gazeta de rio preto

24
www.gazetarp.com.br Ano 15 - Edição 730 - o6 de Novembro de 2015 - Tiragem: 15.000 exemplares Grátis Foto: Alex Pelicer Foto: Alex Pelicer Foto: Divulgação NA BERLINDA Pág. 6 Opinião Artigo por Wilson Romano Calil Págs. 8, 9 e 10 Coluna Social Frederico Tebar e a efervescência da sociedade Pág. 7 Social Light Destaque para José Emídio Abrahão e Ni Marão 10 perguntas para... Pág. 11 A blogueira Mariah Bernardes Pág. 3 O secretário de Obras de Rio Preto, Luís Carlos Calças, e o engenheiro Pedro Zacarin vão prestar esclarecimentos nesta sexta-feira (dia 6), às 10h, na Câmara de Rio Preto, sobre as obras antienchentes. Eles irão comentar sobre as enchentes causada pela forte chuva do feriado de Finados, que provocou o alagamento das avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt ‘Tropa de elite’ Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau) inicia atividades em Rio Preto Pág. 4 Protesto contra Cunha - Em Rio Preto, manifestantes fazem protesto contra o proje- to de lei de autoria do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, que dificulta abordo legal em caso de estupro Pág. 5 Esporte Rio-pretense brilha no vôlei Carol Gattaz, uma das esportistas mais vitoriosas da região, se prepara para mais uma Superliga em sua carreira Pág. 14

Upload: social-light

Post on 24-Jul-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Gazeta de Rio Preto configura-se como um dos mais fortes veículos impressos do Noroeste Paulista. Está embasada num projeto de grande circulação com força e visibilidade. É o jornal dos novos tempos, com a credibilidade do impresso unida a força e rapidez da internet. Gazeta de Rio Preto é um jornal semanal, com grandes jornalistas, articulistas e colunistas. Com inteligência eles falam dos principais assuntos que norteiam a vida de uma cidade do porte de São José do Rio Preto: política, cotidiano, polícia, cultura, lazer e social. A Gazeta de Rio Preto se mantém por dois pilares: jornal diário na internet com cobertura a todo o momento, com publicações no portal www.gazetarp.com.br e também através das principais redes sociais. O jornal possui distribuição ousada e de grande impacto: toda sexta-feira 15 mil exemplares chegam gratuitamente a 400 pontos da cidade. Também é distribuído de forma dinâmica em semáforos estratégicos e de grande fluxo.

TRANSCRIPT

www.gazetarp.com.br

Ano 15 - Edição 730 - o6 de Novembro de 2015 - Tiragem: 15.000 exemplares

Grátis

Foto

: Ale

x Pe

licer

Foto

: Ale

x Pe

licer

Foto

: Div

ulga

ção

NA BERLINDA

Pág. 6

OpiniãoOpinião

Artigo por Wilson

Romano Calil

Págs. 8, 9 e 10

Coluna Social

Frederico Tebar e a efervescência da sociedade

Pág. 7

Social Light

Destaque para José Emídio Abrahão

e Ni Marão

10 perguntas para...

Pág. 11

A blogueira Mariah Bernardes

Pág. 3

O secretário de Obras de Rio Preto, Luís Carlos Calças, e o engenheiro Pedro Zacarin vão prestar esclarecimentos nesta sexta-feira (dia 6), às 10h, na Câmara de Rio Preto, sobre as obras antienchentes. Eles irão comentar sobre as enchentes causada pela forte chuva do feriado de

Finados, que provocou o alagamento das avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt

Ano 15 - Edição 730 - o6 de Novembro de 2015 - Tiragem: 15.000 exemplares

‘Tropa de elite’

Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências

(Grau) inicia atividades em Rio Preto Pág. 4

Protesto contra Cunha - Em Rio Preto, manifestantes fazem protesto contra o proje-to de lei de autoria do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, que difi culta abordo legal em caso de estupro Pág. 5

Foto

: Div

ulga

ção

Esporte

Rio-pretensebrilha no vôlei

Carol Gattaz, uma das esportistas mais vitoriosas da região, se prepara para mais uma Superliga em sua carreiraPág. 14

2 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

Editorial

O jornal Gazeta de Rio Preto é distribuído gratuitamente em 400 pontos fi xos e também em semáforos de grande fl uxo nas principais avenidas de São José do Rio Preto.

EXPEDIENTE

Diretora executivaHaydeé Tebar Mardegan RedaçãoFrederico Tebar, Thiago Passos, Luciano Moura, Henrique Fernandes e Alex PelicerFotografi aNathália Uzum ArticulistasLucila Papacosta ConteWilson Romano CalilDepartamento fi nanceiroFátima Assaf

Artigos assinados representam opiniões dos seus autores.

SOBE... DESCE...Uma dona de casa, de 47 anos, foi presa nesta quinta-feira (dia 5) acusada de cometer furtos em duas clínicas e igreja de Rio Preto

A Apas usará seus meios de comu-nicação para apoiar a campanha Novembro Azul e incentivar a prevenção do câncer de próstata

PEC do Governo inviabiliza o FAT e prejudica a classe

trabalhadora

“Não Jogue este impresso em vias públicas.”

A atriz Taís Araújo foi recentemente alvo de comentários racistas nas redes sociais. O crime de injúria racial tem pena máxima de três anos, também com acréscimo de um terço em casos específi cos. Não é de hoje que negros

famosos e anônimos são vítimas diariamente de um preconceito que está totalmente arraizado na história da humanidade. A jornalista Maria Júlia Coutinho, a “menina do tempo” do Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo, também recebeu neste ano comentários racistas em um post feito na página do noticiário – um dos mais tradi-cionais da televisão brasileira – no Facebook. O caso trouxe à tona a falta da discus-são sobre o assunto, mas depois caiu no esquecimento. Assim como, infelizmente, acontecerá com o caso de Taís.

Os dois exemplos servem para ilustrar o terreno escorregadio que ronda o debate racial no Brasil. Falar disso é complicado, difícil. Mas se faz necessário. Acreditamos na democracia racial da mesma maneira que acreditamos que o Brasil é o país do futuro. Mas basta um “check-list” à nossa volta para mostrar que ainda há muitos negros fazendo os trabalhos mais humildes, morando mais longe e sem contar que são em menor número nas salas de aula.

A realidade, nua e crua diante dos nossos olhos, já foi bem pior. Mas ainda é preci-so debates e mais debates sobre o assunto. Condenações e mais condenações referen-tes a crimes de injúria racial. E o pensamento é tão simples: somos todos iguais. Pode até parecer piegas e um tanto quanto clichê, mas realmente somos iguais. Indiferente da cor da nossa pele, da nossa religião ou até mesmo da nossa classe social.

Chega dessa história que “não foi bem assim” ou que “não quis dizer isso”. O ra-cismo não é assunto para ser tratado de forma amadora. Pelo contrário, tem de ser levado a sério por todos. Educação desde cedo. Respeito desde cedo. Não é mais aceitável testemunhar tantas ofensas contra os negros. Nos estádios do país então os exemplos brotam em cada confronto. Juízes e jogadores negros são hostilizados sem dó. O jogador Tinga, o volante Arouca e o árbitro Márcio Chagas da Silva fazem parte dessa absurda estatística. O momento é de ir à forra. O Brasil se vê diante da necessidade de enfrentar discussões raciais. A hora é agora!

Projeto Gráfi co - EditoraçãoMarcelo AredePortal Priscila Silva - Sailor WebDepartamento ComercialCarol Mendoza Redação, Comercial e AdministraçãoRua Antônio de Godoy, 3822 Redentora. CEP 15015-100Redação: 17 3231-3646Comercial: 17 3353-9780

O terreno escorregadio do debate racial no paísFo

to: D

ivul

gaçã

o

Com uma nova Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 87/2015, o Governo está conseguindo o que muitos neoliberais tentaram, mas não conseguiram, ou seja, a inviabilização do FAT.

A PEC 87/2015, que recentemente foi enviada pelo Governo ao Congresso Nacional, estende o prazo de vigência da DRU (Desvinculação de Receitas da União) até 2023 e pretende ampliar de 20% para 30% a alíquota de desvinculação sobre a receita de fundos constitucionais, de contribuições sociais e econômicas e de compensações fi nanceiras referentes à utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica e de outros recursos minerais, sendo que as receitas provenientes de impostos federais (IPI, IR, ITR, entre outros), por sua vez, seriam protegidas da desvinculação.

