gazeta do rio pardo 2537

28
São José do Rio Pardo 26 de março de 2011 Ano 103 R$ 2,00 2.537 Tratamento de esgoto não funciona A Estação de Tratamen- to de Esgotos do bairro Buenos Aires é caótica e isto tem permitido a conti- nuação de um crime am- biental que esta administra- ção disse ter sanado: o esgoto continua sendo des- pejado sem tratamento no Córrego dos Patos. A re- portagem de Gazeta visi- tou o local na quinta-feira desta semana e constatou que dos seis motores que deveriam fazer a aeração do esgoto doméstico, cin- co estão quebrados. Dos três tanques existentes, somente um está com água, os demais estão se- cos e abandonados, toma- dos pelo mato e servindo de criadouro de mosquito. Página A-5 Obra da Ceagerp ainda espera asfalto Permanecem inconclu- sas as obras da Central de Armazéns Gerais de São José do Rio Pardo - Ceagerp. O galpão princi- pal está praticamente Os canoístas Wellington Munhoz e Cassiano Alfre- do, da equipe Adrenalina Legal, do Projeto Shalom/ Instituto Prefeito Lupercio Torres, garantiram vaga para representar o Brasil no Campeonato Sul-Ame- ricano de Canoagem Sla- CANOAGEM Rio-pardenses vão ao Sul-Americano pronto, mas o que ain- da nem começou foi a pavimentação do aces- so ao local, serviço pro- metido pelo prefeito. Página A-3 lom, em Mendoza, na Ar- gentina, no próximo mês de novembro. A vaga foi conquistada no último fi- nal de semana durante a seletiva promovida pela Confederação Brasileira de Canoagem, em Foz do Iguaçu-PR. Página A-15 Obesidade preocupa e população busca reeducação alimentar Página A-6 REPORTAGEM REPORTAGEM REPORTAGEM

Upload: gazeta-do-rio-pardo

Post on 19-Feb-2016

391 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Gazeta do Rio Pardo 2537

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta do Rio Pardo 2537

São José do Rio Pardo 26 de março de 2011 Ano 103 R$ 2,00 2.537

Tratamento de esgoto não funcionaA Estação de Tratamen-

to de Esgotos do bairroBuenos Aires é caótica eisto tem permitido a conti-nuação de um crime am-biental que esta administra-ção disse ter sanado: oesgoto continua sendo des-pejado sem tratamento noCórrego dos Patos. A re-portagem de Gazeta visi-tou o local na quinta-feiradesta semana e constatouque dos seis motores quedeveriam fazer a aeraçãodo esgoto doméstico, cin-co estão quebrados. Dostrês tanques existentes,somente um está comágua, os demais estão se-cos e abandonados, toma-dos pelo mato e servindode criadouro de mosquito.Página A-5

Obra da Ceagerpainda espera asfaltoPermanecem inconclu-

sas as obras da Centralde Armazéns Gerais deSão José do Rio Pardo -Ceagerp. O galpão princi-pal está praticamente

Os canoístas WellingtonMunhoz e Cassiano Alfre-do, da equipe AdrenalinaLegal, do Projeto Shalom/Instituto Prefeito LupercioTorres, garantiram vagapara representar o Brasilno Campeonato Sul-Ame-ricano de Canoagem Sla-

CANOAGEM

Rio-pardenses vãoao Sul-Americano

pronto, mas o que ain-da nem começou foi apavimentação do aces-so ao local, serviço pro-metido pelo prefeito.Página A-3

lom, em Mendoza, na Ar-gentina, no próximo mêsde novembro. A vaga foiconquistada no último fi-nal de semana durante aseletiva promovida pelaConfederação Brasileirade Canoagem, em Foz doIguaçu-PR. Página A-15

Obesidade preocupa e populaçãobusca reeducação alimentar

Página A-6

REPORTAGEM

REPORTAGEM

REPORTAGEM

Page 2: Gazeta do Rio Pardo 2537

A-2 - 26 de março de 2011

GAZETA DO RIO PARDO é uma publicaçãosemanal de GAZETA DO RIO PARDO LTDA, editadaà Avenida Olinda Ralston, 411- Vila Formosa - Fone: (19) 3608-5655 - CEP 13.720-000 - São José do Rio Pardo - SP.

Editor: Gilmar IshikawaRedação: Eduardo Eron e Giselle Torres BiacoDiagramação: Marco Antônio Cassucci, Fagner Nasser.Departamento Comercial: Elisete PaduelliGAZETA na INTERNET:e-mail: [email protected]: [email protected]: [email protected]://www.gazetadoriopardo.com.brOs artigos assinados não representam necessariamente a

opinião do jornal e são de responsabilidade de seus autores.

Ganhando tempoAs lideranças políticas do municí-

pio começam a se articular, de olhona eleição do próximo ano. Podeparecer cedo, mas diante do caosdo município, se pudesse, a popu-lação votaria hoje para substituir aadministração. Aproveitando estemomento, os grupos vão montan-do estratégias, preparando nomes,escolhendo pessoas sérias e expe-rientes que possam fazer a diferençacomo candidatos à próxima cam-panha.

A importância de contar com pes-soas com os perfis descritos acimase dá por uma razão bastante ób-via. Ao término da atual gestão, acidade vai precisar de gente comvontade e com capacidade parareerguer o município financeiramen-te, administrativamente e até mes-mo moralmente. Isto porque, dian-te da má escolha até aqui observa-da, a população está abatida e sabeque vai precisar de alguém compulso firme para apagar os estra-gos causados com a escolha do pro-cesso eleitoral anterior, que resul-tou na eleição de João Luís e nainstalação de sua gestão.

Políticos de longa data, com ex-periência neste tipo de situação,avaliam que haverá necessidadede pelos menos dois anos, a par-tir do término da atual administra-ção, para que a cidade se resta-beleça do ponto de vista adminis-trativo – abrangendo todas as áre-as: da credibilidade dos fornece-dores, passando pela estabilidadedo funcionalismo, ao bom anda-mento da prestação de serviços,manutenção e desenvolvimento deprogramas e projetos. Ou seja,uma má administração não causaestragos apenas durante quatroanos. Seus efeitos podem ser du-radouros. Infelizmente.

Assim, pelo menos uma propostade governo já parece existir e deve-rá constar dos programas a serempreparados pelos grupos que vão dis-putar a eleição, qual seja: é precisodar à cidade, novamente, condiçõesde se desenvolver. Até os opositoresmais críticos concordam que, ao fimdos oito anos de administração doPSDB, esta condição existia. A cida-de estava pronta para – se quises-se, tomar rumos a um futuro degrande desenvolvimento. Contudo, aestrutura criada à época veio abai-xo. Assim, não é demais dizer quevoltamos à estaca zero e hoje hánecessidade de recolocar a cidade embusca deste caminho.

A depender do que se tem visto,não é esta a mentalidade da ago-nizante atual administração. Per-cebe-se, claramente, um prefeitoem franca campanha para reerguerseu nome junto ao eleitorado e,assim, em meados do próximoano, lançar-se à reeleição. Comestes objetivos, ao contrário desanar os problemas que ele pró-prio criou, tenta maquiá-los.

Claro exemplo disso é a situaçãopenosa das entidades assistenciaisque, mesmo sem recursos, continu-am a trabalhar porque não podemsimplesmente fechar as portas. Têmcompromissos com a sociedade.

Na mesma linha de exemplo estáa situação da máquina administrati-va. Faltam recursos para sua manu-tenção e para serviços essenciais,contudo, os servidores municipaisdela dependem, e se esforçam paranão deixá-la parar por completo. Aquie ali, organizam-se, e mesmo traba-lhando de forma precária, lutam paranão deixar a situação se agravar ain-da mais.

E João Luís se aproveita disso. Elesabe que a sociedade não vai deixar

as instituições sucumbirem, ajudan-do de algum modo. Assim, ele ga-nha tempo, as entidades se reor-ganizam para trabalhar com um or-çamento mais enxuto, os servido-res se doam para não ver em ruí-nas aquilo que ajudam a construirno dia a dia e, no último ano degoverno, João Luís vai dizer que acidade está uma maravilha. Alémdo mais, os recursos que não fo-rem destinados a pagar entidadese fazer a manutenção da máquinaadministrativa poderão ser empre-gados em realizações que o tor-nem, da noite para o dia, um bomprefeito, executando obras e ser-viços de última hora.

E é neste contexto que a cida-de passa seus dias, com suas ca-rências. Lamentável é admitirque, a esta altura do tempo, nadaestá sendo feito para mudar asituação. Se num primeiro mo-mento houve esperanças de quea Câmara pudesse ser o diferen-cial em busca de mudanças, es-tas esperanças não se confirma-ram. Mesmo porque, diante daatual composição do Legislativo,a administração municipal vai le-vando vantagem. Ali, o bloco deapoio a João Luís já é maior doque um eventual bloco de oposi-ção. Desta forma, ele respira ali-viado, apesar de seus desman-dos e deslizes.

É, pois, por esta sucessão defatos que os grupos políticos emarticulação, de olho na próximacampanha, precisam estar aten-tos, afinal de contas, na hora depropor nomes para seus quadrosde candidatos, aqueles que não seportaram defendendo os legítimosinteresses populares serão lembra-dos. As urnas e o noticiário nãoperdoam.

A Lei da Ficha Limpa só poderá ser apli-cada a partir das eleições municipais deoutubro de 2012. Todas as decisões daJustiça Eleitoral que indeferiram candida-turas às eleições do ano passado combase nessa legislação serão anuladas.

A decisão foi tomada pelo Supremo Tri-bunal Federal em sua sessão de quarta-feira (23), com o voto de minerva dadopelo ministro Luiz Fux. Até então, o julga-mento da lei de iniciativa popular estavaempatado em cinco votos. O ministro Fuxassumiu há menos de um mês a 11ª vagada mais alta Corte do País, no lugar doministro Eros Grau, que se aposentou.

A decisão vai ter repercussão na com-posição do Senado, Câmara dos Deputa-dos e em algumas assembléias legislati-

vas.No Senado, vão assumiu Jader Barbalho

(PMDB-PA), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB),João Capiberibe (PSB-AP) e Marcelo Mi-randa (PMDB-TO). Na Câmara assumirãoJanete Capiberibe (PSB-AP) e João Pizzo-lati (PP-SC).

Em seu voto, que durou pouco menosde uma hora, o ministro elogiou a iniciati-va popular da lei da ficha limpa, mas afir-mou que as regras constitucionais preci-sam ser respeitadas. Para Fux, apesar daintenção de moralizar a política, a fichalimpa interferiu no processo eleitoral egerou insegurança jurídica.

O ministro defendeu em seu voto a apli-cação do artigo 16 da Constituição. Segun-do essa norma, uma lei modifica o pro-

Definido: ficha limpa só valerá em 2012

Os senadores da Comissão Especialestão ignorando o que se passa na Câ-mara e vão avançando nas votações dositens da reforma política. Eles estão le-vando em conta as propostas, as deci-sões e discussões que aconteceram nodecorrer das duas últimas décadas. Nãohá nada a inventar - dizem os senado-res. A classe política conhece sobejamen-te os nós, as deficiências, as soluçõesmais indicadas para melhorar o nossosistema político. Só os deputados fingemnão entender isso e se dispõem a pro-mover inúmeras audiências públicas paraouvir o óbvio ululante. E assim vão em-

Senado avançapurrando mais uma vez com a barriga areforma eleitoral.

A ideia dos senadores da Comissão Es-pecial é redigir um texto de proposta até odia 5 de abril, e submetê-lo ao exame daComissão de Constituição e Justiça. Depois,então, a decisão final sairá do plenário doSenado. As mudanças aprovadas serãoremetidas para a Câmara dos Deputados.

Os senadores da Comissão Especial jáaprovaram o fim da reeleição, fixando omandato em cinco anos para presidenteda República, governadores e prefeitos. Anova regra valeria para os eleitos a partirde 2014, ou seja, quem está no cargo atu-

Alta mordomia - Foi dada a partidada corrida pela vaga de ministro do Tri-bunal de Contas da União, disponível apartir de junho com a aposentadoriacompulsória do ministro Ubiratam Agui-ar. Como a vaga pertence à cota da Câ-mara, os deputados são responsáveispela escolha do novo ministro. A caçaa esses votos já foi iniciada para abo-canhar um emprego vitalício, que ren-de R$ 26 mil por mês, viagens e mora-dia custeadas pelo poder público. Já semanifestaram Sandes Junior (PP-GO),Sergio Carneiro (PT-BA), José Rocha(PR-BA) e Atila Lins (PMDB-AM).

Energia nuclear - A moda hoje noCongresso Nacional é falar em energianuclear, tendo em vista o que está acon-tecendo no Japão. Um grande número dedeputados e senadores abraçou o tema,

Destaquescom todos os parlamentares querendosaber sobre a segurança das atuais usi-nas nucleares de Agra dos Reis, no Rio deJaneiro. Foram convocadas para dar ex-plicações na Câmara e no Senado as au-toridades brasileiras desse setor.

Rejeição incisiva - 72% dos brasilei-ros são contra a volta da CPMF, mais co-nhecida como Imposto dos Cheques. Arevelação é de pesquisa da ConfederaçãoNacional da Indústria. Mesmo com tama-nha rejeição, tem gente no Congresso fa-lando no restabelecimento de tão odiadotributo para “salvar o sistema de saúde”.

Freio na ganância - Está empacada naCâmara dos Deputados a votação da me-dida provisória que flexibiliza a legislaçãosobre concorrências públicas para facili-tar o andamento de obras, tendo em vista

cesso eleitoral só pode valer no ano se-guinte de sua entrada em vigor e a LeiFicha Limpa entrou em vigor em junhode 2010, apenas quatro meses antes daseleições de outubro passado.

A Câmara e o Senado vão aguardarcomunicado oficial da Justiça Eleitoralpara depois definirem data e procedi-mento para a posse dos novatos. An-tes, caberá aos Tribunais Regionais re-fazerem os cálculos do quociente elei-toral e diplomar os eleitos.

Vale ressaltar que o Supremo na ses-são de quarta-feira julgou apenas o prin-cípio da anterioridade. Não definiu ou-tros pontos da Lei, incluindo a necessi-dade do trânsito em julgamento (últimainstância) para a cassação de direitos.

almente ainda poderia tentar a reelei-ção.

Os senadores decidiram também pelamanutenção da obrigatoriedade do voto,rejeitando assim a proposta de voto fa-cultativo, bem como aprovaram a pro-posta de extinção das coligações parti-dárias nas eleições proporcionais.

O Movimento de Combate à Corrup-ção Eleitoral está se articulando parareeditar a estratégia utilizada na apro-vação do projeto da Ficha Limpa. A idéiaé reunir assinaturas suficientes paraprotocolar no Congresso um projeto deiniciativa popular.

Falta d’águaDe acordo com um estudo ‘Atlas Brasil’, da Agência Nacional

de Águas (ANA), publicado no jornal O Estado de S. Paulo, me-tade dos municípios brasileiros poderá ter problemas no abaste-cimento de água até 2015. O levantamento avaliou a oferta e ocrescimento de demanda de água nas 5.565 cidades do país.Segundo os dados, o Brasil precisará investir pelo menos R$ 70bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos mu-nicípios até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de196 milhões de habitantes.

DesperdícioDentre os problemas que contribuem para a escassez de água,

o desperdício certamente é um deles. Por aqui, a população nãose cansa de reclamar da precariedade da tubulação que levaágua às residências. Os remendos feitos – há anos – pelas admi-nistrações, não resolvem o problema. Algumas vezes – isto é,quase sempre – os funcionários do DAE acabam de fazer o servi-ço de remendo e, instantes depois, a água já está novamentejorrando e assim fica por meses e meses, até que retornem aolocal. É preciso que haja substituição completa da rede, confor-me prevê o Projeto de Saneamento Global da cidade, para oqual ainda não há recursos disponíveis.

Denúncia sériaO Departamento de Esportes e Cultura (DEC) está sob inves-

tigação. O ex-funcionário Gilberto Palásio Braz denunciou a dire-ção da autarquia por suposto desvio de recursos, envolvendoainda pessoas de Casa Branca. O caso foi parar no MinistérioPúblico e um inquérito deve estar em andamento. O DEC sedefende, alega que não há irregularidades e avisa: vai processaro ex-funcionário.

Filme antigoHá tempos são conhecidas essas histórias de ex-funcionários

denunciarem seus ex-chefes, após perderem o emprego. En-quanto estão ganhando, está tudo muito bem, tudo muito bom.Mas, depois...

Patrimônio da HumanidadeO Rio de Janeiro poderá se tornar Patrimônio Mundial da Hu-

manidade, na categoria de paisagem cultural, a partir do anoque vem. Como elementos para justificar a candidatura estão:Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamen-go, Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana. O conceitode paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incor-porado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bensculturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Listado Patrimônio Mundial.

Sem belezaFeia mesmo é a situação de alguns bairros em São José. Bura-

cos, lixo, escuridão...

Licitação canceladaHá quase um mês, Gazeta do Rio Pardo participou de processo

licitatório para publicação de atos oficiais da Prefeitura rio-par-dense – o que ocorre desde 2009. Apenas Gazeta compareceuà abertura dos envelopes, tendo apresentado a documentaçãoexigida e, portanto, habilitando-se no processo. Conclusão: ven-ceu a licitação. Nesta semana, porém, faltando poucos dias parainício da vigência do contrato, por meio de ofício, o secretário deGestão Pública, Walkyr Veronese, informou que a licitação esta-va cancelada, já que apenas este jornal compareceu, o que nãopossibilitou à administração alcançar um preço que ela entendajusto. Novo processo deve ser marcado, em data não informa-da, por enquanto.

Abaixo do custoApenas para esclarecer eventuais interessados, a direção do

jornal, entendendo a necessidade do município economizar, des-de 2009 tem colaborado, reduzindo os custos para as publica-ções oficiais do município. Atualmente, da Prefeitura rio-parden-se cobra-se, pela medida padrão (centímetro por coluna), o va-lor de R$ 0,39 (trinta e nove centavos) para a publicação dosatos oficiais. É valor infinitamente menor do que o tabelado.Assim, com as publicações de atos oficiais em Gazeta, a Prefeitu-ra economiza muito mais do que economizará em outras licita-ções.

ChamadaO novo presidente do diretório municipal do PSDB, Hélio Escu-

dero, iniciou nesta semana reuniões individuais com alguns com-ponentes do partido, a fim de passar as diretrizes que a legendacomeça a tomar, se preparando para a campanha eleitoral quese avizinha. Diz o presidente que dará ultimato a quem não este-ja contente, ficando livre para que procure outro partido.

InauguraçãoFoi marcada para o dia 31 de março, às 9 horas, a inauguração

oficial da creche/emeb “Gilda Zanetti Mansano”, construída nobairro Buenos Aires, com recursos do Governo Federal por meiodo programa Pró-Infância, do MEC. A obra foi uma conquista daadministração do PSDB, no governo do prefeito Santurbano, em2007.

O crime continuaNo início da atual administração, o prefeito João Luís anunciava

o fim de um problema que há muito afligia a população: a faltade tratamento de esgoto na ETE Buenos Aires. Foi dada ampladivulgação sobre o funcionamento de equipamentos da ETE.Era discurso. Agora, o processo de aeração, que garante dimi-nuição do odor do esgoto, está precaríssimo. Para ser mais dire-to, lá praticamente nada está funcionando e o esgoto cai quasein natura rumo ao rio Pardo. Só os moradores da região perce-bem. Vereadores não foram lá, Ministério Público também não.

Barrados na estradaUm ônibus da Prefeitura rio-pardense, que transportava paci-

entes para o AME de Casa Branca, foi parado nesta semana pelaPolícia Militar Rodoviária que constatou irregularidades na docu-mentação do veículo e motorista, e nas condições gerais do ve-ículo. Resultado: o ônibus foi apreendido. Sem pneus decentes,sem acessórios de segurança, uma verdadeira sucata.

a Copa do Mundo 2014. A oposição quermanter o rigor das atuais regras paraevitar o superfaturamento de tais obras,como aconteceu com os Jogos Paname-ricanos do Rio de Janeiro, em 2007.

CPI para CBF - O presidente daCBF, Ricardo Teixeira, desembar-cou apressado na Câmara dos De-putados, para tentar barrar a cria-ção de uma CPI para investigar oComitê Organizador da Copa de2014. Quem quer viabilizar a CPI éo deputado Anthony Garotinho, doRio de Janeiro. Ele quer apurar de-núncias de irregularidades na com-posição societária do Comitê, nocritério de divisão dos lucros doMundial de 2014 e nos acordos fir-mados pela CBF com redes de TVe patrocinadores.

Page 3: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-3

CLOVIS DEANGELO

Permanecem inconclusasas obras da Central de Ar-mazéns Gerais de São Josédo Rio Pardo - Ceagerp. Ogalpão principal, que vaiabrigar a administração eos boxes do entreposto demercadorias está pratica-mente pronto, mas o queainda nem começou foi apavimentação do acessoao local, serviço prometidopelo prefeito.

Conforme divulgado emabril do ano passado, aexpectativa dos empreen-dedores era de inauguraro projeto na metade de2010, conforme divulgadoem Gazeta do Rio Pardo.Naquela ocasião já era es-perada a pavimentação doacesso.

As articulações para aconstrução do entrepostoforam iniciadas em 2008,com a transferência daárea municipal da antigaHípica Rio Pardo à Cabs -Central de Abastecimentoda Baixada Santista Empre-endimentos e ParticipaçõesLtda. - entidade gestora eresponsável pela implanta-ção da Ceagerp. A parteburocrática da cessão deuso da área ocorreu em

Acesso à Ceagerp não tem pavimentaçãoInvestidores do projeto esperam desde o ano passado pela realização do serviço

agosto de 2009, com aassinatura do contrato.

Em janeiro deste ano,segundo informado pelaassessoria de imprensa daPrefeitura, o empresárioJoão Marcello Moreto, umdos investidores da Cea-gerp, se encontrou com oprefeito João Luís Soaresda Cunha para discutir oandamento do projetoquando, novamente, rece-beu a promessa de que apavimentação do local se-ria feita após o período daschuvas – o que ainda nãoocorreu. A pavimentaçãodo local se justifica porquea expectativa dos respon-sáveis pelo empreendimen-to é de que circulem pelolocal, diariamente, de 100a 200 caminhões.

Há algumas semanas,Gazeta do Rio Pardo tentacontato com a direção doprojeto e, segundo as in-formações, Ariovaldo Josédos Santos, responsávelpela Ceagerp, deve vir àcidade neste final de sema-na, para visitar a obra.

A estimativa é de quea Ceagerp estimule a cri-ação de pelo menos 700empregos.

A Prefeitura de São Josédo Rio Pardo assinou estemês um convênio com aSecretaria Estadual de Segu-rança Pública, que prorrogaa municipalização do trânsitolocal por mais um ano.

Por meio deste convênio,a cidade recebe 95% dovalor das multas de com-petência do município, sen-do que parte do valor ar-recadado (5%) será desti-nado ao Fundo Nacional deTrânsito. Com a municipa-lização, a aplicação de mul-

tas continua sendo feitapela Polícia Militar, a diferen-ça é que ela cria um ins-trumento de captação derecursos, o que possibilitaa aplicação de multas amotoristas que desobede-cerem a regulamentaçãocomo, por exemplo, azona azul.

De acordo com a Secre-taria, as multas que ficampara o município são aque-las à infração de solo, ouseja, estacionar em localinadequado como vagas

Na sexta-feira, dia 18, aCâmara Municipal de SãoJosé do Rio Pardo realizouuma sessão extraordináriapara apreciação do pedido,feito pelo Executivo, decontratação emergencialde um escritório de advo-cacia para a Prefeitura.

De acordo com o presi-dente da Câmara, MarcoAntônio Gumieri Valério(PSDB), o projeto foi apro-vado por cinco votos a dois.“Para esta contratação,que valerá durante seismeses, poderão ser utiliza-dos os R$ 117 mil que se-riam gastos com os profis-sionais que já trabalhavamna Prefeitura, cujos cargosforam considerados irregu-lares pela ação movida peloMinistério Público local”, ex-plicou.

Também durante a ses-são houve questionamen-tos dos vereadores ao se-

cretário de Gestão, WalkyrVeronese, sobre comoessa contratação será rea-lizada. “De acordo com osecretário, a Prefeitura Mu-nicipal já tomou todas asprovidências e precauçõespra realizar uma contrata-ção de emergência, até vis-lumbrar de que forma seriarefeito o setor Jurídico.”

Outros projetosNa sessão de terça-fei-

ra, 22, a Câmara aprecioue aprovou dois projetos,ambos enviados pelo Exe-cutivo. Um deles trata daconcessão de área para aIgreja do Avivamento Bí-blico, e o outro aprova aregularização de uma áreaentre os bairros Carlos Cas-succi e Eduardo Cassucci,projeto que foi objeto deação judicial. “O MinistérioPúblico fez o pedido paraque isso fosse acertado,

para que os moradoresdeste local tenham a suaescritura pública”, explicouo vereador.

Também foi feita pelaCâmara uma indicação aoDER, considerando “lasti-mável a situação da rodo-via São José-Mococa”, esolicitando o recapeamen-to da estrada.

Houve questionamentosao orçamento participativo,que há dois anos não é re-alizado; questionamentossobre a terceira etapa daCasa de Cultura e Cidada-nia, construção que daráprosseguimento ao projetoimplantado na administra-ção anterior; indicação pe-dindo serviço de tapa-bu-racos no jardim Margarida,e um requerimento ende-reçado à Cetesb em rela-ção ao serviço que foi rea-lizado nas proximidades doposto de combustível W3.

Aprovada a contrataçãode escritório jurídico

Pavimentação do acesso à Ceagerp é promessa da Prefeitura que ainda não foi realizada

Com boxes e área administrativa, o galpão principal está praticamente concluído

para idosos ou para defici-entes, atravessar o sinalvermelho, dentre outras.Já as multas referentes àdocumentação do veículo,do motorista e embriaguêsno volante são destinadasao Estado.

Os valores arrecadadoscom a aplicação das mul-tas somente poderão serutilizados no trânsito e emmelhorias do sistema viá-rio, como sinalização aéreae terrestre e em ações deeducação no trânsito.

REPORTAGEM

Prorrogada a municipalizaçãodo trânsito em São José

REPORTAGEM

Page 4: Gazeta do Rio Pardo 2537

A-4 - 26 de março de 2011

I N D I C A D O R P R O F I S S I O N A L

A Cooxupé inaugurounesta sexta-feira, 25, a pri-meira parte do Complexode Armazenagem e Indús-tria de Café Japy, situadona BR 146, próximo ao tre-vo de entrada da cidadede Guaxupé. O governa-dor Antonio Augusto JunhoAnastasia marcou presen-ça na solenidade, para des-cerrar a placa ao lado dopresidente da Cooxupé,Carlos Paulino.

Orçado em R$ 70 mi-lhões, o complexo se con-solida como uma indústriamoderna, equipada parareceber cafés a granel queserão empilhados embags. Com esta etapa con-cluída, a Cooxupé ampliasua capacidade atual de ar-mazenagem em 1,5 mi-lhão de sacas. O investi-mento conta com o apoiodo Banco do Brasil e BN-DES (Banco Nacional do De-senvolvimento Econômicoe Social).

A segunda etapa dasobras do Complexo de Ar-mazenagem e Indústria deCafé Japy já está em an-damento e engloba 60 si-los para 3 mil sacas cada,onde ficarão os cafés jácomprados pela Cooxupée preparados para vendaao mercado interno e ex-terno. Um barracão com4.700 m² para máquinasde preparo, padronização,liga e embarques de cafétambém será construído.

Cooxupé entrega novaestrutura de armazenagem

AssembleiaCerca de 2.000 coopera-

dos eram esperados paraa inauguração, uma vezque na manhã de sexta-feira a cooperativa realizouassembleia para prestarcontas do exercício encer-rado em 2010, ano emque a Cooxupé faturoucerca de R$ 1,8 bilhão, su-perando em 19,7% o exer-cício de 2009. O deputadofederal Aldo Rebelo(PCdoB), relator do novotexto que prevê mudançasno Código Florestal Brasi-leiro, esteve no eventopara debater este assuntocom os produtores. “A atu-al legislação penaliza o ho-mem do campo, principal-mente o pequeno produ-

tor, portanto, temos quetrabalhar para que o novoCódigo seja aprovado”, afir-mou o presidente da Coo-xupé, Carlos Paulino. Se-gundo ele, a legislaçãodeve dar suporte à ideia deque se pode produzir comeconomia e com uso detecnologia sem causar da-nos ao meio ambiente.

A Cooxupé é apontadacomo a maior cooperativado país no setor cafeeiro.Em 2010, recebeu5.157.453 sacas de caféarábica, o equivalente a14% da safra brasileira decafé arábica e 20% do to-tal de café produzido emMinas Gerais. Conta, atu-almente, com 11.952 co-operados e mantém equi-

pe de 1.980 colaborado-res a serviço de seus as-sociados.

A obra contempla: bate-ria de 20 silos para guar-dar 1.800 toneladas decafé a granel. Isso equi-vale a 30 mil sacas/unida-de. A soma dá 600 mil sa-cas; galpão de recebimen-to de café com quatro mo-egas e tombadores; con-junto de 20 silos para ar-mazenar 300 sacas cada;bloco de apoio com 1.000m² de construção: oficinamecânica e elétrica, refei-tórios e banheiros; porta-ria com balança, onde sãoretiradas amostras e é fei-ta a classificação dos lo-tes entregues pelos coo-perados.

ORANI JOÃO TEMPESTA

A cada ano, no dia 25de março a Igreja cele-bra, com solenidade, aAnunciação do Anjo à Vir-gem Maria e a Encarna-ção do Verbo de Deus noseio d’Aquela que é ben-dita entre todas as mu-lheres. Trata-se de umdia muito apropriado pararezarmos pelas voca-ções, pois este é o diaem que Maria deu o seuSIM integral à obra de sal-vação planejada porDeus e realizada por in-termédio d’Ela. É umaoportunidade de traba-lharmos pela cultura davida, pois é o dia em queo próprio Deus se fezhomem, a Vida Eterna sefez vida humana e emmuitos países se come-mora o Dia da Vida. É omomento de rezarmos eapoiarmos as grávidas eas mães, exaltando aMaternidade Divina. Pe-çamos a Nossa Senhoraque as proteja de todo omal, principalmente aque-las que trazem no ven-tre os seus filhos.

