde esteja, estará sempre conosco.

Que bom que você fez parte de nossas vidas

Miro, Jefferson e Família

Eliana

Fogo queima pneus velhos no MatadouroUm incêndio cuja causa

ainda está sendo apuradatomou conta de boa partedo local onde funcionou oMatadouro e por pouconão afetou o depósito doprograma Recicla São Josée ainda duas casas situa-das ao lado do prédio. Apronta ação dos bombei-ros evitou o pior já que ofogo foi ateado no depósi-to de pneus velhos da Pre-feitura, causando intensacombustão e fumaça. Ofato ocorreu na madruga-da do dia 11, sexta-feira,no Jardim Nova Belmonte.

Antônio Carlos da Silva,cabo do Corpo de Bombei-ros, informou que o incên-dio, na verdade, teve iníciona noite de quinta-feira, 10.Os bombeiros foram ao lo-

cal e, segundo ele, conse-guiram apagar as chamasque tomavam conta devários pneus que estavamdo lado externo do prédio.

Na madrugada do diaseguinte, porém, os bom-beiros foram novamentesolicitados a comparecerao mesmo lugar. O mes-mo incêndio estava ocor-rendo outra vez e, agora,na parte interna do prédio.Quando eles chegaram láo fogo já atingia outra par-te das paredes, afetandouma parte dos pneus e orevestimento de isopor dasparedes.

Três caminhões de águaforam necessários paracombater as chamas, queestavam difíceis de seremapagadas por envolver de-

rivados de petróleo e pro-dutos químicos. A GuardaMunicipal também compa-receu e auxiliou os bom-beiros, que permaneceramainda um certo tempo aliaté terem a certeza de queo fogo não voltaria.

Segundo a assessoria deimprensa da Prefeitura, osecretário de Assistência eInclusão Social, AntônioCarlos Alves Junior, esteveno local acompanhando ostrabalhos e informou queuma das famílias que resi-de nas proximidades, porter uma criança recém-nascida, foi levada paracasa de parentes. “Fica-mos preocupados com asaúde da criança, que po-deria se intoxicar com afumaça que saía do barra-cão que fica ao lado de suacasa”, comentou ele.

O secretário disse ainda,através da assessoria, quea Prefeitura pega os pneusvelhos que são levadospelas borracharias, recau-chutaoras e lojas do ramopara serem guardadostemporariamente no localaté que uma empresa res-ponsável pela coleta, deSão João da Boa Vista, re-colha o material. No entan-to, muitas pessoas passame jogam os pneus do ladode fora do prédio.

Remodelação da cadeia

começa na segunda-feiraA empreiteira Medéia,

responsável pela remode-lação na cadeia rio-parden-se, iniciará as obras segun-da-feira, 14, devendo co-meçar pela parte dos fun-dos do prédio. Todos osdocumentos e objetos quea Delegacia mantinha nolocal já foram retiradospara o início dos trabalhos.

O delegado Benedito An-tônio Noronha Júnior expli-cou que, por enquanto, aDelegacia continuará funci-onando no mesmo local. APrefeitura ficou de disponi-bilizar um prédio temporá-rio para o deslocamento da

estrutura funcional da De-legacia, enquanto houver areforma.

Segundo informações daSecretaria de Planejamen-to, Obras e Serviços, en-quanto os serviços foremexecutados a Delegacia fi-cará em funcionamento noantigo prédio da Faculdadede Educação Física da Feuc,localizado próximo ao ter-minal Rodoviário.

O delegado Noronha tam-bém disse que, com a obra,não haverá qualquer possi-bilidade de manter pessoasdetidas em São José do RioPardo enquanto as obras

estiverem acontecendo.“Havendo o flagrante, aspessoas que forem presasserão removidas imediata-mente para Casa Branca ouSerra Azul”, confirmou.

Após a remodelação, trêscelas serão mantidas naDelegacia: uma para ho-mens, uma para mulherese uma para adolescentes.Isso, segundo o delegado,é previsto em lei.

O valor da obra é de R$880.739,43 e, de acordocom a assessoria de im-prensa da Prefeitura, aprevisão de término é de180 dias.

Os bombeiros tiveram muito trabalho para conter o fogo no depósito de pneus

REPORTAGEM

Foi preciso retirar uma parte do material do “Recicla”

12 de maio de 2012 - A-17

DOMINGÃO

Primeiro finalista sai neste domingoO primeiro finalista do

Campeonato Domingãode Futebol será conheci-do neste domingo, noestádio da avenida Eucli-des da Cunha. A partirdas 9 horas, o Vasco vaienfrentar o Misto do Bo-tafogo na segunda par-tida válida pela semifinalda competição.

O Botafogo precisa deapenas um empate paraconquistar a vaga para afinal, enquanto o Vasco

precisa vencer no temponormal e decidir a vaga naspenalidades. No primeirojogo da semifinal, realiza-do no campo do Botafo-go, o time da casa venceuo Vasco por 1 a 0.

No último domingo, o Es-critório São Lucas venceuo Botafogo B por 3 a 2 eprecisa somente de umempate no jogo de voltapara também ficar com aoutra vaga para a final. Apartida foi realizada no es-

tádio do Botafogo e osgols foram marcados porPaulinho, Alisson e Fernan-dinho para o São Lucas, eMaggi e Gustavinho parao Botafogo B.

Para ficar com a vaga nafinal, o Botafogo B preci-sará vencer o EscritórioSão Lucas no tempo nor-mal e também nos pênal-tis. A segunda partida serárealizada no próximo dia19, também no estádio doBotafogo.

Escritório São Lucas venceu a primeira partida da semifinal

Lance da partida entre Botafogo B e Escritório São Lucas

Vai começar sexta-feira,dia 18, a mais tradicionalcompetição de São José doRio Pardo: a Taça São Joséde Futebol, 2ª Divisão, como jogo entre Brasão x Dal-bon FC. A partida será re-alizada no estádio do Vas-co FC às 19h30.

Este ano a competiçãoreunirá 13 equipes: BrasãoFC, Dalbon FC, Veneran-do, Santa Lúcia, AtléticoDAE, Juventus do Vila Ver-de, São Cristóvão/Ataíde,Água Fria, Vila Maria, Ta-quara Branca, São Paulo,Bocainas e Santa Luzia do

2ª DIVISÃO

Taça São José terá início no dia 18Galego.

A primeira rodada seráconcluída domingo, dia 20,com os seguintes jogos:São Paulo x Santa Lúcia(estádio “Paulo Cobra”),Venerando x Juventus doVila Verde (fazenda Vene-rando), Água Fria x Bocai-nas (estádio “Alcino Pisa-ni”), Atlético DAE x SãoCristóvão/Ataíde (estádio aser definido na zona urba-na).

De acordo com o regula-mento, cada equipe pode-rá inscrever até 30 atletas,sendo 19 na categoria as-

pirante (eles podem parti-cipar do time titular) e 11jogadores na categoria ti-tular (estes não podemjogar no aspirante). Asequipes poderão inscreverapenas um jogador quedisputou a Taça São José,1ª divisão, em 2011.

Durante a competição aLiga Riopardense de Fute-bol, organizadora da com-petição, sorteará quatrouniformes entre os timesparticipantes, além de dis-tribuir um troféu comemo-rativo dos 50 anos da en-tidade rio-pardense.

DOIS TOQUESA-18 - 12 de maio de 2012

Campeonato – A Liga Riopardense de Futebol (LRF) estácom inscrições abertas para as equipes interessadas em dis-putar o Campeonato Domingão Regional de Futebol Livre. Nestacompetição as equipes poderão inscrever atletas amadores eprofissionais, inclusive quatro jogadores, por equipe, que dis-putaram a Taça São José da 1ª Divisão, em 2011. Dependen-do da quantidade de equipes inscritas, a LRF poderá formargrupos da cidade e da região. As equipes interessadas devemprocurar a sede da entidade, na rua Cândido Faria, 190, oupelo telefone (19) 3608-8417, falar com Ricardo.

Categorias de Base – Continuam abertas as inscrições paraas equipes interessadas em disputar o Campeonato Regionalde Futebol, categorias de base. As inscrições devem ser feitasna sede da Liga Riopardense de Futebol, situada na rua Cândi-do Faria, 190, ou pelo telefone (19) 3608-8417, com Ricardo.

A competição será realizada nas categorias sub-10, sub-12,sub-14, sub-16 e sub-21. Os times interessados estarão isen-tos das taxas para poderem disputar a competição.

Vôlei – A equipe mirim de voleibol da AAR venceu Itobi por 3sets a 0 em partida realizada no último sábado, dia 5, peloCampeonato Regional da Liga Sanjoanense. A partida foi rea-lizada na quadra da AAR, com o time rio-pardense mostrandosua superioridade dentro da quadra. Neste sábado, o time tri-color vai enfrentar a equipe de Vargem Grande do Sul, na casado adversário.

Vôlei da AAR/DEC venceu fácil o time itobiense

O coordenador de espor-tes do DEC, Marco Morei-ra, esteve participando dolançamento oficial do Dia doDesafio que teve o lema“você mexe e o mundomexe”. O evento foi reali-zado na segunda-feira, dia7, no Teatro Paulo Autran,no SESC Pinheiros, em SãoPaulo, com diversas atra-ções e ainda com o sor-teio oficial das cidades par-ticipantes.