Devemos ressaltar que o FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, é um fundo fi nanceiro, vinculado ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), destinado ao custeio do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e ao fi nanciamento de Programas de Desenvolvimento Econômico e Social, esse último a cargo do BNDES, em benefi cio a classe trabalhadora, e a toda sociedade.

Uma grave situação, representada pelo momento atual, em que o Governo tenta a todo custo justifi car suas pedaladas fi scais por meio de um lesivo ajuste fi scal, compromissado unicamente com o sistema fi nanceiro, em detrimento a classe trabalhadora, e ao desenvolvimento.

E não adianta o ministro Levy dizer que o seguro-desemprego e o abono salarial estão sob risco, caso não seja recriada a CPMF. Ora, que tipo de chantagem é essa? A conta do ajuste fi scal será novamente cobrada do trabalhador?

Não desejamos que todo esse trágico quadro possa se tornar real. Sendo esse, um problema que não é somente dos trabalhadores e movimento sindical, mas sim de toda a sociedade.

Sergio Luiz Leite é presidente da FEQUIMFAR, 1º secretário da Força Sindical e Conselheiro Titular do CODEFAT (orgão ligado ao MTE e que administra os recursos do FAT).

3GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

GIROPOLÍTICO

GIROPOLÍTICO

[email protected]ÍTICA

Por Thiago Passos

Por Thiago Passos

GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

POLÍTICO

A vereadora Karina Caroline, que preside a Comissão Permanente

de Obras no Legislativo, foi quem convocou o secretário de Obras

Luis Carlos Calças e o engenheiro Pedro Zacarin participam nesta sexta-feira (dia 6), de audiência pública para prestar

contas sobre as obras antienchentes em Rio Preto

Uma comitiva liderada pelo secretário de Obras de Rio Preto, Luis Carlos Calças, par-ticipa de audiência pública nesta sexta-feira

(dia 6), às 10h, na Câmara Municipal para tentar evi-tar a abertura de uma Comissão Parlamentar de In-quérito (CEI), popularmente conhecida como “CPI das Obras Antienchentes”.

O secretário atende convite da vereadora Karina Caroline, que preside a Comissão Permanente de Obras no Legislativo. Além de Calças, também está confi rmada a presença do engenheiro Pedro Zaca-rin. Os parlamentares querem esclarecer a efi cácia das obras orçadas em pouco mais de R$ 125 milhões, que com aditivos autorizados pelo prefeito Valdomi-ro Lopes já ultrapassam o montante dos R$ 140 mi-lhões, sendo que deste total pouco mais da metade já foi pago para a Constroeste empresa responsável pela obra.

“Nosso objetivo é reunir além do secretário, os téc-nicos da Prefeitura e da construtora para esclarecer os motivos que provocaram o alagamento das prin-

Foto

: Nat

hália

Uzu

m

cipais avenidas na última segunda-feira. Queremos ainda acompanhar o andamento da obra e seu crono-grama”, afi rmou Karina.

Enquanto integrantes da comissão tentam apresen-tar uma resposta para as enchentes no início da se-mana, o vereador Renato Pupo (PSD) segue em busca do apoio de mais um vereador para viabilizar a inves-tigação, uma vez que o regimento da Câmara prevê que são necessárias no mínimo seis assinaturas. Até o momento, o parlamentar conta com o apoio de qua-tro vereadores: Marco Rillo (PT), Celi Regina (PT), Jean Charles (PMDB) e Cesar Gelsi (PSDB).

“Precisamos entender o que aconteceu na última segunda, pois pelo visto as obras que já consumiram pouco mais de R$ 75 milhões parecem que não fun-cionaram e não irão funcionar, esse é nosso dever”, ressaltou Pupo.

De acordo com Luis Carlos Calças, como as obras ainda não foram concluídas, “a condução da água pe-las canaletas fi ca prejudicada e é preciso respeitar o cronograma das intervenções”, afi rmou.

Comissão convoca secretário de Obras

para tentar barrar CPI

BENEFÍCIOOs vereadores aprovaram nesta quinta-feira (dia 5) a prorrogação do Programa de Pagamento Incentiva-do, o PPI, em mais 30 dias, para que os contribuintes possam ser benefi ciados com descontos de até 60% em juros e multas de débitos com a Prefeitura. A proposta segue para sanção do prefeito Valdomiro Lopes e deve-rá entrar em vigor na próxima semana. ESTENDIDOO pedido de prorrogação do PPI foi apresentado pelo prefeito Valdomiro Lopes (PSB) só após ser “cutucado” pelo líder de governo e vereador, Dourival Lemes, que como bancário aposentado, justifi cou que a greve dos funcionários das instituições fi nanceiras teria prejudi-cado tanto os munícipes, como a administração.

MUDANÇAS O remanejamento de pouco mais de R$ 9 milhões no Semae, proposto pelo prefeito Valdomiro Lopes terá que aguardar algumas semanas. Os parlamentares que-rem saber o real motivo das mudanças, que inicialmen-te seria para investimentos e com a mudança passaria a ser utilizado para o pagamento de fornecedores. BARRADASCoube ao vereador Paulo Pauléra (PP) pedir o adia-mento do projeto por 10 sessões, para discutir melhor o que está acontecendo na autarquia. Com o pedido é provável que o Semae passe por difi culdades para fe-char suas contas. As denúncias de corrupção apresen-tadas por Marco Rillo também teria pesado na decisão. IBOPEQuestionada sobre as críticas contundentes de Marco Rillo, que aponta irregularidades no Semae, a superin-tendente da autarquia, Ivani Vaz de Lima, classifi ca as acusações como antecipação das eleições do próximo ano e que tem o objetivo claro denegrir sua imagem, porém ressalta que não se assusta. “Ele [Rillo] não bate em cachorro morto”, afi rmou. ESCOLHIDO O deputado Fausto Pinato (PRB), de Fernandópolis, será o relator do processo contra o presidente da Câ-mara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética. O anúncio foi feito pelo presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA).

CONSELHOA representação contra Eduardo Cunha foi apresenta-da em outubro pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade. Os partidos questionam as supostas contas secretas de Eduardo Cunha na Suíça e nas denúncias de delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apontam o peemedebista como uma das pessoas que receberam propina em contratos da Petrobras.

4 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

[email protected]

O Grupo de Resgate e Atendimento às Urgên-cias (Grau), conhecido como “tropa de elite” do resgate médico, iniciou nesta semana as

atividades em Rio Preto. A equipe é formada, inicial-mente, por oito médicos e 11 enfermeiros e tem como foco atendimentos às vítimas de graves acidentes e violência. Conforme revelou com exclusividade re-portagem da Gazeta de Rio Preto, em agosto, a equipe local do Grau, a princípio, não vai voar como tripula-ção do Águia, helicóptero da Polícia Militar.

Rio Preto é a terceira cidade do interior a ter uma base do Grau, junto com Campinas e São José dos Campos. Ainda neste mês, entram em operação ou-tras duas bases em Ribeirão Preto e em Presidente Prudente.

Segundo Cecília Damasceno, assessora do Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a equi-pe rio-pretense passou por treinamento de três meses na escola de Bombeiros, em São Paulo, para aperfei-çoar atendimentos às pessoas em estado grave, como vítimas de atropelamento, quedas e até de catástrofes, visando à estabilização do estado clínico até a chegada de uma ambulância ou até mesmo a um hospital.

“Nesta primeira etapa vamos atuar somente no

‘TROPA DE ELITE’ do resgate médico inicia atividades em Rio Preto

Por Luciano Moura

Foto

: Ale

x Pe

licer

Base do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau) está em pleno funcionamento no Distrito Industrial. Equipe é formada inicialmente por oito médicos e 11 enfermeiros

atendimento terrestre, depois faremos também o so-corro aéreo com o apoio do Águia. Para essa segunda etapa, será necessário um outro tipo de treinamento específi co, no caso operacional da aeronave”, afi rma ela. Os médicos e enfermeiros fi zeram na Capital várias capacitações focadas em negociações durante sequestros e até em balística, ciência que estuda o mo-vimento dos projéteis.

