gazeta de varginha - 11/03/2015

20
Máx: 27° / Mín: 19° Judiciário faz mutirão de casos de violência contra a mulher EDIÇÃO 9.188 R$ 1, 00 VARGINHA, 11 DE MARÇO DE 2015 Comarca do TJMG em Varginha realiza mais de 20 audiências durante a primeira semana 49 ANOS Revelando Verdades [email protected] www.jornalgazetadevarginha.com facebook.com/gazetavga página 02 PONTO DE VISTA DEUS É FIEL 1965 - 2014 Presidente do Grupo Unis inicia viagem pela América Latina Juízes 04 Servidão sob Jabim, rei de Canaã local/página 04 O Presidente do Gru- po Educacional Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, embarcou no último do- mingo, dia 08 de março, rumo a uma série de visitas por países da América La- tina. O objetivo é estreitar os vínculos do Grupo Unis ERRATA. A palestra com o professor e filósofo Má- rio Sérgio Cortella será realizada nesta quinta- feira (12/3), e não na ter- ça-feira (10/3), como ha- víamos publicado na edi- ção passada. O evento será no Theatro Capitó- lio, às 19h30. A deputada estadual, Geisa Teixeira (PT), foi homenageada na Câmara Municipal de Varginha, nesta segunda-feira (9/ 3). Ela recebeu a Moção de Aplauso, por ser a pri- meira mulher e, na ver- dade, o primeiro vargi- local/página 03 com Instituições parceiras da Bolívia, Chile, Argenti- na, Paraguai e Uruguai. Outra pauta importante será a divulgação do Con- gresso Internacional que acontecerá em Varginha. Geisa Teixeira é homenageada na Câmara nhense nato a ocupar uma cadeira na Assembleia de Minas. A proposição foi apresentada pelo verea- dor, Jorge Direne (PT), e aprovada por unanimi- dade. local/página 03 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aderiu à campanha ‘Jus- tiça pela paz em casa’ do Supremo Tribunal Fede- ral (STF), que pretende priorizar os julgamentos e audiências que envolvam violência contra a mulher. Comarcas de todo o esta- do e inclusive do Sul de Minas, aderiram à campa- nha. Em Varginha, 23 au- diências devem aconte- cer já durante a primeira semana da campanha. Em Poços de Caldas, apenas em uma das varas crimi- nais, já foi confirmada a realização de pelo menos 31 audiências. local/página 05 Colégio Batista comemora resultado no Enem e vestibulares página 09 Uma campanha está sendo realizado para antecipar as audiências e cerca de 40% a mais de casos devem ser realizados durante o mês

Upload: gazeta-de-varginha

Post on 08-Apr-2016

297 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 9.188

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

Máx: 27° / Mín: 19°

Judiciário faz mutirão de casosde violência contra a mulher

EDIÇÃO 9.188R$ 1, 00 VARGINHA, 11 DE MARÇO DE 2015

Comarca do TJMG em Varginha realiza mais de 20 audiências durante a primeira semana

49ANOS

Revelando Verdades

[email protected] facebook.com/gazetavga

página 02

PONTO DE VISTA

DEUS É FIEL

1965 - 2014

Presidente do Grupo Unis iniciaviagem pela América Latina

Juízes 04

Servidão sob Jabim, rei de Canaã

local/página 04

O Presidente do Gru-po Educacional Unis, Prof.Me. Stefano Barra Gazzola,embarcou no último do-mingo, dia 08 de março,rumo a uma série de visitaspor países da América La-tina. O objetivo é estreitaros vínculos do Grupo Unis

ERRATA. A palestra como professor e filósofo Má-rio Sérgio Cortella serárealizada nesta quinta-feira (12/3), e não na ter-ça-feira (10/3), como ha-víamos publicado na edi-ção passada. O eventoserá no Theatro Capitó-lio, às 19h30.

A deputada estadual,Geisa Teixeira (PT), foihomenageada na CâmaraMunicipal de Varginha,nesta segunda-feira (9/3). Ela recebeu a Moçãode Aplauso, por ser a pri-meira mulher e, na ver-dade, o primeiro vargi- local/página 03

com Instituições parceirasda Bolívia, Chile, Argenti-na, Paraguai e Uruguai.Outra pauta importanteserá a divulgação do Con-gresso Internacional queacontecerá em Varginha.

Geisa Teixeira é homenageada na Câmaranhense nato a ocupar umacadeira na Assembleia deMinas. A proposição foiapresentada pelo verea-dor, Jorge Direne (PT),e aprovada por unanimi-dade.

local/página 03

O Tribunal de Justiçade Minas Gerais (TJMG)aderiu à campanha ‘Jus-tiça pela paz em casa’ doSupremo Tribunal Fede-ral (STF), que pretendepriorizar os julgamentos eaudiências que envolvamviolência contra a mulher.Comarcas de todo o esta-do e inclusive do Sul deMinas, aderiram à campa-nha.

Em Varginha, 23 au-diências devem aconte-cer já durante a primeirasemana da campanha. EmPoços de Caldas, apenasem uma das varas crimi-nais, já foi confirmada arealização de pelo menos31 audiências.

local/página 05

Colégio Batista

comemora

resultado no

Enem e

vestibulares

página 09

Uma campanha

está sendo realizado

para antecipar as

audiências e cerca de

40% a mais de casos

devem ser realizados

durante o mês

Page 2: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

11 DE MARÇO DE 201502 | GAZETA DE VARGINHA

PONTO DE VISTA

Servidão sob Jabim, rei de Canaã

Palavras de Vida

JUÍZES 04 - Parte I

1 - PORÉM os fi-lhos de Israel torna-ram a fazer o que eramau aos olhos do SE-NHOR, depois de fa-lecer Eúde.

2 - E vendeu-os oSENHOR na mão deJabim, rei de Canaã,que reinava em Ha-zor; e Sísera era o ca-pitão do seu exército,o qual então habitavaem Harosete dos gen-tios.

3 - Então os filhosde Israel clamaram aoSENHOR, porquantoele tinha novecentoscarros de ferro, e porvinte anos oprimia vi-olentamente os filhosde Israel.

4 - E Débora, mu-lher profetisa, mulherde Lapidote, julgava aIsrael naquele tempo.

5 - Ela assentava-sedebaixo das palmeirasde Débora, entreRamá e Betel, nasmontanhas de Efra-im; e os filhos de Is-rael subiam a ela a ju-ízo.

6 - E mandou cha-mar a Baraque, filhode Abinoão de Que-des de Naftali, e dis-se-lhe: Porventura oSENHOR Deus deIsrael não deu ordem,dizendo: Vai, e atraigente ao monte Ta-bor, e toma contigodez mil homens dosfilhos de Naftali e dosfilhos de Zebulom?

7 - E atrairei a tipara o ribeiro de Qui-som, a Sísera, capitãodo exército de Jabim,com os seus carros, ecom a sua multidão; eo darei na tua mão.

8 - Então lhe disseBaraque: Se fores co-migo, irei; porém, senão fores comigo, nãoirei.

9 - E disse ela: Cer-tamente irei contigo,porém não será tua ahonra da jornada que

empreenderes; pois àmão de uma mulhero SENHOR venderáa Sísera. E Débora selevantou, e partiucom Baraque paraQuedes.

10 - Então Baraqueconvocou a Zebulome a Naftali em Que-des, e subiu com dezmil homens após ele;e Débora subiu comele.

11 - E Héber, que-neu, se tinha aparta-do dos queneus, dosfilhos de Hobabe, so-gro de Moisés; e ti-nha estendido as suastendas até ao carvalhode Zaanaim, que estájunto a Quedes,

12 - E anunciarama Sísera que Baraque,filho de Abinoão, ti-nha subido ao monteTabor.

13 - E Sísera con-vocou todos os seuscarros, novecentoscarros de ferro, e todoo povo que estavacom ele, desde Haro-sete dos gentios até aoribeiro de Quisom.

14 - Então disseDébora a Baraque:Levanta-te, porqueeste é o dia em que oSENHOR tem dadoa Sísera na tua mão;porventura o SE-NHOR não saiu adi-ante de ti? Baraque,pois, desceu do mon-te Tabor, e dez milhomens após ele.

15 - E o SENHORderrotou a Sísera, e atodos os seus carros,e a todo o seu exérci-to ao fio da espada,diante de Baraque; eSísera desceu do car-ro, e fugiu a pé.

16 - E Baraque per-seguiu os carros, e oexército, até Harose-te dos gentios; e todoo exército de Síseracaiu ao fio da espada,até não ficar um só.

Continua...

Na contra-mão dosmerecidos elogios dedica-dos às mães pelas passa-gem deste significativodia a elas dedicado, peçolicença para falar de umcaso certamente inopor-tuno para a época por nãocondizer com o procedi-mento de tão sublime fi-gura.

O que enseja o pre-sente comentário é o fatode, outro dia, uma vez nasala de espera do consul-tório, observar o procedi-mento de certa mãe, malencarada (apenas um de-talhe), a sacolejar uma

Mãe desajeitadachorosa criança de coloenquanto, também,aguardava atendimento.Via-se que a intenção era ade ninar a criaturinha, masfazia-o de tal modo que“mais lembrava uma bate-deira” (se me permitem acomparação extravagante)dado os movimentos umtanto bruscos conformeprocedia. Fosse meu neto,ou neta, e com certa auto-ridade moral de avô, eupediria que deixasse a cri-ança a meus cuidados. Oembalo em meus braços,garanto, seria mais suavede modo a tranqüilizar o

anjinho permitindo-lhe osono, pois percebia-se queessa a intenção da jovem einábil mulher.

Enfim, chegada a mi-nha vez , fui chamado pelomédico; e ao entrar noconsultório, e ante a per-gunta do doutor sobrecomo eu estava me sen-tindo e qual era o meu pro-blema, disse-lhe: - Dou-tor, estou melhor do queaquela criancinha sendoagitada nos braços damãe... Então, o médicopediu-me licença e foi fa-lar com a tal mulher, lá nasala de espera. E logo re-

tornou esclarecendo-meque havia falado com ela aqual passou a ninar a po-brezinha de maneira maislight, mais branda.

E voltando a indagar-me sobre como eu estavame sentindo, disse-lhe:Meu caro doutor, agoraestou me sentindo bemmelhor...

Quem precisar de ori-entação sobre a mais ade-quada maneira de emba-lar neném nos braços é sóacessar o meu “site” , a serdivulgado oportunamen-te.

J.Campos

Page 3: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0311 DE MARÇO DE 2015

Varginha faz mutirão de casosde violência contra a mulherComarca do TJMG na cidade realiza mais de 20 audiências já durante a primeira semana

O Tribunal de Jus-tiça de Minas Gerais(TJMG) aderiu à cam-panha ‘Justiça pela pazem casa’ do SupremoTribunal Federal (STF),que pretende priorizaros julgamentos e audi-ências que envolvam vi-olência contra a mu-lher. Comarcas de todoo estado e inclusive doSul de Minas, aderiramà campanha.

Em Varginha, 23audiências devem acon-tecer já durante a pri-meira semana da cam-panha. Em Poços deCaldas, apenas em umadas varas criminais, já foiconfirmada a realizaçãode pelo menos 31 audi-ências.

