gazeta do vale · agnaldo perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a...

24
20 prefeitos eleitos se reúnem em nome da integração regional AÇÃO CONJUNTA Gazeta do Vale 22 de novembro de 2012 | Distribuição gratuita | Ano 4 | Edição 172 (concluída às 17h46 de 21/11) | www.jornalgazetadovale.com.br ATUALIZAÇÃO Câmara de Cambuí ouve população antes de reformar Lei Orgânica PÁG. 8 IGUALDADE Santa Rita lembra Dia da Consciência Negra com avidades culturais PÁG. 10 CIVISMO ‘Paraíso’ celebra República PÁG. 20 Pouso Alegre sediou, na tarde de 9 de novembro, um encontro de 20 prefeitos eleitos em sua microrregião. A aproximação dos gover- nos municipais a serem iniciados no dia 1º de janeiro de 2013 ocupou o topo da pauta da reunião, convoca- da pelo chefe do Executivo pouso-alegrense, Agnaldo Perugini. Participaram do evento, entre outros, os pre- feitos eleitos Dirceu Dias (Cambuí), Edmar Dias (Ca- manducaia), Guto Dionísio (Cachoeira), Maurício Viana (Ouros), João Ferreira (Es- tiva) e Edmilson Andrade (Bom Repouso). Página 9. Novo prefeito de Ouros terá 1% de “liberdade orçamentária” Jonas Costa Séma arte fica mais próxima dos esvenses por sete dias Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios O prefeito eleito de Con- ceição dos Ouros, Maurício Viana (PMDB), herdará um orçamento com apenas 1% para suplementação ao lon- go do ano de 2013. O percen- tual foi proposto pela atual gestão e aprovado pela Câ- mara Municipal. Página 11. Realizada em Estiva des- de 2008, a Mostra Delinho de Cinema terá neste ano sete dias de programação cultural gratuita. A 5ª edição do evento acontecerá de 1º a 7 de dezembro em vários pontos da cidade. Página 16.

Upload: dangthuy

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

20 prefeitos eleitos se reúnem em nome da integração regional

AÇÃO CONJUNTA

Gazeta do Vale22 de novembro de 2012 | Distribuição gratuita | Ano 4 | Edição 172 (concluída às 17h46 de 21/11) | www.jornalgazetadovale.com.br

ATUALIZAÇÃOCâmara de Cambuí ouve populaçãoantes de reformar Lei Orgânica PÁG. 8

IGUALDADESanta Rita lembra Dia da Consciência Negra com atividades culturais PÁG. 10

CIVISMO‘Paraíso’ celebraRepública PÁG. 20

Pouso Alegre sediou, na tarde de 9 de novembro, um encontro de 20 prefeitos eleitos em sua microrregião. A aproximação dos gover-nos municipais a serem iniciados no dia 1º de janeiro de 2013 ocupou o topo da pauta da reunião, convoca-da pelo chefe do Executivo pouso-alegrense, Agnaldo Perugini. Participaram do evento, entre outros, os pre-feitos eleitos Dirceu Dias (Cambuí), Edmar Dias (Ca-manducaia), Guto Dionísio (Cachoeira), Maurício Viana (Ouros), João Ferreira (Es-tiva) e Edmilson Andrade (Bom Repouso). Página 9.

Novo prefeito de Ouros terá 1%de “liberdadeorçamentária”

Jonas Costa

Sétima arte fica mais próxima dosestivenses porsete dias

Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios

O prefeito eleito de Con-ceição dos Ouros, Maurício Viana (PMDB), herdará um orçamento com apenas 1% para suplementação ao lon-go do ano de 2013. O percen-tual foi proposto pela atual gestão e aprovado pela Câ-mara Municipal. Página 11.

Realizada em Estiva des-de 2008, a Mostra Delinho de Cinema terá neste ano sete dias de programação cultural gratuita. A 5ª edição do evento acontecerá de 1º a 7 de dezembro em vários pontos da cidade. Página 16.

Page 2: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

02 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Prevent Thierry Brasil Ltda, por determinação do Conselho Es-tadual de Política Ambiental – COPAM, torna público que solicitou, através do Processo nº 00102/2002, LP - Licença Prévia, para fabri-cação de peças e acessórios para veículos rodoviários, ferroviários e aeronaves, localizado no município de Cambuí – MG.

Zona Azul volta a funcionar em Pouso

Alegre dia 26

O estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul, já tem data para voltar a funcionar em Pouso Alegre. Depois de muitos preparativos e de uma fase experi-mental iniciada em julho, a Prefei-tura anunciou que a partir do dia 26 de novembro as vagas voltam a ser disponibilizadas no centro da cidade. Num primeiro momento, a Zona Azul será cobrada apenas no entorno da Praça Senador José Bento e da Avenida Dr. Lisboa.

Os estacionamentos podem ser ocupados por até duas horas, sendo R$ 1,50 para carros e R$ 0,50 para motos cada hora. A fiscalização fica por conta de

Carla Barbosa agentes e cerca de 40 monitores espalhados em 1,7 mil pontos. A aquisição do ticket poderá ser feita em 150 pontos de venda equipados com aparelhos simila-res aos de cartão de crédito. Até o momento, 45 pontos já estão funcionando.

Qualquer dúvida, o motorista pode se dirigir aos monitores uniformizados. As vagas são nu-meradas e o condutor deve estar de posse desse número quando for adquirir o ticket de estaciona-mento. Na fase inicial, cerca de 1 mil vagas serão disponibilizadas, podendo chegar à 1,7 mil estacio-namentos.

*Com informações da EPTV

Page 3: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 0322 de novembro de 2012

Page 4: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Expediente

Gazeta do Vale Editora Ltda (CNPJ 09.561.233/0001-38) | Redação: Avenida Tiradentes, 250, Centro, Cambuí - MG, CEP 37600-000. Telefone: (35) 3431-3047 | E-mail: [email protected] | Comercial: [email protected] | www.jornalgazetadovale.com.br Diretora geral: Mariângela Teles Marques | Jornalista Responsável: Cíntia Ferreira MTB 14.425/MG | Reportagens: Carla Barbo-sa, Cíntia Ferreira e Jonas CostaAs matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opnião deste veículo de co-municação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes.Área de abrangência do jornal: Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis (dis-trito dos Costas), Consolação, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Bom Repouso, Estiva, Camanducaia (distritos de Monte Verde e São Mateus), Gonçalves, São Bento do Sapucaí, Itapeva e Extrema. | Tiragem: 10.000 exemplares / Circulação quin-zenal / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG - Telefone: (35) 3421-4896

04 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Crônica

facebook.com/jornalgazetadovale

Gazeta do Vale O jornal que mais cresce

no extremo Sul de Minas!Anuncie aqui! (35) 3431-3047

Caixa 2: quem não faz?

A gente não sabe se cho-ra ou se ri quando assiste pela TV um juiz do TSE co-locando com ênfase “Caixa 2 é crime”, repetindo várias vezes a postura estudada na frente das câmeras. “Caixa 2 é crime”, olha de um lado para outro, para sentir o efeito da manobra.

Há uns seis ou sete anos, um prefeito de uma cidade aqui do sul mineiro, recen-temente eleito me dizia: “Estão denunciando o Zé Dirceu de fazer caixa dois!” “Escute aqui meu camarada, quem fez caixa 2 eu sei. Eu gostaria que você me apon-tasse quem não fez” Abriu um sorriso amarelo: “Eu também fiz”.

Como presidente do MDB (depois PMDB) no Distrito do Tucuruvi, em São Paulo, participei de todas as cam-panhas entre 1966 e 1990 – como candidato a deputado estadual, recebendo verba das dobradas, ou como pre-sidente, responsável pelas campanhas em meu distrito. Tínhamos obrigações! Alu-guel do comitê, funcionários contratados apenas para os meses que antecediam as eleições, energia elétrica, água e, principalmente, no dia das eleições com as pes-soas que faziam boca de urna. Uma despesa enorme.

Nunca soube de onde vi-nha a verba para esses gastos. E nunca fomos obrigados a

documentá-las. Todos – in-distintamente, todos – no co-meço, MDB e Arena; depois, com o pluripartidarismo, idem, idem, a mesma coisa. Era comum, era normal, era do esquema. Empresários impolutos, sérios, honestos – todos participavam. Isso nunca foi desdouro ou deson-ra – precisa ver para que fim foi usada. “Uma questão de moral”.

A lei de controle de ver-bas para as eleições é nova. Houve denúncia? Há proces-so! Não houve denúncia? Não

há processo! Se não estou en-ganado, é assim que funciona. Graças ao “caixa 2”, o Brasil se livrou da ditadura militar tal-vez uns 10 ou 15 anos antes. O tesoureiro incumbido da arrecadação da campanha do saudoso Dr. Tancredo, candi-dato da democracia, era o Zé Hugo, seu homem de con-fiança. A meta a ser alcança-da, imposta pelo PMDB, para vencer as eleições à presidên-cia da república era de um bi-lhão de cruzeiros.

Enquanto isso, do outro lado, Maluf também tinha ar-

mado a sua caixinha – e o seu responsável, um dos homens mais influentes do Brasil na época, o Prof. Delfim Neto. Esse senhor, ao aproximar--se o dia das eleições, perce-bendo que o barco em que viajava estava fazendo água, tratou, sem perda de tempo, de saltar fora, deixando seu companheiro Maluf “naufra-gar só”.

Ah... Ia me esquecendo: o sobrinho do Dr. Tancredo, deputado federal Dornelles, exercia arrecadação parale-la que o tio desconhecia – e hoje, tranquilamente, se re-festela nas praias cariocas. O tio faleceu de forma dramáti-ca, como todos nós sabemos, e o sobrinho, logo depois,

como castigo, tornou-se mi-nistro da República Federa-tiva do Brasil.

Dizem que FHC está quietarrão, não se intro-mete. Claro! Esse silêncio tem nome, “governabili-dade”, que ele criou e que não passou de caixa 2 para ser agraciado com mais um mandato de presidente. O Congresso ofereceu ao presidente Lula um tercei-ro mandato, coisa que ele rejeitou por considerar não ético e injusto, mas isso é exceção. E assim como toda história de mocinho e ban-dido, essa também termina com um “final feliz”.

Bruno Vollet

AnáliseCarta aberta ao Estado brasileiro

Estimado SenhorEstado do Brasil:Dirijo-me ao senhor

humildemente para lhe pedir um favor… se quiser fazer algo memorável, faça apenas a sua obrigação, coisas como: oferecer edu-cação de qualidade, cultu-ra, saúde, energia elétrica, transporte e vias viárias, segurança pública e, prin-cipalmente, demonstre honestidade. É isso que se espera do senhor.

Sei que o senhor pen-sa que tudo isso está uma beleza, que tudo funciona às mil maravilhas. Sinto muito informá-lo que al-guém o está enganando. Não duvido da integridade do senhor, sei que faz a sua parte... Sei, por exemplo, que tem destinado vulto-

sas somas de dinheiro para esses itens, mas a verdade é que esse rico dinheiri-nho, das duas uma: ou não chega onde deveria porque é desviado por alguns cola-boradores desonestos; ou é gasto de forma perdulária e irresponsável, sem atingir os resultados esperados. Penso que de nada adianta jorrar dinheiro sem fiscali-zar eficientemente seu uso.

A pesar da propagan-da enganosa, a população continua a sofrer: frequen-tes blecautes pipocam aqui e acolá; gente morre nos hospitais por falta de aten-dimento; é acuada por ban-didos, não têm segurança alguma, alguns até encon-tram uma bala perdida — juro ao senhor que eu não gostaria de encontrar uma;

— sem meios de transporte decentes; com ruas e estra-das vergonhosas; com uma educação de quinto mundo, onde muitos adolescentes, jovens e crianças, saem da escola sem os conhecimen-tos básicos sequer da pró-pria língua; com gerações que se perdem nas drogas por falta de horizonte, ou de orientação... Sei lá!... Tudo isto é, pelo menos deveria ser a sua prioridade, alias como o senhor prometeu em campanha, lembra? E lembra também o quanto criticava o governo anterior por estas mesmas coisas?