Além da equipe especializada, a base do Grau, que fi ca no Distrito Industrial – ao lado do aeroporto de Rio Preto – conta com uma viatura, que apesar de não ser uma ambulância, dispõe de modernos equipa-mentos necessários para o primeiro atendimento, ou seja, socorro fundamental antes mesmo da chegada de uma ambulância no local do acidente.

COMO O GRAU É ACIONADO?O acionamento do Grupo de Resgate e Atendimen-

to às Urgências (Grau) é feito pelo telefone 193, por meio de um sistema interligado entre a Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom), equi-pe do Grau e Grupamento de Rádio e Patrulha Aérea da Polícia Militar, cabendo ao médico regulador do Grau, por meio das informações recebidas e após o

despacho da viatura adequada, monitorar e orientar os profi ssionais no local, além de indicar o melhor recurso hospitalar para cada tipo de atendimento, de acordo com a regionalização e hierarquização dos hospitais previamente normatizados e por uma grade já estabelecida.

O Grau é referência nacional e até mesmo inter-nacional em resgate médico e atendimento a desas-tres históricos, como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), as quedas das aeronaves da TAM (1996), Gol (2006) e o avião da banda Mamonas As-sassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008).

Rio Preto, Presidente Prudente e Ribeirão Preto fo-ram contempladas com uma base da tropa de elite do resgate médico por causa da densidade demográfi ca e do número de moradores, além de oferecem estrutu-ras hospitalares aptas ao atendimento de pacientes em diferentes graus de complexidade. “São cidades que têm muitas ocorrências. Afi nal, tem muitos morado-res e, consequentemente, acidentes causando vítimas com traumas. E, claro, Rio Preto por ter também uma base do agrupamento do Águia”, disse.

(Colaborou Alex Pelicer)

5GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

HEMOCENTROPeritos realizam mutirão

do DNA em Rio PretoPeritos do Instituto de Medicina Social e Crimino-

logia de São Paulo (Imesc) atenderam na quinta-feira (dia 5), cerca de 40 famílias de Rio Preto e região du-rante um mutirão para realização de exames de DNA, feito no Hemocentro de Rio Preto. No total foram convocadas 83 famílias, mas em muitos casos uma das partes não compareceu para a realização do exame. O objetivo do evento é desafogar o Hemocentro e agilizar o trâmite da demanda vinda do Poder Judiciário, o que acelera consequentemente o processo de reconheci-mento de paternidade.

CONSCIENTIZAÇÃOEntidades participam de

luta contra câncer de peleO Hospital de Base, em parceria com a Sociedade

Brasileira de Dermatologia (SBD), realiza neste sábado (dia 7), das 9h às 13h, campanha de combate ao câncer de pele. As atividades acontecem em dois pontos dife-rentes, na Praça Rui Barbosa, e na Unidade de Saúde Prever Complexo Norte, no Solo Sagrado. Cerca de 40 profi ssionais da saúde do HB e Famerp examinarão os pacientes gratuitamente e, aos que apresentarem lesões suspeitas, serão orientados a procurar uma unidade básica de saúde.

SANTO ANTÔNIOVendedor é baleado

em tentativa de assaltoUm representante comercial foi baleado por bandi-

dos ao tentar reagir a um assalto na tarde de quarta-fei-ra (dia 5) no bairro Santo Antônio, em Rio Preto. Ele descia de seu carro, na rua Josefi na Reis de Assunção, quando foi surpreendido por dois homens, um deles armado com revólver. Ao anunciarem o assalto, a víti-ma reagiu e foi atingido por três disparos. O represen-tante foi levado ao HB e, segundo a assessoria de im-prensa do hospital, a vítima passou por procedimento cirúrgico para retirada da bala na região do abdômen. O seu estado de saúde é considerado estável.

MANIFESTAÇÃOProtesto de Sindicato dos

Motoristas acaba em confusão Manifestantes do Sindicato dos Motoristas de Rio Pre-

to entraram em confronto com agentes da Guarda Civil Municipal e policiais militares na tarde de quinta-feira (dia 5). A confusão começou quando integrantes do sin-dicato fi zeram um bloqueio para impedir que os ônibus de transporte escolar saíssem da garagem. Os policiais usaram até spray de pimenta contra os manifestantes. Os sindicalistas querem aumento de R$ 282 no vale alimen-tação, sendo que o valor do benefício hoje é de R$ 118. Os ônibus deveriam chegar às escolas, às 16h. Quase duas horas depois ainda não tinham chegado.

Pelo menos 100 manifestantes participaram em Rio Preto, na tarde de quinta-feira (dia 5), de protesto contra o projeto de lei de autoria do

presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, que dificulta abordo legal em caso de estupro. O ponto de encontro dos manifestantes foi em frente ao Praça

APOIO FINANCEIROCultura abre inscrições para editais de fomento

A Secretaria de Cultura de Rio Preto lançou os 10 edi-tais de fomento do Programa Nelson Seixas - Cultura para Todos. As inscrições vão até o dia 2 de dezembro. No total são 10 editais, que juntos somam apoio fi nan-ceiro de R$ 720 mil, para as áreas de literatura, dança, artes plásticas, música, vídeo, produção de teatro, for-mação cultural, hip hop, escola de samba e blocos car-navalescos, para a realização do Carnaval 2016. Serão selecionados até três projetos de cada categoria, com ex-ceção de artes plásticas, que poderá ter até cinco proje-tos. Para solicitar o envio do edital por e-mail é preciso ligar para a Secretaria de Cultura ou baixar pelo site da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br). Mais informações sobre os editais pelo (17) 3202-2310.

Foto

: Ale

x Pe

licer

Shopping, com percurso até o prédio da Prefeitura. Os manifestantes usaram faixas e cartazes com dize-res “Fora Cunha pela vida das mulheres”. “Quando somos unidas, somos mais fortes para lutar pelos nossos direitos”, afirmou Yana Longhini, uma das organizadoras da manifestação.

Passeata foi na área central de Rio Preto. Eles protestaram contra projeto de lei autoria do presidente da Câmara Federal,

que difi culta abordo legal em caso de estupro

Manifestantes fazem protesto contra Cunha

6 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

Wilson Romano Calil é médico, advogado, professor, orador, escritor e ex-prefeito de Rio Preto.

Wilson Romano [email protected]

O assunto, do artigo de hoje, parece-me que, em tempos outros, sobre ele já se manifestaram, o escritor Scliar.

Outro que já falou sobre o assunto foi o Tessler.Trata de chamar a atenção dos profi ssionais liberais que estudaram em es-

colas públicas: primária, ginasial, colegial e universitárias.Do que não se poderiam esquecer, mas quase todos se esquecem ou, a bem

da verdade, fazem de conta que se esquecem.Se esquecem do que? De que todas essas instituições de ensino sempre foram mantidas com re-

cursos oriundos de impostos, pagos por pessoas, sejam humildes ou abona-das, sendo que as humildes são as mais sacrifi cadas. Delas, também, vieram os recursos para pagamento de professores e por todas as outras despesas feitas pelas instituições de ensino municipais, estaduais e federais.

Mais que isso, muitas vezes, os privilegiados frequentam cursos de espe-cialização cujos custos também advêm, em parte, dos humildes que não des-cem, por isso, mas sobem as escadas da humilhação.

Muitas vezes eles, que se benefi ciaram do ensino gratuito, não se lembram, ou fazem de conta que não se lembram de que os recursos fi nanceiros foram oriundos dos que pagam impostos: operários, lavadeiras, encarregados da limpeza pública, e de mil outras profi ssões humildes.

Exemplos: estou falando do advogado que não aceita ser advogado dativo, sem remuneração; do engenheiro que nem se lembra de que o pobre exista; do dentista alheio à problemática social; do médico que marca consulta de convênios para daqui a meses, mas que as remarca para daqui a duas horas se se tratar de paciente particular.

Aos mencionados e, a outros, cabe um exame de consciência por justiça, por espiritualidade e, por gratidão.

Já escrevemos sobre o tema, o Scliar, o Tessler e eu com menor brilho e grandeza.

Houvesse, hipoteticamente, um concurso sobre qual de nós três for melhor eu diria, o melhor não está na lista, ele se chamou Billy Blanco, com seu sam-ba de breque, intitulado a Banca do distinto.