Na primeira leitura da Li-turgia da Anunciação doSenhor (Is 7,10-14;8,10)ouvimos o anúncio dogrande sinal do Amor deDeus pelos homens.Deus virá morar conos-co, profetiza Isaías, poiso filho que nascerá deuma virgem é o próprioFilho unigênito de Deusque vem ao encontro doshomens para salvá-los eintroduzi-los, como filhos,na intimidade divina. Anarrativa de São Lucasnos permite presenciar acena em que se desen-rola o cumprimento dogrande sinal. Deus anun-cia a Maria de Nazaré,por meio de um anjo, oseu desígnio de amorpelos homens, e pede aresposta de Nossa Se-nhora. O diálogo culmina-rá com o “faça-se” deMaria e a realização domistério da Encarnaçãodo Verbo de Deus.

Aparentemente nadamudou no mundo, con-tudo, o Cosmos acaboude ser transformado atéas suas raízes mais pro-fundas. O Universo “chei-ra a novo” como no diaem que surgiu do nadapela primeira vez. A En-carnação redentora doVerbo de Deus, que aca-ba de acontecer, é umanova Criação.

Este grande mistérioque contemplamos hoje,conduzido pela Liturgia aponto de nos ajoelhar-mos durante a profissãode fé, ao proclamar: “ese encarnou”, não pos-sui outra explicação,como o primeiro ato cria-dor, senão o amor infini-to de Deus. Deus nãodesiste do seu desígniode amor pelas criaturas,e entra no tempo dos ho-mens de um modo novoe inimaginável para nosintroduzir na sua eterni-dade bem-aventurada.

Nunca devemos noscansar de contemplar eagradecer o amor infinitocom que somos amadospor Deus, e devemosprocurar correspondercom a plenitude de en-trega, do modo que o feza Virgem Maria, Mãe deDeus e nossa mãe.

Na segunda leitura (Hb10,4-10), o Autor sagra-do nos apresenta a per-feita obediência de Jesus

O “sim” quetransforma

ao desígnio salvador doPai. As palavras que co-loca na boca do Senhor“Eis-me aqui: Eu venhopara fazer a tua vonta-de!”, são o resumo dasua vida redentora e acausa da nossa salva-ção.

Convém, por isso, nun-ca nos esquecermos deque a vontade de Deus,que é amor, só podeconter desígnios deamor, e, por isso, tudoo que vem de Deus émanifestação de seuamor para nosso bem efelicidade.

A obediência à vonta-de de Deus é o único ca-minho para chegar à ple-na realização e felicida-de; o único caminho paraser santo. Por isso, ja-mais pode ser vistacomo obstáculo para oexercício da própria liber-dade, autonomia e ma-turidade.

A liberdade é a capaci-dade de autodetermina-ção para alcançar o pró-prio bem. Mas o própriobem é precisamente avontade de Deus paranós. Por isso, a obedi-ência é sempre o plenoexercício da liberdade.

A resposta de amorcom que o homem e amulher correspondem aoamor paternal de Deusnão é outra coisa que aobediência. Não deve-mos confundir o amorcom a emoção ou senti-mento que costumaacompanhá-lo, mas quepode faltar e não seidentifica com ele.

As consequências queseguiram da resposta deMaria na Anunciação ja-mais poderiam ser so-nhadas pela imaginaçãohumana, nem sequer ada “Cheia de graça”.Aquele “faça-se” trans-formou o Universo, levouo tempo à sua plenitudee tornou o momento emque foi pronunciado ocentro de referência detoda a História humana.O passado e o futuro dahumanidade e da criaçãoficaram orientados emreferência a esse instan-te em que a eternidadede Deus penetra no tem-po humano e dá início àredenção salvadora emCristo.

O Senhor encarna parase unir de algum modo acada homem, tornando-se o seu caminho e com-panheiro na sua Igreja,até conduzi-lo à casa doPai.

Meditemos nessa sole-nidade da Anunciação doSenhor especialmente emcomo um “sim” a Deustem sempre consequên-cias inimagináveis para acriatura, e como é impor-tante saber discernir avontade de Deus a nos-so respeito nos aspectostranscendentes e nosmais comuns da nossavida. Não nos esqueça-mos de que muitas coi-sas grandes dependemde que nós vivamos comoDeus quer.

Peçamos hoje, pois, aNossa Senhora a graçade repetirmos, com osfatos, o “faça-se” que Eladisse no dia da Anuncia-ção.

—† Orani João Tempes-

ta, O. Cist., é arcebis-po metropolitano de SãoSebastião do Rio de Ja-neiro, RJ

Os Correios lançaramnovo edital de concursopúblico para o total de8.346 vagas e formaçãode cadastro de reservapara cargos de nível mé-dio em todo o país. Os car-gos são de atendente co-mercial (2.272 vagas), car-teiro (5.060) e operador detriagem e transbordo(1.014), com salário basede R$ 807,29. As inscriçõescomeçaram nesta quarta-feira, dia 23. Do total devagas, 20% são destina-das a portadores de defici-ência.

Este concurso invalida oanterior que foi revogadoem dezembro do ano pas-sado pelos Correios apósdisputa judicial – o Ministé-rio Público Federal (MPF)recomendou que o concur-so anterior fosse anuladopor conta do contrato coma organizadora Cesgranrionão ter sido feito por meiode licitação. Os Correiosdecidiram revogar a sele-ção e devolver as taxas deinscrição.

Assim, os candidatos quese inscreveram no concur-so anterior devem fazeruma nova inscrição para anova seleção. A taxa deinscrição é diferente da co-brada no concurso anteri-or, que tinha o valor de R$

Correios lançam novo edital de concurso30. Nesse novo concursoo valor é de R$ 32.

Quem se inscreveu noconcurso dos Correios quefoi cancelado em 2010deve pedir a devolução dataxa até o dia 11 de abril.Para isso, basta compare-cer a uma agência própriada estatal, das 9h às 17h,de segunda a sexta-feira,e das 9h às 13h aos sába-dos. Os valores variam deR$ 30 a R$ 60, de acordocom o cargo. É necessáriolevar documento oficial deidentidade com foto (omesmo utilizado na inscri-ção) e, se possível, o com-provante de inscrição. Emcaso de o candidato terfeito a inscrição pela inter-net, ele deve ainda infor-mar o número do CPF etambém da identidade. Sea inscrição foi feita pormeio de procuração, o can-didato deve apresentarcópia da procuração utiliza-da na inscrição, cópia dodocumento oficial de iden-tidade do procurador e ain-da o documento de identi-dade original do candidato.

Informações adicionaispodem ser obtidas pelaCentral de Atendimento dosCorreios, no telefone 0800-725-7282.

Para este novo concur-so, os Correios esclarecem

que a organizadora Cespe/UnB foi escolhida por meiode dispensa de licitação eo Ministério Público acom-panhou todos os proces-sos.

Inscrição paradois cargos

A aplicação das provasserá acompanhada pelaPolícia Federal, devido aogrande número de inscri-tos previsto – na seleçãoanulada foram 1.064.209inscrições para o total de6.565 vagas. De acordocom o Cespe/UnB, se aprova for realizada na par-te da manhã para um car-go e na parte da tardepara outra função, o can-didato pode se inscreverpara ambos, tendo assimque pagar por duas inscri-ções. Para atendente co-mercial e operador de tri-agem e transbordo a pro-va será no período damanhã e para carteiro, noperíodo da tarde. Portan-to, o candidato pode pres-tar o concurso para aten-dente comercial e carteiroou para operador de tria-gem e carteiro.

O candidato pode, tam-bém, optar por concorrera cargos em outro esta-do. De acordo com o edi-tal, o aprovado terá clas-sificação por cargo/ativida-

de/diretoria regional/locali-dade-base, de acordo coma sua opção no momentoda inscrição. Em caso denão existência de candida-to inscrito ou se não hou-ver candidato classificadoem uma ou mais localida-des-base de determinadaDiretoria Regional que te-nham vagas restantes,poderão ser convocadosos aprovados nas demaislocalidades-base da mes-ma Diretoria Regional,sempre obedecendo à or-dem de classificação noresultado final do concur-so público.

Como o concurso serárealizado no primeiro se-mestre, é possível que osaprovados comecem aser convocados ainda em2011.

Mais um concursoAinda para este ano, os

Correios devem lançar ou-tro edital para cargos denível superior para 796 va-gas de analistas de correi-os e 48 para profissionaisde medicina e segurançado trabalho (analista desaúde, auxiliar de enferma-gem do trabalho, enfer-meiro do trabalho, enge-nheiro de segurança dotrabalho, médico do traba-lho e técnico em seguran-ça do trabalho).

FOTO: BATISTA (COOXUPÉ)

O complexo se consolida como uma indústria moderna

Page 5: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-5

Despejo de esgoto em córrego continuaDos seis motores que deveriam tratar o esgoto na ETE Buenos Aires, cinco estão quebradosEm outubro do ano pas-

sado, moradores do bairroBuenos Aires e arredoreschamaram a EPTV parauma reportagem sobre omau cheiro proveniente daEstação de Tratamento deEsgoto (ETE) Nova SãoJosé, situada próxima aoposto de combustível naentrada do Distrito Indus-trial.

Na época, representan-tes da Prefeitura foram atéo local e garantiram, pormeio da Secretaria Munici-pal de Obras, que a partirde janeiro deste ano seri-am iniciadas obras no localpara minimizar o problema.

Entretanto, em visita aolocal na quinta-feira destasemana, a reportagem deGazeta constatou um pro-blema muito maior do queo mau cheiro exalado, queainda continua. Dos seismotores que deveriam fa-zer a aeração do esgotodoméstico, cinco estãoquebrados. O resultado dis-so, segundo um moradordo bairro que foi até o lo-

cal com a reportagem, éque quase a totalidade doesgoto está sendo despe-jado diretamente no Cór-rego dos Patos, que, porsua vez, desemboca no rioPardo. “Isso aqui é umavergonha para a cidade,um crime ao meio ambi-ente que deve ser denun-ciado”, disse.

O cenário é desolador.Dos três tanques existen-tes, somente um está comágua, os demais estão se-cos e abandonados, toma-dos pelo mato e com pe-quenas poças de águasuja, formadas pelas chu-vas. “Tem até mosquito dadengue por aqui. Até paracontrolar o mato que cres-ce ao redor dos tanques épreciso que um ou outromorador compre o mata-mato, porque nem isso aPrefeitura faz.”

Como deveriafuncionar

Uma estação de trata-mento convencional tem afinalidade de promover um

tratamento dos esgotosdomésticos, para que es-tejam em condições deserem lançados aos rios,riachos, lagos ou ao mar.

Os esgotos são encami-nhados à ETE onde, inicial-mente, são retiradas asimpurezas mais grosseiras(sólidos, gorduras e areia),para depois ser removidaa matéria orgânica comple-tando-se o tratamento,eventualmente, com a adi-ção de cloro, para queocorra a desinfecção daágua. Os efluentes são lan-çados, então, por umemissário ao seu destinofinal, com um elevado índi-ce de purificação.

Prejuízos ambientaisEspecialistas explicam

que a contaminação do riopelo esgoto afeta direta-mente a biodiversidade. Aágua fica rica em nutrien-tes e favorece a prolifera-ção de organismos queconsomem muito oxigênio.Com o aumento do núme-ro de seres vivos no rio, a

Local onde deveria ser o processo de decantação da água está tomado pelo mato

No outro tanque, o mesmo cenário: mato, sujeira e abandono

quantidade de oxigênio setorna insuficiente paramantê-los. Em consequên-cia, sobrevivem somenteos mais resistentes que,em geral, são organismoscausadores de doenças.

Além de coliformes fecais,gorduras e detergentes,outros poluentes se enqua-

dram na categoria esgoto.Lançado diretamente nocórrego e dele para o RioPardo, pode afetar o ecos-sistema local e influenciarna mortandade de peixes.Os efeitos podem repercutirna atividade pesqueira eturística da região, sem fa-lar na saúde pública, pois

é sabido que muitos orga-nismos aquáticos que sãoconsumidos pelo homemfuncionam como verdadei-ros “faxineiros”, alimentan-do-se da matéria orgânicapresente na água.

Prejuízos incalculáveispara o meio ambiente epara a saúde pública local.

REPORTAGEM

Sem tratamento, o esgoto está sendo despejado no Córrego dos Patos

Situação no Jardim São Bento não mudaNo dia 24 de janeiro, a

Gazeta do Rio Pardo vei-culou matéria sobre o des-caso com que o jardimSão Bento, que foi cons-truído há apenas trêsanos, tem sido tratado

pela administração pública:ruas intransitáveis, mato,iluminação precária, faltade bueiros. No dia seguin-te, a EPTV esteve no lo-cal para entrevistar osmoradores sobre os pro-

blemas relatados.Completados dois meses

da reclamação, de lá paracá nada mudou. As ruascontinuam sem condiçõesde tráfego, a fina camadade asfalto foi levada em-

Embora não pareça, a imagem é de uma das principais ruas de acesso ao bairro Com o passar do tempo, os buracos estão cada vez maiores e mais profundos

bora pelas chuvas, a iluma-ção é ruim, o mato estáalto e os buracos, cada vezmaiores e mais profundos.Moradores reclamam, in-clusive, do aparecimentode grande quantidade de

rãs nas casas.Cansados de reclamar,

esperam que as autorida-des se sensibilizem com oproblema vivido pelas fa-mílias, que se aventuramdiariamente numa difícil ca-

minhada para chegar atéo ponto de ônibus, ou queenfrentam os obstáculosencontrados no caminhocom o próprio carro. Tudopara exercer o direito deir e vir. REPORTAGEM

Page 6: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-6

Boa parte da população local, a exemplo do restante do país, está acima do peso ideal

Cresce procura por plano alimentar na cidadeGISELLE TORRES BIACO

Emagrecer parece ser apalavra mais dita atual-mente, tanto por homensquanto por mulheres. A di-eta virou parte da rotina demuita gente, até mesmodos que nunca tinham ex-perimentado a preocupa-ção com o corpo.

Além de melhorar o as-pecto físico, muitas pesso-as buscam mais qualidadede vida, já que a obesida-de passou a ser, atualmen-te, sinônimo de preocupa-ção com a saúde mundial.

Nos Estados Unidos, porexemplo, 61% da popula-ção está acima do peso.No Brasil, de acordo como Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística –IBGE, 49% da populaçãobrasileira com 20 anos oumais está com excesso depeso. Dos 20 aos 24 anos,as medianas de altura epeso do homem brasileirosão, respectivamente,1,73 m e 69,4 kg. Foramentrevistadas mais de 188mil pessoas de todas asidades, entre maio de 2008e maio de 2009.

Vários fatores contribuí-ram, com o passar dosanos, para esse quadro.Dentre eles, as pessoaspassaram a comprar maisprodutos que tendem aaumentar o sedentarismo,além de aumentar o con-sumo de alimentos docese industrializados. Apesarde terem maior poder aqui-sitivo, elas não são educa-das a ponto de saberemprevenir o problema daobesidade.

Em São Josédo Rio Pardo

“Somos duas nutricionis-tas e nossa agenda estálotada”, declara MarianaMarcili, da Unimed Rio Par-do. Ela afirma que cada vezmais os rio-pardenses pro-curam planos de alimenta-ção e reeducação alimen-tar. “Estamos com 40 pes-soas, mas, infelizmente,poucos aderem ao plano.”

A nutricionista explica queé muito difícil mudar o há-bito alimentar de uma pes-soa, e que muitas perma-necem no grupo duranteum mês e acabam desis-tindo. “Mudar o hábito dosmais velhos é difícil porqueé algo adquirido há muitotempo; das crianças, o pro-blema é a família, que mui-tas vezes não tem umaalimentação adequada e,sozinha, ela não consegueseguir o plano.”

De acordo com Mariana,o índice de pessoas acimado peso ou obesas temaumentado significativa-mente em São José do RioPardo. O vilão, segundoela, são os alimentos pron-tos. “Sem tempo para pre-parar o almoço, as pesso-

as procuram cada vez maispelos alimentos prontos.Chamamos esse fator deDieta Ocidental, que é ricaem carboidratos, gordurase açúcares, e pobre emfrutas, verduras e legu-mes.”

Entre outros, um méto-do de reabilitação e reedu-cação alimentar, em ativi-dade há 25 anos em SãoJosé, é a Meta Real, ondea pessoa aprende a comerde maneira correta e darao corpo a nutrição neces-sária. “Não nascemos commanual, hoje em dia esta-mos perdendo alguns há-bitos que eram passadosde pais para filhos”, decla-ra a orientadora Vicença Eli-zabete Flamínio Figueira.

Segundo Elizabete, o gru-po tem entre 20 e 30 pes-soas por mês, já que é fle-xível e de grande rotativi-dade. “A procura é muitogrande, as pessoas têm in-teresse em saber, o gordi-nho seleciona e sabe o queprecisa para emagrecer,mas é indisciplinado e quercontinuar com os hábitosde gordo. A pessoa queengorda possui um maurelacionamento com a co-mida e com suas emo-ções.” Ela cita como exem-plo a aluna Marilena Mac-ca, que deixou os remédi-os que tomava e emagre-ceu 34 quilos somente coma reeducação alimentar.

“Minha vida mudou”Durante um ano a pro-

fessora aposentada Marile-na Macca, 53 anos, fre-quentou o método de rea-bilitação e reeducação ali-mentar. Nesse período,aprendeu a se alimentar demaneira correta e diz quesua vida melhorou em tudo.“Logo na primeira reuniãopercebi o tanto que comiaerrado. A obesidade meprovocava dores no corpo,infecções nos pés, desâni-mo e cansaço. Sair de casaera um sacrifício! Tomavaremédios para emagrecer,tinha efeitos colaterais ter-ríveis e não conseguia per-der peso.”

O resultado de tanto es-forço, segundo ela, é umanova vida com 34 quilos amenos, elevada auto-esti-ma, muita energia e saúderecuperada. “Eu me gostomais, me sinto renovada,faço academia todos osdias e não aproveito asoportunidades para passe-ar com as amigas.”

Para Marilena, o grandevilão, e que se trabalhadocorretamente passa a sero grande aliado, é o emoci-onal. “Trabalhando o emo-cional começamos a pen-sar como magros, e nãomais como gordos.”

Os males dasdietas milagrosas

A cada dia surge uma di-

eta diferente, milagrosa,tentadora e perigosa. Elasprometem uma reduçãode peso muito grande numcurto espaço de tempo.Geralmente o resultado de-sejado acontece, mas étemporário e nada saudá-vel. Dietas desse tipo res-tringem algum tipo de nu-triente importante ou fa-zem com que apenas o lí-quido seja perdido, semcontar no efeito sanfona(emagrece-engorda), dei-xando a pele flácida e po-dendo acarretar problemascom estrias e celulites.

A solução, segundo pes-quisadores, parece mesmoser a reeducação alimen-tar, tarefa um tanto quan-to penosa para alguns, jáque os apelos das indústri-as alimentícias são gran-des.

Ao dar um passeio pelossupermercados é possívelse perder em meio às co-res, sabores, embalagenschamativas e propagandassedutoras. Em restauran-tes, bares e lanchonetes,as opções de lanches e pe-tiscos são quase irresistí-veis. Segundo a nutricionis-ta Mariana Marcili, deve-seter muita cautela no mo-mento das escolhas. “Osalimentos industrializados,congelados, enlatados eembutidos (presunto, mor-tadela, bacon, salsicha,hambúrguer, etc.) são ri-cos em sódio e gordura,além disso, possuem umacarga exagerada de coran-tes, conservantes e aro-matizantes, ingredientes al-tamente prejudiciais à saú-de. Se ingeridos em exces-so, podem causar inúme-ras doenças, dentre elas ascrônicas como obesidade,hipertensão, diabetes me-llitus tipo II, câncer, dentreoutras.”

A nutricionista explica que

é preciso ter cuidado como modo de preparo, já quefrituras, temperos industri-alizados e muito picantespodem acarretar os mes-mos malefícios. “É impor-tante dar preferência aosalimentos naturais, fres-cos, com pouco sal e gor-dura. Um exemplo é subs-tituir os queijos amarelos efritos pelos brancos, tem-perados com azeite de oli-va extravirgem, orégano echeiro verde; e o torres-mo por peixe grelhado ouassado.”

O poder damastigação

A nutricionista explica queo organismo humano pos-sui um mecanismo defome e saciedade, comação estimulante ou inibi-tória do apetite. Este sis-tema é controlado pelo cé-rebro por meio de impul-sos gerados por neurôniose hormônios, localizados aolongo do tratogastriintesti-nal (tubo digestivo forma-do pela boca, estômago,intestino fino, intestinogrosso e ânus), também,em outros órgãos e glân-dulas. “São vários os estí-mulos externos capazes demodular a fome, dentreeles, a quantidade e a qua-lidade da mastigação.Quanto mais vezes esteprocesso mecânico é reali-zado, mais rápido o cére-bro é estimulado para inibiro apetite. Comer devagare mastigar de maneiraadequada promove a sa-ciedade prévia, previne aingestão excessiva de ali-mentos e a obesidade.”

Quando, durante as re-feições, se distrai com al-guma outra atividade,como por exemplo, assis-tir à televisão, ocorre alte-ração da percepção da sa-ciedade. Maior quantidadede alimento é ingerido,leva-se o talher à boca commais frequência, a masti-gação é deficiente e, mes-mo com o impulso inibidordo apetite, o organismodemora a se sentir sacia-do. “A dica é sentar-se àmesa, observar o prato, ascores e os formatos dosalimentos, sentir os aromase só depois iniciar a inges-tão, mastigando pelo me-nos vinte vezes.”

Café da manhãO desjejum é a primeira

refeição do dia, responsá-vel por tirar o corpo do es-tado de jejum prolongadoe suprir as necessidadesnutricionais do organismo,repondo as perdas notur-

nas e ofertando energiapara iniciar as atividades dodia, as quais exigem maio-res demandas.

E mais: o consumo re-gular do café da manhãestá intimamente relacio-nado com a prevenção daobesidade, uma vez quediminui a fome excessivadurante as demais refei-ções e ajuda a controlar avontade de ingerir alimen-tos altamente calóricos.Também reduz os riscos dedesenvolvimento de doen-ças crônicas não transmis-síveis, além de colaborarcom o melhor rendimentofísico e intelectual da pes-soa, como a capacidade deconcentração e habilidadede resolver problemas aolongo do dia.

“O café da manhã deveestar inserido no hábito ali-mentar, principalmente decrianças e adolescentes emfase escolar, trabalhado-res, praticantes de ativida-de física e idosos, mastambém de todos os indi-víduos que buscam umestilo de vida mais saudá-vel”, revela a nutricionista.

Mariana dá dicas de umcafé da manhã equilibrado

e balanceado: Pão integralqueijo branco,suco de fru-tas natural, salada de fru-tas ou a própria fruta. Aescolha deve ser variadae bastante colorida.

Um lanchinho faz mal?

Geralmente, somosatraídos pelos lanchesmais calóricos e carentesde nutrientes essenciaispara o organismo, o queacarreta desequilíbrio.Mas para quem não con-segue ficar muito tempolonge desta verdadeiraguloseima, Mariana suge-re um lanche preparadocom pão integral, muitasalada de folhas verdes,legumes crus (cenoura,beterraba) e uma fontede proteína (queijo ouembutido, ou carne nogeral ou o ovo). Evitemaionese, catupiry, ba-con, batata palha, poissão muito calóricos. “Valelembrar que não é só aqualidade do alimentoque deve ser preconiza-da, mas também a quan-tidade ingerida e, destaforma, manter uma vidamais saudável.”

DIVULGAÇÃO

Marilena, um ano depois, 34 quilos mais magra

DepoisDepoisDepoisDepoisDepois

A professora Marilena no dia em que iniciou o métodode reabilitação e reeducação alimentar

Page 7: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-7

Homem agressivo põe fogo na própria casaNo início da noite de ter-

ça-feira, 22 de março,M.R.M., 31, morador dobairro Santo Antônio,ateou fogo na própria re-sidência e agrediu suaamásia V.G., 26. Alterado,fugiu do local logo depoisdo ocorrido.

O fogo causou danosmateriais na casa, quei-mando todos os móveis de

Veículo descontrola-do fere duas pessoasNa tarde de 19 de mar-

ço, R.Z.F.P., 27, conduziaseu veículo Ford Rural Wi-llys verde, ano 68, pela ruaReinaldo Giovanelli no sen-tido centro-bairro João deOliveira Machado, e ao en-trar na rua Ricardo M. Go-goy o veículo perdeu amarcha, voltando o traje-to em marcha a ré. Os frei-os foram acionados e nãofuncionaram, e ao desfa-zer uma curva, o motoris-ta e a carona R. foram ar-remessados para fora dacaminhonete.

As vítimas foram socorri-das por populares ao pron-to socorro, onde R. perma-neceu em observação, jáque apresentava escoria-ções nas costas, corte nacabeça e sangramento noouvido esquerdo. O moto-rista também apresentavaescoriações nas costas.

Perdeu o controleTambém no dia 19, pela

manhã, D.H.S., 23, trafe-gava com a moto CBX-250preta ano 2006 nas proxi-midades da praça Jusceli-no Kubitschek, na Vila Bra-sil, quando perdeu o con-trole e colidiu com um pos-te de iluminação pública. D.disse à Polícia que haviapego a moto de seu irmãoescondida. Ele foi levadopela ambulância ao prontosocorro, onde ficou emobservação para posterior-mente passar por procedi-mento cirúrgico.

Não viu a motoNa tarde do dia 19, A.P.,

66, dirigia um Gol amareloano 2006 e, ao entrar naavenida Perimetral, nasproximidades do bairro Far-tura, disse que olhou paraa esquerda e não viu ne-nhum veículo, acabandopor colidir-se com a motoSuzuki amarela, ano 2010,conduzida por F.P., 34. Omotoqueiro informou que oveículo entrou na avenidae não foi possível evitar acolisão. F.P. recebeu os pri-meiros socorros no local,sendo imobilizado e levadoao pronto socorro. O con-dutor disse que sentir for-tes dores no peito, joelhoe mãos, possivelmentefraturadas.

Tráfico naVila Maschietto

Em razão de denúncia detráfico de drogas na ruadas Palmas com rua dasVioletas, bem como nasproximidades, no início danoite de 22 de março aPolícia Militar passou a ob-servar o local e notou queW.L.M.S., 23, estava sen-

O fogo atingiu todos os móveis de um dos cômodos da casa

tado em frente a uma re-sidência da rua das Viole-tas. Pessoas conhecidascomo usuários de drogaschegavam até ele, entre-gavam algo e ele pegavaalguma coisa pela frestado portão, devolvendo aosusuários.

Outra viatura tentouabordar sem êxito algu-mas pessoas que estive-ram com W.L., até queconseguiram abordarR.A.L.S., 21, e localizaramdentro de seu nariz umapedra de crack. Tambémfoi abordado W.L., quehavia entregue algo a R.A.momentos antes, sendoencontrado com ele aquantia de R$ 100 emvárias notas de R$ 10 eR$ 15.

A proprietária da casaonde W.L. estava,M.S.Q., 58, autorizou aentrada da Polícia na resi-dência para efetuar bus-cas, mas o usuário de dro-gas P.D.Q., 53, demoroua abrir o portão e saiu cor-rendo pelo quintal, retor-nando momentos depois.No interior da casa, a P.M.só encontrou plásticos emgrande quantidade paraembalar drogas.

W.L. não quis declararnada e R.A. disse quecomprou a droga por R$10 de um garoto de bici-cleta na rua das Palmas.Após o registro de B.O.na Delegacia, as partes fo-ram liberadas.

Tráfico noNatal Merli

A Força Tática em pa-trulhamento recebeu, nodia 19 à tarde, a informa-ção de que M.H.M.C., 18,R.C.L., 22, e L.P.S., 20,estavam realizando tráfi-co de drogas no bairroNatal Merli, nas proximida-des da rua Dante Angeli-ni. A PM foi ao local e sedeparou com as partesdenunciadas sob uma ár-vore; e iniciou busca pes-soal, entretanto, com elesforam encontrados ape-nas R$ 125, sendo que R$14 estavam com M.H., R$80 com R.C. e R$ 29 comL.P. No local foram locali-zados 10 papelotes de co-caína, mas as partes ale-garam que a droga nãolhes pertencia e que eramdependentes químicos.

Tráfico no Buenos Aires

Conforme denúncia anô-nima, a P.M. foi informa-da de que no bairro Bue-nos Aires, rua Ricardo Pos-sebon, quatro indivíduosrealizavam tráfico e bus-cavam a droga no mato.Em abordagem, a P.M.

encontrou com M.S.N.,16, a quantia de R$ 80 ecom outro indivíduo, R$ 40.Ao averiguar na mata fo-ram encontrados vários ti-pos de drogas: 0,42g decocaína, 0,16g de maco-nha e 0,01g de crack. Foisolicitado apoio e, quandoeste chegou, os indivíduosnão mais estavam no lo-cal, sendo que somente M.foi abordado pelas demaisviaturas, sem o dinheiro ejá com outras vestes. APolícia se deslocou até acasa do suspeito e seu avôautorizou a entrada. Noquarto de M. foram encon-trados R$ 413, dinheiro quetem sua origem desconhe-cida pelo avô, que informouque o neto não trabalha.Na Delegacia o menor foiliberado.

Casos de agressãocontra mulher

Na noite de 19 de mar-ço, a moradora da Vila Pe-reira D.P.O., 18, disse quese desentendeu com seumarido B.H.S.S., 21, pormotivos familiares e que,durante a discussão, foiagredida com puxões decabelo e um chute na bar-riga. D.P.O., 15, disse quepresenciou quando suairmã foi agredida pelo seucunhado e, ao tentar apa-ziguar, B.H. mandou queela calasse a boca e a agre-diu com uma cabeçada norosto. B.H. informou quedurante o desentendimen-to com sua esposa, troca-ram agressões físicas (em-purrões) e que, quando suacunhada interferiu, se de-fendeu com um empurrão,mas que em momento al-gum chegou a agredi-la.Quanto à sua esposa, dis-se que apenas a empur-rou porque ela pegou umafaca.