O Dia do Desafio foi cria-do no Canadá e é difundi-do mundialmente pela TheAssociation For Internatio-nal Sport For All (TAFISA)e o SESC é responsávelpela coordenação no Con-tinente Americano. No anopassado, 22 países, 4.023cidades e 63.611.208 pes-soas participaram do Diado Desafio.

O Dia do Desafio “vocêmexe e o mundo mexejunto” é uma campanha deincentivo à prática regularde atividades físicas embenefício da saúde. Acon-

tece anualmente na últimaquarta-feira do mês demaio, por meio de açõesvoluntárias.

Além do professor Mar-co Antonio Moreira, noveestagiários do DEC estive-ram representando o mu-nicípio rio-pardense no lan-çamento, que definiu queSão José do Rio Pardocompetirá com a cidade deSan Luis (Santiago de Cuba- Cuba).

O Dia do Desafio serárealizado dia 30 de maio eo DEC realizará várias ati-vidades esportivas naque-la ocasião, a serem divul-gadas. A apresentação dasatrações no evento de lan-çamento oficial do Dia doDesafio ficou por conta dogrupo circense “La Mínima”.Personalidades do esportebrasileiro estiveram presen-tes como Raí (ex-jogadorde futebol do São Paulo FCe Seleção Brasileira), JoséSilvério de Andrade (radia-lista esportivo da TV Ban-deirantes), Éder Jofre e

Servilho de Oliveira (ambosex-boxeadores), MarilsonGomes dos Santos (atle-tismo/maratona - 3 vezescampeão da corrida de SãoSilvestre em São Paulo e 2vezes campeão da Mara-tona de Nova Iorque),Adria Rocha dos Santos(atleta paraolímpica de atle-tismo - especialista nos100, 200 e 400 metros ra-sos, tendo participado de

cinco olimpíadas), Fernan-do Meligeni (Fininho - te-nista), equipe de GinásticaArtística (entre eles Danie-le Hypólito e Diego Hypóli-to), Marcelo Negrão (ex-jogador da Seleção Brasi-leira de Voleibol), Janete(ex-jogadora da SeleçãoBrasileira de Basquetebol)e a Fofão (jogadora daSeleção Brasileira de Volei-bol).

DIA DO DESAFIO

São José enfrentará San Luis (Cuba)

Curso - O coordenador de Esportes do DEC, o professorMarco Antonio Moreira, começou no último sábado, dia 5, afazer um curso de Pós Graduação de Futebol e Futsal, pelaUniversidade Gama Filho. As aulas são realizadas aos sába-dos e domingos, uma vez por mês, no Colégio Sagrado Cora-ção de Jesus, na cidade de Campinas. No sábado (5), a aulafoi sobre Psicologia do Esporte com a psicóloga especialistana área do esporte, Melissa Beatriz Fuso Voltarelli, que traba-lhou de 2007 a 2009 com a Seleção Brasileira Masculina eFeminina de Futsal e foi campeã dos Jogos Pan AmericanosRio 2007, Copa América de Futsal 2008 e Copa do Mundo daFIFA 2008. No domingo (6), a aula foi sobre Nutrição Esporti-va, com a nutricionista especialista na área do esporte, Mir-tes Stancanelli, que atualmente é a nutricionista da SeleçãoBrasileira de Basquetebol Masculina e Feminina e da SeleçãoBrasileira de Voleibol Feminino.

FUTSAL

Divinolândia e Cajuru

sediaram nova rodada

REGIONAL - CATEGORIAS MENORESDIVINOLÂNDIA - SÁBADO (5)

Sub-11: Det/Caconde 6 x 1 Derla/MococaSub-13: Divinolândia 3 x 1 DEC/São JoséSub-13: Det/Caconde 0 x 5 Derla/MococaSub-15: Divinolândia 4 x 6 DEC/São JoséSub-15: Det/Caconde 5 x 4 Derla/MococaSub-11: Tênis Clube/Vargem Grande 4 x 2 DEC/São JoséSub-15: Tênis Clube/Vargem Grande 3 x 6 DEC/São JoséSub-13: Tênis Clube/Vargem Grande 6 x 3 DEC/São José

CAJURU - DOMINGO (6)Sub-11: D.E/Cajuru 1 x 8 Aguaí/DerelSub-13: D.E/Cajuru 6 x 2 Aguaí/DerelSub-15: D.E/Cajuru 1 x 3 Aguaí/DerelSub-17: D.E/Cajuru 7 x 1 Aguaí/DerelSub-15: São Sebastião do Paraíso 2 x 3 Aguaí/DerelSub-17: D.E/Cajuru 3 x 9 Derel/Mogi MirimSub-17: São Sebastião do Paraíso 7 x 8 DME/Mar GiriusSub-15: São Sebastião do Paraíso 5 x 7 DME/Porto Ferreira

REGIONAL FEMININO - CATEGORIAS SUB-21 E ADULTOCAJURU - DOMINGO (6)

Sub-18: Set/Leme 4 x 2 DME/Porto FerreiraSub-15: Det/Caconde 2 x 6 São Sebastião do ParaísoAdulto: C.A. Ferrerense 2 x 1 DEC/São JoséSub-18: São Sebastião do Paraíso 9 x 0 Det/CacondeSub-21: C.A. Ferrerense 5 x 5 Derla/MococaSub-21: Dep. Esp/Cajuru 5 x 4 Real/Madri/Prefeitura Guaxupé

REGIONAL – SUB-21 MASCULINODIVINOLÂNDIA - SÁBADO (5)

Sub-21: São Sebastião da Grama 2 x 8 Clube Passense de NataçãoSub-21: Set/Leme 2 x 4 DEC/São JoséSub-21: Det/Caconde 5 x 5 Prefeitura de Casa Branca

Os campeonatos regio-nais promovidos pela LigaRio-pardense de Futsalprosseguiram no último fi-nal de semana nas cida-

des de Divinolândia e Ca-juru. Os jogos foram reali-zados em diversas catego-rias, com os seguintes re-sultados:

Professor Marco Moreira com a psicólogaMelissa Voltarelli, no Rio

A equipe do DEC/SãoJosé (foto), precisa vencero time de Araras na próxi-ma quinta-feira, dia 17, paraavançar a próxima fase daTaça EPTV de Futsal Cen-tral. A partida será realiza-da no Ginásio Municipal deEsportes “Tartarugão” e emcaso de vitória o time rio-pardense se classificará emsegundo lugar no grupo M.

No primeiro jogo da pró-xima quinta-feira, o time deLeme jogará contra SãoSebastião da Grama. Osjogos terão início a partirdas 20:15 horas.

“Precisamos contar comapoio dos torcedores rio-pardenses para que pos-

TAÇA EPTV

DEC/São José precisa da vitória para se classificarsamos conquistar a vagapara a segunda fase. Seráuma partida muito difícil,mais temos jogadores ex-perientes e uma equipebem montada para buscar-mos essa vaga”, disseMarcelo Zanetti, técnico dotime rio-pardense.

Na última quinta-feira, dia10, a equipe do DEC/SãoJosé conseguiu um bomresultado no Ginásio Muni-cipal de Esportes “FlávioAbba”, em São Sebastiãoda Grama. Jogando contrao time da casa, a equiperio-pardense empatou em2 a 2, gols de Bocão e Mi-xirica para o DEC/São José.

O time rio-pardense em-

patou com o time de SãoSebastião da Grama jogan-do com Wellington, Mara-dona, Mixirica, Marquinhos,Juninho Trentim, Lipin Tren-

tim, Siqueira, Bocão e Jo-hnny. Na preliminar, o timede Santa Cruz das Palmei-ras goleou o time de Ca-conde por 6 a 1.

Comitiva rio-pardense no lançamento do Dia do Desafio

A equipe rio-pardense dehandebol do DEC estreia nes-te sábado, dia 12, na CopaDerla contra a equipe de Mo-coca. O jogo será realizado nacategoria sub-18 masculino nacasa do adversário.

No final deste mês, as equi-pes sub-18 e adulto masculi-no e adulto feminino disputa-rão o campeonato da Associa-ção Regional de Handebol.Além destas competições, acomissão técnica do handeboldo DEC prepara uma competi-ção entre as escolas do muni-cípio, com o objetivo de desen-volver ainda mais a modalida-de. O Campeonato de Escoli-nhas deverá ser iniciado nopróximo mês de junho.

Novos projetosA diretoria da equipe divul-

gou nesta semana o calendá-rio e os projetos para a tem-porada 2012, bem como asprincipais conquistas do han-debol rio-pardense. “Nossoobjetivo geral é intervir soci-almente, através dos benefíci-os do esporte, proveniente damodalidade de handebol emcomunidades, escolas e locaisde risco social. Já nosso obje-tivo específico é o de implan-tar núcleos de ensino de han-debol, em vários locais, visan-do o meio social e aprendiza-do da modalidade”, disse Lu-ciano Darin, integrante da di-retoria.

Os núcleos esportivos serãoo Ginásio Municipal de Espor-tes (Núcleo Central); as esco-las Dr. João Gabriel Ribeiro eDr. Cândido Rodrigues; EtecPaula Souza; os bairros VilaVerde, Carlos Cassucci e Valedo Redentor.

HANDEBOL

Equipe rio-pardense enfrenta MococaCada núcleo atenderá alunos

na faixa etária entre 10 a 16anos, de 2 a 3 vezes por se-mana. A estrutura física dis-ponível contará com o GinásioMunicipal de Esportes, os Nú-cleos Esportivos, a quadraanexa do Tartaruguinha, assalas de vídeo e reuniões.