“Não fala com pobre, não dá mão a preto,Não carrega embrulhoPra que tanta pose, doutorPra que esse orgulhoA bruxa que é cega esbarra na genteE a vida estanca. O enfarte lhe pega, doutorE acaba essa bancaA vaidade é assim, põe o bobo no altoE retira a escadaMas fi ca por perto esperando sentadaMais cedo ou mais tarde ele acaba no chãoMais alto é o coqueiro, maior é o tombo do coco afi nalTodo mundo é igual quando a vida terminaCom terra em cima e na horizontal.

A banca do distinto

7GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

SOCIAL - CULTURA - ENTRETENIMENTO

www.gazetarp.com.br

Destaque ao querido casal, José Emídio Abrahão (Zeta) e Ni Marão, que nes-te sábado (07) abre as portas da resi-dência para receber amigos e familia-res ao redor de almoço comemorativo. Na oportunidade, a elegante Ni festeja mais um ano de vida. Exímia na arte de preparar banquetes árabes, desta vez a aniversariante optou pela gastronomia mineira, que será assinada por Rose Roque.

JOSÉ EMÍDIO ABRAHÃO E NI MARÃO

Foto

: Nat

hália

Uzu

m

8 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

FREDERICO TEBAR [email protected]

LANÇAMENTO Em nossas mãos, o convite para o lançamento do livro “A Vida é uma festa” do jornalista Bruno Méier sobre a história do apresentador Amaury Jr. A noite de autógrafos será no dia 13, às 19h, na Livraria Cultura em São Paulo. Trata-se de um livro-reportagem que, pela pri-meira vez, retrata a vida íntima de Amaury e os bastidores do colunismo social e da televisão brasileira.

NA CAPA*A revista Veja São Paulo, uma das publicações mais impor-tantes do país, estampa nesta semana, Asa Branca, ícone dos rodeios. A matéria conta os al-tos e baixos da vida de Asa, cujo auge profi ssional como locutor aconteceu nos anos 90, quando cobrava até R$30 mil por uma apresentação, sempre rodeada por ostentação – como a chega-da de helicóptero nas principais arenas do país.

*Neste período, Asa faturava cerca de 300 mil reais por mês e fi gurava até em novelas globais como Mulheres de Areia (1993) e O Rei do Gado (1996).

*A matéria também conta seu declínio, com comportamento parecido com o de um ídolo do rock, repetindo inclusive os cli-chês de autodestruição. Abusou de drogas e bebidas, trocou a noite pelo dia, contraiu o vírus HIV e passou a faltar a compro-missos.

*Em 2013, correu sério risco de morte. Foi internado no Hospi-tal Emílio Ribas, em São Paulo, época em que chegou a pesar apenas 50 quilos. Conseguiu sair de lá depois de quase três meses. Voltou a engordar - está com 85 quilos - e vive desde julho em Bertioga, com a esposa. Gravou um cd e recomeçou as apresenta-ções em rodeios do país.

FLORES E PLANTAS*Gosta de fl ores e plantas? En-tão anote aí: nesta sexta, sábado e domingo (6, 7 e 8 de novem-bro) acontece a terceira edição da Ceagesp em Flor – even-to que reunirá 40 atacadistas, produtores e representantes das principais cooperativas da América Latina , entre elas a Veiling Holambra.

*Os 20 mil m² da área da Cea-gesp vão abrigar uma variedade imensa de fl ores, plantas frutí-feras, artigos fl orais e acessó-rios de decoração para jardim. Sexta e sábado das 8h às 17h e domingo, das 8h às 12h. Evento gratuito.

PREVISÃO A temporada de cruzeiros está começando e o setor prevê para o período 2015/2016 um total de 597 mil passageiros. É um número superior em 8% do re-gistrado na temporada passada. Só que ainda muito distante do desempenho de anos anterio-res. Na temporada 2011/2012 foram mais de 800 mil turistas a bordo dos cruzeiros.

NOVO ESPAÇO Rio Preto está ganhando mais um salão de festas com serviço de buff et. Trata-se do Espaço Vitória que dentro de alguns dias será inaugurado na aveni-da Arthur Nonato. O salão tem 570m² com capacidade para 400 pessoas sentadas e 1000 em pé.

Fotos: Nathália Uzum

Marcelo e Rodrigo Bechara no lançamento do livro “90 anos do Grupo Bechara”, em Tanabi

Ziló de Arnaldo Silva com o marido Celsinho Rodriguez na noite em que reinaugurou belíssima clínica na Redentora

Halim Atique Junior com a esposa Manuela na comemoração dos 50 anos da Unirp

9GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

Fotos: Nathália Uzum

ELKE EM RP *A bordo da Kombi Guadalu-pe, a irreverente Elke Maravi-lha faz show comemorativo aos seus 70 anos de vida, neste do-mingo (08), a partir das 17h, na Praça Cívica. O evento é gratui-to e faz parte do Breu promovi-do pelo Sesc.

*A primeira vez que Elke esteve em Rio Preto foi nos anos 80, trazida pelas colunistas Hay-dée e Magaly Tebar, para uma palestra na Semana da Mulher. Por traz daqueles trajes espa-lhafatosos, Elke agradou em cheio com sua inteligência e espiritualidade.

BAZAR DE NATAL *Como em anos anteriores, 40 voluntárias coordenadas por Eneida Fleury trabalham 10 meses do ano na confecção de artigos natalinos, também de cama, cozinha e banho para o tradicional Bazar de Natal da Capacc.

*Em sua 17ª edição, o bazar terá árvores de Natal, guirlan-das de vários tamanhos, toa-lhas de mesa, de lavabo, enfei-tes e muito mais. Opções para presentear o amigo secreto ou deixar a sua casa ainda mais bonita. Será nesse dia 10 de novembro, terça-feira, das 9h às 18h, na APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Den-tistas) - em frente o Riopreto Shopping Center.

MAMA MIAO Automóvel Clube realiza neste sábado (07) mais uma edição da Noite Italiana. Com pratos típicos e massas irresis-tíveis, os associados desfruta-rão de um show ao vivo com a dupla Henrique & Edilaine. As reservas podem ser feitas na se-cretaria da agremiação.

Pedro Acquaroni Neto ladeado por Cidinha Botoni e Lilian Helena Vidotto na formatura dos alunos do Colégio London

Regiane Martins na quinta-feira em que pilotou animado coquetel na Acqua It Redentora

Joyce e Nice Peixoto na noite em que inauguraram a Crizzapi Bolsas, no Riopreto Shopping

9GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

CARNAPEÃO*Fabio Kalli deixará de pro-mover o Bloco Farra, grande carnaval na cidade de Santa Fé do Sul. Nem por isso deixa a cidade na calmaria. Um novo projeto carnavalesco está emer-gindo. A estância turística terá dias de folia sertanejos.

*O evento foi batizado de Car-napeão e reunirá Israel Novaes, Pedro Paulo & Alex, Gusttavo Lima, George Henrique &Ro-drigo e o cantor Bruno, sem o parceiro Marrone. O famoso Dj Alok foge a regra e levará músi-ca eletrônica ao evento.

NIVERA Living Club comemora nes-te fi m de semana seu primei-ro aniversário com uma vasta programação. Na sexta (06) a casa terá o melhor do serta-nejo, com um show de Rena-to Honorato. No sábado (07) o eletrônico do DJ Fabro e do projeto IndaHouse se juntará ao black music do DJ Bocka. No domingo (08) acontece o Samba do Careca, com o grupo SambAuê. A casa é comandada por Fabiano Mazza, atualmente considerado o maior promoter de eventos da cidade.

10 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

FREDERICO TEBAR [email protected]

Paulo e Cláudia Togni nos festejos dos 90 anos da família Bechara

Os irmãos, Bell, Marcos, Leila e Jorgito Bechara no lançamento do livro da família

Camila Margonari, exuberante no coquetel

da Acqua It

Fernando e Fernanda Roma, responsáveis pela belíssima clínica de Ziló de Arnaldo Silva Rodriguez

O advogado Henry Atique nos festejos dos 50 anos da Unirp

Yolanda e Cláudia Bassitt conferem inauguração movimentada

No Villa Conte, Marcel e Simone Cunha abrem a temporada de formaturas da Paris Eventos

Fotos: Nathália Uzum

Foto: Alex Pelicer

Os irmãos, Bell, Marcos, Leila e Jorgito Bechara Camila Margonari, exuberante no coquetel

Fernando e Fernanda Roma, responsáveis pela belíssima clínica de Ziló de Arnaldo Silva Rodriguez

Foto: Alex Pelicer

11GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

MARIAH BERNARDES

1Joia nunca sai de moda? O que deve se levar em conta ao comprar uma peça?