Agrediu a mulhergrávida

- Na mesma noite, ou-tro caso de agressão à mu-lher. M.C.F., 29, contou àPolícia que seu maridoM.O., 36, chegou emcasa, no Vale do Reden-tor, embriagado e começoua quebrar tudo, agredindo-a com empurrões e socos.Devido às agressões, M.C., que está grávida de oitomeses, bateu com a barri-ga na pia da cozinha. M.O.se recusou a dar declara-ções.

Perseguição acabaem acidente

Na noite de 19 de mar-ço, a Polícia Militar se de-parou com a moto CBX-250 preta, ano 2005, nasproximidades do posto decombustível Centro Rio. Ao

notar a viatura, o condu-tor empreendeu fuga e foiacompanhado pela Polícia,que notou na mão do ga-rupa um capuz de cor pre-ta. Após a moto trafegarpor várias ruas do centro,acabou seguindo em con-tramão pela avenida 9 deJulho. Próximo à Vila Mas-chietto, a viatura perdeu ossuspeitos de vista.

Em contínuo patrulha-mento, a PM avistou amoto suspeita no bairroSanto Antônio, nas proxi-midades da Ponte Nova.Foi feito cerco policial comapoio da equipe Rocam eForça Tática, e a persegui-ção prosseguiu, sendo no-tado o momento em quefoi arremessado um obje-to escuro.

Quando transitava pelarua Dr. José Rodolfo Nu-nes, o condutor da mototentou virar na esquina darua Ferrúcio Tolesi, masacabou colidindo com oveículo Honda Civic cinza,ano 1993, que bateu emum muro. No acidente, aspartes M.F.C., 25, e E.N.D.,23, ocupantes da moto,sofreram lesões e foramsocorridos pela ambulância.

Os policiais retornaram aolocal onde o objeto foi ar-remessado, e encontraramum simulacro de pistolaenrolado em um capuz decor preta.

O motorista do Civic,M.A.B.S.S., 31, disse queestava indo para sua casaapós sair da igreja com suafamília, quando foi surpre-endido pela moto em altavelocidade.

Moto suspeitaNa tarde de 21 de mar-

ço, na estrada de acessoao condomínio Santa Mar-ta, a PM estava em patru-lhamento com vistas a umfurto de veículo ocorrido naárea central, quando avis-tou a moto CG-150 verme-lha em atitude suspeita. Aspartes B.S.C., 26, e A.R.S.,21, foram abordadas enada de ilícito foi encontra-do. Entretanto, ao averi-guar os documentos damoto, ficou constatado queo chassi estava pinado(adulterado) e o lacre, rom-pido. Em pesquisa, a PMconstatou que a placa erade outra moto Yamaha decor preta.

B. disse que havia com-prado a moto do garupa,A., que nada declarou. O

condutor não possuíaC.N.H. e apresentou umanota de venda em leilão28879, da empresa Suma-ré Leilões.

Ameaçou a mãeNa manhã de 20 de mar-

ço, no Jardim São Bento,M.S.S., 45, disse que es-tava cuidando de seu neto,pois a filha V.S.S., 22, ha-via pernoitado fora de casa.Ao notar uma atitude es-tranha do neto, foi falarcom a filha que se descon-trolou, vindo a xingar amãe e tentando cortar ospulsos para acusá-la. V. di-zia que iria até a “biqueira”para comprar uma arma ematar a mãe, caso ela lhetirasse o filho. A jovem senegou a prestar declaraçãoà Polícia, contudo, a ocor-rência foi registrada.

Ameaçou o cunhadoNo dia 21, pela manhã,

na Vila Formosa, C.G., 39,estava em seu local de tra-balho quando L.A.M., 31,o chamou e o ameaçou,dizendo que iria pegá-lo,bem como o seu filho, casotransitasse próximo à suacasa. C. disse que o de-sentendimento se deu nodia anterior, quando inter-veio para apaziguar umadiscussão envolvendo suaesposa, e que L. ameaçouatear fogo na casa e noveículo dele. L. é cunhadode C. e não quis se mani-festar sobre o fato.

Levou pauladada avó

Na noite de 22 de mar-ço, no sítio Santa Maria doRio Pardo, M.L.O.D., 71,contou que seu neto,J.W.D.B, 19, é usuário dedrogas e estava agressivopor motivo insignificante(segundo ela, porque osuco havia acabado), epassou a jogar objetos con-tra a avó. Para se defen-der, M.L. pegou um peda-ço de pau e bateu com oobjeto no neto, causandolesão em seu braço esquer-do. Ela disse que esta situ-ação acontece constante-mente e que não aguentamais. Disse, também, quedeseja ver seu neto presocom base na lei Maria daPenha.

Levou facadada amásia

O fato aconteceu na noi-te de 23 de março, na rua

um dos cômodos, comotelevisão, videogame, sofáe cômoda, além de alcan-çar o forro.

Quando a Polícia Militarchegou ao local, as cha-mas já haviam sido con-troladas por populares.Acionado, o Corpo deBombeiros de Mococa to-mou providências comoorientar para que V.G.

não permanecesse no lo-cal naquela noite.

M., por sua vez, foi loca-lizado em um bar e condu-zido com a amásia ao plan-tão policial, na Delegacia dePolícia. O indivíduo estavasem condições de dar de-clarações e bastanteagressivo, tendo sido ne-cessário o uso de força fí-sica para algemá-lo.

Na madrugada de do-mingo, 20 de março, umfuncionário do Grêmio Nes-tlé pediu a presença de po-liciais no local, para conterum garçom enfurecido. Osolicitante, que é funcioná-rio do clube, disse que umrapaz que trabalhavacomo garçom em um bu-ffet e que prestava servi-ços ao clube, começou abeber em serviço e a darescândalo perto dos con-vidados da festa. Ao seradvertido pelo gerente, L.começou a quebrar ospratos, copos e deu umchute em uma porta de

N O T A S P O L I C I A I S

Garçom bebe em serviço e tumultua festavidro que se quebrou. Orapaz acabou ferido pelosestilhaços, cortando o tor-nozelo.

L., mais calmo, sentou-se próximo à portaria masao notar a chegada da PM,voltou a ficar alterado epediu para ligar para suamãe em Mogi Guaçu. Opolicial notou que o rapazestava ensanguentado etinha um profundo corte nopé direito. Foi solicitada umaambulância para levá-lo aopronto socorro, mas devi-do ao estado do garçom,os policiais optaram porlevá-lo na viatura.

Ao chegar ao pronto so-corro, nova confusão.O.L.B., 60, disse queL.G.S., 23, chegou total-mente alterado, gritandopalavras de baixo calão.Enquanto a atendente ela-borava ficha para o aten-dimento, L. desferiu umchute nas costas de umpolicial. Em seguida, deitou-se no chão e recusou oatendimento, levantando-se em seguida e se deba-tendo contra a parede, ten-do que ser contido pelospoliciais, que tiveram queusar força moderada paraisso.

Carlos Botelho, centro dacidade. A.M.G.S., 24, fa-lou que seu amásio J.R.S.,19, é usuário de crack eque depois de fazer usoem companhia dois indiví-duos, “Zoinho” e “José”,passou a agredi-la comchutes e socos. Para sedefender, A.M. pegou umafaca de cozinha.

A Polícia Militar dirigiu-seao local e encontrou A.M.sentada na calçada, emfrente à sua residência, ain-da com a faca na mão,mas acatou a ordem dospoliciais em largar o obje-to. J. disse que usava dro-ga com sua amásia, mo-mento em que ela se ar-mou com a faca e desfe-riu um golpe de raspão noseu braço esquerdo, e quepassou a agredi-la para sedefender.

Roubo na escolaR.P.F., 45, contou à Polí-

cia que na tarde do dia 23uma pessoa desconhecidaentrou na escola StellaMaris Barbosa Catalano(bairro Carlos Cassucci),onde ela é diretora, e sub-traiu de uma sala umamáquina fotográfica Kodakdigital, de patrimônio públi-co. E da cozinha foi furta-da uma batedeira.

Porte de drogas e deso-bediência judicial

Na madrugada de 25 demarço, uma viatura policialavistou dois indivíduos emuma moto CG-125 verde,ano 2000, e realizou abor-dagem na rua FranciscoGlicério, centro. Ao perce-ber que seria abordado,O.D.C.L., 19, colocou algona boca e foi orientado ajogar no solo. A P.M. cons-tatou ser um papelote decocaína que, segundoO.D., havia sido compra-do para uso próprio, depessoa desconhecida, napraça XV de Novembro.

Ao solicitar documentosa M.F.D., 28, condutor damoto, o mesmo declarouque não era habilitado, etrazia consigo uma cópia deordem judicial que determi-nava cumprimento depena em prisão domiciliar,pela Vara Civil e Criminal daComarca de Campestre.

Pela desobediência judi-cial, pelo motorista não serhabilitado e o passageiroportar droga, os indivíduosforam apresentados naDelegacia de polícia.

Page 8: Gazeta do Rio Pardo 2537

A-8 - 26 de março de 2011

Praça Barão: projeto está quase prontoProposta elaborada pela Unicamp foi apresentada nesta semana à ONG “Amigos da Praça”

A ONG “Amigos da Pra-ça” recebeu na quinta-fei-ra desta semana, 24, avisita dos arquitetos daCoordenadoria de Proje-tos da Unicamp, que vie-ram apresentar o estudopreliminar do projeto deremodelação arquitetônicada Praça Barão do Rio

Obras a serem realizadas na praça prevêem implantação de áreas para lazer e práticas de atividades

Branco (Mercado).O projeto é resultado

de trabalho da ONG que,desde sua fundação, tembuscado melhoria para olocal, o que incluiu, no iní-cio das ações, até mes-mo varrição da praça, oque era feito por mora-dores das imediações.

Por meio de contatosfeitos pelos associadoscom técnicos da Uni-camp, chegou-se a con-vênio, firmado entre a uni-versidade e a Prefeitura,para o estudo de preser-vação da praça.

“Para a ONG ‘Amigos daPraça’ o trabalho apre-sentado preencheu todas

as expectativas e nós, as-sociados, estamos muitoentusiasmados”, comen-ta a presidente da ONGBeth Torres. Ela explicaque essa é a segundaetapa dos trabalhos,quando são analisadas aspropostas sugeridas pelacoordenadoria visando arequalificação daquele lo-gradouro.

Esta requalificação, aque se refere a presiden-te da ONG, consiste naexecução de um projetoque permita a reformula-ção da área, sem tirardela as características es-senciais, acrescentando,entretanto, opções de la-

zer e entretenimento paraa população. “Com isso,vamos tornar a praça umnovo ambiente, instalan-do novos bancos, coloca-dos equipamentos paraatividades físicas, para la-zer das pessoas, enfim,fazendo deste lugar umverdadeiro centro de con-vivência”, afirma Beth.

A expectativa é de quea apresentação do proje-to final ocorra daqui a doismeses. “É como se nos-so sonho começasse a setornar realidade. Tivemosmuitos percalços até che-garmos a esse estágio doprojeto e não vemos ahora de colocá-lo em prá-tica. Nossa cidade ganha-rá uma praça que será re-

ferência em urbanismo,respeitando todos os re-quisitos para um futurotombamento, inclusiveajudando a preservar oantigo Mercado Municipal”,conclui.

O projeto preliminar derequalificação, elaboradoa partir de sugestões daONG com orientações doCondephac e já aprova-do pela Prefeitura, foiapresentado pelos arqui-tetos Antonio Luís Cas-tellano (supervisor da Co-ordenadoria), e Waldir Vi-lalva Dezan (arquiteto daCoordenadoria), duranteencontro com a presi-dente da ONG Beth Tor-res Junqueira de Andra-de e as diretoras Maria

Isabel Andreoli e Terezi-nha Artuso.

Outras praçasO convênio entre Prefei-

tura e a Unicamp, cele-brado no ano passado,após contato da ONG“Amigos da Praça” com ainstituição, prevê a elabo-ração de outros projetosde praças em mais qua-tro áreas do município,dentre as quais, restau-ração e adequação doprédio da antiga EstaçãoFerroviária do bairro Pau-la Lima e entorno.

Por meio de sua asses-soria de imprensa, a Pre-feitura informa que nãohá, ainda, recursos dispo-níveis para as obras.

Projeto apresentado nesta semana prevê várias melhorias na praça do Mercado

REPRODUÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 9: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 DE MARÇO DE 2011 - Pág. A- 9

Novo Uno se apresenta na versão SportingO motor é o ponto fraco mas o modelo ganhou visual, agressivo, sem exageros

RORDIGO LARA / UOLCARROS - GUSTAVO ZUCCHI

CARROS

FOTOS: MURILO GÓES

UOL

Num mercado que privi-legia o “parecer” em detri-mento do “ser”, o Fiat UnoSporting se destaca. Apre-sentado oficialmente paraa imprensa automotiva nasexta-feira (18), o com-pacto da marca italianaoferece algo mais além dostradicionais adesivos, saiase outros apêndices espor-tivos, típicos das tais ver-sões “esportivadas” quetransitam pelas vias brasi-leiras. Sim, falamos de al-terações mecânicas.

Cara de bravoComecemos pelo visual.

De início, chamam a aten-ção os apêndices aerodinâ-micos presentes nos para-choques dianteiros e trasei-ros e o grande adesivo coma inscrição “Sporting”, quetoma a porção inferior dalateral do veículo. Os con-juntos ópticos dianteiro etraseiro também são dife-rentes dos vistos nas ou-tras versões do Uno: nafrente, têm uma máscaranegra; atrás, acabamentofumê.

Spoiler na tampa do por-ta-malas, rodas aro 15 po-legadas — com pneus nasmedidas 185/60 —, pintu-ra em preto nas bordas dascaixas de roda e nas colu-nas das portas e ponteirade escapamento dupla

completam as mudançasno visual externo. Por den-tro, o Uno Sporting ganhounovo revestimento nosbancos, que têm um bor-dado com o nome da ver-são, instrumentos comnova grafia e iluminaçãoem vermelho, computadorde bordo (inédito nas de-mais versões do Uno) evolante de couro.

O pacote deixou o carrocom um visual interessan-te, que pode ser definidocomo agressivo, mas semexageros.

Apetite por curvasA grande alteração para

a versão Sporting, entre-tanto, não diz respeito aovisual. No início desse tex-to falamos sobre alteraçõesmecânicas. Infelizmente aFiat não dotou esse Unode um propulsor maior. Ficaem cena o Fire 1.4 Evo,que rende 88 cavalos cometanol e 85 cavalos comgasolina, e gera torque12,5 kgfm com o combus-tível derivado de cana e12,4 kgfm com o derivadode petróleo.

A fabricante, entretanto,instalou no Uno Sportinguma suspensão mais fir-me. O upgrade contem-plou a carga das molas,que ficaram mais rígidas.Os amortecedores foramrecalibrados, a dianteiraganhou uma barra estabili-zadora de maior diâmetroe a suspensão do eixo tra-seiro teve sua rigidez torci-onal aumentada.

Os já citados pneus 185/60 R15 e os 20 milímetrosa menos de altura comple-tam as melhorias mecâni-cas do modelo. Se não tor-nam o Uno um devoradorde asfalto, pelo menostransmitem mais seguran-ça ao motorista e melho-ram o comportamento di-nâmico do carro.

Ponto para a FiatConsiderando os rivais

mais diretos, é possívelafirmar que o Uno joga notime dos modelos commelhor acabamento do seusegmento. Pequenos deta-lhes já surpreendiam nasprimeiras versões, como opainel bem arranjado e aboa qualidade dos plásti-cos. Na versão Sporting opadrão foi seguido e am-pliado. Nada mais justo:trata-se da versão maiscara do modelo.

A cabine acomoda bemos ocupantes, principal-mente os da frente, queem nenhum momentopassam por aperto. A po-sição de dirigir é correta,a visibilidade se aproveitada vasta área envidraça-da e o volante do Spor-ting, revestido de couro,possui boa empunhadura.O Uno não é um carroque cansa.

Nos primeiros metros dotest-drive, realizado pelasruas da zona oeste de SãoPaulo, já foi possível notaro comportamento mais fir-me da suspensão. Não éalgo que incomodará quem

enfrenta os comuns des-níveis, imperfeições e bu-racos do asfalto brasilei-ro. Entretanto, o Sportingpossui um rodar mais ás-pero que as demais ver-sões da linha Uno.

Mesmo não atingindovelocidades mais altas, foipossível ter um aperitivodo que a suspensão maisfirme é capaz de fazerem curvas. E ela não de-cepciona. O comporta-mento do Uno Sporting éneutro e, com a ajudados pneus maiores e maislargos, faz o pequeno car-ro manter uma trajetóriaescolhida pelo motorista,sem oscilar ou dar qual-quer tipo de susto. Pontopara a Fiat.

Já o motor é mesmo o

ponto fraco do modelo. O 1.4peca em potência em rela-ção a concorrentes diretos.Os 88 cv com etanol não sãopáreo, por exemplo, para os105 cv do 1.4 Econoflex daChevrolet. Falta elasticidadeao bloco da Fiat e suas ar-rancadas são tudo, menos“esportivas”.

Se falta de força é um pe-cado em um carro tão bemacertado e gostoso de dirigir— o motor 1.6 16V E-torqfaria maravilhas nesse com-pacto —, o Uno Sporting pelomenos quebra com o para-digma de que os “esportiva-dos” somente são dotadosde adições estéticas. E tal-vez ajude a mudar o estere-ótipo desse tipo de modelo,levando-os mais para o “ser”do que para o “parecer”.

Confira a tabela depreços da linha Uno

* Vivace 1.0 Flex 2portas – R$ 26.490

Vivace 1.0 Flex 4 por-tas – R$ 28.140

* Way 1.0 Flex 2 por-tas – R$ 27.670

* Way 1.0 Flex 4 por-tas – R$ 29.320

* Attractive 1.4 Flex 2portas – R$ 29.840

* Attractive 1.4 Flex 4portas – R$ 31.670

* Way 1.4 Flex 2 por-tas – R$ 30.650

* Way 1.4 Flex 4 por-tas – R$ 32.480

* Sporting 1.4 Flex 2portas – R$ 32.170

* Sporting 1.4 Flex 4portas – R$ 33.970

DIVULGAÇÃO

Page 10: Gazeta do Rio Pardo 2537

A- 10- 26 de março de 2011

Avenida Brasil, 1050 Tel.:(19) 3608-8066São José do Rio Pardo-SP

www.gartenlocadora.com.br

SUA MELHOR OPÇÃO EMLOCAÇÃO DE VEÍCULOS !

RADARPor: Augusto PaladinoFotos: Divulgação

Versão invocadaA Mercedes-Benz finalmente apresentou a versão mais

“nervosa” do Classe C Cupê. O C63 AMG cupê coloca amarca de vez na briga com o BMW M3. Assim como orestante da linha, o carro é equipado com o poderosoV8 de 6.3 litros que entrega 451 cv e 61,1 kgfm. Ocâmbio é automatizado de dupla embreagem e setemarchas. O carro chega aos 100 km/h saindo do zeroem 4,5 segundos, com velocidade máxima limitada ele-tronicamente aos 250 km/h. O modelo ainda pode re-ceber o kit AMG Performance, que eleva a potênciapara 487 cv. O esportivo custará 72.590 euros na Euro-pa, o equivalente a R$ 171.500.

Assim seráA Chevrolet mostrará o conceito

Colorado Show Truck no próximoSalão de Bangkok, na Talândia. Odesenho do modelo, que já estápróximo da versão final, deve influ-enciar a próxima pick-up da marcano Brasil. O design segue seus re-centes lançamentos, com a gradefrontal enorme e a gravata doura-da ao centro. O conceito é equipa-do com um motor 2.8 turbo-diesele câmbio manual, mas sabe-se quea Colorado também terá opção deum automático, além de cabine sim-ples ou dupla.

Chucrutes com bananaA BMW estuda com apreço a construção de uma

fábrica no Brasil. A decisão é baseada nos recordes devendas de modelos da marca na América Latina e Cari-be. O Brasil é um dos candidatos mais fortes a receberas novas instalações, após fechar o ano de 2010 comoo quarto maior mercado de automóveis do mundo. Outrofator positivo é o fato de que a BMW cresceu 55% nomercado nacional somente no ano passado.

Herói da resistênciaApós confirmar o encerramento da produção do Lan-

cer Evolution, a Mitsubishi resolveu ceder aos apelosdos entusiastas do modelo e confirmou o desenvolvi-mento da décima primeira geração do esportivo. Noentanto o novo Evolution vai trazer novidades como aadoção de motorizações “verdes”. O novo carro prova-velmente virá com um motor a diesel acoplado a outroelétrico e vai manter o forte desempenho pelo qual ficouconhecido em todo o mundo.

Baby PorscheA Porsche confirmou a produção do Cajun na fábrica

da marca em Leipzig, no Leste da Alemanha. O maisnovo utilitário da marca será situado abaixo do Cayenneem preços, motores e tamanho, e representa a entra-da da Porsche em no segmento de SUVs compactos. Ofoco do modelo é atrair compradores mais jovens paraa Porsche.

Invasão chinesaA BYD será o primeiro fabricante chinês a conseguir

entrar no mercado americano. O estado da Califórnia játem algumas unidades do sedã híbrido plug-in F3DM –uma espécie de cópia da primeira fase da atual geraçãodo Toyota Corolla – rodando nas mãos de autoridadesde Los Angeles. A estratégia da BYD é divulgar o nomeda marca antes de iniciar as vendas, previstas para oinício de 2012. O foco da marca oriental é na produçãode carros elétricos e modelos supereconômicos movi-dos a gás. O preço do F3DM para o público é estimadoem 22 mil dólares, cerca de R$ 36,6 mil.

Agora vai?A Cadillac não desistiu do mercado europeu. A fabri-

cante americana pretende lançar no continente doismodelos baseados no sedã grande conceitual XTS. Odesign dos modelos teve os cantos e vincos suaviza-dos, para agradar mais o consumidor europeu, além dointerior com qualidade aprimorada em relação aos mo-delos vendidos nos Estados Unidos. O XTS europeudeve se situar num segmento acima do cupê CTS jávendido por lá, enquanto o segundo modelo fica nacategoria logo abaixo. O problema é que a marca aindanão tem planos para oferecer motores a diesel, muitoapreciados na Europa.

Séries em sérieA Land Rover apresentou duas novidades para o

mercado brasileiro. A primeira é o Discovery 4 Black &White, que terá 100 unidades vendidas nas cores Pre-to Santorini ou Branco Fuji. O carro recebeu bancosem couro com cores exclusivas, além de painel e vo-lante com costura em tons contrastantes. Todas oscarros vendidos aqui serão equipados com o motor

turbo diesel 3.0 V6. A outra é o Freelander 2 LimitedEdition. O menor SUV da marca inglesa ganhou maisluxo e sofisticação com um novo acabamento internocom bancos de couro e teto solar duplo. A marcapede R$ 239.900 pelo Discovery Black & White e R$132 mil por cada uma das 300 unidades do FreelanderLimited Edition.

Na linha de montagemO Golf Cabriolet já começou a ser produzido na fábri-

ca da Volkswagen em Osnabrück, Noroeste da Alema-nha. O modelo utiliza a base do Golf duas portas etraz de volta o conversível produzido até 2002, aindasobre a terceira geração do modelo. O novo carro traz

teto em lona com acionamento eletro-hidráulico queleva apenas 9,5 segundos para se abrir ou fechar. Ocupê conversível Eos não deve ser ameaçado peloGolf Cabriolet, já que tem um apelo mais esportivo eteto rígido.

Page 11: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-11

Duelo de japonesas: Ninja 650R e XJ6FAmbas seguem a tendência atual: fáceis de pilotar, usáveis no dia-a-dia e encaram viagens

ARTHUR CALDEIRA

INFOMOTO

FOTOS: DONI CASTILHO

Ciclística espartana, de-sign atual e carenagem in-tegral para dar um toquede esportividade e garan-tir conforto para os moto-ciclistas que querem pegara estrada. Completando areceita um motor com acapacidade cúbica da vezno mercado brasileiro:600cc. Assim podem serresumidas a YamahaXJ6F, apresentada ao Bra-sil no início de 2010, e aKawasaki Ninja 650R, re-cém-lançada por aqui.Mas por baixo da carena-gem integral, as duas mo-tocicletas escondem suaprincipal diferença: a arqui-tetura do motor.

Enquanto a Yamahaaposta em um motor dequatro cilindros em linha,a Kawasaki equipou suaNinja 650R com um bici-líndrico paralelo. E não éapenas o ronco – agudona XJ6F e mais grave naNinja – que os diferencia.Mas sim o comportamen-to. Já que nos númerosde desempenho (forneci-dos pelas fábricas) elas seassemelham.

O propulsor da KawasakiNinja 650R tem dois cilin-dros, comando duplo nocabeçote, refrigeração lí-quida e 649 cm³ de ca-pacidade. Oferece 72,1cavalos de potência má-xima a 8.500 rpm e 6,7kgf.m de torque máximoa 7.000 rpm.

Também com duplo co-mando no cabeçote(DOHC), 16 válvulas e ar-refecimento líquido, o pro-pulsor de quatro cilindrosem linha da Yamaha pro-duz mais potência – 77,5cavalos - em giros mais al-tos – a 10.000 rpm, comoé característico dos moto-res com esta construção.E o torque máximo, 6,1kgf.m a 8.500 giros, émenor que o da Ninja e emuma rotação mais alta.

Apesar dos valores no-minais bastante próximos,a potência e o torque dosmotores demonstram apersonalidade diferente dospropulsores. Enquanto aNinja privilegia o torque ea potência em baixos regi-mes, a XJ6F traz bastanteemoção em altos giros.

O que não quer dizer queo bicilíndrico da Kawasakinão “gire” bastante – o li-mite de giros está nas11.000 rpm. Significa ape-nas que o propulsor ficamais “à vontade” entre2.000 e 9.000 rpm. Permi-tindo dessa forma, menostrocas no câmbio de seismarchas, e privilegiandouma tocada mais urbana.

Por outro lado, o motorda XJ6F também demons-tra fôlego para se pilotarna cidade. A diferença éque ele pede mais rotações– menos que as motos su-peresportivas, porém maisque a Ninja 650R. Na prá-tica isso significa uma to-cada um pouco mais es-portiva, com o motor tra-balhando acima de 6.000rotações.

EstiloAmbas têm projetos no-

vos e seguem a tendênciaatual: motos fáceis de pi-lotar, usáveis no dia-a-diae com vigor para encararviagens. No desenho, se-guem linhas diferentes,porém modernas. A Ya-maha XJ6F tem um con-junto óptico único, muitosângulos e porte de motomaior, completada poruma traseira minimalista. AKawasaki trouxe para estarecente versão da 650R aslinhas da família Ninja, comdois faróis na dianteira e atraseira também reduzidaao essencial.

A escolha no quesito be-leza fica para o gosto decada um. A Yamaha pecaem oferecer somente a corpreta, limitando as opçõesao consumidor. A Ninja650R está disponível nascores preta e o tradicional

verde.As carenagens, além de

conferirem um ar esporti-vo, garantem proteção ae-rodinâmica ao piloto. Nes-te ponto, ambas cumprembem o objetivo: desviamo vento, oferecendo con-forto no uso rodoviário. Jáno uso urbano, as care-nagens integrais não atra-palham a pilotagem. Oúnico senão fica por con-ta das saídas de ar daKawasaki Ninja 650R, quedesviam o ar quente pro-veniente do motor direta-mente para as pernas dopiloto, incomodando emdias mais quentes.

Os painéis de instrumen-tos de ambas, embutidosna carenagem, tambémsão completos – trazemconta-giros, velocímetros eluzes de advertência, alémde relógio e hodômetro. ANinja conta com uma úni-ca tela de cristal líquido to-talmente digital, bastanteatraente; enquanto a Ya-maha usa conta-giros deleitura analógica, o que fa-cilita a visualização.

CiclísticaNa parte ciclística as duas

contam com um chassi tu-bular em aço. São deconstrução simples, porémproporcionam a estabilida-de esperada para o desem-penho das duas motocicle-tas. Não são rígidos comoem motos superesportivascom especificações maistop de linha e estão deacordo com a proposta daNinja 650R e da XJ6F:modelos fáceis de pilotar.

Essa facilidade tambémvem da boa distribuição depeso em ambas. Elas seutilizam da mesma soluçãopara baixar o centro degravidade, um escapa-mento localizado no centroda moto, escondido debai-xo do motor.

As suspensões são con-vencionais e espartanasem ambas: na dianteira,garfo telescópico semajustes e balança traseira

monoamortecida. A dife-rença fica por conta doponto de fixação: a Ya-maha tem sistema mono-cross com amortecedor fi-xado no centro da balan-ça, enquanto a Kawasakioptou por uma soluçãomenos comum com oamortecedor fixado lateral-mente. Detalhe que nãoinfluencia no funcionamen-to do conjunto.

O acerto das suspensõesnos dois modelos privilegiao conforto em detrimentoda esportividade. Absor-vem as imperfeições dopiso e garantem curvas di-vertidas. Mas não espereque elas se comportemcomo superesportivas.

Os freios também foramdimensionados de acordocom a proposta de uso eo desempenho dos doismodelos. A Yamaha XJ6Ftem disco duplo de 298mm com pinça de dois pis-tões, na dianteira; e discoúnico de 245 mm com pis-tão simples, na traseira. ANinja também, mas a for-ma e os diâmetros dos dis-cos são diferentes: 300mm na frente e 220 mm

atrás no formato margari-da. Na prática, funcionamde forma semelhante: nãoassustam e param as mo-tos com eficiência. A van-tagem, neste quesito, po-rém, ficou para a Kawa-saki, que oferece a opçãodo sistema com ABS.

ConclusãoCom propostas pareci-

das e especificações tam-bém, tanto Yamaha XJ6Fquanto Kawasaki Ninja650R são boas opções decompra no segmento demotos 600 cc com care-nagem. Cumprem o queprometem, oferecem de-sempenho satisfatório esão versáteis, podendoser usadas tanto no dia-a-dia como em viagens.

