gazeta de rio preto - 759 - 03 06 2016

16
Ano 16 - Edição 759 - 03 de Junho de 2016 - Tiragem: 15.000 exemplares Grátis www.gazetarp.com.br Whatsapp 17 99663-4151 Fotos: Alex Pelicer/Gazeta de Rio Preto SEM TRÉGUA E COM PREJUÍZOS Pág. 6 Opinião Artigo por Wilson Romano Calil Turismo Pág. 15 Fortaleza: turismo crescente e atraente Pág. 7 Social Light Beta Bozzani Págs. 8, 9 e 10 Coluna Social Confira os agitos na coluna de Frederico Tebar Vereadores de Rio Preto vão apurar crescimento de favela Pág. 3 Pág. 4 Rio Preto tem registrado nos últimos dias fortes pancadas de chuvas e rajadas de ventos de até 70 km/h. Várias árvores foram arrancadas e moradores amargam prejuízos por falta de energia e água. Previsão é de mais chuva para o final de semana

Upload: social-light

Post on 01-Aug-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

Ano 16 - Edição 759 - 03 de Junho de 2016 - Tiragem: 15.000 exemplares

Grátis

www.gazetarp.com.br Whatsapp 17 99663-4151Whatsapp 17 99663-4151

Foto

s: A

lex

Pelic

er/G

azet

a de R

io P

reto

SEM TRÉGUA E COM PREJUÍZOS

Pág. 6

Opinião

Artigo por Wilson Romano Calil

Turismo

Pág. 15

Fortaleza: turismo crescente e atraente

Pág. 7

Social Light

Beta Bozzani

Págs. 8, 9 e 10

Coluna Social

Confi ra os agitos na coluna de

Frederico Tebar

Vereadores de Rio Preto vão apurar

crescimento de favelaPág. 3

Pág. 4

Rio Preto tem registrado nos últimos dias fortes pancadas de chuvas e rajadas de ventos de até 70 km/h. Várias árvores foram arrancadas e moradores amargam prejuízos por falta de energia e água. Previsão é de mais chuva para o fi nal de semana

Page 2: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

2 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

Editorial SOBE... DESCE...Rio Preto totalizou 9.778 casos de dengue de janeiro até o fi nal de maio

Governo Federal anuncia R$ 65 milhões para pesquisas sobre Zika Vírus

Chanchada imoral e futuro

Não é de hoje que a favela que fi ca próxima à Vila Itália, em Rio Preto, tem sido uma pedra no sapato do prefeito Valdomiro Lopes. Prova disso, é o acelerado crescimento do número de famílias que estão mudando para lá. O terreno

ocupado é particular e fi ca ao lado do loteamento Santa Catarina, na região do Parque Industrial. Segundo reportagem da Gazeta de Rio Preto, veiculada no 6 dia de maio, o número de família saltou de 10, em maio do ano passado, para 50 no mesmo mês des-te ano. A cada dia só cresce o número de moradores. A maioria é de outras regiões do país como Centro-Oeste e Nordeste. São adultos e crianças que vivem em condições precárias e totalmente insalubres.

Após o assunto do crescimento da favela rio-pretense ganhar espaço na mídia, ago-ra foi a vez do problema respingar na Câmara de Rio Preto. Integrantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV), que apura possíveis irregularidades no sorteio de casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Rio Preto, querem explicações plausíveis sobre o crescimento dessa favela. Querem colocar os pingos nos is para sa-ber se realmente a prefeitura tem feito a sua parte para que o problema seja resolvido.

Ou seja, se não bastasse todo o mal-estar com fortes índices de que houve irregu-lares no programa do governo federal, ainda tem este episódio da favela que estava até então ‘adormecido’. Nas redes sociais haja críticas duras ao governo de Valdomiro.

Para piorar ainda mais a situação, as pancadas de chuvas só pioram a situação da cidade em termos de buracos e crateras. Basta uma volta pelas ruas e avenidas para constatar o problema. Em locais onde foram realizados a operação tapa-buraco não tem durado quase nada.

PEDRA NO SAPATO

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Ale

x Pe

licer

/Gaz

eta d

e Rio

Pre

to

O atual momento político partidário nacional faz-nos lembrar os antigos fi lmes de chanchadas. Grave, no entanto, é que a atuação do Congresso e os arrebanhamentos ministeriais não produzem chanchadas de humor

ingênuo, burlesco, como as da velha Atlântida Cinematográfi ca, mas usam e abusam da imoralidade.

A sucessão de desrespeito à ética, à moral e ao civismo – e, mesmo, à civilidade –, escancaradas em sucessivas gravações e delações, é de estarrecer qualquer cidadão ou cidadã que aspire a uma política séria, moderna e modernizadora para o país.

O temor que brota naturalmente desse quadro deplorável é que homens e mulheres se desencantem com a política e passem a considerar todos os agentes públicos iguais, e, mais grave, desistam de buscar alternativas.

É urgente que homens e mulheres de bem, lideranças emergentes ou já estabelecidas à margem da fanfarronice daqueles, e as mídias de todas as naturezas, reajam a essa promiscuidade moral, às negociatas de grupelhos e indivíduos. É urgente abrir espaço às propostas que resgatem a esperança e consolidem o princípio fundamental da política, que é a busca do bem-estar coletivo, sem exclusões, e com investimentos prioritários em educação e saúde.

Essa cruzada cívica de toda a sociedade não pode olhar apenas o cenário distante, de Brasília. Tem de começar na base, os nossos municípios. As Câmaras de Vereadores e as Prefeituras devem ser as primeiras a passar por essa assepsia moral e cívica, por esse resgate da militância consequente em busca do bem comum.

É preciso buscar. É preciso fazer. Não basta ter consciência, nem basta esperar. Alguém já disse que destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha. Não é uma situação que se espera, mas que se busca.

Vamos espalhar a esperança de que a militância do bem pode acabar com a política do mal. E praticar a militância do bem. Se é para esperar, que seja para colher o que plantamos, como cantam os versos de Cora Coralina:

“Se temos de esperar,/que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida./Se for para semear, então que seja para produzir/milhões de sorrisos,/de solidariedade e amizade.”

Política é o que fazemos, ou o que deixamos os outros fazerem. Vamos fazer a nossa. Vamos melhorar a vida pública. Se a resposta for demorada, se não virmos resultados, nem assim deveremos desanimar ou desistir. Se não for por nós, será pelos nossos fi lhos e pelas gerações que estão a caminho.

Dr. Eleuses Paiva é médico e ex-deputado federal.