Os professores e monitoresdo Departamento de Esportese Cultura – DEC serão respon-sáveis por toda a parte de re-cursos humanos do projeto.

Equipes de treinamentoO handebol rio-pardense

conta com equipes de treina-mento que competem nos ní-veis regional, estadual e naci-onal. São mais de 70 atletas

em treinamento nas categori-as infantil, juvenil, sub-21 eadulto.

De acordo com os organiza-dores, o objetivo é, juntamen-te com o trabalho de base,revelar novos atletas para asequipes de treinamento.

Conquistas e jogosO handebol tem uma histó-

ria de grandes conquistas quelevaram e ainda levam o nomede São José do Rio Pardo mui-to além dos limites da cidade.Dentre elas, destacam-se:Campeão Brasileiro (I Olimpí-ada Esperança) – Brasília2000; sete vezes Campeão doEstado de São Paulo; 40 ve-zes Campeão Regional (diver-

sas categorias); três vezes 3ºcolocado nos Jogos Abertos doInterior; duas vezes 2º colo-cado nos Jogos Abertos da Ju-ventude; duas vezes 3º colo-cado nos Jogos Abertos da Ju-ventude; Vice-campeão dosJogos Abertos do Interior;Campeão Adulto e sub 21 daAssociação Brasileira de Han-debol.

Este ano, serão disputadasa Liga de Handebol do Estadode São Paulo, os Jogos Regio-nais; a Copa Derla Mococa deHandebol; os Jogos Abertos doInterior; a Copa Ouro de Han-debol (Federação Paulista deHandebol) e a Associação Re-gional de Handebol e Esportes– ARHE.

12 de maio de 2012 - A-19

Equipes sub-15 e sub-21da AAR/DEC/ABS entramem quadra neste sábado,12, para enfrentar times deIndaiatuba pelo Campeo-nato Regional de Basque-te da Liga de Iracemápo-lis. As partidas serão reali-zadas às 17 horas, no gi-násio da Associação Atléti-ca Riopardense.

O sub-15 tenta sua quar-ta vitória consecutiva e aliderança isolada da com-petição. O sub-21 da AAR/DEC/ABS, por outro lado,tenta a primeira vitória nocampeonato.

“As partidas prometem

ser de alto nível técnico,com um grande espetácu-lo, por isso precisamos con-tar com apoio dos torce-dores para incentivar eapoiar os atletas nessasduas partidas”, disse Hebi-nho de Souza, técnico dasequipes tricolores.

No último sábado, dia 5,a equipe sub-13 masculinada AAR/DEC/ABS estreoucom derrota para o timeda AEM (Mococa) por 77a 19. O jogo foi realizadoem Mococa, com o tricolorutilizando os seguintes atle-tas: Gabriel de Souza, Ra-phael de Souza,Rogerinho,

BASQUETE

AAR/DEC/ABS joga contra

Indaiatuba no sub-15 e sub-21Luquinha Felipe, Luis Gus-tavo, José Vitor, João Pau-lo, Júnior, Nelson e Carlos.

“A grande diferença no pla-car foi devido a enorme su-perioridade técnica do timeadversário, que no ano pas-sado foi vice campeão pelaLiga Regional de Basquete”,disse Hebinho, informandoque seus atletas assimilarama derrota e acreditam quesabem estar no caminhopara vitórias.

No dia 20 de maio a equi-pe sub-13 da AAR/DEC/ABS jogará contra a equi-pe de Itapira, na casa doadversário.

O sub-15 da AAR/DEC quer a quarta vitória consecutiva

A Liga Riopardense de Fu-tebol (LRF) decidiu nestaquinta-feira, dia (10), apósanalise da Comissão Discipli-nar sobre recurso impetra-do pelo Giro Kent (Guaxu-pé), que o restante da par-tida entre o time mineiro ePonte Preta será realizadoneste sábado em Guarané-sia (MG). A partida será re-alizada a partir das 15 ho-ras e com portões fecha-dos não sendo permitida aentrada de torcedores.

A entidade havia remar-cado o restante da partida

VETERANOS

Giro Kent e Ponte Preta farão

restante do jogo em Guaranésiapara o último sábado noestádio São Sebastião emMococa, mas o time doGiro Kent não concordou eentrou com recurso o qualfoi julgado pela ComissãoDisciplinar na última terça-feira. “Depois de analisar orelatório do árbitro do jogoinacabado entre as duasequipes, por unanimidadedecidimos pela realizaçãodo restante da partida emcampo neutro e com por-tões fechados”, disse Car-los Henrique Rodrigues,presidente da Comissão

Disciplinar.Para disputar o restante

da partida as duas equipesdeverão utilizar os mesmosjogadores que estavam re-lacionados na súmula dojogo realizado no último dia28 de abril em Guaxupé.Neste jogo o time do GiroKent vencia por 1 a 0, pla-car que permanecerá parao restante do jogo.

A equipe que conseguira classificação para a finalvai enfrentar o time doVasco em melhor de 4 pon-tos na decisão do título.

Depois de vários anossem ter uma equipe defutebol feminino em SãoJosé do Rio Pardo, a As-sociação Atlética Riopar-dense está retornandocom esta modalidade es-portiva. Neste sábado, dia12, a partir das 10 horas,o clube tricolor realizaráuma part ida amistosacontra a equipe de Aguaí,jogo que faz parte de umprojeto da AAR que temcomo objetivo de incenti-var o futebol feminino dacidade e região.

“Sabemos que a práticado futebol feminino no Bra-

FUTEBOL FEMININO

AAR joga amistoso contra Aguaísil é muito discriminadadevido ao preconceitoacumulado e com o pas-sar dos anos, portantohoje, isto já está sendosuperado devido as boascampanhas da seleçãobrasileira de futebol femi-nino”, disse AlessandroMalaquias (Lê), técnico daAAR, informando que otime adversário vem atu-ando no futebol de cam-po há um bom tempo eesse jogo servirá parapreparar o time adversá-rio para os Jogos Regio-nais.

“Será um grande teste

pois muitas das meninasnunca participaram de umjogo de futebol de cam-po e por isso estão em-polgadas para disputaresse amistoso”, finalizouLê, acrescentando que oobjetivo é dar seguêncianesse trabalho.

Para enfrentar o time deAguaí, o treinador da AARestá convocando as se-guintes jogadoras: Cami-la, Júlia Rocha, BeatrizDias, Sandy, Lú, Raquel,Marcela, Marininha, Mari-ele, Bianca, Luana, Aman-da, Isabela Peixoto, Ma-riele, Taizinha e Michele.

A-20 - 12 de maio de 2012

Os rio-pardenses Claris-sa Navarro Ferreira e An-dré da Silveira Alcântaraconquistaram a primeira co-locação em suas respecti-vas categorias no Campe-onato Paulista de Triatlon,realizada no Broa Golf EcoResort, em Itirapina. Acompetição foi disputada noúltimo domingo, dia 6, em

TRIATLON

Riopardenses brilham no Campeonato Paulistaprovas de triatlon standard(1,5km natação/40km ci-clismo/10km corrida) e tri-atlon longo (3km natação/80km ciclismo/20km corri-da).

Clarissa Navarro obtevea 1ª colocação do geralfeminino e também na suacategoria (30/34 anos), li-derando a prova standard

O Colégio Santa Inês re-alizou seu III Festival deStrettball, competição queé uma variação do basque-te e jogada geralmente emquadras abertas. O even-to aconteceu dia 21 deabril. Streetball é uma pa-lavra inglesa que significa“jogo na rua”.

Nesta competição o jo-gador tem a liberdade decriar e improvisar jogadase pode ser jogado comqualquer tipo de formação,desde o 1 contra 1 até o 5contra 5. No entanto, en-tre as disputas mais co-muns no Brasil, está o 3contra 3, formação que foiusada no Festival, que reu-niu mais de 200 pessoasna quadra do Colégio San-ta Inês, entre alunos, fa-miliares e convidados.

As equipes foram dividi-das em quatro categoriase os participantes eram do6º, 7º, 8º e 9º anos doensino fundamental, mas-culino/feminino, e 1º anodo ensino médio, tambémmasculino/feminino.

STRETTBALL

Santa Inês reuniu pais

e alunos no III FestivalNo total, 38 equipes par-

ticiparam e foram distribuí-dos prêmios aos pais pre-sentes, os quais tambémcompetiram em jogos elances livres.

Foram premiados os alu-nos campeões e vice-cam-peões com medalhas etroféus em cada catego-ria. “Gostaria de parabeni-zar a todos os alunos quese envolveram neste Fes-tival, o pais que vieramprestigiar e todos que aju-daram na sua realização”,disse o professor e organi-zador do evento, FábioPerri.

Os vencedores:Campeão masculino:

6º, 7º e 8ºAno EFInfa-mous, 8ºAno EF – Leonar-do Masini, Douglas Zulli eFelipe Rondinelli.

Vice-Campeão Mascu-lino: 6º, 7º e 8º Ano EF,Dark Lakers 7º Ano EF -João Francisco, Vinícius eHenrique.

Campeão Feminino:

6º, 7º e 8º Ano EFBigStars, 8º Ano EF - MariaMikaela, Julia Ricci e LuanaBagodi.

Vice-Campeão Femi-nino: 6º, 7º e 8º Ano EF,Rock Stars 6º Ano EF - Li-via Garcia, Meline Guerinoe Giovanna de Faria.