Porém, a diferença cru-cial está mesmo na mo-torização. Muitos motoci-clistas encantam-se comos quatro cilindros em li-nha como o da XJ6F, en-quanto outros não têmessa idéia fixa e terãouma boa surpresa com odesempenho do bicilíndri-co da Ninja 650R.

A escolha é difícil até

mesmo em função do pre-ço. Atualmente, a Ya-maha ainda está comerci-alizando a XJ6F modelo2010 em uma única ver-são (sem ABS) por R$30.000 – vale dizer quepara 2011 não haverámudanças significativas. Jána tabela da Kawasaki aNinja 650R (2011) sai porR$ 27.770 sem ABS; e porR$ 29.990 com o sistemaantitravamento – porém opreço não traz o frete,que pode variar de acor-do com a região. Em re-sumo, valores muito pró-ximos que não influenciamdiretamente na decisão decompra.

Após muitos quilômetrose diversas situações comos dois modelos, o vere-dicto é praticamente umempate técnico. A escolhaé difícil, porém o uso é de-terminante. Se for compraruma motocicleta para ro-dar mais na estrada optepela Yamaha XJ6F e seumotor de quatro em linha;mas se o uso for muitomais urbano, fique com aKawasaki Ninja 650R e seubicilídrico paralelo.

DIVULGAÇÃO

Page 12: Gazeta do Rio Pardo 2537

EDITAIS DE CASAMENTOSA- 12 - 26 de março de 2011

FALECIMENTOS

Lua de Mel – A viagem inesquecível...E ela está na Roquetur, que tem a viagem que

os noivos querem! Boa sorte e felicidades!Roquetur fone: (19) 3608-4193

Belª. Rosa Helena Marin Foiadelli, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais ede Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de São José do Rio Pardo, Estado deSão Paulo.

Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos peloartigo 1525 do Código Civil Brasileiro:

EDITAL 10476 – IVONEI RICIERI DA COSTA E NEIRIANI CALISTER ALEXAN-DRE, sendo o pretendente: divorciado, nascido no dia dezessete de outubro de um mile novecentos e setenta (17-10-1970), de nacionalidade brasileira, empresário, naturalde Tambaú – SP, residente e domiciliado na Praça Oliveiros Pinheiro, nº 19 – apto 19-C – centro, São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de Manoel Rodrigues daCosta e de Maria Sidnei Furini da Costa; e a pretendente: solteira, nascida no dia vintee seis de novembro de um mil e novecentos e oitenta e três (26-11-1983), de naciona-lidade, brasileira, do lar, natural de São José do Rio Pardo – SP, residente e domiciliadana Praça Oliveiros Pinheiro, nº 19 – centro, São José do Rio Pardo, Estado de SãoPaulo, filha de Salvador Alexandre Neto e de Isabel de Fátima Calister Alexandre.

EDITAL 10477 – LUÍS AUGUSTO MASINI E ROBERTA MANDONI JARDIM,sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e três de novembro de um mil enovecentos e sessenta e oito (23-11-1968), de nacionalidade brasileira, empresário,natural de São José do Rio Pardo – SP, residente e domiciliado a Rua Dr. CostaMachado, nº 60 – centro, São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de AntônioCarlos Masini e de Josefa Aparecida Machiti Masini; e a pretendente: solteira, nascidano dia oito de janeiro de um mil e novecentos e setenta e dois (08-01-1972), denacionalidade, brasileira, cirugiã denstista, natural de São José do Rio Pardo – SP,residente e domiciliada a Rua Capitão Saturnino Barbosa, nº 377 – Vila Pereira, SãoJosé do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filha de Pedro jardim e de Rosa Maria DestroMandoni Jardim.

EDITAL 10478 – ROQUE NUNES DOS SANTOS E SOLIENE AMÉLIA SILVA,sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia quinze de agosto de um mil e novecentose setenta e quatro (15-08-1974), de nacionalidade brasileira, pedreiro, natural de Apua-rema – BA, residente e domiciliado na Rua Ângelo Antonio Regini, nº 160 – Maria Boaro,São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de Manoel dos Santos e de LaurençaNunes dos Santos; e a pretendente: solteira, nascida no dia vinte de dezembro de ummil e novecentos e sessenta e nove (20-12-1969), de nacionalidade, brasileira, auxiliargeral, natural de São Vicente – SP, residente e domiciliada na Rua Ângelo AntonioRegini, nº 160 – Maria Boaro, São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filha deAntonio José da Silva e de Maria José da Silva.

EDITAL 10479 – SÉRGIO HENRIQUE DA SILVA E SILMARA CRISTINA GAR-DIN, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia dezenove de dezembro de um mil enovecentos e setenta (19-12-1970), de nacionalidade brasileira, pedreiro, natural deSão José do Rio Pardo – SP, residente e domiciliado na Rua José de Souza Guimarães,nº 525 – Vila Formosa, São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de JoséAugusto da Silva e de Dirce Peres da Silva; e a pretendente: solteira, nascida no diavinte e quatro de junho de um mil e novecentos e setenta e cinco (24-06-1975), denacionalidade, brasileira, babá, natural de São José do Rio Pardo – SP, residente edomiciliada na Rua Roque Pelegrini, nº 447 – Domingos de Sylos, São José do RioPardo, Estado de São Paulo, filha de José Gardin e de Benedita Divina Lopes Gardin.

EDITAL 10480 – OSMAR LIMA DOS SANTOS E ELISÂNGELA LOCATELLI CA-PITELI, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e nove de agosto de um mile novecentos e oitenta e dois (29-08-1982), de nacionalidade brasileira, pedreiro,natural de São José do Rio Pardo – SP, residente e domiciliado a Rua Felipe Quessada,nº 56 – São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de Antônio Martins dosSantos e de Luzia Dias de Lima dos Santos; e a pretendente: solteira, nascida no diavinte e seis de novembro de um mil e novecentos e oitenta e dois (26-11-1982), denacionalidade, brasileira, do lar, natural de São José do Rio Pardo – SP, residente edomiciliada a Rua Regente Cauby Jordão, nº 50 – Bairro Jardim Luciana, São José doRio Pardo, Estado de São Paulo, filha de Domingos Capiteli e de Zuleide LocatelliCapiteli.

EDITAL 10481 – MARCO ANTÔNIO FLORÊNCIO DE SOUZA E RUTE DE MOA-RES RAMOS, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e dois de março deum mil e novecentos e oitenta (22-03-1980), de nacionalidade brasileira, auxiliar geral,natural de São José do Rio Pardo - SP, residente e domiciliado a Rua HermenegildoLandini, nº 226 – Bairo Santo Antonio, São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo,filho de Antônio Batista de Souza e de Iolinda Zaíra Florêncio de Souza; e a pretendente:solteira, nascida no dia vinte de julho de um mil e novecentos e oitenta (20-07-1980), denacionalidade, brasileira, auxiliar geral, natural de São José do Rio Pardo – SP, residen-te e domiciliada a Rua Iná Rolim Cesar, nº 95 – Parque São Domingos, São José do RioPardo, Estado de São Paulo, filha de Marcílio Ramos e de Vilma de Moraes Ramos.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presen-te, que afixo no lugar de costume e publico pelo jornal local. São José do Rio Pardo, 25de março de 2011. O Oficial: Belª. Rosa Helena Marin Foiadelli

VENDOTerreno localizado

no Beira Rio (próxi-mo Milenium Hotel )com 600 m2, aceita-se troca, tratar pelotelefone 9207-7913

AS PASTORAIS SOCIAISSANTA EDWIRGES E SANTO EXPEDITOAceitam doações de agasalhos, calçados, rou-

pas, adultos e crianças.Aceitam também doações de móveis e eletro-

domésticos, que estejam em condições de uso!Retiramos no local – para doar ligue para:

3681-5643 – 3608-7315

“Dê utilidade ao que você não usa mais”

ALUGA-SEApartamentono Guarujá

Praia da Enseada(19) 3608-4164ou 9609-4444

Balas de CocoBalas Toff (de mel)

Vende-se coco ralado eas balas de coco doGuilherme, feita comleite de coco natural.

Podem ser feitas com no-zes, chocolate ou morango.

Faça sua encomendapelo fone – 9608-2490

VENDE-SETerreno 200 m²,

murado, noDomingos de Sylos

Contato:(11) 8606-3549

(19 e 26)

MARIA BRUZULATO MENEGHETTI – Dia 18 de março, aos 78anos de idade, casada com Luiz Meneghetti. Filha de Miguel Bru-zulato e Oliva Biondo Bruzulato, ambos falecidos.

ANTÔNIO GUARACI FELIX DA SILVA – Dia 21 de março, aos56 anos de idade. Filho de Arlindo Felix da Silva e Rosenda deOliveira da Silva.

MARIA MARCOLINA RIBEIRO MARCONDES – Dia 21 demarço, aos 66 anos de idade, casada com Antonio Marcondes.Filha de Antonio Ribeiro e Aparecida Ferrarez Ribeiro, ambos fale-cidos.

ROQUE REINALDO DA SILVA – Dia 20 de março, aos 69 anosde idade, casado com Sebastiana Júlio da Silva. Filho de JoãoRomão da Silva e Benedita de Jesus da Silva, ambos falecidos.

APPARECIDA ARDUNINI DOS SANTOS – Dia 22 de março,aos 84 anos de idade, casada com Luiz Gonzaga Felix dos Santos.Filha de Lourenço Ardunini e Anna Thomazetti, ambos falecidos.

GERALDO DE PÁDUA RIBEIRO – Dia 18 de março, aos 70anos de idade, casado com Dirce Merli Ribeiro. Filho de Josias dePádua Ribeiro e Sebastiana Maria Ribeiro, ambos falecidos.

ROMEU CAMAROTTE - Dia 18 de março, aos 79 anos de ida-de. Filho de Fausto Antonio Camarotte e Joanna Stagne Camarot-te, ambos falecidos.

MARIA APARECIDA FERNANDES – Dia 18 de março, aos 63anos de idade, casada com Manoel Gonçalez. Filha de WaldemarFernandes e Jesuína de Oliveira Fernandes.

APARECIDA CONCEIÇÃO PIMENTEL FERREIRA – Dia 23 demarço, aos 53 anos de idade, casada com Eniciel de Pádua Fer-reira. Filha de Antônio Regasone Pimentel e Leonilda Feltran Pi-mentel.

LEONORA PICHAU MARTINI – Dia 22 de março, aos 95 anosde idade, casada com José Martini. Filha de Rafael Pichau e Pas-choalina Stara, ambos falecidos.

Oração a Santo ExpeditoFesta 19 de abril. Comemo-

ra-se todo dia 19.Se você está com algum pro-

blema de difícil solução e precisade ajuda urgente, peça esta ajudaa Santo Expedito que é o Santodos Negócios que precisam depronta solução e cuja invocaçãonunca é tardia.

Oração - Meu Santo Expeditodas causas justas e urgentes, so-correi-me nesta hora de aflição edesespero, intercedei por mim juntoao Nosso Senhor Jesus Cristo.Vós que sois um Santo guerreiro,Vós que sois o Santo dos aflitos,Vós que sois o Santo dos deses-perados, Vós que sois o Santo dascausas urgentes, protegei-me,ajudai-me, dai-me força, corageme serenidade. Atendei ao meu pe-dido: (fazer o pedido). Ajudai-mea superar estas horas difíceis, pro-tegei-me de todos que possam meprejudicar, protegei minha família,atendei ao meu pedido com urgên-cia. Devolvei-me a paz e a tran-qüilidade. Serei grato pelo restode minha vida e levarei seu nomea todos que tem fé. Muito obriga-do, meu Santo Expedito!

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Mariae fazer o Sinal da Cruz. J.C.P

A empresa RECAUCHUTADORA DE PNEUS ROD MAIS LTDA, tornapúblico que requereu junto a CETESB a Renovação da Licença de Ope-ração para o ramo de serviço de recondicionamento de pneumáticos, sitona Avenida dos Braghettas, nº 91, Distrito Industrial, no município de SãoJosé do Rio Pardo – SP.

EXTRAVIO DE DOCUMENTOS JOICE DA SILVA MARINHO BECKER-ME, CNPJ Nº10.774.257/0001-

54, INS.EST.646.153.250.110, TALÕES DE NOTAS FISCAIS d-1 251 A500, TALÕES MODELO 1 001 A 150, LIVRO MOD 6

EXTRAVIO DE DOCUMENTO S BREDA & ARANDA LTDA ME, CNPJ Nº71.599.260/0001-73,

INSC.EST.646.029.336.117, TALOES MODELO 1 401 A 450., LIVRO MODELO 6

CPFL SERVIÇOS , EQUIP, IND. E COMÉRCIO S/A, torna público querequereu na CETESB de forma concomitante a licença prévia e a licençade instalação, para recuperação/ fabricação de transformadores de AT/BR,sito á Av. dos Braghetta, nº 395 – Distrito Industrial, São José do Rio Pardo.

AGRADECIMENTOA Família de

MARIA APARECIDAFERNANDES

Agradece as manifestações de pesar recebidas porocasião de seu falecimento e, de modo especial,aos amigos, médicos, enfermeiras, e a todos os fun-cionários da Unimed de São José do Rio Pardo e doHospital São Vicente, pela dedicação, atenção ecarinho dispensados durante sua enfermidade epassamento.A todos o nosso Deus lhes pague!

AGRADECIMENTO E MISSAA família de

LEONORA PICCIAUMARTINI

Agradece as manifestações de pesar recebidas de todos osparentes e amigos, em especial ao Dr. José Roberto Merli, todaequipe do Hospital São Vicente, a enfermeira Lu pela dedicaçãoe carinho prestados durante sua enfermidade e convidam paraparticiparem da Missa de 7º Dia, que será celebrada por inten-ção de sua alma, nesta segunda-feira, dia 28 de março, às 18h30,no Educandário São José.

MÃE,

APARECIDA CONCEIÇÃOPIMENTEL FERREIRA

Você se foi tão rápido que nãonos deu tempo de lhe agradecer.Você foi a melhor mãe, esposa,filha e uma avó especial.Muitas saudades e um até breve, Mãe Querida!Te amamos muito.

Marina, Bruna, Thiago, Eniael e Isabella.

Page 13: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-13

João de Souza 2São José da Barra 5

Gols: Bim (3), Nando e Daniel para o São José da Barra eDil e Pedro Gusmão para o João de Souza

São José da Barra - Macarrão, Valter, Pereirinha (Sar-mento), Greg e Luis André (Gabriel) ( Nando Pereira); Gusta-vo (Giovani), João Farrampa (Fagner) e Nando (Murilo);Daniel, Bim e Tiesco. Técnico Beto.

João de Souza - Chiquinho, Maizena, Marinho, Baxinho eEca; Marcelo, Dil e Ronaldo Medéia; Pedro Gusmão, RafaelGusmao e Maurinho (Cambuim). Técnicos Cambuim e San-drão.

Cargill 0Botafogo 3

Gols: Marquinhos, Pistolinha e Cocão

Botafogo - Becão, Edson, Zé Geraldo (Silvio José), Grelo

(Marco Cassucci) e Chiquinho Romão; Vilmar (João Carlos),

Maurinho e Júnior Rondinelli (Pistolinha); Lu Moreira, Cocão

(Gato) e Marquinhos (Ivan). Técnico Pingo.

Cargill - Kid, Fião, Aranha (Guina), Boi Véio e Diogo; Tio

Chico (Japão), Daniel (Dú) e Andrezinho (Pedrinho); Ricardi-

nho (Abacate), Douglas e André Balão. Técnico Cabeção.

Time TP J V E D GP GC SG

1º- Decet/Guará 21 7 7 0 0 27 9 18

2º- Compensados Modelo 20 8 6 2 0 27 9 18

3º- Vasco FC 13 7 4 1 2 19 16 3

5º- Esporte Clube Mogiana 13 7 4 1 2 14 15 -1

4º- Operário FC 12 7 4 0 3 20 14 6

8º- Giro Kent 12 8 4 0 4 16 17 -1

6º- Santa Maria Juá 9 7 3 0 4 16 17 -1

7º- Ico Cereais 9 8 3 0 5 11 13 -2

9º- Assoxupé 9 7 3 0 4 13 17 -4

10º- União Cacondense 0 7 0 0 7 10 26 -16

11º- Sport Club Giotto 0 7 0 0 7 7 27 -20

DOMINGÃO

Decisão do título começa neste domingoAs equipes São José da

Barra e Botafogo come-çam a decidir o título doCampeonato Domigão deFutebol neste domingo, apartir das 9 horas, no es-tádio do Grêmio Municipal.

A classificação para a fi-nal foi confirmada no do-mingo (20), quando SãoJosé da Barra e Botafogoderrotaram seus respecti-vos adversários.

O time da fazenda SãoJosé da Barra venceu aequipe do bairro João de

Souza por 5 a 2. Os golsda Barra foram marcadospor Bim (3), Daniel e Nan-do; Pedro Gusmão e Dildescontaram para o Joãode Souza. O Botafogo ven-ceu o time da Cargill por 3a 0, com gols de Cocão,Marquinhos e Pistolinha.

Na decisão que começaneste domingo, a equipeque somar 4 pontos seráa campeã da competição;em caso de igualdade nonúmeros de pontos, a de-cisão será na cobrança de

pênaltis, na segunda roda-da, marcada para o dia 3de abril, no estádio do Bo-tafogo FC.

Nos 32 jogos disputadopela competição até o mo-mento, foram marcados156 gols. O jogador Bim(Barra) é o artilheiro com17 gols marcados.

O campeonato “Domin-gão” é organizada pela LigaRiopardense de Futebol(LRF) e homenageia Ivan-dir Modica (Goteira), quedá nome ao troféu.

VETERANOS

Guará já está na semifinal da competiçãoFaltando três rodadas

para o encerramento dafase de classificação doCampeonato Regional deFutebol Veteranos, 35anos, a equipe Decet/Gua-rá, de Casa Branca, estámatematicamente garanti-da na próxima fase dacompetição. O time casa-branquense venceu todosos sete jogos que dispu-tou e está isolado na lide-rança, com 21 pontos.

No sábado (19) jogandoem casa, o Guará derro-tou o Ico Cereais (Divino-lândia) por 3 a 1, gols deLica (2) e Marcos Alvaren-ga para o Guará e Marqui-nhos para o Ico Cereais.Outra equipe que se deubem na rodada foi o Com-pensados Modelo/Rio Par-do Festas que, jogando noestádio do Grêmio Munici-

pal, venceu a Santa MariaJuá (Vargem Grande doSul) por 4 a 1, gols de Wi-llian (2) e Claudinho Zava-tieiro (2) para o Compen-sados e Marquinhos parao Santa Maria.

Quem se deu mal na ro-dada foi o Vasco que mes-mo jogando em seu está-dio perdeu para o GiroKent/Guaxupé por 4 a 0,gols de Hamilton, Alexan-dre, Gilmar e Alan.

Em Caconde, o Uniãoperdeu para a Assoxupé(Guaxupé) por 4 a 3, golsde Pocaia (2) e Reinaldopara o União Cacondensee Hélio, Evaldo, Elias e Ericpara o Assoxupé. Em Gua-xupé, no clássico local, aMogiana venceu o Giottopor 4 a 1, gols de Joaquim(2), Rogério e Edvaldo parao Mogiana e Paulo para o

Giotto.Até o momento 40 jogos

foram realizados e 179 golsforam marcados. O joga-dor Lica (Guará) com 14gols marcados é o artilhei-ro.

Neste sábado (26), apartir das 15h30, mais cin-co jogos serão realizadospela antepenúltima rodadada fase de classificação.

Em São João da Boa Vis-ta, Santa Maria Juá x Vas-co FC; Em Divinolândia, IcoCereais x EC Operario(Tambaú). Em Guaxupé,serão dois jogos: Assoxu-pé x Decet/Guará e ECMogiana x Giro Kenti SC.Em Muzambinho, Giotto xUnião Cacondense. A equi-pe do Compensados Mo-delo/Rio Pardo Festas fol-ga na rodada.

São José do Rio Pardoe região seguem repre-sentadas na arbitragemdos campeonatos da Fe-deração Paulista de Fute-bol (FPF). Além das com-petições profissionais, osárbitros e assistentes daregião seguem sendo re-quisitados também paracertames amadores.

O mais experiente doquadro regional é CléberWellington Abade, queestá prestes a se aposen-tar dos quadros da CBFe FPF, pois atingiu a ida-de limite de 45 anos es-tabelecida pela FIFA.

No quadro da entidadepaulista desde 1997, Cle-ber Abade apitou nesteano 3 jogos da Série A-1do Paulistão: Portuguesa1x3 Ponte Preta, Oeste0x1 Mirassol e Paulista1x0 Oeste. Ainda em2011, foi árbitro assisten-te adicional (posicionadoatrás dos gols, num “tes-te” que a FPF tem reali-zado) nos confrontosPortuguesa 2x3 São Pau-lo e Corinthians 4x0 Grê-mio Prudente. No últimodomingo (20), o rio-par-dense foi o árbitro princi-pal de Corinthians 1 x 0Americana, em partida re-alizada no estádio do Pa-caembu pela 14ª rodadado Paulistão.

Pela Copa do Brasil, nanoite da última quarta-fei-ra (16) Abade apitou Ban-gu/RJ 0 x 2 Náutico/PE,no estádio Raulino de Oli-veira, em Volta Redonda.

Outro rio-pardense quevem desempenhandobom trabalho como árbi-tro é Alessandro Darcie

(“Guri”). Professor de Edu-cação Física e no quadroda FPF desde 2004 (anoem que também realizouo curso de formação deárbitros da Liga Rioparden-se de Futebol), Guri tem33 anos e já tem se des-tacado nos campeonatosda FPF. Em 2011, foi árbi-tro principal em 3 jogos daSérie A-2 do Paulistão:União São João 2 x 1 Ser-tãozinho, Sorocaba 2 x 0São José e União Barba-rense 1 x 1 São Bento.

O rio-pardense tambémapitou Internacional de Li-meira 2 x 1 Taubaté pelaSérie A-3. No Paulistão daSérie A-1, foi árbitro as-sistente adicional em 8das 14 rodadas. Desta-ques para a partida Itu-ano 1 x 4 Palmeiras, Co-rinthians 1 x 1 Noroeste,Mogi Mirim 0 x 0 Palmei-ras e São Paulo 3 x 0Santo André. No últimodomingo (20), foi nova-mente árbitro assistenteadicional no duelo Ituano0 x 1 Mogi Mirim.

O jovem João MarcosGiovanelli é professor deEducação Física e está noquadro da FPF desde oano de 2004. O rioparden-se, de 29 anos, atuou emmais de 30 jogos no anopassado em campeonatosde categorias de base daFPF. Este ano já foi quartoárbitro em 5 jogos, comdestaques para Barueri 3x 2 Juventus e São Carlos1 x 0 Taquaritinga, em jo-gos válidos pela Série A-3.

Marcelo José CaetanoFeltran foi quarto árbitro deItapirense 2 x 2 Velo Clubepela Série A-3 do Paulistão.

Marcelo também atuouem 2 jogos deste ano daCopa São Paulo de Junio-res. A exemplo de Giova-nelli, também deverá atu-ar em diversas rodadasdos campeonatos dascategorias de base daFPF. Também com for-mação em Educação Fí-sica, o rio-pardense Fel-tran tem 28 anos e é ár-bitro da FPF desde 2005.

Região - O tapiratiben-se André Luiz Riquena foiquarto árbitro em 2 jogosda Série A-2 do Paulistão2011: São José 3 x 1 RioBranco e Sertãozinho 2x 3 Rio Preto. Riquenaapitou Atlético/PR 2 x 0Juventus/SP em janeiropela Copa São Paulo deJuniores. Com 31 anos,o funcionário público co-meçou a apitar nos cer-tames da Liga Riopar-dense de Futebol (LRF)e desde 2006 é árbitroda FPF.

Outro que começou aapitar pela Liga Riopar-dense de Futebol (LRF)e desde 2009 é árbitroda FPF, é o pedreiro Mar-cos César Philomeno, deDivinolândia. Marquinhostem 36 anos e em 2011já foi quarto árbitro emTaubaté 1 x 1 Itapirensepela Série A-3 e em doisjogos da Copa São Paulode Juniores.

Como nas edições an-teriores dos campeona-tos, a FPF deverá re-petir este ano o árbitroem dezenas de partidaspelos campeonatos dascategorias de base pro-movidos pela entidadepaulista.

APITO

Árbitros da cidade e regiãocontinuam atuando no Paulistão

Willian e Claudinho marcaram os gols que deram a vitória ao Compensados Modelo

Lance da partida em que a Barra venceu o João de Souza por 5 a 2Botafogo soube aproveitar as chances de gols criadas e vai disputar mais uma final

Page 14: Gazeta do Rio Pardo 2537

A-14 - 26 de março de 2011

O festival de futebol, pro-movido pelo programa “Bo-letim Esportivo” da Difuso-ra AM, bateu mais um re-corde na arrecadação dealimentos. A segunda eta-pa do evento aconteceu nodomingo (20) na fazendaSão José da Barra. Segun-do o locutor Paulo SérgioRodrigues (Paulão), ideali-zador do festival, foram ar-recadados 1.300 quilos dealimentos não perecíveis.

“Mais uma vez nossasexpectativas foram supe-radas. Gostaria de desta-car a equipe da fazendaSanta Amélia que sozinhacolaborou com 417 kg,além do time da fazendaSão José da Barra, com260 kg, Barreiro (Divinolân-dia) 200 kg e os demaisclubes colaboraram com omontante mínimo exigido,de 100 kg”, disse Paulão,comentando ainda a disci-plina dos jogadores e tor-cedores. “Nenhum inciden-te foi registrado durante arealização do festival que

BOLETIM ESPORTIVO

Festival arrecada 1.300 quilos de alimentosrecebeu grande número depessoas no estádio NelsonCarlos”.

A terceira etapa do Fes-tival acontece no próximodia 10 de abril na SantaLuzia do Galego, e a quar-ta e última etapa será rea-lizada no dia 1º de maiona fazenda Dalbon.

Com as arrecadações, ofestival esportivo benefici-ará as seguintes entidades:APAE, Cáritas, Asilo Lar deJesus, Renascer, Asilo Pa-dre Euclides Carneiro, Igre-ja São Judas, Igreja SãoRoque, Pevi, SOS, Hospi-tal São Vicente, Lar da In-fância, Creche São Paulo,Educandário São José, Ro-tary Club, ComunidadeDeus Proverá e CrecheFrancisco de Assis.

Resultados dos jogos01º jogo: Aspirantes -

São José da Barra 1 x 0Santa Lucia (gol de Bani-nho)

02º jogo: Aspirantes -Boa Esperança/Grama 1 x

0 Bocainas (gol de Gugu)03º jogo: Titulares - São

José da Barra 2 x 1 SantaLucia (gols de João Fran-cisco 2 para a Barra e Jojôpara o Santa Lúcia)

04º jogo: Titulares - BoaEsperança/Grama 6 x 0Bocainas (gols de Rick 4,Jamaida e Gê)

5º jogo: Aspirantes - Fla-menguinho/Casa Branca 4x 0 Santa Amélia (gols deRodrigo 2, Pedro e Odair)

06º jogo: Aspirantes -Barreiro/Divinolândia 1 x 2São Cristóvão/Ataíde (golsde Renan para o Barreiroe Eder 2 para o Ataíde)

07º jogo: Titulares - Fla-menguinho/Casa Branca 3x 0 Santa Amélia (gols deRenan 3)

08º jogo: Titulares - Bar-reiro/Divinolândia 1 x 8 SãoCristóvão/Ataíde (gols deMarquinhos para o Barrei-ro e Danilo 3, Daniel 2, Di-ego 2 e Paulete para o Ata-íde).

Os judocas do Departa-mento de Esportes e Cul-tura (DEC)/AssociaçãoJudô Comunitário Riopar-dense, conquistaram 6medalhas na Copa RealUnião, organizado pela Fe-deração Paulista de Judô,em Araraquara, no últimodomingo (20), no Clube 22de Agosto. Das 6 meda-lhas, três foram de ouro,duas de prata e uma debronze.

O professor do DEC epresidente da Associaçãode Judô, Ricardo Magela sedisse satisfeito com os re-sultados, observando quea equipe reuniu judocasdos núcleos do Cassuci (daprofessora Ana Borsato) eDomingos de Sylos (do ins-trutor Lucas Portela).

As medalhas de ouro fo-

JUDÔ

Rio-pardenses conquistammedalhas em Araraquara

ram conquistadas por Ma-ria Fernanda Gonçalves(categoria Infanto JuvenilMeio Leve); Elen Nicole S.Morais (categoria InfantoJuvenil Meio Pesado) e Bru-na Gabriele S. Morais (ca-tegoria Júnior Ligeiro). Asmedalhas de prata foram

obtidas por Murilo O. BelloMachado (categoria InfantilMeio Leve) e Lucas RibeiroPortela (categoria Júnior Li-geiro). A medalha de bron-ze foi obtida pelo judocaIgor Gouveia Oliveira (ca-tegoria Infanto Juvenil MeioPesado).

Após a última etapa do festival, alimentos arrecadados serão repassados a entidades

Equipe de Judô do DEC com ostroféus conquistados em Araraquara

No próximo dia 9 de abril,São José do Rio Pardo reu-nirá lutadores de vale tudode várias regiões do Esta-

CLASSIC FIGHT

São José terá luta de valetudo em abril no RPFC

do para o evento ClassicFight, que deve reunir al-guns nomes de destaqueda modalidade. As lutasacontecem a partir das 20horas, no Ginásio do RioPardo FC.

“A idéia é propiciar aosmoradores da cidade e re-gião um grande eventoque contará com os gran-des talentos das artes mar-ciais, prometendo bonscombates em termos de

vale tudo”, disse José Ri-cardo Morgan, organizadordo evento, informando queestão programadas lutasde boxe profissional, sub-mission e classic fight.

Os ingressos para assis-tir o evento já estão sen-do comercializados na Aca-demia Avelinos, Mix Mania,Toca dos Bichos e Nutri-center. Mais informaçõesatravés do telefone 3608-8452.