Conforme Oilson

Nunes dos Santos Ho-ffmann Schmitt, Juiz da1ª Vara Criminal deVarginha, um mutirãoestá sendo realizadopara antecipar as audi-ências e cerca de 40% amais de casos devem serrealizados durante omês. As sentenças dosacusados também de-vem ser divulgadas commaior rapidez.

A campanha acon-tece em todo o país en-tre os dias 9 e 13 destemês. Já em Minas Ge-rais, o Tribunal de Jus-tiça ampliou a data emtodo o estado e vai até odia 31.

A mobilização é umainiciativa da ministra doSupremo Tribunal Fe-deral – STF, Cármen

Lúcia, e conta com aparticipação de todos ostribunais de Justiça dopaís. A ideia é promo-ver ações concentradas

a fim de agilizar audi-ências e julgamentos deprocessos que envolvamviolência ou grave ame-aça contra a mulher.

“A valorização damulher deve começardentro de casa. O lar éum recinto sagrado,um oráculo para todos,

um lugar de emoçõeshonestas e de tolerânciafraterna, onde todos seauxiliam, sendo incon-cebível que milhares demulheres morram den-tro deles”, enfatizou aministra.

OAB VarginhaNa noite desta ter-

ça-feira (10/3), a OABVarginha realizou umapalestra com o temaMulher, Trabalho eEmprego, ministradapela Dra. Ellen MaraFerraz Hazan, Diretora1ª Secretária da CAA/MG. O evento aconte-ceu no Auditório daOAB Varginha e foi re-alizado pela ComissãoMulher Advogada eNova CAA Varginha.

Uma campanha

está sendo realizado

para antecipar as

audiências e cerca de

40% a mais de casos

devem ser realizados

durante o mês

Deputada Geisa Teixeira é homenageada na CâmaraA deputada estadual,

Geisa Teixeira (PT), foihomenageada na CâmaraMunicipal de Varginha.Ela recebeu a Moção deAplauso, por ser a primei-ra mulher e, na verdade, oprimeiro varginhensenato a ocupar uma cadeirana Assembleia de Minas.A proposição foi apresen-tada pelo vereador, JorgeDirene (PT), e aprovadapor unanimidade.

No plenário familia-res da deputada, o ex-prefeito de Boa Esperan-ça e assessor, Jair Alves deOliveira, os ex-secretári-os municipais da gestãopetista, Samuel Maganha,Raimundo Zaiden, Ansel-mo David, Leão Miranda,a assessora especial, Pau-la Direne, Rose Vas Tos-tes, o cineasta MarceloNascimento, e muitos ou-tros. Como convidado naMesa Diretora, o prefeitoem exercício, Vérdi Lú-cio Melo.

Em seu discurso, a

deputada lembrou o inícioda jornada que a levou áAssembleia Legislativa deMinas Gerais. Disse, emo-cionada, que no hospital,Mauro Teixeira, entãoprefeito, a lembrou queprecisava ir a Belo Hori-zonte. “Faça a sua inscri-ção”, disse à Geisa, paraassegurar sua vaga para adisputa eleitoral porque oprazo estava se esgotando.Naquela eleição, ela ter-minou como suplente enão chegou a assumir ocargo, como agora.

Contou aos presentestambém que o ex-prefei-to, pouco antes de suamorte lhe disse: “Se Deusachar que eu devo partirvou de coração aberto”.Além de agradecer aospresentes pela presençaterminou dizendo: “Que-ro colocar meu mandato àdisposição de Varginha”.

A deputada foi sauda-da pelo presidente da Câ-mara, Rômulo Azevedo,pelo prefeito em exercí-cio, Vérdi Lúcio Melo, epor todos os vereadores,

além do vereador propo-sitor, Jorge Direne. O pe-tista ainda leu uma men-sagem dos filhos de Gei-sa, Naiara e Renan.

Durante as duas admi-nistrações de Mauro Tei-xeira, como prefeito deVarginha de 2001 a 2008,Geisa teve condição de co-locar em prática seu pro-jeto. Neste período foiresponsável pelas 15 cre-ches municipais. tambémimplantou o projeto deEducação Infantil. Criou aprimeira creche inclusiva,

a Creche Girassol no Bair-ro São Geraldo, para cri-anças com deficiência eestendeu este atendimen-to para todas as 15 unida-des.

Além disso, cuidou doprojeto das lavanderiascomunitárias, dos proje-tos Área Azul, Agente Jo-vem e Pró Jovem Adoles-cente, do Programa deAtendimento ao Adoles-cente Infrator e da BandaMarcial Municipal.

O Propac - Programade Profissionalização

Adolescente Consciente -que permitiu à Geisa Tei-xeira um trabalho gratifi-cante: incluir milhares dejovens ao mercado de tra-balho e à sociedade. Cons-truiu e criou o Propac ll naVila Barcelona, ampliandoo atendimento social emnossa cidade.

A sua entrada na polí-tica de fato se deu em2010, com o falecimentode Mauro Teixeira, em ju-nho daquele ano, quandoteve que assumir umacandidatura que estavareservada para ele.

Geisa Teixeira voltoua se candidatar nas elei-ções de 2014, quando ob-teve 42.220 votos. A suavotação permitiu que as-sumisse o mandato de de-putada estadual na Assem-bleia Legislativa de MinasGerais, em fevereiro de2015. Dessa forma, tor-nou-se a primeira mulhernascida em Varginha a as-sumir o cargo de deputa-da.

Page 4: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

LOCAL04 | GAZETA DE VARGINHA 11 DE MARÇO DE 2015

Objetivo é estreitar os vínculos com instituições parceiras da Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai

Presidente do Grupo Unis iniciaviagem pela América Latina

O Presidente doGrupo EducacionalUnis, Prof. Me. StefanoBarra Gazzola, embar-cou no domingo, dia08 de março, rumo auma série de visitas porpaíses da América La-tina.

O objetivo é estrei-tar os vínculos do Gru-po Unis com Institui-ções parceiras da Bolí-via, Chile, Argentina,Paraguai e Uruguai.

De acordo com oCoordenador de Rela-ções Internacionais doGrupo Unis, Prof. Ge-naro Campregher [queacompanha o Prof. Ste-fano na viagem] a visi-ta começa pela Bolívia,na cidade de Cocha-bamba. “Está progra-

mada uma reunião como Reitor René Polo, daUcatec – Universidadprivada de CienciasAdministrativas y Tec-nológicas”, afirma.

Além de fortaleceras parcerias já existen-tes, outra pauta impor-tante das reuniões en-tre os reitores será a di-vulgação do CongressoInternacional queacontecerá em Vargi-nha no mês de maio.

“O Congresso vaireunir diversas delega-ções estrangeiras emnossa cidade. Sem dú-vidas será um grandeevento que envolverátoda a região”, ressaltao Presidente do GrupoUnis.

O Congresso Inter-

nacional acontecerá naCidade Universitária,de 04 a 09 de maio eintegra o calendário decomemorações do Ju-bileu de Ouro, 50 anosde fundação da Fepes-mig – Fundação deEnsino e Pesquisa doSul de Minas.

Sobre a UcatecA Universidad pri-

vada de Ciencias Admi-nistrativas y Tecnológi-cas está instalada emCochabamba, na Bolí-via e busca promover aexcelência acadêmicaatravés da realização decursos e treinamentos.Em ambientes de for-mação interdisciplinarintegrada e flexível, osuniversitários são os

protagonistas do pro-cesso educativo. Os pi-lares da Ucatec são:ensino, pesquisa, tec-

nologia e empreende-dorismo, fortalecendosua comunidade atra-vés dos valores morais

universitários de res-ponsabilidade social ecompromisso com omeio ambiente.

Operadoras tem novas regras da Anatel para cumprirDesde esta terça-fei-

ra (10), as empresas detelecomunicações terãouma série de novas re-gras para cumprir. Asobrigações foram esta-belecidas pela Anatel evisam melhorar os ca-nais de atendimento dasoperadoras, assim comotornar a relação com osconsumidores maistransparente.

Uma das regras maisimportantes diz respei-to ao fornecimento deinformações pela inter-net. Por meio de seus si-tes, as operadoras deve-rão oferecer ao clientecópias de contratos e dequalquer documentoque descreva os serviçosem uso pelo consumi-dor.

Os canais onlinetambém deverão dispo-nibilizar itens como fa-turas dos últimos seismeses, histórico de de-mandas registradas no

mesmo período, perfilde consumo nos últimos90 dias e, quando for ocaso, cópias de grava-ções de interações (aten-dimento prestado porchat, por exemplo).

Também cabe àsprestadoras a entregaem seus sites de relató-rios que informam nú-meros chamados (inclu-indo data e hora), volu-me de dados trafegados

por dia, limites de fran-quias, valores de liga-ções, identificação discri-minada de cobrançasrestituídas, entre outrosdados relacionados àconta do usuário.

Nos sites, as presta-doras terão que disponi-bilizar ainda meios quepermitam ao consumi-dor fazer comparaçãodos planos oferecidos. Aideia é que o usuário

possa identificar com fa-cilidade quais serviçossão mais adequados aoseu perfil.

AnatelObter gravações de

ligações entre consumi-dor e operadora tambémficará mais fácil. Após asolicitação, a companhiaterá até dez dias parafornecer cópias dessasgravações, sejam elas re-

lacionadas a chamadasoriginadas pelo clienteou pela operadora.

Há também obriga-ções referentes às contas.Os documentos de co-brança deverão ser ela-borados de “forma clara,inteligível, ordenada eem padrão uniforme”.

Entre as informaçõesque deverão constar nafatura estão: identifica-ção de períodos de co-brança e promoções, va-lores correspondentes areparos ou instalações,detalhamento de tribu-tos, telefone do SAC dacompanhia e número dacentral de atendimentoda Anatel.

Em julho de 2014,quando entrou em vigora primeira leva de regras,as obrigações não foramcumpridas imediata-mente. As operadorasaté recorreram à Justiçapara anulá-las, sem su-cesso. Demorou dias –

em alguns casos, sema-nas – para as empresasoferecerem opção decancelamento pela in-ternet e darem conta dasdemais medidas do re-gulamento.

Muitas das novasobrigações, como a ofer-ta de cópias do contratopela internet, já sãocumpridas por algumasoperadoras (ainda que,não raramente, em pá-ginas “escondidas”) porestarem previstas noCódigo de Defesa doConsumidor. Assim, éde se esperar que, destavez, a adoção das nor-mas não seja tão contur-bada.

As operadoras quedescumprirem o regu-lamento estarão sujeitasa multas que chegam aR$ 50 milhões. A Ana-tel oferece mais esclare-cimentos sobre as regrasnesta cartilha e nesteFAQ.

Page 5: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0511 DE MARÇO DE 2015

Colégio Batista comemora resultadono Enem e vestibulares em 2014

Construtec Estruturas Metálicas

Av. Walter Tatoni, nº 401, Vila Santana

Vargem Grande do Sul - SP - Cep: 13880-000

Tel: (19) 3643-1937 / 8184-7324 / 9765-8052

E-mail: [email protected]

Estruturas de aço em módulos

pré-pintados e acoplados com porcas e

parafusos bicromatizados

Estruturas Metálicas

Habitações de Interesse Social

Kits em aço SAC 300 para casas de

42m² a 63m² e kits em aço SAC 300 para

prédios de 4, 5 e 7 pavimentos.