Acho que joia é um acessório eterno! Podemos her-dar de familiares ou simplesmente adquirir ao longo da nossa vida, sempre vamos ter uma joia guardada para usar em ocasiões especiais. A minha paixão pelas joias vem da minha mãe!

2Você é considerada um fenômeno na internet. Só no Instagram são quase 500 mil seguidores. Como conseguiu tanta audiência?

Acredito que, ter iniciado o meu trabalho há oito anos quando tudo isso começou, foi um grande passo para mim. Mas nada adianta sem perseverança, confi ança no que você faz e levar tudo muito a sério.

3Qual o peso de ter tantos seguidores? Dê exem-plos.Já errei algumas vezes por expor demais a minha opinião. Eu como blogueira

tenho leitoras que me seguem, gostam do meu trabalho, mas não concordam com tudo o que falo e faço. Isso é normal. E por um lado, é gratifi cante ter elogios e críticas que na maioria das vezes são construtivas. Procuro sempre tentar enxergar dos dois lados.

4Como você transforma a fama na internet em di-nheiro?É importante deixar claro que conquistar “prestígio” e sucesso no mundo da

internet só é possível com um trabalho sério, consistente e contínuo. É bem diferente de ações “virais” que duram apenas um dia, uma noite ou horas de muitas curtidas, muitos acessos, muitos “views”. Para manter uma frequência de seguidores assíduos e dar resultados para os meus clientes, é preciso saber e entender a forma exata de se comunicar, com histórias, imagens, onde possam conhecer, sentir. No caso da Satine, por exemplo, foram meses de reuniões e conversas para chegarmos neste lindo proje-to - de apresentar aos meus seguidores uma joia assinada por mim, com minha cara, meu estilo.

5Com tantas blogueiras destacando “look do dia” como você se diferencia?Sempre digo que a fórmula de manter os seus leitores perto de você é ser quem

você realmente é, sem máscaras. Eu sou a Mariah sempre, acredito que isso também serve para o Look do Dia, onde você pode expor a sua opinião sobre tal tendência na sua produção. O olhar de cada uma é importante também!

Por Frederico Tebar

101010101010 perguntas para...

Considerada uma das blogueiras mais infl uentes do país, Mariah Bernardes estará em Rio Preto nesta sexta-feira (06) para lançar a coleção de joias que desenvolveu para a Satine Joalheria. Neste

bate-papo com a Gazeta de Rio Preto, ela avalia o mercado de moda, revela suas inspirações e dá detalhes de sua movimentada participação na internet.

Foto

: arq

uivo

pes

soal

Os blogs não vão acabar, isso é fato. Acho que a “profi ssão” blogueira só vai melhorar, com leis, faculdades, cursos.

Essa é a tendência

6Avaliando o “mundo das blogueiras”, qual sua principal crítica?O mercado das blogueiras é gigante e não para de crescer. Não gosto de criticar

o trabalho de outras pessoas, porque cada um tem seu objetivo, sua mensagem, seu estilo, seu foco de trabalho e cabe, a cada pessoa, seguir e acompanhar o trabalho do blog que quiser.

7No mundo da moda, quem são suas principais ins-pirações?Gosto muito dos desfi les. É a partir deles que as marcas se inspiram para criar

suas coleções. Mas não podemos focar apenas na moda, hoje também podemos nos inspirar na arte, arquitetura, cinema...

8E quem são as celebridades brasileiras que mais erram na hora de se vestirem?É muito difícil dizer o certo ou o errado no mundo da moda já que cada vez

mais os estilistas, as grandes marcas, as mais importantes grifes têm sido muito versá-teis, variadas. Não existe mais um padrão defi nido. A moda permite tudo.

9Como você imagina o mundo das blogueiras daqui a 10 anos?Os blogs não vão acabar, isso é fato. Acho que a “profi ssão” blogueira só vai

melhorar, com leis, faculdades, cursos. Essa é a tendência. O negócio do blog já deu certo e fi co muito feliz em fazer parte deste início que convenhamos, não foi tão fácil assim, principalmente sem as mídias sociais para ajudar!

10Quais são as tendências que você aposta para o inverno?A volta da saia mini é uma das tendências super forte. No SPFW várias

marcas apostaram neste comprimento. A cor é sem dúvidas o rosa quartz (Pantone) e o tricot vem com tudo também. Eu acho o tricot sequinho que foi desfi lado na Animale super chique, espero que as brasileiras usem bastante!

12 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

GAZETA INDICA

PATRICIA ANDRIK NA GAZETA REABILITAÇÃO

HAPPY HOLI

Dona de uma car-reira de sucesso, a jornalista Patricia Andrik acaba de lançar seu blog de atualidades batizado de www.meioalice-meioameilia.com.br. Uma página repleta de crônicas interes-santes que a partir desta semana tam-bém serão acompa-nhadas pelos leitores da Gazeta de Rio

Preto. Patricia acaba de se tornar uma das colunistas de nosso portal e semanalmente atualizará uma nova crônica. Anote aí: toda terça-feira tem Patricia Andrik no www.gazetarp.com.br.

NOVIDADES BB BÁSICO

A BB Básico está repleta de novidades! Roupas básicas e confortáveis para o dia a dia dos pequenos (com nume-ração que atende de 0 a 8 anos), brinquedos educativos, linha praia e roupões exclusivos! Um charme! Confi ra todas as novidades na loja do Riopreto Shopping, sob o comando da simpática Carol Silva de Oliveira.

Neste sábado (07) o Recinto de Exposições recebe o Happy Holi – considerado um dos maiores festivais de cores do mundo. Os portões serão abertos a partir das 14h e a festa deve terminar por volta das 22h - repleta de apresentações de música eletrônica e explosão de cores a todo mo-mento. Nos últimos dois anos, o Festival já passou por 30 cidades reunindo público de 400 mil pessoas. Os in-gressos podem ser comprados pelo site www.happyho-lifestival.com.br.

Passou por cirurgia na coluna? Fique tranquilo, na “Clínica Dra. Fabiana Morais” você conta com fi sio-terapeutas especialistas para com toda a segurança promover sua reabilitação. A clínica é frequentemente indicada pelos mais renomados médicos por conta de sua efi ciência e rapidez nos tratamentos preventivos e pós-operatórios. Agende sua avaliação e veja os bene-fícios encontrados em um centro especializado no tra-tamento da coluna vertebral. Ligue 17 3022-4423 e fale com Dr. Diego Izumi.

Fot

os: D

ivul

gaçã

o

ESPETÁCULO CIRCENSE

O Teatro Humberto Sinibaldi Neto recebe neste fi nal de semana o espetáculo “Rudá: Um Sonho Real” – pro-dução que misturalinguagem teatral, dança e acrobacias aérea . O diretor, Gustavo Lobo, atuou em grandes companhias, como Cirque Du Soleil e Cirque Eloize. Dias 06, 07 (sexta e sábado, às 20h) e 08 (domingo, às 18h). Ingressos vendidos no Açaí da Praia ou através do site: www.gui-cheweb.com.br.

Prepara-se para o encantamento máximo! Neste sábado (07) o Riopreto Shopping faz a abertura ofi cial, daquele que é o mais esperado Natal da região! Às 14h o bom velhinho assume seu trono permanente e a partir das 16h, a magia ganha contornos ainda mais belos com a Christmas Parade - desfi le de soldadinhos de chumbo e apresentação da Dixie Jazz Band com personagens natalinos. Isso sem falar na maravilhosa decoração de Natal espalhada por todo o centro de compras com ricos detalhes que propõe uma viagem ao tempo, como se todos fossem crianças. Dado o “start” inicial, as novidades não param no Riopreto Shopping. Todo sábado, as crianças poderão participar de contações de histórias natalinas. A campanha do Riopreto Shopping também terá sor-teio de prêmios, troca de cupons por brindes, ações sociais com instituições carentes da cidade, além da presença do Papai Noel todos os dias em um cenário infantil para as crianças escreverem as suas cartinhas. Imperdível!