Campeão Feminino:9º Ano E.F. e 1º Ano E.M.:Bad Girls 1º Ano E.M. –Cintia Moda, Mariane Tiez-zi e Thaís Barbosa.

Vice-Campeão Femi-nino: 9º Ano E.F. e 1º AnoE.M.: Fantasy 9º Ano E.F.- Beatriz Margadona, JuliaBarella, Mariana Amaral eLarissa Agostinelli.

Campeão Masculino:9º Ano E.F. e 1º Ano E.M.:Hall Star 1º Ano E.M. –André Martini e GuilhermeSchiavon.

Vice-Campeão Mascu-lino: 9º Ano E.F. e 1º AnoE.M.: Pérola Negra 9º AnoE.F. - Gustavo Soares, Vi-nícius Amaral e José Gui-lherme Zanetti.

Os alunos e os respectivos pais participaram do evento em abril

nas três modalidades (na-tação, ciclismo e corrida).A rio-pardense chegou 1minuto e meio na frente da2ª colocada (atleta de Pi-racicaba), com o tempototal de 2 horas e 40 mi-nutos.

André Alcântara foi ocampeão em sua catego-ria e quarto colocado do

geral masculino no triatlonlongo (3km natação/80kmciclismo/20km corrida),com o tempo final de 4horas e 37 minutos. “Im-portante lembrar que o tri-atleta (André), após obtera segunda colocação noCampeonato Brasileiro deTriatlon Longo no Ceará,realizado em março, foiconvocado para represen-tar o Brasil no Campeona-to Mundial na Espanha emsua categoria, a ser reali-zado no fim de junho”, dis-se Clarissa.

A próxima competição deClarissa Navarro (foto)será a 3ª etapa do TroféuBrasil de Triatlon, em SãoPaulo. A competição serádisputada no próximo dia3 de junho na USP, válidapara o ranking da Federa-ção Paulista de Triatlon.

C-1 - GAZETA DO RIO PARDO - 12 de maio de 2012

Enlace

��Às 19:30 do dia 31 demarço, no Espaço Rasen,em Sousas, Campinas,sob os acordes da Sex-teto, aconteceu o enlacematrimonial de Ana Juve-nilia, filha de Luiz AntônioMoreira- Maria de LourdesLongo Moreira e Thiago,filho de Sérgio Mac Kni-ght-Silvana Frazatto MacKnight, esses, da socie-dade campineira.

Após a cerimônia religi-osa do casamento, umafina recepção gr i fadapelo Buffet D´El isa eabrilhantada pela BandaAcúst ico Rock, ass imcomo pelo DJ João daMata, na pista, selou omagno acontecimento.

A decoração foi assina-da por Beto Aguiar &João Mulato. Paris, Bru-xelas-Brugges e Amster-dã no roteiro de núpciasdo jovem casal. Os efu-

sivos cumprimentos des-

te colunista!

FOTOS: DÉBORA MANCILLA

Os noivos com os pais

Os noivos com a família da noiva

“Ser Mãeé sair de casa para lutar em prol do bem estar do filho,

SER MÃE,é juntar bens materiais para comprar o que ele deseja,

SER MÃE,é dar fartura de motos, carros e gordas poupanças,

SER MÃE,é assistir a vitória – das brigas de rua, como ele enseja.

SER MÃE,é nem vê-lo chegar das baladas, noitadas e outras mudanças

SER MÃE,é sorrir dos cafonas “cedeefes”, sábios e letrados.

SER MÃE,é curtir a sua turma toda em plena bebedeira, toda eufórica,

SER MÃE,é viver a Vida! Cada um na sua - todos separados!

SER MÃE,Assim? É esperar vê-lo no fundo do poço, numa data triste e Histórica!”

“Para sempre lhe é dado este mandamento:Ame e faça aquilo que quiser,se você se cala, cala-se por amor;se você fala, fale por amor;se corrige, corrija por amor;se perdoa, perdoe por amor;Tenha sempre no fundo de seu coração a raiz do amor:desta raiz só podem surgir coisas boas.”

(Agostinho, Comentário a 1Jo)

VIVA LANDINI DIAS – 13-05-12Ana Juvenilia e Thiago na hora do sim

FELIZ DIADA MÃES!

COLUNA ENFOQUE

��Às 11 horas do dia 20 de abril, foi oficiada a cerimônia civil do casamento deNatália e Ricardo (foto), unindo as famílias Luís Antônio Tessari-Maria IsabelAlves Tessari e Eduardo Genovez-Maria Inês Molina Genovez, esses, da socie-dade gramense. Uma íntima recepção foi servida no restaurante Pastrocchio,assinada pelo chef Marcelo Abichabki. Aos noivos, votos de felicidades!

C-2 - GAZETA DO RIO PARDO - 12 de maio de 2012

Aniversário de Samuel HenriqueSamuel Henrique, filho do casal Delfina e Antonio Cremonini

Filho, comemorou seus 7 anos no dia 28 de abril, reunindo fami-liares e amiguinhos no Buffet Castelo dos Sonhos com o temaToy-Story. E para a alegria dos convidados, entrou em cena acontadora de história Sonia Regina R. Possebon, autora do livroTatu-Bala, entre outros.

Com seu jeito inovador de contar histórias, encantou aos pre-sentes resgatando algumas do público adulto, aguçando aindamais o imaginário infantil.

Sonia desejamos que muitos outros momentos como este acon-teçam. Que seu guarda-chuva esteja sempre aberto em dias desol e chuva para realização deste lindo trabalho - Felicidades!

OBRIGADA!

Na hora do parabéns!

Sonia, usando objetos simples paracontar suas histórias, realizando junto

às crianças o jogo de faz-de-contaA contadora de história Sonia,ladeada pelos pais do Samuel

Sonia contando

suas histórias

de guarda-chuvaaberto

“Buteco”A aniversariante Camila

ladeada pelo pai, Arlindo,e pelo casal amigo Fláviae Emerson, na noite emque festejava a data, du-rante o encontro temáti-co “Buteco”, que teve lu-gar na chácara de recreioda família, sábado, 5 demaio, cujo jantar foi co-mandado por Augusto.

Rock in RollA noite de sábado na sede social do tricolor foi pautada por Rock in Roll, agitando a

galera em dois ambientes. A banda The Rock Trips iniciou o evento com casa cheia,antecedendo a paulistana The Best Iron Maiden Tribute. E por falar na AAR, o clubepromoverá no próximo 19 de maio, às 20:30, em seu poliesportivo, o Encontro Dan-çante no Boteco, ao som da dupla Biré & Sabará. Informação pelo tel: 3608-5070.

Dupla

ComemoraçãoEm minha agenda, o

nat dos gêmeos Márciae Márcio Araújo (foto)dia 7 de maio. Márcia eo pai, Dr. Nettinho, ele,aniversariante de 8 demaio, passaram a dataem Casa Branca, emcasa da família José To-bias. Márcio, em MonteSião, foi homenageadopela comissão técnicado São Caetano F.C.

OutorgaA Câmara Municipal de Pirassununga realizou na noite de quarta-feira, 4 de abril, no

Centro de Convenções “Prof. Dr. Fausto Victorelli”, sessão solene de outorga de títuloshonoríficos a seis personalidades, em reconhecimento aos relevantes serviços presta-dos à comunidade pirassununguense. Dentre os homenageados, o empresárioAbel de Lima, distinguido com o Título de “Cidadão Pirassununguense”. Abel atuano setor empresarial no referido município desde o ano de 1980, no princípiocomo sócio da Viação Pirassununga Ltda, transporte urbano e turístico. Posterior-mente, no ano de 1995, fundou a Viação Transbel Transporte Ltda, explorando otransporte turístico de passageiros, de estudantes, bem como o transporte detrabalhadores, gerando empregos e colaborando com o desenvolvimento local.

No registro fotográfico, Abel de Lima ladeado pelos Vereadores WallaceAnanias de Faria Bruno e Leonardo Francisco Sampaio de Souza, durante a outorga

Moisés Xavier , Moisés Gusmão, Fabiano Rossi, Marcelo Rocha, Zé Ricardo e João Paulo

C-3 - GAZETA DO RIO PARDO - 12 de maio de 2012

3608-6677

Ação de GraçasNa manhã de domingo, 6 de maio, às 8:30, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia lembrou os 150 Anos da chegada dos

primeiros imigrantes italianos ao Brasil, durante tocante Missa em Ação de Graças celebrada no idioma Italiano pelo Pe. Rodrigo César Ferreira, JuizAuditor da Câmara Eclesiástica Diocesana e Vigário Paroquial na Paróquia Cristo Redentor, concelebrada pelo Pe. Celso Braz, contando com a participa-ção do Coral do Prof. Guilherme Bianchin, uma apresentação primorosa! A missa marcou a abertura do Mês Mariano, quando aconteceu a Coroação deNossa Senhora. Ainda durante a cerimônia religiosa, os fiéis rezaram a Oração de Súplica à Rainha do Santíssimo Rosário de Pompéia. Tal oração étradicionalmente rezada duas vezes ao ano a pedido da Igreja: no dia 7 de maio, assim como no primeiro domingo do mês de outubro.