O jornal Gazeta de Rio Preto é distribuído gratuitamente em 400 pontos fi xos e também em semáforos de grande fl uxo nas principais avenidas de São José do Rio Preto.

EXPEDIENTE

Artigos assinados representam opiniões dos seus autores.

“Não Jogue este impresso em vias públicas.”

Diretora executivaHaydeé Tebar Mardegan RedaçãoFrederico Tebar, Thiago Passos, Luciano Moura, Henrique Fernandes e Alex PelicerFotografi aNathália Uzum ArticulistasLucila Papacosta ConteWilson Romano CalilDepartamento fi nanceiroFátima Assaf

Projeto Gráfi co - EditoraçãoMarcelo AredePortal Priscila Silva - Sailor Web

Redação, Comercial e AdministraçãoRua Antônio de Godoy, 3822 Redentora. CEP 15015-100Redação: 17 3231-3646Comercial: 17 3353-9780

Page 3: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

3GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

Por Thiago Passos

Foto

: Ale

x Pe

licer

/Gaz

eta d

e Rio

Pre

to

Integrantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que apura possíveis irregularidades no sor-teio de casas populares do programa “Minha Casa,

Minha Vida”, em Rio Preto, querem explicações sobre o crescimento de uma favela que fi ca próxima à Vila Itá-lia. Segundo o vereador Marco Rillo (PT), que coman-da a investigação na Câmara, as famílias desmentem as declarações da Prefeitura de que eles recusaram casas populares e preferem morar nos barracos. “As famílias estão tentando uma negociação para que a diretoria da Emcop receba uma comissão formada por integrantes da favela para dizer o que realmente está acontecendo”.

De acordo com reportagem da Gazeta de Rio Preto, veiculada no 6 dia de maio, o número de família saltou de 10, em maio do ano passado, para 50 no mesmo mês deste ano. O terreno ocupado é particular e fi ca ao lado do loteamento Santa Catarina, na região do Parque In-dustrial, com pelo menos 150 moradores. As condições são precárias e insalubres.

Ainda segundo Rillo, a Prefeitura não teria respeitado uma portaria do Ministério das Cidades que determina que a prioridade na escolha dos contemplados seja reali-zado com prioridade para as famílias que estão acampa-das. “Acho que o prefeito [Valdomiro Lopes] não tem in-teresse em contemplar essas pessoas”, afi rma o vereador.

Em depoimento à CEV, o ex-diretor presidente da Emcop, José Antonio Basílio teria afi rmado que o grupo não seria contemplado porque não teria determinação judicial pedindo a reintegração de posse da área. “O Ba-sílio falou que não tinha nada com esse pessoal, pois não

Vereadores vão apurar crescimento de favela

tinha ação de despejo e nem de reintegração de posse, mas a prefeitura está mentindo. Não foi oferecido nada para os moradores de lá”, enfatizou.

Segundo Analice de Azevedo Lopes, 35 anos, que mora na favela com cinco fi lhos, as famílias estão aban-donadas e a administração municipal está mentindo sobre o assunto. “Procuramos a Emcop para fazermos o cadastro das famílias porque o prefeito falou que já es-tamos no cadastro e realmente não estamos. Valdomiro falou que já foi feito o cadastro e que até vieram aqui oferecer as casinhas e as pessoas não quiseram, mas isso é mentira”, afi rmou.

Questionada se as famílias teriam sido procuradas pela prefeitura antes do sorteio do Residencial Solida-riedade, a moradora informou que nas datas informa-das ninguém apareceu. “Foi tudo muito em segredo. As datas nunca batiam, e quando ocorreu o sorteio pegou todos de surpresa”, ressaltou ela.

Ainda de acordo com Analice, nem as secretarias mu-nicipais de Assistência Social e Educação estariam cum-prindo com seu papel. “As assistentes sociais passam aqui e fi cam cinco minutos e vão embora. Nossas crian-ças sofrem até para ir para a escola, precisam andar pela linha do trem e vão andando até a escola, nem ônibus ou van a prefeitura disponibilizou”, critica.

A reportagem tentou contato com o secretário muni-cipal de Comunicação, Deodoro Moreira, mas ele não atendeu às ligações no celular. Já a Emcop até o fecha-mento desta reportagem não tinha respondido aos ques-tionamentos.

POLÍ[email protected]

GIROPOLÍTICO

GIROPOLÍTICO

GIROPor Thiago Passos

GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

POLÍTICOGARANTIDAO Tribunal de Justiça manteve a lei de Fábio Mar-condes que concede isenção do IPTU para imóveis atingidos por enchentes ou desastres naturais. A lei foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, mas vetada pelo prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e sus-pensa liminarmente em fevereiro deste ano.

SOBRE A DECISÃOA decisão do TJ, cujo acórdão foi publicado na quin-ta-feira (dia 2), tem efeito “ex-tunc”, isto é, vale des-de a promulgação da lei, em janeiro deste ano. Fábio Marcondes disse que agora vai procurar se reunir com representantes das secretarias de Fazenda e Procuradoria Geral do Município para saber como a isenção poderá ser concedida, principalmente àque-les que já pagaram o imposto predial.

CAMPANHA?E o deputado federal Edinho Araújo (PMDB) pu-blicou em sua página no Facebook vídeo ao lado do presidente interino Michel Temer (PMDB) onde o mesmo promete agilizar as obras de duplicação da rodovia BR-153, que ainda não tiveram início (Leia mais na página 5).

GAVETAPrestes a completar dois meses na gaveta, segue in-defi nido quem será presidente e relator da CPI da Riopretoprev. Reunião entre os vereadores Gerson Furquim (PP), José Carlos Marinho (PSB), Alessan-dra Trigo (PSDB) e Celi Regina (PT) defi niu que o presidente Fábio Marcondes (PR) deverá apresentar solução para o entrave.

PROFUNDAEnquanto isso, o suposto rombo atuarial na pre-vidência privada dos servidores municipais segue crescendo, uma vez que até então nada foi feito para identifi car os problemas. Sem dúvida a bomba irá ex-plodir no colo do próximo prefeito.

REFORÇODurante encontro nesta quinta-feira na Alesp, o de-putado João Paulo Rillo (PT) alertou para a expecta-tiva da comunidade escolar em contar com um Plano de Educação como política de estado, capaz de ga-rantir recursos necessários para aprimorar o ensino público.

COBRANÇAO deputado sugeriu ainda uma mesa permanente com representantes da Secretaria, de professores e alunos. O Plano estabelece metas e diretrizes para os próximos 10 anos para a Educação em São Paulo. O encontro contou com a presença do secretário de es-tado da Educação, José Renato Nalini, representantes da Apeoesp e deputados.