ABERTURA DE NATAL: CHRISTMAS PARADE

NO PALCO COM A CIA QUASAR

Para encerrar a programação do 12º Fórum Interna-cional de Dança do Estado de São Paulo, aqui em Rio Preto, um dos mais renomados grupos de dança do Brasil, a Cia Quasar de Dança, de Goiânia, apresenta o espetáculo “No Singular”, neste sábado (07), às 20h30, no Teatro do Sesc. O público, além de acompanhar a apresentação, terá a oportunidade de interagir com os bailarinos, isso porque, em determinado momento, eles convidam a plateia para participar da dança. A en-trada é gratuita!

13GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

AGORA VOCÊ VAI CONQUISTAR O SEU PRIMEIRO DAMHA

MAIS DE 73 MIL m²DE ÁREA VERDE E MUITO LAZER.

TERRENOS DE225 a 270 m²

LOTEAMENTOFECHADO

ÓTIMAS CONDIÇÕESDE PAGAMENTO

*MENSAIS A PARTIR DE R$590,00

AGENDE SUA VISITA:

0 8 0 0 7 7 7 1 4 4 4

d a m h a . c o m . b rfacebook/damhaurbanizadorayoutube/damhaurbanizadora

instagram/damhaurbanizadoraROD. DÉLCIO CUSTÓDIO DA SILVA (SP 427) - KM 15 - IPIGUÁ (SP)

Perspectivas artísticas meramente ilustrativas (inclusos elementos paisagísticos) sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os móveis e equipamentos também são meramente ilustrativos. Os ambientes serão entregues conforme memorial descritivo que compõe o compromisso de venda e compra. O residencial Ipiguá encontra-se registrado sob o nº R3 na matrícula 132.952 do 1º Registro de Imóveis de São José do Rio Preto, SP, e o Residencial Ipiguá II encontra-se registrado sob o nº R3 na matrícula 132.953 do 1º de Registro de Imóveis de São José do Rio Preto, SP. *Ref. quadra G, lotes 26 e 27, entrada + 120 parcelas com juros de 0,75% a.m.

R E S I D E N C I A L D A M H A F I T I P I G U Á

LIBERADO PARACONSTRUIR

4 QUIOSQUES • 2 QUADRAS DE VÔLEI DE AREIA • 2 CAMPOS DE FUTEBOL SUIÇOCAMPO DE FUTEBOL INFANTIL • 2 CAMPOS DE FUTEBOL INFANTIL DE AREIA

ESPELHO D’ÁGUA • PLAYGROUND • 3 ACADEMIAS AO AR LIVRE

14 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

GIROESPORTIVO

[email protected]

Já foram vários títulos por equipes do país e pela Sele-ção Brasileira. Ela começou

a jogar no Rio Preto Automóvel Clube, logo se destacou e foi embora da cidade. É uma das maiores referências esporti-vas na região. Carol Gattaz, de 34 anos, atualmente defende o Camponesa/Minas e se prepara para mais uma Superliga Femi-nina. Na última, pelo mesmo Minas, alcançou as semifi nais, só parando no fortíssimo Rio de Janeiro. Foi uma campanha de superação na Superliga, com um começo ruim e um ótimo segundo turno das mineiras. “Nossa temporada passada foi muito boa. Realmente não ima-ginávamos que chegaríamos onde chegamos, pelo tempo de preparação que tivemos com toda a equipe junta. O grupo estava entrosado e todas com o mesmo objetivo”, afi rmou Ca-rol, que conquistou junto com o time o segundo lugar do Cam-peonato Mineiro.

Cinco vezes campeã do Grand Prix e medalhista de

prata nos mundiais de 2006 e 2010, foi campeã da Superliga pelo Osasco, Rexona e Unilever e está focada em levar o Minas mais longe na competição des-ta temporada que se inicia. Ela é a capitã da equipe mineira. “A preparação está sendo intensa. Por causa do calendário das se-leções desse ano, nosso grupo foi um pouco prejudicado pelo fato de só ter o grupo comple-to no começo de outubro. Agora estamos correndo atrás do tem-po com treinamentos intensivos”.

Carol avaliou o grupo. “A equipe está bem jovem. Sou a mais velha, mas com muitas jogadoras de ótima qualidade, tanto que a maioria integrou as seleções juvenil, Sub-23 e a adulta. Agora temos que nos entrosar o mais rápido possí-vel, pois como já falei, tivemos pouco tempo de treino juntas. Mas acho sim que temos condi-ções de brigar com as principais equipes. Temos o pé no chão, sabemos do nosso potencial, sa-bemos que é muito difícil, mas não impossível”, disse ela.

SOBRE A ESTREIAA estreia na Superliga será

no dia 13 deste mês, quando enfrentam o Rio do Sul, em Santa Catarina. “Nossa estreia será fora de casa contra o Rio do Sul. É um time que ainda conhecemos pouco, que tem uma torcida apaixonada lá no Sul. Mas vamos estudar bas-tante todos adversários para não termos nenhuma surpre-sa desagradável”.

Carol revela que ainda é cedo para pensar em apo-sentadoria e projetos em Rio Preto. “Meu futuro ainda não sei dizer. Penso em montar um projeto quando parar de jogar, acho que podemos me-lhorar não só o vôlei, mas o esporte como um todo. Rio Preto é uma cidade que tem muito potencial. Mas não sei ainda precisar a data da mi-nha aposentadoria, pois ainda tenho muita saúde, sem lesões e ainda com muita vontade de jogar vôlei, que é o que mais amo fazer”.

Por Henrique Fernandes

A meio-de-rede rio-pretense Carol Gattaz, uma das esportistas mais

vitoriosas da região, vive bom momento no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e se prepara para

mais uma Superliga em sua carreira

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Por Henrique Fernandes

BRASILEIRÃO FEMININOO time feminino do Rio Preto EC pode entrar para a história. Nos dois próximos domingos, a equipe do técnico Chicão Reguera encara o Centro Olímpico, numa das semifi nais do Campeonato Brasileiro Feminino e luta para chegar na fi nal, feito inédito para as rio-pretenses.

MULHERES VALORIZADASA empresa Mar e Rio Pescados é a mais nova patrocinadora do time feminino do Rio Preto EC. A empresa estampará sua marca nos uniformes das meninas já neste domingo (dia 8), na partida de ida da semifi nal do Brasileirão contra o Centro Olímpico, no estádio Anísio Haddad. “A adesão demonstra a força do futebol feminino e o marketing esportivo do clube. Estamos, mais uma vez, na semifi nal do Brasileirão feminino. Nesta hora o empresário acaba percebendo ainda mais os refl etores acessos e a possibilidade de associação da sua marca ao esporte”, disse o diretor de marke-ting do clube, Shirtes Pereira.

EM CAMPOS DO JORDÃOO tenista rio-pretense Augusto Laranja (Monte Líbano/Smel/Just Line/Shop Tênis) disputa em Campos do Jordão, na próxima se-mana, o future Grand Prix Brasil de Tênis, torneio que distribui premiação de 15 mil dólares.

NA ESPANHAE o sensei rio-pretense Márcio Fuscaldo, um dos proprietários da tradicional Associação Matsumi, presidente da Federação Brasilei-ra de Karatê (FBK), chefi a a delegação brasileira no Campeonato Mundial de Karatê, nesta semana, na Espanha. O Mundial é orga-nizado pela WTKA e agita a cidade espanhola de Benidorm até domingo (08)

TREINO NO JACARANDÁO professor Alex Briani organiza no sábado, dia 7, mais um treino especial com seus alunos, no clube Jacarandá, em Adolfo. Serão treinos específi cos de matacão, bike, corrida e triathlon. Briani é uma das fi guras mais importantes da região quando o assunto é assessoria esportiva.