Modelos: duas águas, arco, shed e

espacial

Comemoração é a pa-lavra certa, pois sabemoso quanto os resultados

dos nossos alunos do Ter-ceirão são importantespara a família, aluno e es-

cola. Deus tem sido bon-doso com nossa famíliaBatista, já que nossos alu-

nos, ano após ano, têm al-cançado seus sonhos eatingido seus objetivos.

Tivemos a alegria decolher os frutos planta-dos durante a vida esco-lar desta turma de 2014– 93% de alunos aprova-dos em Universidades dacidade e Região e 50%aprovados em Universi-dades Federais. Parabe-nizamos os alunos, pro-fessores e equipe peda-gógica, que, incansáveis,deram o seu melhor paraque o sucesso fosse al-cançado.

A foto é para regis-trar esta grande conquis-ta, mas nem todos os alu-nos puderam participar,por isso segue abaixo a

lista de alunos aprovadose já estamos montando aarte de toda a turma comos resultados de todas asaprovações nas diversasUniversidades.

Nosso desejo é quecada um siga o seu cami-

nho, levando na bagagemos princípios e valoresque o Colégio Batista in-seriu em seu caráter.Sentiremos saudades! OColégio Batista se orgu-lha em ter participado desua formação.

Relação dos alunos aprovados

01- Amanda Petrin PintoUnifenas (Odonto), Unilavras (Odonto),Unis (Enfermagem), Faceca (Direito)

02- André Luís B. PereiraUnis (Biomedicina)

03- Barbara Stephany Maia e SouzaUnis (Engenharia de Produção), UNILA-VRAS (Engenharia de Produção)

04- Bianca Aparecida Borges e SilvaUNIFAL (Ciências Biológicas 1º lugar),UNIFENAS (Veterinária 1° lugar PROUNI)

05- Bruna Salgado GasparFMU – SP (Educação Fisica)

06- Caio Eduardo V. B. VasconcelosUnis (Engenharia de Produção), UNILA-VRAS (Engenharia de Produção)

07- Danieli Albuquerque MacedoUnis (Educação Física), Unilavras (Psicolo-gia)

08- Gabriel Galvão VenâncioUFRRJ (Hotelaria), UNEMAT- Unis(Arquitetura), PUC, UNIP

09- Gabriela Guimarães LinharesFadiva (Direito)

10- Gabriella Sette CarvalhoUNIFAL (Economia)- Unifenas (Odonto)

11- Giovana Giangiulio SilvaUFAL (Ciências Biológicas)_UNISANTOS(Gestão Pontuária 12° lugar)

12- Grazielli Sarto LacerdaUniverso (Direito), FACSUM, Faceca(Direito), FJF

13- Guilherme Freitas R. GrandeIF – Pouso Alegre (Engenharia Civil)

14- Gustavo Henrique de OliveiraUNIFENAS (Psicologia ),UNIS (Fisiotera-pia)

15- Juliana Paravizo MiraUFLA (Letras), UFV (História), UFSJ(Jornalismo), UEMG (Direito), UNIFAL(Economia),PUC (Direito), UNIFENAS– BH (Direito)

16- Kélvia Kelly Fernandes SilvaUFS (Turismo)

17- Larissa Drummond Dias RezendeUEMS(Turismo), CEFET-RJ (Turismo),UFG(Filosofia), Faceca (Administração eDireito), Fadiva (Direito)

18- Livian Rosa MeneguciUNIPAMPA DO SUL (Gestão de Turis-mo)

19- Luma das Graças VicenteUNIFAL (Ciências Econõmicas)UNIS(Arquitetura e Urbanismo)

20- Marcelo Ailton CarvalhoUNIFAL (Ciências Econõmicas)

21- Marco Antônio Barra MontevechiFilhoUSP (Engenharia Física), UNIFEI(Engenharia de Materiais)

22- Melissa Oliveira FrohlichUNIS (Nutrição)

23- Michelly Pereira BernardesUNIS (Nutrição), Unifenas (Odontolo-gia)

24- Otávio Ximenes NeryUNIFEI (Engenharia Química), UFOP(Química), UFAC (Engenharia Agrôno-ma), Estácio (Petroquímica)

25- Pedro Otávio Freire ReisUFOP (Fisioterapia)

26- Thaís de Castro CasagrandeUFLA (Nutrição/Pedagogia 8º lugar),PUC MINAS (Relações Internacionais),UNIS (Nutrição – 2° lugar), FACECA(Direito)

Page 6: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

REGIONAL11 DE MARÇO DE 201506 | GAZETA DE VARGINHA

O Presídio de Itaju-bá, no Sul de Minas,inaugurou, nesta se-gunda-feira (9), umanexo da Escola Esta-dual Major João Perei-ra dentro da unidade.O espaço vai atendercerca de 140 detentosem dois turnos, na mo-dalidade Educação deJovens e Adultos (EJA),e conta com cinco salasde aula, uma bibliotecae uma sala para os pro-fessores. O corpo do-cente é formado pornove professores e umadiretora da Secretaria

Presídio do Sul de Minas inauguraescola para formação dos detentos

A Prefeitura de TrêsPontas inaugurou natarde desta segunda-feira (09), a terceira uni-dade de PSF no Muni-cípio, localizada nobairro Alcides Mesqui-ta. A construção do PSF“Dr. Carlos Antônio Fa-gundes de Sousa”, foiiniciada na gestão ante-rior, em agosto de 2012e finalizada em 2013,pelo atual prefeito Pau-lo Luis Rabello e rece-beu investimento deR$200 mil do Ministé-rio da Saúde.

A atual Administra-ção investiu R$108 mil,sendo R$68 mil paraconcluir a edificação e

mais R$40 mil em equi-pamentos e mobiliário.Já estão sendo cadastra-das 2 mil pessoas paraserem atendidas pelaunidade. A coberturarepresenta um aumen-to de 3,57% nos atendi-mentos.

O PSF terá umamédica, contratadaatravés do Programa deProvimento do GovernoFederal (Mais Médicos/Provab), um enfermei-ro, uma técnica de en-fermagem, quatroagentes comunitários,recepcionista e uma au-xiliar de serviços gerais.

A cerimônia contoucom a presença de di-

Prefeitura de Três Pontas inaugura unidade do PSF

de Estado de Educação(SEE).

Todos os 16 operá-rios empregados na

construção das salas deaula eram detentos da

própria unidade de Ita-jubá, que puderamexercer o trabalho e,com isso, ter direito àremição de pena, comredução de um dia nocumprimento da sen-tença para cada três tra-balhados.

InvestimentoO investimento na

obra foi de quase R$ 10mil reais e contou como apoio de parceiros.

De acordo com odiretor geral do Presí-dio de Itajubá, RodineyDantas, a educação e o

trabalho são as bases dapolítica de ressocializa-ção do sistema prisio-nal. “É uma forma degarantirmos aos deten-tos uma melhor resso-cialização quando saí-rem do sistema e umaação efetiva em prol dosdireitos fundamentaisdos mesmos”, afirmou.

Educação noSistema Prisional

Em todo o Estado,8.500 presos estão es-tudando em 85 unida-des prisionais que pos-suem escolas.

versos servidores da Se-cretaria de Saúde e umnúmero grande de fa-miliares do homenage-ado que ocuparam ascadeiras embaixo deuma tenda montadanos fundos do prédio.Foi lá que os convida-dos abriram a solenida-de.

HomenageadoDr. Carlos Antônio

Fagundes de Sousa foihomenageado ao ter oprojeto de lei enviadopelo Poder Executivoaprovado.

Formou-se em Me-dicina em 1973, em BeloHorizonte, veio para

Três Pontas, onde tra-balhou por 39 anos emconsultório e na SantaCasa de Misericórdia doHospital São Franciscode Assis.

Em 2002, passou afazer parte do corpo deprofissionais de saúdeda Prefeitura, traba-lhando em quase todosos postos de saúde doMunicípio e como plan-tonista no Pronto Aten-dimento Municipal.

Sensível às dificul-dades vividas por pesso-as carentes ou menosabastadas, não cobravapelas consultas; pelocontrário providencia-va-lhes medicamentos,

Detentos da própria unidade de Itajubá participaram da construção das salas de aula

alimentação, vestuário ebrinquedos para as cri-anças. Apesar de sério erecatado, fez uma legiãode amigos na cidade.Faleceu em Belo Hori-zonte no dia 27 de feve-reiro de 2012 .

O pai, Haroldo deSouza Figueiredo,(foto) foi quem visivel-mente emocionado de-monstrou um misto desatisfação e saudade dofilho, em sua fala duran-te a inauguração.

Page 7: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

Municípios banha-dos pelo Lago de Fur-nas tiveram uma redu-ção na compensação fi-nanceira por causa dasáreas alagadas pela re-presa. O motivo é a que-da do nível do lago. Emalguns casos, a quedafoi de 50% em relaçãoao ano passado. Porisso, um reflexo diretotem sido o aumento dasdívidas municipais comfornecedores e a dimi-nuição dos serviçosprestados à população.

Até julho do anopassado, Boa Esperan-ça, por exemplo, rece-bia em torno de R$ 270mil em compensação,mas neste ano, o valorcaiu para menos dametade. Já em Guapé,onde a represa ocupa25% da área do muni-

11 DE MARÇO DE 2015

REGIONAL GAZETA DE VARGINHA | 07

Queda de nível diminui repasse demunicípios banhados por Furnas

cípio, cerca de 206 qui-lômetros quadrados, até2013 o município rece-bia por ano R$ 3,5 mi-lhões em royalties. Noentanto, no ano passa-

do, o valor caiu para R$2 milhões.

Segundo o prefeitode Guapé, a indeniza-ção representa até 15%da receita. Com isso,

Homem é baleado na barriga e na coxa em Pouso AlegreUm homem foi ba-

leado na noite desta se-gunda-feira (9) noBairro São Geraldo, em

Pouso Alegre. Segundoa Polícia Militar, a víti-ma de 34 anos relatouter ouvido um barulho

houve atrasos no paga-mento de servidorespúblicos e de fornece-dores. O prefeito ques-tiona o critério usadopara o pagamento da

indenização, pois se-gundo ele, mesmo semágua, a área tomadapela empresa não podeser usada.

"O dinheiro que agente precisava para es-tar pagando fornecedo-res, a gente tem quepegar e jogar na folhade pagamentos. Há umatraso com fornecedore é muito difícil plane-jar sem recursos. Eusou totalmente contraesse cálculo que é feito",disse o prefeito Lucia-no Maciel.

A compensação fi-nanceira é um tipo deindenização paga desde1988 aos municípiosque tiveram terra inun-dadas por Furnas. NoSul de Minas, 31 prefei-turas recebem essesroyalties. Como a hi-

drelétrica está produ-zindo menos energia, ovalor do repasse tam-bém diminuiu. A que-da em média é de 45%do valor recebido pelosmunicípios.

A redução gerouimpacto maior para osmunicípios com menosde 40 mil habitantes.Além de Guapé e BoaEsperança, Carmo doRio Claro teve o repas-se diminuído de R$ 310mil para R$ 140 mil. JáDelfinópolis recebia R$335 mil e agora passoupara R$ 135 mil, redu-ção de mais de 50%.

Atualmente, o Lagode Furnas está comapenas 12,86% do volu-me útil da represa, oque representa 15,70metros abaixo do nívelmáximo.

quando saiu na portade casa. O homem foiatingido por um tiro nabarriga e outro na coxa.