Vereador Marco Rillo afi rma que famílias que moram no localdesmentem informação de que recusaram casas populares

O terreno ocupado é particular e fi ca ao lado do loteamento Santa Catarina, na região do Parque Industrial, com pelo menos 150 moradores

Page 4: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

4 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

[email protected]

A chuva não dá trégua em Rio Preto e com isso aumenta os estragos e os prejuízos amargados, principalmente, pelos comerciantes. Desde

a tarde de quarta-feira (dia 1) até o fechamento desta edição, o município tinha registrado várias pancadas de chuvas e ventanias de 33 km/h, com rajadas de até 70 km. Tanto durante o dia quanto à noite. De acordo com o site Clima Tempo, nesta sexta-feira (dia 3) a previsão é de mais chuvas e as temperaturas devem fi car entre 18 a 24°C.

O trânsito fi cou congestionado em vários pontos e até nas rodovias por causa do temporal na quarta-feira. Em poucos minutos, árvores caíram e murros foram derru-bados com a força dos ventos. Em uma das ocorrências mais grave registrada pelo Corpo de Bombeiros de Rio Preto, dois operários fi caram feriados com o desaba-mento de parte de um barracão no Distrito Industrial. Na hora do acidente, quatro pessoas trabalhavam na construção.

Dois pedreiros feridos, um de 17 e outro de 25 anos, estavam sobre um andaime quando foram derrubados pelo forte vento na tarde de quarta-feira (dia 1º). Como parte da parede desmoronou, os dois trabalhadores ca-íram de uma altura de aproximadamente 11 metros. Ambos foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Base (HB). Várias árvores caíram ao longo da ave-nida Philadelpho Gouveia Manoel. Próximo ao Ambu-latório de Especialidades (ARE), um poste de energia caiu sobre a via e causou transtornos aos motoristas que

Por Alex Pelicer

passavam pelo local porque o trânsito da avenida Al-berto Andaló teve que ser desviado para a avenida Du-que de Caixas, em direção à avenida Murchid Homsi.

A administradora Rosangela Moreno, de 50 anos, foi uma entre centenas de motoristas que fi caram presos no trânsito lento. “Em decorrência do desvio, o trânsito fi cou caótico e muito lento, pois junto o fl uxo de três avenidas em uma só e no horário de pico. Levei uma hora e meia para chegar em casa, quando em dias nor-mais faço o percurso em menos de 30 minutos”, disse.

O vendedor Victor Higo Gonçalves de Oliveira, 30 anos, transitava pela avenida Philadelpho, no sentido centro-bairro quando o forte vento derrubou uma ár-vore sobre seu carro. O motorista escapou sem ferimen-tos. “Foi tudo muito rápido. De repente vi a árvore cain-do. Ainda consegui jogar o carro para o lado da calçada. Mas ouvi aquele forte barulho e senti uma pancada na cabeça. De imediato algumas pessoas vieram me ajudar e graças a Deus, tudo não passou de um susto”.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) fi cou sem energia por quase 19 horas seguidas. O refl exo des-te problema foi sentido na torneira de quase 120 mil pessoas. Devido à falta de eletricidade, as bombas da estação deixaram de funcionar interrompendo o trata-mento e a distribuição de água para os bairros Alto Ale-gre, Boa Vista, Vila Maceno, Vila Diniz, Jardim Urano e Redentora. No fi nal da tarde de quinta-feira (dia 2), quase todos os setores afetados já estavam com abas-tecimento normalizado. A queda de energia também

Temporal que atingiu a cidade na tarde de quarta-feira travou o trânsito, arrancou árvores e teve até operários feridos com desabamento de parte de um barracão no Distrito Industrial. A previsão é de mais chuva no fi nal de semana

Foto

: Ale

x Pe

licer

/Gaz

eta d

e Rio

Pre

to

afetou comerciantes do bairro Boa Vista que relatam a falta de energia por mais de quatro horas, como expli-ca Cleunice Aparecida Bezerra, de 40 anos, funcionária de uma panifi cadora. “Não chegou a queimar nenhum aparelho nosso, mas fi camos com o atendimento preju-dicado. Pois entre às 16h até às 19h é um dos horários em que mais vendemos pães. Como nossos fornos são elétricos, não pudemos atender a demanda.

Aparecida também explica que as baixas temperaturas contribuíram para que não houvesse prejuízos maiores. Th iago Echiavetto, de 35 anos, que é dono de uma loja de cosméticos precisou fechar o estabelecimento duas horas mais cedo porque o sistema estava fora do ar.

MEDIDASO promotor de justiça Sérgio Clementino explica que

a pessoa que tiver qualquer prejuízo ligado à rede de energia deve entrar em contato com a concessionária que administra a região. No caso de Rio Preto é a Com-panhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que tem serviço especializado de indenização por danos elétricos.

No caso de queda de árvores sobre carros, o promotor explica que a ação deverá ser movida contra a prefeitu-ra. “É necessário mover uma ação na justiça contra o órgão público. O proprietário do veículo atingido deve juntar provas para comprar o acidente e pedir o ressar-cimento”. Em casos de danos causados por chuvas de granizo nada pode ser feito por se tratar de fenômeno da natureza.

Chuvas causam estragos e prejuízos em Rio Preto

Bombeiros retiram árvore de avenida que

foi arrancada por forte temporal

Page 5: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

5GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

NEVES PAULISTAPolícia apreende uma tonelada de maconha

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu aproximadamente uma tonelada de maconha na ro-dovia Feliciano Salles Cunha, próximo ao município de Neves Paulista. Além do entorpecente, duas pes-soas foram detidas e responderão por tráfi co de en-torpecente e associação ao tráfi co. De acordo com a PRE, um caminhão Ford/Cargo 1622 foi abordado no quilômetro 461. Ao realizaram uma busca pelo veí-culo, policiais encontraram 758 tabletes de maconha, que estavam escondidas no interior da carroceria do caminhão. A droga foi carregada em Ponta Porã/MS e seria entregue em Mirassol. Enquanto a ocorrência era apresentada na Polícia Federal (PF), em Rio Preto, agentes da Polícia Civil de Mirassol apreenderam o segundo envolvido. Os dois foram presos em fl agran-te. A dupla disse que receberia R$ 35 mil pelo trans-porte da droga.