Se o senhor cuidas-

se eficientemente desses itens, provavelmente po-deria deixar de se introme-ter na vida familiar do seu povo. O senhor interfere demais na forma em que devemos educar nossos fi-lhos — saiba o senhor que às vezes um peteleco pode e deve ser aplicado, eu não falo aqui de espancamento ou castigos cruéis ou humi-lhantes; — filhos intocáveis geram graves distorções e seres que não respeitam pais, professores, colegas... Seres que também não o respeitarão, senhor Esta-do. O que peço até vai lhe poupar trabalho. Deixe-nos

educar nossos filhos.Pena que às vezes pare-

ça que temos dois Brasis: o Brasil do senhor, absoluta-mente divorciado da nossa realidade, e o Brasil real, este onde nós moramos... Ah! Se o senhor viesse de incógnito conhecer este Brasil... Acho que levaria um susto.

E quando incentive trate de incentivar quem merece: os pesquisadores científicos e tecnológicos, os agentes culturais, as entidades pre-ocupadas com a preserva-ção da nossa história... En-quanto isso não ocorra, por favor, não incentive duplas caipiras e outras que nada aportam à cultura, são ape-nas divertimento de poucos.

Pelo bem da sua popu-lação, aquela que deveria

cuidar, e pelo seu pró-prio bem, senhor Estado, esqueça-se do estrelismo, deixe de criar entraves ao seu povo, deixe de adotar desvios de função, deixe de intervir na vida particu-lar das famílias... Tudo isso é desnecessário e lembre que o senhor apenas é um representante nomeado pelo povo e não o dono desse povo. Ao invés dis-so faça o que de você se espera, que seja um pai amante de todos, todos seus filhos... Porque eles, ainda que às vezes pareça que não o merece, amam o senhor, ah! Como o amam.

Atentamente,Um cidadão preocupa-

do.

Víctor Hugo Neira Muñoz

ReflexãoBrasil, país do futebol (o olhar do poeta)

Segundo alguns rela-tos históricos dizem que o futebol surgiu na Inglater-ra, mas é o Brasil a nação do futebol. O país tem o fu-tebol no sangue e na alma.

A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de nos-so país é coisa de cinema, um encanto aos nossos olhos. Desde a infância os meninos já mostram que vocação e aptidão com uma pelota.

Temos o melhor jogador do mundo, um gênio com as bolas no pé, um atleta fora do normal. Pelé o nosso rei, melhor ainda por ter sido revelado pelo Santos Fu-tebol Clube, meu time do coração. Tem ainda outros milhares e excelentes joga-dores.

O futebol na verdade é cultura e uma manifestação artística, os estádios são te-atros, os gramados são pal-

cos onde os atletas se apre-sentarão mostrando suas habilidades. Emocionando a platéia com lances incrí-veis de pura técnica.

No principio o futebol era somente uma manifes-tação de arte e diversão, mas o tempo foi passando

e o esporte se profissionali-zou se organizou e tornou--se uma potencia uma fonte que envolve muito dinheiro e exige investimentos. Vi-rou um empreendimento muito rentável e seu objeti-vo maior é o capital. Antes boleiros jogavam por amor

e entravam em campo até mesmo sem contratos. A era do romantismo não só no futebol passou e hoje o dinheiro vem em primeiro lugar.

O mercado é o que fala mais alto, nossos dirigen-tes ambíguos e insensatos só pensam em dinheiro e o mercado agradece. A CBF nossa entidade soberana do futebol, tem uma equipe de pessoas, dirigentes que

não pensam no bem do futebol brasileiro, mas em acumular dinheiro para a entidade. Para que? Não sei...

Hoje nossa seleção canarinho pentacampeã mundial é somente um vitrine, nossos jogadores são produtos em exposi-ção e infelizmente de inte-ressem de mercado.

Alessandro Silva

Page 5: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 0522 de novembro de 2012

Escritor da região participa de programa da Rede Globo

O escritor e caminhoneiro Jean Carlos de Andrade, natural de Bom Repouso e morador de Estiva, par-ticipou do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, no dia 12 de novembro. O progra-ma, que geralmente aborda assun-tos do cotidiano, na ocasião tratou de temas como a música caipira; a série Carga Pesada, protagonizada pelos atores Antônio Fagundes e Stênio Garcia; e a vida estradeira. Jean foi convidado a participar por ser autor de um livro intitulado Vida de Caminhoneiro.

No dia 12, além do escritor bom-repousense e de Antônio

Cíntia Ferreira

Jean participou do programa dia 12

Fagundes, o programa recebeu convidados como a cantora Sandy, o automobilista Cacá Bueno e os músicos Chitãozinho e Xororó. A dupla sertaneja iniciou o progra-ma falando sobre suas origens no campo. Na sequência, Antônio Fagundes falou um pouco de sua trajetória na série Carga Pesada. O caminhoneiro Jean foi apresentado por Fátima Bernardes e comentou sobre o seriado de Antônio Fagun-des e Stênio Garcia.

Para Jean, participar do progra-ma foi positivo. “Foi maravilhoso. Um momento único. Conhecer e ter um bate papo super descontraído com Chitãozinho e Xororó, Antônio Fagundes, Sandy, Cacá Bueno e Fátima Bernardes foi muito legal, ainda mais tendo para o meu traba-lho uma belíssima visibilidade que, com certeza, me renderá muitos frutos de reconhecimento”, afirma.

Além do livro Vida de Cami-nhoneiro, que é considerado pelo escritor um diário de bordo de histórias que aconteceram com ele durante sua vida de estradeiro, Jean possui outras obras literárias, como A Magia da Capoeira, O Espec-tador dos Milagres de Jesus, Viver em Bom Repouso e Emoções de um Corintiano.

Divulgação

Page 6: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

06 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Seminário irá debater desenvolvimento tecnológico no sul de Minas Gerais>>Evento do Inatel reunirá instituições de ensino, indústria e governos<<O Inatel, em Santa Rita

do Sapucaí, realiza no dia 30 de novembro o “Seminá-rio Regional de Educação, Inovação em Ambientes de Tecnologia”. O evento reu-nirá agentes de instituições de ensino do sul de Minas Gerais, representações dos setores empresarial, indus-trial e governamental.

O objetivo principal é a troca de experiências, a apresentação de sugestões e ideias para impulsionar o desenvolvimento tecno-lógico do Estado e do País. “A intenção é cada vez mais tentar elevar o grau de au-tonomia tecnológica para

ETE FMC

INATEL

Vice-diretor do Inatel, prof. Carlos Nazareth

Motta Marins, e diretor do Inatel, prof. Marcelo

de Oliveira Marques

diminuir a nossa depen-dência. Isso significa atrair e fixar mais riquezas no Estado e no Brasil ao invés de ser gasto fora, importan-do tecnologias e soluções”, disse o presidente da Fun-dação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel), professor José Geraldo de Souza. As conferências e debates que serão realiza-dos durante o Seminário irão contemplar a aplicação da tecnologia em três áreas temáticas: Informação e Comunicação, Saúde e Agro-negócio. Os temas foram

escolhidos com base nas ex-periências das instituições de ensino e setor industrial da região, além de serem áreas essenciais para o de-senvolvimento econômico.

O secretário de Esta-do de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participará da abertura solene do evento. Em seguida, será a confe-rência sobre “Educação e Inovação em Ambientes de Tecnologia”, com o subse-cretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marco Antonio Rodrigues da

Cunha. Para o subsecretário, o sul de Minas inspira as de-mais regiões para a direção do progresso, baseado na solidez do conhecimento, no empreendedorismo, na abertura para o resto do Brasil e na busca de aumento das exportações. “Não é à toa que hoje a maior concentra-ção do PIB e de empresas, depois da região metropo-litana de BH, está no sul de Minas”, afirma.

O diretor de Ciência Tec-nologia e Inovação da funda-ção de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG),

José Policarpo Gonçalves de Abreu, e o coordenador geral de Tecnologia da In-formação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Infor-mação, Adalberto Afonso Barbosa, também confirma-ram presença no painel de políticas do governo.

Durante o painel de de-bates, representantes das instituições acadêmicas e do setor empresarial irão apresentar exemplos de in-teração entre os dois setores que surtem importante efei-to no desenvolvimento da tecnologia. “Casos de êxito,

como os desenvolvidos pelo Inatel e outras instituições da região, devem ser apre-sentados. Essa interação entre academia e indústria nem sempre é tarefa fácil, por isso, o debate e a troca de ideias são tão impor-tantes, complementou José Geraldo de Souza. O painel contará com representantes das Univas, Inatel, Hitachi Linear, Universidade Federal de Itajubá e Universidade Federal de Lavras.

O “Seminário Regional de Educação, Inovação em Ambientes de Tecnologia” será realizado a partir das 9h, no Teatro Inatel.

Inatel vence Etapa Sudeste do Prêmio Finep de Inovação 2012O Inatel foi o grande

vencedor do Prêmio Finep de Inovação 2012 – Região Sudeste - na categoria Ins-tituição de Ciência e Tec-nologia (ICT). O anúncio foi feito no dia 8 de novem-bro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg,

em Belo Horizonte.Concorreram na cate-

goria ICT a Gerência de Sistemas e Tecnologias Ópticas da Diretoria de Redes Convergentes do CPqD, que ficou em ter-ceiro lugar e a Fundação Valeparaibana de Ensino (Univap), que ficou em se-

gundo lugar. Agora o Inatel disputa o prêmio nacional com os vencedores das etapas regionais.

O Prêmio Finep é o mais importante instru-mento de estímulo e re-conhecimento à inovação no país. Em sua 15ª edi-ção, foram inscritos 588

Foto: Inatel

projetos em todo o país, um aumento de 56% em relação a 2011.

Page 7: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale

Prefeito eleito de Ouros quer acabar com conflitos

e perseguições

No dia 7 de outubro, o peeme-debista Maurício Viana venceu o candidato situacionista Tiãozinho do Tatá, do DEM, com 3.808 votos, que representam 52,3% dos su-frágios válidos registrados neste ano em Conceição dos Ouros. Em um município com pouco mais de 8 mil eleitores, os votos nulos somaram 2,38% e os brancos, 1,52%. A diferença na preferência dos ourenses foi de apenas 335 votos.

De que maneira o senhor pretende obter maioria na Câmara Municipal, já que a sua coligação elegeu apenas quatro dos nove vereadores da próxi-ma legislatura?

Maurício – Quero na adminis-tração um bom relacionamento, mostrando uma nova política, para que os vereadores da opo-sição sintam que a nossa política deve ter outro rumo: uma política construtiva, beneficiando a popu-lação ourense.

Como pretende administrar o relacionamento com a nova Câmara?

Maurício – Espero que a opo-sição pense no povo que a elegeu, deixando de lado a politicagem e aprovando os projetos que irão beneficiar a cidade.

Como a sua administração

Carla Barbosa

Gazeta do Vale 0722 de novembro de 2012

pode agir para amenizar os conflitos políticos em Ouros, que têm sido frequentes e exa-cerbados nos últimos anos?

Maurício – Essa campanha já mostrou a diferença. Eu, particu-larmente, não gosto dessa rixa po-lítica que sempre esteve presente nas eleições, tirando o foco das propostas dos candidatos e par-tindo somente para desavenças, prejudicando o desenvolvimento da nossa cidade. Estarei propondo uma administração participativa, sem perseguição.

Seu governo buscará des-pertar novas vocações econô-micas no município?

Maurício – Sim, no momento irei dar total apoio para empresas que já estão instaladas no nosso município. Consequentemente, trabalharei para que novas em-presas sejam instaladas.

Como espera ser a transição de governo?

Maurício – Poderia ser mais amigável, pois enviamos o pedido de transição de governo no dia 5 de novembro e até agora não obtivemos resposta. Estamos aguardando.

Já definiu a composição do secretariado?

Maurício – A composição do secretariado está em andamento, faltando alguns ajustes.