Ele foi encaminhadopara o Hospital das Clí-nicas Samuel Libânio,em Pouso Alegre.

Ainda de acordocom a Polícia Militar, avítima teria consegui-do identificar o autor

dos disparos, mas, atéesta publicação, ne-nhum suspeito haviasido localizado.

Pelo terceiro ano con-secutivo, as oficinas mu-sicais do maestro e pro-fessor de música, LuísHenrique Lorenzetto DelRey, oferecidas pela Pre-feitura Municipal, atravésda Secretaria Municipalde Assistência Social eSecretaria Municipal deEducação e Cultura, sãoiniciadas em Guapé.

São diversos lugaresque recebem as aulas demúsica semanalmente:Escola Estadual Dr. Lau-ro Corrêa do Amaral, Es-cola Estadual Dona Agos-tinha Flor de Maria, Es-cola Estadual AntônioPassos Silva, Pré-EscolarSonho Meu, Escola Muni-cipal Prefeito José Procó-pio de Oliveira, EscolaMunicipal da Fazenda So-

Prefeitura de Guapé retorna com oficinas de música nas escolas

ledade, Escola MunicipalDeputado Joaquim DeMelo Freire, Escola Mu-nicipal Padre Anchieta ea Escola Municipal deAparecida do Sul, APAE,Projovem e Grupo VidaAtiva.

Os resultados positi-vos alcançados nas esco-las e projetos sociais dacidade, tornou o projetoum grande sucesso em

todo município. As ofici-nas musicais conduzidaspelo Maestro Del Rey, sãoelaboradas de acordo como caráter sócio/educativodos alunos. Os corais for-mados pelas oficinas mu-sicais, participam deeventos do município,apresentando canções dorepertório das aulas ou/eentoando o Hino Nacio-nal.

Elói Mendes distribui mudas deárvores para áreas degradadas

A Secretaria Mu-nicipal de Agriculturae Meio Ambiente rees-truturou o Viveiro Mu-nicipal de Elói Men-des. Está com mudasde árvores nativas paraserem doadas, para re-cuperação de áreas de-gradadas e nascentes.

A quantidade é li-mitada e prioriza asáreas próximas aosmananciais que abas-tecem o municípioCórrego das Contas e

Ribeirão da Onça. Osinteressados devem li-

gar para (35) 3264-1977.

Page 8: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

REGIONAL11 DE MARÇO DE 201508 | GAZETA DE VARGINHA

Contas da prefeitura de São Lourenço serãoinvestigadas e apuradas por comissãoA Prefeitura de São

Lourenço criou umacomissão para investi-gar possíveis irregula-ridades na compra,consumo e pagamentode combustíveis apon-tadas pelo MinistérioPúblico Estadual emfiscalização feita na ci-dade no último dia 5.Segundo o prefeitoJosé Neto (PSDB), acomissão tem 20 diaspara apresentar dadosreferentes às comprasque teriam sido feitasentre 2012 e o iníciodeste ano.

Há a suspeita, se-gundo a MP de que,outras 18 prefeituras,além de São Lourenço,tenham causado preju-ízo de cerca de R$ 20milhões aos cofres pú-blicos em um esquema

que desviava recursospor meio da compra decombustíveis. A PolíciaCivil e a Secretaria Es-tadual da Fazenda par-ticiparam da “OperaçãoCatagênese” que, so-mente em São Louren-ço, recolheu documen-tos, como notas de co-brança de abastecimen-to, na prefeitura, emsecretarias e postos decombustíveis no dia 5.

Também foram fei-tas buscas em um escri-tório que fica no pátiode estacionamento daprefeitura. Toda a fro-ta de veículos do mu-nicípio foi submetida auma vistoria. Númerosde placas e quilometra-gens foram verificadose vão ser confrontadoscom dados das notasfiscais.

Na época, o prefei-to não foi encontradopara falar porque esta-va em viagem.

Nesta segunda-fei-ra (9), José Neto emi-tiu uma nota oficial deesclarecimento sobre ocaso.

Nota deesclarecimento

Em relação às últi-mas notícias veiculadassobre as diligências re-alizadas pelo MinistérioPúblico Estadual, pelaPolícia Civil e pela Re-ceita Estadual no mu-nicípio de São Louren-ço, na última quinta-fei-ra (5), esclareço que,tão logo tomei conhe-cimento do assunto,determinei a nomeaçãode uma comissão paraapurar os fatos, como

sempre foi procedi-mento desse governo,nos últimos seis anos.

Criada na sexta-fei-ra (6), essa comissãotem o prazo de 20 diaspara coletar e me apre-sentar todos os dados

referentes à aquisição,consumo e pagamentode combustíveis pelaprefeitura durante osanos de 2012, 2013,2014 e início de 2015.

Após análise dosdados, tomarei as pro-

vidências cabíveis e di-vulgarei a realidade dosfatos, assim como de-fendo a ampla divulga-ção dos resultados dasinvestigações realizadaspelos órgãos citadosacima.

Corte de verbas no orçamento da União atinge Unifal

Uma idosa de 61anos de idade de TrêsPontas perdeu R$ 600após cair no Golpe doFalso Sequestro, apli-cado na manhã destasegunda-feira (09).

A história é semprea mesma e, apesar detodas orientações quesão repassadas pela Po-lícia, casos como estessempre são registrados.O golpista ligou para aaposentada, que morano centro da cidade,por volta das 10:00 ho-ras. Ele alegou ter se-questrado a filha dela eexigiu o dinheiro paraliberá-la. A vítima acre-ditou no estelionatário,

após ouvir a voz deuma mulher que se pas-sou por sua filha no te-lefone e depositou aquantia solicitada.Após o fato, o supostosequestrador determi-nou que a vítima ras-gasse o comprovantede depósito, o que foifeito.

Só horas depois éque a idosa percebeuque havia caído em umgolpe e procurou a Po-lícia Militar para contaro que havia acontecido.O fato foi registrado ea aposentada foi orien-tada quanto a procedi-mentos que deveria to-mar.

Idosa cai em golpe do falso

sequestro em Três PontasO aperto nas contaspelo governo federalchegou aos bolsos dasuniversidades públicas,como a Unifal (Universi-dade Federal de Alfenas).Um decreto federal re-duz em 33% os recursosmensais de órgãos subor-dinados à União e, comisso, já há um déficit depelo menos R$ 40 mi-lhões, nos três primeirosmeses do ano, entre asinstituições de ensino su-perior em Minas Gerais.É o que revela uma re-

portagem do Estado deMinas publicada no últi-mo domingo.

Na Unifal, a reporta-gem revela que entre asmedidas estabelecidasestá a suspensão dassubstituições de funcio-

nários em férias, temaque deixou o cronogra-ma. Já a capacitação deservidores só é autoriza-da em casos consideradosprioritários.

A contenção de des-pesas também atingiu a

graduação. As viagenssofreram cortes e as au-las de campo de geogra-fia estão sendo conden-sadas ou reduzidas, infor-ma a reportagem. Em en-trevista, o pró-reitor dePlanejamento e Orça-mento, Tomás DiasSant´Ana, disse que épossível uma gestão paramanutenção dos serviçosem funcionamento nosprimeiros três meses.Mas a preocupação é comum contingenciamentoefetivo.

Malote com R$ 46 mil em dinheiro é roubadode comerciante em São Gonçalo do Sapucaí

Na tarde desta se-gunda-feira (9), ummalote com R$ 46 milem dinheiro e cerca deR$ 800 em cheques foiroubado no centro deSão Gonçalo do Sapu-caí.

Segundo a PolíciaMilitar, uma comerci-ante de 54 anos, donade uma loteria, seguiaaté um banco para rea-

lizar um depósitoquando foi surpreendi-da por um homem quesacou um revólver e aameaçou, apontandouma arma para a cabe-ça dela. Em seguida, ohomem roubou o ma-lote.

Ainda conforme aPM, após pegar o ma-lote, o suspeito correusentido à Rua Pedro

Junqueira dos Reis,onde encontrou comoutros dois homensque aguardavam na es-quina.

Testemunhas dis-seram à polícia que vi-ram dois dos suspeitosfugindo em uma moto-cicleta de cor vermelhae que ao passar de fren-te à Escola MunicipalLeonel Filho, no bairro

Praião, um dos homensdesceu e entrou em umveículo Fiat Pálio. Ocarro continuou a fugaenquanto a motocicle-ta seguiu no sentidoRodovia Fernão Dias.

A polícia realizoubuscas, mas até a publi-cação desta reporta-gem, nenhum suspeitohavia sido identificadoe preso.

Page 9: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado earticulista político da Gazeta de Varginha as quartas

e sextas. Email: [email protected]

FATOS E VERSÕESGAZETA DE VARGINHA | 09

A espera de um ”Milagre”Em meio a crescente violência e tráfico de dro-

gas, a Segurança Pública de Varginha, bem como doSul de Minas, esta a espera de um “milagre”. E não éque ele “apareceu”. A 6ª Região da Polícia Militar, se-diada em Lavras, que comanda também o 24º Batalhãoda PM em Varginha recebeu o novo comandante. Tra-ta-se do Coronel Jesus Milagres. Que inclusive foi re-cebido pelo prefeito em exercício de Varginha, VérdiMelo. Vamos ver se a troca de comando na PM da re-gião vai melhorar alguma coisa, afinal, com “Jesus nocomando” espera-se que tudo vá terminar bem! “Je-sus toma conta”! Amém!

 Saúde

Foi aprovado na semana passada na Câmara deVarginha o convêncio da Unifenas com o ExecutivoMunicipal para que os alunos de medicina da Univer-sidade de Alfenas possam realizar estágio obrigatórionos hospitais públicos de Varginha. De acordo com otexto do projeto, o convênio proporcionará aos alunoso aprimoramento do aprendizado em situações reais detrabalho e também ressalta que a iniciativa será de gran-de importância social, posto que as unidades hospita-lares do município serão dotadas de médicos profes-sores e de estagiários de Medicina, resultando em ummaior atendimento à população. A parceria da Unife-nas, bem como de todo o mundo universitário, queenvolve outras universidades como o UNIS, por exem-plo, e o Poder Público de Varginha, como Prefeitura eCâmara é muito benéfica à sociedade. O estágio dosfuturos médicos nos hospitais de Varginha vai poten-cializar o atendimento médico local e certamente agili-zar o atendimento. A coluna parabeniza a Unifenas, Pre-feitura de Varginha e Câmara Municipal pela parceria.

 Assombro

Diversas pessoas procuram a coluna para sabermais sobre o levantamento de satisfação da populaçãocom o governo municipal, realizado por um grupo po-lítico local. As informações trazidas por uma fonte dacoluna apontam que foram ouvidas 1600 pessoas emVarginha na primeira quinzena de janeiro de 2015. Se-gundo o levantamento, 68% dos ouvidos classificam ogoverno municipal como regular/bom/ótimo. Estes da-dos deixam muitos assombrados porque não há aindaum candidato de oposição colocado para 2016, da mes-ma forma, não existe uma candidatura de reeleição co-locada, nem tampouco significa que o povo acha queesta tudo a “mil maravilhas”. O levantamento mostraapenas que, a gestão passada realmente tinha grandereprovação popular, e que pequenas melhorias de ges-tão impostas nesta administração foram suficientes paramostrar uma melhoria na condução da cidade!