EM RIO PRETO Cidade registra mais

1.519 casos de dengueDe acordo com o mais recente boletim epidemioló-

gico divulgado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto, por meio do site da Prefeitura, nos últimos 15 dias a cidade registrou mais 1.519 casos de dengue. O nú-mero de infectados chegou 9.778 de janeiro até 31 de maio. A pasta confi rmou ainda mais 56 novos casos de zika vírus. Ao todo, neste ano, foram registrados 184 casos no município, sendo 46 casos em grávidas - destas 14 deram à luz. As crianças nasceram com perímetro cefálico normal, e estão em acompanha-mento com pediatras e os outros casos é referente à população em geral.

ELDORADORapaz é morto com

tiro na cabeçaUm rapaz, aparentando ter 20 anos, foi morto na

tarde de quinta-feira (dia 2) depois de ser atingido na cabeça por um tiro, no bairro Eldorado em Rio Preto. De acordo com informações, por volta das 14h, por motivos ainda não esclarecidos, houve desentendi-mento entre a vítima e o autor do disparo. O rapaz chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Base (HB), mas não resistiu ao ferimento. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames necroscópicos. Até o fechamento desta edição, o IML aguardava a documentação da vítima identifi cação e liberação do corpo.

Foto

s: A

lex

Pelic

er/G

azet

a de R

io P

reto

Por Luciano Moura

Em vídeo postado na quinta-feira (dia 2) no Face-book, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), promete agilizar a duplicação da rodo-

via BR-153 no trecho que corta Rio Preto durante con-versa com o deputado federal Edinho Araújo (PMDB). O vídeo foi gravado no Palácio do Planalto, em Brasí-lia. “Quero registrar aqui, né Edinho, que nestes 20 dias você esteve aqui duas ou três vezes. Sempre falando de São José do Rio Preto. Me parece que sua preocupação fundamental aqui em Brasília é São José do Rio Preto. Veio recordar também o caso da BR-153. Agora pare-ce que é preciso dar início às obras. Vamos verifi car com a maior celeridade, com a maior urgência, a pos-sibilidade da retomada do início dessas obras”, afi rmou Temer.

A ordem de serviço para início da duplicação da BR-153 foi emitida ainda quando Dilma estava na Pre-sidência. Canteiro de obras já está sendo montado ao lado da BR-153 porque a duplicação começa neste mês. Os dois aparecem no vídeo falando de outros assun-

Temer promete urgênciana duplicação da BR-153

tos como a questão da saúde em Rio Preto e a decisão de Temer de limitar gastos públicos. “O percentual da Saúde e da Educação continuarão absolutamente os mesmos”, ressalta o presidente em exercício.

SOBRE A DUPLICAÇÃOA ordem de serviço foi assinada no dia 28 de abril

para início imediato das obras de duplicação da BR-153, no trecho de 17 quilômetros que passa por Rio Preto, com o valor estimado em R$ 186,9 milhões. A assinatura da ordem de serviço era aguardada desde setembro de 2014, quando o contrato com as empre-sas foi assinado em Rio Preto pelo então ministro dos Transportes, Paulo Passos. O projeto de duplicação prevê a construção de pelo menos 13 viadutos, pontes e trevos elevados. A novela envolvendo a duplicação da rodovia federal se arrasta desde 2006, quando o então prefeito Edinho Araújo chegou a realizar licitação para a obra, que acabou não acontecendo por conta da con-cessão da rodovia à Triunfo-Transbrasiliana.

Conversa do presidente em exercício com o deputado federal Edinho Araújo em Brasília sobre a rodovia federal foi divulgada no Facebook

A novela envolvendo a duplicação da rodovia federal se arrasta desde 2006

Page 6: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

6 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

Wilson Romano Calil é médico, advogado, professor, orador, escritor e ex-prefeito de Rio Preto.

Wilson Romano [email protected]

DUAS POSTURASPara não mentir, a primeira foi um sentimento de orgulho (ou seria de vaida-

de?) que de mim se apossou quando convidado para opinar sobre o trabalho organizado por Zuleika Aun Attab que versa sobre a história da Faculdade de

Filosofi a, Ciências e Letras – FAFI: uma história de conquistas e divergências. O trabalho é um histórico da criação e da instituição da Faculdade de Filosofi a,

Ciências e Letras – FAFI.A segunda postura foi verifi car a dimensão desse estudo histórico.Assustei-me com a dimensão.Principiei a leitura e não consegui interrompê-la enquanto não terminei-a. O que

só aconteceu nos alvores da madrugada, na primeira claridade do dia. De início, trata da resistência nacional à criação de novas faculdades.Fez me lembrar das lutas estudantis encetadas por estudantes na década de 1.950,

eu era um deles, o mais humilde. A autora descreveu, com perfeição, a resistência nacional criada pela ignorância

vigente visando difi cultar ao máximo a fundação de novas faculdades. Era uma ig-norância eivada de incompetência e má fé. O que fazia que, apenas privilegiados, pudessem fazer cursos superiores.

Houve um tempo em que o Brasil contava, apenas, com três Faculdades de Medi-cina, por exemplo.

Para servir de exemplo, um estudante pobre frequentar um curso de medicina, só por milagre.

Analisem um episódio. Havia um padre que fazia pela Rádio Rio Preto um pro-grama ao amanhecer.

Era um programa em que pedia contribuições em coisas ou numerário aos ou-vintes. Não me contaram, eu ouvi: - “Senhor fulano de tal, que mora na fazenda..., Nossa Senhora mandou agradecer muito pela leitoa que você envio para a gente”.

Comparem essa postura cultural com a do atual Papa, que a cada pronunciamento espanta o mundo pela sabedoria que emana.

A professora citou um a um, os professores, as professoras e suas características.A maior difi culdade que eles tiveram foi conviver com um pensamento avançado

para a época, se confrontando com a ignorância cultural e política. Conheci praticamente todos os professores citados num lindo trabalho. As in-

compreensões de que eles foram vítimas decorriam da cegueira amaurótica que as-solava os detentores do poder econômico e do poder político. Atuaram como luzes combatendo a escuridão da ignorância e da má fé.

Para terminar, o trabalho da professora possui um valor histórico inestimável. Faz justiça àqueles que dela se fi zeram merecedores pela luta e pelo trabalho. Um exemplo do país onde vivíamos. Fui à Faculdade de Filosofi a assistir a uma

palestra do Deputado Rubens Paiva. Deparei-me com um intelectual falando com autoridade sobre um assunto que

dominava. Três anos depois, ele foi preso no Rio de Janeiro, morto sob tortura e seu corpo

não foi encontrado até hoje. O livro atinge um objetivo de valor inacreditável sob certo aspecto aplaude os

acertos das autoridades ao mesmo tempo em que critica os brutais erros. Ou me engano na citação do autor, ou foi Cícero quem disse: “Todos os povos

que não registram os próprios erros correm o risco de, com eles, se reencontrarem, reencontrando-se a um tempo com as próprias iniquidades”.