Quais são as principais me-tas da futura administração?

Maurício – A principal meta é governar como foi o lema da nossa campanha, com transparência e inovação, com a participação de todos os ourenses.

E os principais problemas do município?

Maurício – Os principais pro-blemas observados durante a campanha e que serão solucio-nados foram a infraestrutura de alguns bairros, o descaso na área da saúde, a falta de prédio para a escola municipal e o descaso com o esporte. Enfim, são vários pro-blemas. Já ia me esquecendo que a cidade está carente de atenção para a cultura, o lazer e o turismo.

ANUNCIE AQUI! (35) 3431-3047www.jornalgazetadovale.com.br

Cíntia Ferreira

Maurício obteve 52,3% dos votos

Page 8: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

08 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Câmara de Cambuí volta a debater reforma da Lei Orgânica

Casa do povo e das leis, a Câma-ra Municipal de Cambuí procurou fazer jus a esse título na noite de 13 de novembro, ao abrir suas portas para ouvir a população sobre a atualização da norma jurí-dica máxima da cidade. Em vez de votações e discursos, o plenário do paço legislativo foi palco da segunda audiência pública para discussão da reforma da Lei Orgânica do Mu-nicípio (a primeira havia ocorrido em 20 de setembro). Apesar da divulgação prévia, o debate atraiu pouco mais de 30 cidadãos, entre os quais apenas quatro vereadores: Geraldo Aparecido da Silva (PSDB), Marina de Moura Ferraz (PSD), Olímpio Cláudio de Brito (PSDB) e Rosely Aparecida de Moraes (PSD).

As dúvidas dos participantes foram respondidas pelo assessor jurídico da Câmara, Ricardo Lam-bert Del’Agnolo, que apresentou alguns itens da proposta de emenda revisional e analisou as sugestões populares encaminhadas ao Poder Legislativo até a véspera, último dia dessa etapa do processo de revisão. O advogado esclareceu que a Lei Or-gânica, promulgada em 20 de março de 1990, teve seu conteúdo modifi-

Jonas CostaJonas Costa

cado por 21 emendas desde então, porém ainda necessita de uma atualização geral para se ajustar às normas superiores e à realidade de Cambuí. O estudo revisional (que se transformará na 22ª emenda, caso seja aprovado por dois terços da Câmara) propõe 103 alterações no texto legal em vigor.

Ricardo Del’Agnolo destacou que os 260 artigos da Lei Orgânica foram elaborados com base na redação original das constituições Federal (1988) e Estadual (1989), mas, ao longo dos últimos 22 anos, não acompanharam todas as mo-dificações sofridas por essas duas cartas magnas. De 1990 a 2012, a Constituição da República recebeu 70 emendas e a de Minas Gerais, 90. Segundo o assessor jurídico, a Lei de Responsabilidade Fiscal também contém inovações que devem ser incorporadas à Lei Orgânica. Por ou-tro lado, afirmou Ricardo, há trechos que precisam ser suprimidos, como as menções a inexistentes subpre-feituras e a antigos distritos que deixaram de pertencer a Cambuí (Senador Amaral e Ponte Segura).

Ao comentar as sugestões en-viadas por cidadãos, o advogado citou como exemplo as regras de transição administrativa, cuja

introdução na Lei Orgânica consi-dera possível. Para Ricardo, outras ideias recebidas pela Câmara – tais como ampliação de direitos dos servidores públicos e mecanis-mos de incentivo à cultura – são matérias a serem tratadas em leis complementares ou ordinárias, e não na “Constituição do Município”. Na opinião do assessor jurídico, o aperfeiçoamento da lei maior de Cambuí depende de revisões fre-quentes com participação popular. “Esse procedimento de atualização deve ser feito de maneira mais constante para que tenhamos uma legislação moderna que atenda aos interesses de nossa população com maior eficiência”.

A reforma da Lei Orgânica co-meçou a ser preparada durante a legislatura 2005/2008, com a contratação de uma empresa es-pecializada que iniciou o estudo revisional. O processo foi retomado em 2011, sob a presidência da ve-readora Rosely Moraes, assim como a elaboração do novo Regimento Interno da Câmara (aprovado no dia 2 de outubro deste ano para vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013). Rosely espera que a emenda revisional tenha o mesmo destino. “Faço questão de terminar meu

mandato na presidência concluindo a votação da Lei Orgânica”, revela. Antes de chegar à promulgação, a proposta precisa ser apresentada

em plenário, distribuída às comis-sões permanentes e aprovada em dois turnos, marcados para 4 e 18 de dezembro.

Pouco mais de 30 cidadãos e só 4 vereadores participaram da audiência pública

Page 9: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 0922 de novembro de 2012

Prefeitos eleitos na região discutem agenda comum em reunião

Vinte municípios sul-mi-neiros foram representados por seus prefeitos eleitos em um almoço realizado em Pouso Alegre na tarde de 9 de novembro. O encontro foi convocado pelo mandatário anfitrião, Agnaldo Perugini (PT), para iniciar a discussão de uma “agenda comum de desenvolvimento regional”. Os prefeitos presentes per-tencem a seis partidos: PT, PSDB, PMDB, PP, PR e PV. Também compareceram à reunião o deputado estadual Ulysses Gomes (PT), o presi-dente do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Mi-nas, Gustavo Pessoa Arrais, além de vice-prefeitos, vere-adores, assessores e dirigen-tes partidários.

Dos 20 prefeitos partici-pantes, 17 foram eleitos para governar cidades filiadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp), que em dezembro escolherá sua di-retoria para o ano de 2013. No discurso em que saudou

Jonas CostaFotos: Cíntia Ferreira

Mário e João (Estiva); Ulysses Gomes; e Edmilson (Bom Repouso)

os visitantes, Agnaldo Peru-gini disse que as cúpulas da associação e de seu consór-cio intermunicipal de saúde (Cisamesp) não devem ser indicadas apenas por funcio-nários desses órgãos.

Questionado pela Gazeta do Vale, o prefeito reeleito de Pouso Alegre negou que esteja liderando a formação de uma chapa para a próxima eleição da Amesp: “Neste pri-meiro momento, não. Quero me disponibilizar a ser um elo para que os municípios encontrem um destino co-mum. Se, em outro momento, os municípios acharem que podemos servir para algum trabalho desses, estarei à disposição”.

Perugini admitiu, entre-tanto, que o encontro marca o reposicionamento político de Pouso Alegre na microrre-gião de sua influência. “Pouso Alegre já é uma liderança econômica e tem que se con-figurar também como a lide-rança política da região. Os prefeitos estão pedindo para Pouso Alegre assumir essa dimensão e é isso que vamos

fazer”, comentou o petista.O líder pouso-alegrense

defendeu o fortalecimento da integração regional para resolver ou amenizar pro-blemas que transcendem as fronteiras municipais, citando como exemplo a necessidade de revitalização das bacias hidrográficas sul-mineiras. “Cresce cada vez mais no Brasil a experiência de que um município, por maior que seja, não alcança sozinho o progresso de que precisa. Em diversos sentidos precisamos nos relacionar com os de-mais municípios e parceiros políticos, principalmente no desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental”, ressaltou Agnaldo.

Para o prefeito eleito de Camanducaia, Edmar Cas-salho Moreira Dias (PMDB), a superação das diferenças político-ideológicas pode ser determinante para o sucesso dessa tentativa de aproxima-ção entre as administrações municipais do Sul de Minas. “A disputa política sempre existe, mas devemos tentar deixar de lado as diferenças

partidárias ao longo do nosso mandato para que possamos trazer recursos e trabalhar naquilo que é de interesse comum: o crescimento e o desenvolvimento dos nossos municípios”, ponderou.

Reconduzido à chefia do Poder Executivo de Cachoei-ra de Minas, Carlos Augusto Tenório Dionísio (PV) elogiou a iniciativa de Agnaldo Peru-gini e sugeriu que os prefeitos do entorno de Pouso Alegre passem a se encontrar re-gularmente para troca de experiências e planejamento de ações conjuntas. “É muito importante que façamos reu-niões desse tipo e que elas aconteçam periodicamente. Pouso Alegre é a cidade-polo da região e tem essa função natural de liderança”.

Também ouvido pela Gazeta, o deputado Ulysses Gomes propôs a criação de um fórum permanente de desenvolvimento regional que congregue prefeitos, deputados e empresários para a identificação das de-ficiências e potencialidades do Sul de Minas. “Os desafios

são grandes e dependem da unificação das ações, mas este encontro de prefeitos nos dá a oportunidade de colocar os desafios na mesa

para somarmos forças. Nos-sa região está vivendo um momento ímpar, uma opor-tunidade única”, comentou o parlamentar petista.

Guto (Cachoeira), Mário (vice de Pouso Alegre) e Dirceu (Cambuí)

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

Page 10: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

10 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Semana da Consciência Negra de SRS inclui mostra e homenagens

Em fevereiro de 2009, quando a legislatura que chega ao fim no próximo mês ainda estava no início, a maioria dos vereadores de Santa Rita do Sapucaí decidia manter o veto do prefeito Paulo Cândido da Silva ao projeto de lei que objetivava transformar 20 de

Jonas Costa novembro no feriado municipal do Dia da Consciência Negra. Impedida de se tornar oficial por sete votos a dois, a data de morte de Zumbi dos Palmares não passou em branco na-quele ano, durante o qual surgiu o Projeto Cultura Afro Santarritense, que se uniu a outras entidades para celebrar o 20 de novembro.

O Dia da Consciência Negra

foi solenizado pela primeira vez no município em 1999, mas so-mente a partir de 2009 entrou definitivamente para o calendário de eventos da comunidade negra local. Isso não aconteceu por acaso ou coincidência, e sim por opção e resistência. Em 2012, a efeméride está sendo lembrada pelo quarto ano consecutivo – e não mais em

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

Campeonato reúne 60 alunos de Cambuí em torno do tabuleiro

Mais de 60 estudantes par-ticiparam do 1º Campeonato de Xadrez das Escolas Municipais, promovido pela Secretaria de Educação de Cambuí no segundo semestre letivo. A competição reuniu alunos dos primeiros quatro anos do ensino funda-mental matriculados nas escolas Coronel Juca Pinto, Lázaro Ma-ximiano Pereira e Lino Lopes da Conceição. Cada instituição foi representada por duas equipes (uma do turno matutino e outra do vespertino). A Escola Lino Lopes sediou a fase decisiva do certame e sagrou-se campeã nos dois turnos. A premiação aconte-

Jonas Costa ceu nesta terça-feira (20).Antes de disputar as partidas

do campeonato, os enxadristas de 8 a 10 anos tiveram aulas sobre as regras e a história do jogo, parti-cipando em seguida de treinos se-manais no contraturno escolar. As atividades foram ministradas pelo instrutor pedagógico Jorge Inácio de Souza, que se declara surpreso com a capacidade de memorização de jogadas demonstrada pelos es-tudantes e com o nível técnico das partidas. “Além daquilo que os es-pecialistas falam sobre motivação e estratégia, percebemos, monito-rando o emocional das crianças, mais tranquilidade, disciplina e respeito entre elas”, relata Inácio.

A competição de xadrez in-

tegra o Projeto de Extensão de Jornada (Proex), que oferece às oito escolas municipais de Cam-buí aulas de teatro, música e tênis de mesa, entre outras atividades extracurriculares. De acordo com a secretária municipal de Educa-ção, Maria Izabel Lambert Duarte Bueno, o Proex foi implantado “após pesquisa das necessidades e expectativas das famílias com a intenção de aumentar grada-tivamente o tempo de oferta de atividades nas escolas”. A diretora da Escola Lino Lopes, Selma Maria Ribeiro Santos, frisa que o xadrez contribui para a centralização da escola como espaço social das crianças e para o desenvolvimento cognitivo destas.

um só dia, mas durante a Semana da Consciência Negra. À frente des-sas atividades estão os criadores e coordenadores do Projeto Cultura Afro Santarritense, Jéssica Alcione e Samuel Alves.