 Agressividade

Fumantes têm filhos mais agressivos. Além detodos os males que o cigarro causa, pesquisadores ago-ra descobriram que filhos de mães fumantes podemser mais agressivos que outras crianças. O estudo, con-duzido por cientistas da Universidade de Montreal, noCanadá, constatou que aquelas que fumam mais de 10cigarros por dia têm chances 67% maiores de ter umfilho violento. O uso de drogas e atitudes anti-sociaistambém são comportamentos comuns encontradosnessas crianças. O estudo faz parte de uma investiga-ção maior feita sobre a situação das crianças canaden-ses.

11 DE MARÇO DE 2015

Iguais na lamaA divulgação da relação de parlamentares inves-

tigados pela Operação Lava a Jato, que apura desviosna Petrobras, apontou vários mineiros e só vem a con-firmar o que a coluna já havia dito sobre a corrupção noBrasil: É apartidária e generalizada na sociedade! Ouseja, nosso Congresso Nacional é espelho da sociedadeque o elegeu! Da mesma forma que nossos parlamen-tares lançam mão sobre o dinheiro alheio, qualquer ci-dadão que achar uma nota de R$100,00 pelas ruas,também não pensará duas vezes para fazer bom pro-veito do recurso alheio, sem ter muita dor na consciên-cia pelo ocorrido! Desta forma, não sei porque algunsse espantaram com o nome do senador tucano AntônioAnastasia (PSDB) na lista de beneficiados pelo esque-ma de corrupção. Por certo que Anastasia, embora pre-gue diferente, é exatamente igual aos demais congres-sistas que temos. Não é atoa que hoje Anastasia (PSDB),Renan Calheiros (PMDB), Fernando Collor (PTB) ediversos petistas como Lindenberg Farias e outros es-tão todos na vala comum da corrupção, iguais na lama ena vergonha.

Que isso sirva para que lideranças partidárias lo-cais entendam que, a cada dia que passa, as legendasvão, infelizmente, se igualando na desonestidade. Nãoexistindo partido acima do bem ou do mal, governo ouoposição. A alguns grupos políticos, faltam é a chancede chegar ao Poder e tocar a coisa pública como sefosse privada! Tivesse ganho Aécio Neves para a presi-dência, talvez a corrupção mudasse de estatal ou desti-nação final.

Mas certamente, a corrupção persistiria, só quepara outro grupo político! Desta forma, vemos que acorrupção está para o brasileiro da mesma forma queesta o açúcar para o sangue do diabético! Se você quermudança de verdade, ensine a seu filho a ser mais ho-nesto que você! Pois a solução deste problema endê-mico e cultural esta nas gerações futuras e nãos nospolíticos de hoje!

Quer conhecer? É só dar PoderPetistas locais estão em “completo extase” por

conta da posse da deputada estadual Geisa Teixeira edo início do governo estadual petista de Fernando Pi-mentel. Além disso, os petistas também nomearam arevelia dos demais aliados como PMDB, PRB e PC doB, todos os cargos de confiança nas chefias dos órgãospúblicos sediados em Varginha. Acham que nunca maisdeixarão o governo, ou que não precisam de mais nin-guém! As nomeações estão sendo encaminhadas peloSecretário de Governo Odair Cunha (PT), político co-nhecido em Varginha, ligado aos petistas Rogerio Bu-eno, vereador e presidente do PT municipal, bem comoa deputada Geisa Teixeira. E não há como protestarmuito, afinal, em que pese a soberba e arrogancia doPT, a “caneta que nomeia está na mão do governadorPimentel, que a delegou ao secretário Odair Cunha”,desta forma, o negócio é se conformar!

Todavia, a gula do PT já começa a causar trans-tornos pelo estado, principalmente com o maior aliadono governo, o PMDB, que possui a maior bancada naALMG e a presidência do Legislativo mineiro. Muitosdeputados já estão incomodados com o rolo compres-sor do PT, que deseja abocanhar tudo no governo. Jáem Varginha, os aliados do PT nas eleições, PMDBprincipalmente, continua em compasso de espera! Sabeque “dor de barriga não dá uma vez só” e que se formanter a postura de apenas “venha a nós”, o PT não vaiconseguir apoio municipal em 2016. Além disso, não émistério que o PT municipal sabia das movimentaçõessubterrâneas para fazer as nomeações na região semouvir os aliados. Ou seja, quer conhecer o aliado políti-co, é só dar Poder a ele! No caso do PT, o comporta-mento “fominha” não espanta, pelo contrário, só con-firma o que já se sabe no “atacado do política, de que o

PT não divide governo, muito menos Poder”. A confe-rir!

PMDB x PTPMDB e PT podem rachar nas eleições da nova

diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM).O peemedebista Antônio Júlio, prefeito de Pará de Mi-nas, disse à coluna que concorrerá à presidência daentidade contra o nome a ser lançado pelos petistascom apoio do governo Pimentel – cogita-se Gilmar Ma-chado, de Uberlândia.

O pleito será no fim do mês. A candidatura deAntônio Júlio é má notícia para a Copasa. A estatal desaneamento foi expulsa de Pará de Minas pelo prefei-to, melhorou o serviço e abriu licitação e contratou umaempresa privada para prestar serviços de água e esgotona cidade. O caso preocupa porque a Copasa tem cercade cem contratos a renovar em municípios do Estadona atual gestão, inclusive o contrato com a Prefeiturade Varginha.

Escontro as escurasChegou à coluna informações que na sexta feira,

da semana anterior ao prefeito ir a tribuna da Câmara, ochefe do Executivo teria recebido em seu gabinete avisita de um dos seus maiores adversários políticos.Através da “costura política” de um vereador aliado dogoverno, o prefeito Antônio Silva teria recebido o radi-alista e vereador Carlos Costa, três dias antes de ocupara tribuna da Câmara para falar do seu governo, e estra-nhamente, não foi interpelado por ninguém da oposi-ção ou mesmo pelo radialista.

O fato é esclarecedor, mas não se trata de algoque devesse ficar no “escuro”.

Afinal, é saudável que o relacionamento entreprefeito e vereador seja de cordialidade e respeito,mesmo que divirjam ás vezes, muito embora entreAntônio Silva e Carlos Costa hoje existam muitos pro-cessos e farpas. Talvez este “encontro às escuras” ocor-rido antes da visita do prefeito à Câmara, tenha sido ocatalizador da aparentemente estranha tranquilidadeda visita.

Todavia, cabe aos petistas que murmuram con-tra o governo, e também ao radialista que cobra melho-rias na administração, continuar a oposição coerente,saudável, porém agora respeitosa, ao governo AntônioSilva. O discreto encontro entre o vereador Carlos Costae o prefeito Antônio Silva, onde supostamente fuma-ram o “cachimbo da paz” pode ser entendido como umgesto de maturidade política entre ambos, mas tam-bém pode não ser! Afinal, com as eleições chegando eos interesses se convergindo, quem saberá? Vamosver os próximos dias, quem sabe o vereador petistaRogério Bueno pode ser chamado para um churrascona casa do deputado Dilzon Melo, o que ensejaria dizer,que realmente, o “pernilongo do Amor e da Paz” estasolto por ai, causando os encontros ou reencontros maisinesperado da política local!

 Perguntar não ofende

Os vereadores Leonardo Ciacci, Armando For-tunato, Carlos Costa, entre outros, têm dito que nãoserão mais candidatos a vereador! Será que preten-dem abandonar a Política ou já assumiram a condiçãode “prefeitáveis”?

O Sistema de iluminação pública, assumido re-centemente pela Prefeitura, está defasado e cheio defalhas! A Cemig, antiga responsável pelo serviço, nãodeveria arcar com a recuperação deste sistema, antesde entregá-lo ao Executivo Municipal?

Page 10: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

10 | GAZETA DE VARGINHA 11 DE MARÇO DE 2015

REGIONAL

A crise financeira'assombra' mais umhospital no Sul de Mi-nas. Em Serrania, a Vi-gilância Sanitária exigiuque a unidade fosse re-formada para continu-ar atendendo a popu-lação. Sem dinheiropara atender à exigên-cia, o hospital corria orisco de fechar as por-tas. Para realizar a re-forma, a direção do hos-pital promoveu eventosbeneficentes e com do-ações da população,conseguiu a verba ne-cessária. Alguns mora-dores ainda colocarama "mão na massa" e aju-daram com trabalhovoluntário.

No imóvel ondefunciona o hospital, asportas eram estreitas eas janelas de ferro esta-vam enferrujando, oque causa riscos de con-taminação. Os quartosda enfermaria precisa-

Moradores unem dinheiro e trabalhopara reforma de hospital em Serrania

A Universidade doEstado de Minas Geraisdivulgou na ultima se-mana, a abertura de edi-tal para Processo Seleti-vo Simplificado paraDesignação Temporáriade Professores de Edu-cação Superior, em con-formidade com o Art. 10da Lei nº 10.-254/90.

Estão sendo oferecidas45 vagas em diversoscursos da unidade dePassos.

As inscrições pode-rão ser feitas até hoje, 11de março através do siteda UEMG (www.u-emg.br) e os candidatosaprovados serão contra-tados para assumir as

ram ser reformadospara suítes. As janelasdeveriam ser de vidropara facilitar a limpezae evitar contaminação, eas portas alargadas paradar passagem a novasmacas. Todas as exi-gências foram feitaspela Vigilância Sanitá-

ria, que ameaçou até fe-char o hospital caso areforma não fosse rea-lizada.

"A gente tinha queatender uma necessida-de da Vigilância Sanitá-ria, que já exigia que es-sas correções fossem fei-tas e chegou um prazo

que eles determinaramque não iriam adiarmais. Corria o risco defechar sim, porque hos-pital de cidade peque-na, a tendência seriaessa mesmo. A gentenão chegou a esse pon-to porque a ajuda é ge-ral, mas é um apoio que

tem de ser de todos",disse a gestora do hos-pital, Eliana Fernandes.

Para conseguir averba, no ano passado adireção do hospital pro-moveu uma quermessecom bingo, shows e fezum mutirão para pedirdoações de porta emporta. Foram arrecada-dos R$ 40 mil, mas aajuda não parou por aí.

"Fizemos um muti-rão, uma ajuda volun-tária, onde o pessoal sedispôs a fazer o serviçovoluntário e doações fo-ram aproveitadas, ma-teriais com descontos,essas coisas", disse agestora.

Mas além da verbapara reforma, faltava odinheiro para a mão deobra. Só com pedreirose serventes, era precisomais R$ 10 mil. Saben-do disso, o mestre deobras Otoniel Lago deSouza, que já é volun-

tário no hospital, se ofe-receu para trabalhar degraça e ainda levou umaequipe disposta a aju-dar.

"Eu parei com meustrabalhos fora para in-vestir tudo no hospital.Todo mundo está de-monstrando ajuda, in-teresse em fazer. Eufaço por prazer, paraajuda a população", dis-se Souza.

Em duas semanas, aenfermaria vai estarpronta para atender oscerca de 7 mil habitan-tes de Serrania. Masalém da reforma, aindahá muita coisa para serfeita no hospital e a ad-ministração, mais umavez, diz que espera con-tar com a solidariedadeda população.

"O negócio é en-tender que se unir, nósvamos conseguir muitacoisa para a cidade", fi-naliza Eliana.

Termina hoje as inscrições para professor temporário em Passosvagas ainda no mês demarço.