TORNEIO DE TÊNISO Rio Preto Automóvel Clube realiza neste sábado (dia 7) o primei-ro Torneio de Tênis. Podem participar atletas amadores associados ou não associados de Rio Preto e região. As partidas serão no clube de campo. O torneiro será dividido em 20 categorias (masculino e feminino) a partir dos 19 anos até tenistas acima de 55 anos. A diferença de idade será apenas na categoria principiante de 19 a 34 anos e acima de 35 anos. Os vencedores em cada categoria serão premiados com a entrega de troféus. Até o momento já são mais de 150 inscrições, segundo a diretoria do clube. “A iniciativa é para difundir a prática do tênis, prestigiar o esporte e manter a tradição que o Automóvel Clube tem, já que é o clube que teve a primeira quadra de tênis na cidade”, afi rmou o vice-presidente do Rio Preto Automóvel Clube, Ricardo Musegante.

GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

[email protected]

A meio-de-rede rio-pretense Carol Gattaz, uma das esportistas mais

vitoriosas da região, vive bom momento no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e se prepara para

mais uma Superliga em sua carreira

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Menina de ouro

15GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

TURISMO

STB.COM.BRTEL.: (17) 3235-3569

Rua Ondina, 278 - Redentora

DISNEY 2016A Rodojet Turismo tem a programação Disney para 2016, nos meses de julho, outubro, dezembro e até

janeiro de 2017. Para as inscrições feitas até dia 31 de dezembro deste ano, para qualquer uma das saídas acima, o valor a ser pago está fi xado em reais: R$ 14.900 em 12 parcelas de R$1.242. O programa inclui 13 dias de viagem, embarque de Rio Preto, ingressos para todos os parques, hospedagem no hotel Florida Mall, dentro do maior shopping center de Orlando, café da manhã com buff et, seguro viagem, ronda médica, dois jantares, traslados, guias experientes e kit viagem. Grande oportunidade de visitar o mundo mágico! Mas, lembre-se este valor será reajustado em dólares a partir de janeiro!

CURSO TÉCNICO NO EXTERIOR Que tal fazer um curso técnico na sua área, no exterior? Além de aperfeiçoar o idioma, você terá a chance

de ganhar experiência internacional, se desenvolver na área escolhida e melhorar suas perspectivas, agre-gando conhecimento internacional ao seu currículo. Os cursos podem ser de 3 meses a 2 anos, com hos-pedagem em casa de família, hotel ou residência estudantil, nas áreas de gastronomia, turismo, negócios e marketing. Consulte a equipe da CI e conheça todas as possibilidades!

NATAL LUZ BY IZA A Iza Travel tem pacote especial para o Natal Luz, em Gramado, com saída do aeroporto de Rio Preto no

mês de novembro. A viagem inclui 7 noites de hospedagem com café da manhã, tour Gramado, Tour Canela, Tour Uva e Vinho com almoço, traslados e assistência de viagem. O pacote custa R$2.285 e pode ser pago de maneira facilitada: 25% de entrada e saldo em 9 vezes sem juros. Aproveite!

HIGH SCHOOL NO CANADÁO Canadá é um dos países mais multiculturais e com melhor qualidade de vida no mundo. Está aí a

primeira razão para estudar lá, mas existem muitas outras: qualidade de ensino, modernidade e segurança. Tudo isso em um país para quem gosta de esportes e atividades ao ar livre, já que todas as suas cidades são repletas de espaços verdes e parques nacionais.

A possibilidade de estudar em inglês ou francês, dependendo, é claro, da região que você escolher. Além disso, ter contato direto com diferentes culturas em um país que tem uma das taxas de imigração mais eleva-das do mundo. O sistema de ensino é um dos mais bem avaliados entre os países de língua inglesa, resultado de um forte investimento público nas escolas. Sabia mais na LA Viagens/STB.

CRUZEIRO A Turiscenter oferece cruzeiro bacana no navio Pullmantur Sovereign, com embarque dia 26 de fevereiro

de 2016. O pacote com tudo incluso durante quatro dias fará o roteiro Santos/Rio de Janeiro/Búzios/ Santos. Tudo por apenas R$1311 + taxas por pessoa. A agência oferece opcional de transfer para o Porto de Santos – ida e volta.

17 3022-4423 - 3305-4971 - 99160-2442

16 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

*A cidade cresceu. O boca-a-boca já não atinge a totalidade e assim é preciso orientação para chegar até pessoas e lugares certos. Foi pensando nisso que há

muitos anos nasceu o suplemento Dicionário Festivo – um verdadeiro elo entre consumidores e festeiros em geral e os profi ssionais e empresas mais requisitados do segmento de eventos de São José do Rio Preto.

*O rio-pretense é famoso pela maneira como elabora suas comemorações. Tanto que, muitos desses nomes aqui listados, são constantemente

requisitados para trabalhos em outras cidades e estados. Defi nidamente sabemos festejar!

*Estamos adentrando na época mais agitada do ano... festas, formaturas, casamentos, confraternizações...agenda cheia para todo mundo. É hora de armar o agito, seja ele do tamanho que for. Aqui você encontra

um time atuante que ajuda a desenhar as mais importantes ocasiões da cidade.

Ordem Alfabética. Os anunciantes do suplemento estão em negrito e com telefone logo à frente.

DICIONÁRIO DICIONÁRIO DICIONÁRIO FESTIVO 2015FESTIVO 2015FESTIVO 2015FESTIVO 2015FESTIVO 2015FESTIVO 2015

apresenta...apresenta...apresenta...

17GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

ALIANÇAS E JOIAS Carrazzone Joalheiros Casas Costantini Costantini Joalheria - 17 3304 8700Cristovam JoalheriaSatine JoalheriaTerni Joias - 17 3304 3334

ALUGUEL DE ADORNOS E LOUÇAS Casa SéculoEd Locações - 17 3215 2560Elaine Costa Faça FestaMaria Alice Carrazzone Slaviti - 17 3304 3491

ALUGUEL DE MÓVEISAstéria QuintanaCasa Século Ed Locações - 17 3215 2560Festah

ANIMAÇÃO E ALUGUEL DE BRINQUEDOS Big Festa Decoração Infantil Cia. do Riso Croc Croc Animação Infantil Makaboom Festas e DiversõesPururuca & Cia. Tom Cult

ARTIGOS DECORATIVOS/ADEREÇOSAnimafestBasmar Cartonagem Dois IrmãosCartonagem Três MariasHiperfesta Mundo da Festa Real Atacado

BANDASAnisinho ShowApocalipse Bozó, Eli & AmigosFree Jazz – Jussara Pinto - 17 32422633

ElektraJoel Pedroso Laier MilleniumPolarisSanta IfigêniaSeu Moço

BANNERSAlbert Gráfica BM1 Digital Eden Gráfica Grupo Flort Novart Ringo Photo Yes Print Serigrafia Rio Preto

BARTENDERSBar4You Bartenders Caipirinha Móvel Coyotes BartendersEclipse BartendersExtreme Bartenders Thiago Gonçalves Bartender Topshow Bartenders

18 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

BEBIDASAdega AbadescoBekaa DelicatessenConfraria Conebel Enoteca Cursino Enoteca DecanterMalte & WhiskySanta Safra

BEM-CASADOSDesejo & Sabor Donna Luiza Bem Casados Linda Lucia Cal – Grupo Flort - 17 3215 7569 Nilce Fortes - 17 3235 7657

BOLOSAna RenataArmazém CaféBrigadellaDoces & Afi nsDoçura DolcciDora VendraminiFamily Confeitaria

Gabi Mello Izildinha BolosMaria CanizzaNilce Fortes - 17 3235 7657 Suelizinha & Adriana - 3212 3624Vanda Machado

BUFFET Dair de FariaDalila – 17 3233 6488Dulce & Irani - 17 3231 0054 Felix PetrolliGabi Mello Lig Massas Manoel Carlos 17 3808 2090Marisa AbudRose Roque - 17 3224 6176Villa Conte - 17 3808 1577Ed Buff et -17 3215 2560Le Petit Gourmet Massas D’oro - 17 3222-2386Villa Rica Eventos

BUFFET INFANTIL Buff et Alakazam Buff et Algazarra Buff et Gato Amarelo Buff et GibodôBuff et Fantastic Park Buff et João e Maria Buff et Kids Ploc Buff et Sim Sim Salabim Buff et Super KidsBuff et Viva Park Mega Park Buff etTom Cult