Os eventos deste ano são re-sultantes de uma parceria entre o projeto, o Centro Cultural Escravo Senzala e a Associação Santarriten-se José do Patrocínio, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Na noite de terça-feira (20), capo-eiristas santa-ritenses e visitantes se reuniram na praça central da cidade para um encontro encer-rado com uma apresentação de samba de roda. No mesmo dia, foi aberta a 4ª Mostra dos Povos Afro-descendentes, que acontece no Museu Histórico Delfim Moreira até sexta-feira (23), das 8h às 16h. Fazem parte da exposição traba-lhos sobre cultura afro-brasileira e peças artesanais de materiais recicláveis, produzidos por alunos de capoeira do projeto.

A Semana da Consciência Ne-gra será encerrada no dia 23 com apresentação de dança, posse da nova diretoria da Associação

Santarritense José do Patrocínio e entrega da 2ª Homenagem Maria Bonita a “pessoas de raízes negras que se destacaram durante o ano de 2012 em suas atividades”. Maria Bonita é o apelido da cozinheira e benzedeira Maria Idalina de Jesus (1902-1997), fundadora da associação destinada ao lazer e à conscientização dos afrodescen-dentes de Santa Rita.

Eleita para a presidência da associação, a professora Jéssica Alcione entende que o Dia da Cons-ciência Negra seja um momento de comemoração e reflexão. “Essa data lembra o grande guerreiro Zumbi dos Palmares, símbolo de resis-tência e luta, e nós da comunidade negra passamos por muitas barrei-ras para chegarmos onde estamos hoje. Devemos lembrar esse dia como uma das nossas vitórias, pois a raça negra cada vez se destaca mais, seja na política, na educação ou em outras áreas”, argumenta. Santa Rita já teve dois vereadores negros (Benedito Tobias e Raimun-do Norberto) e neste ano elegeu a primeira mulher afrodescendente para o cargo: Cibele Maria da Silva.

Gerson Oliveira

Três escolas municipais participaram da inédita competição de xadrez

Page 11: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 1122 de novembro de 2012

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

Orçamento de Ouros terá só 1% para suplementação em 2013

O valor aprovado pela Câmara Municipal de ape-nas 1% para crédito su-plementar em 2013 divide opiniões em Conceição dos Ouros. A atual administra-ção trabalhou em 2011 e 2012 com margem de 50%. A elaboração do orçamen-to é votada pela Câmara anualmente e serve para prever que percentual o prefeito terá para eventu-ais mudanças sem a ne-cessidade de nova votação pelos vereadores. É comum essa margem ser fixada em torno de 15%.

Carla Barbosa Para 2013, devido ao baixo percentual deter-minado, havendo necessi-dade de repasse de verba ou obras emergenciais, o prefeito terá que enviar um projeto de lei à Câmara para que os vereadores aprovem o gasto ou o recebimento desses recursos.

De acordo com o chefe de gabinete da atual ad-ministração, Leandro En-drigo, a Prefeitura já teria trabalhado em 2007 com 1% para suplementação. Na época, a arrecadação do município girava em torno de R$ 7 milhões. Hoje a receita é de aproximada-

mente R$ 17 milhões, o que significa R$ 170 mil para gastos inesperados.

Leandro não vê pro-blemas em trabalhar com essa margem. “Caso seja necessário um investimen-to maior do que o valor es-tipulado, basta encaminhar um projeto à Câmara”, ex-plica. Em nota, a Prefeitura comunicou que a proposta de lei orçamentária foi re-metida à Câmara em 28 de setembro, antes mesmo das eleições, e o valor já havia sido fixado em 1%.

O prefeito eleito Maurí-cio Viana (PMDB) discorda e se sente prejudicado com

a medida. “A aprovação de 1% mostra a falta de respeito com o povo, pois, pensando em me preju-dicar, esqueceram que o prejudicado será o povo, porque haverá atraso nas realizações dos projetos”, afirma. Ele diz que a atu-al administração, mesmo tendo trabalhado com 50%, deixou muito a desejar. “Está fechando seu último ano pedindo para a Câmara mais verbas, mas, se com 1% dá para governar, como foi dito e aprovado pela Câmara, onde se encontram os 49%?”, questiona Viana. Sobre a afirmação de a

atual gestão ter trabalhado também com a margem de 1%, o prefeito eleito contesta: “A administração atual trabalhou somente um ano com 1% devido à falta de prestação de contas do prefeito”.

Cerca de 250 moradores organizaram manifestações em frente à Prefeitura e à Câmara Municipal. Partici-pantes do protesto afirmam que o baixo investimento disponível pode “engessar” as ações da próxima gestão.

EPTV

Margem orçamentária de 1% divide opiniões em Ouros

Câmara de Cambuí entrega títulos de cidadania honorária

Dez homens e duas mu-lheres receberão solenemen-te o Título de Cidadão Cam-buiense no dia 30 de novem-bro. A cerimônia acontecerá na sede social do Clube Lite-rário e Recreativo de Cambuí,

Jonas Costa a partir das 19h. A comenda é conferida pela Câmara Mu-nicipal a personalidades que se destacam por sua atua-ção na comunidade local ou em defesa dos interesses do município. A Lei Orgânica da cidade estabelece que a concessão do título ocorra

“depois de estudo minucioso do currículo do indicado”.

Os nomes dos 12 agra-ciados foram aprovados pela Câmara entre dezembro de 2011 e novembro de 2012. As homenagens foram pro-postas por meio de projetos de resolução apresentados

por sete vereadores: Airton Francisco Pereira (PP), Air-ton Lopes (DEM), Edivaldo Bueno dos Santos (DEM), Geraldo Aparecido da Silva (PSDB), Maria do Carmo Pe-reira da Silva (PP), Marina de Moura Ferraz (PSD) e Rosely Aparecida de Moraes (PSD).

AgraciadosBenedito Birche – aposentadoDenivaldo Rocha Santos (Baianinho) – restaurador de móveisDilzon Luiz de Melo – deputado estadualEnair Bordingnon Scarcelli – empresáriaFábio Assis Chiaradia Araújo Silva – policial militarFernando Almeida de Carvalho – professorGeraldo Rodrigues Sousa – radialistaIvanildo Lopes da Silva (Baiano do Som) – empresárioJaime de Almeida – advogadoMaria do Carmo Azevedo Guimenti – professoraPaulo Scarcelli – empresárioVera Adriana Newman Cordeiro Machado – promotora de Justiça

Page 12: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

12 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Page 13: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 1322 de novembro de 2012

Page 14: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

14 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Alavanque suas

vendas!Anúncie na

Gazeta.(35) 3431-3047

Nem mesmo o tempo chuvo-so da manhã de 10 de novembro afastou os acadêmicos e profes-sores dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Fisioterapia, da Universidade do Vale do Sa-pucaí (Univás), que se reuniram com a comunidade pouso-ale-grense para uma passeata em prol de pacientes com câncer no sangue. Os acadêmicos saíram da Unidade Central da Univás em direção à Praça Senador José Bento, no centro da cidade.

A passeata serviu de alerta para a população de Pouso Ale-gre sobre a importância da doa-ção de medula óssea a pacientes com câncer no sangue. Com o apoio da Polícia Militar e do Cor-po de Bombeiros, os acadêmicos circularam pelas principais ruas do centro da cidade com lenços

Da redação*

Telefax: (35) 3431-4243Um novo conceito em farmácia

Mobilização em prol de pacientes com câncer no sangue movimenta o centro de Pouso Alegre

Projeto une esporte e educação em Paraisópolis

Um projeto de incentivo ao esporte aliado à educação vem sendo desenvolvido por alunos de jiu-jítsu em Paraisópolis. O trabalho é feito pela Academia Minas Fitness e agora passa a ter como sede principal das aulas a Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo (Ginásio). A

Carla Barbosa ação voluntária já atende cerca de 10 alunos.

Para Cilmar Teixeira, um dos idealizadores do projeto, o propósito é relacionar o jiu-jítsu com o bom comportamento e o desempenho na escola. Há quase dois anos, ele e outros voluntá-rios buscam desenvolver essa ideia. “Ainda está engatinhando, mas já contamos com uma sala

no ‘Ginásio’, fizemos a cotação do tatame e vão comprar 40 placas para ampliar o projeto”, explica.

Disponibilizar as aulas na própria escola irá proporcionar maior visibilidade e, quem sabe, conquistar novos integrantes, conta Cilmar. Também fazem parte do projeto Juvenal, Wendel, David e os mestres Lessau (faixa marrom) e Círio (faixa preta).

Tudo isso só foi possível graças ao apoio dos amigos.

Não é cobrada mensalidade e o “pagamento” é feito de forma diferenciada, como explicam os voluntários: “Os alunos têm de apresentar, além de melhorias nos boletins escolares, bom com-portamento na escola e nas ruas”.

O diretor da Escola Antônio Eufrásio, José Geraldo Cássio

Teixeira, abraçou a iniciativa, que fez parte da campanha dele para a diretoria. “Já orçamos o tatame e, a partir do ano que vem, disponibilizaremos uma sala para a prática”, explica ele, entusiasmado com a ideia. Ainda segundo Cássio, a escola recebe uma verba destinada ao esporte e, caso não haja objeção, por meio dela o tatame será adquirido.

na cabeça, fazendo menção à per-da dos cabelos pelos pacientes submetidos à quimioterapia e à radioterapia, e levando faixas com os seguintes dizeres: “Juntos seremos mais. Cadastre-se como doador de medula. Bastam cinco ml de sangue!”

A passeata terminou na Pra-ça Senador José Bento, onde os estudantes fizeram a dis-tribuição de panfletos com in-formações sobre o cadastro de doador de medula óssea e sobre o transplante de medula. Com os panfletos, também foram entre-gues saquinhos de pipoca doce cedidos pela empresa Carrossel.

Os estudantes prestaram esclarecimentos à população e com a paciente Renata Couto, que há nove anos luta contra o câncer no sangue, algumas alunas de Fisioterapia partici-param de um desfile de calçados

da marca Melissa, patrocinado pela boutique Neon e pela Per-fumaria Sumirê (maquiagem das modelos).

O objetivo do desfile foi mos-trar que a vaidade e a vontade de viver não são perdidas durante o tratamento contra o câncer. Os interessados em ajudar e se cadastrar como doadores de medula devem ir ao Hemocentro Regional de Pouso Alegre, de segunda a sexta-feira, das 7h15 ao meio-dia. O Hemocentro está localizado à Rua Comendador José Garcia, 825, ao lado da entrada do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

*Com informações da Assessoria de Comunicação

da Univás

Ascom/Univás

Nem mesmo a chuva atrapalhou a mobilização feita por acadêmicos e professores

Page 15: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 1522 de novembro de 2012

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

Padre-escritor lança livro de contos nesta sexta em CambuíDivulgação

Embora a fé e a criati-vidade não tenham hora certa para serem colocadas em prática, o padre Flávio Sobreiro costuma dedicar o período diurno a seus afaze-res como vigário, reservando as noites para a produção de textos. A paixão pela litera-tura o acompanha desde a infância, quando sua ima-ginação fértil rapidamente preenchia cadernos de 100 páginas com enredos e per-sonagens fictícios. De texto em texto, o já seminarista acabou criando um blog de poesia, que em pouco tempo

Jonas Costa

Agenda de Eventos da Região

De 29 a 30 de novembro: 3ª Feira de Ciência e Tecnologia da Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho, das 8h às 21h30, no prédio da instituição de ensino, em Con-ceição dos Ouros. Tema: “Como as coisas funcionam”. Entrada franca.

De 21 a 30 de novembro: 3ª Semana de Artes Alfredo Mucci (Projeto Portal das Artes), das 9h às 17h, na Casa da Cultura Zeca Alves, em Extrema. Entrada franca. Realização: Prefeitura Municipal, Associação de Cultura e Artes José Antônio Lobo (Acajal) e Núcleo de Artes Visuais.