Em Sociedade��Anualmente, a empresária Maria Lucy Vedovato

reúne familiares e amigos em sua residência, em tor-no de sua especialidade, uma Feijoada completa, nos-so mais saboroso prato escravo, como prenúncio doinverno. No encontro deste ano, ocorrido domingo p.,6, na nova residência, Márcio, filho da anfitriã, feste-jou idade nova recebendo os cumprimentos dos ami-gos que se lembraram da grande data. Em com-passo de descontração & boa mesa, compatibiliza-da com os melhores rótulos, a comemoração es-tendeu-se até o cair da tarde. Nos “bastidores”,Cristina e Rose, as pratas da casa - Um sucesso!

��A amiga Maria Lúcia Landini Basili trocou de idadedia 5 de maio, sábado passado, brindando em Poçosde Caldas com o marido Maurílio – Santé!

João, Marcelo Grespan, Virgínia-João D´Elia,Luís Guilherme, Marina-João e José Luiz.

O aniversariante Márcio com a mãe,Maria Lucy, em tarde festiva.

Sentados: Flaviane, Regiane e Edgar.Atrás: Ariane, Lilian, Dr. Ciro, Paulo Henrique e Nádia.

Os padres Rodrigo César e Celso, durante a tocante celebração.

O coral do Prof. Guilherme Bianchin apresentou-se durante a Missa em Ação de Graças pelos 150 Anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos.

Festa SurpresaMarlene Figueiredo organizou em sua resi-

dência na noite de sexta-feira, 4 de maio, Fes-

ta Surpresa em comemoração ao aniversário daamiga Teresa Cristina Alves Paula Lima, reu-nindo familiares e amigos - Um sucesso!

Mesa de Pista� Amanhã, a partir das

12 horas, o Vale do Sol Bis-trot, restaurante da Pou-sada Vale do Sol sob o co-mando do chef Flávio Mi-

ARQUIVO

nussi, promoverá o Almo-ço do Dia das Mães. Nocardápio, uma irresistívelFeijoada! Informações ereservas pelo tel - 3682-7600, com Fábio Casano-va - Imperdível.

��Gente nova em casade Elisângela Teodoro Jun-

queira de Andrade e JoséUrbano Junqueira de An-drade Filho. No dia 25 deabril, nasceu João Gabrielchorando forte, fazendoduo com o irmão José Ur-bano Neto.

�� Encerra-se hoje aCampanha “Amor de

Mãe Sempre Aquece MaisUm!” promovida pelo Stu-dio do Foto Metro. Bastalevar um agasalho infan-til, que será revertido aoEducandário São José,que gestantes ou mãesque tenham filho (os) até10 anos ganharão uma lin-da foto 15x21- Participe!

GAZETA DO RIO PARDO - 12 de maio de 2012 - C- 4

Página C-5 - 12 de maio de 2012 - GAZETA DO RIO PARDO

[email protected]

(...)

Ouvi muitas histórias.

Carmem Semensato e

Carlinhos Fernandes con-

taram-me suas andanças

pelo mundo. São mem-

bros de uma entidade

com sede nos Estados

Unidos: “Força da Ami-

zade” (The Friendship

Force), que promove in-

tercâmbio recreativo e

cultural entre aposenta-

dos de todo o mundo.

Comunicam-se em inglês.

O sócio recebe um casal

de qualquer país, espe-

rando-o no aeroporto e

hospedando-o por uma

semana em sua casa.

Carmem e Carlinhos

contaram-me algumas di-

ferenças do viver dos

brasileiros e de regrados

habitantes de países ri-

cos.

Há pouco tempo, esti-

Economizando água. Xixi sem descargaveram na Alemanha, em

Berlim. Depois de vinte ho-

ras de vôo, o hospedeiro

esperava-os no aeroporto

com velho carro, levando-

os para sua casa, num

bairro da capital. Casa de

madeira, decorada com

muitas flores.

A esposa do alemão os

recebeu. As malas ficaram

na sala e o dono, antes de

acomodar o casal, fez uma

preleção, nomeando os

cômodos da casa com al-

gumas recomendações.

— Aqui é a cozinha...

Aqui, o banheiro. Quando

vocês forem tomar banho,

abram a torneira rapida-

mente para molhar o cor-

po. Feche-a e ensaboem-

se. Abram a torneira só

para tirar o sabão e pron-

to... Aqui está o vaso sa-

nitário. Ao urinar, não pre-

cisam dar descarga... Use-

a somente após defecar...

Essa recomendação é por

uma questão econômica.

Eu pago 80 euros por

mês!...

Depois, sem nenhum res-

sentimento, mostrou-lhes o

quarto de hóspedes, com

duas camas e um computa-

dor, desejando ao casal uma

feliz estada na Alemanha...

O jantar foi servido: uma

pequena torta circular es-

tava dividida em quatro

partes...

Carmem, gentil, foi à co-

zinha para ajudar a lavar

os poucos talheres e lou-

ça. Na pia, duas cubas de

inoxidável. Numa, a dona

da casa colocou a louça e

talheres usados, cobrindo-

os com pouca água quen-

te e detergente. Depois de

algum tempo, Carmem,

tentando ajudar, virou a

torneira para a cuba vazia

e abriu-a. Ouviu um sono-

ro “Nein!” (Não) da hos-

pedeira, que imediatamen-

te fechou-a... Sem enxa-

guar, um pano seco foi

passado nos pratos e ta-

lheres...

O casal brasileiro comen-

tava, admirado, o viver

daquele casal culto, sim-

ples, econômico, preocu-

pado em preservar a na-

tureza, economizando a

preciosa e cara água...

Imaginou esse casal ale-

mão no Brasil, horroriza-

do, recebido com osten-

tação e banquetes, ob-

servando que metade das

iguarias servidas nas re-

feições iria para o lixo...

Ao despedirem-se, o

casal alemão presenteou

o brasileiro com uma ca-

feteira que Carmem,

um dia, lendo um jornal,

mostrara ao marido, di-

zendo-lhe que gostaria

de ter uma...

Inauguração do túmulo do republicano Ananias Barbosa, na avenida central, em 15/11/1943. ‘A esquerda, com óculos escuros, Maria Olyntho, de roupa preta, Idalina Dias. A menina bandeirante é

Maria Aparecida Dias. Atrás, entre muitos, estão Valêncio Bulcão e Egídio Longo. À direita, estão duascrianças identificadaS: Maria José Piovesan e Carlos C. Graicer e, mais atrás, Cheiva Graicer. Neste lado

direito estão: João B. Andreata, José de Souza Guimarães (idealizador da homenagem), SebastiãoRodrigues, Jandira Santurbano, Artur Grassi, Carlos Machado, Francisco Garcia, João Modesto de

Castro, Edésio Monteiro, Chico Marim, Francisco Carvalhaes. Doação da foto: Benedito Martinussi.

Na Biblioteca do Grupo Cândido Rodrigues, em 1935, da esquerda paraa direita: Pinchos Graicer, em pé; sentados: Itagiba d´ Ávila Ribeiro,

Mauro Cautela, José Ortega, Geraldo Rancan e Acácio Frigo.No centro da cidade, a Confeitaria Raddi e o Cine Pavilhão.

O bairro Vila Pereira começava a crescer.

Em 1923, o casal Ida e Ullysses Benisse.

C-6 - GAZETA DO RIO PARDO - 12 de Maio de 2012

[email protected]@kantinhodokriador.com.br

ENVIE A FOTO DE SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO PARA

Alunos da FEUC participaram da visita noturna

realizada em Leme no Parque Ecológico MourãoNo dia 09 de maio, alu-

nos da FEUC, acompa-

nhados pelo Prof. Edilson

José Guerra e estagiários

de Medicina Veterinária da

UNIFIAN puderam parti-

cipar da visita noturna

monitorada com palestra

sobre conscient ização

ambiental realizada em

Leme, no Parque Ecológi-

co Mourão.

Contando com os orga-

nizadores e palestrantes:

Carlos Rogério Cerbi, Edil-

son José Guerra, Elton Vi-

nicius Sterzo, José Ricardo

Mattos Varzone.

Ten. PM Ambiental Rodri-

go Aparecido Lansoni,

1º Sgt. PM Ambiental

José Amaro de França

A todos que participaram

direta ou indiretamente um

grande abraço e parabéns

pela iniciativa.

Frito, cãozinho da raça Fox Paulistinha de 6 anos atéhoje não achou seu par ideal. Está à procura !! Estácom medo de envelhecer e não achar a tampa da suapanela! Se alguma pretendente estiver afim, basta li-gar para o numero 94107414 e falar com seu proprie-tário, Sr. TuTa.

A leoa só prestando atenção nos visitantes.

Fiquem ligados !Em breve ASSOMM

em parcer ia comKantinho do Kriadorrealizara exposiçãode canários do reinoe Desafio ao Canáriodo Reino “Dirceu Chi-conello”

Fonte:UOL Esotérico

PENSAMENTOS DE PAULO COELHO

Oração que eu esqueci

Para acrescentar ou retirar nomes nesta lista, ligue para

3 6 0 8 - 5 6 5 5ou mande e-mail para

[email protected]

C-7 - 12 de maio de 2012

Macarrão com carne moída, bacon, presunto e queijo

Mulher de Pedro escrevesobre aniversário da filha

Thaís Gebelein, mulher de Pe-dro Leonardo, comemorou oaniversário da pequena MariaSophia, filha dela com o can-tor, na noite de segunda-feira(7) pela rede social Twitter.