CALÍFRAFAAndréia’s ArtArlete Calígrafa - 17 3212 8001 Lucy Calígrafa

CARROS PARA NOIVASL&A Transporte Executivo RV Luxo Landau Eventos

CASA DE CÂMBIO Libra Câmbio – 17 3211 9343

19GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

CELEBRANTE Daniela Collino - 17 3016 6484Kelly GandolphiLaerte Ettore Mazza Júnior

CERIMONILISTA Adriana CiconeDaniela Collino -17 3016 6484Elaine Fonseca Eliane Modesto Flávia Zamperlini Saicali Humberto SinibaldiKarina Camargo Kelly GandolphiLujan De Pizzol - 17 3229 4975Marcia Bertolo Pacífico Cerimonial

CONVITEAlbert GraficaAteliê Paty Lobanco Atelier das Meninas BigliettiComemore Kids Conviteria Dolcci Papéis

Eden GráficaFotogravura Rio PretoGrupo Flort – Orlando Cal - 17 3215 7569Gráfica BertassoGráfica ArábicaMargrafMarcela Convites São SebastiãoSó Convites

COREÓGRAFIAAlex Alves - 17 98206 3860 Ciro Gonsales Cristiane Amaral & Poty DadoFlávia BuenoPasso a Passo

CURSOS DE EVENTOSPriscila Cachoare (cursos de decoração de bexigas, bartenders, assessoria e cerimonial, revestimento em tecido, sushi man e florista) - 17 99707 3271.

DECORAÇÃO INFANTIL Big Festa Decoração Infantil Grupo Balão & Cia. Karina Affini AzizLua de Cristal Decorações Slaviti - 17 3304 3491Suelizinha & Adriana – 17 3212 3624 Tom Cult

DJBetinho BrittoCássio Gasparini Claudinho GorayebFormiga - 17 3212 3368 Mancha Projeto Saxen

20 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

DOCES Ana Renata Armazém Café Beijinho Doce Brigadella Desejo & Sabor Doces e AfinsDoçuraDolcciDora VendraminiFamily ConfeitariaGabi MelloLeandra Doces - 17 3242 4955Linda Lucia Cal – Grupo Flort - 17 3215 7569Maria BolachaNara Garcia Nilce Fortes - 17 3235 7657Suelizinha & Adriana -17 3212 3624

ENTRETENIMENTOAlex D’Arc Anima Fest Cia. ao Cubo

Guilherme Camargo Eventos X Foto Cabine

ENXOVALCasablancaLibélula Home - 17 3225 5357 Papi Enxovais Sono & Sonhos Wayta Dalla PriaM. Martan

FILMAGEM5.2 Produções April VídeoEdson FilmagensTon Vídeo Jornalismo Vap ProduçõesVideobel – Antonio Gonçalves Videobel – Luiz

FLORALAstéria QuintanaDaniella Zancaner - 17 3232 2254Dido Flores

Juliana ImbernonJuraci BritoLea Eventos Marilda CasacaMatheus Casagrande Rodrigo Hatano - 17 3016 7840 Rita Flores Rosa de Saron

FOGOS DE ARTIFÍCIOFogos CristalFogos Xingu

FORMINHAS Arte Forminhas - 17 3242 1787Eloisa Maduro Forminhas Flor D’ Elis

FORRAÇÃOFesta & Cia.Gaúcho Forrações

21GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

FOTOGRAFIABruno Rossete Cleber DavidsonDan Castilho Danilo VieiraDawison PinheiroEdgar Machado Eduardo PennaEloisa MattosEvandro RochaFerdinando RamosFoto BarrenhaFoto Costa Foto GarciaFoto M Gisele SpiewakGuto SonembergJorge Maluf Kastreka Fotos Kátia AvelinoMagda Pinheiro Nathália Uzum - 17 99216 0615 Olhar 3 Reginaldo Góis Renato Milani

Ricardo Boni Rosi Caires Studio DafStudio M

GELODino Gelo - 17 3353 3543

GERADORESCompac EnertecsGeradores Rio Preto

LEMBRANCINHASAteliê das Meninas Ateliê Patrícia Lobanco Dolcci Papeis Lívia RacyToda Arte Wayta Dalla Pria

LISTA DE CASAMENTODaniella Zancaner - 17 3232 2254 Empório dos Presentes

Santa PresentesSlaviti - 17 3304 3491 SurianiVera Orsi

MAQUIAGEMAlex SantanaArnaldo Romano Beth Salão de BelezaBia VerriIdevan MacedoLe Atelier – Josy Brandão - 17 3364 9404 Luis Coiffeur - 17 3232 7767 Marcos MachadoSalão PrimeSantorini

MESTRE DE CERIMÔNIACássio de MarcoClenira Sarkis Daniela Collino - 17 3016-6484Mario WelberPatricia AndrikRoberto ToledoThais Machado

22 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

MODA FESTAAlda Toscano - 17 3231 0756Atelier SposabellaDress4You Atelier Flávia Machado Lia Sestini Luigi Sacchettin Maison D Manas a Rigor - 17 3305 1256 Petrô Stival Pin Up Black River - 17 3212 6077 Silvania NoivasThe OriginalVersalla Maison - 17 3235 7291

PAINEL DE LEDCélo Led - 17 3238 4544

PALETERIA Ice by Nice - 17 3235-6198La Mexicana Paleteria - 17 3364 5087

PARTY DESIGNERAstéria Quintana Augusto CetroneBeto Guarnieri Daniella Zancaner - 17 3232 2254 Ezequiel Gonsalves Humberto SinibaldiIza UrbinatiKarina Affini AzizLivia Racy Marcelo Peixoto Maria Alice Carrazzone Matheus Casagrande Rodrigo Hatano - 17 3016 7840Roni Vieira - 17 3234 1164Slaviti - 17 3304 3491Wander Ferreira Junnior

PISTA DE DANÇABM1 Digital Cop Fac

SALÃO DE FESTAAntiquário Clever Casado Automóvel ClubeBuffet Dair de FariaBuffet Dalila - 17 3233 6488 Buffet Manoel Carlos - 17 3808 2090Buffet Mariza Abudi Buffet Villa Conte - 17 3808 1577Casas da Fazenda Espaço Algodoeira Espaço Vitória Espaço Viva Glauber Carvalho Harmonia Tênis ClubeIpê Park Hotel Lea Eventos Quinta do Cedro Quinta do Golfe Villa Giovanni Villa Rica

23GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015

SALÕES DE BELEZAAlex SantanaArnaldo Romano Beth Salão de Beleza - 17 3233 6133Cia. da Beleza – Marcelo CócoloGarbo Creative SalonGislaine Bueno Ka Espaço Beleza Le Atelier – Josy Brandão - 17 3364 9404Luis Coiffeur - 17 3232 7767 Puhblic HairRafael BertolucciSalão PrimeSantorini Silvio Amaral Wanderley de PáduaWilsa Yoschida Salão by Sol & Cia. – 17 3364 3081

SEGURANÇAGrupo Rotaforte RSP Segurança e Vigilância Zoccal Segurança

SEMI JOIASMarli Dias Pin Up! - 17 3212 6077Terni Semi Joias - 17 3304 3334

SOM E ILUMINAÇÃOAudi Som – Cássio Gasparini AV7 Eventos Betinho BrittoDj Paul ProduçõesEstéreo LaserFormiga Som - 17 3212 3368 LTC Som e Iluminação M. Produções Rococó Eventos

SOM PARA IGREJAAlta Conexão Jussara Pinto - 17 32422633Paulo de Tarso Buchalla

TENDAS E ESTRUTURAS 4D Eventos AV7 Eventos Zanovelo Eventos

TRAJES MASCULINOS Habillée Aluguel de Trajes Sergio H The OriginalVinicius a Rigor

VESTIDOS DE NOIVA Alda Toscano - 17 3231 0756Atelier SposabellaLia SestiniMaison D Manas a Rigor - 17 3305 1256Petrô Stival Silvania NoivasVersalla Maison - 17 3235 7291

VALLETBarros ValletVersailles Vallet

VIAGEM LUA DE MEL CI - 17 3222 1000Iza Travel - 17 2136 1400 LA Viagens - 17 3235 3569Rodojet Turismo - 17 3214 5700Turiscenter - 17 3212 1568

24 GAZETA DE RIO PRETO / 06 DE NOVEMBRO 2015