Dia 23 de novembro: Noite de poesias de Neusa Maria, interpretadas por alunos de teatro do Centro Cultural de Cambuí, a partir das 20h30, no Teatro do Paço. En-trada franca. Realização: Departamento Municipal de Cultura. Apoio: Movimento Cultural Cambuiense.

Dia 1º de dezembro: Palestra de Ricardo Abrahão com o tema “A escuta como ponto de equilíbrio humano”, a partir das 19h, no Auditório Aureliano Chaves do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí. Ingres-so: R$ 5. Realização: Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapu-caí (Alca).

Dia 1º de dezembro: Show “Assunta Brasil” de Saulo Laranjeira, com música, hu-mor e poesia, a partir das 20h30, no Teatro da Medicina, em Pouso Alegre. Perso-nagens: João Plenário, Zé da Silva e Véia Messina.

Dia 2 de dezembro: Cavalgada Raízes de Minas, com saída às 10h em frente ao de-pósito de material de construção do Zé Leôncio (estrada para Toledo, quilômetro 1), em Extrema. Caso chova, o evento será transferido para 9 de dezembro. Atra-ções: sorteio de brindes e almoço na Trilha do Sol; tarde sertaneja com viola e ca-tira; participação especial de Kadu & Miguel, Dito Mauro & Donizeti, Roger & Jo-selito e Catireiros do Sol. Realização: Associação Raízes de Minas e Parque Trilhas do Sol. Apoio: Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Comitiva Menino da Porteira e Comitiva Rodoterra. Inscrição: R$ 15.

alcançou 5 mil leitores. Os cadernos e o blog Essência não mais existem, porém a obra do religioso está agora impressa em livros e espa-lhada por diversas páginas da internet.

Padre Flávio já teve textos selecionados para três volu-mes da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos e para a coletânea Poemas Dedicados, títulos publicados em 2009 pela Câmara Bra-sileira de Jovens Escritores (CBJE). Nesta sexta-feira (23), o padre-escritor reali-zará o antigo sonho de lançar uma obra inteiramente sua. Rascunhos da Alma reúne

29 contos e dois poemas que esquadrinham os mais variados sentimentos hu-manos, da alegria à dor, do sonho à saudade. “Não é um livro religioso, mas tem espiritualidade e trabalha diversos aspectos do ser humano, relatados a partir de personagens fictícios”, explica o autor.

O primeiro livro-solo de padre Flávio vem a lume pela Editora Penalux com 110 pá-ginas, prefaciado pelo filóso-fo clínico Helio Strassburger e ilustrado com imagens cedidas pelo fotógrafo Túlio Noronha. A noite de autó-grafos acontecerá no LaCaja

Eventos, a partir das 20h. Os exemplares podem ser adquiridos a R$ 30 pelo site da editora (www.editorape-nalux.com.br) e na Secretaria Paroquial de Cambuí (Praça Cel. Justiniano, 4, Centro).

Flávio Sobreiro da Costa nasceu em Inconfidentes e tem 34 anos. Ordenado padre em maio do ano pas-sado, atua desde 2007 na paróquia de Cambuí, onde fez estágio pastoral e hoje desempenha a função de vigário. É colunista do por-tal da comunidade Canção Nova, tendo seus artigos republicados em dezenas de sites do Brasil e de Portugal.

Psicóloga cambuiense publica artigo em coletânea sobre RH

A psicóloga cambuiense Carolina Di Lorenzo Morais publicou neste mês um ar-tigo intitulado “O processo de análise de potencial e competências como ferra-menta para a avaliação e

Cíntia Ferreira desenvolvimento de líderes” no livro Recursos Humanos – Coletânea de Artigos. De acordo com a psicóloga, “o artigo apresenta o processo de análise de potencial como forma de avaliação da lide-rança ou potenciais líderes existentes nas empresas,

tendo como auxílio os testes psicológicos, aliados a outros instrumentos, que possibili-tam elaborar laudos psicoló-gicos alinhados ao perfil do cargo e, assim, colaborar com a gerência em promoções internas, ao mesmo tempo em que promove o desenvol-

vimento e aprendizagem do participante, que recebe um retorno da avaliação elabora-da pelo psicólogo”.

Carolina foi convidada a participar do processo de seleção em um evento sobre RH, por meio da empresa ECX Card. O artigo deveria

conter uma prática de RH que o autor vivenciasse no ambiente profissional. “En-viei o artigo e fui selecionada. A prática que escolhi é uma das ações de gestão de pesso-as pela qual sou responsável na Rhodes”, explica a psicólo-ga, que trabalha na empresa

Rhodes em Cambuí.Para Carolina, o livro

é interessante, pois as in-dústrias da região vêm se desenvolvendo em relação às ações voltadas para o de-senvolvimento e valorização das pessoas no ambiente de trabalho.

“Rascunhos da Alma” reúne 29 contos do padre Flávio Sobreiro

Page 16: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

16 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Disk tudo Cambuí

Disk Pizza Disk Medicamen-Disk Servi- Disk Gás e Água Disk Serviços

5ª Mostra Delinho exibe filmes nacionais e locais em Estiva

A população do pequeno município de Estiva presti-giará neste ano, pela quinta vez, a Mostra Delinho de Cinema. As exibições cultu-rais acontecerão de 1º a 7 de dezembro, em vários locais e bairros da cidade, com toda programação gratuita. O objetivo do evento é levar gratuitamente a magia da sétima arte para diversos lu-gares, atingindo um público que não tem acesso ou que nunca foi a um cinema.

Segundo Guilherme Abraão, um dos organiza-dores da mostra, apenas filmes nacionais são exibidos durante o festival. “Estamos

Cíntia Ferreira

Roberto Hunger Jr.

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

contribuindo para o fortale-cimento das obras nacionais e levando cultura a diferentes locais e públicos. Por outro lado, acabamos motivando e incentivando produções

locais. Existem vários curtas e até mesmo longas-metra-gens produzidos em nosso município”, conta.

Neste ano, serão exibi-dos seis curtas-metragens e

sete filmes para a população estivense. De acordo com Guilherme, a quinta edição da mostra homenageará o artista Mazzaropi, que, se estivesse vivo, teria comple-

ONG Soma realiza fórum cultural em Cambuí

Com o objetivo de forta-lecer a cultura cambuiense, a Sociedade Organizada em Mutualidade Artísti-ca (Soma) promoverá no próximo sábado (24) o 1º Fórum Cultural. O evento será realizado no Teatro do Paço Municipal de Cambuí, a partir das 20h. A ideia é

Cíntia Ferreira estimular o debate e a ação cultural, propondo políti-cas públicas, relações de parceria, ações conjuntas e a formação de um grupo alternativo de produção cultural.

Segundo o organizador e mediador do evento, Eriberto dos Santos Silva (Beto Zulu), o foco central do debate será a questão cultural de Cambuí,

incluindo os aspectos positi-vos e negativos levantados, além de atitudes que devem ser tomadas para melhorar esse cenário. “É uma ma-neira de estarmos trocando experiências e ideias. Sei que existem muitas pessoas com vontade e atitude, loucos para fazer algo em favor da cultura, só que não têm por onde começar. Esse encontro

vai servir para que todos se encontrem em um só lugar e compartilhem da mesma ideia”, destaca Beto.

Durante o evento, será realizada uma apresenta-ção dos integrantes da ONG Soma e, em seguida, haverá uma explicação sobre a fun-cionalidade da sociedade. Acontecerão também bate--papos, debates em torno

da cultura e também uma conversa com convidados que falarão um pouco de seus projetos na área cultural para Cambuí. O fórum será conduzido por integrantes do Soma. As atividades são gratuitas e abertas ao públi-co, mas é necessária a confir-mação da presença por meio do telefone (35) 8823-6775. As vagas são limitadas.

ProgramaçãoDia 1º/12 (sábado) - aberturaLocal: Bairro Boa VistaHorário: 19h30 Curta: Sentidos Filme: O Bem Amado

Dia 2/12 (domingo)Local: Centro Pastoral Tia DitaHorário: 15h30 Curta: A Destruição de Um TemploFilme: Mazzaropi em A Banda das Velhas Virgens

Dia 3/12 (segunda-feira)Local: Bairro São PedroHorário: 19h30 Filme: VIPsCurta: Um Lobinho Nun-ca Mente

Dia 4/12 (terça-feira) - sessão especial para criançasLocal: Centro Pastoral Tia DitaHorário: 19h30Curta: O Filho do Vizinho Filme: Uma Professora Muito Maluquinha

Dia 5/12 (quarta-feira) - sessão especial para criançasLocal: Centro PastoralHorário: 19h30 Curta: O Resgate do Lobi-somemFilme: RIO

Dia 6/12 (quinta-feira)Local: Escola Estadual Cônego Francisco StellaHorário: 20h30Filme: Terra Vermelha

Dia 7/12 (sexta-feira)Local: Bairro Pantano dos RosasHorário: 19h30Curta: A História de De-linhoFilme: O Menino da Por-teira

tado 100 anos em abril. Será exibido o penúltimo filme do ator, A Banda das Velhas Virgens, gravado em 1979. Também será mostrado o fil-me Terra Vermelha, que trata da situação da comunidade indígena guarani-kaiowá no Mato Grosso do Sul.

Serão exibidos ainda fil-mes especiais para as crian-ças. Dois curtas-metragens produzidos por estivenses também serão projetados: A História de Delinho (Flávio Chiarini), que deu início e que dá nome à mostra, e A Destruição de um Templo (José Hamilton), que regis-trou os últimos momentos da Igreja Matriz demolida em 1997.

2ª Festa do Peão acontece em ConsolaçãoForam quatro dias de

festa, com shows e rodeios profissionais. O evento contou com a participa-ção especial do pequeno Andrey do Berrante, um filho de Consolação que

Carla Barbosa faz sucesso tocando o ins-trumento e que já é co-nhecido em toda a região. O prodígio toca desde os três anos de idade e diz que aprendeu sozinho a manu-sear o berrante. O garoto já se apresentou com artistas como Daniel e Sérgio Reis.

No dia 15 de novembro, na abertura da festa do peão, houve show com Zé Márcio & Sandro. Dia 16, Fredson & Júnior deram sequência à festa. Já no sábado (17), quem co-

mandou a noite foi Daniel Viana, seguido pela Banda Jack Stell. E, para fechar as noites de festa, semifinal e final do rodeio profissional de Consolação. No fim da noite, o comando ficou

por conta do DJ Marcos Murad. Para a montaria, a premiação foi uma moto para o primeiro lugar, R$ 1 mil para o segundo, R$ 800 para o terceiro, R$ 600 para o quarto e R$ 400 para o quinto e último colocado.

Imagem da primeira edição da mostra: evento chega ao quinto ano com extensa programação

Page 17: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Envie para nós a foto do seu [email protected]

Ágatha, com mais de 70 dias, já é o xodó da família

Gazeta do Vale 1722 de novembro de 2012

Xuxinha completando seus incríveis 20 anos. Ela é o

xodó da casa se preparando para aquela noite de sono

Kika, de apenas 40 dias, tem esse olhar de pieda-de, mas faz muitas tra-vessuras

Lilica adora passear. Ela é a

grande amiga da Alice

Futrico tem 2 anos e gosta mui-to de passear. Fazendo pose de

galã para nossa coluna

Page 18: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

18 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

UTC de Paraisópolis recebe visita de órgãos ambientais

A Unidade de Triagem e Com-postagem de Resíduos Sólidos (UTC) de Paraisópolis está em funcionamento desde maio deste ano e desperta o interesse de municípios vizinhos e órgãos ligados ao meio ambiente. O mu-nicípio está inserido na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias (APAFD) e no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí (CBH Sapucaí). Representantes das duas instituições estiveram no local para acompanhar as atividades a convite do coor-denador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Francisco Osvaldo Prado Teixeira. “Há tempos os conselhos pedem para que a reunião seja marcada em Paraisópolis”, conta Francisco. O engenheiro é membro dos conselhos consultivos das duas instituições.