Há vagas nos cursosde Administração, En-genharia Ambiental,Engenharia Civil, En-genharia de Produção,Ciências Biológicas (li-cenciatura), CiênciasContábeis, Gestão Co-mercial, Matemática,

Pedagogia e Sistemasde Informação.

O regime de traba-lho é de 20 horas sema-nais e é exigido no mí-

nimo titulação de espe-cialista. O edital com-pleto já está disponívelno site www.uemg.brcom todas as informa-

ções sobre documenta-ção exigida, número devagas, disciplinas dispo-níveis, turno, regime detrabalho e remuneração.

Uma mulher de 35anos acabou presa na tar-de desta segunda-feira(09), em Elói Mendes,após tentar furtar merca-dorias de um supermer-cado.

O fato ocorreu porvolta das 13 horas em umsupermercado situado noCentro da cidade, onde aautora entrou, e passou afurtar mercadorias das

Mulher de 35 anos acaba presa apósfurtar supermercado em Elói Mendes

prateleiras, as colocandoem uma bolsa que carre-gava consigo. Ao sair dolocal, porém, ela foi inter-ceptada por funcionáriosdo estabelecimento, que

a impediram de levar cin-co produtos de higienepessoal.

A PM foi acionada eprendeu a infratora emflagrante delito.

Page 11: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

MINAS

Minas Gerais intensifica relaçõescomerciais com a China em 2015

Diversificar a pautade exportação mineira eaproveitar as potencia-lidades econômicas sãoalguns dos principaisdesafios para o comér-cio bilateral entre MinasGerais e a China. Se-gundo dados da Ex-portaminas, o país asi-ático é o principal par-ceiro comercial do es-tado. Em fevereiro des-te ano, as exportaçõespara a China tiveramaumento de 6,4% e, em2014, a balança comer-cial apresentou um su-perávit de US$ 7,10 bi-lhões. Mesmo com es-ses números positivos,o secretário-adjunto deDesenvolvimento Eco-nômico, Rogério Belli-ni, ressalta a importân-cia do estreitamento

dos laços para criaruma base sólida de re-lacionamento comerci-al entre a classe empre-sarial mineira e chine-sa. “A China é umgrande parceiro, masainda pouco explora-do, que possui uma

grande janela de po-tencialidades. O desa-fio é a diversificação dapauta, reduzindo a de-pendência do minériode ferro”, destaca.

A commodity apre-sentou aumento no va-lor e no volume expor-

tado em relação a janei-ro e, hoje, representa84% da pauta mineirapara a China. Outroitem em destaque nocomércio bilateral entreMinas e a economiachinesa foi carne defrango, com avanço de

144%. Destaca-se ain-da a participação dasoja em grãos e ferro-ligas.

“A pauta de Minasestá muito concentradaem um só produto. AChina é um mercadomuito grande, pujante,

11 DE MARÇO DE 2015

A principal estratégia é de estreitar os laços para aproveitar as oportunidades de negócios neste ano

Responsável peloabastecimento de 40% daregião metropolitana deBelo Horizonte, o rio dasVelhas carece hoje de R$1 bilhão para recuperar aintegridade de suas águas.O diagnóstico das açõespara revitalização do cur-so d’água foi apresentadoontem pelo Comitê da Ba-cia Hidrográfica do Riodas Velhas, em audiênciapública na capital. A pri-meira de três reuniões queacontecerão ao longo domês apresentou à socieda-de civil as atualizações doplano diretor da bacia, fer-ramenta que dita regraspara licenciamentos, de-mandas, quantidade, qua-lidade, planejamento egestão dos recursos hídri-cos. “São investimentospesados, porque o rio foise degradando. São neces-sários projetos de curto,médio e longo prazo e bus-caremos os recursos juntoaos governos federal, es-tadual e municipais”, ad-

vertiu o presidente do co-mitê, Marcus Vinícius Po-liagno. Baseado no estudo,será desenvolvido o pro-grama de ações, estrutu-rado em oito componen-tes, que subdividem-seem 42 programas, abran-gendo 80 ações. As medi-das ajudarão a evitar con-flitos em situações de esti-agens, amenizando o efei-to das mesmas, como é ocaso das ações de monito-

ramento, incremento deoferta hídrica, redução dedemandas por água, recu-peração de matas e contro-le de carga poluidora. Po-liagno cobrou maior con-trole por parte do Institu-to Mineiro de Gestão dasÁguas (Igam) para conces-são de outorgas e captaçãodas águas do Velhas.

O processo de revita-lização do Velhas começouem 2003, durante gestão

do ex-governador AécioNeves.

A meta propunha na-dar, pescar e navegar naregião metropolitana até2010. O objetivo não foiconquistado, apesar deambientalistas reconhe-ceram a melhora na quali-dade da água.

Outro pacto foi firma-do pelo então governadorAnastasia para revitalizar otrecho até 2014.

Rio das Velhas precisa de R$ 1 bi para projetos de revitalização

que apresenta váriasoportunidades em to-dos os setores da eco-nomia. Cabem as nos-sas empresas estaremmais atentas a essasoportunidades. O de-safio, agora, é levar ou-tros setores para lá.Para tanto, vamos usara estrutura da Exporta-minas a favor do em-presariado mineiro”,analisa Rogério Bellini.

No geral, Minasmantém o superávit emfevereiro, com saldocomercial avaliado emUS$ 984,1 milhões. Asexportações totalizaramUS$ 1,67 bilhão. Com oresultado, Minas Geraisfoi responsável por13,8% das exportaçõestotais do país no mês defevereiro de 2015.

GAZETA DE VARGINHA | 11

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente da Cooperativa Agrícola do Sudestedo Brasil Ltda- COOPERCAFÉBRASIL , usando das atri-buições conferidas pelo Estatuto Social, convoca osseus 227 (Duzentos e vinte e sete cooperados) associ-ados para se reunirem em Assembléia Geral Ordinária,que se realizará na Avenida Professor Carvalho, n° 470,Industrial JK, Varginha – Estado de Minas Gerais – nopróximo dia 30 de Março de 2015, em primeira convoca-ção às 17.30 horas, com a presença de 2/3 (dois terços)do número total de associados. Caso não haja númerolegal para a instalação da Assembléia, ficam desde jáconvocados para a Segunda convocação às 18.30 ho-ras, no mesmo dia e local com a presença de metademais 01 (um) do número total de associados. Persistin-do a falta de “quorum legal”, a Assembléia realizar-se-áem terceira e última convocação às 19.30 horas com apresença de no mínimo 10 associados a fim de delibe-rar sobre a seguinte ordem do dia: 1) Deliberar sobre oRelatório de Gestão, Balanço Anual, Prestação de Con-tas do Conselho de Administração, Parecer do Conse-lho Fiscal , relativos ao período de 01/01/2014 à 31/12/2014; 2) Deliberação sobre o resultado do exercício; 3)Eleição dos Membros Efetivos do Conselho Fiscal eseus Suplentes; 4) Política de atuação para o ano de2015; 5) Demais Assuntos competentes a ser regula-mentado em AGO de acordo com os artigos 22 aos 39do Estatuto Social.

Contamos com sua presença

Varginha – MG

Att.

Page 12: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- CentroVarginha -MGTel: 3222 2851

OAB/MG 81424Rua Argentina, 535

Vila PintoTel: 3222-4801

[email protected]

Dr. Gustavo Chalfun

Mande sua pergunta para [email protected]

OAB/MG 106.276Rua Dona Margarida, nº 48,

Bairro Vila Pinto,Tel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoPinto Biscaro

[email protected]

OAB/MG 65099Av Salum Assad. David,

70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaBregalda Lima

[email protected]

OAB/ MG 84.17620ª Sub-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106 - Vila Pinto

3223-5362/9988-3485

Dr. VicenteLima Lorêdo

[email protected]

Dr. Daniel Piva

[email protected]

12 | GAZETA DE VARGINHASAIBA SEUS DIREITOS

Ministra Cármen Lúcia participa de

promulgação da Lei do Feminicídio

11 DE MARÇO DE 2015

A vice-presidentedo Supremo TribunalFederal, ministra Cár-men Lúcia, participou,na tarde desta segun-da-feira (9), da soleni-dade em que a presi-denta da República,Dilma Rousseff, sanci-onou a chamada Lei doFeminicídio, que mo-difica o Código Penalpara incluir o assassi-nato de mulher por ra-zões de gênero entre ashipóteses de homicídioqualificado.

A cerimônia contoucom a presença de re-presentantes do Exe-cutivo, do Legislativo edo Judiciário. “O Esta-do brasileiro assumiu,de forma conjunta,uma posição clara con-tra a violência que re-cai sobre as mulheres.Esse é um passo muitoimportante”, afirmouDilma Rousseff. A pre-sidenta cumprimentoua ministra por sua lide-rança na mobilização doJudiciário em tornomutirão Justiça PelaPaz em Casa. “A minis-tra Cármen Lúcia estáliderando um mutirãofundamental na área da

Justiça, que só traz ga-rantia para as mulhe-res, mostrando que oEstado Brasileiro estáao lado delas”, desta-cou.

O mutirão, lançadona sexta-feira (6), visaacelerar o julgamentode casos de violênciacontra a mulher, inclu-sive com a criação dejuizados itinerantes.“No Brasil, o número decasos de violência con-tra a mulher tem sidovirulento, e nosso pa-

Agenda da OAB Varginha

para o mês de março/2015

* Dias 18 e 19 – III Encontro Sul Mineirode Advocacia Pública, a partir das 19 horas,no Auditório da OAB Varginha, localizado àRua Presidente Evaristo Soares, 20 – VilaPinto.Inscrições gratuitas e limitadas. Seráconferido certificado aos participantes;

* Dia 26 - 61ª Sessão Solene de entregade carteiras aos novos advogados e estagiári-os;

pel, como juiz, é daruma resposta a isso”,afirmou a ministra nolançamento. “Se essaresposta não for rápida,ela apenas dá a aplica-ção da lei, mas não arealização da justiça”. Achamada Lei do Femi-nicídio prevê penas quepodem variar de 12 a 30anos de prisão. A lei foiaprovada pela Câmarados Deputados na últi-ma terça-feira (3) e in-clui o crime de assassi-nato de mulheres por

razoes de gênero entreos tipos de homicídiosqualificados. O textotambém aumenta, deum terço até a metade,a pena se o crime acon-tecer durante a gesta-ção ou nos três mesesposterior ao parto.

Também são consi-derados agravantes ohomicídio de mulheresmenores de 14 anos ouacima de 60 anos, pes-soa com deficiência ouse cometido na presen-ça de descendente ouascendente. A classifi-cação como crime hedi-ondo impede a fiança edificulta a progressãode regime de condena-dos.

Em uma pesquisarealizada em 2013, oInstituto de PesquisasEconômicas Aplicadas(Ipea) constatou que oBrasil registrou 16,9 milfeminicídios entre2009 e 2011, o que in-dica uma taxa de 5,8casos para cada 100 milmulheres.

Segundo dados daSecretaria de Políticaspara Mulheres (SPM),68% dos crimes dessetipo são cometidos den-

Dilma Rousseff, sancionou a chamada Lei doFeminicídio, que modifica o Código Penal

tro da residência dasmulheres. Para Dilma,é preciso mudar o di-

tado popular “em brigade marido e mulhernão se mete a colher”.