COMBATES PROGRAMADOS:Boxe - Paulo Surian (Avelinos) x Julierme Silva (Julierme Team)....80kgSubmission - Caio Fornari (Avelinos) x Guilherme Carvalho (Ryan Gracie Tapiratiba)

MMA LUTA PRINCIPALFabiano (Fabiano Ferreira Team) x Brunao (Bron´x Gold Team Guaruja)....90kg

MMARui Zanchetta (Demian Maia) x Bruno Ferreira (Avelinos)....70kgRafael Bozó ( Maromba ) x Tidi Thai (Fabiano Ferreira Team)....70kgAdilson Dogao (Julierme Team) x Silvio Aranha (Avelinos)....90kgAlex Kiko (Avelinos ) x Diego Lobo (Julierme Team)....80kgEduardo Dú (Ryan Gracie ) x Paulo Cesar Negao (Clan Da Luta)....75kgIgor Barros (Avelinos) x Bocão (Ryan Gracie)....85kg

O ciclista Rubens Doni-zette Valeriano – Rubinhodisputou em Jarinu, nodomingo, dia 20, a primei-ra etapa do CampeonatoInterestadual de MTB,que está na sua 16ª edi-ção. Ele venceu a com-petição na categoria EliteMasculina.

A competição teve pre-sença ainda do rio-parden-se Ricardo Parisoto, daequipe Pedal Rio Pardo, queterminou na 11ª colocaçãoda categoria sub-30. O gra-mense Ed Carlos GuedesNogueira (Graminha) tam-bém competiu e ficou coma 7º colocação na catego-ria Expert.

No dia 17 de abril, Rubi-nho deve participar da 1ªetapa da Copa Internacio-nal de Mountain Bike, em

CICLISMO

Rubinho vence campeonatointerestadual em Jarinu

Araxá (MG). No ano pas-sado o ciclista foi campeãoda competição que é reali-zada em três etapas.

No próximo dia 30 de

abril, Rubinho embarca paraa Colômbia, onde disputao Pan-americano, umasdas mais importantes com-petições de 2011.

As nadadoras MarianeTiezzi Mantovani e Cassan-dra Blasck conquistarammedalhas de ouro no 1ºTorneio Regional de Nata-ção, em Jaboticabal, no úl-timo sábado (19). As rio-pardenses, que represen-tam a equipe Atletic Comp/DEC/Rio Pardo FC, obtive-ram as medalhas em pro-vas de 50 e 100 metrosnado costas, borboleta e li-vre.

Mariane Tiezzi ficou commedalhas de ouro nas pro-vas de 50 e 100 metrosnado costas, e prata nos50 metros nado livre. Eladisse que por alguns cen-tésimos de segundo deixouescapar a conquista doouro também nos 50 me-tros nado livre.

Cassandra conquistouduas medalhas de ouronas provas de 50 e 100metros nado borboleta, ebronze nos 50 metros nadolivre.

Quem também se des-tacou na competição foiLeonardo Baptistão queconquistou bronze nos 50

NATAÇÃO

Rio-pardenses ganhammedalha de ouro no regional

metros nado costas e ter-minou em quinto nos 50metros nado livre e 100metros nado costas.

A nadadora Beatriz Esco-qui baixou todos seus tem-pos e ficou em quarto lu-gar nos 50 metros nadocostas, sexto nos 50 me-tros nado livre e décimonos 100 metros nado cos-tas.

Além da academia rio-pardense a competiçãoteve participação de equi-

pes como São Carlos Clu-be, Sociedade Recreativa,,Sesi/Franca entre outras.

O evento marcou a aber-tura dos Torneios Regionaisda Federação Aquática Pau-lista, que é uma das eta-pas finais do amadorismoe encaminhamento de ta-lentos aquáticos a níveisestaduais e federais. O pró-ximo torneio será dia 3 deabril, em Ribeirão Preto, naSociedade Recreativa.

Atletas da Atletic Comp/DEC brilharam em Jaboticabal

Prova regional serviu de treinamento para o Pan

A Liga Riopardense de Fut-sal inicia neste domingo (27),em São João da Boa Vista,o Campeonato Regional deFutsal Feminino, categoriassub-13, sub-15 e sub-18.

Na primeira rodada, noginásio “Tancredo de Al-meida Neves” (CIC), aequipe da Sociedade Espor-tiva Sanjoanense recebe otime de São Sebastião do

FUTSAL FEMININO

Regional começa neste domingoParaíso nas categorias sub-15 e sub-18.

O Campeonato Regionalserá disputado em dois tur-nos e é disputado pelasseguintes equipes: Sub-13- DEC/São José, Derla/Aguaí, ACCPE/Casa Bran-ca, Derla/Mococa e Socie-dade Esportiva Sanjoanen-se; Sub-15 - DEC/São José,Derla/Aguaí, ACCPE/Casa

Branca, Sociedade Espor-tiva Sanjoanense e SãoSebastião do Paraíso; Sub-18 - DEC/São José, Derla/Aguaí, Decet/Casa Branca,CEL/Vargem Grande doSul, Sociedade EsportivaSanjoanense, Departa-mento de Esportes/Divino-lândia, Divisão de Esportes/Porto Ferreira e São Sebas-tião do Paraíso.

Page 15: Gazeta do Rio Pardo 2537

De São PauloNIVALDO DE CILLO

CANOAGEM

Rio-pardenses vão ao Sul AmericanoOs canoístas Wellington

Munhoz e Cassiano Alfre-do, da equipe do InstitutoPrefeito Lupercio Torresl/Projeto Shalom, garantiramvaga para representar oBrasil no Campeonato SulAmericano de CanoagemSlalom, em Mendoza, naArgentina, no próximo mêsde novembro. A vaga foiconquistada no último finalde semana durante a se-letiva promovida pela Con-federação Brasileira de Ca-noagem, em Foz do Igua-çu. A Seletiva Nacional reu-niu os 30 melhores canoís-tas do país.

A dupla rio-pardense vaidefender o Brasil na cate-goria C2 Masculina. “Por 3segundos nós não conse-guimos vaga para repre-sentar o Brasil em outrascompetições internacionais,como Copa do Mundo e atémesmo o evento teste dasOlimpíadas”, disse Alan Pa-sin, técnico da equipe local.Os canoístas acreditam quepoderiam render mais, casotivessem mais apoio paraos treinamentos e compe-tições regionais e nacionaisda modalidade.

Além dos rio-pardenses aSeleção Brasileira será com-posta por Pedro HenriqueGonçalves (K1 Masculino),

Wellington, Alan Pasin e Cassiano garantem São José no Sul Americano

Ana Sátila Vieira Vargas (K1Feminino), Cássio Petry(C1 Masculino), Silvia Gna-dt (C1 Feminino), João Vi-tor Machado (K1 Masculi-no), Anderson Oliveira (K1Feminino), Leonardo Cur-cell (C1 Masculino), JeanMoller Pereira (C1 Masculi-no), Charles Correa (C1Masculino), Felipe Borges(C1 Masculino) e RafaelBélio (C1 Masculino), An-derson Webber/Jean Mol-

ler Pereria (C2 Masculino),Pedro Henrique Avansi/Ra-fael Souza (C2 Masculino),Ricardo Taques (K1 Mas-culino), Fabio Scchena Ro-drigues (K1 Masculino),Renan de Oliveira (K1Masculino), Poliana Apare-cida de Paula (K1 Femini-

no), Milene Wolf (K1 Fe-minino) e Barbara Rossi(K1 Feminino).

O Campeonato Sul Ame-ricano de Canoagem Sla-lom, está previsto paraacontecer no período de 26a 28 de novembro, na Ar-gentina.

A segunda etapa doCampeonato Regional deTeam Penning do LestePaulista foi realizada no sá-bado, 19 d emarço, noRancho ‘Cadãozinho”, an-tigo Barretinho. A compe-tição reuniu cavaleiros eamazonas de toda regiãoem várias categorias.

O destaque rio-pardensefoi o trio formado por Pau-linho Minussi, Gabriel Calic-chio e Luís Manoel Tranqui-lini, que ficou em primeirolugar na categoria aberta.A terceira etapa aconteceno dia 2 de abril, em Caju-ru.

Classificação:Jovem – 4º lugar: Fernan-

do Calicchio, Leonardo Batis-tela e Pedro Balducci; 10º lu-gar: João Guilherme Marin,Fernando Calicchio e Neto Bi-asotto.

Master – 2º lugar: CarlosRicardo “Cadão”, Luís ManoelTranquilini e Silvio Pratola; 5ºlugar: Agripino Calicchio, Mar-cos Maldonado e Carlos Ricar-do “Cadão”; 10º lugar: Agripi-no Calicchio, Julio Balducci eMarcos Maldonado.

Amador – 5º lugar: Fernan-do Calicchio, Neto Galego eEduardo Mangaroti; 7º lugar:Juliana Maldonado, JéssicaSoares e Isidoro Soares; 15ºlugar: Amauri Coelho, PaulaVergueiro e Eduardo Manga-

roti; 16º lugar: Fábio Barbo-sa, Neto Galego e Sandra Men-diéla; 27º lugar: João Guilher-me Marin, Eduardo Mangarotie Pedro Balducci; 28º lugar:Paula Vergueiro, Ianará Bragae Eduardo Braga; 35º lugar:Juninho Missena, Juliana Mal-donado e Marcos Maldonado;38º lugar: Fábio Barbosa, Car-los Ricardo “Cadão” e PauloGarcia; 45º lugar: FernandaRodrigues de Souza, JulianaMaldonado e Juliana Balducci;46º lugar: Paula Vergueiro, Ia-nará Braga e Luciana Biasot-to.

Aberta – 1º lugar: PaulinhoMinussi, Gabriel Calicchio e LuísManoel Tranquilini, 2º lugar:Gabriel Nicolas, Luís ManoelTranquilini e Leandro Queiroz;6º lugar: Neto Galego, GabrielCalicchio e Gabriela Pratola; 7ºlugar: Agripino Calicchio, Fer-nando Calicchio e Gabriel Ca-licchio; 10º lugar: PaulinhoMinussi, Gabriel Nicolas e LuísAugusto Tranquilini; 13º lugar:Marco Antonio Araújo Júnior,Henrique Ribeiro (Zé Luís) eSandra Mendiéla; 14º lugar:Gabriel Calicchio, FernandoCalicchio e Clara Coutinho;15º lugar: Marco Antonio Ara-újo Júnior, Pedro Balducci e LuísManoel Tranquilini; 16º lugar:Gabriel Nicolas, Adelson Gon-çalves e Luís Augusto Tranqui-lini; 20º lugar: Juliana Maldo-nado, Jéssica Soares e IsidoroSoares; 22º lugar: Gabriel Ni-colas, Leonardo Batistela e LuísManoel Tranquilini; 24º lugar:Paulinho Minussi, Neto Galegoe Luís Augusto Tranquilini.

TEAM PENNING

Resultados da segundaetapa do regional

Cadão (Anfitrião), Paulinho Minussi (Cavaleiro) – LuísManoel Tranquilini (Cavaleiro), Binho Biasotto (diretor

Liga Leste Paulista), Gabriel Calicchio (Cavaleiro) e pro-fessor Bernardo de Oliveira.

No último final de sema-na foi disputada mais umarodada do CampeonatoRegional de Futsal, catego-rias de base, organizadopela Liga Rio-pardense deFutsal (LRFS). Os jogosocorreram no sábado (19)em Mococa e, no domin-go, em Monte Santo deMinas. Veja os resultados:

Sub-17 - Derla/Aguaí 4x2SET/Leme; DEL/VargemGrande do Sul 1 x 4 De-partamento de Esportes/Cajuru (Sub-11); DEL/Var-gem Grande do Sul 3 x 4Departamento de Espor-

FUTSAL MASCULINO

Confira os resultados doCampeonato de Base

tes/Cajuru (Sub-13); DEL/Vargem Grande do Sul 7 x3 Departamento de Espor-tes/Cajuru (Sub-15); DEL/Vargem Grande do Sul 6 x2 SET/Leme (Sub-17);ECFSC/Monte Santo 1 x 5SET/Leme (sub-11);ECFSC/Monte Santo 4 x 2SET/Leme (sub-13);ECFSC/Monte Santo 4 x 4SET/Leme (sub-15);ECFSC/Monte Santo 4 x 5SET/Leme B (sub-17).

A competição prossegueneste final de semana comjogos em Vargem Grandedo Sul, Aguaí e Divinolândia.

AAR – Neste sábado (26) a equipe feminina de futsal daAAR joga em casa um amistoso contra a Esportiva Sanjoa-nense. A partida serve de preparação para as futuras compe-tições da Liga Rio-pardense de Futsal, bem como o campeo-nato que a AAR promoverá junto com o DEC.

DGG/COC - Considerado o terceiro maior ginásio de espor-tes (foto) de São José do Rio Pardo, o Centro Esportivo daEscola De Grau/COC, teve suas dimensões atualizadas, ado-tando marcações de acordo com as regras internacionais decada esporte, como, por exemplo, aumento nas dimensõesda linha de três pontos. As novas marcações do ginásio pas-sam a valer a partir da 10ª edição da Copa COC de Futsal,que começa no dia 26 de março, e que terá participação de12 equipes.

DOIS TOQUES

Torneio de Taco - No mês de abril, o Departamento deEsportes e Cultura (DEC) promove o I Torneio de Taco, juntoao Programa Escola da Família, nas unidades de ensino domunicípio. O objetivo é resgatar uma atividade esportiva bas-tante praticada pelos dos jovens nas décadas de 80 e 90.Após o Torneio de Taco, outras atividades estão programa-das como Campeonato de Pipas, Campeonato de Damas eXadrez e Campeonato de Truco.

Campeonato DEC/AAR - Terminou no dia 18 de março operíodo de inscrição para o IV Campeonato DEC/AAR de Es-colinhas de Futsal, previsto para o mês de abril, em váriascategorias (masculino e feminino). A competição recebeu ins-crições de 20 entidades esportivas da cidade e região. Nospróximos dias os organizadores devem divulgar o regulamentoe tabela do campeonato.

Olá, amigos. Se em matéria de estádios e infraes-trutura aeroportuária o Brasil ainda está engatinhan-do, o Brasil da seleção vai muito bem, obrigado. ManoMenezes está querendo dar a cara da equipe para2014, já. Vez ou outra, pinta novidade. Leandro Da-mião é a bola da vez. Apareceu entre os titulares notreino em Londres. Temos alguns veteranos - entreaspas - no time do treinador gaúcho. Neymar, Lucas.E podem esperar por Casemiro, Paulo Henrique Gan-so. Só faltam os resultados. Uma nova derrota con-tra a Escócia, no amistoso de domingo pode botarumas gotinhas de água nesse chopp. Ou no whisky,como queiram.

Bomba relógioPaulo Cesar Carpegiani foi

chamado de burro pela tor-cida do São Paulo, dia des-ses. Deixou Rivaldo no ban-co e Marlos como titular nojogo contra o Paulista deJundiaí, no meio de sema-na. E a corda pode ficarmais apertada no pescoço

dele, depois da rodada de domingo. Se perder para oCorinthians, a batata começa a assar.

Efeito retardadoMuricy Ramalho foi chama-

do de “amarelão” pela tor-cida do Fluminense. Masnão é porque o tricolor cari-oca ganhou no sufoco doAmérica do México, pelaCopa Libertadores, que ficoutudo azul por lá. Até a che-gada de Abel Braga, daqui60 dias, muita - mas muitaágua vai passar por baixodessa ponte.

Rodoviária de luxoAdriano, o Imperador, deve desembarcar no Rio de

Janeiro nos próximos dias. A grande pergunta, nin-guém fez ainda - até porque ninguém confirma, ofici-almente a contratação. Será que o Corinthians acer-tou ou errou ao contratá-lo.

Chega maisLuis Fabiano vem aí. Essa eu já sei. Vai ser apresen-

tado na próxima terça-feira (29), à tarde, com por-tões abertos, no Morumbi. Repatriar craques virou“obrigação”. Ronaldo, Fenômeno, virou moda.

Olho no clássico

E o centésimo gol pode sair domingo, no clássicocontra o Corinthians. Para uma histórica como a deRogério Ceni, não seria nada mal. Para uma rivalidadecomo essa de São Paulo e Corinthians, um ingredien-te que vai dar muito o que falar. Há um tabu emjogo. Há quatro anos o alvinegro não perde para otricolor. Há uma briga em jogo. O Corinthians acabade tirar a liderança do Paulistão do São Paulo.

Há uma rusga em jogo. Desde que Juvenal Juvên-cio e Andrés Sanches se desentenderam, o Corinthi-ans nunca mais usou o Morumbi para mandar seusjogos. São Paulo e Corinthians. O Corinthians queriaLuis Fabiano, o São Paulo repatriou seu ídolo. O Corin-thians foi ao contra ataque e deve anunciar Adrianonas próximas horas.

São muitos os ingredientes para um palco que po-deria ser outro. Arena Barueri, moderna porém aca-nhada para abrigar tanta história.

Mas é que o Morumbi se vira como palco para sho-ws. Exatamente porque a desavença com os alvine-gros fez diminuir a receita dos tricolores. Por isso eudigo. Tinha que ser entre São Paulo e Corinthians achance do maior goleiro artilheiro do mundo, chegar àmarca do centésimo gol na carreira. Um duelo paraver e nunca mais esquecer.

Grande abraço e até a próxima oportunidade

26 de março de 2011 - A-15

Page 16: Gazeta do Rio Pardo 2537

19 de março de 2011 - A-11

A Liga Riopardense deFutebol (LRF) está convo-cando as equipes que seinscreveram na Taça SãoJosé para uma reunião aser realizada nesta segun-da-feira (28), às 19h30, nasede da entidade, à ruaBenjamim Constant, 548.A competição será realiza-da na 1ª e 2ª divisão, reu-nindo 15 equipes nas ca-tegorias aspirantes e titu-lares.

Nesta semana a Liga Ri-opardense recebeu a con-firmação do apoio por par-te da Secretaria da Juven-tude, Esportes e Lazer doEstado de São Paulo e comisso as equipes ficarão isen-tas do custo referente àtaxa de arbitragem. “Gra-ças aos trabalhos dos de-putados Silvio Torres, Bar-ros Munhoz e CamposMachado a Liga obteve os

TAÇA SÃO JOSÉ

Recursos do Estado garante a competiçãorecursos para realização daTaça São José. Com issoas equipes disputarão acompetição sem nenhumadespesa. Só está faltandoa contrapartida por parteda Liga e estamos buscan-do apoio do comércio lo-cal”, disse Hélio Escudero(foto), presidente da enti-dade. Ele também lamen-tando a falta de apoio daPrefeitura para a realizaçãodos campeonatos.

“Tentamos por diversasvezes uma audiência como prefeito para tratar des-se assunto, mas infelizmen-te não fomos atendidos. Oprefeito tem que estar ci-ente que os campeonatossão realizados para aten-der a população e não aLiga Riopardense, somosapenas coadjuvantes, re-alizamos os campeonatospara proporcionar lazer”,

declarou.Das 15 equipes inscritas

8 são na 1ª Divisão: PontePreta, Vasco, Botafogo,Grêmio Nestlé, Bonsuces-so, Rioplastic, Sítio Novo eUnidos da Vila. Na 2ª Divi-são sete equipes estão ins-critas: Brasão FC, Juven-tus (Vila Verde), DalbonFC, Santa Luzia do Gale-go, São Paulo, Venerandoe Bocainas.

“Se somarmos as duascategorias, este ano a TaçaSão José vai reunir 30 equi-pes, e mais de 800 atletasestarão em atividade”, fi-nalizou Escudero.

Outra informação passa-da pelo presidente da LRFé que nos próximos dias aentidade deverá convocaras equipes para a disputado Campeonato Regionalde Base, em diversas ca-tegorias.

PREFEITURA MUNICIPAL DESÃO JOSÉ DO RIO PARDO

A equipe de basquetemasculino AAR/DEC es-treou com derrota na faseregional de ribeirão Preto,no Campeonato Paulista.Na sexta-feira, 18, em jogoda categoria sub-14, os rio-pardenses perderam de 79a 26 para a equipe de CasaBranca, na casa do adver-sário.

O técnico Hebinho deSouza diz que a equipe pe-cou na falta de experiên-cia, já que apenas dois atle-

BASQUETE

Rio-pardenses perdem na estreia da Liga de Ribeirão Pretotas disputaram campeona-tos anteriormente. Ele acre-dita, entretanto, que aequipe tem potencial parabuscar a reabilitação.

Nos próximos dias a equi-pe tricolor, que é formadapor Leonardo, Giovani Ger-mek, Gustavo, Moisés, Ti-ago e Vinícius, ganha folgana competição e aproveitapara melhorar nos treina-mentos, de olho na segun-da partida, prevista para odia 15 de abril contra a

equipe Aspa/Franca, no gi-násio da AAR.

Pela categoria sub-12, aequipe da AAR jogou amis-toso contra Casa Branca eperdeu por 45 a 34. Osatletas que defenderam oclube tricolor foram: Gabri-el, Paphael, Lucas, Pedro,Giovani e José Vitor.

No próximo dia 2 de abril,as equipes sub-17 mascu-lina e feminina da AAR/DECtambém estreiam no Cam-peonato Regional jogando

contra Santa Rita do Pas-sa Quatro e Sesi/Araraqua-ra, respectivamente. Osjogos serão a partir das 10horas, no ginásio da AAR.

O técnico Hebinho avisaque os interessados empraticar basquete devemprocurá-lo na AAR, às se-gundas, quartas e sextas-feiras, das 16 às 18 ho-ras, ou na quadra do Colé-gio Unigrau, às quartas esextas-feiras, das 18 às 19horas.

AAR/DEC estreou com derrotana Liga Regional de Ribeirão Preto

A-16- 26 de março de 2011

Page 17: Gazeta do Rio Pardo 2537

27 de março de 2011 - A-17

PREFEITURA MUNICIPAL DESÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Page 18: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-18

Saúde está em alerta para o retorno da doença e para o perigo que ela representa

Cidade intensifica vacinação contra sarampoEsta semana, a confirma-

ção de um caso importa-do de sarampo em Cam-pinas, após o período decinco anos sem o registroda doença no estado, co-locou em alerta a Secreta-ria de Estado da Saúde eo Ministério da Saúde.“Existe uma preocupaçãomuito grande com a possi-bilidade do retorno do sa-rampo, porque infelizmen-te temos pessoas que nun-ca tomaram essa vacina,por isso, é muito importan-te verificar a carteira devacinação”, diz a coorde-nadora do Centro de Saú-de e da Vigilância Epidemi-ológica de São José do RioPardo, Denise RondinelliCosta Salvador.

De acordo com suas in-formações, não há ne-nhum caso registrado nomunicípio, mas o apareci-mento deste em Campi-nas, a ocorrência da do-ença em outros países, aidentificação no ano ante-rior de casos importadosem estados brasileiros e oretorno dos feriados decarnaval, quando muitosjovens viajaram pelo Brasilou para o exterior, refor-çam o alerta para que aspessoas procurem se pro-teger, com o objetivo demanter assegurada a inter-rupção da circulação do ví-rus identificado. “Pedimosuma atenção especial àscrianças menores de cincoanos, que devem recebera primeira dose com umaninho e depois aos cincoanos de idade. Muitas pes-soas que estão na faixaetária de 20 a 50 anos nãotomaram a vacina. Se nãotiver recebido a vacina pelomenos uma vez na vida,é importante fazer. Fora

CÂMARA MUNICIPAL DESÃO JOSÉ DO RIO PARDO

SÚMULA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 22/03/2011

A) INDICAÇÕES:

- Ao Executivo Municipal, sugerindo:- a realização de serviços diversos no loteamentodenominado “Chácaras de Recreio São Pedro”.- a limpeza de terreno na Rua Pedro Bagodi, no JardimEunice.- serviços de tapa-buracos no Jardim Margarida.

- Ao DER, sugerindo o recapeamento asfáltico da SP-207até a SP-340 (trecho São José-Mococa).

B) REQUERIMENTO:

- Ao Executivo Municipal, solicitando:- a construção do 3º bloco da Casa de Cultura e Cidadania.- o cumprimento da Lei Municipal nº 2.457/01 (orçamentoparticipativo).

- Ao Cartório de Registro de Imóveis, solicitando oencaminhamento à Casa de cópia da matrícula 22.850.

- À CETESB, solicitando informações sobre o serviço deterraplenagem nas proximidades do posto de gasolinadenominado W3.

C) PROJETOS APROVADOS

DE AUTORIA DO EXECUTIVO MUNICIPAL:

- Projeto de Lei nº 05, que “Dispõe sobre a concessão deuso de áreas para a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico edá outras providências”.

- Projeto de Lei nº 18, que “Dispõe sobre desafetação deáreas que especifica, e dá outras providências”.

DE AUTORIA DO LEGISLATIVO MUNICIPAL:

- Projeto de Lei nº 5, que “Atribui o nome de Abel RonaldoRomano ao Telecentro a ser implantado no Vale do Redentor,em São José do Rio Pardo (SP)”.

D) MENSAGEM: A Câmara Municipal informa a todos queas sessões ordinárias são realizadas às terças-feiras apartir das 19:30. Nosso site:www.camarasjriopardo.sp.gov.br; E-mail:[email protected]

Marco Antonio Gumieri ValérioPresidente

desta faixa etária, qualquerum que procurar o Centrode Saúde, a gente verificaa situação vacinal. Se apessoa for do município, te-mos os registros no car-tão de controle da unida-de”, explica.

No Brasil e no mundoSegundo dados da Se-

cretaria de Estado da Saú-de, o sarampo é respon-sável por 10 milhões decasos e 164 mil mortes acada ano, no mundo. Hou-ve surtos recentes nas Fili-pinas, África do Sul, NovaZelândia e Austrália, e empaíses da Europa (Alema-nha, Grécia, Eslovênia, Es-panha, etc.), além de ou-tros países na região a oes-te do Pacífico. Na regiãodas Américas, houve evi-dência de surtos no Cana-dá, Estados Unidos e Ar-gentina, que totalizaram37 casos confirmados dadoença em 2011.

No Brasil, desde julho de2010 foram notificados sur-tos de sarampo em trêsestados, o primeiro delesfoi em julho no Pará, ondea avaliação de 58 suspei-tos resultou na confirma-ção de três casos, em in-divíduos de 18 e 26 anos,não vacinados de umamesma família, sem histó-ria de deslocamento. Emagosto, no Rio Grande doSul foram investigados 51suspeitos e houve a con-firmação laboratorial desarampo em oito casos,sendo seis em indivíduosnão vacinados. Os doiscasos iniciais tinham histó-ria de viagem a Argenti-na, durante período de cir-culação de vírus importa-do da África do Sul (B3)naquele país. Os oito ca-

sos confirmados resulta-ram de infecção pelo ge-nótipo circulante no conti-nente africano.

Em dezembro, a Secre-taria de Estado da Saúdeda Paraíba atualizou a situ-ação epidemiológica da do-ença no estado, com a no-tificação de 222 suspeitasda doença, sendo que 61foram confirmadas. Todasas pessoas que tiveram adoença foram infectadasdurante estada em JoãoPessoa.

O estado de São Paulonão apresenta circulaçãoendêmica de sarampo des-de 2000. Nos anos de2001, 2002 e 2005, regis-traram-se quatro casosconfirmados de sarampoimportados ou vinculados àimportação. E, este ano,o caso de Campinas.

Transmissão etratamento

O sarampo é uma doen-ça infecciosa e altamentecontagiosa, que se mani-festa por alterações mar-cantes da pele (pele aver-melhada, com placas ten-dendo a se unirem) e comcomprometimento de vá-rios órgãos, que é trans-mitida por gotículas da res-piração e mesmo o ar como vírus ainda vivo. O perío-do de contaminação se ini-cia de três a quatro diasantes e vai até quatro acinco dias após o surgimen-to das lesões da pele. Otempo que leva entre acontaminação e o apareci-mento dos sintomas (perí-odo de incubação) é emmédia de duas semanas.

Os sintomas são febremuito alta, tosse intensa,coriza, conjuntivite e pelecom placas ásperas aver-

melhadas. O exame inter-no da bochecha permiteidentificar pequenos pon-tos branco-amarelados,que confirma o diagnósti-co. A história do pacientee o exame clínico normal-mente permitem o diag-nóstico na quase totalida-de dos casos.

Na maioria das vezes, otratamento é voltado paradiminuir os sintomas comofebre e tosse, ou para

combater alguma compli-cação quando antibióticossão usados.

Casos muito especiaispodem necessitar de me-dicação do tipo gama glo-bulina anti-sarampo, visan-do o próprio vírus ou o re-forço da capacidade dedefesa geral.

PrevençãoA prevenção é feita por

meio da vacina anti-saram-

DIVULGAÇÃO

Peregrino cumpre promessa após 20 anosEm passagem por São

José do Rio Pardo, navolta de Aparecida doNorte, o rondoniense An-tônio Pereira conta a sagavivida em 20 anos de pe-regrinação.

Desenganado pelos mé-dicos em razão de umcâncer em estágio avan-çado na garganta que lhetirou parte da visão, An-tônio fez a promessa quemarcaria para sempresua vida. Devoto de Nos-sa Senhora Aparecida,prometeu ir a pé durante20 anos ao Santuário nacidade de Aparecida, casofosse curado.

Foi assim que às 17h30do dia 15 de janeiro de1991, aos 46 anos, elejuntou alguns pertences,a imagem de Nossa Se-nhora e a fé que lhe ga-rantiu forças para cumprira missão, e saiu a pé dePorto Velho, Rondônia,para Aparecida do Norte,São Paulo. “No começominha família não queria,mas depois acabou con-cordando.” Antônio temdois filhos e 14 irmãos.

Foram mais de 20 milquilômetros a pé, cercade 30 por dia; 66 paresde tênis, 30 bonés e 24

O pagador de promessa caminhou durante 20 anoscom a imagem de Nossa Senhora Aparecida,

além de poucos pertences

REPORTAGEM

mochilas. Chegou a passarpor 527 cidades, Argenti-na, Bolívia, Paraguai, RioBranco do Acre, Cuiabá,Campo Grande, Paraná,Goiás, Minas, São Paulo,deixando sua história em1.200 entrevistas em jor-nais, 509 em emissoras derádio e 64 na televisão.“Passei fome e frio, dor-mia onde dava. Muitaspessoas me ofereceramajuda, outras não compre-endiam minha missão.”