A visita técnica foi para mos-trar as ações realizadas pelo

Carla Barbosa

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

Carla Barbosa

A visita foi para mostrar ações realizadas em prol da sustentabilidade ambiental

Município em prol da sustenta-bilidade ambiental. “Paraisópolis está desenvolvendo as ações im-postas pela legislação”, assegura o coordenador. Para Francisco, o trabalho desenvolvido em parce-ria entre a Prefeitura e a Associa-ção Bem Estar de Paraisópolis (Abep) é um diferencial. “A Abep é sustentada pela venda do mate-rial reciclável”, explica ele.

Carlos Gomes é o responsável técnico pela operação da UTC e também acompanhou a visita. Ele conta que enfrenta desafios diários e que apenas com a uni-dade em operação é possível detectar falhas e se adequar. “Podemos considerar que es-tamos engatinhando”. O único ponto mencionado por ele que ainda não está 100% adequado é o setor de orgânicos. “É fácil dar o destino final para os resíduos recicláveis. O que fica compro-metido é o lixo orgânico, porque ainda vem misturado com tam-pinhas, cotonetes, saquinhos

etc.”, lamenta Carlos.Na ocasião, estiveram pre-

sentes o chefe regional do Insti-

tuto Estadual de Florestas (IEF) em Varginha, Paulo Roberto de Lauro Silva; a gerente da APA

Fernão Dias, Raquel Junqueira Costa; e a presidente do CBH Sapucaí, Celem Mohallem.

Page 19: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 1922 de novembro de 2012

O Natal é tempo de reunir a família e os amigos em volta da mesa, mas você não precisa gastar uma fortuna para fazer uma ceia de Natal saborosa e de bom gosto.

Siga essas dicas para uma ceia de Natal que não pesa no bolso!

Além das sugestões de recei-tas para uma ceia econômica, confira também essas dicas que podem te ajudar a economizar durante as festas de fim de ano.

Compre com antencedên-cia:

O preço dos alimentos tí-picos da ceia de Natal sobe conforme a data se aproxima, por isso, vale a pena planejar a sua ceia com antecedência e tirar vantagem de promoções durante o ano.

Frutas secas, nozes e cas-tanhas podem ser compradas com bastante antecedência e mantidas na geladeira.

Se você tem espaço no seu congelador ou freezer, vale a pena comprar o seu peru de Natal alguns meses antes da temporada, você irá economi-zar bastante. Muitos supermer-cados têm opções de compra online, onde é mais fácil encon-trar o peru fora de época.

Use e abuse das frutas:Tire proveito das frutas

frescas e baratas como abaca-xi, melancia, laranja, banana, limão. Use-as para fazer doces e sobremesas refrescantes e

Lombo com Pepino

Ingredientes

600g de lombo de porco sem gor-dura cortado em cubos médios - 3 xícaras (chá)1 pepino médio sem semente corta-do em cubos médios - 2 xícaras (chá)sal a gosto3 colheres (sopa) de molho shoyu1 colher (chá) de amido de milho1 colher (sobremesa) de óleo1 cebola roxa cortada em fatias finas - 1 ½ xícara de (chá)1 colher (sobremesa) de gengibre em tiras finas2 pimentas vermelhas sem semen-tes em tiras finas - 1colher de (sopa)

1 colher (chá) de açúcar2 colheres (chá) de vinagre tinto1 colher (sopa) de shoyu½ colher (chá) de amido de milho½ xícara (chá) de água1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim1 maço de cebolinha verde picada em pedaços grandes - 1 xícara (chá)

Modo de preparo

1°- Numa tigela, coloque 600g de lombo de porco sem gordura cortado em cubos médios, 1 pepino médio sem semente cortado em cubos mé-dios, sal a gosto, 3 colheres (sopa) de molho shoyu, 1 colher (chá) de amido de milho e misture bem.

2°- Aqueça 1 colher (sobremesa) de óleo numa wok em fogo alto e, com uma escumadeira, retire a mistura de lombo e pepino da tigela e leve ao fogo médio mexendo de vez em quando até dourar (+/- 6 minutos).

Reserve o caldo da tigela.

3°- Coloque na tigela (com o caldo reservado) 1 colher (chá) de açúcar, 2 colheres (chá) de vinagre tinto, 1 colher (sopa) de shoyu, ½ colher (chá) de amido de milho, ½ xícara (chá) de água e 1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim e misture.4°- Afaste o refogado para as laterais da wok, abrindo um buraco, e abaixe o fogo para médio. Acrescente 1 cebola roxa cortada em fatias finas, 1 colher (sobremesa) de gengibre em tiras finas, 2 pimentas verme-lhas sem sementes em tiras finas e refogue rapidamente (1 minuto). Em seguida, misture o refogado de lom-bo e pepino e mexa rapidamente (30 segundos). Adicione o molho da tige-la (reservada acima) e misture bem para envolvê-lo na carne. Apague o fogo coloque 1 maço de cebolinha verde picada em pedaços grandes e sirva em seguida acompanhado de macarrão de arroz.

Recorte e guarde esta receita

Já é hora de pensar na ceia de Natal. Veja dicas de como fazer uma ceia

econômicatambém para decorar a mesa.

Sirva carne com modera-ção:

Escolha um prato principal com carne – um lombo de por-co, peixe ou frango assado – e planeje o resto dos pratos com muitas verduras e legumes, que são mais em conta. As opções são inúmeras, você pode fazer um cuscuz paulista, uma massa caprichada, um risoto ou arroz de forno com bastante queijo e ervas aromáticas, ou uma deliciosa lasanha de berinjela.

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

Page 20: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

20 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

Paraisópolis festeja os 123 anos da Proclamação da República

Na manhã de 15 de novembro, a população paraisopolense se reuniu na Praça Cel. José Vieira para hastear o pavilhão nacional e celebrar a República. A sessão cívica contou com apresentações de escolas da cidade e da Fanfar-ra Municipal Maestro Antônio Francisco de Paula Júnior.

Para abrir o dia da República, uma mensagem de otimismo foi transmitida à comunidade, exal-tando a pátria: “Sem pátria, não há República, pois é justamente o sentimento republicano, ou seja, o amor pela pátria, o maior impulso promotor da República”.

Carla Barbosa A importância desse dia é “resgatar a cidadania participa-tiva, em que a preservação do que é de todos é o ponto central para a manutenção e contínua melhoria da coletividade”.

E para finalizar, um apelo: “Não podemos perder o gosto pela democracia, que gera a ideia de maioria, o governo do povo, pois o que decidimos agora re-fletirá lá na frente”.

As bandeiras foram hastea-das por representantes de três conselhos municipais: José An-tônio Braga Barros (Patrimônio Cultural), Maura Lúcia Costa (Turismo) e Manoel Jacinto da Costa (Meio Ambiente).

Para homenagear a pátria, as escolas Maria Emília Gomes de Carvalho, Bueno de Paiva, Mon-senhor Sebastião Vieira, Eulália Gomes de Oliveira e Primeiro Mundo prepararam uma série de apresentações artísticas.

Estiveram presentes o prefei-to Sérgio Wagner Bizarria (PR); seu vice, Joaquim Donizete Rosa (PSB); a presidente da Câmara Municipal, Sílvia Renata Teixeira Rodrigues (PT); o comandante da 264ª Companhia de Polícia Militar, tenente Diego Valote; entre outras autoridades. A cerimônia foi realizada pelos departamentos de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal.

Gerson Oliveira

População se reuniu na Praça Cel. José Vieira para celebrar a Proclamação República

Novo gestor das finanças da CNBB é cambuiense

A Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil (CNBB) têm um novo responsável pela administração de seu patrimônio e de suas finanças desde o início deste mês: o padre cambuiense Benedito Tadeu Rosa, de 54 anos. A nomeação de padre Tadeu para o cargo de ecônomo foi oficializada no dia 5 de novembro pelo presidente da conferência episcopal brasileira, dom Ray-mundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida. Membro do clero da Diocese de Limeira, da qual é ecônomo há 10 anos, o sacerdote sul-mineiro dirige a Pa-

Jonas Costa róquia Nossa Senhora de Fátima, em Araras, desde 1992.

Dom Damasceno havia convi-dado padre Tadeu a assumir a eco-nomia da CNBB no dia 15 de agosto, em Campinas. O novo ecônomo se diz honrado com a missão que deve desempenhar nos próximos anos. “Recebi [a notícia da nomeação] com o maior carinho do mundo e, ao mesmo tempo, com amor pela Igreja e com preocupação, porque é um grande desafio. Acredito que, com a equipe que temos na CNBB, podemos colaborar um pouco mais para a Igreja crescer, em todos os sentidos. Temos um grande tra-balho para desenvolver – árduo,

mas necessário para a Igreja no Brasil”, avalia.

Já empossado na CNBB, padre Tadeu exercerá suas funções ecle-siásticas em Araras e Limeira até o final do ano, devendo transferir-se em janeiro de 2013 para Brasília, onde funciona a sede da conferên-cia. Ele será o principal responsável pelo orçamento da Campanha da Fraternidade, entre outras ativi-dades da Igreja Católica, e pretende visitar em breve as 17 regiões episcopais do país para conhecer a realidade financeira de cada uma delas. O sacerdote natural de Cam-buí substitui o leigo Francisco Julho de Souza, que respondeu pela eco-

nomia da CNBB durante 16 anos.Padre Tadeu residiu em sua

cidade natal até 1984, ano em que iniciou sua formação sacerdotal no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, de Pouso Alegre. Concluiu seus estudos em Campinas e foi ordenado padre em abril de 1992. Foi vigário episcopal da Região Centro-Norte da Diocese de Limeira e criou a Associação Nossa Senhora de Fátima, de cará-ter filantrópico. Bacharel em Mate-mática, lecionou em Camanducaia, Cambuí e Extrema. Fez cursos na área de gestão empresarial, preside a Fundação Educativa e Cultural do Sistema de Radiodifusão Cidade

das Árvores e é membro do Comitê de Ética da Fundação Hermínio Ometto (Uniararas).

Divulgação

Padre Tadeu foi nomeado ecônomo dia 5

‘Papai Noel dos Correios’ começa a receber cartinhas

A Campanha Papai Noel dos Correios 2012 foi oficialmente lançada em Minas Gerais no dia 13 de novembro. O programa é realizado em todo o país há 23 anos e tem como foco desenvolver a educação básica de qualidade para todos e estimular a redação de cartas pelas crianças. Em 2011, foram atendidas cerca de 500 mil cartas em todo o país. Nos últimos três anos, os Correios receberam quase 4,5 milhões de cartas. Desse total, 1,4 milhão foram adotadas pela população. A campanha conta com o apoio dos servidores da empresa e de milhares de brasileiros que atu-am como padrinhos.

O apadrinhamento das carti-

Cíntia Ferreira* nhas é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas en-viadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas unidades dos Correios. Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos di-vulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita. Não é permitida a entrega direta do presente e, por essa razão, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Para adotar uma cartinha ou obter mais informações sobre a campanha, procure a agência dos Correios de sua cidade. Neste Natal, faça uma criança feliz.

*Com informações da Agência Brasil

Tentativa de golpe é aplicada em ‘Paraíso’

Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e agora Minas Gerais. O golpe das carteiras de pecúlio, que tem sido aplicado em diver-sos estados brasileiros, chegou a Paraisópolis.

Um exemplo é a Capemi, que corresponde a “Caixa de Pecúlios, Pensões e Montepios Beneficen-te”, um extinto sistema empre-sarial privado no ramo de previ-dência complementar, seguros e assistência financeira. De posse de informações sigilosas, a qua-drilha que aplica o golpe entra em contato com a vítima por meio de uma carta da Agência Nacional de Previdência e Pecúlios (AGNPP), que informa sobre uma quantia a receber referente a fundo de reservas. O falso documento é dotado de muitos detalhes e

Carla Barbosa impresso em papel timbrado. A promessa de resgate do dinheiro é feita geralmente para vítimas que detêm esse direito.