“Há exatamente 1 ano Deusme deu o dom de geraruma vida! Nosso maior presente... Hoje foi um dia di-ferente do que eu podia imaginar...”, declarou.

Thaís ainda agradeceu a mensagem de todos quetorcem pela recuperação de Pedro e comentou que afilha é seu porto seguro.

“Maria Sophia é o que me dá forças para acreditarque tudo acabará bem! Obrigada pelas mensagens!Como sempre falo, leio todas!!! :)”, escreveu.

Rodrigo Santoro podeinterpretar Ayrton Senna no cinema

Depois de interpretar o jogador Heleno, brilhantementeno cinema, Rodrigo San-toro poderá dar vida aAyrton Senna. De acor-do com o site norte-americano Collider, o bo-nitão está negociandopara protagonizar o fil-me, que contará a his-tória do ex-piloto, tri-campeão mundial de Fórmula 1.

“Ainda não assinei. Por enquanto, é apenas um boa-to. Posso dizer que este boato existe. Há algo comouma estrutura, um roteiro. Eles estão tentando desco-brir como eles vão fazer isso. É um projeto realmentemuito grande. Para o Brasil é o maior de todos. Paratodos os fãs de corridas de carros, é um projeto enor-me. É uma honra. Se esse projeto realmente andar vaiser sensacional. Mas, por enquanto, não temos nadaoficial”, disse ele em entrevista ao site.

Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994após um grave acidente no Grande Prêmio de SanMarino, em Ímola, na Itália.

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 40 porções

Ingredientes

250 g de macarrão parafuso500 g de carne moida200 g de bacon200 g de presunto100 g de queijo2 tomates1 cebola3 dentes de alho200 ml de massa de tomatesal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão e separeFrite o bacon e depois doure a cebola junto com o alhoAcrescente a carne moidaAté a carne moída ficar totalmente corada, mistureDepois, junte o tomate e a massa de tomate

Agora, tempere com sal e pimenta-do-reinoEm um pirex, coloque o macarrão misturado com

presuntoJunte o molho e coloque o queijo por cimaLeve ao forno para derreter o queijo

HOJE - Francini Raquel dosSantos, Renato Junqueira Fer-reira da Silva, Marilda HelenaSilva Teles, Antônio Luís Bap-tistão, Gabriela Gomes Perei-ra, Mauro S. Dias Alves Faria,Lígia Maria Mietto Romão, Adil-son Bataglia Chagas, WalterEduardo Rafael Musto, LuísBenedito Cremasco.

AMANHÃ - Daniel HenriqueFernandes Ortega, Miguel LuizFolchetti Júnior, Benedita deFátima Policici Maida, Alexan-dre Gualiotto, Paulo SérgioMusto, Fátima Aparecida Cé-sar, Marcella Cristina MarquesJareta.

DIA 14 - Adriana Tereza daSilva Lupianhes, Walter Eduar-do Rosales Bagodi, Maria Lú-cia Del Grossi Furlan, LeandroMoreno Folchetti, Luiz Benedi-to Folchetti, Maria Lúcia da Sil-va César.

DIA 15 - Fernando Ianguas,Helena Ianguas Calsoni, AnaCarolina Capuano Cerbone,Rita de Cássia Cremasco, Ma-ria Thereza Gunter Vieira, Da-

Heloisa Perissé está com dengueO surto de den-

gue que assolao Rio de Janeiro fez como vítimaHeloisa Perissé.A atriz, que inter-preta Monalisa nanovela AvenidaBrasil da Globo, foiinfectada pelomosquito AedesEgypti.

Na última sexta-feira (4), Perissé escreveu emseu Twitter que havia ido ao médico, mas não especifi-cou o motivo da consulta.

De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, aatriz está com a doença desde a semana passada,quando, mesmo mal, conseguiu cumprir a sua agendade gravação da novela. A previsão é de que Heloisaretorne ao trabalho nesta terça-feira (8).

“Não teve nenhum prejuízo para a novela”, comple-tou a assessoria.

Filha de Tufão de Avenida Brasilconta ser criada pelo tio biológico

A estrela mirimAna Karolina Lannes,de 11 anos, que in-terpreta Ágata emAvenida Brasil, daRede Globo, contousobre sua vida forados estúdios à revis-ta Contigo! Ela faloudos “pais” Fábio Lo-pes, seu tio biológi-co, e João PauloAfonso. Eles têm suaguarda há sete anos,desde que sua mãe morreu.

A garota ainda disse que eles são muito atenciososcom ela.

“Eles dão amor e ajudam quando me arrumo”. Elaainda contou que uma babá dizia que ela teria dificulda-des quando chegasse à adolescência, mas Ana Karoli-na duvida disso. “Tenho certeza de que eles vão sabero que fazer”.

niel Straceri Ludovicho, Gabri-el F. Junqueira de AndradeFilho, Juliana Mazini Garcia.

DIA 16 - Cássia de Ávila Ri-beiro Junqueira, Luís CláudioDarin, Henrique Carolino daSilva, Camila Carlesso Noguei-ra, Mariane Tiezzi Mantovani.

DIA 17 - Antônio Celso Pos-sebon, Gisele Baizi Teixeira,Maria Zelinda MansanoFlorêncio, Ana Luiza GodoyIsoldi, Ana Paula Salim, VeraCristina Fernandes, Ana Lau-ra Garcia Corsini, CláudiaMaria Ferreira da Silva, Julia-na Pinezi Rodrigues, LuísHumberto Angelini, Victor Gui-lherme Luvizaro Felice Garcia,Marco Antônio Silva BarbosaJúnior, Marli Moraes Rocha,Karina Calegari De Moura.

DIA 18 - Paulo Sérgio Ro-drigues, Edson Luiz Calsoni,Renata Drago Costa, Mariade Lourdes Porfírio da Silva,Lucas Mantovani Batista, Ma-ria Helena Rodrigues Abade,Nadir March Dutra, MuriloXavier.

Todos os dias Deus nosdá junto com o sol - ummomento que é possívelmudar tudo o que nosdeixa infelizes.

Todos os dias procura-mos fingir que não perce-bemos este momento,que ele não existe, quehoje é igual a ontem eserá igual a amanhã. Mas

quem presta atenção aoseu dia, descobre o ins-tante mágico. Ele podeestar escondido na horaem que enfiamos a cha-ve na porta pela manhã,no instante de silêncio logoapós o jantar, nas mil euma coisas que nos pare-cem iguais.

Este momento existe -um momento em quetoda a força das estrelaspassa por nós, e nos per-mite fazer milagres.

A felicidade às vezes é

uma bênção, mas geral-mente é uma conquista.

O instante mágico do dianos ajuda a mudar, nos fazir em busca de nossos so-nhos.

Vamos sofrer, vamos termomentos difíceis, vamosenfrentar muitas desilusões- mas tudo é passageiro, enão deixa marcas. E, nofuturo, podemos olhar paratrás com orgulho e fé.

Pobre de quem tevemedo de correr os riscos.Porque este talvez não se

decepcione nunca, nemtenha desilusões, nem “so-fra” como aqueles quetem um sonho a seguir.

Mas quando olhar paratrás - porque sempre olha-mos para trás - vai escu-tar seu coração dizendo :’oque fizeste com os talen-tos que teu mestre te con-fiou?’

Enterraste fundo em umacova, porque tinhas medode perdê-los. “Então esta étua herança: a certeza deque desperdiçaste tua vida.”

Procure ser mais dedicado(a) às suas atividades profissionais,poderá ter o reconhecimento que deseja, porém, evite entrarem conflito com colegas. Momento favorável para lidar comcontratos e documentos. Evite se aborrecer demais compequenos contratempos, guarde sua energia para se divertir.

Fique de olho nas oportunidades que podem surgir no trabalho.Sua capacidade de liderar está em alta, aproveite para dividir astarefas para não se sobrecarregar. Conversas com pessoas desua confiança podem ajudar a ter uma visão mais clara dosproblemas que pode estar enfrentando. Evite gastar com supérfluos.

Há boas chances de mostrar seu talento, esforço e dedicaçãoe, assim, construir o caminho para uma promoção na carreiraou para a melhoria dos seus rendimentos. Convém gastarmenos ou poderá se endividar. Contato com gente influentepode trazer vantagens pessoais. Aceite convites dos amigospara sair, vai se divertir.

Pode se sentir pressionado(a) no trabalho, mantenha aserenidade e procure se organizar para dar conta dos seuscompromissos. Criatividade e otimismo não vão faltar. Evite seenvolver em fofocas para preservar a sua imagem. Em casa,bom astral para buscar soluções práticas para os problemas.Resolva as pendências com diálogo.

Tente não misturar vida pessoal e profissional. Para ter oreconhecimento que deseja no trabalho, divulgue seus talentose qualidades aos superiores. Pense na possibilidade de pedirajuda aos colegas, assim, suas tarefas irão render mais. Busquemomentos de diversão ao lado de amigos e familiares.

Um colega de trabalho poderá causar decepção. Isso ajudaráa definir em quem realmente pode confiar. No serviço, não seacomode, procure inovar e usar a sua criatividade que está emalta. Em casa, mantenha o pulso firme para evitar confusões.Intensifique o contato com seus familiares, especialmente comos que estão longe.

Não vai faltar entusiasmo nesta semana e você irá contagiartodos à sua volta. Pode ser que tenha que tomar decisõesimportantes. Sua vida financeira precisa de um pouco mais dedisciplina. Concentre suas forças em seus objetivos. Se precisarde ajuda dos familiares, não vai se decepcionar.