Page 13: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

BRASIL11 DE MARÇO DE 2015 GAZETA DE VARGINHA | 13

Nesta terça-feira(10), em discurso naabertura do 21º SalãoInternacional da Cons-trução, em São Paulo, apresidente DilmaRousseff afirmou, queo país passa por ummomento difícil, masque não há “uma criseda dimensão que al-guns dizem que esta-mos vivendo”.

“O Brasil passa porum momento difícil,mais difícil do que tive-mos em anos recentes,mas nem de longe es-tamos vivendo uma cri-se das dimensões quealguns dizem que esta-mos vivendo”, disse.

Antes do discurso,ao chegar à feira, a pre-sidente foi vaiada porpessoas que trabalhamno evento enquanto vi-sitava estandes. A vaiaocorreu minutos antesde ela seguir para anfi-teatro do centro de

eventos. As vaias dura-ram cerca de cinco mi-nutos e a presidentenão reagiu. Não haviapúblico, pois a feira ain-da não estava aberta.

Em sua fala, Dilmagarantiu que o Brasiltem condições de avan-

çar na economia e che-gar a “novo patamar”.Ao dizer que as dificul-dades existem, a presi-dente defendeu as me-didas de ajuste que ogoverno tem adotadonos últimos meses eafirmou que elas não

vão comprometer asconquistas sociais,“tampouco vão fazer oBrasil parar”.

“A conjuntura atu-al é muito mais difícilque nos últimos anos,mas ela não pode ofus-car os avanços nem tam-pouco obscurecer quehoje temos as bases, oaprendizado para irmuito mais além do quejá fomos, para dar sal-tos de produção e decompetitividade aindamaiores”, disse.

A uma plateia for-mada por empresários,a presidente ressaltouque as medidas são ne-cessárias, e, “justamen-

Em São Paulo, Dilma afirma que não hácrise ‘da dimensão que alguns dizem’

te por isso”, o governotem feito ajustes nascontas públicas. Dilmadestacou que a Uniãoabsorveu “parte impor-tante” da crise entre2008 e 2014.

“Estamos fazendoajustes, mas não abdi-camos nem abdicare-mos em estabelecer ascondições para que, omais rápido possível,tenhamos uma econo-mia competitiva e maisdinâmica. Por isso, nãodeixem que as incerte-zas conjunturais deter-minem sua visão de fu-turo do Brasil”, pediu apresidente aos empre-sários.

Pedro Barusco diz que começou a receber propina na Petrobras em 1997Em depoimento à

Comissão Parlamentarde Inquérito (CPI) daPetrobras, o ex-geren-te da estatal Pedro Ba-rusco reafirmou quecomeçou a receber pro-pina em 1997, ainda sobo governo do ex-presi-dente Fernando Hen-rique Cardoso, e queestima que o PT rece-beu de US$ 150 mi-lhões a 200 milhõesentre 2003 e 2013.

“Comecei a receberpropina em 1997, 1998.Foi uma iniciativa mi-nha, pessoal. De formamais ampla, com outraspessoas da Petrobras, apartir de 2003, 2004”,disse Barusco após serquestionado pelo rela-tor da CPI, Luiz Sérgio(PT-SP). Barusco, po-rém, ressaltou que nãodaria detalhes do es-quema. “Com relação aesse período, eu não

vou tecer maiores deta-lhes, existe uma inves-tigação em curso queme dá o direito de nãocomentar esses deta-lhes”, disse.

Ao ser questionadosobre como era dividi-do o montante desvia-do, Barusco disse quenão sabe exatamentequanto era repassadoao partido, mas garan-tiu que um percentualda propina ia para o PT.

Barusco relatou àCPI que a propina pagapelas empresas contra-tadas pela Petrobras va-riava entre 1% e 2% dosvalores dos contratos.Do total desviado, me-tade era destinada parao PT, por meio de JoãoVaccari, e metade paraa “casa” [diretores daPetrobras envolvidos noesquema]. Ele citou osnomes de Renato Du-que, ex-diretor da Pe-

trobras; Jorge Luiz Ze-lada, ex-diretor da ÁreaInternacional da Petro-

bras, e Roberto Gonçal-ves, que o sucedeu naPetrobras.

Número de inadimplentes no Brasil crescee chega a 53,6 milhões da população

O número deinadimplentes cres-ceu 2,33% em feve-reiro de 2015, emcomparação ao mes-mo período de 2014.Apesar do aumento, oíndice caiu em relaçãoaos 3,12% de inadim-plentes registradosem janeiro.

Em termos ab-solutos, diminuiu onúmero daqueles quealegam não poderpagar as dívidas emdia. De 54,6 milhões

de pessoas em janeiro,o número recuou para53,6 milhões em feve-reiro, informou nestaterça-feira (10) o Servi-ço de Proteção ao Cré-dito (SPC – Brasil).

Os economistasdo órgão de proteçãoao crédito, explicamque a redução do indi-cador em relação ao pri-meiro mês do ano nãotem relação com o au-mento da quantidadede pagamentos de dí-vidas em atraso.

Para eles, a quedase justifica na “piora donível de emprego e naredução do poder de

compra dos salários,por causa da inflação”,segundo a economis-ta Marcela Kawauti.

Page 14: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

“Na minha angústia clamo aoSenhor e Ele me ouve.”

(Salmo 120:1)

Terroristas islâmicos preparamnova guerra contra Israel

EVANGÉLICA

Jornalistas da agên-cia de notícias AFP ti-veram acesso a túneisconstruídos pela JihadIslâmica em Gaza paraatacarem Israel em umaguerra que deve estou-rar em breve.

A Jihad Islâmica éum grupo militar doterritório palestino, sen-do a segunda maior for-ça sob controle do Ha-mas. O grupo não dizao certo quantos com-batentes possui, masobservadores dizem queos números são entre10.000 e 15.000 ho-mens. Além dos túneisque servem para embos-car o exército israelen-se, os palestinos contamainda com um arma-mento pesado. Eles con-fessaram que na últimaguerra contra Israel, háseis meses, eles usaram3.249 mísseis e fogue-

JuizQuem quiser viver

bem sem ser molestadopor mal algum durantea sua caminhada na Ter-ra e, no Juízo, não ter dedar contas de coisas er-radas que falou ou fezdeve ter cuidado com oque profere. Na verda-de, do que há em abun-dância no coração, dis-so fala a boca (Mt12.34b). Por isso, te-mos de colocar sempreboa “matéria-prima”em nosso interior, paraque a “produção” sejasempre de primeira.Não podemos trans-gredir nunca.

A revelação de Je-sus a respeito das pala-vras é fundamental, poiselas farão com que se-jamos abençoados ouamaldiçoados. Ela é im-portante pelo fato depodermos evitar a con-denação e, ao mesmotempo, atrair para nósboas coisas. Isso funci-ona em todas as áreas davida. Por isso, jamaisuse os seus lábios paracondenar alguém oumesmo amaldiçoá-lo,para que você tambémnão seja condenado.

Dominar o que saida nossa boca deve serum exercício contínuo;assim, evitamos falar ocontrário do que Deustem dito. Dessa forma,não damos ao inimigo apossibilidade de nosatacar. Quem não dese-ja ser preso por nenhu-ma obra maligna devedizer somente o que éprodutivo e saudável.Jamais pronuncie pala-vras torpes, a menosque queira enfrentarproblemas sérios.

O que temos é o re-sultado do que falamoshá algum tempo e, semdúvida, o que disser-mos hoje é o que vive-remos em um futuropróximo. Se isso é des-se modo, somos os úni-cos responsáveis pelo

que nos sucede. Acos-tume-se a agir de acor-do com as Escrituras e,então, verá que DeusSe tornou seu Amigo.No entanto, se falar ocontrário do que estáescrito, constatará quedeu ao diabo o senhoriosobre sua vida.

O Senhor conhecebem o poder das pala-vras. Foi com elas queEle criou todas as coi-sas do nada (Gn 1.3), e,por sermos Sua ima-gem e semelhança, po-deremos também criarcoisas boas ou más, de-pendendo do que falar-mos (Tg 3.8-10). Todasas pessoas deveriam co-nhecer a Verdade. Sóassim, viveriam libertasdo poder do inimigo.Não há como alguémficar livre das opres-sões demoníacas sedesrespeitar o Criadorcom a sua boca.

Davi aprendeu ausar a língua como apena de um destro es-critor (Sl 45.1). Assim,ele pôde vencer seusinimigos. Ele conquis-tou vitórias para si e seupovo pela confissão quefazia diante das investi-das do maligno. Porisso, jamais se subme-teu a qualquer forma deopressão; inclusive,quando pecou, ele usousuas palavras para con-fessar o erro e conse-guir o perdão divino.Faça isso e obterá omesmo resultado.

As palavras devemser usadas para expres-sar a Verdade, enalte-cer o Altíssimo e trilharos caminhos que a Bí-blia nos mostra. Então,em um abrir e fechar deolhos, você será vence-dor. Por isso, jamaisempreste o seu coraçãopara a mágoa, o ódio ouqualquer outro pecado,pois a sua boca falará doque houver em seu in-terior.

tes que foram dispara-dos contra Tel Aviv.Partes dos foguetes sãode fabricação iranianaque teriam grande po-der de destruição, casonão fossem intercepta-dos pelo sistema anti-míssil de Israel.

Apesar da quantida-

14 | GAZETA DE VARGINHA

de de ataques, a Palesti-na saiu da guerra com2.200 mortos em 50dias. A maioria civil queera colocada à frentedos milicianos. A Jihad,por exemplo, perdeuapenas 123 homens deseu exército.

O braço armado da

Neste tempo se dirá de Jacó e de IsraelAs bênçãos do Senhor

proferidas a Abraão, Isa-que e Jacó são extensivasa todos que verdadeira-mente tem ao Todo-Pode-roso, por seu Deus pesso-al e único Senhor sobre asua vida. Estas palavras doSenhor, colocadas na bocade Balaão: “…contra Jacónão vale encantamento,nem adivinhação…”, sãoextensivas a nós hoje, e,significam que, contraaqueles que tem ao Deusúnico, criador dos céus eda terra por seu Deus eSenhor sobre as suas vidas,não vale encantamento,feitiço, mau olhado, man-dinga, etc… Não vale, nãofunciona, e não pega!

Quem é de Deus tem a luzdivina dentro de si, e asforças tenebrosas do malnão lhe podem tocar!

Se você já recebeu aoSenhor Jesus Cristo,como seu Salvador pesso-al, e o convidou a entrar noseu coração, e a fazer mo-

rada na sua vida… Se vocêsegue os princípios bíbli-cos emanados da Bíblia Sa-grada, Palavra de Deus,Satanás e as forças espiri-tuais do mal já não têmmais nenhum direito legalsobre a sua vida. Em mo-mentos de aflições, pro-

11 DE MARÇO DE 2015

blemas, em que a vida co-meça a dar pra trás, nãopermita que pensamentosde fraqueza roubem a suafé no Todo Poderoso…Tire da sua cabeça qual-quer idéia de que possa serfeitiço, mau olhado, ouqualquer outra obra domal… Abra a sua boca e de-clare vitória em Cristo.Declare em voz audível:“Eu nasci de Deus e o ma-ligno não me toca.” ( I Jo5:18b)… Diga: “Eu te lou-vo Senhor, porque o Se-nhor é o meu único Deus,o meu único e suficienteSalvador, o Senhor meprotege, o Senhor meguarda e o inimigo jamaispoderá me tocar!