Antonio foi assaltado 23vezes. “Levavam sempreo dinheiro que eu recebiade doações, para a com-pra de comida e para con-seguir me manter durantea caminhada. Mas eu nun-ca pensei em desistir.”

O peregrino conta queera comum, ao passar pe-las cidades, as pessoas so-licitarem a ele que levassebilhetinhos pessoais atéAparecida, com pedidos,orações e agradecimentos.“Foram milhares de papei-zinhos”, diz.

Promessa cumpridaHoje, aos 65 anos, Anto-

nio termina sua promessacom a sensação de missãocumprida. A fé, segundoele, não mudou em razãode tudo o que teve de pas-

sar para chegar até aqui.Na redação de Gazeta, operegrino faz pose para afoto e mostra uma cente-na de depoimentos escritospelas pessoas que conhe-ceu nos locais por onde pas-sou, folheia os jornais eentrega fotos tiradas emalgumas cidades. “Durantetodo esse tempo eu viviassim, de um lugar para ooutro. Mas em nome deNossa Senhora, tudo valeua pena.”

Antônio diz que está re-tornando de ônibus paraPorto Velho, cidade ondevive sua mulher, filhos e ir-mãos. “Estou voltando coma ajuda das pessoas”, diz.

A fé, segundo ele, conti-

nua firme e cada vezmais forte. “Mais umavez agradeço a Nossa Se-nhora a bênção de terconseguido cumprir a mi-nha missão com saúde euma fé que não tem fim.”

Nota da Redação: Amatéria acima foi escri-ta tendo como fonte deinformações apenas odepoimento do entrevis-tado, que procurou a re-dação de Gazeta no dia23 de março. A repor-tagem tentou confirmara veracidade dos fatos,mas não obteve ne-nhum retorno dos ór-gãos de comunicação dePorto Velho.

po, que é altamente eficaz.Mulheres grávidas ou quepossam engravidar dentrode 90 dias não devem servacinadas. Pacientes comleucemia, linfomas, HIV/SIDA e outros problemassérios de imunidade devemser avaliados individual-mente.

O Centro de Saúde Mu-nicipal está disponível paravacinação de segunda asexta, das 7h30 às 17h30.

Page 19: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-19

Pregão Presencial 21-11 – Contratação de empresa especializada paraprestação de serviços de atos oficiais desta Prefeitura Municipal de SãoJosé do Rio Pardo, destinado a Secretaria Municipal de Gestão Pública,com encerramento dia 08 de abril de 2011 às 14:00 hs .Maiores informaçõesna Praça dos Três Poderes, 01, Centro – Prefeitura Municipal –fone 19-3682-7831-3682-7835, das 12:00 às 18:00 horas.Pregão Presencial 22-11 – Sistema de Registro de Preço para aquisiçãode materiais de enfermagem destinado a Secretaria Municipal de Saúde -almoxarifado, com encerramento dia 11 de abril de 2011 às 13:00 hs, comapresentação de amostra sob pena de desclassificação.Pregão Presencial 23-11 – aquisição de equipamentos (aparelho de arcondicionado), destinado a Creche/EMEB Gilda Zanetti Mansano –Secretaria Municipal de Educação, com encerramento dia 12 de abril de2011 às 13:30 hs, com apresentação de amostra sob pena dedesclassificação.Maiores informações na Praça dos Três Poderes, 01,Centro – Prefeitura Municipal –fone 19-3682-7831-3682-7835, das 12:00às 18:00 horas. Maiores informações na Praça dos Três Poderes, 01,Centro – Prefeitura Municipal –fone 19-3682-7831-3682-7835, das 12:00às 18:00 horasDispensa de Licitação 30-2011Em despacho consubstanciado, o Sr. Secretario Municipal de Gestão PúblicaRATIFICOU dispensa de licitação para Locação de um imóvel localizado naRua Paraíso, nº 189, bairro centro, destinado à alongar a família da SraSidnes Aparecida de Paula, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensal,por um período de até 06 meses, em favor do Sr. Marilda Helena Silva deacordo com a Lei Federal 8666/93 artigo 24 inciso X.Dispensa de Licitação 31-2011Em despacho consubstanciado, o Sr. Secretario Municipal de Gestão PúblicaRATIFICOU dispensa de licitação para Locação de um imóvel localizado naRua Paraíso, nº 153, bairro centro, destinado à alongar a família da SraFabiana da Silva, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensal, por umperíodo de até 06 meses, em favor do Sr. Marilda Helena Silva de acordocom a Lei Federal 8666/93 artigo 24 inciso X.

Republicamos por incorreção, e alteração no art 2º a Portaria nº 10.151PORTARIA N.º 10.151, DE 16 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobre anomeação da Senhora LÚCIA REGINA DA SILVA PAVAN, para o cargo deAUXILIAR DE APOIO OPERACIONAL. O Prefeito do Município de SãoJosé do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, deacordo com o Art. 37, II da Constituição Federal e com o Art. 8º, I da LeiMunicipal nº 2.712, de 16 de março de 2004, R E S O L V E: Art. 1º - Ficanomeada, através do Concurso Público 001/2008, a Senhora LÚCIAREGINA DA SILVA PAVAN, para ocupar o cargo de AUXILIAR DE APOIOOPERACIONAL, nível II, desta Prefeitura Municipal de São José do RioPardo. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação,com efeitos retroativos a 09 de março de 2.011. São José do Rio Pardo, 16de março de 2.011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, namesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão Pública

LEI Nº 3.692, DE 18 DE MARÇO DE 2011 Dispõe sobre abertura decrédito adicional suplementar no Orçamento Programa do Município. OPrefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo,Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo aseguinte lei: Art. 1º Fica autorizado o Setor de Contabilidade da PrefeituraMunicipal a abrir Crédito Adicional Suplementar, no Orçamento Programado Município, no valor de R$ 117.700,00 (cento e dezessete mil e setecentosreais), com a seguinte classificação orçamentária:02.00.00 Poder Executivo02.01.00 Gabinete do Prefeito02.01.03 Procuradoria Jurídica04.122.0005.2.005 Manutenção da Procuradoria Jurídica15 – 3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros – P. Jurídica 117.700,00Fonte: 01 TesouroTOTAL 117.700,00Art. 2º O presente crédito será coberto com recursos decorrentes deanulação parcial das seguintes dotações orçamentárias:02.00.00 Poder Executivo02.01.00 Gabinete do Prefeito02.01.03 Procuradoria Jurídica04.122.0005.2.005 Manutenção da Procuradoria Jurídica11 3190.11.00 Vencimentos e Vantagens Fixas 103.700.0012 3190.13.00 Obrigações Patronais 14.000,00Fonte: 01 TesouroCód Aplic. 01.110.000 GeralTOTAL 117.700,00Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. São José doRio Pardo, 18 de Março de 2.011. João Luis Soares da Cunha-PrefeitoLEI Nº 3.693, DE 18 DE MARÇO DE 2011 Dispõe sobre a inclusão de açãopara 2011, no PPA 2010/2013, LDO de 2011 e abre crédito adicional especialna LOA 2011, no valor total de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e dá outrasprovidencias. O Prefeito Municipal de São José do Rio Pardo, Estado deSão Paulo, no uso de suas atribuições legais, Faço saber que a CâmaraMunicipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei: Art. 1º Ficaincluída na Lei n.º 3.427/2009 que instituiu o Plano Plurianual do Municípiopara o período de 2010/2013, na Lei n.º 3.626/2010, que dispõe sobre asDiretrizes Orçamentárias para 2011, o projeto: Reforma da Praça XV deNovembro, na Unidade Executora 02.07.01, com o valor total de R$15.000,00 (quinze mil reais), cuja meta é a destinação de recursos parapagamento de encerramento de obra. Art. 2º. Em atendimento ao dispostono artigo 41, inciso II da Lei Federal 4.320, de 17 de março de 1964,demonstrado segundo as codificações institucionais: local, por função e sub-função e das categorias econômicas, abaixo identificadas:02.00.00 Poder Executivo02.07.00 Secretaria de Planejamento e Serviços02.07.01 Departamento de Obras e Engenharia15.451.0033.1.089 Reforma da Praça XV de Novembro4490.51.00 Obras e Instalações 15.000,00Fonte: 01 TesouroCod. Aplic 1.1100.00 GeralTOTAL 15.000,00Art. 3º O crédito aberto pelo artigo 2º desta lei, será coberto comanulação parcial da seguinte dotação orçamentária02.00.00 Poder Executivo02.07.00 Secretaria de Planejamento e Serviços02.07.01 Departamento de Obras e Engenharia04.122.0027.1.108 Const Centro Multiplo Uso Bairro V. Redentor400 – 4490.51.00 Obras e Instalações 15.000,00Fonte 01 TesouroCod. Aplic. 1.0000.04 Centro Multiplo Uso Vale RedentorTotal da Anulação 15.000,00Art.4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. São José doRio Pardo, 18 de março de 2011. João Luis Soares da Cunha-Prefeito.LEI Nº 3.694, DE 18 DE MARÇO DE 2011 Dispõe sobre a inclusão de açãopara 2011, no PPA 2010/2013, LDO de 2011 e abre crédito adicional especialna LOA 2011, no valor total de R$ 206.000,00 (duzentos e seis mil reais) edá outras providencias. O Prefeito Municipal de São José do Rio Pardo,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Faço saber que aCâmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei: Art. 1ºFica incluída na Lei n.º 3.427/2009 que instituiu o Plano Plurianual do Municípiopara o período de 2010/2013, na Lei n.º 3.626/2010, que dispõe sobre asDiretrizes Orçamentárias para 2011, o projeto MÁQUINARETROESCAVADEIRA, na Unidade Executora 02.08.01, com o valor totalde R$ 206.000,00 (duzentos e seis mil reais), cuja meta é a destinação derecursos para aquisição de uma máquina retroescavadeira. Art. 2º. Ematendimento ao disposto no artigo 41, inciso II da Lei Federal 4.320, de 17de março de 1964, demonstrado segundo as codificações institucionais:local, por função e sub-função e das categorias econômicas, abaixoidentificadas:02.00.00 Poder Executivo02.08.00 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente02.08.01 Manutenção do SERM26.782.0035.1.126 Máquina Retroescavadeira4490.52.00 Equipamentos e Mat. Permanente 195.000,00Fonte: 05 Transferencias e/ ou Conv. FederalCod. Aplic 510000013 Aquisição de uma retroescavadeiraTOTAL 195.000,00

02.06.00 Secretaria Municipal da Saúde02.06.02 Fundo Municipal de Saúde – Transf e/ ou Convênios10.302.0058.2.056 Fundo Municipal de Saúde – Transf e/ ou Convênios272 – 3390.36.00 Outros Serviços de Terceiros – PF R$ 20.000,00Fonte 05 Convênios FederaisCód. Aplic. 05.300.0002 Bloco At. Média e Alta Complex. Amb e Hosp.TOTAL DA SUPLEMENTAÇÃO R$ 32.000,00Art. 2º - Para atender o disposto no artigo anterior indica-se o seguinterecurso orçamentário: 1 - A anulação parcial da dotação, conforme o artigo43, parágrafo 1º, inciso III, da Lei 4320/64,DOTAÇAO UNIDADE EXECUTORA VALOR02.00.00 Poder Executivo02.04.00 Secretaria Promoção Social02.04.03 Fundo Municipal de Assistência Social - Conv/Transf08.244.0016.2.016 Fundo Municipal de Assistência Social - Conv/Transf135 – 3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros – P J R$ 12.000,00Fonte – 05 Convênios FederaisCód. Aplic. 05.500.0007 Piso Básico Variável II02.06.00 Secretaria Municipal de Saúde02.06.02 Fundo Municipal de Saúde – Transf e/ ou Convênios10.302.0058.2.056 Fundo Municipal de Saúde – Transf.e/ ou ConVênios269 – 3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros – PJ R$ 20.000,00Fonte 05. Convênios FederaisCod. Aplic. 05.300.0002 Bloco At Média e Alta Complex Amb e Hosp.TOTAL DA ANULAÇÃO R$ 32.000,00Art. 3º - Fica o Setor de Contabilidade encarregado de realizar as alteraçõese ajustes necessários nos demonstrativos e anexos da Lei das DiretrizesOrçamentárias de 2010 e da Lei do Plano Plurianual 2010/2013. Art. 4º -Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. São José do RioPardo, 03 de Março de 2.011 João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicadapor afixação em quadro próprio de editais na Sede da Prefeitura Municipal,nesta data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão PúblicaDECRETO Nº 3.950, DE 21 DE MARÇO DE 2011. Regulamenta a aplicaçãode sanção, em especial de multas nos procedimentos licitatórios e contratosadministrativos no âmbito do Município de São José do Rio Pardo e dáprovidências correlatas. João Luis Soares da Cunha, Prefeito do Municípiode São José do Rio Pardo, São Paulo, no uso das atribuições que lhe sãoconferidas nos termos do artigo 83, inciso XI da Lei Orgânica do Município,tendo como fundamento a regra do artigo 115 da Lei nº 8.666/93,considerando a faculdade de expedir normas para a realização de seusprocedimentos licitatórios; considerando que a Lei nº 8.666/93, ao se referirà multa o faz genericamente e considerando a necessidade de seestabelecerem parâmetros para a aplicação de sanção. D E C R E T A: Art.1º – A aplicação de multa na infringência ao disposto nos artigos 81, 86 e 87da Lei nº 8.666/93 e artigo 7° da Lei 10.520/2002, no âmbito de São Josédo Rio Pardo, Estado de São Paulo, obedecerá ao disposto neste Decreto.Art. 2º – A recusa injustificada do adjudicatório em assinar o contrato, aceitarou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pelaAdministração do Município de São José do Rio Pardo, Estado de SãoPaulo, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o as seguintes penalidades: I – Multa de 20% (vinte por cento) sobre o valorda obrigação não cumprida; ou II - Pagamento correspondente à diferençade preço decorrente de nova licitação para o mesmo fim. Art. 3º – O atrasoinjustificado na execução do contrato de serviço, obra, ou na entrega demateriais, sem prejuízo do disposto no parágrafo primeiro do artigo 86 da Leinº 8.666/93 e artigo 7º da Lei 10.520/02, sujeitará a contratada à multa demora sobre o valor da obrigação não cumprida, a partir do primeiro diaútil seguinte ao término do prazo estipulado, na seguinte proporção: I –multa de 10% (dez por cento) até o 30º (trigésimo) dia de atraso; e. II –Multa de 15% (quinze por cento) a partir do 31º (trigésimo primeiro) diade atraso até o 45º (quadragésimo quinto) dia de atraso. ParágrafoÚnico – A partir do 46º (quadragésimo sexto) dia estará caracterizada ainexecução total ou parcial da obrigação assumida, salvo disposição emcontrário, em casos particulares, previstos no edital ou contrato,sujeitando-se à aplicação da multa prevista no Art. 4° deste Decreto. Art.4º - Pela inexecução total ou parcial do serviço, compra ou obra poderãoser aplicadas à contratada as seguintes penalidades: I – multa de 20%(vinte por cento) sobre o valor da obrigação não cumprida; ou. II –multa correspondente à diferença de preço decorrente de nova licitaçãopara o mesmo fim. Art. 5º O material não aceito deverá ser substituídodentro do prazo fixado pela Prefeitura Municipal de São José do RioPardo, Estado de São Paulo, que não excederá a 15 (quinze) dias,contados do recebimento da intimação. Parágrafo Único – A nãoocorrência de substituição dentro do prazo estipulado ensejará aaplicação de multa prevista no Art. 4º deste Decreto, considerando-se amora, nesta hipótese, a partir do primeiro dia útil seguinte ao término doprazo estabelecido no “caput” deste artigo. Art. 6º O pedido deprorrogação de prazo final da obra e/ou serviços ou entrega de materialsomente será apreciado se efetuado dentro dos prazos fixados nocontrato ou instrumento equivalente. Art. 7º As multas referidas nesteDecreto não impedem a aplicação de outras sanções previstas nas Leis8.666/93 e 10.520/02. § 1º Verificando que a obrigação foi cumpridacom atraso injustificado ou caracterizada a inexecução parcial, aPrefeitura Municipal, reterá, preventivamente, o valor da multa doseventuais créditos que a contratada tenha direito, até a decisão definitiva,assegurada a ampla defesa. § 2º Caso a contratada tenha prestadogarantia, e esta for insuficiente para cobrir o valor da multa, será retidaa diferença, nos termos disciplinados no parágrafo anterior. § 3º Se estaPrefeitura Municipal decidir pela não aplicação da multa, o valor retidoserá devolvido à contratada devidamente corrigido pelo IPC-FIPE. Art.8º As normas estabelecidas neste Decreto deverão constar em todos osprocedimentos licitatórios e de dispensa ou inexigibilidade de licitação.Art. 9º O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação,revogando o Decreto n° 3.920, de 13 de dezembro de 2010. São Josédo Rio Pardo, 21 de março de 2011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada por afixação em quadro próprio de editais na Sededa Prefeitura Municipal, nesta data. Walkyr Veronese Junior-SecretarioMunicipal de Gestão Pública

PORTARIA N.º 10.153, DE 16 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobre aexoneração, a pedido, da servidora LÚCIA REGINA DA SILVA PAVAN,do emprego público de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. O Prefeitodo Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no usode suas atribuições, de acordo com o Art. 37, II da Constituição Federale com o Art. 8º, I da Lei Municipal nº 2.712, de 16 de março de 2004, RE S O L V E: Art. 1º - Fica exonerada, a pedido, a servidora LÚCIAREGINA DA SILVA PAVAN, do emprego público de AGENTECOMUNITÁRIO DE SAÚDE, desta Prefeitura Municipal de São José doRio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação,com efeitos retroativos a 09 de março de 2.011. São José do Rio Pardo, 16de março de 2.011.João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, namesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão Pública.PORTARIA N º10.154, DE 18 DE MARÇO DE 2.011. Prorrogar a validadedo Processo Seletivo nº 001/2009, Agente Comunitário de Saúde. OPrefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nouso de suas atribuições legais e de conformidade com o Artigo 37, III, daConstituição Federal e com o Artigo 112 da lei Orgânica do Município, R ES O L V E: Art. 1º - Fica prorrogado por mais dois anos a vigência doProcesso Seletivo nº 001/2009, homologado em 18 de março de 2.009,passando a vigorar até o dia 18 de março de 2013. Art. 2º - Esta portariaentra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 18 demarço de 2.011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, namesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de GestãoPúblicaPORTARIA Nº 10.155, DE 22 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobreaposentadoria da servidora LUZIA SCARCELLA, do cargo dePROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CURSO SUPERIOR. OPrefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nouso de suas atribuições, em vista do deferimento, por parte do InstitutoMunicipal de Previdência de São José do Rio Pardo. R E S O L V E: Art.1º Aposentar a servidora LUZIA SCARCELLA, aposentadoria especialde professor, do cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMCURSO SUPERIOR, nível XXI-C, desta Prefeitura Municipal de São Josédo Rio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de suapublicação, com efeitos retroativos a 18 de março de 2.011. São José doRio Pardo, 22 de março de 2.011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito.Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede da PrefeituraMunicipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipalde Gestão Pública

PREFEITURA MUNICIPAL DESÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Art. 3º O crédito aberto pelo artigo 2º desta lei, será coberto com excessode arrecadação, proveniente de convênio com a Secretaria de Agricultura eMeio Ambiente. Art. 4º Para fins de contra partida do convênio de que oobjeto desta lei, fica o Executivo Municipal autorizado a abrir créditoadicional especial, conforme codificação contábil abaixo especificado:02.00.00 Poder Executivo02.08.00 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente02.08.01 Manutenção do SERM26.782.0035.1.126 Máquina Retroescavadeira4490.52.00 Equipamentos e Mat. Permanente 11.000,00Fonte 01 TesouroCod. Aplic.11.0000.013 Aquisição de uma retroescavadeiraTotal 11.000,00Art.5º A contra-partida oferecida pelo Executivo Municipal para a aberturado crédito especial desta lei, será coberta com anulação parcial da seguintedotação orçamentária:02.00.00 Poder Executivo02.07.00 Secretaria de Planejamento e Serviços02.07.07 Manutenção de Praças, Ruas e Avenidas15.451.0033.1.043 Recapeamento de Ruas e Avenidas325 - 4490.51.00 Obras e Instalações 11.000,00Fonte 01 TesouroTotal 11.000,00Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. São José do RioPardo, 18 de março de 2011. João Luis Soares da Cunha-Prefeito.LEI Nº 3.695, DE 18 DE MARÇO DE 2011 Dispõe sobre a inclusão de açãopara 2011, no PPA 2010/2013, LDO de 2011 e abre crédito adicional especialna LOA 2011, no valor total de R$ 44.000,00 (quarenta e quatro mil reais) edá outras providencias. O Prefeito Municipal de São José do Rio Pardo,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Faço saber que aCâmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei: Art. 1ºFica incluída na Lei n.º 3.427/2009 que instituiu o Plano Plurianual do Municípiopara o período de 2010/2013, na Lei n.º 3.626/2010, que dispõe sobre asDiretrizes Orçamentárias para 2011, o projeto EQUIPAMENTO PARA CRECHEPRÓ INFÂNCIA, na Unidade Executora 02.05.02, com o valor total de R$44.000,00 (quarenta e quatro mil reais), cuja meta é a destinação de recursospara aquisição de equipamentos para creche pró-infância. Art. 2º. Ematendimento ao disposto no artigo 41, inciso II da Lei Federal 4.320, de 17 demarço de 1964, demonstrado segundo as codificações institucionais: local, porfunção e sub-função e das categorias econômicas, abaixo identificadas:02.00.00 Poder Executivo02.05.00 Secretaria de Educação02.05.02 Departamento de Educação Básica - Convênios12.365.0041.1.120 Equip para Creche Pro - Infância4490.52.00 Equipamentos e Mat. Permanente 34.000,00Fonte: 05 Transferências e/ ou Conv. FederalCod. Aplic 05.210.0002 Equipamentos-pro-infânciaTOTAL 34.000,00Art. 3º O crédito aberto pelo artigo 2º desta lei, será coberto com superávitfinanceiro do balanço de 2010. Art. 4º Para fins de contra partida doconvênio de que o objeto desta lei, fica o Executivo Municipal autorizado aabrir crédito adicional especial, conforme codificação contábil abaixoespecificado:02.00.00 Poder Executivo02.05.00 Secretaria da Educação02.05.08 Departamento de Educação Infantil - impostos12.365.0041.1.120 Equip para Creche pro - infância4490.52.00 Equipamentos e Mat. Permanente 10.000,00Fonte 01 TesouroCod. Aplic.01.210.0000 Ensino InfantilTotal 10.000,00Art. 5º A contra-partida oferecida pelo Executivo Municipal para a aberturado crédito especial desta lei, será coberta com anulação parcial da seguintedotação orçamentária:02.00.00 Poder Executivo02.05.00 Secretaria da Educação02.05.08 Departamento de Educação infantil - Impostos12 – 365.0041.1.070 Creches – Rec. Impostos226 - 4490.52.00 Equipamentos e Mat. Permanente 10.000,00Fonte 01. TesouroCod. Aplic. 01.210.0000 Ensino InfantilTOTAL 10.000,00Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. São José do RioPardo, 18 de março de 2.011. João Luis Soares da Cunha- PrefeitoLEI Nº 3.696, DE 18 DE MARÇO DE 2.011. Autoriza o Executivo Municipal afirmar convênio com o Educandário São José, entidade beneficente, semfins lucrativos. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,ESTADO DE SÃO PAULO. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eusanciono e promulgo a seguinte lei: Art. 1º Fica a Prefeitura Municipal autorizadaa firmar convênio com o Educandário São José, entidade beneficente, sem finslucrativos, objetivando o atendimento de 200 crianças e adolescentes de 7 a13 anos. Art. 2º O município fornecerá alimentação às crianças e osadolescentes, enquanto que o Educandário São José, cederá espaço e realizarátrabalho, visando diagnosticar as dificuldades de cada uma delas, conformesuas necessidades. Art. 3º Do instrumento de formalização do convênio,constarão as cláusulas e condições próprias desse tipo de ajuste, bem comoas obrigações e encargos das partes convenentes, podendo se assim for deinteresse das partes, firmar aditivos. Art. 4º As despesas decorrentes desta Leicorrerão por conta de verbas já alocadas no orçamento, suplementadas senecessário. Art. 5º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. SãoJosé do Rio Pardo, 18 de março de 2011. João Luís Soares da Cunha -PrefeitoLEI Nº 3.697, DE 18 DE MARÇO DE 2.011. (Projeto de autoria de Daniel M.De Moraes – PSC) Altera a Lei nº 3.651/10, que “Atribui o nome de LuizIzidoro Locatelli a uma via pública”. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃOJOSÉ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO. Faço saber que a CâmaraMunicipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: Art. 1º O art. 1ºda Lei nº 3.651/10 passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 1º Ficaatribuído o nome de Luiz Izidoro Locatelli à Rua 2 do condomínio horizontalconhecido por Residencial São José, formado pelo hexágono composto deletras “A” a “I”. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. SãoJosé do Rio Pardo, 18 de março de 2.011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito MunicipalLEI Nº 3.698, DE 18 DE MARÇO DE 2.011. (Projeto de autoria do Ver.Antônio M. Zanetti – PSDB). Altera a Lei nº 3.660/10, que “Atribui o nome deTereza Orfei Policiano a uma via pública”. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DESÃO JOSÉ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO. Faço saber que aCâmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: Art. 1º Oart. 1º da Lei nº 3.660/10 passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 1º Ficaatribuído o nome de Thereza Orfei Policiano à Rua 1 do condomínio horizontalconhecido por Residencial São José, formado pelo hexágono composto deletras “A” a “I”. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. SãoJosé do Rio Pardo, 18 de março de 2.011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito Municipal.LEI Nº 3.699, DE 18 DE MARÇO DE 2.011. (Projeto de autoria do Ver.Márcio Zanetti – PTB). Atribui o nome de Professora Zelind Fávero Gervásioa uma área institucional. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DORIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO. Faço saber que a Câmara Municipalaprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: Art. 1º Fica atribuído onome de Professora Zelinda Fávero Gervásio à área institucional localizadadefronte à Avenida Luiz Rodrigues Corrêa, esquina com a Rua PrudenteCorrêa, no Conjunto Habitacional Buenos Aires. Art. 2º O Executivo Municipaldeverá tomar as providências para a exequibilidade da presente lei. Art. 3ºEsta Lei entra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 18de março de 2.011. João Luís Soares da Cunha- Prefeito Municipal.

DECRETO Nº 3.947, DE 03 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobre abertura decrédito adicional suplementar no valor de R$ 32.000,00 ((trinta e dois milreais). O Prefeito do município de São José do Rio Pardo, Estado de SãoPaulo, no uso de suas atribuições legais e, considerando a Lei OrçamentáriaAnual n° 3.678/2011, de 03/01/2011, no seu artigo 4°; D E C R E T A: Art. 1º- Fica aberto um crédito adicional suplementar no valor de R$ 20.000,00(vinte mil reais), destinado a reforçar as dotações orçamentárias de diversassecretarias do orçamento vigente, a seguir :DOTAÇÃO UNIDADE EXECUTORA VALOR02.00.00 Poder Executivo02.04.00 Secretaria Promoção Social02.04.03 Fundo Municipal de Assistência Social – Conv/Transf.08.244.0016.2.016 Fundo Municipal de Assistência Social – Conv/Transf.121 – 3390.30.00 Material de Consumo R$ 12.000,00Fonte : 05 Convênios FederaisCód. Aplic. 05.500.0007 Piso Básico Variável II.