Trabalhos como o da professora Zuleika Aun Attab mostram a origem de situa-ções vexatórias como essa em relação ao Prêmio Nobel: Alemanha 103, outros paí-ses os quais foram aquinhoados com o referido prêmio, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina, Chile e muitos outros. Brasil nenhum, nem sequer uma indicação.

À professora Zuleika, os meus aplausos e o meu orgulho por ser ela rio-pretense.

Page 7: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

7GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

SOCIAL - CULTURA - ENTRETENIMENTO

www.GAZETARP.com.br

Foto

: Milt

on F

lávi

o

BETA BOZZANI*Destaque para Beta Bozzani, que comemora idade

nova na próxima segunda-feira (06). Sempre em movi-mento, ela tem motivos de sobra para festejar a trajetó-ria. Na vida pessoal se realiza com os fi lhos Marcela e Eduardo. No âmbito profi ssional são 25 anos de expe-riência em sua área de atuação. Projetos residenciais e comerciais em que alia talento e criatividade fazendo do nome do seu escritório um emblema de qualidade em projetos integrados.

*Os projetos podem ser do novo, da concepção da ideia, ou adequação do existente, criando efeitos dife-renciados para cada obra. A empresa em parceria com o cliente busca uma melhor ocupação com os espaços, re-sultando ambientes com personalidade e humanizados.

*No seu ramo de atividade, Beta destaca a importân-cia da necessidade de acompanhar as mudanças de ima-gem de um empreendimento, para solidifi car os pilares de sucesso. É preciso entender e promover o DNA da empresa por meio da comunicação visual.

*Adaptação. Mudança. Evolução. É disso que é feito o homem e é isso que move o mundo. Sem dúvida, o trabalho de Beta Bozzani envolve tudo isso, tendo como aliados seu reconhecido bom gosto e sua expertise. São nos detalhes que Beta mostra a diferença.

Page 8: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

8 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

FREDERICO TEBAR [email protected]

BRITÂNICO *Impressiona-se quem passa em frente o Georgina Business Park, complexo erguido pela família Hawilla, na zona sul da cidade. As primeiras três torres comerciais, com 308 unidades, já estão praticamente prontas. A entrega será em novembro deste ano, com a pontualidade britânica prometida no lança-mento em abril de 2014.

*Com investimento de R$ 500 milhões, o empreendimento terá doze torres comerciais, um hotel, apartamentos, lojas, res-taurantes e centro de eventos.

QUINTAL FOOD*Esta coluna já tem mais de-talhes do Quintal Food Park, empreendimento que concen-trará food trucks de diferentes estilos em um único local. O imóvel tem 3000 m² de terre-no, 1700 m² de área coberta, banheiros, praça de alimenta-ção, espaço kids e muito mais.

*A ideia é bacana, original e tem tudo para dar certo. Onde? No bairro Alto Rio Preto, uma quadra da avenida Bady Bassi-tt. Cerca de 70% das obras já estão concluídas.

VELOXSão poucas as oportunidades de frequentar o teatro duran-te a semana. Eis uma ótima oportunidade: a Cia. de Dança Deborah Colker apresenta o espetáculo Velox terça e quar-ta-feira (dias 7 e 8), no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

BADALAÇÃO Muita gente interessante mar-cará presença na Golf Closing Party – evento que encerra a sétima edição do Aberto de Golfe. Além de dezenas de gol-fi stas vindos de fora, a festa terá bebidas premium com serviço open bar. A badalação começa às 19h, com show de Gui Ro-drigues. Os convites são limita-dos e estão sendo vendidos na sede do Quinta do Golfe.

VISA PLATINUMO rio-pretense Alessandro Acayaba de Toledo e a esposa Andréa seguem roteiro inter-nacional digno da realeza. A primeira parada foi em Milão, na Itália, onde assistiram a fi -nal da Liga dos Campeões da UEFA. De lá seguiram para o principado mais chique do mundo, onde prestigiaram o Grande Prêmio de Mônaco, de Fórmula 1. A última parada será em Paris, no glamoroso campeonato de tênis, Roland--Garros.

FEIJÃO DO BEM Neste sábado (04), a partir das 12h, acontece a “14ª Fei-joada da Associação Alberto Andaló”. O evento benefi cente espera reunir 700 pessoas, na Chácara Viva. Mais uma vez a renda será revertida para aqui-sição de cadeiras de rodas, a fi m de benefi ciar pessoas com necessidades especiais.

Fabiano Mazza na tarde em que emplacou mais um sucesso, o Churrascão da Start

Dr. Eládio Arroyo Martins com a esposa Letícia na homenagem que recebeu da diretoria do Automóvel Clube

O coronel Rogério Xavier e o capitão Alessandro Daleck na abertura da expô do Meio Ambiente, no Riopreto Shopping

Fotos: Nathália Uzum

Foto: Jorge Maluf

Dia dos Namorados

Seja imprevisível

como o amor:

surpreenda com os

melhores presentes

Page 9: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

9GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

Ana Cristina Jalles Guimarães na abertura do evento em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente

Alfi o Motta e Sonia Celeste Menezes em coquetel no bairro Redentora

9GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

As irmãs Vanessa e Carina Vetorasso na tarde festiva de Fabiano Mazza

Foto: Ricardo Boni

Fotos: Nathália Uzum

HOLIDAY PROGRAMAlô mamães de plantão! A es-cola de inglês Red Balloon, uma das mais conceituadas do país, fará colônia de férias de 4 a 8 de julho, das 14h30 às 17h30, com atividades de artes, vídeo, computador e brincadeiras no pátio. Haverá a opção de aderir apenas a uma tarde (R$40) ou o pacote semanal, que custará R$180. As vagas são limitadas. A Red Balloon está instalada num bonito prédio no bairro Redentora.

FESTÃO*Faz tempo que Rio Preto não recebe uma festa superprodu-zida como a do Bacana, que acontece neste sábado (04), na sede campo do Automóvel Clu-be. Depois de contratar nomes estrelados da música eletrôni-ca, Téo Carvalho e Bruno Cicu-to anunciaram mais duas gran-des inovações para o evento...

*A primeira é um mega palco com 40 metros de largura por 20 metros de altura, inteira-mente em led. A segunda é um helicóptero, que estará disponí-vel para os “bacaneiros” aluga-rem e realizarem voos panorâ-micos sobre a área da festa.