Se tiver uma tarefa pesada no trabalho, não hesite emcompartilhá-la com os colegas, assim vai render mais e trazerresultados satisfatórios. Se deseja aumentar seus rendimentos,pode investir em uma atividade extra ou mesmo mostrar suashabilidades aos chefes e superiores. Deixe os problemas delado e divirta-se mais.

Procure olhar a vida de modo mais positivo, talvez seja hora dedar valor às pequenas conquistas. Despesas imprevistaspodem ocorrer. No trabalho, tente encontrar maneiras maispráticas de realizar as mesmas atividades. Favorecidas viagense passeios. É tempo de compartilhar sonhos e ideais em família.

Discrição será fundamental no ambiente profissional, fique longede conversas que não levam a nada. Porém, é uma boasemana para mostrar toda sua força e determinação ao realizarsuas atividades. Você e sua família poderão fazer programasdivertidos juntos. Seja mais moderado(a) com seu dinheiro.

Semana boa para concentrar suas forças em suas atividades,mas cuidado com pessoas oportunistas. Graças ao bomentrosamento com os colegas de trabalho, as tarefas realizadasem equipe recebem proteção. Tenha cautela com qualquerassunto que envolva suas finanças. Participe mais da vida dosseus familiares.

Podem surgir boas oportunidades de crescer na profissão,fique de olho. Mantenha a discrição sobre seus planos, evitecomentá-los perto dos colegas de trabalho. Semana propíciapara se encontrar com amigos ou fazer passeios ao ar livre.Sua intuição está em alta, dê atenção aos seus pressentimentos.

C-8 - 12 de maio de 2012

Reuniões: Segundas-feiras: 19h30 na Matriz,Terças-feiras: 19h30 no Cassucci

NEURÓTICOS ANÔNIMOSN/A São José do Rio Pardo AN

COLUNA ESPÍRITA

Numa reunião de Al-Anon vá-rios membros compartilham sobrea mudança de suas atitudes de-pois que ingressaram no progra-ma Al-Anon.

Nos Grupos Al-Anon e Alatenexiste compreensão. As pesso-as usam o primeiro nome e sãoavisadas para não divulgar quemelas vêem ou as histórias pesso-ais que elas ouvem numa reu-nião. Os recém chegados no pro-grama ficam aliviados ao saberque existe um lugar para com-

partilhar sem medo de serem jul-gados.

O Al-Anon/Alateen é uma as-sociação mundial de homens, mu-lheres e adolescentes que temamigos ou familiares com um pro-blema de bebida. Os membros sereúnem regularmente para com-partilhar sua experiência, forçae esperança ao lidar com frusta-ções e sentimentos de desampa-ro causados pela doença do al-coolismo.

Os membros do Al-Anon vivem

vidas significativas e satisfató-rias, ajudando a si mesmo com aajuda do Al-Anon.

Se você está preocupado coma maneira de beber de alguém,entre em contato com o Al-Anon.

Grupo Esperança – terça-fei-ra – às 20 horas – Igreja MatrizSão José – Salão

Ou telefone para Serviço deInformação Paulista Al-Anon –0xx11 3227-2699,ou acesse osite WWW.al-anon.org.br

São José do Rio Pardo - SP

Al-Anon e Alateen para familiares e amigos de alcoólicos

BÍBLIA

Um hino: “Tudo a Ti, Jesus, consagro”

As profissões de minha mãe

Maio

O fardo pesadíssimo desapareceuTive uma infância muito

conturbada, principalmen-te pelo fato de não con-seguir aceitar a doença daminha mãe. Amadurecimuito precocemente, poistinha que cuidar dela. Comisso, mesmo na condiçãode filho, eu muitas vezestive que ser a mãe. Bus-quei refúgio na religião,porém, mais tarde perce-bi que era apenas maisuma fuga, pois não con-seguia aceitar de formaalguma a vida que tinha.Eu sentia muita vergonhada família que tinha. Nãoaceitava a nossa pobre-za, tinha vergonha de le-var os amigos em casa.

Passei uma boa parte daminha vida acreditandoque seria feliz quando con-seguisse conquistar algu-ma coisa material ou inte-lectual, mas quando con-segui então o vazio interi-or pareceu ainda maior.Após terminar a faculda-de, casei-me. Não conse-guia trabalho na profissãoque me formei. Fiquei de-sempregado e apenas aminha esposa sustentavaa casa, nesse momento,

o meu egoísmo e orgulhomachista foram mais for-tes que eu, então entreiem depressão e, em pro-funda depressão, aindative que buscar forças paraenfrentar a perda da mi-nha mãe. Quase semprenão dormia. O pouco quedormia, quando acordava,pensava: “Mais um longodia pela frente.” As noitese os dias tornaram-se mui-to longos.

Conheci o NA por inter-médio de um amigo queme convidou a conhecer ogrupo. Quando cheguei àreunião, acreditava que omeu problema era o maiorde todos, porém quandoouvi os depoimentos deoutras pessoas descobrique o meu problema nãoera tão grande assim comoeu pensava e parecia queas pessoas estavam falan-do diretamente para mim.Identifiquei-me rapidamen-te com o programa de NA.

Frequentando toda se-mana as reuniões desco-bri que era uma pessoaextremamente egoísta echeia de defeitos de cará-ter, pois sempre colocava

a culpa nas outras pesso-as pelos meus fracassos.

Hoje sou muito grato porter encontrada a porta deNA aberta.

Cheguei ao NA pela dor,mas acredito que valeu apena ter passado por tudoque relatei anteriormente.Aprendi a viver só porhoje, aprendi a esqueceros prejuízos e principal-mente amar e aceitar aspessoas. A transformaçãoque ocorreu na minha vidafoi extraordinária, hoje souuma pessoa completa-mente diferente daquelade antes. Aquele fardopesadíssimo que eu car-regava, simplesmente,desapareceu graças aoprograma de NA.

Hoje eu procuro praticaro Décimo Segundo Passo,ajudo nos trabalhos dogrupo, tenho consciênciaque para manter-me re-cuperado eu tenho quereconhecer a importânciada recuperação, unidade,serviço.

Paz e serenidade a to-dos.

José – Grupo Sabedoria– Franca (SP)

Um dos clássicos dos hinoscristãos é o que fala de totalconsagração a Deus, chamado:“Tudo deixarei”. O seu autor éJudson Van de Venter (1855-1939). A letra foi escrita noexato memento em que o au-tor decidiu entregar totalmen-te sua vida a serviço de Cristo.Ele renunciou a uma carreira deprofessor universitário numacidade da Pensilvânia, EUA. Nos meses anteriores a estadecisão, ele passou por umatremenda luta pessoal, quan-do as dúvidas e os desejos na-turais os pressionavam a nãoabrir mão de sua vitoriosa car-reira. A partir de então, deci-diu ocupar-se apenas com odesafio de pregar o evangelho.

Peço a você que leia as pala-vras do hino abaixo. Se conhe-cer a melodia, cante-a nestemomento como uma oraçãoque você faz a Deus:

Tudo a ti Jesus consagro;Tudo, tudo deixarei...

Tudo deixarei,Tudo entregarei,

Sim, a ti Jesus bondosoSempre seguirei

O que você acabou de can-tar é a mais bela e a mais dese-jada oração que Jesus querouvir de seus lábios (desde, éclaro, que ela expresse o maispuro desejo de seu coração).Infelizmente, hoje vivemos umafé em que ninguém quer “dei-xar” nada, nem “entregar”nada. Ao contrário, a linguagem

que predomina nos lábios doscrentes é exatamente oposta:

“Eu quero de volta”....“Tenho direitos, sou filho do

Rei”....“Nasci pra ser cabeça e não

cauda”....“Não se contente com pou-

co meu irmão”....“Recebaaaaa”....

O que muito cristão não com-preende é que nesta existên-cia podemos até receber mui-tas e muitas coisas do céu, emesmo assim ter uma existên-cia miserável. Quando o povohebreu vagava pelo deserto echorava de saudades pelas car-nes, pepinos e melões do Egi-to, Deus atendeu às suas mur-murações, atendendo-lhes aodesejo de seus corações. Maso que aconteceu em seguida?

“Concedeu-lhes o quepediram, mas fez definhar-lhesa alma” (Salmo 106.15)

O mais importante na vida docristão não é receber... nemter... nem obter... nem aumen-tar... Aliás, o Salmo 73 – quetrata da questão da prosperida-de dos maus – nos sugere queessas coisas talvez ocorram maisna vida do ímpio que do cren-te. A questão chave para o cris-tão não é ganhar, mas renunci-ar... entregar... abrir mão.... Ob-viamente Deus não está inte-ressado em nenhum “sacrificio-zinho” de nossa parte: Ele nãoaceita menos que tudo!

E por que este pedido tão ra-

Minha mãe foi, com cer-teza, a mulher que maisprofissões exerceu emtoda sua longa vida, semter sequer concluído o cur-so fundamental.

Tudo que ela aprendeufoi nas primeiras quatroséries que cursou, quan-do criança. Contudo, erade uma sabedoria sempar.

Descobri que minha mãeera uma decoradora degrandes qualidades, àmedida que eu crescia eobservava que ela sem-pre tinha um local no me-lhor móvel da casa, paraas pequenas coisas quefazíamos na escola, meuirmão e eu.