Em Paraisópolis, uma vítima que prefere não ser identificada recebeu a carta no dia 12 de no-vembro, supostamente enviada pelo Fórum João Mendes Júnior, de São Paulo. O papel timbrado continha, entre outras informa-ções, um telefone para contato. Além disso, constava o número do processo que a vítima teria vencido, o qual dava direito a re-ceber uma quantia em dinheiro. A carta termina assinada e carim-bada por “Antonio Alves Carvalho Mantovani, diretor de divisão.” Nesse caso, o golpe não foi efe-tivado. O destinatário ignorou a correspondência e preferiu não registrar boletim de ocorrência, mas fica o alerta.

Um caso semelhante ao acon-tecido em Paraisópolis ocorreu em Rio Claro, no estado de São Paulo. Uma aposentada que há muitos anos havia pago o Capemi recebeu a carta onde constava a receber o valor de R$ 47,5 mi-lhões. Para resgatar o valor, deve-ria pagar R$ 5,3 mil. Como ela não detinha a quantia, foi informada que esse valor poderia ser debita-do do montante a receber. Porém, ela foi aconselhada a pedir um empréstimo e a não informar o recebimento a outras pessoas. Até mesmo o número de um processo com ganho de causa em segunda instância foi fornecido à aposen-tada. Após pesquisa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), notou-se que o nome da advogada citada na carta não existia e que o número do processo estava re-lacionado a outra pessoa.

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

Page 21: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Fez ou vai fazer aniversário neste mês? Foi à balada? Então envie sua foto para nós e apareça na Gazeta!

Gazeta do Vale 2122 de novembro de 2012

Sua habilidade para liderar vai ajudar a or-ganizar as responsa-bilidades no trabalho e colocar suas ideias em prática. Bom mo-mento para dar um novo rumo à vida.

Ofereça apoio ao pessoal de casa.

Dedique-se aos proje-tos que tem em mente e conseguirá alcançar o que quer no traba-lho. Cuide mais da saú-de e procure não levar a vida, seja mais flexí-vel em suas exigências.

Divida as tarefas do lar.

Terá que ampliar seus conhecimentos pro-fissionais se preten-de conquistar um au-mento ou cargo de destaque no traba-lho. Pode se aproxi-mar de pessoas com

objetivos parecidos com os seus.

Bom momento para participar de cursos e treinamentos, seja na empresa ou fora dela. Mantenha o foco em suas atividades de tra-balho e evite contar seus planos aos cole-

gas. Não deixe os amigos de lado.

Você não se conten-ta com pouco, então, será preciso se mexer para aumentar seus rendimentos ou ficar em evidência no tra-balho. Momento indi-cado para iniciar ativi-

dades físicas. Procure descansar mais.

Novas oportunidades profissionais podem surgir. Aceite o traba-lho mesmo que tenha de aprender coisas no-vas para desenvolvê-lo. Seja flexível diante dos imprevistos que podem

ocorrer. Aproxime-se dos seus familiares.

Atividades em grupo contam com boas ener-gias, mas é melhor man-ter a discrição em seu trabalho. Sua intuição está em alta, use-a a seu favor. Veja o que consi-dera importante para

sua vida e descarte o que não serve mais.

Procure se aproximar dos familiares e com-partilhar seus projetos com eles. No seu em-prego, forme parcerias com os seus colegas. Isso será importan-te para seu aperfeiçoa-

mento. Não recuse convites dos amigos.

Ótima semana para se encontrar com amigos e trocar ideias. No em-prego, poderá com-partilhar a sua expe-riência e até ensinar o que sabe aos demais. Resolva o que precisar

dentro do lar, só evite discussões.

Poderá receber pro-posta vantajosa de tra-balho, mas pense bem antes de decidir se acei-ta ou não. Pese bem os prós e contras para não se arrepender. Não co-mente detalhes de sua

vida com qualquer pessoa.

Você precisará con-trolar as suas contas para não ter apuros. Seus talentos pode-rão ser reconhecidos, por isso, aguarde no-vas oportunidades de trabalho. Diversão na

companhia de amigos e familiares.

Se quiser atingir suas metas no trabalho, mantenha os pés no chão e aposte na sua capacidade. Tenha cuidado com colegas invejosos. Se pintar conflito em casa, fi-

que de fora, não tente interferir.

Horóscopo www.joaobidu.com.br

Amanda, de Campinas, visitou Cambuí e comemorou seu aniversário de 16 anos

no dia 14 de novembro. Parabéns!

Parabéns para a gracinha da Alice que soprou mais uma velinha no dia 17

de novembro.

Encontro de Viola no Recanto da SerraMara (Gazeta), Silvia e Odiner.

Pastor Edmilson Porto comemorou seu aniversário neste dia 20. Parabéns!

Os vereadores José Carlos, Toninho Matias, Silvinha, Toninho São Paulo e o prefeito Sérgio Bizarria durante

solenidade em comemoração ao dia da Proclamação da República em Paraisópolis.

A empresária Maura também prestigiou o

evento em Paraisópolis

Page 22: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

SIRLEI DE MEDEIROS, Oficiala do Regis-tro Civil da cidade de Cambuí – MG, na for-ma da lei.

Faço saber que pretendem se casar:ALEXANDRE ALVES JARDIM e JESUMERE

LADY DE SOUZA. ELE é natural de Paraope-ba - MG, de profissão encarregado de sessão, estado civil solteiro, nascido em 27 de janeiro de 1973, residente e domiciliado na Rua Ca-pitão Salustiano, 80, centro, Cambuí - MG, fi-lho de DÍDIO PEREIRA JARDIM e GLICÉRIA AL-VES JARDIM, naturais ele de Caraí - MG ela de Paraopeba - MG, residentes e domicilia-dos na Rua Manoel Mendes da Cunha, 266, Dom Bosco, Paraopeba-MG. ELA é natural de Paraisópolis - MG, nascida em 13 de junho de 1980, de profissão auxiliar de produção, esta-do civil divorciada, residente e domiciliada na Rua Capitão Salustiano, 80, centro, Cambuí - MG, filha de BENEDITO REZENDE DE SOUZA e MARIA BENEDITA DA COSTA SOUZA, natu-rais de Paraisópolis - MG, residentes e domici-liados ele na Rua Capitão Salustiano, 80, cen-tro, Cambuí-MG e ela na cidade de Córrego do Bom Jesus-MG.

Faço saber que pretendem se casar:BENEDITO BATISTA DA SILVA e MARIA

APARECIDA DA SILVA. ELE é natural de Cam-buí - MG, de profissão lavrador, estado civil viúvo, nascido em 15 de maio de 1952, resi-dente e domiciliado na Rua Armando Franco, 195, bairro São Benedito, Cambuí - MG, filho de JOSÉ BATISTA DA SILVA (falecido) e MARIA APARECIDA (falecida). ELA é natural de Cam-buí - MG, nascida em 15 de dezembro de 1959, de profissão do lar, estado civil divor-ciada, residente e domiciliada na Rua Arman-do Franco, 195, bairro São Benedito, Cambuí - MG, filha de JULIO PEDRO DA SILVA (faleci-do) e BENEDITA DA SILVA (falecida).

Faço saber que pretendem se casar:BRUNO FELIPE PEREIRA e JOSILENE DA

CRUZ VILANOVA. ELE é natural de Cambuí - MG, de profissão cortador industrial, esta-do civil solteiro, nascido em 25 de março de 1988, residente e domiciliado na Rua Verea-dor José Bueno Silva, 405, Vila Nossa Senhora Aparecida, Cambuí - MG, filho de AUREO BE-NEDITO PEREIRA e MARISA MARIA PEREIRA, naturais de Cambuí MG, residentes e domici-liados na Rua Sebastião Antonio de Oliveira, 45, bairro Santa Edwiges, Cambuí-MG. ELA é natural de Tocantinópolis - TO, nascida em 08 de junho de 1984, de profissão professora,

Editais de Casamentoestado civil solteira, residente e domiciliada na Rua Vereador José Bueno Silva, 405, Vila Nossa Senhora Aparecida, Cambuí - MG, filha de JOSÉ MARTINS VILANOVA e EDIVAN DA CRUZ VILA-NOVA, naturais ele de Maranhão MA e ela de Tocantins TO, residentes e domiciliados na Pra-ça JK, s/n, bairro João Morais, Maurilândia-TO.

Faço saber que pretendem se casar:BRUNO DE JESUS MARIA e JUCIKELY MA-

RIA PEREIRA DA SILVA. ELE é natural de São Paulo - SP, de profissão operador de rotomol-dagem, estado civil solteiro, nascido em 27 de dezembro de 1982, residente e domicilia-do na Rua José Porfirio Marques, 785, Jardim São José, Cambuí - MG, filho de DARCI DE JE-SUS MARIA, natural de Rancharia SP, residente e domiciliada no bairro Tenentes rural, S/N, Ex-trema-MG. ELA é natural de Pouso Alegre - MG, nascida em 06 de dezembro de 1982, de profis-são auxiliar de vendas, estado civil solteira, resi-dente e domiciliada na Rua José Porfirio Mar-ques, 785, Jardim São José, Cambuí - MG, filha de SEBASTIÃO RAIMUNDO DA SILVA (falecido) e CELESTE DOLVIRA PEREIRA DA SILVA, natural de Consolação MG, residente e domiciliada no mesmo endereço da declarante.

Faço saber que pretendem se casar:DÉCIO RIBEIRO FILHO e VERIDIANA GUN-

CHOROSKI DA ROSA. ELE é natural de Goioerê - PR, de profissão gerente industrial, estado ci-vil divorciado, nascido em 09 de junho de 1975, residente e domiciliado na Rua Santa Edwiges, 624, bairro Santa Edwiges, Cambuí - MG, filho de DÉCIO APAREIDO RIBEIRO (falecido) e TERE-ZINHA SILVESTRE RIBEIRO, natural de Macatu-ba SP, residente e domiciliada na Rua Reinaldo Sanches Muci, 105, Residencial Quadra Nor-te, Londrina-PR. ELA é natural de Três de Maio - RS, nascida em 15 de maio de 1980, de pro-fissão auxiliar administrativo, estado civil soltei-ra, residente e domiciliada na Rua Santa Edwi-ges, 624, bairro Santa Edwiges, Cambuí - MG, filha de JUAREZ DOS SANTOS DA ROSA (faleci-do) e LOURDES TEREZINHA GUNCHOROSKI DA ROSA, natural de Três de Maio RS, residente e domiciliada na Rua Quinze de Novembro, 923, centro, Alegria-RS.

Faço saber que pretendem se casar:DENIS RAMOS DIAS E CAROLINE COR-

RÊA ALVES. ELE é natural de Cambuí – MG, de profissão professor, estado civil solteiro, nasci-do em 06 de fevereiro de 1991, residente e do-miciliado na Rua Antonio Lopes Sobrinho, 740, bairro Nossa Senhora Aparecida, Cambuí - MG,

filho de FRANCISCO APARECIDO DIAS E IRACE-MA RAMOS DOS SANTOS DIAS. ELA é natural de Bragança Paulista - SP, nascida em 18 de de-zembro de 1991, de profissão estudante, esta-do civil solteira, residente e domiciliada na Rua Amancio Mazzaropi, 808, Vila Davi, Bragança Paulista - SP, filha de JURANDIR CORRÊA ALVES E KÁTIA REGINA CORRÊA ALVES.

Faço saber que pretendem se casar:DIVALDO PEREIRA DA SILVA e FLAVIA MA-

RIA DA ROSA E SILVA. ELE é natural de Tócos do Mogi - MG, de profissão oleiro, estado civil di-vorciado, nascido em 17 de setembro de 1957, residente e domiciliado na Rua Antonio H. Ma-galhães, 906, Vila Nossa Senhora Aparecida, Cambuí - MG, filho de JOSÉ PEREIRA DA SILVA e JANUÁRIA PEREIRA DA ROSA, falecidos. ELA é natural de Paraisópolis - MG, nascida em 21 de agosto de 1987, de profissão do lar, estado civil solteira, residente e domiciliada na Rua Antonio H. Magalhães, 906, Vila Nossa Senhora Apare-cida, Cambuí - MG, filha de WALDIR MARQUES DA SILVA e RITA MARIA DA ROSA E SILVA, natu-rais ele (a declarante não soube informar) e ela de Paraisópolis - MG, residentes e domiciliados ele em Turvolândia - MG e ela na Rua José Lo-pes Sobrinho, 178, Vila Nossa Senhora Apare-cida, Cambuí-MG.