ELA VEM A atriz Larissa Manoela, ídolo do momento entre a geração infanto-juvenil, fará show em Rio Preto dia 19 de junho, do-mingo, às 16h, no Centro Re-gional de Eventos. Os convites custam entre R$40 e R$150 (caro, hein Lari?) e podem ser comprados na loja Água de Cheiro no Riopreto Shopping.

1° FESTIVALNeste sábado (04), das 10 às 22h, acontece o 1° Festival Gas-tronômico da APAE, na sede da entidade, no bairro Nova Redentora. O evento cobrará 1kg de alimento pela entrada. Lá dentro, os convidados terão gastronomia oriental, tailande-sa, italiana, mexicana, ameri-cana, além de cervejas artesa-nais, doces, vinhos, etc.

EM ALTAEm recente pesquisa realizada pelo DataFolha, o Fran’s Café foi a marca mais lembrada en-tre entrevistados quando o as-sunto é cafeteria. O resultado condiz com a realidade vista Rio Preto. Por aqui, a mar-ca segue em alta sempre com grande movimentação em sua franquia no bairro Redentora.

Page 10: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

10 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

FREDERICO TEBAR [email protected]

Graziela Favarin e Marcelo Paungartner no enlace de Stefanie Perches e Luis Henrique Novaes

A apresentadora Mira Filizola clicada

no restaurante Annjur

Aline Melise “primeira-dama” do Churrascão da Start

O secretário de Agricultura Luís Guilherme Garcia com Ana Paula Castro, no Churrascão da Start

Bárbara Caran e Maria Carolina Cabrera na reinauguração da Onodera

Fotos: Nathália Uzum

Page 11: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

11GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

Page 12: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

12 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

Considerada a mais tradicional casa de seu segmento, o Sexy Shop Rio Preto promove no sábado (11), às 19h, o evento “Papo Sem Vergonha”, no salão Villa Rica. A noite contará com palestras da sexóloga e fi sioterapeuta pélvica, Paula Milena e também de Mirna Zelioli, coach na arte da sedução. Também haverá estande de patrocinadores e outras surpresas. O evento é aberto para homens, mulheres e... casais. Os convites custam R$30 e podem ser comprados no pró-prio Sexy Shop Rio Preto ou por meio do site www.bilheteriaexpress.com.br. Mais informações pelo telefone: 17 3012-7050.

Sexy Shop Rio Preto promove evento

sobre sexualidade

Espetáculo ‘Improvável’

em cartaz neste fi nal de semana

Onodera detona promoção 3 em 1 por preço imperdível

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

O espetáculo de humor ‘Improvável’ chega ao Teatro Paulo Moura, em São José do Rio Preto. As apresen-tações acontecem neste sábado (04), às 19h, e no do-mingo (05), também às 19h. A comédia se diferencia pela interação com a plateia, que pode sugerir temas para os “jogos” de improvi-sação, que devem ser feitos pelos atores, sem ensaio prévio. Por isso, as apresentações são sempre inusita-das. Os ingressos custam R$ 60 para entrada inteira e R$ 30 para meia e podem ser comprados nas unida-des do Acaí na Praia ou na Play Ingressos.

De casa nova, agora com uma bonita sede na avenida Alberto Andaló, a Onodera segue surpreendendo a clientela com ótimas oportunidades. Neste mês de junho a promoção é a seguinte: comprando uma limpeza de pele você ganha um peeling de diamante e uma massagem. Os três procedimentos por apenas R$129. Imperdível! Para agendar ligue (17) 3222-4949 ou acesse o site www.onoderariopreto.com.br.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

GAZETA INDICA

Page 13: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

13GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

[email protected]

O mercado imobiliário em Rio Preto segue blindado às incertezas econômicas e políticas que ‘assombram’ o país. As palavras de ordem usadas pelas construtoras e arquitetos são criatividade e sustentabilidade. Basta uma volta pelos bairros do município para encontrar imponentes construções que seguem a todo vapor. Estes empreendimentos mesclam novidades tecnoló-gicas, ambientes inspirados em outros países e, prin-cipalmente, uso consciente dos recursos naturais para seduzir os consumidores.

Os empreendimentos considerados sustentáveis con-templam itens que vão desde o reaproveitamento de água, uso de energia limpa até maior aproveitamento de luz solar para iluminação dos ambientes. Um exem-plo deste tipo de empreendimento é o Parque Dell´O-ro, da Hugo Engenharia. O residencial, que fi ca na re-gião da Represa Municipal, traz conceitos modernos de convivência e sustentabilidade. O parque urbano tem preocupação e cuidado com o meio ambiente para gerar economia para o morador. Com extensa área ver-de, sistema fotovoltaico e aproveitamento da água, o empreendimento será revestido com cores mais claras para o conforto térmico, além da proteção acústica nas janelas.

“Nosso empreendimento será construído em con-formidade com a Norma de Desempenho da ABNT 15.575, garantindo o conforto térmico e acústico, com o uso de cores mais claras na fachada e a utilização de manta acústica no piso das áreas de maior permanên-cia, como dormitórios e salas. Estas ações impactam diretamente na qualidade de vida do morador”, expli-

Da Luciano Mouraca Hilton Hugo Fabbri, diretor da Hugo Engenharia. Com três torres em uma área de 8.000 m2, o projeto do Parque Dell’Oro valoriza a integração de funcionalida-de e requinte em um grande parque urbano. Serão 216 apartamentos de dois ou três dormitórios, todos com uma suíte, terraço ou terraço gourmet, uma ou duas vagas de garagem.

Pensando em como reverter esse momento de tur-bulência econômica no Brasil com altas taxas de de-semprego, o Alto Rio Preto Residencial lançou uma estratégia inusitada de venda para dar mais segurança aos consumidores na hora de fechar o negócio. A cam-panha oferece o parcelamento com prestações fi xas e a possibilidade de fi car isento das mensalidades por um período de até seis meses em caso de desemprego.

O grupo empresarial formado por GPCI Empreen-dimentos, Longitude Desenvolvimento Imobiliário e Iben Engenharia é responsável pelo empreendimento que terá três torres residenciais, totalizando 312 unida-des e R$ 87 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV). O valor congelado das parcelas é o principal diferencial do empreendimento. “Esta é uma garantia importante para o cliente, que vê a possibilidade de controlar o or-çamento desde a assinatura do contrato até o fi nal do parcelamento, sabendo exatamente quanto vai pagar”, explica Gabriel Fernandes, diretor do Alto Rio Preto. Já para os casos de desemprego, o empreendimento vai postergar o pagamento das parcelas por até seis meses. O cliente fi ca isento de pagar a mensalidade neste perí-odo e sem risco junto aos órgãos de proteção ao crédi-to, já que ele não é considerado inadimplente.