Page 20: Gazeta do Rio Pardo 2537

26 de março de 2011 - A-20

PREFEITURA MUNICIPAL DESÃO JOSÉ DO RIO PARDO

PORTARIA Nº 10.156 DE 22 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobreatribuição de classe para a docente cadastrada Sra. ELENICEPEREIRA MACHADO, Classe Livre. O Prefeito do Município de SãoJosé do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,considerando a Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único,artigos 175 e 176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S OL V E: Art. 1º Atribuir para Sra. ELENICE PEREIRA MACHADO, 01classe de Ensino Fundamental - Projeto, no período da tarde naCreche São Paulo, desta Prefeitura Municipal de São José do RioPardo, no período de 22 de março a 08 de julho de 2011. Art. 2º - Estaportaria entra em vigor na data de sua publicação. São José do RioPardo, 22 de março de 2011.João Luís Soares da Cunha-Prefeito.Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede daPrefeitura Municipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão PúblicaPORTARIA Nº 10.157 DE 22 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobreatribuição de classe para a docente cadastrada Sra. ELI ORLANDO,Classe Livre. O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, considerando a Leinº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único, artigos 175 e 176,inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S O L V E: Art. 1ºAtribuir para Sra. ELI ORLANDO, 01 classe de Ensino Fundamental– Ciclo I, no período da manhã na EMEB “Francisco de Assis”, destaPrefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, no período de 01 demarço a 08 de julho de 2011. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor nadata de sua publicação, com efeitos retroativos a 01 de março de2.011. São José do Rio Pardo, 22 de março de 2011. João LuísSoares da Cunha-Prefeito. Publicada por afixação em quadro própriode editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesma data. WalkyrVeronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão PúblicaPORTARIA Nº 10.158 DE 22 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobreatribuição de aulas para a docente cadastrada Sra. VERA LÚCIAZENARO GIL, aulas livre. O Prefeito do Município de São José do RioPardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, considerandoa Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único, artigos 175 e176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S O L V E: Art. 1ºAtribuir para Sra. VERA LÚCIA ZENARO GIL, 09 horas / aula e 02horas de atividade de História, semanais, no Ensino Fundamental –Ciclo II, no período da manhã na EMEB “PROFª STELLA MARISBARBOSA CATALANO”, desta Prefeitura Municipal de São José doRio Pardo, no período de 15 de março a 16 de dezembro de 2011.Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, comefeitos retroativos a 15 de março. São José do Rio Pardo, 22 demarço de 2011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal,na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal deGestão PúblicaPORTARIA Nº 10.159, DE 22 DE MARÇO DE 2011. Dispõe sobreatribuição de aulas para a docente cadastrada Sra. LUCIANA DEOLIVEIRA, aulas livre. O Prefeito do Município de São José do RioPardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, considerandoa Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único, artigos 175e 176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S O L V E: Art.1º Atribuir para Sra. LUCIANA DE OLIVEIRA, 16 horas / aula e 04horas de atividade da Língua Portuguesa, semanais, no EnsinoFundamental – Ciclo II, no período da tarde, na EMEB “PROFªSTELLA MARIS BARBOSA CATALANO”, desta Prefeitura Municipalde São José do Rio Pardo, no período de 15 de março a 16 dedezembro de 2011. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data desua publicação, com efeitos retroativos a 15 de março de 2011. SãoJosé do Rio Pardo, 22 de março de 2011. João Luís Soares daCunha-Prefeito. Publicada por afixação em quadro próprio de editaisna sede da Prefeitura Municipal, na mesma data. Walkyr VeroneseJúnior-Secretário Municipal de Gestão Pública,PORTARIA Nº 10.160, DE 22 DE MARÇO DE 2011. Dispõe sobreatribuição de classe para a docente cadastrada Sra. LUCIANACRISTINA EDUARDO, classe livre. O Prefeito do Município de São

José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,considerando a Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único,artigos 175 e 176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S O LV E: Art. 1º Atribuir para Sra. LUCIANA CRISTINA EDUARDO, 1 classede Educação Infantil, no período da tarde, na Crcehe/EMEB “GILDAZANETTI MANSANO”, desta Prefeitura Municipal de São José do RioPardo, no período de 22 de março a 08 de julho de 2011. Art. 2º - Estaportaria entra em vigor na data de sua publicação. São José do RioPardo, 22 de março de 2011.João Luís Soares da Cunha-Prefeito.Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede daPrefeitura Municipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-SecretárioMunicipal de Gestão Pública,PORTARIA Nº 10.161, DE 22 DE MARÇO DE 2011.Dispõe sobreatribuição de classe para a docente cadastrada Sra. MARINA CÁLIPOPERILLO BALDO, em substituição. O Prefeito do Município de SãoJosé do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,considerando a Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único,artigos 175 e 176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S OL V E: Art. 1º Atribuir para Sra. MARINA CÁLIPO PERILLO BALDO, 1classe de Educação Infantil, no período da tarde, na EMEB “SÃO JUDASTADEU”, desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, noperíodo de 22 de março a 11 de julho de 2011. Art. 2º - Esta portariaentra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 22de março de 2011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal,na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de GestãoPública,PORTARIA Nº 10.162, DE 22 DE MARÇO DE 2011. Dispõe sobreatribuição de classe para a docente cadastrada Sra. LILIAN CANALIGRADIN, em substituição. O Prefeito do Município de São José do RioPardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, considerandoa Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único, artigos 175 e176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S O L V E: Art. 1ºAtribuir para Sra. LILIAN CANALI GRADIN, 1 classe de Educação Infantil,no período da manhã, na Creche/Emeb “GILDA ZANETTI MANSANO”,desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, no período de 22de março a 13 de julho de 2011. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor nadata de sua publicação. São José do Rio Pardo, 22 de março de 2.011.João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada por afixação em quadropróprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesma data.Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão Pública,PORTARIA Nº 10.166, DE 22 DE MARÇO DE 2.011 Dispõe sobre anomeação do servidor TIAGO ANDREATA ROSSETTO, no cargo emcomissão de SUPERVISOR DE MERENDA. O Prefeito do Município deSão José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeado o servidor TIAGO ANDREATAROSSETTO, no cargo em comissão de SUPERVISOR DE MERENDA,nível XV, desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º-Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. São José do RioPardo, 22 de Março de 2.011. João Luis Soares da CunhaPrefeito Municipal. Publicada por afixação em quadro próprio de editaisna sede da Prefeitura Municipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão PúblicaPORTARIA N.º 10.167, DE 23 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobre adesignação do servidora ANDREA CRISTINA POLICICI CREMASCOEDUARDO, para prestar serviços na Creche/Emeb Gilda ZanettiMansano. O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado deSão Paulo, no uso de suas atribuições. R E S O L V E: Art. 1º - Ficadesignada a servidora ANDREA CRISTINA POLICICI CREMASCOEDUARDO, para prestar serviços na Creche/Emeb Gilda ZanettiMansano. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação,com efeitos a partir de 28 de março de 2.011. São José do Rio Pardo, 23de março de 2.011. João Luis Soares da Cunha-Prefeito Municipal.Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede daPrefeitura Municipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-SecretárioMunicipal de Gestão PúblicaPORTARIA Nº 10.168, DE 23 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobre anomeação do servidor JOSEMAR APARECIDO DE SOUZA, no cargo emcomissão de CHEFE DE DIVISÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO.O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nouso de suas atribuições, R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeado o servidorJOSEMAR APARECIDO DE SOUZA, no cargo em comissão de CHEFE DEDIVISÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO, nível XV, desta Prefeitura

Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º- Esta portaria entra em vigor nadata de sua publicação. São José do Rio Pardo, 23 de Março de 2.011.João Luis Soares da Cunha-Prefeito Municipal. Publicada por afixação emquadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesmadata.Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal de Gestão PúblicaPORTARIA Nº 10.169, DE 23 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobre anomeação da Sra. LAIS DE PAULA OLIVEIRA SILVA DA COSTA, no cargoem comissão de SUPERVISOR DE SERVIÇOS. O Prefeito do Municípiode São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeada a Sra. LAIS DE PAULA OLIVEIRASILVA DA COSTA, no cargo em comissão de SUPERVISOR DE SERVIÇOS,nível VI, desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º- Estaportaria entra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo,23 de Março de 2.011. João Luis Soares da Cunha-Prefeito Municipal.Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede da PrefeituraMunicipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal deGestão PúblicaPORTARIA Nº 10.170, DE 23 DE MARÇO DE 2.011 Dispõe sobre anomeação do servidor NIVALDO DE MARTINI, no cargo em comissão deCHEFE DE SEÇÃO DE CONTROLE DE MATO. O Prefeito do Municípiode São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeado o servidor NIVALDO DE MARTINI,no cargo em comissão de CHEFE DE SEÇÃO DE CONTROLE DE MATO,nível XII, desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º- Estaportaria entra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo,23 de Março de 2.011. João Luis Soares da Cunha-Prefeito Municipal.Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede da PrefeituraMunicipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior-Secretário Municipal deGestão PúblicaPORTARIA N.º 10.171, DE 24 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobre aexoneração, a pedido, do servidor MURILO DOS SANTOS LOBOSCOFARAH, do cargo de ASSISTENTE DE CRÉDITO. O Prefeito do Municípiode São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,de acordo com o Art. 37, II da Constituição Federal e com o Art. 8º, I da LeiMunicipal nº 2.712, de 16 de março de 2004, R E S O L V E: Art. 1º - Ficaexonerado, a pedido, o servidor MURILO DOS SANTOS LOBOSCOFARAH, do cargo de ASSISTENTE DE CRÉDITO, nível XIII, destaPrefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º - Esta portariaentra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 24 demarço de 2.011. João Luís Soares da Cunha-Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, namesma data. Walkyr Veronese Júnior - Secretário Municipal de GestãoPública.PORTARIA Nº 10.172, DE 24 DE MARÇO DE 2.011. Dispõe sobreaposentadoria do servidor JOSÉ MARIA, do cargo de AJUDANTE GERAL.O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo,no uso de suas atribuições, em vista do deferimento, por parte do InstitutoMunicipal de Previdência de São José do Rio Pardo. R E S O L V E: Art.1º Aposentar o servidor JOSÉ MARIA, por idade proporcional, do cargode AJUDANTE GERAL, nível I, desta Prefeitura Municipal de São José doRio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação,com efeitos retroativos a 01 de março de 2.011. São José do RioPardo, 24 de março de 2.011. João Luis Soares da Cunha-PrefeitoMunicipal. Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sededa Prefeitura Municipal, na mesma data. Walkyr Veronese Júnior. SecretárioMunicipal de Gestão Pública.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Secretaria Municipal da Educação, em conformidade com as Leis n°.2.940/07, 2.981/07, 3.214/08, 3.261/08, Edital n°. 003/2009 (ProcessoSeletivo Classificatório), itens: 9.3.4; 9.3.5; 9.3.9, convoca os professoresaprovados para atribuição de classes e ou aulas no dia, local e horáriosabaixo discriminados:Dia: 28/03/2011 - Horário: 12h00Local: Secretaria Municipal da Educação - Avenida dos Lírios, n°. 400 –Centro.EDUCAÇÃO ESPECIAL - Do n°. 01 ao n°. 30INGLÊS - Do n°. 01 ao n°.12O candidato não contratado em 2010 deverá apresentar no dia daatribuição, os seguintes documentos: a) comprovação da escolaridadeexigida para a inscrição; b) cópia da carteira de trabalho; c) cópia do títulode eleitor e comprovante de que votou na última eleição; d) atestado deantecedentes criminais; e) cópia da carteira de identidade e CPF.

Unip oferece atendimento de fisioterapiaClínica - escola pode ser opção para quem procura serviço de reabilitação ortopédicaComo parte das ativida-

des do curso de fisiotera-pia, a Unip de São Josédo Rio Pardo acaba de ins-talar uma clínica escola,que passa a oferecer àpopulação atendimentonesta área. Segundo ex-plica a secretaria da uni-versidade, para a popula-ção em geral serão ofe-recidos serviços nas áre-as de fisioterapia ortopé-dica, neurológica e cardi-orrespiratória. Há tambématendimentos em parce-ria com outras instituições

rio-pardenses, como aApae (neurologia pediátri-ca), Asilo Lar de Jesus(geriatria), Projeto Re-nascer (saúde da mulhere oncologia). O serviçose estende também aMococa, junto à SantaCasa, onde há atendi-mento de fisioterapia noambulatório e na UTI dainstituição.

O trabalho será feito poralunos do último ano docurso, acompanhados porseus supervisores. Oatendimento, que ocorre

nos períodos da tarde enoite, é parte integranteda grade curricular dos es-tudantes e é uma exigên-cia para a graduação,contando como estágio.

Ainda de acordo com asecretaria, a clínica estádotada de completa infra-estrutura, com equipa-mentos modernos e aten-dimento individualizado.

Informações sobre oserviço podem ser obtidaspelos telefones 3608-2686 ou 3681-2606.

Nutrição – De acordo

com a Unip, o curso denutrição, no segundo anode funcionamento, é umdos mais procurados naárea da saúde, no cam-pus de São José do RioPardo. Sob coordenaçãoda professora Kelli Paiva- que também coordenao curso de nutrição nocampus Ribeirão Preto,alunos do campus rio-par-dense têm participado deaulas de laboratório, nadisciplina Técnica e Dieté-tica, onde ampliam con-ceitos sobre a área.

Além de uma rica biblio-teca, dos laboratórios de in-formática e do Portal Cli-cKideia que estão sempreà disposição dos alunos, adireção da Etec Paula Sou-sa criou na escola o “Es-paço da Leitura”. Neste lo-cal são disponibilizados aosalunos do Ensino Médio eTécnico jornais e revistas.Além de jornais como Fo-lha de São Paulo, Gazetado Rio Pardo e Democrataos alunos podem ter aces-so a revistas temáticas epublicações do próprio Cen-tro Paula Sousa. Segundoo diretor Valdeli Nóbrega,essa iniciativa é fruto dapreocupação da escola coma formação dos jovens,além disso, o espaço podeproporcionar ao aluno infor-

mações sobre os grandesacontecimentos do mundoe do Brasil que são sempretemas recorrentes nosvestibulares e no Enem. Osalunos podem usar esteespaço nos intervalos e emhorários alternados. Aluno

que estuda no período damanhã poderá vir à escolaa tarde para ler as publica-ções disponíveis. Segundoo coordenador pedagógicoCarlos Onofre, a escola pre-tende, com o tempo, am-pliar o leque de publicações

A transmissão da RedeTV! para São José do RioPardo deve sofrer altera-ções a partir das próxi-mas semanas. Segundoinforma Antonio DonizettiBilon, funcionário do DECe responsável pelo servi-ço de manutenção dossinais de televisão, o ob-jetivo é melhorar a cap-tação da emissora em al-guns bairros.

Atualmente a Rede TV!é sintonizada junto ao ca-nal 35, e deve mudarpara o 37. “A TV Culturatem um transmissor ins-talado no Mirante de

Águas da Prata que operano canal 35, com isso, al-guns bairros em São Joséacabam sofrendo a inter-ferência da Cultura na RedeTV!. Com a troca de ca-nais, é possível que melho-re a sintonia”, explica.

Bilon destaca ainda queserão feitos ajustes nostransmissores, a fim deque haja melhor recepçãodo sinal no município.

A expectativa é de queos trabalhos comecem napróxima semana, assim,em duas semanas o novocanal estará operando nocanal 37.

Acompanhados por supervisores, alunos do cursode fisioterapia da Unip farão atendimento à populaçãoEspaço de leitura na Etec Paula Souza

que serão disponibilizadas.Para os alunos do Ensino

Médio Alexander Breda eLuís Miguel Mansano, a ini-ciativa é ótima e o acessoaos jornais e revistas con-tribui para o enriquecimen-to do conhecimento.

Alunos podem utilizar o “Espaço da Leitura” nos intervalos e em horários alternados

Canal da Rede TV devemudar em São José

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 21: Gazeta do Rio Pardo 2537

C-1 - GAZETA DO RIO PARDO - 26 de março de 2011

EM FOCOARBORIZAÇÃO URBANA -

POR UMA CIDADE MAIS HUMANA

Imagine a cidade toda arborizada, na calçadade cada casa ao menos uma árvore plantada ebem cuidada... Certamente teríamos uma cidadeainda mais bonita, mais agradável e por que nãodizer mais humana. Infelizmente uma realidadedistante mas não impossível. Para que esse “so-nho” se torne realidade só depende de cada umde nós, da conscientização da população. Enquan-to isso não acontece, que tal cuidarmos do “ver-de” que temos? Sem querer ser “eco-chato”, ficopasmo com o que tenho visto pelas ruas: árvoresmutiladas por “podas criminosas”, um desconhe-cimento total de técnicas básicas para deixá-lasseguras para os transeuntes, bonitas e assim sen-do mais fortes e saudáveis em seu crescimento.Para nos esclarecer sobre o tema, cada vez maisatual, convidei para entrevista o Engenheiro Agrô-nomo Joaquim do Amaral Mesquita. Confira:

Joaquim, nos dê algumas opções de árvoresapropriadas para calçadas: frutíferas, floríferasou apenas ornamentais, que não comprometam oalicerce das casas e se mantenham num portecorreto:

A relação de árvores da nossa prefeitura conta comum reduzido número de espécies, que atendem aosquesitos da sua pergunta (resedá, aroeira salsa, ipê dejardim, flamboyant de jardim, hibiscus). Fica a suges-tão de trabalharmos no enriquecimento desta lista comespécies nativas da nossa região para uma floresta ur-bana mais diversificada e uma maior cobertura de copaarbórea para a cidade.

Quais os meses mais indicados para a poda?Durante as quatro estações do ano ocorrem as fases

do ciclo produtivo das árvores na seguinte freqüência: re-pouso vegetativo, brotação, floração e frutificação. Deve-mos dividir as árvores em três grupos para definirmos amelhor época para a realização da poda: 1 – de repousoverdadeiro: durante o outono-inverno desprendem suasfolhas e é esse o momento mais apropriado para a poda,pois com as mudanças ambientais, na primavera surgirãonovas folhas e ramos verdes (exemplo: chapéu de sol); 2– de repouso falso: se enquadram neste grupo os ipês eas bauhínias, que soltam as folhas no outono-inverno eainda no inverno ou início da primavera florescem. Quandonecessária a poda deve ser aplicada após a floração; 3 –de folhagem permanente como fícus e oiti renovam suasfolhas durante todo ciclo produtivo e neste caso a podadeve ser feita depois da florada, se não houver interessena coleta de suas sementes. Isso pode ocorrer do fim doinverno até o verão, dependendo da espécie.

No caso de poda radical, como impermeabili-zar os galhos grossos que restaram?

São recomendados um fungicida à base de cobre etinta de látex.

Existem penalidades para abusos? A quem de-nunciar?

Não conheço a parte jurídica, mas o livro que me deubase para parte das respostas desta entrevista cita umartigo da Constituição Brasileira, que estabelece:

“Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamen-te equilibrado, bem como de uso comum do povo eessencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Po-der Público e à coletividade o dever de defendê-lo paraas presentes e futuras gerações.”

No caso da necessidade de poda, a quem ou aque órgão recorrer?

Prefeitura ou podadores credenciados por ela. No caso

da necessidade de poda estar relacionada ao forneci-mento de energia elétrica, a concessionária pode intervir.

Como analisar se a sua árvore ameaça a inte-gridade física do transeunte?

Temos que ser observadores e perceber mudançasna árvore como: presença de pragas e doenças, redu-ção no tamanho e número de folhas fora da época,murcha e seca de folhas e em caso de duvida consultarum técnico, para assim prever o risco de queda degalhos ou até da própria árvore. Aqui devemos lembrardas calçadas que pode estar danificadas pelo desenvol-vimento das raízes e causar a queda das pessoas. Quan-do necessária a retirada de raízes ou parte delas para amanutenção do piso devemos respeitar técnicas agro-nômicas, que garantam a sanidade da árvore.

Existe alguma lei que incentive ou obrigue oplantio de árvore na calçada das residências?

Aqui em São José a prefeitura está condicionando aemissão do HABITE-SE ao plantio da árvore da calçadae colocação da grade de proteção para ela.

Em linhas gerais você poderia nos passar algu-mas técnicas básicas de poda?

As ferramentas devem ser apropriadas. Nas árvoresé proibido o uso de ferramentas de impacto como fa-cão, foice e machado. Tesouras, podões corta-galhos eserras podem ser utilizados. Os galhos extensos, gran-des e pesados não podem ser cortados de uma só vez.Devem passar por cortes seqüenciais, iniciados de baixopara cima até a metade do diâmetro do ramo e termi-nados de cima para baixo, de modo a evitar o desfia-mento da casca no ponto de inserção do ramo cortado.

Na sua opinião, quais os benefícios de uma ci-dade arborizada?

Os benefícios são muitos. Exemplos: a beleza do am-biente, que desperta a atenção espontânea e se-gundo pesquisadores, baixa a tensão nervosa e permi-te recompor de forma mais rápida a função cerebral defatos estressantes, economia com a manutenção doasfalto, devido a redução da amplitude térmica, avalia-da em R$15,00 por metro quadrado em 30 anos, poruma pesquisa norte americana, filtro de poluentes do arque atravessa suas copas, conforto higrotérmico pro-porcionado pela água transferida para o ambiente, eco-nomia de energia elétrica em aparelhos de refrigeraçãoe ar-condicionados, redução das enchentes com reten-ção de grande volume de água de chuva nas suas co-pas principalmente nos primeiros minutos, um ecossis-tema mais rico, equilibrado e com canto de pássaros.Joaquim, obrigado pela esclarecedora entrevista

Page 22: Gazeta do Rio Pardo 2537

C-2 - GAZETA DO RIO PARDO - 26 de março de 2011

3608-6677

Enlace Às 20:30 do dia 18 de março, na Chácara Mo-

delo, aconteceu o enlace matrimonial de Luciene eEduardo. A noiva é filha de Antônio Carlos Rodri-gues e Maria Elizabete Scoqui. O noivo, de MárioConceição Domingos e Luciana Beatriz Marsula.Após a cerimônia religiosa, Luciene e Eduardo anfi-trionaram os convidados em torno de elogiada re-cepção. Ao jovem casal, votos de um Everest defelicidade na vida em comum que se inicia agora!

Maria de Lourdes Aguiar e Geraldo Magela de Oli-veira Neto oficializaram união durante cerimônia realiza-da no Cartório de Registro Civil, às 16 horas do dia 18de março, seguida das bênçãos do Pastor Raul Sere-no na Igreja do Evangelho Quadrangular. Ao casalamigo, votos de felicidade constante!

Fazendo HistóriaNa foto histórica, a atual presidente do Rio Pardo

Futebol Clube, Dra. Marina Pimentel Ferreira com ovice Luís Fernando de Sá Andrade, mais o funcio-nário Mário César de Carvalho, o Gugu, acompa-nhando o início das obras de construção da piscinaaquecida, no poliesportivo do clube. Aguarde!

Mesa de PistaHoje, a partir das 10

horas, na Floricultura Bei-ja-Flor, o restaurador demetais Fernando Graçaestará atendendo, reali-zando orçamentos, semcompromisso.Traga àluz, totalmente restaura-do, aquele objeto de fa-mília ou de estimação –Confira a dica!

Em minha agenda, osaniversariantes da semana:

Ilka Gonçalves Raddi eMaria Augusta SernagliaBor to t , d ia 22; VeraJunque i ra , d ia 23, ehoje, Carminha Nassere Regina Graziani Vas-concellos Gomes - Para-béns à todas!

Colocando AliançasNa noite de sábado, 12 de março, Patrícia, filha

de Osmar Batista de Oliveira e Rosa Alves de Oli-veira, ficou noiva de André, filho de Arthur e EloísaAlciati, durante as bênçãos do Pastor Davi Ribeiro.Um íntimo jantar grifado pelo Chef Paulo Girotti se-lou o acontecimento – Felicidades aos noivos!

Um brinde ao amor! Os noivos ladeados pelos pais do noivo

Bete, Eduardo, Luciene e Dr. Franco

Homenagem PóstumaNo feriado de 19 de março, dia do aniversário da cidade, foi realizada a II Etapa

de Team Penning da Liga Leste Paulista quando Carlos Ricardo Dias de Souza, opopular Cadão, anunciou a mudança de nome do recinto que sediou a prova,“Barretinho”, para “Rancho Cadãozinho”. No registro fotográfico de Maria CarmenCenci, Cadão, ao microfone, ladeado pela filha Fernanda mais dois membros dacomissão julgadora do evento, quando prestava a homenagem póstuma.

FOTO MANSANO

Maria de Lourdes e Geraldo com a filha Laysa.

FOTO: CAMILA OLIVEIRA

Page 23: Gazeta do Rio Pardo 2537

C-3 - GAZETA DO RIO PARDO - 26 de março de 2011

Rodeio ShowNa noite de sábado, às 20 horas, no poliesportivo do alvinegro, aconteceu

o coquetel de lançamento do Rio Pardo Rodeio Show, esperado evento mar-cado para o período de 5 a 15 de maio, no Parque de Exposições “João deOliveira Magalhães”. Após o coquetel, foram eleitas a rainha e princesas dorodeio, finalizando com a apresentação da dupla Diego & Diogo.

InauguraçãoO casal Sandra-Carmo Donizete de Mello e suas filhas Raquel e Carla, inauguraram

no dia 19 de março a Ponteio Churrascaria, devidamente localizada à Avenida dosLírios, nº 312, anexa ao Supermercado Tradição. A convite dos proprietários, compa-reci à prévia da inauguração, almoço para aproximadamente 80 talheres, servido natarde de quinta-feira, 17, e fiquei bem impressionado com a qualidade das carnes,nobres, aliada ao verdadeiro corte gaúcho, além do excelente atendimento, tudoisso em meio a um ambiente clean, amplo, que comporta confortavelmente 200comensais – Um empreendimento fadado ao sucesso, unanimidade em elogios!

Em FestaEnfeitando a página so-

cial, a beleza de Gabriela,filha do casal Daniela eEdison Miolli, que hojecompleta 12 anos de ida-de. Há 11 anos atrás, acoluna registrava o primei-ro aniversário de Gabriela– direto do túnel do tem-po, recordar é viver! Pa-rabéns à jovem!No Palestra

No dia 19 de mar-ço, Waldemar PoggioNeto e a sobrinhaBruna, filha do casalMariana e LeandroPerillo, visitaram oCentro de Treina-mentos do Palmeirase aproveitaram pararegistrar a inesquecí-vel jornada – Atentepara os flashes: A pequena com o técnico Felipão e o tio Waldemar

Bruna posando para fotocom o atacante Kleber

Muito à vontade ao colodo jogador Patrick

O casal Sandra e Nenê com as filhas Raquel e Carla, proprietáriosda Churrascaria Ponteio, em tarde de inauguração.

Anfitriões e familiares recepcionando os convidados na tarde deapresentação do mais novo endereço gastronômico da cidade.

Luciano, João, Joãozinho e Guilherme, na ponta daorganização do Rio Pardo Rodeio Show.

JORNAL EVIDÊNCIA

Page 24: Gazeta do Rio Pardo 2537

GAZETA DO RIO PARDO - 26 de março de 2011 - C- 4

Page 25: Gazeta do Rio Pardo 2537

Página C-5 - 26 de março de 2011 - GAZETA DO RIO PARDO

[email protected]

“Os Sertões” dinamarquês

Em 2007, chegou a SãoJosé do Rio Pardo o ado-lescente dinamarquêsMarcos Baekgaard Helk,com 17 anos, protegidoatravés de intercâmbiocultural.

Hospedou-se na casa deOsmar Antônio Meirelles eMaria de Fátima da SilvaMeirelles. Foi recebidocomo um novo filho ecomo irmão de Felipe eAna Laura.

Estudou no “Unigrau”.Apaixonou-se pela cidadee pela escola. No final desua estada em nossa ter-ra já falava corretamenteo português.

Maria de Fátima mos-

trou-lhe as páginas finais domeu livrete “ConhecendoEuclides da Cunha” com fo-tografias das capas de “OsSertões” traduzidos emmais de dez países: Alema-nha, Argentina, China, Fran-ça (2 edições), Holanda,Inglaterra, Itália, Japão,edição portuguesa, Rússia.

Da Dinamarca, só a capasem a tradução. Admirado,ele prometeu encontrar noseu país o livro traduzido.

Depois de um ano, 2008,Marcos retornou ao seupaís, prometendo voltarsempre.

Comunica-se frequente-mente com sua família rio-pardense.

Num desses telefonemas,eufórico, ele anunciava ter

encontrado “Os Sertões”,traduzido na sua língua. Jáera um livro velho, esgo-tado havia muito tempo e,com alegria, depois de oler, o daria aos rio-parden-ses.

Em 2010, Marcos voltoua São José, passando ummês com sua família rio-pardense. Deixou o preci-oso volume, com ilustra-ções coloridas, com a“mãe” Maria de Fátima,que, através do RotaryClub Oeste, já o entregouà Casa Euclidiana.

Fui vê-lo. É um velho vo-lume, com bordas das pá-ginas já amarelecidas, masperfeito.

Obrigado Marcos!Março de 2010.

Duas pequenas crônicas“Compreendam-me!”

Uma amiga, nem tão velha assim, insistiu que eu transcrevesse esse pequeno,belo e preocupante texto, publicado numa folhinha, sem nome do autor, substituídopor “Um ancião”.

Nós, com mais de sessenta, preparando-nos para os noventa anos, alertamosos mais jovens para o respeito ao tratamento dos idosos, adiantando-lhes que umdia esse texto os retratará...

“Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me.Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está

dizendo, tenha compaixão.Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com

paciência.Se minhas mãos tremem e derrubo comida na mesa e no chão, por favor não se

irrite, tentei fazer o melhor que pude.Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para

conversar comigo. Sinto-me só.Se você, na sua sensibilidade, me ver triste e só, simplesmente partilhe um

sorriso e seja solidário.Se lhe contei pela terceira vez a mesma história, num só dia, não me repreenda,

simplesmente ouça-me.Se me comporto como criança, cerque-me de carinho.Se estou com medo da morte, ajude-me na preparação do adeus.Se estou doente e sendo um peso, não me abandone.

(Um ancião)”

No Clube de Caça e Pesca, anos 50, da esquerda para a direita: Marcelo Farah, Lourdi-nha Simonetti, Galileu Rondinelli, Adhemar M. de Almeida (alto, atrás), Virgínia D’ÁvilaFarah (segurando uma malha), Sra. Edmundo Ayrosa de Assis, Dr. Neje Farah (atrás, deboina), Zilá Rondinelli Flamínio (com braços para trás), Dr. Edmundo Ayrosa de Assis(atrás, de óculos), Manu Pinheiro Piovesan (com bolsa no ombro), Ítalo Piovesan (atrás, deóculos escuros), “Tito Caveira” (de bigode), Quintina Simões de Ávila, Amélio Possebom(atrás, de óculos), Natalina Miranda (de preto) e seu marido Luiz Gomes, Irene PiovesanFlamínio (com fita branca no cabelo), Djalma Darim e Olímpio de Souza (com suspensó-rios). Na frente, as criancas: Maria Rosa Farah, n.i., Leila Flamínio, Bete Flamínio e n.i.

Jogadores do RPFC no jogo contra o Radium, em 1932. Da esquerda para a direita, nafrente: Adhemar, Lourencinho, Mário Mori e filho, Waldomiro Torres, Tranquilini e Ale-gretti. Quatro atrás agachados: Poggio, Horácio Della Torre, Marcílio Andreatta e Tabaco.Em pé: Jujuba e Muleta.

Anos 30, time do RPFC. Da esquerda para a direita, agachados: Quincas (sapateiro),Guido Raddi, Didico (Venerando), José Allegretti, Jorge Luiz Abchabki e GalileuRondinelli. Em pé: João Américo, André Scali, Adhemar de Almeida, Palmiro

Petrocelli, Joanim Tranquilini, Waldemar Poggio, Adib Abichabki e Paulinho Moffa.Um pequeno pássaro repousa na mão do nosso Cristo Redentor.

Foto de Lineu Fernando Del Ciampo.

Page 26: Gazeta do Rio Pardo 2537

C-6 - GAZETA DO RIO PARDO - 26 de março de 2011

Doa-SeFomos abandonados assim que nascemos, e preci-

samos de um lar. Ligue para Dra. Luciana no telefo-ne: 3681-4255 e adote um de nossa ninhada. Ado-tar é tudo de bom !