Faço saber que pretendem se casar:WILLIAM DA FONSECA e LUIZA CARLA DE

ALMEIDA. ELE é natural de Cambuí - MG, de profissão operador de máquina II, estado civil solteiro, nascido em 23 de julho de 1984, resi-dente e domiciliado na Rua Rio de Janeiro, 58, Colinas do Itaim, Cambuí - MG, filho de MARIA BENEDITA DA FONSECA, natural de Cambuí - MG, residente e domiciliada na Rua José Por-fírio Marques, 352, Cambuí-MG. ELA é natu-ral de Cambuí - MG, nascida em 25 de junho de 1982, de profissão auxiliar de produção, estado civil solteira, residente e domiciliada na Rua Rio do Janeiro, 58, Colinas do Itaim, Cambuí - MG, filha de JOÃO LUIZ DE ALMEIDA e BENEDITA GONÇALVES DE ALMEIDA, naturais ele de Bom Repouso - MG e ela de Bueno Brandão - MG, re-sidentes e domiciliados na Rua Governador Va-ladares, 864, centro, Cambuí-MG.

Faço saber que pretendem se casar:JOSÉ SANTANA BARBOSA JUNIOR e MA-

RILAINE DE FATIMA DE OLIVEIRA. ELE é natural de São Paulo - SP, de profissão mecânico, esta-do civil solteiro, nascido em 01 de dezembro de 1984, residente e domiciliado na Rua Juvenal de Brito Lambert, 199, bairro Varjão, Cambuí

22 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale

- MG, filho de JOSÉ SANTANA BARBOSA e EL-VIRA CELESTINA DE JESUS BARBOSA, naturais ele de Paraiba PB e ela de Bahia BA, residentes e domiciliados ele na Rua Sabino Marques Pa-dilha, 490, bairro Santa Edwiges, Cambuí-MG e ela na Rua José Benedito da Cunha, 02, cen-tro, Córrego do Bom Jesus-MG. ELA é natural de Pouso Alegre - MG, nascida em 12 de janeiro de 1982, de profissão do lar, estado civil divor-ciada, residente e domiciliada na Rua Juvenal de Brito Lambert, 199, bairro Varjão, Cambuí - MG, filha de PAULO BATISTA DE OLIVEIRA (fale-cido) e NEUZA DE FATIMA ALMEIDA OLIVEIRA, natural de Consolação MG, residente e domici-liada no mesmo endereço da declarante.

Faço saber que pretendem se casar:LUIZ CARLOS DE SOUZA e SILVANA APARE-

CIDA BALTAZAR. ELE é natural de Pouso Alegre - MG, de profissão funcionário público federal, estado civil solteiro, nascido em 31 de janeiro de 1981, residente e domiciliado na Rua Anto-nio Lopes Sobrinho, 505, bairro Santa Edwiges, Cambuí - MG, filho de JOSÉ CARLOS DE SOU-ZA e BENEDITA MARIA DE SOUZA, naturais de Cambuí MG, residentes e domiciliados na Ro-dovia Deputado Chiaradia, s/n, KM 2,bairro Água Branca, Cambuí-MG. ELA é natural de Pa-raisópolis - MG, nascida em 17 de outubro de 1984, de profissão funcionária pública, estado civil solteira, residente e domiciliada na Rua An-tonio Lopes Sobrinho, 505, bairro Santa Edwi-ges, Cambuí - MG, filha de JOÃO INÁCIO DA ROSA e SALVADILHA LEAL DA ROSA, naturais ele de Gonçalves MG e ela de Salto do Itararé PR, residentes e domiciliados na Rua Bela Vista, s/n, distrito dos Costas, Paraisópolis-MG.

Faço saber que pretendem se casar:NILTON CEZAR DA SILVA e MEIRE ALVES

DOS REIS. ELE é natural de Cambuí - MG, de profissão auxiliar de eletricista, estado civil sol-teiro, nascido em 25 de dezembro de 1971, re-sidente e domiciliado na Avenida Monsenhor Afonso Ligorio Rosa, 330, bairro Lava Pés, Cam-buí - MG, filho de LUIZ RIBEIRO DA SILVA e BE-NEDITA MARIA DA SILVA, naturais de Cambuí MG, residentes e domiciliados no mesmo en-dereço do declarante. ELA é natural de Mauá - SP, nascida em 15 de dezembro de 1971, de profissão auxiliar de limpeza, estado civil divor-ciada, residente e domiciliada na Rua Benedito Francisco dos Santos, 121, Jardim Santo Expe-dito, Cambuí - MG, filha de EDEZIO ALVES DOS REIS (falecido) e EREMITA ALVES DOS REIS, na-tural de Ilhéus BA, residente e domiciliada no mesmo endereço da declarante.

Faço saber que pretendem se casar:SILVESTRE TADEU RODRIGUES e VALDE-

TE DE FÁTIMA GONÇALVES. ELE é natural de Cambuí - MG, de profissão ajudante geral, es-tado civil solteiro, nascido em 02 de maio de 1977, residente e domiciliado na Bairro Rio do Peixe, Cambuí - MG, filho de JOÃO BATIS-TA RODRIGUES (falecido) e MARIA DE FATI-MA RODRIGUES, natural de São Paulo SP, re-sidente e domiciliada na Rua Antonio Lopes Sobrinho, 685, fundos, Vila Nossa Senhora Aparecida,Cambuí-MG. ELA é natural de Con-solação - MG, nascida em 14 de fevereiro de 1983, de profissão do lar, estado civil divorcia-da, residente e domiciliada no Bairro Rio do Peixe, Cambuí - MG, filha de VICENTE AU-GUSTO GONÇALVES (falecido) e MARIA ISA-BEL GONÇALVES, natural de Consolação MG, residente e domiciliada na Rua Vereador José Bueno da Silva, 613, Vila Nossa Senhora Apa-recida, Cambuí-MG.

Faço saber que pretendem se casar:VERNIE SOARES DE JESUS e GERUSA

BARBOSA. ELE é natural de Três Pontas - MG, de profissão mecânico, estado civil solteiro, nascido em 09 de agosto de 1990, residente e domiciliado na Rua José Pedro da Silva, 312, Bairro Santa Edwiges, Cambuí - MG, filho de VERDIANO GONÇALVES DE JESUS (falecido) e SANTA SOARES DA SILVA GONÇALVES, natu-ral de Brasília de Minas - MG, residente e do-miciliada na Rua Alfredo Dixine, 914, Três Pon-tas-MG. ELA é natural de Taboão da Serra - SP, nascida em 26 de fevereiro de 1987, de profis-são do lar, estado civil solteira, residente e do-miciliada na Rua José Pedro da Silva, 312, Bair-ro Santa Edwiges, Cambuí - MG, filha de JOSÉ SANTANA BARBOSA e ELVIRA CELESTINA DE JESUS BARBOSA, naturais ele de Maman-quape - PB e ela de Euclides da Cunha - BA, residentes e domiciliados ele na Rua Sabino Marques Padilha, 490, Bairro Santa Edwiges, Cambuí-MG e ela na Rua José Benedito da Cunha, 02, Córrego do Bom Jesus-MG.

Apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1525 do Código Civil, sob n.º I e III e IV. Se alguém tiver conhecimento de existir al-gum impedimento legal, acuse-o para os fins de direito. E para constar e chegar este ao co-nhecimento de todos, lavro o presente para ser afixado no lugar do costume.

Região recebe projeto Luz em Conta da Bragantina

As cidades de Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Estiva e Senador Amaral participam do Projeto Luz em Conta da Empresa Elétrica Bragantina. O projeto tem como objetivo beneficiar famílias de baixa renda que fazem parte do programa de tarifa social. Nesse programa de eficiência energética, a companhia irá substituir geladeiras velhas em uso por refrigeradores novos e mais econômicos. O projeto inclui também a substituição de até cin-co lâmpadas incandescentes por fluorescentes em cada residência contemplada. A estimativa da Bragantina é de que sejam doadas

Cíntia Ferreira

ANUNCIE(35) 3431-3047

Gazeta do Valewww.jornalgazetadovale.com.br

cerca de 1 mil geladeiras e 5 mil lâmpadas. A expectativa de econo-mia com o programa é de 764,83 MWh/ano.

Em Senador Amaral, o projeto foi realizado no dia 13 de novem-bro. O caminhão do Luz em Conta esteve na Praça Zeca Borges rece-bendo os clientes da tarifa social para o cadastramento. Em Estiva, o evento da Bragantina acontece nesta quinta-feira (22), na Praça da Matriz. Em Cambuí, os clientes se-rão atendidos no dia 30 de novem-bro, na Praça Cel. Justiniano, bem como os clientes da tarifa social de Córrego do Bom Jesus.

No mesmo dia do cadastra-mento, à noite, a população pode

prestigiar a exibição da peça teatral As Empregadas, que aborda o uso econômico da energia elétrica e o respeito ao meio ambiente. Logo após a peça, serão divulgados os nomes dos selecionados pelo pro-jeto. A entrega das geladeiras novas, assim como a retirada das antigas e a troca das lâmpadas das famílias beneficiadas ocorrerão até 10 dias úteis após o evento.

Para participar do Projeto Luz em Conta, o cliente precisa ser be-neficiário da tarifa social de energia elétrica, ser titular da sua unidade consumidora, estar com sua conta de luz em dia e ter um refrigerador velho funcionando em casa. Para o cadastramento são necessários os seguintes documentos: última con-ta de luz paga, RG, CPF e cartão do NIS ou BPC (benefício de prestação continuada).

Divulgação

Peça ‘As Empregadas’ é exibida para a população durante cadastro do projeto

Page 23: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

Gazeta do Vale 2322 de novembro de 2012

NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,por 3 dias. Mandar publicar no terceiro dia. Fazer 1 pedido im-possível e 2 pedidos difíceis. Você verá o que acontece no 4º dia (P.M.C)

Anuncie nos classificados da Gazeta do Vale (35) 3431-3047

ÓTIMA OPORTUNIDADE!Vendo um computador

desktop semi-novo. Pen-tium 4 / 1G de memória / 80G de HD / Gravador de CD e DVD /Monitor LCD 14” Samsung / Em ótimo estado. (35) 8841-6624

Concessionária de Veículos de Pouso Alegre ADMITE:Mecânico de Automóveis; Auxiliar de Mecânico; Vendedor de Automóvel; Assistente de F&I; Recepcionista; Auxiliar Administrativa.Interessados, favor enviar currículo para: [email protected]

VENDE-SE MICROONDAS ELECTROLUX

Tratar com Tel.: (35) 8823-7625 com Mara

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,por 3 dias. Mandar publicar no terceiro dia. Fazer 1 pedido im-possível e 2 pedidos difíceis. Você verá o que acontece no 4º dia (G.B.O)

Vende-se Fusca Ano 75- 1300 Amarelo cenoura, em ótimo es-

tado de conservação. Valor R$ 6.500,00 à vista. Tratar Com Marina pelo tel. ( 35) 8706-7715

Vende-se uma caminhonete Ranger ano 2000. Diesel, 4x4 completa. Cor: prata.

Interessados tratar pelo telefone (35) 9961-5317 / 8824-6970

Neste final de ano,

alavanque suas vendas. Anuncie no jornal que

mais cresce no Sul de Minas.

São 10 mil exemplares

em 16 cidades!

Gazeta do Vale(35) 3431-3047

Page 24: Gazeta do Vale · Agnaldo Perugini (1º à esq.) usou dinâmica de grupo para exemplificar a importância da união dos municípios ... A arte ginga e a habili-dade dos boleiros de

24 22 de novembro de 2012 Gazeta do Vale