Empreendimentos em Rio Preto mesclam novidades tecnológicas, inspirações internacionais com uso consciente dos recursos naturais para seduzir consumidores

Foto

: Ass

.Com

.Ser

v.Soc

/Mar

lon

Ferr

i

APARTAMENTO-ESTÚDIO É A BOLA DA VEZ

Uma das tendências que tem conquistado o mercado imobiliário pela praticidade e funcionalidade é o apar-tamento-estúdio, estilo muito usado no Estados Uni-dos e em países da Europa. Em Rio Preto, a Lupema Engenharia lançou um empreendimento nestes mol-des: o Unique Residence. É ideal para atender aos sol-teiros, estudantes jovens casais e profi ssionais liberais, que buscam morar bem, com excelente localização e várias opções de lazer e esporte. “Apostamos nesse per-fi l de empreendimento porque entendemos que essa é uma exigência do mercado. A localização faz com que essas unidades sejam a opção perfeita para quem busca investimento com retorno garantido, pois está próximo dos shoppings”, explica o diretor-presidente da Lupema Engenharia, Pedro Luiz Rodrigues. Outra grande ten-dência mundial que o empreendimento oferece são os serviços Pay Per Use, que podem ser contratados sob medida. Entre eles: personal trainer, limpeza, manu-tenção e serviços. Além da lavanderia self service, pen-sada para atender às necessidades dos moradores que levam uma vida corrida e forte esquema de segurança com guarita blindada e controle rigoroso da garagem. Essas construtoras participam da ConstruWeek, feira que que será realizada nos dias 4 e 5 de junho, no Plaza, em Rio Preto, concentrando lançamentos, imóveis na planta, imóveis novos e usados, terrenos, casas, aparta-mentos e salas comerciais. (LM)

Criativos e sustentáveis

Page 14: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

14 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

GIROESPORTIVO

[email protected]

Por Henrique Fernandes

Por Henrique Fernandes

Foto

: Div

ulga

ção

A equipe de basquete masculino do América/Unirp/Rodobens/Smel/3M conheceu os seus ad-versários e datas dos jogos da SuperCopa Brasil, que será realizada na cidade de Brusque/SC, entre os dias 14 a 18 de deste mês. O América está no Grupo B ao lado do Clube Vizinhança/

DF, do Santos e do Ponta Grossa/PR. A estreia dos rio-pretenses na competição, que é organizada pela CBB, será contra o Clube Vizinhança, no dia 14, às 16 horas. No dia 15, os rio-pretenses pegam Santos, no mesmo horário. E fechando a fase de classifi cação, no dia 16, o América encara a equipe de Ponta Grossa. No Grupo A jogam Botafogo/RJ, Brusque/SC, Caisa/PB e Circulo Militar/PR. O campeão e vice na Supercopa ganham vaga para a Liga Ouro de Basquete, competição de acesso para o NBB, organizada pela Liga Nacional de Basquete com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball. A equipe de Rio Preto se reforçou para a temporada. Chegaram os norte-americanos Albert David Boykin, de 28 anos, lateral, e o pivô Randon Dyer, o Rambo, de 29 anos. Piauí e Rafael Castellon, ex--atletas da equipe, também retornaram ao elenco.

O técnico Júlio Malfi falou sobre a Supercopa. “O América está em ascensão. Será a primeira vez que a equipe vai disputar um torneio nacional e fi co feliz por fazer parte disso. Fazer esporte no país é difícil e o senhor Marino (Manella), com muita luta, mantém a equipe entre os maiores do Estado, com apoios importantíssimos da cidade”. Malfi comentou também a chegada dos novos contratados. “São atletas que precisávamos, com certeza nos ajudarão muito na Supercopa e nas demais competi-ções que disputaremos no ano”.

SUB-22 JOGA NO SÁBADOA equipe de basquete masculino Sub-22 do América/Unirp/Rodobens/Smel/3M joga neste sábado

(04) contra a equipe do Internacional de Regatas, de Santos, às 17 horas, fora de casa, pelo Campeona-to Estadual Sub-22 Masculino, da Federação Paulista de Basquete.

JOGOS DO AMÉRICA NA SUPERCOPADia 14 – 16h - América/Unirp (SP) x Clube Vizinhança (DF)Dia 15 – 16h - Santos F.C. (AP) x América/Unirp (SP)Dia 16 18:00 América/Unirp (SP) x NBPG – Ponta Grossa (PR)Dias 17 e 18 – Finais

Time de basquete masculino do América, de Rio Preto, se prepara para encarar a Supercopa Brasil

Entre os melhores

MENINAS DO VÔLEIAs meninas do time de voleibol feminino de Rio Preto (Smel/UNIRP/COOPEC/Empório Natural/Ariart) possuem rodada du-pla neste fi m de semana pelo Campeonato Paulista Sub-21. Nesta sexta-feira (dia 3), elas encaram o Sesi, às 18h, fora de casa, e no sábado (dia 4), jogam contra o Osasco, também na casa das adver-sárias, às 15h. O técnico Adenílson Ambrózio espera um resultado positivo pela frente.

TREINO DE KARATÊDoze atletas de Rio Preto participam do treino ofi cial da Seleção Paulista, em Limeira, no sábado (dia 4). O treino faz parte da pre-paração dos atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado entre os dias 17 a 19 deste mês, também em Limeira. Os senseis Roberto e Márcio Fuscaldo, da Associação Matsumi, acompanham os atletas.

TENISTA NA ITÁLIAO tenista Mateus Alves (Th iago Alves Tennis Team/HTC/Smel), de Rio Preto, que representa o país na gira europeia, joga a partir da próxima segunda-feira (06) o 52° Torneo Avvenire, na cidade de Milão, na Itália. Ele ainda compete na Tunísia, em competições da ITF Juniors, de 18 anos, nas cidades de Kelibia e Mahdia. Ele é o único brasileiro classifi cado para a gira na categoria de 16 anos.

NO QUINTA DO GOLFEO Quinta do Golfe Clube realiza nesta sexta-feira (dia 3) e sábado (dia 4) o 7º Aberto Quinta do Golfe Embrase, considerado um dos melhores do país pela qualidade técnica do campo e confraterni-zação dos jogadores. O torneio é supervisionado pela Federação Paulista de Golfe e vale pontos para o ranking estadual. O 7º Aber-to Quinta do Golfe Embrase terá a participação de 130 golfi stas. Os jogadores treinaram na quinta-feira à tarde e jogam nesta sexta-fei-ra e sábado sendo 18 buracos por dia.