PARTICIPE DESTA SEÇÃO, MANTENHACONTATO PELOS SEGUINTES ENDEREÇOS:

[email protected]@gazetadoriopardo.com.br

Filhotes de Yorkshire disponíveis, interessa-dos devem ligar para o Kantinho do Kriador

no telefone (19) 3684 1466

vende-Se

Doa-Se

Adote faça asua parte !

Filhotes mestiços a Border Collie, interessados de-vem ligar para Paula (8209-9484)

Orlando Guido e suapoodle Lilica

Tereza Dela Torrejunto com Lála

Neusa de Brito com umbelo exemplar da raçapoodle, chamado Nick

Vera Riolli com alindíssima edócil Xuxa

Filhotes de gato Persa tratar com Dulce notelefone: (19) 3608-3467 / 9717-2320

vende-Se

Integrantes da Associação Ornitológica da Média Mogiana (Assomm), Leonardo, José Au-gusto, Zanata, Diogo, Mafepi, Matheus e Edinho. Reunidos para comemorar a oficializa-ção da entidade e o retorno de Diogo, da Espanha, onde faz especialização em adminis-

tração de empresas.

Matheus Mafepie Silvio Thezolin

com as professorasMaria Cecília e Aline

Neste semestre os alunos da FEUC, do curso de Ciências Biológicas, Matheus Mafepi e Silvio Thezolin irão trabalharcom os alunos da escola Euclides da Cunha nos temas relacionados à Educação Ambiental. Neste mês os répteis fo-

ram tema das atividades

Céci Trevisancom Kakau

Nem o nossoamigo Ribeiro

escapou de conhecer omascote Hector

Matheus e Diogo colocando a conversa em dia. Sãodois fundadores da Assomm, agora devidamente regulari-

zada nos órgãos competentes. Próxima etapa seráfiliar-se na Federação e no IBAMA

Joel Pereira eFernanda com

a calopsitaZina

Page 27: Gazeta do Rio Pardo 2537

Fonte: Terra Esotérico

PENSAMENTOS DE PAULO COELHO

No trabalho, é o momento de mostrar seu interesse e desempenharbem as suas atividades e funções. Aproveite, a sorte pode estar aoseu lado. Tudo de bom no romance, você se entenderá bem com o par.Se está solteiro(a), tente não valorizar demais as aparências. Abra-separa o novo!

Procure trabalhar mais em equipe, assim evitará aborrecimentos futuros.Dividindo as tarefas, você pode expandir seus horizontes profissionais.A dois, a intimidade estará em alta, apenas tenha cautela com suadesconfiança! Mostre toda sua capacidade no setor profissional!

É tempo de melhorar seu desempenho no trabalho. Fique atento(a), poisalguém de longe pode ajudar você a crescer na vida profissional. Acumplicidade com a alma gêmea tende a aumentar neste período, casovocê passe mais tempo com ela. Lute com garra por seus interesses.

Com tanta energia, conseguirá colocar em ordem as tarefas de rotinano trabalho. A dois, o clima é de intensidade. Vai ter disposição pararealizar os desejos do par. Para quem procura um par, interessescomuns podem fortalecer a paquera. Momento de expandir sua atuaçãoprofissional.

No trabalho, a fase é favorável para expansão de sua área de atuação.Se souber agir com diplomacia, seus amigos estarão dispostos a ajudar.Os astros incentivam os momentos de intimidade para quem já tem umpar. Na paquera, é momento de se aventurar! Passe mais tempo comsua alma gêmea.

É momento de começar novas etapas no setor profissional. Comoestará motivada, vai conseguir se sair bem. A dois, o astral é dequebrar a rotina e os tabus. Para quem ainda está na paquera, grandeschances de viver uma nova paixão. O diálogo será seu trunfo nestasemana.

Que tal unir o útil ao agradável na sua rotina de trabalho? Seus esforçospodem render um dinheiro extra. A dois, momento propício para ampliara intimidade. Quem procura um par poderá encontrar uma nova paixão.Aproveite seu poder de sedução para se dar bem com quem ama.

Evite impor suas vontades e pontos de vista no setor profissional nestemomento. Abuse de seu diálogo e não terá do que se arrepender. Noamor, um certo mistério pode surpreender o par. Uma paixão pode darum novo embalo pra sua vida. Invista em seu visual e sua autoestima.

Procure agir de maneira discreta para não atrair a inveja de seuscolegas de trabalho. Invista em tarefas de planejamento, elas podemlhe render uma grana extra. O diálogo será essencial para orelacionamento afetivo. Cuidado com mal-entendidos na vida profissional.

Na profissão, retome velhos projetos e valorize suas atividades epoderá conquistar seu espaço. No amor, você não vai se contentarcom pouco neste período. Se está só, a atração física pode fazer todaa diferença para você neste momento. Viva intensamente suas emoções.

Bom momento para parar e reavaliar seus passos profissionais e darum novo rumo para sua vida. No amor, aproveite a sintonia que terácom o par para renovar seus sonhos. Na paquera, a sorte estará aoseu lado. Contato com pessoas distantes pode trazer benefícios.

É o momento de traçar prioridades e de se esforçar no campoprofissional, só assim conseguirá atingir as metas. Há sinais de grandesrealizações na vida sentimental. Se está só, invista na paquera e nãovai se arrepender. Pensar grande pode ajudar seu crescimento notrabalho.

Geralmente esta fraseé bem aplicada: exage-ra-se um momento de di-ficuldade, quando a vidaé bem mais simples doque parece.

Entretanto, nunca pode-mos julgar a dor alheia.Um pequeno detalhe, queem nada nos afetaria,pode servir de gatilho parauma tormenta que se pre-parava na alma do nosso

HOJE - José Aparecido Gorno,Solange Cristina Figo, RitaDulcinea Amato, PedroFernando da Silva Biajotto,Alice Modesto da Fonseca,Olga Pedroso Machado, MariaSueli Angelini, Horácio ArcílioZuliani, Gabriela da Silva Miolli.AMANHÃ - Lucas BelanzuoliQuaio, José Cândido Filho, AnaPaula Dessimoni, RachelSanturbano Folchetti,Aparecida de Souza Dias Silva,Alveny Medeiros Andreghetto,Pedro Henrique Flamínio.DIA 28 - Luiz Antônio Minussi,Rodrigo Prado Teixeira, JoséEduardo Junqueira Dias,Antônio Kleber RodriguesJúnior, Bárbara de MacedoSoares, Ianca MartinezCesário, Fabrício GodoySpíndola, Daniela CastaldiSaggioro.DIA 29 - Cláudia G. Cônsolo,José Octávio Beutel, StelaMárcia Draibi Gervásio, MárciaAmaral, Paulo Celso Risso,Luís Augusto Abrão Pereira,Paula Rondinelli Rodrigues,Sandra Helena MartimbiancoCabrera, Guilherme PinheiroPacheco, Maria HelenaMissura Ariosi, LucasRodrigues Folchetti.

“Não faça tempestades num copo d’água”

Para acrescentar ou retirar nomes nesta lista, ligue para

3 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 5ou mande e-mail para

[email protected]

C-7 - 26 de março de 2011

Peixe na telha

próximo. Nestas horas, épreciso respeito com so-frimento alheio, já que nãopodemos compará-lo como nosso.

Okakura Kakuso fala arespeito: “se considerar-mos como é mínimo ocopo de alegria que temosnesta vida, como tão pou-cas as lágrimas são capa-zes de transbordá-lo,como, em nossa imensasede, terminamos porbebê-lo mais rápido do quedevíamos, jamais culparí-amos alguém por fazertempestades em lugares

tão pequenos”.Um aprendiz de ocultis-

mo que conheço, na es-perança de impressionarbem o seu mestre, leu al-guns manuais de magia eresolveu comprar os ma-teriais indicados nos tex-tos.

Com muita dificuldadeconseguiu determinadotipo de incenso, algunstalismãs, uma estruturade madeira com caracte-res sagrados escr i tosnuma ordem determina-da. Vendo isto, o mestrecomentou:

Ingredientes400 g peixe de couro (pintado ou surubim)1 limão2 dentes alho, socado com um pouco de salÓleo3 colheres de sopa de leite de coco1 xícara de chá de farinha de mandiocaSalsinha, cebolinha verde e coentro, picados a gostoSal a gostoPimenta malagueta picada

Para o caldo1 cebola ralada1 dente alho socado com um pouco de sal1 colher de sopa de óleo30 g colorau1 litro águaSalsinha, cebolinha verde e coentro quanto basteSal a gostoPimenta malagueta, picada, quanto baste

DecoraçãoCebolinha verde em finas rodelasPimentão verde em rodelasTomate em rodelasAzeitonas verdes

Modo de preparoEspremer os limões, picar os temperos e fatiar os ingredi-

entes para a decoração; Temperar o peixe com o suco de

limão e com o alho; Dourar o peixe no óleo quente, para tiraro sabor de alho cru; Virar as postas no óleo e escorrer.

Para o caldoAquecer o óleo, dourar a cebola, juntar o alho amassado, o

colorau e refogar mexendo sempre, até o colorau ficar seco;Acrescentar a água fervente e deixar no fogo por quinze minu-tos, colocando os demais ingredientes; Derramar o caldo natelha, com o fogo ligado, de maneira que cubra até a metade;Colocar os filés de peixe e cozinhar durante oito a dez minu-tos; Salpicar um pouco de salsinha, cebolinha-verde e coen-tro; Corrigir o sal e a pimenta; Puxar o peixe para uma extre-midade da telha e, na outra, juntar a farinha aos poucos emexer com uma colher de pau, até formar um pirão mole;Derramar o leite de coco sobre o peixe e deixar mais algunsinstantes no fogo; Decorar com a cebolinha-verde, os pimen-tões, os tomates e as azeitonas. Servir bem quente.

“Você acredita que, en-rolando fios de computa-dor no pescoço, consegui-rá ter a sabedoria da má-quina? Acredita que, aocomprar chapéus e roupassofisticadas, vai adquirirtambém o bom-gosto e asofisticação de quem ascriou?”.

“Os objetos e imagenspodem ser seus aliados,mas não contem – nelesmesmos – qualquer tipode conhecimento. Pratiqueprimeiro a devoção e a dis-ciplina, e tudo o mais lheserá acrescentado”.

Justiça altera “Os Simpsons”A temporada atual de

“Os Simpsons”, transmiti-da pela Globo, perdeu dezepisódios devido ao con-teúdo impróprio para o ho-rário que ocupa na gradede programação do canal.Segundo o jornal Estadão, o Ministério da Justiça alegaque os episódios contêm menções a alcoolismo, violên-cia e uso de drogas. Outros cinco episódios foram ade-quados com devidos cortes para ser encaixado no ho-rário com a informação de “impróprio para menores dedez anos”, ao invés de “livre”, como costuma ser clas-sificado. A animação vai ao ar diariamente às 11h30,dentro do programa “TV Globinho”.

Chico Anysio se recupera em casaEm casa desde segunda-feira (21), depois de 110

dias de internação,Chico Anysio seguebem. Aos cuidadosda mulher Malga DiPaula, o humoristase recupera comcomidinha caseira,sucos naturais emuito amor, é cla-ro. A primeira visi-ta que recebeu foida netinha Sofia, de apenas 1 mês.

O humorista chegou ao hospital no dia 2 de dezem-bro de 2010, com falta de ar. Após avaliação inicial, foidetectada obstrução da artéria coronariana, e Chico foisubmetido a angioplastia - procedimento para desobs-trução de artérias. Durante o período pós-operatório, ohumorista teve novo quadro de falta de ar, quando foidiagnosticado um tamponamento cardíaco, que acon-tece quando o sangue se acumula entre as membra-nas que envolvem o coração (pericárdio). O humoristatambém sofreu de pneumonia.

Novela do SBT aborda a ditaduraNa TV de Silvio Santos,

data de estreia é algo quenão se segue à risca, masestá marcada para come-çar no dia 5 de abril a no-vela “Amor e Revolução”,que tem como pano defundo os anos de chumbo da ditadura militar. O lança-mento ocorreu na quarta-feira (23), em São Paulo. Aofinal de cada capítulo, a emissora deve exibir depoi-mentos de militantes de esquerda como José Dirceu eLuiz Carlos Prestes Filho (a presidente Dilma Rousseffrecusou o convite). Mas nenhum militar ou apoiadordo regime aceitou até agora gravar seu depoimento.O autor da trama é Tiago Santiago (o mesmo da no-vela “Os Mutantes”). A novela contará a história deamor entre Maria Paixão (Graziella Schmitt), uma líderdo movimento estudantil, e José Guerra (Cláudio Lins),um capitão do Exército que discorda dos rumos daditadura. O elenco reúne ex-estrelas da Globo comoLúcia Veríssimo, Isadora Ribeiro, Luciana Vendramini,Jayme Periard e Cláudio Cavalcanti. Em 1995, Santiagoofereceu a sinopse à Globo que recusou – três anosantes, a emissora tinha exibido a minissérie “Anos Re-beldes”.

Carla Diaz cresceuQuem não se

lembra da esper-ta Khadija da no-vela “O Clone”?Pois bem. A me-nininha cresceu eagora mostraseu talento e be-leza na novelaRebelde, da Re-cord, onde interpreta a órfã Márcia. Na época de OClone, ela era uma pré-adolescente de apenas 10 anos,e agora, aos 21, é estudante de cinema, namora há 1ano e 4 meses e já fez sete peças de teatro. Atual-mente, a atriz pode ser vista em duas emissoras aomesmo tempo: na Globo, que reprisa “O Clone” no“Vale a Pena Ver de Novo”, às 14h40; e na Record,em “Rebelde”, às 19h.

DIA 30 - Rodrigo OliveiraMaziero, Leonora Franzolin,Gláucia Elisa RighettiEvangelista, Alfredo DassanJúnior, Maurício Zanatta Bortot,Samuel Sernáglia Calório,Maria José E. Meyer, CiaraCássia Maldonado Secco,Márcio D’Ávila e Silva, MárciaTeresa Vieira, AmandaStraceri Ludovico, CarlosEduardo Sberci, CibéliMassideti.DIA 31 - Teresa Cristina Parisi,Antônio José Nogueira Grassi,Orivaldo Feltran Júnior, CarolinaNavarro Torres Frozoni, Jacirade Fátima Silva Biajotto, GabrielEduardo Fernandes Ortega,José Luís Romão, ZéliaAparecida Zanitti Moreira,Rodrigo Zanitti Moreira.DIA 1º DE ABRIL –EurípedesAntônio Pereira, CelinaGonçalves Mendes Saran,Noêmia F. Marquitti, Ana LúciaAlves, Rejane Pisani da Silva,Gademar Marques de OliveiraCunha, Mary Abichabki Bello,Nilcéia de Fátima Arofo, IlkaMariê Bagodi Kobayashi, NatãMoreno Cremasco, JanaínaMartins, Paula Evelise da SilvaMello, José Sérgio Feliciano,Paulo César da Silva.

Page 28: Gazeta do Rio Pardo 2537

C-8 - 26 de março de 2011

Al-Anon e Alateen para familiares e amigos de alcoólicosNuma reunião de Al-Anon

vários membros compartilhamsobre a mudança de suas ati-tudes depois que ingressaramno programa Al-Anon.

Nos Grupos Al-Anon e Ala-ten existe compreensão. Aspessoas usam o pr imeironome e são avisadas para nãodivulgar quem elas vêem ouas histórias pessoais que elasouvem numa reunião. Os re-cém chegados no programaficam aliviados ao saber queexiste um lugar para compar-

tilhar sem medo de serem jul-gados.

O Al-Anon/Alateen é uma as-sociação mundial de homens,mulheres e adolescentes quetem amigos ou familiares comum problema de bebida. Osmembros se reúnem regular-mente para compartilhar suaexperiência, força e esperan-ça ao lidar com frustações esentimentos de desamparocausados pela doença do alco-olismo.

Os membros do Al-Anon vi-

vem vidas significativas e sa-tisfatórias, ajudando a si mes-mo com a ajuda do Al-Anon.

Se você está preocupadocom a maneira de beber dealguém, entre em contatocom o Al-Anon.

Grupo Esperança – terça-feira – às 20 horas – Igreja Ma-triz São José – Salão

Ou telefone para Serviço deInformação Paulista Al-Anon –0xx11 3227-2699,ou acesse osite WWW.al-anon.org.br

São José do Rio Pardo - SP

COLUNA ESPÍRITA

Deve-se colocar fim as provas do proximo?Muitas vezes, obser-

vando um ente queridoou um conhecido que so-fre atrozmente de algu-ma doença incurável,passa-nos pela mente oquestionamento do porque, e às vezes deseja-mos até mesmo o seudesencarne com a famo-sa frase: “para que eledescanse em paz”.

A Doutrina Espírita nosexplica que o espírito nãofoi criado no momento donascimento do corpo físi-co e que também não sedissipa com o aniquila-mento deste. O espíritotem sua vida única, po-rém, tem diversas exis-tências corporais, paraque através delas possaatingir o objetivo de Deusem nossas vidas que échegarmos à perfeiçãomoral para a qual esta-mos predestinados. Par-tindo desse entendimen-to podemos refletir me-lhor sobre o assunto emquestão.

Kardec indaga aos Es-píritos Superiores que co-ordenaram a divulgaçãodo Espiritismo, a seguintequestão:

- Deve-se colocar umfim às provas do próxi-mo quando isso for pos-sível? Ou, em respeito àvontade de Deus, é pre-ciso deixá-las seguir o seucurso?

Obteve a seguinte res-posta: “Já dissemos mui-tas vezes que estão naTerra para concluir suasprovas, e tudo o que lhesacontece é fruto de suasexistências anteriores” (e,para muitos, fruto de es-colhas equivocadas dapresente existência).

Segundo a Lei de Cau-sa e Efeito, temos a res-ponsabilidade de nossasescolhas e quando malconduzidas somos leva-dos a reparar os erroscometidos.

“Alguns pensam que apartir do momento emque se está na Terra paracorrigir erros de existên-

cias anteriores, é precisodeixar que as provas sigamseu curso.”

Estas idéias precisam sercombatidas para que nãose faça do sofrimento uminstrumento de tortura ecastigo.

“Sim, as provas devemseguir o curso que foi tra-çado por Deus, mas poracaso conhecem este cur-so? Sabem até que pontoelas devem ir? Será que oPai misericordioso não dis-se que o sofrimento des-se irmão não deverá irmais longe? Será que vo-cês não foram escolhidospela Providência, nãocomo um instrumentopara agravar-lhe o sofri-mento, mas como um alí-vio para cicatrizar as feri-das que a Justiça abriu?”

“Quando estiverem napresença de um irmão quesofre, não devem dizer: Éa justiça de Deus, é preci-so que ela siga seu curso.Digam, ao contrário: Ve-jamos que meios o Pai mi-sericordioso colocou à mi-nha disposição para sua-vizar o sofrimento desseirmão. Vejamos se as mi-nhas consolações morais,o meu apoio material, osmeus conselhos, não po-dem ajudá-lo a transporesta dificuldade com maisânimo, paciência e resig-nação.”

”O Espírita sabe que todasua vida deve ser um atode amor e dedicação, equalquer coisa que façapara contrariar as decisõesdo Senhor não irá alterar ocurso da Justiça Divina. Elepode então usar sem re-ceio, todos os esforçospara suavizar a amargurada expiação do seu próxi-mo, pois somente Deuspoderá interrompê-la ouprolongá-la conforme jul-gue necessário.”

Kardec também indaga:“Um homem está agoni-zante, vítima de cruéis so-frimentos. Sabe-se que seuestado é desesperador. Épermitido poupar-lhe algunsinstantes de agonia, apres-sando-lhe o fim?”

Resposta: “Quem dariaa vocês o direito de pre-julgar as intenções deDeus? Não pode Eleacompanhar um homematé a beira da morte, re-tirando-o dessa situaçãocom o objetivo de fazercom que ele mude seuspensamentos? (...) quan-tas vezes o doente nãotem mais nenhuma espe-rança de retornar à vida,mas no momento de daro último suspiro, ele sereanima e recupera sualucidez por alguns instan-tes. (...) Ele pode ter mui-tos pensamentos no mo-mento final e um só ins-tante de arrependimentopoderá lhe poupar muitossofrimentos.”

“O materialista que vêapenas o corpo e que nãoleva em conta a existên-cia da alma, não podecompreender essas coi-sas. O Espírita, que sabeo que acontece após amorte, conhece o valor doúltimo pensamento.”

Para pensar a respeito,transcrevo o seguintefato, do Livro Chico, deFrancisco, denominado:

EUTANÁSIAUm grupo de pessoas

acompanhava o Chiconuma de suas visitas auma senhora que trazia ocorpo coberto de chagas.O quadro era tão tocanteque um dos médicos, queo acompanhava lhe per-guntou:

- Chico, a eutanásia nãoseria uma benção paraela?

Emmanuel, sempre pre-sente, diz ao Chico:

- Diga ao nosso irmãoque esta nossa irmã nun-ca esteve tão bem. Nastrês últimas encarnações,ela se matou e nesta, ape-sar de todo o seu sofri-mento, não pensou umavez sequer em suicídio.

***Pesquisado por Maria

Lúcia Andreatta MartinsFonte: O Evangelho Se-

gundo o Espiritismo e Chi-co, de Francisco por Adeli-no Silveira

BÍBLIA

A igreja em Filadélfia (10)“Conheço as tuas obras

(…) que tens pouca for-ça”. Quando chegamosneste ponto, nossos pen-samentos espontanea-mente retornam ao tem-po da volta de Zorobabel(do cativeiro babilônicoN.T.), sobre quem certoprofeta disse: “Pois quemdespreza o dias dos hu-mildes começos” (Zc4:10). Não despreze o diadas pequenas coisas, istoé, o dia da edificação dotemplo. Nas Escrituras háuma grande prefiguraçãoda Igreja _ o templo.Quando Davi reinava, opovo de Deus era unido.Mais tarde, eles se dividi-ram em reino de Judá ereino de Israel. Os filhosde Deus começaram a di-vidir-se e, ao mesmo tem-po, começaram a idolatriae a prostituição. Como re-sultado, foram capturadose levados para a Babilô-nia. Todos reconhecemque o cativeiro na Babilô-nia tipifica Tiatira, a IgrejaCatólica Romana. Desdeque a Bíblia faz da Babilô-

nia um símbolo de Roma,então também a igrejatem um cativeiro babilôni-co. Que fez o povo deDeus quando retornou doseu cativeiro? Eles voltaramdebilmente, grupo por gru-po, e edificaram o templo.Parece que eles tipificaramo movimento dos irmãos.Havia muitos judeus, osmais velhos, que viram otemplo antigo; agora elesviam com os próprios olhoso estabelecimento do fun-damento do templo e cho-raram em alta voz, porqueo templo era inferior emgloria se comparado comaquele do tempo de Salo-mão. Contudo, Deus faloupor intermédio do profetamenor, dizendo: “Não des-preze o dia das pequenascoisas, porque este é o diada restauração”. Aqui , oSenhor diz as mesmas pa-lavras: “tens pouca força”.O testemunho da igrejahoje no mundo, compara-do com os dias de Pente-coste, é realmente o diadas pequenas coisas.

“Guardaste a minha pa-

lavra, e não negaste omeu nome”. O Senhor osreconhece por duas coi-sas: não negar o nome doSenhor e não negar a suaPalavra. Na historia daigreja, nunca houve umaera na qual os homens co-nheceram tanto a Palavrade Deus quanto os irmãos.A luz era como a chuvade uma grande enchenteimpetuosa. Uma noite,quando eu estava emXangai, encontrei um ir-mão que me disse ser co-zinheiro em uma embar-cação. Falei com ele de-moradamente. Receio quemuito poucos missionáriosconhecem a Palavra deDeus tão bem quanto ele.Na verdade, esta é umadas suas característicasmais evidentes_ eles co-nhecem a Palavra deDeus. Mesmo se encon-trarmos o mais simplesentre eles, ele terá maisclareza que muitos missi-onários.

(A Ortodoxia da Igreja,Watchman Nee)

Reuniões: Segundas-feiras: 19h30 na Matriz,Terças-feiras: 19h30 no Cassucci

NEURÓTICOS ANÔNIMOSN/A São José do Rio Pardo AN

“Nada muda, se você não mudar” (conclusão)Na semana anterior,

demos início à abordagemde que toda e qualquermudança no comporta-mento do neurótico, nãodepende dos outros, masdele mesmo...

Na Programação deAnônimos, a conduta quepossibilitará a realizaçãodessa mudança é, exa-tamente, a prontificaçãosugerida no Sexto Passo.Não quero dizer – e nãovou – que o Sexto Passoseja o mais importantodos Doze Passos da Pro-gramação de N/A, mascom toda a certeza ele éum “divisor de águas”,pois se eu não estiver dis-posta a sinceramentepraticá-lo; se eu não esti-ver prontificada a mudar;a agir sem demora paraque meus defeitos decaráter sejam substituí-dos pela capacidade deamar, de nada valerá tê-los identificado no inven-tário moral (Quarto Pas-

so) e ter reconhecido anatureza exata dos mes-mos, perante o orientadorespiritual (Quinto Passo).

A minha experiênciamostra, com certa dose desatisfação, o grande avan-ço espiritual que conquisteiquando me coloquei pron-ta a aceitar o Amor e amodificar a minha antigaforma de ser. Sem a pron-tificação do Sexto Passo,eu estagnaria na Progra-mação e jamais estaria aoalcance da recuperaçãoque desejo, mas tão so-mente daquilo que sentiapós a minha confissão(Quinto Passo): um esta-do de aliviação. E o Pro-grama de N/A não existepara eu viver um momen-to de alivio, mas para euviver uma vida de riquezaemocional, ajustada aosacontecimentos e não maisisolada das pessoas.

Porém, colocar-me pron-ta a aceitar o Amor, dei-xando que Deus remova

meus defeitos de caráter,representou, para mim,um grande exercício dehumildade, já que o orgu-lho sempre me puxavapara o padrão doentio eeu necessitei (como ain-da necessito) lutar, e mui-to, contra a ação do egoinflamado. Esta é a razãopela qual jamais conseguirealizar o Sexto Passodesassociado do Sétimo.

Termino aqui dizendoque eu aprendi que, a for-ça de que preciso para re-alizar a mudança necessá-ria, vem apenas de Deus.Por vezes, imaginei que aminha vontade (querer damente) seria suficiente.Ledo engano: “a mentenão cura a mente”.

A cura da doença emo-cional vem exclusivamen-te de Deus e eu, apenas,o coadjuvo.

Paz e serenidade.—Renata - Rio de Janeiro/

RJ

Convertei-vos e crede no evangelhoEsta exortação que ouvi

na Quarta Feira de Cin-zas continua ressoandonos meus ouvidos e asorações e leituras apre-sentadas na liturgia, to-dos os dias, reforçam oque ouvimos ao receberas cinzas.

No domingo passadoparticipei, em Tapiratiba,de um encontro de forma-ção para ministros extra-ordinários da Eucaristia.Foi muito bom; entre 7:30e 11:30 tivemos uma aulade apresentação da EXOR-TAÇÃO APOSTÓLICAPÓS-SINODAL VERBUMDOMINI DO SANTOPADRE BENTO XVI AOEPISCOPADO, AO CLERO,ÀS PESSOAS CONSAGRA-DAS E AOS FIÉIS LEI-GOS, SOBRE A PALAVRADE DEUS NA VIDA E NAMISSÃO DA IGREJA. OPadre Lu ministrou a aulaque foi preparada com omaior cuidado e utilizou oprojetor para que pudés-semos acompanhar me-lhor. Ele tem o dom deensinar, é organizadíssimo,não usa palavras supér-fluas, explica tudo muitobem; sabe prender aatenção dos participantes,não cansa ninguém. OPadre Lu nos recomendoua leitura do texto comple-to durante a Quaresma.Penso que todos já come-çaram a leitura que, alémde proveitosa para nossa

vida se faz com grandeprazer.

Houve tempo suficientepara dois intervalos comcafé – com ou sem leite -,bolo e pão; um encontrofraterno entre os partici-pantes.

Na segunda feira, 21,meu irmão Joaquim Au-gusto completou 81 anos;para festejar, fiz um almo-ço em minha casa; esta-vam presentes: ele com osfamiliares que moram nosnossos interiores e pou-quíssimos amigos. Naque-le dia, quando me levanteipela manhã li o evangelhoque seria proclamado emtodas as missas. Que Pa-lavra excelente, nem pre-cisava de explicação:“Sede misericordiososcomo também o vosso Paié misericordioso. Não jul-gueis e não sereis julgados;não condeneis e não se-reis condenados; perdoai esereis perdoados. Daí evos será dado. Uma boamedida, calcada, sacudida,transbordante, será colo-cada no vosso colo; por-que, com a mesma medi-da com que medirdes osoutros, vós também sereismedidos”. – Palavra dasalvação.

Lembrei-me que no anopassado, nos oitenta domeu irmão, fizemos umareunião maior que foi pre-cedida por uma missa, oque, desta vez, não tería-

mos; pedi então à Celma,esposa de um dos ami-gos do meu irmão, queproclamasse aquele trechodo evangelho antes do al-moço; ela o fez sem pres-sa, com excelente dicção,dirigindo-se a cada um denós. Depois da proclama-ção da Palavra pedimos abênção para a refeição. Fi-quei muito contente comisto. A reunião esteveagradável; penso que to-dos, principalmente meuirmão, ficamos contentes.

A minha cunhada que éreligiosa dominicana resi-de no estado do Tocan-tins há muitos anos; so-mos muito amigas, acre-ditamos nas mesmas coi-sas, gostamos de estarjuntas quando é possível.Ela tem estado muito en-fraquecida, recentementeprecisou ser submetida auma cirurgia abdominal,há poucos dias, teve umapneumonia; o coração –este que bate no nossocorpo - está cansado; oespírito, porém, está lú-cido e forte. Decidi visitá-la e, se o Senhor assim opermitir, espero ter idoaté lá nesta quinta feiraque passou, e hoje estarde volta em casa parafazer, com meus vizinhos,o segundo encontro empreparação à Páscoa.

Peço suas orações.Que Deus seja semprelouvado!