Tudo, tudo ganhava umespaço privilegiado. E tudoficava lindo, no lugar queela colocava.

Descobri que minha mãeera uma diplomata, for-mada na melhor escola domundo (nosso lar), todasas vezes que ela resolviaos pequenos conflitos en-tre meu irmão e eu.

Fosse a disputa pela bi-cicleta, pela bola, pelo úl-timo bocado de torta, deforma elegantemente di-plomática ela conseguiaresolver. E a solução, em-bora pudesse não agra-dar os dois, era sempre amais viável, correta, ho-nesta e ponderada.

Descobri que minha mãeera uma escritora de rarodom, quando eu precisa-va colocar no papel as idei-as desencontradas de mi-nha cabecinha infantil.

Ela me fazia dizer emvoz alta as minhas ideiase depois ia me auxiliandoa juntar as sílabas, com-por as palavras, as fra-ses, para que a redaçãosaísse a contento.

Descobri que minha mãeera enfermeira, com men-

ção honrosa, toda vez quemeu irmão e eu nos ma-chucávamos.

Ela lavava os joelhos ra-lados, as feridas abertasno roçar do arame farpa-do, no cair do muro, noestatelar-se no asfalto.

Depois, passava o pro-duto antisséptico e sabiaexatamente quando deviausar somente um peque-no curativo ou a faixa degaze, o esparadrapo.

Descobri que minha mãecursara a mais famosa Fa-culdade de Psicologia, quan-do ela conseguia, apenascom um olhar, descobrir aarte que tínhamos acaba-do de aprontar, o vaso quetínhamos quebrado.

E, depois, na adolescên-cia, o namoro desatado,a frustração de um pas-seio que não deu certo,um desentendimento naescola.

Era uma analista perfei-ta. Sabia sentar-se e ou-vir. Depois, buscava nosconduzir para um estadode espírito melhor, propon-do algo que nos recompu-sesse o íntimo e refizesseo ânimo.

Era também pós-gradu-ada em Teologia. Sua ci-ência a respeito de Deustranscendia o conteúdo dealguns livros existentes nomundo.

O seu era o ensino quenos mostrava a gota a cairda folha verde na manhãorvalhada e reconhecer nocristal puro, a presença deDeus.

Que nos apontava a fú-ria do temporal e dizia:Deus vela. Não se preo-cupem.

Que nos alertava a nãoarrancar as flores das cam-pinas porque estávamospisando no jardim de Deus.Um jardim que Ele nos ce-dera para nosso lazer, e

que devíamos preservar.Ah, sim. Ela era uma

ecologista nata. Quandocolhia as verduras para asnossas refeições, dizia:Não vamos recolher tudo.Deixemos um pouco paraos passarinhos. Eles ale-gram o nosso dia e me-recem o seu salário.

Também deixava unsmorangos vermelhinhosbem à mostra no can-teiro exuberante, paraque eles pudessem sa-boreá-los.

Era sua forma de mani-festar sua gratidão a Deuspelos Seus cuidados: ali-mentando as Suas criatu-rinhas.

Minha mãe, além detudo, foi motorista parti-cular. Não se cansava deir e vir, várias vezes, decasa para a escola, paraa biblioteca, para o den-tista, para o médico, parao teatro e de volta paracasa.

Também foi exímia co-zinheira, arrumadeira,passadeira, babá. E tudoisto em tempo integral.

Como ela conseguia, eunão sei. Somente sei queagora ela está na Espiri-tualidade. E Deus, comorecompensa, por tantasprofissões desempenha-das na Terra, lhe deuuma missão muito, muitoespecial: a de anjo guar-dião dos filhos que ficaramna bendita escola terrena.

As mães adiv inhamque a sua missão é amais importante da faceda Terra, pois é em seusbraços que Deus depo-sita Suas jóias, para quefiquem ainda mais bri-lhantes.

Texto transcrito por Eliza-beth R. G. Daud – site:www.momento.com.br

dical? No fundo, Deus quer sa-ber de nós: És capaz de en-tregar tudo e caminhar demãos vazias? Abraão, és capazde caminhar sem o teu Isaac?Jovem rico, és capaz de cami-nhar sem a sua fortuna?

Eu diria que está faltandonos dias de hoje a compreen-são de que Deus espera de nósa totalidade de nossa vida,quer o melhor de nosso tem-po, o melhor de nossa capaci-dade... Mas não apenas isto:ofereça-Lhe também o seucansaço, a sua limitação, suasdúvidas, suas fragilidades...Deus se agrada disso, e Elesabe o que fazer com isso.

Lembre-se: um menino ali-mentou uma multidão famintade cinco mil homens porquedecidiu entregar tudo aquiloque ele tinha: cinco pães e doispeixinhos. Entregue pra Deustudo o que você tem e é. Elesabe o que fazer, Ele sabe.

O que hoje você tem demais precioso? Ofereça, então,agora ao Eterno, e louve:

Tudo deixarei,Tudo entregarei,

Sim, a ti Jesus bondosoSempre seguirei

(Texto publicado no site Pre-ciosa Semente, de autoria deDaniel Rocha. Mensagem daigreja em São José do Rio Par-do. Reuniões: rua João GabrielRibeiro, aos sábados e domin-gos, 19h30)

Neste final de semana,celebramos o DIA DASMÃES. Conforme os apu-ros, as graças de Deus.Não existe uma contapoupança onde se possaarmazenar aquelas aju-das que o Senhor nosconcede; elas virão deacordo com as necessi-dades. Por isso, não háporque tanta ansiedade;Jesus disse: “Basta acada dia o seu cuidado”.Devemos nos ocupar;mas não estar preocupa-dos ou mesmo desespe-rados. Deus, que é nos-so Pai, deu-nos Maria porMãe. Ela é a Rainha docéu e da terra, é a medi-aneira de todas as gra-ças. Podemos – e deve-mos – viver em paz, naalegria e na tristeza...Maria, nossa Mãe e rai-nha, deu-nos o exemplo.

Escolhi para colocar nes-ta coluna uma matéria dojornal MISSÃO JOVEM.Foi escrita pela Irmã Mar-lene Bertoldi CIIC, Coor-denadora de Catequeseda Arquidiocese de Flori-anópolis, SC.

Muitas vezes endeusa-mos Maria como se elanunca tivesse pisado naTerra.

No entanto, precisa-mos tecer um retratoreal, olhando para Mariaque “levou na terra umavida igual à de todos,cheia de cuidados famili-ares e de trabalhos”.

Ela partilhou a situa-ção social humilde da mai-oria das mães do povo.

O cotidiano de Maria éem torno da casa. “É noambiente da casa que osprimeiros sentimentos hu-manos, como intimidade,

relacionamentos, reprodu-ção de hábitos e costumesfamiliares são desenvolvi-dos”. Jesus bebeu destafonte.

Maria, não era diferen-te das outras mulheres doseu tempo. Ela despertae se apronta, reza, arru-ma a casa, apanha águana fonte, faz pão, traba-lha no campo, cuida do fi-lho, fia tece e lava roupa.Prepara a comida e servea ceia. Frequenta a sina-goga, sobe a Jerusalémpara a Páscoa, vai a umafesta de casamento...

Maria se torna tam-bém, discípula do próprioFilho. Ela ouve a Palavrade Deus com fé, guardano coração, e a põe emprática.

Ela abriu seu espaçointerior e deixou Deus en-trar. Por isso, ela diz: “Eisaqui a serva do Senhor.Faça-se em mim segun-do a vossa palavra” (cf.Lc 1, 37).

O Documento de Apa-recida nos diz: A máxi-ma realização da existên-cia cristã como um vivertrinitário de filhos de Deusnos é dada por Maria que,através de sua fé e obe-diência à vontade deDeus, assim como por suaconstante meditação daPalavra e das ações deJesus, é a discípula maisperfeita do Senhor.

O papa em Aparecidanos falou: “permaneçamna escola de Maria. Inspi-rem-se nos seus ensina-mentos. Procurem acolhere guardar no coração asluzes que ela, por manda-do divino, nos envia.”(DAp, 270)

O que Maria nos ensina:

*É na convivência coti-diana, no espaço da casa,que aprendemos os prin-cipais valores evangélicos:o amor, o perdão, a par-tilha, o diálogo, o afeto...

*Perceber os sinais deDeus na vida. Maria nosensina, mesmo no baru-lho cotidiano, a cultivar ainterioridade.

*Fortalecer a nossa fé.Maria encarna com fé aPalavra de Deus. Para serseguidor de Jesus é pre-ciso optar por Ele e vive-lo na prática do amor aopróximo.

*Compreender que nãonascemos prontos, que avida é uma travessia. Ale-grias e dificuldades do co-tidiano são ocasiões decrescimento.

Senhor, dá-nos umcoraçãocomo o de Ma-ria, capaz de multiplicar osfrutos do Reino de Deusno dia a dia. Obrigado,Senhor, porque nos des-te Maria como modelo deperfeita discípula.

Recria em nós um co-ração cheio de ternura,como o de Maria.

Que as mulheres, aexemplo dela, possamser geradoras de vida,mesmo em meio às difi-culdades e lutem paraque não falte o vinhobom da saúde, alimenta-ção, educação, moradia...

Que Maria nos ajudea olhar a vida cotidianacom esperança, alegria,bondade e amor.

Nestes valores, comcerteza, Deus está pre-sente.

Desejo que você tenhacom sua família e com to-dos um

Feliz Dia das Mães