OS MELHORES POR AQUIO 7º Aberto Quinta do Golfe Embrase vai reunir golfi stas de vários clubes de São Paulo e também de outras cidades brasileiras. O cam-peão do ano passado, Leonardo Yoshikawa, de Bastos, confi rmou participação. Das seis edições anteriores do Aberto de Rio Preto, Leonardo venceu duas vezes. O 7º Aberto Quinta do Golfe terá um prêmio bem motivador para os golfi stas que fi zerem um Hole in One, quando o jogador acerta o buraco com apenas uma tacada.

VICE-CAMPEÃO JUVENILRhuan Márcio Neves de Souza, de 13 anos, foi vice-campeão juve-nil sub-15 de Squash na Copa do Brasil de Squash. A competição foi realizada do dia 26 a 29 de maio, em Belo Horizonte (MG). Sou-za é morador de Rio Preto e é treinado pelo professor Hélio Alves de Sousa, conhecido como Helinho Squash.

MENINAS DO FUTEBOLO time feminino do Rio Preto joga neste domingo (dia 5), às 15h, contra o XV de Piracicaba, no estádio Anísio Haddad, pelo Cam-peonato Paulista. Líder da competição, com 16 pontos ganhos, a equipe do técnico Chicão Reguera empatou com a Ferroviária, na última quarta-feira (dia 1º), por 1 a 1, em Araraquara.

Page 15: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

15GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016

TURISMO

BY IZA TRAVELQue tal programar uma viagem bacana para o feriado de 8 de dezembro? A Iza Travel tem pacote para a Pousada do Rio Quente, um dos complexos hoteleiros e de entretenimento mais procurados do país. A viagem é rodoviária, com hospedagem em hotel 5 estrelas e pagamento facilitado. Procure a equipe da agência e saiba todos os detalhes. Outra dica Iza Travel é a viagem para Portugal com Ilha da Madeira progra-mada para o mês de setembro.

NATAL COM A L.A. VIAGENS Em Natal, o sol brilha praticamente o ano todo. Por isso, é possível aproveitar suas lindas praias, mergulhar nas refrescantes lagoas e andar de buggy pelas dunas da região. Com mais de 850 mil habitantes, a capital potiguar encanta os visitantes com famosos cartões-postais, restauran-tes e lojas de artesanato. Os visitantes se maravilham também com as praias dos arredores, como Pipa e Genipabu. É nesse cenário maravilhoso que está instalado o Serhs Natal. Localizado na Cidade de Natal, em frente ao mar, na famosa Via Costeira, o resort Serhs Natal tem acesso especial a uma aérea da praia praticamente exclusiva para seus hóspedes. Outros destaques são a moderna construção e a qualidade dos ser-viços. A L.A. Viagens tem ótimas oportunidades para você desfrutar do Serhs. O pacote inclui de seis noites de hospedagem, passagens aéreas e traslados. Quanto? A partir de 10 parcelas sem juros de R$270. Criança acompanhada dos pais é grátis.

TURISMOFORTALEZA: TURISMO

CRESCENTE E ATRAENTE

TURISMO DA GAZETA melhores dicas

e roteiros de viagem

CVC MirassolLoja Centro .......................... 3242 9006CVC OlimpiaLoja Centro ..........................3281 4400

Hiper Carrefour ............... 3213 9333Alameda Super Mu� ato ... 3305 3646 Andaló ............................. 2137 5910

CVC São José do Rio PretoHiper Walmart ................... 2137 7000Shopping Iguatemi ............. 3519 4747Rio Preto Shopping ............ 3121 1450

Shopping Cidade Norte ...... 3219 9777 Praça Shopping .................. 3212 8112

Prezado cliente: os preços são por pessoa em apartamento duplo com saídas de Rio Preto Condições de pagamento: parcelamento 12x no cartão de crédito. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão inclusas nos valores anunciados. Consulte outras opções para pagamento. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste e alteração sem prévio aviso. Ofertas de lugares limitadas e reservas sujeitas a confi rmação. Fotos ilustrativas. Reservamo-nos o direito de qualquer erro de digitação ou impressão. Ofertas válidas para compras até um dia

após a publicação deste anúncio.

PORTO SEGUROPACOTE DE 8 DIAS. Incluindo: passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem com café da manhã no Hotel Fênix e passeio pela cidade.

À vista R$1.008 ou 12x sem juros 84,00 reaisPreço válido para saída de Rio Preto em 24/junho.

FORTALEZAPACOTE DE 8 DIAS. Incluindo: passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem com café da manhã no Hotel Iracema Travel e passeio pela cidade.

À vista R$1.296 ou 12x sem juros 108,00 reaisPreço válido para saída de Rio Preto em 08/junho.

MACEIÓPACOTE DE 8 DIAS. Incluindo: passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem com café da manhã no Hotel Marinas e passeio pela cidade.

À vista R$1.398 ou 12x sem juros 116,50 reaisPreço válido para saída de Rio Preto em 19/junho.

VIAJE PELO BRASIL COM A CVC.VALE MUITOE CUSTA POUCO.

A Avenida Beira Mar de Fortaleza: ponto de encontro de turistas e moradores na hora do pôr do sol

Fortaleza, capital do Ceará, é um dos destinos preferidos pelos turistas brasileiros e estrangeiros. A cada ano, o número de visitantes que descobrem ou retornam a suas praias só cresce.

É difícil apontar uma única razão para tal escalada. Praias ensola-radas, vida noturna agitada (segundo o New York Times, Fortale-za tem a noite de segunda-feira mais agitada do mundo), deliciosa gastronomia regional, cultura rica, povo hospitaleiro e muito mais.

Atrações não faltam na capital cearense. A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e mo-radores na hora do pôr do sol. A 11 quilômetros do Centro, a praia

do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia - as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo e o pargo assado no sal grosso, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis e muita animação.

Nos arredores da cidade estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará! A CVC tem viagem especial para você curtir esse paraíso. O pacote inclui passagens aéreas com saída de Rio Preto, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem com café da manhã no Hotel Iracema Travel e passeio pela cidade. Tudo por apenas R$1296 à vista ou 12 parcelas de R$108. Procure uma das oito lojas CVC em Rio Preto.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 16: Gazeta de Rio Preto - 759 -  03 06 2016

16 GAZETA DE RIO PRETO / 03 DE JUNHO 2016