Jihad é o Al-Qods, gru-po que já conseguiu re-por o arsenal gasto du-rante a guerra do anopassado e também re-crutar novos combaten-tes para enfrentar qual-quer ataque israelense.

É a Al-Qods que co-ordena esses túneis queformam uma verdadei-ra rede subterrâneaperto da fronteira comIsrael. Os jornalistas fo-ram levados até um des-ses túneis com os olhosfechados e puderampresenciar, já dentro dolocal, que a estrutura ébastante sólida, comparedes de concreto eteto de cimento.

As armas e a rede detúneis custam muitodinheiro, mas as fontesde financiamento des-ses milicianos não foramidentificadas pelos líde-res entrevistados.

Page 15: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

ESPORTEGAZETA DE VARGINHA | 1511 DE MARÇO DE 2015

Caldense x Atlético se enfrentam emPoços e ingressos já estão à venda

Caldense e Atléticose enfrentarão nestaquinta-feira (12), emjogo válido pela 7ª ro-dada do CampeonatoMineiro e os ingressospara esta partida emPoços de Caldas, come-çaram a ser vendidosnesta segunda-feira (9).

Os ingressos estãosendo vendidos nasede do clube, das 9h às17h e no shopping dePoços de Caldas, das14h às 22h. A venda

nesses locais e horáriosvai até as 12h de quin-ta-feira (12). A partirdesse horário, os in-gressos começam a servendidos no EstádioRonaldão. O preço éúnico para as duas tor-cidas: R$ 60,00.

Pessoas com menosde 12 anos, ou mais de60, além dos estudan-tes, têm direito à meiaentrada, desde que es-tejam com os docu-mentos necessários em

mãos, tanto na hora dacompra, quanto na en-trada do estádio. O pú-blico estudantil deveapresentar, junto dacédula de identidade, acarteirinha de estudan-te, boleto, ou qualqueroutro documento ofici-al autorizado que com-prove seu vínculo coma instituição de ensino.

A partida entre Cal-dense x Atlético podevaler a liderança doCampeonato Mineiro.

Invicta, a Veterana é aatual 3ª colocada na

Os ingressos para as torcidas da Veterana e do Galo terão preço único de R$ 60,00

tabela com 12 pontosganhos. Já o Galo é o

vice-líder do estadualcom 13 pontos.

Técnico do Tricordiano pode deixarT. Corações e ir para Uberlândia

Paulo César Catano-ce, técnico desde o iníciodesta temporada do Tri-cordiano, recebeu pro-posta do grupo gestor doUberlândia Esporte Clu-be. A informação foi con-firmada nesta segunda-feira pelo diretor de fu-tebol da equipe de TrêsCorações, Stefano Caeta-no.

Catanoce se encaixano perfil traçado pelogrupo gestor. O gerentede futebol, China, afir-mou nesta que o novotécnico do Uberlândiaprecisa conhecer o elen-co e ser experiente. Ca-tanoce é um treinadorcom currículo extenso nointerior paulista, de ondeveio grande parte do elen-

co, pois trabalhou no RioClaro, XV de Piracicaba,União Barbarense, Oes-te, Taquaritinga, Inter deLimeira e São Caetano.Em Minas Gerais, eleacumula passagem peloUberaba Sport e agora noTricordiano.

A direção do Tricor-

diano, no entanto, estáconfiante na permanên-cia do técnico.

- Ele recebeu o con-vite, mas vai permanecer– disse Stefano Caetano.

O próximo treinadordo Uberlândia vai assu-mir o cargo de PaulinhoMcLaren, demitido nodomingo, após perderpara a Patrocinense. Deacordo com a diretoria doUEC, McLaren foi demi-tido pela questão técnicae por fatores “extracam-po” com o grupo gestor.O time é líder do GrupoB do Módulo II do Minei-ro, com 12 pontos. O pró-ximo desafio do Uberlân-dia é quarta-feira, às 20h,no Parque do Sabiá, con-tra o Montes Claros.

Atletas de Varginha se destacamem evento na capital mineira

Os atletas de Vargi-nha que participaramdo I meeting de Atle-tismo APCEF/CTE-UFMG, que aconteceuno último sábado, 7 demarco, em Belo Hori-

zonte, obtiveram exce-lentes resultados nasprovas.

O destaque foi paraElias de Jesus da SilvaEvangelista (2º lugarde Salto em altura e 3º

lugar no 75 metros ra-sos), Ionara Barbosa daSilva (3º lugar 100 me-tros rasos) e LetíciaMaria Andrade Silva (3ºlugar no lançamento dodardo).

Page 16: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

16 | GAZETA DE VARGINHA

ESPORTE11 DE MARÇO DE 2015

O técnico Ney daMatta tem problemaspara montar o time queenfrenta hoje o Tupi emJuiz de Fora. A partidaé válida pela sétima ro-dada do CampeonatoMineiro Unicef 2015 ecomeça às 20h30. Anovidade pode ser a es-treia do volante Moacir,que teve seu nome pu-blicado no BID segun-da-feira (9).

Contra o Mamorésábado (7) o zagueiroÉverton Sena levou oterceiro cartão amarelo,e o volante Mardley foiexpulso. Por isso essesdois atletas não entramem campo nesta quar-

ta-feira (11). Na zagahaverá improviso já queMatheus Ferraz eWallace estão entre-gues ao DepartamentoMédico.

Dentre as opções,Ney da Matta podeusar um dos volantes,Leonardo ou Gilson,para jogar ao lado deThiago Carvalho. OBEC não pode pensarem derrota dada a situ-ação nada confortávelna tabela de classifica-ção do CampeonatoMineiro. O time somaquatro pontos, a mes-ma pontuação do De-mocrata, de Governa-dor Valadares, que ocu-

pa a décima colocação.E estão empatados emtodos os quesitos. Am-bos têm 22,2% de apro-veitamento.

Por outro lado, otécnico Ney da Mattapode promover a es-treia do volante Moacircujo contrato foi publi-cado segunda no Bole-tim Informativo Diário– BID, da CBF. Ele estárelacionado para ojogo. A diretoria anun-ciou ainda as contrata-ções de dois jogadoresdo Palmeiras, o zaguei-ro Gabriel Dias, e o vo-lante, Morelatto, ambosde 20 anos.

A situação do Tupinão é muito diferente.Em sétimo lugar, o

time somou após seisrodadas seis pontos

Nesta segunda-feira(9), a direção do Boa Es-porte anunciou, a contra-tação de mais dois refor-ços para a sequencia dadisputa do CampeonatoMineiro Unicef 2015.

O zagueiro GabrielDias, 20 anos e o volanteMorelatto, também de 20anos, chegam ao time deVarginha por emprésti-mo junto ao Palmeiras.

O zagueiro assinoucontrato com o Boa Es-porte até o final da tem-porada.

Já o volante Morelat-to fica emprestado aoclube até o termino doCampeonato Mineiro,com possibilidade de

prorrogação do vínculoaté dezembro.

Morelatto se diz felizpor vestir camisa do BoaEsporte.

-Este clube que vemcrescendo no futebolbrasileiro. O Boa Espor-te é uma equipe que to-dos falam bem, de sua or-ganização e profissiona-lismos em que as coisassão tratadas. Quandosoube do interesse doBoa em trazer-me paradisputar o Mineiro, nãopensei duas vezes. Con-versamos, o Palmeirasme liberou. Espero aju-dar o Boa neste difícilcampeonato. Disse onovo volante boveta.

Já o zagueiro GabrielDias, quer fazer bonito.

- Eu estava em plenaatividade, treinando e jo-gando, imagino não terdificuldades de adapta-ção. Quero estar à dispo-sição do treinador Ney daMatta já no próximo jogo.Caso não seja possível,vou trabalhar firme paraestar em condições físi-

cas e técnicas o quantoantes para ajudar a equi-pe - disse o zagueiro, dis-posto a já entrar em cam-po o mais rápido posível.

Gabriel Dias e More-latto já assinaram contra-to e aguardam suas con-dições legais junto ao BIDpara poderem estrearcom a camisa do clubevarginhense.

Boa anuncia a contratação de volante e

zagueiro do Palmeiras para o Mineiro

Meninas do handebolda Semel retornamaos treinamentos

A seleção de Hande-bol feminino de Vargi-nha (Semel/Cres) retor-nou aos treinamentosnesta semana com o ob-jetivo de brigar por títu-los em todas as competi-ções do ano. De acordocom o técnico do hande-bol feminino, AndersonMassahud, os primeiros

treinos servem comouma avaliação e um pla-nejamento para 2015.“Para este ano nossa equi-pe vem com uma respon-sabilidade maior, já quevencemos o JOJU, a maisimportante e disputadacompetição da nossa re-gião”, disse o treinador daequipe.

Boa e Tupi se enfrentam em Juiz de Fora

tentando fugir da zona de rebaixamento

ganhos, dois pontos amais que o Boa.

Page 17: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, FEVEREIRO DE 2015

A Construtora Cherem Ltda, oferece vagas de emprego naárea da Construção Civil para Portadores de NecessidadesEspeciais para as seguintes funções: Pedreiro, Servente, Pin-tor, Carpinteiro, Bombeiro.Os interessados entrar em contato no Tel.: 35-8417-6774 falarcom Rosane , ou canteiro de obras situado à Rua Lidia Alva-renga de Carvalho, 515 – Bairro: Dos Carvalhos – ResidencialNovo Tempo – Varginha/MG.

VAGAS DE EMPREGO

Page 18: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, MARÇO DE 2015

Page 19: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, MARÇO DE 2015

- Tablet Genesis 7” apenas R$ 299,00

- Smartphones com Android a partirde R$ 290,00

- Capas e películas para todos osmodelos de celulares e tablets

Confira nossaspromoções:

Mr. Micro: 18 anos trazendo

tecnologia e facilidades para

você e sua família!

Rua Santa Cruz, 867

Centro - Varginha-MG

Telefone: 35 3222-3975

Page 20: Gazeta de Varginha - 11/03/2015

Dra. Francyne Veiga

Reis Cyrino

Avaliação das doençasda retina e do vítreo,

mapeamento de retina,retinografia simples epapilas, angiografia

fluorescente da retina,tomografia de coerência

óptica (OCT)

Consultas

Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr. F. F. F. F. Franciscoranciscoranciscoranciscorancisco

Nogueira ReisNogueira ReisNogueira ReisNogueira ReisNogueira ReisAv. Rui Barbosa, 318 - Tel (35) 3222-1490

Consultas e Exames

OftalmoCenterOftalmoCenterOftalmoCenterOftalmoCenterOftalmoCenterAv. Rui Barbosa, 372 - Tel: (35) 3221-5471

Oftalmologia - Retina e Vítreo

CRM: 29.545

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JANEIRO DE 2015

Construir p ara desenvolver!!!

FÁBRICA DEBLOCOS

LUCIANOAvenida dos Imigrantes, 4.425

Vargem - Varginha - MGFone: 3223-8833 / 9971-0206

Blocos - Canalet asAreias - Brit as

A Fábrica de Blocos Luciano tem atendido grandes obrasem Varginha e região! Com qualidade e presteza tem feitocom que seus clientes se mantenham sempre satisfeitos.

Leia e assineGazeta de Varginha

Contato: (35) 3221-4668Email: [email protected]